Educação Infantil

1.
QPCI64943 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: FUNCERN Órgão: Pref. Lajes/RN

Ana Gabriela, da Escola Municipal Encanto do Saber, atua na educação infantil. Sua turma é composta por 25 alunos que têm 04 anos de idade. Na turma, há três alunos que apresentam frequência irregular. O percentual de ausências dos três alunos, em relação às aulas ministradas, é de 35%. A professora procurou a coordenadora pedagógica para informar a situação dos discentes e perguntou quais seriam os encaminhamentos para mitigar o problema das ausências dos discentes. A coordenadora, a certamente, explicou que um dos encaminhamentos era:
2.
QPCI66668 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: CONSULPAM Órgão: Pref. Quadra/SP

Os objetivos gerais da área de conhecimentos históricos preconizam o conhecimento e compreensão do universo em que vivem os alunos em famílias e em comunidades, numa perspectiva socioambiental, através da construção de repertórios histórico-culturais. São premissas desse tema, EXCETO:
3.
QPCI83944 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: ADM&TEC Órgão: Pref. Colônia Leopoldina/AL

Leia as afirmativas a seguir:
  1. As danças e brincadeiras cantadas permitem à criança expressar-se e comunicar-se mediante gestos.
  2. Estimar a duração das atividades é uma etapa importante do gerenciamento do tempo.
Marque a alternativa CORRETA:
4.
QPCI94402 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: MACHADO DE ASSIS Órgão: Pref. Floriano/PI

A teoria piagetiana preocupa-se em compreender a origem e a evolução do conhecimento humano e, diante desse objetivo, procura identificar quais são os mecanismos utilizados pela criança para conhecer o mundo. Piaget, formula quatro estágios sucessivos de desenvolvimento cognitivo. O estágio que se inicia a partir dos 7 ou 8 anos de idade aproximadamente onde ocorre uma verdadeira revolução lógica no desenvolvimento da criança, atingindo o nível da reversibilidade da matéria, onde ela começa a reunir objetos por classe (tamanhos, formas, cores, etc.) e, também, combina objetos conseguindo contá-los, separá-los e diferenciá-los, é o:
5.
QPCI94410 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: MACHADO DE ASSIS Órgão: Pref. Floriano/PI

A Lei Federal n.º 9.424, de 24 de dezembro de 1996, instituiu no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. Em relação à utilização dos recursos do fundo de financiamento, é CORRETO afirmar que:
6.
QPCI107856 Educação Infantil Ano: 2020 Banca: IDCAP Órgão: Pref. Serra/ES

Alguns teóricos como Kress [2012] e [Kress e Van Leeuwen] (1996, 2001) afirmam que palavra e imagem juntos não correspondem à mesma maneira de se dizer a mesma coisa; a palavra significa mais quando acompanhada da imagem. Por sua vez, a imagem também significa mais quando acompanhada do escrito. Também é preciso considerar que, com o advento das tecnologias da informação e da comunicação, houve uma “guinada para o visual”. Assim, os textos que circulam socialmente indiciam a mudança do modelo de textos monomodais para o de textos multimodais. Evidenciam também que o produtor possui a liberdade de escolher entre um ou outro modo de linguagem para determinada representação, de acordo com o efeito semiótico pretendido. Imagem e palavra se complementam,se contrapõem, se integram (ou não), mas sempre com propósito de significar mais. Assim, não seria possível, e mesmo desejável, uma simples“tradução” de um modo de linguagem para outro.Textos constituídos apenas pela exploração de uma linguagem, seja verbal, visual ou sonora não transmite o mesmo significado de uma mesma maneira. (...)(Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia:EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758)

Nessa perspectiva teórica, analise as enunciações com V (Verdadeiro) ou F (Falso). Em seguida,marque a alternativa correta.

(__)Os gêneros multissemióticos circulam socialmente de forma ampla exigindo, portanto,não só um lugar de destaque no livro didático de língua portuguesa como também uma exploração adequada.
(__)A formação de um leitor proficiente requer um trabalho sistematizado e de forma progressiva,porque os gêneros multissemióticos impõem modos diferenciados de leitura.
(__)Cada uma dessas linguagens só pode ser entendida se for audiovisual, para atingir seus propósitos comunicativos.
(__)Quando as linguagens são combinadas, o potencial funcional é mais amplo, uma vez que a cognição humana encontra-se amparada namultiperceptualidade.
7.
QPCI187899 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: EXCELÊNCIA SELEÇÕES & CONCURSOS PÚBLICOS Órgão: Pref. Osvaldo Cruz/SP

Analise os contextos a seguir [1]O planejamento na educação infantil deve ter clareza de objetivos, segurança, material adequado disponível, organização dos espaços e tempos, envolvimento de pais e de outros atores para que os diferentes tipos de agrupamento promovam efetivamente as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, por meio de interações diversas.[2} O planejamento na educação infantil assume a função de prever as melhores condições para promover a aquisição de habilidades pela criança, favorecendo seu desenvolvimento em todas as capacidades. Estão CORRETOS os contextos :
8.
QPCI202031 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: INSTITUTO CONSULPLAN Órgão: Pref. Pitangueiras/SP

A criança, como produtora de cultura, necessita de espaço para essa criação. Impossibilitada dessa criação, torna-se consumidora passiva. Em todas as faixas etárias é possível fazer lazer em três gêneros – praticar, assistir ou conhecer.(Marcellino, 2002.)

Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

  1. Para as crianças que ainda não têm um repertório próprio é mais importante somente observar.
  2. Ao observar a substituição que ocorre do real pelo simbólico, procura-se compensar a falta da criação cultural da própria criança, substituindo por uma produção cultural para ela.
  3. O brincar possibilita às crianças a vivência de sua faixa etária e, ainda, contribui para a sua formação como indivíduos comuns requeridos pelos padrões de produtividade social.
  4. Uma das causas para o furto do lúdico das nossas crianças, na atualidade, é a consideração setorizada do tempo e das faixas etárias; assim, a criança é vista como um adulto em potencial e não vive a sua faixa etária, a não ser como uma preparação para o futuro.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
9.
QPCI214469 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: EPBAZI Órgão: Pref. Guatambu/SC

Atualmente, existem dificuldades, através dos meios convencionais, para se preparar professores para usar adequadamente as novas tecnologias no contexto educacional. É preciso formá-los do mesmo modo que se espera que eles atuem. Dessa maneira, é preciso estar estimular a pesquisa e colocar-se a caminho com o aluno e estar aberto à riqueza da exploração, da descoberta de que o professor também pode aprender com o aluno. Na formação do professor, este, durante e ao final do processo, precisa incorporar na sua metodologia, exceto:
10.
QPCI226419 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: MSCONCURSOS Órgão: Pref. Fátima do Sul/MS

Nas décadas de 1960 e 1970 foram realizados estudos que evidenciaram a existência de diferentes categorias de currículo, constatando-se sua função de indicador do nível de aprendizagem dos educandos. Visando compreender a organização do currículo, destacam-se três modelos apontados por Platt e Abrahão(s.d): currículo real, formal e oculto (DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS: A educação em pauta, Volume 04 – OCURRÍCULO NA EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO – Scynthia Padovani Bernabé; Geane Aparecida Figueiredo Kuster).Partindo desta informação, relacione o tipo de currículo à sua respectiva descrição e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(1) Currículo Real.
(2) Currículo Formal.
(3) Currículo Oculto.

( )É o conjunto de diretrizes normativas prescritas institucionalmente, como por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) divulgados pelo Ministério da Educação, as propostas curriculares dos Estados e Municípios.
( )É aquele que passa a ter existência no ambiente escolar com os professores e educandos, resultante do Projeto Político Pedagógico e dos objetivos de ensino.
( )Não se apresenta de forma precisa. Ele não é prescrito, não aparece no planejamento, embora constitua importante fator de aprendizagem.