IFPI - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - PI

Notícia:   7 vagas para Tutor a distância no Instituto Federal - PI

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - SETEC

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGICA DO PIAUÍ

PRÓ-REITORIA DE ENSINO / PRÓ-REITORIA DE ENSINO

EDITAL Nº 007/2011 - IFPI

SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE TUTORES A DISTÂNCIA

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGICA DO PIAUÍ - IFPI torna público, por meio deste Edital, o processo de seleção de Tutor a Distância Bolsista e/ou Cadastro Reserva válido por 02 (dois) anos, para os Cursos Técnicos de Nível Médio em Administração e em Informática - Subsequente, na Modalidade Educação a Distância, vinculados ao Programa Escola Técnica Aberta do Brasil - Programa e-Tec Brasil da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC/MEC, visando ao preenchimento de 07 (sete) vagas para o Núcleo de Educação a Distância - NEAD/IFPI.

1. Das Disposições Preliminares

O processo seletivo de que trata o presente Edital destina-se ao preenchimento de 07 (sete) vagas para o Núcleo de Educação a Distância - NEAD/IFPI Campus Teresina Central, distribuídas conforme quadro abaixo:

CURSO

LOCAL

VAGA

CADASTRO RESERVA

Administração

NEAD/IFPI

04

03

Informática

NEAD/IFPI

03

03

2. Atuação

Caberá ao Tutor a distância exercer as atividades típicas de tutoria a distância, assistir aos alunos nas atividades do curso, mediar a comunicação entre professores e cursistas, apoiar o professor da disciplina nas atividades do curso, acompanhar as atividades no ambiente virtual de aprendizagem, elaborar os relatórios de regularidade dos alunos, estabelecer e promover contato permanente com os alunos, elaborar os relatórios de desempenho dos alunos nas atividades. A carga horária semanal para o desenvolvimento das atividades no NEAD/IFPI será de 20 horas semanais, inclusive aos sábados, nos turnos manhã e tarde.

3. Requisitos para obtenção da bolsa

Poderão submeter-se ao processo seletivo, aquele candidato que atender aos requisitos e critérios especificados abaixo:

3.1 Graduados na área dos referidos cursos;

3.2 Experiência mínima de 01 (um) ano no magistério;

3.3 Não estar recebendo bolsa de estudo ou pesquisa no âmbito dos programas tratados pela Lei n.11.273/2006/Professores da Rede Pública de Ensino que não receba bolsa do FNDE/MEC;

3.4 Possuir habilidade para utilizar computadores no ambiente Windows ou Linux e recursos de conectividade - Internet, e-mail, chat, fórum;

3.5 Ter disponibilidade de 20 horas para atendimento aos alunos no NEAD/IFPI, inclusive aos sábados, nos turnos manhã e tarde.

3.6 Não ter vínculo no Programa e-Tec Brasil, inclusive como aluno.

4. DA RETRIBUIÇÃO FINANCEIRA

De acordo com o disposto na Lei nº 11.273/2006, as alterações introduzidas pela Lei nº 11.502/2007 e na Resolução CD/FNDE nº 18/2010 os selecionados farão jus a uma bolsa mensal concedidas pelo FNDE, durante o exercício das atividades no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais). As atividades a serem desenvolvidas não geram, em qualquer hipótese, vínculo empregatício.

5. DA INSCRIÇÃO

5.1 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o teor do Edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos nele expressos. O edital estará disponível no endereço eletrônico www.ifpi.edu.br/concursos

5.2 A inscrição implica compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar as normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento ou discordância.

5.3 Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato, sendo permitida somente uma inscrição por CPF.

5.4 No ato da inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, optar somente por um das vagas. Não serão aceitos, em hipótese alguma, pedidos de alteração de inscrição.

5.5 As inscrições serão realizadas via Internet, no endereço eletrônico www.ifpi.edu.br/concursos, no período de 14 a 21 de março de 2011, até as 20h00min (horário local), mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição, impressão do Boleto Bancário (GRU Simples), pagamento da taxa de inscrição e envio da documentação necessária.

5.6 O pagamento da taxa de inscrição será feito, exclusivamente, por meio de Boleto Bancário (GRU Simples), disponível no endereço eletrônico www.ifpi.edu.br/concursos, a ser recolhida em qualquer agência do Banco do Brasil. O valor da contribuição de inscrição será de R$ 40,00 (quarenta reais). O pagamento do boleto poderá ser realizado até o dia 21 de março de 2011, obedecendo ao horário do sistema bancário.

5.7 As informações prestadas no ato da inscrição e o pagamento da taxa serão de responsabilidade exclusiva do candidato.

5.8 No último dia de inscrição, caso ocorram problemas técnicos no servidor de Internet do IFPI, o prazo será prorrogado até o dia seguinte ao da normalização do serviço. O IFPI não se responsabilizará por falha ou falta de comunicação relacionada a provedores externos quando do ato da inscrição.

5.9 Não haverá, em hipótese alguma, restituição do valor da taxa de inscrição.

5.10 As inscrições somente serão acatadas após a confirmação, pelo banco, do pagamento do valor da inscrição, dentro dos prazos estabelecidos nos subitens 5.5 e 5.6, e do recebimento da documentação exigida.

5.11 O envio da documentação deverá ser feito em envelope lacrado via SEDEX postado até o último dia do período de inscrição, para o seguinte endereço:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI
Protocolo Geral do IFPI (Campus Teresina Central)
AOS CUIDADOS DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD/IFPI.
Sala B2-30
Praça da Liberdade, 1597, Centro.
CEP 64.000-040 Teresina - PI.

6. O ENVELOPE DEVERÁ CONTER A SEGUINTE DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:

6.1 Cópia do diploma do(s) curso(s) de graduação.

6.2 Cópia do histórico escolar do(s) curso(s) de graduação e, quando for o caso, do(s) curso(s) de pós-graduação.

6.3 Curriculum Vitae simplificado, contendo nome, endereço, formação acadêmica, dados pessoais e experiência profissional dos últimos dois anos, conforme Ficha Anexo I.

6.4. Comprovantes autenticados das atividades descritas no Curriculum Vitae.

6.5. Cópias autenticadas do Documento de Identidade, CPF, Título de Eleitor e comprovantes de votação nas últimas eleições, cópia do Contra Cheque (frente) atualizado ou cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotações do último contrato de trabalho (com as alterações salariais) e da primeira página subsequente em branco.

7 Do Processo de Seleção

7.1 O Processo Seletivo será realizado em duas etapas subseqüentes:

1ª Etapa: Análise de Currículo (Classificatória).

2ª Etapa: Entrevista (Eliminatória e Classificatória).

7.2 A análise de currículo terá o valor de 100 (cem) pontos atribuídos conforme Tabela de Pontuação (Anexo II), conforme Anexo da Resolução Nº 06/2008, do Conselho Diretor, de 30 de maio de 2008.

7.3 Na Análise de Currículos serão observados dois itens fundamentais:

a) Titulação e Formação Acadêmica;

b) Experiência Profissional e Produção Científica.

7.4 Em caso de empate entre dois ou mais candidatos na primeira etapa da seleção, terá preferência, para efeito de desempate, na ordem que se segue, o candidato que:

a) Obtiver maior pontuação no subitem "a" do item 7.3.

b) Obtiver maior pontuação no subitem "b" do item 7.3.

c) Tiver maior idade (dia, mês, ano).

7.5 Serão convocados para a entrevista a quantidade de candidatos, por ordem de classificação, equivalente a 04 (quatro) vezes o número de vagas.

7.6 A Entrevista terá o valor de 100 (cem) pontos.

7.7 As Bancas Examinadoras realizarão as Entrevistas no IFPI - Campus Teresina Central.

7.8 O Calendário das Entrevistas, no qual constará a data, o local e o horário, será divulgado conjuntamente à divulgação do resultado da Análise dos Currículos, no endereço eletrônico www.ifpi.br/concursos até o dia 25 de março de 2011.

8 Do Resultado Final

8.1 Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem, no mínimo, 60 (sessenta) pontos na Entrevista.

8.2 O resultado final será calculado pela média aritmética dos pontos obtidos pelo candidato na Análise de Currículo e Entrevista.

9 Da Classificação

9.1 Os candidatos habilitados serão classificados na ordem decrescente do total de pontos obtidos na média final.

9.2 Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência, para efeito de desempate, na ordem que se segue, o candidato que:

a) Obtiver maior número de pontos na Entrevista;

b) Obtiver maior número de pontos na Análise de currículo;

c) Tiver maior idade (dia, mês, ano).

10 Divulgação do Resultado Final

10.1 Será publicada lista no endereço eletrônico www.ifpi.br/concursos com os nomes dos candidatos aprovados e classificados.

10.2 Inicialmente serão chamados 07 (sete) candidatos a tutores, conforme item 1.1 (Quadro de Distribuição de Vagas), sendo 04 (quatro) para o Curso Técnico em Administração e 03 (três) para o Curso Técnico em Informática observando-se a ordem de classificação. Os candidatos habilitados para cadastro reserva deverão, obrigatoriamente, participar do curso de capacitação, sob a responsabilidade do NEAD/IFPI.

10.3 Se houver necessidade, poderão ser chamados os candidatos habilitados para cadastro reserva, de acordo com a lista de classificação publicada, os quais deverão participar, também, do curso de capacitação para tutores.

10.4 A Lista com o resultado final da classificação será publicada até o dia 06 de abril de 2011 no site www.ifpi.br/concursos

11 Disposições Gerais

11.1 Não serão aceitas inscrições que forem encaminhadas fora do prazo. 11.2 Não caberão recursos nas referidas etapas do Processo de Seleção.

11.3 Os candidatos selecionados deverão participar de um curso de capacitação no IFPI/PI, de caráter obrigatório e com realização prevista para Abril de 2011.

11.4 A bolsa será paga no período em que as disciplinas do curso estiverem sendo ofertadas.

11.5 O tutor poderá a qualquer momento ser desligado de suas atividades, caso sua atuação não atenda às necessidades do NEAD/IFPIPI.

11.6 Casos omissos serão julgados pela Comissão de Seleção.

Teresina (PI), 14 de março de 2011.

Prof. Francisco das Chagas Santana
Reitor do IFPI

SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE TUTORES A DISTÂNCIA

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELEÇÃO

ETAPA/ATIVIDADE

DATA DE REALIZAÇÃO

Publicação do Edital

14 de março de 2011

Período de Inscrição

14 a 21 de março de 2011

Análise de Currículo

22 a 24 de março de 2011

Divulgação do Resultado da Análise de Currículo e
dos Locais de Realização das Entrevistas

Até o dia 25 de março de 2011

Realização das Entrevistas (Curso Administração)

De 28 de março de 2011 a 01
de abril de 2011

Realização das Entrevistas (Curso de Informática)

De 28 de março de 2011 a 01
de abril de 2011

Divulgação do Resultado Final

Até o dia 06 de abril de 2011

ANEXO I

Curriculum Vitae
(Preenchimento Obrigatório nesse Modelo)

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.1 Nome

1.2 Filiação

Nome do Pai

Nome da Mãe

1.3 Data de Nascimento: dd/mm/aaaa

1.4 Estado Civil

1.5 Endereço Residencial

1.6 Endereço para Correspondência

1.7 E-mail

1.8 Telefone para contato (DDD) - (oito dígitos)

1.9 Telefone celular para contato (DDD) - (oito dígitos)

1.10 Fax para contato (DDD) - (oito dígitos)

1.11 Nº CPF

1.12 Nº RG

1.13 Nº PIS ou PASEP

1.14 Nº Carteira Profissional e Série

1.15 Nº Título Eleitor

1.16 Banco Agência Conta Corrente

1.17 Emprego atual (local, endereço)

2 TITULAÇÃO E FORMAÇÃO ACADÊMICA

2.1 Curso(s) de Graduação - Instituição - Ano de conclusão

2.2 Curso(s) de Pós-Graduação - Instituição - Ano de conclusão

2.3 Curso(s) de Aperfeiçoamento/Formação na área de Educação (últimos dois anos) - de 180 h ou mais - Instituição - Ano

3 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E PRODUÇÃO CIENTÍFICA (últimos dois anos)

3.1 Tempo de experiência profissional.

3.2 Estágio extracurricular (início e término, área e local de estágio)

3.3 Publicações (artigo, ensaio, resenha, capítulo de livro, livro, etc.)

3.4 Palestras realizadas (tema, local e data)

3.5 Minicursos ministrados (tema, local e data)

3.6 Oficinas ministradas (tema, local e data)

3.7 Apresentações de trabalhos (título do trabalho, nome do evento, instituição promotora, ano)

3.8 Monitoria (em quê, tempo de duração, instituição, ano)

3.9 Tutoria (em quê, tempo de duração, instituição, ano)

3.10 Participações em projetos/programas - (título projeto/programa, tempo de duração, tipo de participação)

3. 11 Participações em eventos acadêmicos, científicos e culturais.

Anexo II

Tabela Avaliação dos Títulos

TÍTULOSPONTOSMÁXIMO
1. FORMAÇÃO ACADÊMICA 40
1.1 . Doutorado 
a) em área de conhecimento ou disciplina objeta do concurso40
b) em área correlata20
1.2 - Mestrado 
a) em área de conhecimento ou disciplina do concurso20
b) em área correlata10
13 -Especialização (mínimo de 360 horas) 
a) em área de conhecimento ou disciplina objetiva do concurso10
b) em área correlata5
2 ATIVIDADES DE DOCÊNCIA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 30
2.1- Comprovante de tempo de exercício de magistério em quaisquer dos níveis da educação básica2 p/ano8
2.2 - Comprovante de tempo de exercício de magistério em nível superior2 p/ano8
2.3 - Comprovante delem de experiência profissional, exceto de magistério, na área de conhecimento ou disciplina objeto do concurso2 p/ano8
2.4 - Comprovante de aprovação em Concurso Público3 p/concurso3
2.5 . Participação em bancas examinadoras  
a) Concurso Público1 p/banca3
b) Tese de Doutorado1 p/banca3
c) Dissertação de Mestrado1 p/banca3
d) Especialização0,5 p/banca3
e) Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)0,5 p/banca3
3 ATIVIDADES DE PESQUISA 30
3.1 . Publicação de trabalhos científicos periódicos com ISSN2 p/trabalho10
3.2 - Publicação em sitio eletrônico especializado com ISSN1p/publicação3
3.3 - Publicação de Livros com ISBN6 p/livro12
3.4 - Publicação de capítulos de livros com ISBN2 p/capítulo6
3.5 - Editor organizador de livro publicado com ISBN4 p/livro4
3.6 - Tradução de livro com ISBN4 p/livro4
3.7 - Tradução de capítulos de livros com ISBN2 p/capítulo4
3.8 - Publicado de trabalhos completos em congressos internacionais1 p/trabalho5
3.9 - Publicação de trabalhos completos em congressos nacionais0,6 p/trabalho3
3.10 - Patentes devidamente licenciadas2,5 p/patente5
3.11- Projetos de pesquisa financiados2 p/projeto6
3.12 - Orientação de doutorado concluído4 p/aluno8
3.13 - Co-orientação de doutorado concluído2 p/aluno4
3.14 - Orientação de mestrado concluído2 p/aluno4
3.15 - Co-orientação de mestrado cano vida1 p/aluno2
3.16 - Orientação de Iniciação Científica (IC) concluída0,5 p/aluno6
3.17 - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso ITCC)0,5 p/aluno5