Prefeitura de Resende - RJ seleciona Agentes Comunitários para Cidade Alegria

Prefeitura abre processo seletivo para agentes comunitários de saúde na Cidade Alegria com salário de R$ 680,00.
Quarta-feira, 13 de abril de 2011 às 14h55

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abre nesta segunda-feira, dia 18 de abril de 2011, o processo seletivo para a contratação de agentes comunitários de saúde que vão trabalhar na unidade do Programa de Saúde da Família da Cidade Alegria.

A seleção será realizada até o dia 20 de abril (quarta-feira), das 9h às 11h e das 13h às 16h, na Igreja Católica Nossa Senhora da Paz.

De acordo com a diretora de Atenção Básica em Saúde, inicialmente serão contratados 13 agentes para as duas equipes que vão atuar na unidade. O módulo do Saúde da Família na Cidade Alegria funcionará no posto médico do bairro, que está sendo reformado pela Prefeitura (foto).

Qualquer morador do bairro que tenha acima de 18 anos e ensino fundamental completo pode se inscrever, apresentando original e cópia da carteira de identidade, comprovante de residência e comprovante de conclusão do Ensino Fundamental. A inscrição representa a primeira etapa do processo seletivo, que será realizado em cinco etapas, todas na Igreja Nossa Senhora da Paz. Somente no dia 20 de maio, divulgaremos a listagem dos aprovados - explicou, salientando que a carga horária dos agentes é de 40h semanais e o salário, incluindo o pagamento de insalubridade, chega a R$ 680,00 (valor bruto).

A segunda etapa do processo acontece no dia 27 de abril, das 9h às 11h e das 13h às 16h30min, quando as pessoas inscritas passarão por entrevistas com a equipe de supervisão da Estratégia em Saúde de Família (ESF).

No dia 6 de maio, a partir das 9h, será divulgada a listagem dos aprovados nessa etapa. Os candidatos selecionados nesta fase farão, no dia 11 de maio, uma redação e participarão de uma dinâmica em horários a serem divulgados posteriormente.

Segundo ela, mesmo com a unidade ainda passando por obras de reforma, a seleção dos agentes já está sendo realizada para que todas as etapas determinadas pelo Ministério da Saúde visando à formação das equipes sejam cumpridas.

Ela explicou ainda que "tão logo o processo seletivo esteja concluído, os agentes passarão por um curso de capacitação, com cerca de um mês de duração, através do qual vão aprender os procedimentos necessários para o exercício das atividades do agente comunitário de saúde".

  • Após a capacitação, iniciaremos o cadastramento das famílias que serão atendidas por essas duas equipes. O agente irá de casa em casa para preencher um questionário do Ministério da Saúde, com informações importantes sobre a família, como a existência ou não de hipertensos e diabéticos na residência, de gestantes, se elas fazem o acompanhamento pré-natal, de crianças menores e se a moradia recebe água tratada e é ligada à rede coletora de esgoto. Esse trabalho será feito com o apoio da associação de moradores local, que nos ajudará a conscientizar os moradores para receber o agente e a responder todas as perguntas - salientou, explicando as duas equipes farão o cadastramento de seis mil pessoas (aproximadamente duas mil famílias), residentes nas proximidades da unidade de saúde da Cidade Alegria.

Mais informações através do endereço eletrônico www.resende.rj.gov.br.

Compartilhe: