Prefeitura de Miracema - RJ

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

COORDENADORIA DE PROCESSOS SELETIVOS

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 003/CEPUERJ/2011

Notícia:   Divulgada a prorrogação das seleções 03, 05 e 06/2011 de Miracema - RJ

APRESENTAÇÃO

O Município de Miracema torna público, por intermédio do Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CEPUERJ), que realizará Concurso Público de acordo com a Lei 813/ 99 e a Lei Complementar n° 101/2000 para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva sob o regime estatutário para os quadros de pessoal da Prefeitura.

1 - DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA

1.1 Miracema está à margem das Rodovias Estaduais RJ 116 e RJ 200. Através da RJ 116, o Município liga-se à BR 356, que se une à BR 101 em Campos dos Goitacazes e à BR 116 em Muriaé (MG). Em direção ao sul, a RJ 116 liga MIRACEMA a Santo Antônio de Pádua e Itaocara. A rodovia RJ 200 liga o Município de Palma (a partir da divisa) ao Distrito de Paraíso do Tobias.

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

2.1. O Concurso Público será regido pelo Edital em referência e será executado pelo CEPUERJ/Coordenação de Processos Seletivos, com sede na Rua São Francisco Xavier 524, Pav. João Lyra Filho, 1° andar, Bloco A, sala 1028.

2.2. O presente Concurso Público visa ao preenchimento de 05 (cinco) vagas existentes e formação de cadastro de reserva, distribuídas de acordo com o quadro a seguir:

CARGO

NÚMERO DE VAGAS

VENCIMENTO BASE (Referência Dezembro 2010)

CARGA HORÁRIA SEMANAL

ESCOLARIDADE / REQUISITOS

Técnico de Laboratório

01

812,23

40

Ensino médio completo e curso de Técnico de Laboratório

Técnico em Saúde Bucal

01

812,23

40

Ensino médio completo e curso de Técnico de Higiene Dental

Técnico de Administração

01

812,23

40

Ensino médio completo

Técnico de Informática01812,2344Ensino médio completo e curso de Técnico de Informática
Fiscal de Tributos01812,2344Ensino Médio completo
TOTAL05 

CR: Cadastro de Reserva

2.3. Farão parte das vagas existentes e do cadastro de reserva os candidatos aprovados nas provas de acordo com os critérios estabelecidos neste edital. A utilização do cadastro de reserva obedecerá, rigorosamente, à ordem de classificação final publicada no Diário Oficial do Município de Miracema.

3. DAS ATRIBUIÇÕES BÁSICAS DOS CARGOS

3.1. Técnico de Laboratório - realizar exames de material biológico e análises químicas quantitativa e qualitativa; preparar e examinar lâminas de material obtido por meio de biópsias, autópsias e curetagens; colher sangue para exames bioquímicos, hematológicos, sorológicos e outros; pesquisar elementos anormais na urina; concentrar fezes para exames parasitológicos; semeadura de material biológico para exames culturais (secreção, urina, fezes, pus e outros ); executar métodos de coloração para exames bacterioscópicos ( Gram, ZIEHL e outros ); elaborar relatórios sobre assuntos de sua área; orientar e acompanhar a execução de tarefas do auxiliar de laboratório; realizar ou orientar a realização de exames e testes de cultura de microorganismos, através da manipulação de aparelhos de laboratório e por outros meios para possibilitar o diagnóstico, tratamento ou prevenção de doenças; realizar a coleta de material, empregando técnicas e instrumentação adequadas, para proceder aos testes, exames e amostras de laboratório; manipular substâncias químicas, como ácidos, bases, sais e outras, dosando-as de acordo com as especificações; orientar e controlar as atividades da equipe auxiliar, indicando as melhoras técnicas e acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos; proceder a exames anátomo-patológicos ou auxiliar na realização dos mesmos; fazer exames coprológicos, analisando a forma, consistência, cor e cheiro das amostras; realizar exames de urina de vários tipos, verificando a densidade, cor, cheiro, transparência, sedimentos e outras características; proceder a exames sorológicos, hematológicos, dosagens bioquímicas e líquor em amostras de sangue; fazer a interpretação dos resultados dos exames, análises e testes e encaminhá-los à autoridade competente, para a elaboração dos laudos médicos e a conclusão dos diagnósticos clínicos; auxiliar na elaboração de relatórios técnicos e na computação de dados estatísticos; supervisionar as tarefas realizadas pelo pessoal sob sua responsabilidade, orientando-as e fiscalizando a execução das mesmas; controlar o estoque do material, para evitar interrupções abruptas do trabalho; desempenhar tarefas afins. 3.2. Técnico em Saúde Bucal - atender crianças, procedendo a limpeza e profilaxia superficiais dos dentes; aplicar compostos de flúor no esmalte dos dentes, em períodos pré-estabelecidos; fichar e fazer o controle periódico dos menores submetidos a aplicação; encaminhar ao dentista os portadores de cáries dentárias, fístulas, gengivites e outros focos; fornecer dados mensais para levantamentos estatísticos; fazer a apuração e auxiliar na realização de inquéritos; elaborar pequenos relatórios; participar dos treinamentos dos Auxiliares de Consultório Dentário I e II; colaborar nos programas educativos de saúde bucal; colaborar nos levantamentos e estudos epidemiológicos como coordenador, monitor e anotador; educar e orientar os pacientes ou grupos de pacientes sobre prevenção e tratamento das doenças bucais; fazer a demonstração de técnicas de escovação; supervisionar, sob delegação, o trabalho dos ACD I e II; fazer tomada e revelação de radiografias infra-orais; realizar teste de vitalidade pulpar; realizar a remoção de indutos, placas e cálculos supra-gengivais; executar a aplicação de substâncias para a prevenção de cárie dental; inserir e condensar substâncias restauradoras; polir restaurações; proceder à limpeza e à antissepsia do campo operatório, antes e após os atos cirúrgicos; confeccionar modelos e preparar moldeiras; desempenhar tarefas afins.

3.3. Técnico de Administração - efetuar levantamentos sobre condições e métodos de trabalhos nos órgãos municipais; auxiliar na execução de análises de trabalho; executar trabalhos complexos de administração de pessoal, material, orçamento e financeiro; acompanhar a legislação e a jurisprudência relacionadas com as suas atribuições; estudar processos complexos; elaborar exposições de motivos, informações, pareceres e outros expedientes, decorrentes do desenvolvimento dos trabalhos; colaborar no recrutamento e seleção de pessoal; orientar e controlar a preparação de serviços próprios da unidade, mas fora da rotina normal; fazer conferir cálculos complexos e colaborar no levantamento de quadros e mapas estatísticos, referentes às atividades da unidade; desempenhar tarefas afins.

3.4. Técnico de Informática - Técnico de Informática - transformar o programa definido em linguagem interpretada pela máquina; conferir resultados e submetê-los ao analista de sistemas; elaborar relatórios sobre o desenvolvimento de rotinas; efetuar a orientação e inspeção nos terminais; desempenhar tarefas afins.

3.5. Fiscal de Tributos - homologar e constituir, mediante lançamento, o crédito tributário sobre tributos de competência do Município; Manifestarse em processo administrativo tributário; Controlar, acompanhar e proferir pareceres em processos administrativos tributários; Executar quaisquer procedimentos fiscais para verificar o cumprimento das obrigações tributárias pelo sujeito passivo, podendo para tanto apreender mercadorias, livros, documentos e quaisquer bens móveis que comprovem indícios de sonegação ou ilícitos fiscais; Elaborar, executar, monitorar e avaliar os projetos e programas de fiscalização e controle da situação cadastral ou econômico-fiscal, facilitando a aplicação dos métodos de gerenciamento das diretrizes e da rotina de trabalho; Gerir informações econômicotributárias; prestar e/ou participar de equipes de consultoria e assessoramento técnico à Administração Fazendária; Representar a Secretaria Municipal de Fazenda junto a Órgãos ou grupos de estudo no âmbito Nacional, relacionados à Administração Financeira e / ou Tributária; Desenvolver atividades afins.

4. DOS REQUISITOS PARA OCUPAÇÃO DOS CARGOS

a) ter sido aprovado e classificado no concurso público, de acordo com o que estipula este Edital, seus anexos e retificações;

b) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, na data de efetivo início do exercício no cargo;

c) estar em dia com as obrigações eleitorais;

d) estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

e) estar inscrito regularmente no Cadastro de Pessoas Físicas;

f) ter a escolaridade exigida para cada cargo, cujos cursos tenham sido realizados em instituições reconhecidas pelo MEC;

g) ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do art. 12 § 1° da Constituição Federativa do Brasil de 1988, com redação dada pela Emenda Constitucional n° 03/94, nos termos do Decreto n° 3.297/2001.

h) possuir registro no Conselho Regional quando for o caso;

i) ter situação regularizada junto ao Conselho Regional quando for o caso;

j) ser considerado apto física e mentalmente para o exercício das atribuições do cargo no exame médico admissional e entregar os documentos que se fizerem necessários por ocasião da posse.

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1. As inscrições serão efetuadas exclusivamente através da Internet no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, link Prefeitura Municipal de Miracema 2011, das 10h do dia 18/04/2011 às 19:00 horas do dia 08/05/2011, observado o horário oficial de Brasília.

5.2. O valor da taxa de inscrição será de R$ 50,00 (cinquenta reais);

5.3. Procedimentos para inscrição:

a) Certificar-se que atende a todos os requisitos exigidos conforme item 4 do Edital em referência;

b) Acessar o endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, link Prefeitura Municipal de Miracema 2011 onde estarão disponibilizados o Edital da seleção para donwload e impressão;

c) Acessar o link de inscrição e caso seja a primeira vez que se inscreve num concurso organizado pelo CEPUERJ, clique em Não Tenho Cadastro. Preencha todos os dados solicitados, digite o código captcha e clique em enviar. Caso seja tenha cadastro, basta digitar seu CPF, senha e código captcha e enviar. Após este procedimento selecionar o cargo ao qual deseja concorrer e a opção Realizar Inscrição, preencher os dados solicitados e Enviar. Aguardar a geração completa do boleto bancário;

d) Imprimir em papel A4, o boleto para pagamento da taxa de inscrição e efetuar o pagamento até a data de vencimento, em espécie, em qualquer Instituição Bancária, nos caixas eletrônicos ou nos serviços bancários na Internet até os horários definidos pelas agências bancárias para pagamento de títulos.

5.4. Caso o candidato não possua acesso à internet, poderá fazer sua inscrição, também pela internet, comparecendo:

a) Prefeitura Municipal de Miracema - Praça dos Estudantes - Centro -Biblioteca Municipal;

b) Campus da UERJ, situado à Rua São Francisco Xavier, 524, 1° andar, sala 1006, bloco A (no horário de 10 às 17 horas, de 2ª a 6ª feira - dias úteis, obedecendo aos procedimentos da inscrição pela internet descritas no subitem 5.3.).

c) O horário de atendimento será das 10 às 17h, de 2ª a 6ª feiras - dias úteis, obedecendo aos procedimentos da inscrição pela INTERNET, descritas no subitem 5.3

5.5. Da Isenção da Taxa de Inscrição

5.5.1. Serão aceitos pedidos de isenção de taxa de inscrição das 10hs do dia 18/04 até às 16hs do dia 20/04/2011conforme Edital de Isenção, divulgado no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, link Prefeitura Municipal de Miracema 2011. 5.5.2. Somente será concedida a isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, para aqueles candidatos que comprovarem hipossuficiência de recursos financeiros, comprovarem renda bruta familiar mensal de até 2 (dois) salários mínimos ou possuam cadastro no CadÚnico e entregarem a documentação necessária, conforme definido no Edital de Isenção da Seleção.

5.5.3. Não serão aceitos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição que não atendam às condições para sua concessão, qualquer que seja o motivo e aqueles:

a) enviados via fax ou via correio eletrônico;

b) fora do prazo estabelecido no cronograma;

c) que não obedeçam aos critérios definidos do Edital de Isenção.

d) que não contenham todas as declarações previstas.

5.5.4. O candidato que tiver seu pedido de isenção indeferido, e que desejar participar do concurso, deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição através de boleto bancário, obedecendo ao prazo determinado no Cronograma de Atividades e seguindo as orientações conforme item 5, subitens 5.5.1, 5.5.2 e 5.5.3.

5.5.5. A resposta das solicitações de isenção de taxa de isenção serão divulgadas no dia 29/04/2011, a partir das 14 horas, no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br.

5.6. Informações Complementares

5.6.1. A inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma expressa de aceitação de todas as normas constantes no presente Edital, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

5.6.2. Não serão aceitas inscrições condicionais e/ou fora do período e horários estabelecidos, quaisquer que sejam as razões alegadas, salvo pelo adiamento oficial do período inicialmente divulgado.

5.6.3. Não serão aceitas inscrições via fax, correio eletrônico ou por qualquer outra via que não especificada neste Edital.

5.6.4. A taxa de inscrição não será devolvida em hipótese alguma, ainda que tenha sido efetuada em duplicidade, nem haverá parcelamento da mesma. A taxa só será devolvida em caso de cancelamento do certame.

5.6.5. Ao candidato será atribuída total responsabilidade pelo correto preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição e escolha do cargo pretendido.

5.6.6. O candidato que fizer qualquer declaração falsa ou inexata ao se inscrever ou que não possa satisfazer todas as condições enumeradas neste Edital, terá cancelada sua inscrição e serão anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que tenha sido aprovado nas provas.

5.6.7. O candidato deverá manter sob sua guarda uma cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, por questões de segurança e para esclarecimentos de eventuais dúvidas.

5.6.8. O CEPUERJ não se responsabilizará por solicitações de inscrição não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transmissão de dados. 5.6.9. O simples recolhimento da taxa de inscrição na agência bancária não significa que a inscrição no concurso tenha sido efetivada. A efetivação será comprovada através do recebimento do crédito do pagamento pela instituição bancária e do recebimento da documentação exigida, quando for o caso.

5.6.10. Não será aceito depósito em conta corrente do CEPUERJ, agendamento de pagamento, ordem de pagamento ou pagamento após a data de vencimento, constante do boleto bancário.

5.6.11. Após a identificação do recebimento do pagamento do boleto bancário referente a taxa de inscrição pelo CEPUERJ, o boleto bancário ficará indisponível para impressão. Assim sendo, o candidato poderá após 72 horas de ter efetuado o pagamento da taxa de inscrição, confirmar se o mesmo foi creditado corretamente, da seguinte maneira:

a) Acessar o endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, link Prefeitura Municipal de Miracema 2011;

b) Digitar o CPF, senha e código Captcha e enviar. Escolher a opção Situação do Boleto. Neste momento, caso o pagamento tenha sido recebido, aparecerá a mensagem: "Você já se encontra em nosso cadastro e seu pagamento foi recebido com sucesso".

c) Caso o candidato não possua acesso à internet, poderá verificar a situação de seu pagamento, comparecendo:

A) Prefeitura Municipal de Miracema - Praça dos Estudantes - Centro - Biblioteca Municipal;

B) Campus da UERJ, situado à Rua São Francisco Xavier, 524, 1° andar, sala 1006, bloco A, no horário de 10 às 17 horas, de 2ª a 6ª feira - dias úteis.

6. DA CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

6.1. O Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) estará disponível no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, link Prefeitura Municipal de Miracema 2011, opção Cartão de Confirmação de Inscrição, a partir das 10 horas, do dia 30/05/2011.

6.2. É dever do candidato a conferência dos dados impressos no Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI). Os eventuais erros de digitação como nome, identidade, etc. deverão ser corrigidos até às 19 horas do último dia de inscrição no site do concurso. Após esta data e horário, os eventuais erros serão corrigidos no dia de realização da prova.

6.3. Caso o candidato não possua acesso à internet para obtenção ou correção de dados do CCI, o mesmo poderá comparecer:

A) Prefeitura Municipal de Miracema - Praça dos Estudantes - Centro - Biblioteca Municipal;

B) Campus da UERJ, situado à Rua São Francisco Xavier, 524, 1° andar, sala 1006, bloco A, no horário de 10 às 17 horas, de 2ª a 6ª feira - dias úteis.

6.4. O candidato deverá imprimir o Cartão de Confirmação (CCI) e portá-lo no dia de realização das provas. 6.5. As informações obtidas por meio de contato telefônico junto à Coordenadoria de Processos Seletivos ou a Prefeitura Municipal de Miracema não se revestem de caráter oficial, devendo o candidato utilizar-se dos meios indicados no presente Edital para informar-se sobre as datas, locais e horários de realização das provas.

6.6. Somente será permitida a realização das provas na respectiva data e no local definido no CCI.

6.7. O candidato que não efetuar as correções de dados pessoais até o último dia de inscrição ou no dia de realização da prova, arcará com as consequências advindas de sua omissão.

7. DAS ETAPAS DO CONCURSO

7.1. O Concurso compreenderá as seguintes etapas: Prova Objetiva e Exame Médico Admissional, conforme quadro abaixo:

CARGOS

TIPO DE PROVA

NÚMERO QUESTÕES

TOTAL DE PONTOS

Técnico de Laboratório

Técnico de Higiene Dental

Técnico de Informática

Fiscal de Tributos

I - Objetiva

II Exame Admissional

40

---

80

---

Técnico de AdministraçãoI - Objetiva

II - Exame Admissional

40

---

110

---

8. DA PROVA OBJETIVA (Etapa 1) - Eliminatória e Classificatória

8.1. A Prova Objetiva está prevista para ser realizada no dia 05/06/2011, às 9:00 horas, no município de Miracema e terá a duração de 4 (quatro) horas.

8.2 A data prevista para a realização das provas poderá ser alterada, pois dependerá da disponibilidade de locais adequados à realização das mesmas. No Cartão de Confirmação de Inscrição serão informados os locais, o horário e a data definitiva da prova.

8.3. As Provas Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, constarão de questões do tipo múltipla escolha, cada uma delas contendo 4 (quatro) opções de resposta e 1 (uma) única resposta correta, conforme quadro abaixo:

> Para todos os cargos, exceto Técnico de Administração

Conteúdo da Prova

Número Questões

Peso de cada questão

Total de Pontos

Língua Portuguesa - LP

10

2

20

Conhecimentos Específicos - CE

30

2

60

TOTAL

40

 

80

. Para o cargo de Técnico de Administração

Conteúdo da Prova Número QuestõesPeso de cada questãoTotal de Pontos
Língua Portuguesa - LP150345
Matemática - MAT150220
Noções de Informática - INF100345
TOTAL40 110

8.3.1. Serão considerados aprovados na prova objetiva os candidatos que obtiverem percentual de acertos igual ou superior a 50% (cinquenta) da média aritmética das 5 (cinco) maiores notas, mesmo que sejam iguais, independente do cargo.

8.3.2. As questões da Prova Objetiva serão elaboradas de acordo com o conteúdo programático e as referências bibliográficas sugeridas que constam do Anexo I deste Edital.

8.4 Informações Complementares

8.4.1. O candidato deverá comparecer ao local destinado à realização das provas, com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para seu início, portando caneta esferográfica transparente (tinta azul ou preta), cartão de confirmação de inscrição (CCI) e documento de identidade original informado no ato da inscrição.

8.4.2. Não serão aceitas fotocópias nem protocolos de documentos sem foto como documento de identificação. Os documentos a serem apresentados deverão estar em boas condições, de forma a permitirem, com clareza, a identificação do candidato.

8.4.3. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar no dia de realização das provas, o documento de identidade original, em virtude de roubo, furto ou perda, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência policial, expedido há, no máximo 30 (trinta) dias. Nestes casos, o candidato será submetido a identificação especial (coleta de dados do candidato, assinatura e impressão digital) em formulário próprio.

8.4.4. Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Ministérios Militares e pelo Corpo de Bombeiro Militar; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc); passaporte, certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério Público e da Magistratura, carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valem como identidade; carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com foto).

8.4.5. O candidato não poderá alegar desconhecimento do local de realização das provas, data e horário como justificativa de sua ausência. O não comparecimento às provas, qualquer que seja o motivo alegado, caracterizará desistência do candidato. 8.4.6. Ao candidato só será permitida a realização das provas em data, local e horário constantes no cartão de confirmação de inscrição (CCI), não havendo, portanto, segunda chamada das mesmas.

8.4.7. Não será admitido ingresso de candidato ao local de realização das provas após o horário fixado
para seu início. Os portões dos locais de prova serão fechados impreterivelmente às 9:00 horas.

8.4.8. O cartão resposta será considerado como documento único e definitivo para efeito de correção da prova objetiva, devendo ser assinado e preenchido corretamente pelo candidato, de acordo com as instruções contidas na contracapa da prova e modelo abaixo, não sendo substituído em hipótese alguma por erro do candidato no preenchimento.

8.4.9. Nenhuma marcação deverá ser realizada no cartão resposta fora do campo destinado a marcação das respostas ou assinatura, pois qualquer marca poderá ser lido pelo sistema de leitura, prejudicando assim, o desempenho do candidato.

8.4.10. As marcações feitas incorretamente no cartão resposta são de inteira responsabilidade do candidato.

8.4.11. Não será permitida a marcação do cartão resposta por outra pessoa que não seja o candidato, salvo o caso de o mesmo ter solicitado condições especiais, conforme subitem 8.4.26, mediante autorização da Coordenação de Processos Seletivos.

8.4.12. Será atribuída nota zero à questão que, no cartão resposta, não estiver assinalada, que contiver mais de uma alternativa assinalada, emenda ou rasura, ainda que legível ou com campo de marcação não preenchido integralmente.

8.4.13. Os candidatos deverão conferir seus dados pessoais impressos no cartão resposta, tais como, nome, número de inscrição e identidade.

8.4.14. Os candidatos poderão ser identificados digitalmente nas respectivas salas da prova, através de sistema específico.

8.4.15. Os celulares, relógios (digitais e analógicos) e outros dispositivos eletrônicos serão obrigatoriamente desligados e ficarão de posse do candidato em envelope lacrado, para garantir a lisura do certame até a saída do candidato do local de prova.

8.4.16. Será considerado eliminado do concurso o candidato que se recusar a ser identificado ou que violar o lacre do envelope, sem autorização.

8.4.17. Ao término da prova, o candidato deverá entregar, obrigatoriamente, ao fiscal de sala o cartão resposta da Prova Objetiva, podendo levar consigo o referido caderno de prova. 8.4.18. Não haverá, qualquer que seja o motivo alegado, prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova em virtude de afastamento do candidato da sala de prova.

8.4.19. Será de inteira responsabilidade do candidato a devolução do cartão resposta da Prova Objetiva ao fiscal, sendo eliminado do Concurso aquele que não devolver.

8.4.20. Não será permitida, em hipótese alguma, consulta a livros, revistas, texto, notas, códigos, folhetos ou assemelhados. Tampouco será permitida a utilização de quaisquer aparelhos eletrônicos, tais como máquinas de calcular, agendas, relógios com calculadora, walkman, gravador, pager, palm top, I-pods, I-pads, telefone celular, receptores que possibilitem comunicações a distância, sob pena de desclassificação.

8.4.21. O candidato para se retirar do recinto das provas, somente poderá fazê-lo com a devida autorização da coordenação e acompanhamento de fiscal.

8.4.22. Por motivo de segurança, os candidatos só poderão ausentar-se, definitivamente, do recinto das provas após 60 minutos contados a partir do efetivo início das mesmas.

8.4.23. Ao final das provas, os 3 (três) últimos candidatos só serão liberados após todos terem terminado ou encerrado o período de realização da prova, assinando a Ata de Prova, atestando, assim, a idoneidade da finalização da prova.

8.4.24. O candidato que não observar o disposto nos subitens 8.4.14, 8.4.15, 8.4.21, 8.4.22 e 8.4.23, deverá assinar o Termo de Ocorrência do Concurso. Caso o candidato se negue a assinar o documento, o fato será relatado no referido Termo de Ocorrência e assinado pelos fiscais de sala e pelo Coordenador Local.

8.4.25. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. O tempo de realização da prova não será estendido, tendo em vista o afastamento da candidata para a amamentação.

8.4.26. O candidato que necessitar de condições especiais para a realização da prova, deverá além de assinalar no Formulário de Solicitação de Inscrição enviar ao CEPUERJ/Coordenação de Processos Seletivos, Caixa Postal 46.520, Agência Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20.551- 970, através de carta registrada com AR, requerimento com exposição de motivos, acompanhado de atestado médico original (com assinatura e número do registro profissional) até o dia 23/05/2011 (data da postagem).

8.4.27. A solicitação de condições especiais para a realização das provas será atendida obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.

8.4.28. Não serão concedidas condições especiais para a realização das provas ao candidato que não as solicitar no prazo determinado no subitem 8.4.26. 9. DA DIVULGAÇÃO DOS GABARITOS E DOS RECURSOS

9.1. O gabarito da Prova Objetiva será divulgado no dia 06/06/2011, a partir das 14h, no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, link Prefeitura Municipal de Miracema 2011 e nos quadros de avisos do CEPUERJ - Rua São Francisco Xavier, n° 524, Bloco A - 1° andar - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ e da Prefeitura Municipal de Miracema.

9.2. O candidato poderá solicitar recurso, após a publicação dos gabaritos, das 10 horas do dia 07/06 até o dia 10/06/2011, às 19 horas.

9.2.1. O recurso deverá ser realizado por candidato, constando todas as questões que desejar recorrer. O recurso deverá constar a indicação precisa daquilo em que o candidato se julgar prejudicado, tomando por base apenas às referências bibliográficas sugeridas constantes do Anexo I, com indicação obrigatória do(s) título(s) da(s) referência(s), do(s) capítulo(s) e da(s) página(s) onde o fundamento do recurso é encontrado, e adotar os procedimentos descritos abaixo:

a) Acessar o endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento e o link Prefeitura Municipal de Miracema 2011, onde estará disponível o modelo do Formulário de Solicitação de Recurso e o boleto de pagamento da taxa de recurso, no valor de R$ 15,00.

b) Digitar o CPF, senha, código Captcha e enviar. Escolher a opção Solicitação de Recurso e clicar no botão Enviar;

c) Preencher corretamente todos os campos do Formulário de Solicitação de Recurso discriminando as questões que são objeto de recurso e, enviá-lo através do botão específico (ENVIAR);

d) Aguardar a geração completa do boleto bancário para pagamento da taxa de recurso e imprimir o referido boleto em papel A4;

e) Efetuar o pagamento até a data de vencimento, em espécie, em qualquer Instituição Bancária, nos caixas eletrônicos ou nos serviços bancários na internet;

f) Caso o candidato não possua acesso à internet para solicitação de recursos, o mesmo poderá comparecer:

. Campus da UERJ, situado à Rua São Francisco Xavier, 524, 1° andar, sala 1006, bloco A ou

. Prefeitura Municipal de Miracema, no horário de 10 às 17 horas, de 2ª a 6ª feira - dias úteis.

g)Os candidatos que tiverem obtido isenção da taxa de inscrição estão isentos do pagamento da taxa de recursos.

9.3. Não será aceito recurso por via postal, telegrama, fax ou qualquer outro meio que não seja o especificado neste Edital, qual seja o site do CEPUERJ disponível 24 horas por dia no período de solicitação de recurso.

9.4. Será indeferido, liminarmente, o recurso que:

a) não estiver fundamentado nas referências bibliográficas sugeridas indicadas no Anexo I;

b) for interposto fora do período acima descrito;

c) não for constatado o pagamento da taxa de recurso no período definido e horário de pagamento bancário dos serviços de internet.

9.5. Após o julgamento dos recursos, o gabarito inicialmente divulgado poderá ser alterado e as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial. Os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos indistintamente a todos os candidatos, que não os obtiveram na correção inicial. 9.6. Os resultados dos recursos estarão à disposição dos candidatos para ciência, no CEPUERJ, Pav. João Lyra Filho, 1 andar, bloco A, sala 1006, das 10 às 17 horas, a partir do dia 21/06/2011.

9.7. A taxa de recurso não será devolvida, sob nenhuma alegação.

10. DOS RESULTADOS DA PROVA OBJETIVA E CLASSIFICAÇÃO FINAL

10.1. O resultado das Provas Objetivas serão divulgados no dia 30/06/2011, a partir das 14 horas, no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, link Prefeitura Municipal de Miracema 2011.

10.2. A nota final de classificação, para cada candidato aprovado, será obtida através da nota obtida na prova objetiva.

10.3. Se houver empate na classificação final, serão considerados para fins de desempate, os seguintes critérios, na ordem descrita a seguir:

> Para todos os cargos, exceto Técnico de Administração

1° - ter obtido maior número de pontos no conteúdo de Conhecimentos Específicos (CE);

2° - ter obtido maior número de pontos no conteúdo de Língua Portuguesa (LP);

3° - ser mais idoso, considerando dia, mês e ano de nascimento.

> Para o cargo de Técnico de Administração

1° - ter obtido maior número de pontos no conteúdo de Língua Portuguesa (LP);

2° - ter obtido maior número de pontos no conteúdo de Informática (INF);

3° - ter obtido maior número de pontos no conteúdo de Matemática (MAT);

4° - ser mais idoso, considerando dia, mês e ano de nascimento.

10.4. A listagem de pontuação obedecerá à seguinte legenda:

a) SELECIONADO - atendeu ao critério especificado no subitem 8.3.1 e encontra-se dentro do número de vagas prevista no subitem 2.2,

b) APROVADO - atendeu ao critério especificado no subitem 8.3.1, mas não se encontra dentro do número de vagas prevista no subitem 2.2,

c) REPROVADO - não atendeu aos critérios especificados no subitem 8.3.1;

d) ELIMINADO - faltou à prova ou desistiu de prestar o concurso ou deixou de atender as determinações previstas quando da realização das provas.

11. DO EXAME MÉDICO ADMISSIONAL (Etapa 2) - Eliminatório

11.1. O exame médico admissional terá por objetivo avaliar as condições físicas e mentais, consideradas as exigências das atividades inerentes ao cargo.

11.2. O exame médico será realizado no município de Miracema, em local designado pela Prefeitura Municipal de Miracema. 11.3. No exame médico não serão atribuídas notas, sendo o candidato apenas qualificado como "apto" ou "inapto".

11.4. O candidato será eliminado desta etapa e do concurso:

a) se não comparecer ao exame médico;

b) se for considerado inapto no exame médico;

c) se não atender as exigências e prazos estabelecidos pela Prefeitura Municipal de Miracema.

11.5. Os candidatos convocados para a realização do exame médico deverão portar a carteira de identidade original com a qual se inscreveram.

11.6. Se algum candidato for considerado "inapto", será convocado para avaliação médica o candidato de classificação subsequente e assim sucessivamente, até que todas as vagas estejam preenchidas.

12. DA HOMOLOGAÇÃO E DA CONTRATAÇÃO

12.1. Os resultados oficiais do concurso serão homologados em até um mês após a divulgação dos resultados no Diário Oficial do Município de Miracema.

12.2. O Concurso Público terá validade de 2 (dois) anos a partir da data de publicação do resultado final no Diário Oficial do Município, podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério da Prefeitura Municipal de Miracema.

12.3. Dentro da validade do Concurso Público que trata o subitem 12.2, a Prefeitura Municipal de Miracema, poderá disponibilizar novas vagas para provimento, mediante autorização do Prefeito.

12.4. O candidato selecionado de acordo com o número de vagas, será convocado para contratação, de acordo com a Lei Nº 796/1999 e apresentar os seguintes documentos:

a) Certidão de nascimento ou casamento, com as respectivas averbações, se for o caso;

b) Título de eleitor, com o comprovante de votação na última eleição ou certidão de quitação eleitoral;

c) Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação, para os candidatos do sexo masculino;

d) Cédula de Identidade;

e) CPF;

f) Documento de inscrição no PIS ou PASEP, se houver;

g) 02 fotos 3x4 recentes;

h) Declaração de acumulação de cargo ou função pública, quando for o caso, ou sua negativa;

i) Diploma de conclusão do ensino médio e cursos exigidos, conforme o cargo pretendido.

j) Carteira do Conselho Regional para o cargo de Técnico de Laboratório.

k) Certidão de regularização com o Conselho Regional para o cargo de Técnico de Laboratório .

12.5. Não serão aceitos protocolos dos documentos exigidos, nem fotocópias ou xerocópias não autenticadas.

12.6. Os candidatos que não apresentarem os documentos no prazo previsto, serão desclassificados e excluídos do Concurso Público para todos os fins. 12.7. A falta de comprovação de qualquer dos requisitos para a contratação até a data da convocação ou a prática de falsidade ideológica em prova documental acarretará cancelamento da inscrição do candidato, sua eliminação do respectivo Concurso Público e anulação de todos os atos com respeito a ele praticados ainda que já tenha sido publicado os resultados finais, sem prejuízo das sanções legais cabíveis.

12.8. A convocação para cada cargo obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos, de acordo com a necessidade da Prefeitura Municipal de Miracema.

12.9. Os documentos comprobatórios de atendimento aos requisitos para a contratação nos cargos conforme subitem 12.4, serão exigidos apenas dos candidatos selecionados e convocados para início das atividades.

12.10. O candidato que, na data da posse, não reunir os requisitos citados no item 4 deste Edital e os exigidos no item 12.4, perderá o direito à vaga.

13. DO ESTÁGIO PROBATÓRIO

13.1. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 36 (trinta e seis) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguintes fatores:

I - assiduidade e pontualidade;

II - disciplina;

III - capacidade de iniciativa;

IV - produtividade;

V - responsabilidade;

VI - respeito e compromisso para com a instituição;

VII - aptidão funcional;

VIII - relações humanas no trabalho.

13.2. Doze meses antes de findo o estágio probatório, a avaliação do desempenho do servidor, será realizada por órgão competente da Prefeitura Municipal de Miracema, sendo submetida à homologação do Prefeito.

13.3. Uma vez demonstrada aptidão funcional, no prazo de que trata o subitem anterior, o servidor, 4 (quatro) meses antes do término do estágio, será submetido a avaliação final e, aprovado, terá homologado o estágio probatório.

13.4.O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.

14. DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1. Não será permitido ao candidato entrar na sala de prova portando armas, celulares, relógios digitais ou analógicos, aparelhos eletrônicos de qualquer espécie, como também, o uso de óculos escuros ou quaisquer acessórios como bonés, chapéu, gorro, etc ou protetores auriculares.

14.2. São de inteira responsabilidade do candidato o fornecimento de informações e a atualização de seu endereço residencial enquanto o Concurso Público estiver dentro do prazo de validade, não se responsabilizando a Prefeitura Municipal de Miracema e o CEPUERJ/UERJ por eventuais prejuízos que possa sofrer o candidato, em decorrência de informações incorretas ou insuficientes.14.3. Não será permitido ao candidato fumar no local da prova, conforme Lei n° 5.517 de 17/08/2009 e Decreto n° 41.121 de 16/11/2009.

14.4. Será excluído do Concurso Público, em qualquer de suas fases, o candidato que:

a) apresentar-se após o horário estabelecido, não sendo admitida qualquer tolerância;

b) não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado;

c) não apresentar documento de identificação, nos termos do subitem 8.4.4 do presente Edital;

d) ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal após ter assinado a lista de frequência;

e) ausentar-se do local de provas antes de decorrido sessenta minutos do início das provas;

f)fizer anotação de informações relativas às suas respostas em qualquer outro meio, que não o autorizado pelo CEPUERJ.

g) ausentar-se da sala de provas levando o cartão resposta, ou outros materiais não permitidos, sem autorização;

h) estiver portando armas, mesmo que possua o respectivo porte;

i) utilizar-se de processos ilícitos na realização das provas, comprováveis por meio eletrônico, estatístico, mecânico, visual ou grafotécnico, ainda que a constatação ocorra posteriormente;

j) for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livro, anotação ou impresso não permitidos ou máquina calculadora ou similar;

k) estiver fazendo uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico ou de comunicação (bip, telefone celular, relógios digitais ou analógicos, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador ou outros equipamentos similares), bem como protetores auriculares;

l) comportar-se de modo a perturbar a realização das provas pelos demais candidatos, causando evidente prejuízo a estes;

m) deixar de assinar a lista de presença;

n) deixar de apresentar os documentos solicitados no prazo estabelecido;

o) não observar as disposições deste Edital.

14.5. A exclusão do Concurso Público de um candidato pelas razões indicadas neste Edital será publicada no Diário Oficial do Município de Miracema.

14.6. Decorridos 5 (cinco) anos da realização do Concurso Público, todos os documentos e processos a ele relativos serão incinerados, independente de qualquer formalidade.

14.7. O CEPUERJ não fornecerá declarações de aprovação no certame, valendo como declaração, a publicação do resultado final no Diário Oficial do Município de Miracema.

14.8. A constatação, a qualquer tempo, de que o candidato prestou qualquer informação fraudulenta, acarretará sua eliminação deste Concurso Público. No caso de já ter tomado posse, será eliminado, após assegurado o direito de ampla defesa, sem prejuízo das demais medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis ao caso.

14.9. É de inteira responsabilidade do candidato, manter seu endereço atualizado junto a Prefeitura Municipal de Miracema, a fim de viabilizar contatos necessários para nomeação e posse. As alterações deverão ser realizadas na sede da Prefeitura Municipal de Miracema através de requerimento específico.

14.10. A Prefeitura Municipal de Miracema e o CEPUERJ não se responsabilizam por eventuais prejuízos aos candidatos que não atualizarem seu endereço, se o mesmo for de difícil acesso, se a correspondência for devolvida pela ECT por razões diversas de fornecimento de endereço e/ou com erro e por correspondência recebida por terceiros.

14.11. Na hipótese de se verificar falhas de impressão nas provas após a sua distribuição, o Coordenador Local, antes do início da mesma providenciará a sua substituição. 14.12. Caso não haja cadernos suficientes para a devida substituição, o Coordenador Local realizará a leitura dos itens onde ocorram falhas, usando assim, um caderno de questões completo.

14.13. Se a identificação de erros for verificada após o início da prova, o Coordenador Local, após contato com o CEPUERJ, estabelecerá prazo para a compensação do tempo usado para a regularização do caderno.

14.14. Os itens deste edital poderão sofrer eventuais alterações ou acréscimos, enquanto perdurar o certame. Qualquer retificação deste edital, que se fizer necessária, será publicada no Diário Oficial, constará no sitio do CEPUERJ e também no mural do mesmo.

14.15. O CEPUERJ e a Prefeitura Municipal de Miracema não se responsabilizam por cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes a este concurso.

14.16. As despesas relativas a participação do candidato no Concurso Público e a sua apresentação para a contratação e exercício correrão as expensas do próprio candidato.

14.17. O candidato que não desejar ocupar a vaga quando convocado poderá solicitar final de fila, através de solicitação oficial ao Município de Miracema que será analisada.

14.18. Os casos omissos serão decididos pela Prefeitura Municipal de Miracema e o Centro de Produção da UERJ.

ATIVIDADES

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Inscrições on-line

18/04 a 08/05/11

Solicitação de isenção de taxa de inscrição

18/04 a 20/04/11

Resultado das solicitações de isenção de taxa de inscrição

29/04/11

Solicitação de condições especiais para a prova

até 23/05/11

Impressão de cartão de confirmação de inscrição - CCI

a partir de 30/05/11

Realização da Prova Objetiva

05/06/11

Divulgação do gabarito da Prova Objetiva

06/06/11

Interposição de recursos ao gabarito da Prova objetiva

07 a 10/06/11

Resultado do recurso ao gabarito da Prova Objetiva

30/06/11

Resultado Final

30/06/11

DICAS IMPORTANTES

> Ao acessar o endereço eletrônico do CEPUERJ (www.cepuerj.uerj.br) atualize sempre a página, de modo a poder obter novas informações inseridas;

> Todos os materiais disponíveis na página para consulta estarão em formato PDF, portanto é necessário que você tenha instalado em seu computador o Acrobat Reader;

> Recomenda-se que o candidato chegue ao local de realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para início das mesmas, devendo estar de posse de documento de identidade (conforme item 8.4.1), do cartão de confirmação de inscrição (CCI) e de caneta esferográfica transparente (tinta azul ou preta);

> As provas terão duração de até 4 (quatro) horas e o candidato não poderá se ausentar da sala para comprar água ou alimentos. Assim, na sala de realização da prova, será permitida a entrada de garrafas de água, biscoitos, barras de cereais, balas e assemelhados, juntamente com saco plástico para a coleta de descartes;

> Para os usuários de medicamentos de uso contínuo, recomenda-se trazê-los nos dias de provas se necessário for, pois não será permitido afastamento temporário para comprá-los durante a realização das mesmas;

> Haverá, no dia de realização das Provas Objetivas, um médico de plantão e medicamentos básicos para atendimentos emergenciais. LOCALIZE-SE

CAMPUS DA UERJ
Rua São Francisco Xavier 524 - Maracanã, RJ

CENTRO DE PRODUÇÃO DA UERJ
Rua São Francisco Xavier 524 - Maracanã, RJ, Pavilhão João Lyra Filho, 1° Andar, Bloco A, Sala 1006.

COORDENADORIA DE PROCESSOS SELETIVOS
Rua São Francisco Xavier 524 - Maracanã, RJ, Pavilhão João Lyra Filho, 1° Andar, Bloco A, Sala 1028.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA
Rua Matoso Maia, 75 - Mircema - RJ

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CANDIDATO - CAC
O edital com as normas e procedimentos dos concursos organizados pelo CEPUERJ, encontram-se disponíveis para consulta e impressão no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br. Caso ainda persistam dúvidas, o candidato poderá entrar em contato através de e-mail, pessoalmente ou via teletatendimento:

E-mail: concursoscepuerj@yahoo.com.br ou coprosel@uerj.br.

Recepção - Rua São Francisco Xavier 524 - Maracanã, RJ, Pavilhão João Lyra Filho, 1° Andar, Bloco A, Sala 1006, 2ª a 6ª feira, das 9 às 18 horas.

Teleatendimento - 2334-0639, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 19 horas.

ANEXO I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LÍNGUA PORTUGUESA (Para todos os cargos)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leitura e compreensão de textos de diferentes gêneros e domínios discursivos; Variação regional, variação social e registros de usos; Funções da linguagem; Modos de organização do texto: narração, descrição, exposição, argumentação; Coerência e coesão textual; Pontuação; Elementos mórficos e processos de formação de palavras; Emprego das diferentes classes de palavra; Período simples: funções sintáticas; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; emprego do acento grave; Sintaxe de colocação; Período composto: processos sintáticos de estruturação, comportamento sintático das orações e relações lógico-discursivas marcadas pelos conectores; Sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, hiperônimos, hipônimos; polissemia, denotação e conotação; Figuras de linguagem; Ortografia, ortoepia e prosódia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. 2ed. São Paulo: Publifolha, 2008.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

HOUAISS, Antônio e VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

TÉCNICO DE LABORATÓRIO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Hematologia (Identificação e Contagem manual e automatizada de células sanguíneas, técnicas de coloração, hemograma, hemostasia, vhs, contagem de reticulócitos).Análise de líquidos biológicos ( citologia e bioquímica). Bioquímica ( principais analitos e suas metodologias) Urinálise ( exame químico e análise do sedimento urinário, clearence urinário) Parasitologia ( métodos de preparaçao, características de ovos e helmintos, cistos e protozoários e hemoparasitas) Microbiologia (técnicas de coloração, principais meios de cultura, técnicas de isolamento e identificação de bactérias e fungos ) Imunologia (noções básicas sobre antígeno/anticorpo e interpretação das principais reações sorológicas de aglutinação, precipitação, reações imunoenzimáticas) Laboratório geral (preparação de reagentes, utilização de vidrarias e equipamentos, biossegurança, coleta, transporte e armazenamento de amostras biológicas, controle da qualidade interno e externo, interferentes analíticos e pré-analíticos).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAMPBELL, J.M. & CAMPBELL, J.B. Matemática de Laboratório - Aplicações Médicas e Biológicas: Editora Roca, São Paulo.

MOURA, R.A.A. Técnicas de Laboratório . Editora Atheneu, Rio de Janeiro.

Colheita de Material para exames de laboratório: Ed. Atheneu, Última Edição, Rio de Janeiro.

OLIVEIRA LIMA, A. e colaboradores. Métodos de Laboratório aplicados à Clínica: Ed. Guanabara Koogan. Última edição, Rio de Janeiro.

VALLADA, E.P. Série: Manuais Práticos de Exames de Laboratório (coleção completa - 5 vols): Editora Atheneu, Última edição, São Paulo.

MILLER, O. Laboratório para o Clínico: 8ª edição,1999. Editora Atheneu, São Paulo, 3ª reimpressão.

ANVISA - Critérios para a Habilitação de Laboratórios Segundo os Princípios das Boas Práticas de Laboratório. Procedimento GGLAS 02/BPL, Brasília.

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Conceitos de hardware: Instalação e configuração, tipos de memória e processadores; unidades de armazenamento; dispositivos de entrada e saída; tipos de barramentos. Conceitos sobre Internet, Intranet e seus serviços: domínios, url, serviços de nomes, de email e WEB; Internet Explorer e Firefox; Sistemas operacionais Windows XP, Windows 2003 Server e Linux: características de cada sistema operacional; componentes integrados; comandos básicos; manipulação e compactação de arquivos, pastas e atalhos; integração entre os sistemas; problemas de conectividade; tipos de arquivos e suas extensões; instalação de aplicativos. Procedimento e mídias de backup; sistemas de arquivos (FAT, FAT32, NTFS, Etx2, Ext3). Conhecimento de instalação, operação e teclas de atalho dos pacotes BrOffice versões 2.x e 3.x (Calc,Word e Base ) e Office 2003 (Excel, Access, Word e PowerPoint). Segurança para microcomputadores: tipos de ameaças; técnicas e mecanismos de prevenção, detecção e remoção, principais antivírus do mercado, noções básicas de criptografia. Redes de computadores: topologias; equipamentos de rede; compartilhamento de recursos; cabeamento e acesso remoto; Redes sem fio: equipamentos; segurança; protocolos e fundamentos. Noções de software livre e tipos de licenciamento. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Ajuda do BrOffice.

Ajuda do Microsoft Access.

Ajuda do Microsoft Excel.

Ajuda do Microsoft Internet Explorer.

Ajuda do Microsoft PowerPoint

Ajuda do Microsoft Word.

Ajuda e Conceitos existentes em www.microsoft.com.br

Ajuda e Conceitos existentes em www.broffice.org

Apostilas disponíveis em www.broffice.org/?q=apostila comunidade

ANTONIO, J. Informática para concursos: teoria e questões. Ed. Elsevier.

RUFINO, Nélson M. De O. Segurança em redes sem fio: aprenda a proteger suas informações em ambientes Wi-fi e Bluetooth. 2ª Ed. São Paulo: Nova Editora, 2007.

FRANÇA, Jadiel. Informática para Concursos. Editora Ciência Moderna, 2006.

NEMETH, Evi, SNYDER, Garth e HEIN, Trent R. Manual Completo do Linux, Guia do Administrador. São Paulo: Pearson Makron Books, 2004

BUENO, Maurício. Informática para concursos. Ed. Brasport, 2005.

RUAS, Jorge. Informática para Concursos. Editora Campus, 5a Edição, 2008.

TANENBAUM, Andrew S. Redes de Computadores. Editora Pearson

OGLETREE, TW. Dominando o Microsoft Windows XP. Ed. Makron Books.

TORRES, G. Hardware - Curso Completo. Ed. Axcel Books. TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Noções de Informática Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet, Ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa, Organização de informação para uso na Internet, Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas aplicativos e procedimentos em informática: conceitos de hardware e software. Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópias de segurança (backup), conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas, noções do Sistema Operacional Windows XP, criação, formatação, edição e utilização das ferramentas do software Writer integrante do BrOffice versão 3.2

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Ajuda do Software Windows XP.

Ajuda do Software BrOffice.

Ajuda e Conceitos existentes no site www.microsoft.com.br

Ajuda e Conceitos existentes no site www.broffice.org.

MATEMÁTICA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Raciocínio Lógico: Lógica Matemática Conjuntos; Conjuntos Numéricos: naturais, inteiros, racionais e reais: operações, propriedades e aplicações. Porcentagem e Regra de Três. Sucessões: Progressões Aritméticas (P.A.) e Progressões Geométricas (P.G.). Problemas de Contagem: Análise Combinatória e Probabilidades. Funções Polinomiais: Funções de 1° e 2° graus; zeros, variação do sinal e representação gráfica; problemas de aplicação das funções polinomiais. Função Exponencial e Função Logarítmica: Gráficos, Equações e Aplicações. Matrizes: Definição e operações; Sistemas Lineares: resolução de sistemas e problemas com duas variáveis. Geometria Plana: Triângulos e Quadriláteros; Triângulo Retângulo e Razões trigonométricas; Circunferência e Círculo; Áreas das figuras planas. Geometria Espacial: Prismas e Cilindros; Pirâmides e Cones; Esfera; Áreas e Volumes. Tratamento da informação: Leitura e interpretação de gráficos de barras, colunas, linhas e setores; Cálculo de Média Aritmética Simples e Ponderada

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Iezzi, Gelson Matemática: ciência e aplicações, Volumes 1, 2 e 3, Atual. Dante, Luiz Roberto Matemática ensino médio, Volumes 1, 2 e 3, Ática.

Machado, Antonio dos Santos Matemática Temas e Metas, Volumes 1, 2, 3, 4 e 5, 2. ed. Atual.

Bianchini, Edwaldo Matemática - ensino médio, Volumes 1, 2 e 3, Moderna. TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Noções de biossegurança, visando o controle de infecção. Noções de higiene, limpeza, esterilização, desinfecção e anti-sepsia. Princípios e diretrizes do SUS e as políticas publicas de saúde. Promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitários. Sistema Único de Saúde e cidadania. Atribuições do ASB e TSB e sua importância na equipe odontológica. Aspectos éticos do exercício profissional. Materiais de uso odontológico: classificação e manipulação. Instrumental odontológico: identificação, classificação e técnica de instrumentação. Métodos preventivos contra agravos bucais.

· Educação em saúde: conceitos básicos. Anatomia dentaria e fisiologia da cavidade bucal. Placa bacteriana: identificação, relação com dieta, saliva e flúor. Doença cárie,doença periodontal, má-oclusão e lesões da mucosa. Técnicas radiográficas e processamento de filme radiográfico. Medidas de prevenção: terapia com fluor, raspagem e polimento coronário, instrução de higiene. Processo saúde-doenca bucal: características, aspectos epidemiológicos e prevenção dos principais agravos em saúde bucal.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVARES, Luiz Casati e TAVANO, Orivaldo Curso de Radiologia em Odontologia. Livraria Santos Editora , 5ª ed, 2009.

Brasil, Ministério da Saúde. Controle de infecções e a pratica odontológica em tempos de AIDS: manual de condutas. Brasilia: 2000.

CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA RJ. (legislação: Lei nº 11.889, de 24/12/2008 Regulamenta o exercício das profissões de Técnico em Saúde Bucal - TSB e de Auxiliar em Saúde Bucal - ASB. Em: www.cro-rj.org.br/legislacao/index.asp

CODIGO DE ETICA ODONTOLÓGICA- Resolução CFO- 42, 2003.

GUIMARAES JR., Jayro. Biossegurança e Controle de Infecção Cruzada em Consultórios Odontológicos. São Paulo: Santos, 2001.

KRAMER, Paulo F., FELDENS, Carlos Alberto, ROMANO, Ana Regina. Promoção de Saúde Bucal em Odontopediatria. Artes Médicas. 1 edição.

KRIGER, Léo. ABOPREV - Promoção de Saúde Bucal. Artes Médicas. 1 edição.

LEI ORGÂNICA DO SUS - 8080/90 - Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, e da outras providencias.

LEGISLAÇÃO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1474

LINDHE, Jan. Tratado de Periodontologia Clínica. Guanabara Koogan. 2 edição.

MCDONALD, Ralph e AVERY, David R. Odontopediatria. Guanabara Koogan. 6 edição.

PINTO, Antonio Carlos Guedes- Odontopediatria. Livraria Santos. 6 edição.

PINTO, Vitor Gomes. Saúde Bucal Coletiva. Livraria Santos. 4 ediçãoFISCAL DE TRIBUTOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTABILIDADE: Noções de patrimônio como campo de aplicação da contabilidade. Princípios contábeis segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao setor Público. Livros fiscais e comerciais: obrigatórios e facultativos. Formalidades intrínsecas e formalidades extrínsecas da escrituração. LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA Sistema Tributário Constitucional: Constituição da Republica Federativa do Brasil - com as emendas constitucionais. Impostos diretos e impostos indiretos. Fato gerador tributário: conceitos e lançamento tributário. Divida ativa

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS IUDÍCIBUS, S. (Org.). Contabilidade introdutória. 9 ed. São Paulo: Atlas, 1998.

BRASIL "Constituição da República Federativa do Brasil" - Com as Emendas Constitucionais. (Dos Direitos e Garantias Fundamentais - Art. 5° a 11. Da nacionalidade - Art. 12 e 13. Da Organização do Estado - Art. 29 a 41.

Da Organização dos Poderes - Art. 59 a 83. Da Tributação e Orçamento/Da Ordem Econômica e Financeira - Art. 145 a 183)

BRASIL "Código Tributário Nacional" (Artigos 1° ao 16 e Artigos 96 ao 182). Código Tributário Municipal - Miracema

Lei Orgânica do Município de Miracema

Lei Complementar n. 796, de 18 de outubro de 1999.Altera disposições do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Município de Miracema