Prefeitura de Nova Canaã - BA

Notícia:   Prefeitura de Nova Canaã - BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA CANAÃ

ESTADO DA BAHIA

EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2007

O MUNICÍPIO DE NOVA CANAÃ, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições e prerrogativas legais e, de acordo com o art. 37, inciso II, da Constituição Federal de 1988, divulga e estabelece normas para a abertura das inscrições e realização de CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS destinado a selecionar Candidatos para provimento de vagas do seu Quadro Permanente de Pessoal deste município pelo Regime Jurídico Estatutário, observadas as disposições constitucionais, e, em particular, as normas contidas neste Edital. O Concurso será regido pelas instruções especiais constantes do presente instrumento, Lei Orgânica e Legislação Municipal pertinente.

1. DOS CARGOS - denominação, carga-horária, vagas, salário-base, taxa de inscrição, requisitos, dos reajustes e da comissão fiscalizadora.

1.1 NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO

Cód.

Denominação

C/H

Vagas

Vagas PNE*

Salário
Base

Taxa de Inscrição

Requisitos Especiais

01

Ajudante de Serviços Públicos Pesados

40

19

01

380,00

28,00

Ensino fundamental incompleto e conhecimento à atividade.

02

Agente Coletor de Lixo

40

08

-

380,00

28,00

Ensino fundamental incompleto e conhecimento à atividade.

03

Auxiliar de Serviços Gerais (Zona Urbana)

40

18

01

380,00

28,0

Ensino fundamental incompleto e conhecimento à atividade.

04

Auxiliar de Serviços Gerais (Zona Rural)

40

01

-

380,00

28,0

Ensino fundamental incompleto e conhecimento à atividade.

05

Auxiliar de Serviços Gerais (Distrito de Itajaí)

40

04

-

380,00

28,0

Ensino fundamental incompleto e conhecimento à atividade.

06

Coveiro

40

02

-

380,00

28,0

Ensino fundamental incompleto e conhecimento à atividade.

07

Calceteiro

40

03

-

380,00

28,0

Ensino fundamental incompleto e conhecimento à atividade.

08

Gari

4

1

0

380,0

28,0

Ensino fundamental incompleto e conhecimento à atividade.

09

Guarda Municipal

40

09

01

380,00

28,00

Ensino fundamental incompleto e conhecimento à atividade.

10

Mecânico

40

01

-

400,00

28,00

Ensino Fundamental incompleto, experiência comprovada à atividade.

11

Motorista

40

04

-

400,00

28,0

Ensino Fundamental incompleto, CNH "C" ou "Superior" e experiência comprovada à atividade.

12

Operador de Máquinas

40

02

-

400,00

28,00

Ensino Fundamental completo, CNH "C" ou "D", experiência comprovada á atividade.

13

Pedreiro

40

05

-

380,00

28,0

Ensino fundamental incompleto e conhecimento à atividade.

1.2 NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

Cód.

Denominação

C/H

Vagas

Vagas
PNE

Salário
Base

Taxa de
Inscrição

Requisitos Especiais

14

Auxiliar de Enfermagem - PSF

40

01

-

380,00

28,00

Ensino fundamental completo, curso de auxiliar de enfermagem com registro no COREN.

15

Carpinteiro

4

0

380,0

28,0

Ensino fundamental completo, e experiência à atividade.

16

Eletricista

40

01

-

380,00

28,00

Ensino fundamental completo, curso de eletricidade e experiência à atividade.

17

Encanador

40

01

-

380,00

28,0

Ensino fundamental completo, experiência à atividade.

1.3 ENSINO MÉDIO COMPLETO

Cód.

Denominação

C/H

Vagas

Vagas
PNE

Salário
Base

Taxa de Inscrição

Requisitos Especiais

18

Agente Administrativo (Zona Urbana)

40

05

-

380,00

35,0

Ensino médio completo e conhecimentos em informática.

19

Agente Administrativo (Distrito de Itajaí)

40

01

-

380,00

35,0

Ensino médio completo e conhecimentos em informática.

20

Assistente Administrativo

40

14

01

500,00

50,0

Ensino médio, conhecimento em informática e experiência à atividade.

21

Auxiliar de Consultório Dentário - PSF

40

04

-

380,00

35,00

Ensino médio completo formação na atividade, experiência e conhecimentos de informática.

22

Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas

40

03

-

380,00

35,00

Ensino médio completo, formação na atividade, experiência e conhecimentos de informática.

23

Agente de Tributos

40

01

-

380,00

35,00

Ensino médio completo, conhecimentos de informática e à atividade.

24

Técnico em Enfermagem - PSF

30

08

-

400,00

50,00

Ensino Médio Completo em Técnico de Enfermagem e registro definitivo no COREN.

25

Técnico de Higiene Dental - PSF

30

04

-

400,00

50,00

Ensino médio completo do curso Técnico em Higiene Dental e registro no órgão competente.

26

Técnico em Laboratório de Análises Clínicas

30

02

-

400,00

50,0

Ensino médio completo do curso Técnico em Laboratório de Análises Clínicas e registro no órgão competente.

1.4 ENSINO SUPERIOR E MÉDIO COM HABILITAÇÃO NO MAGISTÉRIO

Cód.

Denominação

C/H

Vagas

Vagas PNE

Salário Base

Taxa de Inscrição

Requisitos Especiais

27

Coordenador Pedagógico

40

04

-

1.000,00

80,0

Ensino superior completo em Pedagogia.

28

Professor Nível I - (Zona Urbana)

20

35

02

380,00

40,0

Ensino médio completo em Magistério, ou licenciando.

29

Professor Nível I - (Zona Rural)

20

18

01

380,00

40,0

Ensino médio completo em Magistério, ou licenciando.

30

Professor Nível I - (Distrito de Itajaí)

20

12

01

380,00

40,0

Ensino médio completo em Magistério, ou licenciando.

1.5 ENSINO SUPERIOR COMPLETO

CÓD.

Denominação

C/H

Vagas

Vagas PNE

Salário Base

Taxa de Inscrição

Requisitos Especiais

31

Assistente Social

30

02

-

1.000,00

80,00

Ensino Superior completo em Assistência Social e registro no órgão competente.

32

Enfermeiro

20

03

-

1.000,00

80,00

Ensino superior completo do curso de Enfermagem com registro no COREN.

33

Enfermeiro - PSF

40

04

-

2.000,00

80,00

Ensino superior completo do curso de Enfermagem com registro no COREN.

34

Engenheiro Civil

30

02

-

1.000,00

80,00

Ensino superior completo em Engenharia Civil, registro no CREA.

35

Farmacêutico Bioquímico

30

02

-

1.300,00

80,00

Ensino superior completo em Farmácia, Bioquímica com registro no órgão competente.

36

Fisioterapeuta

30

01

-

1.000,00

80,00

Ensino superior completo em Fisioterapia e registro no CREFITO.

37

Médico Clínico Geral

20

02

-

1.500,00

80,0

Ensino superior completo em Medicina e registro no CRM.

38

Médico Generalista - PSF

40

04

-

4.000,00

80,00

Ensino superior completo em Medicina e registro no CRM.

39

Médico Ginecologista

20

01

-

1.500,00

80,00

Ensino superior completo em Medicina, especialização em Ginecologista e registro no CRM.

40

Médico Ortopedista

20

01

-

1.500,00

80,00

Ensino superior completo em Medicina, especialização em Ortopedia e registro no CRM.

41

Médico Pediatra

20

01

-

1.500,00

80,00

Ensino superior completo em Medicina, especialização em Pediatria e registro no CRM.

42

Médico Psiquiatra

20

01

-

1.500,00

80,00

Ensino superior completo em Medicina, especialização em Psiquiatria e registro no CRM.

43

Nutricionista

30

02

-

1.000,00

80,00

Ensino superior completo em Nutrição, e registro no órgão competente.

44

Odontólogo - PSF

40

04

-

1.500,00

80,00

Ensino superior completo em Odontologia, e registro no CRO.

45

Odontólogo

40

02

-

1.200,00

80,00

Ensino superior completo em Odontologia, e registro no CRO.

46

Psicólogo

30

02

-

1.000,00

80,00

Ensino superior completo em Psicologia, e registro no órgão competente.

TOTAL DE VAGAS: 249

1.6 A fiscalização de todos os atos do Concurso ficará sob a responsabilidade da Comissão de Fiscalização do Concurso Público Municipal, indicada pelo Prefeito Municipal, com membros pertencentes ou não ao Quadro de Servidores Municipais.

1.7 DOS REAJUSTES

Os vencimentos constantes dos quadros acima estarão sujeitos a reajustes na forma da Lei.

2.0 DA DIVULGAÇÃO

A divulgação oficial das etapas do concurso dar-se-á através do quadro de avisos da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, do Diário Oficial do Estado da Bahia ou Diário da União dos Prefeitos do Estado da Bahia ou jornal de grande circulação deste Estado e na Internet no site www.meritumconsultoria.com.br.

3.0 DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

3.1 A inscrição do concurso implica, desde logo, o conhecimento e tácita aceitação, pelo candidato, das condições estabelecidas neste edital.

3.2 LOCAL PARA INSCRIÇÃO PRESENCIAL: Praça Lomanto Junior, S/N, Centro, Nova Canaã - BA, INFORCENTRO.

3.3 O candidato interessado em se inscrever no presente concurso (inscrição presencial) deverá inicialmente efetuar o pagamento da importância relativa à taxa de inscrição, especificada no item 1.0 deste edital, mediante depósito bancário em favor da Prefeitura Municipal de Nova Canaã, ou Boleto Bancário na instituição financeira indicada, mediante apresentação do CPF-MF.

BANCO BRASIL S/A
Agência: 2348-5Conta Corrente: 9570-2

3.4 O candidato que optar por Boleto Bancário pagará o acréscimo da tarifa de expediente bancário.

3.5 PERÍODO: 07/05/2007 a 21/05/2007

3.6- HORÁRIO: de segunda à sexta-feira, em dias úteis, das 8:00h às 16h.

3.7 INSCRIÇÃO VIA INTERNET: Será admitida inscrição via Internet, através do endereço eletrônico www.meritumconsultoria.com.br, solicitada entre 00:00h do dia 11/05//2007 até às 23:59:59h do dia 21/05/2007, observado o horário oficial de Brasília/DF.

3.8 A inscrição solicitada via internet, através do preenchimento de requerimento específico, somente será confirmada após o pagamento da taxa, mediante, exclusivamente, depósito bancário ou boleto bancário, (na conta especificada no item 3.3) em nome da Prefeitura Municipal de Nova Canaã, durante o período estabelecido. Este depósito, em hipótese alguma, poderá ser efetuado em terminais de auto-atendimento bancário (Caixa Rápido, Banco 24 horas, etc.).

3.8.1 O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 22/05/2007, no horário de atendimento das agências bancárias.

3.8.2 A solicitação de inscrição via Internet, cujo pagamento for efetuado após a data estabelecida no subitem anterior não será aceita.

3.8.3 O candidato que se inscrever pela Internet deverá enviar cópia da ficha de inscrição e comprovante original de depósito bancário, via SEDEX, para o endereço Rua Filomena de Oliveira n. 130, Bairro Santo Antônio, Itabuna - BA, CEP 45.600-000, até 72 horas após o encerramento das inscrições.

3.8.4 Os documentos citados no item 3.8.3, deverão chegar ao endereço Rua Filomena de Oliveira n. 130, Bairro Santo Antônio, Itabuna - BA, CEP 45.600-000, até a data de homologação das inscrições.

3.8.5 A MERITUM CONSULTORIA E ASSESSORIA MUNICIPAL LTDA. não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3.9 DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

a) Ser brasileiro ou estrangeiro nos termos da Emenda Constitucional 19/98;

b) Ter, até a data de encerramento das inscrições, a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;

c) Estar em dia com as obrigações eleitorais;

d) Estar em dia com as obrigações militares, se, do sexo masculino;

e) Estar no gozo dos direitos políticos e civis;

f) Estar ciente de que, se aprovado, quando da nomeação, deverá comprovar que preenche todos os requisitos exigidos para o cargo, inclusive a comprovação do grau de instrução exigido para provimento, constantes do presente edital, sob a pena de perda do direito à vaga;

g) Não ter sido demitido por ato de improbidade ou exoneração "a bem do serviço público", mediante decisão transitada em julgado, em qualquer esfera governamental;

h) Não se encontrar no acúmulo ilegal de cargos públicos;

i) Preencher e assinar a Ficha de Inscrição;

j) Gozar de boa saúde física e mental e não ser portador de necessidades especiais incompatíveis com o exercício das funções atinentes ao cargo a que concorre;

k) Conhecer as normas estabelecidas neste edital e com elas estar de acordo;

l) Para se inscrever, o candidato deverá ler o edital em sua íntegra e preencher as condições para o presente certame concursal.

3.10 Apresentar no ato da inscrição presencial os seguintes documentos:

a) Documento de identidade (original) ou carteira expedida por órgão ou conselho de classe, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Reservista, ou Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia) ou passaporte, na forma da Lei;

b) Apresentar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) para indicação na FICHA DE INSCRIÇÃO.

c) Preencher e assinar o requerimento fornecido no ato da inscrição, inclusive, quando feito pela via internet;

d) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição.

3.11 O candidato que não possuir CPF deverá solicitá-lo nos postos credenciados: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios ou Receita Federal, em tempo de conseguir o registro e o respectivo número, antes do término do período de inscrição.

3.12 Terá sua inscrição cancelada e será, automaticamente, eliminado do concurso público o candidato que utilizar o CPF e outros documentos de terceiros.

3.13 São considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos comandos militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.); passaporte brasileiro, certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras expedidas por órgãos públicos, que, por lei federal, valham como identidade; Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, somente o modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei n. 9503 de 23/09/1997.

3.14 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização da prova, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido, há no máximo 30 dias, ocasião em que será submetido à identificação oficial, compreendendo coleta de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.

3.15 Não serão aceitos como documento de identidade: CPF, certidão de nascimento, título eleitoral, de motorista (modelo antigo), carteira de estudante, carteira funcional sem valor de identidade nem documentos ilegíveis, não-identificáveis ou danificados.

3.16 No ato da inscrição, o candidato receberá o PROTOCOLO DE INSCRIÇÃO que, posteriormente, será substituído pelo CARTÃO DE INSCRIÇÃO.

3.17 A ficha de inscrição será processada através de sistema eletrônico de dados.

3.18 Não será admitida a inscrição para mais de um cargo.

3.19 Em hipótese alguma, será devolvida a taxa de inscrição.

3.20 A declaração falsa ou inexata dos dados constantes da FICHA DE INSCRIÇÃO, bem como a apresentação de documentos falsos ou inexatos, determinará o cancelamento da inscrição e a anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época, sujeitando-se o requerente à ação penal.

3.21 Será permitida a inscrição por procuração, mediante entrega do respectivo mandato acompanhado de cópias autenticadas do documento de identidade do candidato e apresentação do documento de identidade do procurador. Para cada candidato, deverá ser apresentada uma procuração, que ficará retida.

3.22 A FICHA DE INSCRIÇÃO deverá estar correta e totalmente preenchida pelo candidato ou por seu procurador, sendo todas as informações de responsabilidade exclusivamente deles.

3.23 Feito o recolhimento da taxa, após a data de encerramento das inscrições, não será considerado para efeito de inscrição;

3.24 No caso do pagamento por meio de cheque, somente será aceito, se for do próprio candidato;

3.25 A inscrição do candidato somente terá validade, após recebimento e conferência dos documentos citados no item 3.8.3. 3.26 Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alteração do cargo, seja qual for o motivo alegado.

4.0 DA HOMOLOGAÇÃO E DA ENTREGA DO CARTÃO DE INSCRIÇÃO

4.1 Da data do enceramento das inscrições até 31/05/2007, será divulgado edital de homologação das inscrições;

4.2 Julgados os pedidos de inscrições, com o exame da documentação apresentada e satisfeitas as exigências do Edital, o Prefeito Municipal homologará as inscrições e publicará os relatórios de candidatos inscritos por cargo, através de Edital no quadro de avisos desta Prefeitura e no site www.meritumconsultoria.com.br.

4.3 As inscrições que não satisfizerem às exigências contidas neste Edital, item 3.7, serão indeferidas por ato do Prefeito Municipal, constando o motivo do indeferimento.

4.4 Se mantida a não-homologação ou/o não-processamento da inscrição, o candidato será eliminado do concurso, não lhe assistindo direito à devolução da tarifa de inscrição.

4.5 Após a data e horário fixado, com término do prazo para o recebimento das inscrições, não serão admitidas quaisquer outras, sob qualquer condição ou pretexto.

4.6 A entrega do CARTÃO DE INSCRIÇÃO será feita no mesmo local onde foram realizadas as inscrições, de 31/05/2007 até 72 (setenta e duas) horas antes da realização das provas escritas ou através do site www.meritumconsultoria.com.br.

4.7 Só será admitido acesso aos locais de provas aos candidatos que comparecerem munidos do cartão de inscrição, o qual constará da sala de realização da prova, data e horário, além do documento de identificação oficial (com foto). O candidato deve, após receber, guardar, cuidadosamente, seu cartão de inscrição, pois ele indica, com precisão, dia, horário e local da realização de sua prova, o que será conferido pelos fiscais no momento do seu acesso ao local de provas.

4.8 O candidato que não comparecer no prazo previsto para retirada do cartão, não terá acesso ao local de realização das provas, salvo, se apresentar impresso do conteúdo de sua inscrição extraído do site www.meritumconsultoria.com.br, cujo documento substituirá o cartão de inscrição, para fins de informar dados sobre dia, horário e local da prova.

5.0 DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

5.1 Fica fixado em 5% (cinco por cento) o percentual de vagas existentes no QUADRO DE VAGAS, item 1 deste Edital para os candidatos portadores de necessidades especiais.

5.2 Na hipótese de a aplicação do percentual resultar número fracionado, a fração será arredondada para 1 (uma) fração, se igual ou superior a 0,5 (cinco décimos); se inferior a 0,5 (cinco décimos), considerá-las nas nomeações posteriores, esclarecendo-se tal circunstância por ocasião da ocorrência; serão preenchidas pelos demais aprovados, com estrita observância da ordem de classificação.

5.3 No caso de não haver candidatos inscritos para as vagas reservadas para portadores de necessidades especiais, serão elas destinadas aos demais candidatos, respeitada a ordem de classificação.

5.4 A ocupação do total dos cargos referidos no item anterior fica condicionada à aprovação prévia em Concurso Público de provas e títulos, de acordo com as aptidões de cada candidato.

5.5 Os pedidos de inscrição de candidatos portadores de necessidades especiais serão submetidos à avaliação de uma junta médica, indicada, especialmente, para este fim, que emitirá laudo pelo deferimento ou indeferimento do pedido de inscrição para o cargo pretendido.

5.6 As pessoas portadoras de necessidades especiais deverão declarar o tipo de incapacidade que apresentar, em campo específico, no formulário de requerimento de inscrição, quando do seu preenchimento.

5.7 Os candidatos portadores de necessidades especiais participarão do Concurso, em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, avaliação, período de prova, horário e local de realização das provas.

5.8 A publicação final do concurso público será feita em duas listas, contendo a primeira a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de necessidades especiais; e a segunda, somente a pontuação destes últimos.

5.9 Os candidatos que não optarem, por ocasião das inscrições, ou dos recursos das mesmas, para reservas de vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais, não terão direito à vaga especial, bem como a prova especial, seja qual for o motivo alegado.

5.10 Não serão considerados como necessidades especiais os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

6.0 DOS PROGRAMAS

6.1 Os programas das matérias sobre os quais versarão as provas objetivas integram o presente Edital, na forma do Anexo II deste edital.

7.0 DAS PROVAS E DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

7.1 O local, dia e hora das provas escritas estarão contidos no Edital de Convocação para realização das provas, afixados nos locais das inscrições, no Cartão de Inscrição e no site www.meritumconsultoria.com.br.

7.2 O Concurso Público de que trata este Edital consistirá em provas objetivas e/ou provas práticas, de acordo com o cargo, de caráter ELIMINATÓRIO, que avaliará o desempenho do candidato no trabalho que executará e de prova de títulos, de caráter classificatório, disciplinada neste edital.

7.3 As provas objetivas serão avaliadas na escala de 0 a 100 pontos.

7.4 Será eliminado do Concurso Público o candidato que obtiver nota igual a zero, em um dos conteúdos ou não alcançar 50% (cinqüenta por cento) de acerto do total de questões.

7.5 Será atribuída nota ZERO às questões da prova objetiva que contenham mais de uma resposta assinalada, emendas e/ou rasuras, às questões que não forem transcritas do caderno de provas para o cartão-resposta, bem como aquelas que não forem assinaladas com caneta esferográfica azul ou preta, no cartão de reposta.

7.6 Haverá prova prática, de acordo com as exigências do cargo, somente aos candidatos aprovados na prova escrita.

7.7 As provas práticas terão critérios de avaliação que determinarão se o candidato está APTO ou INAPTO para exercício do cargo.

7.8 As questões das provas objetivas serão elaboradas, com 05 (cinco) opções sendo: A, B, C, D e E, com base nos conteúdos programáticos, que serão entregues aos candidatos no ato da inscrição.

7.9 As provas objetivas serão avaliadas, obedecendo aos seguintes valores:

7.9.1 - ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

CARGOS

Valoração Para Provas Objetivas (0 A 100)
Prova Objetiva Composição E Nº. De Questões Envolvendo Conteúdos:

Prova Prática

Critério para aprovação

Língua Portuguesa

Matemática

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos

Total de pontos

Valor por questões

Ajudante de Serviços Públicos Pesados

10

10

20

-

100

2,5

NÃO

Vide item 7.3

Agente Coletor de Lixo

10

10

20

-

100

2,5

NÃO

Vide item 7.3

Auxiliar de Serviços Gerais

10

10

20

-

100

2,5

NÃO

Vide item 7.3

Coveiro

10

10

20

-

100

2,5

NÃO

Vide item 7.3

Calceteiro

10

10

20

-

100

2,5

NÃO

Vide item 7.3

Gari

10

10

20

-

100

2,5

NÃO

Vide item 7.3

Guarda Municipal

10

10

20

-

100

2,5

NÃO

Vide item 7.3

Mecânico

10

10

20

-

100

2,5

NÃO

Vide item 7.3

Motorista

10

10

10

10

100

2,5

SIM

Vide item 7.3

Operador de Máquinas

10

10

10

10

100

2,5

SIM

Vide item 7.3

Pedreiro

10

10

20

-

100

2,5

NÃO

Vide item 7.3

7.9.2 - ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

CARGOS

Valoração Para Provas Objetivas (0 A 100)
Prova Objetiva Composição E N°. De Questões Envolvendo Conteúdos:

Prova Prática

Critério para aprovação

Língua Portuguesa

Matemática

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos

 

Total de pontos

Valor por questões

Auxiliar de Enfermagem -PSF

10

10

10

10

100

2,5

NÃO

Vide item 7.3

Carpinteiro

10

10

20

-

100

2,5

NÃO

Vide item 7.3

Eletricista

10

10

20

-

100

2,5

NÃO

Vide item 7.3

Encanador

10

10

20

-

100

2,5

NÃO

Vide item 7.3

7.9.3- ENSINO MÉDIO COMPLETO

CARGOS

Valoração Para Provas Objetivas (0 A 100)
Prova Objetiva Composição E N°. De Questões Envolvendo Conteúdos:

Prova Prática

Critério para aprovação

Língua Portuguesa

Matemática

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos

Total de pontos

Valor por questões

Agente Administrativo

10

10

10

10-

100

2,5

SIM

Vide item 7.3

Assistente Administrativo

10

10

10

10

100

2,5

SIM

Vide item 7.3

Auxiliar de Consultório Dentário - PSF

10

10

20

-

100

2,5

NÃO

Vide item 7.3

Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas

10

10

20

-

100

2,5

NÃO

Vide item 7.3

Agente de Tributos

10

10

10

10

100

2,5

NÃO

Vide item 7.3

Técnico em Enfermagem - PSF

10

10

10

10

100

2,5

NÃO

Vide item 7.3

Técnico de Higiene Dental - PSF

10

10

10

10

100

2,5

NÃO

Vide item 7.3

Técnico em Laboratório de Análises Clínicas

10

10

10

10

100

2,5

NÃO

Vide item 7.3

7.9.4 - ENSINO MÉDIO E SUPERIOR - COM HABILITAÇÃO NO MAGISTÉRIO

Cargos

Valoração Para Provas Objetivas (0 A 100)
Prova Objetiva Composição E N°. De Questões Envolvendo Conteúdos:

Prova Prática

Critério para aprovação

Língua Portuguesa

Matemática

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos

Total de pontos

Valor por questões

Coordenador Pedagógico

10

-

10

20

2,5

100

NÃO

Vide item 7.3

Professor Nível I

10

10

10

10

2,5

100

NÃO

Vide item 7.3

7.9.5 - NÍVEL SUPERIOR COMPLETO ESPECÍFICO

Cargos

Valoração Para Provas Objetivas (0 A 100)
Prova Objetiva Composição E N°. De Questões Envolvendo Conteúdos:

Prova Prática

Critério para aprovação

Língua Portuguesa

Matemática

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos

Total de pontos

Valor por questões

Assistente Social

10

-

10

20

2,5

100

NÃO

Vide item 7.3

Enfermeiro

10

-

10

20

2,5

100

NÃO

Vide item 7.3

Enfermeiro - PSF

10

-

10

20

2,5

100

NÃO

Vide item 7.3

Engenheiro Civil

10

-

10

20

2,5

100

NÃO

Vide item 7.3

Farmacêutico Bioquímico

10

-

10

20

2,5

100

NÃO

Vide item 7.3

Fisioterapeuta

10

-

10

20

2,5

100

NÃO

Vide item 7.3

Médico Clínico Geral

10

-

10

20

2,5

100

NÃO

Vide item 7.3

Médico Generalista - PSF

10

-

10

20

2,5

100

NÃO

Vide item 7.3

Médico Ginecologista

10

-

10

20

2,5

100

NÃO

Vide item 7.3

Médico Ortopedista

10

-

10

20

2,5

100

NÃO

Vide item 7.3

Médico Pediatra

10

-

10

20

2,5

100

NÃO

Vide item 7.3

Médico Psiquiatra

10

-

10

20

2,5

100

NÃO

Vide item 7.3

Nutricionista

10

-

10

20

2,5

100

NÃO

Vide item 7.3

Odontólogo - PSF

10

-

10

20

2,5

100

NÃO

Vide item 7.3

Odontólogo

10

-

10

20

2,5

100

NÃO

Vide item 7.3

Psicólogo

10

-

10

20

2,5

100

NÃO

Vide item 7.3

8.0 DOS CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DAS PROVAS PRÁTICAS

8.1 Serão convocados para as Provas Práticas somente os primeiros colocados de cada cargo em número equivalente a 2 (duas) vezes o número de vagas oferecidas.

8.2 Prova Prática de Digitação - Somente os candidatos aprovados na prova escrita serão submetidos à prova de digitação (de acordo com a exigência do cargo), que constará da digitação de um texto com duração de 10 (dez) minutos cronometrados, e serão considerados os seguintes critérios:

a) Postura do candidato;

b) Desenvoltura com o microcomputador;

c) Utilização de ambas as mãos na digitação;

d) Estética do documento (formatação do texto);

e) Os erros gráficos, pontuação e troca de letras e/ou frases;

f) Mínimo de 90 toques por minuto.

g) Será considerado APTO na prova de digitação, o candidato que obtiver no mínimo 90 toques por minuto (média obtida nos 10 minutos de digitação) com o máximo de 10% de erros gráficos.

9.0 DOS CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DAS PROVAS DE TRÂNSITO

9.1 Para Motorista, exame de direção em veículo a ser definido pela Banca Examinadora, avaliado por examinador habilitado, resultando em Laudo de Avaliação Técnica, avaliando, dessa forma, a capacidade prática do candidato no exercício e desempenho das tarefas do cargo, conforme critérios preestabelecidos, separados por tipo de falta, a seguir:

I - FALTA GRAVE - MENOS 30 PONTOS POR FALTA:

- Deixar de observar e respeitar as placas de sinalização.

- Arrancar o veículo com a porta aberta.

- Uso incorreto do cinto de segurança.

- Interromper o funcionamento do motor sem justa razão, após o início da prova.

- Exceder a velocidade regulamentada para a via.

- Não dar preferência de passagem ao pedestre que estiver atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo, ou ainda quando o pedestre não haja concluído a travessia, mesmo que ocorra sinal verde para o veículo.

- Não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente.

- Perder o controle da direção do veículo em movimento.

- Não observar as regras de ultrapassagem ou de mudança de direção.

II - FALTA MÉDIA - MENOS 20 PONTOS POR FALTA:

- Executar o percurso da prova, no todo ou parte dele, sem estar o freio de mão inteiramente livre.

- Apoio do pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento.

- Controle incorreto de embreagem.

- Avanço sobre o balizamento demarcado, quando da colocação do veículo na vaga e/ou na marcha-ré rente ao meio-fio. - Fazer conversão incorretamente.

- Desengrenar o veículo nos declives.

III - FALTA LEVE - MENOS 10 PONTOS POR FALTA:

- Movimentos irregulares no veículo, sem motivo justificado;

- Manuseio irregular do câmbio, engrenar ou utilizar as marchas de maneira incorreta, durante o percurso.

- Regulagem incorreta dos retrovisores;

- Uso incorreto dos instrumentos do painel.

9.2 A não-execução do teste na totalidade do percurso pré-estabelecido ou falhas como colisão com outro veículo ou qualquer objeto presente no percurso, subir no meio-fio ou colocar em risco a vida de transeuntes ou de passageiros que se encontrarem no veículo na hora do teste, implicará a reprovação do candidato.

9.3 A Prova Prática será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, e será aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) dos pontos.

9.5 Serão convocados para as Provas Práticas somente os primeiros colocados de cada cargo em número equivalente a 2 (duas) vezes o número de vagas oferecidas.

10.0 DOS TÍTULOS

10.1 Os candidatos aprovados na primeira etapa do Concurso (Prova Objetiva), que detenham títulos admissíveis e aferíveis na forma do Edital, deverão comparecer à Prefeitura Municipal no prazo de 48 horas úteis, contados a partir do primeiro dia útil da publicação dos resultados da prova escrita, para a entrega dos mesmos; a contagem dos pontos obedecerá aos seguintes critérios:

a) Na Avaliação de Títulos, somente serão reconhecidos como documentos válidos aqueles que atendam aos seguintes critérios:

b) A soma total dos títulos constantes do item 10.1, alínea "a", não poderá exceder a 8 (oitos pontos).

CERTIFICADO E OU DIPLOMA

P.UNITÁRIO

P. MÁXIMO

Curso de Graduação - Serão considerados somente para os candidatos a cargos com exigência de escolaridade de ensino superior completo.

0,50

0,50

Especialização "Latu Sensu" - carga horária mínima 360 horas

1,00

1,00

Mestrado "Strictu Sensu"

2,50

2,50

Doutorado "Strictu Sensu"

4,00

4,00

TOTAL

8,00

8,00

10.2 Os comprovantes dos títulos a que se refere o item 10.1 serão entregues em fotocópias, acompanhados dos originais para conferência.

10.3 Não serão atribuídos pontos aos títulos apresentados como requisito mínimo para inscrição.

10.4 Não serão considerados os títulos entregues fora do prazo previsto.

10.5 Cada título será considerado uma única vez.

10.6 Somente serão considerados como títulos, os cursos que têm relação direta com o cargo em concurso e sejam expedidos por instituição de ensino credenciado pelo MEC.

10.7 A pontuação aferida será utilizada somente para efeito de classificação.

10.8 Será de responsabilidade exclusiva do candidato a entrega da documentação referente a títulos, mediante protocolo, no setor de recursos humanos do Município, no horário de expediente de (08:00 às 16:00 horas) e no prazo previsto neste edital (item 10.1), não sendo aceitos títulos entregues via correio, fax, Internet ou fora do prazo estabelecido.

10.9 Serão recusados, liminarmente, os títulos que não atenderem às exigências deste Edital.

10.10 Em hipótese alguma, a documentação referente a títulos será devolvida aos candidatos, após a realização do concurso.

11.0 DA PROVA ESCRITA

11.1 O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de 60 (sessenta) minutos do horário previsto para início da prova, sendo os portões de acesso fechados às 08:00h, na presença de três candidatos, mediante lavratura de termo, não sendo admitido, a partir de então, o ingresso de candidatos retardatários. Os candidatos que acessarem o local da prova, no horário previsto, deverão estar munidos do seguinte material:

a) Documento oficial de identificação com foto.

b) Cartão de Inscrição.

c) Lápis preto e caneta esferográfica (azul ou preta) para uso no cartão resposta.

11.2 Não haverá segunda chamada, nem aplicação de prova fora dos locais preestabelecidos.

11.3 Será considerado FALTOSO o candidato que deixar de assinar a lista de presença.

11.4 O ingresso nos locais de realização das provas somente será permitido, dentro do horário estabelecido e mediante a apresentação pelo candidato de seu cartão de inscrição e documento de identidade, com valor legal.

11.5 Durante a realização da prova, não será permitida a entrada ou permanência de candidato portando qualquer tipo de arma ou aparelhos eletrônicos e nem qualquer espécie de consulta ou comunicação entre candidatos, assim como a utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, relógio do tipo data bank, pager, walkmam, gravador ou qualquer outro receptor de mensagens. Caso o candidato leve arma ou qualquer aparelho eletrônico deverá depositá-lo na coordenação, exceto no caso de telefone celular que deverá ser desligado e entregue ao fiscal, ficando depositado junto à mesa de fiscalização até o final das provas. O descumprimento dessa determinação implicará a eliminação do candidato, caracterizando-se como tentativa de fraude.

11.6 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova deverá levar acompanhante que ficará em sala reservada para essa finalidade e será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará a prova. Não haverá compensação do tempo de amamentação ao tempo da prova da candidata.

11.7 O caderno de questões é o espaço em que o candidato poderá desenvolver todas as técnicas para chegar à resposta adequada, permitindo-se o rabisco e a rasura em qualquer das folhas, exceto no CARTÃO DE RESPOSTAS.

11.8 O CARTÃO DE RESPOSTAS é o único documento válido para correção eletrônica, devendo ser preenchido com bastante atenção. Não poderá ser substituído, tendo em vista sua codificação, sendo o candidato o único responsável pela entrega do mesmo devidamente preenchido e assinado.

11.9 Será permitido aos candidatos anotar no gabarito rascunho, que lhe será fornecido pelo fiscal de sala, as questões anotadas no seu cartão de resposta para conferência do gabarito oficial a ser divulgado no site www.meritumconsultoria.com.br, até 72 horas contadas do término da realização das provas.

11.10 Será desclassificado do Concurso, por ato da Meritum Consultoria e Assessoria Municipal Ltda., sem prejuízo das medidas de ordem administrativa, civil e criminal, o candidato que:

a) Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

b) Agir com incorreção, violência, descortesia para com qualquer membro da equipe encarregada da aplicação das provas e demais atividades, ou mesmo, por qualquer razão tentar tumultuá-la;

c) For surpreendido, utilizando-se de meios proibidos por este Edital;

d) For responsável por falsa identificação pessoal;

e) Utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do Concurso;

f) Não devolver integralmente o material recebido;

g) Efetuar inscrição fora do prazo previsto;

h) Deixar de atender à convocação ou qualquer outra orientação da Meritum Consultoria e Assessoria Municipal Ltda ou do Município, durante o período de realização do certame e quando dos atos posteriores à divulgação do resultado, a exemplo de convocação para exame de sanidade física e mental, entrega de documentos prevista neste edital e para posse dos classificados.

i) Afastar-se do recinto da prova sem o acompanhamento do fiscal.

11.11 Não serão computadas questões não-assinaladas, questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

11.12 Somente serão permitidos assinalamentos de questões no Cartão de Resposta feitas pelo próprio candidato, com caneta esferográfica preta ou azul, vedada qualquer colaboração ou participação de terceiros.

11.13 O candidato somente poderá ausentar-se do recinto da prova, após 60 (sessenta) minutos do início da mesma.

11.14 É de responsabilidade do candidato entregar o Cartão-Resposta antes de sair da sala de provas.

11.15 A prova terá duração máxima de 4 (quatro) horas sendo a permanência mínima de 3 (três) horas para os candidatos que desejarem levar o caderno de Provas e de uma (01) hora para os que não desejarem levar o Caderno de Provas. Os cadernos de Provas não levados serão incinerados.

11.16 Para os cargos de baixo nível de escolaridade, o Cadernos de Provas ficará retido para conferência do gabarito no próprio caderno.

11.17 Os três últimos candidatos de cada sala só poderão retirar-se, após a verificação do lacre dos envelopes de provas.

11.18 A realização das provas terá data, horário e local divulgados nos meios de comunicação previstos no item 2 deste edital, com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas e no site www.meritumconsultoria.com.br.

11.19 O prazo de duração das provas será de quatro horas, contado após a entrega dos cadernos.

11.20 Os cadernos de provas entregues aos candidatos, de que trata o item 11.15, serão retirados de envelopes invioláveis pelo fiscal da sala, na presença dos candidatos, após autorização para inicio dos trabalhos.

12. DOS RECURSOS

12.1 É admitido recurso quanto.

a) Ao indeferimento de inscrição;

b) À formulação das questões e seus respectivos quesitos e gabaritos;

c) À opção considerada como certa nas provas objetivas;

d) Aos resultados parciais e finais do Concurso Público.

e) À convocação para as provas práticas;

12.2 Os recursos relativos aos itens "12.1" deverão ser interpostos até 24 (vinte e quatro) horas, iniciando-se este no dia seguinte ao da divulgação, por edital, de cada evento.

12.3 Os recursos serão encaminhados à Meritum Consultoria e Assessoria Municipal Ltda, Rua Filomena de Oliveira n. 130, Bairro Santo Antônio, Itabuna-BA, (Núcleo, de Correção de Provas), na forma do modelo constante do Anexo III do Edital do Concurso Público.

12.4 Não serão aceitos "Recursos" via correio eletrônico ou telefone, admitindo-se, via fax, através do número (0XX73) 3211-3531, desde que confirme com a entrega do original, no prazo de cinco dias, contados do dia seguinte ao da emissão do fax, sob pena de inadmissibilidade do recurso.

12.5 O recurso deverá estar devidamente fundamentado, constando nome do candidato, endereço, identidade, número de inscrição e o cargo ou especialidade para o qual concorre a questão objeto do recurso e a alegação do candidato, sendo considerados inválidos os recursos que assim não procederem.

12.6 Os recursos de mais de uma questão deverão ser feitos em folhas separadas, por questão, sem o que serão desconsiderados.

12.7 Os recursos interpostos fora do prazo estabelecido não serão aceitos.

12.8 Se da análise do recurso resultar em anulação de questão, os pontos correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos presentes à prova, independentemente de terem recorrido. Se houver alteração do gabarito oficial, por força da impugnação, as provas serão recorrigidas, de acordo com o novo gabarito.

13. DO JULGAMENTO E DA PUBLICAÇÃO DE RESULTADOS

13.1 Os resultados obtidos poderão ser publicados separadamente, por cargos e por local de trabalho, objetivando agilizar os serviços desta Prefeitura.

13.2 Após a correção das provas objetivas (primeira etapa), o Prefeito Municipal fará divulgar os resultados, aprovados e reprovados, em ordem alfabética, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e as notas individuais no site www.meritumconsultoria.com.br.

13.3 As listagens indicarão, por cargo e número de inscrição, os candidatos aptos a participarem das fases seguintes do concurso (provas práticas e contagem de títulos) e os candidatos eliminados, com suas respectivas notas.

13.4 Após a contagem dos pontos dos Títulos, o Prefeito Municipal fará publicar o resultado no quadro de avisos da Prefeitura e no site www.meritumconsultoria.com.br.

13.5 O resultado final do Concurso Público será homologado pelo Exmo. Prefeito Municipal, e seu resumo será publicado no Diário Oficial do Estado, ou no jornal de maior circulação do Estado da Bahia e, integralmente, no site www.meritumconsultoria.com.br e no quadro de aviso da Prefeitura.

13.6 Das decisões da Meritum Consultoria e Assessoria Municipal Ltda caberá recurso fundamentado ao Prefeito Municipal de Nova Canaã - BA, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas a contar da data da divulgação oficial dos resultados. Os cartões-resposta serão disponibilizados na Procuradoria Jurídica do Município, até o prazo de validade do concurso, inclusive o de prorrogação, se houver, a fim de que os candidatos possam pedir vista, mediante assinatura de termo e requerer o que for de direito, sendo, após esse prazo, incinerado na presença de prepostos da Meritum Consultoria e Assessoria Municipal Ltda e da Prefeitura, mediante conferência de toda a documentação e lavratura de termos de incineração.

14. DA CONVOCAÇÃO E DA NOMEAÇÃO

14.1 Se aprovado e nomeado, o candidato, por ocasião da posse, deverá apresentar, além dos documentos constantes no presente Edital, os seguintes:

a) Título Eleitoral e comprovante de ter votado nas últimas eleições, quitação com o serviço militar, CPF, prova de escolaridade e habilitação legal, duas fotos 3x4, declaração de que não ocupa outro cargo público e remunerado, exceto os acúmulos permitidos pela lei, laudo médico, atestado de antecedentes criminais e demais documentos necessários e que forem solicitados, sob pena de perda do direito à vaga.

14.2 A aprovação no Concurso assegurará apenas a expectativa de direito à nomeação em cargo público, ficando a concretização desse ato condicionada à observância rigorosa à ordem classificatória, às disposições legais pertinentes, ao prazo de validade do Concurso, ao exclusivo interesse e conveniência da Administração e à disponibilidade financeira da Prefeitura.

14.3 A nomeação dos candidatos será feita pelo Prefeito Municipal de Nova Canaã - BA, observada a ordem de classificação final, de acordo com as necessidades da municipalidade, durante o prazo de validade deste Concurso.

14.4 A convocação será feita, através do Boletim Municipal, órgão oficial de divulgação dos atos da Prefeitura Municipal de Nova Canaã - BA, determinando o horário, dia e local para a apresentação do candidato.

14.5 No ato da convocação para a posse, o candidato que obtiver melhor pontuação terá o direito de preferência em optar pela prestação dos serviços, na zona urbana ou rural, desde que exista vaga naquela localidade.

14.6 Perderá os direitos decorrentes do Concurso o candidato que não comparecer na data ao local estabelecido pela Prefeitura Municipal de Nova Canaã - BA;

14.7 Por ocasião da nomeação, o candidato, sob as penas da Lei, deverá declarar:

a) Não haver sofrido, no exercício de atividade pública, penalidade por atos incompatíveis com o serviço público;

b) Não ser aposentado por invalidez nem estar com idade de aposentadoria compulsória, ou seja, 70 anos;

14.8 Por ocasião da nomeação, serão exigidos dos candidatos classificados os documentos relativos à confirmação das condições estabelecidas no item 3.7, sendo que a não-apresentação de quaisquer deles importará na exclusão do candidato da lista de classificados.

14.9 Não serão aceitos protocolos dos documentos exigidos, nem fotocópias não-autenticadas.

14.10 É facultado ao Município de Nova Canaã - BA, exigir dos candidatos, na nomeação, além da documentação prevista neste Edital, outros documentos comprobatórios de bons antecedentes que julgar necessário.

14.11 Na nomeação, o candidato será submetido à inspeção de saúde, de CARÁTER ELIMINATÓRIO, para avaliação de suas condições físicas e mentais.

14.12 Os candidatos Portadores de Necessidades Especiais serão submetidos à avaliação, perante uma junta multidisciplinar que fornecerá o laudo comprobatório de sua capacidade para o exercício das funções inerentes ao cargo no qual venha a ser investido.

14.13 Durante o prazo de validade do Concurso, o candidato deverá manter o seu endereço atualizado junto à MERITUM CONSULTORIA E ASSESSORIA MUNICIPAL LTDA., com endereço na rua Filomena de Oliveira, 130, bairro Santo Antônio, CEP 45.600-000, Itabuna ­ BA., para eventuais convocações, não lhe cabendo qualquer reclamação, caso não seja possível sua localização por faltar ou constar erroneamente a citada atualização.

14.14 No caso de o candidato convocado não aceitar ocupar a vaga, deverá assinar o TERMO DE DESISTÊNCIA, sendo excluído do respectivo Concurso.

14.15 Caso haja desistência, a vaga será preenchida pelo Município de Nova Canaã - BA que promoverá tantas convocações quantas julgar necessárias, durante o período de validade do Concurso, obedecendo-se rigorosamente à ordem de classificação.

14.16 Os candidatos classificados até o limite das vagas serão convocados para nomeação e, no ato, deverão apresentar documentação que comprove as suas habilitações, assim como os devidos documentos de identificação.

14.17 Caso o Município de Nova Canaã - BA tenha necessidade de preencher vagas estabelecidas em seu quadro de pessoal já aprovado, promoverá as convocações necessárias, durante o período de validade do Concurso, obedecendo-se, rigorosamente, à ordem de classificação.

15. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

15.1 No caso de igualdade da nota final, terá preferência, sucessivamente:

a) O de idade mais elevada;

b) Casado, viúvo, divorciado ou separado judicialmente;

c) Maior número de filhos menores de 18 anos ou incapazes;

d) Sorteio

16. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

16.1 A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação das condições do Concurso, tais como se acham estabelecidas neste Edital e nas normas legais pertinentes.

16.2 A determinação do local das provas e respectivos horários é atribuição exclusiva da Prefeitura Municipal de Nova Canaã - BA.

16.3 Todas as publicações e comunicações relativas ao presente Concurso serão feitas no quadro de aviso da Prefeitura Municipal de Nova Canaã - BA, Câmara Municipal e órgão oficial de divulgação dos atos da Prefeitura Municipal de Nova Canaã - BA, e no site www.meritumconsultoria.com.br.

16.4 A inscrição do candidato importará no conhecimento por parte deste, destas instruções e no compromisso de aceitar as condições do Concurso Público nos termos em que se acham estabelecidas neste Edital e Leis em vigor.

16.5 O candidato poderá ter acesso às Leis que regem este certame, na Prefeitura Municipal de Nova Canaã - BA.

16.6 O prazo de validade do Concurso é de 02 (dois) anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez, por igual período (Inciso III, do art. 37 da Constituição Federal).

16.7 Enquanto houver candidato aprovado e classificado e não convocado para investidura em determinado cargo público, não se publicará Edital de Concurso Público para seu provimento, salvo quando esgotado o prazo de validade do Concurso que habilitou o candidato.

16.8 As nomeações serão feitas na medida das necessidades administrativas e da existência de recursos orçamentários e financeiros.

16.9 A Prefeitura, através do órgão competente, fornecerá ao candidato a ser admitido todas as instruções necessárias à sua posse.

16.10 A inexatidão das afirmativas, irregularidades nos documentos ou não-comprovação de atendimento a todos os requisitos e condições estabelecidas neste Edital, mesmo que verificados após homologação das inscrições e, em especial, por ocasião da posse, acarretará nulidade da inscrição e eliminação do candidato do Concurso Público.

16.11 O Município de Nova Canaã - BA não se responsabilizará pelo transporte dos servidores nomeados em virtude do presente certame concursal.

16.12 Os candidatos nomeados no Município de Nova Canaã - BA estarão sujeitos ao que dispõe o Artigo 41 da Constituição Federal;

16.13 Constitui óbice à participação neste certame o candidato que possua com qualquer membro do quadro societário da empresa contratada a relação de parentesco definida e prevista nos Artigos 1591 a 1595 do Código Civil, valorizando-se assim os princípios de moralidade e impessoalidade que devem nortear a administração pública. Constatada a tempo será a inscrição indeferida pelo Prefeito Municipal e, posterior à homologação, será o candidato eliminado do Concurso Público, sem prejuízo de responsabilidade civil, penal e administrativa.

16.14 Sem prejuízo das sansões criminais cabíveis, a qualquer tempo, o Prefeito Municipal poderá anular a inscrição, prova ou admissão do candidato, desde que sejam verificadas falsidades ou irregularidades provadas.

16.15 A organização, aplicação e correção das provas ficarão a cargo da MERITUM CONSULTORIA E ASSESSORIA MUNICIPAL LTDA, registrada no Conselho Regional de Administração sob o nº. 1400.

16.16 Caberá ao Prefeito Municipal de Nova Canaã - BA a homologação dos resultados finais.

16.17 Os casos omissos serão resolvidos pelo Prefeito Municipal, em conjunto com a empresa responsável pela realização do Concurso Público.

REGISTRE-SE PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE

HOMOLOGAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL NOVA CANAÃ - BA

EM 02 DE MAIO DE 2007

MARIVAL NEWTON DE MAGALHÃES FRAGA
PREFEITO MUNICIPAL

ANEXO I

CRONOGRAMA DO CONCURSO

Inscrição11/05/2007 a 21/05/2007
Homologação das InscriçõesAté 31/05/2007
Entrega dos Cartões no local das inscrições e site www.meritumconsultoria.com.br Até 31/05/2007

Divulgação do mapa estatístico dos candidatos inscritos por cargos no site www.meritumconsultoria.com.br.

Até 72h antes da realização das provas objetivas

Divulgação da planilha contendo local e horário de provas no quadro de avisos da prefeitura e site www.meritumconsultoria.com.br

Até 72h antes da realização das provas objetivas

Aplicação da prova objetiva

27/06/2007

Publicação do gabaritoAté 24 horas após a aplicação da prova objetiva

Entrega de recursos contra questões objetivas

Até 48h após a publicação do gabarito

Resultados dos recursos gabarito oficial

Até dez dias contados do término do prazo para interposição dos recursos

Divulgação dos resultados das provas objetivas exclusivamente no site www.meritumconsultoria.com.br

Até vinte dias úteis após a publicação do gabarito final

Entrega de títulos

48 horas após publicação do resultado parcial

Divulgação da planilha e do edital de convocação contendo nome do candidato local e horário das provas práticas

Até cinco dias após a divulgação dos resultados da prova objetiva

Divulgação da aferição dos títulos

Até 48h contados após o término do acolhimento para aferição dos títulos

Prova prática

Até 08 dias após a divulgação do resultado da prova objetiva

Homologação do resultado final

10 a 20 dias após aplicação da prova prática

ANEXO II

A que se refere o item 6.1 deste Edital

PROGRAMA DE PROVAS

PORTUGUÊS E CONHECIMENTOS GERAIS COMUNS A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR: Assistente Social, Enfermeiro, Enfermeiro PSF, Engenheiro Civil, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Médico Generalista - PSF, Médico Ginecologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Odontólogo - PSF, Odontólogo e Psicólogo.

Língua Portuguesa: Compreensão de textos escritos de diferentes gêneros textuais; A função do "que" e do "se"; Prosa/poesia/poema; Paródia e paráfrase; Texto literário e não-literário; Relação entre sentido e contexto: polissemia/conotação e denotação; Tipologias textuais: narração, dissertação e descrição; Linguagem e comunicação: linguagem verbal e não-verbal/língua escrita e língua oral/variação lingüística; Funções da Linguagem; Figuras de Linguagem; Ortografia - dificuldades da língua (a fim, afim/ a par, ao par/acerca, a cerca/ ao invés, em vez, dentre outras); Emprego dos sinais de pontuação no texto; Acentuação gráfica; Emprego da crase; Significação dos elementos mórficos das palavras (sufixo, prefixo e radical); Aspectos morfossintáticos (função do: substantivo, adjetivo, pronome, verbo/período simples: termos associados ao nome e ao verbo); Sintaxe de colocação dos pronomes oblíquos átonos (ênclise, mesóclise e próclise); O processo de coordenação e subordinação (emprego dos conectivos); Sintaxe de concordância: nominal e verbal; Sintaxe de regência: nominal e verbal; Elementos da textualidade: coesão, coerência, clareza, precisão/armadilhas do texto (ambigüidade e redundância).

Conhecimentos Gerais: Cultura Geral, História e Geografia do Brasil, Atualidades Nacionais e Internacionais e Curiosidades.

Bibliografia: Como bibliografia serão admitidas obras didáticas e paradidáticas, gramáticas, dicionários, atlas geográficos, periódicos e serão usadas informações veiculadas pelos meios de comunicação, ou seja, o candidato fica livre para consultar qualquer bibliografia referente ao programa.

ASSISTENTE SOCIAL

Conhecimentos Específicos: Teoria do Serviço Social; pressupostos e fundamentos; A prática profissional do Assistente Social na Instituição: possibilidades e limites. A Instituição e as Organizações Sociais. Análise e fundamentação das relações sociais no âmbito das Instituições: Prática Profissional x Prática Social x Prática Institucional. Metodologia do Serviço Social: métodos utilizados na ação direta com indivíduos, grupos e segmentos populacionais. Instrumentos, técnicas e entrevistas utilizadas na prática do Serviço Social. Pesquisa em Serviço Social do Trabalho: metodologias aplicadas e técnicas de pesquisas. Política Social e planejamento: questão social e a conjuntura brasileira; a Instituição e o Estado; movimentos sociais; a prestação de serviços e a assistência pública; projetos e programas em Serviço Social: saúde, habitação, criança/adolescente, idoso, trabalho, assistência pública. Programas de prevenção e acompanhamento na área de Serviço Social. O Serviço Social na Instituição: características e fundamentos. Administração e Serviço Social: concepção de burocracia. As Instituições burocráticas e o Serviço Social. O Assistente Social no desempenho das funções administrativas: Serviço Social e interdisciplinaridade. O Serviço Social e as relações de trabalho: o papel do profissional, o indivíduo e o grupo, elementos de produtividade, o coletivo, direitos sociais previstos na Constituição. O Serviço Social e a administração de benefícios. Ética e Serviço Social: os valores universais da Profissão e seus aspectos éticos e normativos. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional. . Conhecimentos de Saúde Pública: Políticas de saúde. O SUS: princípios e diretrizes; estrutura; gestão (financiamento e controle social). Municipalização da Saúde. Lei 8.080/90. Lei 8.142/90. NOB - SUS 1/96. NOAS - SUS 01 /02. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes. Conhecimentos básicas de informática: Sistema Operacional Windows, editor de texto Microsoft Word, Excel, Correio eletrônico e internet.

ENFERMEIRO E ENFERMEIRO - PSF

Conhecimentos Específicos: Administração do Serviço de Enfermagem - Planejamento e Organização de unidades de serviço de enfermagem, tomada de decisão, administração do pessoal de enfermagem, cálculo de pessoal, jornada de trabalho, seleção e escala de pessoal; Planejamento e programação local em Saúde. Ação Programática em Saúde. Programa de Saúde da criança e adolescente, da mulher, do trabalhador, do idoso, mental e bucal. Epidemiologia e Vigilância Sanitária à Saúde. Programa Nacional de Imunização. Epidemiologia das doenças não transmissíveis: principais trabalhos, tendências e perspectivas do estudo da epidemiologia das doenças cardiovasculares e neoplasias.

ENGENHEIRO CIVIL

Conhecimentos Específicos: Administração; Estatística; Estradas e transporte; Fundamentos de geologia; Instalações elétricas; Instalações hidráulicas e sanitárias; Materiais de construção; Mecânica dos solos; Hidrografia; Planejamento e controle das construções; Projeto de Arquitetura; Resistências dos Materiais; Saneamento; Topografia; Urbanismo. Conhecimentos básicas de informática: Sistema Operacional Windows, editor de texto Microsoft Word, Excel, Correio eletrônico e internet.

FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO

Conhecimentos Específicos: HEMOGRAMA: Diagnóstico clínico e laboratorial. - Glóbulos brancos. - Glóbulos vermelhos. - Hemoglobina. - Plaquetas. BIOQUÍMICA DO SANGUE: Interpretação dos exames. - Métodos de coleta. Técnica empregada. PROVAS SOROLÓGICAS: Machado Guerreiro. Reação de fixação de complemento, qualitativo para Doença de Chagas. Reação de Sabin-feldman. - Reação de Widal. - Reações de Aglutinação para Laptospirose. - Soro Aglutinação para Brucelose. EXAMES LABORATORIAIS NAS PRINCIPAIS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. GRUPOS SANGUÍNEOS: Determinação de aglutinogênios nas Hemácias. - Determinação de grupos sangüíneos. - Determinação do Fator RH. - Herança do Fator RH. - Prova cruzada. - Sistema ABO. URINA: - Exame Bacteriológico. - Exame microscópico. - Exame químico. - Qualitativo e quantitativo. - Identificação de cálculos. - Verificação dos caracteres gerais. FEZES: Doenças ocasionadas por verminoses. - Exame Macroscópico. - Exame Microscópico. - Métodos diagnósticos para parasitas e protozoários. ESCARRO: Coleta. - Exame Bacteriológico. - Exame Macroscópico. - Exame Microscópico. VITAMINAS: Absorção, distribuição e eliminação. - Doenças relacionadas as vitaminas. - Fontes de vitaminas. - Funções no organismo. - Necessidades pelo organismo. - Química. QUÍMICA: - A matéria e suas transformações. - Ácidos, bases e sais. - Álcool, cetona e éter. - Equações e fórmulas químicas. - Funções. - Soluções. FÍSICA: Caloriemetria. - Hidrostática. - Mecânica. - Termologia. Farmacologia: Conhecimentos relativos às drogas: fisiopatologia, classificação, perfil farmacocinético, efeitos, indicações, contra-indicações, mecanismo de ação, toxicidade. - Manipulação Farmacêutica: Aspectos técnicos e práticos para a produção de fórmulas em geral como: soluções orais, cápsulas, pomadas etc. Qualidade da água a ser empregada nas formulações. Manipulação de germicidas. Análises físico - químicas e microbiológicas empregadas para testar as formulações. - Aquisição de Produtos Farmacêuticos: Normas de Qualidade; Noções de Licitações; Armazenamento de produtos farmacêuticos; Controle e planejamento de estoques. Curva ABC/XYZ; Sistemas de distribuição e dispensação de medicamentos. - Legislação em farmácia: Leis que regem o exercício da profissão. Conhecimentos básicas de informática: Sistema Operacional Windows, editor de texto Microsoft Word, Excel, Correio eletrônico e internet.

FISIOTERAPEUTA

Conhecimentos Específicos: Conceito e classificação de fisiatria; Avaliação do paciente. Semiologia fisiátrica; Testes musculares e goneometria; Equipe de reabilitação; Fisiologia do movimento; Fisiologia do exercício; cinesioterapia - Técnicas especiais de reeducação motora: Bobath, Kabat; cinesioterapia: ativa, passiva, manipulações; Eletroterapia de baixa freqüência: corrente galvânica, farádica, diadinâmica, iotoforese, estimulação elétrica; Ultra som; Termoterapia: condutiva, radiante, conversiva, crioterapia; Ultravioleta; Hidroterapia, hidrotermoterapia, hidroginática, balneoterapia, talassoterapia; Trações; Eletrodiagnóstico: exame elétrico clássico, cronoxia, reobase, curva intensidade - duração; Eletromiografia, velocidade de condução nervosa motora e sensitiva; Atividade de vida diária: postura do leito, transferências, treino para independência funcional; Terapia ocupacional: generalidades, princípios e regras; Reabilitação profissional; Marcha normal e patológica; Meios auxiliares de marcha; Hortenses, colarinhos cervicais, coletes ortopédicos; Próteses de MMI e MMSS; Prescrição em Fisiatria; Reabilitação dos amputados; Reabilitação dos traumas do esporte, não cirúrgicos e cirúrgicos; Reabilitação nas fraturas e grandes traumatizados; Reabilitação em ortopedia; Reabilitação em neurologia: Processos neurológicos motores periféricos, acidentes vasculares, cerebrais, miopatias, amiotrofias espinais, traumatismos crânio encefálicos, traumatismos raquimedulares, esclarerose múltipla e outros processos degenerativos mielomeningocele, Parkinson e outras afecções do sistema extra piramidal, paralisia cerebral; Reabilitação nos distúrbios da comunicação: audição, linguagem; Reabilitação nas artrites e artroses; Reabilitação nos reumatismos extra articulares; Reabilitação nas atrizes colagenosas; Reabilitação nas patologias não cirúrgicas da coluna vertebral; Redução de esfíncteres: bexiga neurogênica, incontinência anal; Escaras de decúbito: etiologia, prevenção e tratamento; Reabilitação em moléstias pulmonares, fisiologia e patologia, exercícios respiratórios, drenagem postural, reabilitação cardiopulmonar; Reabilitação cardíaca: princípios básicos; Reabilitação nas moléstias vasculares periféricas; Reabilitação do doente mental; Organização de um centro de reabilitação. Saúde da Mulher, saúde da Criança, saúde do Adulto, saúde do Idoso, Doenças sexualmente transmissíveis/AIDS, O trabalho do agente comunitário de saúde, o programa de saúde da família.

MÉDICO CLÍNICO GERAL E MÉDICO GENERALISTA - PSF

Conhecimentos Específicos: Doenças causadas por bactérias; Doenças causadas por vírus; Doenças causadas por fungos; Doenças causadas por helmintos e protozoários; Insuficiência cardíaca; Febre reumática; Cardiopatia vascular; Cardiopatia isquêmica; Cor pulmonale; Miocardiopatias e miocardites; Doença pericárdica; Hipertensão arterial; Asma; Doenças pulmonares ambientais; Pneumonia e abscesso pulmonar; Bronquiectasia; Bronquite crônica, enfisema e obstrução crônica das vias aéreas; Doenças das vias respiratórias superiores; Tromboembolismo pulmonar; Neoplasias do pulmão; Insuficiência renal aguda - Abdômen agudo - diagnóstico - diferenças; Insuficiência renal crônica - colpites e cervicites (ginecologia); Infecção de vias urinárias, pielonefrite; Nefrolitíase; Tumores do trato urinário; Doenças do esôfago; Doenças do estômago; Doenças do intestino delgado e grosso; Hepatite aguda; Hepatite crônica; Cirrose; Tumores do fígado; Doenças da vesícula biliar e canais biliares; Doenças do pâncreas; Anemias; Distúrbios hemorrágicos; Leucoses e linfomas; Distúrbios imunológicos; Artrite reumatóide; Artrite infecciosa; Esclerose sistêmica progressiva; Lupus eritematoso sistêmico; Diabetes mellitus; Doenças da tireóide; Disfunção e tumores de supra-renal; Epilepsias e distúrbios convulsivos; Doenças vasculares cerebrais; Infecções do sistema nervoso central; Doenças carenciais e tumores do sistema nervoso central; Terapêutica médica e interação medicamentosa; Agentes anti-infecciosos, quimioterápicos e antibióticos; Primeiros socorros em Ortopedia; Distúrbios hidroeletrólitos - reidratação; Obstetrícia. Ética - Saúde Pública - NOAS (Lei Orgânica da Saúde).

MÉDICO GINECOLOGISTA

Conhecimentos Específicos: Ginecologia. Amenorréias. Climatério. Consulta ginecológica. Doenças da mama. Doenças sexualmente transmissíveis e SIDA. Dor pélvica. Endocrinopatia ginecológica. Endometriose. Ginecologia infanto-juvenil. Infecções genitais. Neoplasias genitais. Planejamento familiar. Reprodução humana. Sangramento genital. Sexologia. Tensão pré-menstrual. Uroginecologia. Violência sexual.

MÉDICO ORTOPEDISTA

Conhecimentos Específicos: Fratura do membro superior. Fratura do membro inferior. Fratura da coluna vertebral e complicações. Fraturas e luxações: Expostas, Fechadas, Retardo de consolidação e pseudo-astrose. Pé torto congênito. Paralisia cerebral. Descolocamentos epifisários. Artrose. Osteocondrites. Necrose ósseas. Osteomielite. Artrite e Séptica. Amputações e desarticulações. Tuberculose osteoarticular. Tumores ósseos benignos. Tumores ósseos malignos. Luxação congênita do quadril. Poliomielite e seqüelas. Escoliose-cifose. Lesões de nervos periféricos. Lombalgia. Hérnia de disco intervertebral. Espondilolistose. Traumatismo do membro superior e inferior. Conhecimentos referentes à Norma Operacional da Assistência à Saúde. - Vigilância Epidemiológica. Ética - Saúde Público - NOAS (Lei Orgânica da Saúde).

MÉDICO PEDIATRA

Conhecimentos Específicos: Epidemiologia em saúde da criança; Diagnóstico de saúde da população infantil de uma comunidade; Organização do sistema de saúde/modelo de assistência à saúde-população; Assistência farmacêutica; Planejamento e execução de programas de atenção à saúde da criança (CD, IRA, Diarréia/TRO, Imunização, Aleitamento materno); Relação médico-família-criança; Problemas comuns do ambulatório de cuidados primários em pediatria: alimentação da criança; crescimento e desenvolvimento neuro-psico­motor; dificuldades escolares, distúrbios da nutrição e metabolismo; saúde bucal; aspectos da gestação, parto e cuidados com o recém-nascido; patologias do aparelho digestivo; doenças infecto-contagiosas e parasitárias em pediatria; doenças respiratórias agudas e crônicas; patologias do trato urinário; anemias; patologias cardíacas; afecções cirúrgicas comuns da infância; problemas dermatológicos na infância; problemas ortopédicos mais comuns na infância. Medicina do adolescente. Urgências em pediatria. Conhecimentos de Clínica Médica. Ética profissional, Saúde Pública, NOAS (Lei Orgânica da Saúde).

MÉDICO PSIQUIATRA

Conhecimentos Específicos: Síndromes e Transtornos Mentais Orgânicos; Demências na senilidade e pré-senilidade; Transtornos Mentais Orgânicos induzidos por substâncias psicoativas; Esquizofrenia; Transtorno delirante paranóico; Transtornos Psicóticos S.O.E.; Transtornos afetivos; Transtornos de Ansiedade; Transtornos Somatomorfos; Transtornos Dissociativos; Transtornos Sexuais; Transtornos do Sono; Transtornos Factícios; Transtornos de Personalidade; Transtornos da Alimentação; Psiquiatria Infantil; Psiquiatria Comunitária; Psiquiatria Forense; Emergências psiquiátricas; Epidemiologia dos Transtornos Mentais; Testes Laboratoriais e outros Testes; Psicofarmacoterapia e Terapias convulsivantes; Psicoterapias. Ética - Saúde Público - NOAS (Lei Orgânica da Saúde).

NUTRICIONISTA

Conhecimentos Específicos: Necessidade e recomendações de nutrientes e energia; Digestão, absorção, transporte e excreção dos nutrientes; Avaliação dietética nutricional; Alimentação equilibrada na promoção da saúde; Dietoterapia em condições clínicas específicas; Alimentos funcionais; Distúrbios nutricionais (conceito, nomenclatura, classificação, fisiopatologia e tratamento); Nutrição Materno-infantil; Microbiologia dos alimentos; Conservação dos alimentos X Legislação brasileira; Administração de Serviços de Alimentação e Nutrição; Sistema APPCC; Ética profissional na saúde. Conhecimentos básicas de informática: Sistema Operacional Windows, editor de texto Microsoft Word, Excel, Correio eletrônico e internet.

ODONTÓLOGO E ODONTÓLOGO - PSF

Conhecimentos Específicos: - Acidentes Operatórios: - Lipotimia e reações alérgicas; 02 - Amálgama Dental: - Indicação, preparo cavitário e restaurações, classe I, II, III, V, manipulação e matrizes; 03 - Anestésicos locais e Soluções Anestésicas: - Anestesia local, indicações e contra indicações, complicações de anestesia: local e geral. Técnica de Anestesia intra-oral e analgesia regional: Maxila, mandíbula; 04 - Diagnóstico e Plano de Tratamento; 05 - Dentes Anteriores Fraturados; 06 - Esterilização Cirúrgica: - Esterilização instrumental e esterilização do material cirúrgico; 07 - Exodontia: - Indicações e contra-indicações, período pós-operatório e acidentes e complicações; 08 - Período Pré-Operatório: - Enfermidade hemorrágica, doenças endócrinas e metabólicas. Diabetes: Nipovitaminoses, prevenção contra as infecções e prevenção contra as hemorragias; 09 - Proteção do Complexo Dentina-Polpa: - Cárie dentária, preparo cavitário, materiais restauradores, agente protetor e indicações de agentes protetores; 10 - Restauração com Cimento de Silicato: - Indicações, proteção pulpar e manipulação e confecção da restauração; 11 - Restauração com Resina Composta: - Cavidades classe III, IV e V: Indicação preparo cavitário, Técnicas de Restauração, condicionamento ácido do esmalte, mecanismo de ação dos adesivos, forma de retenção e matrizes; 12 - Restaurações Estéticas: - Técnica de preparo de cavidades, forma de contorno, forma de resistência, forma de retenção, remoção da dentina cariada e acabamento das paredes de esmalte; 13 - Tratamentos conservadores da Polpa Dentária:- Pulpotomia, curetagem pulpar, tratamento expectante diagnóstico e indicações.

PSICÓLOGO

Conhecimentos Específicos: Histórico da Psicologia; Métodos da Psicologia; O Arco reflexo; A Inteligência; A Motivação e a Aprendizagem; O processo de aprendizagem segundo Piaget; A Personalidade; A sensação e a percepção; A Psicanálise; O Gestalt - Terapia; O Behaviorismo; Os testes psicológicos; Etiologia das Deficiências Mentais; Desordens da Personalidade; Deficiências Mentais; Orientação de Pais; Conhecimentos em Psicomotricidade; Psicoterapia de grupo; Desenvolvimento infantil; Psicoterapia Breve; Orientação Familiar. Conhecimentos básicos de informática: Sistema Operacional Windows, editor de texto Microsoft Word, Excel, Correio eletrônico e internet.

PORTUGUÊS, CONHECIMENTOS GERAIS DA EDUCAÇÃO E CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE NÍVEL SUPERIOR COM HABILITAÇÃO EM MAGISTÉRIO: COORDENADOR PEDAGÓGICO.

Língua Portuguesa: Compreensão de textos escritos de diferentes gêneros textuais; A função do "que" e do "se"; Prosa/poesia/poema; Paródia e paráfrase; Texto literário e não-literário; Relação entre sentido e contexto: polissemia/conotação e denotação; Tipologias textuais: narração, dissertação e descrição; Linguagem e comunicação: linguagem verbal e não-verbal/língua escrita e língua oral/variação lingüística; Funções da Linguagem; Figuras de Linguagem; Ortografia - dificuldades da língua (a fim, afim/ a par, ao par/acerca, a cerca/ ao invés, em vez, dentre outras); Emprego dos sinais de pontuação no texto; Acentuação gráfica; Emprego da crase; Significação dos elementos mórficos das palavras (sufixo, prefixo e radical); Aspectos morfossintáticos (função do: substantivo, adjetivo, pronome, verbo/período simples: termos associados ao nome e ao verbo); Sintaxe de colocação dos pronomes oblíquos átonos (ênclise, mesóclise e próclise); O processo de coordenação e subordinação (emprego dos conectivos); Sintaxe de concordância: nominal e verbal; Sintaxe de regência: nominal e verbal; Elementos da textualidade: coesão, coerência, clareza, precisão/armadilhas do texto (ambigüidade e redundância).

Conhecimentos Gerais da Educação: A Educação na Legislação Brasileira atual; Lei Federal n° 9.394 de 20/12/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal n° 8069 de 13/07/90); Processo de Ensino e Aprendizagem; Relações entre Educação, Escola e Sociedade Bibliografia Pedagogia da Esperança - Paulo Freire - 1a edição. RJ - Editora Paz e Terra 1992; Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire - Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro - 18a Edição 1998; Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciclos do Ensino Fundamental e Médio, para a disciplina; Novas Competências para Ensinar - Philippe, Perrenoud - Porto Alegre - Artmed 2000; Planejamento do Ensino numa Perspectiva Crítica da Educação. In: Repensando a Didática - Antonia Osima Lopes, 4a ed., Campinas, Papirus, 1990. Metodologia aplicadas à Educação. Formação e Profissionalização docente. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. Multiculturalismo. Tendências Pedagógicas no mundo contemporâneo.

Conhecimento Específico - Avaliação da aprendizagem, conceito da Educação, conceito de Metodologia, Concepções de Educação, Educação e Sociedade, Fundamento de currículos, Metodologia da ação, Noções de Construtivismo, Material didático, Perspectiva Metodológica, Proposta pedagógica. Fundamentação teórica. O papel da escola. Psicologia do desenvolvimento e da atividade. Sociedade brasileira e Educação. Os quatro pilares da educação; As dez competências para ensinar, planejamento, projeto político-pedagógico, currículo, avaliação; Parâmetros Curriculares Nacionais para Educação Fundamental. Lei de Diretrizes e Bases da Educação n. 9394/96. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n. 8.069 Reflexões sobre alfabetização; Concepções de linguagem e escrita; Pensamento e Linguagem - Teorias sobre o desenvolvimento da linguagem (Piaget, Vygotsky e Wallon). A formação e o desenvolvimento dos conceitos científicos na infância; A interação social e o desenvolvimento da moralidade; Origem da escrita e sua apropriação pela criança; As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; A metodologia nas áreas do conhecimento; A importância do jogo na educação; A língua escrita numa perspectiva interacionista; A leitura infantil e produção de textos; A criança enquanto ser em transformação; Planejamento, proposta pedagógica e projetos didáticos; Proposta Pedagógica; Reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da Liberdade; Ação educativa e violência - O diálogo como minimizador da violência - As diferentes manifestações da violência no dia-a-dia da escola. Sistema Operacional Windows, editor de texto Microsoft Word, Excel, Correio eletrônico e internet.

Bibliografia: Como bibliografia serão admitidas obras didáticas e paradidáticas, gramáticas, dicionários, atlas geográficos, periódicos e serão usadas informações veiculadas pelos meios de comunicação, ou seja, o candidato fica livre para consultar qualquer bibliografia referente ao programa.

PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, CONHECIMENTOS GERAIS E CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE NÍVEL SUPERIOR COM HABILITAÇÃO EM MAGISTÉRIO: PROFESSOR NÍVEL I.

Língua Portuguesa: Compreensão de textos escritos de natureza literária, técnica e científica - A função do "que" e do "se"; Significação das palavras no contexto lingüístico: polissemia/denotação e conotação - Linguagem e comunicação: linguagem verbal e não-verbal/língua escrita e língua oral/variação lingüística - Funções da Linguagem - Figuras de Linguagem - Ortografia - Divisão silábica (no texto) - Emprego dos sinais de pontuação no texto - Acentuação gráfica - Emprego da crase - Significação dos elementos mórficos das palavras (sufixo, prefixo e radical) - Aspectos morfossintáticos (função do: substantivo, adjetivo, pronome, verbo/período simples: termos associados ao nome e ao verbo) - Sintaxe de colocação dos pronomes oblíquos átonos (ênclise, mesóclise e próclise) - O processo de coordenação e subordinação (emprego dos conectivos) - Sintaxe de concordância: nominal e verbal - Sintaxe de regência: nominal e verbal.

Matemática: Conjunto dos números naturais: quatro operações fundamentais - resolução de problemas sobre as quatro operações; Sistema de numeração decimal: números até bilhão; Noções de: dúzia, arroba, metade, dobro, triplo, um quarto ou quarta parte, um terço ou terça parte; Medidas de: comprimento, superfície, massa, capacidade e tempo - transformações - problemas; Número decimal: operações. Sistema Monetário Nacional - Real; Perímetro e área de quadrado e retângulo; Operações com frações; Operações com números decimais; leitura e interpretação de gráficos e tabelas.

Conhecimentos Gerais: Cultura Geral, História e Geografia do Brasil, Atualidades Nacionais e Internacionais e Curiosidades.

Conhecimentos Específicos: Reflexões sobre alfabetização; Concepções de linguagem e escrita; Pensamento e Linguagem - Teorias sobre o desenvolvimento da linguagem (Piaget, Vygotsky e Wallon). A formação e o desenvolvimento dos conceitos científicos na infância; A interação social e o desenvolvimento da moralidade; Origem da escrita e sua apropriação pela criança; As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; A metodologia nas áreas do conhecimento; A importância do jogo na educação; A língua escrita numa perspectiva interacionista; A leitura infantil e produção de textos; A criança enquanto ser em transformação; Planejamento, proposta pedagógica e projetos didáticos; Proposta Pedagógica; Reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da Liberdade; Ação educativa e violência - O diálogo como minimizador da violência - As diferentes manifestações da violência no dia-a-dia da escola; Avaliação da aprendizagem; Estatuto da criança e do adolescente; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96); Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental; Temas transversais em Educação; A construção do conhecimento na escola; Teorias Cognitivas da Aprendizagem; Diodática; Multiculturalismo; Formação docente.

Bibliografia: Como bibliografia serão admitidas obras didáticas e paradidáticas, gramáticas, dicionários, atlas geográficos, periódicos e serão usadas informações veiculadas pelos meios de comunicação, ou seja, o candidato fica livre para consultar qualquer bibliografia referente ao programa.

PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E CONHECIMENTOS GERAIS COMUNS A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO: AGENTE ADMINISTRATIVO, ASSISTENTE ADMINISTRATIVO, AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO - PSF, AUXILIAR DE LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICOS, AGENTE DE TRIBUTOS, TÉCNICO DE ENFERMAGEM, TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL - PSF, E TÉCNICO EM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS.

Língua Portuguesa: Compreensão de textos escritos de natureza literária, técnica e científica - Tipologias textuais: narração, dissertação e descrição - Significação das palavras no contexto lingüístico: polissemia/denotação e conotação - Linguagem e comunicação: linguagem verbal e não-verbal/língua escrita e língua oral/variação lingüística - Funções da Linguagem - Figuras de Linguagem - Ortografia - Divisão silábica (no texto) - Emprego dos sinais de pontuação no texto - Acentuação gráfica - Emprego da crase - Significação dos elementos mórficos das palavras (sufixo, prefixo e radical) - Aspectos morfossintáticos (função do: substantivo, adjetivo, pronome, verbo/período simples: termos associados ao nome e ao verbo) - Sintaxe de colocação dos pronomes oblíquos átonos (ênclise, mesóclise e próclise) - O processo de coordenação e subordinação (emprego dos conectivos) - Sintaxe de concordância: nominal e verbal - Sintaxe de regência: nominal e verbal.

Matemática: Radicais: operações - simplificação, propriedade - racionalização de denominadores; Equação de 2° grau: resolução das equações completas, incompletas, problemas do 2° grau; Equação de 1° grau: resolução - problemas de 1° grau; Equações fracionárias; Relação e Função: domínio, contra-domínio e imagem; Função do 1° grau - função constante; Razão e Proporção; Grandezas proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Matemática financeira: juros simples e composto, montante e desconto; Conjunto de números reais; Fatoração de expressão algébrica; Expressão algébrica - operações; Expressões fracionárias - operações - simplificação; PA e PG; Sistemas lineares; Números complexos; Função exponencial: equação e ineqüação exponencial; Função logarítmica; Análise combinatória; Probabilidade; Função do 2° grau; Trigonometria: seno, co-seno, tangente, co-tangente, relação fundamental; Geometria analítica; Geometria espacial; Geometria plana; Operação com números inteiros e fracionários; MDC e MMC; Raiz quadrada; Sistema monetário nacional (Real); Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo e volume.

Conhecimentos Gerais: Cultura Geral, História e Geografia do Brasil, Atualidades Nacionais e Internacionais e Curiosidades.

Bibliografia: Como bibliografia serão admitidas obras didáticas e paradidáticas, gramáticas, dicionários, Atlas geográficos, periódicos e serão usadas informações veiculadas pelos meios de comunicação, ou seja, o candidato fica livre para consultar qualquer bibliografia referente ao programa.

AGENTE TRIBUTÁRIO

Conhecimentos Específicos: Contabilidade Pública, Tributos, Código Tributário do Município Nova Canaã, Código Tributário Nacional; Constituição Federal - Artigos 145 a 158. Conhecimentos básicas de informática: Sistema Operacional Windows, editor de texto Microsoft Word, Excel, Correio eletrônico e internet.

AGENTE ADMINISTRATIVO E ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Conhecimentos Específicos: Windows XP: componentes da área de trabalho, componentes das janelas, configuração do painel de controle, área de transferência, executando uma aplicação, gerenciamento de arquivos no Windows Explorer, gerenciamento de pastas no Windows Explorer, gerenciamento de lixeira, formatação e cópias de discos, calculadora, bloco de notas, Paint, utilização de ajuda, sistema de menus, atalhos e ícones. Word: Atalho e barra de ferramentas, modos de seleção de texto, formatação de fonte, formatação de parágrafo, inserção de símbolos, figuras, WortArt, arquivos, bordas, marcadores e numeração, tabulação, quebras, textos em colunas, tabelas, modos de visualização, cabeçalho e rodapé, numeração de páginas, mala direta, verificação ortográfica, localização e substituição de texto, impressão, modelos. Excel - PowerPoint, programas de proteção do PC, Internet, utilização de e-mails.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Conhecimentos Específicos: 1. Técnicas Básicas de Enfermagem: sinais vitais, higienização, administração de medicamentos via oral e parenteral, cuidados especiais, coleta de material para exame 2. Ética Profissional: comportamento social e de trabalho, sigilo profissional 3. Introdução as Doenças Transmissíveis: terminologia básica, noções de epidemiologia, esterilização e desinfecção, doenças de notificação compulsória, isolamento, infecção hospitalar, vacinas 4. Socorros de Urgência: parada cardio-respiratória, hemorragias, ferimentos superficiais e profundos, desmaio, estado de choque, convulsões, afogamento, sufocamento, choque elétrico, envenenamento, mordidas de cobras, fraturas e luxações, corpos estranhos, politraumatismo, queimaduras 5. Pediatra: a criança: o crescimento e o desenvolvimento infantil, alimentação, doenças mais comuns, berçários e lactários 6. Centro Cirúrgico: terminologia cirúrgica, cirurgias mais comuns.

TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL - PSF

Conhecimentos Específicos: Prevenção: Flúor, Selante, Profilaxia. Anatomia Dental. Estrutura do dente. Esterilização, desinfecção e manutenção de equipamentos. Materiais Restauradores. Atividade dos produtos químicos utilizados em odontologia. Montagem de instrumental clínico. EPI (Equipamentos de Proteção Individual). Processo radiográfico (tomada e revelação). Conhecimentos básicas de informática: Sistema Operacional Windows, editor de texto Microsoft Word, Excel, Correio eletrônico e internet.

TÉCNICO EM LABORATÓRIO DE ANALISES CLÍNICAS

Conhecimentos Específicos: Conhecimento básico da biologia e de métodos de coleta de parasitos humanos e de seus vetores; reconhecimento de formas evolutivas de parasitos humanos e vetores. 2. Métodos de diagnóstico de doenças infecciosas e parasitárias: exame direto, sorológico e molecular. 3. Patologia clínica: hematologia geral, citologia, urinálise e bioquímica; espectrofotometria e cromatografia. 4. Cultura de células eucarióticas e procarióticas, microscopia, histologia e baciloscopia. 5. Preparo de soluções, meios de cultura e corantes, vidraria e equipamentos de laboratório.

PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E CONHECIMENTOS GERAIS COMUNS A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO: Auxiliar de Enfermagem - PSF, Carpinteiro, Eletricista e Encanador.

Língua Portuguesa: Interpretação de textos de diferentes tipologias textuais - Significação das palavras no contexto - Linguagem e comunicação: Linguagem verbal e não verbal/ Língua oral e língua escrita/Variação lingüística - Ortografia - Divisão silábica - Emprego dos sinais de pontuação no texto - Acentuação gráfica - Concordâncias: nominal e verbal - Emprego de conectivos (pronome, conjunção e preposição).

Matemática: Conjunto dos números naturais: quatro operações fundamentais - resolução de problemas sobre as quatro operações; Sistema de numeração decimal: números até bilhão; Noções de: dúzia, arroba, metade, dobro, triplo, um quarto ou quarta parte, um terço ou terça parte; Medidas de: comprimento, superfície, massa, capacidade e tempo - transformações - problemas; Número decimal: operações. Sistema Monetário Nacional - Real; Perímetro e área de quadrado e retângulo; Operações com frações; Operações com números decimais; leitura e interpretação de gráficos e tabelas.

Conhecimentos Gerais: Cultura Geral, História e Geografia do Brasil, Atualidades Nacionais e Internacionais e Curiosidades.

Bibliografia: Como bibliografia serão admitidas obras didáticas e paradidáticas, gramáticas, dicionários, Atlas geográficos, periódicos e serão usadas informações veiculadas pelos meios de comunicação, ou seja, o candidato fica livre para consultar qualquer bibliografia referente ao programa.

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

Conhecimentos Específicos: Ética profissional: Código de Ética e Legislação profissional do COFEN e COREN e relações humanas. Noções básicas de anatomia e fisiologia humanas. Técnicas básicas de enfermagem: sinais vitais, higiene, conforto, preparo e desinfecção do leito, transporte, enteroclismas, tratamento de feridas e curativos, oxigenoterapia e nebulização, hidratação, coleta de material para exames laboratoriais, ataduras, aplicações quentes e frias, cuidados com a pele, sondagens e drenos, procedimentos pós-morte, prontuário e anotação de enfermagem. Fármacos: conceitos e tipos, efeitos gerais e colaterais, cálculo de soluções: vias de administração de medicamentos. Enfermagem em ambulatório de urgência e emergência. Central de material esterilizado: objetivos, métodos e procedimentos específicos de preparo, desinfecção e esterilização de materiais. Enfermagem obstétrica e ginecológica. Enfermagem neonatal e pediátrica. Enfermagem em saúde pública: Programas de atenção à saúde da mulher, criança, adolescente, prevenção, controle e tratamento de doenças crônico- degenerativas, infecto-contagiosas, doenças sexualmente transmissíveis e vacinação segundo o Ministério da Saúde. Conhecimentos básicas de informática: Sistema Operacional Windows, editor de texto Microsoft Word, Excel, Correio eletrônico e internet.

PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E CONHECIMENTOS GERAIS COMUNS A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO: Ajudante de Serviços Públicos Pesados, Agente Coletor de Lixo, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Calceteiro, Carpinteiro, Gari, Guarda Municipal, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas, Pedreiro e Porteiro.

Língua Portuguesa: Interpretação de textos de diferentes tipologias textuais - Significação das palavras no contexto - Linguagem e comunicação: Linguagem verbal e não verbal/ Língua oral e língua escrita/Variação lingüística - Ortografia - Divisão silábica - Emprego dos sinais de pontuação no texto - Acentuação gráfica - Concordâncias: nominal e verbal - Emprego de conectivos (pronome, conjunção e preposição).

Matemática: Conjunto dos números naturais: quatro operações fundamentais - resolução de problemas sobre as quatro operações; Sistema de numeração decimal: números até bilhão; Noções de: dúzia, arroba, metade, dobro, triplo, um quarto ou quarta parte, um terço ou terça parte; Medidas de: comprimento, superfície, massa, capacidade e tempo - transformações - problemas; Número decimal: operações. Sistema Monetário Nacional - Real; Perímetro e área de quadrado e retângulo; Operações com frações; Operações com números decimais; leitura e interpretação de gráficos e tabelas.

Conhecimentos Gerais: Cultura Geral, História e Geografia do Brasil, Atualidades Nacionais e Internacionais e Curiosidades.

Bibliografia: Como bibliografia serão admitidas obras didáticas e paradidáticas, gramáticas, dicionários, Atlas geográficos, periódicos e serão usadas informações veiculadas pelos meios de comunicação, ou seja, o candidato fica livre para consultar qualquer bibliografia referente ao programa.

MOTORISTA E OPERADOR DE MÁQUINAS

Conhecimentos Específicos - LEGISLAÇÃO E REGRAS DE CIRCULAÇÃO: Legislação e Sinalização de Trânsito; Normas gerais de circulação e conduta; Sinalização de Trânsito; Direção defensiva; Primeiros Socorros; Proteção ao Meio Ambiente; Cidadania; Noções de mecânica básica de autos; Código de Trânsito Brasileiro e seus Anexos. PRÁTICA DE OPERAÇÃO VEICULAR: Condução de veículos da espécie em via pública; Manobras; Conhecimentos sobre os instrumentos do painel de comando; Manutenção do veículo; Direção e operação veicular.

ANEXO III, a que se refere o item 12.3 deste Edital

REQUERIMENTO PARA VERIFICAÇÃO DE QUESTÃO

Eu, ______________________________________, brasileiro(a), residente á __________________________________________________ , portador de identidade n° _____________________ , inscrito no Concurso Público da Prefeitura Municipal de NOVA CANAÃ - BA, sob o n°_______ , venho requerer a revisão da(s) questão(ões) abaixo destacados pelo(s) motivo(s) abaixo relacionados.

______Erro(s) no enunciado da questãocitar as questões e o(s) erro(s) encontrado(s). Justificado
  

 

______Texto total ou parcialmente ilegívelnº das questões

 

______Duplicidade de respostacitar as questões e as respostas. Justificado

 

______Resposta não existente entre as opçõesnº das questões: Justificar
 Qual é a resposta correta:

 

______Resposta não existentenº das questões: Justificar

 

______Assunto não consta no conteúdo programáticonº das questões: Justificar

Certo de ser atendido, aguardo deferimento.

Assinatura ________________________________________

_____________________, ____ de ____________ de 2007.