UFPEL - Universidade Federal de Pelotas - RS

Notícia:   UFPEL - RS oferece 36 vagas de até R$ 1.609,90

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

REITORIA / CENTRO ESPECIALIZADO EM SELEÇÃO - CES

EDITAL/CES Nº 18, DE 11 DE MARÇO DE 2008

A Universidade Federal de Pelotas, nos termos da Lei nº 8112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, da Lei nº 11091, de 12 de janeiro de 2005, das Portarias MPOG nºs 450, de 06 de novembro de 2002, e 450, de 27 de dezembro de 2007, e das Portarias MEC nºs 1265, de 27 de dezembro de 2007, 212, de 18 de fevereiro de 2008, e 213, de 18 de fevereiro de 2008, e, ainda, considerando a Retificação/MEC publicada no DOU de 11 de janeiro de 2008, pág. 48, torna pública a realização de Concurso Público para provimento de cargos Técnico-administrativos em Educação, nos níveis intermediário e superior, conforme as condições definidas neste edital.

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1. Período: de 14 a 27 de março de 2008, até às 18 horas.

1.2. São condições básicas para a inscrição:

1.2.1. observar os requisitos previstos no item 10 para a investidura no cargo;

1.2.2. acatar, na íntegra, as normas deste Edital, ao efetuar a inscrição.

1.3. A inscrição será de inteira responsabilidade do candidato, que arcará com as conseqüências de eventuais erros de preenchimento.

1.4. Para a inscrição, serão considerados documentos válidos: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação, pelos Corpos de Bombeiros Militares, pelos órgãos fiscalizadores de Exercício Profissional (órgãos, conselhos, etc); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público e as expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valem como identidade; carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com foto).

1.5. Aos candidatos portadores de deficiência, é assegurada a reserva de vaga, no percentual de cinco por cento (5%), nos termos do art. 5º, § 2º, da Lei nº 8112, de 11 de dezembro de 1990, e do Decreto nº 3298, de 20/12/1999, e suas alterações.

1.5.1. Para concorrer à vaga reservada - Anexo 1 - o candidato deverá declarar-se portador de deficiência e entregar no Centro Especializado em Seleção (CES) - Rua Gonçalves Chaves, 3126, Pelotas - RS, CEP 96015-560 -, até a data de encerramento das inscrições, laudo médico (acompanhado do formulário Anexo 3) que indique a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente à Classificação Internacional de Doenças - CID - e que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência de que é portador.

2. DOS PROCEDIMENTOS NO ATO DA INSCRIÇÃO

2.1. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá:

2.1.1. certificar-se dos requisitos citados no item 1.2;

2.1.2. optar por um único cargo, uma vez que as provas serão realizadas no mesmo dia e hora.

2.2. Para a realização da inscrição, o candidato deverá acessar a página ces.ufpel.edu.br, preencher os dados de inscrição, imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, até o dia 27 de março de 2008.

2.2.1. O CES, em hipótese nenhuma, processará qualquer registro de pagamento com data posterior ao dia 27 de março de 2008.

2.2.2. Só serão aceitas inscrições pagas através de boleto bancário.

2.2.3. O não pagamento da taxa de inscrição implica a não efetivação da inscrição do interessado.

2.2.4. As inscrições pagas com cheques ou agendamento bancário, sem a devida provisão de fundos, serão automaticamente canceladas.

2.3. Dois (2) dias úteis após o pagamento, o candidato deverá acessar a página ces.ufpel.edu.br, para verificar se a sua inscrição foi efetivada.

2.3.1. O candidato terá até o dia 01/04/2008, durante o horário de expediente do CES, das 8h às 11h30min, e das 13h30min às 17h30min, para solicitar a confirmação de sua inscrição. O pagamento do boleto bancário é o único comprovante de inscrição que permitirá a inclusão do seu nome junto aos demais candidatos.

2.3.2. Não serão aceitas inscrições por via postal, por fax, condicionais e/ou extemporâneas. Somente serão aceitas as inscrições realizadas via Internet. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados neste Edital, ela será cancelada.

2.4. O candidato portador de deficiência, que precisar de atendimento diferenciado durante a realização da prova, deverá encaminhar sua solicitação ao CES, através de requerimento - Anexo 3 deste Edital - em que especifique as condições que necessita para o dia do concurso, anexando laudo médico com o Código Internacional de Doenças (CID).

2.4.1. Não será concedido atendimento especial a candidatos que não apresentarem a documentação solicitada no subitem 2.4, até a data de encerramento do período de inscrições.

3. DA CONSTITUIÇÃO DAS PROVAS E DA CLASSIFICAÇÃO

3.1. O concurso constará de uma Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, com valor de quarenta (40) pontos, constituída de quarenta (40) questões, sendo oito (8) de Língua Portuguesa e trinta e duas (32) de Conhecimentos Específicos.

3.1.1. Para o cargo de Assistente em Administração, as quarenta (40) questões ficam assim distribuídas: oito (08) de Língua Portuguesa, dez (10) de Matemática, dez (10) de Informática, sete (07) de Legislação e cinco (05) de Redação Oficial.

3.1.2. A Prova Objetiva constará de questões de múltipla escolha, cada uma com cinco (05) alternativas e apenas uma correta, dentre elas.

3.1.3. Será computada como questão errada aquela que se enquadrar em qual(is)quer das seguintes condições: não ter resposta assinalada; apresentar resposta diversa da indicada pelo gabarito; apresentar mais de uma resposta assinalada; apresentar sinais de rasura.

3.1.4. Será considerado classificado o candidato que alcançar, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos da Prova Objetiva.

3.1.5. Serão divulgadas listagens, com número de inscrição e desempenho dos candidatos na Prova Objetiva, por cargo, na página ces.ufpel.edu.br, no link concursos públicos.

3.2. Para os cargos do nível de classificação E, haverá também Avaliação de Títulos, conforme Anexo 5, de caráter classificatório, com valor de dez (10) pontos, destinada aos candidatos classificados na Prova Objetiva, no limite de até cinco (5) vezes o número de vagas oferecido para cada cargo, respeitados os empates na última posição e a reserva de vagas às pessoas portadoras de deficiência.

3.2.1. O CES divulgará na página ces.ufpel.edu.br, no link concursos públicos, comunicado no qual constará a lista dos classificados para a Avaliação dos Títulos e o prazo para a entrega dos documentos comprobatórios.

3.2.1 .1. Os comprovantes dos títulos - cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais - deverão ser entregues no CES (Rua Gonçalves Chaves, 3126 - Pelotas - RS - CEP 96015-560), juntamente com o formulário constante do Anexo 6, preenchido e assinado pelo candidato.

3.2.2. Não serão aceitos títulos encaminhados por via postal, via fax e/ou via correio eletrônico.

3.2.3. O resultado final, para efeito de classificação, consistirá no somatório dos pontos obtidos na Prova Objetiva e na Avaliação de Títulos.

3.2.4. Serão divulgadas listagens, com número de inscrição e desempenho dos candidatos na Avaliação de Títulos e classificação final, por cargo, na página ces.ufpel.edu.br, no link concursos públicos.

3.3. A descrição dos cargos e os programas das referidas provas estarão disponíveis na Internet, na página ces.ufpel.edu.br, no link concursos públicos e constituem o Anexo 4.

4. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

4.1. As provas terão início às 8h do dia 13 de abril de 2008, em Pelotas - RS, e os candidatos deverão estar munidos de documento de identidade original, com foto, e caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

4.1.1. O candidato que não apresentar documento de identidade original não poderá fazer a prova e será automaticamente eliminado do concurso público.

4.1.2. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar o documento de identidade por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, noventa (90) dias, sendo o fato registrado na ata da respectiva sala de prova pelo fiscal de sala, juntamente com outro documento com foto e filiação.

4.2. No dia 10 de abril de 2008 serão divulgados o local e a sala de prova na página ces.ufpel.edu.br e no CES. É de exclusiva responsabilidade do candidato verificar, no site acima, o local da prova.

4.3. O ingresso na sala de provas só será permitido se o seu nome constar na relação de candidatos. O documento de identidade deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato e deverá conter, obrigatoriamente, filiação, fotografia e data de nascimento.

4.4. As provas serão sem consulta e não poderão ser utilizados aparelhos eletrônicos (BIP, telefone celular, walkman, receptor, gravador, agenda eletrônica, notebook, calculadora etc.), sob pena de o candidato ser eliminado do concurso.

4.5. O candidato deverá apresentar-se no local de realização das provas com, no mínimo, trinta (30) minutos de antecedência, e aguardar a abertura dos portões de acesso. Em nenhuma hipótese, será permitida a entrada de candidato após o fechamento dos portões, previsto para ocorrer às 7h45min. Os relógios da Coordenação do Concurso serão acertados pelo Serviço Hora Certa - fone 130.

4.6. A duração da Prova Objetiva será de quatro (4) horas, incluindo o tempo para o preenchimento do cartão-resposta.

4.7. No dia de realização da prova, será coletada a impressão digital de todos os candidatos.

4.8. Na Prova Objetiva, por motivo de segurança, o candidato só poderá se retirar da sala após decorrida uma hora e trinta minutos (1h30min) do início da mesma e não poderá levar consigo o caderno de provas, apenas o rascunho do cartão-resposta, sob pena de ser desclassificado do concurso.

4.8.1. O candidato somente poderá retirar-se do local de realização das provas, levando o caderno de provas, a partir das onze (11) horas.

4.9. Não será permitido o ingresso ou a permanência de pessoas estranhas ao processo seletivo nos prédios de aplicação das provas.

5. DOS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DOS TÍTULOS

5.1. Para receber a pontuação relativa aos títulos relacionados no Anexo 5 deste edital, e para a comprovação da experiência exigida para o cargo de Assistente em Administração - observado o requisito de escolaridade para este cargo -, o candidato deverá atender a uma das seguintes opções:

a) cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), página de identificação e contrato de trabalho (com início e fim), acrescida de declaração do empregador que informe o período (com início e fim, se for o caso) e a espécie do serviço executado, com a descrição das atividades desenvolvidas, se realizado na área privada, acompanhada do diploma de conclusão de curso de graduação exigido para o cargo;

b) certidão/declaração de tempo de serviço que informe o período (com início e fim, se for o caso) e a espécie do serviço executado, com a descrição das atividades desenvolvidas, se realizado na área pública, acompanhada do diploma de conclusão de curso de graduação exigido para o cargo;

c) contrato de prestação de serviços ou recibo de pagamento autônomo (RPA) acrescido de declaração do contratante que informe o período (com início e fim, se for o caso) e a espécie do serviço realizado, no caso de serviço prestado como autônomo, acompanhada do diploma de conclusão de curso de graduação exigido para o cargo. A comprovação por meio de recibo de pagamento autônomo (RPA) só será aceita com a apresentação do primeiro mês e do último mês recebido;

d) termo de compromisso de estágio extracurricular - para o cargo de Assistente em Administração - que informe o período (com início e fim, se for o caso) e declaração do concedente do estágio com a descrição das atividades desenvolvidas;

e) certidão de inteiro teor de decisão judicial transitada em julgado na qual tenha sido reconhecida a experiência exigida.

5.2. A certidão/declaração mencionada na opção "b" do subitem anterior deverá ser emitida por órgão de pessoal ou de recursos humanos. Não havendo órgão de pessoal ou de recursos humanos, a autoridade responsável pela emissão do documento deverá declarar/certificar também essa inexistência.

5.3. Para efeito de pontuação relativa à experiência profissional, será computado apenas o tempo de serviço transcorrido até a data de encerramento das inscrições. Não será considerada fração de ano nem sobreposição de tempo.

5.4. Para fins de pontuação no Anexo 5 (Grupo A) e para comprovação de experiência exigida para o cargo de Assistente em Administração, somente será considerada a experiência após a conclusão do curso de nível superior - para os candidatos aos cargos de nível superior - ou a conclusão do curso de nível médio, respectivamente.

5.5. Não será computado como experiência profissional o tempo de estágio curricular.

5.6. Para a comprovação da conclusão do curso de pós-graduação em nível de mestrado ou de doutorado, será aceito o diploma, devidamente registrado, expedido por instituição reconhecida pelo MEC, ou certificado/declaração de conclusão de curso de mestrado ou de doutorado, expedido por instituição reconhecida pelo MEC, acompanhado do histórico escolar do candidato, no qual conste o número de créditos obtidos, as disciplinas em que foi aprovado e as respectivas menções, o resultado dos exames e do julgamento da dissertação ou da tese.

5.7. Para curso de doutorado ou mestrado concluído no exterior, será aceito apenas o diploma, desde que revalidado por instituição de ensino superior no Brasil.

5.8. Para receber a pontuação relativa à título de especialização, o candidato deverá comprovar que o curso foi realizado, concluído com a monografia e aprovado de acordo com as normas do Conselho Nacional de Educação (CNE).

5.9. Todo documento expedido em língua estrangeira somente será considerado quando traduzido para a Língua Portuguesa por tradutor juramentado.

5.10. Os pontos que excederem o valor máximo previsto em cada grupo do Anexo 5 para a Avaliação de Títulos serão desconsiderados.

6. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

6.1. Havendo empate no concurso, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

6.1.1. tiver idade mais elevada, no caso de se enquadrar na condição de idoso, conforme art. 27 da Lei nº 10741, de 1º/10/2003 - Estatuto do Idoso;

6.1.2. obtiver maior pontuação nas questões de Conhecimentos Específicos da Prova Objetiva. Para o cargo de Assistente em Administração, o critério será maior pontuação em Língua Portuguesa;

6.1.3. obtiver maior pontuação na Avaliação de Títulos, quando houver. Para o cargo de Assistente em Administração, o critério será maior pontuação em Matemática;

6.1.4. tiver a maior idade, considerando-se dia, mês e ano da data de nascimento;

6.1.5. obtiver melhor classificação em sorteio público (em data, horário e local a serem divulgados no quadro de avisos do CES e na página ces.ufpel.edu.br).

7. DOS RECURSOS

7.1. O gabarito da Prova Objetiva será divulgado dia 13 de abril de 2008, a partir das 15h, na página ces.ufpel.edu.br. A partir dessa divulgação, os eventuais pedidos de recursos deverão ser dirigidos ao Diretor Executivo do CES, através de requerimento devidamente fundamentado, constante do Anexo 2, que indique com precisão os itens objetos do pedido. Os recursos deverão ser entregues exclusivamente no prédio do CES, até o dia 14 de abril de 2008, no horário das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Não serão aceitos os recursos interpostos fora do prazo, enviados por via postal, via fax ou meio eletrônico (e-mail), ou em desacordo com este edital, sob pena de serem preliminarmente indeferidos.

7.1.1. Em caso de haver questões que venham a ser anuladas, por decisão do CES, as mesmas serão consideradas como respondidas corretamente por todos os candidatos, independente de terem recorrido. Se houver alguma alteração de gabarito oficial, por força de impugnações, as provas serão corrigidas de acordo com a alteração.

7.2. Serão admitidos recursos relacionados à Avaliação de Títulos e/ou resultado final, no prazo de dois (2) dias úteis a partir da divulgação do resultado da referida Avaliação e/ou da classificação final, conforme subitem 3.2.4, mediante requerimento do interessado, em formulário próprio - Anexo 2 -, protocolado no CES, devidamente fundamentado, indicando, com precisão, os pontos objeto do recurso.

7.3. Os recursos serão apreciados pelo CES, que emitirá parecer no prazo de quarenta e oito (48) horas após o recebimento. O resultado será comunicado ao requerente, pelo CES, nos próprios autos do recurso.

7.4. O candidato poderá ter vista do seu cartão-resposta definitivo. Para isso deverá encaminhar requerimento ao CES, até dois (2) dias após a divulgação provisória dos resultados, conforme subitem 3.1.5.

7.5. Não será concedida revisão de provas e segunda chamada.

8. DA HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO

8.1.A listagem dos candidatos aprovados no certame, homologada pelo CES, será divulgada, no Diário Oficial da União, em até duas vezes o número de vagas previsto no Edital para cada cargo, por ordem de classificação, e será divulgada na página ces.ufpel.edu.br e no prédio do CES.

8.1 .1. Os candidatos que, no ato de inscrição, declararem-se portadores de deficiência, caso habilitados no concurso, terão seus nomes publicados em lista própria e, também, constarão da listagem de classificação geral por cargo.

8.1.2. As vagas definidas no subitem 1.5, que não forem providas por falta de candidatos portadores de deficiência aprovados, serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação por cargo.

9. DO PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO

O concurso será válido por 01 (um) ano a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por mais 01 (um) ano, nos termos do inciso III do art. 37 da Constituição Federal e art. 12 da Lei nº 8.112 de 11.12.90.

10. DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NOS CARGOS

10.1. Para ser investido no cargo, o candidato deverá atender aos seguintes subitens:

10.1.1. ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo parágrafo 1º do artigo 12, da Constituição Federal;

10.1.2. apresentar original e cópia da Cédula de Identidade;

10.1.3. estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

10.1.4. possuir o nível de escolaridade e demais requisitos exigidos para o exercício do cargo, conforme Anexo 1, até a data da investidura no cargo. Para a comprovação de experiência para o cargo de Assistente em Administração deverá ser observado o disposto no item 5;

10.1.5. ter a idade mínima de 18 anos completos, até a data da posse no cargo;

10.1.6. possuir aptidão física e mental para o cargo pretendido, através de avaliação clínica médico-ocupacional e laboratorial realizada pelo Serviço Médico Pericial da UFPel, no momento da posse, sendo a rotina básica complementada por exames clínicos e/ou laboratoriais especializados, sempre que necessários. No caso de candidato que concorrer à vaga como portador de deficiência, se não tiver confirmada a sua situação pelo Serviço Médico Pericial da UFPel, nos termos do Decreto 3298, de 20/12/1999, alterado pelo Decreto nº 5296, de 02/12/2004, no momento da posse, permanecerá na classificação geral, concorrendo com os demais candidatos não portadores de deficiência.

10.1.7 possuir registro no Conselho de Classe correspondente, quando couber, e estar com a anuidade em dia;

10.1.8. não ter sofrido, no exercício da Função Pública, penalidade incompatível com a investidura em Cargo Público Federal, prevista no artigo 137, parágrafo único da Lei nº 8.112/90, bem como não ter sido, nos últimos cinco anos, na forma da legislação vigente:

10.1.8.1. responsabilizado por atos julgados irregulares por decisão definitiva do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas do Estado, do Distrito Federal ou de Município, ou ainda, por Conselho de Contas de Município;

10.1.8.2. punido - em decisão da qual não caiba recurso administrativo em processo disciplinar por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo;

10.1.8.3. condenado em processo criminal por prática de crimes contra a Administração Pública, capitulados nos Títulos II e XI da Parte Especial do Código Penal Brasileiro, na Lei nº 7.492, de 16 de junho de 1986, e na Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992.

11. DO PROVIMENTO DAS VAGAS E DO APROVEITAMENTO DOS CANDIDATOS HABILITADOS

11.1. O provimento das vagas obedecerá, rigorosamente, a ordem de classificação final dos candidatos.

11.2. A investidura no cargo far-se-á de acordo com a estrutura do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, de que trata a Lei nº 11091 de 12/01/2005, da seguinte forma:

a) Assistente em Administração e Técnico em Contabilidade: no nível de classificação D, nível de capacitação I, padrão de vencimento 01, correspondente a R$ 1.193,22 (um mil, cento e noventa e três reais e vinte e dois centavos), acrescido de auxílio alimentação no valor de R$ 126,00 (cento e vinte e seis reais), e de vantagem pecuniária individual no valor de R$ 59,87 (cinqüenta e nove reais e oitenta e sete centavos), totalizando R$ 1.379,09 (um mil, trezentos e setenta e nove reais e nove centavos).

b) Analista de Tecnologia da Informação, Bibliotecário, Contador e Economista, no nível de classificação E, nível de capacitação I, padrão de vencimento 01, correspondente a R$ 1.424,03 (um mil, quatrocentos e vinte e quatro reais e três centavos), acrescido de auxílio-alimentação no valor de R$ 126,00 (cento e vinte e seis reais), e de vantagem pecuniária individual no valor de R$ 59,87 (cinqüenta e nove reais e oitenta e sete centavos), totalizando R$ 1.609,90 (um mil, seiscentos e nove reais e noventa centavos);

11.3. A aprovação do candidato não assegurará o direito ao seu ingresso automático no cargo para o qual se habilitou, mas apenas a expectativa de ser nele investido.

11.4. O provimento do candidato no cargo fica condicionado à apresentação de todos os documentos comprobatórios dos requisitos relacionados no item 10.

11.5. O candidato nomeado será avisado através de correspondência, não se responsabilizando a UFPel pela mudança de endereço, sem comunicação prévia, por escrito, por parte do candidato.

11.6. Os procedimentos para a posse e para o exercício no cargo obedecerão ao disposto no Cap. I, Seção IV, da Lei nº 8112/90.

11.7. O não pronunciamento do candidato, nos prazos estabelecidos por lei, facultará à Administração da UFPel a convocação do candidato seguinte, perdendo o mesmo o direito de investidura no cargo ao qual se habilitou.

11.8. Os candidatos nomeados e convocados deverão tomar posse junto à Pró-Reitoria de Gestão de Recursos Humanos (PRGRH) da UFPel.

12. DA CARGA HORÁRIA DE TRABALHO

12.1. O candidato convocado para nomeação no cargo objeto deste Edital, cumprirá a carga horária semanal de 40 horas e será exigido do concursado disponibilidade de horário, compatível com as necessidades da UFPel.

12.2. Serão observadas as normas legais referentes à acumulação de cargos e empregos públicos.

13. DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1. Será excluído do concurso o candidato que:

13.1.1. fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

13.1.2. tiver atitude incorreta ou descortês com os examinadores, executores, auxiliares ou autoridades presentes durante a realização da prova;

13.1.3. for, durante a realização da prova, surpreendido em comunicação com outro candidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, bem como aquele que utilizar livros, notas, impressos e/ou materiais não determinados;

13.1.4. não apresentar documento de identidade, no dia de realização da prova objetiva, nos termos dos subitens 4.1.1 e 4.1.2 deste Edital;

13.1.5. não mantiver atualizado seu endereço junto à PRGRH/UFPel, caso venha a ocorrer mudança de domicílio.

13.2. A correta observância das normas contidas neste edital, pelo candidato, também faz parte do processo de seleção.

13.3. O candidato classificado e nomeado para o cargo não poderá, em hipótese alguma, solicitar opção para constar do final da relação dos classificados.

13.4. O CES fará divulgar, sempre que necessário, normas complementares e avisos especiais.

13.5. Fazem parte do presente edital:

Anexo 1 - Quadro de Vagas

Anexo 2 - Formulário de Recurso

Anexo 3 - Requerimento para Reserva de Vaga / Portador de Necessidade Especial

Anexo 4 - Descrição dos Cargos e Conteúdos Programáticos

Anexo 5 - Avaliação de Títulos - Atribuição de Pontos

Anexo 6 - Protocolo de Entrega dos Títulos

13.6. O Extrato do edital será publicado no Diário Oficial da União e na imprensa local e a versão completa, na página ces.ufpel.edu.br.

13.7. Os casos omissos serão resolvidos pelo Centro Especializado em Seleção, consultada a Procuradoria Jurídica da UFPel, se assim for necessário.

Cláudio Manoel da Cunha Duarte Antonio Cesar Gonçalves Borges

Diretor Executivo do CES Reitor da UFPel

ANEXO 1

QUADRO DE VAGAS

Cargos

N° de vagas (*)

Taxa de Inscrição (R$)

Requisitos para ingresso

Assistente em Administração Nível D

16

30,00

Médio Profissionalizante ou Médio Completo + experiência de 12 meses.

Técnico em Contabilidade Nível D

4

30 ,00

Médio Profissionalizante ou Médio Completo + Curso Técnico e Registro no Conselho competente.

Analista de Tecnologia da Informação Nível E

4

35,00

Curso Superior na área.

Bibliotecário-Documentalista Nível E

3

35,00

Curso Superior em Biblioteconomia ou Ciências da Informação e Registro no Conselho competente.

Contador Nível E

2

35,00

Curso Superior em Ciências Contábeis e Registro no Conselho competente.

Economista Nível E

2

35,00

Curso Superior em Economia e Registro no Conselho competente.

(*) Em cada cargo é reservada uma (01) vaga para pessoa portadora de deficiência, nos termos do subitem 1.5 deste Edital.

ANEXO 2

FORMULÁRIO DE RECURSO

CONCURSO PÚBLICO

Solicito revisão do (assinale o tipo de recurso):

GABARITO DA PROVA OBJETIVA. Questão: ______________________________________________

__ RESULTADO DA AVALIAÇÃO DE TÍTULO

__ PROVA PRÁTICA

__ RESULTADO FINAL

Nome do Candidato: ___________________________________________________________________

Nº de Inscrição: __________CARGO: _____________________________________________________

JUSTIFICATIVA DO CANDIDATO:

Pelotas,________ de _______________ de 2008.

Assinatura do Candidato: _______________________________________________________________

Assinatura do Responsável pelo Recebimento:________________________________________________

ATENÇÃO: Preencher um formulário para cada questão. Entregar este formulário em duas (02) vias, uma via será devolvida como protocolo.

ANEXO 3

REQUERIMENTO PARA RESERVA DE VAGA / PORTADOR DE NECESSIDADE ESPECIAL

Para Centro Especializado em Seleção da UFPel Senhor Diretor

Eu,_____________________________________________________, Carteira de Identidade n°______________________________, venho requerer:

( ) a reserva de vaga prevista no Decreto nº 3298, de 20/12/1999, e/ou

( ) o atendimento especial abaixo descrito, em virtude de ser portador de deficiência com designação e grau especificados no atestado médico em anexo.

Descrição do tipo de atendimento especial solicitado:

_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

Declaro estar ciente de que as informações que estou prestando são de minha inteira responsabilidade e de que, a qualquer momento do processo do concurso se averiguado fraude ou inverdade das informações prestadas, serei eliminado automaticamente do mesmo.

Data:_____ /_____ /2008

Assinatura do Requerente _________________________________________________________________

Assinatura do responsável p/recebimento: _____________________________________________________

Data: _____/_____/2008

ANEXO 4

DESCRIÇÃO DOS CARGOS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

Descrição Sumária do Cargo: Dar suporte administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; executar serviços áreas de escritório. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Língua Portuguesa

1. Leitura e compreensão de textos:

significação das palavras no texto e no contexto;

denotação e conotação;

idéias explícitas, implícitas e ambigüidades;

coerência textual;

coesão referencial (mecanismos coesivos de referência por substituição e reiteração) e coesão seqüencial (correlação dos tempos verbais; palavras ou expressões explicativas; conexão: mecanismos de articulação das palavras na oração e das orações no período - processos sintáticos básicos; coordenação e subordinação); paralelismo; concordância; regência; pontuação.

Bibliografia

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática Reflexiva - Texto, Semântica e Interação. São Paulo: Atual, 2004.

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática

FIORIN, Carlos Emílio & SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática.

Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática.

Conhecimentos de redação oficial Informática

1- Conceitos relacionados a aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de busca e pesquisa na Internet.

2- Conceitos relacionados a vírus de computador e a ataques em computadores.

3- Aplicativos para a manutenção das informações armazenadas no disco rígido dos computadores.

4- Conceitos relacionados à organização e gerenciamento de arquivos e pastas no MS-Windows.

5- Aplicativo MS-Word para edição de textos e MS-Excel para manipulação de planilhas.

Matemática

1. Operações com números reais: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação;

2. Razão e Proporção;

3. Regra de Três - simples e composta;

4. Porcentagem;

5. Juros - simples e composto;

6. Perímetros. Áreas. Volumes;

7. Estatística. Gráficos.

8. Média Aritmética. Média Ponderada.

Legislação

1. Normas Constitucionais sobre Administração Pública e servidores públicos (Constituição Federal de 1988, com suas alterações);

2. Licitações e Contratos da Administração Pública (Lei nº 8666/93 e demais normas reguladoras);

3. Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis (Lei nº 8112/90, com suas alterações).

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Descrição Sumária do Cargo: Identificar documentos e informações, atender à fiscalização; executar a contabilidade geral, operacionalizar a contabilidade de custos e efetuar contabilidade gerencial; realizar controle patrimonial. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Língua Portuguesa

1. Leitura e compreensão de textos:

significação das palavras no texto e no contexto;

denotação e conotação;

idéias explícitas, implícitas e ambigüidades;

coerência textual;

coesão referencial (mecanismos coesivos de referência por substituição e reiteração) e coesão seqüencial (correlação dos tempos verbais; palavras ou expressões explicativas; conexão: mecanismos de articulação das palavras na oração e das orações no período - processos sintáticos básicos; coordenação e subordinação); paralelismo; concordância; regência; pontuação.

Bibliografia:

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática Reflexiva - Texto, Semântica e Interação. São Paulo: Atual, 2004.

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática

FIORIN, Carlos Emílio & SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática.

Conhecimentos Específicos

CONTABILIDADE GERAL

1. Noções Gerais: Conceito; objeto, objetivo, finalidade e usuários da Contabilidade; técnicas contábeis e campo de aplicação da Contabilidade

2. Patrimônio: Conceito, aspectos qualitativo e quantitativo; representação gráfica do patrimônio; equação patrimonial; situação líquida do patrimônio; origens e aplicações de recursos; formação do patrimônio líquido e suas variações.

3. Escrituração: Conceito; atos e fatos administrativos; métodos de escrituração; operações envolvendo mercadorias, aplicações financeiras, empréstimos bancários, partes relacionadas, ativo permanente, constituição de provisões e reservas e apuração do resultado do exercício.

4. Demonstrações Contábeis segundo a legislação societária: Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados; Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos e Notas Explicativas sobre as Demonstrações Contábeis.

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Descrição Sumária do Cargo: Desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades do sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos; administrar ambientes informatizados; prestar treinamento e suporte técnico ao usuário; elaborar documentação técnica; estabelecer padrões; coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados; pesquisar tecnologias em informática. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Língua Portuguesa

1. Leitura e compreensão de textos:

significação das palavras no texto e no contexto;

denotação e conotação;

idéias explícitas, implícitas e ambigüidades;

coerência textual;

coesão referencial (mecanismos coesivos de referência por substituição e reiteração) e coesão seqüencial (correlação dos tempos verbais; palavras ou expressões explicativas; conexão: mecanismos de articulação das palavras na oração e das orações no período - processos sintáticos básicos; coordenação e subordinação); paralelismo; concordância; regência; pontuação.

Bibliografia

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática Reflexiva - Texto, Semântica e Interação. São Paulo: Atual, 2004.

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática

FIORIN, Carlos Emílio & SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática.

Conhecimentos Específicos

1. Fundamentos de Sistemas operacionais: conceito, funções, características, componentes e classificação.

1.1. Sistemas de arquivos: facilidades esperadas, diretórios e direitos de acesso, compartilhamento e segurança, integridade, interrupções: conceito de interrupção, tipos e tratamento.

1.2. Escalonamento de tarefas: conceito de processo, estados e identificador, objetivos e políticas de escalonamento.

1.3. Gerenciamento de memória: organização, administração e hierarquia de memória, sistema mono e multiprogramados, memória virtual.

1.4. Escalonamento de discos: política de otimização, considerações sobre desempenho.

1.5. Interoperação de sistemas operacionais.

1.6. Sistemas distribuídos: clusters e redes.

1.7. Interfaces gráficas (GUI).

1.8. Família Windows.

1.9. Sistemas UNIX.

2. Programação

2.1. Construção de algoritmos: tipos de dados simples e estruturados, variáveis e constantes, comandos de atribuição, a variação de expressões, comandos de entrada e saída, funções pré-definidas, conceito de bloco de comandos, estruturas de controle, subprogramação, passagem de parâmetros, recursividade; programação estruturada.

2.2. Estrutura de dados: conceitos básicos sobre os tipos abstratos de dados, estruturas lineares e não-lineares, contigüidade versus encadeamento, estudo de listas, pilhas, filas, árvores, deques, métodos de busca, inserção e ordenação, hashing.

2.3. Orientação a objetos: conceitos fundamentais, princípios de programação orientada a objetos.

2.4. Linguagens orientadas a objetos: C++, Visual Basic e Java.

3. Projeto de sistemas:

3.1. UML (Unified Modeling Language): conceitos e aplicações;

3.2. Linguagem de programação PHP: conceitos, comandos e funções, e a sua integração com bancos de dados;

3.3. SQL (Structured Query Language): conceitos, comandos e construções;

3.4. Bancos de dados relacionais: conceitos e gerenciamento;

3.5. Modelo entidade-relacionamento: conceitos e aplicações;

3.6. Gerência de projetos em informática: técnicas;

3.7. Qualidade de software: elaboração de plano de qualidade, métricas de qualidade, modelos ISO/IEEE de medição de qualidade, modelo CMMI e documentação da qualidade;

3.8. Teste de software: elaboração de plano de testes, testes de módulos e de integração.

4. Redes de computadores:

4.1. Topologia de redes de computadores;

4.2. Elementos de interconexão de redes de computadores: gateways, hubs, repeaters, bridges, switches e routers;

4.3. Técnicas de compressão e correção de erros em transmissão de dados;

4.4. Arquitetura TCP/IP e protocolos usados nas conexões Internet;

4.5. Gerenciamento de sistemas através do protocolo SNMP e suas tecnologias;

4.6. Mecanismos de proteção: firewall, proxies e detectores de atividades de intrusão;

4.7. Criptografia, assinatura digital e autenticação.

BIBLIOTECÁRIO

Descrição Sumária do Cargo: Disponibilizar informação; gerenciar unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação; tratar tecnicamente e desenvolver recursos informacionais; disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; desenvolver estudos e pesquisas; promover difusão cultural; desenvolver ações educativas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Língua Portuguesa

1. Leitura e compreensão de textos:

significação das palavras no texto e no contexto;

denotação e conotação;

idéias explícitas, implícitas e ambigüidades;

coerência textual;

coesão referencial (mecanismos coesivos de referência por substituição e reiteração) e coesão seqüencial (correlação dos tempos verbais; palavras ou expressões explicativas; conexão: mecanismos de articulação das palavras na oração e das orações no período - processos sintáticos básicos; coordenação e subordinação); paralelismo; concordância; regência; pontuação.

Bibliografia

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática Reflexiva - Texto, Semântica e Interação. São Paulo: Atual, 2004.

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática

FIORIN, Carlos Emílio & SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática.

Conhecimentos Específicos

1. Tratamento e Recuperação da Informação

1.1 Representação Temática (CDU, CDD, Indexação);

1.2 Representação descritiva (Marc 21, Normas da ABNT e CCAA2);

2. Produtos e Processos em Unidades de Informação

2.1 Comut

2.2 Normalização

2.3 Catalogação Cooperativa

2.4 Catalágos on-line

2.5 Bases de Dados

2.6 Referência

2.7 Documentos eletrônicos

3. Gestão de Informação

3.1 Organização de Bibliotecas

3.2 Administração e Recursos Humanos

3.3 Gestão do Conhecimento

3.4 Estudo de comunidade e de usuários

3.5 Formação e Desenvolvimento de Coleções

3.6 Marketing

CONTADOR

Descrição Sumária do Cargo: Executar a escrituração através dos lançamentos dos atos e fatos contábeis; elaborar e manter atualizados relatórios contábeis; promover a prestação, acertos e conciliação de contas; participar da implantação e execução das normas e rotinas de controle interno; elaborar e acompanhar a execução do orçamento; elaborar demonstrações contábeis e a Prestação de Contas Anual do órgão; prestar assessoria e preparar informações econômico-financeiras; atender às demandas dos órgãos fiscalizadores e realizar perícia. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Língua Portuguesa

1. Leitura e compreensão de textos:

significação das palavras no texto e no contexto;

denotação e conotação;

idéias explícitas, implícitas e ambigüidades;

coerência textual;

coesão referencial (mecanismos coesivos de referência por substituição e reiteração) e coesão seqüencial (correlação dos tempos verbais; palavras ou expressões explicativas; conexão: mecanismos de articulação das palavras na oração e das orações no período - processos sintáticos básicos; coordenação e subordinação); paralelismo; concordância; regência; pontuação.

Bibliografia

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática Reflexiva - Texto, Semântica e Interação. São Paulo: Atual, 2004.

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática

FIORIN, Carlos Emílio & SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática.

Conhecimentos Específicos

CONTABILIDADE PÚBLICA

1. Patrimônio. Patrimônio sob os aspectos qualitativo e quantitativo. Patrimônio financeiro e permanente. Dívida pública. Avaliação do patrimônio. Variações patrimoniais: ativas e passivas.

2. Gestão. A gestão nos vários aspectos. O Exercício e período administrativo. Regimes Contábeis e apuração dos resultados. A receita e despesa pública e suas classificações. As fases (estágios) da receita e despesa. Receita e despesa: efetiva e de mutação. Suprimento de fundos(adiantamentos).

3. Orçamento Público. Princípios orçamentários. Fases do processo orçamentário. Plano plurianual. Lei de diretrizes orçamentárias. Orçamentos anuais. Orçamento programa. Funções, subfunções, programas, projetos, atividades e operações especiais.

4. Créditos adicionais. Classificação. Abertura. Recursos para a abertura. Vigência dos créditos orçamentários adicionais.

5. Licitações Públicas - Noções gerais.

6. Inventários. Fases do inventário. Inventários na administração pública.

7. Escrituração. Plano de Contas. Escrituração das operações típicas nos sistemas orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação.

8. Balanços: Orçamentário, financeiro e patrimonial. Demonstração das variações patrimoniais.

9. Prestação e tomada de contas.

10. Controle interno e externo.

CONTABILIDADE GERAL

Patrimônio: acepção geral. O patrimônio das empresas sob o aspecto qualitativo ou funcional; conceito, objeto do estudo qualitativo. Substância patrimonial; conceituação de investimento sob o aspecto contábil; classificação e definição dos componentes da inversão e dos elementos complementares: contra-substância patrimonial; noção de financiamentos; autofinanciamento (reservas, previsões, lucros). Classificação das reservas quanto à origem, fundamento legal, enunciação e investimento.

O patrimônio das empresas sob o aspecto quantitativo: Conceito e objeto do estudo quantitativo. Ativo, passivo e situação líquida ou saldo patrimonial. A avaliação dos componentes patrimoniais segundo a legislação societária brasileira. Avaliação dos estoques pelos métodos FIFO ou PEPS, LIFO ou UEPS, média ponderada. Depreciação, conceito, extensão do termo, elementos passíveis de depreciação. Amortização e Exaustão.

Variações patrimoniais: conceito, classificação.

Gestão: conceitos, aspectos econômico e financeiro; período administrativo e princípios fundamentais de contabilidade: Conceito e fases do custo. Despesa operacional. Despesas de venda, administrativas, financeiras e tributárias. Despesa não operacional. Ingressos ou receitas

operacionais e não operacionais. Rédito ou resultado operacional e não operacional. Rédito ou resultado do exercício.

Inventário: conceito; finalidades principais; importância; inventário e balanço; classificações; princípios que devem ser observados; operações a cumprir; legislação; inventário permanente.

Escrituração: conceito; finalidades. Documentação. A conta: conceito, estrutura e classificação; termos usuais. O método das partidas dobradas. Sistemas de contas: patrimonial e de resultados. Plano de contas: conceito, importância e conteúdo. A determinação dos débitos e créditos nas contas. Registros das operações típicas de uma empresa comercial. Balancete de verificação: conceito, utilidade e elaboração. Encerramento do exercício; ajustes dos saldos das contas e determinação contábil do resultado; destinação do resultado do exercício.

Balanços: necessidade de seu levantamento, finalidades, importância, época para sua elaboração (balanços mensais). Balanço patrimonial; função, técnica de seu levantamento, estrutura legal. Demonstrações do resultado e das origens e aplicações dos recursos do exercício; função, técnica de seu levantamento, estrutura racional e legal.

ECONOMISTA

Descrição Sumária do Cargo: Analisar o ambiente econômico; elaborar e executar projetos de pesquisa econômica, de mercado e de viabilidade econômica, dentre outros; participar do planejamento estratégico e de curto prazo; gerir programação econômico-financeira; atuar na mediação e arbitragem; realizar perícias. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Língua Portuguesa

1.Leitura e compreensão de textos:

significação das palavras no texto e no contexto;

denotação e conotação;

idéias explícitas, implícitas e ambigüidades;

coerência textual;

coesão referencial (mecanismos coesivos de referência por substituição e reiteração) e coesão seqüencial (correlação dos tempos verbais; palavras ou expressões explicativas; conexão: mecanismos de articulação das palavras na oração e das orações no período - processos sintáticos básicos; coordenação e subordinação); paralelismo; concordância; regência; pontuação.

Bibliografia

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática Reflexiva - Texto, Semântica e Interação. São Paulo: Atual, 2004.

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática

FIORIN, Carlos Emílio & SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática.

Conhecimentos Específicos

01. Teoria Econômica:

01.1. Necessidades Humanas, Fatores Produtivos e Escassez;

01.2. Curva de Possibilidades de Produção;

01.3. Rendimento dos Fatores Produtivos;

01.4. Sistemas Econômicos;

01.5. História do Pensamento Econômico.

2. Análise microeconômica:

02.1. teoria do consumidor, demanda e elasticidades;

02.2. Produção, custos e equilíbrio da firma em concorrência perfeita;

02.3. Oferta de mercado e elasticidades;

02.4. Equilíbrio de mercado;

02.5. Estruturas de mercado e regimes de concorrência.

3. A Economia Monetária:

03.1. Origens e Função da Moeda;

03.2. Meios de Pagamentos e a oferta monetária;

03.3. O processo de expansão da Moeda Escritural;

03.4. As Contas do Sistema Monetário;

03.5. Política Monetária. Mecanismos de Controle Monetário.

4. Contabilidade Social e Macroeconomia:

04.1. Elementos de Contabilidade Social;

04.2. Teorias Macroeconômicas;

04.3. Políticas monetária e fiscal;

04.4. Teorias da inflação;

04.5. Relações Econômicas Internacionais e Balanço de pagamentos.

5. Evolução da Economia brasileira:

05.1. A Política de Substituição de Importações e o Plano de Metas;

05.2. A economia brasileira nos anos 70 - o milagre econômico, o choque de petróleo e o II PND;

05.3. Os anos 80 - crise da dívida, planos de estabilização;

05.4. Os anos 90 - a abertura comercial, o Plano Real, o ajuste patrimonial do setor público;

05.5. Economia brasileira atual.

5. Finanças Públicas:

06.1. Ação Governamental e as Políticas Públicas;

06.2. Orçamento: Fontes de Receitas e Escolhas de Despesas públicas;

06.3. Princípios de Tributação;

06.4. A Curva de Laffer;

06.5. Déficit e Superávit Público.

6. Administração pública:

07.1. Orçamento, Finanças e Patrimônio;

07.2. Compras e Licitações Públicas;

07.3. Política de Recursos Humanos;

07.4. Lei de Responsabilidade Fiscal;

07.5. Peritagem, mediação e arbitragem.

7. Avaliação Institucional, Planejamento Estratégico e Elaboração e Avaliação de Projetos:

08.1. Avaliação e Diagnóstico Institucional;

08.2. Planejamento Estratégico;

08.3. Elaboração e Avaliação de Projetos;

08.4. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES;

08.5. Análise de Conjuntura.

ANEXO 5

AVALIAÇÃO DE TÍTULOS - ATRIBUIÇÃO DE PONTOS

GRUPO A

Para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação, exercício de atividade profissional de nível superior na área da Educação Superior, em cargos/empregos na área específica a que concorre. Para os cargos de Bibliotecário-Documentalista, Contador e Economista, exercício de atividade profissional de nível superior, em cargos/empregos na área específica a que concorre.

Pontuação por título: 2,00 por ano completo, sem sobreposição de tempo.

Pontuação máxima: 6,00

GRUPO B

Certificado/declaração de conclusão de curso de pós-graduação em nível de especialização na área a que concorre, nacional ou estrangeira, com carga horária mínima de 360 horas.

Pontuação por título: 1,00

Pontuação Máxima: 2,00

GRUPO C

Diploma de curso de pós-graduação, em nível de doutorado na área a que concorre, nacional ou estrangeiro.

Pontuação por título: 1,00

Pontuação Máxima: 1,00

GRUPO D

Diploma de curso de pós-graduação, em nível de mestrado na área a que concorre, nacional ou estrangeiro.

Pontuação por título: 1,00

Pontuação Máxima: 1,00

TOTAL MÁXIMO DE PONTOS: 10,00

ANEXO 6

RELAÇÃO DE TÍTULOS (Protocolo de entrega)

(preencher em letra de forma legível ou datilografar ou digitar em 2 vias)

Para

Centro Especializado em Seleção da UFPel

NOME DO CANDIDATO:_____________________________________________________________

N° DE INSCRIÇÃO:_____________ CARGO:_____________________________________________

RELAÇÃO DE TÍTULOS ENTREGUES

Grupo

Títulos

Pontuação

A

 

 

 

 

 

 

 

B

 

 

 

 

C

 

 

 

 

D

 

 

 

 

TOTAL

Data:______ /_____ /2008

Assinatura do Candidato: _______________________________________________________________