UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará - PA

Notícia:   Ufopa abre 16 vagas para Docente com salários de até 4,6 mil reais

UFOPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

ESTADO DO PARÁ

EDITAL Nº 6, DE 15 DE ABRIL DE 2014

PROCESSOS SELETIVOS SIMPLIFICADOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS.

A Reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa, no uso de suas atribuições conferidas pelo Decreto Presidencial de 28 de março de 2014, publicado no Diário Oficial da União em 31 de março de 2014, Seção 2, pág. 1, na forma do que dispõe a Lei nº 8.745/1993 com as modificações introduzidas pela Lei nº 12.425/2011, Lei nº 12.772/2012, Decreto nº 7.585/2011, considerando o Decreto nº 6.944/2009 e a Resolução nº 24/2013 - CONSUN, torna pública a abertura de inscrições aos Processos Seletivos Simplificados (PSS) para preenchimento de 16 (dezesseis) vagas de professor substituto do Magistério Superior, em regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, de acordo com as informações de unidades, temas, vagas, programas e requisitos constantes do quadro a seguir:

CENTRO DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR - CFI

Tema

Vaga

Programa

Requisitos

Estudos Integrativos da Amazônia

1

1. A história da Interação Homem-Ambiente na Amazônia.
2. Conflitos sociais na Amazônia: evolução histórica e contexto atual.
3. Conservação e Manejo da Biodiversidade Amazônica.
4. Serviços socioambientais da Floresta Amazônica.
5. Populações tradicionais da Amazônia;
6. Ecossistemas Amazônicos e Bioma Amazônico: caracterização, dinâmica e evolução.
7. Formação Histórica, Econômica e Social da Amazônia.
8. Manejo de recursos naturais na Amazônia e Políticas de desenvolvimento para a região.
9. Bioma Amazônico: caracterização, dinâmica e evolução;
10. Interações aquático-florestais na Amazônia.

Mestrado em Biotecnologia e recursos naturais; Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia; Ciências ambientais; Ciências biológicas; Ciências de florestas tropicais; Ciências do meio ambiente; Ciências e tecnologia para recursos amazônicos; Ciências Florestais e Ambientais; Clima e ambiente; Desenvolvimento sustentável do trópico úmido; Ecologia e conservação da biodiversidade; Ecologia e manejo de recursos naturais; Ecologia ou áreas correlatas; Genética, conservação e biologia evolutiva; Gestão ambiental ou Gestão de áreas protegidas na Amazônia; Gestão de Recursos Naturais e desenvolvimento local na Amazônia; Recursos Naturais da Amazônia.

Origem e Evolução do Conhecimento

1

1. O debate sobre o processo do conhecimento ao longo da história do pensamento filosófico- científico.
2. Racionalismo, empirismo, idealismo e realismo.
3. Epistemologia contemporânea.
4. As ideias de pós-modernidade.
5. Saberes locais e globais.
6. História da ciência moderna.
7. Falsificacionismo e historicismo na epistemologia da ciência.
8. Evolução do pensamento filosófico-científico.
9. História do método científico.
10. Do mito a ciência.

Especialização em Filosofia, História, Ciências Sociais, Filosofia das Ciências, História das Ciências, Epistemologia das Ciências, Sociologia das Ciências, Metodologia das Ciências e Antropologia.

Lógica, Linguagem e Comunicação/ Semiótica, Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação

1

1. TIC e convergências tecnológicas.
2. Semiótica e interdisciplinaridades.
3. Linguagem, discurso e letramento.
4. Educação, tecnologia e comunicação.
5. Democratização da informação e políticas públicas.
6. Cultura digital, educação e sociedade.
7. Políticas públicas para democratização do acesso à informação e a inclusão digital e social.
8. TIC e convergências tecnológicas.
9. Redes sociais e inclusão digital.
10. Educação, Cultura, Comunicação e Sociedade em relação às Mídias.

Mestrado em Comunicação Social, Semiótica, Educação ou Letras, com ênfase em apropriação social da Tecnologia, Informação e Comunicação - TIC ou áreas correlatas.

Sociedade, Natureza e Desenvolvimento

1

1. Desenvolvimento e meio ambiente.
2. Políticas ambientais no contexto local e global.
3. Ecologia e meio ambiente.
4. Meio ambiente, tecnologia e sociedade.
5. Sociobiodiversidade e construção de saberes práticos.
6. Política e Desenvolvimento Regional.
7. Economia e meio ambiente.
8. Educação e desenvolvimento.
9. Formas de Ação Coletiva e Identidades Sociais.
10. Ética, Sociedade e Cidadania.

Mestrado em Antropologia, Ciências Sociais, Direito, Economia, Geografia, História, Sociologia, Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Ciências Florestais e Ambientais, Gestão Ambiental, Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local, Agricultura Familiar, Desenvolvimento Local e Ecologia Humana.

 

INSTITUTO DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS - IBEF

Tema

Vaga

Programa

Requisitos

Biologia Celular

1

1. Propriedade física e química da água e seus efeitos sobre as biomoléculas.
2. Biomoléculas: estrutura e função ao nível celular.
3. Núcleo celular.
4. Divisão celular.
5. Dogma Central: duplicação, transição e tradução.
6. Membranas celulares e transporte.
7. Citoesqueleto.
8. Organelas: Estrutura e função.
9. Mitocôndrias e cloroplastos: semelhanças e diferenças ao nível molecular e ultraestrutural.
10. Mecanismos da comunicação celular.

Graduação em Licenciatura ou Bacharelado em Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal ou Farmácia.

Química Geral

1

1. Estrutura eletrônica dos átomos.
2. Propriedades periódicas.
3. Ligações químicas.
4. Grupos funcionais e forças intermoleculares.
5. Ácidos e bases.
6. Introdução às reações orgânicas.
7. Gravimetria e volumetria.
8. Estados da matéria.
9.Soluções.
10. Estequiometria.

Graduação em Licenciatura ou Bacharelado em Química ou Química Industrial.

 

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - ICED

Tema

Vaga

Programa

Requisitos

Geografia Humana

1

1.Economia e território.
2. Acumulação flexível e reestruturação do espaço industrial.
3. A economia-mundo: espaço, economia e globalização.
4. A Divisão territorial do trabalho e a regionalização do espaço mundial.
5.Região, regionalização e globalização.
6. Regionalização do espaço brasileiro: as concepções de Amazônia.
7.Geografia política e geopolítica.
8.Urbanização e industrialização.
9. As teorias demográficas e as concepções clássicas de estudos populacionais.
10. As populações tradicionais: formas de organização socioespacial e novas territorialidades.

Graduação em Geografia com especialização ou mestrado em Geografia.

 

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE - ICS

Tema

Vaga

Programa

Requisitos

Políticas Públicas, desenvolvimento e sociedade

1

1. A formação do Estado moderno e seus fundamentos.
2. Políticas públicas: estruturas e processos;
3. Processos de tomada de decisões políticas;
4. Ciclo de política: formulação, implementação e avaliação de políticas.
5. Abordagens recentes e reflexão sobre atores nas políticas.
6. Análise crítica das instituições, de planos e de programas de integração e de desenvolvimento regional.
7. Avaliação crítica de instrumentos de fomento ao desenvolvimento regional: bancos públicos e programas de crédito.
8. Planos de Desenvolvimento Regional Sustentável, Programas de Reforma Agrária e de desenvolvimento urbano, Fundos Constitucionais, fundos de meio ambiente, Programas de aquisição de alimentos.
9. Principais características das relações entre Estado e sociedade no período recente;
10. Planejamento e Políticas Públicas.

Bacharelado em Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Administração, Ciências Políticas ou Geografia com especialização em áreas correlatas.

Gestão Pública e Elaboração de Projetos Públicos

1

1. Estado - conceito e evolução do Estado Moderno.
2. Governo e Sistema de Governo.
3. O aparelho do Estado nas democracias liberas.
4. Estado do bem estar social: evolução e crise.
5. Relação entre esferas de governo e regime Federativo.
6. Políticas Públicas e Gestão Democrática;
7. Estrutura de construção de projetos.
8. Gerenciamento e avaliação de desempenho de projetos.
9. A emergência da questão social como campo de intervenção do Estado.
10. Políticas Públicas para inclusão social.

Bacharelado em Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Administração, Ciências Políticas ou Geografia com especialização em áreas correlatas.

Economia

1

1. Evolução dos modos de produção.
2. Teoria do Valor em Adam Smith.
3. Teoria do valor do Valor em David Ricardo.
4. Teoria do Valor em Karl Marx.
5. Teoria da População de Thomas Robert Malthus
6. Demanda, oferta e equilíbrio de mercado.
7. O lado monetário da economia.
8. Inflação.
9. Conceitos de produto e renda.
10. Política Monetária e Fiscal.

Bacharel em Ciências Econômicas.

Formação Social, Política e Econômica do Brasil

1

1. Colonização e seus sentidos
2. Ciclos econômicos coloniais do Brasil
3. Transição do trabalho escravo ao assalariado no Brasil
4. Desigualdades sociais no Brasil
5. Elites e relações políticas no Brasil
6. O trabalho escravo no Brasil
7. O bacharelismo no Brasil Monárquico
8. A transição do bacharelismo monárquico ao período republicano no Brasil
9. Os índios na História do Brasil
10. Totalitarismo e militarismo no Brasil.

Bacharel ou pós-graduado em Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, Direito, História, ou Áreas afins.

Métodos, Instrumentos e Técnicas de Pesquisa

1

1. Conhecimento científico-social e senso comum.
2. Campo científico e reflexividade
3. A construção do objeto científico
4. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais
5. Instrumentos e Técnicas de Pesquisa Social.
6. Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa em Ciências Sociais.
7. Ética e pesquisa social
8. Planejamento e desenvolvimento da pesquisa
9. Elaboração de projetos de pesquisa
10. Epistemologia das Ciências Sociais

Bacharel ou pós-graduado em Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, Direito, ou Áreas afins.

 

INSTITUTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DAS ÁGUAS - ICTA

Tema

Vaga

Programa

Requisitos

Biologia Geral

1

1. História da biologia.
2. As teorias da origem da vida e diversidade biológica.
3. Tipos celulares;
4. Estrutura e organização celular.
5. Evolução dos seres vivos.
6. Genética mendeliana.
7.Níveis de organização biológica.
8. Noções básicas de classificação dos seres vivos.
9. Taxonomia e sistemática filogenética
10. Características gerais dos seres vivos.

Graduação em Ciências Biológicas, Ecologia, Medicina Veterinária ou áreas correlatas.

Fundamentos de Cálculo

1

1. Formalização do conceito de função;
2. Funções Lineares e Afins;
3. Função Quadrática; Função Composta;
4. Função Exponencial, Função Logarítmica;
5. Funções Trigonométricas; Função Inversa;
6. Aplicações de funções;
7. Limite: calculo do limite, propriedades do limite, limites no infinito; limites e continuidade, limites laterais, funções continuas;
8. Derivadas: a reta tangente, interpretação geométrica, derivadas laterais; regras de derivação; derivada de função composta (regras da cadeia); derivada da função inversa;
9. Derivada das funções elementares; derivadas sucessivas; derivação implícita; aplicações da derivada; e
10. Integral: definida e indefinida (técnicas de integração, mudança de variável, integração por partes, substituição trigonométrica), aplicações de integrais.

Graduação em Matemática ou áreas correlatas.

Física Geral

1

1. Medidas Físicas.
2. Movimento Retilíneo.
3. Cálculo Vetorial.
4. Movimento num Plano.
5. Força e Movimento I.
6. Força e Movimento II.
7. Trabalho e Energia.
8. Lei da Conservação da Energia.
9. Sistemas de Partículas.
10. Colisões.

Graduação em Física ou áreas correlatas.

 

INSTITUTO DE ENGENHARIA E GEOCIÊNCIAS - IEG

Tema

Vaga

Programa

Requisitos

Algoritmos e Linguagens de Programação

1

1. Algoritmos: estruturas de repetição;
2. Algoritmos: subalgoritmos - funções e procedimentos;v3. Algoritmos: métodos de ordenação e pesquisa;
4. Resolução de problemas e desenvolvimento de algoritmos: análise de problemas, estratégias de solução e representação;
5. Algoritmos: Recursão e suas aplicações;
6. Programação orientada a objetos;
7. Listas, Pilhas e Filas;
8. Paradigmas de programação não imperativos;
9. Representação interna dos dados e sistema de numeração;
10. Estrutura e funcionamento de um computador digital.

Bacharelado em Ciência da Computação, Sistema de Informação ou áreas afins. Com Especialização, Mestrado ou Doutorado em Computação, Engenharia Elétrica ou áreas correlatas.

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições serão realizadas nas Unidades para onde se destinam os Processos Seletivos Simplificados, mediante o preenchimento da ficha de inscrição, em anexo, pelo candidato ou por seu procurador legalmente constituído, que deverá apresentar procuração junto com o pedido de inscrição.

1.2. As inscrições serão recebidas, ainda, por meio da Empresa Brasileira de Correios, pelo serviço de postagem rápida - SEDEX, encaminhadas ao Protocolo-Geral da Ufopa localizado na Av. Mendonça Furtado, Nº 2946, CEP 68040-050, Bairro: Fátima, Santarém (PA), indicando unidade acadêmica, número do edital e tema, com data de postagem até o último dia de inscrição.

1.2.1. As Unidades aguardarão as inscrições via Correio pelo prazo de até 3 (três) dias úteis, contados a partir do dia seguinte ao final das inscrições.

1.2.2. As inscrições serão homologadas, após análise dos documentos apresentados, com posterior divulgação pelas Unidades em seus quadros de aviso.

1.3. Não haverá pagamento da taxa de inscrição.

1.4. Os períodos, local, horário de inscrição e os endereços das unidades onde serão realizadas as inscrições, conforme discriminação dos temas previsto neste Edital, encontram-se detalhados no quadro a seguir:

UNIDADE

PERÍODO

LOCAL

HORÁRIO

ENDEREÇO

CFI

16 a 24 de abril de 2014

Secretaria da Direção do CFI 3º andar - sala 484 - Campus Amazônia.

8h às 11h e 14h às 17h

Av. Mendonça Furtado, Nº 2946, Bairro: Fátima, CEP 68.040-050, Santarém/PA. Telefone: (93) 2101-6546

IBEF

16 a 24 de abril de 2014

Secretaria Administrativa do

IBEF - Campus Tapajós.

9h às 12h e 15h às 18h

Rua Vera Paz, s/n, Bairro: Salé, CEP: 68035-110, Santarém/PA, Telefone: (93)2101-4947

ICED

16 a 24 de abril de 2014

Secretaria Executiva do ICED - 3º andar do prédio H

08h às 12h 14h às 18h

Av. Marechal Rondon, s/n, Bairro: Caranazal, CEP 68.040-590 - Santarém/PA Telefone: (93) 2101-3629

ICS

16 a 24 de abril de 2014

Secretária Executiva - 4º andar - Sala 438, Campus Amazônia.

08h às 11h 14h às 18h

Av. Mendonça Furtado, Nº 2946, Bairro: Fátima, CEP 68.040-050, Santarém/PA. Telefone: (93) 2101-6546

ICTA

16 a 24 de abril de 2014

Secretaria Executiva - Prédio Anexo ao Campus Amazônia.

8:30h às 11:30h e 14h:30 às 17:30h

Av. Mendonça Furtado, Nº 2946, Bairro: Fátima, CEP 68.040-050, Santarém/PA. Telefone: (93) 2101-6526

IEG

16 a 24 de abril de 2014

Instituto de

Engenharia e

Geociências, Bloco III, Sala 06

8h às 12h e 14h às 18h

Rua Vera Paz, s/n, Bairro: Salé, CEP: 68035-110, Santarém/PA, Telefone: (93) 2101-4956

2. DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

2.1 No ato de inscrição, o candidato deverá apresentar cópia autenticada ou cópia e original, para conferência, dos seguintes documentos:

a) requerimento de inscrição, devidamente preenchido e assinado (conforme modelo anexo).

b) carteira oficial de identidade, ou passaporte para quem for estrangeiro;

c) diploma de graduação e/ou pós-graduação, conforme requisito exigido para a respectiva seleção;

d) Curriculum Vitae na Plataforma Lattes em 3 (três) vias, atendendo ao requisito previsto neste Edital, discriminando a experiência acadêmica, didática, científica, cultural e profissional, sendo apenas uma via deste acompanhada das comprovações.

2.2 Os certificados e diplomas mencionados na alínea "c" deverão ter sido obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC e devidamente reconhecidos e/ou revalidados quando expedidos por instituição estrangeira. Na falta dos diplomas e ou certificados, os candidatos poderão apresentar declaração atualizada de conclusão do curso, com a indicação de que o candidato faz jus ao título e de que está aguardando a emissão do diploma ou certificado, acompanhado de histórico escolar;

3. DAS PROVAS

3.1 A seleção constará de Prova Escrita, Prova Didática, em português, e julgamento de Títulos, quando definido pela unidade, no período de 7 a 9 de Maio de 2014, conforme quadro abaixo:

3.2 Os locais de provas, período e tipos de provas estão especificados no quadro abaixo:

TEMAS

LOCAL

PROVAS

HORÁRIO

Estudos Integrativos da Amazônia

Sala 330, 3º andar, Campus Amazônia.

Escrita, Didática e Julgamento de Títulos.

8h às 12h

Origem e Evolução do Conhecimento

Sala 330, 3º andar, Campus Amazônia.

Escrita, Didática e Julgamento de Títulos.

14h às 18h

Semiótica, Língua Portuguesa, Tecnologia da Informação e Comunicação

Sala 332 3º andar, Campus Amazônia.

Escrita, Didática e Julgamento de Títulos.

8h às 12h

Sociedade, Natureza e Desenvolvimento

Sala 332, 3º andar, Campus Amazônia.

Escrita, Didática e Julgamento de Títulos.

14h às 18h

Química Geral

Sala de Desenho - IBEF - Campus Tapajós.

Escrita e Didática

8h às 12h e 14h às 18h

Biologia Celular

Laboratório de Microscopia IBEF - Campus Tapajós

Escrita e Didática.

8h às 12h e 14h às 18h

Geografia Humana

Miniauditório do Campus Rondon Prédio H - ICED

Escrita, Didática e Julgamento de Títulos

8h às 12h e 14h às 18h

Políticas Públicas, Desenvolvimento e Sociedade.

Sala 305 - 3º andar - Campus Amazônia

Escrita e Didática

8h às 12h

Gestão Pública e Elaboração de Projetos Públicos

Sala 307 - 3º andar - Campus Amazônia

Escrita e Didática

14h às 18h

Economia

Sala 305 - 3º andar - Campus Amazônia

Escrita e Didática

14h às 18h

Formação Social, Política e Econômica do Brasil

Sala 309 - 3º andar - Campus Amazônia

Escrita e Didática

8h às 12h e 14h às 18h

Métodos, Instrumentos e Técnicas de Pesquisa

Sala 307 - 3º andar - Campus Amazônia

Escrita e Didática

8h às 12h e

Biologia Geral

Auditório Central do ICTA - anexo/Campus Amazônia

Escrita, Didática e Julgamento de Títulos

8h às 12h e 14h às 18h

Fundamentos de Cálculo

Sala 12- Prédio anexo/Campus Amazônia

Escrita, Didática e Julgamento de Títulos

8h às 12h e 14h às 18h

Física Geral

Sala 9 - Prédio anexo/Campus Amazônia

Escrita, Didática e Julgamento de Títulos

8h às 12h e 14h às 18h

Algoritmos e Linguagens de Programação

Bloco III, Sala 03 - IEG/Campus Tapajós

Escrita e Didática

8h às 12h e 14h às 18h

3.2 A Prova Escrita

3.2.1 A Prova Escrita versará sobre tema sorteado de uma lista de 10 (dez) itens (Programa), contida no Plano de PSS e no Edital, e terá a duração máxima de 4 (quatro) horas para sua execução.

3.2.2 A Prova Escrita será realizada imediatamente após o sorteio do item.

3.2.3 A leitura e o julgamento da Prova Escrita serão realizados imediatamente ao término da prova escrita.

3.2.3 A presença do candidato é obrigatória durante o ato da leitura da Prova Escrita, implicando a sua ausência em eliminação do concurso.

3.2.4 A avaliação da Prova Escrita observará os critérios e a pontuação abaixo discriminados:

a) apresentação: introdução, desenvolvimento e conclusão (0 a 2,0 pontos);

b) conteúdo e desenvolvimento do tema: organização, coerência, clareza de ideias, extensão, atualização e profundidade (0 a 6,0 pontos);

c) linguagem: uso adequado da terminologia técnica, propriedade, clareza, precisão e correção gramatical (0 a 2,0 pontos).

3.3 A Prova Didática

3.3.1 A Prova Didática consistirá na apresentação oral, pelo candidato, de um tema sorteado com, no mínimo, 24 (vinte e quatro) horas de antecedência, constante de uma lista de 10 (dez) previstos neste Edital, exceto o tema sorteado para a prova escrita.

3.3.2 A Prova Didática, realizada em sessão pública, terá duração mínima de 50 (cinquenta) e máxima de 60 (sessenta) minutos, sendo vedado aos demais candidatos assisti-la.

3.3.3 Ao iniciar a Prova, o candidato fornecerá a cada um dos integrantes da Comissão Examinadora o respectivo plano de aula.

3.3.4 A Prova Didática destina-se à avaliação do desempenho didático-pedagógico do candidato, devendo ser observados:

a) clareza de ideias, atualização e profundidade na abordagem do tema (0 a 5,0 pontos);

b) planejamento e organização (0 a 3,0 pontos);

c) recursos didáticos (0 a 2,0 pontos).

3.4 Do Julgamento de Títulos

3.4.1 O Julgamento de Títulos será realizado por meio do exame do Curriculum Lattes e, quando do seu julgamento e avaliação, a Comissão Examinadora considerará e pontuará, desde que devidamente comprovados, os seguintes grupos de atividades, de acordo com o anexo I deste Edital:

I - Formação Acadêmica;

II - Atividades Didáticas e Profissionais;

III - Atividades Científicas, Artísticas e Culturais.

3.4.2 Será obrigatório e de responsabilidade da Unidade fornecer aos candidatos as informações necessárias relacionadas ao PSS, tais como: programa das provas, critérios de avaliação, dia, horário e local de realização dos mesmos.

3.4.3 As unidades poderão alterar o período, horário e local de provas, mediante publicação prévia nos quadros de avisos da unidade.

4. DOS RESULTADOS

4.1 Os examinadores deverão atribuir uma pontuação de zero a dez ao exame das provas e títulos, se houver.

4.2 Os resultado de cada fase do PSS deverá ser publicado nos murais da unidade demandante.

4.3 As Provas Escrita e Didática terão caráter eliminatório e classificatório, sendo reprovado do PSS o candidato que obtiver pontuação inferior a 7 (sete) em uma delas.

4.4 A pontuação do candidato em cada prova será a média aritmética simples dos pontos a ele atribuídos por examinador, considerada uma casa decimal.

4.5 Quando houver julgamento de títulos, será considerado aprovado no PSS o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 5 (cinco) como média aritmética simples das pontuações das provas e do julgamento de títulos.

5. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE.

5.1 Em caso de empate na Nota Final do Concurso (NF) terá prevalência, por ordem, o candidato com:

a) idade igual ou superior a 60 anos, conforme Parágrafo único do Art. 27 da lei nº 10.741, de 01/10/2003;

b) melhor nota na Prova Didática;

c) melhor nota na Prova Escrita;

d) persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso.

6. DAS CONTRATAÇÕES

6.1 Os contratos serão regidos pela Lei nº 8.745/1993, com suas alterações, e Portarias MEC nºs 1.481/2011 e 3/2012.

6.2 Os candidatos que já foram contratados sob o regime da Lei nº 8.745/1993 poderão ser novamente contratados desde que já tenham decorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento do contrato anterior, na forma do artigo 9º, III, da Lei 8.745/1993

6.3 É vedada a acumulação de cargos e empregos, quando em desacordo com legislação vigente e as orientações formais dos órgãos de Controle Externo.

7. REMUNERAÇÃO

7.1. A remuneração do professor contratado será de acordo com os vencimentos correspondentes ao padrão inicial da classe, em regime de trabalho de quarenta (40) horas, conforme prevê a Lei nº 12.772/2012, e suas alterações posteriores, conforme abaixo especificado:

Titulação

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Remuneração Total

Doutorado

2.764.45

1.934,76

R$ 4.699,21

Mestrado

2.764.45

835,05

R$ 3.599,50

Especialista

2.764.45

253,13

R$ 3.017,58

Graduado

2.764.45

-

R$ 2.764,45

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 Caso não haja candidatos inscritos no prazo inicialmente previsto do presente edital, o prazo de inscrição poderá ser prorrogado por igual período, a critério de cada unidade.

8.2 A homologação do resultado final de cada seleção será publicado no Diário Oficial da União, em conformidade com o que dispõe o Decreto nº 6.944/2009, e seu anexo II.

8.3 Os candidatos aprovados que excederem ao número de vagas atualmente existentes no edital para cada tema poderão ser contratados até o prazo de vigência deste edital em função da disponibilidade de vagas futuras.

8.4 O prazo de validade dos processos seletivos simplificados (PSS) será de 1 (um) ano, a contar da data de sua homologação no Diário Oficial da União.

8.5 O processo seletivo seguirá as orientações da Resolução nº 24/2013 do Conselho Universitário - Consun.

8.6 Este Edital estará disponível na página eletrônica www.ufopa.edu.br.

Raimunda Nonata Monteiro
Reitora