Prefeitura de Utinga - BA

Notícia:   Prefeitura de Utinga - BA abre 477 vagas para o quadro de servidores efetivos

PREFEITURA MUNICIPAL DE UTINGA

ESTADO DA BAHIA

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO 002/2011 DE 20 DE JANEIRO DE 2011

DISPÕE SOBRE ALTERAÇÕES NO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NO QUADRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE UTINGA-BA.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UTINGA, ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais, torna pública a realização de Concurso Público para provimento de cargos efetivos atualmente vagos existentes no quadro de servidores efetivos da Prefeitura Municipal de UTINGA - BA, respaldadas no art. 37, II da Constituição Federal de 05 de outubro de 1988 e na Lei Orgânica do Município. As demais disposições inerentes a este Concurso Público serão regidas pelas disposições que integram o presente Edital.

1.0 - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 - O Concurso Público será realizado obedecendo às normas deste Edital, sendo supervisionado pela Comissão Coordenadora do Concurso, nomeada pelo Chefe do Poder Executivo.

1.2 - Os candidatos nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico Estatutário.

1.3 - Enquanto houver candidato aprovado e classificado, e não convocado para investidura dos cargos, não se publicará edital de concurso para provimento dos mesmos cargos, salvo quando esgotado o prazo de validade do concurso que habilitou o candidato.

1.4 - O prazo de validade do Concurso, para efeito de nomeação será de 02 (dois) anos contados da data de sua homologação, podendo antes de esgotado ser prorrogado uma vez, por até igual período, a critério e por ato expresso do Chefe do Poder Executivo.

2.0 - DOS CARGOS

2.1 - O Concurso destina-se ao preenchimento de 477 (Quatrocentas e Setenta e Sete) vagas, a serem preenchidas imediatamente e para formação do cadastro de reserva, distribuídas conforme o quadro a seguir, observando o nível de escolaridade exigida.

CARGOS

Nº DE . VAGAS

ESCOLARIDADE

CARGA HORÁRIA

SALÁRIOS R$

Agente Comunitário de Saúde

15

Ensino Fundamental Completo

40 h

545,00

Agente da Vigilância Sanitária

04

Ensino Médio Completo

40 h

545,00

Agente de Combate as Endemias25Ensino Fundamental Completo40 h545,00
Assistente administrativo35Ensino Médio Completo40 h545,00
Assistente de Biblioteca05Ensino Médio Completo40 h545,00
Assistente de Consultório Odontológico10Ensino Médio Completo40 h545,00
Assistente de Programas Sociais05Ensino Médio Completo40 h545,00
Assistente Tributário02Ensino Médio Completo40 h545,00
Auxiliar de Serviços Gerais100Alfabetizado40 h545,00
Auxiliar Operacional de Copa Hospitalar04Alfabetizado40 h545,00
Auxiliar Operacional de Cozinha Hospitalar04Alfabetizado40 h545,00
Auxiliar Operacional de Lavanderia Hospitalar04Alfabetizado40 h545,00
Auxiliar Operacional de Limpeza Hospitalar04Alfabetizado40 h545,00
Coordenador Pedagógico12Licenciatura Plena em Pedagogia40 h1.200,00
Coveiro02Alfabetizado40 h545,00
Eletricista02Ensino Fundamental Completo C/ Experiência40 h700,00
Fiscal de Meio Ambiente02Ensino Médio Completo40 h650,00
Fiscal de Tributos02Ensino Médio Completo40 h545,00
Guarda Municipal07Ensino Médio Completo40 h545,00
Jardineiro01Alfabetizado com Experiência40 h545,00
Médico Veterinário01Diploma de Graduação e Registro Profissional40 h2.200,00
Merendeira25Alfabetizado40 h545,00
Motorista Classe "B"03Ensino Fundamental Incompleto C/ CNH "B"40 h650,00
Motorista Classe "D"03Ensino Fundamental Incompleto C/ CNH "D"40 h700,00
Nutricionista01Diploma de Graduação e Registro Profissional40 h2.200,00
Pedreiro02Alfabetizado C/ Experiência40 h700,00
Professor Municipal de Educação Básica80Normal Superior20 h545,00
Professor Municipal Licenciado em Artes07Qualquer Licenciatura20 h545,00
Professor Municipal Licenciado em Geografia13Licenciatura em Geografia20 h545,00
Professor Municipal Licenciado em História17Licenciatura em História20 h545,00
Professor Municipal Licenciado em Língua Portuguesa e ou Letras27Licenciatura em Língua Portuguesa e ou Letras20 h545,00
Professor Municipal Licenciado em Matemática13Licenciatura em Matemática20 h545,00
Professor Municipal Licenciado em Ciências13Licenciado em Ciências20 h545,00
Professor Municipal Licenciado em Inglês07Licenciado em Inglês20 h545,00
Professor Municipal Licenciado em Educação Física07Licenciado em Educação Física20 h545,00
Técnico Agrícola01Curso Técnico40 h650,00
Técnico em Enfermagem12Curso Técnico + COREN40 h700,00

2.2 As atribuições dos cargos estão estabelecidas em legislação específica, que regem o serviço público do Município de Utinga -Ba.

2.3 As vagas serão preenchidas em ordem cronológica de classificação, de acordo com a necessidade e conveniência da administração municipal, decididas pelo órgão competente conforme opção única manifestada pelo candidato e nomeados por ato do Chefe do Poder Executivo Municipal.

2.4 O Candidato poderá inscrever-se para mais de um cargo sendo um dos cargos Agente Comunitário de Saúde ou Agente de Combate às Endemias com algum outro cargo cujas provas serão realizadas no dia 20/02/2011.

3.0 OS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

3.1 Das vagas existentes, 5% (cinco por cento) por cargo serão destinadas às pessoas condicionado à apresentação de laudo médico estabelecendo a compatibilidade entre o cargo pretendido e a deficiência do candidato no ato da inscrição.

3.2 Solicitação de prova especial se for o caso;

3.3 O candidato Portador de necessidades especiais que necessitar de tempo adicional para realização das provas deverá encaminhar solicitação por escrito até o término das inscrições para a Comissão Coordenadora do Concurso;

3.4 O candidato portador de necessidades especiais, ao inscrever-se deve estar ciente das atribuições do seu cargo de opção e que durante o estágio probatório será avaliado o desempenho de suas atribuições para fins de habilitação.

3.5 O candidato portador de deficiência deverá apresentar no ato da inscrição, atestado médico de compatibilidade funcional entre a atividade a ser exercida e sua deficiência, fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde, bem como requerimento informando as condições necessárias à realização do concurso, conforme sua deficiência, cabendo à prefeitura conceder os meios necessários à sua realização.

3.6 As solicitações de atendimento especial deverão ser protocoladas no Posto de Inscrição.

3.7 O candidato portador de necessidades especiais participará do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, avaliação e aos critérios de aprovação, horário e ao local de aplicação das provas.

3.8 Na inexistência de pessoas portadoras de deficiência habilitadas, as vagas reservadas serão preenchidas pelos demais candidatos, seguindo rigorosamente a ordem de classificação.

4.0 DAS INSCRIÇÕES

4.1 As inscrições ficarão abertas no período de 20 de janeiro a 03 de fevereiro 2011, no infocentro., situada á Praça Antonio Muniz, S/N Centro - UTINGA - BA , no horário das 08:00 às 17h00 horas de segunda à sexta-feira e aos sábados até às 12h00 .

4.2 Poderão candidatar-se ao referido Concurso, todos os cidadãos que tem conhecimento do Edital, e preencherem todos os requisitos exigidos.

4.3 No ato da inscrição o candidato deve optar por um único cargo e uma vez efetivada a inscrição não será permitida em hipótese alguma a sua alteração.

4.4 Para efetuar a inscrição, serão necessários a apresentação de documentos hábil de Identidade e CPF originais juntamente com a fotocópia.

4.5 A inscrição só será consumada após sua quitação e a devida confirmação através do preenchimento da ficha, apresentação dos documentos exigidos e o deferimento da Empresa Responsável.

4.6 São também considerados documentos de identidade, as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelas Forças Armadas, Passaportes e Carteiras expedidas por Órgãos e Conselho de Classe.

4.7 Não serão aceitos como documento de identidade, Certidões de Nascimento, Título de Eleitor, Carteiras Funcionais sem valor de identidade, bem como documentos ilegíveis inidentificáveis ou danificados.

4.8 As informações prestadas no ato da inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o IEPDM do direito de excluir do concurso e de todos os atos decorrentes em qualquer tempo aquele que não preencher a solicitação de forma exata, correta e completa, bem como aqueles que apresentarem documentos falsos.

4.9 O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será em hipótese alguma devolvido, salvo em caso de cancelamento do concurso por conveniência da Administração Pública. 4.10 Não serão aceitas inscrições por via postal ou fax.

4.11 A inscrição vale para todo e qualquer efeito, como forma de expressa concordância por parte do candidato de todas as condições, normas e exigências constantes no presente edital.

4.12 Os Candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde deverão obrigatoriamente no ato da inscrição, fazer opção por uma das Micro Áreas com vagas disponíveis, de acordo com a tabela constante no Anexo I deste Edital.

INSCRIÇÃO PELA INTERNET

4.13 Para inscrever-se o Candidato deverá acessar o seguinte endereço eletrônico: www.idmconcursos.com.br, clicar no ícone correspondente ao Concurso Público da Prefeitura Municipal de Utinga, preencher o formulário de inscrição, efetuar o pagamento na seguinte conta corrente no Banco do Brasil AGENCIA - 2760-X - CONTA CORRENTE: 15090-8, solicitando do caixa que identifique o depósito com o nome ou o CPF do Candidato.

4.14 O pagamento deverá ser realizado até às 16:00h00min, do dia 03 de fevereiro de 2011, horário de Brasília, não sendo aceitos depósitos em caixas eletrônicos ou Banco 24 horas, nem pagamentos realizados fora do prazo estipulado.

4.15 Após realizar o pagamento, o Candidato deverá enviar comprovante do pagamento e cópia do RG. e CPF para o seguinte endereço: Rua Dr. Sabino Silva, 1136, Ponto Central Feira de Santana - Ba. CEP: 44.075.085, sendo a data limite para postagem 04 de fevereiro de 2011.

A inscrição vale para todo e qualquer efeito, como forma de expressa concordância por parte do candidato de todas as condições, normas e exigências constantes no presente edital.

INSCRIÇÃO PRESENCIAL

4.14 Para efetuar a inscrição presencial o candidato deverá dirigir-se ao INFOCENTRO Posto de Inscrição, munidos de RG e CPF original e cópias, para preencher o Requerimento de inscrição e efetuar o pagamento e referente a taxa de inscrição do cargo pretendido, no valor referente ao cargo de sua opção, conforme tabela constante neste Edital, quando receberá o comprovante de confirmação da inscrição.

ESCOLARIDADE

VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO

Nível Fundamental

R$ 35,00

Nível Médio e Técnico

R$ 40,00

Professor de Educação Básica e Professor Licenciado

R$ 50,00

Coordenador Pedagógico, Médico veterinário e Nutricionista

R$ 80,00

5.0 DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA

5.1 Ser aprovado no concurso, atingindo a pontuação mínima de 60% na prova escrita.

5.2 Ter nacionalidade brasileira ou gozar das prerrogativas do artigo 12 da Constituição Federal e demais disposições da Lei, no caso de estrangeiro.

5.3 Estar na data de posse em dias com a Justiça Eleitoral, e se masculino também com as obrigações militares.

5.4 Estar em gozo dos direitos civis e políticos.

5.5 Na data da posse possuir os requisitos, documentos e certificados da escolaridade mínima exigidos para o exercício do cargo, de acordo com o Edital.

5.6 Ter conduta ilibada na vida pública e privada e não ter registro de antecedentes criminais.

5.7 Na data da posse ter idade mínima de 18 (dezoito) anos.

5.8 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovado por junta médica oficial.

5.9 Se motorista possuir a Carteira Nacional de Habilitação para a classe exigida, devidamente em dias.

5.10 Se profissional de nível superior, possuir registro no conselho da classe

6.0 DO CONCURSO

6.1 Não será permitido a realização da prova fora do local, horário e data divulgados para o concurso.

PRIMEIRA ETAPA

6.2 A Prova Objetiva Escrita será para todos os cargos, de acordo com a escolaridade mínima exigida para cada cargo e obedecerá a distribuição do item abaixo.

6.3 As questões versarão sobre temas especificados no Anexo III deste Edital (Programas das Disciplinas), contendo cada questão 05 (cinco) alternativas de respostas, com apenas uma correta. QUADRO DOS CARGOS PARA O CONCURSO PÚBLICO - UTINGA

CARGO - NÍVEL SUPERIOR

CONTEÚDOS

QUANT. QUESTÃO

Médico Veterinário, Nutricionista e Coordenador Pedagógico

PORTUGUÊS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

TOTAL

20

20

40

CARGOS - NÍVEL SUPERIOR

CONTEÚDOS

QUANT. QUESTÃO

Professor Municipal de Licenciado Pleno de: Língua

Português e ou Letras, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Artística, Educação Física e Inglês.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

TOTAL

20

20

40

CARGO PROFESSOR

CONTEÚDOS

Nº DE QUESTÃO

Professor Municipal de Educação Básica

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

TOTAL

10

10

20

40

CARGOS - NÍVEL MÉDIO - TÉCNICO

CONTEÚDOS

QUANT. QUESTÃO

Técnico em Enfermagem, Técnico Agrícola e Agente de Vigilância Sanitária

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS GERAIS

TOTAL

10

10

10

10

40

CARGOS - NÍVEL MÉDIO

CONTEÚDOS

QUANT. QUESTÃO

Assistente de Consultório Odontológico, Fiscal de Meio Ambiente, Assistente Administrativo, Assistente de Biblioteca, Assistente de Programas Sociais, Assistente Tributário, Fiscal de Tributos e Guarda Municipal.

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

CONHECIMENTOS GERAIS

TOTAL

15

15

10

40

CARGOS - FUNDAMENTAL COMPLETOCONTEÚDOSQUANT. QUESTÃO
Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate as Endemias PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

ESPECÍFICO

TOTAL

10

10

10

30

CARGOS - FUNDAMENTAL COMPLETOCONTEÚDOSQUANT. QUESTÃO
EletricistaPORTUGUÊS

MATEMÁTICA

CONHECIMENTOS GERAIS

TOTAL

10

10

10

30

CARGO - FUNDAMENTAL INCOMPLETOCONTEÚDOSQUANT. QUESTÃO
Motorista "B" e "D"PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

TOTAL

10

10

10

30

CARGOS - NÍVEL ALFABETIZADOCONTEÚDOSQUANT. QUESTÃO
Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Operacional de Copa Hospitalar, Aux. Operacional de Cozinha Hospitalar, Aux. Operacional de Lavanderia Hospitalar, Aux. Operacional de Limpeza Hospitalar, Coveiro,Jardineiro, Merendeira e Pedreiro.PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

CONHECIMENTOS GERAIS

TOTAL

10

10

10

30

7.0 DA REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA ESCRITA ( PRIMEIRA ETAPA)

7.1 As provas serão realizadas em 20 de fevereiro de 2011, exceto para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate as Endemias, em locais a serem previamente divulgados, podendo serem realizadas no turno matutino e vespertino, de acordo com o número de inscritos, sendo os candidatos convocados para as provas através de Edital publicado no quadro de informações desta Prefeitura, no site da Empresa organizadora do Concurso no seguinte endereço eletrônico: www.idmconcursos.com.br.

7.2 As provas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate as Endemias serão realizadas em_27 de fevereiro de 2011 em locais a serem previamente divulgados, podendo serem realizadas no turno matutino e vespertino, de acordo com o número de inscritos, sendo os candidatos convocados para as provas através de Edital publicado no quadro de informações desta Prefeitura, no site da Empresa organizadora do Concurso no seguinte endereço eletrônico: www.idmconcursos.com.br>.

7.2 Caso o nome do Candidato não conste na Relação Geral de Inscritos, o mesmo deverá informar imediatamente à Comissão Organizadora do Concurso.

7.3 Se constatado erro no cadastro, o candidato deverá informar imediatamente a empresa responsável, para que seja feita a devida correção.

7.4 É de responsabilidade exclusiva do candidato verificação do seu nome, cargo assim como a identificação correta do seu local de prova, e o comparecimento nas datas e horários determinados, não sendo permitido a realização de provas em sala adversa da publicada ou de candidatos que se encontrem fora da lista, tendo o mesmo até às 18:00 horas do dia 18 de fevereiro de 2011, para proceder tal verificação.

7.5 O candidato só terá acesso ao local de prova, com a apresentação do Comprovante de inscrição definitivo e do documento de identidade (original) utilizado na inscrição. A não apresentação dos referidos documentos, impossibilitará o candidato de realizar a prova, implicando na sua eliminação do concurso.

7.6 Durante a realização da prova não será permitido o uso de materiais de consulta, telefone celular, relógios digitais, óculos escuros, chapéu, boné, Pager, protetor auricular, máquinas calculadoras, ou qualquer tipo de equipamento eletrônico.

7.7 O candidato deverá comparecer ao local designado para prova com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário estabelecido para fechar os portões;

7.8 Os portões de acesso aos locais de prova, serão abertos às 7:30 min. e fechados às 08:00 horas, vedado o acesso após o fechamento dos portões, não se levando em conta o motivo do atraso.

7.9 Não haverá segunda chamada ou repetição da prova, para nenhuma das etapas, importando a ausência do candidato, por qualquer motivo, inclusive caso fortuito ou força maior, ao qual caracterizará desistência do candidato e resultará em sua eliminação do Concurso.

7.10 A prova objetiva terá a duração máxima de 03 (três) horas, só podendo o candidato retirar-se do local de aplicação das mesmas, após 1 (uma) hora do seu início.

7.11 O candidato somente poderá retirar-se do local de provas levando o caderno de questões após o decurso de 02 (duas) horas do seu início.

7.12 A candidata que tiver necessidade de amamentar, durante a realização da prova, além de solicitar condição especial no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, antes da realização da prova, deverá levar um acompanhante que ficará em sala reservada e que será responsável pela guarda da criança.

7.13 Não haverá compensação do tempo de amamentação no tempo de duração da prova. 7.14 Após resolver as questões, o candidato deverá marcar na Folha de Respostas, que é o documento oficial para correção, a mesma deverá ser preenchida conforme instruções. Os prejuízos advindos das marcações incorretas são de exclusiva responsabilidade do candidato, não havendo substituição da folha de respostas por erro do mesmo.

7.15 O candidato que deixar de assinar o Cartão de Resposta será eliminado do Concurso.

7.16 São consideradas marcações incorretas, implicando em não computar-se a questão: dupla marcação, marcação rasurada, marcação emendada, campos de marcação não preenchidos integralmente, marcação ultrapassando o campo delimitado e marcação que não seja feita com caneta esferográfica azul ou preta.

7.17 Durante a realização da prova, não será permitido ao candidato sob pena de ser excluído do concurso:

I. Comunicar-se com os demais candidatos ou pessoas estranhas ao concurso;

II. Ausentar-se do recinto, a não ser momentaneamente, em casos especiais e em companhia do fiscal;

III. Utilizar meios ilícitos para execução da prova;

IV. Portando arma, mesmo que possua o respectivo porte;

V. Fizer em qualquer momento da prova ou fase do concurso documentos ou declarações falsas;

VI. Perturbar, de qualquer modo, a execução dos trabalhos;

VII. Tratar com descortesia a qualquer pessoa envolvida na aplicação da prova;

VIII. Entrar na sala de realização da prova, portando celular, relógio ou qualquer outro equipamento eletro eletrônico.

7.18 Na ocorrência de qualquer destas hipóteses, o Coordenador Geral do Estabelecimento e o Presidente da Comissão do Concurso deverão ser imediatamente comunicados, cabendo apenas a este último, consumar a exclusão do candidato infrator.

8.0 APURAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1 A prova objetiva será corrigida por processo eletrônico de leitura óptica sendo que cada questão valerá 1,0 (hum) ponto.

8.2 Serão eliminados os candidatos que obtiverem pontuação inferior a 60% (sessenta por cento) do total da prova objetiva

8.3 Os candidatos serão convocados em rigorosa ordem de classificação, até o total preenchimento das vagas.

8.4 Havendo igualdade de pontos na nota final terão preferência sucessivamente, o candidato que:

I. Tiver maior idade considerando dia, mês e ano de nascimento;

II. Pertencer ao serviço público em qualquer esfera;

III. Obtiver a maior nota na prova de português.

8.5 Após a aplicação dos critérios de desempate estabelecido no item 8.4 persistir o empate, será aplicado pela Secretaria de Administração o sorteio entre os candidatos empatados.

8.6 Os candidatos em igualdade de classificação serão chamados a comprovar as condições, no prazo que lhes for fixado, quando na indicação a ser feita para o provimento.

8.7 Quando, na realização do concurso, ocorrer irregularidade insanável ou preterição de formalidade que possa afetar o seu resultado, terá qualquer candidato o direito de recorrer à Comissão de Concurso, a qual mediante decisão fundamentada, ouvida a Procuradoria Jurídica do Município, proferida no prazo de 05 (cinco) dias, encaminhará ao chefe do Poder Executivo, proposta de alteração parcial ou total do resultado obtido no concurso pelo requerente, cabendo a este acatar a decisão, promovendo a apuração da responsabilidade.

8.8 O Candidato poderá interpor recurso, devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem examinados, mediante requerimento dirigido a Comissão Coordenadora do Concurso e protocolado na Secretaria de Administração Geral, até 48 (quarenta e oito) horas impreterivelmente, após a publicação do fato que lhe deu origem, pessoalmente ou via Sedex, constando:

a. Nome completo do Candidato;

b. Número do documento com o qual se inscreveu;

c. Assinatura;

d. E a que evento se refere (Gabarito, Resultados, etc.);

8.9 Não serão aceito interposição de recursos:

a. Via Correio Eletrônico e/ou fax ou por forma diferente da definida neste Edital;

b. Sem nome do requerente;

c. Sem as especificações do evento a qual se refere;

d. Que não apresente justificativa;

e. Recurso coletivo (apresentado em conjunto com outro candidato);

f. Fora do prazo.

8.10 O Candidato poderá interpor recursos no prazo acima estabelecido, para a Comissão Coordenadora do Concurso via Sedex, no seguinte endereço: Prefeitura Municipal de UTINGA -BA,Rua 15 de Novembro 08, Centro UTINGA Bahia CEP. 46.810-000

8.11 Na ocorrência do disposto neste capítulo poderá haver, eventualmente, alteração da classificação inicial obtida para uma classificação superior ou inferior.

8.12 A comissão responderá aos recursos em até 08 (Oito) dias úteis, podendo a mesma se necessário solicitar prazo igual período.

8.13 A Prefeitura divulgará através de Edital, o resultado final deste Concurso, relacionando os candidatos habilitados em ordem de classificação com o total de pontos obtidos, devendo ocorrer à homologação no prazo de até 05 (cinco) dias, contados da referida publicação.

9.0 SEGUNDA ETAPA

PROVA DE TÍTULOS DE CARÁTER CLASSIFICATÓRIO

9.1 A Será aplicado para os candidatos aos cargos de Coordenador Pedagógico, Professor Municipal de Licenciatura Plena e Professor Municipal de Educação Básica, Médico Veterinário e Nutricionista que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% (Cinqüenta por cento), na Prova Objetiva, a Provas de Títulos a ser pontuada de acordo com a Tabela constante no Anexo II deste Edital.

9.2 Os títulos deverão ser entregues em envelope devidamente identificado com nome completo do candidato, cargo de opção e número da Carteira de Identidade.

9.3 Todos os documentos apresentados para avaliação da prova de títulos deverão estar devidamente autenticados.

9.4 Documentos sem autenticação não serão pontuados.

9.5 Serão aceitos documentos de instituições e/ou órgãos se apresentados em papel timbrado e deles constarem às informações necessárias para a identificação dos referidos órgãos ou instituições

9.6 Não serão aceitos como títulos cópias de resultados de concursos retirados da internet.

9.7 Não serão considerados título participação em simpósios, congressos e seminários ou participação em qualquer atividade curricular inclusive estágios enquanto o candidato no período de estudante.

9.8 O candidato que não entregar os referidos documentos no período estabelecido será atribuído nota ZERO na avaliação de títulos.

9.9 Cada título será considerado uma única vez.

9.10 Os documentos apresentados não serão devolvidos nem fornecido cópias;

9.11 Após a entrega dos títulos, não serão aceitos pedidos de inclusão de documentos, sob qualquer hipótese ou alegação.

9.12 O Candidato deverá anexar aos documentos pertinentes a prova de títulos o seu diploma de graduação em cópia autenticada;

9.13 O Diploma de Graduação pertinente ao cargo para o qual o candidato se inscreveu não é válido como título.

9.14 O Candidato que não apresentar cópia autenticada do Diploma de graduação os títulos não serão considerados.

10. TERCEIRA ETAPA

PROVA DE SANIDADE FÍSICA E MENTAL

10.1 A Prefeitura Municipal, através do Órgão Competente, convocará os candidatos classificados, em ordem de classificação final, para a realização dos exames de sanidade e capacidade física e mental, sendo desclassificados aqueles que não apresentarem condições satisfatórias, de acordo com parecer circunstanciado emitido pela Secretaria Municipal de Saúde indicando a causa da sua reprovação

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 O acompanhamento das publicações referentes ao concurso é de responsabilidade exclusiva do candidato.

11.2 Não serão prestadas, por telefone, informações relativas aos resultados parciais e finais do concurso.

11.3 Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumado o evento que lhe disser respeito, fato que será mencionado em Edital a ser publicado no mural da prefeitura e no site da empresa organizadora do Concurso.

11.4 O ato de inscrição gera a presunção absoluta de que o candidato conhece o presente edital e de que aceita as condições do Concurso, tais como se acham nele estabelecidas.

11.5 A inexatidão das afirmativas ou irregularidades constatadas no decorrer do processo, ainda que verificadas posteriormente, eliminará o candidato do concurso anulando-se todos os atos decorrentes de sua inscrição.

11.6 O candidato que recusar a nomeação ou deixar de entrar em exercício, ou ainda, que deixar de se apresentar durante os 30 (trinta) dias subseqüentes à convocação, perderá o direito de sua classificação.

11.7 Ao tomar posse, o servidor nomeado, ficarão sujeitos ao estágio probatório por período de 36 (trinta e seis) meses, durante o qual sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observado os seguintes fatores:

I - Assiduidade

II - Disciplina

III - Capacidade de iniciativa

IV - Produtividade

V - Responsabilidade

11.8 Obrigatoriamente 04 (quatro) meses antes de findo o período, a avaliação do desempenho do servidor será submetida à homologação da autoridade competente.

No caso da informação ser pela inadequação do servidor, será assegurado a este, direito de defesa.

11.9 Todos os atos pertinentes ao processo deste Concurso Público, serão divulgados através da Internet no site: www.idmconcursos.com.br, ficando disponibilizado até 60 dias após a conclusão do processo.

11.10 Não serão feito nenhuma comunicação aos candidatos através de outro meio que não sejam os avisos afixados no mural da Prefeitura Municipal de UTINGA - BA e no site da empresa organizadora.

11.11 É de responsabilidade exclusiva de o Candidato verificar seus dados bem como a verificação do local de realização da sua prova que será afixada no mural da Prefeitura de Municipal de UTINGA -BA e no site da Empresa responsável pela elaboração do Concurso.

11.12 O não comparecimento do Candidato no local de realização das provas na data e horário marcado, não será motivo de recurso ou de realização de uma segunda chamada.

11.13 Os Candidatos inscritos deverão obrigatoriamente indicar um telefone fixo e endereço eletrônico (e-mail), ficando o site da Empresa Responsável pelo Concurso como o seu canal obrigatório de comunicação, devendo todos os atos relativos ao processo deste Concurso Público serem divulgados com prazo mínimo de 48h, para acompanhamento dos mesmos, sendo de exclusiva responsabilidade dos Candidatos acompanharem as publicações online.

11.14 Os candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde, deverão no ato da posse comprovarem que residem no local de opção de acordo com a Tabela constante no Anexo I deste Edital.

11.15 A não comprovação do domicílio no local de opção, implicará na eliminação do Candidato do processo deste Concurso Público.

11.16 Os cadernos de provas não serão devolvidos aos candidatos. A não devolução do mesmo ao fiscal de prova implicará no cancelamento da prova.

11.17 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Concurso, ouvida a Procuradoria Jurídica da Prefeitura Municipal de Utinga -Ba.

Gabinete do Prefeito de Utinga, 20 de janeiro de2011.

Joyuson Vieira Santos
Prefeito Municipal

QUADRO DE OPÇÕES DE VAGAS PARA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (ACS) OPÇÃO PARA TITULAR

BELARMINO NERY / LIBERDADE

02

PSF CABECEIRA DO RIO

01

RIACHÃO

01

PSF SÃO ROQUE

01

PSF PONTE DE TÁBUA

02

PSF CENTRO

01

OPÇÃO PARA SUPLENTE

Cabeceira do rio

05

Centro

09

Ponte de tábua

09

Belarmino Nery

10

Lagoa bonita

03

São roque

01

Cambuí

01

Umburana

01

 

TABELA DE PONTUAÇÃO DE TÍTULOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

Títulos

Quantidade Máxima de títulos

Pontuação Unitária

Pontuação Máxima

01

CURSOS E TREINAMENTOS NA ÁREA COM CARGA HORÁRIA MÍNIMA DE 80 HORAS

-

1,0

2,0

02

APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO

02

1,0

2,0

03

EXPERIÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO EM QUALQUER ESFERA

-

0, 20 por ano de serviço

2,0

04

EXPERIÊNCIA EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

-

0, 20 por ano de serviço

2,0

05

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO, EM NÍVEL DE PÓS - GRADUAÇÃO COM CARGA HORÁRIA MÍNIMA DE 360 HS,

02

2,0

4,0

06

MESTRADO

01

3,0

3,0

07

DOUTORADO

01

5,0

5,0

Anexo III
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

VETERINÁRIO

LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Interpretação de texto. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1. MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS: Microorganismos e controle dos alimentos - vírus protófitos e protozoários. Características dos microorganismos e contaminação, temperatura e umidade. 2. ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL: PESCADO: Característica do pescado fresco e do pescado alterado. Métodos físicos e químicos para controle do pescado fresco e do pescado alterado. Métodos físicos e químicos para controle do pescado. CARNE: Transformação do músculo em carne (descida de PH, acidificação, maturação e putrefação da carne). Etapas de abate - bovino, suínos e aves. Inspeção anti-morte - importância e marcha. Inspeção pós-morte - linha de inspeção (bovino e suíno). Embutidos e curados. LEITE: Tecnologia do leite - obtenção higiênica do leite - cuidado na ordenha, higiene da sala de ordenha, cuidado com o leite ordenhado e resfriamento, pasteurização e esterilização. Falsificação do leite - determinação de milhagem e desnatamento. 3. DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS PELOS ALIMENTOS: Controle sanitário: Tuberculoso, brucelose, botulismo, leptospirose, raiva, leshmaniose, toxoplasmose (etilologia, fonte de infecção, modo de transmissão, diagnóstico e controle de animais). Principais indicadores em saúde pública - morbidade, mortalidade, incidências e letalidades. Fiscalização de Estabelecimentos, Zoonoses: Cisticerose, Tuberculose, Raiva, Leishmaniose, Leptospirose, Brucelose, Aftosa. 4. SAÚDE PUBLICA E LEGISLAÇÃO INERENTE AO CARGO.

NUTRICIONISTA

LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Interpretação de texto. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem.

CONHECIMENTOS ESPECIFICO: Política nacional de alimentação e nutrição; Planejamento, execução e avaliação de programas de alimentação e nutrição, de vigilância alimentar e nutricional e de educação nutricional; Atuação do nutricionista em programas sociais; Planejamento, administração, Organização, Avaliação e Controle de Serviços de alimentação; Treinamento de pessoal; Avaliação de programas de alimentos; Avaliação nutricional de indivíduos sadios e enfermos ; Assistência nutricional a pacientes nas enfermidades, prescrição de dietas e modificações de dietas hospitalares; Nutrição e dietética; Vigilância sanitária; Planejamento físico-funcional do serviços de alimentação; Legislação do SUS.

COORDENADOR PEDAGÓGICO

LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Interpretação de texto. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem.

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS: As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; Planejamento, proposta pedagógica e projetos didáticos; Projeto Político Pedagógico(PPP); Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental; Temas transversais em Educação; A construção do conhecimento na escola; LDB - Lei 9394/96; O papel da educação em uma sociedade em transformação; Função social, cidadania, comunidade; A escola pública e as relações entre acesso e permanência, reprovação e evasão na busca da qualidade do ensino; Teorias psicogenética e suas implicações na prática pedagógica; O papel do professor frente as mudanças na educação; A avaliação no contexto escolar; Tendências pedagógicas no Brasil - tradicional, tecnicista e libertadora; Gestão participativa; A pesquisa no espaço escolar; A construção do currículo por competências e habilidades; A importância do jogo na educação; A prática pedagógica do professor-educador; Produção de conhecimento interdisciplinaridade.

PROFESSOR MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA

LÍNGUA PORTUGUESA: - Conhecimento gramatical. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica - relações de significado entre as palavras: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia. Figuras de linguagem. Interpretação de Textos.

MATEMÁTICA: Conjuntos: conjuntos numéricos; propriedades; operações entre conjuntos; subconjunto e a relação de inclusão; conjunto das partes dizima periódica. Funções. Função afim. Função quadrática. Função modular. Problemas com equações. Potenciação. Função exponencial. Logaritmo. Equação e Inequações do 1º e 2º grau. Sistema de equações. Polinômios. Geometria Plana: semelhança de triângulo, relação métrica do triângulo retângulo. Área e Perímetro de polígonos. Problemas envolvendo sistema decimal de medida. Juros Simples. Porcentagem. Número complexo. Média aritmética e ponderada.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: - Reflexões sobre Alfabetização e Letramento; Concepções de linguagem e escrita; Pensamento e Linguagem - Teorias sobre desenvolvimento da linguagem (Piaget, Vygotsky e Wallon); A interação social e o desenvolvimento da moralidade; Origem da escrita e sua apropriação pela criança; Origem da escrita e sua apropriação pela criança; A leitura infantil e produção de textos; As fases da escrita, a psicogênese da língua escrita e Emília Ferreiro; A criança enquanto ser em transformação; Reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da liberdade; Pedagogia da autonomia e Paulo Freire; Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Fundamental; Temas Transversais em Educação; LDB (Lei 9394/96); A construção do conhecimento na escola; A importância do jogo na educação; A criança enquanto ser em transformação; Planejamento, proposta pedagógica e projetos didáticos; A metodologia nas áreas do conhecimento; A formação e o desenvolvimento dos conceitos científicos na infância; Construtivismo: a produção do conhecimento em aula; As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; Estatuto da criança e do adolescente; Ação educativa e violência; A linguagem e outro no espaço escolar; Crianças: leitoras e produtoras de textos; A língua escrita: perspectiva interacionista; Perspectiva do professor-educador e leitor; Pesquisa na escola; Tendências pedagógicas no Brasil: tecnicista, libertadora e tradicional.

PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

ESPECÍFICOS: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem. Interpretação de texto.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS : As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; Planejamento, proposta pedagógica e projetos didáticos; Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental; Temas transversais em Educação; A construção do conhecimento na escola; LDB - Lei 9394/96; O papel da educação em uma sociedade em transformação; Função social, cidadania, comunidade; A escola pública e as relações entre acesso e permanência, reprovação e evasão na busca da qualidade do ensino; Teorias psicogenéticas e suas implicações na prática pedagógica; O papel do professor frente as mudanças na educação; A avaliação no contexto escolar; Tendências pedagógicas no Brasil - tradicional, tecnicista e libertadora; Gestão participativa; A pesquisa no espaço escolar; A construção do currículo por competências e habilidades; A importância do jogo na educação; A prática pedagógica do professor-educador; Produção de conhecimento interdisciplinaridade.

PROFESSOR DE CIÊNCIAS

ESPECÍFICOS: Química celular: carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos, água, sais minerais, vitaminas: características e funções. Citologia: descoberta das células, classificação das células. Tipos celulares: célula procariótica (estrutura e funcionamento). Célula eucariótica (estrutura e funcionamento). Membranas biológicas: organização molecular, funções. Organelas celulares: morfologia, função. Inter-relações. Núcleo celular: cromatina, cromossomos; o DNA e a coordenação do metabolismo

celular: transcrição e tradução. Bioenergética: Processos de obtenção de energia pelos seres vivos: quimiossíntese, fermentação, fotossíntese, respiração; organismos autótrofos e heterótrofos. Fisiologia comparada: fisiologia animal comparada: revestimento,sustentação.Locomoção, digestão, respiração, circulação, excreção, integração entre sistema nervoso e endócrino, fisiologia vegetal comparada: absorção,condução,crescimento, desenvolvimento, reprodução. Genética: Os trabalhos de Mendel. Padrões de herança: monogênica, poligênica, pleiotropia. interações genéticas. Genótipo, fenótipo e meio ambiente. Mutação: caracterização, tipos, efeitos. Agentes mutagênicos. Ecologia: Ecossistemas. Fatores abióticos e bióticos.Energia nos ecossistemas: níveis tróficos, teias alimentares. Relações entre os seres vivos. Poluição ambiental: a ação do ser humano sobre os ecossistemas. Fundamentos de educação ambiental. Lei n°9795, de 27/04/1999. Ecologia de populações. Ecologia de comunidades. Evolução e diversidade biológica: História. Repercussões na biologia. Teoria Darwiniana da evolução. Teoria sintética da evolução (Neodarwinismo). Origem da vida: hipóteses. Evolução gradual dos sistemas químicos. Evolução dos grandes grupos. Taxonomia biológica. Diversidade biológica. Tópicos da biologia moderna: organismos geneticamente modificados. Clonagem. Células-tronco. Fundamentos de biogeografia.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; Planejamento, proposta pedagógica e projetos didáticos; Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental; Temas transversais em Educação; A construção do conhecimento na escola; LDB - Lei 9394/96; O papel da educação em uma sociedade em transformação; Função social, cidadania, comunidade; A escola pública e as relações entre acesso e permanência, reprovação e evasão na busca da qualidade do ensino; Teorias psicogenéticas e suas implicações na prática pedagógica; O papel do professor frente as mudanças na educação; A avaliação no contexto escolar; Tendências pedagógicas no Brasil - tradicional, tecnicista e libertadora; Gestão participativa; A pesquisa no espaço escolar; A construção do currículo por competências e habilidades; A importância do jogo na educação; A prática pedagógica do professor-educador; Produção de conhecimento interdisciplinaridade.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

ESPECÍFICOS: A arte na educação escolar. Os Parâmetros Curriculares Nacionais: conteúdos, métodos e avaliação; A história da arte no Brasil: arte como produção, conhecimento e expressão, a obra de arte e sua recepção, artes visuais: elementos de visualidade e suas relações, comunicação na contemporaneidade; Música: aspectos históricos da música, elementos estruturais da linguagem musical, tendências educacionais quanto ao ensino da música na sala de aula, visão interdisciplinar do conhecimento musical; Dança: história da dança, benefícios da dança na educação, estrutura e funcionamento do corpo para a dança. A dança e suas manifestações culturais.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; Planejamento, proposta pedagógica e projetos didáticos; Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental; Temas transversais em Educação; A construção do conhecimento na escola; LDB - Lei 9394/96; O papel da educação em uma sociedade em transformação; Função social, cidadania, comunidade; A escola pública e as relações entre acesso e permanência, reprovação e evasão na busca da qualidade do ensino; Teorias psicogenéticas e suas implicações na prática pedagógica; O papel do professor frente as mudanças na educação; A avaliação no contexto escolar; Tendências pedagógicas no Brasil - tradicional, tecnicista e libertadora; Gestão participativa; A pesquisa no espaço escolar; A construção do currículo por competências e habilidades; A importância do jogo na educação; A prática pedagógica do professor-educador; Produção de conhecimento interdisciplinaridade.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ESPECÍFICOS: A História da Educação Física; Metodologia para o ensino da Educação Física; Função social da Educação Física; Educação Física adaptada. Como trabalhar o conceito de inclusão; Concepções psicomotoras na Educação Física escolar; Processo avaliativo na Educação Física escolar; Educação Física e o desenvolvimento humano; Inclusão na Educação Física; Corpo, sociedade e a construção da cultura corporal de movimento; As diferentes tendências pedagógicas da Educação Física na escola; Parâmetros Curriculares Nacionais / MEC - Educação Física; Crescimento e desenvolvimento motor.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS : As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; Planejamento, proposta pedagógica e projetos didáticos; Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental; Temas transversais em Educação; A construção do conhecimento na escola; LDB - Lei 9394/96; O papel da educação em uma sociedade em transformação; Função social, cidadania, comunidade; A escola pública e as relações entre acesso e permanência, reprovação e evasão na busca da qualidade do ensino; Teorias psicogenéticas e suas implicações na prática pedagógica; O papel do professor frente as mudanças na educação; A avaliação no contexto escolar; Tendências pedagógicas no Brasil - tradicional, tecnicista e libertadora; Gestão participativa; A pesquisa no espaço escolar; A construção do currículo por competências e habilidades; A importância do jogo na educação; A prática pedagógica do professor-educador; Produção de conhecimento interdisciplinaridade.

PROFESSOR DE GEOGRAFIA

ESPECÍFICOS: O espaço geográfico os conceitos de paisagem, lugar, região e território e suas interações natureza X sociedade. Estudo dos aspectos naturais do espaço: relevo e modelado da Terra, solos, clima, vegetação dos biomas brasileiros. Águas continentais (rios), oceanos e mares: A importância deste recurso para a economia e para a geopolítica. Usos e poluição da água: A água como fonte de vida e fonte de energia. Os desequilíbrios ambientais nas cidades: O aquecimento global, Efeito estufa, as Ilhas de calor, Chuvas ácidas. Os desequilíbrios ambientais suas interferências nos ecossistemas do Brasil e nos centros urbanos: o papel da sociedade do consumo frente a estes problemas. A questão ambiental no Brasil: desequilíbrios degradação e APAS: Políticas ambientais. Formação dos solos: Rochas e Intemperismo, tipos de solos. A importância do solo para a agricultura: o espaço agrário. A relação do espaço agrário com a indústria brasileira, pólos industriais no campo. Relações produtivas no campo: a questão fundiária. O Processo de Globalização: o mundo desenvolvido e o terceiro mundo subdesenvolvido em vias de desenvolvimento. Aspectos da economia do Brasil e do mundo: A indústria dependente país da concentração de renda e do aprofundamento das desigualdades sociais. O espaço industrial no Brasil: regiões concentradas e áreas periféricas com baixa concentração de indústrias; uma questão geopolítica. O espaço urbano e a dinâmica nas cidades: o processo e os movimentos migratórios no Brasil. O processo de metropolização e os problemas urbanos: redes e fluxos; os espaços da rapidez e da lentidão, os fixos e fluxos. População e espaço brasileiro: A ocupação territorial e a distribuição da população no Brasil. As pirâmides populacionais, etárias, e de desenvolvimento do Brasil. Transportes: A evolução e a atual situação dos meios de transportes no Brasil. A utilização dos meios de transporte na circulação das mercadorias o comércio interno e comércio externo. A transformação do espaço mundial: o capitalismo emergente, capitalismo industrial, capitalismo financeiro. A disputa geopolítica: os blocos de poder. Geopolítica: a ação do Estado e o planejamento territorial. As políticas de gestão e intervenção no espaço geográfico. Cartografia: A importância dos mapas para a leitura, localização e análise dos aspectos humanos, sociais e naturais do espaço.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS : As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; Planejamento, proposta pedagógica e projetos didáticos; Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental; Temas transversais em Educação; A construção do conhecimento na escola; LDB - Lei 9394/96; O papel da educação em uma sociedade em transformação; Função social, cidadania, comunidade; A escola pública e as relações entre acesso e permanência, reprovação e evasão na busca da qualidade do ensino; Teorias psicogenéticas e suas implicações na prática pedagógica; O papel do professor frente as mudanças na educação; A avaliação no contexto escolar; Tendências pedagógicas no Brasil - tradicional, tecnicista e libertadora; Gestão participativa; A pesquisa no espaço escolar; A construção do currículo por competências e habilidades; A importância do jogo na educação; A prática pedagógica do professor-educador; Produção de conhecimento interdisciplinaridade.

PROFESSOR DE HISTÓRIA

ESPECÍFICOS: 1- Os Fundamentos Antigos da Civilização Ocidental; Grécia: Formação Política, Social e Econômica Roma: Formação Política, Social e Econômica. 2-As Transformações na Europa e no Mediterrâneo; Desagregação do Mundo Romano Ocidental; A Civilização Muçulmana; O Sistema Feudal. 3- A Transição do Feudalismo para o Capitalismo; A Crise Estrutural do Sistema Feudal; A Formação dos Estados Nacionais; O Absolutismo da Época Moderna; A Expansão Ultramarina e a Formação dos Impérios Coloniais. 4- O Brasil no Sistema Colonial Português; O Mercantilismo e as Bases da Colonização; A Organização Administrativa Colonial; Apogeu e Crise do Sistema Colonial. 5- A Consolidação do Capitalismo; Revolução Industrial; A Ilustração e as Críticas ao Antigo Regime; Revolução Americana; A Revolução Francesa e o Fim do Antigo Regime; A Era Napoleônica. 6 - Formação e Consolidação do Estado Monárquico Brasileiro; Organização Política e Sócio Econômico do Império Brasileiro; O Governo Regencial.7 - Hegemonia e Crise do Capitalismo. 8 - O Crescimento do Proletariado e as Idéias de Contestação do Capitalismo. 9 - A Expansão Imperialista e Colonialista. 10 - Da Instalação do Segundo Império à Crise Estrutural que levou à República. 11 - A Estrutura Econômica, Social e Política. 12 - A Crise Final do Império e a Proclamação da República 13 - A Primeira Guerra Mundial. 14. A Revolução Russa de 1917. 15 - A República Velha no Brasil (1889 - 1930). 16 - As Contradições Sócio-Econômicas; A Estrutura de Poder; A Revolução de 1930. 17 - Os Fascismos do Entre - guerras. 18 - A Segunda Guerra Mundial. 19 - A República Brasileira de 1930 a 1945. 20 - O Mundo Pós Guerra; A Oposição entre Capitalismo e Socialismo: A Guerra Fria. 21 - O Movimento Militar de 1964 no Brasil. 22 - O Mundo Atual.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; Planejamento, proposta pedagógica e projetos didáticos; Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental; Temas transversais em Educação; A construção do conhecimento na escola; LDB - Lei 9394/96; O papel da educação em uma sociedade em transformação; Função social, cidadania, comunidade; A escola pública e as relações entre acesso e permanência, reprovação e evasão na busca da qualidade do ensino; Teorias psicogenéticas e suas implicações na prática pedagógica; O papel do professor frente as mudanças na educação; A avaliação no contexto escolar; Tendências pedagógicas no Brasil - tradicional, tecnicista e libertadora; Gestão participativa; A pesquisa no espaço escolar; A construção do currículo por competências e habilidades; A importância do jogo na educação; A prática pedagógica do professor-educador; Produção de conhecimento interdisciplinaridade.

PROFESSOR DE INGLÊS

ESPECÍFICOS: COMPREENSÃO DE TEXTOS, ESTRUTURAS GRAMATICAL, FRASE NOMINAL: SUBSTANTIVO (GÊNERO E NUMERO), ADJETIVO (GÊNERO, NUMERO E GRAU), ARTIGO DEFINIDO E INDEPENDENTE E OUTROS MODIFICADORES, PRONOMES, NUMERAIS CARDINAIS E ORDINAIS, CONJUNÇÃO: COORDENAÇÃO, SUBORDINAÇÃO, DISCURSO INDIRETO, PREPOSIÇÕES E LOCUÇÕES PREPOSITIVAS, FRASE DECLARATIVA E INTERROGATIVA, VERBOS: AUXILIARES, REGULARES, IRREGULARES, FORMA PASSIVA, DISCURSO INDIRETO, MODAIS, INFINITIVOS E GERÚNDIO, PERÍODO SIMPLES E PERÍODO COMPOSTO, ADVÉRBIOS E LOCUÇÕES ADVERBIAIS.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; Planejamento, proposta pedagógica e projetos didáticos; Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental; Temas transversais em Educação; A construção do conhecimento na escola; LDB - Lei 9394/96; O papel da educação em uma sociedade em transformação; Função social, cidadania, comunidade; A escola pública e as relações entre acesso e permanência, reprovação e evasão na busca da qualidade do ensino; Teorias psicogenéticas e suas implicações na prática pedagógica; O papel do professor frente as mudanças na educação; A avaliação no contexto escolar; Tendências pedagógicas no Brasil - tradicional, tecnicista e libertadora; Gestão participativa; A pesquisa no espaço escolar; A construção do currículo por competências e habilidades; A importância do jogo na educação; A prática pedagógica do professor-educador; Produção de conhecimento interdisciplinaridade.

PROFESSOR DE MATEMÁTICA

ESPECÍFICOS: Números: Conjuntos, Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais e reais, Operações, propriedades e aplicações; Conjunto dos números complexos: Forma algébrica e trigonométrica, Operações e propriedades; Seqüências: Progressão aritmética e progressão geométrica; Análise Combinatória: Arranjos, permutações e combinações; Álgebra: Funções Reais, Funções do 1º e do 2º grau, Função modular, Função exponencial e logarítmica, Propriedades e Aplicações, Equações, inequações e sistemas; Polinômios, Operações e propriedades, Relações entre coeficientes, Raízes de polinômios. Geometria: Geometria plana, Retas, ângulos, triângulos, quadriláteros, polígonos, Circunferência e círculo, congruência e semelhança, Perímetros e áreas, Geometria espacial, Paralelismo e perpendicularismo, Prismas, pirâmides, cilindros, cones e esfera: áreas e volumes; Geometria Analítica plana: Distância entre pontos, Estudo da reta e circunferência, Trigonometria, Estudo geral, Equações e funções trigonométricas, Matemática financeira: Estudos introdutórios, Proporcionalidade, Percentagem, Juros simples e compostos, Capitalização simples e composta. Estatística: Probabilidade, Interpretação de gráficos estatísticos, Estatística descritiva, Levantamento de dados, Tabelas, Média e mediana, Variância e desvio-padrão.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; Planejamento, proposta pedagógica e projetos didáticos; Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental; Temas transversais em Educação; A construção do conhecimento na escola; LDB - Lei 9394/96; O papel da educação em uma sociedade em transformação; Função social, cidadania, comunidade; A escola pública e as relações entre acesso e permanência, reprovação e evasão na busca da qualidade do ensino; Teorias psicogenéticas e suas implicações na prática pedagógica; O papel do professor frente as mudanças na educação; A avaliação no contexto escolar; Tendências pedagógicas no Brasil - tradicional, tecnicista e libertadora; Gestão participativa; A pesquisa no espaço escolar; A construção do currículo por competências e habilidades; A importância do jogo na educação; A prática pedagógica do professor-educador; Produção de conhecimento interdisciplinaridade.

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão de Textos Informativos, Reconhecimento de Traços Característicos da Fala e da Escrita, da Linguagem Formal e Informal, Acento Gráfico, Crase, Pontuação, Uso Padrão dos Verbos Haver, Fazer, Parecer, Ser, Concordância Nominal e Verbal, Regência-Verbal e Nominal, Termos Integrantes da Oração, Classe de Palavras: Adjetivo, Advérbio, Artigo, Preposição, Conjunção, Interjeição, Numeral, Verbos, Vocativo, Aposto, Linguagem Figurada, Significação das Palavras: Sinônimos, Antônimos, Parônimos.

MATEMÁTICA: Números: naturais, inteiros e racionais, números primos, dizimas periódicas e não periódicas, números decimais. Conjuntos: conjuntos numéricos; operações entre conjuntos; subconjunto e a relação de inclusão. Múltiplos MMC e MDC. Fração numérica e literal. Fatoração. Potenciação. Racionalização. Equação e inequação do 1º grau. Sistema de equações do 1º grau. Sistema decimal de medida. Regra de três, proporcionalidade, porcentagem e juros simples. Média aritmética. Problemas envolvendo todos os assuntos acima. Geometria Plana. Polígonos. Área e Perímetro dos Polígonos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Legislação Sistema Único de Saúde; O trabalho do Agente Comunitário de Saúde, saúde do adulto; da criança; do idoso; da mulher; O Programa de Saúde da Família; Doenças e agravos de notificação compulsória, Calendário básico de vacinação; Tuberculose; hanseníase; anemia falciforme; doenças sexualmente transmissíveis DST E AIDS; dengue; aleitamento materno; Unidade de Saúde da Família; atribuição de cada membro da equipe e Saúde Bucal.

ELETRICISTA

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão de Textos Informativos, Reconhecimento de Traços Característicos da Fala e da Escrita, da Linguagem Formal e Informal, Acento Gráfico, Crase, Pontuação, Uso Padrão dos Verbos Haver, Fazer, Parecer, Ser, Concordância Nominal e Verbal, Regência-Verbal e Nominal, Termos Integrantes da Oração, Classe de Palavras: Adjetivo, Advérbio, Artigo, Preposição, Conjunção, Interjeição, Numeral, Verbos, Vocativo, Aposto, Linguagem Figurada, Significação das Palavras: Sinônimos, Antônimos, Parônimos.

MATEMÁTICA: Números: naturais, inteiros e racionais, números primos, dizimas periódicas e não periódicas, números decimais. Conjuntos: conjuntos numéricos; operações entre conjuntos; subconjunto e a relação de inclusão. Múltiplos MMC e MDC. Fração numérica e literal. Fatoração. Potenciação. Racionalização. Equação e inequação do 1° grau. Sistema de equações do 1° grau. Sistema decimal de medida. Regra de três, proporcionalidade, porcentagem e juros simples. Média aritmética. Problemas envolvendo todos os assuntos acima. Geometria Plana. Polígonos. Área e Perímetro dos Polígonos.

CONHECIMENTOS GERAIS: O Município de Utinga: Aspectos Históricos e

Econômicos, Emancipação Política, Administração Municipal, Poder Legislativo e Executivo, Personalidades do Município Localização, Limites, Recursos Naturais, Clima, Relevo, Vegetação, Ocorrências Minerais, Bacia Hidrográfica, Agricultura e Pecuária e Manifestações Religiosas e Folclórico.

A Bahia: Localização, Aspectos Históricos e Econômicos, Limites, Política, Relevo, Vegetação, Clima, Recursos Naturais, Bacia Hidrográfica, Folclore, Festas Religiosas, Turismo, Agricultura, Pecuária, e Indústria, Fatos marcantes dos últimos dois anos.

AGENTE DE COMBATE AS ENDEMIAS

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão de Textos Informativos, Reconhecimento de Traços Característicos da Fala e da Escrita, da Linguagem Formal e Informal, Acento Gráfico, Crase, Pontuação, Uso Padrão dos Verbos Haver, Fazer, Parecer, Ser, Concordância Nominal e Verbal, Regência-Verbal e Nominal, Termos Integrantes da Oração, Classe de Palavras: Adjetivo, Advérbio, Artigo, Preposição, Conjunção, Interjeição, Numeral, Verbos, Vocativo, Aposto, Linguagem Figurada, Significação das Palavras: Sinônimos, Antônimos, Parônimos.

MATEMÁTICA: Números: naturais, inteiros e racionais, números primos, dizimas periódicas e não periódicas, números decimais. Conjuntos: conjuntos numéricos; operações entre conjuntos; subconjunto e a relação de inclusão. Múltiplos MMC e MDC. Fração numérica e literal. Fatoração. Potenciação. Racionalização. Equação e inequação do 1° grau. Sistema de equações do 1° grau. Sistema decimal de medida. Regra de três, proporcionalidade, porcentagem e juros simples. Média aritmética. Problemas envolvendo todos os assuntos acima. Geometria Plana. Polígonos. Área e Perímetro dos Polígonos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Sistema Único de Saúde: diretrizes e atribuições constitucionais. Leis Orgânicas da Saúde: Lei n° 8.080/90 e Lei n° 8.142/90.

Regulamentação da Profissão de Agente de Combate às Endemias: Lei n° 11.350/2006. Política Nacional de Atenção Básica: Conceito; Princípios. Vigilância Ambiental em Saúde: saneamento básico; qualidade do ar, da água e dos alimentos para consumo humano. Noções Básicas de Epidemiologia: Notificação compulsória; , Imunização ativa e passiva; Investigação; Inquérito; Surto; Bloqueio; Epidemia; Endemia; Controle de agravos. atividades educativas referentes a prevenção e bloqueio da disseminação de doenças transmissíveis Vigilância em Saúde da Dengue, Esquistossomose, Malária, Tracoma, Raiva Humana, Leishmaniose e Febre Amarela.

AGENTE DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Interpretação de texto. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem.

MATEMÁTICA: Conjuntos: conjuntos numéricos; propriedades; operações entre conjuntos; subconjunto e a relação de inclusão; conjunto das partes, dizimas periódicas e não periódicas, razão e proporção. Múltiplos, MMC e MDC, Funções.Função afim. Função quadrática. Função modular. Problemas com equações. Potenciação. Função exponencial. Logaritmo. Função logaritmo. Equação e Inequações: do 1° e 2° grau, exponencial, logaritmo. Sistema de equações, Polinômios. Geometria Plana: semelhança de triângulo, relação métrica do triângulo retângulo. Área e perímetro de polígonos. Problemas envolvendo sistema decimal de medida. Juros simples, porcentagem. Número complexo. Matemática Financeira. Média aritmética e ponderada.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Sistema Único de Saúde, Conceito, histórico, significado, objetivos, legislação, fatores de risco, Sistema Nacional de Vigilância Sanitária: o seu funcionamento frente a medicamentos e correlatos; os alimentos, os cosméticos, os saneantes domissanitários; ação nos portos, aeroportos e fronteiras. Organização da Vigilância em Estados e Municípios. A reforma Sanitária e os modelos assistenciais. Vigilância e saúde: epidemiologia, saúde pública e vigilância no Brasil. Doenças transmissíveis. Água: abastecimento, elevação, reserva, tratamento, distribuição e doenças adquiridas da água. Privadas e fossas sépticas.

CONHECIMENTOS GERAIS: O Município de Utinga: Aspectos Históricos e Econômicos, Emancipação Política, Administração Municipal, Poder Legislativo e Executivo, Personalidades do Município Localização, Limites, Recursos Naturais, Clima, Relevo, Vegetação, Ocorrências Minerais, Bacia Hidrográfica, Agricultura e Pecuária e Manifestações Religiosas e Folclóricas.

O Brasil: Conhecimentos relacionados com a realidade brasileira, envolvendo desigualdades sociais, cultura, educação, saúde e meio ambiente. Assuntos de interesse geral amplamente veiculado, no último biênio, pela imprensa falada ou escrita de circulação internacional, nacional ou local - rádio, televisão, jornais, e/ou revistas

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO, ASSISTENTE DE PROGRAMAS SOCIAIS, ASSISTENTE DE BIBLIOTECA, GUARDA MUNICIPAL, ASSISTENTE DE CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO, FISCAL DE MEIO AMBIENTE, ASSISTENTE TRIBUTÁRIO E FISCAL DE TRIBUTOS.

LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Interpretação de texto. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem.

MATEMÁTICA: Conjuntos: conjuntos numéricos; propriedades; operações entre conjuntos; subconjunto e a relação de inclusão; conjunto das partes, dizimas periódicas e não periódicas, razão e proporção. Múltiplos, MMC e MDC, Funções.Função afim. Função quadrática. Função modular. Problemas com equações. Potenciação. Função exponencial. Logaritmo. Função logaritmo. Equação e Inequações: do 1° e 2° grau, exponencial, logaritmo. Sistema de equações, Polinômios. Geometria Plana: semelhança de triângulo, relação métrica do triângulo retângulo. Área e perímetro de polígonos. Problemas envolvendo sistema decimal de medida. Juros simples, porcentagem. Número complexo. Matemática Financeira. Média aritmética e ponderada. CONHECIMENTOS GERAIS: O Município de Utinga: Aspectos Históricos e Econômicos, Emancipação Política, Administração Municipal, Poder Legislativo e Executivo, Personalidades do Município Localização, Limites, Recursos Naturais, Clima, Relevo, Vegetação, Ocorrências Minerais, Bacia Hidrográfica, Agricultura e Pecuária e Manifestações Religiosas e Folclóricas.

O Brasil: Conhecimentos relacionados com a realidade brasileira, envolvendo desigualdades sociais, cultura, educação, saúde e meio ambiente. Assuntos de interesse geral amplamente veiculado, no último biênio, pela imprensa falada ou escrita de circulação internacional, nacional ou local - rádio, televisão, jornais, e/ou revistas

TÉCNICO AGRÍCOLA

LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Interpretação de texto. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem.

MATEMÁTICA: Conjuntos: conjuntos numéricos; propriedades; operações entre conjuntos; subconjunto e a relação de inclusão; conjunto das partes, dizimas periódicas e não periódicas, razão e proporção. Múltiplos, MMC e MDC, Funções.Função afim. Função quadrática. Função modular. Problemas com equações. Potenciação. Função exponencial. Logaritmo. Função logaritmo. Equação e Inequações: do 1° e 2° grau, exponencial, logaritmo. Sistema de equações, Polinômios. Geometria Plana: semelhança de triângulo, relação métrica do triângulo retângulo. Área e perímetro de polígonos. Problemas envolvendo sistema decimal de medida. Juros simples, porcentagem. Número complexo. Matemática Financeira. Média aritmética e ponderada.

CONHECIMENTOS GERAIS: O Município de Utinga: Aspectos Históricos e Econômicos, Emancipação Política, Administração Municipal, Poder Legislativo e Executivo, Personalidades do Município Localização, Limites, Recursos Naturais, Clima, Relevo, Vegetação, Ocorrências Minerais, Bacia Hidrográfica, Agricultura e Pecuária e Manifestações Religiosas e Folclóricas.

O Brasil: Conhecimentos relacionados com a realidade brasileira, envolvendo desigualdades sociais, cultura, educação, saúde e meio ambiente. Assuntos de interesse geral amplamente veiculado, no último biênio, pela imprensa falada ou escrita de circulação internacional, nacional ou local - rádio, televisão, jornais, e/ou revistas

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Conhecimentos sobre atividades do Cargo (solos, plantas, adubação, correção de solo, fitotecnia e administração rural). Aspectos socioeconômicos das culturas e criações. Noções gerais de meio ambiente. Desenvolvimento sustentável. Agroecologia, características das principais escolas; Noções de hidrologia, irrigação, drenagem e administração rural; Práticas de conservação do solo e da água; Práticas de manejo do solo referentes a: cobertura do solo, rotação de culturas, cultivos convencional, mínimo e direto. Adubação verde; Reflorestamento de espécies nativas e exóticas, implantação e manejo; Pragas e doenças de ocorrências na Bahia, nas diversas culturas; Aspectos referentes a criação e o devido manejo de raças de: Bovino de corte e leite, suinocultura, avicultura, ovinocultura e apicultura.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA: Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Interpretação de texto. Sintaxe de concordância: concordância verbal, concordância nominal. Regência Verbal e Regência Nominal. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia e acentuação gráfica. Classes das palavras (flexão e emprego): advérbios, substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes e numerais; Análise sintática: orações, períodos e funções sintáticas. Colocação pronominal: próclise, mesóclise, ênclise. Crase. Pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem.

MATEMÁTICA: Conjuntos: conjuntos numéricos; propriedades; operações entre conjuntos; subconjunto e a relação de inclusão; conjunto das partes, dizimas periódicas e não periódicas, razão e proporção. Múltiplos, MMC e MDC, Funções.Função afim. Função quadrática. Função modular. Problemas com equações. Potenciação. Função exponencial. Logaritmo. Função logaritmo. Equação e Inequações: do 1° e 2° grau, exponencial, logaritmo. Sistema de equações, Polinômios. Geometria Plana: semelhança de triângulo, relação métrica do triângulo retângulo. Área e perímetro de polígonos. Problemas envolvendo sistema decimal de medida. Juros simples, porcentagem. Número complexo. Matemática Financeira. Média aritmética e ponderada. CONHECIMENTOS GERAIS: O Município de Utinga: Aspectos Históricos e Econômicos, Emancipação Política, Administração Municipal, Poder Legislativo e Executivo, Personalidades do Município Localização, Limites, Recursos Naturais, Clima, Relevo, Vegetação, Ocorrências Minerais, Bacia Hidrográfica, Agricultura e Pecuária e Manifestações Religiosas e Folclóricas.

O Brasil: Conhecimentos relacionados com a realidade brasileira, envolvendo desigualdades sociais, cultura, educação, saúde e meio ambiente. Assuntos de interesse geral amplamente veiculado, no último biênio, pela imprensa falada ou escrita de circulação internacional, nacional ou local - rádio, televisão, jornais, e/ou revistas

CONHECIMENTOS EM ESPECÍFICOS: O Sistema Único de Saúde, Legislação, Programa de Saúde da Família, Ética em Enfermagem; Farmacologia, Técnica no preparo e administração de medicamentos; Emergência: conceitos básicos, traumatismos, estado de choque, queimaduras, politraumatismos, afogamentos, esmagamento, asfixia, corpo estranho, ferimentos em geral, intoxicações, mordedura de cão, ferimentos em geral, primeiros socorros e atendimento de emergência; O serviço de enfermagem, a equipe de enfermagem, relações humanas na enfermagem; Infecção hospitalar: Técnicas assépticas, precauções, padrão para transmissão aérea, transmissão por gotículas, transmissão por contato; curativos; educação continuada; monitoração da pressão arterial; UTI; Emergências diabéticas, hipertensivas e em traumatismos; Saúde da mulher, da criança e do adolescente; Assistência de Enfermagem ao portador de diabetes; Assistência de enfermagem ao portador de hipertensão.

MOTORISTA CLASSE "B" e "D"

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de texto, ortografia oficial, acentuação gráfica, classes de palavras, flexão de palavras, estrutura e formação das palavras, vocabulário, singular, plural, gênero (masculino e feminino). Termos essenciais, integrantes e acessórios, Frase, oração e período, período simples e composto, orações coordenadas e subordinadas, uso da crase, pontuação, verbo, concordância do verbo e do adjetivo com o substantivo, adjetivos, sinônimos e antônimos, pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos.

MATEMÁTICA: Conjuntos, conjuntos dos Números Naturais, Inteiros e Racionais Subconjuntos; Problemas envolvendo as Quatro Operações; Potências, Propriedades da Potência; Expressões Numéricas; Múltiplos e Divisões, MMC, MDC; Frações, Tipos de Frações, Operações com Frações; Sistema Métrico Decimal; Regra de Três Simples; Porcentagem; Juros Simples; Polígonos, Cálculos de Perímetro, área e volume; Equações do 1º Grau; Média Aritmética e Ponderada; Razão e Proporção.

ESPECÍFICOS: Legislação de Trânsito: Classificação das Vias, Velocidade, Infrações no Transito, Categorias de CNH; Regras de Circulação; Direção Defensiva e Primeiros Socorros. AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, AUXILIAR OP. DE COPA HOSPITALAR, AUXILIAR OP. DE COZINHA HOSPITALAR, AUXILIAR OP. DE LAVANDERIA HOSPITALAR, AUXILIAR OP. DE LIMPEZA HOSPITALAR, COVEIRO, JARDINEIRO, MERENDEIRA E PEDREIRO.

LÍNGUA PORTUGUESA: Ortografia, separação silábica, vocabulário, classe de palavras, substantivo (próprio e comum), adjetivo, gênero (masculino e feminino), número e grau, frases(afirmativas, negativas e interrogativas), pronomes pessoais, e interpretação de texto.

MATEMÁTICA: Conjuntos, Conjuntos dos Números Naturais, Problemas Envolvendo as Quatro Operações, Expressões Numéricas, Frações tipos, Sistema Métrico Decimal, Adição e subtração de numero decimal, Divisão por 10, 100 e 1000, Dezena, centena e milhar, Dobro e Triplo.

CONHECIMENTOS GERAIS:O Município de Utinga: Aspectos Históricos e Econômicos, Emancipação Política, Administração Municipal, Poder Legislativo e Executivo, Personalidades do Município Localização, Limites, Recursos Naturais, Clima, Relevo, Vegetação, Ocorrências Minerais, Bacia Hidrográfica, Agricultura e Pecuária e Manifestações Religiosas e Folclórico.

A Bahia: Localização, Aspectos Históricos e Econômicos, Limites, Política, Relevo, Vegetação, Clima, Recursos Naturais, Bacia Hidrográfica, Folclore, Festas Religiosas, Turismo, Agricultura, Pecuária, e Indústria, Fatos marcantes dos últimos dois anos.