Concursados da PM com mais de 30 anos agradecem decisão do Governo do AC

Aprovados em concurso da PM acima de 30 anos têm nova chance e farão curso de formação de soldados: "Novo momento no Acre!
Sábado, 22 de outubro de 2011 às 15h54
Concursados da PM com mais de 30 anos agradecem decisão do Governo do AC

Aprovados em concurso da PM com mais de 30 anos farão curso de formação de soldados

Uma turma de concursados, aprovados nos últimos concursos da Polícia Militar, e que não puderam se matricular no curso de formação de soldados por ter atingido a idade limite antes do ato da matrícula, procurou o governador Tião Viana na tarde desta segunda-feira, 17. Eles agradeceram a decisão do governo, baseada no parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE), de permitir o ingresso na carreira militar.

O estatuto da Polícia Militar e o edital dos concursos da PM não permitem o ingresso na corporação de homens com mais de 30 anos. "Eles não haviam se matriculado no curso de formação de soldados, mas o governador Tião Viana está fazendo um gesto de boa vontade. Há necessidade aumentar o efetivo e ele resolveu estender a mão a estes concursados", explicou o comandante da PM, coronel José Anastácio.

Antes da matrícula efetiva no curso de formação de soldados, os aprovados precisarão passar por novos exames médicos e pela investigação social. "Todo esforço foi feito para que vocês tivessem acesso a uma profissão, a uma carreira de proteção à vida que eu respeito e da qual sou amigo. A grande barreira que havia impedindo que vocês ingressassem já foi derrubada. Agora faltam apenas alguns obstáculos. O que vale na vida são as relações de confiança e vocês vão descobrir que a hierarquia e a disciplina são a base da vida. Eu desejo que vocês cresçam na carreira militar", disse o governador Tião Viana.

Para o presidente da Associação dos Militares do Acre (AME), Isaque Ximenes, o Acre vive um novo momento, "onde se faz justiça, se reconhece direitos. Fico feliz por estarem conseguindo ingressar nesta instituição e temos que agradecer ao governador Tião Viana, que não mediu esforços para nos atender", comentou.

Abraão Púpio, do Conselho Deliberativo da Ame, agradeceu também à equipe que trabalhou para tornar possível a decisão do governador. "O Antônio Monteiro foi incansável, os procuradores da PGE se esforçaram bastante. Precisamos reconhecer a boa vontade do governador Tião Viana. Estamos construindo um novo momento".

Sóstenes Melo, aprovado no concurso de 2010, lembrou que a decisão do governador Tião Viana não beneficia apenas os concursados, mas suas famílias. "O senhor está contemplando aqui mais de vinte famílias. Estamos profundamente agradecidos por esta oportunidade".

Emanuel Rêgo é da turma de 2009. Ele e alguns colegas fizeram a matrícula, assistiram ao primeiro tempo da aula inaugural e foram "dispensados" durante o intervalo. "Foi um choque pra nós que, de uma hora pra outra, não éramos mais aprovados. Tínhamos comemorado com a família, pedido demissão dos empregos, e perdemos tudo, inclusive nossa dignidade. Foi muito difícil aquele momento e, durante a caminhada, nos demos forças, nos apoiamos, e viramos amigos. Lembro que muitas vezes eu quis desistir dessa luta e encontrei palavras amigas, de apoio e conforto para continuar e hoje estamos aqui. Orei muito para que Deus tocasse o coração de cada uma das autoridades deste estado para que esse dia chegasse", declarou.

Fonte: www.agencia.ac.gov.br

Compartilhe: