Prefeitura de Morro Agudo - SP

Notícia:   Prefeitura de Morro Agudo - SP abre seleção para Docentes e Instrutor

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO AGUDO

ESTADO DE SÃO PAULO

PROCESSO SELETIVO Nº 003/2013

O Prefeito Municipal de Morro Agudo, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais nos termos inciso II do artigo 37 da Constituição Federal, sob a organização da empresa Aplicativa Serviço de Apoio e Gestão Administrativa, com a supervisão da Comissão Fiscalizadora nomeada pela Portaria nº 7.649, de 03 de junho de 2013, torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo de provas e títulos para provimento de funções públicas para seu quadro de pessoal, que será provido pelo regime celetista.

As provas serão realizadas no dia 14 de julho de 2013, em horário e local a ser definido em Edital de Convocação para provas, que será publicado no dia 08 de julho de 2013 em jornal oficial com circulação no município e divulgado nos sites www.morrroagudo.sp.gov.br e www.aplicativaassessoria.net.

O presente processo seletivo será regido pelas instruções especiais a seguir descritas, bem como pelas disposições constantes nas Leis Municipais nº 2.230 e 2.427 e na Lei Complementar nº 002.

INSTRUÇÕES ESPECIAIS

1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

1.1 - O presente processo seletivo destinar-se-á a formação de cadastro de reserva para o provimento eventual de funções públicas, conforme previsto na legislação vigente.

1.2 - O valor da taxa de inscrição será de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para cada função pública.

1.3 - Das funções públicas, requisitos, carga horária, vencimentos e formas de avaliação:

Função PúblicaEscolaridade/RequisitosVencimentos (Ref. Base / R$)Jornada de TrabalhoAvaliação
Instrutor ProfissionalizanteCertificado ou Diploma em nível de Ensino Médio + Técnico Profissionalizante em informática; ou Curso Superior em Informática Empresarial e Comercial ou Bacharel em Ciências da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas da Informação, Engenharia da Computação ou Bacharel em Informática.91 h/a (R$ 9,21 h/a) 30 horas semanaisCB/CE/CG/TI
PEB II - Administração de EmpresasCurso Superior Com Licenciatura Plena na Área.105 h/a (R$ 16,18 h/a)20 horas semanaisCB/CE/CG/TI
PEB II - ArtesCurso Superior Com Licenciatura Plena na Área. 105 h/a (R$ 16,18 h/a)20 horas semanaisCB/CE/CG/TI
PEB II - BiologiaCurso Superior Com Licenciatura Plena na Área. 105 h/a (R$ 16,18 h/a)20 horas semanaisCB/CE/CG/TI
PEB II - ContabilidadeCurso Superior Com Licenciatura Plena na Área.105 h/a (R$ 16,18 h/a)20 horas semanais CB/CE/CG/TI
PEB II - DireitoCurso Superior Com Licenciatura Plena na Área. 105 h/a (R$ 16,18 h/a)20 horas semanaisCB/CE/CG/TI
PEB II - Educação FísicaCurso Superior Com Licenciatura Plena na Área. Registro no CREF.105 h/a (R$ 16,18 h/a)20 horas semanaisCB/CE/CG/TI
PEB II - FísicaCurso Superior Com Licenciatura Plena na Área. 105 h/a (R$ 16,18 h/a)20 horas semanaisCB/CE/CG/TI
PEB II - FilosofiaCurso Superior Com Licenciatura Plena na Área.105 h/a (R$ 16,18 h/a)20 horas semanais CB/CE/CG/TI
PEB II - GeografiaCurso Superior Com Licenciatura Plena na Área.105 h/a (R$ 16,18 h/a)20 horas semanais CB/CE/CG/TI
PEB II - MarketingCurso Superior Com Licenciatura Plena na Área.105 h/a (R$ 16,18 h/a)20 horas semanais CB/CE/CG/TI
PEB II - PsicologiaCurso Superior Com Licenciatura Plena na Área.105 h/a (R$ 16,18 h/a)20 horas semanais CB/CE/CG/TI
PEB II - QuímicaCurso Superior Com Licenciatura Plena na Área. 105 h/a (R$ 16,18 h/a)20 horas semanaisCB/CE/CG/TI
PEB II - SociologiaCurso Superior Com Licenciatura Plena na Área.105 h/a (R$ 16,18 h/a)20 horas semanais CB/CE/CG/TI
Professor de InformáticaCurso Superior Com Licenciatura Plena na Área.105 h/a (R$ 16,18 h/a)20 horas semanais CB/CE/CG/TI

CB = Conhecimentos Básicos/ CG = Conhecimentos Gerais / CE = Conhecimentos Específicos /Ti = Títulos

1.4 - As atribuições que caracterizam cada função pública são as estabelecidas no Anexo I do presente edital.

1.5 - Os candidatos habilitados serão contratados segundo necessidade de pessoal, disponibilidade orçamentária da Prefeitura Municipal de Morro Agudo e limites legais para tais despesas, obedecendo a ordem de classificação final e os dispositivos legais pertinentes.

1.6 - Os remanescentes formarão listagem para serem aproveitados dentro do prazo de validade do Processo Seletivo, à medida que forem vagando ou sendo criadas novas vagas.

1.7 - O Processo Seletivo terá as provas em caráter classificatório e eliminatório de acordo com o item 4 deste edital.

1.8 - O Processo Seletivo será realizado na cidade de Morro Agudo/SP.

1.9 - A remuneração das funções públicas disponibilizadas neste processo seletivo referem-se ao padrão de referência base praticadas no mês de junho de 2013.

2 - DAS INSCRIÇÕES:

2.1 - A inscrição implica no conhecimento e aceitação expressa de todo o disposto neste edital.

2.1.1 - As inscrições serão recebidas, impreterivelmente, no período de 17 de junho a 28 de junho de 2013, somente pela internet nos endereços eletrônicos www.aplicativaassessoria.net e www.morroagudo.sp.gov.br.

2.1.2 - Para o pagamento da taxa de inscrição realizada pela internet, deverá ser utilizado o boleto bancário impresso.

2.1.3 - A inscrição poderá ser acompanhada e confirmada pelo candidato no site www.aplicativaassessoria.net.

2.1.4 - A Comissão do Processo Seletivo não se responsabiliza por solicitação de inscrição pela internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados ou a impressão do boleto.

2.1.5 - O candidato que preencher incorretamente sua inscrição ou que fizer qualquer declaração falsa, inexata ou, ainda, que não possa satisfazer todas as condições estabelecidas no edital, terá sua inscrição cancelada tendo em consequência anulados os atos decorrentes dela, mesmo que aprovado nas provas e exames ou ainda que o fato seja constatado posteriormente.

2.1.6 - Não haverá devolução da taxa de inscrição, em hipótese alguma.

2.2 - O candidato ao se inscrever estará declarando sob as penas da lei que, após a habilitação no Processo Seletivo e no ato da posse da função pública, irá satisfazer as seguintes condições:

2.2.1 - Ser brasileiro nato ou naturalizado, na forma do artigo 12 da Constituição Federal;

2.2.2 - Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

2.2.3 - Estar quite com o Serviço Militar, se for o caso;

2.2.4 - Estar em gozo dos seus direitos civis e políticos;

2.2.5 - Estar quite com a Justiça Eleitoral;

2.2.6 - Não registrar antecedentes criminais, comprovado mediante Atestado de Antecedentes;

2.2.7 - No caso de servidor público, não ter sofrido, no exercício da função pública a imposição de sanções de natureza civil, penal ou administrativa, apresentando as certidões correspondentes;

2.2.8 - Não exercer qualquer cargo, emprego ou função pública de acumulação proibida com a função pública na qual se inscreveu neste processo seletivo, conforme art. 37, incisos XVI e XVII da Constituição Federal;

2.2.9 - Preencher as exigências da função pública segundo o que determina a legislação aplicável e a tabela do item 1.3 deste Edital.

2.2.10 - Conhecer, entender, aceitar e submeter-se às condições estabelecidas neste edital, das quais não poderá alegar desconhecimento.

2.3 - A apresentação dos documentos comprobatórios das condições exigidas no item anterior será feita por ocasião da posse na função pública, obedecendo-se a ordem final de classificação deste Processo Seletivo.

2.3.1 - A não apresentação da referida documentação dentro do prazo estabelecido será fator de perda da vaga da função pública.

2.4 - A Comissão do Processo Seletivo divulgará juntamente com o edital de convocação para as provas os números das inscrições indeferidas.

2.5 - Verificando-se a qualquer tempo o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos exigidos será ela cancelada.

2.6 - O candidato responde administrativa, civil e criminalmente pelas informações prestadas na ficha de inscrição.

2.7 - É permitido ao candidato interessado inscrever-se em mais de uma função pública, devendo para este caso realizar uma inscrição e o respectivo recolhimento da taxa de inscrição para cada função pública.

3 - DO CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA:

3.1 - Às pessoas portadoras de deficiência que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal, é assegurado o direito de inscrição no presente Processo Seletivo desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições da função pública em provimento.

3.1.1 - Conforme estabelece a Lei Municipal nº 1.346/89, será reservado para os candidatos portadores de deficiência 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas no presente edital, por função pública.

3.1.2 - Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto Federal 3.298/99 e alterações.

3.1.3 - As pessoas portadoras de deficiência participarão do Processo Seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

3.1.4 - O candidato deverá declarar, quando da inscrição, ser é portador de deficiência, especificando-a na ficha de via internet e ratifica-la, devendo encaminhar no Endereço da empresa realizadora do certame, estabelecida na Rua Ytaipu nº 403, Praça da Árvore, São Paulo - CEP 04052-010, o formulário constante no anexo IV e Laudo Médico (com especificação do CID) atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar a previsão de adaptação da sua prova (solicitação de prova especial Braile ou Ampliada).

3.1.5 - Os candidatos que não atenderem os dispositivos mencionados no item 3.1.4. dentro do prazo do período das inscrições, serão considerados como não portadores de deficiência e não terão a prova especial preparada, seja qual for o motivo alegado, estando impossibilitados de realizar a prova em condições especiais.

3.1.6 - O candidato portador de deficiência que, no ato da inscrição, não declarar essa condição, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

3.1.7 - Não será contratado o candidato cuja deficiência não for configurada ou quando esta for considerada incompatível com a função a ser desempenhada.

3.2 - O chamamento de candidatos classificados como portadores de deficiência ocorrerá na proporção de 1/20 (5%), ou seja, ocorrerá o chamamento de um candidato portador de deficiência a cada bloco de 20 (vinte) convocações para cada função isoladamente.

3.3 - A convocação do candidato portador de deficiência dar-se-á quando cada bloco de chamamento acima definido atingir 50%, ou seja, considerando cada função isoladamente, a convocação de candidatos classificados como portadores de deficiência ocorrerá na 11ª, 31ª, 51ª, 71ª, etc. convocações, resguardando assim o direito à reserva de vagas definida na legislação vigente.

4 - DAS PROVAS E SEU JULGAMENTO:

4.1 - A avaliação será realizada com base em instrumentos que mensuram as habilidades e conhecimentos exigidos pela função pública, conforme indicação do item 1.3: Prova Escrita Objetiva de Conhecimentos Básicos (POCB), Prova Escrita de Conhecimentos Gerais, Prova Escrita de Conhecimentos Específicos (POCE) e de Prova de Títulos.

4.2 - O programa relativo à prova de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos é o estabelecido no Anexo II do presente Edital.

4.2.1 - A prova conterá 40 (quarenta) questões, sendo atribuído 2,5 (dois pontos e meio) para cada questão, considerando-se habilitados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.

4.2.2 - Os pontos relativos às questões eventualmente anuladas serão atribuídos a todos os candidatos presentes à prova.

5 - DA EXECUÇÃO DAS PROVAS:

5.1 - A convocação para a prova escrita será afixada no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Morro Agudo, publicada em jornal oficial de circulação no município de Morro Agudo, divulgada nos endereços eletrônicos da www.aplicativaassessoria.net e www.morroagudo.sp.gov.br no dia 08 de julho de 2013, contendo informações quanto à data, horários e local de realização das provas.

5.1.2 - A duração da prova será de 03 (três) horas, já incluído o tempo para preenchimento da folha de respostas.

5.1.3 - Os candidatos deverão comparecer ao local da prova pelo menos 30 (trinta) minutos antes da hora marcada munidos do protocolo de inscrição, documento oficial de identidade com foto e no original, caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto e borracha.

5.1.4 - São considerados documentos de identidade: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Polícia Militar; Cédula de Identidade para Estrangeiros; Cédulas de Identidade fornecidas por Órgãos ou Conselhos de Classe que, por Lei Federal, valem como documento de identidade como, por exemplo, as Carteiras do CREA, OAB, CRC, CRM etc.; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia na forma da Lei nº 9.503/97),

5.2 - Não será admitido na sala de Prova o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o fechamento do portão do prédio ou que não estiver de posse dos documentos hábeis previstos no item anterior.

5.3 - Durante a prova não será permitida comunicação entre os candidatos ou pessoa estranha ao processo seletivo, bem como consulta de nenhuma espécie a livros, revistas ou folhetos, nem uso de máquina calculadora, celulares ou qualquer outro aparelho eletrônico.

5.4 - Os candidatos deverão manter seus celulares desligados enquanto permanecerem no recinto onde estarão sendo realizadas as provas.

5.5 - Será vedado ao candidato se ausentar do recinto desacompanhado do fiscal.

5.6 - As instruções dadas pelos fiscais, assim como as contidas na prova, deverão ser respeitadas pelos candidatos.

5.7 - A folha de respostas será identificada em campo específico pelo próprio candidato com sua assinatura.

5.8 - As respostas deverão ser assinaladas pelos candidatos com caneta esferográfica azul ou preta.

5.9 - Não serão computadas questões não assinaladas, questões que contenham mais de uma resposta (mesmo que uma delas esteja correta), emendas ou rasuras, ainda que legível.

5.10 - Não haverá em hipótese alguma substituição das folhas de respostas.

5.11 - O candidato ao terminar a prova entregará ao fiscal juntamente com a folha de respostas, seu caderno de questões.

5.11.1 - Os cadernos de questões não serão fornecidos aos candidatos no dia da realização da prova.

5.11.2 - O caderno de questões será disponibilizado no endereço eletrônico da empresa realizadora do certame e no site do município de Morro Agudo, nos endereços eletrônicos www.aplicativaassessoria.net e www.morroagudo.sp.gov.br, a partir do dia 14 de julho de 2013, para sua integra publicidade.

5.11.3 - Será eliminado do processo seletivo o candidato que não devolver integralmente o material recebido.

5.12 - Não haverá em hipótese alguma segunda chamada, vista, revisão de provas, seja qual for o motivo alegado.

5.13 - As provas não serão aplicadas em outra data, local e/ou horário, senão aqueles previstos no edital de convocação.

5.14 - Em casos de comportamentos inadequados, desobediência a qualquer regulamento constante deste edital, persistência em comunicação entre os candidatos e consultas vedadas no item 5.3, o candidato será eliminado do processo seletivo.

6 - DOS TÍTULOS:

6.1 - Os candidatos às funções públicas de escolaridade de nível superior poderão apresentar na data e local de realização das provas até 01 (uma) hora após o encerramento das respectivas provas, em salas especialmente designadas, títulos que eventualmente possuam, conforme item 6.6 do presente edital.

6.2 - Não serão considerados os títulos apresentados, por qualquer forma, fora do dia e horário e local do acima determinado e estes deverão ser apresentados e entregues em envelope identificado com nome, área de atuação e número de inscrição do candidato, que após conferência será fechado, emitindo-se comprovante de recebimento.

6.3 - Os candidatos deverão apresentar os respectivos títulos acompanhados de relação (que deverá ser apresentada em duas vias de igual teor sem rasuras ou emendas), cujo modelo é o constante do Anexo V deste edital, identificada e assinada por extenso, em que será descrito cada título

6.4 - Entregue a relação dos títulos não serão aceitos pedidos de inclusão de documentos, sob qualquer hipótese ou alegação.

6.5 - O total de pontos alcançados será somado à nota obtida na prova escrita objetiva.

6.6 - Constituem títulos somente os indicados a seguir, desde que devidamente comprovados e relacionados à área para a qual o candidato está se candidatando:

TítulosValor UnitárioValor Máximo
A) Título de Doutor na área a que está concorrendo7,5 pontos 7,5 pontos
B) Título de Mestre na área a que está concorrendo5,0 pontos 5,0 pontos
C) Certificado de Conclusão de curso de Pós-Graduação lato sensu (mínimo de 360 horas) na área a que está concorrendo acompanhado do Histórico Escolar2,5 pontos5,0 pontos

6.7 - Os documentos deverão ser entregues em fotocópias autenticadas em cartório.

6.8 - Não serão aceitos protocolos dos documentos.

6.9 - O candidato deverá relacionar os títulos entregues e informar o seu nome por extenso, número do documento de identidade e número de inscrição no processo seletivo.

6.10 - A segunda via da relação dos títulos, com assinatura do funcionário responsável pelo recebimento dos documentos, será devolvida ao candidato após conferidos os documentos.

6.11 - Não serão recebidos os títulos apresentados fora do prazo, local e horário estabelecidos ou em desacordo com o disposto neste capítulo.

6.12 - O(s) diploma(s) e/ou certificados dos títulos mencionados deverá/deverão ser expedido(s) por instituição de ensino devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação.

6.13 - Somente serão aceitos documentos nos quais constem todos os dados necessários à sua perfeita avaliação.

6.14 - Somente serão pontuados os cursos reconhecidos estando vedada a pontuação de qualquer curso/documento que não preencher todas as condições previstas neste edital.

6.15 - Comprovada, em qualquer tempo, irregularidade ou ilegalidade na obtenção dos títulos constantes da tabela apresentada, o candidato terá anulada a respectiva pontuação e comprovada a culpa do mesmo, sendo excluído do presente processo seletivo.

6.16 - Os pontos dos títulos serão contados apenas para efeito de "classificação" e não de "aprovação".

7 - DA CLASSIFICAÇÃO FINAL:

7.1 - A lista de classificação final será em ordem decrescente de acordo com a nota final.

7.2 - Haverá 01 (uma) lista de classificação final para todos os candidatos aprovados, destacando-se na mesma os portadores de deficiência e uma lista contendo a classificação desses últimos.

7.3 - Em caso de igualdade de classificação na lista de classificação final terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

7.3.1 - Tenha obtido maior nota na parte de conhecimentos específicos da prova, se for o caso.

7.3.2 - Tenha a maior idade.

7.3.3 - Exerça função de jurado em Tribunal do Júri, conforme disposto no artigo 440 da lei 11.689/2008.

7.4 - Caso haja candidato idoso empatado será utilizado como primeiro critério de desempate o de maior idade, atendendo ao que dispõe o Estatuto do Idoso, Lei 10.741/03.

7.5 - A Comissão do Processo Seletivo responsável pela realização do processo seletivo dará publicidade ao edital, às convocações e resultados no quadro de avisos na sede da Prefeitura Municipal de Morro Agudo, em jornal de circulação no município de Morro Agudo, nos endereços eletrônicos www.morroagudo.sp.gov.br e www.aplicativaassessoria.net.

8 - DOS RECURSOS:

8.1 - Recursos quanto ao gabarito, notas e classificação final deverão ser feitos por escrito, dirigidos à Comissão do Processo Seletivo, devendo ser protocolizados junto ao Setor de Protocolo da Prefeitura Municipal de Morro Agudo, das 09h00min às 16h00min, estar devidamente fundamentados, constando o nome do candidato, a opção da função pública, o número de inscrição, telefone e as razões do recurso.

8.1.1 - O modelo de formulário para recursos é o constante do Anexo III deste edital.

8.1.2 - Somente serão apreciados os recursos interpostos dentro do prazo do fato que lhe deu origem e que possuírem argumentação lógica e consistente que permita sua adequada avaliação.

8.1.3 - O gabarito divulgado poderá ser alterado em função dos recursos interpostos e as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo.

8.1.4 - O prazo para interposição de recursos é de 02 (dois) dias úteis após a ocorrência do fato.

8.1.5 - Serão indeferidos os recursos interpostos fora dos prazos e condições estabelecidos.

8.1.6 - A Comissão de Processo Seletivo constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

9 - DA NOMEAÇÃO E POSSE NA FUNÇÃO PÚBLICA:

9.1 - A convocação dos candidatos aprovados para as funções públicas ora disponibilizadas obedecerá rigorosamente a lista de classificação final do processo seletivo em vigência, cujo chamamento dar-se-á a medida que ocorrer necessidade por parte da Administração Pública, conforme disciplinado na legislação vigente.

9.2 - Antes de tomar posse na função pública e adquirir a sua titularidade, o candidato contratado deverá submeter-se a prévia inspeção médica oficial, que será realizada por médico do trabalho da Prefeitura Municipal de Morro Agudo, ou por sua ordem, que avaliará sua aptidão física e mental para o exercício da função pública. Somente será empossado o nomeado que for julgado apto físico e mentalmente para o exercício da função pública.

9.3 - O candidato convocado que não apresentar toda documentação exigida, em conformidade aos documentos exigidos no item 2.2 deste edital, ou que não comparecer à convocação no prazo estipulado no instrumento de convocação, dará causa inquestionável à perda de sua vaga.

9.4 - A convocação do candidato será realizada por meio de editais de convocação que serão publicados na imprensa local, no site do município (www.morroagudo.sp.gov.br) e afixados em local de costume na portaria do prédio sede (situado na Praça Martinico Prado, 1.626 - Centro).

9.5 - O não comparecimento ou abandono formalizado implicará na declaração de desistência de sua contratação, passando-se a nomear o próximo candidato, obedecida a ordem final de classificação do processo seletivo.

9.6 - Além da documentação prevista nos itens 1.3 e 2 deste edital será facultado a Prefeitura Municipal de Morro Agudo exigir dos candidatos convocados outros documentos que eventualmente sejam necessários.

10 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

10.1 - A inscrição do candidato implicará na declaração expressa e irrevogável do conhecimento das presentes instruções e a aceitação das condições do processo seletivo, tais como se acham estabelecidas no edital e nas normas legais pertinentes, bem como em eventuais aditamentos e instruções específicas para a realização do certame, acerca das quais não poderá alegar desconhecimento.

10.2 - Caberá à Banca Examinadora a responsabilidade pela prova, pelo grau de dificuldade, abrangência e quantidade de questões dos assuntos, bem como pela extensão da mesma.

10.3 - A inexatidão das afirmativas ou irregularidades de documentação, ainda que verificada posteriormente, eliminará o candidato do presente processo seletivo, cancelando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

10.4 - A Comissão de Processo Seletivo não autoriza a comercialização de apostilas e não se responsabiliza pelo teor das mesmas.

10.5 - O prazo de validade deste processo seletivo será de 02 (dois) anos, contado a partir da data de publicação de sua homologação.

10.6 - Qualquer previsão editalícia constante neste instrumento poderá ser alterada, atualizada, sofrer acréscimos ou supressões, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito ou até a data de convocação dos candidatos para a correspondente prova, circunstância que será mencionada em edital ou aviso a ser publicado.

10.7 - O Processo Seletivo será homologado pelo Prefeito Municipal de Morro Agudo nos termos da legislação vigente.

10.8 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Processo Seletivo.

Prefeitura Municipal de Morro Agudo/SP, 06 de junho de 2013.

AMAURI JOSÉ BENEDETTI
Prefeito Municipal

ANEXO I - ATRIBUIÇÕES INSTRUTOR PROFISSIONALIZANTE, PEB II (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, BIOLOGIA, CONTABILIDADE, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, FÍSICA, FILOSOFIA, GEOGRAFIA, MARKETING, PSICOLOGIA, QUÍMICA, SOCIOLOGIA) e PROFESSOR DE INFORMÁTICA.

- Participar da elaboração da proposta pedagógica da escola;

- Elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola;

- Zelar pela aprendizagem dos alunos;

- Estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

- Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidas;

- Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;

- Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade;

- Incumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem.

ANEXO II - PROGRAMA

CONHECIMENTOS BÁSICOS (CB) - COMUM A TODAS AS FUNÇÕES PÚBLICAS

Português: Ortografia. Estrutura e Formação das Palavras. Classes Gramaticais: Substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição. Acentuação Gráfica. Significado das palavras. Análise Sintática: Termos da oração. Sujeito e Predicado, Classificação dos verbos. Termos relacionados a verbo ou a nome: Agente da Voz Passiva, Adjunto Adverbial, Adjunto Adnominal e Complemento nominal. Predicado da Oração, Período Composto, Pontuação, Concordância Nominal, Concordância Verbal. Regência nominal e verbal. Crase. Colocação Pronominal. Literatura Brasileira. O texto: tipologia textual, intertextualidade, coesão e coerência textuais, o texto e a prática de análise linguística. Leitura e interpretação de textos.

Sugestão Bibliográfica:

- CUNHA, CUNHA e Cintra. Nova Gramática do Português. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

- CURTO, L Luís Maruny; MORILLO, Maribel M. & TEIXIDÓ, Manuel M. Escrever e ler - Volume I e II. Porto Alegre: Artmed, 2000.

- FIORIN, J.L. e SAVIOLI, F.P. Lições de Textos. 3. ed. São Paulo: Ática, 1996.

- GERALDI, J. W. Linguagem e Ensino. Exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: ALB - Mercado de Letras, 1996.

- KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura. Campinas: Pontes, 1993.

- Leitura e Intertextualidade. São Paulo: Artes Médicas, 1999.

- KOCH, I. G.V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1989.

- KOCH, I. G.V. e Travaglia, Luís Carlos. Texto e Coerência. São Paulo: Cortez, 1989.

- MARCUCHI, Luís Antônio. Gêneros Textuais: Definição e funcionalidade. In: Dionisio, A.P. et al. Gêneros Textuais e - Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

- MOISES, Massaud. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Cultrix, 1995.

- ROCHA LIMA, Carlos Henrique. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. 26. ed. Rio de Janeiro: José Olimpio, 1985

- SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Matemática: Conjuntos Numéricos: Naturais, inteiros e racionais: propriedades, operações e problemas; Grandezas e medidas: proporcionalidade - Regra de três simples; Porcentagem e juro simples; Sistema Monetário Brasileiro; Sistema Decimal de Medidas: comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo (transformação de unidades e problemas); Espaço e forma: Figuras Geométricas Planas e espacias simples: problemas envolvendo perímetro, área e volume; Tratamento de informação: resolução de problemas; estatísticas, probabilidades; raciocínio combinatório.

Sugestão Bibliográfica:

- RODRIGUES, Arnaldo; LA SCALA, Junia, CENTURION, Marilia. Porta Aberta Matemática. 5 v. São Paulo: FTD, 2011.

- ROSA, Ernesto. Didática da matemática. 1ª ed. São Paulo : Ática, 2010.

- SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Inez; CANDIDO, Patricia. Cadernos do Mathema: jogos de Matemática de 1º a 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

- WALLE, John A. Van. Matemática no Ensino Fundamental - Formação de Professores e Aplicação em Sala de Aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.

CONHECIMENTOS GERAIS (CG) - COMUM A TODAS AS FUNÇÕES PÚBLICAS

Conhecimentos Gerais: Fatos e notícias, nacionais históricas do Município de Morro Agudo.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (CE) - COMUM A TODAS AS FUNÇÕES PÚBLICAS

Conhecimentos Pedagógico: Processo de Construção da Aprendizagem; O Papel do Professor; Currículo Escolar; Conhecimento e Cultura; Diversidade; Educação Inclusiva; Projetos de Trabalho; Interdisciplinaridade; Autoridade e autonomia; A prática educativa; A função social do Ensino; As relações interativas em sala de aula; Avaliação da Aprendizagem; Educação Inclusiva; Cidadania; Ética Pedagógica; Temas Transversais; Bullying.

Sugestão Bibliográfica:

- AQUINO, Júlio Groppa. Indisciplina: o contraponto das escolas democráticas. São Paulo: Moderna. 2003.

- CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva - com os pingos nos is. 6 . ed Porto Alegre: Editora Mediação. 2008.

- COLL, César e outros. O construtivismo na sala de aula. 6. ed São Paulo: Ática, 2006.

- CORTELLA, Mário Sérgio. A Escola e o Conhecimento. 1ª ed São Paulo: Cortez. 2008.

- GADOTTI, Moacir e ROMÃO, José Eustáquio. Autonomia da Escola: princípios e propostas. 6. ed São Paulo, Cortez, 2004.

- GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas - A Teoria na Prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.

- HERNANDEZ, Fernando. VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. Editora: Artmed.

- HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora - Uma prática em construção da pré-escola à universidade. 26. ed Porto Alegre: Editora Mediação. 2008.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (CE) - COMUM A TODAS AS FUNÇÕES PÚBLICAS

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 1ª ed São Paulo: Cortez. 2008.

- MELLO, Guiomar Namo de. Cidadania e Competitividade - desafios educacionais para o 3º milênio. 10. ed São Paulo: Cortez. 2005.

- MOREIRA, Dirceu. Transtorno do assédio moral-bullying: a violência silenciosa. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.

- PERRENOUD, Phillipe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

- PICONEZ, Stela C. Bertholo. Educação Escolar de Jovens e Adultos. Campinas: Papirus. 2003.

- RIOS, Terezinha Azeredo. Ética e Competência. Questões da nossa época Vol. 16. 1ª ed São Paulo: Cortez. 2008.

- ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre Editora Artmed, 1998.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA INSTRUTOR PROFISSIONALIZANTE

Conhecimentos Específicos da Disciplina: Microsoft Office 2003 Profissional : conceitos básicos; instalação; configuração; suporte e uso dos programas integrantes: MS Word 2003, MS Excel 2003, MS PowerPoint 2003, MS Access 2003 e Outlook 2003. Tecnologias Internet: conceitos básicos; navegadores; correio eletrônico; servidores de Internet, Extranet e e-mail. Sistemas Operacionais Windows Vista, XP, 2000 e 2003: conceitos básicos; configuração; instalação de software; conectividade; principais tipos de aplicativos e utilitários; administração; serviços, recursos e utilitários; clientes de rede. Hardware e Software: conceitos básicos; montagem, instalação e manutenção de computadores e periféricos (impressora, fax-modem, mouse, scanner, etc); instalação e configuração de software; suporte; teste de produtos. Procedimento para realização de cópia de segurança; conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso; vírus e antivírus. Acesso a bancos de dados. Bancos de Dados: conceitos básicos; projetos; modelos Sistema Linux

Sugestão Bibliográfica

Literatura atual que verse sobre os assuntos mencionados

CONHECIMENTO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA

PEB II - ADMINISTRADOR DE EMPRESAS

Conhecimentos Específicos da Disciplina: Administração: conceitos e importância - Primórdios da administração, A administração e o papel do administrador, Elementos do conceito de administração, Importância da administração. As Organizações - Principais objetivos organizacionais. Níveis da administração - Processo de administrar/processo administrativo. Função da administração - Habilidades administrativas, Competências do administrador. O Estado Atual Da Teoria Geral De Administração: Liderança gerencial/classificação, A Administração e seus desdobramentos, Gerenciamento, Liderança, O trabalho da administração, Recursos humanos nas habilidades e liderança administrativa. As teorias administrativas e a informação: Soluções emergentes, Desafios na era da informação (mudança e incerteza), A nova orientação em plena era da informação. Principais teorias administrativas e seus principais enfoques - Teorias da administração: A teoria clássica, A teoria das relações humanas, A teoria da burocracia, A teoria estruturalista, A teoria neoclássica, A teoria comportamental, A teoria de sistemas, A teoria da contingência, Processo de formação e disseminação das teorias da administração, As variáveis de interação e interdependência da TGA na administração das organizações e empresas.

Sugestão Bibliográfica:

- CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral de Administração. 3. ed. Rio de Janeiro: Edição Compacta, Editora Campus/Elsevier, 2004.

- FREITAS, Adriana Gomes de. Introdução as Teorias Administrativas. 1. ed. Campinas, SP: Alínea, 1999.

- MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Teoria Geral de Administração. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

- PEREIRA, Anna Maris. Introdução à Administração. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2004.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA

PEB II - ARTES

Conhecimentos Específicos da Disciplina: Elementos da Arte: Ponto, linha, plano, forma, cor, textura, volume, perspectiva. Equilíbrio, ritmo, simetria, proporção, espaço, volume. Linguagens de Expressão através da Arte: dança, teatro, música, literatura, artes visuais. História da Arte: Arte na pré-história e na antiguidade. A arte cristã primitiva e a arte gótica. O renascimento, o barroco, o rococó e o neoclassicismo. O romantismo, o realismo, impressionismo. A arte moderna e suas tendências. A semana de arte moderna e a arte contemporânea. Manifestações culturais brasileiras e de outros povos, Africanidades, Cultura Indígena, tipos de culturas, erudita, popular, de massa, espontânea.

Sugestão Bibliográfica:

- ARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em Uma Escola Reflexiva. São Paulo. Editora Cortez, 2003.

- ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica de arte. Lisboa: Estampa, 1988.

- BARBOSA, Ana Mae (org). Inquietações e mudanças no ensino de arte. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA

PEB II - ARTES

- BARBOSA, Ana Mae. A Imagem no Ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.

- BERTAZZO, Ivaldo. Cidadão Corpo: identidade e autonomia do movimento. São Paulo: Summus, 1998.

- FERRAZ, Maria Heloisa C. de T.; FUSARI, Maria Felisminda de R. e. Arte na Educação Escolar. São Paulo: Cortez, 1992.

- KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984.

- NAPOLITANDO, Marcos. Como usar o Cinema na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2003.

- SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1991.

- Africanidades e Cultura Indígena pesquisa http://portaldoprofessor.mec.gov.br.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA

PEB II - BIOLOGIA

Conhecimentos Específicos da Disciplina: Identidade dos seres vivos: aspectos físicos, químicos e estruturais da célula; as organelas; importância dos ácidos nucléicos. Funções celulares: síntese; transporte; eliminação de substâncias e processos de obtenção de energias (fermentação, fotossíntese e respiração celular); divisão e reprodução celular. Origem e evolução da vida: hipóteses sobre a origem da vida e características da terra primitiva; idéias evolucionistas (teoria de Lamarck e de Darwin); Neodarwinismo; fatores e mecanismo de evolução; origem do homem (análise da intervenção/ desenvolvimento sustentável). Diversidade da vida: característica e classificação dos seres vivos (principais características dos representantes de cada reino da natureza); critérios de classificação; regras de nomenclatura e categorias taxionômicas; biodiversidade no planeta e no Brasil; principais filos e divisões dos reinos da natureza; características anatômicas e fisiológicas do homem (fisiologia dos sistemas biológicos: digestório, respiratório, circulatório, excretor, nervoso, endócrino, imunológico, reprodutor, e locomotor). características anatômicas e fisiológicas dos animais; Doenças; Célula; Tecidos; Sistemas do Corpo humano; Transmissão da vida: fundamentos da hereditariedade (gene e código genético, cálculos com probabilidade); Leis de Mendel; genética humana (grupos sanguíneos, distúrbios metabológicos, compatibilidade e incompatibilidade de tecidos e órgãos, influência dos fatores ambientais); aplicações da engenharia genética (clonagem, transgênicos e projeto genoma). Interação entre os seres vivos: conceitos básicos em ecologia; relações tróficas (cadeias e teias alimentares, distribuição natural da matéria e da energia, concentração de pesticidas e de subprodutos radiativos); relações ecológicas limitadoras do crescimento populacional; ciclos biogeoquímicos; biomas da terra; ecossistemas do Brasil; ecossistemas mundiais; biogeografia; poluição e seus tipos, degradações do ambiente; desenvolvimento sustentável; Reciclagem; Coleta Seletiva.

Sugestão Bibliográfica:

- AMABIS, M. e MARTHO, G. R. Biologia. v.1, v.2, v.3. São Paulo: Moderna, 2002.

- BAKER & ALLEN. Estudos da biologia. v.1, v.2. São Paulo: Edgar Blucher, 1981.

- BARROS, H. L. C. A água que bebemos. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, vol 2, nº 7, p.79, 1996.

- GEWANDSZNAJDER, F. Sexo e reprodução. São Paulo: Ática, 2000.

- GIANSANTI, R. O desafio do desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora Atual, 1999.

- JÚNIOR, César da Silva & SASSON, Sezar. Biologia. Volume Único. São Paulo: Saraiva, 1998.

- LIMA, C. P. Genética: o estudo da herança e da variação biológica. São Paulo: Ática, 2000.

- LUTZENBERGER, Jose A. Gaia : o planeta vivo (por um caminho suave). Porto Alegre: L&pm, 1990.

- MAGOSSI, R. L.; BONACELLA, P. H. Poluição das águas. São Paulo: Moderna, 1990.

- MARTHO, G. Pequenos seres vivos: viagem ao mundo dos microrganismos. São Paulo: Ática, 2000.

- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Parâmetros curriculares Nacionais. Ciências Naturais e Biologia. Brasília: MEC/SEF.

- SASSON. Sezar. JÚNIOR, César da Silva. Biologia - Cezar e Sezar. Volume Único. Reformulada. 3. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2003.

- SCHMIDT-NIELSEN, Knut. Fisiologia animal: adaptação e meio ambiente. 5. ed São Paulo: Santos Livraria, 1996.

- SCHMIEGELOW, J.M.M. O Planeta Azul - Uma Introdução as ciências Marinhas. Rio de Janeiro: Interciência, 2004.

- UZUNIAN, A. e ERNESTO, B. Biologia. V.1, v.2, v.3. São Paulo: Harbra, 2002.

PEB II - CONTABILIDADE

CE - Conhecimentos Específicos da Disciplina: Conceito, Campo de Aplicação. Patrimônio: Conceito contábil e componentes patrimoniais: Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido. Equação Patrimonial e suas variações. Representação Gráfica dos Estados Patrimoniais. Escrituração: Partidas Dobradas, Contas, Débito Crédito e Saldo, Livros de Escrituração, Fórmulas de Lançamentos, Fatos Contábeis, Plano de Contas. Apuração Do Resultado Do Exercício: Procedimentos e contabilização. Operações Com Mercadorias: Descontos Financeiros, Incondicionais, Abatimentos, Devoluções. Tributos - CTN (Código Tributário Nacional) - Lei Federal nº 5.172/66 - ICMS, IPI, ISS e IR, Contabilização. Princípios contábeis fundamentais. Conceito, objetivo, Enumeração. Contabilização De Operações Normais Em Uma Empresa: Abertura de Firma, Operações Financeiras, Ativo Permanente, Depreciações, Duplicatas Descontadas, Financiamentos, Folhas de Pagamentos. Balanço Patrimonial: Conceito, segundo a Lei 6.404/76, e alterações posteriores. Demonstração Do Resultado Do Exercício: Conceito, elaboração em conformidade com a Lei 6.404/76, e alterações posteriores. Demonstração De Lucros Ou Prejuízos

PEB II - CONTABILIDADE

Acumulados: Conceito, elaboração em conformidade com a Lei 6.404/76. Demonstração Das Mutações Do Patrimônio Líquido: Conceito, elaboração em conformidade com a Lei 6.404/76. Lei Complementar nº 101/2000 - Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Lei Federal nº 4.320/64 - Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

Sugestão Bibliográfica:

- HOOG, Wilson Alberto Zappa, Manual de Contabilidade - Plano de Contas, Escrituração e as Demonstrações Financeiras. 1. ed. Paraná: Jurua, 2011.

- IUDÍCIBUS, Sérgio, MARTINS, Eliseu e GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações: aplicável às demais sociedades. São Paulo: Atlas.

- PADOVEZE, Clovis Luis. Manual de Contabilidade Básica. 8. ed. São Paulo: Atlas,2012.

- RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Geral Fácil. 8. ed. São Paulo: Saraiva,2012.

- SÁ, Antônio Lopes de. Princípios Fundamentais da Contabilidade. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

- SILVA, Lourivaldo Lopes. Contabilidade Geral e Tributária. 7. ed. São Paulo: IOB, 2012.

- TOIGO, Renato Francisco. Fundamentos de Contabilidade e Escrituração. 4. ed. Editora Educs, 2009.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA

PEB II - DIREITO
Conhecimentos Específicos da Disciplina: Introdução aos Estudos do Direito. Conceito de Direito. Classificação: direito positivo e subjetivo; direito público e privado. Divisão das disciplinas jurídicas. Conceito de lei. Conceito de justiça. Noções de Direito Constitucional: poderes constitucionais, direitos fundamentais, cidadania e nacionalidade. Noções de Direito Civil: pessoa natural, pessoa jurídica, família e sucessões. Noções de Direito Penal: teoria do crime. Noções de Direito Social: artigo 6º da Constituição Federal. Direito do Trabalho. Direito individual: empregado, empregador, salário, jornada de trabalho, contrato de trabalho, FGTS e garantia de emprego. Direito Coletivo: organização sindical e greve.

Sugestão Bibliográfica:

- BRANCATO, Ricardo Teixeira. Instituições de Direito Público e de Direito Privado. São Paulo: Saraiva.

- DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. 31. ed São Paulo: Saraiva, 2012.

- DINIZ, Maria Helena. Compêndio de Introdução a Ciência do Direito. São Paulo: Saraiva.

- FÜHRER, Maximilianus C.A, MILARÉ, Edis. Manual de Direito Público e Privado. São Paulo: Revista dos Tribunais.

- JUNIOR, Goffredo Telles. Iniciação na Ciência do Direito. São Paulo: Saraiva, 2008.

- MALTA, Christovão Piragibe Tostes, MALTA, Rodrigo Guessa Tostes. Direito do Trabalho Resumido. São Paulo: LTr.

- MARTINS, Sergio Pinto. Instituições de Direito Público e Privado. São Paulo: Atlas.

- NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: Saraiva.

- _____________ Iniciação ao Direito do Trabalho. São Paulo: LTr.

- SOUZA, Ronaldo Amorim. Manual de Legislação Social. São Paulo: LTr,

- VIANNA, Claudia Salles Vilela. Manual Prático de Relações Trabalhistas. São Paulo: LTr.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA

PEB II - EDUCAÇÃO FÍSICA

Conhecimentos Específicos da Disciplina: Dimensão histórico-espistemológica da educação física: origem e trajetória histórica. Relações entre a área de conhecimento Educação Física e a Educação: contribuições da educação física para a educação: princípios que orientam a seleção de conteúdos para educação básica II; princípios metodológicos da aula de educação física; princípios avaliativos da educação física para educação básica II. Crescimento e desenvolvimento humano: infância e adolescência. Compreensão das principais teorias da aprendizagem e desenvolvimento: Psicogênese; Psicogenética; Sócio-interacionismo e Análise do Comportamento.

Sugestão Bibliográfica:

- BETTI, Mauro. Educação Física e Sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

- BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Santos: Projeto Cooperação, 2001.

- FONSECA, Vitor da. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. Cap.3

- FREIRE, J.B., Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1997.

- GALLAHUE, D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebes, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte Editora, p.95 a 117, 2004.

- KOLYNIAK FILHO, Carol; MELANI, Ricardo Augusto H. Motricidade: um novo olhar sobre o movimento humano. São Paulo: EDUC, 2006.

- PICOLLO, V. L. Nº (org), Pedagogia dos Esportes. cap. 4 e 5, Campinas, S.P: Papirus, 1999.

- PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org). Psicologia e Educação: revendo contribuições. São Paulo: Educ, 2002.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA

PEB II - EDUCAÇÃO FÍSICA

- SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

- VYGOTSKI, Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

- WEREBE, Maria José G.; NADEL-BRULFERT, Jacqueline (org.). Henri Wallon. São Paulo: Ática, 1986.

- ZABALA, A. (org). Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Introdução e cap. 5, Porto Alegre: Artmed, 1999.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA

PEB II - FÍSICA

Conhecimentos Específicos da Disciplina: MECÂNICA: Movimento retilíneo, Leis de Newton e suas aplicações, movimento circular, quantidades de movimento e suas leis de conservação. Impulso. Equilíbrio dos corpos. Trabalho, potência, energia e sua conservação. TERMOLOGIA. Temperaturas, escalas, conversões, transferências, estudo dos gases e suas transformações. Equação de Clapeyron, Lei geral dos gases. Dilatação dos corpos: Linear, Superficial, Volumétrica, calorimetria: calor: trocas de calor, capacidade Térmica, propagação do Calor, Leis da termodinâmica, energia Interna, trabalho, Entropia. ÓPTICA: Interação luz-matéria, tipos de reflexão e refração. O espectro da luz, ponto objeto e ponto imagem. Sistemas ópticos: refração da luz, cor e frequência, velocidade. Leis de refração, dioptro, prisma. Lentes esféricas e suas propriedades, reflexão da luz; espelhos, o olho e instrumentos ópticos. ONDULATÓRIA: movimento harmônico simples, pêndulo simples, acústica: o som, suas propriedades, efeito Doppler, classificação, velocidade, propagação das ondas, reflexão, refração, superposição, ressonância. Princípio de Huygens, difração. ELETROSTÁTICA: cargas elétricas, eletrização, lei de Coulomb, campo elétrico, potencial elétrico, campo magnético: ímãs e magnetos, campo magnético, efeito sobre cargas. Efeito Hall, indução magnética: fluxo de indução, variação do fluxo, indução, lei de Lenz, corrente de Foucault, lei de Faraday-Neumann, transformadores. ELETRODINÂMICA: corrente elétrica, resistência elétrica, gerador, corrente contínua e alternada, resistores. Associação de resistores, efeito joule, potencia elétrica, consumo de energia elétrica, Lei de Ohm, capacitores, força magnética. Física Moderna: modelo atômico, física nuclear, física quântica e relatividade.

Sugestão Bibliográfica:

- ALVARENGA, Beatriz; MÁXIMO, Antônio. Física - Contexto e aplicações. 3 v. São Paulo: Scipione, 2011.

- GASPAR, Alberto. Física, volume único - 1. ed. São Paulo: Ática, 2005.

- KAZUHITO, Y; FUKE L. F. Física para o Ensino Médio. Vol.1,2 e 3; São Paulo: Saraiva, 2010.

- PARANÁ, Djalma Nunes da Silva. Física. SÃO PAULO: Ática, 2004.

- RAMALHO, Francisco Júnior; NICOLAU, Gilberto Ferraro; TOLEDO, Paulo Antônio Soares. Os Fundamentos da Física. Volumes l, 2 e 3 - 8. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

- RAMOS, Cintoh Márcio, BONJORNO, Jose Roberto, ALVES, Luis Augusto. Física, Ensino Médio. Vol. 1,2 e 3, São Paulo: FTD, 2010.

- SILVA, Claudio Xavier da; FILHO, Benigno Barreto. Física aula por aula. V. 2. 1. ed São Paulo: FTD, 2010.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA

PEB II - FILOSOFIA

Conhecimentos Específicos da Disciplina: História da Filosofia. Filosofia Antiga e Medieval. Filosofia Moderna. Filosofia Contemporânea. Filosofia Política. Grandes Filósofos e suas teorias: Platão, Sócrates, Aristóteles, Agostinho, Tomás de Aquino, Maquiavel, Rabelais, Bruno, Newton, Montaigne, Descartes, Bacon, Spinoza, Locke, Hobbes, Kant, Pascal, Leibniz, Montesquieu, Hume, Rousseau, Schiller, Fichte, Hegel, Schelling, Schopenhauer, Comte, Feuerbach, Mill, Kierkegaard, Marx, James, Nietzsche, Frege, Husserl, Dewey, Russell, Scheler, Schweitzer, Wittgenstein, Heidegger, Marcuse, Popper, Sartre, Bobbio, Camus, Kuhn, Deleuze, Foucault, Habermas, Agamben e Pierre Lévy.

Sugestão Bibliográfica:

- ARANHA, Maria Lúcia de. Filosofando: Introdução à filosofia. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2009.

- BUZZI, Arcangelo R. Filosofia para principiantes: a existência-humana-no-mundo. 4. ed. Petrópolis, Vozes, 1994.

- CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2002.

- DEVRIES, R. e Zan B. A Ética na Educação Infantil: o ambiente sócio-moral na escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

- LIPMAN, M. A filosofia vai à escola. São Paulo: Summus, 1990.

- LIPMAN, M. Filosofia na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.

- LUCKESI, Cipriano. Introdução à Filosofia: aprendendo a pensar. São Paulo: Cortez, 1995.

- Paulo, A. A filosofia e seu ensino. Petrópolis: Vozes, 1996.

- WEIL, Simone. Aulas de Filosofia. Campinas, São Paulo: Papirus, 1991.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA

PEB II - GEOGRAFIA

Conhecimentos Específicos da Disciplina: GEOGRAFIA GERAL E REGIONAL - O Espaço Natural em Transformação, Localização e fusos horários no espaço geográfico, O interior da Terra e a crosta terrestre, Dinâmica climática, formações vegetais e paisagens naturais, Hidrosfera - Importância das águas no espaço geográfico; Representação do espaço, Noções cartográficas, Noções de sensoriamento remoto, A organização do Espaço Mundial, O espaço geográfico, Os elementos do espaço geográfico (sócio-econômico-naturais); A população Mundial, Estrutura, crescimento e distribuição populacional, A explosão demográfica X problemas de alimentação, Dinâmica e conflitos; Atividades industriais, Elementos básicos para industrialização, Tipos de indústrias, Processos de industrialização e urbanização, Atividades agropecuárias e sua evolução, Os modos e sistemas de produção (jardinagem, coletivista, comercial, subsistência, "plantation", intensivo e extensivo), A questão agrária; O espaço de Circulação, Fluxos comerciais de transportes e comunicações, O sistema financeiro internacional, O processo de globalização e suas implicações, Blocos econômicos; GEOGRAFIA DO BRASIL - A organização do Espaço Brasileiro, Posição geográfica do Brasil, A divisão regional (divisão do IBGE e geoeconômica), O espaço colonial e o espaço atual, O Brasil no contexto mundial, Recursos Naturais, Apropriação da natureza (noções de relevo, clima, hidrografia, vegetação e solos), A questão ambiental brasileira; Composição e a ocupação populacional, O crescimento, a dinâmica e a distribuição populacional, Dinâmica dos conflitos populacionais; A atividade industrial brasileira e sua evolução, Estrutura e distribuição industrial, Fontes energéticas e os recursos minerais, O processo de urbanização e suas conseqüências, Formas de organização do capital (estatal, privado nacional e transnacional), As atividades agrárias, Sistema de uso da terra e tipos de cultura, Modos de produção, Questões agrárias (estrutura agrária, reforma agrária e as relações de trabalho), Agricultura alternativa; Os fluxos nacionais e internacionais, A importância dos meios de comunicação, Os transportes e o comércio na organização do espaço.

Sugestão Bibliográfica:

- ADAS, Melhem e ADAS, Sérgio. Panorama Geográfico do Brasil. Contradições, impasses e desafios socioespaciais. São Paulo: Moderna, 1998.

- ADAS, Melhem. Geografia da América. São Paulo: Moderna, 1998.

- HELENE, Maria Elisa Marcondes. Florestas: desmatamento e destruição - Coleção ponto de apoio. São Paulo: Scipione, 1996.

- IANNI, Octavio. Teorias da Globalização. São Paulo: Editora Civilização Brasileira, 2000.

- LUCCI, Elian Alabi. Geografia. O homem no espaço global.

- MAGNÓLI, Demétrio e ARAÚJO, Regina. A nova geografia: Estudos de Geografia do Brasil. São Paulo: Moderna, 2001.

- MORAES, Maria Lucia Martins de. Geografia do Brasil: Natureza e Sociedade. São Paulo: FTD, 1996.

- MOREIRA, Igor. O espaço geográfico: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2001.

- PORTO-GONÇALVES, Carlos W. A Globalização da Natureza e a Natureza da Globalização. São Paulo: Editora Civilização Brasileira, 2006.

- OLIVA, Jaime e GIAN SANT, Roberto. Espaço e modernidade: Temas da Geografia Mundial. São Paulo: Atual, 1998.

- PENTEADO, Heloísa D. Metodologia do Ensino de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 2009.

- PITTE, Jean - Robert (coordenação geral) - Geografia a natureza humanizada. Ensino Médio. São Paulo: FTD, 1998.

- SENE, Eustáquio de, MOREIRA, João Carlos. Espaço Geográfico e Globalização. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 1999.

- SOUZA, Marcelo L. A prisão e a ágora: Reflexões em torno da democratização do planejamento e da gestão das cidades. Rio de Janeiro: Bertrand editora, 2011.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA

PEB II - MARKETING

Conhecimentos Específicos da Disciplina: O Profissional de Marketing dentro das Organizações; Planejamento estratégico de Marketing; A influencia da administração mercadológica no comportamento do consumidor; Ciclo de vida de um produto; Segmentação do Mercado e Mercados Alvos e Posicionamento do Produto; Marketing de Serviços, estratégia de Marketing nas determinantes ambientais do comportamento do consumidor.

Sugestão Bibliográfica:

- KOTLER Philip. Administração de Marketing. 5ª Edição. São Paulo: Editora Atlas, 1998.

- KOTLER Philip, ARMSTRONG Gray. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Editora Prentice Hall do Brasil

- Compo

- Las Casas, Alexandre Luzzi Administração de marketing conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira São Paulo Atlas 2008

- Sheth, Jagdish N Comportamento do Cliente. São Paulo Editora Atlas, 2001

CONHECIMENTO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA

PEB II - PSICOLOGIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - CE

Conhecimentos Específicos da Disciplina: Ética profissional, Bioética. Direitos Humanos. Principais correntes e teorias psicológicas à pratica educativa: Contribuições de Freud, Piaget, Eric Erickson, Wallon, Emilia Ferreiro e Vygotsky. Técnicas e Práticas de Ensino. Didática. Pedagogia e Psicopedagogia. Psicologia na Educação. Psicologia Escolar. Educação Especial. Psicologia do Desenvolvimento (A Criança em Desenvolvimento) desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, criança, adolescente e adulto. Crianças especiais. Inclusão. Desenvolvimento da Inteligência, linguagem, personalidade. Processo Ensino Aprendizagem. Reflexões sobre alfabetização. Inteligência Emocional. Conceitos de gênero e papel sexual. Conceito de Self. A criança e a separação dos pais. Relações sociais. Violência doméstica na infância e adolescência. Crianças com dificuldades de aprendizagem.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA

PEB II - PSICOLOGIA

Distúrbios de aprendizagem. O psicólogo e a escola. Psicologia e Adoção, Sexualidade e Libido. Álcool e outras drogas (conceitos, diagnósticos, classificação, prevenção, tratamento, relação familiar, tipos de terapias).HIV,DST, Gravidez na Adolescência, Causas de Evasão Escolar. Psicopatologia, Saúde Mental, Políticas de Saúde Mental. Reforma Psiquiátrica e organização dos serviços: rede de atenção psicossocial. Mediação de Conflito. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições da função pública. LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº9.394/96. PCN- Plano Nacional de Educação- Lei nº 10.172/01. ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente .www.mec.gov.br

CONHECIMENTO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA

PEB II - QUÍMICA

Conhecimentos Específicos da Disciplina: Conceitos gerais. Matéria, propriedades e suas transformações. Misturas e processos de separação de misturas. Cálculo estequiométrico Atomistística: estruturas atômicas, elementos químicos e suas descobertas. Distribuição eletrônica. Tabela periódica: propriedades periódicas. Ligações químicas: iônicas e covalentes. Geometria molecular. Funções químicas: ácidos, bases, sais e óxidos. Reações químicas inorgânicas. Físico-Química: Soluções: concentração, diluição e misturas, propriedades coligativas. Termoquímica: conceitos gerais, fatores que influenciam nas entalpias das reações, equações termoquímicas e lei de Hess. Cinética química: velocidade das reações, teoria das colisões, influencia da temperatura, pressão, concentração dos reagentes e dos canalizadores nas velocidades das reações. Equilíbrio químico: constante de equilíbrio, equilíbrio iônico da água, produto de solubilidade e equilíbrio heterogêneo. Eletroquímica: oxidação-redução, pilhas e baterias e eletrólise. Radioatividade: raios alfa, beta e gama, reações nucleares cinéticas das desintegrações radioativas, família radioativa, fissão nuclear e fusão nuclear. Química Orgânica: estudo do carbono e cadeias carbônicas, funções orgânicas. Hidrocarbonetos: alcano, alceno, alcadieno, Alcino, ciclanos, hidrocarbonetos aromáticos. Funções orgânicas oxigenadas: álcool, fenol, éter, aldeídos e cetonas, ácidos carboxílicos e derivados dos ácidos carboxílicos. Funções orgânicas nitrogenadas: aminas, amidas, nitrilos e nitrocompostos. Estrutura e propriedades físicas dos compostos orgânicos. Isômera: plana, espacial e ótica. Reações orgânicas: substituição, adição, oxidação e eliminação. Compostos orgânicos naturais: petróleo, glicídios, lipídios, aminoácidos, proteínas e polímeros sintéticos.

Sugestões Bibliográficas:

- ALBRECHT, Carlos Henrique; MAIA, Daltamir Justino; bianchi, José Carlos Azambuja. Universo da Química. São Paulo: FTD, 2008.

- KOTZ, John C.; TREICHEL JUNIOR, Paul M. Química Geral e Reações Químicas. vol. 1 e 2, 5. ed. São Paulo: Pioneira Thomson, 2005.

- PERUZZO,Tito Miragaia; CANTO, Eduardo Leite do. Química na abordagem do cotidiano, vol. 1, 2 e 3. São Paulo: Moderna, 2003.

- SOLOMONS, T.W.G. Química Orgânica. Vol. 1 e 2, Rio de janeiro: J LTC, 2009.

- USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química. Volume único. São Paulo: Saraiva, 2010.

- FELTRE, Ricardo. Química volume 1, 2 e 3. 6. ed. São Paulo: Moderna ,2004.

- REIS, Martha. Química volume 1, 2 e 3. 1. ed. São Paulo: FTD, 2007.

- Outros livros de Química do Ensino Médio.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA

PEB II - SOCIOLOGIA

Conhecimentos Específicos da Disciplina: Surgimento da sociologia: antecedentes, história e contexto. August Comte e o positivismo. Émile Durkheim e a institucionalização da sociologia. Max Weber e a razão instrumental. Karl Marx e a crítica ao sistema capitalista. A relação indivíduo e sociedade na sociologia clássica e contemporânea. O processo civilizador. Cultura de massa, indústria cultural, modernidade e teoria crítica: a Escola de Frankfurt. Campo social, habitus e capital simbólico em Pierre Bourdieu. Teoria social e a política contemporânea. Trabalho no mundo contemporâneo. A teoria sociológica brasileira.
Sugestão Bibliográfica:

- ADORNO, T. et al. Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

- BAUMAN, Zygmunt. Mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

- ____. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2010.

- BOURDIEU, Pierre. Razões práticas - sobre a teoria da ação. 6. ed São Paulo: Papirus, 2005.

- ____. O poder simbólico. 3. ed Rio de Janeiro: Betrand Brasil, 2000.

- DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

- ELIAS, Norbert. O processo civilizador: Formação de Estado e Civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994/1995. (vols. 1 e 2)

- FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 2. ed Rio de Janeiro: Zahar, 1976. (Biblioteca de Ciências Sociais).

- FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. São Paulo: Global Editora, 2006.

- GIDDENS, Anthony. Política, Sociologia e Teoria Social - Encontros com o pensamento social e contemporâneo. São Paulo: Unesp, 1998

- HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. 11. ed. Rio de Janeiro: José Olímpico Editora, 1977.

- MARX, Karl; ENGELS, Friedriech. O Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Cortez, 1998.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA

PEB II - SOCIOLOGIA

- MICELI, Sérgio (org.). História das ciências sociais no Brasil. São Paulo: Sumaré, 1989. (vol. 1)

- WEBER. Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 2002.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA

PROFESSOR DE INFORMATICA

Conhecimentos Específicos da Disciplina: Microsoft Office 2007 Profissional: conceitos básicos; instalação; configuração; suporte e uso dos programas integrantes: MS Word 2007, MS Excel 2007 MS PowerPoint 2007, MS Access 2007 e Outlook 2007. Tecnologias Internet: conceitos básicos; navegadores; correio eletrônico; servidores de Internet, Extranet e e-mail. Redes de computadores: a cabo, sem fio, Redes Wi-Fi, Tecnologia Bluetooth, configurações, instalações e manutenções. Sistemas Operacionais Windows Vista, XP, 2010 e Windows 7 professional: conceitos básicos; configuração; instalação de software; conectividade; principais tipos de aplicativos e utilitários; administração; serviços, recursos e utilitários; clientes de rede. Hardware e Software: conceitos básicos; montagem, instalação e manutenção de computadores e periféricos (impressora, fax-modem, mouse, scanner, etc); instalação e configuração de software; suporte; teste de produtos. Procedimento para realização de cópia de segurança; conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso; vírus e antivírus. Acesso a bancos de dados. Bancos de Dados: conceitos básicos; projetos; modelos Sistema Linux.

Sugestão Bibliográfica

- ALCALDE, E et All. Informática Básica. São Paulo: Makron Books, 2004.

- BITTENCOURT, Rodrigo Amorim. Montagem de Computadores e Hardware. Rio de Janeiro: Brasport, 2006.

- CAPRON, H. L., JOHNSON, J. A. Introdução à Informática. São Paulo: Pearson / Prentice Hall, 2004.

- COX, Joyce; PREPPERNAU, Joan. Microsoft Office Outlook 2007 - passo a passo. Porto Alegre: Bookman Companhia ed, 2007

- MANZANO, André Luiz Nº G.; MANZANO, Maria Izabel Nº G. Estudo Dirigido de Microsoft Office WORD 2007. São Paulo: Erica, 2007.

- MANZANO, André Luiz Nº G. Estudo Dirigido de Microsoft Office EXCEL 2007. São Paulo: Erica, 2007.

- MANZANO, André Luiz Nº G.; MANZANO. Estudo Dirigido de Microsoft Office POWERPOINT 2007. São Paulo: Erica, 2007.

- MANZANO, André Luiz Nº G.; MANZANO, Maria Izabel Nº G. Internet - Guia de Orientação. São Paulo: Erica, 2010.

- MARÇULA, M., BENINI FILHO, P. A. Informática: Conceitos e aplicações. Editora Érica, 2005

- PREPPERNAU, Joan; LAMBERT III, M. Dow, LAMBERT, Steve. Microsoft Office Access 2007 - passo a passo. Porto Alegre: Bookman Companhia, 2008

- SILBERSCHATZ, Abraham; GALVIN, Peter Baer. ; GAGNE, Greg. LINS, ELISABETE DO REGO (Trad.). Fundamentos de Sistemas Operacionais. 6. ed : Ltc - Livros Técnicos e Científicos, 2004. 580p.

- SILVA, Mário Gomes da. Informática - Terminologia Básica - Microsoft Windows XP - Microsoft Word 2007 - Microsoft Excel 2007 - Microsoft Access 2007 - Microsoft Power Point 2007. Editora Erica, 2008.

- TANENBAUM, Andrew S; GONÇALVES, RONALDO A. L. (Trad.); CONSULARO, LUÍS A. (Trad.). Sistemas Operacionais Modernos. 2. ed. SÃO PAULO: Prentice Hall, 2003. 695p.

- WOODHULL, Albert S., TANENBAUM, Andrew S. - Sistemas Operacionais: Projeto e Implementação. São Paulo: Artmed, 2008.