Educação Infantil

1.
QPCI71157 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. de Gramado/RS

Freire teve um papel importante na educação e, por meio das suas ações e ideias, defendeu e criticou vários aspectos na educação. Dentre as suas ideias, um dos aspectos que ele defendia era:
2.
QPCI79005 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Campo Bom/RS

Abordar a avaliação como constitutiva do processo educativo na Educação Infantil implica que:
3.
QPCI79011 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Campo Bom/RS

Sobre o desenho na infância não é correto afirmar:
4.
QPCI79849 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: IDHTEC Órgão: Pref. Macaparana/PE

Numa escola de ensino fundamental, os professores se reúnem para conversar sobre as aulas desenvolvidas e os objetivos trabalhados, bem como para planejar as ações, a partir da análise dos resultados obtidos. Essa prática indica que o planejamento:
5.
QPCI83938 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: ADM&TEC Órgão: Pref. Colônia Leopoldina/AL

Leia as afirmativas a seguir:
  1. O mau planejamento do tempo gera gastos desnecessários de tempo com atividades pouco importantes.
  2. Cabe às instituições cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho.
Marque a alternativa CORRETA:
6.
QPCI84871 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: ADM&TEC Órgão: Pref. Colônia Leopoldina/AL

Leia as afirmativas a seguir:
  1. O PNE não inclui entre as suas diretrizes a formação do educando para o trabalho e para a cidadania.
  2. A avaliação deve ser considerada como elemento favorecedor da melhoria de qualidade da aprendizagem.
Marque a alternativa CORRETA:
7.
QPCI198742 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: CRESCER CONSULTORIAS Órgão: Pref. Brejo de Areia/MA

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), é incumbência dos docentes, EXCETO:
8.
QPCI214470 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: EPBAZI Órgão: Pref. Guatambu/SC

A aplicação do modelo neuropsicológico aos distúrbios de aprendizagem considera que eles constituem a expressão de uma disfunção cerebral específica, causada por fatores genéticos ou ambientais que alteram o neurodesenvolvimento. Nesse sentido, pode-se destacar cinco sistemas funcionais relacionados com funções cognitivas. Analise as afirmativas a seguir sobre tais sistemas funcionais, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas

( )Lobo pré-frontal: responsável por funções ligadas ao processamento fonológico, sendo que sua disfunção ocasionará transtornos disléxicos.
( )Área do hipocampo e amígdalas de ambos os hemisférios: mantem relação com a memória de longo prazo levando a transtornos mnésicos no caso de alterações.
( )Região posterior do hemisfério cerebral direito: desempenha uma função cognitiva espacial. Alterações desta área levam à síndrome de disfunção hemisférica direita, com sintomas de déficit visuo-espacial, discalculia e disgrafia.
( )Região anterior do hemisfério cerebral direito: a região do sistema límbico e a região órbito frontal do hemisfério direito têm função cognitiva social. Disfunções nesta área produzem alterações comportamentais de gravidade variada e com expressão mais grave nos quadros autísticos.
( )Região perisilviana esquerda: desempenha função de planejamento e execução motora. As alterações desta área produzem a síndrome disexecutiva com prejuízo da atenção e da iniciativa, déficits nos processos de planejamento e antecipação, assim como dificuldades nas abstrações

A sequência correta é:
9.
QPCI223771 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: Instituto UniFil Órgão: Pref. Cambé/PR

Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. Os conteúdos curriculares da educação básica, na Lei nº 9.394/96, no seu art. 27, estabelece que observem as seguintes diretrizes:

  1. a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
  2. consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.
  3. orientação para o trabalho.
  4. promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas formais.
10.
QPCI255832 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: CEV/URCA Órgão: Pref. Crato/CE

Na Resolução n.05 de 17 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional de Educação, que fixa as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, em seu Art.3º, concebe o currículo da educação infantil como: