Prefeitura de Jupi - PE

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUPI

ESTADO DE PERNAMBUCO

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2008

Notícia:   155 vagas de até R$ 855,50 para a Prefeitura de Jupi - PE

O Município de JUPI, Estado de Pernambuco, em cumprimento ao Art. 37, inciso II da Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município, informa que fará realizar, mediante as condições estabelecidas neste Edital, CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E PROVAS E TÍTULOS, do seu quadro nos cargos indicados no "anexo I" deste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O concurso será regido por este Edital, pelos princípios gerais do Direito que norteiam a Administração Pública e executado pela COMEDE - Consultoria e Assessoria Medeiros Ltda.

1.2. O concurso destina-se a selecionar candidatos para admissão nos quadros do Município de JUPI aos cargos dispostos no "anexo I" deste Edital, onde se encontram também dispostos os respectivos vencimentos, carga horária e exigência.

1.3. A exigência para a admissão ao cargo deverá ser comprovada no ato da posse.

1.4. O processo seletivo ocorrerá por meio de aplicação de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, devendo quando da admissão o candidato aprovado ser submetido a procedimentos pré-admissionais e de exames médico-psicotécnicos complementares, de caráter unicamente eliminatório.

1.5. Apenas os candidatos para o cargo de Professor que obtiverem classificação submeter-se-ão a prova de títulos.

2. DOS CANDIDATOS

2.1. São requisitos indispensáveis aos candidatos quando da admissão:

2.1.1. Estarem quites com o serviço militar, se do sexo masculino.

2.1.2. Terem nacionalidade brasileira ou portuguesa, desde que estejam amparados pelo disposto no art. 12, § 11/4 da Constituição Federal.

2.1.3. Estarem quites com obrigação eleitoral.

2.1.4. Terem idade mínima de 18 (dezoito) anos.

2.2. Outros pré-requisitos constam no "anexo I" deste Edital.

3. DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA

3.1. Às pessoas portadoras de deficiências é assegurado o direito da inscrição no Concurso Público de que trata este Edital, desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições objeto do cargo em provimento.

3.2. Das vagas estabelecidas para esse concurso, 3% (três por cento), para cada cargo ou para o certame, serão reservadas a portadores de deficiência, de acordo com o disposto na Constituição Estadual, arredondando para o número inteiro seguinte, caso fracionário.

3.3. Os candidatos deverão declarar quando da inscrição, ser portador de deficiência, especificando-a, e submeter -se, quando comprovado, a exame médico/psicotécnico oficial ou credenciado pela Administração do Município de JUPI, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não, e quanto ao grau de deficiência capacitante para o exercício do cargo.

3.4. O candidato que necessite de recursos especiais deverá solicitá-lo por escrito junto a Secretaria de Administração Municipal com no mínimo 05 (cinco) dias de antecedência da aplicação da prova. A não-solicitação implicará a sua não-concessão.

3.5. Considera pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadrem nas categorias discriminadas no art. 41/4 do Decreto Federal nº 3.298/99. Não serão considerados como deficiência visual os distúrbios de acuidade visual passível de correção.

3.6. Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a deficientes, (estas) serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados com estrita observância da ordem de classificação.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. Período: De 27 de Março a 28 de abril de 2008 (exceto sábado, domingo e feriado) de 8 às 14 horas.

4.2. No ato da inscrição, o candidato deverá:

4.2.1. Inscrição presencial.

4.2.1.1. Local: As inscrições serão realizadas Na Secretaria Municipal de Educação, localizada a Av. Napoleão Teixeira Lima, s/n, Centro, JUPI - PE.

4.2.1.2. Adquirir manual de inscrição ao valor de R$ 5,00 (cinco reais).

4.2.1.3. Preencher o Formulário de Inscrição que acompanha o manual.

4.2.1.4. Pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária ou posto de pagamentos que utilize o código FEBRABAN.

4.2.1.5. Entregar o comprovante de pagamento juntamente com o Formulário de inscrição do candidato devidamente preenchida no local de inscrição, onde Candidato receberá o Comprovante de Inscrição devidamente validado.

4.2.2. Inscrição internet.

4.2.2.1. A inscrição poderá ser através da internet, no endereço eletrônico www.comede.com.br

4.2.2.2. Para os candidatos que solicitarem sua inscrição por meio da internet não haverá taxa de aquisição do manual do candidato, devendo o mesmo fazer download do edital e seus anexos no endereço eletrônico www.comede.com.br.

4.2.2.3. O Documento para o pagamento da taxa de inscrição e aquisição do manual estará disponível no endereço eletrônico www.comede.com.br.

4.2.2.4. A COMEDE - Consultoria e Assessoria Medeiros Ltda não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

4.2.2.5. As inscrições efetuadas somente serão acatadas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição.

4.3. O período de inscrições poderá ser prorrogado a critério da Administração Municipal.

4.4. As taxas de inscrições corresponderão a: R$ 75,00 (setenta e cinco reais) para os cargos do nível superior e R$ 50,00 (cinqüenta reais) para os cargos do nível intermediário e R$ 25,00 (vinte e cinco reais) para o cargo do nível elementar.

4.5. A efetivação da inscrição presencial só ocorrerá quando o candidato devolver o "Formulário de Inscrição" preenchido e quitado, e receber o comprovante de inscrição do candidato devidamente validado.

4.6. Não haverá isenção total ou parcial da taxa de inscrição, exceto aqueles que sejam pobres e que:

4.6.1. Comprovem ter renda familiar per capita inferior a R$ 90,00; Apresentem conta de energia elétrica da residência familiar, do mês anterior ao da inscrição, indicando consumo inferior a 100 Kw/h; Comprovem encontra-se desempregado.

4.6.1.1. A condição de desempregado será comprovada mediante a apresentação, no ato do pedido de inscrição da taxa de inscrição, de: cópia autenticada das páginas da Carteira de Trabalho e Previdência Social que contenham a foto, a qualificação civil e a anotação do último contrato de trabalho do candidato, com a correspondente data de saída anotada, e da primeira página subseqüente ou, ainda, através de documento idôneo que comprove que o candidato, anteriormente à solicitação: I - teve extinto vínculo empregatício; II - teve extinto vínculo estatutário com o poder público; III - encerrou o exercício de outra atividade reconhecida legalmente como autônoma, devidamente comprovada através de declaração com assistência de duas testemunhas, atestando que o candidato interessado não exerce a profissão como autônomo.

4.6.2. Os documentos pertinentes a isenção da taxa de inscrição serão analisados pela Comissão Organizadora do Concurso.

4.6.3. O resultado da análise dos pedidos de isenção será divulgado em 13/05/2008 no endereço eletrônico www.comede.com.br.

4.6.4. Do indeferimento do pedido de isenção, caberá recurso à Comissão Organizadora do Concurso no prazo de dois dias úteis. Outras informações na Prefeitura de Jupi ou pelo site www.comede.com.br

4.7. No caso de inscrição por terceiro, mediante procuração simples, especificar, no instrumento de mandato, o cargo ou emprego ao qual se candidata, juntando à inscrição a cópia da Cédula de Identidade do outorgante. O candidato inscrito por procuração, assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador.

4.8. Em nenhuma hipótese haverá devolução do valor pago a título de inscrição.

4.9. O candidato é responsável por todas as informações contidas na Ficha do Candidato, sendo eliminado do certame caso preste uma informação inexata.

4.10. O candidato só poderá inscrever-se utilizando os códigos dispostos no "Anexo I" deste Edital; caso haja desistência do cargo, o candidato deverá efetuar uma nova inscrição, sem devolução da taxa paga anteriormente.

4.11. Os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos no presente Edital serão apresentados por ocasião da posse.

4.12. A relação dos inscritos será divulgada na internet no endereço eletrônico www.comede.com.br, em 15 de maio de 2008, devendo ser observada pelos candidatos, visto que será contado desta data, o prazo de 04 dias úteis, para qualquer requerimento dos candidatos em relação à sua inscrição (inclusão, alteração de dados, etc).

4.13. O candidato que pagar o valor da taxa de inscrição não correspondente ao cargo, constará em relação de inscrições pendentes, e terá que fazer opção a um dos cargos referente ao valor pago, no prazo estabelecido no item anterior, caso contrário, a inscrição será indeferida por haver divergência da taxa paga com o cargo apontado na Ficha do Candidato.

4.14. Havendo divergência entre o código e o nome do cargo, será considerado como válida a informação do nome do cargo.

5. DAS PROVAS

5.1. Nível Elementar

5.1.1. Auxiliar Administrativo, Auxiliar Odontológico, Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Educacional, Coveiro, Encarregado da Junta do Serviço Militar, Encarregado de Almoxarifado, Jardineiro, Mestre de Obras, Motorista, Recreador Educacional e Vigilante.

5.1.2. Para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Jardineiro, Mestre de Obras e Vigilante a prova conterá 20 (vinte) questões de Raciocínio Lógico.

5.1.3. Para os cargos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais, Auxiliar Educacional, Encarregado da Junta do Serviço Militar, Encarregado de Almoxarifado e Recreador Educacional, a prova constará de 30 (trinta) questões, sendo 10 (dez) questões de Português, 10 (dez) questões de matemática e 10 (dez) questões de conhecimentos globais.

5.1.4. Para o Cargo de Auxiliar Odontológico e Motorista, a prova constará de 30 (trinta) questões, sendo 15 (quinze) questões específicas, 10 (dez) questões de Português e 05 (cinco) questões de matemática.

5.1.5. Todas as questões serão de Múltipla escolha, sendo 01 (uma) correta.

5.2. Nível Médio.

5.2.1. Agente Administrativo, Agente de Vigilância Sanitária, Assistente Administrativo Educacional, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Secretaria, Escriturário, Fiscal Geral, Monitor do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil PETI, Recreador de Creche, Técnico em Enfermagem e Professor Educação Infantil/Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série/Educação Especial/Educação de Jovens e Adultos.

5.2.2. Para os cargos de Agente Administrativo, Assistente Administrativo Educacional, Auxiliar de Secretaria, Escriturário e Recreador de Creche, as provas constarão de 30 (trinta) questões, sendo 10 (dez) questões de Português, 10 (dez) questões de matemática e 10 (dez) questões de conhecimentos globais.

5.2.3. Para os cargos de Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Laboratório, Fiscal Geral, Monitor do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil PETI e Técnico em Enfermagem as provas constarão de 30 (trinta) questões, sendo 15 (quinze) questões de conhecimentos específicos, 10 (dez) questões de Português e 05 (cinco) questões de Matemática.

5.2.4. Para o cargo de Professor Educação Infantil/Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série/Educação Especial/Educação de Jovens e Adultos a prova constará de 30 (trinta) questões, sendo 10 (dez) questões de Português, 05 (cinco) questões de Matemática, 05 (cinco) questões de Ciências, 05 (cinco) questões de Conhecimentos Pedagógicos e 05 (cinco) questões de Conhecimentos Globais.

5.2.5. Todas as questões serão de Múltipla escolha, sendo 01 (uma) correta.

5.3. Nível Superior.

5.3.1. Assistente Social, Bioquímico, Enfermeiro(a), Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Odontólogo, Psicólogo, Técnico em Administração e Professor de 5ª a 8ª série de: Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Lingua Português e Matemática.

5.3.2. Para os cargos de Assistente Social, Bioquímico, Enfermeiro(a), Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Odontólogo, Psicólogo e Técnico em Administração as provas constarão de 30 (trinta) questões, sendo 25 (vinte e cinco) questões específicas e 05 (cinco) questões de Português.

5.3.3. Para o cargo de Professor de 5ª a 8ª série de: Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa e Matemática, as provas constarão de 30 (trinta) questões, sendo 20 (vinte) questões de conhecimentos específicos, 05 (cinco) questões de conhecimentos pedagógicos e 05 (cinco) questões de Português

5.3.4. Para o cargo de Professor de 5ª a 8ª série de Língua Portuguesa, a prova constará de 30 (trinta) questões, sendo 20 (vinte) questões de gramática da Língua Portuguesa, 05 (cinco) questões de Literatura e 05 (cinco) questões de conhecimentos pedagógicos.

5.3.5. Todas as questões serão de múltipla escolha, sendo 01(uma) correta.

5.4. Os programas para todos os cargos estão dispostos no Anexo II.

6. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.1. A prova objetiva será realizada no dia 25 de maio de 2008 com horário (hora local) e local publicados no Diário Oficial de Pernambuco e na Prefeitura no dia 20 de maio de 2008.

6.2. O candidato deverá comparecer ao local da realização das provas com antecedência mínima de 01(uma) hora, munido do Documento de Identidade original, Comprovante de Inscrição e caneta esferográfica azul ou preta.

6.3. Serão considerados documentos de identidade: Carteiras expedidas pelos militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Conselhos, Ordens, etc.); Passaporte; Certificado de Reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgãos públicos que, por lei federal, valham como identidade; Carteira de Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação (somente o modelo com foto).

6.4. Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a utilização de máquina calculadora e/ou similares, livros, anotações, impressos e/ou qualquer outro material de consulta. Não será permitida, também, a entrada de candidatos portando armas e/ou a utilização de aparelhos eletrônicos (celular, bip, telefone, walkman, receptor, gravador, etc.).

6.5. Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, à burla ou a tentativa de burla a quaisquer das normas definidas neste edital e/ou em outros editais relativos ao concurso, nos comunicados e/ou nas instruções constantes de cada prova, bem como o tratamento incorreto e/ou descortês a qualquer pessoa envolvida na aplicação das provas.

6.6. Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do concurso o candidato que, durante a realização das provas:

6.6.1. Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a sua realização;

6.6.2. For surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução de quaisquer provas;

6.6.3. Faltar com a devida cortesia para com qualquer membro da equipe de aplicação da prova, as autoridades presentes e/ou aos demais candidatos;

6.6.4. Recusar-se entregar o material de prova ao término do tempo estabelecido.

6.6.5. Afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento do fiscal;

6.6.6. Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de resposta e/ou a folha de rascunho;

6.6.7. Descumprir as instruções contidas no caderno de provas;

6.6.8. Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido,

6.6.9. Quando, após as provas, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, ter o candidato utilizado processos ilícit os, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do concurso.

6.7. No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação de prova e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo das provas.

6.8. Não haverá segunda chamada para nenhuma das provas.

6.9. O tempo máximo de duração, das provas, será de 03(três) horas a partir do início da sua realização, que será determinado pelo fiscal.

7. DA AVALIAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

7.1. A prova terá um valor máximo de 100 (cem) pontos.

7.2. O candidato que obtiver nota inferior a 50 (cinqüenta) pontos na prova escrita- eliminatória será desclassificado.

7.3. Qualquer candidato que deixar de comparecer a prova escrita-eliminatoria, qualquer que seja o motivo, será, de pronto, desclassificado.

8. DA CLASSIFICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

8.1. Os candidatos serão classificados se obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinqüenta) pontos.

8.2. A classificação final dos candidatos obedecerá à ordem decrescente das notas finais por código a que está inscrito.

9. DA PROVA DE TÍTULOS

9.1. Serão convocados para avaliações de títulos os candidatos ao cargo de Professor Educação Infantil/Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série/Educação Especial/Educação de Jovens e Adultos e Professor de 5ª a 8ª série que obtiverem nota superior a 50 (cinqüenta) pontos na prova objetiva.

9.1.1. Os candidatos que por ventura tiverem nota alterada devido alteração de gabarito ou correção na pontuação terão o prazo de 48h após a divulgação da nova relação para entregarem seus títulos.

9.2. Para o Cargo de Professor Educação Infantil/Ensino Fundamental de 1ª a 4ª[ª série/Educação Especial/Educação de Jovens e Adultos os Títulos terão valoração de 3 a 10 pontos, não cumulativos, aplicada apenas aos candidatos classificados na prova objetiva, conforme quadro adiante:

1.0

TÍTULOS DE PÓS-GRADUAÇÃO - (não cumulativos).

Valor Unitário

1.1

Doutorado "Strictu Sensu" ou Livre docência sem área de concentração conexa àquela da especialidade de conhecimento objeto do Concurso, reconhecida pelo MEC.

10

1.2

Mestrado "Scrictu Sensu" sem área de concentração conexa àquela da especialidade de conhecimento objeto do Concurso, reconhecida pelo MEC.

08

1.3

Especialização "Latu Sensu" com exigência de aproveitamento e freqüência, com duração mínima de 360 horas, em área de concentração conexa àquela da especialidade de conhecimento objeto do Concurso ou, ainda, conclusão com aproveitamento comprovado pelos conceitos de todos os créditos de Mestrado ou Doutorado em área de concentração conexa àquela da especialidade de conhecimento objeto do Concurso, reconhecida pelo MEC.

05

1.4

Licenciatura Plena ou Graduação em Pedagogia e/ou nas áreas objeto deste concurso, desde que não sejam pré-requisitos para o emprego.

03

9.3. Para o cargo de Professor de 5ª a 8ª série os Títulos terão valoração de 05 a 10 pontos, não cumulativas, aplicada apenas aos candidatos classificados na prova objetiva, conforme tabela abaixo:

2.0

TÍTULOS DE PÓS-GRADUAÇÃO - (não cumulativos).

Valor Unitário

2.1

Doutorado "Scrictu Sensu" ou Livre docência sem área de concentração conexa àquela da especialidade de conhecimento objeto do Concurso, reconhecida pelo MEC.

10

2.2

Mestrado "Scrictu Sensu" sem área de concentração conexa àquela da especialidade de conhecimento objeto do Concurso, reconhecida pelo MEC.

08

2.3

Especialização "Latu Sensu" com exigência de aproveitamento e freqüência, com duração mínima de 360 horas, em área de concentração conexa àquela da especialidade de conhecimento objeto do Concurso ou, ainda, conclusão com aproveitamento comprovado pelos conceitos de todos os créditos de Mestrado ou Doutorado em área de concentração conexa àquela da especialidade de conhecimento objeto do Concurso, reconhecida pelo MEC.

05

9.4. Os títulos dos candidatos aprovados na prova objetiva deverão ser entregues no local de realização das inscrições em data e horário a serem informados após a divulgação do resultado da prova objetiva.

9.5. Os títulos deverão ser apresentados em cópia xerográfica legível, devidamente autenticados, acompanhados do formulário (anexo III) dentro de envelope tamanho A4.

9.6. A inexatidão da informação, a falta de autenticação e/ou o não comparecimento no período de entrega dos documentos caracterizará a eliminação do candidato.

9.7. Os títulos serão aceitos para prova de títulos se forem em área de concentração conexa àquela especialidade de conhecimento objeto do Concurso. Exemplo os cargos de professor de Educação Infantil e do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série será aceito títulos referentes aos cursos do normal superior e o de graduação em pedagogia.

9.8. A pontuação para os cargos de professor poderá ser de até 11 0(cento e dez) pontos, sendo 100(cem) pontos da prova objetiva e 10(dez) pontos de títulos.

10. DOS RECURSOS

10.1. Serão admitidos recursos quanto: a) à formulação das questões; b) à opção considerada como certa nas provas objetivas; c) ao resultado das provas e; d) ao resultado final do Concurso Público.

10.2. Admitir-se-á um único recurso para cada candidato, para cada evento, sendo desconsiderado recurso de igual teor.

10.3. Somente serão apreciados os recursos expressos em termos convenientes e que apontarem as circunstâncias que os justifiquem, bem como tiverem indicados o nome do candidato, número de sua inscrição, cargo e endereço para correspondência, se interposto dentro do prazo.

10.4. O(s) ponto(s), da(s) questão (ões) eventualmente anulada(s) será (ão) atribuído(s) a todos os candidatos que participam do certame.

10.5. O prazo para interposição de recurso será de 48(quarenta e oito) horas após a divulgação oficial do resultado, no caso de recurso referente à formulação de quesito, o prazo começa a contar da realização das provas, no caso de resultado das provas objetivas e gabaritos, a contar da divulgação oficial de cada um respectivamente.

10.6. O recurso interposto fora do prazo acima especificado, não será aceito.

10.7. Os recursos deverão ser protocolados em 03(três) vias junto à Comissão Organizadora do Concurso, na Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura Municipal de JUPI.

10.8. Não serão aceitos recursos via postal, via fax e/ou via correio eletrônico.

11. DO RESULTADO DA PROVA OBJETIVA

11.1. O resultado da prova objetiva ocorrerá no prazo máximo de 30 dias após a realização das provas.

11.2. Os gabaritos e resultados das provas serão divulgados no site www.comede.com.br

11.3. A lista de aprovados será publicada em ordem decrescente, de acordo com a nota obtida, segundo as informações contidas na Ficha de Inscrição.

12. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

12.1. Em caso de igualdade de notas, o desempate beneficiará sucessivamente o candidato que:

12.1.1. Tiver maior número de acertos nas questões específicas da prova objetiva.

12.1.2. Tiver maior número de acertos nas questões de português da prova objetiva.

12.1.3. Tiver maior número de acertos nas questões de matemática da prova objetiva.

12.1.4. Tiver maior idade civil.

12.2. Para o Cargo de Professor de 5ª a 8ª série de Língua Portuguesa, em caso de igualdade de notas, o desempate beneficiará sucessivamente o candidato que:

12.2.1. Tiver maior número de acertos nas questões de texto e Gramática e Inglês da prova objetiva.

12.2.2. Tiver maior número de acertos nas questões de Literatura da prova objetiva.

12.2.3. Tiver maior idade civil.

12.3. Caso a prova objetiva não se aplique algum dos critérios descrito no item acima o critério de desempate inicia-se pelo item seguinte.

13. DOS CRITÉRIOS DE ADMISSÃO

13.1. A admissão obedecerá rigorosamente à ordem de classificação final para cada código de inscrição, ficando a concretização desse ato, condicionada às disposições legais e às necessidades de pessoal do Município de JUPI.

13.2. Para todas as categorias, são condições de admissão:

13.2.1. Estar quite com o serviço militar, se do sexo masculino;

13.2.2. Estar quite com a obrigação eleitoral.

13.2.3. Apresentar cópia da Cédula de Identidade, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento e/ou Casamento e CPF.

13.2.4. Comprovação do nível de escolaridade e/ou habilit ação legal para o exercício do cargo.

13.2.5. Declaração de bens.

13.2.6. Declaração negativa de acumulação de cargo público.

13.2.7. Gozar de boa saúde física e mental comprovada mediante exame médico, determinado pelo Município de JUPI.

13.2.8. Uma fotografia recente tipo 3x4.

13.2.9. Idade mínima de 18 anos.

13.3. O candidato deverá comprovar, na data de admissão, as informações constantes na inscrição, utilizadas no critério de desempate, e na prova de títulos.

14. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1. O concurso terá prazo de validade de 02 (dois) anos, contado d a data de sua homologação, prorrogável por mais 02 (dois) anos consecutivos, a critério da Administração Municipal, por Decreto específico.

14.2. O resultado final do concurso será homologado pelo Senhor Prefeito do Município de JUPI.

14.3. A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do concurso, tais como se acham estabelecidas neste Edital.

14.4. A inexatidão das informações ou as irregularidades dos documentos eliminarão o candidato ao concurso, tornado sem efeito os atos decorrentes da inscrição.

14.5. A chamada para admissão poderá ser feita por mala direta ou comunicação via Correios, unicamente pelo endereço constante do formulário de inscrição ou de sua alteração, ou por edital publicado no Diário Oficial d o Estado.

14.6. O Município de JUPI excluirá do concurso àquele que não atender à chamada para admissão, no prazo de 30(trinta) dias, convocando no seu lugar o imediatamente classificado.

14.7. O candidato admitido deverá cumprir estágio probatório por período de 03 (três) anos, quando adquirirá a estabilidade após avaliação especial de desempenho, conforme art. 41 da Constituição Federal.

14.8. O candidato residente em JUPI ou em outro Município, se classificado e nomeado, não terá direito à ajuda de custo para se deslocar até o local de trabalho, exceto quando regulamentado em Lei.

14.9. A classificação não assegura ao candidato o direito ao ingresso automático, mas apenas a expectativa de ser admitido, segundo as rigorosas ordens classificatórias, ficando a concretização deste ato, condicionada à observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao interesse e conveniência do Município de JUPI.

14.10. O candidato aprovado e classificado, sendo convocado, poderá exercer sua função na zona urbana ou rural de acordo com a necessidade do Município de JUPI.

14.11. Não será fornecido ao candidato, qualquer documento comprobatório de classificação.

14.12. Qualquer alteração no presente Edital será feita através de publicação afixada nos quadros de avisos da Prefeitura e no site www.comede.com.br.

14.13. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso Público, criada por ato do Exmo.sr. Prefeito do Município de JUPI e de acordo com as normas legais vigentes.

14.14. Publique-se e cumpra-se.

JUPI (PE), 17 de março de 2008.

Adalberto texeira Filho
PREFEITO

ANEXO I

Cód

Cargo

Exigência

Vagas

Vagas reservadas deficientes

Total de Vagas

Vencimento Base em R$

Carga Horária Semanal

E-01

Auxiliar Administrativo

Ensino Fundamental Completo

06

01

07

380,00*

30 horas

E-02

Auxiliar de odontológico

Ensino Fundamental Completo, Curso Técnico de Auxiliar de Consultório Dentário e Registro no CRO

01

01

02

380,00*

30 horas

E-03

Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais

Ensino Fundamental Completo

04

01

05

380,00*

30 horas

E-04

Auxiliar de Serviços Gerais

Alfabetizado

19

01

20

380,00*

30 horas

E-05

Auxiliar Educacional

1ª fase do ensino fundamental

01

00

01

380,00*

30 horas

E-06

Coveiro

Alfabetizado

01

00

01

380,00*

30 horas

E-07

Encarregado da Junta de Serviço Militar

Ensino Fundamental Completo

01

00

01

380,00*

30 horas

E-08

Encarregado de almoxarifado

Ensino Fundamental Completo

01

00

01

380,00*

30 horas

E-09

Jardineiro

Alfabetizado

01

00

01

380,00*

30 horas

E-10

Mestre de Obras

Alfabetizado

01

00

01

518,30

30 horas

E-11

Motorista

Alfabetizado e CNH/Carteira Nacional de Habilitação

06

01

07

387,00*

30 horas

E-12

Recreador Educacional

Ensino Fundamental Completo

01

00

01

380,00*

30 horas

E-13

Vigilante

1ª fase do ensino fundamental

05

01

06

380,00*

30 horas

I-14

Agente Administrativo

Ensino Médio Completo

01

00

01

435,25

30 horas

I-15

Agente de Vigilância Sanitária

Ensino Médio Completo

03

01

04

380,00*

30 horas

I-16

Assistente Administrativo Educacional

Ensino Médio Completo

01

00

01

380,00*

30 horas

I-17

Auxiliar de Laboratório

Ensino Médio Completo e Curso Técnico de Auxiliar de Laboratório

01

01

02

380,00*

30 horas

I-18

Auxiliar de Secretaria

Ensino Médio Completo

01

00

01

387,00*

30 horas

I-19

Escriturário

Ensino Médio Completo

01

00

01

435,25

30 horas

I-20

Fiscal Geral

Ensino Médio Completo

01

00

01

387,00*

30 horas

I-21

Monitor do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI

Ensino Médio Completo

06

01

07

380,00*

30 horas

I- 22

Professor Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos

Nível Médio modalidade normal ou Licenciatura Plena em Pedagogia, Habilitação em Magistério para atuação no ensino de Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos

29

01

30

384,00*

150/horas aula

I-23

Recreador de Creche

Ensino Médio Completo

01

00

01

380,00*

30 horas

I-24

Técnico em Enfermagem

Ensino Médio Completo e Curso de Técnico em Enfermagem e Registro no COREN

11

01

12

380,00*

30 horas

S-25

Assistente Social

Graduação em Assistência Social e Registro no CRESS

01

00

01

690,00

30 horas

S-26

Bioquímico

Graduação em Farmácia com habilitação em Bioquímica e Registro no CRF ou Graduação em Ciências Biomédicas com Registro no CRBM.

01

00

01

690,00

30 horas

S-27

Enfermeiro

Graduação em Enfermagem e Registro no COREN.

02

01

03

770,00

30 horas

S-28

Farmacêutico

Graduação em Farmácia e Registro no CRF

01

00

01

690,00

30 horas

S-29

Fisioterapeuta

Graduação em Fisioterapia e Registro no CREFITO

01

00

01

690,00

30 horas

S-30

Fonoaudiólogo

Graduação em Fonoaudiologia e Registro no CRF

01

00

01

690,00

30 horas

S-31

Médico

Graduação em Medicina e Registro no CRM

09

01

10

855,50

30 horas

S-32

Odontólogo

Graduação em Odontologia e Registro no CRO

03

01

04

855,50

30 horas

S-33

Psicólogo

Graduação em Psicologia e Registro no CRP

01

00

01

690,00

30 horas

S-34

Técnico em Administração

Graduação em Administração e Registro no CRA

01

00

01

855,50

30 horas

S-35

Professor de Ciências do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série

Graduação em Licenciatura Plena nas disciplinas da área que propõe ensinar, nas últimas quatro séries do Ensino Fundamental

02

01

03

538,00

200 horas/aula

S-36

Professor de Geografia do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série

Graduação em Licenciatura Plena nas disciplinas da área que propõe ensinar, nas últimas quatro séries do Ensino Fundamental

01

00

01

538,00

200 horas/aula

S-37

Professor de História do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série

Graduação em Licenciatura Plena nas disciplinas da área que propõe ensinar, nas últimas quatro séries do Ensino Fundamental

01

00

01

538,00

200 horas/aula

S-38

Professor de Língua Inglesa do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série

Graduação em Licenciatura Plena nas disciplinas da área que propõe ensinar, nas últimas quatro séries do Ensino Fundamental

01

00

01

538,00

200 horas/aula

S-39

Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série

Graduação em Licenciatura Plena nas disciplinas da área que propõe ensinar, nas últimas quatro séries do Ensino Fundamental

04

01

05

538,00

200 horas/aula

S-40

Professor de Matemática do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série

Graduação em Licenciatura Plena nas disciplinas da área que propõe ensinar, nas últimas quatro séries do Ensino Fundamental

03

01

04

538,00

200 horas/aula

*O VALOR DO VENCIMENTO BASE QUE ESTIVER MENOR QUE O SALÁRIO MÍNIMO, SERÁ COMPLEMENTADO À ESTE VALOR ATRAVÉS DE ABONO ATÉ A VIGÊNCIA DE LEI PRÓPRIA QUE O ATUALIZE.

ANEXO II- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROGRAMAS PARA OS CARGOS DO NÍVEL ELEMENTAR

CONTEÚDO COMUM PARA OS CARGOS DO NÍVEL ELEMENTAR

PORTUGUÊS: Análise e compreensão de textos: informações explícitas e implícitas. Divisão silábica. Ortografia e acentuação gráfica.

MATEMÁTICA: Operações fundamentais: Problemas com Adição, Multiplicação, Subtração e Divisão; Sistema métrico decimal; Medidas de massa, medidas de comprimento e medidas de tempo; O Conjunto dos Números Naturais; Potenciação, Regras e Propriedades; Frações e Números Racionais.

AUXILIAR ADMINISTRATIVO, AUXILIAR DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS EDUCACIONAIS, AUXILIAR EDUCACIONAL, ENCARREGADO DA JUNTA DE SERVIÇO MILITAR, ENCARREGADO DE ALMOXARIFADO E RECREADOR EDUCACIONAL

CONHECIMENTOS GERAIS: O Mundo em que vivemos: O Sistema Solar, A Terra; Brasil: Localização, Divisão Politico-Administrativa, Aspectos Físicos, Humanos e Econômicos, As regiões geográficas brasileiras; O Descobrimento do Brasil: Os primeiros habitantes capitanias hereditárias, Governos Gerais, Invasões; O Brasil Império: Independência, o primeiro reinado, as Regências, Segundo Reinado; O Brasil Republica: Proclamação da Republica, Os governos Republicanos, Os poderes que governam a Nação e o Estado.

AUXILIAR ODONTOLÓGICO

PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL: Níveis de prevenção; Conceitos sobre técnicas de escovação, Fluoretação, Fio Dental, Dieta Alimentar. Meios Educativos: Contato Pessoal, Trabalho em grupo, Comunicação em massa, Atribuições do THD. CÁRIE DENTÁRIA E DOENÇA PERIODONTAL: Conceitos Básicos; Noções de prevenção. NOÇÕES BÁSICAS DE PARASITOLOGIA E MICROBIOLOGIA. ESTRUTURAS DENTÁRIAS: Conceitos; Dentição Decídua / Dentição Permanente; Fórmulas Dentárias. ESTERILIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA: Processos utilizados - Meios físicos e químicos; Manipulação dos materiais utilizados; Cuidados básicos. MATERIAIS DENTÁRIOS: Conceitos Básicos; Tipos - Forradores e Restauradores; Manipulação. EQUIPAMENTO E INSTRUMENTAL EM ODONTOLOGIA: Materiais usados para exame clínico; Profilaxia Dental; Cirurgia (Exodontia); Periodontia; Dentisteria. TÉCNICAS DE REANIMAÇÃO DO PACIENTE: Parada Cárdio-respiratória; Lipotímias; Choques. VERIFICAÇÃO DE SINAIS VITAIS: Pressão Arterial, Temperatura e Pulso. TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: Vias de aplicação - Oral e Parenteral.

MOTORISTA

Regulamento Do Transito; Placas De Regulamento; Placas De Advertência; Conhecimentos Básicos Em Mecânica De Automóveis; Conhecimentos Básicos Em Eletricidade De Automóveis, automóveis Bi- combustível e Tri-combustível, Código De Trânsito Brasileiro. Conhecimentos De Mecânica Em Veículos Automotores: Classificação; Motor De Combustão Interna; Sistemas De Alimentação, Distribuição E Inflamação; Sistema Completo De Carburação Simples E Dupla; Processo De Injeção Eletrônica De Combustível; Processo De Lubrificação De Motores; Refrigeração De Motores; Sistema De Transmissão; Sistema De Freio E De Direção; Chassi E Carroceria; Sistema De Suspensão; Órgãos De Rodagem. Sistema Elétrico De Automóveis; Distribuidor - Suas Funções E Panes Mais Comuns; Alternador - Suas Funções, Tipos De Voltagem, Defeitos Mais Comuns E Como Consertá -Los; Bateria- Amperagem, Tipos E Funções Da Bateria; Sistema De Injeção Eletrônica De Combustível; Velas; Ignição; Platinado; Condensador; Sistema Elétrico Da Refrigeração De Autos; Instalação Elétrica De Autos Em Geral; Fusíveis - Amperagem, Características e Funções. Educação Ambiental. Combustíveis alternativos. Poluentes e não poluentes dos autos.

PARA OS CARGOS DE AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, COVEIRO, JARDINEIRO, MESTRE DE OBRAS E VIGILANTE A PROVA CONSTARÁ DE 20 (VINTE) QUESTÕES DE RACIOCÍNIO

PROGRAMAS PARA OS CARGOS DO NÍVEL MÉDIO

CONTEÚDO COMUM A TODOS OS CARGOS DO NÍVEL INTERMEDIÁRIO

PORTUGUES: 1. Análise e compreensão de textos: tema e/ou o tópico central; idéias primárias e secundárias; características do tipo e gênero textual utilizado, bem como suas respectivas funções (expressiva, apelativa, poética, referencial, entre outras); relações lógico-discursivas (causalidade, temporalidade, conclusão, oposição, finalidade, condição) e registro formal ou informal da linguagem; implícitos. 2. Morfossintaxe: 2.1 Classes de palavras (clascificação, flexão e eMprego na oração( 2. Articulação de elementos textuais: coesão e coerência; 3. Ortografia, acentuação gráfica, pontuação e crase; 4. Emprego de palavras: por que, por quê, porque, porquê, seção, sessão, cessão e outros vocábulos homônimos.

MATEMÁTICA: NÚMEROS NATURAIS E INTEIROS: adição, subtração, multiplicação e divisão; Números primos e compostos; Maior divisor comum e menor múltiplo comum; Sistemas de numeração, sistema decimal; Os Números Reais e operações com números Reais; Calculo de valor de um termo desconhecido em uma igualdade; Números Racionais: frações, números decimais, noções de ordem, potenciação e percentagem, regra de três simples e composta, juros simples e composto; Cálculo Algébrico, Operações com Polinômios; Equações e Inequações do 1° e do 2° Graus; Sistema de medidas de comprimento, de superfície, de volume, de capacidade e de massa; Operações Algébricas, Produtos Notáveis; Fatoração Algébrica; Média aritmética Simples e ponderada e média geométrica; Introdução a Geometria nas séries do Ensino Fundamental.

CONHECIMENTO GLOBAL PARA OS CARGOS: AGENTE ADMINISTRATIVO, ASSISTENTE ADMINISTRATIVO EDUCACIONAL, AUXILIAR DE SECRETARIA, ESCRITURÁRIO e RECREADOR DE CRECHE.

CONHECIMENTOS GLOBAIS: O Mundo em que vivemos: O Sistema Solar, A Terra; Brasil: Localização, Divisão Politico-Administrativa, Aspectos Físicos, Humanos e Econômicos, As regiões geográficas brasileiras; O Descobrimento do Brasil: Os primeiros habitantes capitanias hereditárias, Governos Gerais, Invasões; O Brasil Império: Independência, o primeiro reinado, as Regências, Segundo Reinado; O Brasil Republica: Proclamação da Republica, Os governos Republicanos, Os poderes que governam a Nação e o Estado.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO PARA OS CARGOS

AGENTE DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Conceitos básicos de doenças transmissíveis: endemias, epidemias, hospedeiros, portador, período de incubação e de transmissibilidade. A defesa do organismo: vacinas. Períodos de incubação e contágio, formas de contágio das seguintes doenças: amebíase, ancilostomíase, febre tifóide, cólera, conjuntivite, difteria, sarampo, tuberculose e brucelose. Definição, sintomas principais, cuidados e prevenção das seguintes doenças: diarréia, cólera, febre tifóide, parasitoses, tuberculose, conjuntivite e meningite. Higiene bucal. Toxicomanias, alcoolismo e tabagismo. Agravos à saúde da população. Normas sobre noções: coleta e destino dos excrementos e do lixo; proteção das águas; higiene da alimentação; proteção dos alimentos; saneamento da zona rural; disposições gerais de saneamento; estatística sanitária; e educação sanitária. Construção, ampliação, reforma e reconstrução em: estabelecimento de trabalho em geral; escolas e internatos; hospitais e estabelecimentos de assistência médica hospitalar e cemitérios. Profilaxia e Política de Saúde Animal; legislação de defesa sanitária animal; conhecimentos básicos de epidemiologia; sanidade animal: enfermidade que acontecem os animais; procedimentos de diagnósticos, prevenção e controle. Legislação de defesa sanitária animal; enfermidades transmissíveis; Saúde Pública e principais zoonoses; A defesa do organismo animal: principais vacinas. Períodos de incubação e contágio, formas de contágio das principais doenças animais; estatística sanitária; educação sanitária. Construção, ampliação, reforma e reconstrução em: estabelecimento de trabalho de acomodação animal em geral.

AUXILIAR DE LABORATÓRIO

1. Bacteriologia. 1.1 Métodos de esterilização e desinfecção. 1.2 Técnicas de coloração. 1 .3 Morfologia bacteriana. 1.4 Escolha e preparação dos meios de cultura. 1.5 Semeadura dos espécimes clínicos (urina, sangue, fezes, secreções em geral). 1.6 Teste de sensibilidade aos antimicrobianos. 2. Bioquímica. 2.1 Reconhecimento da aparelhagem. 2.2 Conhecimentos básicos sobre aparelhos adequados para análises bioquímicas. 2.3 Cálculo de dosagens. 2.4 Diluições de líquidos biológicos. 2.5 Conhecimentos básicos sobre absorbância, transmitância, Lei de Lambert -Beer. 2.6 Determinação de fator. 2.7 Registro final das dosagens realizadas. 3. Hematologia. 3.1 Hemostasia. 3.2 Métodos de coloração. 3.3 Hemossedimentação. 3.4 Prova de falcização. 3.5 Reconhecimento microscópico das células sangüíneas. 4. Imunologia. 4.1 Principais reações imunológicas de aglutinação, precipitação, fixação de complemento. 4.2 Provas de atividades reumáticas. 4.3 Teste imunológico de gravidez. 5. Parasitologia. 5.1 Método para conservação de fezes. 5.2 Métodos para identificação dos parasitas. 5.3 Identificação microscópica dos helmintos e protozoários. 5.4 Pesquisa de sangue oculto nas fezes. 6. Urinálise. 6.1 Rotina na análise da urina: testes físicos, testes químicos, exame do sedimento urinário. 7. Triagem clínica de doadores de sangue. 8. Doação de sangue. 9. Doação autóloga. 10. Pré-depósito. 11. Hemodiluição pré-operatória. 12. Recuperação intra-operatória de sangue. 13. Preparação de hemocomponentes. 14. Determinação de Grupos Sanguíneos ABO e associados. 15. Sistema Rh. 16. Outros sistemas de grupos sangüíneos. 17. Provas de compatibilidade pré-transfusional. 18. Teste de Coombs direto. 19. Conservação e distribuição de sangue, hemocomponentes e hemoderivados. 20. Reações transfusionais. Sistema de Hemovigilância. 21. Garantia de qualidade em Hemoterapia. 22. Legislação nacional referente à Hemoterapia. 23. Biossegurança: uso de equipamentos de proteção individual e coletiva, descontaminação e eliminação de dejetos em Hemoterapia, manuseio de substâncias químicas em laboratório. 24. Condutas utilizadas em acidentes de laboratório. 25. Preparo de soluções 26. Fixação de tecidos. 27. Processamento de tecidos (desidratação, clareamento e infiltração por parafina). 28. Orientação de fragmentos. 29. Inclusão. 30. Microtomia. 31. Meios de montagem 32. Restauração e reparos de lâminas. 33. Cortes por congelação. 34. Colorações: hemotoxilina e eozina, tricômico de Gomori, tricômico de Masson, PAS, WAD, prata de Grocott. 35. Imunohistoquímica. 36. Regras básicas de uso de CID-O.

FISCAL GERAL

Lei tributária. Fato gerador. Base de cálculo. Alíquota. Lançamentos - modalidades: por declaração, de ofício e por homologação, revisão, atualização de valores imobiliários, recursos contra lançamentos. Crédito tributário - exigibilidade, extinção, pagamento, decadência, prescrição, exclusão, anistia, cobrança judicial. Imunidade e isenção - isenções: unilaterais, bilaterais, subjetivas e objetivas. Incidência e não incidência. Bitributação e 'BIS IN IDEM". Parafiscalidade e extrafiscalidade. Normas gerais de direito financeiro e tributário. Tributos e outras receitas municipais. Impostos privativos - imposto predial urbano (IPTU): zona urbana - incidência, alíquotas, base de cálculo e contribuintes, imposto sobre transmissão 'inter vivos" de imóveis e de direitos reais (ITBI), imposto sobre serviço de qualquer natureza (ISS) - incidência, base de cálculo e contribuinte. Impostos partilhados - imposto de renda, imposto territorial rural (ITR), imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), imposto sobre operações relativas Ôa circulação de mercadorias e sobre prestações de serviço de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS), imposto sobre produtos industrializados (IPI), fundo de participação dos municípios (FPM) e outros fundos. Tributos comuns - taxas diversas e contribuição de melhoria. Outras receitas - preços, empréstimos, financiamentos, auxílios e subvenções. Tributos municipais: critérios estruturais; princípios constitucionais; da progressividade; isenções tributárias; do processo administrativo. Autonomia e competência tributária do município. Extinção do crédito tributário. Contribuinte, alíquotas e base de cálculo (cobranças, pagamentos, penalidades e isenções).

MONITOR DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL - PETI

Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Noções Básicas sobre as Relações Humanas. Princípios Éticos e Fundamentos para a Educação de crianças e adolescentes. Declaração Universal de Direitos Humanos. Declaração Universal dos Direitos das Crianças (UNICEF). Noções básicas sobre a Pedagogia do Oprimido. A concepção de Protagonismo Juvenil. E o trabalho multidisciplinar. Noções gerais sobre temas de vida econômica, política e cultural do Estado, do Brasil e do Mundo. O debate sobre as Políticas Públicas para o meio ambiente, saúde, educação, ética e cidadania. Aspectos relevantes das relações entre os Estados e Povos.

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Fundamentos de Enfermagem.Lei do exercício profissional .Ética e legislação profissional.Noções de Farmacologia. Admissão,alta ,óbito.Assistência de enfermagem ao exame físico.Enfermagem nos exames complementares.Assistência de enfermagem aos pacientes graves e agonizantes e preparo do corpo pós morte. Tratamento e assistência de enfermagem em:clínica médica, emergências, clínica medico-cirúrgica, pediatria,psiquiatria ,ginecologia e obstetrícia, neonatologia.Doenças infecto parasitárias. Programa de imunização e rede de frios,conservação de vacinas,esquema básico de vacinação,vias de administração.Políticas Públicas de saúde.Saúde do idoso.Procedimentos técnicos relacionados ao conforto e à segurança do paciente:higiene,massagem de conforto,posições para exames,transporte do paciente e paciente terminal.Técnicas básicas:sinais vitais,medicação, coleta de material para exames,técnicas de curativo,crioterapia, e termoterapia, nebulização, oxigenoterapia e sondagens.Controle de infecção hospitalar: assepsia e antissepsia ,esterilização,controle e prevenção de infecção hospitalar Atuação do técnico de enfermagem na unidade de:clínica médica,cirúrgica,pré e pós operatório ,emergências,hemorragia, envenenamento ,choque, queimaduras,insuficiência respiratória e ressuscitação cardiopu lmonar.Saúde da mulher:gravidez e suas complicações,parto e suas complicações ,assistência do puerpério e suas complicações,prevenção do câncer cérvico-uterino, e mama, planejamento familiar. SUS: Legislação básica do SUS 8080/90 e 8142/90.NOAS -Norma Operacional de Assistência à Saúde. Política Nacional de Saúde do Idoso (portaria 1395/ MG-1 0/1 2/99.Política de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência (portaria 1060 GM/05/07/02).Programas : saúde da família,saúde da mulher, saúde da criança,saúde bucal,hipertensão,diabetes,tuberculose, hanseníase ,saúde mental (portaria GM 399/2006)

PROFESSOR EDUCAÇÃO INFANTIL/ENSINO FUNDAMENTAL DE 1ª a 4ª SÉRIE/EDUCAÇÃO ESPECIAL/EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CIÊNCIAS: Propriedade da matéria; Estados físicos da matéria; Mudanças de Estado físico da matéria; Misturas homogêneas e heterogêneas; Formas de Energia; Ciclos da Água na Natureza; Luz, Calor e Temperatura; Fotossíntese; Órgãos dos sentidos; Digestão, Respiração, Circulação e vias de eliminação de dejetos; Característica sexual primaria.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Lei 9394/96 (LDB); Diretrizes Curriculares Nacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais; Tendências Pedagógicas: Projeto Pedagógico Tradicional, Projeto Pedagógico Escola Nova, Projeto Pedagógico Tecnicista, Projeto Pedagógico Progressista; Concepções da teoria sócio­construtivista; Didática e Conhecimento; Planejamento Escolar (Elaboração de planos de ensino, de projetos); Contribuições da Psicologia para o processo de ensino aprendiz na Educação; Avaliação Escolar (concepções, funções, instrumentos).

CONHECIMENTOS GLOBAIS: O Mundo em que vivemos: O Sistema Solar, A Terra; Brasil: Localização, Divisão Politico-Administrativa, Aspectos Físicos, Humanos e Econômicos, As regiões geográficas brasileiras; O Descobrimento do Brasil: Os primeiros habitantes capitanias hereditárias, Governos Gerais, Invasões; O Brasil Império: Independência, o primeiro reinado, as Regências, Segundo Reinado; O Brasil Republica: Proclamação da Republica, Os governos Republicanos, Os poderes que governam a Nação e o Estado.

PROGRAMAS PARA OS CARGOS DO NÍVEL SUPERIOR

CONTEÚDO COMUM A TODOS OS CARGOS DO NÍVEL SUPERIOR, EXCETO PROFESSOR DE LINGUA PORTUGUESA.

PORTUGUÊS: Análise e compreensão de textos: tema e/ou o tópico central; idéias primárias e secundárias; características do tipo e gênero textual utilizado, bem como suas respectivas funções (expressiva, apelativa, poética, referencial, entre outras); registro formal ou informal da linguagem; relações de sentido entre as palavras (sinonímia, antonímia, hiperonímia, homonímia e paronímia); implícitos; coesão e coerência. Morfossintaxe: Classes de palavras (classificação, flexão e emprego na oração); Articulação de elementos textuais: colocação pronominal, regência e concordância nominal e verbal, crase; Relação de sentido no interior do período composto por coordenação e subordinação. Ortografia, acentuação gráfica e pontuação.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

ASSISTENTE SOCIAL

O Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho: necessidades, finalidades, demandas e utilidades da profissão. Ética profissional em Serviço Social, Assistência Social como garantia de direitos: seguridade social (saúde, assistência social e previdência). Álcool, tabagismo, outras drogas e redução de danos; Aids: formas de transmissão, epidemia atualmente no Brasil e tratamento; DST: formas de transmissão e tratamento. Legislação profissional. Lei Orgânica da Assistência Social. Lei Orgânica da Saúde. Lei da Pessoa Portadora de Deficiência. SUAS - Sistema único de assistência social. Papel do serviço social no CAPS. Noções básicas de Doenças Mentais. Regulamentação da Profissão do Assistente Social. Código de Ética do Assistente Social. História, Fundamentos Teóricos e Éticos do Serviço Social. Instrumentos e Técnicas de Serviço Social. Planejamento e Pesquisa Social. Políticas Públicas: Políticas Educacionais e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB); Políticas e Sistema Único de Saúde (SUS); Política Nacional e Estatuto do Idoso; Estatuto da Criança e do Adolescente; O planejamento e a administração como prática do Serviço Social; Serviço Social: prática de ajustamento ou transformação social;. Conhecimento das campanhas sanitárias; vacinações; programas; política e história da saúde pública e sua legislação;

BIOQUÍMICO

Tópicos gerais - preparo de soluções; preparo de padrões para controle de qualidade; limpeza de material; sistema internacional de medidas; anticoagulantes; coleta de amostras. Bioquímica - determinações bioquímicas; determinações enzimaticas; determinações das provas funcionais; elelioforese na bioquímica clínica; espectrofotometria. Hematologia - estudo dos glóbulos vermelhos; estudo dos glóbulos brancos; estudo das plaquetas; imuno-hematologia. Bacteriologia - meios de cultura; esterilação; coloração; coproculturas; orofaringeo (cultura do material); geniturinário (cultura de material); hemoculturas; antibiograma. Imunologia - reações de precipitação; reações de aglutinação; reações de hemolose; imunoensaios (técnicas). Parasitologia - protozoários intestinais; hel mintos intestinais; hemoparasitas; parasito dos tecidos; tecnícas laboratoriais. Urpanalise - caracteristicas físicas; pesquisa dos componentes anormais; sedimentoscopia. Parte Prática - Bacteriologia; cultura de urina, cultura das secreções orofaringeo; hemocultura. Técnicas sorologicas; precipitações; reações de hemoaglutinação. Parasitologia; métodos direto; sedimentação; conceituação. Bioquímica - determinações dos componentes orgânicos do sangue; determinações dos componentes inorgânicos do sangue; determinações das enzimas de imoportância química. Provas funcionais - função renal; função hepática; tolerância à glicose. Uroanalise - exame sumário. Hematologia - hemograma; eritrograma; leucograma.

ENFERMEIRO (A)

Introdução à enfermagem: fundamentos de enfermagem, ética e legislação profissional. Programa nacional de imunização:calendário de vacinas, vias de administração, rede de frio.Atenção á saúde da criança: crescimento e desenvolvimento, aleitamento materno, alimentação, doenças gastrointestinais, doenças respiratórias, etc. Atenção à saúde do adulto: doenças cardiológicas, doenças endócrinas, doenças respiratórias, doenças gastrointestinais, doenças cutâneas, DST, etc. Assistência de enfermagem em clínica cirúrgica(período pré, trans e pós operatório). O processo de enfermagem (avaliação, diagnóstico, planejamento, implementação, análise, conceitos e exigências no cuidado ao paciente: princípios e práticas de reabilitação, a pessoa que sente dor, ritmos humanos na saúde e na doença; líquidos e eletrólitos (equilíbrio, distúrbios) .Enfermagem em oncologia; SUS - Princípios, diretrizes e legislação; vigilância epidemiológica: notificação, indicadores de saúde.Vigilância sanitária.Planejamento e programação de saúde. Emergências; intoxicações exógenas e entógenas, RCP, IHM, EAP, Reação anafilática , traumas, crises hipertensivas, queimaduras, estados de choque e emergências obstétricas.Assistência de enfermagem em ginecologia e obstetrícia. Diabetes mellitus:crises hiper e hipoglicêmicas, hemorragia digestiva. Traumatismo cranioencefálico.Acidentes com animais peçonhentos. Administração em enfermagem.Enfermagem em psiquiatria.Cálculo e administração de medicamentos.Desinfecção , antissepsia, assepsia , esterilização de materiais e equipamentos .Limpeza hospitalar.

FARMACÊUTICO

Farmacologia - dinâmica de absorção, distribuição e eliminação de fármacos. Farmacodinâmica - mecanismos de ação das drogas e concentração da droga e seu efeito; Administração hospitalar: conceito, objetivo, classificação, estrutura organizacional; Farmácia hospitalar: histórico, conceito e objetivos, finalidades, tipologia, estrutura organizacional; Dispensação de medicamentos: individual, coletiva, por cota mista, dose sanitária, atendimento ambulatorial. Administração de materiais: calculo de estoque máximo e mínimo, ponto de requisição ou ressuprimento, controle de estoque por fichas ou processamento de dados, análise do consumo de medicamentos. Controle de qualidade: importância, procedimentos, medicamentos adquiridos, medicamentos produzidos na farmácia; Farmacovigilância: importância, objetivos e procedimentos; Farmácia clínica: objetivos, importância, orientação do paciente, integração com a equipe multiprofissional de saúde; Legislação Farmacêutica - Lei 3.820 de 11.11.60 - noções; Código de Ética Profissional - Resolução 290/90. Tópicos gerais - preparo de soluções; preparo de padrões para controle de qualidade; limpeza de material; sistema internacional de medidas; anticoagulantes; coleta de amostras. Bioquímica - determinações bioquímicas; determinações enzimaticas; determinações das provas funcionais; elelioforese na bioquímica clínica; espectrofotometria. Hematologia - estudo dos glóbulos vermelhos; estudo dos glóbulos brancos; estudo das plaquetas; imuno-hematologia. Bacteriologia - meios de cultura; esterilação; coloração; coproculturas; orofaringeo (cultura do material); geniturinário (cultura de material); hemoculturas; antibiograma. Imunologia - reações de precipitação; reações de aglutinação; reações de hemolose; imunoensaios (técnicas). Parasitologia - protozoários intestinais; helmintos intestinais; hemoparasitas; parasito dos tecidos; técnicas laboratoriais. Urpanalise - caracteristicas físicas; pesquisa dos componentes anormais; sedimentoscopia. Parte Prática - Bacteriologia; cultura de urina, cultura das secreções orofaringeo; hemocultura. Técnicas sorologicas; precipitações; reações de hemoaglutinação. Parasitologia; métodos direto; sedimentação; conceituação. Bioquímica - determinações dos componentes orgânicos do sangue; determinações dos componentes inorgânicos do sangue; determinações das enzimas de imoportância química. Provas funcionais - função renal; função hepática; tolerância à glicose. Uroanalise - exame sumário. Hematologia - hemograma; eritrograma; leucograma.

FISIOTERAPÊUTA

VASCULAR PERIFÉRICO: Fisioterapia na Mastectomia, no Edema Linfático; Tratamento Fisioterapêutico nos amputados dos membros inferiores. CARDIOFISIOTERAPIA: Tratamento fisioterapêutico no pós-operatório das cirurgias cardíacas (avaliação funcional, instruções do paciente, treinamento respiratório), no pós- operatório: programa de reabilitação cardíaca. REUMATOFISIOTERAPIA: Tratamento fisioterapêutico na artrite reumatóide no adulto, na espondilite anquilosante, nas artroses, no ombro dolor oso, nas lombalgias. PNEUMOFISIOTERAPIA: Semiologia do sistema respiratório - Provas de funções pulmonares, Tratamento fisioterapêutico nas doenças pulmonares obstrutivas crônicas ( D.P.0C), asma, bronquiectasias, fibrose cística; Treimaneto muscular respiratório; Tratamento fisioterápico pré e pós-operatório nas cirurgias tóraco­abdominais, nebulizações, padrões musculares resperatórios, incentivadores respiratórios. FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA: Enfermidades cirúrgicas ortopédicas em pediatria, disfunção cerebral (paralisia cerebral), tratamento fisioterápico nos toco-traumatismos (lesões do plexo braquial). NEUROFISIOTERAPIA: Tratamento fisioterapêutico na paralisia facial, na síndrome piramidal, na síndrome medular, na paralisia radial, na paralisia cubital. FISIOTERAPIA EM TRAUMATOLOGIA: Tratamento fisioterapêutico nas fraturas de Colles, nas fraturas de colo de fêmur, nas lesões ligamentares de joelho, nas lesões de menisco, nas lesões cápsulo-ligamentares de ombro.

FONOAUDIÓLOGO

Sistema do Aparelho Auditivo: Bases Anatômicas e Funcionais; Audiologia Clínica: Procedimentos Subjetivos e Objetivos de Testagem Audiológica - indicação, Seleção e Adaptação do Aparelho de Ampliação Sonora Individual; Audiologia do Trabalho: Ruído, Vibração e Meio Ambiente. Exame Otoneurológico, Otoemissões Acústicas; Audiologia Educacional; Neurofisiologia do Sistema motor da Fala; Funções Neurolingüísticas; Desenvolvimento da Linguagem; Estimulação Essencial; Deformidades Craniofaciais: Características Fonoaudiológicas - Avaliação Miofuncional - Tratamento Fonoaudiológico; Distúrbios da Voz: Disfonias - Aspectos Preventivos, Avaliação e Fonoterapia; Distúrbios de Linguagem, da Fala e da Voz, decorrentes de fatores Neurológicos, Psiquiátricos, Psicológicos e Sócio-Ambientais; Desvios Fonológicos; Sistema Sensório - Motor - Oral - Etapas Evolutivas; Fisiologia da Deglutição, Desequilíbrio da Musculatura Orofacial e Desvios da Deglutição - Prevenção, Avaliação e Terapia Miofuncional; Disfagia; Distúrbios da Aprendizagem da Linguagem Escrita: Prevenção, Diagnóstico e Intervenção Fonoaudiológica.

MÉDICO

Cuidados gerais com o paciente em medicina interna. Doenças cardiovasculares: hipertensão arterial, cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca, miocardiopatias e valvulopatias, arritmias cardíacas. Doenças pulmonares: asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica; embolia pulmonar; pneumonias e abscessos pulmonares; doença pulmonar intersticial; hipertensão pulmonar. Doenças gastrointestinais e hepáticas: úlcera péptica, doenças intestinais inflamatórias e parasitárias, diarréia, colelitíase, e colecistite, pancreatite, hepatites virais, e hepatopatias tóxicas, insuficiência hepática crônica, cirrose hepática, Doenças renais: insuficiência renal aguda, e crônica, glomerulonefrites, síndrome nefrótica, litíase renal, Doenças endócrinas: diabetes mellitus, hipotireoidismo e hipertireoidismo, tireoidite e nódulos tireoidianos, distúrbios das glândulas supra-renais, distúrbios das glândulas paratireóides. Doenças reumáticas: artrite reumatóide, espondiloartropatias, colagenoses, gota. Doenças infecciosas e terapia antibiótica: abordagem do paciente febril, malária, estreptococcias, endocardite infecciosa, estafilococcia, meningites, tétano, Febre tifóide, tuberculose, DST, leptospirose, resfriado comum, influenza, malaria, micoses sistêmicas, herpes simples e varicela-zoster, doença de Chagas, leishmanioses, sida e principais infecções oportunista. Distúrbios idroeletrolíticos e acidobásicos. Exames complementares invasivos e não-invasivos de uso corriqueiro na prática clínica diária. Emergências clínicas. Neoplasias: rastreamento e história natural das neoplasias ginecológicas, próstata, cólon e pulmão. Relação médico-paciente. Pré e pós-operatório: avaliação pré- operatória, critérios e complicações da transfusão de hemoderivados, profilaxia e tratamento do tromboembolismo venoso. Pré natal de baixo risco. Crescimento e desenvolvimento infantil e esquema básico vacinal.

ODONTÓLOGO

Patologia oral- Alterações no desenvolvimento e crescimento das estruturas orais e para-orais; Cárie dentária e suas seqüelas; Neoplasias benignas de origem não odontogênica; Lesões pré malignas e malignas da cavidade oral, Tumores odontogênicos e não odontogênicos; Cistos odontogênicos e não odontogênicos; Manifestações orais de doenças sistêmicas e infecções orais por fungos, vírus e bactérias; Doenças das glândulas salivares; Lesões inflamatórias dos maxilares; Aspectos semiológicos da prática odontológica: anamnese, exames objetivos e complementares. Farmacologia- Conceitos gerais- vias de introdução e eliminação dos medicamentos-posologia; Anestésicos locais- complicações produzidas pelos anestésicos; Analgésicos e anti-inflamatórios, emprego em odontologia; Antibióticos e quimioterápicos, emprego em odontologia; Pacientes especiais fármaco-dependentes, conduta do profissional de odontologia; Coagulantes de emprego em odontologia; Tratamento das emergências médicas no consultório dentário. Periodontia e prevenção- Importância da saliva, da película adquirida e a formação, a composição e a ultra estrutura dos depósitos microbianos na superfície do dente; Metabolismo das bactérias orais e microorganismos; Cárie e a doença periodontal; Medidas dietéticas e imunologia da cárie Patologia da cárie e reações químicas inorgânicas no esmalte e saliva; Higiene oral e cárie, medidas fisioterápicas, níveis de prevenção; Efeito do flúor na placa, na estrutura do dente e na cárie - outros agentes antimicrobianos; Estruturas periodontais de proteção e inserção; Etiologia das doenças periodontais: placas, cálculo e fatores iatrogênicos, defesas do hospedeiro e fatores sistêmicos; Exame, diagnóstico, planejamento e tratamento em periodontia - emergências em periodontia; Princípios e objetivos da cirurgia periodontal - reparo e cicatrização; Interrelação e prótese-endo-dentística-periodontia. Dent'stica - Diagnóstico e plano de tratamento em dentística; Preparo do campo operatório - isolamento absoluto - técnicas de aumento de coroa clínica - indicação e técnica de tracionamento; Preparos cavitários - princípios gerais - reconhecimento e emprego do instrumental; Compósitos dentais - classificação, composição, reações de polimerização - propriedades físicas e mecânicas - indicações e recursos estéticos oferecidos pelo material - contra-indicações - técnicas de trabalho; Adesivos de esmalte e dentina - Classificação, propriedades físicas e mecânicas - indicações e técnicas de trabalho; Ionômero de vidro e copômero - composição, classificação e propriedades - indicações e contra-indicações - técnicas de uso - vantagens e desvantagens; Amálgama - -composição, manipulação, reação de presa e as propriedades das ligas - restaurações conservadoras - amálgama pino, pino e adesivo - perigos do mercúrio; Clareamento dentário vital e não vital - composição dos materiais - indicações e técnicas de trabalho; Interrelação dentística - periondotia - espaço biológico; Fundamentos de oclusão; Fundamentos de Radiologia. Cirurgia - Períodos pré e pós operatórios; Exodontia, indicações e contra indicações. Exodontias múltiplas. Técnicas operatórias. Acidentes e complicações. Cirurgia dos dentes inclusos Caninos, Pré -molares, terceiros molares inferiores e superiores. Etiologia. Classificação. Acidentes e complicações. Técnica operatória; Princípios gerais da traumatologia buco-maxilo-facial. Observações radiográficas; Tratamento cirúrgico das infecções orais; Tratamento cirúrgico de cistos da cavidade oral; Afecções das glândulas salivares e seu tratamento cirúrgico; Cirurgia pré-protetica; Tratamento cirúrgico de lesões benignas da cavidade oral.

PSICÓLOGO

Psicologia da família: dinâmica, ciclo de vida familiar e novas contribuições familiares. Psicologia do desenvolvimento. Psicologia geral. Tanatologia. Conhecimento específico das DST, HIV/AID - rotinas de COAS e de SAE. Impacto do diagnóstico: processo de adoecimento, enfrentamento da doença e adesão ao tratamento. Processo de Hospitalização. Psicologia Hospitalar. Psicossomática. Reforma psiquiátrica no Brasil. Equipe interdisciplinar em saúde. Clínica infantil - teoria e técnica. Clínica de adolescente - teoria e prática. Psicoterapia familiar - teoria e prática. Psicoterapia de grupo - teoria e técnica. Clínica da terceira idade - teoria e prática. Saúde do trabalhador - conceitos e prática. Código de ética profissional. Tratamento multidisciplinar da obesidade.

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Orçamento público: O orçamento na Constituição Federal de 1988, Evolução do Orçamento Público, Os Princípios Orçamentários, O Orçamento-programa, O Processo Orçamentário, A Execução Orçamentária, A Avaliação Orçamentária; Receita pública: Conceito, A Receita Orçamentária, Classificação da Receita Orçamentária, Receita Extra-orçamentária, Estágio da Receita Pública; Despesa pública: Conceito, Despesa Orçamentária, Classificação da Despesa Orçamentária, Despesa Extra-orçamentária, Estágio de Despesa Pública, Contabilização da Despesa Pública; Os restos a pagar; despesas de exercícios anteriores; licitação: Conceito, Legislação Aplicada, Edital, Modalidades de Licitação, a execução orçamentária na administração federal: O Sistema Integrado de Administração Financeira SIAF, Os Documentos da Execução Orçamentária, O Plano de Contas, A Tabela de Eventos, Roteiros de Contabilização, O Ambiente de Processamento da Execução Orçamentá ria, INVENTÁRIO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Material Permanente, Material de Consumo, AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: O Balanço Orçamentário, O Balanço Financeiro, O Balanço Patrimonial, A Demonstração das Variações Patrimoniais, Outros Anexos, TOMADAS E PRESTAÇÃO DE CONTAS: Prazos, Documentos, Responsáveis.

DA ORGANIZAÇÃO MUNICIPAL - Da Lei Orgânica Municipal e suas peculiaridades. AUTONOMIA MUNICIPAL - Autonomia política, administrativa e financeira ORGANIZAÇÃO DOS PODERES - Instrumentos da Administração, a Lei Orgânica, o Plano Diretor, a Lei Orçamentária, o plano Plurianual, a Lei de Diretrizes orçamentária (LDO). TRIBUTOS MUNICIPAIS - Previsão constitucional, princípios inovadores, princípios limitadores da instituição de tributos, Fato gerador, Base de Cálculo, Alíquota, Lançamento, Crédito Tributário: exigibilidade, extinção, pagamento, decadência, prescrição, exclusão, anistia e cobrança judicial, Imunidades e Isenções. PLANOS MUNICIPAIS DE DESENVOLVIMENTO: Planejamento urbano. ORÇAMENTO MUNICIPAL - Conteúdos e princípios norteadores da lei Orçamentária. REGIMENTO INTERNO - Direção, Planejamento, Orientação, Coordenação e controle. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR - Objeto, necessidade, direito do funcionário. LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - Conceitos e definições, princípios constitucionais, Modalidades e Tipos de Licitação; O Edital e sua elaboração; registro cadastral de fornecedores; Habilitação dos licitantes; Julgamento das propostas. CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇ OS - Conceito, tipos de serviços, fundamentos legais, utilidade de contrato. BENS MUNICIPAIS - Conceito e Classificação; Alienação; Impenhorabilidade; Forma e requisitos para aquisição. O PODER DE POLICIA DO MUNICÍPIO. SERVIDORES MUNICIPAIS - Conceitos, formas de remuneração, formas de provimento, direitos e deveres; Disposições Constitucionais relativas aos servidores Municipais, Reforma Administrativa (Emenda 19). Tributos municipais: critérios estruturais; princípios constitucionais; da progressividade; isenções tributárias; do processo administrativo. Autonomia e competência tributária do município. Extinção do crédito tributário. Legislação Previdenciária. Regimes Próprios de Previdência: Competências, Legislações, Gestão.

CONTEÚDO COMUM AOS CARGOS DE PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMETAL DE 5ª a 8ª SÉRIE

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: 1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9394/96. O Ensino Fundamental a partir da Lei nº 9394/96: As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Gestão democrática na escola: A construção do projeto político-pedagógico. Os Referenciais Nacionais para a Formação de Professores: Papel do professor no coletivo escolar; As novas competências requeridas para o ensino. Organização curricular: Currículo orientado para a construção de Competências. Planejamento Escolar. O ensino -aprendizagem no contexto do currículo por competências: Aprendizagem e desenvolvimento; A pedagogia dos projetos. Avaliação Escolar (concepções, funções, instrumentos). Trajetória de vida e pensamento de Paulo Freire, Educação de Jovens e Adultos. Educação Rural. Ciclos de Aprendizagem. Política Municipal de Educação. Educação Ambiental. Educação inclusiva.

PROFESSOR DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 5ª a 8ª SÉRIE

AR, ÁGUA, SOLO, ECOLOGIA/PROGRAMAS DE SAÚDE. O UNIVERSO: Como tudo começou; O Sistema Solar; O Planeta Terra. AR ATMOSFÉRICO: Características do Ar Atmosférico; Propriedades do Ar; Os Componentes do Ar; A Atmosfera; Pressão Atmosférica; Meteorologia; Poluição da Atmosfera. A ÁGUA NA NATUREZA: Conheça a água; Estados físicos da água; A água no meio ambiente; A pressão da água; A água, o homem e o ambiente; A água e a saúde. A CROSTA TERRESTRE: As rochas; O solo; Erosão e queimadas; O solo e a saúde. ECOLOGIA: O que é ecologia; Cadeia alimentar. HIGIENE E SAÚDE: Saúde e doença; Preservação da saúde. ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO: Matéria viva e matéria bruta; A evolução dos seres vivos; FORMAS DE VIDA MAIS SIMPLES: Os Vírus; Reino Monera; Reino Protista (Filo Protozoa); Os Fungos. O REINO DAS PLANTAS: As Algas; Vegetais Inferiores; Vegetais Superiores; Fisiologia Vegetal; Órgãos Reprodutivos dos Vegetais Superiores. REINO ANIMAL: Animais Inferiores; Vermes Lisos/Anelados e animais de corpo mole. ARTRÓPODES; Equinodermos; Cordados; Anfíbios; Reptéis; Aves; Mamíferos. ECOLOGIA: Os Seres Vivos no Ecossistema; Habitat; Populações e Comunidades; Relações entre os seres vivos; Equilíbrio ecológico. NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO: Da célula ao organismo: Citologia; Histologia; Funções de Nutrição; Alimentos; Saúde e Alimentação; Anatomia e Fisiologia dos Sistemas; Funções de Relação; Sistema de Sustentação; Sistema Muscular; Os Sentidos; Sistemas de Coordenação e Controle; Sistema Reprodutor e Reprodução Humana; O Corpo: desenvolvimento e maturidade. O MÉTODO CIENTÍFICO: Noções de termologia, Óptica; Eletricidade; Magnetismo; Mecânica (Movimentos) e Estática. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA: Noções gerais de matéria; Mudanças de estado de substâncias e misturas; Análise Imediata; Sistemas; Substâncias; Misturas; Átomo e suas partes; Classificação periódica dos elementos; Ligações Químicas; Funções e Reações Químicas; Classificação e Nomenclatura.

PROFESSOR DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 5 a 8 SÉRIE

O PLANETA TERRA: coordenadas geográficas, representações geográficas, principais movimentos e conseqüências. A ATMOSFERA, OS CLIMAS E A VEGETAÇÃO: estrutura, composição e importância da atmosfera; Elementos, fatores e tipos climáticos; As formações vegetais e o clima; Zonas bioclimáticas. A LITOSFERA: Estrutura interna da terra; As placas litosféricas; Relevo terrestre: Agentes endógenos e exógenos; Principais tipos de relevo, o relevo submarino; Rochas e solos: tipos, principais características. A HIDROSFERA: Distribuição das águas oceânicas; O ciclo hidrológico; Os principais movimentos do mar; Principais unidades do relevo submarino; Elementos determinantes da região de um rio; principais bacias hidrográficas do mundo. A POPULAÇÃO MUNDIAL: Crescimento e distribuição da população mundial; estrutura da população; migrações; população urbana e rural; urbanização. AS ATIVIDADES AGRICOLAS: Agricultura comercial e de subsistência no mundo tropical; Agricultura moderna nos países desenvolvidos; Pecuária; Impactos ambientais das atividades agrícolas. Extrativismo vegetal e mineral. AS ATIVIDADES INDUSTRIAIS E AS FONTES DE ENERGIA: Evolução da atividade industrial; fatores condicionadores das grandes concentrações industriais; Principais tipos de industria; Relação entre as atividades industriais e as principais fontes energéticas; impactos ambientais causados pela atividade industrial e pela produção de energia. A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO: Os principais aspectos do quadro natural brasileiro; Os domínios morfoclimáticos; as pressõ es antrópicas sobre os grades biomas brasileiros; a população brasileira; a urbanização brasileira; Impactos ambientais da urbanização; A industrialização do Brasil; A economia agrária brasileira; Problemas da agricultura brasileira; O comercio interno e externo brasileiro; A divisão regional do Brasil; as grandes regiões brasileiras: aspectos naturais e sócio-econômicos; O Nordeste brasileiro.

PROFESSOR DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 5 a 8 SÉRIE

HISTÓRIA GERAL: A economia da antigüidade oriental: Aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais das civilizações egípcia e mesopotâmica; As civilizações da antigüidade clássica: aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais; A formação da sociedade medieval: as invasões bárbaras e suas conseqüências, a economia e a sociedade feudais; O papel da igreja nessa sociedade; as civilizações bizantina e muçulmana; a decadência do feudalismo; O renascimento e sua manifestações nas artes e nas ciências; A ilustração; as reformas religiosas do século XVII; A expansão marítima-comercial e a posse da América pelos europeus; A ação colonizadora das nações européias nesse continente; a formação do Estado moderno e o absolutismo; Os fundamentos do iluminismo e as revoluções burguesas na Inglaterra e na França; As etapas da revolução francesa e o governo de Napoleão Bonaparte; O processo de independência das colônias europeus da América; Os problemas enfrentados pelas nações americanas no Século XIX; A guerra da sucessão; os avanços da ciência e da tecnologia e a revolução industrial; conseqüência sociais e políticas; A burguesia industrial e o proletariado; A expansão do capitalismo europeu na Ásia e África; A concordância imperialista, a questão do nacionalismo e a guerra de 1914-18; As idéias socialistas e a revolução de 1917 na Rússia; O fascismo, o nazismo e a segunda guerra mundial; A descolonização na África e Ásia; A Revolução Chinesa e o desenvolvimento do Japão; Conflitos e contradições na segunda metade do século XX; A norma ordem mundial; as diversas manifestações culturais do século XX. HISTÓRIA DO BRASIL: Características da organização econômica e social dos povos que viviam no Brasil antes da chegada do europeu; os fundamentos da colonização portuguesa; as formas do controle administrativo adotadas na colônia por Portugal; As disputas entre as metrópoles européias e a presença holandesa no Nordeste; A penetração nos sertões pela pecuária e a procura por metais preciosos; a importância da mineração no século XVIII; As manifestações culturais no Brasil colônia; As crise no sistema colonial e os movimentos precursores da independência; a decadência da mineração e a inconfidência mineira de 1789; A conjuração baiana de 1798; O processo da independência: transferência do governo português para o Brasil; Revolução pernambucano da 1817; Reflexo no Brasil da revolução de 1820 em Portugal; A independência do Brasil; O primeiro reinado; situação econômica, crises políticas e revoltas internas; Política externa; A instabilidade do período regência e as diversas revoltas desse período; O Segundo Reinado: A expansão da lavoura cafeeira e sua conseqüência, política interna e externa; Atuação do Brasil na região platina; O longo processo de abolição da escravatura, a crise da monarquia e a proclamação de republica; A cultura brasileira no século XIX; O período Getulista; O Estado Novo e os reflexos da Segunda Guerra mundial no Brasil; Característica da republica brasileira no período de 1946 a 1964; Os fundamentos do populismo e os principais aspectos da crise de 1964; A Republica autoritária de 1964 a 1985 e chamado Milagre Econômico; A luta pela abertura política e a Republica Brasileira hoje; A cultura brasileira no século XIX.

PROFESSOR DE LINGUA INGLESA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 5 a 8 SÉRIE

Substantivo: número, gênero, caso possessivo. Artigo: definido, indefinido. Adjetivo: formação, graus. Numeral: cardinais, ordinais. Pronome: pessoais, possessivos, possessivo-adjetivos, reflexivos, objetivos, interrogativos, recíprocos, indefinidos, relativos. Conjugação verbos: tempos verbais - Presente (Simple Present, Present Continuous, Present Perfect tense - Present Perfect continuous, Present Subjuntive, Imperative-affirmative, negative), Passado (Simple Past, Past continuous tense, Past Perfect Continuous tense, Past Subjuntive, Past Perfect Subjuntive), Futuro (Simple Future, Future Perfect, Future Continuous, Continuous tense), Expressões Condicionais (Past conditional, Present conditional, Future conditional). Verbos anômalos ou modais, verbos auxiliares, verbos infinitivo, gerúndio. Uso S. Advérbios: classificação. Preposição: Preposições, locuções conjuntivas, expressões idiomáticas.

PROFESSOR DE LINGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 5 a 8 SÉRIE

1. Análise e compreensão de textos: tema e/ou o tópico central; idéias primárias e secundárias; características dos tipos e gêneros textuais literários e não-literários; funções da linguagem; relações lógico -discursivas (causalidade, temporalidade, conclusão, concessão, entre outras) e registro formal ou informal da linguagem; relações de sentido entre as palavras (sinonímia, antonímia, hiperonímia, paronímia e homonímia); marcas da oralidade; intertextualidade; informações explícitas e implícitas.

2. Morfossintaxe: 2.1 Processos de formação de palavras; 2.2 Classes de palavras (classificação, flexão e emprego na oração) 2.3 Articulação de elementos textuais: coesão e coerência, colocação pronominal, regência e concordância nominal e verbal, crase; 2.4 Relação de sentido no interior do período composto por coordenação e subordinação.

3. Ortografia, acentuação gráfica e pontuação.

4. Efeitos de sentido: conotação, denotação, figura de linguagem.

5. Literatura Brasileira: 5.1. Literatura colonial; 5.2. Barroco; 5.3. Arcadismo; 5.4. Romantismo; 5.5. Realismo; 5.6. Naturalismo; 5.7. Parnasianismo; 5.8. Simbolismo; 5.9. Pré-Modernismo; 5.10. Modernismo; 5.11. Tendências Contemporâneas. 5.12. Estrutura das obras dos seguintes autores: Antônio Vieira, Gregório de Matos, Gonçalves Dias, José de Alencar, Castro Alves, Machado de Assis, Aluisio de Azevedo, Olavo Bilac, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Ascenso Ferreira, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Raquel de Queiroz, João Cabral de Melo Neto e Ariano Suassuna.

PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 5 a 8 SÉRIE

PROPORCIONALIDADE, JUROS, PORCENTAGENS E MÉDIAS: Conceito de Razões e Proporções : Proporções Contínuas, cálculo de termos desconhecidos de uma proporção; Divisão em parte diretas e inversamente proporcionais; Regra de três simples e composta; Probabilidade; Números e Operações; Problemas abertos e situações problemas relacionados a álgebra e aritmética; Frações e Dizimas periódicas; Cálculo de médias: Aritmética, Ponderada, Geométrica e Harmônica. TEORIA DOS CONJUNTOS: Conjuntos Numéricos, Conjuntos Naturais, Conjuntos dos Inteiros, Conjuntos dos Racionais, Conjuntos dos Reais, Conjuntos dos Complexos. FUNÇÕES: Conceito de funções: domínio, imagem, contradomínio, notação, funções numérica. Funções elementares e funções definidas por várias sentenças; Operações com função. Composição de funções; Classificação de funções. Polinômios: função polinomial. Equações, inequações e sistemas de 1 o e 2o graus. Equações redutíveis ao 1e 2o graus. Funções lineares quadráticas e valor absoluto. Funções exponencial e logarítmica. Progressão Geométrica e Progressão Aritmética. Análise combinatória e binômio de Newtom. Matrizes, determinantes e sistemas de equações lineares. Introdução à geometria, ângulos, triângulos, polígonos, circunferência e círculo. Área das superfícies planas e área e volumes dos sólidos usuais. Geometria no espaço: Postulado da reta e do plano, Intersecção de planos; Paralelismos e perpendicularismos de retas, de planos, de retas e planos. Poliedros, poliedros conexos regulares. Relação de Euler; Prismas e pirâmides: conceito, elementos, classificação, transversais, troncos e relações métricas; Cilindro e Cone: Conceitos, elementos, plano secante, parte da esfera e relações métricas. Sólidos Gerados; funções trigonométricas, equações trigonométricas e resolução de triângulos. Estudo analítico da reta, circunferência, elipse, parábola hipérbole. Questões educacionais relacionadas a ensino e aprendizagem da Matemática. PCN's e orientações curricula res nacionais.

ANEXO III

Formulário para entrega dos documentos para Prova de Títulos.

CONCURSO:
NOME:
IDENTIDADE:
INSCRIÇÃO:
CÓD. CARGO
CARGO

QUADRO DE PONTUAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE TÍTULO E COMPROVAÇÃO DE EXPERIÊNCIA

TÍTULOS DE PÓS -GRADUAÇÃO - (não cumulativo)

Valor Unitário

Do Candidato

Da COMEDE

Doutorado "Scritu Sensu" ou Livre docência sem área de concentração conexa àquela da especialidade de conhecimento objeto do Concurso, reconhecida pelo MEC.

10

 

 

Mestrado "Scritu Sensu" sem área de concentração conexa àquela da especialidade de conhecimento objeto do Concurso, reconhecida pelo MEC.

08

 

 

Especialização "Latu Sensu" com exigência de aproveitamento e freqüência, com duração mínima de 360 horas, em área de concentração conexa àquela da especialidade de conhecimento objeto do Concurso ou, ainda, conclusão com aproveitamento comprovado pelos conceitos de todos os créditos de Mestrado ou Doutorado em área de concentração conexa àquela da especialidade de conhecimento objeto do Concurso, reconhecida pelo MEC.

05

 

 

Licenciatura Plena ou Graduação em Pedagogia e/ou nas áreas objeto deste concurso, desde que não sejam pré- requisitos para o emprego.

03

 

 

NUMERO DE FOLHAS ENTREGUE: ________ (_____________ )

ENTREGUE POR: _______________________________________________ RG: _________________

Assinatura do Candidato _____________________________

Equipe de Avaliação ________________________________

Obs: Entregar formulário em 3 (três) vias e documentos dentro de envelope A4.

95406

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