Mais de dois mil candidatos fazem provas para Gestor do Estado com segurança

Mais de 2 mil profissionais disputam vagas de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental com salários de até R$ 5.922,00
Terça-feira, 3 de agosto de 2010 às 08h51
Mais de dois mil candidatos fazem provas para Gestor do Estado com segurança

Os 2.384 profissionais de Nível Superior, que pretendem seguir carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Planejamento e Orçamento, fizeram as Provas Objetiva e Discursiva com organização, transparência e segurança, neste domingo (1 de agosto de 2010). Os exames, que constituem a primeira etapa da seleção, foram aplicados pela Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) para os candidatos que disputam as 80 vagas oferecidas pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e vencimentos de até R$ 5.922,00. Todos poderão conferir o gabarito preliminar no Diário Oficial do Estado e também na página www.ceperj.rj.gov.br, nesta terça-feira (3 de agosto de 2010).

Os exames, de caráter eliminatório e classificatório, foram realizados na Universidade Gama Filho, Campus Candelária, e tiveram 7 horas de duração divididas em dois turnos. Das 9h00 às 12h00, 2.487 candidatos (dos 3.611 convocados) fizeram a Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais, com 50 questões. Na parte da tarde, das 14h00 às 18h00, 2.384 participantes se submeteram à prova de Conhecimentos Específicos, com 30 questões, e à prova Discursiva, com texto dissertativo escolhido pelo candidato entre os quatro temas propostos. A estrutura dos exames seguiu, criteriosamente, o conteúdo programático divulgado em edital.

O diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, faz uma avaliação positiva dos dois turnos deste domingo:

  • Não houve ocorrência negativa. As provas começaram nos horários estabelecidos. As 280 pessoas envolvidas na aplicação dos exames - entre coordenadores, executores, itinerantes e fiscais - estavam bem preparadas para informar e orientar os candidatos, pois a maioria passou pelos três cursos do Programa de Capacitação para Fiscais de Concursos Públicos (Procafi) oferecidos pela Fundação. Além disso, já tinham verificado todos os detalhes operacionais das salas de prova para garantirem o conforto, a tranquilidade e a segurança de todos os participantes - afirma São Thiago.

Ele lembra que será considerado aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 50% do somatório dos pontos estabelecidos para cada conjunto de disciplinas que compõem as provas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos, desde que não obtenha nota zero em nenhuma delas. O diretor também lembra que somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos habilitados e classificados nas provas objetivas em até três vezes o número de vagas para cada cargo. A Secretaria de Planejamento e Gestão oferece 40 vagas para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e mais 40 para Analista de Planejamento e Orçamento (APO), já incluídas as reservadas aos portadores de deficiência.

Os candidatos aprovados nas provas objetiva e discursiva serão convocados para apresentação de títulos, em 17 de setembro, e os documentos deverão ser entregues no período de 21 a 23. Da segunda etapa deste concurso da Seplag constará o Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório, que estará sob a responsabilidade da Escola de Gestão e Políticas Públicas da Ceperj.

  • O cronograma deste Concurso seguirá normalmente, significando dizer que o gabarito preliminar entra no site da Fundação na terça-feira, quando também disponibilizaremos as provas para que possam ser visualizadas por todos os candidatos, principalmente por aqueles que saíram antes do horário permitido para levar o caderno de questões - garante Marcus São Thiago, lembrando que no dia 15 de agosto será realizado o concurso para a nova carreira de Especialista em Gestão de Saúde, também com aplicação de provas objetiva e discursiva.
Compartilhe: