FSA - Fundação Santo André - SP

Notícia:   FSA - SP abre seleção para formar cadastro reserva de Professores

CENTRO UNIVERSITÁRIO

FSA - FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

EDITAL Nº. 005/2013

A Fundação Santo André realizará, sob a responsabilidade da PROGRAD, Processo Seletivo Público, destinado à FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA de docentes para o Centro Universitário Fundação Santo André, sob Regime da CLT.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Processo Seletivo será regido por este Edital.

1.2. A seleção para os cargos de que trata este Edital será realizada por meio de provas e títulos.

1.3. Os candidatos aprovados serão convocados, observada a necessidade de provimento e a ordem de classificação, para a realização da etapa de exames médicos admissionais, de caráter unicamente eliminatório, de responsabilidade da Fundação Santo André (FSA).

2. DOS CARGOS, VAGAS, SALÁRIOS, HORÁRIOS, CARGA HORÁRIA SEMANAL E REQUISITOS MÍNIMOS

2.1. As vagas, cargos, salários, horários, carga horária semanal requisitos mínimos seguem na tabela abaixo:

CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA - ênfase em Mecatrônica

Cargo: Professor Nível Superior para a Graduação
Salário: R$ 41,22 hora/aula
Benefícios: aqueles previstos na Convenção Coletiva da categoria
Horário de funcionamento do curso: Matutino: 2ª feira a sábado das 8h20 às 11h50 Noturno: 2º a 6ª feira das 19h30 às 23h e sábado das 13h às 16h35

Área: Mecânica

Nº Vagas

Disciplinas

Série/Turma

Carga horária semanal

Requisitos Mínimos

cadastro reserva

Mecânica Geral

2º ano

02 h/a

Graduação em Engenheira Mecânica ou Engenharia Mecatrônica. Título obtido em cursos de pós- graduação lato-sensu autorizado pelo órgão competente ou comprovante de conclusão de, no mínimo, 50% dos créditos de programa de mestrado recomendado pela CAPES, ou certificação específica na área.

cadastro reserva

Resistência dos Materiais

3º ano

04 h/a

cadastro reserva

Vibrações Mecânicas

5º ano

02 h/a

Área: Projeto

Nº Vagas

Disciplinas

Série/Turma

Carga horária semanal

Requisitos Mínimos

cadastro reserva

Desenho Auxiliado por Computador

2º ano

02h/a

Graduação em Engenheira Mecânica ou Engenharia Mecatrônica. Título obtido em cursos de pós- graduação lato-sensu autorizado pelo órgão competente ou comprovante de conclusão de, no mínimo, 50% dos créditos de programa de mestrado recomendado pela CAPES, ou certificação específica na área.

cadastro reserva

Elementos de Máquinas

4º ano

04h/a

Área: Instrumentação e Controle de Processos
Nº VagasDisciplinasSérie/TurmaCarga horária semanalRequisitos Mínimos
cadastro reservaControle Programável I2º ano04h/aGraduação em Engenheira Mecânica ou Engenharia Elétrica. Título obtido em cursos de pós- graduação lato-sensu autorizado pelo órgão competente ou comprovante de conclusão de, no mínimo, 50% dos créditos de programa de mestrado recomendado pela CAPES, ou certificação específica na área.
cadastro reservaControle Programável II3º ano04h/a
cadastro reservaControle Programável III4º ano04h/a
cadastro reservaInstrumentação e Controle de Processos3º ano02h/a
cadastro reservaHidráulica e Pneumática3º ano02h/a
cadastro reservaSensores e Atuadores I3º ano02h/a
Área: Eletrônica
Nº Vagas DisciplinasSérie/TurmaCarga horária semanalRequisitos Mínimos
cadastro reservaEletrônica Analógica Digital2º ano04h/a Graduação em Engenheira Mecânica ou Engenharia Elétrica. Título obtido em cursos de pós- graduação lato-sensu autorizado pelo órgão competente ou comprovante de conclusão de, no mínimo, 50% dos créditos de programa de mestrado recomendado pela CAPES, ou certificação específica na área.
cadastro reservaSensores e Atuadores II4º ano02h/a
cadastro reservaMicrocontroladores I3º ano04h/a
cadastro reservaMicrocontroladores II4º ano02h/a
Área: Sistemas de Controle
Nº Vagas DisciplinasSérie/TurmaCarga horária semanalRequisitos Mínimos
cadastro reservaSistemas de Controle3º ano02h/aGraduação em Engenheira Mecânica ou Engenharia Elétrica. Título obtido em cursos de pós- graduação lato-sensu autorizado pelo órgão competente ou comprovante de conclusão de, no mínimo, 50% dos créditos de programa de mestrado recomendado pela CAPES, ou certificação específica na área.
cadastro reservaControle Digital5º ano04h/a
Área: Mecatrônica
Nº Vagas DisciplinasSérie/TurmaCarga horária semanalRequisitos Mínimos
cadastro reservaIntrodução à Robótica Industrial5º ano02h/a Graduação em Engenheira Mecânica, Engenharia Mecatrônica ou Engenharia Elétrica. Título obtido em cursos de pós- graduação lato-sensu autorizado pelo órgão competente ou comprovante de conclusão de, no mínimo, 50% dos créditos de programa de mestrado recomendado pela CAPES, ou certificação específica na área.
cadastro reservaSistemas Integrados3º ano02h/a
cadastro reservaProjetos de Sistemas Mecatrônicas4º ano04h/a
Área: Automação e Processos
Nº Vagas DisciplinasSérie/TurmaCarga horária semanalRequisitos Mínimos
cadastro reservaAutomação da Manufatura5º ano02h/aGraduação em Engenheira Mecânica, Engenharia Mecatrônica ou Engenharia de Produção. Título obtido em cursos de pós- graduação lato-sensu autorizado pelo órgão competente ou comprovante de conclusão de, no mínimo, 50% dos créditos de programa de mestrado recomendado pela CAPES, ou certificação específica na área
cadastro reservaProcessos de Fabricação Mecânica3º ano02h/a

2.2. Benefícios: aqueles previstos na Convenção Coletiva da categoria.

3. DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

3.1. Às pessoas portadoras de deficiência que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal é assegurado o direito de inscrição para os cargos previstos no presente Edital, desde que as atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

3.2. Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no Decreto 3.298/99 e suas alterações.

3.3. Do total a ser contratado, serão reservadas 5% (cinco por cento) das vagas a candidato portador de deficiência, observada a ordem de classificação e o resultado dos Exames Médicos Admissionais, conforme previsto no Decreto 3.298/99, de 20/12/1999, e alterações posteriores, que regulamentam a Lei 7.853/89, de 24/10/1989.

3.4. As pessoas portadoras de deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto 3.298/99, particularmente em seu artigo 40, participarão do processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos.

3.5. Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá, no ato da inscrição:

a) declarar-se portador de deficiência;

b) encaminhar laudo médico original, emitido nos últimos doze meses, atestando a espécie e o grau ou o nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10), bem como à provável causa da deficiência, na forma do subitem 3.4.

3.6. O laudo médico (original) terá validade somente para este processo seletivo e não será devolvido, assim como não serão fornecidas cópias desse laudo.

3.7. A relação dos candidatos que tiverem a inscrição deferida para concorrer na condição de portadores de deficiência será divulgada no endereço eletrônico www.fsa.br, no segundo dia útil após o término das inscrições.

3.8. A inobservância do disposto no subitem 3.5 acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos portadores de deficiência.

3.9. Os candidatos que, no ato da inscrição, declararem-se portadores de deficiência, se aprovados e classificados no processo seletivo, terão seus nomes publicados em lista à parte e, caso obtenham classificação necessária, figurarão também na lista de classificação geral por cargo.

3.10. O enquadramento do candidato como portador de deficiência e o grau de deficiência capacitante para o exercício do cargo serão definidos durante a realização da etapa de Exames Médicos Admissionais.

3.11. Os candidatos que se declararem portadores de deficiência, quando convocados, deverão comparecer aos Exames Médicos Admissionais.

3.12. As vagas que não forem preenchidas por falta de candidatos portadores de deficiência aprovados no Exame Médico Admissional serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem geral de classificação por cargo.

4. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

4.1. Ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e o gozo dos direitos políticos.

4.2. Estar em dia com as obrigações eleitorais.

4.3. Estar em dia com o serviço militar obrigatório, quando candidato do sexo masculino.

4.4. Não ter sido demitido da Fundação Santo André por justa causa.

4.5. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo a que concorre.

4.6. Contar, no mínimo, 18 anos completos à data de admissão.

4.7. Atender ao requisito mínimo exigido neste Edital, conforme discriminado no subitem 2.1.

4.8. Pagar taxa de inscrição conforme item 5.3.

4.9. No ato da inscrição, não serão solicitados comprovantes das exigências contidas nos subitens anteriores. No entanto, o candidato que não as satisfaça no ato da admissão, mesmo tendo sido aprovado, será automaticamente desclassificado do processo seletivo.

5. DAS INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO

5.1. As inscrições deverão ser efetuadas no Departamento de Recursos Humanos da Fundação Santo André, no horário das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas ou no Setor de Concursos das 19 às 21 horas, situado na Av. Príncipe de Gales 821. Bairro Príncipe de Gales em Santo André ou pelo site www.fsa.br

5.2. PERÍODO: de 04 a 19 de fevereiro de 2013.

5.3. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá:

a) Retirar e preencher a ficha de inscrição disponível no Departamento de Recursos Humanos, no Setor de Concursos ou preencher a ficha pelo site.

b) Pagar a taxa de inscrição de R$ 150,00 (Cento e Cinquenta Reais), no Posto Bancário do Santander, no Campus da Fundação Santo André (Horário de funcionamento do Banco: das 10 às 16 horas e das 18 às 21 horas), ou em outra agência bancária.

c) Entregar a ficha de inscrição, o protocolo de pagamento, (1) uma cópia simples, acompanhada do original, para conferência, de cada um dos seguintes documentos: títulos acadêmicos; Cédula de Identidade (R.G.), Cadastro de Pessoas Físicas (C.P.F), certidão (ões) de nascimento do(s) filho(s), se houver, no Departamento de Recursos Humanos ou no Setor de Concursos.

5.4. As informações prestadas no formulário de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Fundação Santo André do direito de desclassificar aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta e legível.

5.5. É vedada a transferência do valor pago a título de taxa de inscrição para terceiros ou para outros processos seletivos.

5.6. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma.

5.7. O pagamento do valor da inscrição poderá ser efetuado em dinheiro ou cheque do próprio candidato.

5.8. Os pagamentos efetuados em cheque somente serão considerados quitados após a respectiva compensação.

5.9. No caso do pagamento da taxa de inscrição ser efetuado com cheque bancário que, porventura, seja devolvido, por qualquer motivo, a Fundação Santo André reserva-se o direito de cancelar a inscrição.

5.10. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição.

5.11. O comprovante de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato.

5.12. O candidato deverá declarar no formulário de inscrição que tem ciência e aceita as condições estabelecidas neste Edital.

5.13. A Fundação Santo André se exime de eventuais despesas com viagens e hospedagens dos candidatos.

5.14. A relação dos candidatos inscritos será publicada no portal eletrônico da FSA (www.fsa.br) e afixada no Departamento de Recursos Humanos dia 26 de fevereiro de 2013, a partir das 16h30.

6. DA BANCA EXAMINADORA

6.1. A BANCA EXAMINADORA desempenhará as funções de comissão examinadora da(s) prova(s) e títulos.

6.2 A BANCA EXAMINADORA deverá ser composta por membros com titulação superior à mínima exigida neste Edital, conforme item 2.1.

6.3. Aplicam-se aos membros da Comissão os seguintes motivos de suspeição e/ou de impedimento:

6.3.1. ser cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, de candidato cuja inscrição haja sido deferida;

6.3.2. ter vínculo pessoal, profissional ou acadêmico com qualquer candidato cuja inscrição haja sido deferida.

6.4. Os motivos de suspeição e de impedimento deverão ser comunicados à Presidência da Fundação Santo André, justificadamente, por escrito, por qualquer interessado.

7. DAS PROVAS

7.1. DA PROVA OBJETIVA

7.1.1. A prova objetiva será eliminatória e classificatória.

7.1.2. A prova objetiva versará sobre as matérias discriminadas no quadro a seguir e será escrita.

7.1.3. A prova objetiva valerá 100 pontos.

Área/Conteúdo da prova

BIBLIOGRAFIA

Área: Mecânica - Disciplinas: Mecânica Geral; Resistência dos Materiais; Vibrações Mecânicas.

1) Forças e momentos: representação vetorial, momento de uma força em relação a um ponto, momento de uma força em relação a um eixo, momento binário, eixo resultante e torsor, composição de forças e momentos, deslocamento lateral de forças;

2) Estática: equilíbrio de uma partícula submetido a forças coplanares e forças tridimensionais, equilíbrio dos corpos rígidos, teoria geral de forças paralelas, centro de gravidade, centróides, momento de inércia de área, sistemas estruturais e força de atrito;3

3) Cinemática do ponto e do corpo rígido;

4) Dinâmica do ponto e do corpo rígido;

5) Tensão e deformação;

6) Carregamento axial;

7) Torção e flexão pura;

8) Esforços solicitantes;

9) Critérios de Resistência;

10) Estado de tensão;

11) Tensões no ponto;

12) Círculo de Mohr para o estado plano de tensões;

13) Dimensionamento de vigas;

14) Dimensionamento de Colunas;

15) Dimensionamento de eixos e elementos de transmissão;

16) Equações de Lagrange, conceitos de grau de liberdade e modos;

17) Sistemas de um grau de liberdade: resposta livre e forçada, sem e com amortecimento;

18) Sistemas de vários graus de liberdade, resposta livre e forçada, sem e com amortecimento;

19) Formulação matricial: autovalores e autovetores.

BEER, F.P. e JONHSTON, E.R. - Mecânica Vetorial para Engenheiros - Estática, Editora Makron Books, São Paulo, 1994.

BEER, F.P. e JONHSTON, E.R. - Mecânica Vetorial para Engenheiros - Cinemática e Dinâmica, Editora Makron Books, São Paulo, 1994.

BEER, F.P. e JONHSTON, E.R. - Resistência dos Materiais, 3ª Edição, Editora McGraw-Hill, São Paulo.

HIBBELER, R.C. - Resistência dos Materiais, 5ª Edição, Editora Prentice Hall, 2004.

RAO, S., Vibrações Mecânicas, 4ª ed., Pearson Education, 2009

THOMSON, W.T.; DAHLEH, M.D. Theory of Vibrations with Applications, Prentice-Hall, 5th edition, 1998.

Área: Projetos - Disciplinas: Desenho Auxiliado por Computador; Elementos de Máquinas.

1) Aplicações de CAD em Engenharia Mecânica;

2) Técnicas avançadas de CAD: engenharia virtual, prototipagem rápida;

3) Modelagem sólida;

4) Integração entre CAD, CAM e CAE;

5) Aplicação software de CAD no projeto mecânico;

6) Teorias de Falha: falha por deformação excessiva, falha por deformação permanente, falha por fadiga, falha por impacto, falha por flambagem, falha por desgaste;

7) Análise e dimensionamento de componentes mecânicos: parafusos, rebites, molas, mancais de deslizamento e rolamento, engrenagens, eixos, embreagens e freios, componentes de transmissão de potência mecânica.

BOCCHESE, C., SolidWorks -Projeto e Desenvolvimento, Editora Érica, 2007.

JUVINALL, R.C., MARSHEK, K.M., Fundamentals of Machine Component Design, 2ª ed., John Wiley, 1991.

NIEMANN, G., Elementos de Máquinas, Volume I, II e III, Editora Edgard Blücher, São Paulo, 1993.

ROHLEDER, E., et. Al., -Modelagem 3D, Editora Visual Books, 2003.

Área: Instrumentação e Controle de Processos - Disciplinas: Controle Programável I, II e III; Instrumentação e Controle de Processos; Hidráulica e Pneumática; Sensores e Atuadores I.

1) Introdução ao conceito de controle por computador;

2) Conceitos, princípios e técnicas de controle de sistemas a eventos discretos;

3) Conceitos e técnicas de modelagem de sistemas;

4) Conceitos de resposta do sistema;

5) Técnicas de projeto de controladores discretos e controle por computador;

6) Características das interfaces para o controle por computador;

7) Princípios de geração de comandos para controle de máquinas e processos;

8) Fundamentos de controle seqüencial e controladores programáveis;

9) A norma IEC e as linguagens de programação de CPs;

10) Grafcet aplicado na síntese de sistemas de controle: abordagem hierárquica;

11) MFG aplicado na síntese de sistemas de controle: modularização e refinamentos sucessivos;

12) Metodologia de projeto de sistemas de controle para automação;

13) Introdução à sistemas de comunicação;

14) Apresentação de topologias de redes;

15) Transmissão de Informação digital e analógica;

16) O modelo de referência OSI e as arquiteturas IEEE802 e TCP/IP;

17) Sistemas de Comunicação Industrial e protocolos industriais: ModBus, FieldBus, PROFIBUS, Foundation Fieldbus;

18) Redes industriais: Conceitos, tipos de protocolos, aplicações e integração;

19) Introdução aos conceitos, princípios e técnicas de instrumentação e controle de processos;

20) Processamento de sinais analógicos e digitais;

21) Características de sensores térmicos, mecânicos, ópticos;

22) O controle de processos e os diversos tipos de controladores;

23) Características de controladores analógicos e digitais;

24) Conhecimentos fundamentais;

25) Circuitos Hidráulicos: simbologia e elementos/componentes, projetos e circuitos fundamentais;

26) Circuitos Pneumáticos: simbologia pneumática e elementos/componentes;

27) Automação

28) Dimensionamento da linha de distribuição;

29) Dimensionamento de atuadores.

FIALHO, A.B., Automação Pneumática - Dimensionamento e Análise de Circuitos, 2ª Edição, Editora Érica, 2004, 324p.

JOHNSON, C.D., Process Control Instrumentation Technology, Prentice Hall, 2000.

LOPEZ, R. A. Sistemas de Redes para Controle e Automação. São Paulo: Ed. Book Express. 2000.

MIYAGI, P. E., Controle Programável-Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos, São Paulo: Ed. Edgard Blücher, 2001, 194p.

SILVEIRA P.R., SANTOS, W.E., Automação e Controle Discreto, 9ª. Ed. São Paulo: Ed. Erica, 2008, 229p.

SOARES, Luiz F G. LEMOS, Guido. Colcher, Sérgio. - Redes de Computadores - das LANs, WANs e MANs às ATMs. 2ª Ed. Editora Campus., 1995, 705p.

STEWART, H. L., Pneumática e Hidráulica, 3ª ed.,Curitiba: Ed. Hemus. 2002, 481p.

TANENBAUM, A S. - Computer Networks, 3rd Edition, Prentice Hall, 1993.

Área: Eletrônica - Disciplinas: Eletrônica Analógica Digital; Sensores e Atuadores II; Microcontroladores I e II.

1) Introdução aos dispositivos e circuitos eletrônicos;

2) Elementos passivos e elementos ativos (transistores e transistores de efeito de campo);

3) Realimentação e amplificadores operacionais;

4) Reguladores de tensão e circuitos de potência;

5) Eletrônica digital: portas lógicas, Álgebra Booleana, Multiplexadores, Demultipliexadores, Flip-flop;

6) Conversores analógico/digital e digital/analógico;

7) Técnicas de simplificação de circuitos lógicos;

8) Acionamentos elétricos;

9) Conversores trifásicos controlados;

10) Harmônicas;

11) Simulação e montagem experimental da ponte de tiristores;

12) Circuitos de disparo analógicos e microprocessados;

13) Choppers. Modulação PWM. Inversores PWM associados a motores de indução: controle escalar e vetorial;

14) Introdução dos conceitos gerais, não de um circuito integrado específico, de microprocessadores e microcontroladores:

15) Introdução ao conceito, princípios e técnicas de microcontroladores/ microprocessadores e sistemas baseados nestes dispositivos;

16) Conjunto de instruções e programação de microcontroladores/ microprocessadores;

17) Arquitetura e projeto de sistemas de controle industriais;

18) Características de microcontroladores de 8 bits,

16 bits e outros tipos de dispositivos;

19) Microcontroladores aplicados em projetos de sistemas mecatrônicos;

20) Técnicas avançadas de programação de microcontroladores aplicadas em controle e automação de sistemas produtivos.

FILIPPO Filho, G., Motor de Indução, Editora Érica, 2000.

IDOETA, J.V. CAPUANO, F.G. Elementos de eletrônica Digital. São Paulo: Ed. Erica, 1994, 351p.

MALVINO, A.P., ELETRÔNICA, 4ª.Ed, São Paulo: Makron Books, 2004, 558p.

MOHAN, N.; UNDELAND, T.M., ROBBINS, W.P., Power Eletronics Converters - Application and Design, Editora IE-WILEY, 2002.

SEDRAS,A.S., SMITH, K.C. Microeletrônica. São Paulo: Ed. Pearson, 2000, 1270p.

SOUZA, D.J. de, LAVINIA, N.C., Conectando o PIC 18F877A Recursos Avançados, 3ª.Ed. São Paulo:Ed. Érica, 2006, 380p.

SOUZA, D.J. de, LAVINIA, N.C., Desbravando o PIC Ampliado e Atualizado para PIC16F628A, 12ed. São Paulo: Ed. Érica, 2006, 272p.

Área: Sistemas de Controle - Disciplinas: Sistemas de Controle; Controle Digital.

1) Introdução à engenharia de controle de sistemas;

2) Conceitos e técnicas de modelagem de sistemas;

3) Funções de transferência e diagramas de blocos;

4) Critérios de desempenho, estabilidade e realimentação de sistemas;

5) Técnicas de síntese de controle pelo método do lugar das raízes e de resposta em frequência;

6) Projeto de compensadores;

7) Conceitos básicos de sistemas não lineares;

8) Introdução aos sistemas de controle digital;

9) Transformada Z.

10) Estudo de estabilidade;

11) Implementação do Controlador Digital.

DORF, R.C., Sistemas de Controle Moderno, 8.ed. Rio de Janeiro, 2001, 659p.

FRANKLIN, G.F., POWELL, J.D., WORKMAN, M.L., Digital Control of Dynamic Systems, Prentice Hall 1998.

NISE, Nº Engenharia de Sistemas de Controle. 4. ed. São Paulo: Ltc, 2006. 700 p.

OGATA, K., Engenharia de Controle Moderno, 4ª Edição, São Paulo: Prentice-Hall, 2003, 708p.

Área: Mecatrônica - Disciplinas: Introdução à Robótica Industrial; Sistemas Integrados; Projetos de Sistemas Mecatrônicos.

1) Introdução à robótica: Definição de robôs e histórico.

2) Classificação dos robôs industriais.

3) Especificação de robôs industriais.

4) Componentes dos robôs industriais: atuadores, sensores, ligamentos.

5) Fundamentos de visão computacional.

6) Transformação de coordenadas: translação e rotação de sistemas de coordenadas.

7) Transformação homogênea.

8) Parâmetros de Denavit-Hartenberg.

9) Cinemática da posição de robôs manipuladores.

10) Cinemática da velocidade de robôs manipuladores.

11) Cinemática inversa de robôs manipuladores.

12) Estática de robôs manipuladores.

13) Dinâmica: Método de Lagrange e de Newton-Paulo:Ed. Euler aplicado a robôs manipuladores.

14) Planejamento de trajetórias para robôs manipuladores.

15) Controle de posição e de força de robôs manipuladores.

16) Linguagens de programação de robôs.

17) Conceitos aplicados no desenvolvimento de projeto temático visando o aperfeiçoamento das competências mediante a integração dos conhecimentos construídos em introdução à informática, eletrônica analógica e digital, microcontroladores, sensores e atuadores, controle programável, processo de fabricação e sistema de controle.

18) Conceitos aplicados na elaboração de pequenos projetos utilizando microcontroladores e CLP aplicados em automação e controle de sistemas mecatrônicos.

CRAIG, John J. Introduction to Robotics: Mechanics and Control. Addison-Wesley, Third Edition, 2003

PAHL, G., et al., - Projeto na Engenharia - Ed. Edgard Blüger, 2005, 412p.

ROSÁRIO, J.M. - Princípios de Mecatrônica - 1ed. São Paulo: Ed. Prentice Hall, 2006.368p

SOUZA, D.J. de, LAVINIA, N.C., Desbravando o PIC Ampliado e Atualizado para PIC16F628A, 12ed. São Paulo: Ed. Érica, 2006, 272p.

SOUZA, D.J. de, LAVINIA, N.C., Conectando o PIC 18F877A Recursos Avançados, 3ª.Ed. São Érica, 2006, 380p.

Área: Automação e Processos - Disciplinas: Automação da Manufatura; Processos de Fabricação.

1) Introdução ao conceito de automação da manufatura e técnicas de controle industrial.

2) Elementos, dispositivos e equipamentos de um sistema de automação da manufatura (sensores, atuadores, CNC, CP, robôs).

3) Tecnologia de manuseio, transporte e armazenamento de materiais.

4) Sistemas de manufatura: células de manufatura, tecnologia de grupo, sistemas flexíveis de manufatura, linhas de montagem, linhas de produção.

5) Sistemas de controle de qualidade: controle estatístico do processo, princípios e tecnologia de inspeção.

6) Sistemas de apoio à manufatura: projeto do produto e sistemas CAD/CAE/CAM, planejamento do processo e engenharia simultânea, manufatura enxuta e ágil.

7) Prática de projeto de um produto com CAD/CAE,

8) planejamento do processo com CAPP,

9) programação de máquina CNC e robô.

10) Manufatura do produto e avaliação da qualidade.

11) Introdução aos Sistemas de Manufatura.

12) Processos de Fundição.

13) Fabricação de Peças de Plástico.

14) Processos de Sinterização.

15) Processos de Conformação Plástica.

16) Processos de remoção de material.

17) Máquinas ferramentas.

18) Introdução ao controle numérico e centros de usinagem.

19) Processos Não-convencionais de Fabricação.

20) Processos de Junção e de Corte.

21) Cerâmica e Materiais Compostos.

22) Análise da Capacidade dos Processos de Fabricação, Planejamento e Controle de Qualidade.

23) Sistemas de Manufatura e Estratégias de Produção.

CHIAVERINI, V. - Tecnologia Mecânica, Volume II, 2ª ed, São Paulo:Ed.Makron Books, 1986, 386p.

FUCHS. J.W.T., Dicionário de Mecânica Industrial e Metalurgia, Porto Alegre: Ed. Bigel, 2002, 272p.

GROOVER, M.P., Automation, Production Systems, and Computer-Integrated Manufacturing, Prentice Hall, 2001. 856p.

KALPAKJIAN, S., Manufacturing Engineering & Tecnology, 4th ed, Upper Saddle River: Ed. Prentice Hall, 2001, 114p.

Observação: É permitido o uso de máquina calculadora não programável.

7.1.4. Os candidatos que obtiverem pontuação inferior a 50 pontos na prova objetiva serão desclassificados.

8. DA REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

8.2. É obrigatória a apresentação pelo candidato de documento oficial de identidade (R.G. ou outros reconhecidos como tal), com foto, ao fiscal de sala, para que possa identificar-se e realizar a prova.

8.3. É vedado o ingresso de candidato em local de prova em estado de evidente embriaguez, portando arma e/ou utilizando aparelhos eletrônicos (telefone celular, bip, walkman, receptor, gravador, palm top, pager, relógio digital, máquina fotográfica ou similares).

8.4. O tempo de duração da prova será de 90 minutos, improrrogáveis, sem tempo adicional.

8.5. Iniciada a prova e no curso desta, o candidato somente poderá ausentar-se da sala acompanhado de um fiscal.

8.6. É obrigatória a permanência do candidato no local da prova por, no mínimo, 30 (trinta) minutos.

8.7. Durante a realização das provas não será permitido o empréstimo de qualquer material (inclusive borracha, lápis, caneta, etc).

8.8. É expressamente proibida, durante a realização da prova, consulta a qualquer material, livros, códigos, legislação em geral, régua de cálculo, máquinas calculadoras e outros da mesma natureza.

8.9. Não será permitido, durante a realização das provas, o uso de equipamentos mecânicos, eletrônicos ou ópticos que permitam o armazenamento ou a comunicação de dados, informações ou similares.

8.10. Será desclassificado do Concurso o candidato que proceder com improbidade, indisciplina, falta de decoro ou que adotar comportamento incorreto ou descortês para com qualquer dos fiscais ou membros da BANCA EXAMINADORA, seus auxiliares ou autoridades presentes.

8.11. As questões serão entregues aos candidatos já impressas, não se permitindo esclarecimentos sobre o seu enunciado ou sobre o modo de resolvê-las.

8.12. O preenchimento da folha de respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas neste edital e na folha de respostas. Em nenhuma hipótese haverá substituição da folha de respostas por erro do candidato.

8.13. Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do preenchimento indevido da folha de respostas. Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem em desacordo com a folha de respostas, tais como marcação rasurada ou emendada e/ou campo de marcação não preenchido integralmente.

8.14. O candidato não poderá amarrotar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de qualquer modo, danificar sua folha de respostas.

8.15. O candidato é responsável pela conferência de seus dados pessoais, em especial seu nome, seu número de inscrição e o número de seu documento de identidade.

8.16. É vedado ao candidato:

a) dar ou receber auxílio para a execução de quaisquer provas;

b) comunicar-se ou tentar comunicar-se por via oral, escrita ou por qualquer outro meio com outra pessoa, durante a aplicação de prova;

c) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento inadequado;

d) fazer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição e/ou em qualquer outro meio, que não os permitidos;

e) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

f) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o Cartão-Respostas;

g) praticar falsidade ideológica a qualquer momento do concurso;

h) proceder à falsa identificação pessoal;

i) a qualquer tempo, utilizar meio ilícito para obter aprovação própria ou de outrem.

j) levar o caderno de questões.

8.17. Após o término da prova, o candidato não poderá retornar ao recinto em que realizou a prova em nenhuma hipótese.

8.18. Somente após o encerramento do período reservado para a realização da prova, os candidatos poderão retirar a prova.

8.19. Não haverá segunda chamada ou repetição de prova.

8.20. O não comparecimento à prova ou a chegada com atraso aos locais de prova, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará na desclassificação do candidato no Concurso Público.

8.21. A correção das provas dar-se-á sem identificação do nome do candidato.

8.22. A transgressão a qualquer das regras previstas neste item 8 importará na desclassificação do candidato.

9. DO GABARITO

9.1. O gabarito oficial da prova objetiva será publicado no portal eletrônico da FSA (www.fsa.br) e afixado no Departamento de Recursos Humanos, no dia 27/02/2013, a partir das 16h00.

10. PROVA ORAL

10.1. A Prova oral é pública, mas é vedada a presença dos demais candidatos.

10.2. O calendário da Prova Oral será publicado 01 de março de 2013, a partir das 16h00.

10.3 A Prova Oral consistirá na apresentação de uma aula dissertativa, de 30 (trinta) minutos de duração, em que o candidato demonstrará sua aptidão prática em exercer o cargo pretendido.

10.4 As matérias da Prova Oral serão as mesmas da Prova Escrita.

10.5 O tema da prova Oral será sorteado no dia 01 de março de 2013, a partir das 16h00, na sala 12 do Prédio I - 1º andar - FAENG.

10.6. A prova oral será realizada no dia 06 de março de 2013, a partir das 14h00, na sala 12 do Prédio I - 1º andar - FAENG.

10.7. A Prova Oral terá caráter eliminatório.

10.8. Na Prova Oral poderão ser utilizados recursos áudio visuais.

10.9. A Prova Oral valerá 100 pontos, os quais serão atribuídos de acordo com os critérios apontados na tabela abaixo:

TABELA DE PONTUAÇÃO DA PROVA ORAL

Nome do candidato:

 

ITENS DE AVALIAÇÃO

PONTUAÇÃO - 0 a 10

Examinador 1

Examinador 2

Examinador 3

Coerência da aula apresentada com o tema sorteado

 

 

 

Desenvolvimento do tema na aula prática conforme bibliografia indicada

 

 

 

Domínio teórico do conteúdo

 

 

 

Uso adequado do tempo

 

 

 

Total

 

 

 

Média (total de pontos dividido por três)

 

Nota na prova oral (média multiplicada por 2,5; considerar uma casa após a vírgula)

 

10.10 Os candidatos que obtiverem pontuação inferior a 50 pontos na prova oral serão desclassificados.

11. DA PONTUAÇÃO FINAL

11.1 A pontuação final do candidato será o resultado da soma entre os pontos obtidos nas provas.

11.2. Os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente de número de pontos.

12. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

12.1 Em caso de empate no número total de pontos da(s) prova(s), terá preferência, em ordem sucessiva e excludente, o candidato que:

a) for mais idoso dentre os candidatos que contarem com idade superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste processo seletivo público, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;

b) tiver obtido a maior pontuação nos títulos conforme tabela abaixo.

b.1) O título que constituir o requisito mínimo para a inscrição do candidato não será pontuado.

TABELA DE PONTUAÇÃO DE TÍTULOS

Itens

TÍTULOS

Pontos

1. Formação Acadêmica (pontuação máxima: 85)

1.1. Graduação na área do conhecimento da disciplina definida pela CAPES

10

1.2. Graduação fora da área do conhecimento da disciplina definida pela CAPES

05

1.3. Pós-Graduação Lato-sensu na área do conhecimento da disciplina definida pela CAPES

15

1.4. Pós-Graduação Lato-sensu fora da área do conhecimento da disciplina definida pela CAPES

10

1.5. Pós- Graduação Stricto-Sensu (Mestrado) na área do conhecimento da disciplina definida pela CAPES

20

1.6. Pós- Graduação Stricto-Sensu (Mestrado) fora da área do conhecimento da disciplina definida pela CAPES

15

1.7. Pós- Graduação Stricto-Sensu (Doutorado) na área do conhecimento da disciplina definida pela CAPES

25

1.8. Pós- Graduação Stricto-Sensu (Doutorado) fora da área do conhecimento da disciplina definida pela CAPES

20

2. Produção Científica (pontuação máxima: 10)

2.1. Artigos publicados em periódicos científicos indexados

2 pontos por artigo

2.2. Livro publicado

2 pontos por livro

2.3. Capítulo de livro publicado

1 ponto por capítulo publicado

2.4. Organização de obra publicada

0,5 ponto por organização

2.5. Artigos publicados em Congressos Científicos

2.5.1. Completo

0,5 ponto por artigo

2.5.2. Resumo

0,2 ponto por resumo

2.5.3. Resumo expandido

0,2 ponto por resumo

c) tiver o maior número de filhos.

12.2. Se persistir o empate, será feito sorteio público entre os candidatos empatados, no dia 06 de março de 2013, às 16 horas, na sala 12 do Prédio I - 1º andar - FAENG.

13. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

13.1. O resultado final de classificados no presente Processo Seletivo será publicado no dia 06 de março de 2013, a partir das 16h30, no portal eletrônico da Fundação Santo André www.fsa.br e por meio de lista afixada no Departamento de Recursos Humanos.

14. DOS RECURSOS

14.1. É assegurada aos candidatos a interposição de recurso contra o resultado do processo seletivo, no prazo de 24 horas, contadas a partir da publicação do mesmo, em primeira e última instância à Comissão do Concurso.

14.2. Os recursos previstos nos subitens anteriores deverão ser dirigidos à Comissão do Concurso e protocolados no Departamento de Recursos Humanos da FSA no prazo indicado.

14.3. Se, do exame de recursos, resultar anulação de questão integrante da prova, a pontuação correspondente a essa questão será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

14.4. A fundamentação constitui pressuposto para o conhecimento do recurso, devendo o candidato ser claro, consistente e objetivo.

14.5. Recurso inconsistente ou intempestivo será indeferido.

14.6. As respostas dos recursos contra o resultado do processo seletivo serão publicadas no portal eletrônico da Fundação Santo André (www.fsa.br) e por meio de lista afixada no Departamento de Recursos Humanos, no dia 08 de março de 2013, a partir das 16h30.

14.7. Não caberá nenhum outro recurso contra a decisão da Comissão do Concurso.

15. DA VALIDADE

15.1 O Concurso tem validade de 2 (dois) anos a contar da data de divulgação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da FSA.

16. DOS APROVADOS

16.1. Os candidatos serão classificados em ordem de maior pontuação, obedecendo aos critérios previstos neste Edital.

16.2. Nos cargos em que houver previsão de dois ou mais horários de trabalho, terá prioridade na escolha o candidato colocado em 1º lugar, e sucessivamente os demais classificados, considerando o número de vagas para cada cargo e para cada horário.

16.3. Quando da abertura de vagas os candidatos serão contratados, seguindo rigorosamente a ordem de classificação. No caso de contrato por prazo determinado, o período de contratação será de 1 (um) ano, podendo ser renovado, a critério da Instituição, uma única vez, por igual período.

17. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

17.1. A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas para o processo seletivo público, contidas neste edital.

17.2. Para os prazos estabelecidos neste edital, o sábado é considerado dia útil.

17.3 Os casos omissos serão decididos pela Banca Examinadora do Processo Seletivo.

Santo André, 03 de fevereiro de 2013.

ODUVALDO CACALANO
Presidente da FSA