Educação Infantil

1.
QPCI79874 Educação Infantil
Ano:2019 Banca:IDHTEC Órgão:Pref. Macaparana/PE

Os estudos acerca do currículo escolar indicam que ele não é neutro, nem estático, pois se encontra em constante construção. Assim, de acordo com o contexto em que se insere, o currículo adquire diferentes sentidos e serve a diferentes propósitos, dentre os quais temos:
2.
QPCI115615 Educação Infantil
Ano:2020 Banca:IDCAP Órgão:Pref. Brejetuba/ES

A BNCC de Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem. Para contemplá-los, o professor precisa sempre tê-los em mente para garantir que as experiências propostas estejam de acordo com os aspectos considerados fundamentais no processo.

“Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais”.

Esse conceito está relacionado a qual direito de aprendizagem:
3.
QPCI123080 Educação Infantil
Ano:2019 Banca:FUNCERN Órgão:Pref. Apodi e Itaú/RN

A preocupação com a educação e com os processos pedagógicos e a inserção das crianças na sociedade são ideias e inquietações do fim do século XIX e início do século XX (FONTANA e CRUZ,1997). Nesse sentido, a respeito da infância no contexto da história da educação no Brasil e seus assentos no ordenamento jurídico nacional, é correto afirmar: .
4.
QPCI131170 Educação Infantil
Ano:2019 Banca:FUNDATEC Órgão:Pref. Santa Rosa/RS

Analise as seguintes assertivas sobre o brincar e assinale F, se falsas, ou V, se verdadeiras.

( )O modo como a criança brinca revela o seu mundo interior.
( )O ato de brincar é, sobretudo, uma atividade social e cultural.
( ) O brincar não fornece à criança a possibilidade de construir uma identidade autônoma e cooperativa.
( )A brincadeira oferece oportunidade somente para o desenvolvimento cognitivo da criança.
( )Ao brincar, a criança expressa os seus anseios, assim como a maneira como percebe o mundo que a rodeia

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
5.
QPCI187901 Educação Infantil
Ano:2019 Banca:EXCELÊNCIA SELEÇÕES & CONCURSOS PÚBLICOS Órgão:Pref. Osvaldo Cruz/SP

É uma atividade metodológica que consiste na coleta e na combinação de dados relativos ao desempenho, usando um conjunto ponderado de escalas de critérios que leve a classificações comparativas ou numéricas, e na justificação: dos instrumentos e da coleta de dados; das ponderações e da seleção de critérios. Esta definição faz referência a:
6.
QPCI221263 Educação Infantil
Ano:2021 Banca:AMEOSC Órgão:Pref. de Santa Helena/SC

Na Educação Infantil a(o) _________________ é instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca pelo professor de melhores caminhos para orientar as crianças, conforme ele pesquisa que elementos podem estar contribuindo, ou dificultando, as possibilidades de expressão da criança, sua aprendizagem e desenvolvimento. Ela deve se basear na observação sistemática dos comportamentos de cada criança, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano, com utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.), feita ao longo do período em muitos e diversificados momentos.
7.
QPCI221834 Educação Infantil
Ano:2021 Banca:OMNI CONCURSOS Órgão:Pref. São João Batista/SC

Ao longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. É na ________________ que as crianças são inseridas na ________________, partilhando significados e sendo significadas pelo outro.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.
8.
QPCI223582 Educação Infantil
Ano:2021 Banca:Instituto UniFil Órgão:Pref. Cambé/PR

As três fases do método ________________ são prática, teoria e prática, na construção do conhecimento escolar. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
9.
QPCI255844 Educação Infantil
Ano:2021 Banca:CEV/URCA Órgão:Pref. Crato/CE

São características da pedagogia de Loris Malaguzzi:
10.
QPCI255854 Educação Infantil
Ano:2021 Banca:CEV/URCA Órgão:Pref. Crato/CE

Conforme a literatura especializada sobre literatura infantil, para se avaliar a qualidade de um bom livro literatura infantil, é preciso observar: