Educação Infantil

1.
QPCI79887 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: IDHTEC Órgão: Pref. Macaparana/PE

A teoria de Piaget parte da perspectiva de que o sujeito constrói seu conhecimento quando interage com a realidade. Para ele, o desenvolvimento é um processo sequencial marcado por etapas, denominadas de estágios cognitivos. Dentre esses estágios destacam-se:
2.
QPCI90605 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: EXATUS Órgão: Pref. Quarto Centenário/PR

A contação de histórias é uma atividade fundamental que transmite conhecimentos e valores, sua atuação é decisiva na formação e no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O uso dessa ferramenta possibilita a criança, EXCETO:
3.
QPCI96674 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: MACHADO DE ASSIS Órgão: Pref. São Bernardo/MA

A Educação Inclusiva favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar. Assinale a alternativa incorreta em relação à Educação Inclusiva.
4.
QPCI107845 Educação Infantil Ano: 2020 Banca: IDCAP Órgão: Pref. Serra/ES

“Somente o homem é um animal político, isto é, social e cívico, porque somente ele é dotado de linguagem. A linguagem permite ao homem exprimir-se e é isso que torna possível a vida social”, disse Aristóteles (384-322 a.C).
Considerando as “Exigências da escola quanto à linguagem”, marque a alternativa correta.
5.
QPCI113910 Educação Infantil Ano: 2020 Banca: AOCP Órgão: Pref. Novo Hamburgo/RS

No que diz respeito às competências gerais da educação básica, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( )Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital.
( )Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais.
( )Concordar com os dados e informações ambíguas, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos.
( )Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.
6.
QPCI134455 Educação Infantil Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Panambi/RS

Analise as afirmações abaixo quanto ao currículo infantil:

  1. O currículo holístico tem como pressuposto que a aprendizagem se dá ao longo da vida e que o currículo deve apoiar o desenvolvimento e os interesses das crianças. As brincadeiras, as interações e os projetos realizados através da escuta atenta e da consideração das manifestações infantis são os pilares desse currículo.
  2. O currículo é vivo, é ação, é prática que se manifesta no cotidiano das nossas ações com as crianças e que articula quem elas são, o que pensam, o que sabem, com aquilo que desejamos que elas aprendam.
  3. O currículo na Educação Infantil é marcado por linguagens. As crianças nascem imersas em um mundo com diferentes linguagens e práticas sociais utilizadas para as pessoas se expressarem, se comunicarem entre si e se organizarem socialmente.
  4. Na Educação Infantil, cuidar e educar são indissociáveis e significam: a garantia da proteção, bem-estar e segurança das crianças; a atenção às suas necessidades físicas, afetivas, sociais, cognitivas; e o planejamento de espaços que estimulem sua imaginação e agucem sua curiosidade.
O resultado da soma dos números correspondentes às assertivas corretas é:
7.
QPCI182861 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: CETREDE Órgão: Pref. Juazeiro do Norte/CE

Leia a afirmativa a seguir e marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS. A exploração do meio constitui um recurso importante para se promover a integração dos conhecimentos das ciências na Educação Infantil. Para tanto, é necessário oferecer, no cotidiano escolar, vivências culturais que oportunizem às crianças o conhecimento do mundo que as cerca. Por isso o planejamento das atividades deve considerar o(a)
( )participação das crianças nas decisões sobre o que e como investigar.
( )exploração e observação do meio natural e social para a construção do conhecimento.
( )desenvolvimento da capacidade de memorizar e repetir as respostas prontas.
( )estudo de temas do cotidiano como forma de melhorar a qualidade de vida.
( )desenvolvimento da capacidade de pensar e resolver problemas.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.a)
8.
QPCI221263 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: AMEOSC Órgão: Pref. de Santa Helena/SC

Na Educação Infantil a(o) _________________ é instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca pelo professor de melhores caminhos para orientar as crianças, conforme ele pesquisa que elementos podem estar contribuindo, ou dificultando, as possibilidades de expressão da criança, sua aprendizagem e desenvolvimento. Ela deve se basear na observação sistemática dos comportamentos de cada criança, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano, com utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.), feita ao longo do período em muitos e diversificados momentos.
9.
QPCI221368 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: AMEOSC Órgão: Pref. de Santa Helena/SC

De acordo com os estudos de Piaget, é somente por meio do aparecimento da _____________que o comportamento humano é modificado: estas modificações acontecem na conduta e, principalmente, na socialização da criança, em seu pensamento e, consequentemente, nas relações afetivas.]

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna no texto.
10.
QPCI228293 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: GS ASSESSORIA E CONSULTORIA Órgão: Pref. Irati/SC

Leia atentamente casa item das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.

  1. São orientações para estabelecer, por exemplo, acesso, inclusão e equidade, qualidade, oportunidades de aprendizado e desenvolvimento ao longo da vida etc.
  2. A razão ou o que explica a importância das práticas propostas. Princípios devem ser internalizados, consultados e devem guiar as práticas propostas.
  3. Indicadores: instrumento de quantificação para aferir o nível de aplicabilidade do parâmetro. Parâmetros são mais amplos e genéricos, indicadores mais específicos e precisos. Indicadores, enquanto medidas quantitativas, podem ser usados para verificar o andamento ou a qualidade dos processos de implementação das Políticas Públicas de Educação Infantil.

Assinale a alternativa correta.