COORDENAÇÃO DE PROCESSOS DE SELEÇÃO E INGRESSO
A Universidade Federal de Pelotas, por meio da Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso (CPSI), torna público a realização de processo seletivo simplificado para a contratação de PROFESSOR SUBSTITUTO para atender à necessidade temporária, de acordo com a Lei nº 8.745/93 e suas alterações posteriores, conforme indicado a seguir:
1. DAS INSCRIÇÕES
1.1. Período de inscrições: de 2 a 06 de junho de 2014.
1.2 As inscrições serão recebidas na Coordenação de Processo de Seleção e Ingresso (CPSI), localizada na Rua Gonçalves Chaves, 3126, Pelotas - RS - Fone: (53) 3222-4060, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 14h30min.
1.3. Para a inscrição, deverão ser entregues os documentos e comprovantes a seguir descritos, acompanhados do Requerimento de Inscrição, em duas (2) vias, - disponível no endereço http://concursos.ufpel.edu.br/wp/formularios/. Se as informações do requerimento forem preenchidas à mão, deverão estar legíveis e o candidato será responsabilizado no caso de alguma informação incompleta ou ilegível (como, por exemplo, o endereço para recebimento de correspondências). A seguir os documentos exigidos no ato da inscrição:
a) documento de identidade (cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do original);
b) Curriculum Lattes atualizado. Não serão aceitos volumes encadernados ou com espiral; apenas o currículo, sem os documentos comprobatórios;
c) comprovante ORIGINAL de recolhimento da taxa de inscrição, junto ao Banco do Brasil, (NÃO SERÁ ACEITO AGENDAMENTO DE PAGAMENTO COMO COMPROVANTE), no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), através de guia de recolhimento único (GRU), e para o seu preenchimento devem ser utilizados os seguintes dados: Código da Unidade Gestora (UG): 154047; Gestão 15264; Código do recolhimento: 28883-7, disponível no endereçohttp://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp.
d) declaração de que nos últimos vinte e quatro (24) meses não teve contrato temporário com Instituição Federal de Ensino (constante no formulário de inscrição), conforme dispõe o art. 9º, III, da Lei 8745/93.
1.3.1. Na 2ª via do Requerimento de Inscrição será atestado, formalmente, por funcionário da CPSI, o recebimento da inscrição, sendo esta via devolvida ao candidato.
1.3.2. A inscrição poderá ser feita pessoalmente ou por procurador legalmente habilitado (procuração simples, com firma reconhecida em cartório) ou por via postal (SEDEX), desde que a data de postagem esteja dentro do período de inscrições e que a entrega no destino (CPSI) aconteça ATÉ O ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÕES. Não nos responsabilizamos por eventual atraso dos correios.
1.3.3. A inscrição por via postal, exclusivamente por SEDEX, deverá ser remetida para o endereço: COORDENAÇÃO DE PROCESSOS DE SELEÇÃO E INGRESSO (CPSI) DA UFPEL - Edital 061/2014 - Rua Gonçalves Chaves nº 3126 - Pelotas - RS - CEP 96015-560.
1.3.4. A inscrição via SEDEX, se efetuada, será por conta e risco do candidato, não se responsabilizando a UFPel por extravios, documentos incompletos, atrasos ou outras ocorrências que impeçam a efetiva inscrição do candidato.
1.3.5. A CPSI não atestará documentos originais enviados por via postal/SEDEX, assim como não se responsabilizará por tais documentos enviados.
1.4. Poderão requerer isenção da taxa de inscrição os candidatos que se enquadrem nas disposições do Decreto nº 6593, de 02/10/2008. Para tanto, deverão preencher o formulário padrão disponível no endereço: http://concursos.ufpel.edu.br/wp/formularios/ e entregá-lo na CPSI, nos dias 2 e 03 de junho, das 8h30min às 14h30min ou por via postal, exclusivamente por SEDEX, devendo ser remetida para o endereço: COORDENAÇÃO DE PROCESSOS DE SELEÇÃO E INGRESSO (CPSI) DA UFPEL - Rua Gonçalves Chaves nº 3126 - Pelotas - RS - CEP 96015-560. O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no site da CPSI, na data provável de 05/06/2014. Os candidatos que tiverem o pedido de isenção indeferido deverão pagar o valor integral da taxa de inscrição até o último dia do prazo previsto no item 1.1 e 1.2.
1.5. É vedada a inscrição condicional, via fax, e-mail e/ou fora do prazo.
1.6. O programa do processo de seleção consta do Anexo II deste Edital.
1.7. A inscrição neste processo implica, desde logo, conhecimento e tácita aceitação, por parte do candidato, das condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos, além das condições estabelecidas para a realização dos concursos, fixadas na Resolução / COCEPE nº 04/2014, dos quais não poderá alegar desconhecimento.
1.8. O valor referente à taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo no caso de cancelamento do concurso por parte da administração.
1.9. O candidato poderá concorrer a mais de uma vaga, devendo optar, todavia, por apenas uma delas na hipótese de conflito entre os cronogramas de realização das provas.
2. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES E DA SELEÇÃO
2.1. A homologação das inscrições, a composição da Comissão Examinadora e as datas das provas serão de competência da respectiva Unidade e serão divulgados no site da CPSI (http://concursos.ufpel.edu.br/wp/.).
2.2. No caso de indeferimento de inscrições, o candidato, que se julgar prejudicado, poderá recorrer, com efeito suspensivo, ao COCEPE, dentro do prazo de 72 horas, a contar da data fixada no subitem 2.1.
2.3. A seleção será constituída por Prova de Títulos, peso 4, e Prova Didática, peso 6. A prova Didática será realizada em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação, nos termos do §3º do art. 13 do Decreto nº 6.944/2009.
2.4. Os documentos comprobatórios do currículo - cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais - serão entregues à Comissão Examinadora, juntamente com o formulário padrão para entrega de títulos disponível no endereço http://concursos.ufpel.edu.br/wp/formularios/, em duas (2) vias, no qual serão especificados os títulos entregues.
2.4.1. O candidato deverá numerar cada título entregue com o mesmo número com o qual está identificado na listagem do formulário para entrega de títulos.
2.4.2. Os títulos entregues e o formulário para entrega de títulos serão conferidos e recebidos, sob a responsabilidade da Comissão Examinadora, que atestará formalmente, o recebimento da documentação na 2ª via, devolvendo esta ao candidato.
2.5. Os critérios de avaliação das provas, disponíveis no endereço http://concursos.ufpel.edu.br/wp/normas-concursos/ constam dos seguintes documentos: Resolução COCEPE nº 04/2014 e Regimento Geral da Universidade.
3. DA REMUNERAÇÃO
3.1. A remuneração das vagas dispostas neste edital s á feita na forma prescrita pela Orientação Normativa nº 5, de 28 de outubro de 2009, da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, tomando-se por referencial os parâmetros remuneratórios do Padrão Inicial da Classe de Professor Auxiliar, conforme quadro a seguir:
QUADRO DE VAGAS | REMUNERAÇÃO ("A" + "B" OU "C" OU "D") (ON no 05/2009 - SRH/MP, Leis nº 12.772/2012 e 12.863/2013) | ||||||
FUNÇÃO | NÍVEL | REGIME | VAGAS | VENCIMENTO BÁSICO (A) | RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO | ||
ESPECIALISTA (B) | MESTRE (C) | DOUTOR (D) | |||||
PROF. SUBSTITUTO (AUXILIAR, ASSISTENTE - A ou ADJUNTO - A) | 1 | 40h | 04 | 2.764,45 | 253,13 | 835,05 | 1.934,76 |
3.2. Os candidatos aprovados e admitidos terão remuneração correspondente aquela do Professor Auxiliar, Assistente - A ou Adjunto - A, nível I, sendo composta por Vencimento Básico (VB) e Retribuição por Titulação (RT). A Retribuição por Titulação (RT) s proporcional ao regime de trabalho e equivalente ao titulo de maior grau acadêmico exigido no quadro de vagas do Anexo I neste edital para a área a qual concorre e efetivamente comprovado pelo candidato quando da admissão.
4. DISPOSIÇÕES GERAIS
4.1. É proibida a contratação, nos termos do Art. 6º da Lei nº 8745/93, de servidores da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas.
4.2. Não poderão ser contratados servidores ocupantes de cargo efetivo, integrante da carreira de magistério de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987.
4.3. Para os subitens 4.1 e 4.2, excetuam-se os casos previstos no artigo 37, inciso XVI, alíneas a, b, c da Constituição Federal observado o parágrafo 10 da Emenda Constitucional nº 20, publicada no DOU de 16/12/98.
4.4. É vedada a contratação de candidatos, professores substitutos ou visitantes, cujos contratos tenham expirado há menos de vinte e quatro (24) meses.
4.5. O candidato selecionado será contratado por tempo determinado, por um período de até um (1) ano, admitida a prorrogação, desde que o prazo total não exceda a dois (2) anos, conforme legislação vigente.
4.6. O ingresso dos candidatos ficará condicionado a exames clínicos, solicitados pelo Serviço Médico Pericial da UFPel.
4.7 A leitura e o cumprimento estrito das normas deste edital, a busca de esclarecimentos e a postulação tempestiva de retificações necessárias, constituem ônus do candidato e é de sua inteira responsabilidade acompanhar toda e qualquer publicação referente ao concurso, que será feita exclusivamente no endereço http://concursos.ufpel.edu.br/wp/2014-2/
4.8. O processo seletivo simplificado terá validade de 01 (um) ano, a contar da data da homologação do resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Instituição.
4.9. Fazem parte do presente edital:
Anexo I - Área, nº de vagas, vencimento básico e titulação exigida;
Anexo II - Programa.
4.11. O inteiro teor deste Edital está disponível na página http://concursos.ufpel.edu.br/wp/2014-2/ e informações podem ser obtidas pelos telefones (53) 3222-4060 ou através do e-mail: cpsi.ufpel@gmail.com.
Profª Helenara Plaszewski Facin
Coordenadora da CPSI
Prof. Dr. Mauro Augusto Burkert Del Pino
Reitor
ANEXO I
QUADRO DE VAGAS
Unidade/ Curso/ Processo | Área/Vagas/ Regime de Trabalho | Titulação Exigida |
Centro de Letras e Comunicação Câmara de Ensino Proc. nº 23110.001956/2014 -91 | Língua Portuguesa 01 VAGA/40h | Licenciatura em Letras e Especialização, Mestrado ou Doutorado na área de Letras ou Linguística. |
Faculdade de Medicina Curso de Psicologia Proc. nº 23110.001957/2014-35 | Saúde Pública 01 VAGA/40h | Graduação em Psicologia com Mestrado em áreas afins. |
Faculdade de Medicina Curso de Terapia Ocupacional Proc. nº 23110.009371/2013-38 | Intervenção de terapia Ocupacional nas disfunções clínicas no adulto e na criança e Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios. 01 VAGA/40h | Graduação em Terapia Ocupacional e Especialização em área da Saúde ou correlata. |
Pró-Reitoria de Graduação Curso de Letras - Espanhol a Distância Proc. nº 23110.003491/2014-11 | Língua Espanhola 01 VAGA/40h | Licenciatura Plena em Língua Espanhola com Mestrado na área de Letras. |
Centro de Letras e Comunicação Proc. nº 23110.003612/2014 -16 | Letras - Alemão-Português/ CLC 01 VAGA/40h | Graduação em Letras Alemão ou outro curso afim. |
Centro de Engenharias Curso de Engenharia Agrícola Proc. nº 23110.004323/2014-34 | Mecânica Agrícola 01 VAGA/40h | Graduação em Engenharia Agrícola ou Mecânica. |
Faculdade de Veterinária Departamento de Patologia Animal Proc. nº 23110.004325/2014-23 | Reprodução e Obstetrícia Veterinária 01 VAGA/40h | Graduação em Medicina Veterinária, Mestrado em programa cuja área de concentração ou tema da dissertação contemple a área de reprodução animal. |
Centro de Desenvolvimento Tecnológico Departamento de Biotecnologia Proc. nº 23110.004326/2014-78 | Genômica e Biologia Molecular 02 VAGAS/40h | Graduação em Biotecnologia, Ciências Biológicas ou áreas afins que tenha desenvolvido sua dissertação na área do concurso. |
Centro de Engenharias Proc. nº 23110.001972/2014-83 | Automação Industrial 01 VAGA/40h | Graduação em Engenharia. |
ANEXO II
PROGRAMAS
Centro de Letras e Comunicação
Câmara de Ensino
Proc. nº 23110.001956/2014-91
Programa:
1. Macroestrutura do texto.
2. Microestrutura do texto.
3. Coerência textual.
4. Intertextualidade.
5. Texto e contexto.
6. Tópicos de gramática de língua portuguesa.
7. Articuladores textuais.
8. Leitura e exploração de textos acadêmicos.
9. Leitura e exploração de textos literários.
10. Produção e reescrita textual.
Bibliografia: Não consta.
Faculdade de Medicina
Proc. nº 23110.001957/2014-35
Programa:
1. O surgimento histórico das Políticas de Públicas: o Estado Nação, a Biopolítica, os Direitos Humanos.
2. As políticas públicas e suas regulamentações contemporâneas: saúde, assistência, educação e segurança na sociedade atual.
3. O papel do Psicólogo na elaboração, planejamento, execução e avaliação das políticas públicas.
4. Gestão de Estratégias e Intervenções que operam a promoção e prevenção da saúde.
5. Apoio Matricial da Saúde Mental às Equipes da Atenção Básica.
6. Modalidades de atuação do psicólogo na área da Saúde: atenção primária, secundária e terciária.
7. Panorama atual de assistência em saúde mental: a clínica ampliada, a humanização dos serviços e a desinstitucionalização.
8. Os principais desafios da Reforma Psiquiátrica na atualidade.
9. Aspectos sociais e psicológicos que envolvem a relação do indivíduo com o trabalho.
10. O papel do psicólogo na promoção e prevenção da saúde do trabalhador.
Bibliografia:
- Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) Referência Técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS/Conselho Federal de Psicologia (CFP). - Brasília, CFP, 2007. 48p.
- AMARANTE, Paulo. Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Temas em Saúde. Fiocruz, 2007.
- ANGERAMI-CAMON, V. A.. Atualidades em psicologia da saúde. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
- BAREMBLITT, G.. Compêndio de análise institucional e outras correntes, (1ª ed.). Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992.
- CODO, W.. Por uma psicologia do trabalho. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
- COSTA, Nilson do Rosário; TUNDIS, Silvério de Almeida. Cidadania e Loucura - Políticas de Saúde Mental no Brasil. Vozes, 2000.
- CASTEL, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Ed. Vozes, 2003.
- FOUCAULT, M. Vigiar e punir, nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.
- FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
- GIOVANNI D. G. As estruturas elementares das políticas públicas. Universidade Estadual de Campinas - NEPP, Núcleo de Estudos de Políticas Públicas. Caderno nº 82, Campinas, 2009. Disponível em www.nepp.unicamp.br.
- JACQUES, MARIA DA GRAÇA CORREA; CODO, WANDERLEY (Org.). Saúde Mental e Trabalho - Leituras. Rio de Janeiro: VOZES, 2002.
- MARTÍNEZ, A. M. Psicologia e compromisso social: desafios para a formação do Psicólogo. In A. M. Psicologia e o compromisso social. São Paulo: M. Bock, 2003.
- MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo, Atlas, 1996.
- NASCIMENTO, Célia A. Trevisi do; LAZZAROTTO, Gislei D. Romanzini; HOENISCH, Júlio César D.; SILVA, Maria Cristina Carvalho da; MATOS, Rosângela da Luz. Psicologia e Políticas Públicas, Experiências em Saúde Pública. Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul - CRP - 07.
- SCHOEBE, W., SCHOEBE, M. S. Psicologia social e saúde. São Paulo: Instituto Piaget. 2000.
- STRAUB, R. Psicologia da Saúde. São Paulo: Pioneira, 2000.
- SENNETT, Richard. A corrosão do caráter. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001.
Faculdade de Medicina
Curso de Terapia Ocupacional
Proc. nº 23110.009371/2013-38
Programa:
1. Intervenções da Terapia Ocupacional em Neurologia.
2. Intervenções da Terapia Ocupacional em Queimados.
3. Intervenções da Terapia Ocupacional em Oncologia e Cuidados paliativos.
4. Intervenções da Terapia Ocupacional em HIV/AIDS.
5. Intervenções da Terapia Ocupacional em Doenças dermatológicas.
6. Intervenções da Terapia Ocupacional nas disfunções visuais.
7. Intervenções da Terapia Ocupacional nas disfunções auditivas.
8. A terapia aquática como abordagem das intervenções do Terapeuta Ocupacional.
9. A integração sensorial como abordagem das intervenções do Terapeuta Ocupacional.
10. A cinesiologia como conhecimento específico do Terapeuta Ocupacional.
Bibliografia: Não consta.
Pró-Reitoria de Graduação
Curso de Letras - Espanhol a Distância
Proc. nº 23110.003491/2014-11
Programa:
1. Formação da sílaba em espanhol.
2. Funções do acento e padrão acentual em espanhol.
3. Relação entre fonética e fonologia para a aprendizagem de línguas estrangeiras.
4. Relevância da morfologia no ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.
5. Abordagens e metodologias de ensino e aprendizagem de língua estrangeira.
6. Análise e elaboração de material didático.
7. Planejamento e simulação de aulas.
8. As mídias e tecnologias no ensino de língua espanhola.
9. A utilização de TICs no ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.
10. Ambientes Virtuais de Aprendizagem considerando o ensino de língua estrangeira.
Bibliografia: Não consta.
Centro de Letras e Comunicação
Proc. nº 23110.003612/2014-16
Programa:
1. Wechselprapositionen.
2. Modalverben.
3. Passiv.
4. Finalsatze.
5. Steigerung der Adjektive.
6. Konjunktiv II.
7. Deklination der Adjektive.
8. Infinitivsatze.
9. Relativsatze.
10. Perfekt.
Bibliografia: Não consta.
Centro de Engenharias
Curso de Engenharia Agrícola
Proc. nº 23110.004323/2014-34
Programa:
1. Formação da sílaba em espanhol.
2. Funções do acento e padrão acentual em espanhol.
3. Relação entre fonética e fonologia para a aprendizagem de línguas estrangeiras.
4. Relevância da morfologia no ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.
5. Abordagens e metodologias de ensino e aprendizagem de língua estrangeira.
6. Análise e elaboração de material didático.
7. Planejamento e simulação de aulas.
8. As mídias e tecnologias no ensino de língua espanhola.
9. A utilização de TICs no ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.
10. Ambientes Virtuais de Aprendizagem considerando o ensino de língua estrangeira.
Bibliografia: Não consta.
Faculdade de Veterinária
Departamento de Patologia Animal
Proc. nº 23110.004325/2014-23
Programa:
1. Controle neuroendócrino da função reprodutiva.
2. Espermatogênese e função reprodutiva do macho.
3. Métodos de avaliação andrológica e preservação de sêmen.
4. Patologias reprodutivas no macho.
5. Ovogênese e foliculogênese, luteólise, ovulação e luteogênese.
6. Transtornos funcionais e patologias orgânicas na fêmea.
7. Técnicas de controle do ciclo estral.
8. Fisiopatologia da gestação.
9. Embriogenese e desenvolvimento do feto e anexos.
10. Atendimento ao neonato.
Bibliografia: Não consta.
Centro de Desenvolvimento Tecnológico Departamento de Biotecnologia
Proc. nº 23110.004326/2014-78
Programa:
1. Cromossomos autossomos e sexuais.
2. Estudo cromossômico - Cariótipo e FISH.
3. Mecanismos genéticos de herança.
4. Variação e controle na expressão dos genes.
5. Mutações cromossômicas numéricas e estruturais.
6. Herança Multifatorial - Interações entre genótipo e ambiente.
7. Estrutura dos ácidos nucleicos.
8. Genes e Genomas, Replicação do DNA.
9. Transcrição e síntese proteica.
10. Recombinação genética.
Bibliografia:
- BORGES-OSÓRIO, Maria Regina; ROBINSON, Wanyce Miriam. Genética Humana. 2. ed. Porto Alegre.: Artmed, 2001, 2002. 459 p.
- JORDE, Lynn B. et. al. Genética médica/ Lynn B. Jorde et. al. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 415 p.
- GRIFFITHS, A. J. F. et. al. Introdução à Genética. 8ª ed. Guanabara Koogan. 2006.
- GUERRA, M. Introdução à Citogenética Geral. 1988, Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. 142 p.
- ALBERTS, Bruce. Biologia molecular da célula. 5. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2010. xxxv, 1268, 40, 50p. ISBN 9788536320663.
- AZEVEDO, Vasco Ariston de Carvalho. et. al. (Org.). Manual prático-teórico: sequenciamento, montagem e anotação de genomas bacterianos. Belo Horizonte: Suprema, 2011. 160 p. ISBN 9788560249834.
- Número de chamada: 575.1 M294 2011 (BCA)
- JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, José. Biologia celular e molecular. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 332 p. ISBN 8527710455.
- KARP, Gerald. Biologia celular e molecular: conceitos e experimentos. 3. ed. Barueri: Manole, 2005. 786 p. ISBN 8520415938.
- LODISH, Harvey. et. al. Biologia celular e molecular. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. 1054 p. ISBN 8536305355.
- ZAHA, A. et. al. Biologia Molecular Básica. 3ª ed. Porto Alegre, Editora Mercado Aberto. 2003
Centro de Engenharias
Proc. nº 23110.001972/2014-83
Programa:
1. Sensores e Transdutores.
2. Modelagem de Sistemas Automatizados.
3. Sistemas de Integrados de Manufatura.
4. Controladores Programáveis.
5. Sistemas de Supervisão.
6. Sistemas de Controle Moderno.
7. Ajuste de Controladores.
8. Sistemas Pneumáticos e Eletro-Pneumáticos.
9. Sistemas Hidráulicos e Eletro-Hidráulicos.
10. Robótica.
Bibliografia:
- FRANCHI, C. M., Controladores lógicos programáveis - sistemas discretos, Érica, 2008.
- GEORGINI, M., Automação aplicada - Descriminação e implementação de sistemas sequenciais com PLCs, 9ª Edição, Érica, 2009.
- NATALE, F., Automação industrial - Série Brasileira de Tecnologia, 10ª Edição, Érica, 2008.
- CASSANDRAS, C. G.; LAFORTUNE, S., Introduction to discrete event systems, 2nd Edition, Springer, 2008.
- CASTRUCCI, L. C.; MORAES, C. C.; Engenharia de automação industrial, 2ª Edição, LTC, 2007.
- PRUDENTE, F., Automação industrial PLC: teoria e aplicações, 2ª Edição, LTC, 2011.
- NISE, Nº S., Engenharia de sistemas de controle, 5ª Edição, LTC, 2009.
- DORF, R. C.; BISHOP, R. H., Sistemas de controle modernos, 11ª Edição, LTC, 2009.
- FRADEN, J., Handbook of modern sensors: physics, designs, and applications, 3rd Edition, Springer, 2010.
- OGATA, K., Engenharia de controle moderno, 4ª Edição, Prentice Hall, 2003.
- NORTHROP, R. B., Introduction to instrumentation and measurements, 2ndEdition, CRC Press, 2005.
- SIGHIERI, L., Controle automático de processos industriais - instrumentação, 2ª Edição, Edgard Blücher, 2000.
- BONACORSO, Nº G.; NOLL, V., Automação eletropneumática, 11ª Edição, Érica, 2008.
- FIALHO, A. B., Automação hidráulica - projetos, dimensionamento e análise de circuitos, 5ª Edição, Érica, 2007.
- LINSINGEN, I. V., Fundamentos de sistemas hidráulicos, 3ª Edição, Editora da UFSC, 2008.
- CRAIG, J. J., Introduction to robotics - mechanics and control, 3rd Edition, Prentice Hall, 2005.