IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - CE

Notícia:   Vagas de Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - CE

IFCE - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

EDITAL Nº 09/DGP-IFCE/2009

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO

1. FINALIDADE:

1.1 Estabelecer normas regulamentares do Processo Seletivo Simplificado, para contratação de professor substituto, em caráter temporário, do IFCE nos Campi Cedro e Juazeiro do Norte.

2. PRÉ-REQUISITOS:

2.1 - ser brasileiro nato ou naturalizado.

2.2 - estar quite com as obrigações eleitorais e militares (em se tratando de candidato do sexo masculino).

2.3 - não ocupar cargo efetivo, integrante da carreira de magistério de que trata a Lei nº 11.784/2008.

2.4 - satisfazer às exigências de habilitação, constantes no Anexo I, deste Edital.

3. REFERÊNCIA:

3.1 Lei nº 8.745/93 e processo nº 23045.002015/2009-38.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

4.1 Elaborado pelos Departamentos de Ensino de cada Campus a cujas Áreas de Estudo estão vinculados, encontra-se disponível no endereço eletrônico www.ifce.edu.br (Anexo II deste Edital).

5. INSCRIÇÃO:

5.1. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve conhecer o Edital e seus anexos, certificando-se de que preenche todos os requisitos nele expressos.

5.2. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

5.3. A inscrição será efetuada, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.ifce.edu.br, no período compreendido entre 08:00 horas do dia 03/12/2009 e 18:00 horas do dia 11/12/2009, considerado o horário local.

5.4. O boleto para recolhimento da taxa de inscrição estará disponível no endereço www.ifce.edu.br e deverá ser impresso imediatamente após a conclusão do preenchimento do requerimento de inscrição.

5.5. No momento da inscrição, o candidato deverá optar por apenas uma Área de Estudo, em um único Campus do IFCE de Cedro ou Juazeiro do Norte. Caso seja confirmada mais de uma inscrição por CPF, será válida somente a última.

5.6. Uma vez requerida a inscrição, não será permitida, em hipótese alguma, a sua alteração.

5.7. O candidato deverá efetuar sua inscrição conforme os procedimentos estabelecidos abaixo:

a) Preencher o requerimento de inscrição e transmiti-lo via internet;

b) Imprimir o boleto eletrônico e, por meio dele, pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 60,00 (sessenta reais), em qualquer banco ou agência lotérica, até a data limite para encerramento das inscrições.

5.8. As inscrições serão confirmadas somente após a comprovação do pagamento da taxa e a certificação dos dados fornecidos pelo candidato no requerimento de inscrição.

5.9. O IFCE não se responsabilizará por requerimento de inscrição não recebido via internet por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como de outros fatores que impossibilitem a transferência de dados ou a impressão do boleto bancário.

5.10. Será considerado inscrito o candidato que tiver seu requerimento de inscrição confirmado, devendo certificar-se do deferimento no dia 15/12/2009, mediante consulta no sítio www.ifce.edu.br e proceder à impressão do cartão de identificação.

5.11. Em hipótese alguma, o candidato poderá prestar provas sem que esteja previamente confirmado o seu requerimento de inscrição.

5.12. O cartão de identificação deverá ser apresentado nos locais de realização das provas, juntamente com o documento oficial de identidade informado na ocasião da inscrição.

5.13. No caso de pagamento com cheque, este somente será aceito após a compensação bancária; a inscrição será considerada sem efeito, se o cheque for devolvido por qualquer motivo.

5.14. É vedada a transferência do valor pago a título de taxa de inscrição para terceiros ou para outros concursos/seleções.

5.15. Em hipótese alguma será devolvida a importância paga, relativa à taxa de inscrição.

5.16. Não será aceito pedido de inscrição por via postal, fax, correio eletrônico, condicional nem extemporâneo.

5.17. As informações prestadas no pedido de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o IFCE, no caso de dados incorretos, incompletos ou inverídicos, mesmo que constatados a posteriori, do direito de excluir o candidato deste processo seletivo e declarar nulos os atos praticados em decorrência da inscrição.

6. DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

6.1. O IFCE obedecendo ao que preceitua o Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, publicado no DOU de 3/10/2008, prevê a possibilidade de isenção de taxa de inscrição para o candidato que:

a) Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007; e,

b) For membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

6.2. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição poderão ser feitos no dia 03/12/2009, mediante requerimento-padrão protocolizado nos Campi Cedro ou Juazeiro do Norte.

6.3. Para a solicitação de isenção de taxa, o candidato deverá proceder da seguinte forma:

a) Imprimir o requerimento que está disponível no site www.ifce.edu.br; e

b) apresentar declaração de que atende à alínea "b" do item 6.1. deste Edital.

6.4. Não será aceita a documentação, se entregue após a data especificada no subitem 6.2.

6.5. O requerimento de isenção pode ser protocolizado por procurador, devidamente designado para este fim, anexando a procuração.

6.6. O IFCE consultará o órgão gestor do CadÚnico, para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

6.7. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em Lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

6.8. A relação dos candidatos beneficiados com a isenção de taxa de inscrição será divulgada no dia 08/12/2009 (no site www.ifce.edu.br).

6.9. Os candidatos beneficiados com a isenção da taxa deverão efetuar a inscrições em conformidade com o disposto no subitem 5.7, alínea "a".

6.10. No caso de indeferimento do pedido de isenção, o candidato que desejar participar do certame deverá proceder de acordo com o subitem 5.7.

7. ESTRUTURA E REALIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO:

O Processo de Seleção constará de:

7.1 PROVA DE DESEMPENHO

7.1.1 - Terá caráter eliminatório e se constituirá de uma aula de 45 (quarenta e cinco) minutos, perante Banca Examinadora, designada pela Diretoria de Gestão de Pessoas e se destinará a apurar o conhecimento e a capacidade didático-pedagógica do candidato.

7.1.2 - Versará sobre os itens constantes dos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS de cada Área de Estudo (Anexo II).

7.1.3 - No dia 16/12/2009, o IFCE disponibilizará o calendário da Prova de Desempenho no endereço eletrônico www.ifce.edu.br, informando o dia e horário do sorteio e da prova.

7.1.4 - O sorteio do ponto para a Prova de Desempenho será realizado 24 (vinte e quatro) horas antes da prova, no período de 17 a 22/12/2009, por membro da Comissão Coordenadora, obedecendo-se à ordem de inscrição, admitindo-se tolerância de quarenta e cinco minutos.

7.1.5 - Caso o número de candidatos inscritos neste Processo inviabilize a realização das Provas de Desempenho no período previsto no item 7.1.4, a Diretoria de Gestão de Pessoas prorrogará o período para que todos os candidatos façam a Prova de Desempenho, mediante solicitação da Comissão Coordenadora.

7.1.6 - O candidato deverá apresentar-se, para a Prova de Desempenho Didático, portando o documento oficial de Identidade (o mesmo informado na inscrição) e o plano de aula, em três vias (modelo do plano de aula disponível no sítio www.ifce.edu.br).

7.1.7 - O sorteio e a Prova de Desempenho serão realizados no Campus Juazeiro do Norte para os candidatos que se inscreverem para as Áreas de Estudo de códigos 1 a 19 e no Campus Cedro para os que se inscreverem para as Áreas de Estudo de códigos 20 a 35.

7.1.8 - A Prova de Desempenho terá valor máximo de 100 (cem) pontos, e a nota final será o resultado da média aritmética dos pontos atribuídos pelos membros da Banca Examinadora, mediante observação dos seguintes aspectos:

ASPECTOS PONTUAÇÃO

1. Plano da aula 05pontos

2. Condução da aula 25 pontos

3. Domínio do conteúdo 45 pontos

4. Procedimentos e recursos 10 pontos

5. Avaliação da aprendizagem 10 pontos

6. Duração da aula 05 pontos

TOTAL 100 pontos

7.1.9 - Serão aprovados, nesta etapa, os candidatos que obtiverem no mínimo 60 (sessenta) pontos na prova de desempenho.

7.1.10 - Além da banca examinadora e de alunos do IFCE, não será permitida a presença de demais candidatos, nem de pessoas alheias ao processo seletivo.

7.1.11 - Caso o candidato não possa comparecer ao sorteio do ponto da Prova de Desempenho, poderá mandar um representante, munido de autorização escrita, especificamente para este fim, com cópia do documento oficial de identidade de ambos.

7.1.12 - O IFCE não disponibilizará aos candidatos recursos audiovisuais para esta prova.

8.4. PROVA DE TÍTULOS

8.4.1. A Prova de Títulos, de caráter classificatório, consistirá na análise dos títulos apresentados pelos candidatos, conforme o item 8.4.16 deste Edital.

8.4.2. Somente se submeterão à Prova de Títulos os candidatos habilitados na Prova de Desempenho.

8.4.3. Os títulos a ser avaliados deverão ser entregues no dia e horário da realização do sorteio da prova de desempenho, no respectivo Campus no qual o candidato esteja inscrito, em ENVELOPE LACRADO, com identificação do candidato e de sua Área de Estudo, acompanhado do formulário de entrega de títulos, disponível no endereço eletrônico www.ifce.edu.br.

8.4.4. Não será considerada, em hipótese alguma, a anexação ou substituição de qualquer documento fora do período estabelecido para a entrega de títulos.

8.4.5. Para efeito de pontuação, cada título será considerado uma única vez.

8.4.6. Será atribuída nota zero ao candidato que não entregar seus títulos na forma, no período ou no local estabelecidos no Edital, não caracterizando este fato sua eliminação do certame.

8.4.7. A comprovação de conclusão de curso de pós-graduação poderá ser feita por certificado, diploma ou declaração expedida por Instituição de Ensino Superior reconhecida, constando os dados referentes à citada comprovação.

8.4.8. Para ser atribuída a pontuação relativa ao exercício profissional ou de magistério, o candidato deverá entregar documento que se enquadre, em uma das alíneas abaixo:

a) Cópia da folha de identificação em que constam número e série e folha de contrato de trabalho da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou declaração do empregador, que informe o período (dia, mês e ano) discriminando o início e o fim;

b) Cópia de certidão ou declaração, no caso de órgão público, que informe o período (dia, mês e ano) discriminando o início e o fim das atividades;

c) Cópia do contrato de prestação de serviços (demonstrando claramente o período inicial e final de validade do contrato).

8.4.9. Não será aceito, como exercício profissional ou de magistério, o tempo de estágio, de bolsa de estudo/pesquisa, de monitoria ou outras atividades equivalentes no mesmo nível.

8.4.10. Não serão computados, duplamente, os pontos relativos a títulos que especifiquem tempo de serviço de magistério concomitante.

8.4.11. Não serão computados, duplamente, os pontos relativos a títulos que especifiquem tempo de serviço de exercício profissional concomitante.

8.4.12. Os títulos em língua estrangeira somente serão válidos se acompanhados de tradução feita por Tradutor Juramentado.

8.4.13. Caso haja dúvidas quanto à veracidade ou sejam insuficientes as informações sobre título apresentado, a Comissão de análise o desconsiderará.

8.4.14. Para efeito de contagem do tempo de serviço citado no item 8.4.10, o candidato deverá apresentar cópia do diploma de graduação, autenticada em cartório.

8.4.15. Os títulos deverão ser entregues, seguindo, rigorosamente, a ordem prevista no subitem 8.4.16.

8.4.16. Para efeito da Prova de Títulos os valores a ser computados, no total de até 100 (cem) pontos, serão os seguintes:

a) Cópia, autenticada em cartório, da declaração ou do diploma de Curso de Doutorado, na área, objeto do concurso, ou em Educação, ministrado por Instituição de Ensino Superior e, quando estrangeiro, devidamente revalidado, 24 (vinte e quatro) pontos;

b) Cópia, autenticada em cartório, da declaração ou do diploma de Curso de Mestrado, na área, objeto do concurso, ou em Educação, ministrado por Instituição de Ensino Superior e, quando estrangeiro, devidamente revalidado, 18 (dezoito) pontos;

c) Cópia, autenticada em cartório, da declaração ou do certificado de Curso de Especialização, em nível de Pós-Graduação lato sensu, na área, objeto do concurso, ou em Educação, ministrado por Instituição de Ensino Superior e, quando estrangeiro, devidamente revalidado, 8 (oito) pontos;

d) Cópias, autenticadas em cartório, dos documentos que comprovem o tempo de exercício do magistério em instituições de ensino público ou privado, por ano ou fração superior a seis meses, contando-se a partir da graduação, equivalente a 4 (quatro) pontos por cada ano, até o limite de 40 (quarenta) pontos;

e) Cópias, autenticadas em cartório, dos documentos que comprovem o tempo de exercício profissional na área, objeto do concurso, por ano ou fração superior a seis meses, contando-se a partir da graduação,equivalente a 2 (dois) pontos por cada ano, até o limite de 1 0(dez) pontos.

8.4.17. O resultado da Prova de Títulos será disponibilizado no dia 06/01/2010, no endereço eletrônico www.ifce.edu.br.

8.4.18. Facultar-se-á um único recurso por candidato, quanto ao resultado da prova de títulos, dirigido à CCC, mediante requerimento (modelo disponível no site do IFCE www.ifce.edu.br) devidamente fundamentado e protocolizado no Serviço de Protocolo do respectivo Campus em que concorre à vaga, no dia 07/01/201 0.

8.4.19. Somente serão apreciados os recursos interpostos dentro do prazo, com indicação do nome do Concurso, do nome do candidato, do número de inscrição e da assinatura.

8.4.20. Não serão aceitos os recursos interpostos via fax, telegrama, Internet ou outro meio que não seja o especificado neste Edital.

8.4.19. A resposta do recurso estará à disposição do interessado no respectivo Campus, no prazo de até dois dias úteis, após o encerramento do período de recurso, podendo haver ou não, alteração da pontuação.

8.4.20. Os Títulos apresentados serão restituídos aos candidatos, decorridos trinta dias da homologação do resultado do Concurso e poderão ser retirados pelo candidato nos locais onde o candidato fez o concurso.

8.4.21. Após o encerramento do prazo estabelecido no subitem anterior, os títulos não retirados serão incinerados.

9. RESULTADO FINAL DA PROVA E CLASSIFICAÇÃO:

9.1 - A nota final será a soma dos pontos obtidos pelo candidato em cada modalidade de prova, obedecendo-se aos respectivos pesos:

Prova de Desempenho............ até 100 pontos (peso 2)

Prova de Títulos ................... até 100 pontos (peso 1)

TOTAL................................. até 300 pontos

9.2 - A classificação final será feita na ordem decrescente do total de pontos obtidos pelos candidatos.

9.3 - Em caso de igualdade do total de pontos, terá preferência, para efeito de desempate e a conseqüente classificação, o candidato que:

a) tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição neste concurso, tiver a maior idade, conforme artigo 27, parágrafo único, da Lei n.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso) adotando-se a seguinte seqüência de paridade: ano/mês/dia;

b) permanecendo empate entre candidatos, considerar-se-á o maior número de pontos obtidos na prova de desempenho;

c) se ainda persistir o empate, considerar-se-á o maior número de pontos obtidos na prova de Prova de Desempenho, referente ao quesito Domínio do Conteúdo;

d) persistindo, ainda o empate, considerar-se-á o candidato que comprovar maior tempo de exercício do magistério.

9.4. Esgotadas as probabilidades anteriores e, se ainda existir empate entre candidatos, terá preferência o mais idoso, adotando-se a seguinte seqüência de paridade: ano/mês/dia.

10. APROVEITAMENTO DO CANDIDATO:

10.1 - O candidato habilitado será convocado para contratação, em caráter temporário, obedecendo-se rigorosamente à ordem de classificação, em vagas existentes, ou que venham a existir, durante o período de vigência deste concurso, sob o regime da Lei nº 8.745/93, na Categoria Funcional de Professor Substituto, com retribuição mensal correspondente à carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, conforme estabelece o art. 2º da Orientação Normativa nº 5/SRH/MP, de 28/10/2009.

10.2 - O título de pós-graduação apresentado pelo candidato no ato da contratação constituirá a parcela única de sua remuneração, observados os valores constantes da tabela da Retribuição por Titulação-RT, fixados no Anexo LXXIII da Lei nº 11.784/2008.

10.3 - O candidato convocado será contratado se atendidas as seguintes exigências:

a) apresentar os pré-requisitos estabelecidos no item 2 deste Edital;

b) declarar se tem, ou não, acumulação de cargos; em caso afirmativo, comprovar a regularidade da acumulação, em conformidade com o inciso XVI do art. 37 da Constituição Federal;

c) apresentar demais documentos solicitados pelo Departamento de Recursos Humanos.

10.4 - Observado o número de vagas oferecidas no Anexo I deste Edital ou que venham a existir, os candidatos classificados serão convocados para contratação, como Professores Substitutos, por telegrama, para o endereço constante de sua ficha de inscrição, obrigando-se a declarar, por escrito, no prazo de 3 (três) dias úteis, contados da data do recebimento da convocação, se aceita ou não, a contratação. O seu não pronunciamento, no prazo acima, permitirá ao IFCE excluí-lo deste Processo e convocar o candidato seguinte, obedecendo-se à ordem de classificação.

10.5 - O candidato tem o prazo de 10 (dez) dias, contado do recebimento do telegrama, para apresentar, no Campus Cedro ou Juazeiro do Norte, a documentação solicitada para assinatura do contrato.

10.6 - O candidato que não cumprir o prazo citado no item anterior será excluído e o IFCE convocará o próximo pela ordem de classificação.

10.7 - Não poderá ser contratado o candidato que tiver sido Professor Substituto nos termos da Lei nº 8.745/93, em qualquer Instituição Federal de Ensino, antes de terem decorrido dois anos, após o término do último contrato.

10.8 - O candidato convocado, que não aceitar sua indicação para a vaga, será excluído do Processo e assinará Termo de Desistência, sendo convocado o candidato seguinte.

10.9 - A carga horária de trabalho será de 40 ou de 20 (vinte) horas semanais, de acordo com a necessidade da Instituição, sendo excluído desta seleção o candidato que não atender esta exigência.

10.10 - O tempo de contratação do professor substituto será de até 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por igual período, mediante avaliação pelo IFCE e anuência mútua das partes.

10.11 - Por necessidade do ensino e de acordo com a especialidade do candidato habilitado, este poderá ser remanejado para outra Área de Estudo ou Unidade de Ensino diversa, porém na mesma área de conhecimento para a qual prestou a seleção.

11. DISPOSIÇÕES GERAIS:

11.1 - A inexatidão de afirmativa ou a falsidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente à realização desta seleção, implicarão a eliminação sumária do candidato, ressalvado o direito de ampla defesa, sendo declarada nula, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de eventuais sanções legais.

11.2 - Será excluído do Processo, por ato do Departamento de Recursos Humanos, o candidato que se tornar culpado de incorreção ou descortesia para com algum dos examinadores, executores, auxiliares e autoridades presentes à realização das provas.

11.3 - A aprovação do candidato no Processo Seletivo Simplificado não lhe dá o direito, mas a expectativa de ser contratado, de acordo com as reais necessidades e condições do IFCE.

11.4 - O Processo Seletivo Simplificado, de que trata o presente Edital, terá validade de 01 (um) ano, a partir da homologação do resultado publicado no Diário Oficial da União.

11.5 - A presente seleção será realizada pela Comissão Coordenadora do Processo Seletivo designada pela Diretora de Gestão de Pessoas do IFCE.

11.6 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Coordenadora.

DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, em 26 de novembro de 2009.

SAMARA TAUIL VITORINO
Diretora de Gestão de Pessoas

ANEXO I - QUADRO DE ÁREAS DE ESTUDO

Campus

Código/Área de Estudo

Vagas

Habilitação Exigida

JUAZEIRO
DO NORTE

1. Geografia

01

Graduação em Geografia

2. Inglês

01

Licenciatura plena em letras - Português/Inglês.

3. Desenho Técnico, Arquitetônico, Assistido por computador e Planejamento Urbano

01

Graduação em Arquitetura.

4. Hidráulica, Hidrologia e Mecânica dos Fluidos

01

Graduação em Engenharia Civil.

5. Construção civil

01

Engenharia Civil; Graduação em Produção Civil, Construção Civil ou em Construção de Edifícios.

6. Matemática Básica e Geometria Plana e Espacial

01

Graduação em Matemática.

7. Processos de fabricação

01

Engenharia Mecânica, Eletromecânica ou Mecatrônica.

8. Metodologia do Ensino do Atletismo e Metodologia do Ensino do Voleibol

01

Licenciatura Plena Educação Física.

9. Metodologia do Ensino do Handebol e Futsal e Esporte da natureza

01

Licenciatura Plena Educação Física.

10. Bases nutricionais, primeiros

socorros aplicados na atividade física, estágio supervisionado e prática como componente curricular

01

Licenciatura Plena Educação Física.

11. Metodologia do Ensino do Futebol e Organização de Eventos Esportivos, estágio supervisionado e prática como componente curricular

01

Licenciatura Plena Educação Física.

12. Bioestatística, Epidemiologia, Informática aplicada à atividade física e prática como componente curricular

01

Licenciatura Plena Educação Física.

13. Legislação Educacional, estágio supervisionado e prática como componente curricular

01

Licenciatura Plena Educação Física.

14. Acionamento Eletro-Hidráulico e Eletro-Pneumático; Comandos Elétricos.

01

Engenharia Mecânica, Mecatrônica ou Automação Industrial.

15. Cálculo Diferencial e Integral

01

Engenharias; Graduação em Matemática ou Física.

16. Computação

01

Engenharia Elétrica, Automação Industrial ou Mecatrônica.

17. História

01

Graduação em História.

18. Química geral e analítica

01

Graduação em Química; Engenharia Química.

19. Pedagogia e estágio

01

Graduação em Pedagogia.

CEDRO20. LÍNGUA PORTUGUESA/ LÍNGUA INGLESA03Licenciatura plena em letras - Português/Inglês.
21. QUÍMICA01Graduação em Química; Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Química.
22. FÍSICA03Graduação em Física; Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica ou de Produção.
23. INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS, DIDÁTICA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO, PSICOLOGIA, ESTÁGIO02Graduação em Pedagogia, Filosofia ou Psicologia.
24. CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL02Engenharias; Graduação em Matemática, Física.
25. ALGORITMOS E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO / ESTRUTURA DE DADOS OS02Graduado em Ciência da Computação, Telemática, Informática, em Processamento de Dados, ou em Automação Industrial.
26. REDES DE COMPUTADORES/SISTEMAS OPERACIONAIS/ARQUITETURA DE COMPUTADORES01Graduação em Ciência da Computação, Telemática, Informática, em Processamento de Dados, ou em Automação Industrial.
27. ORGANIZAÇÃO E NORMAS/HST/PCP02Engenharia Mecânica ou de Produção; Graduação em Mecatrônica, Mecânica Industrial, Eletromecânica ou em Automação Industrial.
28. METROLOGIA E DESENHO TÉCNICO MECÂNICO01Engenharia Mecânica ou de Produção; Graduação em Mecatrônica, Mecânica Industrial, Eletromecânica ou em Automação Industrial.
29. USINAGEM/RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS/MECANISMOS02Engenharia Mecânica, de Produção, Mecatrônica; Graduação em Mecatrônica ou em Eletromecânica.
30. AUTOMAÇÃO E MÁQUINAS HIDRÁULICAS01Engenharia Mecânica; Graduação em Mecatrônica ou em Automação Industrial.
31. TECNOLOGIA DA SOLDAGEM/CONTROLE DE QUALIDADE01Engenharia Mecânica; Graduação em Mecatrônica ou em Automação Industrial.
32. MÁQUINAS ELÉTRICAS01Engenharia Elétrica ou Eletrônica; Graduação em Mecatrônica ou em Eletromecânica.
33. SISTEMAS DE POTÊNCIA01Engenharia Elétrica ou Eletrônica; Graduação em Mecatrônica, Eletromecânica ou Automação Industrial.
34. ELETROMAGNETISMO/ ELETRICIDADE CC e CA/ELETRÔNICA01Engenharia Elétrica ou Eletrônica; Graduação em Mecatrônica, em Eletromecânica ou em Automação Industrial.
35. ACIONAMENTO DE MÁQUINAS01Engenharia Elétrica ou Eletrônica; Graduação em Mecatrônica, em Eletromecânica ou em Automação Industrial.

Observação:

Os cursos de graduação compreendem os Bacharelados, Licenciaturas e Superiores de Tecnologia (CST).

ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CÓDIGO 1. - GEOGRAFIA

1. Divisões Internacionais do Trabalho e as redefinições territoriais do Capitalismo Comercial, Industrial, Financeiro e Informacional; 2. A evolução histórica conceitual da geografia, seus principais autores e suas categorias de análise; 3. Os domínios de natureza no Brasil; 4. Questões socioambientais locais, globais e o desenvolvimento sustentável; 5. A produção do Espaço Geográfico cearense: aspectos populacionais, naturais, agrário, urbano e industrial; 6. A Geografia da População no Brasil e no Mundo; 7. Cartografia: A linguagem dos mapas; 8. O planeta terra: suas macro estruturas geológicas, seu modelado e os recursos minerais; 9. Urbanização e redes urbanas brasileiras; 10. O espaço agrário brasileiro.

CÓDIGO 2. - INGLÊS

1. Simple Present x Present Continuous; 2. Simple Past x Present Perfect; 3. Simple Future 4. Modal verbs; 5. Conditional (presente, past, perfect continuous); 6. Passive (all tenses); 7. Direct and indirect speeches; 8. Articles (definite and indefinite) 9. Nouns (singular, plural, possessive of pronouns, mass and countable); 10. Pronouns (objetct and subsejct); 11. Possessive adjectives and pronouns; 12. Reflexive pronouns; 13. Determiners; 14. Relative clauses (with and without, who, that, which); 14. Adjective (comparative and superlative); 16. Adverbs; 17. Conjunctions; 18. Preposition (place and time); 19. Modifiers; 20. Infinitive x Gerund; 21. Phrasal verbs; 22. Levels of reading comprehension (general comprehension, main points and detailed comprehension).

CÓDIGO 3.- DESENHO TÉCNICO, ARQUITETÔNICO, ASSISTIDO POR COMPUTADOR E PLANEJAMENTO URBANO

1. Desenho geométrico; 2. Perspectiva; 3. Elementos de representação em desenho arquitetônico; 4. Partes de projetos arquitetônicos; 5. Etapas do projeto arquitetônico; 6. Plano diretor e seus impactos ambientais; 7. Formação de cidades no Brasil; 8. Planejamento ambiental como indutor de desenvolvimento sustentável; 9. Comandos de edição do AutoCAD; 10. Comandos de visualização e averiguação do AutoCAD.

CÓDIGO 4. - HIDRÁULICA, HIDROLOGIA E MECÂNICA DOS FLUIDOS

1. Leis básicas na Mecânica dos Fluidos; 2. Fluido Newtoniano; 3. Tipos de escoamento; 4. Perdas de carga: distribuída e localizada; 5. Tipos de medidas vazão; 6. Dimensionamento de redes de distribuição de água; 7. Ciclo Hidrológico e seus componentes; 8. Bacia hidrográfica e suas características; 9. Chuvas: tipos, características, probabilidades e recorrência; 10. Águas subterrâneas, Tipos de aqüíferos e tipos de poços; 11. Qualidade das águas superficiais e subterrâneas; 12. Propriedades físicas dos fluidos; 13. Esquema típico de uma instalação hidráulica predial; 14. Procedimentos para o dimensionamento das instalações hidráulicas prediais de- água fria e esgoto; 15. Elementos constitutivos de uma instalação de águas pluviais e combate à incêndio; 16. BOMBAS HIDRÁULICAS: Tipos; Classificação; Dimensionamento.

CÓD. 5 - CONSTRUÇÃO CIVIL

1. Definição, tipos e causas de acidentes de trabalho; 2. Tipos de riscos de acidentes de trabalho; 3. Mapa de risco; 4. EPI e EPC; 5. NR 18; 6. Tipos de Sistemas Construtivos: Concreto; Madeira; Aço; Pré- moldados; 7. Alvenaria e revestimento; 8. Cobertura; 9. Propriedades do concreto e fatores que influenciam estas propriedades; 10. Dosagem de concretos; 11 .Pedras naturais e Materiais Cerâmicos: Conceitos; Tipos; Aplicações; 12. Canteiro de obras: Conceitos; Finalidade; Tipos de canteiros; 13. Fases do canteiro de obras; 14. Programa de manutenção do canteiro de obras: 5S na construção; 15. Metodologia do projeto do canteiro de obras; 16. Elementos do canteiro de obras;

CÓD. 6 - MATEMÁTICA BÁSICA E GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL

1. Princípio de Indução Finita e Aplicações; 2. Proporcionalidade Direta e Inversa e Função A_m e Aplicações, Relação com P.A.; 3. Funções Quadráticas, Aplicações; 4. Sistemas Lineares: Representação, Escalonamento, Discussão de Sistemas Lineares; 5. Princípio Fundamental da Contagem, Análise Combinatória e Aplicações; 6. Limites de funções em uma variável real: conceito, propriedades, o teorema do confronto e aplicações; 7. Funções contínuas: conceitos, propriedades, o teorema do valor intermediário e aplicações; 8. Semelhança de triângulos, Teorema de Pitágoras e aplicações; 9. Poliedros Convexos, o teorema de Euler e aplicações; 10. O Princípio de Cavalieri e o cálculo do volume da esfera.

CÓDIGO 7. - PROCESSOS DE FABRICAÇÃO

1. Sistemas de medidas, 2. Paquímetro e Micrometro, 3. Parâmetros de usinagem, 4. Ferramentas de cortes, 5. Torneamento, 6. Fresagem, 7. Fundição, 8. Laminação, 9. Extrusão, 10. Trefilação, 11. Estampagem, 12. Forjamento, 13. Equipamento de proteção individual e coletiva, 14. Mapas de riscos, 15. Projeto e manufatura assistido por computador.

CÓDIGO 8. - METODOLOGIA DO ENSINO DO ATLETISMO E METODOLOGIA DO ENSINO DO VOLEIBOL.

1- Origem e evolução histórica do Atletismo 2- Regras oficiais básicas do Atletismo 3- Fundamentos básicos para o aprendizado das corridas 4- Fundamentos básicos para o aprendizado dos saltos 5- Fundamentos básicos para o aprendizado dos arremessos 6- Origem e evolução histórica do Voleibol 7- Regras oficiais básicas do Voleibol 8- Fundamentos básicos do Voleibol 9- Sistemas ofensivos e defensivos do Voleibol

CÓDIGO 9. - METODOLOGIA DO ENSINO DO HANDEBOL E FUTSAL E ESPORTE DA NATUREZA

1- Origem e evolução histórica do Handebol; 2- Regras oficiais básicas do Handebol; 3- Fundamentos, sistemas e estratégias de jogo do Handebol; 4- Origem e evolução histórica do Futsal; 5- Regras oficiais básicas do Futsal; 6- Fundamentos, sistemas e estratégias de jogo do Futsal; 7- Origem e evolução dos Esportes na Natureza; 8- Classificação e caracterização dos Esportes na Natureza; 9- Possibilidades de utilização dos Esportes da natureza como conteúdos das aulas de Educação Física Escolar; 10- Planejamento e elaboração de programas de Esportes na Natureza com segurança e redução de impacto ambiental.

CÓD. 10 - BASES NUTRICIONAIS, PRIMEIROS SOCORROS APLICADOS NA ATIVIDADE FÍSICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

1- Carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas, minerais e água; 2- Proteínas carboidratos, lipídios e exercícios de força e endurance; 3- Nutrição para o condicionamento físico e esporte; 4- Nutrição e transtornos alimentares; 5- Nutrição, obesidade e desnutrição; 6- Anatomia, terminologia e avaliação das lesões durante a prática da atividade física; 7- Emergências circulatórias e respiratórias; 8- Pronto atendimento e remoção das lesões osteomusculares; 9- Pronto atendimento e remoção das lesões nos orgãos internos, tecido mole da face e da cabeça; 10- Problemas relacionados a temperatura durante a atividade física.

COD 11. - METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

1- Origem e evolução histórica do Futebol 2- Regras oficiais básicas do Futebol 3- Fundamentos básicos do Futebol 4- Sistemas ofensivos e defensivos do Futebol 5- O Futebol como fenômeno sócio cultural a ser discutido dentro da escola 6- Estruturas organizacionais e administrativas para realização de competições em esportes coletivos e individuais 7- Sistema de disputas básico e misto 8- Sistema de disputas derivado.

CÓDIGO 12 - BIOESTATÍSTICA, EPIDEMIOLOGIA, INFORMÁTICA APLICADA À ATIVIDADE FÍSICA E PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

1- O papel das tecnologias de informação e comunicação no novo cenário educacional do mundo globalizado 2- Possibilidades de utilização de recursos de informática na área de atividade física: gestão e ensino 3- Utilização de softwares aplicados a atividade física 4- Definição, Aplicação e bases históricas da epidemiologia 5- Tipos de estudos epidemiológicos e seu método de pesquisa 6- Conceitos fundamentais, fatores determinantes e aplicação da epidemiologia na atividade física 7- Introdução a Bioestatística e os tipos de amostragens 8- Distribuição de freqüência, Histograma, Medidas de tendência central e suas aplicações 9- Correlações, Medidas de dispersão e Probabilidade.

COD 13. - LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

1- LDB, artigos referentes à Educação Física 2- A Educação Física nos PCN do Ensino Fundamental e Médio 3- O Projeto Político Pedagógico e a atuação do professor de Educação Física 4- As Abordagens pedagógicas da Educação Física 5- Identificando conteúdos, habilidades, valores e atitudes a serem trabalhados na Educação Física 6- Identificando objetivos a serem alcançados nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio 7- Metodologia do Ensino da Educação Física 8- Avaliação em Educação Física 9- Estrutura da aula de Educação Física 10- Relação professor-aluno nas aulas de Educação Física.

CODIGO 14. - ACIONAMENTO ELETRO-HIDRÁULICO E ELETRO-PNEUMÁTICO; COMANDOS ELÉTRICOS

1. Dimensionamento de atuadores pneumáticos; 2. Válvulas de comando pneumáticas e suas aplicações; 3. Dimensionamento da rede de distribuição de ar; 4. Projeto de comandos combinatórios e seqüenciais; 5. Dimensionamento de atuadores hidráulicos; 6. Dimensionamento de bomba e motor hidráulico; 7. Dimensionamento de tubulações e as perdas de carga; 8. Aplicações práticas com circuitos hidráulicos (circuitos séries, circuitos paralelos, circuitos seqüenciais, circuitos regenerativos, circuitos sincronizados); 9. Esquemas de comandos elétricos e circuitos de força; 10. Sistemas de partidas de motores elétricos.

CODIGO 15. - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

1 .Limites de funções de uma variável real: conceitos, propriedades e o teorema do confronto; 2. Funções contínuas: conceitos e propriedades; 3. Derivadas: conceitos, regras operacionais, e aplicações; 4. O teorema fundamental do cálculo e aplicações; 5. Pontos críticos, máximo e mínimos para funções reais e aplicações; 6. Aplicações da integral definida: cálculo de volumes de sólidos de revolução; 7. Estudo e solução da equações diferenciais ordinárias de 1ª ordem (EDO) e aplicações; 8. O conceito de derivada direcional, gradiente e aplicações; 9. Integrais de linha e campos conservativos; 10. O teorema de green e aplicações

CODIGO 16. - COMPUTAÇÃO

1. Introdução a programação - Algorítimo;2 Conceitos básicos de subrotinas e funções; 3. Flip-Flops;4. Contadores; 5 Unidade Lógica Aritimética; 6 Memórias; 7 Processadores; 8 Portas de Comunicação; 9. HD's; 10 Barramentos.

CODIGO 17. - HISTÓRIA

1. A construção do conhecimento histórico: conceitos,fontes; 2. históricas,correntes historiográficas,origem do homem e pré-história; 2. A antiguidade oriental e ocidental e suas civilizações; 3. A sociedade feudal e transição para o capitalismo; 4. As revoluções burguesas dos séculos XVII a XIX; 5. O século XX no mundo; 6. Sistema colonial português; 7. O Brasil do século XIX; 8. O Brasil Republicano; 9. O que saber do passado para compreender o presente e projetar o futuro do conhecimento histórico; 10. As relações políticas, econômicas e sociais entre o Estado Feudal e o Nordeste Brasileiro da primeira metade do século XX.

CODIGO 18. - QUÍMICA GERAL E ANALÍTICA

1. Estrutura eletrônica dos átomos. 2. Tabela periódica e propriedades periódicas dos elementos. 3. Estequiometria. 4. Ligações químicas. 5. Soluções. 6. Cinética química. 7. Termoquímica. 8. Equilíbrio químico. 9. Análise gravimétrica: formas de precipitação, técnicas gravimétricas e cálculos gravimétricos. 10. Análises volumétricas: fundamentos da titulometria, soluções padrões e cálculos volumétricos. 10.1. Titulometria de neutralização. 10.2. Titulometria de precipitação. 10.3. Complexometria. 10.4. Titulometria de óxido-redução. 11. Potenciometria e condutometria: fundamentos da técnica e instrumentação. 12. Espectroscopia por absorção molecular na região do ultravioleta-visível: fundamentos da técnica e instrumentação. 13. Espectrofotometria de absorção atômica: fundamentos da técnica e instrumentação. 14. Cromatografia gasosa: fundamentos da técnica e instrumentação. 15. Cromatografia líquida: fundamentos da técnica e instrumentação.

CODIGO 19 - PEDAGOGIA E ESTÁGIO

1. A didática e suas implicações no processo ensino aprendizagem; 2. Tendências pedagógicas e a didática; 3. Saberes docente; 4. Organização do trabalho docente; 5. Relação professor - aluno; 6. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e a prática docente; 7. Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental e médio; 8. Conceitos e concepção de currículo; 9. Organização curricular do ensino fundamental e médio; 10. Currículo na ótica inter e transdisciplinar; 11. Formação do educador: técnica, humana e política; 12. O professor ante uma prática democrática e reflexiva;

CODIGO 20 - LÍNGUA PORTUGUESA/LÍNGUA INGLESA

PORTUGUÊS: 1. Fonética e Fonologia (Fonemas, Vogais, Consoantes, Semivogais, Alfabeto, Sílaba; Encontros vocálicos; Encontro consonantal; Dígrafo; Ortografia; Uso do hífen; Palavras homônimas e parônimas; Polissemia; Prosódia; Ortoépia; Acentuação gráfica). 2. Morfologia (Estrutura, formação e composição das palavras; Classificação e emprego das classes de palavras da língua portuguesa; Emprego de locuções). 3. Sintaxe (Frase; Oração; Período; Predicação verbal; Termos da oração; Classificação das orações e do período; Concordância nominal; Concordância verbal; Sintaxe de colocação; Crase; Pontuação). 4. Semântica (Significação das palavras; Denotação; Conotação; Figuras de linguagem; Figuras de palavras; Figuras de pensamento; Vícios de linguagem). 5. Literatura Brasileira (História, estilos de época, características, gêneros literários, autores e obras; Quinhentismo; Barroco; Arcadismo; Romantismo; Realismo; Parnasianismo; Simbolismo; Pré-Modernismo; Modernismo; Literatura atual).

INGLÊS: 1. Present (simple, continuous, perfect, perfect continuous); 2. Past (continuous, perfect, perfect continuous); 3. Future (simple, continuous, perfect); 4. Modals; 5. Conditionals (present, past, perfect); 6. Passive (all tenses); 7. Direct and indirect speeches; 8. Articles (definite and indefinite); 9. Nouns (singular, plural, possessive of nouns, mass and countable); 10. Subject and object pronouns; 11. Possessive adjectives and possessive pronouns; 12. Reflexive pronouns; 13. Determiners; 14. Relative clauses (with and without who, that, which); 15. Adjectives (comparative x superlative); 16. Adverbs; 17. Conjunctions; 18. Prepositions (place, time); 19. Modifiers; 20. Infinitive x Gerund; 21. Phrasal verbs; 22. Levels of reading comprehension (General comprehension, Main points comprehension and Detailed comprehension).

CÓDIGO 21 - QUÍMICA

1. Propriedades e estrutura da matéria; 2. Estrutura Eletrônica dos Átomos; 3. Tabela Periódica e periodicidade dos elementos químicos; 4. Ligações químicas: polaridade, geometria das moléculas e dos íons, interações inter-moleculares; 5. Funções químicas e as reações inorgânicas balanceadas; 6. Conceitos e cálculos envolvendo massa atômica e molecular, massa molar, quantidade de matéria e determinação de fórmulas químicas; 7. Estequiometria das reações químicas; 08. Gases, líquidos e sólidos. Propriedades físico-químicas; 09. Soluções - Concentração, diluição, mistura e reações em solução; 10. Propriedades coligativas das soluções; 11. Princípios da termodinâmica - Trabalho, entalpia, entropia, energia livre e espontaneidade dos processos físico-químicos; 12. Cinética e equilíbrio químico (molecular e iônico); 13. Eletroquímica - Conceitos fundamentais e leis da eletrólise; 14. Química ambiental; águas naturais, ar atmosférico e solo; 15. Química Orgânica: Propriedades gerais do carbono e dos compostos orgânicos; 16. As Funções orgânicas; classificação e estruturas moleculares; 17. Estereoquímica molecular; Confórmeros, e estereoisômeros; 18. Classificação e mecanismos das reações orgânicas.

CODIGO 22 - FÍSICA

1. Fundamentos da Física: 1.1. Grandezas Físicas e suas medidas; 1.2. Relações matemáticas entre grandezas; 2. Mecânica: 2.1. Cinemática: 2.2. As leis de Newton; 2.3. Gravitação; 2.4. Quantidade de movimento linear (momentum linear) e sua conservação; 2.5. Oscilações; 2.6. Dinâmica da rotação; 2.7. Trabalho e energia; 2.8. Estudo dos fluidos; 3. Termologia: 3.1. Temperatura e Lei Zero da termodinâmica, termômetros e escalas termométricas. Interpretação cinético-molecular da temperatura; 3.2. Dilatação térmica de sólidos e líquidos; 3.3. Calor como energia em trânsito. Processos de propagação de energia por calor: condução, convecção e radiação. Lei de Fourier e Lei de Stefan-Boltzmann; 3.4. Equação de estado de um Gás Ideal; 3.5. Termodinâmica e teoria cinética. 4. Óptica, ondas mecânicas e luminosas: 4.1. Óptica; 4.2. Ondas mecânicas e luminosas. 5. Eletricidade, Magnetismo e Eletromagnetismo: 5.1. Eletrostática; 5.2. Eletrodinâmica; 5.3. Magnetismo; 5.4. Eletromagnetismo. 6. Física Moderna: 6.1. Atomística; 6.2. Mecânica quântica; 6.3. Relatividade restrita.

CODIGO 23 - INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS, DIDÁTICA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO, PSICOLOGIA, ESTÁGIO

1. Introdução às Ciências: 1.1. O conhecimento: dos mitos ao pensamento moderno. 1.2. O pensamento científico: principais concepções. 1.3. Crise de paradigma e paradigma emergente. 2. Pedagogia: 2.1. Legislação Educacional Brasileira; 2.2. A estrutura didático-pedagógica e administrativa da escola; 2.3. Currículo e Interdisciplinaridade; 2.4. As Tendências Pedagógicas e Didática; 2.5. A Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem; 2.6. Estágio Supervisionado (Concepções, Objetivos, Modalidades). 3. Psicologia: 3.1. Concepção de Desenvolvimento (Inatista, Ambientalista, Interacionista, Sócio-histórica); 3.2. Teorias Psicogenéticas (Piaget, Vygotsky, Wallon); 3.3. Teorias da Aprendizagem: Behaviorista, Gestalt, Interacionista (Piaget, Vygotsky, Wallon); 3.4. Fatores Psicológicos do Processo Ensino-Aprendizagem (Percepção, Atenção, Motivação, Memória). 4. Estágio: 4.1 A Função Social da escola e do Professor/Educador. 4.2. Práxis: Unidade Teoria e Prática; 4.3. estágio Supervisionado: Concepções, Objetivos e Modalidades; 4.4. Pesquisa Científica: Discurso Teórico Versus Prática Docente.

CODIGO 24 - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

1. O Teorema do Valor Intermediário e Aplicações; 2. O Teorema do Valor Médio e Aplicações; 3. O Teorema Fundamental do Cálculo e Aplicações; 4. Aplicações da Integral definida: Cálculo de áreas, volumes de sólidos de revolução e área de superfícies; 5. Derivadas Direcionais, Vetor Gradiente e Aplicações; 6. O Teorema dos Multiplicadores de Lagrange e Aplicações; 7. O Teorema da Mudança de Variáveis para integrais múltiplas e Aplicações; 8. Integrais de linha e Campos Conservativos; 9. O Teorema de Green e Aplicações; 10. O Teorema da Divergência e Aplicações.

CODIGO 25 - ALGORITMOS E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO/ESTRUTURA DE DADOS

1. Lógica de programação, fluxograma e algoritmos. 2. Programação estruturada: Linguagem PASCAL ou "C". 2.1. Itens fundamentais da linguagem PASCAL (Formação de identificadores, constantes, variáveis e comentários, expressões aritméticas, lógicas e literais). 2.2. Estrutura seqüencial, condicional e de repetição, 2.3. Tipos de dados (Variáveis simples, variáveis compostas homogêneas (vetores e matrizes), variáveis compostas heterogêneas (registros). 2.4. Arquivos. 2.5. Modularização (Funções e procedimentos): Passagem de parâmetros, escopo dos identificadores e recursividade. 2.6. Ponteiros. 3. Programação orientada a objetos.

CODIGO 26 - REDES DE COMPUTADORES/SISTEMAS OPERACIONAIS/ARQUITETURA DE COMPUTADORES

1. Componentes dos computadores (memória, CPU, barramento e dispositivos de E/S), análise da relação e funcionamento; 2. Arquiteturas de um Sistema Operacional: conceitos básicos, funções e objetivos; 3. Algoritmos, estruturas de dados e fundamentos de lógica de programação; 4. Fundamentos da programação orientada a objetos; 5. Conceitos e arquiteturas de um sistema gerenciador de bancos de dados (SGBD), banco de dados relacional e orientado a objetos; 6. Arquiteturas de redes de computadores: tipos, topologias e características físicas; 7. Conceitos, características e utilização de uma Intranet; Internet: arquitetura e serviços.

CODIGO 27 - ORGANIZAÇÃO E NORMAS/HST/PCP

1. Taylorismo/Fordismo; 2. Just in Time/Kanban; 3. Cronoanálise; 4. Fluxograma/Mapofluxograma; 5. Características básicas de controle de estoque; 6. Custos, objetivos e postos de reposição de estoque; 7. Lote de compra e lote de fabricação; 8. Curva ABC; 9. NR - 17; 10. Acidente de Trabalho; 11. Tipos de acidentes; 12. Causas de acidentes; 13. Grupos de riscos; 14. Eliminação e controle de riscos; 15. EPI e EPC; 16. NR - 23; 17. NR - 5; 18. NR - 18; 19. NR - 26; 20. Mapa de risco; 21. Processo de fabricação; 22. Processo por projeto; 23. Processo de massa; 24. Capacidade de Produção; 25. Processos contínuos.

CODIGO 28 - METROLOGIA E DESENHO TÉCNICO MECÂNICO

1. Escalas; 2. Paquímetro; 3. Micrômetro; 4. Ganiômetro; 5. Relógio comparador; 6. Desempeno; 7. Traçadores; 8. Gabaritos; 9. Máquina Universal; 10. Transferidores; 11. Riscadores; 12. Esboço; 13. Instrumentos de Desenho; 14. Leitura e interpretação de Desenho Mecânico; 15. Vistas; 16. Desenho de elementos de máquinas; 17. Desenho de conjuntos mecânicos.

CODIGO 29 - USINAG EM/RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS/MECANISMOS

Usinagem: 1.1. Torneamento: operações fundamentais, tipos de acessórios, cálculos técnicos. 1.2. Fresagem: conceitos, métodos, forma geométrica, forma de incidência, montagem e aplicação das fresas, sentido de corte, tipos de canais das fresas. 1.3. Retificação: tipos de processo, tipos de abrasivos, rebolos (especificação, refrigeração, cuidados na utilização e montagens). 2.0 RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS: 2.1 Revisão de Estática; 2.2 Tração e Compressão; 2.3 Sistemas estaticamente indeterminados; 2.4 Corte e cisalhamento simples; 2.5 Torção. 3.0 MECANISMOS: 3.1 Estudo do movimento; 3.2 Sistemas articulados (Funções e cinemática envolvidas); 3.3 CAMES (Funções e cinemática envolvidas); 3.4 Engrenagens cilíndricas de dentes retos e helicoidais (Funções e cinemática envolvidas); 3.5 Parafusos sem fim (Funções e cinemática envolvidas).

CODIGO 30 - AUTOMAÇÃO E MÁQUINAS HIDRÁULICAS

PRODUÇÃO DISTRIBUIÇÃO E CONDICIONAMENTO DO AR COMPRIMIDO: 1. Propriedades físicas do ar; 2. processos de produção de ar comprimido; 3. compressores; 4. cilindros pneumáticos; 5. tipos de motores. VÁLVULAS PNEUMÁTICAS: 5. válvulas de controle direcional; 6. válvulas de bloqueio e válvula de controle de fluxo; 7. Válvula de controle de pressão. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA HIDROSTATICA: 8. pressão nos líquidos, pressão hidrostática, densidade e peso específico; 9. princípio de pascal, empuxo e Lei de Arquimedes. HIDRODINÂMICA DOS FLUIDOS PERFEITOS: 10. equação de continuidade; 11. teorema de Bernoulli; 12. relação entre teorema de Bernoulli e a energia mecânica do líquido. BOMBAS HIDRÁULICAS: 13. escorva, cavitação e altura de colocação de bombas; 14. NPSH disponível e requerido; 15. perdas de carga; 16. potência dos conjuntos elevatórios; 17. rendimento do conjunto motor-bomba.

CODIGO 31 - TECNOLOGIA DA SOLDAGEM/CONTROLE DE QUALIDADE

1. Introdução à Tecnologia da Soldagem; Evolução dos Processos de Soldagem; Classificação dos Processos de Soldagem. 2. Conceitos Gerais, definição de soldagem e principais termos utilizados na área da soldagem; 3. Soldagem com Eletrodo Revestido; 4. Soldagem MIG/MAG; 5. Soldagem TIG; 6. Soldagem a Arco Submerso; 7. Soldagem a Gás (Oxiacetilênica) e Oxicorte; 8. Metalurgia da Soldagem; 9. Aspecto Térmico da Soldagem e transformação da Zona Fundida; 10. Solidificação na Zona Fundida e formação da Zona Termicamente Afetada; 11. Fissuração a Quente e a Frio.

CODIGO 32 - MÁQUINAS ELÉTRICAS

MÁQUINAS ELÉTRICAS: 1 .Transformadores. 1.1. Transformador monofásico ideal. 1.2. Transformador monofásico real. (Funcionamento a vazio, funcionamento com carga). 1.3. Polaridade de transformadores monofásicos. 1.4. Detalhes construtivos. 1.5. Transformadores trifásicos. 1.6. Transformadores para instrumentos. 1.7. Autotransformadores. 1.8. Ensaios de tipo e rotina. 1.9. Acessórios do trafo de forço. 2. MÁQUINAS ASSÍNCRONAS. 2.1. Princípio de funcionamento do motor de indução trifásico (MTI). 2.2. Estados de funcionamento do MIT. 2.3. Ensaios em motores trifásicos. 2.4. Processos de partida do MIT tipo gaiola de esquilo. 2.5. Motor com rotor bobinado (MRB). 2.6. Motor monofásico de indução (MMI). 2.7. Categoria de motores. 3. Máquinas Síncronas. 3.1. Gerador Elementar. 3.2. Características construtivas. 3.3. Funcionamento com carga. 3.4. Ensaios. 3.5. Paralelismo entre geradores. 3.6. Motor síncrono. 4. Máquinas de Corrente Contínua. 4.1. Tipos e características dos enrolamentos. 4.2. Problemas da comutação e suas soluções. 4.3. Curvas características externa e de regulação dos diversos tipos de geradores CC. 4.4. Motor de corrente contínua. 4.5. Motor excitação independente e suas características para acionamento de cargas. 4.6. Motor universal. 4.7. Motor de relutância com excitação simples.

CODIGO 33 - SISTEMAS DE POTÊNCIA

1. Impedância/ Reatância. 2. Diagrama Fasorial. 3. Sistema Trifásico. 4. Potências Ativa/ Reativa/ Aparente. 5. Fator de Potência. 6. Sistema D e Y. 7. Noções de Transformadores. 8. Medidas Elétricas. 9. Noções de Geração e Transmissão de Energia. 10. Conceitos de Distribuição de Energia.

CODIGO 34 - ELETROMAGNETISMO/ ELETRICIDADE CC e CA/ELETRÔNICA

1. Magnetismo 2. Eletromagnetismo 3. Circuitos magnéticos 4. Motor elétrico 5. Lei de Faraday e Lei de Lenz 6. Geradores 7. Transformador elétrico 8. Instrumentos de medidas elétricas 9. Eletrodinâmica 10. Análise de circuitos capacitores 11. Circuitos RC, RL E RLC; 12. Circuitos CA; 13. Representação de grandezas em CA; 14. Circuitos trifásicos; 15. Fator de potência; 16. Dimensionamento e características de condutores, fusíveis e disjuntores. ELETRÔNICA: 17. Semicondutores; 18.Diodo de Junção; 19.Diodo Zener; 20.Transistor de junção bipolar; 21. Transistor de Efeito de Campo; 22. Sistema de Numeração; 23. Álgebra de Boole; 24. Mapas de Veitch-Karnaugh; 25. Flip-Flop; 26. Contadores e registradores.

CODIGO 35 - ACIONAMENTO DE MÁQUINAS

1 .Princípio de funcionamento: Equação fundamental do Conjugado, reversibilidade das máquinas de corrente contínua, velocidade em função da fcem e do fluxo;2.Detalhes construtivos de motores elétricos: Reação do induzido e comutação; 3.Tipos de excitação: Funcionamento dos motores de corrente contínua a vazio e com carga; 4.Características de conjugado e velocidade nos motores CC com excitação independente, shunt, série e composto. Conjugado motor e resistente, métodos de partida; 5.Rendimento em motores CC. Perdas elétricas e mecânicas, ensaios para levantamento das características de funcionamento a vazio e com carga; 6.Princípio de funcionamento do SCR e transistores bipolares, MOSFET e IGBT. Curvas características tensão versus corrente, dados técnicos; 7.Desempenho das chaves eletrônicas. Perdas em condução e na comutação; 8.Circuitos auxiliares das chaves eletrônicas. Circuitos de comando isolados ou não, circuitos snubbers; 9. Retificadores Eletrônicos Controlados. Retificadores monofásicos e trifásicos de onda completa híbridos e totalmente controlados; 1 0.Pulsadores; 11 .Controle de tensão de armadura. Métodos tradicionais; conversores eletrônicos; acionamento em quatro quadrantes; frenagem; operação com conjugado constante; 12.Controle de corrente de campo. Operação com potência constante; 13.Dinâmica da Máquina CC. Equações dinâmicas e diagrama de blocos de motores CC; 14.Controlador PID. Controles analógicos e digitais; 15.Sensores de velocidade. Taco- geradores, encoder's, pick-up's, sensor Hall, shunts, TC's; 1 6.Classificação de Motores de Passo. Motores single-stack, multi-stack, ímã permanente, híbrido e linear; 17.Modos de Excitação de motores de passo; 1 8.Inversores Eletrônicos. Conversores de supressão passiva, em ponte e excitação bipolar.