Educação Infantil

1.
QPCI66653Educação Infantil
Ano:2019Banca:CONSULPAMÓrgão:Pref. Quadra/SP



EVASÃO ESCOLAR
- Alguma dúvida acerca do trabalho em grupo sobre o sistema respiratório?
-Sim, Professora... O que é trabalho em grupo?


O conhecimento, valores, habilidades e a questão da cidadania quando não internalizada pelo aluno, geram muitas vezes, notas baixas, reprovação, e em alguns casos ao abandono da escola. Assim, o fracasso escolar pode ser compreendido como a consequência para uma não apropriação do aprendizado. Sobre o tema comentado, o que NÃO diz respeito está inserido na alternativa:
2.
QPCI79876Educação Infantil
Ano:2019Banca:IDHTECÓrgão:Pref. Macaparana/PE

A discussão acerca da necessidade de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico se fundamenta nos princípios de:
3.
QPCI94412Educação Infantil
Ano:2018Banca:MACHADO DE ASSISÓrgão:Pref. Floriano/PI

As concepções que norteiam as práticas educativas dos professores estão sustentadas por tendências pedagógicas, que refletem a forma pela qual é compreendido o processo de ensino-aprendizagem. A tendência progressista Libertadora: 

  1. Originou-se de princípios não formais de educação. 
  2. Defende a transformação da sociedade por meio da educação. 
  3. O professor e os alunos devem conhecem a realidade e interagir com ela. 
  4. Os conteúdos são sempre retirados da realidade prática. 
  5. Defende a memorização de conteúdos estabelecidos pelos educadores. 
Está CORRETO o que se afirma em:
4.
QPCI95640Educação Infantil
Ano:2018Banca:UNOESCÓrgão:Pref. Erval Velho/SC

Assinale a alternativa que cita as etapas da Educação Básica segundo a LDB n. 9394/96:
5.
QPCI107850Educação Infantil
Ano:2020Banca:IDCAPÓrgão:Pref. Serra/ES

“O que se parece com uma maior liberdade do indivíduo na sala de aula, no nível do ‘currículo social oculto’, pode ter como resultado um maior controle sobre a compreensão e aprendizagem cultural e a promoção de ordens sociais existentes, através do(a)/s __________.”
(Bernstein, 1973)(COOK-GUMPERZ, Jenny. A Construção Social DaAlfabetização, ARTMED. São Paulo. Cap. A ConstruçãoSocial da Alfabetização. p. 52.)

Marque a expressão que completa coerentemente o texto.
6.
QPCI114771Educação Infantil
Ano:2020Banca:IDCAPÓrgão:Pref. Santa Leopoldina/ES

O projeto didático pode ser entendido como uma estratégia pedagógica de ensino aprendizagem organizada em três fases: 

  1. Planejamento – elaboração do projeto, ou seja, a definição de objetivos e o planejamento das atividades a serem realizadas. 
  2. Execução – é o procedimento, isto é, o desenvolvimento das atividades planejadas no projeto, “o fazer pedagógico”. 
  3. Apresentação do projeto, obrigatoriamente, para melhor seleção dos alunos através de notas. 
  4. Avaliação dos procedimentos que nos propomos a realizar no projeto. A avaliação é a forma de verificar se as crianças estão aprendendo com as atividades pedagógicas que estão sendo desenvolvidas, ou se estão com dificuldades em realizar essas atividades. Se estão com dificuldade, então é necessário rever os procedimentos e modificá-los. 
Assinale a alternativa correta quanto as fases do projeto didático:
7.
QPCI123083Educação Infantil
Ano:2019Banca:FUNCERNÓrgão:Pref. Apodi e Itaú/RN

Leia o fragmento textual a seguir.

    Tentar definir o jogo não é tarefa fácil. Quando se pronuncia a palavra jogo, cada um pode entendê-la de modo diferente. Pode-se estar falando de jogos políticos, de adultos, de crianças, animais ou amarelinha, xadrez, adivinhas, contar estórias, brincar de “mamãe e filhinha”, futebol, dominó, quebra-cabeça, construir barquinho, brincar na areia e uma infinidade de outros. Tais jogos, embora recebam a mesma denominação, têm suas especificidades.
Fonte: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. Pro-Posições, vol. 6, Nº 2[17], 46-63, Junho de 1995.

Ao abordar o jogo sob a perspectiva de um sistema de regras, é correto afirmar que
8.
QPCI198745Educação Infantil
Ano:2019Banca:CRESCER CONSULTORIASÓrgão:Pref. Brejo de Areia/MA

As transformações a nível intelectual são de extrema importância durante a adolescência, visto que, nessa fase, a inteligência toma a sua forma final com o pensamento abstrato ou formal. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) As transformações a nível intelectual durante a adolescência podem influenciar no entendimento das regras. Esse pensamento tido como período das operações formais, vai ajustar o adolescente ao mundo real e ao seu quotidiano, além disso, proporcionando a capacidade de formular grandiosas teorias e ideias.
( ) As transformações emocionais que ocorrem na adolescência não dependem das transformações cognitivase, uma das grandes transformações do estágio de desenvolvimento operatório formal é o surgimento do pensamento hipotético-de dutivo, diferente do estágio operatório concreto, em que a criança apenas raciocina sobre proposições que julgasse verdadeiras, apoiando-se no concreto para isso.
( ) Na fase da adolescência o ser humano torna-se capaz de raciocinar corretamente sobre proposições em que não acredita, ou ainda não acredita, isto é, ou seja, pensa e reflete hipoteticamente. Desta forma, adquire a capacidade de ultrapassar, pelo pensamento, situações vividas e a projetarideias para o futuro.
( ) A autorreflexão permite um amplo alargamento da imaginação. Os adolescentes podem tomar consciência da forma como conhecem para além daquilo que conhecem, outra característica importante do pensamento adolescenteé a tomada de consciência da variedade de estratégias de aprendizagem que poderão ser utilizadas.

A sequência CORRETA é:
9.
QPCI198751Educação Infantil
Ano:2019Banca:CRESCER CONSULTORIASÓrgão:Pref. Brejo de Areia/MA

Analise o trecho a seguir.

Partindo da observação da realidade, o estudante levanta pontos-chave a serem objeto de teorização, com o intuito de elaborar hipóteses de ações aplicáveis na própria realidade. O desenvolvimento da autonomia cognitivo intelectual ocorre na sequência da ação- -reflexão-ação.
O trecho em destaque diz respeito à:
10.
QPCI200342Educação Infantil
Ano:2019Banca:IPEFAEÓrgão:Pref. Andradas/MG

Atendendo às necessidades de higiene e saúde de seus usuários, a unidade de educação infantil deve ter acesso privilegiado aos serviços básicos de: