Estado - RS publica edital do Concurso do Magistério, com dez mil vagas

Concurso Público para Professor no Rio Grande do Sul oferece 10.000 vagas em diversas áreas de conhecimento, inscrições até 3 de fevereiro.
Terça-feira, 31 de janeiro de 2012 às 17h45
Estado - RS publica edital do Concurso do Magistério, com dez mil vagas

A Secretaria de Estado da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, torna público que realizará Concurso Público, através de provas seletivas de caráter competitivo, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos - FDRH, para o provimento de cargo de Professor do Quadro de Carreira do Magistério Público, sob o regime estatutário.

O Concurso Público destina-se ao provimento de 10.000 vagas para o cargo de professor.

Das Inscrições:

As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela Internet, no período de 16 de janeiro a 3 de fevereiro de 2012, no Formulário Eletrônico de Inscrição específico, disponível no endereço eletrônico www.fdrh.rs.gov.br.

A jornada de trabalho é de 20 horas semanais e os vencimentos variam de R$ 395,54 a R$ 1.186,62, de acordo com a titulação do candidato.

Das Vagas:

  • Linguagens e suas Tecnologias (2.892), Matemática e suas Tecnologias (1.193), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (1.561), Ciências Humanas e suas Tecnologias (1356), Educação Básica: etapas e modalidades - Anos Iniciais (1.640), Educação Especial (192), Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Língua Guarani (8), Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Língua Kaingang (27), Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Língua Portuguesa com conhecimento de Língua Kaingang (4), Anos Finais e Ensino Médio Língua Kaigang (10), Matérias Pedagógicas (33), Libras (12);
  • Educação Profissional e suas Tecnologias: Controle e Processos Industriais - Mecânica (48), Eletrotécnica (24), Eletrônica (36), Eletromecânica (42), Metalurgia (2), Química (10); Gestão e Negócios - Administração (93), Contabilidade (161), Secretariado (36), Comércio Exterior (6), Comércio (18), Segurança do Trabalho (12), Vendas (3), Logística (3); Hospitalidade e Lazer - Turismo e Hospedagem; Eventos e Hotelaria (19), Informação e Comunicação - Informática; Informática para Internet; Manutenção e Suporte em Informática; Rede de Computadores (13); Infraestrutura - Edificações (16), Estradas (7); Produção Alimentícia - Agroindústria (6); Produção Cultural e Design - Design de Interiores (2), Design de Móveis (8), Publicidade (7); Produção Industrial - Móveis (9), Celulose e Papel (3); Recursos Naturais - Agronegócio (5), Agricultura (8), Agropecuária (98), Florestal (5), Meio Ambiente (9), Controle Ambiental (3), Zootecnia (8); Saúde - Gerência em Saúde (6), Nutrição e Dietética (12), Análises Clínicas (3), Radiologia (5), Prótese Dentária (2), Enfermagem (25).

Das Provas:

O Concurso será constituído de duas provas objetivas, de caráter eliminatório, e de prova de títulos, de caráter classificatório.

Aos candidatos ao cargo de Professor Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, será aplicada uma prova objetiva, de conhecimentos gerais (Conhecimentos Pedagógicos e Legislação) e Língua Portuguesa, composta de 35 questões, e a outra prova, relativa á área de conhecimento e habilitação do professor, composta de 25 questões.

Aos candidatos ao cargo de Professor Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Especial será aplicada uma prova objetiva, de conhecimentos gerais (Conhecimentos Pedagógicos e Legislação) e Língua Portuguesa, composta de 25 questões, e a outra prova, relativa á área de conhecimento do professor, composta de 35 questões.

Aos candidatos da Educação Indígena, ao cargo de professor:

a) de Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Língua Guarani, será aplicada uma prova objetiva única, em Língua Guarani, composta de 60 questões, que versa sobre proficiência em Língua Guarani, conhecimentos pedagógicos da modalidade educação escolar indígena e legislação da educação indígena.

b) de Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Língua Kaingang, será aplicada uma prova objetiva única, em Língua kaingang (70%) e Língua Portuguesa (30%), composta de 60 questões, que versa sobre proficiência em Língua kaingang e conhecimentos de Língua Portuguesa, conhecimentos pedagógicos da modalidade educação escolar indígena e legislação da educação indígena.

c) de Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Língua Portuguesa com conhecimento de Língua Kaingang, será aplicada uma prova objetiva única, em Língua Portuguesa (70%) e Língua Kaingang (30%), composta de 60 questões, que versa sobre proficiência em Língua Portuguesa e conhecimentos de Língua Kaingang, conhecimentos pedagógicos da modalidade educação escolar indígena e legislação da educação indígena.

d) de Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio Indígena serão aplicadas: a) prova objetiva, em Língua Portuguesa, composta de 25 questões, que versa sobre proficiência em Língua Portuguesa, Conhecimentos Pedagógicos da modalidade educação escolar indígena e Legislação da educação indígena; e b) prova objetiva, em Língua Portuguesa, composta de 35 questões, da área de conhecimento (para os anos finais do Ensino Fundamental) e de conhecimentos específicos relativos à habilitação do candidato (para o Ensino Médio).

Os candidatos da Educação Profissional será aplicada uma prova objetiva, de conhecimentos gerais (Conhecimentos Pedagógicos e Legislação) e língua Portuguesa, composta de 30 questões, e a outra prova, relativa á área de conhecimento e habilitação do professor, composta de 30 questões.

As provas objetivas serão realizadas em espaços localizados no município sede das Coordenadorias Regionais, e terão duração de 4 horas.

As informações sobre a data, a hora e o local das provas objetivas serão publicadas, no mínimo, com 8 dias de antecedência.

A divulgação oficial das informações referentes a este Concurso, editais ou avisos, até a homologação de seus resultados finais, dar-se-á através de publicações no Diário Oficial do Estado; na Secretaria Estadual da Educação - SEDUC, localizada na Avenida Borges de Medeiros, nº. 1501, Plataforma em Porto Alegre-RS; Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos - FDRH, situada na Avenida Praia de Belas, nº. 1595, Bairro Menino Deus, em Porto Alegre-RS.

Compartilhe: