UFPEL - Universidade Federal de Pelotas - RS

Notícia:   UFPel retifica e prorroga inscrições para PS 061/2014

UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO, CPSI Nº 061 DE 30 DE MAIO DE 2014

COORDENAÇÃO DE PROCESSOS DE SELEÇÃO E INGRESSO

A Universidade Federal de Pelotas, por meio da Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso (CPSI), torna público a realização de processo seletivo simplificado para a contratação de PROFESSOR SUBSTITUTO para atender à necessidade temporária, de acordo com a Lei nº 8.745/93 e suas alterações posteriores, conforme indicado a seguir:

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1. Período de inscrições: de 2 a 06 de junho de 2014.

1.2 As inscrições serão recebidas na Coordenação de Processo de Seleção e Ingresso (CPSI), localizada na Rua Gonçalves Chaves, 3126, Pelotas - RS - Fone: (53) 3222-4060, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 14h30min.

1.3. Para a inscrição, deverão ser entregues os documentos e comprovantes a seguir descritos, acompanhados do Requerimento de Inscrição, em duas (2) vias, - disponível no endereço http://concursos.ufpel.edu.br/wp/formularios/. Se as informações do requerimento forem preenchidas à mão, deverão estar legíveis e o candidato será responsabilizado no caso de alguma informação incompleta ou ilegível (como, por exemplo, o endereço para recebimento de correspondências). A seguir os documentos exigidos no ato da inscrição:

a) documento de identidade (cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do original);

b) Curriculum Lattes atualizado. Não serão aceitos volumes encadernados ou com espiral; apenas o currículo, sem os documentos comprobatórios;

c) comprovante ORIGINAL de recolhimento da taxa de inscrição, junto ao Banco do Brasil, (NÃO SERÁ ACEITO AGENDAMENTO DE PAGAMENTO COMO COMPROVANTE), no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), através de guia de recolhimento único (GRU), e para o seu preenchimento devem ser utilizados os seguintes dados: Código da Unidade Gestora (UG): 154047; Gestão 15264; Código do recolhimento: 28883-7, disponível no endereçohttp://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp.

d) declaração de que nos últimos vinte e quatro (24) meses não teve contrato temporário com Instituição Federal de Ensino (constante no formulário de inscrição), conforme dispõe o art. 9º, III, da Lei 8745/93.

1.3.1. Na 2ª via do Requerimento de Inscrição será atestado, formalmente, por funcionário da CPSI, o recebimento da inscrição, sendo esta via devolvida ao candidato.

1.3.2. A inscrição poderá ser feita pessoalmente ou por procurador legalmente habilitado (procuração simples, com firma reconhecida em cartório) ou por via postal (SEDEX), desde que a data de postagem esteja dentro do período de inscrições e que a entrega no destino (CPSI) aconteça ATÉ O ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÕES. Não nos responsabilizamos por eventual atraso dos correios.

1.3.3. A inscrição por via postal, exclusivamente por SEDEX, deverá ser remetida para o endereço: COORDENAÇÃO DE PROCESSOS DE SELEÇÃO E INGRESSO (CPSI) DA UFPEL - Edital 061/2014 - Rua Gonçalves Chaves nº 3126 - Pelotas - RS - CEP 96015-560.

1.3.4. A inscrição via SEDEX, se efetuada, será por conta e risco do candidato, não se responsabilizando a UFPel por extravios, documentos incompletos, atrasos ou outras ocorrências que impeçam a efetiva inscrição do candidato.

1.3.5. A CPSI não atestará documentos originais enviados por via postal/SEDEX, assim como não se responsabilizará por tais documentos enviados.

1.4. Poderão requerer isenção da taxa de inscrição os candidatos que se enquadrem nas disposições do Decreto nº 6593, de 02/10/2008. Para tanto, deverão preencher o formulário padrão disponível no endereço: http://concursos.ufpel.edu.br/wp/formularios/ e entregá-lo na CPSI, nos dias 2 e 03 de junho, das 8h30min às 14h30min ou por via postal, exclusivamente por SEDEX, devendo ser remetida para o endereço: COORDENAÇÃO DE PROCESSOS DE SELEÇÃO E INGRESSO (CPSI) DA UFPEL - Rua Gonçalves Chaves nº 3126 - Pelotas - RS - CEP 96015-560. O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no site da CPSI, na data provável de 05/06/2014. Os candidatos que tiverem o pedido de isenção indeferido deverão pagar o valor integral da taxa de inscrição até o último dia do prazo previsto no item 1.1 e 1.2.

1.5. É vedada a inscrição condicional, via fax, e-mail e/ou fora do prazo.

1.6. O programa do processo de seleção consta do Anexo II deste Edital.

1.7. A inscrição neste processo implica, desde logo, conhecimento e tácita aceitação, por parte do candidato, das condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos, além das condições estabelecidas para a realização dos concursos, fixadas na Resolução / COCEPE nº 04/2014, dos quais não poderá alegar desconhecimento.

1.8. O valor referente à taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo no caso de cancelamento do concurso por parte da administração.

1.9. O candidato poderá concorrer a mais de uma vaga, devendo optar, todavia, por apenas uma delas na hipótese de conflito entre os cronogramas de realização das provas.

2. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES E DA SELEÇÃO

2.1. A homologação das inscrições, a composição da Comissão Examinadora e as datas das provas serão de competência da respectiva Unidade e serão divulgados no site da CPSI (http://concursos.ufpel.edu.br/wp/.).

2.2. No caso de indeferimento de inscrições, o candidato, que se julgar prejudicado, poderá recorrer, com efeito suspensivo, ao COCEPE, dentro do prazo de 72 horas, a contar da data fixada no subitem 2.1.

2.3. A seleção será constituída por Prova de Títulos, peso 4, e Prova Didática, peso 6. A prova Didática será realizada em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação, nos termos do §3º do art. 13 do Decreto nº 6.944/2009.

2.4. Os documentos comprobatórios do currículo - cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais - serão entregues à Comissão Examinadora, juntamente com o formulário padrão para entrega de títulos disponível no endereço http://concursos.ufpel.edu.br/wp/formularios/, em duas (2) vias, no qual serão especificados os títulos entregues.

2.4.1. O candidato deverá numerar cada título entregue com o mesmo número com o qual está identificado na listagem do formulário para entrega de títulos.

2.4.2. Os títulos entregues e o formulário para entrega de títulos serão conferidos e recebidos, sob a responsabilidade da Comissão Examinadora, que atestará formalmente, o recebimento da documentação na 2ª via, devolvendo esta ao candidato.

2.5. Os critérios de avaliação das provas, disponíveis no endereço http://concursos.ufpel.edu.br/wp/normas-concursos/ constam dos seguintes documentos: Resolução COCEPE nº 04/2014 e Regimento Geral da Universidade.

3. DA REMUNERAÇÃO

3.1. A remuneração das vagas dispostas neste edital s á feita na forma prescrita pela Orientação Normativa nº 5, de 28 de outubro de 2009, da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, tomando-se por referencial os parâmetros remuneratórios do Padrão Inicial da Classe de Professor Auxiliar, conforme quadro a seguir:

QUADRO DE VAGAS

REMUNERAÇÃO ("A" + "B" OU "C" OU "D") (ON no 05/2009 - SRH/MP, Leis nº 12.772/2012 e 12.863/2013)

FUNÇÃO

NÍVEL

REGIME

VAGAS

VENCIMENTO BÁSICO (A)

RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO

ESPECIALISTA (B)

MESTRE (C)

DOUTOR (D)

PROF. SUBSTITUTO (AUXILIAR, ASSISTENTE - A ou ADJUNTO - A)

1

40h

04

2.764,45

253,13

835,05

1.934,76

3.2. Os candidatos aprovados e admitidos terão remuneração correspondente aquela do Professor Auxiliar, Assistente - A ou Adjunto - A, nível I, sendo composta por Vencimento Básico (VB) e Retribuição por Titulação (RT). A Retribuição por Titulação (RT) s proporcional ao regime de trabalho e equivalente ao titulo de maior grau acadêmico exigido no quadro de vagas do Anexo I neste edital para a área a qual concorre e efetivamente comprovado pelo candidato quando da admissão.

4. DISPOSIÇÕES GERAIS

4.1. É proibida a contratação, nos termos do Art. 6º da Lei nº 8745/93, de servidores da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas.

4.2. Não poderão ser contratados servidores ocupantes de cargo efetivo, integrante da carreira de magistério de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987.

4.3. Para os subitens 4.1 e 4.2, excetuam-se os casos previstos no artigo 37, inciso XVI, alíneas a, b, c da Constituição Federal observado o parágrafo 10 da Emenda Constitucional nº 20, publicada no DOU de 16/12/98.

4.4. É vedada a contratação de candidatos, professores substitutos ou visitantes, cujos contratos tenham expirado há menos de vinte e quatro (24) meses.

4.5. O candidato selecionado será contratado por tempo determinado, por um período de até um (1) ano, admitida a prorrogação, desde que o prazo total não exceda a dois (2) anos, conforme legislação vigente.

4.6. O ingresso dos candidatos ficará condicionado a exames clínicos, solicitados pelo Serviço Médico Pericial da UFPel.

4.7 A leitura e o cumprimento estrito das normas deste edital, a busca de esclarecimentos e a postulação tempestiva de retificações necessárias, constituem ônus do candidato e é de sua inteira responsabilidade acompanhar toda e qualquer publicação referente ao concurso, que será feita exclusivamente no endereço http://concursos.ufpel.edu.br/wp/2014-2/

4.8. O processo seletivo simplificado terá validade de 01 (um) ano, a contar da data da homologação do resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Instituição.

4.9. Fazem parte do presente edital:

Anexo I - Área, nº de vagas, vencimento básico e titulação exigida;
Anexo II - Programa.

4.11. O inteiro teor deste Edital está disponível na página http://concursos.ufpel.edu.br/wp/2014-2/ e informações podem ser obtidas pelos telefones (53) 3222-4060 ou através do e-mail: cpsi.ufpel@gmail.com.

Profª Helenara Plaszewski Facin
Coordenadora da CPSI

Prof. Dr. Mauro Augusto Burkert Del Pino
Reitor

ANEXO I

QUADRO DE VAGAS

Unidade/ Curso/ Processo

Área/Vagas/ Regime de Trabalho

Titulação Exigida

Centro de Letras e Comunicação Câmara de Ensino

Proc. nº 23110.001956/2014 -91

Língua Portuguesa

01 VAGA/40h

Licenciatura em Letras e Especialização, Mestrado ou Doutorado na área de Letras ou Linguística.

Faculdade de Medicina

Curso de Psicologia

Proc. nº 23110.001957/2014-35

Saúde Pública

01 VAGA/40h

Graduação em Psicologia com Mestrado em áreas afins.

Faculdade de Medicina

Curso de Terapia Ocupacional

Proc. nº 23110.009371/2013-38

Intervenção de terapia Ocupacional nas disfunções clínicas no adulto e na criança e Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios.

01 VAGA/40h

Graduação em Terapia Ocupacional e Especialização em área da Saúde ou correlata.

Pró-Reitoria de Graduação

Curso de Letras - Espanhol a Distância

Proc. nº 23110.003491/2014-11

Língua Espanhola

01 VAGA/40h

Licenciatura Plena em Língua Espanhola com Mestrado na área de Letras.

Centro de Letras e Comunicação

Proc. nº 23110.003612/2014 -16

Letras - Alemão-Português/ CLC

01 VAGA/40h

Graduação em Letras Alemão ou outro curso afim.

Centro de Engenharias

Curso de Engenharia Agrícola

Proc. nº 23110.004323/2014-34

Mecânica Agrícola

01 VAGA/40h

Graduação em Engenharia Agrícola ou Mecânica.

Faculdade de Veterinária Departamento de Patologia Animal

Proc. nº 23110.004325/2014-23

Reprodução e Obstetrícia Veterinária

01 VAGA/40h

Graduação em Medicina Veterinária, Mestrado em programa cuja área de concentração ou tema da dissertação contemple a área de reprodução animal.

Centro de Desenvolvimento Tecnológico

Departamento de Biotecnologia

Proc. nº 23110.004326/2014-78

Genômica e Biologia Molecular

02 VAGAS/40h

Graduação em Biotecnologia, Ciências Biológicas ou áreas afins que tenha desenvolvido sua dissertação na área do concurso.

Centro de Engenharias

Proc. nº 23110.001972/2014-83

Automação Industrial

01 VAGA/40h

Graduação em Engenharia.

ANEXO II

PROGRAMAS

Centro de Letras e Comunicação

Câmara de Ensino

Proc. nº 23110.001956/2014-91

Programa:

1. Macroestrutura do texto.

2. Microestrutura do texto.

3. Coerência textual.

4. Intertextualidade.

5. Texto e contexto.

6. Tópicos de gramática de língua portuguesa.

7. Articuladores textuais.

8. Leitura e exploração de textos acadêmicos.

9. Leitura e exploração de textos literários.

10. Produção e reescrita textual.

Bibliografia: Não consta.

Faculdade de Medicina

Proc. nº 23110.001957/2014-35

Programa:

1. O surgimento histórico das Políticas de Públicas: o Estado Nação, a Biopolítica, os Direitos Humanos.

2. As políticas públicas e suas regulamentações contemporâneas: saúde, assistência, educação e segurança na sociedade atual.

3. O papel do Psicólogo na elaboração, planejamento, execução e avaliação das políticas públicas.

4. Gestão de Estratégias e Intervenções que operam a promoção e prevenção da saúde.

5. Apoio Matricial da Saúde Mental às Equipes da Atenção Básica.

6. Modalidades de atuação do psicólogo na área da Saúde: atenção primária, secundária e terciária.

7. Panorama atual de assistência em saúde mental: a clínica ampliada, a humanização dos serviços e a desinstitucionalização.

8. Os principais desafios da Reforma Psiquiátrica na atualidade.

9. Aspectos sociais e psicológicos que envolvem a relação do indivíduo com o trabalho.

10. O papel do psicólogo na promoção e prevenção da saúde do trabalhador.

Bibliografia:

- Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) Referência Técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS/Conselho Federal de Psicologia (CFP). - Brasília, CFP, 2007. 48p.

- AMARANTE, Paulo. Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Temas em Saúde. Fiocruz, 2007.

- ANGERAMI-CAMON, V. A.. Atualidades em psicologia da saúde. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

- BAREMBLITT, G.. Compêndio de análise institucional e outras correntes, (1ª ed.). Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992.

- CODO, W.. Por uma psicologia do trabalho. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.

- COSTA, Nilson do Rosário; TUNDIS, Silvério de Almeida. Cidadania e Loucura - Políticas de Saúde Mental no Brasil. Vozes, 2000.

- CASTEL, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Ed. Vozes, 2003.

- FOUCAULT, M. Vigiar e punir, nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

- FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

- GIOVANNI D. G. As estruturas elementares das políticas públicas. Universidade Estadual de Campinas - NEPP, Núcleo de Estudos de Políticas Públicas. Caderno nº 82, Campinas, 2009. Disponível em www.nepp.unicamp.br.

- JACQUES, MARIA DA GRAÇA CORREA; CODO, WANDERLEY (Org.). Saúde Mental e Trabalho - Leituras. Rio de Janeiro: VOZES, 2002.

- MARTÍNEZ, A. M. Psicologia e compromisso social: desafios para a formação do Psicólogo. In A. M. Psicologia e o compromisso social. São Paulo: M. Bock, 2003.

- MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo, Atlas, 1996.

- NASCIMENTO, Célia A. Trevisi do; LAZZAROTTO, Gislei D. Romanzini; HOENISCH, Júlio César D.; SILVA, Maria Cristina Carvalho da; MATOS, Rosângela da Luz. Psicologia e Políticas Públicas, Experiências em Saúde Pública. Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul - CRP - 07.

- SCHOEBE, W., SCHOEBE, M. S. Psicologia social e saúde. São Paulo: Instituto Piaget. 2000.

- STRAUB, R. Psicologia da Saúde. São Paulo: Pioneira, 2000.

- SENNETT, Richard. A corrosão do caráter. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001.

Faculdade de Medicina

Curso de Terapia Ocupacional

Proc. nº 23110.009371/2013-38

Programa:

1. Intervenções da Terapia Ocupacional em Neurologia.

2. Intervenções da Terapia Ocupacional em Queimados.

3. Intervenções da Terapia Ocupacional em Oncologia e Cuidados paliativos.

4. Intervenções da Terapia Ocupacional em HIV/AIDS.

5. Intervenções da Terapia Ocupacional em Doenças dermatológicas.

6. Intervenções da Terapia Ocupacional nas disfunções visuais.

7. Intervenções da Terapia Ocupacional nas disfunções auditivas.

8. A terapia aquática como abordagem das intervenções do Terapeuta Ocupacional.

9. A integração sensorial como abordagem das intervenções do Terapeuta Ocupacional.

10. A cinesiologia como conhecimento específico do Terapeuta Ocupacional.

Bibliografia: Não consta.

Pró-Reitoria de Graduação

Curso de Letras - Espanhol a Distância

Proc. nº 23110.003491/2014-11

Programa:

1. Formação da sílaba em espanhol.

2. Funções do acento e padrão acentual em espanhol.

3. Relação entre fonética e fonologia para a aprendizagem de línguas estrangeiras.

4. Relevância da morfologia no ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.

5. Abordagens e metodologias de ensino e aprendizagem de língua estrangeira.

6. Análise e elaboração de material didático.

7. Planejamento e simulação de aulas.

8. As mídias e tecnologias no ensino de língua espanhola.

9. A utilização de TICs no ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.

10. Ambientes Virtuais de Aprendizagem considerando o ensino de língua estrangeira.

Bibliografia: Não consta.

Centro de Letras e Comunicação

Proc. nº 23110.003612/2014-16

Programa:

1. Wechselprapositionen.

2. Modalverben.

3. Passiv.

4. Finalsatze.

5. Steigerung der Adjektive.

6. Konjunktiv II.

7. Deklination der Adjektive.

8. Infinitivsatze.

9. Relativsatze.

10. Perfekt.

Bibliografia: Não consta.

Centro de Engenharias

Curso de Engenharia Agrícola

Proc. nº 23110.004323/2014-34

Programa:

1. Formação da sílaba em espanhol.

2. Funções do acento e padrão acentual em espanhol.

3. Relação entre fonética e fonologia para a aprendizagem de línguas estrangeiras.

4. Relevância da morfologia no ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.

5. Abordagens e metodologias de ensino e aprendizagem de língua estrangeira.

6. Análise e elaboração de material didático.

7. Planejamento e simulação de aulas.

8. As mídias e tecnologias no ensino de língua espanhola.

9. A utilização de TICs no ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.

10. Ambientes Virtuais de Aprendizagem considerando o ensino de língua estrangeira.

Bibliografia: Não consta.

Faculdade de Veterinária

Departamento de Patologia Animal

Proc. nº 23110.004325/2014-23

Programa:

1. Controle neuroendócrino da função reprodutiva.

2. Espermatogênese e função reprodutiva do macho.

3. Métodos de avaliação andrológica e preservação de sêmen.

4. Patologias reprodutivas no macho.

5. Ovogênese e foliculogênese, luteólise, ovulação e luteogênese.

6. Transtornos funcionais e patologias orgânicas na fêmea.

7. Técnicas de controle do ciclo estral.

8. Fisiopatologia da gestação.

9. Embriogenese e desenvolvimento do feto e anexos.

10. Atendimento ao neonato.

Bibliografia: Não consta.

Centro de Desenvolvimento Tecnológico Departamento de Biotecnologia

Proc. nº 23110.004326/2014-78

Programa:

1. Cromossomos autossomos e sexuais.

2. Estudo cromossômico - Cariótipo e FISH.

3. Mecanismos genéticos de herança.

4. Variação e controle na expressão dos genes.

5. Mutações cromossômicas numéricas e estruturais.

6. Herança Multifatorial - Interações entre genótipo e ambiente.

7. Estrutura dos ácidos nucleicos.

8. Genes e Genomas, Replicação do DNA.

9. Transcrição e síntese proteica.

10. Recombinação genética.

Bibliografia:

- BORGES-OSÓRIO, Maria Regina; ROBINSON, Wanyce Miriam. Genética Humana. 2. ed. Porto Alegre.: Artmed, 2001, 2002. 459 p.

- JORDE, Lynn B. et. al. Genética médica/ Lynn B. Jorde et. al. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 415 p.

- GRIFFITHS, A. J. F. et. al. Introdução à Genética. 8ª ed. Guanabara Koogan. 2006.

- GUERRA, M. Introdução à Citogenética Geral. 1988, Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. 142 p.

- ALBERTS, Bruce. Biologia molecular da célula. 5. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2010. xxxv, 1268, 40, 50p. ISBN 9788536320663.

- AZEVEDO, Vasco Ariston de Carvalho. et. al. (Org.). Manual prático-teórico: sequenciamento, montagem e anotação de genomas bacterianos. Belo Horizonte: Suprema, 2011. 160 p. ISBN 9788560249834.

- Número de chamada: 575.1 M294 2011 (BCA)

- JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, José. Biologia celular e molecular. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 332 p. ISBN 8527710455.

- KARP, Gerald. Biologia celular e molecular: conceitos e experimentos. 3. ed. Barueri: Manole, 2005. 786 p. ISBN 8520415938.

- LODISH, Harvey. et. al. Biologia celular e molecular. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. 1054 p. ISBN 8536305355.

- ZAHA, A. et. al. Biologia Molecular Básica. 3ª ed. Porto Alegre, Editora Mercado Aberto. 2003

Centro de Engenharias

Proc. nº 23110.001972/2014-83

Programa:

1. Sensores e Transdutores.

2. Modelagem de Sistemas Automatizados.

3. Sistemas de Integrados de Manufatura.

4. Controladores Programáveis.

5. Sistemas de Supervisão.

6. Sistemas de Controle Moderno.

7. Ajuste de Controladores.

8. Sistemas Pneumáticos e Eletro-Pneumáticos.

9. Sistemas Hidráulicos e Eletro-Hidráulicos.

10. Robótica.

Bibliografia:

- FRANCHI, C. M., Controladores lógicos programáveis - sistemas discretos, Érica, 2008.

- GEORGINI, M., Automação aplicada - Descriminação e implementação de sistemas sequenciais com PLCs, 9ª Edição, Érica, 2009.

- NATALE, F., Automação industrial - Série Brasileira de Tecnologia, 10ª Edição, Érica, 2008.

- CASSANDRAS, C. G.; LAFORTUNE, S., Introduction to discrete event systems, 2nd Edition, Springer, 2008.

- CASTRUCCI, L. C.; MORAES, C. C.; Engenharia de automação industrial, 2ª Edição, LTC, 2007.

- PRUDENTE, F., Automação industrial PLC: teoria e aplicações, 2ª Edição, LTC, 2011.

- NISE, Nº S., Engenharia de sistemas de controle, 5ª Edição, LTC, 2009.

- DORF, R. C.; BISHOP, R. H., Sistemas de controle modernos, 11ª Edição, LTC, 2009.

- FRADEN, J., Handbook of modern sensors: physics, designs, and applications, 3rd Edition, Springer, 2010.

- OGATA, K., Engenharia de controle moderno, 4ª Edição, Prentice Hall, 2003.

- NORTHROP, R. B., Introduction to instrumentation and measurements, 2ndEdition, CRC Press, 2005.

- SIGHIERI, L., Controle automático de processos industriais - instrumentação, 2ª Edição, Edgard Blücher, 2000.

- BONACORSO, Nº G.; NOLL, V., Automação eletropneumática, 11ª Edição, Érica, 2008.

- FIALHO, A. B., Automação hidráulica - projetos, dimensionamento e análise de circuitos, 5ª Edição, Érica, 2007.

- LINSINGEN, I. V., Fundamentos de sistemas hidráulicos, 3ª Edição, Editora da UFSC, 2008.

- CRAIG, J. J., Introduction to robotics - mechanics and control, 3rd Edition, Prentice Hall, 2005.