IFF - Instituto Federal Fluminense - RJ

Notícia:   IFF estende prazo de inscrições da seleção 114/2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

EDITAL Nº 114 DE 08 DE OUTUBRO DE 2012

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO
CHAMADA PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES-PESQUISADORES
PROGRAMA e-Tec BRASIL/ IFFLUMINENSE

O Reitor do Instituto Federal Fluminense, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo destinado à SELEÇÃO DE PROFESSORES-PESQUISADORES, para os Cursos Técnicos em Guia de Turismo e em Eventos na modalidade a distância, do programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), com atuação no IFFluminense.

I. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. A presente seleção de candidatos a professores-pesquisadores será regida por este Edital e será executada pela Pró-Reitoria de Ensino / Coordenação de Educação a Distância do IFFluminense.

1.2. A participação do candidato implica ciência dos requisitos exigidos para a vaga e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

1.3. O acompanhamento de Editais e comunicados referentes a este processo seletivo é de responsabilidade exclusiva do candidato.

II. DA DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS, DO CADASTRO DE RESERVA E DA HABILITAÇÃO EXIGIDA PARA INGRESSO

Componente Curricular*

Curso Técnico

Carga Horária

Vaga

Habilitação**

Geografia Regional

Guia de Turismo

60

01

Graduação em Geografia.

Inglês Instrumental I

Guia de Turismo

45

01

Graduação em Letras (Inglês).

Manifestações Culturais

Guia de Turismo

30

01

Graduação em Turismo, Artes, Educação Artística.

Técnicas de Comunicação

Guia de Turismo

30

01

Graduação em Letras (Português).

Técnicas de Trabalho para Guia de Turismo I

Guia de Turismo

45

01

Graduação em Educação Física ou Turismo. (ênfase em Lazer e Entretenimento).

Patrimônio Histórico e Cultural

Guia de Turismo

30

01

Graduação em Turismo, História, Artes, Educação Artística ou História da Arte.

História de Arte

Guia de Turismo

30

01

Graduação em Turismo, História, Artes, Educação Artística ou História da Arte.

Prática Profissional para Guia de Turismo Regional

Guia de Turismo

30

01

Graduação em Turismo.

Organização de eventos

Eventos

90

01

Graduação superior em Turismo, Hotelaria, Eventos ou Comunicação Social.

Espanhol I

Eventos

30

01

Graduação em Letras (Espanhol).

Teoria geral do Turismo

Eventos

45

01

Graduação em Turismo ou Hotelaria.

Etiqueta

Eventos

30

01

Graduação em qualquer área com cursos de Cerimonial e Etiqueta com carga horária mínima de 60 horas.

Cerimonial, Protocolo e Oratória

Eventos

45

01

Graduação em Eventos, Hotelaria, Comunicação Social ou Secretaria Executiva.

Técnicas de negociação para eventos

Eventos

45

01

Graduação em Administração, Relações Internacionais, Eventos, Hotelaria ou Turismo. OU
Graduação em qualquer área com pós-graduação em marketing, gestão de projetos, técnicas de negociação ou vendas.

Administração de empresas de eventosEventos4501Graduação em Administração, Eventos, Hotelaria ou Turismo.
MarketingEventos4501Graduação em Administração, Marketing, Eventos, Hotelaria ou Turismo / ou qualquer Graduação, com Pós- Graduação em Marketing.

(*) O Plano de Ensino relativo a cada componente curricular é apresentado no Anexo I.

(**) Cursos Superiores reconhecidos pelo MEC.

III. DOS REQUISITOS

3.1. Ser professor, em efetivo exercício, na rede pública de ensino.

3.2. Para candidatar-se a professor pesquisador nível I é exigido do candidato experiência de 03 (três) anos no magistério superior.

3.2.1. O candidato que não comprovar essa experiência, mas que tenha formação mínima em nível superior e experiência de 01 (um) ano no magistério, ou a formação ou a vinculação em programa de pós-graduação, de mestrado ou doutorado, ficará vinculado como professor pesquisador nível II de acordo com o Artigo 1º da Resolução CD/FNDE 18/2010 que estabelece orientações e diretrizes para a concessão e pagamento de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito da Rede e-Tec.

3.3. Não estar recebendo bolsa de estudo/pesquisa ou estar vinculado aos programas sujeitos à Lei 11.273/2006.

3.4. Disponibilizar carga horária para atendimento semanal aos tutores por meio de web conferência ou de forma presencial quando necessário.

3.5. Disponibilizar carga horária para atuação nos dias e horários previamente estabelecidos para atendimento nos polos (aulas presenciais e provas presenciais).

3.6. Os professores dos componentes curriculares Geografia Regional, Inglês Instrumental I, Técnicas de Trabalho para Guia de Turismo I e Patrimônio Histórico Cultural deverão acompanhar os alunos numa viagem obrigatória do curso de Guia de Turismo, assim como preparar e avaliar uma atividade para ser realizada na referida viagem. Para tanto, receberão mais uma bolsa, pois serão contabilizadas 15 horas. Esta ocorrerá no final do módulo.

IV. DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR PESQUISADOR

a) planejar, desenvolver e avaliar novas metodologias de ensino adequadas aos cursos, podendo ainda atuar nas atividades de formação;

b) adequar e sugerir modificações na metodologia de ensino adotada, bem como conduzir análises e estudos sobre o desempenho dos cursos;

c) elaborar proposta de implantação dos cursos e sugerir ações necessárias de suporte tecnológico durante o processo de formação;

d) desenvolver, em colaboração com o coordenador de curso, sistema e metodologia de avaliação de alunos, mediante uso dos recursos previstos nos planos de curso;

e) desenvolver a pesquisa de acompanhamento das atividades de ensino implementadas nos cursos na modalidade a distância;

f) participar de grupo de trabalho para o desenvolvimento de metodologia de materiais didáticos para a modalidade a distância;

g) elaborar relatórios semestrais sobre as atividades de ensino na esfera de suas atribuições, para encaminhamento às secretarias do MEC;

h) realizar as atividades de docência dos componentes curriculares do curso;

i) planejar, ministrar e avaliar as atividades de formação;

j) organizar os seminários e encontros com os tutores para acompanhamento e avaliação do curso;

k) participar dos encontros de coordenação;

l) articular-se com o coordenador de curso e com o coordenador de tutoria;

m) encaminhar ao coordenador de curso a frequência dos cursistas;

n) atender solicitação do aluno no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), a partir de encaminhamento do tutor, no prazo máximo de 24 h;

o) comparecer ao polo sempre que for solicitado pela coordenação;

p) capacitar, semanalmente, os tutores quanto aos conteúdos e atividades do componente curricular a que concorre;

q) atender aos demais requisitos previstos nas resoluções 036/2009 e 018/2010/FNDE/CD quando solicitado.

V. DA REMUNERAÇÃO

5.1. De acordo com o disposto na Lei nº. 11.273/2006 e com as alterações introduzidas pela Resolução 18/2010/FNDE/CD, os selecionados farão jus aos seguintes valores de bolsas mensais, a serem concedidas pelo FNDE, conforme carga horária dos componentes curriculares na proporção de 1(uma) bolsa para cada 15h.

5.1.1. Professor pesquisador nível I, bolsa no valor de R$ 1.100,00 (hum mil e cem reais) mensais enquanto exercer a função, atuando nas atividades típicas de ensino, de desenvolvimento de projetos e de pesquisa, relacionadas aos cursos e programas implantados no âmbito da rede e-Tec.

5.1.2. Professor pesquisador nível II, bolsa no valor de R$ 1.300,00 (hum mil e trezentos reais) mensais enquanto exercer a função, atuando nas atividades típicas de ensino, de desenvolvimento de projetos e de pesquisa, relacionadas aos cursos e programas implantados no âmbito da rede e-Tec.

VI. DAS INSCRIÇÕES

6.1. Período: de 09/10/2012 a 26/10/2012.

6.2. Horário: das 13h às 18h.

6.3. Local: Protocolo Geral do IF Fluminense localizado no Campus Campos-Centro (Rua Dr. Siqueira, 273. Pq. Dom Bosco - Campos dos Goytacazes/ RJ. CEP. 28.030-130 - telefone: (22)2726 2873.

6.4. Etapas de inscrição:

6.4.1. Preencher ficha de inscrição constante no Anexo II deste Edital;

6.4.2. Preencher o quadro com o cálculo do total de pontos a que considera fazer jus, constante no Anexo III deste Edital;

6.4.3. Preencher o currículo Lattes on-line, disponibilizado pelo CNPq no endereço eletrônico http://lattes.cnpq.br/;

6.4.4. Entregar toda a documentação exigida no Protocolo Geral do IFFluminense Campus Campos-Centro, em envelope lacrado e identificado com o nome do candidato e do componente curricular a que concorre. Os documentos a serem entregues são: cópia do Currículo Lattes com a documentação comprobatória da formação e da experiência no componente curricular pretendido e ficha de inscrição, encadernados com espiral. Utilizar como primeira folha a ficha de inscrição, constante no Anexo II deste Edital. Utilizar como última folha o quadro com o cálculo do total de pontos a que considera fazer jus, constante no Anexo III. É de inteira responsabilidade do candidato a apresentação dos documentos conforme estabelecido neste Edital, não cabendo ao atendente do Protocolo Geral conferir documentos e nem lacrar o envelope. O envelope com a documentação poderá ser entregue por terceiros a pedido do candidato.

6.4.5. Candidatos que participaram do processo seletivo para professor-pesquisador do EDITAL Nº 31 de 25 de abril de 2012 ou do EDITAL Nº 71 de 04 de junho de 2012 ou do EDITAL Nº 82 de 05 de julho de 2012 e do curso de "Capacitação no ambiente de aprendizagem Moodle", previsto nos mesmos, poderão requerer a validação da nota do referido curso no processo seletivo corrente, por meio do preenchimento da ficha de inscrição constante no Anexo II.

6.4.6. Não serão aceitas inscrições enviadas por meio dos Correios, Fax ou e-mail.

6.4.7. Não será permitido anexar documentos após o período de inscrição.

6.4.8. Será INDEFERIDA pela comissão examinadora a inscrição do candidato que deixar de apresentar quaisquer dos documentos exigidos no item 6.4.4.

VII. DA ESTRUTURA DA SELEÇÃO

7.1. O processo seletivo simplificado constará de duas etapas, sendo:

1ª) a análise do Currículo Lattes com a documentação comprobatória, com valor total de 45 (quarenta e cinco) pontos;

2ª) o curso de "Capacitação no ambiente de aprendizagem Moodle", com valor total de 55 (cinquenta e cinco) pontos, de acordo com as exigências deste Edital.

7.2. A classificação na 1ª etapa - Avaliação do Currículo Lattes - será feita considerando os seguintes itens:

a) Experiência no magistério no ensino médio de formação geral ou profissionalizante e/ou na educação superior: 01 (um) ponto por ano letivo de docência ou fração, desde que seja igual ou superior a 01(um) semestre letivo. Destina-se a esse quesito a pontuação máxima de 03 (três) pontos.

b) Pós-graduação na área do componente curricular: 02 (dois) pontos para especialização; 03 (três) pontos para mestrado; 05 (cinco) pontos para doutorado. A pontuação das titulações não é de natureza cumulativa; prevalece a da maior titulação apresentada pelo candidato.

c) Experiência profissional ou acadêmica, fora do magistério, na área do componente curricular: 01 (um) ponto por ano ou fração, desde que seja igual ou superior a um trimestre. Destina-se a esse quesito a pontuação máxima de 05 (cinco) pontos.

d) Experiência como professor pesquisador ou tutor em EaD: 01 (um) ponto a cada 2 meses de atuação. Destina-se a esse quesito a pontuação máxima de 05 (cinco) pontos.

e) Curso de atualização na área do componente curricular, com carga horária mínima de 16h, realizado há, no máximo, 05 (cinco) anos: 01 (um) ponto por curso. Destina-se a esse quesito a pontuação máxima de 05 (cinco) pontos.

f) Curso de capacitação sobre o uso pedagógico de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), com carga horária mínima de 8h, realizado há, no máximo, 03 (três) anos: 01(um) ponto por curso. Destina-se a esse quesito a pontuação máxima de 03 (três) pontos.

g) Experiência docente no componente curricular pretendido: 01(um) ponto por semestre letivo. Destina-se a esse quesito a pontuação máxima de 06 (seis) pontos.

h) Servidor do quadro permanente do IFFluminense: 01(um) ponto por ano. Destina-se a esse quesito a pontuação máxima de 03 (três) pontos.

i) Professor responsável pela elaboração do material do componente curricular a que concorre, para o curso técnico na modalidade a distância, no âmbito da rede e-Tec Brasil. Destina-se a esse quesito a pontuação de 10 (dez) pontos.

7.3. Na análise de Currículo serão classificados pela Banca responsável, até 10 (dez) candidatos por componente curricular pela oferta de apenas 01(uma) vaga, observando-se, no caso de empate, o estabelecido no item IX deste Edital.

7.4. Fica estabelecida a exigência de conhecimentos básicos de Informática e do uso de tecnologias digitais na construção de conhecimentos no componente curricular a que concorre, como critério para atuação na rede e-Tec. Serão exigidos os seguintes conhecimentos:

a) ligar e desligar o equipamento de informática;

b) apresentar habilidades com operações básicas no sistema operacional e no editor de texto;

c) acesso e pesquisa na internet e uso de e-mail.

7.4.1. As habilidades estabelecidas no item 7.4 deverão ser demonstradas no curso de "Capacitação no ambiente de aprendizagem - Moodle", de caráter obrigatório, classificatório e eliminatório, após o resultado da análise do Currículo Lattes (primeira etapa do Processo Seletivo Simplificado).

7.5. A capacitação sobre o ambiente de aprendizagem moodle constará de dois encontros presenciais e atividades on-line no período de 13 de novembro a 04 de dezembro de 2012. As datas e o horário serão confirmados, no portal do IF Fluminense, após resultado da análise de currículo. O local será o IFFluminense Campus Campos-Centro localizado à rua Dr. Siqueira 273, Parque Dom Bosco, Campos dos Goytacazes.

7.6. O não comparecimento aos encontros presenciais implicará a desclassificação do candidato.

7.7. O curso de capacitação terá valor de 55 (cinquenta e cinco) pontos. Será eliminado do concurso o candidato que não obtiver nota mínima de 33 (trinta e três) pontos.

VIII. DO RECURSO

8.1. Caberá recurso uma única vez, quanto ao resultado da análise do currículo, devendo o recorrente apresentá-lo no protocolo geral do IFFluminense localizado à rua Dr. Siqueira 273, Parque Dom Bosco, Campos dos Goytacazes, no dia 07/11/2012, das 13h às 18h, em envelope lacrado e identificado em sua parte externa com nome, componente curricular a que concorre, contendo o recurso devidamente fundamentado e assinado pelo recorrente.

IX. DOS CRITÉRIOS PARA DESEMPATE

9.1. Na ocorrência de candidatos com igual número de pontos, o desempate se dará levando-se em consideração os seguintes critérios, nesta ordem:

1º) candidato com maior idade;

2º) maior pontuação na "Capacitação no ambiente de aprendizagem - Moodle";

3º) maior pontuação, conforme estabelecido no item 7.2-g, da Análise de Currículo;

4º) maior pontuação, conforme estabelecido no item 7.2-d, da Análise de Currículo.

X. DOS RESULTADOS

10.1. No dia 06/11/2012, a partir das 18h, os candidatos deverão consultar o resultado da análise de currículo, disponibilizado no Portal do IFFluminense ou na Coordenação de Educação a Distância.

10.2. No dia 09/11/2012, a partir das 18h, os candidatos deverão consultar o resultado da análise de currículo após recursos, ou seja, o resultado final da primeira etapa do processo seletivo, disponibilizado no Portal do IFFluminense e na Coordenação de Educação a Distância.

10.3. No dia 10/12/2012, a partir das 18h, os candidatos deverão consultar o resultado final do processo seletivo, disponibilizado no Portal do IFFluminense e na Coordenação de Educação a Distância.

XI. DA COMISSÃO EXAMINADORA

11.1. A comissão examinadora será composta pelo Coordenador Geral e pelo Coordenador Adjunto do Programa e-Tec Brasil do IFFluminense, bem como pelo Coordenador do Curso Técnico a que o candidato está concorrendo.

XII. DA VALIDADE

12.1. O prazo de validade deste processo seletivo será de 01(um) ano, a contar da data da divulgação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com os interesses da Instituição.

XIII. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1. O professor selecionado será responsável pelo componente curricular ofertado no âmbito do IF Fluminense.

13.2. As normas estabelecidas neste Edital estão em conformidade com a legislação vigente. No caso de publicação de nova legislação/regulamentação governamental, poderão ser necessárias adequações visando atender às exigências legais, ficando os professores selecionados sujeitos a essas possíveis mudanças.

13.3. Os professores selecionados deverão, antes do início efetivo das aulas, participar das etapas de capacitação e inserção de, no mínimo, 50% do material didático relativo ao seu componente curricular no AVA. O não cumprimento desta etapa poderá acarretar a sua eliminação do processo seletivo sendo convocado o próximo candidato classificado.

13.4. Os casos omissos serão analisados pela Pró-reitoria de Ensino em conjunto com a Comissão Examinadora.

XIV. CRONOGRAMA

Evento

Período

Local

Publicação do Edital

08 de outubro de 2012

Portal do IF Fluminense - www.iff.edu.br/

Período de Inscrição

09 de outubro a 26 de outubro de 2012

Coordenação de Educação a Distância no IF Fluminense, localizado à rua Dr. Siqueira 273, Parque Dom Bosco, Campos dos Goytacazes

Resultado da análise de currículo

06 de novembro de 2012, a partir das 18 horas

Portal do IF Fluminense - www.iff.edu.br/

Recurso referente à análise do currículo

07 de novembro de 2012, das 14 às 18 horas

Protocolo geral do IF Fluminense localizado à rua Dr. Siqueira 273, Parque Dom Bosco, Campos dos Goytacazes

Resultado dos recursos da análise de currículo e resultado final da - 1ª etapa

09 de novembro de 2012, a partir das 18 horas

Portal do IF Fluminense - www.iff.edu.br/

Período da capacitação - 2ª etapa13 de novembro a 04 de dezembro de 2012No IF Fluminense, localizado à rua Dr. Siqueira 273, Parque Dom Bosco, Campos dos Goytacazes
Resultado final do processo seletivo10 de dezembro de 2012 Portal do IF Fluminense - www.iff.edu.br 

XV. DISPOSIÇÕES FINAIS

15.1. Para outras informações o interessado deverá dirigir-se à Coordenação de Educação a Distância no IF Fluminense/Campus Campos-Centro localizado à rua Dr. Siqueira 273, Parque Dom Bosco, Campos dos Goytacazes, bloco H ou telefonar para (22) 27262853 ou enviar um e-mail: redeetecbrasil@iff.edu.br

Luiz Augusto Caldas Pereira
Reitor do IF Fluminense

Carlos Márcio Viana Lima
Pró-Reitor de Ensino do IF Fluminense

ANEXO I - PLANO DE ENSINO DOS COMPONENTES CURRICULARES

Componente Curricular: Geografia Regional
Carga Horária: 60 h
Módulo II

Ementa

Prover os alunos das técnicas de representação da cartografia moderna, em conjunto com as noções básicas da cartografia necessárias ao uso e interpretação de cartas e mapas. Além disso, Este curso tem como objetivo esclarecer e desmistificar o sistema GPS, apresentar as limitações desse sistema e orientar sobre utilização, com vistas a sua aplicação em diferentes atividades, dentre elas entretenimento, navegação, sensoriamento remoto, meio ambiente e georreferenciamento de rotas e trilhas.

Objetivos

- Discutir as perspectivas das políticas de turismo na organização e no desenvolvimento do território, com foco no Estado do Rio de Janeiro e na região Noroeste Fluminense.

- Utilizar equipamentos de orientação e técnicas navegação em campo.

- Planejar a atividade de guiamento a partir de produtos cartográficos com finalidade de orientação.

Conteúdo

1 - O conceito de território e de desenvolvimento.

2 - Do planejamento regional ao desenvolvimento territorial.

3 - A atividade turística e a geração de renda.

4 - A atividade turística e a produção dos espaços urbanos e rurais.

5 - As políticas de turismo e o território do Brasil: os destinos indutores e a regionalização da atividade turística.

6 - A atividade turística na economia fluminense e na economia do Noroeste Fluminense.

7 - Reflexões Sobre Trabalho De Campo E Conceitos De Geografia Direcionados Ao Guiamento

7.1 Definições sobre trabalho de Campo

7.2 Reflexões sobre o Relato de Campo

7.3 Definições e Classificações do Conceito de Paisagem Geográfico

8 - Noções Básicas De Cartografia

8.1 Noções Gerais de cartografia

8.2 Definições de mapa, carta e planta

8.3 Características básicas dos mapas

8.4 Noções de escala

8.5 Tipos de escala

8.6 Noções de Projeções cartográficas

8.7 Propriedades, superfície das projeções e classificações

8.8 Projeções cartográficas adotadas no Brasil

8.9 Projeção Universal Transverso de Mercator - UTM

8.10 Noções Gerais de representações cartográficas (temas humanos, econômicos e físicos)

8.11 Interpretar e diferenciar mapas, cartas e plantas.

8.12 Utilizar plantas para plotagem de percurso e roteiro de visitação.

8.13 Utilizar ferramentas de busca, através de sites específicos, para definição de trajetos, localização de sítios e atrativos turísticos.

9 - Orientação Com Bússola

9.1 Noções gerais

9.2 Aplicação ao guiamento

10 - Introdução Ao GPS

10.1 O que é um satélite, tipos de satélites e aplicações;

10.2 Correlações com o sistema GPS;

10.3 Sistemas de Posicionamento Global;

10.4 Lógica de posicionamento por satélites;

10.5 Segmentos do Sistema GPS e suas peculiariedades;

10.6 Os erros do Sistema de posicionamento Global por satélites;

11 - Utilização Do GPS

11.1 Tipos de equipamentos e aplicações.

11.2 Orientação com GPS

11.3 Recursos e funções do GPS de Navegação

11.4 Uso do teclado e entrada de dados

11.5 Visão Geral das páginas principais

11.6 Configuração do GPS

11.7 Configuração de DATUM

11.8 Configuração de Navegação (navigation)

11.9 Página de Satélite

11.10 Indicador de Carga de Pilha, Iluminação da tela

11.11 Página de Mapa, Configuração de Tracklog, Zoom e Cursor de Movimento, Página de- Navegação e Bússola, Trackback

11.12 Usando a Bússola

11.13 Página de Menu Principal e Waypoints

11.14 Inserindo coordenadas de interesse no GPS

11.15 Criando e Usando Rotas (routes)

11.16 Mapeamento Automático - tracklog - trackpoints

11.17 Cálculo de áreas e balizamentos.

11.18 Conexão do GPS -computador

12 - Aplicações De Gps No Guiamento

12.1 Apresentação de trabalho em campo onde será feito georreferenciamento, Utilizações do GPS em campo.

12.2 Configuração do aparelho

12.3 Utilizar o GPS junto com as cartas para inserar coordenadas UTM

12.4 Utilizar GPS para construção de rotas, após a inserção de coordenadas UTM

12.5 Uso de GPS para ciração de Mapeamento Automático - tracklog - trackpoints

12.6 Utilizar GPS para Obter e gravar posições - waypoints

Referência Básica

DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos de cartografia. 3. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006.

FRIEDMANN, Raul M. P. (Raul Marques Pereira). Fundamentos de orientação,cartografia e navegação terrestre: um livro sobre GPS, bússolas e mapas para aventureiros radicais e moderados civis e militares. Curitiba, 2003.

JOLY, Fernand. A Cartografia. 4.ed., Campinas: Papirus, 2001.

MARTINELLI, Marcello. Gráficos e mapas: construa-os você mesmo. Assessoria Graça Maria Lemos Ferreira. São Paulo: Moderna, 1998.

________. Mapas da Geografia e Cartografia Temática. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2007.

Serpa, Angelo. Turismo e Paisagem. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2002

Nogueira, Ruth E. Cartografia. Representação, comunicação e visualização de dados espaciais. 2 ed. Florianopólis: Ed. Da UFSC, 2008

ROCHA, Cézar Henrique Barra. GPS de Navegação: para mapeadores, trilheiros e navegadores.Juiz de Fora; Universidade Fedral de Juiz de Fora, 2003.

Venturi, Luis Antônio Bittar Venturi. Praticando Geografia:Técnicas de campo e laboratório. São Paulo: Oficina de Textos, 2005

Referência Complementar

PEARCE, Douglas G. Geografia do Turismo. São Paulo: Aleph, 2003.

VEIGA, José Eli. A Face Territorial do Desenvolvimento. Disponível em: www.econ.fea.usp.br/zeeli/Textos/ArtigosCientificos/%5b20%5dface territorial.htm acessado em 13/08/2009.

Componente Curricular: Inglês Instrumental I
Carga Horária: 45 h
Módulo II

Ementa

Língua Inglesa; Discurso enquanto prática social; Oralidade; Leitura e Escrita aplicados ao Turismo.

Objetivos

- Empregar corretamente os fundamentos da leitura, escrita e conversação da língua estrangeira e aplicar vocábulos de acordo com as tarefas de agências de viagem e eventos.

Conteúdo

1 - Estruturas gramaticais básicas:

1.1 Pronomes sujeitos

1.2 Pronomes possessivos

1.3 Pronomes objetos

1.4 To be (presente simples) - formas afirmativa, negativa e interrogativa

1.5 Ordem dos adjetivos

Números

1.6 Horas

1.7 Meses do ano/dias da semana/estações do ano

1.8 Presente simples - formas afirmativa, negativa e interrogativa

1.9 Presente contínuo - formas afirmativa, negativa e interrogativa

1.10 Pronomes interrogativos

2 - Vocabulário Voltado para o Turismo:

2.1 Guias

2.2 Tickets (ônibus, mêtro e trem)

2.3 Convites

2.4 Cardápios

2.5 Passeios Históricos Culturais

2.6 Roteiros, clima, transporte e moeda.

2.7 Passeios Ecológicos, Gastronômicos e à praia.

2.8 Eventos esportivos

2.9 Restaurantes: reserva, pedidos, acompanhamentos, explicando pratos típicos, a conta e gorjetas.

3 - Estratégias de Leitura:

3.1 Antecipação

3.2 Previewing

3.3 Skimming

3.4 Scanning

Referência Básica

SCHUMACHER, Cristina. COSTA. Francisco da. Inglês para turismo e hotelaria: a comunicação essencial para o dia-a-dia. Rio de Janeiro: Elsevier,2007.

MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use.Cambridge University Press.

MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridgr University Press.

JONES,Leo. Welcome! English for the travel and tourism industry. Cambridge

University Press. CATUREGLI, Maria Genny. Dicionário Inglês- Português:turismo, hotelaria e comércio exterior.São Paulo: Aleph,1998. Referência Complementar

MARTINEZ,Ron. Como dizer tudo em Inglês: fale a coisa certa em qualquer situação. Rio de Janeiro: Elsevier,2000. 43º reimpressão.

Componente Curricular: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
Carga Horária: 30 h
Módulo II

Ementa

Cultura. Folclore. Mitos e Lendas. Danças, músicas e manifestação da cultura. Objetivos

- Informar sobre temas, personagens e manifestações da cultura brasileira.

- Relacionar e significar as manifestações da cultura brasileira com conhecimentos da História Social na atividade de guiamento.

Conteúdo

1 - Distinção entre cultura e folclore.

2 - Manifestação da cultura relacionada à formação social brasileira.

3 - Artesanatos, lendas, festas e música, danças, gastronomia regional.

4 - Construção social do ídolo, personificação e manifestação do mito.

Referência Básica

ARAÚJO, Alceu Maynard. Cultura Popular brasileira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Referência Complementar

ARANTES, Antônio Augusto. Cultura Popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.

Componente Curricular: TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
Carga Horária: 30 h
Módulo II

Ementa

Leitura, análise e interpretação de textos. Conceituação de linguagem, língua e fala. Os elementos da Comunicação. Semântica: sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos, Polissemia. Sentido denotativo e conotativo. Padrão culto da língua portuguesa e dificuldades lingüísticas. As variações do padrão lingüístico. Texto literário e não-literário - conceito e características. Comunicação empresarial - classificação e características. Macroestrutura textual - coesão, coerência e concisão. O texto dissertativo-argumentativo, estrutura e características. Produção de textos acadêmicos e técnicos.

Objetivos

- Permitir ao estudante o pleno domínio dos recursos de leitura e escrita da língua portuguesa a fim de ampliar sua capacidade comunicativa e sua percepção para as várias possibilidades de leitura do mundo em que se insere.

Conteúdo

1 - Textos técnicos (carta de apresentação / Currículo e Documentos oficiais);

2 - Os elementos da comunicação;

3 - O padrão culto da Língua Portuguesa (ortografia / acentuação gráfica/semântica / concordância verbal e nominal / regência / crase / pontuação);

4 - Discurso direto e indireto;

Referência Básica

GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1985.

CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

Referência Complementar

BELTRÃO, O. Correspondência: linguagem e comunicação oficial, empresarial e comércio. 20ª ed. Atlas, 1993.

HOUAIS, F. Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Perspectiva, 2003.

CARNEIRO, A. D. Texto em construção: interpretação de texto. São Paulo: Moderna, 1996.

FAVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991. Série princípios.

CHALLUB, S. Funções da linguagem. São Paulo: Ática, 199ª Série princípios.

INFANTE, U. Do texto ao texto. São Paulo: Scipione, 1998.

Componente Curricular: TÉCNICAS DE TRABALHO PARA GUIA DE TURISMO I
Carga Horária: 45 h
Módulo II

Ementa

Atividades recreativas, brincadeiras, atividades lúdicas. Os conceitos de lazer, lúdico, recreação e tempo livre.

Objetivos

- Elaborar atividades recreativas de acordo com o público, local e clima da estação.

- Aplicar as brincadeiras regionais e cantigas de roda.

- Elaborar e desenvolver atividades lúdicas.

- Postura crítica em relação a atividade econômica do turismo.

- Utilizar diversos tipos de espaços para recreação e lazer

Conteúdo

1 - Conceitos básicos de:

- Lazer

- Lúdico

- Recreação

- Tempo livre

Referência Básica

BOULLON, Roberto. Atividade Turística e Recreativa: o homem como protagonista. São Paulo: Edusc, 2004.

BRUHNS, Heloisa Turini (org.) Introdução aos Estudos do Lazer. Campinas: Autores Associados, 1997.

LARIZZATTI, Marcos. Lazer e recreação para o turismo. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.

MARCELINO, Nelson Carvalho. Repertório de atividades de recreação de lazer. Campinas, SP: Papirus. 4 edição, 2007.

PIRES, Mario Jorge. Lazer e Turismo Cultural. São Paulo: Manole, 2001.

TRIGO, Luiz Gonzada Godoi. Entretenimento. Série Ponto Futuro nº 15. São Paulo: Editora Senac, 2003.

Referência Complementar

BRUHNS, Heloisa Turini (org.) Temas sobre o lazer. Campinas: Autores Associados, 2000.

Componente Curricular: PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL
Carga Horária: 30h
Módulo II

- Compreender os mecanismos histórico-sociais da produção da Memória Social;

- Perceber a articulação entre Memória e Identidade e os processos ideológicos, políticos, culturais e econômicos que atravessam tal articulação;

- Desenvolver Habilidades de Leitura e Interpretação do patrimônio histórico-cultural;

Conteúdo

1 - O uso de documentos e fontes históricas;

2 - Procedimentos e roteiros de fontes históricas;

3 - A colonização Portuguesa na América

4 - A História da região Noroeste sua Inserção;

5 - História Regional;

6 - Fontes para pesquisa da História Local;

7 - Aspectos econômicos, políticos, sociais, turísticos e culturais da região.

Lugares da Memória Social Regional

Referência Básica

CAMARGO, Haroldo Leitão. Patrimônio Histórico e Cultural (Coleção ABC do Turismo). SP, ALEPH, 2002.

CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade. SP, Cia das letras, 1999.

FLEURI, Reinaldo Matias (Org.). Educação intercultural. RJ: DP&A, 2003.

FREITAS, Marcos Cezar (Org.) Historiografia brasileira em perspectiva. SP, contexto, 1998.

FUNARI, Pedro Paulo E Pelegrini, Sandra C. A. Patrimônio Histórico e Cultural. RJ, JORGE ZAHAR, 2006. e PINSKY, Jaime (Orgs.). Turismo e patrimônio cultural. SP: Contexto, 2007.

LE GOFF, Jaques. História e Memória. Campinas, UNICAMP, 1996.

LINHARES, Maria Yedda Leite. História Geral do Brasil. 9. ed. Rio de Janeiro, 1990.

Componente Curricular: HISTÓRIA DA ARTE
Carga Horária: 30 h
Módulo II

Ementa

Movimentos artísticos. Manifestação da arte em diversas linguagens. Aspectos sociais e arte mundial.

Objetivos

- Conhecer e informar sobre temas, personagens e manifestação da cultura mundial.

- Relacionar as manifestações com o conhecimento da História Social na atividade de guiamento.

Conteúdo

1 - História da Arte

Referência Básica

GRAÇA, Proença. História da Arte. São Paulo: Ática, 2012.

Componente Curricular: PRÁTICA PROFISSIONAL PARA GUIA DE TURISMO REGIONAL
Carga Horária: 30h
Módulo II

Ementa

A atividade turística na Região Noroeste Fluminense e o sistema turístico local.

A atividade turística no Estado do Rio de Janeiro e o sistema turístico estadual.

Objetivos

- Identificar as potencialidades do cenário local e regional.

- Interpretar os cenários do turismo, da cultura e do meio ambiente, no âmbito local e regional. Conteúdo

1 - Visitas técnicas locais

2 - Visitas técnicas a cidade do Rio de Janeiro e aeroporto internacional Referência Básica

RUSCHMANN, Dóris. Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.

TRIGO, Luiz G. Godói. Turismo Básico. 6. ed. São Paulo: SENAC, 2002

IGNARRA, Luis Renato. Fundamentos do Turismo. 2.ed. São Paulo: Pioneira,. Turismo, fundamentos e dimensões. José Vicente Andrade, 2003.

Referência Complementar

KRIPPENDORF, J. Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Aleph, 2007.

Componente Curricular: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
Carga Horária: 90h
Módulo II

Ementa

Técnicas, regras e procedimentos de organização de eventos. Classificação e tipos de eventos. Recepção de eventos.

Objetivos

- Conhecer a estrutura de funcionamento de um evento, desde seu planejamento a sua operacionalização.

- Auxiliar nos serviços de eventos, desde sua concepção a sua execução. Conteúdo

1 - Conceituação, classificação e tipologia de eventos.

2 - Histórico de eventos.

3 - Eventos Culturais.

4 - Eventos Esportivos.

5 - Eventos Científicos.

6 - Eventos Sociais.

7 - Mega eventos.

8 - Perfil profissional do Recepcionista de Eventos.

9 - Fases do planejamento dos eventos.

Referência Básica

ZANELLA, Carlos. Manual de Organização de Eventos: Planejamento e operacionalização. São Paulo: Atlas.

GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização de eventos: teoria e prática. São Paulo: Thompson, 2006.

Referência Complementar

ALLEN, Jhonny et. al. Organização e Gestão de Eventos. Rio de Janeiro, Campus, 2003.

ZOBARA, Sérgio. Evento é assim mesmo: do conceito ao brinde. Ed. Senac Rio - 2004.

Componente Curricular: Espanhol I
Carga Horária: 30h
Módulo III

Ementa

Conhecer e aplicar as estruturas da língua espanhola na atividade de eventos.

Objetivos

- Conhecer estruturas da língua espanhola, no nível básico; vocabulário relacionado à atividade de eventos e aplicar conhecimento em todas as habilidades:leitura, escrita, audição e oralidade.

Conteúdo

1 - Variedade Lingüística.

2 - Alfabeto e fonemas.

3 - Apresentação pessoal.

4 - Saudações e despedidas.

5 - Números.

6 - Localização, meios de transporte.

7 - Vocabulário de comida.

Referência Básica

FLAVIAN, E. & FERNÁNDEZ, I. G. R. Minidicionário Espanhol - Português-Espanhol. São Paulo, Ática. 18ª ed., 2005.

GODED, Margarita; VARELA, Raquel. Bienvenidos: español para profesionales - turismo y hotelaria. Bienvenidos 1 (Libro del Alumno). Madrid: Chave ELE, 2004. Referência Complementar

ARIAS, Sandra di Lullo. Aprenda a conjugar verbos em espanhol. São Paulo: Campus, 2007.

FRANCO. Carmen Sardinero. VIÚDEZ. Francisca Castro (et. al.) Español em Marcha 1. São Paulo: SGEL, 2007.

MARTIN. Ana Maria. SILES. José. MARTÍN. Ignácio. El Español em el hotel. São Paulo: Madri, 2001.

Componente Curricular: Teoria geral do Turismo
Carga Horária: 45h
Módulo II

Ementa

Introdução ao Turismo. Aplicação do Turismo de eventos. Teoria do turismo, da hospitalidade e do lazer. Mercado turístico: perspectivas, tendências e estrutura.

Objetivos

- Conhecer programas, roteiros e atividades de lazer e recreação para eventos e os meios para sua realização. Executar programas, roteiros, itinerários turísticos, articulando os meios para sua realização com prestadores de serviços e provedores de infraestrutura e apoio. Identificar e conhecer a infra-estrutura e prestadores de serviços necessários à execução de projetos turísticos e de eventos.

Conteúdo

1 - Princípios do turismo e da hospitalidade.

2 - Conceitos, tipos e formas de turismo.

3 - Motivações turísticas.

4 - Produto turístico.

5 - Demanda e oferta turística.

6 - Prestadores de serviços turísticos.

7 - Associações e estrutura governamental do turismo.

8 - Mercado turístico nacional e internacional.

9 - Planejamento Turístico e eventos.

10 - Turismo e desenvolvimento sustentável.

11 - Turismo de eventos.

Referência Básica

WATT, D.C. Gestão de eventos em lazer e turismo. Porto Alegre: Bookman, 2004.

DIAS, Reinaldo. Introdução ao Turismo. São Paulo: Atlas, 2005.

TRIGO, Luiz. Turismo Básico. 7. ed. São Paulo: Editora Senac, 2002. Referência Complementar

BAHL, M. Turismo e Eventos. Curitiba: Protexto, 2003.

LAGE, Beatriz Helena Gelas e MILONE, Paulo Cesar. Turismo Teoria e Prática. São Paulo: Atlas.

BARBOSA, Luiz Gustavo Medeiros (organizador). Observatório de Inovação do Turismo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

Componente Curricular: Etiqueta
Carga Horária: 30h
Módulo II

Ementa

Etiqueta e relações de trabalho. Boas maneiras à mesa. A postura corporal, comportamental e visual.

Objetivos

- Identificar, conhecer e dominar as normas e procedimentos de etiqueta estabelecidos em cada evento. Conhecer, definir e estabelecer o conjunto ou parte dos serviços a serem executados em um evento dentro das normas operacionais e de protocolo. Executar corretamente as normas de etiqueta de acordo com cada tipo de evento.

Conteúdo

1 - Definição e origem.

2 - Normas de Conduta e Comportamento Social.

3 - Técnicas e normas de boas maneiras á mesa.

4 - Etiqueta profissional.

5 - Postura corporal, comportamental e visual.

6 - Vestuário.

7 - Etiqueta estrangeira.

Referência Básica

CARPINELLI, Vivian Marcassa. Cerimonial, etiqueta, protocolo e eventos. Curitiba, PR: Editora Hellograff, 2002.

GURAO, Maria Elizabeth. A etiqueta que faz diferença nas empresas. São Paulo: Novatec, 2008.

WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala. Petrópolis: Vozes, 2004.

Referência Complementar

MIRANDA, Luiza. Negócios e festas - cerimonial e etiqueta em eventos. Belo Horizonte: Autentica, 2001.

FREITAS, Maria Íris Teixeira de. Cerimonial e Etiqueta Belo Horizonte: UNA Editoria. 2001.

RIBEIRO, Célia. Etiqueta na prática: um guia moderno para boas maneiras. São Paulo: L&PM, 2001.

Componente Curricular: Cerimonial, Protocolo e Oratória
Carga Horária: 45 h
Módulo II

Ementa

Procedimentos referentes ao cerimonial e protocolo. Ordem de precedência. Uso de símbolos e títulos. Recursos humanos em cerimonial.

Objetivos

- Identificar, conhecer e dominar as normas e procedimentos de cerimonial e protocolo estabelecidos em cada evento. Conhecer, definir e estabelecer o conjunto ou parte dos serviços a serem executados em um evento dentro das normas operacionais e de protocolo. Executar corretamente as normas de cerimonial, protocolo e de etiqueta de acordo com cada tipo de evento. Conhecer os serviços de mestre de cerimônias, recepção e encaminhamentos demandados num evento. Identificar os serviços de mestre de cerimônias, recepção, apoio e encaminhamentos demandados em eventos. Conteúdo

1 - Legislação, normas e técnicas de cerimonial e protocolo.

2 - Perfil profissional do mestre de cerimônias.

3 - Historiografia do Cerimonial.

4 - Fundamentos do Cerimonial.

5 - Decreto nº 70.274-82 - Normas do Cerimonial Público e a Ordem Geral de Precedência.

6 - Uso dos símbolos nacionais (Bandeiras , Hinos, etc)

7 - Funções da equipe de trabalho - Chefe do cerimonial, Mestre de Cerimônias, Recepcionistas.

8 - Roteiro das diversas solenidades públicas e privadas.

9 - Oratória.

Referência Básica

BETTEGA, Maria Lúcia. Eventos e cerimonial. Caxias do Sul: EDUCS, 2006.

GOMES, S. Guia do Cerimonial: do trivial ao formal. São Paulo: LGE, 2003.

REINAUX, Marcílio Lins. O mestre de cerimônia e o cerimonial. Recife: Comunigraf, 2005.

ALVES, Léo da Silva. A Arte da Oratória: os segredos do orador de sucesso. São Paulo: Brasília Jurídica, 2004.

Referência Complementar

LUZ, Olenka Ramalho. Cerimonial e Protocolo e Etiqueta - Introdução ao Cerimonial do Mercosul: Argentina e Brasil. São Paulo: Saraiva, 2005.

LUKOWER, Ana. Cerimonial e Protocolo. São Paulo: Contexto, 2003.

OLIVEIRA, J. B. Como promover eventos: cerimonial e protocolo na prática. 2ª ed. São Paulo: Madras, 2005.

MEIRELLIS, Gilda Fleury. Protocolo e Cerimonial - normas, ritos e pompa. 3ª ed. São Paulo: Ibradep, 2001.

POLIDO, Reinaldo. Seja um ótimo orador. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

WOLFRON, Dotzel. Como falar bem em público. São Paulo: Ediouro, 2008.

Componente Curricular: Técnicas de negociação para eventos
Carga Horária: 45h
Módulo II

Ementa

Argumentação e vendas de eventos. Negociação com fornecedores: estratégias e táticas. Alianças estratégicas entre equipes. Captação de patrocínio.

Objetivos

- Negociar com fornecedores de serviços para eventos. Coordenar equipes de trabalho. Captar patrocínio. Conhecer as práticas de vendas. Identificar e analisar prováveis fontes de patrocínios. Captar recursos financeiros, patrocínios e apoio para eventos.

Conteúdo

1 - Técnicas de negociação e vendas.

2 - Negociação com equipe de trabalho.

3 - Negociação com fornecedores.

4 - Negociação com patrocinadores.

5 - Vendas de serviços.

6 - Captação de patrocínios.

Referência Básica

McCORMACK,M.A. A Arte de Negociar. São Paulo. Best Seller, 2004.

ALLEN, Johnny ... (et al.). Organização e gestão de eventos. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

MELO NETO, Francisco Paulo de. Marketing de patrocínio. 2 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.

Referência Complementar

GUIMARÃES, André Sathler e BORGES, Marta Poggi. E-turismo: internet e negócios do turismo. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

SLOAN, Donald (Org.). Eventos, restaurantes e comportamento do consumidor. 1. ed. Barueri: Manole, 2005.

GRACAGLIA, Maria Cecília. Eventos: Como Criar, estruturar e captar recursos: Ed. Thomson - São Paulo, 2006.

Componente Curricular: Administração de empresas de eventos
Carga Horária: 45h
Módulo II

Ementa

Princípios de administração. Administração de eventos: aspectos históricos, conceituais e funções da administração. Propriedade e associação em empresas de eventos. Introdução e evolução da teoria geral da administração. Processo administrativo. Administração por objetivo e administração sistêmica. Processo de tomada de decisão. Gestão da qualidade.

Objetivos

- Identificar e planejar as necessidades e o uso dos recursos financeiros, materiais, físicos e humanos na realização de eventos. Administrar as necessidades e o uso dos recursos financeiros, materiais, físicos e humanos na realização de eventos.

Conteúdo

1 - Princípios da Administração.

2 - Administração e constituição de empresas

3 - Administração de recursos humanos e materiais.

4 - Teorias da administração.

5 - Gestão da qualidade em serviços.

Referência Básica

CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação à administração geral. São Paulo: Manole, 2009.

SIMCSIK, Tibor. OSM: Organização, Sistemas e Métodos. São Paulo: Futura (grupo siciliano), 2001.

GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização de eventos: teoria e prática. São Paulo: Thompson, 2006.

WATT, D.C. Gestão de eventos em lazer e turismo. Porto Alegre: Bookman, 2004.

Referência Complementar

BALLOU, Ronald. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. São Paulo, 2006.

MAXIMIANO, Antônio César. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana a revolução digital. São Paulo: Atlas, 2007.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira.

WAGNER III, Jonh A. e outros. Comportamento Organizacional: criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva, 2002.

Componente Curricular: Marketing
Carga Horária: 45h
Módulo II

Ementa

Fundamentos de marketing. Pesquisa mercadológica. Marketing de serviços/produtos. Plano de marketing. O uso do marketing na captação, criação e planejamento de eventos.

Objetivos

- Conhecer as ferramentas de marketing para o planejamento, realização, captação de recursos e comercialização de eventos. Utilizar ferramentas de marketing para o planejamento, realização, captação de recursos e comercialização de eventos.

Conteúdo

1 - Conceitos de marketing

2 - Marketing de serviços aplicados a eventos.

3 - Comércio eletrônico.

4 - Promoção, propaganda e relações públicas de eventos.

5 - O mix de marketing. 6-Plano de marketing.

Referência Básica

HOYLE Jr. Leonard H. Trad. Ailton Bomfim Brandão. Marketing de eventos: como promover com sucesso eventos, festivais, convenções e exposições. São Paulo: Atlas, 2003.

BRITTO, Janaina. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002.

KOTLER, Philip e KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

Referência Complementar

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Serviços. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HOFFMAN, K. Douglas. Princípios de marketing de serviços: conceitos, estratégias e casos. 2 ed., São Paulo: Thompson, 2006.

JÚNIOR, Leonardo H. Hoyl. Marketing de Eventos: Como Promover Com Sucesso Eventos, Festivais, Convenções e Exposições. Editora Atlas, 2003.

GRANDE, Ildefonso. Marketing cultural. São Paulo: Ed. Thomson Pioneira, 2007

COBRA, Marcos. Marketing de Turismo. Cobra editora & Marketing.

ANEXO II - FICHA DE INSCRIÇÃO

NOME: _____________________________________________________________________

MATRÍCULA / INSTITUIÇÃO PÚBLICA:
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

DATA DE NASCIMENTO: ______/_____/_____

TELEFONE(S) PARA CONTATO: __________________/_____________________________

E-MAIL: ____________________________________________________________________

COMPONENTE CURRICULAR PRETENDIDO/CURSO:
____________________________________________________________________________

(_) DO PROCESSO SELETIVO DO EDITAL Nº 31 de 2012;

(_) DO PROCESSO SELETIVO DO EDITAL Nº 71 de 2012.

(_) DO PROCESSO SELETIVO DO EDITAL Nº 82 de 2012

DATA DE ENTREGA: ______/_____/_____

____________________
Assinatura

ANEXO III - QUADRO DE PONTOS A QUE CONSIDERA FAZER JUS

NOME DO(A) CANDIDATO(A): ________________________________________________

COMPONENTE CURRICULAR: ________________________________________________

CURSO: ____________________________________________________________________

TÍTULOS

PONTOS

MÁXIMO

PONTOS OBTIDOS

a) Experiência no magistério no ensino médio de formação geral ou profissionalizante e/ou na educação superior.

01 (um) ponto por ano letivo de docência ou fração, desde que seja igual ou superior a 01 (um) semestre letivo.

03 (três) pontos.

 

b) Pós-graduação na área do componente curricular.

02 (dois) pontos para especialização; 03 (três) pontos para mestrado; 05 (cinco) pontos para doutorado.

A pontuação das titulações não é de natureza cumulativa; prevalece a da maior titulação apresentada pelo candidato.

 

c) Experiência profissional ou acadêmica, fora do magistério, na área do componente curricular.

01 (um) ponto por ano ou fração, desde que igual ou superior a um trimestre.

05 (cinco) pontos.

 

d) Experiência como professor pesquisador ou tutor em EaD.

01 (um) ponto a cada 2 meses de atuação.

05 (cinco) pontos.

 

e) Curso de atualização na área do componente curricular, com carga horária mínima de 16h, realizado há, no máximo, 05 (cinco) anos.

01 (um) ponto por curso.

05 (cinco) pontos.

 

f) Curso de capacitação sobre o uso pedagógico de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), com carga horária mínima de 8h, realizado há, no máximo, 03(três) anos.

01(um) ponto por curso.

03 (três) pontos.

 

g) Experiência docente no componente curricular pretendido.

01(um) ponto por semestre letivo.

06 (seis) pontos.

 

h) Servidor do quadro permanente do IF Fluminense.

01(um) ponto por ano.

03 (três) pontos.

 

i) Professor responsável pela elaboração do material didático do componente curricular a que concorre, para o curso técnico na modalidade a distância, no âmbito da rede e-Tec Brasil. Destina-se a esse quesito a pontuação de 10 (dez) pontos.

10 (dez) pontos.

10 (dez) pontos.

 

TOTAL DE PONTOS OBTIDOS

 

45