Educação Infantil

1.
QPCI86170 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: IESES Órgão: Pref. Palhoça/SC

No documento Parâmetros Nacionais de Qualidade para Segundo Veiga (1996) a abordagem do projeto político pedagógico, como organização do trabalho da escola como um todo, está fundada nos princípios que deverão a Educação Infantil (2006, p. 18), encontramos alguns pontos importantes que necessitam serem considerados desde o nascimento das crianças. Assim, de acordo com este documento, alguns destes pontos seriam:

  1. Cidadãos de direitos.
  2. Seres sociais e históricos.
  3. Seres com competências socioemocionais.
  4. Indivíduos únicos, singulares.
A sequência correta é:
2.
QPCI86984 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: PRÓ-MUNICÍPIO Órgão: Pref. Massapê/CE

Uma professora de história perguntou ao aluno: “E então Luisinho, o que fez Dom Pedro I?” E o menino, logo respondeu: “Eu não conheci esse senhor, mas tenho certeza que ele almoçou, jantou, dormiu, foi ao banheiro, escovou os dentes... basta isso, professora?”. É correto afirmar que a professora, ao avaliar a aprendizagem do aluno NÃO apresentou competência em um dos recursos apresentados por Moretto (2017) no “modelo pedagógico VM de desenvolvimento-competências. Marque a opção que representa a ausência deste recurso.
3.
QPCI89823 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: UNILAVRAS Órgão: Pref. Itambé do Mato Dentro/MG

Julgue os itens que se seguem ao enunciado abaixo, utilizando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

“No que concerne a identidade de gênero, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998, v. 2 p. 41-42) cabe ao(à) professor(a) e à escola”

( )uma atenção constante por parte do professor, para que não sejam reproduzidos, nas relações com as crianças, padrões estereotipados quanto aos papéis do homem e da mulher.
( )o importante papel de construir, desde a primeira infância, o ideal de que à mulher cabe cuidar da casa e dos filhos e de que ao homem cabe o sustento da família e a tomada de decisões.
( )a atitude básica de transmitir, por meio de ações e encaminhamentos, valores de igualdade e respeito entre as pessoas de sexos diferentes e permitir que a criança brinque com as possibilidades relacionadas tanto ao papel de homem como ao da mulher.
( )cuidar para que as crianças não criem uma imagem confusa acerca da sua própria sexualidade ao permitir que a criança brinque com as possibilidades relacionadas tanto ao papel de homem como ao da mulher.
Após a análise, a sequência correta obtida foi
4.
QPCI94409 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: MACHADO DE ASSIS Órgão: Pref. Floriano/PI

A LDB 9394/96 por meio das políticas educacionais para a Educação Infantil considera a concepção de criança valorizada pela a Constituição Federal e pelo Estatuto de Criança e Adolescente assegurando o direito ao ingresso escolar com propostas voltadas especificamente a cada faixa etária reconhecendo e respeitando a particularidade da criança. Na atualidade a concepção de criança é:

  1. Uma reprodutora de conhecimento.
  2. Um organismo em desenvolvimento.
  3. Um sujeito histórico e de direitos.
  4. Um objeto de intervenção do Estado.
Está CORRETO o que se afirma em:
5.
QPCI94422 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: MACHADO DE ASSIS Órgão: Pref. Floriano/PI

Piaget separa o processo cognitivo inteligente em duas palavras: aprendizagem e desenvolvimento. Para Piaget, segundo MACEDO (1994), a aprendizagem refere-se à aquisição de uma resposta particular, aprendida em função da experiência, obtida de forma sistemática ou não. Enquanto que o desenvolvimento seria uma aprendizagem de fato, sendo este o responsável pela formação dos conhecimentos.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo.

Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança afirma que no estágio _________________________ a criança é egocêntrica, centrada em si mesma, não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro. Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação. Possui percepção global sem discriminar detalhes.
6.
QPCI107859 Educação Infantil Ano: 2020 Banca: IDCAP Órgão: Pref. Serra/ES

No sítio de Aninha existem animais quadrúpedes e bípedes. São eles: 12 coelhos; 4 cães; 4 gatos; 20 patos; 18 gansos; 15 galinhas e 9 cisnes. Marque a alternativa que registra o total de pés de todos os animais do sítio.
7.
QPCI114772 Educação Infantil Ano: 2020 Banca: IDCAP Órgão: Pref. Santa Leopoldina/ES

Os cinco eixos de capacidades que devem ser focalizados no processo de alfabetização:

  1. Compreensão e valorização da cultura escrita.
  2. Apropriação do sistema da escrita.
  3. Leitura.
  4. Produção de textos escritos.
  5. Desenvolvimento da oralidade.
  6. Produção de desenhos.
Marque a alternativa correta:
8.
QPCI222417 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: OMNI CONCURSOS Órgão: Pref. São João Batista/SC

A contação de histórias possui algumas importantes características, destacando-se:
9.
QPCI228291 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: GS ASSESSORIA E CONSULTORIA Órgão: Pref. Irati/SC

A Lei que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências é de:
10.
QPCI255849 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: CEV/URCA Órgão: Pref. Crato/CE

Ainda sobre rotinas na educação infantil, Maria Carmem Silveira Barbosa (2006), no livro Por amor e por força: rotinas na Educação Infantil explica que: