Educação Física

1.
QPCI41650 Educação Física Ano: 2019 Banca: QUADRIX Órgão: CREF20/SE

Os estabelecimentos de prestação de serviços na área das atividades físicas e esportivas terão, obrigatoriamente, a assistência de responsável técnico, registrado no Conselho Regional de Educação Física, conforme a Resolução CONFEF n.º 134/2007. Nesse sentido, julgue os itens 115 e 116.

A responsabilidade técnica somente poderá ser exercida por profissional de educação física em, no máximo, dois estabelecimentos em horários compatíveis.
2.
QPCI66410 Educação Física Ano: 2019 Banca: Pref. Arapiraca/AL Órgão: Pref. Arapiraca/AL

De acordo com McArdle, Katch e Kacth (2015), acompanhando diferentes grupos de pessoas na prática diária do trabalho, o profissional de Educação Física percebe a necessidade de fazer testes e avaliações para posterior análise e alcance dos objetivos dos diferentes alunos. Marque a alternativa INCORRETA com relação as CONTRAINDICAÇÕES ABSOLUTAS em um teste de esforço:
3.
QPCI66472 Educação Física Ano: 2019 Banca: Pref. Arapiraca/AL Órgão: Pref. Arapiraca/AL

Consoante Oliveira (2007), a ginástica laboral é classificada em cinco tipos, dependendo do horário e do objetivo. Assinale a alternativa CORRETA:
4.
QPCI76277 Educação Física Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Campo Bom/RS

Em relação às habilidades motoras fundamentais, analise as assertivas abaixo:

  1. A criança cognitiva e fisicamente normal progride de um estágio a outro de suas habilidades motoras fundamentais de maneira não sequencial, sendo influenciada muito pouco pela maturação e tampouco pela experiência.
  2. Condições ambientais, como as oportunidades para a prática, o encorajamento e a instrução, são cruciais para o desenvolvimento dos padrões maduros de movimentos fundamentais.
  3. O desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais é básico para o desenvolvimento motor das crianças. Uma grande variedade de experiências motoras fornece às crianças uma profusão de informações que são a base das percepções que elas têm de si mesmo e do mundo que as cerca.
Quais estão corretas?
5.
QPCI84979 Educação Física Ano: 2019 Banca: UFSC Órgão: UFSC

Tanto a proposta crítico-superadora quanto a proposta crítico-emancipatória, segundo Bracht (1999, p. 81), “sugerem procedimentos didático-pedagógicos que possibilitem, ao tematizarem as formas culturais do movimentar-se humano (os temas da cultura corporal ou de movimento), propiciar um esclarecimento crítico a seu respeito, desvelando suas vinculações com os elementos da ordem vigente, desenvolvendo, concomitantemente, as competências para tal”. Assinale a alternativa que indica corretamente, com relação às referidas propostas, quais são essas competências.
6.
QPCI100854 Educação Física Ano: 2018 Banca: INSTITUTO EXCELÊNCIA Órgão: Pref. Matão/SP

O esporte educacional pode ser reconhecido como as manifestações esportivas as quais se atribuem compromissos pedagógicos no âmbito da educação e formação de crianças e adolescentes. Sobre o esporte educacional é CORRETO afirmar:
7.
QPCI104540 Educação Física Ano: 2018 Banca: ITAME Órgão: Pref. Firminópolis/GO

O início da Educação Física escolar no Brasil,iniciou em 1851, com a reforma Couto Ferraz. No entanto Rui Barbosa lançou parecer sobre a “reformado ensino primário, secundário e superior” somente em 1882, relatando a importância da Educação Física nos países mais desenvolvidos. Nesse primeiro momento como a Educação Física foi denominada? Marque a alternativa correta.
8.
QPCI153904 Educação Física Ano: 2020 Banca: CONTEMAX Órgão: Pref. Mataraca/PB

Marque a alternativa que contém o número debatimentos cardíacos máximo de um indivíduo com 30 anos de idade após o cálculo simples sem levarem consideração a fórmula de Tanaka.
9.
QPCI161389 Educação Física Ano: 2020 Banca: CPCON/UEPB Órgão: Pref. Sapé/PB

Em relação ao objetivo geral do treinamento de resistência geral (cardiorrespiratória, especialmente aeróbica), caracterizando-se por adaptações fisiológicas específicas, assinale a alternativa que contempla a resposta CORRETA.
10.
QPCI205011 Educação Física Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IFPB

A Educação Física (EF), integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno (Redação dada pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003