ACAM Portinari de Brodowski - SP

Notícia:   ACAM Portinari de Brodowski - SP retifica novamente a seletiva 01/2014 com oito vagas

ACAM PORTINARI DE BRODOWSKI

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 001/2014

A Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari - Organização Social de Cultura: ACAM PORTINARI, CNPJ 01.845.656/0001-78, com sede na Rua Floriano Peixoto, 490 - Centro, no município de Brodowski, Estado de São Paulo, gestora em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo na gestão dos Museus: Casa de Portinari em Brodowski-SP, Museu de Esculturas Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro em Campos do Jordão-SP, Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre em Tupã-SP e ações de apoio ao SISEM - Sistema Estadual de Museus, através do Contrato de Gestão Nº 03/2011 , torna público que realizará, na forma prevista no artigo 37 da Constituição Federal, a abertura de inscrições ao PROCESSO SELETIVO DE PROVAS para o preenchimento de vagas para Museu Casa de Portinari em Brodowski das funções abaixo especificadas providas pelo Regime Celetista. O Processo Seletivo será regido pelas instruções especiais constantes do presente instrumento elaborado de conformidade com os ditames da Legislação Federal, Lei Complementar nº 846 de 04/06/1998 das Organizações Sociais de Cultura, Decreto nº 43.493 de 29/09/1998, Decreto nº 50.611 de 30/03/2006 e Decreto 53.330 de 18/08/2008 e Manual de Recursos Humanos da Associação.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 - A organização, aplicação e correção do Processo Seletivo serão de responsabilidade da CONSESP - Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

1.1.1 - As provas serão aplicadas na cidade de Brodowski - SP.

1.1.2 - Em razão da indisponibilidade de locais suficientes ou adequados na cidade de realização das provas, estas, a critério da CONSESP, poderão ser realizadas em outras cidades próximas.

1.1.3 - O edital estará disponível nos sites www.consesp.com.br, www.acamportinari.org e www.museucasadeportinari.org.br

1.2 Nomenclatura - Carga Horária - Vagas - Vencimentos - Exigências

Nomenclatura

C/H semanal

Vagas

Venc. (R$)

Exigências complementares no ato da contratação

Assistente Administrativo de Museu

44 horas

01

1.840,00

Superior Completo em Administração de Empresas

Auxiliar de Edificação

44 horas

01

1.360,00

Cursando Nível Superior em Arquitetura ou Engenharia Civil

Educador

44 horas (reg. Escala)

06

1.840,00

Superior Completo nas seguintes áreas: Geografia, História, Psicologia, Filosofia, Sociologia, Artes, Letras, Pedagogia ou Normal Superior.

Benefícios: Vale Transporte, Vale Alimentação e Assistência Médica.

1.3 - As atribuições são as constantes do anexo I do presente Edital.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 - As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br no período de 11 a 23 de março de 2014, devendo para tanto o interessado proceder da seguinte forma:

a) Acesse o site www.consesp.com.br, clique em inscrições abertas sobre a cidade que deseja se inscrever.

b) Em seguida clique em INSCREVA-SE JÁ, digite o número de seu CPF e clique em continuar.

c) Escolha a função, preencha todos os campos corretamente e clique em FINALIZAR INSCRIÇÃO.

d) Na próxima página confira seus dados e leia a Declaração e Termo de Aceitação e, em seguida, clique em CONCORDO E EFETIVAR INSCRIÇÃO.

e) Aqueles que declararem na "inscrição on-line" ser Pessoa com Deficiência deverão encaminhar via sedex o respectivo LAUDO MÉDICO constando o CID, bem como o pedido de condição especial para a prova, caso necessite, até o último dia de inscrição na via original ou cópia reprográfica autenticada, para CONSESP, situada na Rua Maceió, 68 - Bairro Metrópole - CEP 17900-000 - Dracena - SP.

f) A CONSESP não se responsabiliza por erros de dados no preenchimento de ficha de inscrição, sendo a mesma de inteira e total responsabilidade do candidato.

2.1.1 - Quarenta e oito horas após a inscrição, conferir no site www.consesp.com.br se os dados da inscrição efetuada pela internet foram recebidos. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com a CONSESP, pelo telefone (11) 2359-8856, para verificar o ocorrido.

2.1.2 - Para gerar o comprovante de inscrição basta digitar o seu CPF no menu CONSULTE, em seguida, selecione o Processo Seletivo correspondente à inscrição desejada, após isso clique em imprimir comprovante de inscrição.

2.1.3 - A CONSESP não se responsabiliza por solicitação de inscrição via internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. O descumprimento das instruções para inscrição via internet implicará na não efetivação da mesma.

2.1.4 - Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para a alteração de funções, seja qual for o motivo alegado.

2.2 - São condições para a inscrição:

2.2.1 - Ser brasileiro nato ou naturalizado nos termos do Art. 12 da Constituição Federal.

2.2.2 - Ter até a data da contratação, idade mínima de 18 anos, gozar de boa Saúde Física e Mental, estar no gozo dos direitos Políticos e Civis e, se do sexo masculino, estar quite com o Serviço Militar.

2.2.3 - Estar ciente que se aprovado, quando da convocação, deverá comprovar que preenche todos os requisitos exigidos para a função, constantes do presente Edital, sob pena de perda do direito à vaga.

2.2.4 - Não ter sido demitido por ato de improbidade ou exonerado "a bem do serviço público", mediante decisão transitada em julgado em qualquer esfera governamental.

2.3 - Se aprovado e convocado, o candidato, por ocasião da contratação, deverá apresentar, além dos documentos constantes no presente Edital, os seguintes: Título Eleitoral e comprovante de ter votado nas últimas eleições ou procedido à justificação na forma da lei, Quitação com o Serviço Militar, CPF, Prova de Escolaridade e Habilitação Legal, duas fotos 3X4, declaração de não ocupar cargo público e remunerado, exceto os acúmulos permitidos pela Lei, atestados de antecedentes criminais e demais necessários que lhe forem solicitados, sob pena de perda do direito à vaga.

3. DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

3.1 - Às pessoas com deficiência é assegurado o direito de inscrição para as funções em Processo Seletivo, cujas atribuições sejam compatíveis com sua deficiência, conforme artigo 37 da Constituição Federal e Lei Nº 7.853/89.

3.2 - Em obediência ao disposto no art. 37, § 1º e 2º do Decreto 3.298 de 20/12/99 que regulamenta a Lei 7853/89, ser-lhes-á reservado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas existentes para cada função, individualmente, das que vierem a surgir ou que forem criadas no prazo de validade do presente Processo Seletivo.

3.2.1 - Se, na aplicação do percentual, resultar número fracionado igual ou superior a 0,5 (cinco décimos), estará formada 01(uma) vaga para a pessoa com deficiência. Se inferior a 0,5 (cinco décimos), a formação da vaga ficará condicionada à elevação da fração para o mínimo de 0,5 (cinco décimos), caso haja aumento do número de vagas para a função.

3.3 - Consideram-se pessoas com deficiência aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no art. 4º do Decreto Federal Nº 3.298/99.

3.4 - As pessoas com deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal Nº 3.298/99, particularmente, em seu art. 40, participarão do Processo Seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação das provas, e a nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

3.5 - Os benefícios previstos no artigo 40, §§ 1º e 2º, do Decreto Federal Nº 3.298/99, deverão ser requeridos por escrito, durante o período das inscrições. O candidato deverá encaminhar via sedex para a CONSESP, situada na Rua Maceió, 68 - Bairro Metrópole - CEP 17900-000 - Dracena - SP, postando até o último dia de inscrição:

a) Requerimento solicitando vaga especial, contendo a identificação do candidato e indicação do município/certame para o qual se inscreveu;

b) Laudo Médico (original ou cópia reprográfica autenticada) atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar a previsão de adaptação à prova;

c) Solicitação de prova especial, se necessário. (A não solicitação de prova especial eximirá a empresa de qualquer providência).

3.6 - Serão indeferidas as inscrições na condição especial de pessoa com deficiência dos candidatos que não encaminharem dentro do prazo e forma prevista no presente Edital o respectivo laudo médico. O candidato com deficiência que não realizar a inscrição conforme instruções constantes neste Edital, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

3.7 - Aos deficientes visuais (cegos), serão oferecidas provas no sistema Braile e suas respostas deverão ser transcritas também em Braile. Os referidos candidatos deverão levar para esse fim, no dia da aplicação da prova, reglete e punção, podendo ainda, utilizar-se de soroban. Aos deficientes visuais (amblíopes) serão oferecidas provas ampliadas, com tamanho e letra correspondente a corpo 24.

3.8 - A publicação do resultado final do Processo Seletivo será feita em duas listas, contendo a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a das pessoas com deficiência, e a segunda, somente a pontuação destes últimos.

3.9 - Não havendo candidatos aprovados para as vagas reservadas às pessoas com deficiência, estas serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, com estrita observância da ordem classificatória.

3.10 - Os candidatos que não atenderem aos dispositivos mencionados no presente Edital não serão considerados como pessoas com deficiência e não terão prova especial preparada, sejam quais forem os motivos alegados.

3.11 - Ao ser convocado para investidura na função, o candidato deverá se submeter a exame médico oficial ou credenciado pela ACAM PORTINARI, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não, e o grau de deficiência capacitante para o exercício da função. Será eliminado da lista de pessoa com deficiência o candidato cuja deficiência assinalada na Ficha de Inscrição não se constate, devendo o mesmo constar apenas na lista de classificação geral.

3.12 - Após o ingresso do candidato com deficiência, este não poderá ser arguida para justificar a concessão de readaptação da função e de aposentadoria por invalidez.

4. DAS PROVAS E DOS PRINCÍPIOS

4.1 - Para as funções: Assistente Administrativo de Museu e Auxiliar de Edificação, o Processo Seletivo será exclusivamente de provas e realizado em duas etapas, sendo:

1ª ETAPA

MÓDULO A - Provas Objetivas (escrita) - Eliminatória e Classificatória;

MÓDULO B - Provas Objetivas (escrita) Conhecimentos Específicos - Eliminatória e Classificatória

2ª ETAPA

Avaliação Psicológica - Eliminatória.

4.1.1 - Para a função: Educador, o Processo Seletivo será exclusivamente de provas e será realizado em duas etapas, sendo:

1ª ETAPA

MÓDULO A - Provas Objetivas (escrita) - Eliminatória e Classificatória;

MÓDULO B - Prova Discursiva - Eliminatória e Classificatória.

2ª ETAPA

Avaliação Psicológica - Eliminatória.

4.2 - A duração da prova será de 4h (quatro horas), já incluído o tempo para o preenchimento da folha de respostas.

4.3 - O candidato deverá comparecer ao local designado com antecedência mínima de 1 (uma) hora, munido de caneta azul ou preta, lápis preto e borracha e UM DOS SEGUINTES DOCUMENTOS NO ORIGINAL:

- Cédula de Identidade - RG;

- Carteira de Órgão ou Conselho de Classe;

- Carteira de Trabalho e Previdência Social;

- Certificado Militar;

- Carteira Nacional de Habilitação, emitida de acordo com a Lei 9.503/97 (com foto); - Passaporte.

4.4 - As provas objetivas (escritas) desenvolver-se-ão em forma de testes, por meio de questões de múltipla escolha, na forma estabelecida no presente Edital.

4.5 - A prova discursiva compreende a formulação de questões, sem opções de alternativas, oferecendo-se espaço suficiente para que se dê a devida resposta na forma discursiva, ou, oferecimentos de temas para serem desenvolvidos em número mínimo de linhas, a ser estabelecido nas respectivas provas.

4.6 - Durante as provas não será permitido, sob pena de exclusão do processo seletivo: qualquer espécie de consultas bibliográficas, comunicação com outros candidatos, ou utilização de livros, manuais ou anotações, máquina calculadora, relógios de qualquer tipo, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, mp3, notebook, palmtop, tablet, BIP, walkman, gravador ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens, bem como o uso de óculos escuros, bonés, protetores auriculares e outros acessórios similares.

4.6.1 - Os pertences pessoais, inclusive o aparelho celular (desligado e retirado a bateria), serão guardados em sacos plásticos fornecidos pela CONSESP, lacrados e colocados embaixo da cadeira onde o candidato irá sentar-se. Pertences que não puderem ser alocados nos sacos plásticos deverão ser colocados no chão sob a guarda do candidato. Todos os pertences serão de inteira responsabilidade do candidato. O candidato que for flagrado na sala de provas portando qualquer dos pertences acima será excluído do processo seletivo.

4.6.2 - Recomenda- se aos candidatos não levarem para o local de provas aparelhos celular, contudo, se levarem, estes deverão ser desligados, preferencialmente com baterias retiradas e acondicionados em invólucro fornecidos pela Consesp. O candidato que for surpreendido portando celular fora da embalagem lacrada fornecida pela Consesp, mesmo que desligado, (off-line) ou dentro dela, porém ligado, (on-line) serão excluídos do Processo Seletivo e convidados a entregarem sua respectiva prova, podendo inclusive responderem criminalmente por tentativa de fraude em concursos.

4.7 - Após adentrar a sala de provas e assinar a lista de presença, o candidato não poderá, sob qualquer pretexto, ausentar-se sem autorização do Fiscal de Sala, podendo sair somente acompanhado do Volante, designado pela Coordenação do Processo Seletivo.

4.8 - O candidato só poderá retirar-se do local de aplicação das provas, após 1 (uma) hora do horário previsto para o início das mesmas e constante do presente Edital, devendo entregar ao Fiscal da Sala o caderno de questões e respectiva folha de respostas. Não serão computadas questões não respondidas, que contenham rasuras, que tenham sido respondidas a lápis, ou que contenham mais de uma alternativa assinalada.

4.9 - Ao final das provas, os três últimos candidatos deverão permanecer na sala, a fim de assinar o verso das folhas de respostas e, na sala da coordenação, assinar o lacre do envelope das folhas de respostas juntamente com o fiscal e coordenador, sendo liberados quando todos as tiverem concluído.

5. DA COMPOSIÇÃO DAS PROVAS E NÚMERO DE QUESTÕES

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO DE MUSEU

AUXILIAR DE EDIFICAÇÃO

1ª ETAPA

2ª ETAPA

MÓDULO A (Prova Objetiva)

MÓDULO B (Prova Objetiva)

Avaliação Psicológica

Língua Portuguesa

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Básicos de Informática

Conhecimentos Específicos

20

10

10

20

EDUCADOR

1ª ETAPA

2ª ETAPA

MÓDULO A (Prova Objetiva)

MÓDULO B (Discursiva)

Avaliação Psicológica

Língua Portuguesa

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Básicos de Informática

Conhecimentos Específicos

20

10

10

06 Questões

5.1 - A classificação final obedecerá a ordem decrescente de notas ou média.

6. DAS MATÉRIAS

6.1 - As matérias constantes das provas a que se submeterão os candidatos são as constantes no Anexo II do presente Edital.

7. DAS NORMAS

7.1 - LOCAL - DIA - HORÁRIO - As provas serão realizadas no dia 13 de abril de 2014, às 9h00, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da ACAM PORTINARI, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 (três) dias.

7.1.1 - Caso o número de candidatos exceda a oferta de lugares disponíveis na cidade, a CONSESP e a ACAM PORTINARI poderão alterar horários das provas ou até mesmo dividir a aplicação das provas em mais de uma data, cabendo aos candidatos a obrigação de acompanhar as publicações oficiais e por meio do site www.consesp.com.br

7.2 - Será disponibilizado no site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 (três) dias, o cartão de convocação. Essa comunicação não tem caráter oficial, e sim, apenas informativo.

7.3 - COMPORTAMENTO - As provas serão individuais, não sendo tolerada a comunicação com outro candidato, nem a utilização de livros, notas, impressos, celulares, calculadoras e/ou similares. Reserva-se ao Coordenador do Processo Seletivo designado pela CONSESP e aos Fiscais, o direito de excluir da sala e eliminar do restante das provas o candidato cujo comportamento for considerado inadequado, bem como, tomar medidas saneadoras e restabelecer critérios outros para resguardar a execução individual e correta da provas.

7.4 - Em caso de necessidade de amamentação durante a realização das provas, a candidata deverá levar um acompanhante, que terá local reservado para esse fim e que será responsável pela guarda da criança.

7.5 - Não haverá, sob qualquer pretexto ou motivo, segunda chamada para a realização das provas. Os candidatos deverão comparecer 1 (uma) hora antes do horário marcado para o início das provas, pois, no referido horário, os portões serão fechados, não sendo permitida a entrada de candidatos retardatários.

7.6 - É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este Processo Seletivo, os quais serão afixados também nos quadros de aviso da ACAM PORTINARI, devendo, ainda, manter atualizado seu endereço.

8. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

8.1 - Em todas as fases na classificação entre candidatos com igual número de pontos, serão fatores de preferência os seguintes:

a) idade igual ou superior a 60 anos, nos termos da Lei Federal 10.741/2003, entre si e frente aos demais, dando-se preferência ao de idade mais elevada.

b) maior idade.

c) candidato casado com maior número de filhos;

d) candidato casado com maior idade;

e) candidato solteiro com maior número de filhos;

f) candidato solteiro com maior idade.

8.1.1 - Persistindo o empate entre os candidatos, depois de aplicados todos os critérios acima, o desempate se dará por meio de sorteio.

8.1.2 - O sorteio será realizado ordenando-se as inscrições dos candidatos empatados, de acordo com o seu número de inscrição, de forma crescente ou decrescente, conforme o resultado do primeiro prêmio da extração da Loteria Federal, do sorteio imediatamente anterior ao dia de aplicação da Prova Objetiva, conforme os seguintes critérios:

a) se a soma dos algarismos do número sorteado no primeiro prêmio da Loteria Federal for par, a ordem será a crescente;

b) se a soma dos algarismos da Loteria Federal for ímpar, a ordem será a decrescente.

9. DA FORMA DE JULGAMENTO DA PROVA OBJETIVA - 7ª ETAPA - MÓDULO A

9.1 - A 1ª etapa - Módulo A, será avaliada na escala de 0 (zero) a 40 (quarenta) pontos e terá caráter eliminatório e classificatório.

9.2 - A nota da prova objetiva será obtida com a aplicação da fórmula abaixo:

NPO = (40 xNAP) / TQP

ONDE:

NPO = Nota da prova objetiva

TQP = Total de questões da prova

NAP = Número de acertos na prova

9.3 - Será considerado aprovado na 1ª Etapa - Módulo A o candidato que obtiver, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos pontos.

9.4 - O candidato que não auferir, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos pontos na 1ª Etapa - Módulo A será desclassificado do Processo Seletivo.

10. DA AVALIAÇÃO E FORMA DE JULGAMENTO DA 1ª ETAPA - MÓDULO B

10.1 - Para a função EDUCADOR, a 1ª Etapa - Módulo B, será discursiva.

10.1.1 - A prova será discursiva e será avaliada na escala de 0 (zero) a 60 (sessenta) pontos e terá caráter eliminatório e classificatório.

10.1.2 - A prova discursiva consistirá no desenvolvimento de 06 (seis) temas propostos pela Coordenação, extraídos do Conteúdo Programático e/ou Bibliografia de Conhecimentos Específicos, constante do presente Edital.

10.1.3 - O desenvolvimento do tema obedecerá ao seguinte critério: mínimo de 15 e máximo de 25 linhas.

10.1.4 - A avaliação das questões discursivas (dez pontos para cada questão) será feita obedecendo-se aos seguintes critérios de correção:

a) Demonstração de conhecimento sobre o tema proposto - 7,5 (sete vírgula cinco) pontos;

b) Uso das regras gramaticais da Língua Portuguesa na escrita (ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação) - 2,5 (dois vírgula cinco) pontos;

10.1.5 - Somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados na prova objetiva.

10.1.6 - Será considerado aprovado na 1ª Etapa - Módulo B o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) dos pontos.

10.1.7 - O candidato que não auferir 50% (cinquenta por cento) dos pontos na 1ª Etapa - Módulo B será desclassificado do Processo Seletivo.

10.2 - Para as funções ASSISTENTE ADMINISTRATIVO DE MUSEU e AUXILIAR DE EDIFICAÇÃO, a 1ª Etapa - Módulo B, será objetiva sobre Conhecimentos Específicos e será avaliada na escala de 0 (zero) a 60 (sessenta) pontos e terá caráter eliminatório e classificatório.

10.2.1 A nota da 1ª Etapa - Módulo B será obtida com a aplicação da fórmula abaixo:

NPO = (60 xNAP) / TQP

ONDE:

NPO = Nota da prova objetiva

TQP = Total de questões da prova

NAP = Número de acertos na prova

10.2.2 - Será considerado aprovado na 1ª etapa - Módulo B o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) dos pontos.

10.2.3 - O candidato que não auferir 50% (cinquenta por cento) dos pontos 1ª etapa - Módulo B será desclassificado do Processo Seletivo.

11. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA - 2ª ETAPA

11.1 - Serão convocados para a 2ª ETAPA - avaliação psicológica, todos os aprovados na 1ª ETAPA - prova objetiva.

11.1.1 - A Avaliação Psicológica será realizada em data, locais e horários a serem divulgados por meio do Edital que publicará o resultado da 1ª ETAPA e o candidato deverá apresentar-se portando documento original de Identidade.

11.1.2 - A avaliação psicológica consistirá na aplicação e na avaliação de baterias de testes, dinâmica de grupo, instrumentos psicológicos científicos, destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com cada função, bem como as características de personalidade prejudiciais a função.

11.1.3 - Na avaliação psicológica, o candidato será considerado apto ou inapto.

11.1.4 Será considerado inapto o candidato que não apresentar características de personalidade, capacidade intelectual e (ou) habilidades específicas de acordo com os requisitos psicológicos necessários ao desempenho das atribuições inerentes a função.

11.1.5 - O candidato considerado inapto na avaliação psicológica será eliminado do processo seletivo.

12. DO RESULTADO FINAL

12.1 - O resultado final será a soma das notas obtidas na 1ª Etapa - Módulo A e Módulo B.

13. DOS RECURSOS

13.1 - Para recorrer o candidato deverá:

- acessar o site www.consesp.com.br

- em seguida clicar em CONCURSOS, RECURSOS, SOLICITAR e preencher os campos solicitados.

13.1.1 - Todos os recursos deverão ser interpostos até 2 (dois) dias a contar da divulgação oficial, excluindo-se o dia da divulgação para efeito da contagem do prazo:

a) da homologação das inscrições;

b) dos gabaritos; (divulgação no site)

c) do resultado do processo seletivo em todas as suas fases.

13.1.2 - Em qualquer caso, não serão aceitos recursos encaminhados via postal ou via fax.

13.2 - Julgados os recursos em face do gabarito e/ou da prova objetiva, sendo caso, será publicado um novo gabarito, com as modificações necessárias, que permanecerá no site pelo prazo de 2 (dois) dias. Caberá à CONSESP - Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda. decidir sobre a anulação de questões julgadas irregulares.

13.2.1 - Em caso de anulação de questões, por duplicidade de respostas, falta de alternativa correta ou qualquer outro motivo, estas serão consideradas corretas para todos os candidatos e os pontos correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos que não os obtiveram, independente de recurso.

13.3 - Os recursos deverão estar embasados em argumentação lógica e consistente. Em caso de constatação de questões da prova, o candidato deverá se pautar em literatura conceituada e argumentação plausível.

13.4 - Recursos não fundamentados ou interpostos fora do prazo serão indeferidos sem julgamento de mérito. A Comissão constitui última instância na esfera administrativa para conhecer de recursos, não cabendo recurso adicional pelo mesmo motivo.

14. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

14.1 - A inscrição implica na aceitação por parte do candidato de todos os princípios, normas e condições do Processo Seletivo, estabelecidas no presente Edital e na legislação municipal e federal pertinente.

14.2 - A falsidade ou inexatidão das afirmativas, a não apresentação ou a irregularidade de documentos, ainda que verificados posteriormente, eliminará o candidato do Processo Seletivo, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição, sem prejuízo de responsabilização nas esferas administrativa, cível e penal.

14.3 - A CONSESP, bem como o órgão realizador do presente certame não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes ao Processo Seletivo.

14.4 - Considerando que convivemos com dupla ortografia pelo prazo de vigência da transição, serão aceitas como corretas as duas normas ortográficas.

14.5 - O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 (dois) dias.

14.6 - A folha de respostas do candidato será disponibilizada juntamente com o resultado final no site www.consesp.com.br, em data a ser informada no boletim de lousa durante a realização da prova.

14.7 - Após 01 (um) ano da realização das provas do Processo Seletivo, as folhas de respostas serão incineradas e mantidas em arquivo eletrônico, com cópia de segurança, pelo prazo de cinco anos.

14.8 - O candidato obriga-se a manter atualizado seu endereço para correspondência, junto ao órgão realizador, após o resultado final.

14.9 - A validade do presente Processo Seletivo será de "1" (um) ano, contado da homologação final dos resultados.

14.10 - A convocação para a admissão dos candidatos habilitados obedecerá rigorosamente à ordem de classificação, não gerando o fato de aprovação, direito à nomeação. Apesar do número de vagas disponibilizadas no presente edital, os aprovados e classificados além desse número poderão ser convocados para vagas pré-existentes na data deste edital, as que vagarem e as que eventualmente forem criadas dentro do prazo de validade do presente processo.

14.11 - Para efeito de admissão, fica o candidato convocado sujeito à aprovação em exame de saúde, elaborado por médicos especialmente designados pela Organização Social de Cultura: ACAM PORTINARI, do município de Brodowski e apresentação de documentos legais que lhe forem exigidos.

14.12 - Nos termos do artigo 37, § 10º, da Constituição Federal, acrescido pela Emenda Constitucional nº 20, de 04/06/98, é vedada a percepção simultânea de salários com proventos de aposentadoria, salvo nas hipóteses de acumulação remunerada, expressamente previstos pela Lei Maior.

14.13 - Ficam impedidos de participarem do certame aqueles que possuam com qualquer dos sócios da CONSESP - Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda., a relação de parentesco disciplinada nos artigos 1.591 a 1.595 do Novo Código Civil. Constatado o parentesco a tempo, o candidato terá sua inscrição indeferida, e se verificado posteriormente à homologação, o candidato será eliminado do certame, sem prejuízo das medidas administrativas e judiciais cabíveis.

14.13.1 De acordo com capítulo 2, item 2.7 do Manual de Recursos Humanos da Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari, Organização Social de Cultura - ACAM PORTINARI, não poderão ser contratados cônjuges ou parentes até 3º grau de seus Conselheiros e Diretores. Constatado o parentesco a tempo, o candidato terá sua inscrição indeferida, e se verificado posteriormente à homologação, o candidato será eliminado do certame, sem prejuízo das medidas administrativas e judiciais cabíveis.

14.14 - Não obstante as penalidades cabíveis, a CONSESP poderá, a qualquer tempo, anular a inscrição ou a prova do candidato, desde que verificadas falsidades de declaração ou irregularidades na prova.

14.15 - Todos os casos, problemas ou questões que surgirem e que não tenham sido expressamente previstos no presente Edital serão resolvidos em comum pela ACAM PORTINARI e CONSESP - Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

14.16 - A Homologação do Processo Seletivo poderá ser efetuada por função, individualmente, ou pelo conjunto de funções constantes do presente Edital, a critério da Administração.

14.17 - A inexatidão das informações ou a constatação, mesmo posterior, de irregularidade em documentos ou nas provas, eliminarão o candidato do Processo Seletivo.

14.18 - Os vencimentos constantes do presente Edital são referentes ao da data do presente Edital.

REGISTRE-SE. PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.

Brodowski - SP, 10 de março de 2014.

Angélica Policeno Fabbri
Diretora Executiva

Luiz Antônio Bergamo
Diretor Adm./Financeiro

ANEXO I

ATRIBUIÇÕES

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO DE MUSEU

MISSÃO

Assistir a Gerência em todas as atividades da gestão institucional e financeira do Museu. Assistir as atividades administrativas, financeiras e de logística do museu, organizar os arquivos, controlar os recebimentos e remessas de correspondências e documentos, elabora e redigir documentos, gerenciando informações.

ATIVIDADES

- Acompanhar informações relacionadas ao setor de Recursos Humanos da Unidade (relógio de ponto, atestados, diários de viagens e documentos relacionados, escalas de serviços, folgas e plantões), enviando relatórios para a Sede Administrativa.

- Acompanhar o desenvolvimento das rotinas de trabalho da Instituição (limpeza, jardinagem, segurança e educativo), verificando realização de atividades, atingimentos de metas e cumprimento de horários.

- Controlar e realizar cotações da Unidade, para que seja feita a compra através do menor preço, seguindo as orientações do Regulamento de Compras e Contratações e Serviços, enviando o processo para aprovação na Sede Administrativa.

- Controlar materiais de consumo da Unidade, solicitando reposição à Sede Administrativa quando houver necessidade. - Receber as notas fiscais emitidas para Unidade, analisar se os dados e valores estão corretos, enviando a Sede Administrativa.

- Prestar atendimento e informações telefônicas, bem como entrar em contato com a Sede e ou colaboradores para o encaminhamento de assuntos, obtenção de informações e resolução de pendências e ou problemas, visando contribuir para realização de atividades da área.

- Controlar o recebimento e a expedição das correspondências e documentos diversos da área, envolvendo triagem, registro e distribuição interna, bem como entregar documentos e processos à Gerência da Unidade, providenciando os respectivos protocolos.

- Atuar na divulgação de assuntos da área, emitindo mala-direta e convites via correio convencional e ou eletrônico, conforme orientação da liderança, bem como atender e ou contatar envolvidos, prestando informações e esclarecendo dúvidas.

- Responder pelo arquivo da área, organizando pastas, processos e documentos por assunto, e ordem cronológica, mantendo a atualização sistemática, a fim de assegurar a integridade da documentação e facilitar o processo de consulta.

- Fornecer informações e assistir à Gerência na elaboração de relatórios.

- Alimentar planilhas de Público e relatórios com informações precisas acerca do número de visitantes da Unidade por mês, enviando-as à Sede Administrativa conforme orientação.

- Elaborar ofícios e circulares de comunicação interna e externa seguindo orientações administrativas.

- Executar serviços externos para Diretoria e gerências, tais como banco, correio, papelaria, a fim de organizar e facilitar o trabalho na Instituição;

- Elaborar planilhas e relatórios de acompanhamento das metas realizadas mensalmente e trimestralmente, enviando-as à Sede Administrativa.

- Assistir a Gerência na administração da loja do Museu, incluindo controle e reposição de estoque, tesouraria, gerar relatórios de vendas e apuração de impostos e demais serviços relacionados.

- Executar outras tarefas afins ou correlatas, de acordo com as necessidades ou por solicitação do Núcleo Administrativo e da Gerência.

- Zelar pela guarda conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados bem como do local de trabalho.

- Serviços externos.

AUXILIAR DE EDIFICAÇÃO

MISSÃO

- Auxiliar o desenvolvimento do Programa de Edificação, apoiando nas atividades de guarda, limpeza e conservação dos bens arquitetônicos, garantindo a segurança da edificação, acervo, bem como dos usuários sempre respeitando a aprovação / autorização dos órgãos pertinentes de preservação ao patrimônio.

ATIVIDADES

- Realizar ordens de serviços periódicas do manual de manutenção e conservação da edificação com normas e técnicas, acompanhando visitas técnicas da empresa especializada, atuando nas verificações periódicas recomendadas no manual, realizando coleta de dados, vistoria diária e avaliando o bom funcionamento predial, a fim de coordenar dados e ações.

- Apoiar controle e registro dos procedimentos de combate à pragas, realizado por empresa especializada, executando os tratamentos eventuais e registrando-os através de fotos e anotações, a fim de otimizar e pontencializar os resultados do tratamento.

- Apoiar controle da manutenção dos equipamentos de combate à incêndio, bem como treinamento de brigada de incêndio, realizando vistoria mensal dos equipamentos de segurança, auxiliando na preparação do treinamento, elaborando e compilando dados pertinentes.

- Apoiar no planejamento e realização dos treinamentos de segurança patrimonial oferecido aos vigilantes, preparando o espaço para o treinamento e registrando-o, a fim de conscientizar acerca da importância da segurança em um patrimônio histórico.

- Apoiar no controle da manutenção e preservação da área ajardinada que é realizado a partir de manual técnico e garantir a sanidade das áreas verdes bem como da fauna, registrando as manutenções realizadas. Realizar vistorias diárias, observando o resultado da manutenção e a sanidade da área verde. Acompanhar visitas técnicas, levantando dados de consumo pertinentes.

- Auxiliar na realização dos relatórios semestrais para apresentação à Diretoria.

- Auxiliar nos registros necessários para memória da edificação e relatórios como planilhas, fotografias, documentos colaborando com a preservação e identidade cultural.

- Auxiliar em pesquisas de fornecedores, materiais e novas tecnologias, etc.

- Aplicar normas de saúde ocupacional (NR 9, NR 15 e NR 17), seguindo o PPRA e PMSO da instituição.

- Auxiliar nas compras de materiais e contratações de serviços relativos ao Programa de Edificação, realizando indicações de materiais e fornecedores de serviços.

- Executar outras tarefas afins ou correlatas, de acordo com as necessidades ou por solicitação do Núcleo Administrativo e da Gerência.

- Zelar pela guarda conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados bem como do local de trabalho.

- Serviços externos.

EDUCADOR

MISSÃO

- Realizar mediação dos conteúdos institucionais com o público em geral, através de ações internas e externas, que permeiam todos os momentos de interação, desde o acolhimento, orientação expográfica, elaboração e desenvolvimento de projetos e oficinas, até ações externas com instituições afins, contribuindo assim para uma educação formal e não formal possibilitando inclusão social e interação com a comunidade.

ATIVIDADES

- Conhecer as coleções expostas e assuntos afins, mantendo-se sempre atualizados através de pesquisas e estudos de texto e publicações, fornecendo assim ao público visitante os subsídios necessários para a contextualização do espaço museológico e fruição dos visitantes.

- Participar de reuniões de formação contínua, semanalmente, com todos os profissionais da instituição, a fim de integrar e compartilhar as ações realizadas por cada setor, bem como refletir e avaliar as conquistas, as pendências e os problemas inerentes das rotinas de trabalho de cada área, gerando um fluxo de comunicação produtivo e dinâmico. - Recepcionar, introduzir e explanar a área expositiva e/ou histórica do Museu, acolhendo e mediando o público agendado e espontâneo.

- Elaborar estratégias de atendimento, considerando-se a faixa etária dos grupos, o tempo de visita previsto para cada turma, o tempo de viagem até o museu, e os demais grupos de visitantes, garantindo total qualidade no que diz respeito ao atendimento e às demais ações previstas para o período.

- Agendar, planejar e conduzir as visitas de grupos e escolas à área expositiva do museu, preparando e acondicionando os materiais relativos às atividades que serão desenvolvidas, após a visita, considerando-se a especificidade de cada turma, contribuindo assim para uma maior compreensão e significação do museu como um todo.

- Executar e apoiar a gerência no aprimoramento periódico do Plano do Serviço Educativo e Projetos Especiais, sugerindo inserções e ações, atendendo assim os vários segmentos de público e priorizando a acessibilidade no Museu.

- Participar dos projetos desenvolvidos em parcerias com as Secretarias Estaduais e Municipais de Cultura e Educação, através de Programas e Projetos, visando o amplo atendimento de crianças, jovens e adultos do ensino regular público e privado, garantindo acesso ao patrimônio histórico e cultural que o museu representa.

- Elaborar juntamente com a equipe responsável pela área de pesquisa do Museu, materiais qualificados para apoio a professores, estudantes, educadores de grupos não escolares e guias de turismo, para serem disponibilizados no site do Museu, oportunizando um acesso cada vez maior ao patrimônio cultural brasileiro.

- Colaborar com professores e profissionais afins no educativo do Museu, através de orientações, informações, materiais, participação em Atividades Pedagógicas Coletivas, oferecendo suporte pedagógico para a seleção dos conteúdos tratados e das atividades propostas.

- Atender e realizar curso de capacitação para professores, educadores e guias de turismo, objetivando preparar e capacitar os profissionais da educação para o potencial que o Museu oferece em termos pedagógicos, como ampliação e enriquecimento de conhecimento.

- Atuar em exposições itinerantes em escolas e entidades parceiras, acompanhando a montagem expográfica, possibilitando uma ampla visão da arte em suas inúmeras possibilidades e linguagens plásticas de expressão.

- Elaborar relatórios e pesquisas de perfil e satisfação do público, de acordo com os critérios estabelecidos pela instituição, considerando-se os aspectos positivos da ação para avaliação e aprimoramento dos serviços prestados ao público de forma geral.

- Controle de público, através da assinatura presencial dos visitantes, planilhas escolares, planilhas de público, relatórios mensais, visando o cumprimento de metas do Museu, bem como a justificativa de investimentos em recursos humanos, recursos materiais e tecnológicos.

- Organização de dados institucionais para elaborar relatórios de diversas periodicidades do Programa de Serviço Educativo e Projetos Especiais, considerando-se o resultado das metas previstas para o programa, bem como as justificativas de cada ação realizada ou não

- Participar do planejamento das ações anuais, semestrais, trimestrais e mensais, visando a organização e operacionalização das ações, que deverão sempre estar interligadas com as áreas de programação, comunicação e difusão da instituição, finalidades administrativas e de planejamento de ações institucionais.

- Operar equipamentos e sistemas de informática e outros, quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades, a fim de melhor recepcionar o visitante;

- Integração entre todas as áreas do museu, buscando conhecer e colaborar com a instituição de maneira geral;

- Recepcionar e atender os diferentes tipos de público, agendado e espontâneo- escolar, professores, portador de necessidades especiais, terceira idade, especialistas; desenvolvendo conhecimentos e atividades nas áreas de pedagogia, museologia, psicologia da educação, antropologia cultural, história, história da arte, estética, semiótica e comunicação.

- Executar outras tarefas afins ou correlatas, de acordo com as necessidades ou por solicitação do Núcleo Administrativo e da Gerência.

- Zelar pela guarda conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados bem como do local de trabalho.

- Realizar sempre que solicitado pela coordenação, estudos acerca das exposições do Museu.

- Participar de cursos, seminários, encontros e atividades de capacitação organizadas pelo Museu.

- Contribuir com a sua participação para a formação de equipe de educadores.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO DE MUSEU

Conhecimentos Específicos: Fundamentos da Administração; O ambiente das Organizações; Funções, papéis e responsabilidade; Autoridade e responsabilidade; Delegação e descentralização; Desenho de cargos e salários; Organização, sistemas e métodos; Administração de recursos humanos; Motivação; Liderança; Administração da Qualidade; Administração de Marketing, Administração de Materiais, Matemática Financeira; Tipos de arquivo, Tipos de documentos, Arquivo morto e corrente, Materiais utilizados para o armazenamento, Planos de classificação, Arquivo eletrônico, Arquivo permanente.

Língua Portuguesa:

FONOLOGIA: Conceitos básicos - Classificação dos fonemas - Sílabas - Encontros Vocálicos - Encontros Consonantais - Dígrafos - Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos - O Alfabeto - Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos - Acentuação tônica - Acentuação gráfica - Os acentos - Aspectos genéricos das regras de acentuação - As regras básicas - As regras especiais - Hiatos - Ditongos - Formas verbais seguidas de pronomes - Acentos diferenciais. MORFOLOGIA: Estrutura e Formação das palavras - Conceitos básicos - Processos de formação das palavras - Derivação e Composição - Prefixos - Sufixos - Tipos de Composição - Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares - Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração - Termos Integrantes da Oração - Termos Acessórios da Oração - Período - Sintaxe de Concordância - Sintaxe de Regência - Sintaxe de Colocação - Funções e Empregos das palavras "que" e "se" - Sinais de Pontuação. PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen - O uso da Crase - Interpretação e análise de Textos - Tipos de Comunicação: Descrição - Narração - Dissertação - Tipos de Discurso - Qualidades e defeitos de um texto - Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem - Vícios de Linguagem.

Conhecimentos Gerais: Cultura Geral (Nacional e Internacional); História e Geografia do Brasil; Atualidades Nacionais e Internacionais; Meio Ambiente; Cidadania; Direitos Sociais - Individuais e Coletivos; Ciências Físicas e Biológicas - Ciência Hoje. FONTES: Imprensa escrita, falada, televisiva e internet; Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos Sociais e Meio Ambiente.

Conhecimentos Básicos de Informática: Noções sobre Sistemas Operacionais (Windows e Linux); Conhecimentos de Teclado; Conhecimentos sobre: Word, Excel e PowerPoint; Internet; Uso do correio eletrônico (Outlook).

AUXILIAR DE EDIFICAÇÃO

Conhecimentos Específicos: NR9, NR 15 e NR 17; Arquitetura Renascentista; Arquitetura Barroca; Arquitetura Neoclássica; Arquitetura Contemporânea; Tramo de viga; Teste de Slump; Contra - Flecha; Concretos - Traços em Volume; Aceleradores e Redutores; Escoramento de laje maciça; Sarrafos e Ripas; Cotas de piso; Noções Básicas de topografia, aparelhos topográficos; Medidas de ângulo e métodos de levantamento; Introdução aos tipos de aglomerantes; Agregados, argamassas e concreto; Construção Civil: Projetos de edificações: instalações prediais; Planejamento e controle da obra; Canteiro de obras; Locação da obra; Alvenarias de tijolo cerâmico; Esquadrias Revestimentos; Coberturas; Impermeabilizações; Pintura; Orçamentos; Terraplenagem, drenagem, arruamento e pavimentação; fundações superficiais e profundas; Normas ABNT; Noções de desenho e meio eletrônico (AUTOCAD); Matemática aplicada; Decreto Estadual 12.342 de 27 de setembro de 1978; Desenho Técnico; Desenho Arquitetônico; Desenho de instalações hidráulicas.

Língua Portuguesa: FONOLOGIA: Conceitos básicos - Classificação dos fonemas - Sílabas - Encontros Vocálicos - Encontros Consonantais - Dígrafos - Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos - O Alfabeto - Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos - Acentuação tônica - Acentuação gráfica - Os acentos - Aspectos genéricos das regras de acentuação - As regras básicas - As regras especiais - Hiatos - Ditongos - Formas verbais seguidas de pronomes - Acentos diferenciais. MORFOLOGIA: Estrutura e Formação das palavras - Conceitos básicos - Processos de formação das palavras - Derivação e Composição - Prefixos - Sufixos - Tipos de Composição - Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares - Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração - Termos Integrantes da Oração - Termos Acessórios da Oração - Período - Sintaxe de Concordância - Sintaxe de Regência - Sintaxe de Colocação - Funções e Empregos das palavras "que" e "se" - Sinais de Pontuação. PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen - O uso da Crase - Interpretação e análise de Textos - Tipos de Comunicação: Descrição - Narração - Dissertação - Tipos de Discurso - Qualidades e defeitos de um texto - Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem - Vícios de Linguagem.

Conhecimentos Gerais: Cultura Geral (Nacional e Internacional); História e Geografia do Brasil; Atualidades Nacionais e Internacionais; Meio Ambiente; Cidadania; Direitos Sociais - Individuais e Coletivos; Ciências Físicas e Biológicas - Ciência Hoje. FONTES: Imprensa escrita, falada, televisiva e internet; Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos Sociais e Meio Ambiente.

Conhecimentos Básicos de Informática: Noções sobre Sistemas Operacionais (Windows e Linux); Conhecimentos de Teclado; Conhecimentos sobre: Excel e Programa AutoCAD; Internet; Uso do correio eletrônico (Outlook).

EDUCADOR

Conhecimentos Específicos:

O trabalho do pintor Candido Portinari - período, temas e casa Formação histórica de Brodowski - região de Ribeirão Preto Funções de museu

Conceitos de mediação e leitura de artes visuais

Indicações bibliográficas

1 - CHIARELLI, Tadeu. De Anita à academia: para repensar a história da arte no Brasil. Novos Estudos - CEBRAP 88: 113-132, 2010. Trata da periodização da arte brasileira. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S0101-33002010000300007&lng=pt&nrm=iso

2 - FABRIS, Annateresa. Portinari e a arte social. Estudos Ibero-Americanos - PUCRS XXXI (2): 79-103, 2005. Analisa o interesse de Portinari pela pintura mural. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/download/1339/1044[download direto - verificar aviso do navegador]

3 - VIANA, Wagner Leite. Portinari menino e o circo. Dissertação (Mestrado em Artes), Instituto de Artes, UNESP, São Paulo, 2008. [Capítulo 1 - p. 21 - 49] Descreve temas do trabalho de Portinari. http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp106579.pdf [preencher busca com tipo de mídia texto e título - cadastrar-se para download]

4 - CORRÊA, Ariovaldo. Brodowski Minha Terra e Minha Gente. São Paulo: Pannartz, 1986. Trata da formação histórica de Brodowski.

5 - SILVEIRA, Lúcia Bueno de Almeida. Brodowski Terra de Portinari. São Paulo: Noovha América, 2005. Descreve aspectos históricos de Brodowski.

6 - ROQUE, Maria Isabel Rocha. O museu de arte perante o desafio da memória. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Humanas 7 (1): 67-85, 2012. Analisa história e funções de museu. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S1981-81222012000100006&lng=pt&nrm=iso

7 - ZANOLLA, Silvia Rosa da Silva. O conceito de mediação em Vigotski e Adorno. Psicologia & Sociedade 24 (1): 5-14, 2012. Discute conceitos de psicologia social e educacional. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S0102-71822012000100002&lng=pt&nrm=iso

8 - BARBOSA, Maria Helena Rosa. Leitura de Imagens e o Ensino da Arte: considerações em educação não formal - em museus. In: SEMINÁRIO LEITURA DE IMAGENS PARA A EDUCAÇÃO: MÚLTIPLAS MÍDIAS, III, 2010. Anais do III Seminário Leitura de Imagens para a Educação: múltiplas mídias. Universidade do Estado de Santa Catarina, 2010. Aborda questões de leitura de obras de arte e de educação em museus. http://www.gpae.ceart.udesc.br/artigos5/MariaHelena-artigo.pdf

Língua Portuguesa:

FONOLOGIA: Conceitos básicos - Classificação dos fonemas - Sílabas - Encontros Vocálicos - Encontros Consonantais - Dígrafos - Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos - O Alfabeto - Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos - Acentuação tônica - Acentuação gráfica - Os acentos - Aspectos genéricos das regras de acentuação - As regras básicas - As regras especiais - Hiatos - Ditongos - Formas verbais seguidas de pronomes - Acentos diferenciais. MORFOLOGIA: Estrutura e Formação das palavras - Conceitos básicos - Processos de formação das palavras - Derivação e Composição - Prefixos - Sufixos - Tipos de Composição - Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares - Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração - Termos Integrantes da Oração - Termos Acessórios da Oração - Período - Sintaxe de Concordância - Sintaxe de Regência - Sintaxe de Colocação - Funções e Empregos das palavras "que" e "se" - Sinais de Pontuação. PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen - O uso da Crase - Interpretação e análise de Textos - Tipos de Comunicação: Descrição - Narração - Dissertação - Tipos de Discurso - Qualidades e defeitos de um texto - Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem - Vícios de Linguagem.

Conhecimentos Gerais: Cultura Geral (Nacional e Internacional); História e Geografia do Brasil; Atualidades Nacionais e Internacionais; Meio Ambiente; Cidadania; Direitos Sociais - Individuais e Coletivos; Ciências Físicas e Biológicas - Ciência Hoje. FONTES: Imprensa escrita, falada, televisiva e internet; Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos Sociais e Meio Ambiente.

Conhecimentos Básicos de Informática: Noções sobre Sistemas Operacionais (Windows e Linux); Conhecimentos de Teclado; Conhecimentos sobre: Word, Excel e PowerPoint; Internet; Uso do correio eletrônico (Outlook).