Educação Infantil

1.
QPCI79864Educação Infantil
Ano:2019Banca:IDHTECÓrgão:Pref. Macaparana/PE

As transformações de ordem econômica, política, cultural, social e tecnológica, ocorridas nos últimos anos, têm acarretado reflexões sobre o papel da escola e sua relação com a sociedade. Neste sentido, enquanto espaço de acesso ao conhecimento, que visa a transformação social e inserção social dos sujeitos cabe a escola:
2.
QPCI79878Educação Infantil
Ano:2019Banca:IDHTECÓrgão:Pref. Macaparana/PE

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN 9394/96, determina em seu artigo 14 que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades. Entende-se por gestão democrática:
3.
QPCI79899Educação Infantil
Ano:2019Banca:IDHTECÓrgão:Pref. Macaparana/PE

Na complexa realidade do contexto atual, o professor tem um papel imprescindível no processo ensino-aprendizagem, o qual vai além de levar o estudante a memorizar conteúdos. Nessa perspectiva, a ação docente deve:

  1. Ser aberta aos questionamentos e curiosidades dos estudantes.
  2. Conhecer a realidade social de cada estudante.
  3. Contextualizar os saberes relacionando-os a prática social.
  4. Assumir uma postura centralizadora para manter o foco e a disciplina dos estudantes.
Estão corretas:
4.
QPCI79903Educação Infantil
Ano:2019Banca:IDHTECÓrgão:Pref. Macaparana/PE

Sobre a organização da educação escolar, a LDB 9394/96, apresenta as atribuições do docente, dentre as quais temos:
5.
QPCI86977Educação Infantil
Ano:2019Banca:PRÓ-MUNICÍPIOÓrgão:Pref. Massapê/CE

Assinale a opção que corresponde ao papel da escola na “Tendência Pedagógica Liberal Renovada Progressista”, segundo Luckesi (2013):
6.
QPCI96659Educação Infantil
Ano:2018Banca:MACHADO DE ASSISÓrgão:Pref. São Bernardo/MA

Anísio Teixeira, um dos idealistas do Movimento Escola Nova, foi influenciado pelo construtivismo de Jonh Dewey e propôs mudanças de ordem conceitual e prática na educação brasileira apresentando e executando medidas para democratizar o ensino brasileiro. Assinale a alternativa que apresenta a proposta do educador.
7.
QPCI115614Educação Infantil
Ano:2020Banca:IDCAPÓrgão:Pref. Brejetuba/ES

Em instituições de ensino com escadas ou com longos corredores, os professores podem ficar tentados a pegar as crianças pelas mãos ou a carregar as que apresentam maior dificuldade de locomoção. Essa atitude tem uma boa intenção, os educadores acreditam que assim, as crianças terão mais tempo para o lazer e para outras atividades se chegarem mais rápido na pracinha ou em outra sala de aula, por exemplo. Mas incentivar a criança a autonomia pode ser até mais benéfica e é importante: permite que que ela enfrente obstáculos e os supere, respeitando seu próprio ritmo. Esse exemplo está relacionado a que conceito de aprendizagem:
8.
QPCI198745Educação Infantil
Ano:2019Banca:CRESCER CONSULTORIASÓrgão:Pref. Brejo de Areia/MA

As transformações a nível intelectual são de extrema importância durante a adolescência, visto que, nessa fase, a inteligência toma a sua forma final com o pensamento abstrato ou formal. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.

( )As transformações a nível intelectual durante a adolescência podem influenciar no entendimento das regras. Esse pensamento tido como período das operações formais, vai ajustar o adolescente ao mundo real e ao seu quotidiano, além disso, proporcionando a capacidade de formular grandiosas teorias e ideias.
( )As transformações emocionais que ocorrem na adolescência não dependem das transformações cognitivase, uma das grandes transformações do estágio de desenvolvimento operatório formal é o surgimento do pensamento hipotético-de dutivo, diferente do estágio operatório concreto, em que a criança apenas raciocina sobre proposições que julgasse verdadeiras, apoiando-se no concreto para isso.
( )Na fase da adolescência o ser humano torna-se capaz de raciocinar corretamente sobre proposições em que não acredita, ou ainda não acredita, isto é, ou seja, pensa e reflete hipoteticamente. Desta forma, adquire a capacidade de ultrapassar, pelo pensamento, situações vividas e a projetarideias para o futuro.
( )A autorreflexão permite um amplo alargamento da imaginação. Os adolescentes podem tomar consciência da forma como conhecem para além daquilo que conhecem, outra característica importante do pensamento adolescenteé a tomada de consciência da variedade de estratégias de aprendizagem que poderão ser utilizadas.

A sequência CORRETA é:
9.
QPCI202036Educação Infantil
Ano:2019Banca:INSTITUTO CONSULPLANÓrgão:Pref. Pitangueiras/SP

Os projetossão conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto final que se quer obter. (RCNEI – Volume 1.)

Sobre os projetos de trabalho, é INCORRETO afirmar que:
10.
QPCI214466Educação Infantil
Ano:2019Banca:EPBAZIÓrgão:Pref. Guatambu/SC

No desenvolvimento histórico das teorias da educação, a pedagogia moderna constituiu-se especialmente das vertentes tradicional e progressista. Na vertente tradicional, destacam-se Pestalozzi e Herbart e, na progressista, Dewey. Esses teóricos formularam importantes princípios, teorias e ideias que exerceram marcante influência no campo da educação, particularmente na didática. Nesse sentido, analise o trecho a seguir. Suas ideias demarcam a vertente da pedagogia tradicional, denominada Pedagogia Intuitiva, cuja característica básica é oferecer, na medida do possível, dados sensíveis à percepção e observação dos alunos. Essa pedagogia fundamentava-se na psicologia sensualista, cujos representantes afirmavam que toda a vida mental se estrutura baseando-se nos dados dos sentidos, ou, empregando um vocabulário pedagógico, valendo-se do concreto. O trecho citado diz respeito a: