PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS
O PRÓ-REITOR DE GESTÃO DE PESSOAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, no uso de suas atribuições, de acordo com o disposto na Lei nº. 8.745/1993 e alterações posteriores, torna público que estarão abertas no período de 19/08/2013 a 23/0812013, as inscrições para processos seletivos simplificados para contratação de Professores Substitutos, na forma da legislação vigente, conforme indicado a seguir:
1 DAS INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas por meio da Internet, no endereço eletrônico: www.ufrgs.br, "Concursos Públicos", "Processos Seletivos", "Inscrições".
1.1 No ato de instalação/abertura do processo seletivo os candidatos devem apresentar-se munidos dos seguintes documentos:
a) Curriculum vitae atualizado. Nas seleções que constem como prova "análise de currículo", os candidatos deverão entregar a versão documentada do Curriculum vitae (entregar cópias dos diplomas, que devem estar revalidados/reconhecidos, no caso de títulos obtidos no exterior);
b) Guia de Recolhimento da União, emitida ao término da inscrição eletrônica, com autenticação de pagamento, sendo: taxa de R$ 45,00 para carga horária de 20h e taxa de R$ 65,00 para carga horária de 40h, com vencimento em 28/08/2013;
c) Documento de identidade com foto.
1.2 Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os quesitos legais exigidos para a contratação, inclusive o impedimento contido no inciso X, do Art.117, da Lei nº. 8.112/1990 (participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário).
1.3 Não haverá devolução da taxa de inscrição. A isenção da taxa de inscrição ocorrerá para os casos previstos no Decreto nº. 6.593/2008, que regulamenta o Art. 11, da Lei nº. 8.112/1990. Para solicitar a isenção prevista, o candidato deverá entregar requerimento na PROGESP (Av. Paulo Gama, 110, Prédio da Reitoria, 4º andar, Divisão de Concursos Públicos), contendo o Número de Identificação Social - NIS atribuído pelo CadÚnico, cópia do Cartão do Cidadão e declaração de que é membro de família de baixa renda, nos termos do Art. 4º, inciso II, do Decreto nº. 6.135/2007, até o dia 23/08/2013. O resultado da solicitação de isenção será informado ao candidato até o dia 27/08/2013.
2 DAS ÁREAS
Unidade/ Departamento | Área de Conhecimento | Requisito | C.H. | Nº. de Vagas | Provas | Informações |
Colégio de Aplicação/ Humanidades | Ciência Humanas - História | Licenciatura em História | 40h | 01 | Escrita (Eliminatória), Entrevista, Análise de Currículo | Endereço eletrônico: adriana@cap.ufrgs.br |
Escola de Administração/ Ciências Administrativas | Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas - Administração de | Recursos Humanos Mestrado nas áreas das Ciências Sociais Aplicadas ou Humanas | 40h | 01 | Escrita (Eliminatória), Análise de Currículo | Endereço eletrônico: andrea.wilde@ufrgs.br |
Escola de Engenharia/ Engenharia Elétrica | Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos - Eletrônica Industrial | Graduação | 40h | 01 | Escrita, Entrevista, Análise de Currículo | Endereço eletrônico: delet@ufrgs.br Telefone: (51) 33083515 |
Faculdade de Arquitetura/ Design e Expressão Gráfica | Engenharias - Desenho Técnico | Graduação em Engenharia, Arquitetura ou Design de Produto | 40h | 01 | Escrita (Eliminatória), Didática, Entrevista | Endereço eletrônico: arq03@ufrgs.br Telefone: (51) 33083125 |
Faculdade de Arquitetura/ Urbanismo | Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Paisagismo - Projetos de Espaços Livres Urbanos - Projeto de Desenho Urbano | Graduação em Arquitetura | 20h | 01 | Escrita (Eliminatória), Entrevista, Análise de Currículo | Endereço eletrônico: secretaria_deurb @ufrgs.br Telefone: (51)33083123 |
Faculdade de Educação/ Estudos Básicos | Ciências Humanas - Educação - Psicologia da Educação | Graduação em Pedagogia ou Psicologia; Mestrado em Educação | 20h | 01 | Escrita (Eliminatória), Entrevista, Análise de Currículo | Endereço eletrônico: debas@ufrgs.br Telefone: (51) 33083266 |
Faculdade de Odontologia/ Odontologia Conservadora | Ciências da Saúde - Odontologia - Dentística, Anatomia de Dentes Permanentes, Anatomia de Dentes Decíduos | Graduação em Odontologia | 40h | 01 | Escrita, Análise de Currículo | Endereço eletrônico: odontogespessoas@ufrgs.br Telefone: (51) 33085005 |
Faculdade de Odontologia/ Odontologia Preventiva e Social | Ciências da Saúde - Odontologia - Saúde Coletiva | Graduação em Odontologia | 40h | 02 | Escrita (Eliminatória), Entrevista, Análise de Currículo | Endereço eletrônico: odontogespessoas@ufrgs.br Telefone: (51) 33085015 |
Instituto de Artes/ Artes Visuais | Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas - Gravura (Artes Plásticas/ Gravura ou Artes/Gravura) | Graduação em Artes Visuais | 20h | 01 | Escrita (Eliminatória), Análise de Currículo | Endereço eletrônico: iadav@ufrgs.br Telefone: (51) 33084312 |
Instituto de Pesquisas Hidráulicas/ Hidromecânica e Hidrologia | Engenharias - Engenharia Civil - Engenharia Hidráulica - Mecânica dos Fluidos e Hidráulica | Graduação em Engenharia | 20h | 01 | Escrita, Entrevista, Análise de Currículo | Endereço eletrônico: dhh@iph.ufrgs.br Telefone: (51) 33086664 |
3 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
3.1 Informações sobre programas e diretrizes de pontuação para a análise de currículo estão disponíveis no endereço eletrônico www.ufrqs.br/progesp/progesp-1/orocesso-seletivo. O cronograma das provas estará disponível no mesmo endereço eletrônico após o término das inscrições.
3.2 Informações sobre a remuneração podem ser obtidas através do endereço eletrônico www.ufrqs.br/progesp/progesp-1/paqinas/tabelas-salariais.
3.3 A seleção ocorrerá em etapas sucessivas, podendo a prova escrita ser eliminatória.
3.4 Considerar-se-ão habilitados os candidatos que alcançarem média final mínima 7 (sete), na escala de 0 (zero) a 10 (dez), e não tiverem nota final 0 (zero) em nenhuma das modalidades de avaliação realizadas.
3.5 Os candidatos que não comparecerem a uma ou mais das modalidades de avaliação estarão automaticamente desclassificados, não sendo calculadas suas médias finais.
3.6 Ocorrendo empate, utilizar-se-ão os seguintes critérios para desempate:
a) Maior idade, no caso de pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos do Art. 27 da Lei nº. 10.74112003 (Estatuto do Idoso);
b) Nota mais alta, respeitando as modalidades de avaliação realizadas na seguinte ordem: prova escrita, prova didática, análise de currículo, entrevista;
c) Sorteio público.
3.7 Caberá recurso, dirigido à comissão examinadora, no prazo de 01 (um) dia útil após a realização do processo seletivo.
3.8 O recurso será interposto por meio de requerimento, dirigido à comissão examinadora, no qual o recorrente deverá expor os fundamentos do pedido de reexame de forma clara e objetiva, podendo juntar os documentos que julgar convenientes.
3.9 O recurso deverá ser respondido, pela comissão examinadora, num prazo de até 05 (cinco) dias úteis após o seu recebimento.
3.10 Os candidatos que já firmaram contrato administrativo com base na Lei nº. 8.745/1993 poderão ser novamente contratados, desde que já decorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento do contrato anterior.
3.11 O candidato aprovado terá 10 (dez) dias para assinar o contrato junto à PROGESP, a contar da data do ofício de comunicação à respectiva unidade acadêmica. No ato da contratação, o candidato deverá apresentar as comprovações dos títulos, por meio de documento original, devidamente registrado e reconhecido pelo MEC - no caso de curso superior realizado no Brasil - segundo a área de formação exigida pelo departamento. No caso de títulos obtidos no exterior, os mesmos já deverão estar revalidados/reconhecidos.
3.12 O prazo de validade da Seleção será de 01 (um) ano, prorrogável por igual período no interesse da Instituição, a contar da publicação do resultado final no Diário Oficial da União.
3.13 Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação, valendo para tal fim a homologação do resultado final do processo seletivo, publicado no Diário Oficial da União.
MAURÍCIO VIEGAS DA SILVA
Pró-Reitor