Diretoria Administrativo-Financeira
Setor de Gestão do Trabalho em Saúde
O Secretário Municipal de Saúde, no uso de suas atribuições e com fundamento na Lei Municipal nº 7.564, de 09/09/2010, torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Público Simplificado (PSPS), destinado ao recrutamento de pessoal para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).
1. DO OBJETO
1.1 O PSPS tem por objeto o recrutamento de pessoal a ser contratado por tempo determinado para combate a surtos endêmicos e substituição de servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo nas unidades de saúde da SEMUS decorrente de licenças previstas na Lei Complementar nº 660, de 28/11/2007, bem como para cumprimento de convênios ou execução de programas e de ações de natureza emergencial ou transitória na área da saúde, na forma do disposto nos incisos II, IV e VI do art. 2º da Lei municipal nº 7.564, de 09/09/2010.
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se dos termos deste Edital, com os quais deverá estar de acordo, e de que preenche todos os requisitos exigidos para o exercício da função.
2.2 As inscrições estarão abertas no período compreendido entre 30/11/2012 até 20/12/2012, no horário das 7h 30min às 13h 30min, na Secretaria Municipal de Saúde, Setor de Gestão do Trabalho em Saúde - 1º andar, sala 19, localizada na Rua 2 de Setembro nº 2.624, Itoupava Norte - Blumenau/SC.
2.3 A inscrição no PSPS deverá ser realizada pelo próprio candidato, ou por procurador legalmente habilitado (com assinatura do candidato reconhecida em cartório), mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição (Anexo I) e entrega, no ato da inscrição, em ENVELOPE LACRADO, a fotocópia dos seguintes documentos:
a) Ficha de inscrição (Anexo I) colada na parte externa do envelope;
b) procuração, na hipótese da entrega do envelope ser efetuada por procurador, anexa à ficha de inscrição na parte externa do envelope;
c) RG e CPF, ou carteira de habilitação, ou documento de identificação oficial com foto (fotocópia);
d) Diploma/certificado de conclusão de Ensino Fundamental(fotocópia);
e) Comprovante de residência (água, luz ou telefone) em nome do candidato, ou contrato de locação do imóvel, ou declaração reconhecida em cartório. Tratando-se de candidato que não possua comprovante de residência em seu nome, será aceito comprovante de residência em nome do cônjuge ou dos pais do candidato, sendo necessária a apresentação de Certidão de Casamento/União Estável ou Certidão de Nascimento do candidato, anexa ao comprovante de residência (fotocópia);
f) Comprovante de tempo de serviço na área da saúde pública, para fins de critério de desempate (fotocópia da carteira de trabalho e/ ou declaração de trabalho expedida pela entidade contratante em papel timbrado e demais formalidades legais). Os candidatos que tiveram vínculo junto à Prefeitura Municipal de Blumenau poderão requerer documento comprobatório de tempo de serviço no RH na Prefeitura (2º andar, sala 28).
g) Certificados de cursos de capacitação na área da Saúde Pública (se o candidato possuir), realizados nos últimos 5 anos, a contar da data de publicação deste Edital.
h) Na impossibilidade de apresentar o certificado de capacitação, apresentar Declaração(original), emitida no prazo de um ano a contar da data de publicação deste edital, em papel timbrado,com carimbo e assinatura da Instituição de Ensino, de que o candidato realizou a capacitação e que somente está aguardando a emissão do certificado, a ser providenciado pela respectiva instituição de ensino, especificando o tema da capacitação e carga horária.
i) Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria "D" ou "E" (fotocópia), para o cargo de Motorista.
2.3.1 A inscrição do candidato será tornada sem efeito se ele não entregar o envelope lacrado até a data fixada no item 2.2.
2.4 Será indeferida a inscrição do candidato que, no ato da inscrição, não apresentar a documentação exigida no item 2.3 deste Edital.
2.5 Serão indeferidas as inscrições efetuadas por fax-símile ou via postal.
2.6 A declaração falsa ou inexata de dados constantes do formulário de inscrição e a apresentação de documentos falsos determinarão anulação da inscrição e dos demais atos dela decorrentes.
2.7 São requisitos básicos para ingresso no serviço público municipal:
a) nacionalidade brasileira ou equiparada;
b) gozo dos direitos políticos;
c) quitação com as obrigações militares e eleitorais;
d) nível de escolaridade exigido para o exercício das atribuições do cargo;
e) idade mínima de dezoito anos;
f) aptidão física e mental.
2.8 As atribuições do cargo em que se der a contratação poderão justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.
3. DOS CARGOS
3.1 O PSPS destina-se ao recrutamento de pessoal para exercício das atribuições dos seguintes cargos de provimento efetivo:
CARGO | VAGAS | CH | VENCIMENTO | HABILITAÇÃO MÍNIMA |
Agente Comunitário de Saúde (ACS) | 02 | 40h | R$ 750,02 | Ensino Fundamental completo |
Agente Comunitário de Saúde - Combate à Endemias | 02 | 40h | R$ 750,02 | Ensino Fundamental completo |
Motorista | 01 | 40h | R$ 930,00 | Formação completa em Ensino Fundamental e possuir Carteira Nacional de Habilitação categoria "D" ou "E" |
4. DAS VAGAS EXISTENTES
4.1 O candidato deverá indicar na ficha de inscrição a REGIÃO de Saúde (conforme item 4.2 deste Edital) para a qual estará se inscrevendo.
4.1.1 São regiões de saúde: Badenfurt, Centro, Escola Agrícola, Fortaleza, Garcia, Itoupavas, Velha.
4.2 A relação das REGIÕES de Saúde e as respectivas unidades de saúde constituem-se da seguinte forma:
REGIÃO BADENFURT | BAIRRO |
ESF ARMANDO ODEBRECHT I | ITOUPAVAZINHA |
ESF ARMANDO ODEBRECHT II | ITOUPAVAZINHA |
ESF GERALDO S. SOBRINHO I | SALTO DO NORTE |
ESF GERALDO S. SOBRINHO II | SALTO DO NORTE |
ESF GERALDO S. SOBRINHO III | SALTO DO NORTE |
ESF GILSON PIVA I | ITOUPAVAZINHA |
ESF GILSON PIVA II | ITOUPAVAZINHA |
ESF GILSON PIVA III | ITOUPAVAZINHA |
ESF TEREZA LESCOWICZ | ITOUPAVAZINHA |
TOTAL VAGAS REGIÃO BADENFURT: 06 |
REGIÃO CENTRO | BAIRRO |
ESF AFONSO RABE | REP.ARGENTINA |
ESF GLODOALDO L. AMORIM I | RIBEIRÃO FRESCO |
ESF GLODOALDO L. AMORIM II | RIBEIRÃO FRESCO |
ESF ODILON DE CAETANO | PONTA AGUDA |
ESF PEDRO KRAUSS | VORSTADT |
ESF RUDOLF HESSE | RIBEIRÃO FRESCO |
ESF RUBENS B. VEDES | REP. ARGENTINA |
TOTAL VAGAS REGIÃO CENTRO: 15 |
REGIÃO ESCOLA AGRÍCOLA | BAIRRO |
ESF AUGUSTO CESAR VIANA I | ÁGUA VERDE |
ESF AUGUSTO CESAR VIANA II | ÁGUA VERDE |
ESF ÁUREA PFUETZENREITER | SALTO WEISSBACH |
ESF EDEMAR WINCKLER | CORIPÓS |
ESF IVANILDE BERNARDI | ÁGUA VERDE |
ESF JOÃO R. CAMARGO | SALTO WEISSBACH |
ESF JOVINO INÁCIO CARDOSO I | ÁGUA VERDE |
ESF JOVINO INÁCIO CARDOSO II | ÁGUA VERDE |
ESF JOVINO I. CARDOSO III | ÁGUA VERDE |
TOTAL VAGAS REGIÃO ESCOLA AGRÍCOLA: 28 |
REGIÃO FORTALEZA | BAIRRO |
ESF ÂNGELO DE CAETANO I | FIDELIS |
ESF ÂNGELO DE CAETANO II | FIDELIS |
ESF HASSO MULLER I | TRIBESS |
ESF HASSO MULLER II | TRIBESS |
ESF GERMANO PUFF | ITOUPAVA NORTE |
ESF LOTHAR FRANZ | ITOUPAVA NORTE |
ESF NORBERTO SPRUNG | FIDELIS |
ESF ORLANDO MARGARIDA | ITOUPAVA NORTE |
ESF ZEBERT KRAUPT | NOVA ESPERANÇA |
TOTAL VAGAS REGIÃO FORTALEZA: 17 |
REGIÃO GARCIA | BAIRRO | |
ESF ARTHUR RIEDEL I | PROGRESSO | |
ESF BENEDITO C. ROCHA | PROGRESSO | |
ESF ENF. TÂNIA LEITE | JORDÃO | |
ESF FREI JOÃO MARIA | GLORIA | |
ESF GUSTAVO HAASE | PROGRESSO | |
ESF MARCO F. BARTH | PROGRESSO | |
ESF MARLI H. BATSCHAUER | GARCIA | |
ESF MARIA BAUNGARTNER I | GLÓRIA | |
ESF MARIA BAUNGARTNER II | GLÓRIA | |
ESF SILVANA WITTE | PROGRESSO | |
TOTAL VAGAS REGIÃO GARCIA: 14 |
REGIÃO ITOUPAVAS | BAIRRO |
ESF ALFREDO HOESS | VILA ITOUPAVA |
ESF FRANZ ZINDARS | VILA ITOUPAVA |
ESF JACKSON R. CARL | ITOUPAVA CENTRAL |
ESF WHILHELM T. SCHURMANN | ITOUPAVA CENTRAL |
ESF GUSTAVO F. BARROSO | ITOUPAVA CENTRAL |
ESF MARTIN VOLLES | ITOUPAVA CENTRAL |
ESF MARTIN VOLLES II | ITOUPAVA CENTRAL |
ITOTAL VAGAS REGIÃO ITOUPAVAS: 10 |
REGIÃO VELHA | BAIRRO |
ESF ADELINA M. S. BRUECKHEIMER | VELHA PEQUENA |
ESF AFONSO BALSINI | VELHA PEQUENA |
ESF ARÃO REBELLO I | VELHA GRANDE |
ESF ARÃO REBELLO II | VELHA GRANDE |
ESF PAULO PEDRO MAYERLE I | PASSO MANSO |
ESF PAULO PEDRO MAYERLE II | PASSO MANSO |
ESF WALTER REITER | VELHA |
ESF NAIR NEVES PEREIRA | PASSO MANSO |
ESF VALÉRIO JOSÉ STEIL I | VELHA |
ESF VALÉRIO JOSÉ STEIL II | VELHA |
TOTAL VAGAS REGIÃO VELHA: 14 |
5. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
5.1 A seleção dos candidatos será feita por meio de:
5.1.1 Prova escrita (obrigatória), de caráter classificatório, contendo trinta (30) questões objetivas, sendo dez (10) questões de português, dez (10) questões de matemática e dez (10) questões de conhecimentos gerais, em nível de Ensino Fundamental;
5.1.2 Prova de títulos (optativa), de caráter classificatório, com a análise dos cursos de capacitação na área da saúde pública, observada a seguinte pontuação:
a) Para os cargos de ACS e ACS- Endemias:
Curso de Capacitação na área da Saúde Pública (realizado nos últimos 5 anos, acontar da data de publicação deste Edital) | 0,1 por 08h de curso |
b)Para o cargo de Motorista:
Curso de Socorrista | 0,1 por 08h de Curso |
5.1.3 Não serão pontuados como cursos de capacitação comprovantes de participação em congressos, simpósios, jornadas, encontros, semanas acadêmicas, conferências, seminários, palestras e outros.
5.1.4 Não serão consideradas as horas quando o candidato participou como facilitador, apresentador de trabalho, banca, delegado, ministrante, preceptor, supervisor de estágio, comissão organizadora.
6. DA REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA
6.1 A prova escrita será realizada no dia 03/02/2013, em horário e local que serão divulgados no dia 30/01/2013
6.1.1 Todas as publicações do referido PSPS serão divulgadas no endereço eletrônico www.blumenau.sc.gov.br (em Processos Seletivos, Secretaria de Saúde, Edital 09/2012), na SEMUS (no corredor do primeiro andar, anexo à sala 19) e no prédio da Prefeitura (entrada - andar térreo).
6.2 O candidato deverá chegar ao local da prova com 01 (uma) hora de antecedência do horário marcado para seu início, sendo-lhe vedada a entrada após o horário estabelecido para o início da prova.
6.3 O ingresso do candidato no local de realização das provas só se dará mediante apresentação do documento de identificação original com foto.
6.4 No caso de roubo, perda ou furto do documento de identificação, o candidato deverá apresentar certidão que ateste o registro de ocorrência em órgão policial expedida há, no máximo, 30 (trinta) dias antecedentes a data de realização da prova.
6.5 O tempo de realização da prova será de 03 (três) horas, incluído neste tempo o destinado ao preenchimento da folha de resposta.
6.6 Será considerada errada a questão com mais de uma opção assinalada, sem opção assinalada, com rasuras ou preenchidas a lápis no cartão resposta.
6.7 O candidato só poderá retirar-se da sala de realização da prova depois de transcorridos 30 (trinta) minutos do seu início.
6.8 Para a realização das provas o candidato deverá portar caneta esferográfica azul ou preta.
6.9 Durante a realização da prova não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe responsável por sua aplicação ou por autoridade presente, informações referentes ao conteúdo da prova ou aos critérios de avaliação e de classificação.
6.10 O candidato que for surpreendido realizando consultas ou comunicando-se com outro candidato durante a prova escrita será imediatamente excluído do PSPS.
6.11 É vedado ao candidato, no local de realização da prova escrita, o uso de quaisquer aparelhos eletrônicos (bipes, telefones celulares, relógio do tipo databank, aparelhos de MP3/MP4, agenda eletrônica, notebook, palmtop, etc.).
6.12 O não cumprimento do disposto no item 6.11 acarretará na eliminação do candidato do PSPS.
6.13 Os três últimos candidatos presentes na sala somente poderão entregar a prova e retirar-se do local simultaneamente.
6.14 Em hipótese alguma será permitida a leitura da prova em voz alta.
6.15 Em hipótese alguma haverá prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova devido ao afastamento do candidato da sala.
6.16 O gabarito será divulgado no dia seguinte ao da realização da prova no endereço eletrônico e na SEMUS, conforme descritos no item 6.1.1.
7. DA CLASSIFICAÇÃO E DA HOMOLOGAÇÃO
7.1 A Prova Escrita terá peso 6,0 (seis) e a Prova de Títulos peso 4,0 (quatro).
7.1.1 A nota final será calculada através da seguinte fórmula:
NF = (NPE x 0,6) + (NPT x 0,4)
Onde:
NF = Nota Final
NPE = Nota Prova Escrita
NPT = Nota Prova de Títulos
7.2 A classificação dos candidatos dar-se-á por ordem decrescente da Nota Final.
7.3 Na hipótese de empate na nota final, será classificado o candidato que:
a) for idoso e tiver idade mais elevada;
b) tiver maior idade;
c) tiver maior tempo de serviço no cargo de inscrição na Saúde Pública.
7.4 A lista de inscrições dos candidatos será divulgada a partir do dia 11/01/2013, nos locais especificados no item 6.1.1 deste Edital.
7.5 O candidato poderá interpor recurso contra o resultado da sua inscrição, o gabarito da prova escrita, a nota da prova escrita e a nota da prova de títulos (modelo constante do Anexo II), sem efeito suspensivo, no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados da data de publicação das respectivas listas, à Comissão Especial de Processo Seletivo Público Simplificado, que o julgará em igual prazo.
7.5.1 O recurso deverá ser interposto por escrito (Anexo II) e entregue na SEMUS, situada no endereço previsto no item 2.2 deste Edital, das 7h30min às 13h30min, em até 02 (dois) dias úteis após a publicação do gabarito da prova e das listas de resultados.
7.6 A relação dos candidatos com a inscrição homologada será publicada nos locais especificados no item 6.1.1 a partir de 18/01/2013.
7.7 O resultado preliminar da prova escrita e prova de títulos do PSPS será divulgado nos locais especificados no item 6.1.1 a partir do dia 15/02/2013.
7.8 A homologação final do PSPS será divulgada a partir do dia 22/02/2013 nos locais especificados no item 6.1.1 deste Edital.
8. DA CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS
8.1 O candidato será convocado conforme a ordem de classificação de cada Região de Saúde.
8.2 O candidato classificado será convocado por meio de telefone e correio eletrônico (e-mail), informados no seu formulário de inscrição, para comparecer à escolha de vaga na SEMUS, localizada no endereço previsto no item 2.2 deste Edital, em dia e horário previamente fixados no ato da convocação.
8.3 A convocação do candidato, além de ser feita por contato telefônico e por e-mail, será também publicada no site www.blumenau.sc.gov.br (opção Processos Seletivos, Secretaria de Saúde, Edital 09/2012).
8.4 Cabe exclusivamente ao candidato manter seus dados pessoais atualizados no Setor de Gestão do Trabalho em Saúde da SEMUS.
8.5 O candidato deverá assumir o exercício de suas atribuições no prazo de até cinco dias úteis, contado da data de escolha de vaga.
8.6 Perderá automaticamente a vaga o candidato que não atender à convocação no dia, horário e local determinados ou não assumir o exercício de suas atribuições no prazo estabelecido.
8.7 O candidato deverá apresentar, no ato da contratação, 2 (duas) fotos 3X4 coloridas recentes e fotocópia dos seguintes documentos:
a) Cédula de identidade (RG), CPF, e Título de Eleitor;
b) Certificado de Reservista;
c) Carteira de Trabalho (numeração e identificação);
d) Cartão do PIS ou PASEP (ou número);
e) Certidão de Nascimento ou Casamento;
f) Certidão de Nascimento dos filhos menores de 14 anos, para fins de salário família;
g) Certidão de Nascimento dos filhos menores de 21 anos dependentes economicamente, para fins de imposto de renda;
h) Carteira de Vacinação dos filhos menores de 05 anos;
i) Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone), conforme item 2.3 letra "e";
j) Cartão da conta bancária ou declaração de abertura de conta corrente;
k) Diploma ou certificado de conclusão de curso;
l) Carteira de Identidade Profissional;
m) Certidão de antecedentes criminais (original), expedida pela justiça comum;
n) Certidão de quitação eleitoral (original), expedida pelo cartório eleitoral ou site www.tse.gov.br;
o) Certidão negativa criminal eleitoral (original), expedida pelo Cartório Eleitoral ou site www.tse.gov.br;
p) Declaração de bens e direitos;
q) Declaração de acumulação de cargo, emprego ou função públicos;
r) Declaração de não ter sofrido penalidade disciplinar;
s) Certidão Negativa de Benefícios do INSS (original);
t) Carteira Nacional de Habilitação, categoria "D", para o cargo de Motorista (fotocópia).
9. DA REMUNERAÇÃO
9.1 A remuneração do pessoal contratado será idêntica à remuneração inicial percebida pelo servidor em início de carreira da mesma categoria ou, inexistindo, da categoria equivalente no Quadro Permanente de Pessoal do Poder Executivo.
10. DAS VANTAGENS E BENEFÍCIOS
10.1 Os candidatos contratados farão jus às vantagens e aos benefícios previstos na Lei Municipal nº 7.564, de 09/09/2010.
11. DOS REGIMES JURÍDICO E PREVIDENCIÁRIO
11.1 O candidato será contratado por meio do regime jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho, pelo prazo de até 12 (doze) meses para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, e pelo prazo de até 06 (seis) meses para o cargo de Motorista, podendo o contrato ser prorrogado, observado o prazo máximo de 02 (dois) anos e o interesse do Município, nas condições estabelecidas na Lei Municipal nº 7.564, de 2010, e será submetido ao Regime Geral de Previdência Social.
12. DA VIGÊNCIA DO PSPS
12.1 O prazo de vigência do PSPS é de 12 (doze) meses, contado da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da SEMUS.
13. DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS
13.1 A classificação no PSPS não assegura ao candidato o direito a contratação imediata.
13.2 O PSPS será realizado sob a coordenação da SEMUS, por meio da Comissão Especial de PSPS, nomeada por ato do Secretário Municipal de Saúde, Portaria 334/2012 - SEMUS.
13.3 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de que trata o item 13.2.
Blumenau/SC, 19 de novembro de 2012.
MARCELO BARASUOL LANZARIN
Secretário Municipal de Saúde
ANEXO I
FICHA DE INSCRIÇÃO
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO 09/2012
Cargo: _________________________ Região de Saúde: _____________________________
Nome completo: _____________________________________________________________
CPF: _______________________ R.G.: ________________ Data Emissão:______________
Data Nascimento:______________ Sexo: (_) F (_) M
Nacionalidade: __________________ Naturalidade: ______________________ UF: _______
Estado Civil: _________________________
Grau de instrução: _________________________ Escolaridade:_______________________
Pós-graduação: __________________________________
Cursos de aperfeiçoamento: _____________________________ horas _______
Contagem de tempo de serviço:
Na Saúde: _______ano(s) ______ mês(es) _________ dia(s)
Na Saúde Pública _______ano(s) _______ mês(es) ______ dia(s)
Endereço: ___________________________________________________________
Complemento: ___________Bairro:_______________________
CEP: ________________________ Cidade: ____________________ UF: _____
Telefone Residencial:_____________________ Telefone Celular: __________________
E-mail: ____________________________________________
Nome da mãe: ________________________________________________________
Data Nascimento:_____________ Estado Civil: ____________________
Grau Instrução: ________________________________
Nome do pai: _______________________________________________________
Data Nascimento: ________________ Estado Civil: ____________________
Grau Instrução: ________________________________
Nome do cônjuge: ____________________________________________________
Data Nascimento: ________________ Estado Civil: ____________________
Grau Instrução:_____________________________________
Nº Filhos: ______________________ Nº Filhos menores de 16 anos: _____
Deficiente: ______________________ Deficiência: ____________________
CTPS: ______________ Série:___________ Data de emissão:_____________ UF: _____
PIS:___________________________ Título eleitoral: Zona: __________ Seção: __________
Reservista: __________________________
Declaro, sob penas da Lei, que todas as informações declaradas acima são verídicas, que li o Edital referente ao Processo Seletivo Simplificado 09/2012 e concordo integralmente com todos os seus termos.
_____________________________________________________
Assinatura do Candidato
ANEXO II
FORMULÁRIO DE RECURSO
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO 09/2012
Modalidade do Recurso (_) Inscrição (_) Gabarito Prova Escrita (_) Nota da Prova Escrita (_) Nota da Prova de Títulos |
JUSTIFICATIVA DO CANDIDATO
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
Blumenau, __________ de _________________ de _________.
_______________________________
Assinatura do Candidato
ATENÇÃO: Preencher um formulário para cada questão. |
PARECER DA COMISSÃO ESPECIAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
Membros da Comissão: