DPU - RJ oferece 50 vagas para estagiários de Direito

Inscrições abertas para 50 vagas de estágio na Defensoria Pública da União no RJ, sem exigência de estar no 7º período.
Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 às 14h22
DPU - RJ oferece 50 vagas para estagiários de Direito

Está marcada para a próxima sexta-feira (14) mais uma prova do Processo Seletivo Permanente para Estágio Remunerado na Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro (DPU/RJ). Serão oferecidas 50 vagas para alunos de Direito que estudam em instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC. A carga horária do estágio é de 30 horas semanais (6 h/dia), com remuneração de R$ 520,00, além do auxílio transporte, no valor de R$ 6,00 por dia efetivamente estagiado, e seguro contra acidentes pessoais.

Desde julho deste ano, o certame passou a se realizar mensalmente, com provas aplicadas sempre na primeira sexta-feira de cada mês, na sede da unidade, nos horários da manhã (10h às 12h) e da tarde (14h às 16h). Em caso de feriado, como ocorreu em setembro, a data do exame passa para a sexta-feira seguinte.

Os candidatos podem se inscrever até a véspera da data marcada para o exame, na sede da DPU/RJ (Rua da Alfândega, nº 70, Centro), nos dias úteis, entre 8h30 e 16h, ou solicitar a inscrição por meio do e-mail academico.rj@dpu.gov.br até às 12h do dia da prova.

No ato de inscrição deverá ser informado um e-mail (único meio de contato durante o certame), para o envio da confirmação da inscrição e da data de realização do exame. O candidato deverá ainda optar pelo turno (manhã ou tarde) e pelo local (Centro ou Ilha do Governador) de estágio.

Nos dias de prova, o candidato deverá entregar um quilo de arroz, feijão, macarrão ou leite em pó. Os mantimentos arrecadados serão doados a instituições de caridade.

Novidade

Com a Portaria 438, de 25 de julho de 2012, editada com base em decisão do Conselho Superior da Defensoria Pública da União, afastou-se a exigência de o estagiário estar matriculado no 7º semestre do curso. Dessa forma, podem se candidatar alunos do 4º período em diante.

"Visamos aumentar o número de interessados no processo seletivo da Defensoria Pública da União e oferecer aos alunos a partir do 4º período o acesso ao estágio como primeira oportunidade, facultando ao estudante a possibilidade de iniciar a sua vida profissional nessa instituição, que é uma grande escola de conhecimento jurídico e prático", afirmou o defensor público federal Igor de Andrade Barbosa, que é coordenador acadêmico da DPU/RJ.

Para ele, "esses profissionais em formação, que muitas vezes são recusados em outros estágios, terão na DPU a oportunidade de iniciar o seu processo de qualificação no cotidiano das atividades jurídicas e, com isso, antecipar a sua capacitação até mesmo para o futuro ingresso em outros estágios".

A contratação dos aprovados ficará condicionada à existência de vagas, que serão preenchidas de acordo com a classificação no processo seletivo.

Mais informações sobre o certame podem ser obtidas na sede da DPU/RJ ou no site da instituição.

Fonte: www.dpu.gov.br

Compartilhe: