Governo - ES convoca 252 Professores e anuncia novo Concurso

Novo Concurso para Professores Efetivos oferece 902 vagas no Espírito Santo com etapa inovadora de avaliação didática
Quarta-feira, 15 de julho de 2009 às 08h52

No sentido de dar mais um passo na melhoria da aprendizagem, foi anunciado, na manhã desta terça-feira (14/07/2009), um novo Concurso que oferecerá 902 vagas para Professores Efetivos, sendo 617 para Professores e 185 para Pedagogos. No evento, que contou com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, e do secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira, também foram convocados 252 professores aprovados no último concurso, realizado em 2008.

Após a assinatura da autorização para a realização do novo Concurso Público, o governador Paulo Hartung ressaltou a importância deste novo processo. "A prioridade neste governo é que todos tenham acesso à educação. Estamos no caminho para transformar a educação do Espírito Santo na melhor educação do país. Fico feliz em constatar que esta secretaria está promovendo ações significativas no meio capixaba e friso que, com todas essas ações do governo, o povo é o principal beneficiado".

  • O governador Paulo Hartung afirmou que tanto a nomeação dos professores aprovados no último concurso quanto a autorização para o novo concurso são atos que operam para a reconstrução da máquina pública estadual. "Esse trabalho de reconstrução possui alguns eixos, sendo que o principal passa pela compreensão de que a máquina pública não pertence aos governantes, mas é de todos os capixabas, que pagam seus impostos e precisam ter a contraprestação de serviços de qualidade", afirmou.

Hartung ressaltou que a educação tem sido prioridade para o Governo do Estado desde 2003. "A educação é a nossa prioridade número um. Tem sido assim há seis anos, o que pode ser comprovado pelos números do orçamento estadual ao longo desse período. Entendemos que a única maneira de implantarmos um campo de igualdade de oportunidades no Espírito Santo é oferecendo uma formação de qualidade a nossa gente", salientou.

O governador destacou que o Governo do Estado vem implantando uma política de substituição dos servidores em designação temporária por servidores efetivos, selecionados através de concurso público. "Estamos implantando a meritocracia no serviço público estadual capixaba. Passo a passo, temos reestruturado carreiras, promovendo a recomposição dos quadros funcionais e adotado políticas de valorização de nossos servidores, que precisam estar capacitados e motivados para prestar um serviço de qualidade à população", frisou.

Hartung lembrou que além da contratação de profissionais da educação por meio de concursos públicos, o Governo do Estado vem desenvolvendo uma série de ações que estão revolucionando a educação pública no Espírito Santo. "Queremos uma escola viva e atrativa para os estudantes, para os professores e para as famílias. Estamos evoluindo na formação de novos professores, informatizando e equipando as nossas unidades escolares, melhorando nossa grade curricular. São ações simultâneas para que possamos evoluir nas metas propostas no ES 2025, nosso planejamento de longo prazo, que prevê, entre outras coisas, que todo capixaba tenha, no mínimo, 12 anos de estudo até 2025", disse.

  • Uma novidade foi anunciada para este processo seletivo. Além da primeira etapa, com Prova Objetiva e Discursiva, e da segunda etapa, com a Avaliação de Títulos, este concurso terá uma terceira etapa: será realizado um curso de Formação e Avaliação de Competência Didática, com duração de 60 dias.
  • "Esta terceira etapa será eliminatória e com objetivo de buscar ainda mais a melhoria do ensino e do corpo docente", explica o secretário Haroldo Corrêa Rocha. Os professores classificados para esta fase vão receber uma bolsa, frequentarão a sala de aula e serão monitorados por uma empresa contratada. Após isso, estará confirmado se o candidato está habilitado para lecionar.

Haroldo Corrêa declarou que este concurso para professores efetivos é uma conquista fundamental. "Com este tipo de ação, podemos alcançar uma melhor gestão pedagógica e, consequentemente, ter um rendimento relativo à educação muito melhor", comenta. O secretário também justificou a realização desta novidade no concurso. "Acontece que o Professor tem uma formação razoável de conteúdo nas faculdades, mas apresenta, claramente, uma deficiência em relação à didática. Ou seja, na transmissão do conhecimento. Então se faz necessário que a gente faça uma avaliação didática. Também estamos sinalizando para as faculdades que tipo de formação profissional precisamos", declara o secretário.

Já o secretário Ricardo de Oliveira falou sobre a meta do Governo em reforçar a política da profissionalização do setor público. Outro ponto abordado foi o acesso, por mérito, a partir da realização de concursos públicos. "Desde 2003, estamos trabalhando com a reestruturação das carreiras do Executivo Estadual. Com certeza, essas ações se refletirão na gestão pública por muitos anos", completa.

O edital para o concurso do Magistério será publicado em setembro. A previsão para a realização das duas primeiras etapas é a partir de novembro deste ano. Já a terceira etapa terá início em março de 2010. Para esta última etapa será contratada uma empresa especializada para acompanhar o rendimento dos professores na sala de aula.

Mais informações através do endereço eletrônico www.educacao.es.gov.br, e Gestão de Pessoas - Fones: (27) 3137-3616 / 3137-3625 / 3626.

Compartilhe: