Prefeitura de Aimorés - MG

Notícia:   Nova data de prova para concurso de Aimorés - MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE AIMORÉS

ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL Nº 001/2012

ALTERADO PELA RETIFICAÇÃO I

CNPJ.: 18.348.094/0001-50 - Fone:(33) 3267-1671 - Fax (33) 3267 - 1603
e-mail: prefeitura@aimores.mg.gov.br site: www.aimores.mg.gov.br

O PREFEITO MUNICIPAL DE AIMORÉS no uso de suas atribuições legais e em consonância com a Legislação Federal, Instrução Normativa do TCE-MG nº 05/2007, alterada pelas Instruções Normativas nº 04/2008 e nº 08/2009 do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e Legislação Municipal em especial Lei Orgânica Municipal faz saber que realizará CONCURSO PÚBLICO de provas e títulos para provimento dos cargos atualmente vagos, dos que vagarem e dos que forem criados durante o prazo de validade deste Concurso, através de Comissão criada especialmente para esse fim. Estabelece ainda instruções especiais a seguir que regularão todo o processo ora instaurado, a saber:

1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Concurso Público será regido por este Edital, por seus anexos e eventuais retificações, e sua execução caberá à Empresa EMAP MG Assessoria e Consultoria Ltda. - ME.

1.2. O edital e os seus Anexos estarão disponíveis nos endereços eletrônicos www.aimores.mg.gov.br e www.emapmg.com.br e afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal, à disposição dos interessados, sendo responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse material, de conteúdo imprescindível ao concorrente.

1.3. Além da Legislação do preâmbulo, o presente Concurso Público será regido pela seguinte Legislação:

LEI 2278/2011, de 23 de novembro de 2011- Dispõe sobre a Instituição do Regime Jurídico dos Servidores Públicos da Administração Direta do Município de Aimorés.

LEI 2279/2011, de 23 de novembro de 2011 - Dispõe sobre a Instituição do Plano de Cargos, Carreiras e vencimentos dos Servidores Públicos da Administração Geral do Município de Aimorés.

LEI 2280/2011, de 23 de novembro de 2011- Dispõe sobre o Plano de Carreira, Remuneração e Valorização dos Profissionais da Educação do Município de Aimorés.

1.4. Os cargos, vagas, vencimentos, valores de inscrições, carga horária, Escolaridades, tipos de provas e atribuições dos cargos, são os constantes dos Anexos I e II, e os programas das Provas Objetivas de Múltipla Escolha constam do Anexo III, deste Edital.

1.5 - As vagas da Secretaria Municipal de Educação serão distribuídas de acordo com a localidade e lotações disponíveis, como consta do quadro em anexo:

Cargo

Vagas

Lotação

Localidade

Professor PII

03

E.M. Secundino C.da Silva

Distrito de Alto do Capim

Professor PII

01

E.M.Antônio Carlos -Anexa

Distrito de Tabaúna

Professor PII

01

E.M. Visconde do Rio Branco

Distrito de Conceição do Capim

Professor PII

01

E.M. General Carneiro

Distrito de Tabaúna

Professor PIII - Matemática

01

E.M. Secundino C.da Silva

Distrito de Alto do Capim

Professor PIII - Matemática

01

E.M. Honório Vicente de Oliveira

Distrito de São Sebastião da Vala

Professor PIII- Língua Portuguesa

01

E.M. Secundino C.da Silva

Distrito de Alto do Capim

Professor PIII- Língua Portuguesa

01

E.M.Henrique Rodrigues de Barros

Distrito Penha do Capim

Professor PIII- Geografia

01

E.M. Secundino C.da Silva

Distrito de Alto do Capim

Professor PIII- História

01

E.M. Secundino C.da Silva

Distrito de Alto do Capim

Professor PIII- Ciências

01

E.M.Santo Antônio do Norte
E.M.Henrique Rodrigues de Barros

Distrito de Santo Antônio do Rio Doce
Distrito de Penha do Capim

Professor PIII- Educação Física

01

E.M.Santo Antônio do Norte

Distrito de Santo Antônio do Rio Doce

Professor PIII- Língua Inglesa

01

E.M.Santo Antônio do Norte
E.M.Henrique Rodrigues de Barros

Distrito de Santo Antônio do Rio Doce
Distrito de Penha do Capim

Agente Administrativo

01

E.M. Secundino C.da Silva

Distrito de Alto do Capim

Agente Administrativo

01

E.M.Teixeira Soares

Aimorés - Sede

Agente Administrativo

01

E.M.Santo Antônio do Norte

Distrito de Santo Antônio do Rio Doce

Pedagogo

04

SEMEC

Aimorés-MG

Supervisor Pedagógico

10

SEMEC

SEMEC e Escolas da Rede Municipal de Aimorés

1.5.1 - As demais vagas são para Lotação no âmbito do Município de Aimorés

2 - DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NOS CARGOS

2.1. Estar em dia com as obrigações eleitorais.

2.2. Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino.

2.3. Ter, na data da posse, 18 (dezoito) anos completos.

2.4. Estar em gozo dos direitos políticos.

2.5. Possuir a habilitação exigida para o cargo pretendido.

2.6. Gozar de boa saúde física e mental.

2.7. Não ter incorrido em demissão através de processo disciplinar, no município de AIMORÉS.

3 - DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

3.1. Ser brasileiro nato, naturalizado ou cidadão português, na forma da Lei.

3.2. Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital.

4 - DAS INSCRIÇÕES

4.1 PRESENCIAL E/OU PROCURAÇÃO

4.1.1. Local: Avenida Raul Soares, 292, Centro - Aimorés - MG (Ao lado da prefeitura)

4.1.2. Período: 01/06/2012 a 20/06/2012 (exceto domingos e feriados), no horário de 08h00min as 11h00min e 13h00min as 17h00min.

4.1.3. Antes de efetuar a inscrição e/ou pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento do disposto neste Edital e em seus Anexos, através dos endereços eletrônicos www.aimores.mg.gov.br, e www.emapmg.com.br e no endereço Avenida Raul Soares, 292 (ao lado) da Prefeitura Municipal, certificando-se de que preenche todos os requisitos exigidos.

4.1.4. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e irrestrita aceitação das normas e condições estabelecidas no Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

4.1.5. Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional ou extemporânea.

4.1.6. A inscrição e o valor pago referente à taxa de inscrição são pessoais e intransferíveis.

4.1.7. Em nenhuma hipótese será admitida, sob qualquer pretexto, inscrição feita por fax, via postal, correio eletrônico ou outros meios que não os estabelecidos neste Edital.

4.1.8. As informações constantes do Requerimento da Inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, eximindo-se a Prefeitura Municipal de Aimorés e a Empresa EMAP MG Assessoria e Consultoria Ltda - ME de quaisquer atos ou fatos decorrentes de informações incorretas, endereço inexato ou incompleto, ou da escolha do cargo pretendido pelo candidato.

4.1.9 O candidato deverá apresentar no ato da solicitação da inscrição, pessoalmente, ou através de procuração específica os seguintes documentos:

a) Original da cédula de identidade ou de documento equivalente, de valor legal.

b) No caso de inscrição por procuração, junto da mesma deverá conter cópias xerográficas de documento de identidade do outorgante e do outorgado.

c) A procuração deverá constar poderes específicos para a realização da inscrição no presente certame.

d) Laudo médico atestando a espécie, o grau e o nível de necessidade especial do candidato, quando cabível.

e) Comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição no Banco ITAÚ C/C 660-1 - Agência 3210 para depósito em nome da Prefeitura Municipal de Aimorés.

4.2 VIA INTERNET:

4.2.1 Será admitida a inscrição via INTERNET, no endereço eletrônico da Empresa EMAP MG Assessoria e Consultoria Ltda - ME : www.emapmg.com.br solicitada no período de 01h00min do dia 01/06/2012 até às 23h59min horas do dia 20/06/2012 (horário oficial de Brasília/DF), desde que efetuado seu pagamento até o dia 21/06/2012.

4.2.2 A inscrição efetuada via Internet somente será validada após confirmação do recolhimento do valor da inscrição.

4.2.3 São de responsabilidade única do candidato os dados cadastrais informados na solicitação de inscrição, inclusive quanto à declaração de necessidades especiais.

4.3. O valor da inscrição, uma vez pago, não será devolvido, sob hipótese alguma, salvo no caso da não realização do Concurso, ou do cancelamento do certame, situação em que o candidato poderá requerer a restituição junto à Administração Municipal, após confirmação definitiva da sua não realização.

4.3.1 A Administração Municipal fica obrigada a restituir o valor da inscrição de acordo com o inciso 4.3. desse edital, corrigido monetariamente a partir da data do pagamento da referida inscrição, em prazo, não superior a 60 (sessenta) dias contados da data do requerimento do Candidato.

4.4. Ao portador de necessidades especiais é assegurado o direito de se inscreverem no presente concurso, nas condições do item 9.8.2 deste Edital, desde que as necessidades especiais de que são portadoras sejam compatíveis com as atribuições do cargo e declarado no ato da inscrição juntamente com laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da necessidade especial, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como a provável causa da necessidade especial.

4.4.1 O candidato que efetuar a inscrição via internet deverá enviar o laudo via CORREIOS com Aviso de Recebimento (AR) com data de postagem dentro do período de inscrições para o Local onde foi realizada a sua inscrição à Avenida Raul Soares, 292 Centro Aimorés - MG CEP 35.200.000.

4.4.2 Caso necessitem de condições especiais para fazer as provas, os candidatos deverão declarar , no próprio formulário de inscrição, a necessidade de condições especiais para fazer as provas, juntamente com laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da necessidade especial, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, especificando a condição necessária para que possa fazer as provas.

4.4.3 O candidato que efetuar a inscrição via internet deverá enviar o requerimento de necessidade de condições especiais para fazer as provas, juntamente com o Laudo, via CORREIOS com Aviso de Recebimento (AR) com data de postagem dentro do período de inscrições para o endereço Avenida Raul Soares, 292 Centro Aimorés - MG CEP 35.200.000.

4.5. A declaração falsa ou inexata dos dados constantes na ficha de inscrição, que não seja passível de correção por parte do candidato, bem como a apresentação de documentos ou informações falsas, determinará o cancelamento da inscrição e anulação de todos os atos dela decorrentes, em qualquer época, sem prejuízo da adoção das medidas judiciais cabíveis, assegurado o direito de recurso contra as decisões que cancelarem as inscrições e que anularem os atos delas decorrentes, junto Comissão do Concurso e da Empresa EMAP MG Assessoria e Consultoria Ltda - ME em conformidade com o princípio da ampla defesa e do contraditório (art. 5º, LV, CF/88). Caso haja inexatidão nas informações contidas na ficha de inscrição, o candidato deverá corrigir dentro do prazo previsto no item 4.1.2

4.6 Nos dias 01, 04 e e 05 de junho de 2012, os candidatos que por razões financeiras não puderem arcar com o custo da taxa de inscrição, poderão solicitar a gratuidade da mesma, encaminhando o Formulário de Pedido de Isenção da Taxa de Inscrição, disponível nos sites www.aimores.mg.gov.br e www.emapmg.com.br, via CORREIOS com Aviso de Recebimento (AR) com data de postagem entre os dias 01/06 e 05/06/2012, para Avenida Raul Soares, 292 Centro Aimorés - MG CEP 35.200.000.

4.6.1. O candidato deverá fazer sua inscrição normalmente, imprimir o boleto de pagamento e aguardar o resultado da análise de seu pedido de isenção. Caso seu pedido seja indeferido, bastará efetuar o pagamento do boleto para efetivar sua inscrição.

4.6.2 Terá direito a isenção do pagamento da inscrição o candidato que comprovar ser membro de família de baixa renda por meio de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, conforme Decreto nº 6.593 de 02/10/2008 que regulamenta o art. 11 da Lei nº 8.112 de 11/12/1990, com data de cadastramento anterior a data da publicação deste Edital.

4.6.3 Para requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição o candidato deverá:

I - estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135 de 26/06/2007;

II - ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135 de 26/06/2007;

III - preencher no formulário de pedido de isenção o Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico;

IV - declarar que atende à condição estabelecida no inciso II deste item.

4.6.4 Para solicitação da isenção o candidato deverá apresentar o formulário de pedido de isenção devidamente preenchido e assinado, declarando que sua renda familiar o impossibilita de arcar com as despesas da inscrição sem prejuízo de seu próprio sustento e de seus familiares. Apresentar original e fotocópia da cédula de identidade ou de documento equivalente, de valor legal.

4.6.5 A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em Lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº 83.936, de 06/09/1979, e observado o artigo 299 do Código Penal Brasileiro (falsidade ideológica).

4.6.6 A Empresa EMAP MG Assessoria e Consultoria Ltda - ME consultará ao órgão gestor do CadÚnico para confirmar a veracidade das informações prestadas, e publicará no site: www.aimores.mg.gov.br e www.emapmg.gov.br a relação dos pedidos deferidos no dia 06/06/2012, assegurado o direito de recurso, no prazo de dois dias úteis a partir do primeiro dia útil subseqüente à divulgação da relação de deferimentos, podendo, este, ser via CORREIOS com Aviso de Recebimento (AR) com data de postagem dentro do prazo recursal, para o endereço :Avenida Raul Soares, 292 Centro Aimorés - MG CEP 35.200.000.

4.6.7 Serão considerados indeferidos os pedidos de isenção daqueles candidatos cujo nome NÃO constar na relação acima referida.

4.6.8 O candidato cuja isenção do pagamento da taxa de inscrição for deferida estará automaticamente inscrito neste concurso.

4.6.9 O candidato que tiver o pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição indeferido poderá efetuar sua inscrição conforme o disposto no itens 4.1 e/ou 4.2 deste edital.

5 - DAS PROVAS

5.1. Das Provas Objetivas de Múltipla Escolha

5.1.1 O Concurso Público constará de Provas Objetivas de Múltipla Escolha e Provas de Títulos.

5.1.2. As Provas Objetivas de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas para todos os cargos e terão duração máxima de 04h00min (quatro) horas.

5.1.3 À Prova Objetiva de Múltipla Escolha será atribuído um valor de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

5.1.4 O conjunto das Provas Objetivas de Múltipla Escolha será composto de 40 (quarenta) questões, com 04 (quatro) opções de respostas cada, valorizado de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo 2,5 (dois pontos e meio) o valor de cada questão.

5.1.5 Será aprovado o candidato que totalizar o mínimo de 60% (sessenta por cento) do total de pontos do conjunto das Provas Objetivas de Múltipla Escolha desde que tenha acertado pelo menos uma questão de cada conteúdo e obtido o mínimo de 50%(cinquenta por cento) no conteúdo de Conhecimentos Específicos quando houver.

5.1.6 O programa de provas para as questões de múltipla escolha é o constante do Anexo III deste Edital.

5.2 - Das Provas de Títulos

5.2.1 A Prova de Títulos, de caráter classificatório, somente para os aprovados nas provas objetivas, será valorizada de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, sendo que pontuação superior a 10 (dez) pontos será desconsiderada.

5.2.2 Os títulos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada do diploma ou certificado, expedido por instituição de ensino no endereço :Avenida Raul Soares, 292 Centro Aimorés - MG CEP 35.200.000, no período previsto no item 4.1.2 deste Edital, em envelope contendo externamente em sua face frontal, os seguintes dados, conforme modelo constante do Anexo VI deste Edital

5.2.3. O candidato que se inscrever pela Internet, caso tenha títulos para apresentar, deverá enviar por meio de SEDEX com aviso de recebimento (AR), com data de postagem dentro do período previsto no item 4.1.2 para o endereço : Avenida Raul Soares, 292, Centro - Aimorés - MG (Ao lado da prefeitura) - CEP 35.200-000, ou entregá-los pessoalmente.

5.2.4 No ato de entrega pessoal, o candidato preencherá e assinará formulário próprio, declarando estarem os títulos entregues, seu nome e o cargo pretendido.

5.2.5 Os títulos considerados neste concurso, suas pontuações, o limite máximo por categoria e a forma de comprovação, são assim discriminados:

NÍVEL SUPERIOR

DISCRIMINAÇÃO

QUANTIDADE MÁXIMA

VALOR UNITÁRIO

VALOR MÁXIMO

COMPROVAÇÃO

ESPECIALIZAÇÃO

1,0

2,0 (dois) pontos

2,0 (dois) pontos

Certificado acompanhado do Histórico escolar ou Certidão de conclusão de Especialização relacionada à área da educação com o mínimo de 360 horas, realizada em instituição de ensino reconhecida pelo MEC ou pelo CEE.

MESTRADO

1,0

3,0 (três) pontos

3,0 (três) pontos

Certificado acompanhado do Histórico escolar ou Certidão de conclusão de Mestrado relacionada à área de educação, realizado em instituição de ensino reconhecida pelo MEC ou pelo CEE

DOUTORADO

1,0

5,0 (cinco) pontos

5,0 (cinco) pontos

Certificado acompanhado do Histórico escolar ou Certidão de conclusão de Doutorado relacionada a área de educação, realizado em instituição de ensino reconhecida pelo MEC ou pelo CEE

5.2.6 Não serão aceitos atestados ou declarações como comprovação de títulos.

5.2.7 A avaliação dos títulos apresentados será feita pela Empresa EMAP MG Assessoria e Consultoria Ltda - ME, em conjunto com a Comissão Especial do Concurso e a Prefeitura Municipal.

5.2.8. Não serão avaliados documentos de candidatos não aprovados.

6 - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.1. As Provas Objetivas de Múltipla Escolha serão realizadas no Município de AIMORÉS, no dia 24 de junho de 2012, com início às 8h30min.

6.1.2 Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de AIMORÉS, nos demais órgãos públicos do município e disponíveis nos sites: www.aimores.mg.gov.br, e www.emapmg.com.br a partir do dia 21/06/2012, planilha contendo locais e horários de realização das provas objetivas."

6.2. O ingresso na sala ou locais de provas só será permitido dentro do horário estabelecido e ao candidato que estiver devidamente inscrito e apresentar documento de Identidade original com foto não sendo aceito cópias, ainda que autenticadas.

6.3. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada ou repetição de prova, importando a ausência ou retardamento do candidato em sua exclusão do Concurso Público, seja qual for o motivo alegado.

6.4. Em nenhuma hipótese haverá aplicação de provas fora dos locais e horários preestabelecidos.

6.5. O candidato deverá comparecer ao local designado, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munido de lápis, borracha e caneta tipo esferográfica azul ou preta transparente.

6.6. Não será permitido ao candidato portar máquina calculadora, computador portátil, relógio digital do tipo Data Bank, aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos que sejam capazes de transmitir ou receber dados.

6.6.1. Não será permitido ao candidato adentrar ao recinto de provas com vestimentas inadequadas a realização do mencionado certame (ex: boné, chapéu) e congêneres.

6.6.2. Será de inteira responsabilidade do candidato eventual extravio ou dano de pertences pessoais, sendo que nem o município, nem a empresa organizadora do concurso responsabilizar-se-ão por qualquer prejuízo sofrido pelo candidato. SE S O N S ULT

6.7. O candidato portador de necessidades especiais que necessitar de provas em condições especiais deverá informar no ato da inscrição, através de requerimento juntamente com parecer emitido por especialista da área de sua necessidade especial.

6.8 Ao iniciar a prova, o candidato deverá permanecer na sala pelo tempo mínimo de 1he00min (uma) hora.

6.9. Os três últimos candidatos de cada sala somente poderão sair juntos das salas de provas.

6.10. O candidato deverá transcrever suas respostas, para o cartão de respostas, com caneta esferográfica azul ou preta transparente.

6.11. Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

6.12 Não se poderá substituir o cartão de respostas por erro do candidato e a ausência de assinatura no mesmo implicará em sua anulação.

6.13. Será excluído do processo o candidato que:

a) Se apresentar após o horário estabelecido;

b) Não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado;

c) Não apresentar o documento de identidade exigido na forma do ítem 6.2;

d) Durante a realização das provas for colhido em flagrante comunicação com outro candidato ou com pessoas estranhas, oralmente, por escrito, ou através de equipamentos eletrônicos, ou ainda que venha a tumultuar a sua realização;

e) Ausentar-se do recinto da prova, a não ser momentaneamente, em casos especiais e desde que na companhia de um fiscal;

f) Usar de incorreções ou descortesia para com os coordenadores ou fiscais de provas, auxiliares e autoridades presentes.

6.14. O candidato, ao terminar a prova, entregará obrigatoriamente ao fiscal de sala, sua folha de respostas assinada juntamente com o caderno de questões.

7 - DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO FINAL E DESEMPATE

7.1. Será eliminado o candidato que não alcançar o mínimo exigido no item 5.1.5 desse edital.

7.2. A classificação final dos candidatos será feita pela soma dos pontos obtidos nas provas Objetivas de Múltipla Escolha e Títulos, quando houver, e será divulgada em duas listas, uma contendo a classificação geral de todos os candidatos aprovados e a outra somente a classificação dos candidatos portadores de necessidades especiais.

7.3. Apurado o total de pontos, na hipótese de empate entre os candidatos, será dada preferência, para efeito de classificação, sucessivamente, ao candidato que:

a) tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme estabelece o parágrafo único do art. 27da Lei Federal nº. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), sendo considerada, para esse fim, a data de realização das provas objetivas, o de idade mais avançada.

b) obter o maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos da Prova Objetiva;

c) obter o maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Gerais da Prova Objetiva;

d) tiver idade maior.

7.4. Os candidatos aprovados neste Concurso Público serão classificados em ordem decrescente de nota final, observado o cargo, a área de atuação e a unidade de exercício para os quais concorreram.

8 - DOS RECURSOS

8.1. Caberá recurso, contra indeferimento de isenção do pagamento da taxa de inscrição, cancelamento de inscrições, exclusão de candidatos, questões e resultados, em única e última instância, à Empresa EMAP MG Assessoria e Consultoria Ltda - ME, no prazo de dois dias úteis a partir do primeiro dia útil subseqüente à divulgação, e poderá ser via CORREIOS com Aviso de Recebimento (AR) com data de postagem dentro do prazo recursal, para o endereço: Avenida Raul Soares, 292 - centro - Aimorés -MG

8.1.1 Contra questão das provas Objetivas de Múltipla Escolha, nos dois dias úteis após o dia da divulgação do gabarito oficial, desde que devidamente fundamentado. A divulgação oficial do mencionado gabarito ocorrerá no 1º dia útil após a realização das provas.

8.1.2 Contra o resultado da apuração dos Títulos, nos dois dias úteis após o dia da divulgação final do resultado do concurso desde que, devidamente fundamentado.

8.2. Serão rejeitados liminarmente os recursos que não estiverem em formulário próprio disponível nos sites do Município: www.aimores.mg.gov.br e www.emapmg.com.br não estiverem redigidos em termos próprios ou não fundamentados, os que não contiverem dados necessários à identificação do candidato ou ainda aqueles a que se der entrada fora dos prazos preestabelecidos.

8.3. Após o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões, porventura anuladas, seja em virtude de recurso administrativo, seja por outro motivo, serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido ou não.

8.4. Não haverá revisão genérica de provas.

9 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. O candidato aprovado e nomeado será regido pelo Estatuto dos Servidores Públicos do Município de AIMORÉS, aprovado pela Lei nº 2278/2011 de 23 de novembro de 2011.

9.2. Ao entrar em exercício, o servidor ficará sujeito a estágio probatório, durante o qual sua eficiência e capacidade serão objetos de avaliação para o desempenho do cargo.

9.3. O candidato aprovado dentro do limite de vagas previstas, durante o prazo de validade do certame que será de 02 (dois) anos prorrogável por igual período, tem direito subjetivo a nomeação para o cargo a que concorreu e foi habilitado.

9.4. A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do concurso público, tais como se acham estabelecidas neste Edital.

9.5. A Prefeitura Municipal de AIMORÉS e a Emap MG Assessoria e Consultoria Ltda - ME não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes a este concurso.

9.6. O candidato deverá manter junto ao Setor de Pessoal da Prefeitura Municipal, durante o prazo de validade do concurso, seu endereço atualizado, visando eventuais convocações.

9.7. Ficam reservadas 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas para cada cargo, na forma do Anexo I deste Edital, conforme Decreto Federal nº 3.298/99, para pessoas portadoras de necessidades especiais, em cumprimento às normas legais, desde que compatível com o exercício do cargo e declarada no ato da inscrição. O candidato que não declarar ser portador de necessidade especial no ato de sua inscrição não poderá declarar-se como tal posteriormente.

9.8. Para pleno atendimento ao subitem 9.7, no que diz respeito ao arredondamento de vagas, considerando que Lei Municipal não vislumbra tal assunto, quando a aplicação do percentual previsto no edital resultar em número fracionado, aplica-se a regra da percentagem mínima e máxima orientada pelo Supremo Tribunal Federal por meio do Senhor Ministro Marco Aurélio no documento MS 26.310-5/DF - Relator Ministro Marco Aurélio - DJ 31.10.2007.

9.8.1 Os portadores de necessidades especiais, quando de sua posse, serão submetidos a exame médico a fim de comprovar a qualificação do candidato como deficiente ou não, e o grau de deficiência que não o incapacite para o exercício do cargo, assegurado o direito de recurso junto à Prefeitura Municipal, no prazo de dois dias úteis a partir do primeiro dia útil subseqüente à divulgação do resultado do exame.

9.8.2 É considerado portador de necessidades especiais aquele que se enquadrar nas condições especificadas no artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/99.

9.9. O candidato aprovado, quando nomeado, deverá apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos, para efeito de posse no cargo:

a) Fotocópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento;

b) Fotocópia autenticada do CPF;R IA

c) Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade;

d) Cartão de Cadastramento no PIS/PASEP (se tiver);

e) Laudo médico favorável, fornecido pelo Serviço de Medicina do Município de AIMORÉS;

f) 02 (duas) fotografias 3x4;

g) Fotocópia autenticada do Título de Eleitor e comprovante de certidão de quitação eleitoral;

h) Fotocópia autenticada do Certificado de Reservista, se do sexo masculino;

i) Fotocópia autenticada do comprovante de capacitação legal para o exercício do cargo, bem como registro no órgão competente, quando cabível;

j) Certidão Negativa de antecedentes criminais, ou outra forma de comprovação de sua idoneidade, ou ainda, apresentação de esclarecimentos e provas, quando houver registro de antecedentes criminais.

k) Fotocópia da certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos, juntamente com o comprovante de escolaridade.

9.10. Caberá ao Prefeito Municipal de AIMORÉS a homologação do resultado final.

9.11. Na Secretaria de Educação nos casos em que não for preenchido o número de vagas ofertado no item 1.3 deste Edital, por ausência de candidatos aprovados em número suficiente para determinada localidade, a Administração poderá realizar processo de reopção de vagas, a ser definido em edital específico, de forma que candidatos classificados em uma mesma área de atuação possam optar por concorrer a vaga de localidade diversa daquela em que se inscreveram inicialmente.

9.12. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será comunicada em ato complementar ao Edital ou aviso a ser publicado no site da Prefeitura Municipal de Aimorés, www.aimores.mg.gov.br e no Site da Empresa EMAP MG Assessoria e Consultoria Ltda - ME, www.emapmg.com.br e afixados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Aimorés.

9.13. Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Comissão Especial de Concurso Público, e Empresa EMAP MG Assessoria e Consultoria Ltda - ME no que a cada um couber, no endereço Avenida Raul Soares, 292 -Aimorés - MG (Prédio ao lado da Prefeitura).

AIMORÉS, 12 de março de 2012.

Marcelo Marques
Prefeito Municipal

ANEXO I
CARGOS, VAGAS, JORNADA DE TRABALHO SALÁRIO MENSAL ESCOLARIDADE E TIPO DE PROVAS E QUESTÕES.

CARGO

Nº TOTAL DE VAGAS

VAGAS PARA P.P.N.E*

C.H SEMANAL

SALÁRIO MENSAL R$

VALOR INSCR.

ESCOLARIDADE E PRÉ-REQUISITOS MÍNIMOS

TIPO DE PROVA E NUMERO DE QUESTÕES

PROFESSOR PEB II

06

-

25

1.001,59

60,00

Diploma devidamente registrado de curso legalmente reconhecido de Licenciatura Plena em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação para lecionar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, expedido por instituição de ensino superior credenciada;

Língua Portuguesa 10

Matemática 10

Conhec. Específicos 20

PROFESSOR PIII - MATEMÁTICA

02

-

-

R$ 10,02 hora/aula

60,00

Diploma devidamente registrado de curso legalmente reconhecido de Licenciatura Plena em Matemática, expedido por instituição de ensino superior credenciada;

Língua Portuguesa 10

Matemática 10

Conhec. Específicos 20

PROFESSOR PIII - LÍNGUA PORTUGUESA

02

-

-

R$ 10,02 hora/aula

60,00

Diploma devidamente registrado de curso legalmente reconhecido de Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, expedido por instituição de ensino superior credenciada;

Língua Portuguesa 10

Matemática 10

Conhec. Específicos 20

PROFESSOR PIII- LÍNGUA INGLESA

01

-

-

R$ 10,02 hora/aula

60,00

Diploma devidamente registrado de curso legalmente reconhecido de Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Inglês, expedido por instituição de ensino superior credenciada;

Língua Portuguesa 10

Matemática 10

Conhec. Específicos 20

PROFESSOR PIII- GEOGRAFIA

01

-

-

R$ 10,02 hora/aula

60,00

Diploma devidamente registrado de curso legalmente reconhecido de Licenciatura Plena em Geografia, expedido por instituição de ensino superior credenciada;

Língua Portuguesa 10

Matemática 10

Conhec. Específicos 20

PROFESSOR PIII- HISTÓRIA

01

-

-

R$ 10,02 hora/aula

60,00

Diploma devidamente registrado de curso legalmente reconhecido de Licenciatura Plena em História, expedido por instituição de ensino superior credenciada;

Língua Portuguesa 10

Matemática 10

Conhec. Específicos 20

PROFESSOR PIII- CIÊNCIAS

01

-

-

R$ 10,02 hora/aula

60,00

Diploma devidamente registrado de curso legalmente reconhecido de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, expedido por instituição de ensino superior credenciada;

Língua Portuguesa 10

Matemática 10

Conhec. Específicos 20

PROFESSOR PIII-EDUCAÇÃO FÍSICA

01

-

-

R$ 10,02 hora/aula

60,00

Diploma devidamente registrado de curso legalmente reconhecido de Licenciatura Plena em Educação Física, expedido por instituição de ensino superior credenciada;

Língua Portuguesa 10

Matemática 10

Conhec. Específicos 20

AGENTE ADMINISTRATIVO

03

1

 

630,00

45,00

Nível Fundamental Completo

Língua Portuguesa 10

Matemática 10

Conhec. Específicos 20

PEDAGOGO

04

1

24

1.203,60

60,00

Diploma devidamente registrado de curso legalmente reconhecido de Licenciatura Plena em Pedagogia.

Língua Portuguesa 10

Matemática 10

Conhec. Específicos 20

SUPERVISOR PEDAGÓGICO

10

2

24

1.203,60

60,00

Diploma devidamente registrado de curso legalmente reconhecido de Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitação específica em Supervisão Pedagógica, ou Licenciatura Plena em área específica acrescida de pós-graduação em Supervisão Pedagógica, expedido por instituição de ensino superior credenciada;

Língua Portuguesa 10

Matemática 10

Conhec. Específicos 20

AJUDANTE DE SERVIÇOS

10

2

40

622,00

35,00

Ensino Fundamental Incompleto Nível alfabetizado

Língua Portuguesa 20

Matemática 20

AGENTE DE ENDEMIAS

3

1

40

698,25

45,00

Ensino Fundamental Completo

Língua Portuguesa 15

Matemática 10

Conhec.Específicos 15

TECNÓLOGO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

1-40 1.300,0060,00 Nível Superior - Tecnólogo Em Segurança do Trabalho e registro no conselho de classe

Língua Portuguesa 10

Matemática 10

Conhec.Específicos 20

TECNÓLOGO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

1-40 1.200,0045,00 Nível Médio Técnico em segurança do Trabalho e registro no conselho de classe

Língua Portuguesa 10

Matemática 10

Conhec.Específicos 20

ANEXO II - ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

CARGO

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

PROFESSOR P II

Docência na Educação Infantil de 4 e 5 anos e nos Anos Inicias do Ensino Fundamental, incluindo entre outras as seguintes atribuições: Participar da elaboração da proposta pedagógica da escola; Elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos; Participar, integralmente, dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Colaborar com as atividades de articulação da Escola com as famílias e a comunidade; Manter e fazer com que seja mantida a disciplina em sala de aula e fora dela; Comparecer às atividades programadas e as reuniões para as quais for convocado; Zelar pelo bom nome da Unidade de Ensino; Informar oficialmente e quando solicitado à comunidade escolar e aos pais ou responsáveis, o resultado escolar dos alunos. Zelar pelo patrimônio municipal, particularmente na sua área de atuação;

PROFESSOR P III

Docência nos anos finais do Ensino Fundamental, incluindo entre outras as seguintes atribuições: Participar da elaboração da proposta pedagógica da escola; Elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos dentro da sua disciplina; Participar, integralmente, dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Colaborar com as atividades de articulação da Escola com as famílias e a comunidade; Manter e fazer com que seja mantida a disciplina em sala de aula e fora dela; Comparecer às atividades programadas e as reuniões para as quais for convocado; Zelar pelo bom nome da Unidade de Ensino; Zelar pelo patrimônio municipal, particularmente na sua área de atuação; Informar oficialmente e quando solicitado, à comunidade escolar e aos pais ou responsáveis, o resultado escolar dos alunos

AGENTE ADMINISTRATIVO

Trabalho de escritório, de média complexidade, que consiste em executar tarefas de escrituração, digitação, atendimento, serviços externos e correlatos. Receber e despachar processos; Arquivamento e controle de documentos em geral; Executar trabalhos de digitação relativos expedientes diversos; Atendimento a contribuintes e usuários dos sistemas de saúde, educacional, administrativo, assistência social e outros segmentos da Administração Municipal; Triagens e encaminhamentos de doentes e pessoas carentes nos projetos sociais e de responsabilidade da Prefeitura; Preencher requisições e outros formulários, modelos e impressos; Classificar, protocolar e arquivar papéis e outros documentos em ordem alfabética, numérica ou cronológica; Atendimento telefônico em geral, anotando recados e repassando ligações; Serviços externos de bancos, pequenas compras, entrega de documentos, etc; Apoio aos assistentes administrativos nas tarefas de menor complexidade; Participar de comissões internas; Recepção, entrega de resultados e atendimento geral em laboratórios; Realizar outras tarefas afins de acordo com as atribuições próprias da natureza do trabalho e do setor onde estiver lotado

PEDAGOGO

O Pedagogo deverá acompanhar e orientar as unidades escolares da rede municipal nas questões técnico-pedagógicas, bem como assessorar a secretaria nas referidas questões, articulando o Projeto Político Pedagógico, coordenando e/ou participando de todos os momentos de discussão coletiva da escola, contribuindo com seu conhecimento, com sua especificidade, na práxis Educativa e melhoria da qualidade da educação. Deverá ainda: coordenar e avaliar as propostas pedagógicas da unidade escolar com base nas orientações e diretrizes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; orientar os professores e demais funcionários da unidade escolar quanto à elaboração coletiva, consecução e avaliação do projeto político-pedagógico, coordenando e acompanhando sua execução; acompanhar e avaliar, junto com a equipe docente e os demais integrantes da equipe técnico-pedagógica, o processo ensino-aprendizagem, visando à melhoria da qualidade de ensino; pesquisar, estudar e selecionar assuntos específicos de seu campo, procurando manter-se atualizado; coordenar e/ou participar da elaboração e avaliação de propostas e projetos específicos desenvolvidos pela unidade escolar; participar e coordenar reuniões inerentes a função; coordenar, orientar, assessorar, analisar e divulgar atividades de implementação pedagógica; apresentar levantamentos e registros de informações sobre o processo avaliativo e de desenvolvimento do desempenho escolar; fomentar o processo inicial de pesquisa em novas metodologias e de enriquecimento curricular; Realizar outras atividades.

SUPERVISOR PEDAGÓGICO

O Especialista da Educação Básica deve atuar em todo o Ensino Fundamental, responsabilizando-se pela formação integral dos alunos, o que implica na reconstrução dos saberes historicamente elaborados pela humanidade e consagrados em grandes áreas, em uma visão sistêmica, construindo através de uma estrutura curricular, na qual as disciplinas se aglutinam nessas grandes áreas e se entretecem, a partir de eixos integradores, considerando que as mudanças de paradigmas relacionados com a produção e reprodução de conhecimento exigem uma visão holística. Deverá observar e avaliar qual a verdadeira necessidade da escola e atender aos seus anseios, bem como verificar, junto ao Projeto Político-Pedagógico, como a escola conduz o processo ensino-aprendizagem, como garante o sucesso dos alunos e como a família exerce o seu papel de parceria nesse processo; estimula o desenvolvimento de relações interpessoais, o estabelecendo vínculos, utilizando de métodos de ensino compatíveis com as mais recentes concepções a respeito desse processo. Procurar envolver a equipe escolar, ajudando-a a ampliar o olhar em torno do aluno e das circunstancias de produção do conhecimento, ajudando o aluno a superar obstáculos que se interpõem ao pleno domínio das ferramentas necessárias à leitura do mundo.

AJUDANTE DE SERVIÇOS

Trabalho manual que consiste em executar tarefas elementares, sem complexidade, que exigem esforço físico. Realizar trabalhos de manutenção de ruas e estradas em geral; Limpeza e conservação de logradouros públicos, móveis, equipamentos e prédios públicos em geral; Auxiliar nas tarefas de obras de construções e reformas em geral; Capinas de vias públicas em geral; Podas, plantio e manutenção de árvores; Apoio ao grupo operacional do SAAE em manutenções das redes de esgoto; Transporte de móveis e equipamentos em geral em mudanças; Conservação, manutenção e tarefas próprias de sepultamentos nos cemitérios; Vigilância de prédios, praças, escolas, postos de saúde, obras, rodoviária e patrimônio público em geral; Realizar outras tarefas afins de acordo com as atribuições próprias da natureza do trabalho e do setor onde estiver lotado.

AGENTE DE ENDEMIAS

Executar atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor da saúde do Município. Executar os trabalhos de campo da vigilância epidemiológica do Município em conformidade com as orientações da Secretaria Municipal de Saúde; Realizar visitas domiciliares periódicas nos distritos e sede do município, para orientações e monitoramento de situações de risco à saúde da família e da comunidade; Promover a prevenção e combate a mosquitos, larvas e outros elementos transmissores de doenças; Participar de campanhas e mutirões da saúde; Apoiar a fiscalização sanitária nas inspeções de rotina e quando convocados; Disponibilizar-se em qualquer dia e horário, em situações de emergências que coloquem a saúde da população em risco; Vistoria de imóveis e logradouros para eliminação de vetores causadores de infecções e infestações; Manuseio e operação de equipamentos para aplicação de larvicidas e inseticidas; Aplicação de produtos químicos para controle e/ou combate de vetores causadores de infecções e infestações; Realizar outras tarefas afins de acordo com as atribuições próprias da natureza do trabalho e do setor onde estiver lotado.

TECNÓLOGO EM SEGURANÇA DO TRABALHO Executar atividades e programas de prevenção e segurança do trabalho, de alta e média complexidade, compatíveis com as suas funções. Controlar perdas de processos, produtos e serviços ao identificar; Determinar e analisar causas de perdas, Estabelecer plano de ações preventivas e corretivas. Desenvolver, testar e supervisionar sistemas, processos e métodos produtivos; Gerenciar atividades de segurança do trabalho e do meio ambiente; Planejar empreendimentos e atividades produtivas e coordenar equipes; Treinamentos e atividades de trabalho.
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO Executar atividades e programas de prevenção e segurança do trabalho, de média complexidade, compatíveis com o nível. Implantar normas de segurança do trabalho nas diversas secretarias; Orientar a aquisição e utilização de EPI em todos os setores; Criar e orientar o funcionamento da CIPA; Organizar a realização de SIPATs; Manter Funcionamento do PCMSO e PPRA; Controlar o arquivo de exames médicos periódicos e os específicos de cada profissão; Elaborar e administrar as estatísticas de acidentes do trabalho, sugerindo medidas que evitem repetição de acidentes; Acompanhar acidentes e acidentados do trabalho para um correto tratamento; Preparar e manter sinalizações de segurança, quando necessárias; Orientar os controles de locais e serviços insalubres, perigosos e outros; Realizar outras tarefas afins de acordo com as atribuições próprias da natureza da profissão e do setor onde estiver lotado.

ANEXO III

PROGRAMA DAS PROVAS

CARGO : AJUDANTE DE SERVIÇOS

LÍNGUA PORTUGUESA:

Compreender frases com estrutura simples; Localizar informação em textos de maior extensão; identificar o assunto de um texto, reconhecer rimas, sílabas e palavras. Interpretar textos com auxilio de material gráfico diverso (quadrinho, propaganda, foto, etc.); Identificar a finalidade de um texto. Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema. Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos. Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões e do uso de pontuação.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46. ed. São Paulo: Nacional, 2005; CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática de português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001; TUFANO, Douglas. Guia prático da Nova Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2008. Livros didáticos de Língua Portuguesa para os anos iniciais do ensino fundamental; Jornais e revistas de circulação nacional.

MATEMÁTICA:

Localizar objetos em representações do espaço; Identificar figuras geométricas. Utilizar sistemas de medidas; Medir grandezas; Estabelecer entre horário de inicio e termino e/ou intervalo da duração de um evento ou acontecimento; Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores. Conhecer e utilizar números; Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais; Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais; Resolver problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição, subtração, multiplicação e divisão.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: Livros didáticos de Matemática, Anos Iniciais do Ensino Fundamental- CENTURIÓN, Marília Ramos. RODRIGUES, Arnaldo Bento. NETO, Mário Batista dos Santos- Porta Aberta: Alfabetização matemática - São Paulo: FTD, 2008 (Coleção porta aberta:Alfabetização matemática). GIOVANNI Júnior, José Ruy. GIOVANNI, José Ruy A conquista da matemática: Coleção a conquista da matemática - São Paulo: FTD, 2009.

CARGOS : AGENTE ADMINISTRATIVO

LÍNGUA PORTUGUESA:

Localizar uma informação explicitas em um texto; Inferir o sentido de uma palavra ou expressão; Identificar o tema de um texto; Distinguir um fato de uma opinião. Interpretar textos com auxilio de material gráfico diverso (quadrinho, propaganda, foto, etc.); Identificar a finalidade de um texto. Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema. Estabelecer relações entre elementos e partes do texto identificando repetições ou substituições que contribuam para continuidade de um texto. Identificar o conflito gerador do enredo; Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto. Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos; Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos. Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46. ed. São Paulo: Nacional, 2005; CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática de português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001; TUFANO, Douglas. Guia prático da Nova Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2008. Livros didáticos de Língua Portuguesa para o ensino fundamental; Jornais e revistas de circulação nacional.

MATEMÁTICA:

Localizar objetos em representações do espaço; Identificar figuras geométricas e suas propriedades; Aplicar relações e propriedades. Utilizar sistemas de medidas; Medir grandezas; Estimar e comparar grandezas. Conhecer e utilizar números; Realizar e aplicar operações; Resolver situações-problemas com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, multiplicação, subtração e divisão); Identificar fração como representação que pode estar associadas a diferentes significados; Porcentagem. Ler, utilizar e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos; Associar informações associadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que a representam e vice versa.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: GIOVANNI Júnior, José Ruy. Benedicto Castrucci A conquista da matemática: Coleção a conquista da matemática - São Paulo: FTD, 2009.DANTE, Luiz Roberto: Tudo é matemática, São Paulo. Ed. Ática, 2009. Livros didáticos de Matemática para o ensino fundamental; Jornais e revistas de circulação nacional.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Lei nº 9394/96 (lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB - atualizada); Noções Gerais de Informática; Direitos da criança e do adolescente; Ética na administração pública; Estatuto do Idoso; Ofício, ata, exposição de motivos, minuta; Arquivo, fichário, cadastro.

CARGO : AGENTE DE ENDEMIAS

LÍNGUA PORTUGUESA:

Localizar uma informação explicitas em um texto; Inferir o sentido de uma palavra ou expressão; Identificar o tema de um texto; Distinguir um fato de uma opinião. Interpretar textos com auxilio de material gráfico diverso (quadrinho, propaganda, foto, etc.); Identificar a finalidade de um texto. Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema. Estabelecer relações entre elementos e partes do texto identificando repetições ou substituições que contribuam para continuidade de um texto. Identificar o conflito gerador do enredo; Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto. Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos; Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos. Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46. ed. São Paulo: Nacional, 2005; CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática de português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001; TUFANO, Douglas. Guia prático da Nova Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2008. Livros didáticos de Língua Portuguesa para o ensino fundamental; Jornais e revistas de circulação nacional.

MATEMÁTICA:

Localizar objetos em representações do espaço; Identificar figuras geométricas e suas propriedades; Aplicar relações e propriedades. Utilizar sistemas de medidas; Medir grandezas; Estimar e comparar grandezas. Conhecer e utilizar números; Realizar e aplicar operações; Resolver situações-problemas com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, multiplicação, subtração e divisão); Identificar fração como representação que pode estar associadas a diferentes significados; Porcentagem. Ler, utilizar e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos; Associar informações associadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que a representam e vice versa.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: GIOVANNI Júnior, José Ruy. Benedicto Castrucci A conquista da matemática: Coleção a conquista da matemática - São Paulo: FTD, 2009.DANTE, Luiz Roberto: Tudo é matemática, São Paulo. Ed. Ática, 2009. Livros didáticos de Matemática para o ensino fundamental; Jornais e revistas de circulação nacional.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde; Visita domiciliar; Avaliação das áreas de risco ambiental e sanitário; Noções de ética e cidadania; Noções básicas de epidemiologia, meio ambiente e saneamento; Noções básicas de doenças como Leishmaniose Visceral e Tegumentar, Dengue, Malária, Esquistossomose, Cólera, Febre Amarela, dentre outras

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: Livros técnicos sobre os assuntos citados

CARGO SUPERVISOR PEDAGÓGICO

LÍNGUA PORTUGUESA:

Localizar uma informação apresentada pelo texto e identificar seu sentido global; Saber o sentido de uma palavra ou expressão, por meio da construção de inferências, além perceber a intenção de um autor e distinguir entre um fato e uma opinião. implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador; Interpretar textos que associam linguagem verbal e não verbal ou simplesmente textos não verbais; Reconhecer diversos gêneros textuais, identificando a função desses textos na sociedade. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema; Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema. Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc; Estabelecer relações entre elementos e partes do texto considerando: causa/consequência, mecanismos de concordância verbal e nominal repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade; Identificar a tese do texto e estabelecer suas relações com os argumentos de sustentação; Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto. Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos; Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos. Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

REFERENCIA SUGERIDA: Aprendendo Português: Conteúdos essenciais para o ensino fundamental - Cesar Coll e Ana Teberosky - editora Ática. 2000. Brasil - Ministério da Educação. PDE: Plano Nacional de Educação: Prova Brasil: Ensino fundamental: Matriz de referencia, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB, Inep, 2008. Matriz de Referencia de Lingua Portuguesa - Saeb/Prova - Tópicos e descritores. Orientação para a rganização do Ciclo de Alfabetização - Cadernos do CEALE coleção 1 a 6.

MATEMÁTICA:

Localizar objetos em representações do espaço; Identificar figuras geométricas e suas propriedades; Reconhecer transformações no plano; Aplicar relações e propriedades. Utilizar sistemas de medidas; Medir grandezas; Estimar e comparar grandezas. Conhecer e utilizar números; Realizar e aplicar operações; Utilizar procedimentos algébricos. Ler, utilizar e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos; Utilizar procedimentos de combinatória e probabilidade.

REFERENCIA SUGERIDA: Aprendendo Matemática: Conteúdos essenciais para o ensino fundamental - Cesar Coll e Ana Teberosky - editora Ática. 2000. Brasil - Ministério da Educação. PDE: Plano Nacional de Educação: Prova Brasil: Ensino fundamental: Matriz de referencia, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB, Inep, 2008.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Padrões Profissionais de Competência para o Professor dos Ciclos de Alfabetização e Complementar/Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Sistema Educacional de Minas Gerais*; LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação LEI 9394/96. Estatuto da Criança e Adolescente. PCN- Parâmetros Curriculares Nacionais. Noções de informática.

*O conteúdo destacado está disponível no endereço eletrônico www.aimores.mg.gov.br e, www.emapmg.com.br

CARGO PROFESSOR PIII - MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA:

Localizar uma informação apresentada pelo texto e identificar seu sentido global; Saber o sentido de uma palavra ou expressão, por meio da construção de inferências, além perceber a intenção de um autor e distinguir entre um fato e uma opinião. implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador; Interpretar textos que associam linguagem verbal e não verbal ou simplesmente textos não verbais; Reconhecer diversos gêneros textuais, identificando a função desses textos na sociedade. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema; Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema. Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc; Estabelecer relações entre elementos e partes do texto considerando: causa/consequência, mecanismos de concordância verbal e nominal repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade; Identificar a tese do texto e estabelecer suas relações com os argumentos de sustentação; Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto. Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos; Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos. Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

REFERENCIA SUGERIDA: CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46. ed. São Paulo: Nacional, 2005; CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática de português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001; TUFANO, Douglas. Guia prático da Nova Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2008. Livros didáticos de Língua Portuguesa para o ensino médio; Jornais e revistas de circulação nacional.

MATEMÁTICA:

Localizar objetos em representações do espaço; Identificar figuras geométricas e suas propriedades; Reconhecer transformações no plano; Aplicar relações e propriedades. Utilizar sistemas de medidas; Medir grandezas; Estimar e comparar grandezas. Conhecer e utilizar números; Realizar e aplicar operações; Utilizar procedimentos algébricos. Ler, utilizar e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos; Utilizar procedimentos de combinatória e probabilidade.

REFERENCIA SUGERIDA: Livros didáticos de Matemática em geral que apresentem os conteúdos sugeridos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Proposta Curricular - CBC* (Conteúdo Básico Comum - Ensino Fundamental e Médio) e Orientações Pedagógicas da SEE/MG para o ensino de Matemática* (Ensino Fundamental e Médio). Conhecimento do conteúdo relacionado à área de ensino.

*O conteúdo destacado está disponível no endereço eletrônico www.aimores.mg.gov.br e, www.emapmg.com.br

CARGO PROFESSOR PIII - HISTÓRIA

LÍNGUA PORTUGUESA:

Localizar uma informação apresentada pelo texto e identificar seu sentido global; Saber o sentido de uma palavra ou expressão, por meio da construção de inferências, além perceber a intenção de um autor e distinguir entre um fato e uma opinião. implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador; Interpretar textos que associam linguagem verbal e não verbal ou simplesmente textos não verbais; Reconhecer diversos gêneros textuais, identificando a função desses textos na sociedade. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema; Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema. Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc; Estabelecer relações entre elementos e partes do texto considerando: causa/consequência, mecanismos de concordância verbal e nominal repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade; Identificar a tese do texto e estabelecer suas relações com os argumentos de sustentação; Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto. Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos; Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos. Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

REFERENCIA SUGERIDA: CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46. ed. São Paulo: Nacional, 2005; CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática de português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001; TUFANO, Douglas. Guia prático da Nova Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2008. Livros didáticos de Língua Portuguesa para o ensino médio; Jornais e revistas de circulação nacional.

MATEMÁTICA:

Localizar objetos em representações do espaço; Identificar figuras geométricas e suas propriedades; Reconhecer transformações no plano; Aplicar relações e propriedades. Utilizar sistemas de medidas; Medir grandezas; Estimar e comparar grandezas. Conhecer e utilizar números; Realizar e aplicar operações; Utilizar procedimentos algébricos. Ler, utilizar e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos; Utilizar procedimentos de combinatória e probabilidade.

REFERENCIA SUGERIDA: Livros didáticos de Matemática em geral que apresentem os conteúdos sugeridos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Proposta Curricular - CBC* (Conteúdo Básico Comum - Ensino Fundamental e Médio) e Orientações Pedagógicas da SEE/MG para o ensino de História* (Ensino Fundamental e Médio). Conhecimento do conteúdo relacionado à área de ensino.

*O conteúdo destacado está disponível no endereço eletrônico www.aimores.mg.gov.br e, www.emapmg.com.br

CARGO PROFESSOR PIII - GEOGRAFIA

LÍNGUA PORTUGUESA:

Localizar uma informação apresentada pelo texto e identificar seu sentido global; Saber o sentido de uma palavra ou expressão, por meio da construção de inferências, além perceber a intenção de um autor e distinguir entre um fato e uma opinião. implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador; Interpretar textos que associam linguagem verbal e não verbal ou simplesmente textos não verbais; Reconhecer diversos gêneros textuais, identificando a função desses textos na sociedade. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema; Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema. Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc; Estabelecer relações entre elementos e partes do texto considerando: causa/consequência, mecanismos de concordância verbal e nominal repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade; Identificar a tese do texto e estabelecer suas relações com os argumentos de sustentação; Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto. Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos; Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos. Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

REFERENCIA SUGERIDA: CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46. ed. São Paulo: Nacional, 2005; CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática de português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001; TUFANO, Douglas. Guia prático da Nova Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2008. Livros didáticos de Língua Portuguesa para o ensino médio; Jornais e revistas de circulação nacional.

MATEMÁTICA:

Localizar objetos em representações do espaço; Identificar figuras geométricas e suas propriedades; Reconhecer transformações no plano; Aplicar relações e propriedades. Utilizar sistemas de medidas; Medir grandezas; Estimar e comparar grandezas. Conhecer e utilizar números; Realizar e aplicar operações; Utilizar procedimentos algébricos. Ler, utilizar e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos; Utilizar procedimentos de combinatória e probabilidade.

REFERENCIA SUGERIDA: Livros didáticos de Matemática em geral que apresentem os conteúdos sugeridos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Proposta Curricular - CBC* (Conteúdo Básico Comum - Ensino Fundamental e Médio) e Orientações Pedagógicas da SEE/MG para o ensino de Geografia* (Ensino Fundamental e Médio). Conhecimento do conteúdo relacionado à área de ensino.

*O conteúdo destacado está disponível no endereço eletrônico www.aimores.mg.gov.br e, www.emapmg.com.br

CARGO PROFESSOR PIII EDUCAÇÃO FÍSICA

LÍNGUA PORTUGUESA:

Localizar uma informação apresentada pelo texto e identificar seu sentido global; Saber o sentido de uma palavra ou expressão, por meio da construção de inferências, além perceber a intenção de um autor e distinguir entre um fato e uma opinião. implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador; Interpretar textos que associam linguagem verbal e não verbal ou simplesmente textos não verbais; Reconhecer diversos gêneros textuais, identificando a função desses textos na sociedade. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema; Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema. Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc; Estabelecer relações entre elementos e partes do texto considerando: causa/consequência, mecanismos de concordância verbal e nominal repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade; Identificar a tese do texto e estabelecer suas relações com os argumentos de sustentação; Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto. Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos; Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos. Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

REFERENCIA SUGERIDA: CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46. ed. São Paulo: Nacional, 2005; CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática de português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001; TUFANO, Douglas. Guia prático da Nova Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2008. Livros didáticos de Língua Portuguesa para o ensino médio; Jornais e revistas de circulação nacional.

MATEMÁTICA:

Localizar objetos em representações do espaço; Identificar figuras geométricas e suas propriedades; Reconhecer transformações no plano; Aplicar relações e propriedades. Utilizar sistemas de medidas; Medir grandezas; Estimar e comparar grandezas. Conhecer e utilizar números; Realizar e aplicar operações; Utilizar procedimentos algébricos. Ler, utilizar e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos; Utilizar procedimentos de combinatória e probabilidade.

REFERENCIA SUGERIDA: Livros didáticos de Matemática em geral que apresentem os conteúdos sugeridos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Proposta Curricular - CBC* (Conteúdo Básico Comum - Ensino Fundamental e Médio) e Orientações Pedagógicas da SEE/MG* para o ensino de Educação Física (Ensino Fundamental e Médio). Conhecimento do conteúdo relacionado à área de ensino.

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CARGO PIII CIÊNCIAS

LÍNGUA PORTUGUESA:

Localizar uma informação apresentada pelo texto e identificar seu sentido global; Saber o sentido de uma palavra ou expressão, por meio da construção de inferências, além perceber a intenção de um autor e distinguir entre um fato e uma opinião. implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador; Interpretar textos que associam linguagem verbal e não verbal ou simplesmente textos não verbais; Reconhecer diversos gêneros textuais, identificando a função desses textos na sociedade. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema; Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema. Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc; Estabelecer relações entre elementos e partes do texto considerando: causa/consequência, mecanismos de concordância verbal e nominal repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade; Identificar a tese do texto e estabelecer suas relações com os argumentos de sustentação; Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto. Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos; Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos. Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

REFERENCIA SUGERIDA: CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46. ed. São Paulo: Nacional, 2005; CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática de português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001; TUFANO, Douglas. Guia prático da Nova Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2008. Livros didáticos de Língua Portuguesa para o ensino médio; Jornais e revistas de circulação nacional.

MATEMÁTICA:

Localizar objetos em representações do espaço; Identificar figuras geométricas e suas propriedades; Reconhecer transformações no plano; Aplicar relações e propriedades. Utilizar sistemas de medidas; Medir grandezas; Estimar e comparar grandezas. Conhecer e utilizar números; Realizar e aplicar operações; Utilizar procedimentos algébricos. Ler, utilizar e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos; Utilizar procedimentos de combinatória e probabilidade.

REFERENCIA SUGERIDA: Livros didáticos de Matemática em geral que apresentem os conteúdos sugeridos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Proposta Curricular - CBC* (Conteúdo Básico Comum) e Orientações Pedagógicas da SEE/MG para o ensino de Biologia*. Conhecimento do conteúdo relacionado à área de ensino.

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CARGO : PROFESSOR PIII - INGLÊS

LÍNGUA PORTUGUESA:

Localizar uma informação apresentada pelo texto e identificar seu sentido global; Saber o sentido de uma palavra ou expressão, por meio da construção de inferências, além perceber a intenção de um autor e distinguir entre um fato e uma opinião. implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador; Interpretar textos que associam linguagem verbal e não verbal ou simplesmente textos não verbais; Reconhecer diversos gêneros textuais, identificando a função desses textos na sociedade. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema; Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema. Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc; Estabelecer relações entre elementos e partes do texto considerando: causa/consequência, mecanismos de concordância verbal e nominal repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade; Identificar a tese do texto e estabelecer suas relações com os argumentos de sustentação; Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto. Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos; Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos. Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

REFERENCIA SUGERIDA: CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46. ed. São Paulo: Nacional, 2005; CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática de português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001; TUFANO, Douglas. Guia prático da Nova Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2008. Livros didáticos de Língua Portuguesa para o ensino médio; Jornais e revistas de circulação nacional.

MATEMÁTICA:

Localizar objetos em representações do espaço; Identificar figuras geométricas e suas propriedades; Reconhecer transformações no plano; Aplicar relações e propriedades. Utilizar sistemas de medidas; Medir grandezas; Estimar e comparar grandezas. Conhecer e utilizar números; Realizar e aplicar operações; Utilizar procedimentos algébricos. Ler, utilizar e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos; Utilizar procedimentos de combinatória e probabilidade.

REFERENCIA SUGERIDA: Livros didáticos de Matemática em geral que apresentem os conteúdos sugeridos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Proposta Curricular - CBC* (Conteúdo Básico Comum - Ensino Fundamental e Médio) e Orientações Pedagógicas da SEE/MG para o ensino de Língua Estrangeira - Inglês* (Ensino Fundamental e Médio). Conhecimento do conteúdo relacionado à área de ensino.

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CARGO : PROFESSOR III - LÍNGUA PORTUGUESA

LÍNGUA PORTUGUESA:

Localizar uma informação apresentada pelo texto e identificar seu sentido global; Saber o sentido de uma palavra ou expressão, por meio da construção de inferências, além perceber a intenção de um autor e distinguir entre um fato e uma opinião. implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador; Interpretar textos que associam linguagem verbal e não verbal ou simplesmente textos não verbais; Reconhecer diversos gêneros textuais, identificando a função desses textos na sociedade. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema; Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema. Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc; Estabelecer relações entre elementos e partes do texto considerando: causa/consequência, mecanismos de concordância verbal e nominal repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade; Identificar a tese do texto e estabelecer suas relações com os argumentos de sustentação; Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto. Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos; Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos. Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

REFERENCIA SUGERIDA: CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46. ed. São Paulo: Nacional, 2005; CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática de português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001; TUFANO, Douglas. Guia prático da Nova Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2008. Livros didáticos de Língua Portuguesa para o ensino médio; Jornais e revistas de circulação nacional.

MATEMÁTICA:

Localizar objetos em representações do espaço; Identificar figuras geométricas e suas propriedades; Reconhecer transformações no plano; Aplicar relações e propriedades. Utilizar sistemas de medidas; Medir grandezas; Estimar e comparar grandezas. Conhecer e utilizar números; Realizar e aplicar operações; Utilizar procedimentos algébricos. Ler, utilizar e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos; Utilizar procedimentos de combinatória e probabilidade.

REFERENCIA SUGERIDA: Livros didáticos de Matemática em geral que apresentem os conteúdos sugeridos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Proposta Curricular - CBC* (Conteúdo Básico Comum - Ensino Fundamental e Médio) e Orientações Pedagógicas da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa* (Ensino Fundamental e Médio). Conhecimento do conteúdo relacionado à área de ensino.

*O conteúdo destacado está disponível no endereço eletrônico www.aimores.mg.gov.br e, www.emapmg.com.br

CARGO PROFESSOR PII

LÍNGUA PORTUGUESA:

Localizar uma informação apresentada pelo texto e identificar seu sentido global; Saber o sentido de uma palavra ou expressão, por meio da construção de inferências, além perceber a intenção de um autor e distinguir entre um fato e uma opinião. implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador; Interpretar textos que associam linguagem verbal e não verbal ou simplesmente textos não verbais; Reconhecer diversos gêneros textuais, identificando a função desses textos na sociedade. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema; Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema. Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc; Estabelecer relações entre elementos e partes do texto considerando: causa/consequência, mecanismos de concordância verbal e nominal repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade; Identificar a tese do texto e estabelecer suas relações com os argumentos de sustentação; Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto. Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos; Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos. Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

REFERENCIA SUGERIDA: Aprendendo Português: Conteúdos essenciais para o ensino fundamental - Cesar Coll e Ana Teberosky - editora Ática. 2000. Brasil - Ministério da Educação. PDE: Plano Nacional de Educação: Prova Brasil: Ensino fundamental: Matriz de referencia, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB, Inep, 2008. Matriz de Referencia de Língua Portuguesa - Saeb/Prova - Tópicos e descritores. Orientação para a rganização do Ciclo de Alfabetização - Cadernos do CEALE coleção 1 a 6.

MATEMÁTICA:

Localizar objetos em representações do espaço; Identificar figuras geométricas e suas propriedades; Reconhecer transformações no plano; Aplicar relações e propriedades. Utilizar sistemas de medidas; Medir grandezas; Estimar e comparar grandezas. Conhecer e utilizar números; Realizar e aplicar operações; Utilizar procedimentos algébricos. Ler, utilizar e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos; Utilizar procedimentos de combinatória e probabilidade.

REFERENCIA SUGERIDA: Aprendendo Matemática: Conteúdos essenciais para o ensino fundamental - Cesar Coll e Ana Teberosky - editora Ática. 2000. Brasil - Ministério da Educação. PDE: Plano Nacional de Educação: Prova Brasil: Ensino fundamental: Matriz de referencia, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB, Inep, 2008.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Padrões Profissionais de Competência para o Professor dos Ciclos de Alfabetização e Complementar/Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Sistema Educacional de Minas Gerais*; Proposta Curricular - CBC* (Conteúdo Básico Comum - Fundamental - Ciclos/Ciclo da Alfabetização).

*O conteúdo destacado está disponível no endereço eletrônico www.aimores.mg.gov.br e, www.emapmg.com.br

CARGO PEDAGOGO

LÍNGUA PORTUGUESA:

Localizar uma informação apresentada pelo texto e identificar seu sentido global; Saber o sentido de uma palavra ou expressão, por meio da construção de inferências, além perceber a intenção de um autor e distinguir entre um fato e uma opinião. implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador; Interpretar textos que associam linguagem verbal e não verbal ou simplesmente textos não verbais; Reconhecer diversos gêneros textuais, identificando a função desses textos na sociedade. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema; Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema. Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc; Estabelecer relações entre elementos e partes do texto considerando: causa/consequência, mecanismos de concordância verbal e nominal repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade; Identificar a tese do texto e estabelecer suas relações com os argumentos de sustentação; Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto. Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos; Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos. Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

REFERENCIA SUGERIDA: Aprendendo Português: Conteúdos essenciais para o ensino fundamental - Cesar Coll e Ana Teberosky - editora Ática. 2000. Brasil - Ministério da Educação. PDE: Plano Nacional de Educação: Prova Brasil: Ensino fundamental: Matriz de referencia, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB, Inep, 2008. Matriz de Referencia de Lingua Portuguesa - Saeb/Prova - Tópicos e descritores. Orientação para a rganização do Ciclo de Alfabetização - Cadernos do CEALE coleção 1 a 6.

MATEMÁTICA:

Localizar objetos em representações do espaço; Identificar figuras geométricas e suas propriedades; Reconhecer transformações no plano; Aplicar relações e propriedades. Utilizar sistemas de medidas; Medir grandezas; Estimar e comparar grandezas. Conhecer e utilizar números; Realizar e aplicar operações; Utilizar procedimentos algébricos. Ler, utilizar e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos; Utilizar procedimentos de combinatória e probabilidade.

REFERENCIA SUGERIDA: Aprendendo Matemática: Conteúdos essenciais para o ensino fundamental - Cesar Coll e Ana Teberosky - editora Ática. 2000. Brasil - Ministério da Educação. PDE: Plano Nacional de Educação: Prova Brasil: Ensino fundamental: Matriz de referencia, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB, Inep, 2008.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Padrões Profissionais de Competência para o Professor dos Ciclos de Alfabetização e Complementar/Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Sistema Educacional de Minas Gerais*; LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação LEI 9394/96. Estatuto da Criança e do Adolescente. Noções de informática.

*O conteúdo destacado está disponível no endereço eletrônico www.aimores.mg.gov.br e, www.emapmg.com.br

TECNÓLOGO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

LÍNGUA PORTUGUESA:

Localizar uma informação explicitas em um texto; Inferir o sentido de uma palavra ou expressão; Identificar o tema de um texto; Distinguir um fato de uma opinião. Interpretar textos com auxilio de material gráfico diverso (quadrinho, propaganda, foto, etc.); Identificar a finalidade de um texto. Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema. Estabelecer relações entre elementos e partes do texto identificando repetições ou substituições que contribuam para continuidade de um texto. Identificar o conflito gerador do enredo; Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto. Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos; Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos. Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46. ed. São Paulo: Nacional, 2005; CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática de português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001; TUFANO, Douglas. Guia prático da Nova Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2008. Livros didáticos de Língua Portuguesa para o ensino fundamental; Jornais e revistas de circulação nacional.

MATEMÁTICA:

Localizar objetos em representações do espaço; Identificar figuras geométricas e suas propriedades; Reconhecer transformações no plano; Aplicar relações e propriedades. Utilizar sistemas de medidas; Medir grandezas; Estimar e comparar grandezas. Conhecer e utilizar números; Realizar e aplicar operações; Utilizar procedimentos algébricos. Ler, utilizar e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos; Utilizar procedimentos de combinatória e probabilidade.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: GIOVANNI Júnior, José Ruy. Benedicto Castrucci A conquista da matemática: Coleção a conquista da matemática - São Paulo: FTD, 2009.DANTE, Luiz Roberto: Tudo é matemática, São Paulo. Ed. Ática, 2009. Livros didáticos de Matemática para o ensino fundamental; Jornais e revistas de circulação nacional.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Conhecimentos Específicos: Desenvolvimento da mentalidade prevencionista dos servidores; Coordenação de equipes; Desenvolver e coordenar programas de prevenção; A legislação e as normas de segurança no trabalho. Higiene e Segurança do Trabalho.Segurança e saúde no trabalho, princípios básicos. Doenças ocupacionais. A CIPA sua constituição e funcionamento. Equipamentos para proteção individual e/ou coletiva de acidentes do trabalho. Acidentes do trabalho: conceitos, causas e prevenções.

Sugestão Bibliográfica: COUTO, Hudson de Araújo Guia prático: qualidade e excelência no gerenciamento dos serviços de higiene, segurança e medicina do trabalho. Belo Horizonte: Ergo. GONÇALVES, Ernesto Lima. A empresa e a saúde do trabalhador. São Paulo: EDUSP/ Pioneira. ZOCCHIO, Álvaro. CIPA nos programas de segurança do trabalho. São Paulo: Atlas. Outras publicações que abranjam o programa proposto.

CARGO : TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

LÍNGUA PORTUGUESA:

Localizar uma informação explicitas em um texto; Inferir o sentido de uma palavra ou expressão; Identificar o tema de um texto; Distinguir um fato de uma opinião. Interpretar textos com auxilio de material gráfico diverso (quadrinho, propaganda, foto, etc.); Identificar a finalidade de um texto. Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema. Estabelecer relações entre elementos e partes do texto identificando repetições ou substituições que contribuam para continuidade de um texto. Identificar o conflito gerador do enredo; Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto. Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos; Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos. Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46. ed. São Paulo: Nacional, 2005; CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática de português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001; TUFANO, Douglas. Guia prático da Nova Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2008. Livros didáticos de Língua Portuguesa para o ensino fundamental; Jornais e revistas de circulação nacional.

MATEMÁTICA:

Localizar objetos em representações do espaço; Identificar figuras geométricas e suas propriedades; Reconhecer transformações no plano; Aplicar relações e propriedades. Utilizar sistemas de medidas; Medir grandezas; Estimar e comparar grandezas. Conhecer e utilizar números; Realizar e aplicar operações; Utilizar procedimentos algébricos. Ler, utilizar e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos; Utilizar procedimentos de combinatória e probabilidade.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: GIOVANNI Júnior, José Ruy. Benedicto Castrucci A conquista da matemática: Coleção a conquista da matemática - São Paulo: FTD, 2009.DANTE, Luiz Roberto: Tudo é matemática, São Paulo. Ed. Ática, 2009. Livros didáticos de Matemática para o ensino fundamental e ensino médio; Jornais e revistas de circulação nacional.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Conhecimentos Específicos: Desenvolvimento da mentalidade prevencionista dos servidores; A legislação e as normas de segurança no trabalho. Higiene e Segurança do Trabalho. Segurança e saúde no trabalho, princípios básicos. Doenças ocupacionais. A CIPA sua constituição e funcionamento. Equipamentos para proteção individual e/ou coletiva de acidentes do trabalho. Acidentes do trabalho: conceitos, causas e prevenções.

Sugestão Bibliográfica: COUTO, Hudson de Araújo Guia prático: qualidade e excelência no gerenciamento dos serviços de higiene, segurança e medicina do trabalho. Belo Horizonte: Ergo. GONÇALVES, Ernesto Lima. A empresa e a saúde do trabalhador. São Paulo: EDUSP/ Pioneira. ZOCCHIO, Álvaro. CIPA nos programas de segurança do trabalho. São Paulo: Atlas. Outras publicações que abranjam o programa proposto.

ANEXO IV

REQUERIMENTO DE RECURSO - PÁGINA 1 DE 2

MODELO DA CAPA DO RECURSO

CONCURSO: PREFEITURA MUNICIPAL DE AIMORÉS- EDITAL 001/2012

CANDIDATO: ______________________________________________________________

IDENTIDADE: ______________________________________________________________

CARGO: ___________________________________________________________________

DATA: _____/_____/_____

RECURSO CONTRA: (escolher a opção desejada)

- Questão da Prova Objetiva Múltipla Escolha

- Erros ou omissões na NOTA da Prova Objetiva de Múltipla Escolha

- Erros ou omissões na NOTA da Prova de Títulos

- Declaração de inaptidão do candidato

- Declaração de inexistência ou de incompatibilidade da deficiência

- Indeferimento do Pedido de Isenção

INSTRUÇÕES:

O candidato deverá:

- Digitar o recurso e enviá-lo em duas vias de acordo com as especificações estabelecidas no item 9 do Edital e seus subitens.

- Usar um formulário de recurso para cada questão de prova que solicitar revisão conforme modelo da página seguinte:

ANEXO IV

REQUERIMENTO DE RECURSO - PÁGINA 2 DE 2

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE AIMORÉS -EDITAL 01/2012

RECURSO CONTRA A QUESTÃO DA PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

OBS: PARA CADA QUESTÃO UTILIZAR UM FORMULÁRIO

CANDIDATO: ______________________________________________________________

IDENTIDADE: ______________________________________________________________

CARGO: ______________________________________QUESTÃO Nº ________________

FUNDAMENTAÇÃO (preenchimento obrigatório)
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________

Aimorés, ____/____/_____

_________________________________________________
ASSINATURA

ANEXO VI

Concurso Público Prefeitura Municipal de Aimorés

Edital nº 01/2012

Referência: AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO:

Nome completo do candidato: __________________________________________________

Documento de identidade:________________________(mesmo documento informado na Inscrição)

Número de inscrição no Concurso Público:

Identificação do Cargo:

Nome do Cargo: ___________________________________________________________

Unidade de lotação:_________________________________________________________

Data: ___/___/___ Assinatura do candidato: ______________________________________

ANEXO VII

CRONOGRAMA DO CONCURSO PUBLICO - EDITAL 001/2012

DATA

OCORRÊNCIA

23/03/2012

Publicação do Edital 001/2012

01/06/2012

Abertura das Inscrições

01,04 E 05/06

Período de Pedidos de Isenção da Taxa de Inscrição ( DEc. 6.593/2008 de 02/10/2008) que regulamenta o art. 11 da Lei 8.112/1990 de 11/12/1992

06/06/2012

Publicação dos Pedidos de Isenção de Taxas Deferidos

11/06/2012

Termino do prazo recursal sobre o deferimento dos Pedidos de Isenção de Taxas

20/06/2012

Termino do prazo das Inscrições
Termino do prazo para entrega dos Títulos

21/06/2012

Publicação de Planilha contendo locais e horários de realização das provas objetivas.

24/06/2012

Data de Realização das Provas Objetivas

25/06/2012

Publicação Oficial do Gabarito

27/06/2012

Término do prazo recursal sobre o Gabarito divulgado

02/07/2012Divulgação do Resultado Oficial
06/07/2012Homologação do Resultado do Concurso