UFAL - Universidade Federal de Alagoas - AL

UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 59, DE 12 DE ABRIL DE 2010

Notícia:   Universidade Federal de Alagoas - UFAL abre 53 vagas de Professor Superior

A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho da UFAL, no uso de suas atribuições legais e considerando a delegação de competências decorrente da Portaria GR nº 116, de 04 de março de 2008, publicada no DOU de 01/04/2008, torna público a reabertura das inscrições para o concurso público aberto pelo edital nº 01, de 04 de janeiro de 2010, publicado no DOU de 05/01/2010, para o provimento de cargos vagos na carreira de docente do magistério superior, não preenchidos naquele edital, mediante as condições estabelecidas neste edital.

1. DOS CARGOS E REMUNERAÇÃO

1.1. São objetos deste edital os cargos de Docente do Magistério Superior conforme o quadro a seguir, observando-se ainda a descrição de vagas do Anexo I deste edital:

QUADRO DE VAGAS

REMUNERAÇÃO (Lei nº 11.784/2008) - em R$

CLASSE

NÍVEL

REGIME

VAGAS

VENCIMENTO BÁSICO (A)

RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO(B)

GRATIF. ESPECÍFICA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR - GEMAS (C)

TOTAL (A+B+C)

AUXILIAR

1

40h

01

1.115,02

82,09

1.009,18

2.206,29

ASSISTENTE

1

20h

01

645,76

226,77

965,56

1.838,09

1

D.E.

03

2.001,86

1.406,62

1.034,12

4.442,60

ADJUNTO

1

40h

01

1.495,94

1.602,91

1.018,50

4.117,35

1

D.E.

01

2.318,71

3.365,27

1.038,87

6.722,85

2. DOS PEDIDOS DE INSCRIÇÃO E HOMOLOGAÇÃO

2.1. O candidato deverá fazer o pedido de inscrição no concurso através do site www.copeve.ufal.br, entre as 17 horas do dia 13/04/2010 e às 17 horas do dia 13/05/2010.

2.2. Não serão aceitos pedidos de inscrição extemporâneos.

2.3. As taxas de inscrição corresponderão aos seguintes valores:

CLASSE

NÍVEL

REGIME

TAXA DE INSCRIÇÃO (R$)

AUXILIAR

1

40h

55,15

ASSISTENTE

1

20h

45,95

1

D.E.

111,06

ADJUNTO

1

40h

102,93

1

D.E.

168,07

2.4. O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 13/05/2010, por meio de Guia de Recolhimento da União, emitida no momento do pedido de inscrição.

2.5. Em atenção à Súmula nº 266, do Superior Tribunal de Justiça, serão homologadas as inscrições dos candidatos que registrarem pedido de inscrição no site www.copeve.ufal.br e efetuarem o pagamento da taxa de inscrição na forma e prazos previstos neste edital.

2.6. A homologação das inscrições será publicada no site www.copeve.ufal.br até 18/05/2010.

2.7. O candidato que tiver sua inscrição indeferida poderá recorrer à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho - Progep, no primeiro dia útil a partir da data de publicação das homologações.

2.8. O recurso será feito via FAX (0**82) 3214-1034.

2.9. Na data designada para o Sorteio do Ponto para a Prova Didática o candidato deverá entregar na secretaria da respectiva Unidade Acadêmica (conforme endereços no anexo IV do Edital nº 01/2010), entre as 08 e 18 horas, envelope contendo todos os documentos descritos no item 6.5, e subitens daquele Edital.

3. ISENÇÃO DE INSCRIÇÃO

3.1. Poderão pleitear isenção da taxa de inscrição os candidatos que preencherem os seguintes requisitos:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto no 6.135, de 26 de junho de 2007; E

b) for membro de família de baixa renda - aquela com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos.

3.2. A isenção mencionada no item 3.1 deverá ser solicitada no momento da inscrição, até as 17 horas do dia 30/04/2010.

3.3. O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no site www.copeve.ufal.br, e no quadro de avisos das Unidades Acadêmicas até o dia 07/05/2010.

3.4. Os candidatos que tiverem o pedido de isenção indeferido deverão pagar o valor integral da taxa de inscrição até o último dia do prazo previsto no item 2.4. deste edital.

4. DAS PROVAS

4.1 O concurso constará das seguintes etapas: Prova Escrita, Prova Didática, Defesa do Plano de Atividades Acadêmicas e Prova de Títulos, na forma já prescrita no edital nº 01/2010;

4.2. O cronograma e os locais de realização das provas serão divulgados no site www.copeve.ufal.br e nos quadros de aviso das Unidades Acadêmicas, até o dia 23/04/2010.

4.3. As provas serão realizadas entre os meses de maio e junho de 2010, de acordo com o cronograma.

4.4. O candidato deverá comparecer ao local das provas com 30 (trinta) minutos de antecedência, munido da Carteira de Identidade ou outro documento oficial com foto.

4.4.1. Não será admitida a participação do candidato sem identificação.

4.4.2. Durante a realização das provas não será permitido o uso de telefones celulares, pager ou qualquer outro equipamento eletrônico ou material incompatível com o ambiente de avaliação, sob pena de eliminação.

4.5. Em hipótese alguma haverá segunda chamada para o início das provas, sendo considerado desistente o candidato que não estiver presente no horário de início.

4.6. O programa para as provas escrita e didática constará de 10 (dez) pontos sobre matéria da Área de Estudo objeto do concurso, de acordo com o Anexo II deste Edital.

4.7. Serão disponibilizados no site www.copeve.ufal.br, até o dia 16/04/2010, os documentos que servirão de referência para a elaboração do Plano de Atividades acadêmicas - PAA, a saber:

a) Projeto Pedagógico Institucional da UFAL;

b) Projeto Pedagógico de referência para os cursos envolvidos;

d) Estatuto e Regimento Geral da UFAL.

5. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

5.1. Aplicam-se a este edital complementar as regras da Portaria nº 298, do Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, de 17 de setembro de 2009, publicada no DOU de 18/09/2009, seção 1, página 102.

5.2. Não havendo candidatos inscritos ou aprovados nas vagas deste edital, a UFAL poderá reabrir as inscrições, alterando, ou não, as exigências mínimas para provimento dessas vagas.

5.3. Estão mantidas as demais disposições do edital nº 01/2010.

5.4. Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho.

SÍLVIA REGINA CARDEAL
PRÓ-REITORA

ANEXO I

QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS

UNIDADES

CÓD.

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG.

TITULAÇÃO MÍNIMA

CTEC

APO03

01

Construção Civil

Assistente1

DE

Graduação em Engenharia Civil, e Mestrado em Engenharia Civil (com Área de Concentração em Construção Civil) ou em Engenharia da Produção (com Área de Concentração em Administração da Produção).

FAMED

APO07

01

Gastroenterologia Clínica

Auxiliar2

40h

Graduação em Medicina, e Especialização ou Residência Médica em Gastroenterologia Clínica.

FEAC

EXO04

01

Gestão de Operações e Métodos Quantitativos em Administração

Assistente

20h

Graduação em Administração e Mestrado em Administração ou Áreas Afins.

ICBS

APO11

01

Microbiologia

Adjunto

DE

Graduação em Ciências Biológicas ou áreas afins, e Doutorado em Microbiologia ou Áreas Afins.

ICBS

APO12

01

Farmacologia

Adjunto

40h

Graduação Ciências Biológicas ou Ciências da Saúde e Doutorado em Farmacologia, ou Bioquímica, ou Biologia Celular e Molecular ou Biotecnologia em Saúde com Área de Concentração em Farmacologia.

ICHCA

APO14

01

Clarineta, Teoria e Historia da Música

Assistente

DE

Licenciatura em Música ou Bacharelado em Clarineta, e Mestrado em Clarineta.

ICHCA

APO15

01

Teatro de Animação, Maquiagem, Figurino e Iluminação

Assistente

DE

Graduação em Teatro ou Artes Cênicas, e Mestrado em Teatro ou Artes Cênicas.

1 Retificação feita pelo Edital nº 66/2010, publicado no DOU de 16/04/2010, seção 3, página 94.

ANEXO II

PROGRAMA PARA PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA

UNIDADES

CÓD.

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG.

CTEC

APO03

01

Construção Civil

Assistente1

DE

DISCIPLINAS:

Tecnologia da Construção Civil 1, Tecnologia da Construção Civil 2, Gerência e Empreendimentos na Construção Civil, Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão de Resíduos Sólidos, Planejamento e Gestão da Produção na Construção Civil , Métodos Construtivos, Ética e Relações do Trabalho, Materiais de Construção 1, Materiais de Construção 2, Laboratório de Materiais

PONTOS:

1. Contratação de obras, de serviços de engenharia e de mão-de-obra;

2. Execução de obras: etapas e procedimentos.

3. Gestão de materiais;

4. Gestão do processo de projeto

5. Logística e leiaute de canteiro;

6. Modulação, racionalização e industrialização na construção civil;

7. Orçamento e gestão de custos;

8. Planejamento e controle de obras;

9. Sistemas de gestão da qualidade;

10. Sistemas e métodos construtivos.

1 Retificação feita pelo Edital nº 66/2010, publicado no DOU de 16/04/2010, seção 3, página 94.

UNIDADES

CÓD.

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG.

FAMED

APO07

01

Gastroenterologia Clínica

Auxiliar2

40h

DISCIPLINAS:

1. Saúde do adulto e idoso IV

2. Semiologia Integrada

3. BMF - Tutoria

PONTOS:

1. Doença do refluxo gastroesofágico e duodenogastroesofágico

2. Úlcera péptica

3. Doença hepática crônica

4. Hipertensão portal

5. Doença inflamatória intestinal

6. Semiotécnica do Sistema Digestivo

7. Semiotécnica do Sistema Cardiovascular

8. Semiotécnica do Sistema Respiratório

9. Semiotécnica do Sistema Neurológico 10.Semiotécnica do Sistema Urinário

10. Sistemas e métodos construtivos.

1 Retificação feita pelo Edital nº 66/2010, publicado no DOU de 16/04/2010, seção 3, página 94.

UNIDADES

CÓD.

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG.

FEAC

EXO04

01

Gestão de Operações e Métodos Quantitativos em Administração

Assistente

20h

DISCIPLINAS:

1. Gestão da Produção;

2. Pesquisa Operacional;

3. Estatística;

4. Matemática;

5. Logística.

PONTOS:

1. Projeto e gestão da cadeia de suprimentos;

2. Controle estatístico de qualidade;

3. Estatística uni e bi variada;

4. Probabilidade: conceitos e aplicações;

5. Modelos de regressão;

6. Previsão;

7. Planejamento da produção e vendas agregadas;

8. Modelos de controle de estoque;

9. Modelos de programação linear: métodos gráficos e computacionais;

10.Técnicas estatísticas multivariadas e suas aplicações em administração.

UNIDADES

CÓD.

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG.

ICBS

APO11

02

Microbiologia

Adjunto

DE

DISCIPLINAS:

Bacteriologia, Microbiologia Clínica, Bacteriologia e Micologia, Microbiologia, Micologia e Micologia Clínica.

PONTOS:

1. Morfologia, fisiologia e genética das bactérias;

2. Resistência microbiana;

3. Cocos piogênicos;

4. Doenças bacterianas dos sistemas nervoso central e circulatório;

5. Doenças bacterianas do sistema respiratório;

6. Doenças bacterianas do trato gastrointestinal;

7. Doenças sexualmente transmissíveis;

8. Morfologia, fisiologia e genética de fungos;

9. Principais micoses de importância médica: superficiais e subcutâneas;

10. Principais micoses de importância médica: sistêmicas e oportunistas.

UNIDADES

CÓD.

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG.

ICBS

APO12

01

Farmacologia

Adjunto

40h

DISCIPLINAS:

1. Farmacologia Geral,

2. Farmacologia na Agressão e Defesa,

3. Farmacologia na Saúde da Criança e do Adolescente,

4. Farmacologia na Saúde do Adulto e do Idoso,

5. Farmacologia Clínica para o Curso de Nutrição,

6. Farmacologia Clínica para o curso de Odontologia.

PONTOS:

1. Receptores Farmacológicos e seus Sistemas Efetores;

2. Farmacocinética: Absorção, Biodistribuição, Metabolismo e Eliminação;

3. Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo: Adrenérgicos e Antiadrenérgicos;

4. Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo: Colinérgicos e Anticolinérgicos;

5. Farmacologia Cardiovascular: Vasodilatadores;

6. Farmacologia dos Anti-inflamatórios: Não-esteroidais;

7. Farmacologia dos Hipnóticos e Ansiolíticos;

8. Farmacologia dos Analgésicos de Ação Central;

9. Farmacologia dos Hipoglicemiantes Orais;

10. Farmacologia dos Antimicrobianos: Beta lactâmicos.

UNIDADES

CÓD.

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG.

ICHCA

APO14

01

Clarineta, Teoria e Historia da Música

Assistente

DE

DISCIPLINAS:

1. Contraponto 1 e 2

2. Harmonia 1 e 2

3. Análise Musical 1 e 2

4. História da Música 1 e 2

5. Prática de Instrumento 1 e 2

6. Prática de Conjunto

7. Música Brasileira

8. Instrumentação e Orquestração 1 e 2

PONTOS:

1. História e evolução da clarineta;

2. Diferenças acústicas entre as clarinetas;

3. Técnica de execução da clarineta e interpretação musical;

4. Literatura da música de câmara para clarineta;

5. Literatura da música sinfônica para clarineta;

6. Pedagogia musical aplicada à clarineta;

7. Os concertos para clarineta de Weber;

8. O concerto para clarineta de Mozart;

9. As sonatas para clarineta de Brahms;

10. A música para clarineta no Brasil no século XX.

UNIDADES

CÓD.

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG.

ICHCA

APO15

01

Teatro de Animação, Maquiagem, Figurino e Iluminação

Assistente

DE

DISCIPLINAS:

1. Teatro de Animação,

2. Teatro e Educação,

3. Maquiagem e Caracterização,

4. Figurino, Iluminação,

5. Teatro na Escola e

6. Laboratório de Prática Teatral.

PONTOS:

1. O Teatro de Animação: vivencias e atividades criativas;

2. Metodologia, situações educacionais e criatividade teatral a partir da maquiagem, figurino e iluminação;

3. Iluminação Cênica: meios e materiais de confecção;

4. Teatro de Animação: improvisação e interpretação;

5. O Figurino cênico e sua interface com a maquiagem e a iluminação;

6. Técnicas de maquiagem, mapas e máscaras cênicas;

7. Aspectos pedagógicos do teatro de animação;

8. Concepção e confecção de figurinos e indumentária - desenho de figurino e indumentária e técnicas para confecção de figurino e indumentária;

9. Conhecimento teórico e prático de maquiagem e suas aplicações para a cena - técnicas de uso de luz e sombra, deformações, envelhecimento;

10. As funções expressivas e comunicativas da maquiagem teatral na criação do personagem e o conhecimento dos materiais cosméticos.