Prefeitura de Nilópolis - RJ

PREFEITURA MUNICIPAL DE NILÓPOLIS

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 02/2008

PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS

Notícia:   849 ofertas de trabalho na Prefeitura e PREVENIL de Nilópolis - RJ

1. CRONOGRAMA PREVISTO*

ATIVIDADES

DATAS

HORÁRIO

Período de inscrições - Presencial

- 18 de fevereiro 2008 a 07 de março de 2008.

- De 10:00h às 16:00 horas.

Período de inscrições - Via internet

- 18 de fevereiro 2008 a 09 de março de 2008.

- A partir das 10:00h do dia 18/02/2008 até as 23:59h do dia 09/03/2008.

Encerramento das Inscrições

- 07 de março de 2008 - via Presencial

- 09 de março de 2008 - via Internet.

- As 16:00h horas via Presencial, e

- as 23:59h via internet.

Entrega dos Cartões de Confirmação de Inscrição (CCI)

- 26 a 28 de março de 2008.

- De 10:00h às 16:00h para os inscritos - via Presencial.

- A partir das 10:00h do dia 26/03/2008 para os inscritos via internet.

Data prevista para realização das Provas **

- 11 de maio de 2008.

- 18 de maio de 2008.

- 4 horas de duração em horário e local constantes do Cartão de Confirmação de Inscrição - CCI.

Divulgação do Gabarito

- 13 de maio de 2008.

- 20 de maio de 2008.

- A partir das 1 5:00 horas na internet e no posto de Inscrição presencial.

Prazo para interposição de recurso e entrega de Títulos, quando for o caso

- 15 e 16 de maio de 2008.

- 22 e 23 de maio de 2008.

- De 10:00h às 16:00 horas, somente no posto de inscrição presencial.

Previsão para divulgação do Resultado final

- 13 de junho de 2008.

- A partir das 1 5:00horas no local da inscrição e na internet.

* Podendo sofrer alteração com prévio aviso
** A data, a hora e o local das provas constarão no Cartão de Confirmação de Inscrição - CCI.

EDITAL N° 02/2008

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE NILÓPOLIS, no uso de suas atribuições, torna público o presente edital de abertura de concurso público para provimento de cargos do quadro efetivo de pessoal Estatutário da Prefeitura, nas condições a seguir estabelecidas:

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O concurso público será regido por este Edital e executado pelo Instituto Escola Superior de Aperfeiçoamento Profissional - IESAP.

1.2 Este Edital contém as cláusulas e condições que regem este concurso conforme a legislação vigente. A realização da inscrição implica a concordância do candidato com as regras aqui estabelecidas, com renúncia expressa a quaisquer outras.

1.3 O concurso público aqui referido será eliminatório, constando de prova com questões objetivas de múltipla escolha, valendo um total de 100 (cem) pontos, exceto para as categorias de nível superior Magistério e da Área de Saúde.

1.3.1 Será eliminado do presente concurso o candidato que não obtiver, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) dos pontos da prova objetiva.

1.4 A categoria profissional do Quadro do Magistério - Docente de Nível Superior - além da prova objetiva que valerá 80 (oitenta) pontos terá PROVA DE TÍTULOS que valerá 20 (vinte) pontos, somando 100 (cem) pontos no total.

1.4.1 Apenas terão seus títulos avaliados na categoria profissional do Quadro do Magistério - Docente Nível Superior, os candidatos que obtiverem no mínimo 50% (cinqüenta por cento) dos pontos da prova objetiva.

1.4.2 Será eliminado do presente concurso o candidato da categoria profissional do Quadro do Magistério - Docente Nível Superior, que não obtiver, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) dos pontos da prova objetiva.

1.5 Para a categoria profissional de nível superior da Área de Saúde, além da prova objetiva que valerá 80 (oitenta) pontos, terá PROVA DE TÍTULOS valendo 20 (vinte) pontos, somando 1 00 (cem) pontos no total.

1.5.1 Apenas terão seus títulos avaliados os candidatos para categoria profissional de nível superior na Área de Saúde que obtiverem, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) dos pontos da prova objetiva.

1.5.2 Será eliminado do presente concurso o candidato da categoria profissional de nível superior na Área de Saúde que não obtiver, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) dos pontos da prova objetiva.

1.6 Os candidatos que concorrem ao cargo de Guarda Municipal submeter-se-ão a 4 etapas eliminatórias conforme a regra a seguir:

1.6.1 Primeira Etapa: Prova Objetiva

1.6.2 Segunda Etapa: Seleção que consiste de Avaliação Médica de acordo com as disposições a seguir, sendo somente convocados para a Terceira Etapa aqueles candidatos considerados aptos na avaliação médica que será realizada em dia e hora a ser informada no cartão de inscrição e publicado no órgão oficial de imprensa da Prefeitura Municipal de Nilópolis, devendo o candidato está portando o documento de identidade no qual se inscreveu e o Cartão de Confirmação de Inscrição no Concurso.

1.6.3 A Avaliação Médica do candidato ao cargo de Guarda Municipal consistirá dos seguintes exames e requisitos e serão considerados INAPTOS os candidatos que apresentarem:

1.6.4 Exame Clínico:

Hipertensão arterial (PA>140 x 90 mmHg); ausência ou perda parcial de qualquer segmento do corpo que comprometa seu perfeito desempenho físico; qualquer anomalia congênita ou adquirida que comprometa a funcionalidade do corpo tais como: deformidades, retrações, abaulamentos ou cicatrizes, inclusive as cirúrgicas; hérnias; varizes de membros inferiores; tatuagens em áreas expostas.

1.6.5 Exame Ortopédico:

- Desvio do eixo fisiológico do aparelho locomotor, tais como seqüelas de fraturas;

- Cifoses, lordoses, escolioses e hiperlordoses (de natureza congênita ou adquirida);

- Deformidades da cintura escapular, do cotovelo, do punho, da mão ou dos dedos;

- Discrepância de comprimento dos membros inferiores;

- Desvio do tornozelo e articulações subtalar; desvio das articulações médio társicas e do ante pé (metatarso varo, halux-valgus ou varo, 5° dedo varo, metatarso, primus varos, pé cavo, pé plano, pé plano vago);

- Paroníquia; limitação da amplitude dos movimentos de quaisquer articulações;

- instabilidades articulares - tipo luxações recidivantes ou habituais, sinal trendelenburgo, instabilidade ligamentares isoladas ou generalizadas;

- Alterações neurológicas - tipo seqüelas de paralisia (totais ou parciais), atrofias e distrofias musculares e outras perdas de sensibilidade; alterações congênitas - tipo ausências segmentares totais ou parciais, fusões ósteo articulares - tipo barra óssea e outras;

- Cicatrizes deformantes, cicatrizes cirúrgicas, hipertrofias ou aderentes a planos profundos ou ósseos; 4 Seqüelas de osteomielite, osteoartrite ou de osteocondrites;

- Artroses de natureza traumática;

- Preexistência de cirurgia em plano articular, cirurgias que reduzam a plena capacidade física e vital ou perda de substância com redução da capacidade motora.

1.6.6 Exame Otorrinolaringológico:

- Distúrbios da fala;

- Distúrbios da articulação das palavras.

1.6.7 Exame Oftalmológico:

- Acuidade visual sem correção inferior a 4/10, desde que uma vez corrigida;

- Acuidade visual acima de 4/10, que assegure a visão igual a 1 (um) em um olho e pelo menos 8/10 no outro;

- Estrabismo com desvio superior a 1 0 (dez) graus, descromatopsia em qualquer de suas variedades.

1.6.8 Exames Complementares:

Os Exames Complementares constantes a seguir deverão ser custeados e apresentados pelos candidatos quando da realização da avaliação médica:

- Exame de sangue: hemograma completo, tipo sangüíneo, fator RH, glicose e colesterol; 4 Raio x de tórax;

- Eletrocardiograma;

1.6.9 O candidato ao cargo de Guarda Municipal anteriormente submetido a qualquer cirurgia, deverá apresentar o relato do ato operatório no Exame Clínico.

1.6.10 Os candidatos que se sentirem prejudicados com os resultados dos exames médicos poderão interpor recursos contra os mesmos, que obedecerão as seguintes regras:

1.6.11 O candidato deverá contratar as suas expensas um profissional (médico) especialista na área impugnada para a elaboração do recurso.

1.6.12 A apresentação do referido recurso deverá obedecer ao seguinte formato: a folha de rosto deverá conter a identificação do candidato, numero de inscrição e qualificação do profissional de saúde responsável pelo recurso, e a segunda folha (corpo do recurso) deverá constar somente o número de inscrição do candidato sob pena de indeferimento.

1.6.13 Os candidatos ao cargo de Guarda Municipal, aprovados e considerados aptos na avaliação médica submeter-se-ão a prova de aptidão física, de caráter obrigatório e eliminatório, sendo considerados Aptos ou Inaptos. A última etapa a ser concluída será o curso de Formação de Guarda Municipal, que será regulamentado através de ato do Presidente da Comissão do Concurso, quando informará e convocará através do Órgão Oficial de imprensa do Município: a data, local, etapas, matérias e carga horária.

1.6.14 Serão convocados para o Exame médico (segunda etapa) os 50 (cinqüenta) primeiros colocados do resultado classificatório final do cargo de Guarda Municipal.

1.6.1 5 Só farão a avaliação de aptidão física os candidatos considerados Aptos na avaliação médica.

1.7 Terceira Etapa: Seleção que consiste de Avaliação de Aptidão Física dos candidatos aptos na Avaliação Médica, que será realizada em data, hora e local a ser informado em órgão Oficial de Imprensa, devendo o candidato portar o documento de identidade constante da ficha de inscrição e o cartão de inscrição, bem como o atestado médico emitido na avaliação médica.

1.7.1 Esta prova é Eliminatória e o candidato será considerado APTO ou INAPTO.

1.7.2 O candidato deverá apresentar-se para a avaliação, munido de atestado médico específico emitido no ato do exame médico.

1.7.3 O candidato deverá portar vestimenta adequada à realização da avaliação: short, camiseta e tênis.

1.7.4 A avaliação constará dos seguintes testes:

Masculino:

Tipo de Avaliação

Procedimento a ser realizado

Tempo máximo para realização / tentativas

Avaliação dos 12 minutos

Percorrer a distância mínima 2.200m

12 minutos

Avaliação do 1 00m

Percorrer a distância mínima 1 00m

1 8 segundos

Avaliação do Salto em Altura

Saltar a Altura mínima de: 1,10 m

3 tentativas

Salto em distância

Saltar a distância mínima de: 3 m

3 tentativas

Feminino:

Tipo de Avaliação

Procedimento a ser realizado

Tempo máximo para realização / tentativas

Avaliação dos 12 minutos

Percorrer a distância mínima 2.000m

1 2 (doze) minutos

Avaliação do 100m

Percorrer a distância mínima 1 00m

24 (vinte e quatro) segundos.

Avaliação do Salto em Altura

Saltar a Altura mínima de: 0,80 m

03 (três) tentativas

Salto em distância

Saltar a distância mínima de: 2 m

03 (três) tentativas

1.8 Quarta Etapa: Curso de Formação da Guarda Municipal a ser realizado em data a ser divulgada posteriormente pela Comissão de Concurso e publicada no órgão oficial de imprensa do Município, ficando o candidato obrigado a acompanhar as referidas publicações referentes ao concurso, no Órgão Municipal. Somente participarão do Curso de Formação os candidatos aprovados nas etapas anteriores, limitado ao número de vagas oferecidas para o cargo de Guarda Municipal, conforme estabelecido no anexo I do presente edital.

1.9 Os candidatos aprovados e classificados até a 45° colocação, para o cargo de Merendeira, e até a 1 2ª colocação, para o cargo de Cozinheiro, farão prova prática, de caráter eliminatório, devendo atender no mínimo a 70% dos critérios definidos na data de realização da prova, que constará na elaboração de uma refeição, com cardápio a ser definido no dia marcado para realização da mesma; e avaliado por uma comissão específica a ser nomeada e divulgada no órgão oficial de imprensa do Município de Nilópolis.

2. DOS CARGOS E DAS VAGAS

2.1 Os cargos por Área, as vagas, a qualificação mínima, a carga horária e os vencimentos estão estabelecidos no Anexo I deste Edital.

2.2 Às pessoas portadoras de necessidades especiais é assegurado o direito de se inscreverem no presente concurso público para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras. Em obediência ao disposto no Art. 37, inciso VIII, da Constituição Federal; e art. 338, inciso I Constituição do Estado do Rio de Janeiro; Lei n° 21 55 de 19/06/2001 e Decreto 3.298 de 20.1 2.99, que regulamenta a Lei 7.853 de 26.1 0.1 989. Sendo a elas reservadas 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas, desprezadas as frações, conforme discriminado no Anexo I.

2.3 As pessoas portadoras de necessidades especiais, no caso da inexistência de vagas, previstas no item 2.2, poderão participar do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, inclusive no que se refere ao conteúdo e avaliação, data, horário e local de realização das provas.

2.4 Consideram-se pessoas portadoras de necessidades especiais e/ou deficiência aquelas que se enquadrem nas categorias discriminadas no artigo 4° do Decreto 3.298/99.

2.5 No ato da inscrição, o candidato portador de necessidades especiais que deseja concorrer às vagas reservadas aos portadores de deficiência, deverá, necessária e obrigatoriamente, declarar sua condição de portador de necessidade especial e a deficiência de que é portador.

2.6 Nesta hipótese, o interessado deverá apresentar Laudo Médico detalhado, recente, que indique a espécie e o grau de deficiência de que é portador, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, sua provável causa e, caso necessite de tratamento diferenciado no(s) dia(s) do concurso, deverá requerê-lo no ato da inscrição.

2.7 Na falta de Laudo Médico ou não contendo estas informações acima indicadas, o requerimento de inscrição será processado como candidato não portador de necessidade especial, mesmo que declarada tal condição.

2.8 O candidato portador de necessidades especiais que, no ato da inscrição não declarar essa condição, não poderá interpor recurso em favor de sua situação.

2.9 Os candidatos que, no ato da inscrição, se declararem portadores de necessidades especiais, no caso de aprovação no concurso, terão seus nomes publicados em lista à parte.

2.10 O candidato portador de necessidades especiais, aprovado no concurso, será submetido à perícia médica realizada por junta médica oficial do município de Nilópolis, que avaliará o grau da respectiva deficiência, assim como a compatibilidade desta com o exercício do cargo.

2.11 Caso a deficiência declarada não seja ratificada pela junta médica oficial do Município, o candidato será considerado eliminado do concurso.

2.12 As vagas destinadas aos candidatos inscritos na condição de portadores de necessidades especiais que, não forem providas por falta de candidatos, sejam por eliminação ou reprovação dos mesmos serão revertidas para os demais candidatos ao cargo, com estrita observância da ordem classificatória.

2.13 O não comparecimento do candidato aprovado, portador de necessidades especiais, no período estipulado para o exame pela junta médica oficial do município de Nilópolis, implicará em sua eliminação do presente concurso.

2.14 Após a investidura do candidato no cargo, a deficiência não poderá ser argüida para justificar a concessão de aposentadoria.

3 DOS REQUISITOS PARA A POSSE

3.1. Por ocasião da posse serão exigidos dos candidatos aprovados, obedecendo-se rigorosamente a classificação final divulgada pela Prefeitura, os seguintes requisitos:

3.1.1 Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até o último dia da inscrição;

3.1.2 Ter sido aprovado e classificado em todas as etapas do respectivo concurso da forma estabelecida neste Edital;

3.1.3 Quitação com as obrigações militares, para candidato do sexo masculino;

3.1.4 Quitação com as obrigações eleitorais;

3.1.5 Comprovação da escolaridade exigida, diploma ou certidão expedida pela Instituição que se formou e registro no órgão da classe, quando for o caso;

3.1.6 Comprovante de quitação com o órgão de classe, quando for o caso;

3.1.7 Declaração negativa de acumulação proibida de cargo público na forma da lei;

3.1.8 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo/área de especialização;

3.1.9 Possuir a qualificação mínima exigida para a nomeação e posse, em conformidade com o disposto no Anexo I deste Edital;

3.1.10 Apresentar Declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio, bem como os demais documentos necessários ao assentamento individual;

3.1.11 Ter situação regularizada perante o Órgão fiscalizador do exercício profissional (Conselho Regional da Classe), quando for o caso;

3.1.12 Não possuir antecedentes criminais;

3.1.13 Caso o candidato não possa comprovar o exigido e/ou declarado, serão anulados sumariamente a inscrição e todos os atos dela decorrentes;

3.1.14 O candidato ao Cargo de Guarda Municipal - Masculino/Feminino deverá apresentar certidão expedida por órgão competente, a ser informado pela Prefeitura Municipal de Nilópolis, relativo à negativa de condenação criminal e/ou que esteja respondendo a qualquer ação penal.

4. DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

4.1 São condições para inscrição:

4.1.1 Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e esteja no gozo dos direitos políticos, conforme o Decreto Federal n° 70.436, de 18/04/72 e a Constituição Federal, § 1 ° do art. 1 2, comprovado por documento oficial fornecido pelo Ministério da Justiça. Nesta hipótese, não serão aceitos quaisquer protocolos de requerimento;

4.1.2 Encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;

4.1.3 Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até o último dia da inscrição.

4.2 Valor da Taxa de Inscrição:

NÍVEL

VALOR DA INSCRIÇÃO (R$)

Superior Completo

60,00

Médio Completo

50,00

Fundamental Completo

40,00

4.3 Ao se inscrever, o Candidato deverá optar e escrever o código do cargo e a área para pretendida, observada a relação constante do Anexo I deste Edital.

4.4 A inscrição poderá ser realizada via Internet ou Presencial.

4.5 Não serão aceitos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.

4.6 INSCRIÇÃO VIA INTERNET:

4.6.1 Acessar o site www.iesap.com.br, onde estarão disponíveis o Edital, o Cronograma e o Requerimento de Inscrição.

4.6.2 Preencher o Requerimento de Inscrição no período compreendido entre 10h do dia 18 de fevereiro de 2008 e 23h e 59 min do dia 09 de março de 2008 (horário de Brasília).

4.6.3 Imprimir o boleto bancário.

4.6.4 Efetuar o pagamento, obrigatoriamente por meio de boleto bancário específico, emitido após a conclusão de preenchimento do Requerimento de Inscrição on-line, sendo este o único meio aceito para a efetivação da inscrição.

4.6.5 Não serão aceitos depósitos bancários em cheques ou efetuados no caixa eletrônico como forma de pagamento da Taxa de Inscrição.

4.6.6 A inscrição só será efetivada após a confirmação, pela Instituição Bancária, do pagamento do boleto bancário.

4.6.7 O candidato deverá certificar-se de que sua inscrição foi efetuada depois de 04 (quatro) dias úteis após o pagamento do boleto bancário através do site www.iesap.com.br.

4.6.8 Caso não tenha sido efetivada a inscrição, o candidato deverá comparecer ao Posto de Inscrição no Teatro Municipal Jornalista Tim Lopes, situado à Av. Getúlio de Moura s/n°, Centro - Nilópolis - RJ (em frente à estação ferroviária e ao lado da rodoviária de Nilópolis), de 2ª a 6ª feira de 1 0h às 1 6h, portando o boleto bancário pago e o Requerimento de Inscrição impresso ou enviá-los, por fax, para o telefone (0xx21) 251 0.3847.

4.6.9 O valor referente à taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame por conveniência da Administração Municipal.

4.6.10 O candidato portador de necessidades especiais, quando do preenchimento do Requerimento de Inscrição, deverá assinalar sua condição no campo apropriado a este fim. Obrigatoriamente deverá declarar se deseja concorrer às vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais, e, se necessário, indicar o método através do qual deseja realizar a prova: Ledor ou prova ampliada, e/ou solicitar a realização da prova em sala de fácil acesso, no caso de dificuldade de locomoção, sob pena de não ter a prova preparada em condições especiais, seja qual for o motivo alegado.

4.6.11 A solicitação de condições especiais será atendida segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

4.6.12 Aquele que, no Requerimento de Inscrição, não declarar ser portador de necessidades especiais, concorrerá somente às vagas regulares.

4.6.13 O candidato deverá indicar claramente, no Requerimento de Inscrição, o Código, o nome do Cargo e a Área para o qual concorre, sendo de sua inteira responsabilidade o preenchimento correto.

4.6.14 O IESAP não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet não recebida por quaisquer motivos, sejam de ordem técnica dos equipamentos, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados por procedimento indevido dos usuários.

4.6.15 As informações relativas ao certame estarão disponíveis no site www.iesap.com.br, no ato da inscrição, e não eximem o candidato do dever de acompanhar, através do Órgão de Imprensa Oficial do Município de Nilópolis, no jornal "A VOZ DOS MUNICÍPIOS FLUMINENSES", as publicações de todos os Atos e Editais referentes ao Concurso.

4.6.16 O descumprimento das instruções implicará a não efetivação da inscrição.

4.6.17 O candidato é responsável pelas informações prestadas no Requerimento de Inscrição, arcando com as conseqüências de eventuais erros no preenchimento desse documento.

4.6.18 A opção do candidato deverá ser efetivada no momento da inscrição, sendo vedada ao candidato qualquer alteração posterior ao pagamento da taxa de inscrição. Havendo necessidade de alteração, deverá efetuar uma nova inscrição, sem devolução do valor da taxa anteriormente paga.

4.6.19 O candidato inscrito terá exclusiva responsabilidade pelas informações cadastrais fornecidas, sob as penas da Lei.

4.7 INSCRIÇÃO PRESENCIAL:

4.7.1 O candidato deverá dirigir-se ao posto de Inscrição no Teatro Municipal Jornalista Tim Lopes, localizado à Av. Getúlio de Moura s/n°, Centro - Nilópolis - RJ (em frente à estação ferroviária e ao lado da rodoviária de Nilópolis) de 2ª a 6ª feira no horário de 10h às 1 6h, no período de 18 de fevereiro de 2008 a 07 de março de 2008.

4.7.2 Pagar a taxa de inscrição, somente em espécie (dinheiro) no caixa humano, em qualquer Agência do Banco Itaú, em favor do Instituto Escola Superior de Aperfeiçoamento Profissional - IESAP, Agência 071 5 - conta n.° 53006-9. Não serão aceitos os depósitos em cheques ou efetuados no caixa eletrônico.

4.7.3 O valor da taxa de inscrição foi estabelecido de acordo com o nível de escolaridade do cargo ao qual o candidato deseja concorrer.

4.7.4 O simples recolhimento da taxa de inscrição no Banco Itaú não significa inscrição no Concurso.

4.7.5 No ato da inscrição o candidato deverá apresentar o comprovante de pagamento (Guia de Depósito autenticada pelo Banco Itaú) e o documento de identidade original com foto, válido em todo território nacional.

4.7.6 Preencher e assinar o Requerimento de Inscrição, distribuído gratuitamente, preenchendo o código e o nome, por extenso, do cargo a que deseja concorrer.

4.7.7 Em caso de impedimento, poderá efetuar a inscrição através de Procurador, mediante entrega da respectiva Procuração, com firma reconhecida, acompanhada de cópia do documento de identidade, autenticada em cartório, do candidato e apresentação da identidade original com foto do Procurador.

4.7.8 O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu Procurador no Requerimento de Inscrição, arcando com as conseqüências de eventuais erros de preenchimento do documento.

4.7.9 Solicitar o Comprovante de Inscrição e o Manual do Candidato.

4.7.10 Às pessoas portadoras de necessidades especiais é assegurado o direito de se inscreverem para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a necessidade de que são portadoras. Os candidatos que desejarem concorrer às vagas para portadores de necessidades especiais deverão declarar essa condição ao se inscreverem.

5. CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO

5.1 Para os Candidatos inscritos via Presencial, o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) deverá ser retirado no mesmo local em que foi realizada a inscrição, no período de 26 a 28 de março de 2008.

5.2 No caso dos candidatos inscritos via Internet, o candidato deverá imprimir o seu Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), através do site www.iesap.com.br, a partir do dia 26 de março de 2008 até as 23:59h do dia 04 de abril de 2008, onde estarão disponíveis a data, o horário e o local de realização da Prova.

5.3 É dever do candidato, confirmar se as informações declaradas no momento da inscrição estão corretas.

5.4 Havendo inexatidão nas informações constantes do Cartão de Confirmação de Inscrição Via Internet, o candidato deverá proceder à necessária correção on-line, através do e-mail concursos@iesap.com.br, e no caso de Inscrição Presencial, dirigir-se ao local no qual realizou a inscrição, para solicitar a devida correção, nos dias 03 e 04 de abril de 2008, de 10h as 16h.

5.5 O CCI devidamente retificado estará disponível na Internet ou no Posto de Inscrição, quando for o caso, no período de 14 a 18 de abril de 2008.

5.6 Serão de responsabilidade exclusiva do candidato às conseqüências advindas da não verificação do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), bem como da não solicitação da correção no prazo estabelecido no Cronograma do Concurso.

6. DAS PROVAS

6.1 As provas objetivas, de caráter classificatório e eliminatório, serão realizadas em DIA, HORA e LOCAL constantes do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).

6.2 O Candidato deverá apresentar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) obrigatoriamente no dia da realização da Prova, juntamente com o documento de identidade original como qual efetuou sua inscrição.

6.3 As provas poderão ser aplicadas em dias de sábado, domingo ou feriado.

6.4 Os conteúdos programáticos das provas por cargos e por disciplinas, estão descritos no Anexo II do presente edital e serão entregues aos candidatos no ato da inscrição.

6.5 As provas objetivas, constituídas de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas (A, B, C e D) e uma única opção correta, estão assim especificadas:

Grupo I - Área de Educação

Nível de Escolaridade

Cargos

Superior e Licenciatura Plena

Docente e Docente I - Educação especial

 

Disciplinas

Total de Questões

Peso

Total de Pontos

Língua Portuguesa

05

2,0

1 0 pontos

Noções de Administração

05

1,0

05 pontos

Conhecimentos Pedagógicos

05

1,0

05 pontos

Legislação Municipal e Específica

1 0

1,5

1 5 pontos

Conhecimentos específicos na área de especialização

1 5

3,0

45 pontos

Prova de Títulos

-

-

20 pontos

TOTAL

40

-

100 PONTOS

Prova de Títulos

Faixa

Comprovantes de titulação

N.° Máximo de Doc. a Anexar

Pontuação por Doc.

Pontuação Máxima

Tipo de Doc. a Apresentar*

1

Pós - graduação "Stricto-sensu" (Doutorado) na área de Educação e reconhecido pela CAPES.

01

05

05

Diploma e/ou certificado com firma reconhecida

2

Pós - graduação "Stricto-sensu" (Mestrado) na área de Educação e reconhecido pela CAPES.

01

04

04

Diploma e/ou certificado com firma reconhecida

3

Pós - graduação "lato-sensu" (Especialização) na área de Educação com carga horária mínima de 360h.

01

03

03

Diploma e/ou certificado com firma reconhecida

4

Curso de extensão na área de Educação com carga horária mínima de 1 80h.

01

02

02

Diploma e/ou certificado com firma reconhecida

5

Tempo de serviço prestado ao magistério, cada 2 anos corresponderão a 2 pontos, até o máximo de 6 pontos.

03

De 02 a 06

06

Carteira Profissional ou Certidão de Tempo por Serviço

N° Máximo de pontos possíveis

20

* Conforme item 6.6.

Grupo II - Área de Educação

Nível de Escolaridade

Cargos

Superior

Psicólogo Escolar e Psicopedagogo

 

Disciplinas

Total de Questões

Peso

Total de Pontos

Língua Portuguesa

05

2,0

1 0 pontos

Noções de Administração

05

2,0

1 0 pontos

Conhecimentos Pedagógicos

05

2,0

1 0 pontos

Legislação Municipal e Específica

10

2,5

25 pontos

Conhecimentos Específicos na área de especialização

1 5

3,0

45 pontos

TOTAL

40

-

100 PONTOS

Grupo III - Área de Educação

Nível de Escolaridade

Cargos

Médio

Inspetor de Alunos, Professor Docente I e Técnico em Informática

Fundamental

Auxiliar de Serviços Gerais e Merendeira

 

Disciplinas

Total de Questões

Peso

Total de Pontos

Língua Portuguesa

05

2,0

10 pontos

Matemática

05

2,0

10 pontos

Noções de Administração

05

1,0

05 pontos

Legislação e história do município de Nilópolis

10

1,5

15 pontos

Conhecimentos específicos do cargo

15

4,0

60 pontos

TOTAL

40

-

100 PONTOS

Grupo IV - Área de Administração

Nível de Escolaridade

Cargos

Superior

Analista de Recursos Humanos, Contador, Procurador e Tecnólogo de Informática

Médio

Agente Administrativo, Fiscal de Posturas, Guarda Municipal, Inspetor de Tributos, Técnico em Informática, Técnico de Manutenção em Informática, Técnico em Administração e Técnico em Contabilidade

Fundamental

Coveiro, Motorista e Auxiliar de Serviços Gerais

 

Disciplinas

Total de Questões

Peso

Total de Pontos

Língua Portuguesa

05

2,0

10 pontos

Matemática

05

2,0

1 0 pontos

Noções de Administração

05

1,0

05 pontos

Legislação e história do município de Nilópolis

10

1,5

1 5 pontos

Conhecimentos específicos do cargo

1 5

4,0

60 pontos

TOTAL

40

-

100 PONTOS

Grupo V - Área da Cultura

Nível de Escolaridade

Cargos

Superior

Professor de Canto Lírico, Professor de Canto Popular, Professor de Bateria e Percussão, Professor de Piano (acompanhador), Professor de Sopro (flauta transversal, trombone e saxofone), Professor de Violão Popular, Professor de Violão Clássico, Professor de Piano (para atuar como tecladista) e Professor de Dança Clássica (Ballet)

Médio

Instrutor de Dança de Salão, Instrutor de Teatro e Instrutor de Artes

 

Disciplinas

Total de Questões

Peso

Total de Pontos

Língua Portuguesa

05

2,0

10 pontos

Noções de Administração

05

1,0

05 pontos

Matemática

05

1,0

05 pontos

Legislação e história do Município de Nilópolis

1 0

2,0

20 pontos

Conhecimentos específicos do cargo

1 5

4,0

60 pontos

TOTAL

40

-

100 PONTOS

Grupo VI - Área de Saúde

Nível de Escolaridade

Cargos

Superior

Psicólogo, Médico Anestesiologista, Médico Cirurgião Geral, Médico Clínico Geral, Médico Neonatologista, Médico Obstetra, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Odontólogo, Médico Endoscopista, Médico Angiologista, Médico Cardiologista, Médico Hematologista, Médico Infectologista, Médico Radiologista, Médico Ultrassonografista, Sanitarista e Zootecnista .

 

Disciplinas

Total de Questões

Peso

Total de Pontos

Língua Portuguesa

05

1,0

05 pontos

Legislação e história do município de Nilópolis

10

1,0

10 pontos

Legislação do SUS

1 0

2,0

20 pontos

Conhecimentos específicos na área de especialização

1 5

3,0

45 pontos

Prova de Títulos

-

-

20 pontos

TOTAL

40

-

100 PONTOS

Prova de Títulos

Faixa

Atividade Exercida

N.° Máximo de Docs. a anexar

Pontuação por Doc.

Pontuação Máxima

Tipo de Documento a apresentar *

01

Tempo de serviço prestado a iniciativa pública ou privada, cada 2 anos corresponderão a 2 pontos, até o máximo de 10 pontos.

5

De 2 a 10

10

Carteira Profissional ou Certidão de Tempo de Serviço.

02

Curso de Pós-Graduação "lato-sensu" correspondente ao cargo que concorre, com carga horária de 360h a 600 h.

1

1

1

Diploma ou certificado com firma reconhecida.

03

Curso de Pós-Graduação "lato-sensu" correspondente ao cargo que concorre, com duração superior a 600h.

1

2

2

Diploma ou certificado com firma reconhecida

04

Curso de Pós-Graduação "Stricto sensu" (Mestrado) correspondente ao cargo que concorre reconhecido pela CAPES.

1

3

3

Diploma ou certificado com firma reconhecida

05

Curso de Pós-Graduação "Stricto sensu" (Doutorado) correspondente ao cargo que concorre reconhecido pela CAPES.

1

4

4

Diploma ou certificado com firma reconhecida

N.° Máximo de pontos possíveis

20

* Conforme item 6.6.

Grupo VII - Área de Saúde

Nível de Escolaridade

Cargos

 

Médio

Eletricista , Técnico em Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico em Radiologia, Saúde Pública e Assistente de Gestão

Agente de

Fundamental

Cadastrador, Cozinheiro e Maqueiro

 

 

DISCIPLINAS

QUANTIDADE DE QUESTÕES

PESO

QUANTIDADE DE PONTOS

Língua Portuguesa

05

2,0

10 pontos

Legislação e história do município de Nilópolis

10

1,5

1 5 pontos

Legislação do SUS

10

1,5

1 5 pontos

Conhecimentos específicos do cargo

1 5

4,0

60 pontos

TOTAL

40

-

100 PONTOS

Grupo VIII - Área de Serviços Públicos

Nível de Escolaridade

Cargos

Médio

Eletricista e Mecânico

Fundamental

Auxiliar de Serviços Gerais, Borracheiro, Motorista, Motorista CNH E, Pedreiro, Pintor e Soldador

 

Disciplinas

Total de Questões

Peso

Total de Pontos

Língua Portuguesa

05

2,0

10 pontos

Matemática

05

2,0

1 0 pontos

Noções de Administração

05

1,0

05 pontos

Legislação e história do município de Nilópolis

10

1,5

1 5 pontos

Conhecimentos específicos do cargo

1 5

4,0

60 pontos

TOTAL

40

-

100 PONTOS

6.6 A prova de títulos, de caráter classificatório, para os cargos de Docente nível superior da área de Educação e Profissionais de nível superior na área de Saúde constará da apresentação dos documentos comprobatórios da titulação, nas condições a seguir, aos quais poderão ser atribuídos os pontos correspondentes.

6.6.1 Os comprovantes da titulação prevista neste edital deverão ser apresentados em data e local a ser definido no cartão de Inscrição, por meio de cópia xerox legível, sem emendas e/ou rasuras e autenticados em cartório.

6.6.2 Serão avaliados somente os títulos dos candidatos aos cargos de Docente nível superior da área de Educação e Profissionais de nível superior na área de Saúde aprovados na Prova Objetiva.

6.6.3 Os documentos serão analisados e julgados pela Comissão do Concurso, sob a responsabilidade do IESAP.

6.6.4 Os títulos serão entregues em envelope tamanho ofício, com o formulário apresentado como modelo no Anexo III deste Edital, colado em sua parte externa.

6.6.5 No ato da entrega do envelope, o candidato deverá preencher e assinar devidamente o formulário, no qual indicará a quantidade de títulos apresentados.

6.6.6 O envelope deverá ser lacrado pelo responsável técnico do IESAP no ato da entrega dos documentos.

6.6.7 Não serão considerados os títulos entregues fora do período, local e data divulgados no Edital de convocação para a Apresentação dos Documentos.

6.6.8 Não serão aceitos títulos encaminhados via postal, via fax e/ou via correio eletrônico.

6.6.9 Não será aceita, sob qualquer pretexto, a entrega de títulos que não atenda ao disposto no subitem 6.6.1.

6.6.10 Aos candidatos que não comparecerem para a apresentação de títulos será atribuída pontuação zero na Prova de Títulos.

6.6.11 O período, a hora e o local determinados para a apresentação de títulos constarão no CCI e serão divulgados no site www.iesap.com.br, em conformidade com o Cronograma previsto do Edital, sendo de responsabilidade do candidato acompanhar a Divulgação/ Publicação do referido Edital.

6.6.12 Para a comprovação da conclusão do Curso de Pós-graduação, em nível de Doutorado ou de Mestrado, será aceito o diploma, devidamente registrado, expedido por Instituição reconhecida pelo MEC, ou ata de defesa de tese/ certificado/declaração de conclusão de Curso de Mestrado ou Doutorado, expedido por Instituição reconhecida, acompanhado do histórico escolar do candidato, no qual conste o número de créditos obtidos, as disciplinas em que foi aprovado e as respectivas menções, bem como o resultado dos exames e do julgamento da dissertação ou da tese.

6.6.13 Para receber a pontuação relativa ao Curso de Pós-graduação, em nível de Especialização, declarados no quadro de títulos serão aceitos somente os certificados/declarações de Instituições reconhecidas em que conste a carga horária mínima de 360 horas, em conformidade com as normas legais vigentes.

6.6.14 Os diplomas de conclusão de curso expedidos em Língua Estrangeira somente serão considerados quando traduzidos para a Língua Portuguesa por tradutor juramentado, atendida a Legislação vigente.

6.6.15 Somente serão pontuados os títulos que forem correlatos ao cargo, de acordo com o previsto neste edital.

6.6.16 A avaliação dos documentos será realizada por Banca Examinadora nomeada pela IESAP.

6.6.17 A Avaliação da Experiência Profissional será comprovada através de:

a) Declarações de pessoa jurídica com firma reconhecida.

b) Certidões emitidas por pessoa jurídica, pública ou privada, que comprove o exercício de Atividades Sócio-educativas desenvolvidas onde conste consignado nome do Candidato.

c) Atividades voluntárias, ligadas ao público - alvo, devidamente comprovadas, vide letra "a", deste subitem.

d) Vínculo empregatício a instituições públicas, privadas com ou sem fins lucrativos que tenham atuado neste segmento, devidamente comprovado por meio de Carteira de Trabalho - CTPS, com o devido registro do empregador.

6.6.18 Todos os documentos referentes as alíneas a), b), c) e d) deverão vir acompanhados de comprovantes do início e do término do serviço.

6.6.19 Os documentos deverão ser autenticados, em cartório, e entregues em envelope tamanho ofício, identificado de acordo com o modelo do Anexo III.

6.6.20 Não será computado o tempo de serviço concomitante, sendo considerado, nesse caso, o documento que comprove o maior tempo de serviço.

6.6.21 Não serão consideradas, para efeito de pontuação, as cópias não autenticadas.

6.6.22 Não serão aceitos documentos postados, nem entregues fora do prazo.

7. DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA PROVA

7.1 O candidato só poderá fazer a prova de acordo com as regras a seguir:

7.1.1 Chegar com antecedência mínima de uma hora do horário determinado para seu início;

7.1.2 Está munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta;

7.1.3 Apresentar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) e o documento de identidade original com foto no qual efetivou a inscrição.

7.2 Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelo Corpo de Bombeiros; Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Reservista (sexo masculino), Passaporte (dentro da validade), Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo) e cédulas de identidade expedidas por Órgãos ou Conselhos de Classe.

7.3 O documento de identidade deverá estar em perfeito estado de conservação, e dentro da validade, de forma a permitir, com clareza, a identificação do Candidato (foto e assinatura).

7.4 Não serão aceitos protocolos ou quaisquer outros documentos que impossibilitem a identificação do Candidato, bem como a verificação de sua assinatura.

7.5 O candidato impossibilitado de apresentar no dia da aplicação da Prova, o documento de identidade original com foto no qual efetivou a inscrição, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial em conjunto com outro documento oficial que contenha fotografia e assinatura.

7.6 Nenhum candidato fará Prova fora do dia, horário e local fixado.

7.7 Não haverá, sob qualquer pretexto, segunda chamada nem justificativa de falta, sendo considerado eliminado do concurso público o candidato que faltar à prova.

7.8 Após o fechamento dos portões, não será permitida a entrada de candidatos, sob hipótese alguma.

7.9 Somente decorrida 01 (uma) hora do início da prova, o candidato poderá retirar-se da sala de prova, mesmo que tenha desistido do Concurso.

7.10 O tempo de duração da Prova Objetiva inclui a marcação do Cartão de Respostas.

7.11 No caso de prova realizada com o auxílio de um fiscal ledor, este, além de auxiliar na leitura da Prova, também transcreverá as respostas para o Cartão de Respostas do candidato, sempre sob a supervisão de outro fiscal devidamente treinado. Ao término da prova, será lavrado um termo no qual o candidato concordará com as marcações que foram efetuadas.

7.12 Durante a realização da prova, não será permitida a comunicação entre os candidatos, o empréstimo de qualquer material, a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta.

7.13 Em nenhuma hipótese haverá substituição do Cartão de Respostas, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato os prejuízos advindos de marcações efetuadas incorretamente, emenda ou rasura, ainda que legíveis.

7.14 Ao candidato somente será permitido levar o Caderno de Questões da Prova Objetiva faltando uma hora para o término das Provas.

7.1 5 Os Cadernos de Questões devolvidos pelos candidatos serão inutilizados.

7.16 Ao terminar a Prova, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao fiscal de sala, o Cartão de Respostas devidamente preenchido e o seu Caderno de Questões da Prova Objetiva, ressalvado o disposto no subitem 7.14.

7.17 Os 03 (três) últimos candidatos deverão permanecer em sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concluído a prova ou o tempo tiver se esgotado e após serem registrados seus nomes na Ata das Provas, pela fiscalização.

7.18 O candidato que insistir em sair da sala, descumprindo os dispostos nos subitens 7.9 e 7.17, deverá assinar o Termo de Desistência e, caso se negue, será lavrado Termo de Ocorrência, testemunhado por dois outros candidatos, pelos fiscais e pelo Coordenador do local.

7.19 Qualquer observação por parte dos candidatos será igualmente lavrada na Ata, ficando seus nomes e números de inscrição registrados pelos fiscais.

7.20 Não será permitido o ingresso de pessoas estranhas ao concurso público no local de Prova, com exceção dos candidatos portadores de necessidades especiais e das candidatas que estejam amamentando, lactentes, os quais poderão dispor de acompanhantes, que ficarão em dependências designadas pelo Coordenador do local.

7.21 Não haverá prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas, inclusive aquele decorrente de afastamento do candidato da sala de prova.

7.22 O candidato não poderá alegar desconhecimento dos locais de realização das Provas como justificativa por sua ausência. O não comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo, será considerado como desistência do candidato e resultará em sua eliminação do concurso.

8. DA EXCLUSÃO DO CONCURSO

Será excluído do Concurso o candidato que:

8.1 Faltar ou chegar atrasado à Prova Objetiva e as demais etapas do processo, seja qual for a justificativa, pois em nenhuma hipótese haverá segunda chamada.

8.2 Deixar de apresentar os documentos obrigatórios.

8.3 Utilizar, no local das Provas, telefone celular, bip, walkman, receptor/transmissor, gravador, agenda eletrônica, notebook, calculadora, palmtop, relógio digital com receptor ou qualquer outro meio de comunicação.

8.4 Dispensar tratamento incorreto ou descortês a qualquer pessoa envolvida ou autoridade presente à aplicação das provas, bem como perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

8.5 Utilizar-se, no decorrer das provas, de qualquer fonte de consulta, máquinas calculadoras ou similares, ou for surpreendido em comunicação verbal, escrita ou gestual com outro candidato.

8.6 Quebrar o sigilo das provas mediante qualquer sinal que possibilite a identificação.

8.7 Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o Cartão de Respostas.

8.8 Ausentar-se da sala, após ter assinado a Lista de Presença, sem o acompanhamento do fiscal.

8.9 Recusar-se a entregar o Cartão de Respostas ao término do tempo destinado para a realização das provas.

8.10 Deixar de preencher o Cartão de Respostas e assinar a Lista de Presença.

8.11 Estabelecer comunicação com outros candidatos, tentar ou usar meios ilícitos ou fraudulentos, efetuar empréstimos de material ou, ainda, praticar atos de indisciplina contra as demais normas contidas neste Edital. Será eliminado também o candidato que comportar-se de maneira desrespeitosa ou inconveniente.

8.12 Utilizar-se de processos ilícitos, constatados após a prova, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafotécnico, o que acarretará a anulação de sua prova e a sua eliminação automática do concurso.

8.13 Deixar de apresentar-se, quando convocado, ou não cumprir, nos prazos estabelecidos, os procedimentos necessários para a convocação.

8.14 Deixar de apresentar qualquer um dos documentos que atendam aos requisitos estipulados neste Edital.

8.15 Será considerado desistente e, portanto, eliminado do Concurso, o candidato que não comparecer nas datas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Administração de Nilópolis, para o preenchimento da vaga para a qual foi classificado, tendo em vista a premência de tempo para o preenchimento dos cargos.

8.16 Caso haja desistências a vaga será preenchida pela Prefeitura Municipal de Nilópolis que, promoverá tantas convocações quantas julgar necessárias durante o período de validade do Concurso, obedecendo-se rigorosamente a ordem de classificação.

8.17 O candidato que não comparecer à chamada para preenchimento de vaga, nos termos deste item, no prazo estabelecido, será eliminado do Concurso.

9. DO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

9.1 O prazo para interposição de recursos será de 48 (quarenta e oito) horas, iniciando-se este no dia seguinte ao da divulgação dos gabaritos, no horário de 1 0h as 16h.

9.2 O requerimento deverá ser redigido em formulário próprio disponível no Posto de inscrição no Teatro Municipal Jornalista Tim Lopes, localizado à Av. Getúlio de Moura s/n°, Centro - Nilópolis - RJ, e entregues ao representante do IESAP, por questão, com indicação precisa daquilo em que o candidato julgar-se prejudicado, e devidamente fundamentado.

9.3 O candidato deverá comprovar as alegações com a citação de artigos de legislação, itens, páginas de livros, nomes de autores, juntando cópias dos comprovantes.

9.4 O candidato deverá dirigir-se ao posto de inscrição, a fim de providenciar pessoalmente a entrega do recurso no período e horário descritos no item 9.1.

9.5 Será indeferido liminarmente o recurso que não estiver fundamentado ou for interposto fora do prazo previsto no cronograma, ou que contiver como fundamentação, cópia dos argumentos apresentados em outros recursos.

9.6 Não serão aceitos recursos encaminhados por fax ou Internet.

9.7 Constitui última instância, para recursos, a decisão da Banca Examinadora, que é soberana em suas decisões, razão pela qual serão indeferidos liminarmente recursos adicionais.

9.8 Após o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, indistintamente. Se houver alteração, por força de impugnações, do gabarito oficial, tal alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

10. DO RESULTADO FINAL E DA CLASSIFICAÇÃO PARA TODOS OS CARGOS

10.1 O Resultado final com a classificação dos aprovados será publicado no Órgão Oficial de Imprensa do município de Nilópolis, e disponibilizado no site www.iesap.com.br.

10.2 Os candidatos serão classificados de acordo com o somatório total dos valores decrescentes das notas finais obtidas no concurso.

10.3 Em caso de igualdade de pontos na classificação final, na situação em que nenhum dos candidatos possua idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, completos até o último dia de inscrição, serão adotados, os seguintes critérios de desempate para todos os cargos, em ordem:

1°) maior número de pontos no conteúdo de conhecimentos específicos;

2°) maior número de pontos no conteúdo de Língua Portuguesa;

3°) maior número de pontos no conteúdo de legislação municipal e específica e/ou história do município de Nilópolis; 4°) mais idade.

10.4 Em observância à Lei n.° 10.741, de 1° de outubro de 2003, os candidatos por ela amparados terão critério de desempate diferenciado.

10.5 Em caso de igualdade de pontos na classificação final, na situação em que, pelo menos um dos candidatos empatados possua idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, completos até o último dia de inscrição, será adotada a mesma ordem dos critérios em relação aos critérios apresentados no subitem 10.3, à exceção do critério de mais idade, que, em atendimento à Lei citada no subitem anterior, passa a ser o primeiro critério a ser considerado.

10.6 A classificação dentro do número de vagas definidos neste edital, não assegurará ao candidato o direito de ingresso imediato na Prefeitura Municipal de Nilópolis, mas, apenas, a expectativa de ser nela admitido, segundo a ordem de classificação, ficando a concretização deste ato condicionada às observâncias legais pertinentes e, sobretudo, à conveniência da administração municipal.

11 - DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 O presente Concurso terá validade de 2 (dois) anos, a partir da data de sua homologação, podendo o mesmo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

11.2 Os candidatos aprovados e não classificados no número de vagas definidas neste edital, serão mantidos em cadastro de reserva e poderão ser convocados para contratação em virtude do surgimento e disponibilidade de vagas futuras, devendo no ato da convocação apresentar a documentação que comprove as suas habilitações, assim como, os devidos documentos de identificação.

11.3 Os avisos e resultados pertinentes às aplicações das provas serão publicados no Órgão de Imprensa Oficial do Município de Nilópolis e também disponibilizados no site www.iesap.com.br, ficando sob a responsabilidade do candidato, acompanhar as publicações referentes ao certame.

11.4 As convocações são de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Nilópolis/Secretaria Municipal de Administração.

11.5 A prestação de declaração falsa ou inexata e/ou a não apresentação de qualquer documento exigido importará em insubsistência de inscrição, nulidade de habilitação e perda dos direitos decorrentes, sem prejuízo das sanções aplicáveis à falsidade de declaração, ainda que o fato seja constatado posteriormente.

11.6 O candidato é responsável pela atualização do endereço residencial durante a realização do concurso público junto ao IESAP, e, após a homologação, junto a Prefeitura Municipal de Nilópolis/Secretaria Municipal de Administração. A não atualização poderá gerar prejuízos ao candidato, sem nenhuma responsabilidade para o IESAP e para a Prefeitura Municipal de Nilópolis/Secretaria Municipal de Administração.

11.7 Este Edital estará à disposição na Internet através do site www.iesap.com.br.

11.8 O Concurso será regulado por este Edital sendo organizado e executado pelo IESAP.

11.9 A Coordenação do concurso poderá divulgar, sempre que necessário, normas complementares, listas de classificados e avisos oficiais sobre o concurso.

11.10 A inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma de expressa aceitação, por parte do candidato, de todas as condições, normas e exigências constantes deste Edital e demais instrumentos reguladores, dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

11.11 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso em comum acordo com a Prefeitura Municipal de Nilópolis.

Nilópolis, 08 de fevereiro de 2008.

FARID ABRÃO DAVID
Prefeito Municipal

ANEXO I

DEMONSTRATIVO DE CARGOS, CARGA HORÁRIA, VAGAS, VENCIMENTOS e QUALIFICAÇÕES

ÁREA DE EDUCAÇÃO

Nível Superior completo

Código

Cargo

Carga Horária

Vagas

Vagas Port. necessidades especiais

Vencimento base

Pré-Requisito

201

Professor Docente - Educação Física

16 h / Sem.

8

-

R$ 639,45

Curso superior com habilitação específica na disciplina

202

Professor Docente - História

16 h / Sem.

3

-

R$ 639,45

Curso superior com habilitação específica na disciplina

203

Professor Docente - Língua Portuguesa

16 h / Sem.

1

-

R$ 639,45

Curso superior com habilitação específica na disciplina

204

Professor Docente - Matemática

16 h / Sem.

2

-

R$ 639,45

Curso superior com habilitação específica na disciplina

205

Psicólogo Escolar

20 h / Sem.

1

-

R$ 483,00

Curso superior com habilitação específica na disciplina

206

Psicopedagogo

20 h / Sem.

3

1

R$ 483,00

Curso superior com registro no respectivo Conselho de Classe

207

Professor Docente I - Educação Especial

16 h / Sem.

1

-

R$ 639,48

Licenciatura Plena com habilitação específica na disciplina

Sub-total

19

1

-

Nível Médio completo

Código

Cargo

Carga Horária

Vagas

Vagas Port. necessidades especiais

Vencimento base

Pré-Requisito

208

Inspetor de Alunos

40 h / Sem.

10

01

R$ 380,00

Ensino médio completo

209

Professor Docente I

25 h / Sem.

30

02

R$ 532,89

Ensino médio completo com Curso Normal

210

Técnico em Informática

40 h / Sem.

5

-

R$ 380,00

Ensino médio e formação técnica específica

Sub-total

45

3

-

Nível Fundamental completo

Código

Cargo

Carga Horária

Vagas

Vagas port. necessidades especiais

Vencimento base

Pré-Requisito

211

Auxiliar de Serviços Gerais

40 h / Sem.

1

-

R$ 380,00

Ensino fundamental completo

212

Merendeira

40 h / Sem.

15

-

R$ 380,00

Ensino fundamental completo

Sub-total

16

-

-

Total Área de EDUCAÇÃO

80

4

ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO

Nível Superior completo

Código

Cargo

Carga Horária

Vagas

Vagas Port. necessidades especiais

Vencimento base

Pré-Requisito

301

Analista de Recursos Humanos

40 h / Sem.

1

-

R$ 483,00

Curso superior na área de Administração com Registro no respectivo Conselho de Classe.

302

Contador

40 h / Sem.

4

-

R$ 483,00

Curso superior em Ciências Contábeis e registro no CRC, na categoria de Contador

303

Procurador

40 h / Sem.

2

-

R$ 483,00

Curso superior em Direito e registro na OAB.

304

Tecnólogo de Informática

40 h / Sem.

1

-

R$ 483,00

Curso superior de Informática e registro no respectivo Conselho de Classe.

Sub-total

8

-

-

Nível Médio completo

Código

Cargo

Carga Horária

Vagas

Vagas Port. necessidades especiais

Vencimento base

Pré-Requisito

305

Agente Administrativo

40 h / Sem.

10

1

R$ 380,00

Ensino médio completo

306

Fiscal de Posturas

40 h / Sem.

2

-

R$ 382,49

Ensino médio completo

307

Guarda Municipal

40 h / Sem.

20

-

R$ 380,00

Ensino médio completo

308

Inspetor de Tributos

40 h / Sem.

3

-

R$ 380,00

Ensino médio completo

309

Técnico em Informática

40 h / Sem.

24

1

R$ 380,00

Ensino médio e formação técnica específica

310

Técnico de Manutenção em Informática

40 h / Sem.

2

-

R$ 380,00

Ensino médio completo com curso técnico na área de manutenção

311

Técnico em Administração

40 h / Sem.

8

1

R$ 380,00

Ensino médio com formação técnica específica

312

Técnico em Contabilidade

40 h / Sem.

5

1

R$ 380,00

Ensino médio com formação técnica específica e registro no CRC, na categoria Técnico em Contabilidade.

Sub-total

74

4

-

Nível Fundamental completo

Código

Cargo

Carga Horária

Vagas

Vagas port. necessidades especiais

Vencimento base

Pré-Requisito

313

Coveiro

40 h / Sem.

3

-

R$ 380,00

Ensino fundamental completo

314

Motorista

40 h / Sem.

2

-

R$ 380,00

Ensino fundamental e Carteira de
Habilitação tipo B

315

Auxiliar de Serviços Gerais

40 h / Sem.

8

1

R$ 380,00

Ensino fundamental completo

Sub-total

13

1

-

Total Área de ADMINISTRAÇÃO

95

5

ÁREA DA CULTURA

Escola Municipal de Música Weberty Bernardino Aniceto

Nível Superior completo

Código

Cargo

Carga Horária

Vagas

Vagas Port. necessidades especiais

Vencimento base

Pré-Requisito

401

Professor de Canto Lírico

12 h / Sem.

1

-

R$ 483,00

Curso superior de Música ou Licenciado na área especifica

402

Professor de Canto Popular

12 h / Sem.

1

-

R$ 483,00

Curso superior de Música ou Licenciado na área especifica

403

Professor de Bateria e Percussão

12 h / Sem.

1

-

R$ 483,00

Curso superior de Música ou Licenciado na área especifica

405

Professor de Piano (acompanhador)

12 h / Sem.

1

-

R$ 483,00

Curso superior de Música ou Licenciado na área especifica

406

Professor de Sopro (flauta transversal, trombone e saxofone)

12 h / Sem.

2

-

R$ 483,00

Curso superior de Música ou Licenciado na área especifica

407

Professor de Violão Popular

12 h / Sem.

1

-

R$ 483,00

Curso superior de Música Bacharel ou Licenciado na área especifica

408

Professor de Violão Clássico

12 h / Sem.

1

-

R$ 483,00

Curso superior de Música ou Licenciado na área especifica

409

Professor de Piano (para atuar como tecladista)

12 h / Sem.

1

-

R$ 483,00

Curso superior de Música ou Licenciado na área especifica

Sub-total

9

-

-

Escola Municipal de Dança Anna Pavlova

Nível Superior completo

Código

Cargo

Carga Horária

Vagas

Vagas Port. necessidades especiais

Vencimento base

Pré-Requisito

410

Professor de Dança Clássica (Ballet)

12 h / Sem.

5

-

R$ 483,00

Curso superior em Educação Física com especialização na Área

Sub-total

5

-

 

Nível Médio completo

Código

Cargo

Carga Horária

Vagas

Vagas Port. necessidades especiais

Vencimento base

Pré-Requisito

411

Instrutor de Dança de Salão

40h / Sem.

1

-

R$ 380,00

Ensino médio com especialização na área

Sub-total

1

-

-

Centro Cultural

Nível Médio completo

Código

Cargo

Carga Horária

Vagas

Vagas Port. necessidades especiais

Vencimento base

Pré-Requisito

413

Instrutor de Teatro

40h / Sem.

5

1

R$ 380,00

Ensino médio completo com Curso Técnico na área

414

Instrutor de Artes

40h / Sem.

1

-

R$ 380,00

Ensino médio completo com Curso Técnico na área

Sub-total

6

1

-

Total Área da CULTURA

21

1

ÁREA DE SAÚDE - QUADRO EFETIVO

Secretaria Municipal de Saúde

Nível Superior completo

Código

Cargo

Carga Horária

Vagas

Vagas Port. necessidades especiais

Vencimento base

Pré-Requisito

501

Psicólogo

20h / Sem.

2

1

R$ 483,00

Curso superior de Psicologia e registro no respectivo Conselho de Classe

Sub-total

2

1

-

Nível Fundamental completo

Código

Cargo

Carga Horária

Vagas

Vagas Port. necessidades especiais

Vencimento base

Pré-Requisito

502

Cadastrador

40h / Sem.

9

-

R$ 380,00

Ensino fundamental completo.

Sub-total

9

-

-

Hospital Municipal Juscelino Kubitschek - Plantão 24 h*

( *O vencimento base será acrescido de Gratificação de Adicional de Plantão - GAP, de até R$ 1 .200,00, mais adicional de insalubridade e adicional noturno).

Nível Superior Completo

Código

Cargo

Carga Horária

Vagas

Vagas Port. necessidades especiais

Vencimento base

Mais gratificação (GAP) de até

Pré-Requisito

503

Médico Anestesiologista

24 h / Sem.

3

-

R$ 483,00

R$ 1.200,00

Curso Superior de Medicina com Especialização na Área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe

504

Médico Cirurgião Geral

24 h / Sem.

8

-

R$ 483,00

R$ 1.200,00

Curso Superior de Medicina com Especialização na Área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe

505

Médico Clínico Geral

24 h / Sem.

45

2

R$ 483,00

R$ 1.200,00

Curso Superior de Medicina com Especialização na Área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe

506

Médico Neonatologista

24 h / Sem.

14

1

R$ 483,00

R$ 1.200,00

Curso Superior de Medicina com Especialização na Área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe

507

Médico Obstetra

24 h / Sem.

6

-

R$ 483,00

R$ 1.200,00

Curso Superior de Medicina com Especialização na Área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe

508

Médico Ortopedista

24 h / Sem.

5

-

R$ 483,00

R$ 1.200,00

Curso Superior de Medicina com Especialização na Área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe

509

Médico Pediatra

24 h / Sem.

19

2

R$ 483,00

R$ 1.200,00

Curso Superior de Medicina com Especialização na Área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe

Sub-total

100

5

-

Hospital Municipal Juscelino Kubitschek - Rotina

(O vencimento base será acrescido de adicional de insalubridade)

Nível Superior Completo

Código

Cargo

Carga Horária

Vagas

Vagas port. necessidades especiais

Vencimento base

Pré-Requisito

510

Farmacêutico

20 h / Sem.

3

1

R$ 483,00

Curso Superior em Farmácia e registro no respectivo Conselho de Classe.

511

Fisioterapeuta

20 h / Sem.

3

-

R$ 483,00

Curso Superior em Fisioterapia e registro no respectivo Conselho de Classe.

512

Médico Clínico Geral

20 h / Sem.

3

-

R$ 483,00

Curso Superior de Medicina com Especialização na Área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.

513

Médico Obstetra

20 h / Sem.

1

-

R$ 483,00

Curso Superior de Medicina com Especialização na Área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.

514

Médico Ortopedista

20 h / Sem.

1

-

R$ 483,00

Curso Superior de Medicina com Especialização na Área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.

515

Médico Pediatra

20 h / Sem.

3

1

R$ 483,00

Curso Superior de Medicina com Especialização na Área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.

516

Odontólogo

20 h / Sem.

3

-

R$ 483,00

Curso Superior em Odontologia e registro no respectivo Conselho de Classe.

Sub-total

17

2

 

Hospital Municipal Juscelino Kubitschek - Ambulatório

(O vencimento base será acrescido de adicional de insalubridade)

Nível Superior completo

Código

Cargo

Carga Horária

Vagas

Vagas Port. necessidades especiais

Vencimento base

Pré-Requisito

517

Endoscopista

20 h / Sem.

2

-

R$ 483,00

Curso Superior de Medicina com Especialização na Área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.

518

Médico Angiologista

20 h / Sem.

1

-

R$ 483,00

Curso Superior de Medicina com Especialização na Área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.

519

Médico Cardiologista

20 h / Sem.

1

-

R$ 483,00

Curso Superior de Medicina com Especialização na Área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.

520

Médico Hematologista

20 h / Sem.

1

-

R$ 483,00

Curso Superior de Medicina com Especialização na Área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe

521

Médico Infectologista

20 h / Sem.

1

-

R$ 483,00

Curso Superior de Medicina com Especialização na Área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.

522

Médico Radiologista

20 h / Sem.

1

-

R$ 483,00

Curso Superior de Medicina com Especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.

523

Médico Ultrassonografista

20 h / Sem.

1

-

R$ 483,00

Curso Superior de Medicina com Especialização na área correspondente e registro no respectivo Conselho de Classe.

Sub-total

8

-

-

Hospital Municipal Juscelino Kubitschek - Apoio

(O vencimento base será acrescido de adicional de insalubridade e de adicional noturno, conforme o turno de trabalho)

Nível Médio completo

Código

Cargo

Carga Horária

Vagas

Vagas Port. necessidades especiais

Vencimento base

Pré-Requisito

524

Eletricista

40h / Sem.

1

-

R$ 380,00

Ensino médio completo com curso de eletricista

525

Técnico em Enfermagem

40h / Sem.

5

-

R$ 380,00

Ensino médio completo com curso técnico na área e registro no COREN.

526

Técnico de Laboratório

40h / Sem.

6

1

R$ 380,00

Ensino médio completo com curso técnico na área

527

Técnico em Radiologia

40h / Sem.

2

-

R$ 380,00

Ensino médio completo com curso técnico na área

Sub-total

14

1

-

Nível Fundamental completo

Código

Cargo

Carga Horária

Vagas

Vagas Port. necessidades especiais

Vencimento base

Pré-Requisito

528

Cozinheiro

40h / Sem.

4

-

R$ 380,00

Ensino fundamental completo

529

Maqueiro

40h / Sem.

3

-

R$ 380,00

Ensino fundamental completo

Sub-total

7

-

-

Vigilância Sanitária

(O vencimento base será acrescido de adicional de insalubridade)

Nível Superior completo

Código

Cargo

Carga Horária

Vagas

Vagas Port. necessidades especiais

Vencimento base

Mais gratificação de até

Pré-Requisito

530

Farmacêutico

20h / Sem.

3

-

R$ 483,00

R$ 1.317,00

Curso Superior em Farmácia e registro no respectivo Conselho de Classe.

531

Sanitarista

20h / Sem.

1

-

R$ 483,00

Curso Superior com especialização na área e registro no conselho.

532

Zootecnista

20h / Sem.

1

-

R$ 483,00

Curso Superior de Zootecnia.

Sub-total

5

-

 

Nível Médio completo

Código

Cargo

Carga Horária

Vagas

Vagas port. necessidades especiais

Vencimento base

Mais gratificação de até

Pré-Requisito

533

Agente de Saúde Pública

40h / Sem.

2

-

R$ 380,00

-

Ensino médio completo.

534

Assistente de Gestão

40h / Sem.

1

-

R$ 380,00

R$ 370,00

Ensino médio com especialização em Administração.

Sub-total

3

-

-

Total Área da SAÚDE

165

9

-

ÁREA DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Secretaria Municipal de Serviços Públicos

(O vencimento base será acrescido de até 30%, de Gratificação de Incentivo à Produtividade - GIP, mais adicional de insalubridade)

Nível Médio completo

Código

Cargo

Carga Horária

Vagas

Vagas Port. necessidades especiais

Vencimento base

Pré-Requisito

601

Eletricista

40h / Sem.

2

-

R$ 380,00

Ensino médio completo e curso de eletricista

602

Mecânico

40h / Sem.

1

-

R$ 380,00

Ensino médio completo com curso de especialização em mecânica

Sub-total

3

-

-

Nível Fundamental completo

Código

Cargo

Carga Horária

Vagas

Vagas Port. necessidades especiais

Vencimento base

Pré-Requisito

603

Auxiliar de Serviços Gerais

40h / Sem.

1

-

R$ 380,00

Ensino fundamental completo

604

Borracheiro

40h / Sem.

2

-

R$ 380,00

Ensino fundamental com experiência
mínima de 2 anos em CTPS.

605

Motorista

40h / Sem.

3

-

R$ 380,00

Ensino fundamental e Carteira de
Habilitação tipo B .

606

Motorista CNH E

40h / Sem.

3

-

R$ 380,00

Ensino fundamental e Carteira de
Habilitação tipo E

607

Pedreiro

40h / Sem.

1

-

R$ 380,00

Ensino fundamental com experiência
mínima de 2 anos em CTPS.

608

Pintor

40h / Sem.

1

-

R$ 380,00

Ensino fundamental com experiência
mínima de 2 anos em CTPS.

609

Soldador

40h / Sem.

1

-

R$ 380,00

Ensino fundamental com experiência
mínima de 2 anos em CTPS.

Sub-total

12

-

-

Total Área de SERVIÇOS PÚBLICOS

15

-

TOTAL GERAL

376

19

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

ÁREA DA EDUCAÇÃO - GRUPOS I e II

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. Emprego dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Noções de Administração

Princípios fundamentais de administração nos setores público e privado. A teoria da burocracia. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Princípios de administração gerencial setor público. Funções do Administrador. Processo administrativo. Processo decisório e resolução de problemas. Conceitos básicos de planejamento e técnicas para tomada de decisão. Conceitos básicos de organização. Funções organizacionais. Motivação. Comunicação. Liderança. Processo de controle. Indicadores de desempenho: eficiência, eficácia e efetividade. Controles financeiros e orçamentários.

3. Conhecimentos Pedagógicos

A natureza do trabalho pedagógico: fundamentação filosófica, política e educacional. Aspectos sociais e filosóficos da educação. O papel social da educação e da escola. A escolarização desigual e suas explicações. A relação escola-cultura. Concepções liberais e progressistas da educação: contribuições e limites. Pedagogia tradicional, nova, tecnicista, libertária e teorias reprodutivistas. Didática e cotidiano escolar. Planejamento e avaliação pedagógica. As contribuições das tendências pedagógicas para a educação. Psicologia genética: estudo do desenvolvimento das estruturas cognitivas da criança e do adolescente e suas implicações prático-pedagógicas. As contribuições de Piaget e Vygotsky à Educação. Pedagogia de Projeto: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Planejamento educacional, de ensino, curricular e projeto pedagógico da escola. Concepções de currículo. Modalidades de Gestão. Avaliação do ensino x aprendizagem. Fracasso escolar. A educação inclusiva. Cotidiano da escola: interdisciplinaridade, conselho de classe e conselho escolar.

4. Legislação Municipal e Específica

Lei Orgânica do Município de Nilópolis: Título I. Dos Princípios Fundamentais: Art. 1 ° ao 3°; Título II. Da Organização Municipal. Capítulo I. Da Organização Político-Administrativa: Art. 4° ao 7°. Capítulo II. Da Divisão Administrativa do Município: Art. 8° ao 12°. Título V. Capítulo II. Da Educação, da Cultura e do Desporto: Art. 1 55 a 169. Capítulo V. Da Família, da Criança, do Adolescente e do Idoso: Art. 1 95 a 1 97. Financiamento da educação brasileira. Sistema educacional brasileiro. O FUNDEF e o FUNDEB. Legislação da Educação Brasileira: Constituição Federal de 88: Art. 205 a 214. Estatuto da Criança e do Adolescente: Art. 53 a 73, 129 a 140. Lei n° 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB: Art. 01 a 34, 37 a 38, 58 a 67.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO

1. Professor Docente - Educação Física

Fundamentos da Educação Física: aspectos neuro-fisiológicos, psicossociais e pedagógicos. Crescimento, desenvolvimento motor e aprendizagem motora. Caracterização do processo de crescimento. Psicologia do desenvolvimento. Fatores que interferem no crescimento. Desenvolvimento e aprendizagem. Fases do desenvolvimento. Aprendizagem motora e cognitiva. Psicomotricidade. Objetivos e conteúdos da Educação Física em função do nível de desenvolvimento da criança e do adolescente. Organização desportiva: torneios, campeonatos, competições, colônia de férias. Educação Física escolar: criança e adolescente; materiais; atividades e jogos esportivo - culturais. Desportos: técnicas fundamentais e regras oficiais. Recreação: conceito e finalidades. Educação para o lazer. Jogo: conceito e valor. Noções de primeiros socorros. Cinesiologia. Fisiologia desportiva. Didática específica da disciplina. Técnicas e instrumentos de medida e avaliação em Educação Física. Organização de competição.

2. Professor Docente - História

O mundo ocidental durante a Idade Média: feudalismo. O Ocidente durante a época moderna: expansão marítima e comercial: mercantilismo e antigo sistema colonial; colonização européia nas Américas; colonização portuguesa e o Brasil colônia. As bases do mundo ocidental contemporâneo: revolução industrial inglesa; capitalismo liberal; processo de independência do Brasil; crise regencial e consolidação monárquica. O mundo ocidental da década de 1 870 à 2° Grande Guerra: hegemonia européia; o socialismo e a crítica ao liberalismo; as guerras mundiais e o fascismo; o Brasil de 1870 a 1945; Revolução de 30; Estado Novo. O mundo contemporâneo no pós 45: hegemonia norte-americana no mundo capitalista; América Latina: dependência e industrialização; populismo e ditadura. Brasil: a redemocratização de 1 945 e o regime populista; industrialização e internacionalização da economia; movimento de 64 e governos militares; Nova República. A globalização e o neoliberalismo. A nova ordem internacional.

3. Professor Docente - Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto: relacionar palavras, expressões ou estruturas oracionais a outras de sentido oposto, análogo ou equivalente. Compreender o sentido de certos termos e expressões à luz de um dado contexto. Aprender ou inferir, em qualquer nível de generalidade pontos de vista, idéias ou sentimentos. Distinguir afirmações acessórias. Compreender inter-relações de idéias. Estruturas e processos gramaticais: a oração e seus constituintes. Os processos sintáticos: coordenação e subordinação. Classificação das orações. Colocação dos termos na frase. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Classificação das orações. Estrutura e formação das palavras. Emprego das classes de palavras. Flexão das palavras. Unidades fonológicas: os fonemas vocálicos. Os fonemas consonantais. A sílaba: padrões silábicos. Encontros consonantais e vocálicos. Fonemas e letras. Pontuação: empregos dos sinais de pontuação. Acentuação gráfica. O ensino da Língua Portuguesa na Escola de 1 ° e 2° graus: alfabetização, objetivos e metodologia. Processo de aquisição da leitura e da escrita. A constituição do leitor/autor. Formação do usuário da língua. Linguagem verbal (oral e escrita) e não-verbal (gestual, musical, plástica, cênica).

4. Professor Docente - Matemática

Sistemas de numeração. Conjuntos numéricos. Operações: múltiplos, divisores. Frações. Números decimais. Medidas: área, perímetros, comprimento, capacidade, volume. Simetria. Função de primeiro e segundo grau. Porcentagens, Possibilidades e estatísticas. Gráfico. Ângulos, Proporcionalidade. Equações e inequações de primeiro e segundo graus. Sistema de Equações. Polígonos. Funções e relações. Trigonometria no triângulo. Semelhança. Congruência. Teoremas: Tales e Pitágoras. Círculos. Noções de probabilidade. Geometria: figuras geométricas planas: quadrado, retângulo, triângulo, círculo; sólidos geométricos: cubo, paralelepípedo, prisma, cilindro, pirâmide, cone; esfera: cálculo de perímetros, áreas e volumes. Tópicos de matemática financeira: Juros Simples: Cálculo do montante e do Principal - Equivalência de capitais a juros simples. Juros Compostos: Cálculo do Montante e do Principal - Equivalência de capitais a juros compostos.Taxa de juros: Taxa de juros efetiva e nominal - Cálculo da taxa efetiva a partir da taxa nominal - taxas equivalentes em períodos quaisquer. Fatoração. Polinômios (operações). Lógica. Jogos e desafios da matemática.

5. Psicólogo Escolar

Psicologia Escolar: problemas de aprendizagem-diagnóstico e aconselhamento psicológico, perspectiva histórica da Educação no Brasil, o enfoque psicanalítico, construtivista e interacionista no desenvolvimento da aprendizagem. A criança e o adolescente: Teorias do desenvolvimento da personalidade, conceitos fundamentais de Freud, Vygotsky e Piaget, Fatores que influenciam na socialização, família, escola, meios de comunicação, grupo social. Orientação vocacional: fatores envolvidos na escolha profissional, orientação e o mercado de trabalho, profissão e o perfil individual. Psicologia Social: comportamento dos indivíduos nos grupos, relação entre a sociedade, grupo, indivíduo e as instituições. Ética profissional. Psicodiagnóstico: na escola e na instituição. Saúde mental: transtornos mentais e de comportamento. Transtornos de aprendizagem: atenção, memória, leitura/escrita, cálculo e linguagem Educação Especial o contexto escolar frente às dificuldades e os distúrbios de aprendizagem diagnóstico e intervenção nos transtornos de aprendizagem o indivíduo portador de necessidades especiais e a integração ao sistema educacional regular. Alfabetização de adultos. Retrospectiva e atualidade sobre o analfabetismo no Brasil. A proposta teórico-metodológica de Paulo Freire para educação de jovens e adultos. Experiências e projetos de alfabetização de adultos. Análise institucional; o cotidiano da escola como instrumento de análise dos mecanismos subjacentes ao sistema educacional: conteúdos manifestos e latentes; observação das relações intra e extra-escolares: método de observação-participante. A compreensão da instituição escolar como espaço de ação coletiva: a questão do grupo operativo, da transversalidade e de identificação dos analisadores.

6. Psicopedagogo

A Psicopedagogia e as pressuposições psicológicas da Educação. Métodos trabalhados na Psicopedagogia. O significado de Educação no nível Psicológico. A Psicologia da Educação e a identificação dos problemas da aprendizagem. O Psicopedagogo e o planejamento Educacional. As teorias psicogenéticas e o diagnóstico psicopedagógico. Educação no mundo contemporâneo: as exigências de um novo perfil de cidadão; tendências atuais da educação; novas demandas para a educação escolar e alternativas de atendimento; quem é o aluno brasileiro: perfil, expectativas; saberes e práticas voltadas para o desenvolvimento de interações sociais, capacidades cognitivas, afetivas, culturais e psicomotoras. Educação escolar e qualidade de ensino - diretrizes e fundamentos legais para a educação básica; a escola como efetivo espaço de aprendizagem e de socialização; proposta educacional e pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos; currículo e avaliação: as dimensões da avaliação institucional e do processo ensino-aprendizagem; a utilização das tecnologias educacionais a serviço da aprendizagem. Ação psicopedagógica - a especificidade da função psicopedagógica a serviço da garantia de educação escolar de qualidade como direito de todos. A aprendizagem e a educação: O aprender - Como? O não aprender - Por quê? As perturbações na aprendizagem. Os problemas de aprendizagem. O alcance da psicopedagogia e a intervenção psicopedagógica específica. Dimensões do processo de aprendizagem. As questões da não aprendizagem. O fracasso escolar e a busca de soluções alternativas. A importância do diagnóstico. A ética na Psicopedagogia. O papel do Psicopedagogo nas relações com toda a comunidade escolar.

7. Professor Docente I - Educação Especial

Conceitos fundamentais em Educação Especial. Educação Especial no contexto da educação brasileira. Educação Inclusiva: direito à diversidade. Estigma e identidade social do deficiente. Ensino do indivíduo especial: métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica. Ações integradoras: salas de recursos, oficina pedagógica. Ação junto às famílias de pessoas portadoras de deficiência, ações integradoras. O comportamento do deficiente. Atividades gerais para os deficientes. A Psicomotricidade. O brinquedo. Nível intelectual e a idade cronológica. Os exames de detecção das deficiências. A Psicologia no auxílio à Educação e compreensão dos deficientes. A sexualidade do deficiente. O Esporte. Terapia Ocupacional. O aparelho auditivo. O arco reflexo. A surdez. Tipos de surdez. As medidas da surdez. A Audiometria. A surdo-mudez. Libras. As alterações psicológicas. As alterações emocionais e sociais. Causas da surdez. Nível intelectual e idade cronológica; A psicologia no auxílio ao deficiente. Os aparelhos de auxílio ao deficiente. Metodologia. A Ludoterapia. A criança deficiente e a família. O desenvolvimento emocional e afetivo. Atividades gerais para os deficientes. O deficiente e o trabalho. Treinamento para o trabalho. Integração no mercado de trabalho. A adaptação. Metodologia Educacional. Didática da classe de Deficiente Visual. O Deficiente visual integrado. Atividades de vida diária. Psicologia Educacional. Psicologia Vocacional. Método de escrita em braile. Recursos didáticos para D.V. Auxílio óticos para visão sub-normal. Orientação e mobilidade para D.V. Anatomia e fisiologia do aparelho visual.

ÁREA DA EDUCAÇÃO - GRUPO III

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. Emprego dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Matemática

Conjuntos: noção intuitiva de conjuntos: sua identificação e representação. Conjuntos finitos e infinitos; relação de pertinência e inclusão. União e interseção de conjuntos. Complemento de um conjunto. Números: sistemas de numeração. Numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Propriedades, múltiplos e divisores. Números primos. Fatoração. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; frações ordinárias e decimais. Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Porcentagem. Propriedades. - Medidas: medida de tempo; sistema brasileiro de metrologia: medidas de comprimento, área, volume e massa; sistema monetário brasileiro.

3. Noções de Administração

Princípios fundamentais de administração nos setores público e privado. A teoria da burocracia. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Princípios de administração gerencial setor público. Funções do Administrador. Processo administrativo. Processo decisório e resolução de problemas. Conceitos básicos de planejamento e técnicas para tomada de decisão. Conceitos básicos de organização. Funções organizacionais. Motivação. Comunicação. Liderança. Processo de controle. Indicadores de desempenho: eficiência, eficácia e efetividade. Controles financeiros e orçamentários.

4. Legislação e História do Município de Nilópolis

Lei Orgânica do Município de Nilópolis: Título I. Dos Princípios Fundamentais: Art. 1 ° ao 3°; Título II. Da Organização Municipal. Capítulo I. Da Organização Político-Administrativa: Art. 4° ao 7°. Capítulo II. Da Divisão Administrativa do Município: Art. 8° ao 12°. Título V. Capítulo II. Da Educação, da Cultura e do Desporto: Art. 1 55 a 169. Capítulo V. Da Família, da Criança, do Adolescente e do Idoso: Art. 195 a 197.

História de Nilópolis: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turístico, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história do Município de Nilópolis.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Inspetor de Alunos

Noções básicas sobre o funcionamento da escola: planejamento, prática docente, atividades de sala de aula. A ação do Inspetor de Alunos: limites e possibilidades. Deveres e obrigação do inspetor de alunos. Disciplina e vigilância dos alunos. Hierarquia na escola. Controle e movimentação do aluno. Orientação aos alunos quanto às normas da Escola. Controle e movimento dos alunos nas imediações da Escola. Colaborar na instrução e divulgação de avisos. Observar e orientar os setores sobre o comportamento dos alunos. Apoio aos professores. Colaboração nas atividades extra - classe. Primeiros socorros aos alunos. Outras tarefas auxiliares. Estatuto da Criança e do Adolescente. Proibição de fumar nas escolas. Telefones de emergência: Pronto Socorro, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Brasil: Regiões, estados e capitais. Noções básicas de informática: Windows, Word, Excel. Redação Oficial. Assuntos atuais sobre o contexto político, financeiro e esportivo no cenário nacional e internacional.

2. Professor Docente I

Financiamento da educação brasileira. Sistema educacional brasileiro. O FUNDEF e o FUNDEB. Legislação da Educação Brasileira: Constituição Federal de 88: Art. 205 a 214. Estatuto da Criança e do Adolescente: Art. 53 a 73, 129 a 140. Lei n° 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB: Art. 01 a 34, 37 a 38, 58 a 67. Educação Infantil: Objetivos gerais da educação infantil. O atendimento em creches e pré-escolas: características gerais. A concepção de criança enquanto sujeito social e histórico. Brincar: o significado da brincadeira na formação da criança. Interação social: diversidade e individualidade. A aprendizagem significativa e os conhecimentos prévios: a resolução de problemas. O profissional da Educação Infantil: características fundamentais. A organização do currículo: orientações didáticas, objetivos e conteúdos. A formação pessoal e social: concepção e aprendizagem. A criança de 04 a 06 anos: orientações didáticas quanto aos conteúdos: nome, imagem, independência e autonomia, respeito à diversidade, identidade de gênero, interação, jogos e brincadeiras, cuidados especiais. O erro construtivo. Avaliação formativa: observação e registro (Consultar o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil). Estudos Sociais e Geografia: As Regiões Brasileiras - Aspectos físico, econômico e humano: Região Norte; Região Nordeste; Região Sudeste; Região Sul; Região Centro-Oeste. História do Brasil. O descobrimento do Brasil: os primeiros habitantes. Brasil Colônia: as primeiras expedições; as capitanias hereditárias; os governos gerais; as entradas e bandeiras; a Inconfidência Mineira. Brasil Império: proclamação da Independência; primeiro reinado; período regencial; segundo reinado; abolição da escravatura. Brasil República. Os Governos Militares. A Nova República. Ciências: O Ar Atmosférico: composição; camadas da atmosfera; pressão atmosférica; direção e velocidade dos ventos; importância do ar e dos ventos. Água: composição; ciclo da água; estados físicos e mudanças de estado; qualidade da água. O Solo: as camadas da terra; o solo e o subsolo; o solo e o plantio; irrigação e drenagem; composição das rochas. Os Animais: classificação; principais características e exemplos dos grandes grupos de invertebrados; principais características e exemplos dos grandes grupos de vertebrado. Os Vegetais: classificação; principais características e exemplos dos grandes grupos de vegetais. O Corpo Humano: a) células: estruturas e funções; b) tecidos: classificação e principais características; c) órgãos e sistemas: locomoção, digestão, respiração, circulação, excreção, reprodução, coordenação nervosa, órgãos dos sentidos. Meio Ambiente: cadeia alimentar, desequilíbrio ecológico.

3. Técnico em Informática

Software Básico: Instalação, configuração e utilização dos sistemas operacionais MS-Windows XP Profissional, MS-Windows 2003 Server e Linux. Aplicativos: conhecimentos na ferramenta Microsoft Office Professional 2003 (Word, Excel, PowerPoint e Access). Hardware: Instalação e configuração de dispositivos de hardware: Conceitos básicos; Funcionamento dos componentes e periféricos: Placa MotherBoard, Memoria RAM, Placa de rede, Fax-Modem, Monitor de Vídeo, Drive de CD-ROM, Dispositivos de armazenamento de dados, Teclado e Mouse. Redes de computadores: LAN e WAN: Topologias; Ethernet, FastEthernet ;Equipamentos de rede: switches e roteadores; Cabeamento estruturado; Noções de Segurança em redes. Internet: Noções de serviços Internet & Intranet: Hipertexto, E-mail, meios de segurança, tecnologias de desenvolvimento. TCP/IP; Serviços e protocolos da Internet. Linguagens de programação: Aspectos gerais das linguagens ASP, PHP, Delphi, Java. Ferramentas de desenvolvimento orientadas a objeto. Unidades de entrada e saída, periféricos, equipamentos em rede, vírus, multimídia. Cuidados com equipamentos e programas. Limpeza do ambiente de trabalho. Segurança de dados: Backup, Antivírus. Redação Oficial. Assuntos atuais sobre o contexto político, financeiro e esportivo no cenário nacional e internacional.

ÁREA DA EDUCAÇÃO - GRUPO III

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL

PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Emprego dos pronomes. Emprego das palavras. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Matemática

Conjuntos: noção intuitiva de conjuntos: sua identificação e representação. Conjuntos finitos e infinitos; relação de pertinência e inclusão. União e interseção de conjuntos. Complemento de um conjunto. Números: sistemas de numeração. Numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Medidas: medida de tempo; sistema brasileiro de metrologia: medidas de comprimento. Sistema monetário brasileiro.

3. Noções de Administração

Princípios fundamentais de administração nos setores público e privado. A burocracia. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Princípios de administração gerencial setor público. Funções do Administrador. Processo decisório e resolução de problemas. Conceitos básicos de planejamento. Conceitos básicos de organização. Funções organizacionais. Motivação. Comunicação. Liderança.

4. Legislação e História do Município de Nilópolis

Lei Orgânica do Município de Nilópolis: Título I. Dos Princípios Fundamentais: Art. 1 ° ao 3°; Título II. Da Organização Municipal. Capítulo I. Da Organização Político-Administrativa: Art. 4° ao 7°. Capítulo II. Da Divisão Administrativa do Município: Art. 8° ao 1 2°. História de Nilópolis: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turístico, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história do Município de Nilópolis.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Auxiliar de Serviços Gerais

Brasil: regiões, estados e capitais. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Assuntos atuais sobre o contexto político, esportivo e social no cenário nacional. Manuseio de produtos de limpeza e ferramentas de trabalho. Noções de controle de material. Noções básicas de atendimento ao público. Prevenção de acidentes. Limpeza e manutenção de móveis e imóveis. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho.

2. Merendeira

Métodos de pré-preparo, preparo e conservação dos alimentos. Higiene pessoal e higiene dos alimentos. Fundamentos nutricionais. Dietética básica. Limpeza de louças, copos, garrafas, talheres e outros utensílios de copa, inclusive eletrodomésticos. Uso de materiais adequados para higiene, limpeza e conservação das dependências da copa e outras questões sobre outras tarefas correlatas, no desempenho da função de Merendeira. Noções de vigilância sanitária e proteção da saúde do consumidor. Localização espacial e localização temporal. Assuntos atuais sobre o contexto político e esportivo no cenário nacional.

ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO - GRUPO IV

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. Emprego dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Matemática

Conjuntos: noção intuitiva de conjuntos: sua identificação e representação. Conjuntos finitos e infinitos; relação de pertinência e inclusão. União e interseção de conjuntos. Complemento de um conjunto. Números: sistemas de numeração. Numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Propriedades, múltiplos e divisores. Números primos. Fatoração. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; frações ordinárias e decimais. Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Porcentagem. Propriedades. - Medidas: medida de tempo; sistema brasileiro de metrologia: medidas de comprimento, área, volume e massa; sistema monetário brasileiro.

3. Noções de Administração

Princípios fundamentais de administração nos setores público e privado. A teoria da burocracia. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Princípios de administração gerencial setor público. Funções do Administrador. Processo administrativo. Processo decisório e resolução de problemas. Conceitos básicos de planejamento e técnicas para tomada de decisão. Conceitos básicos de organização. Funções organizacionais. Motivação. Comunicação. Liderança. Processo de controle. Indicadores de desempenho: eficiência, eficácia e efetividade. Controles financeiros e orçamentários.

4. Legislação e História do Município de Nilópolis

Lei Orgânica do Município de Nilópolis: Título I. Dos Princípios Fundamentais: Art. 1 ° ao 3°; Título II. Da Organização Municipal. Capítulo I. Da Organização Político-Administrativa: Art. 4° ao 7°. Capítulo II. Da Divisão Administrativa do Município: Art. 8° ao 1 2°. Título IV. Da Tributação Municipal, da Receita e Despesa e do Orçamento. CAPÍTULO I. Dos Tributos Municipais: Art. 11 9 a 127. CAPÍTULO II. Da Receita e da Despesa: Art. 1 28 a 1 35. CAPÍTULO III. Do Orçamento: Art. 1 36 a 1 47.História de Nilópolis: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turístico, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história do Município de Nilópolis.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Analista de Recursos Humanos

Administração Pública. As Reformas Administrativas. Formas de Administração Pública. Administração direta e Indireta, Poderes da Administração Pública. Atos Adiministrativos. Atos da Administração: conceito, atributos, elementos, discricionariedade e vinculação , classificação e extinção.O decreto - Lei 200/67 e o 201 /67. Administração de Recursos Humanos: Legislação e rotinas de pagamento de pessoal: contratos de trabalho; admissão; rescisão de contratos de trabalho (regras, verbas rescisórias, etc.); férias; jornada de trabalho (duração, hora-extra, etc.); trabalho noturno e trabalho em regime de turno ininterrupto de revezamento; FGTS. Rotinas, retenções e recolhimentos de natureza trabalhista, previdenciária e tributária. Negociação sindical: Noções básicas. Recrutamento e seleção: Elaboração de perfil (Conhecimento, Habilidade e Atitude); Divulgação e Captação de candidatos; Análise de currículos; Técnicas de entrevista (individual e grupo); Dinâmica de grupo (situacional, cases, jogos); Metodologia DISC (análise de perfil cargos x candidato). Treinamento e desenvolvimento: Desenvolvimento de Plano de Treinamento (Comportamental e Técnico); Avaliação de Treinamento (Avaliação de Reação, Avaliação de Aprendizagem, Mudança de Comportamento, Resultados para o Negócio); Elaboração e Acompanhamento orçamentário em T&D; Indicadores de T&D; Noções básicas de Gestão do conhecimento; Avaliação 360°; Estruturação dos critérios de avaliação (objetivos, metas, competências necessárias ao desempenho do cargo, etc.). Clima organizacional: estruturação do processo de realização de pesquisas de clima organizacional; avaliação dos resultados dos processos; implementação de planos de ação para melhoria do clima; comparação de resultados com o mercado (benchmarking). Gestão do conhecimento: Noções Básicas. Administração de planos de cargos, de remuneração e de benefícios: descrição de cargos; avaliação de cargos pela metodologia de pontos; Plano de Carreira (carreira em "Y" - benefícios); Benefícios Flexíveis (prós e contras).

2. Contador

Orçamento Público: Conceito, Tipos de Orçamento, Princípios Orçamentários. O orçamento na Constituição de 1988: Plano Plurianual, Diretrizes orçamentárias, Orçamento Anual - conceito, vigência, processo legislativo e vedações. O ciclo orçamentário. Classificação legal: Receita orçamentária e Despesa orçamentária. Orçamento Programa: conceito e estrutura programática. Créditos Adicionais: conceito, finalidade, característica, forma de abertura e vigência: suplementares, especiais e extraordinários. Execução orçamentária e financeira: estágios da receita e da despesa, os restos a pagar, as despesas de exercícios anteriores o suprimento de fundos. Controle e Avaliação da Execução Orçamentária: o controle externo, o controle Interno - estrutura, competências e atribuições. Novos conceitos de avaliação com base na Eficiência, na Eficácia, na Economicidade e na Efetividade. Fiscalização Contábil, Financeira e Patrimonial - Art. 70 ao 74, da CF/88. Contabilidade Pública: Conceito, exercício financeiro, regime contábil utilizado. Patrimônio na administração pública: conceito, aspecto qualitativo e aspecto quantitativo, avaliação dos elementos patrimoniais. Sistemas de Escrituração: orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação. Registro de Operações Típicas: Sistemas orçamentário, financeiro e patrimonial. Demonstrativos da Gestão: Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais - Conceito, elaboração, estrutura , interpretação e análise das informações. Relatórios da Lei de responsabilidade Fiscal. Auditoria: Conceitos, modalidades, origens e classificações. Normas de Auditoria: relativas à pessoa, a execução do trabalho e ao parecer do auditor. Papéis de trabalho: conceito, classificação, técnicas de elaboração. Auditoria no Setor Governamental: conceito, finalidade, Tipos e Formas de auditoria. Parecer de Auditoria no setor governamental.

3. Procurador

Direito Constitucional: Constituição: supremacia da Constituição; aplicabilidade e interpretação das normas constitucionais; vigência e eficácia das normas constitucionais; classificação das normas constitucionais; classificação das constituições. Direitos e garantias fundamentais: direitos sociais; direitos políticos; partidos políticos; direitos de nacionalidade; tutela constitucional dos direitos e das liberdades. Organização do Estado brasileiro: União, estados federados, municípios, Distrito Federal e territórios; organização político‐administrativa; repartição de competências. Da Administração Pública: disposições gerais; servidores públicos; dos militares dos estados, do Distrito Federal e dos Territórios. Do Poder Judiciário: disposições gerais; do Supremo Tribunal Federal; dos Tribunais superiores; dos Tribunais e Juízes eleitorais e militares. Das funções essenciais à justiça: do Ministério Público; da Advocacia Pública; da Advocacia e da Defensoria Pública. Dos orçamentos: o orçamento público: elaboração, acompanhamento, fiscalização, créditos adicionais, créditos especiais, créditos extraordinários, créditos ilimitados e suplementares; plano plurianual; projeto de lei orçamentária anual: elaboração, acompanhamento e aprovação; princípios orçamentários; diretrizes orçamentárias; orçamentos anuais. Ordem econômica e financeira: princípios gerais da atividade econômica; tributação e orçamento. Direito Administrativo: Ato administrativo: conceito; requisitos; atributos; classificação; espécies e invalidação; anulação e revogação e prescrição. Controle da administração pública: controle administrativo; controle legislativo; controle judiciário; domínio público; bens públicos: classificação, administração e utilização. Contratos administrativos: conceito; peculiaridades; controle; formalização; execução; inexecução; licitação: princípios, obrigatoriedade, dispensa, exigibilidade, procedimentos, modalidades. Contratos de concessão de serviços públicos. Contratos de gestão. Agentes administrativos: investidura e exercício da função pública. Princípios básicos da administração: responsabilidade civil da administração: evolução doutrinária e reparação do dano; enriquecimento ilícito; uso e abuso de poder; sanções penais e civis; improbidade administrativa. Serviços públicos: conceito; classificação; regulamentação; formas e competência de prestação; concessão e autorização dos serviços públicos. Organização administrativa: administração direta e indireta, centralizada e descentralizada; autarquias; fundações; empresas públicas; sociedades de economia mista. Direito Civil: Lei de Introdução ao Código Civil: pessoas naturais e jurídicas, personalidade, capacidade, direitos de personalidade. Obrigações: modalidades; efeitos; extinção; inadimplemento; transmissão; contratos; obrigações por atos ilícitos; espécies de contratos; responsabilidade civil. Dos bens. Dos fatos e atos jurídicos. Do negócio jurídico. Prescrição e decadência. Direito Processual Civil: Direito Processual: conceito, objeto, divisões. A norma processual civil no tempo e no espaço. Função jurisdicional: caracterização. Jurisdição voluntária. Organização judiciária estadual. Ação: conceito. Condições do seu exercício. Classificações. Processo: noções gerais. Processo e procedimento. Objeto do processo. Mérito. Questão principal, questões preliminares e prejudiciais. A relação jurídica processual: caracteres, requisitos, pressupostos processuais, conteúdo. Poderes, direitos, faculdades, deveres e ônus processuais. Competência: conceito, classificações, critérios de determinação. Prorrogação e prevenção. Incidentes sobre competência. Conflitos de competência e de atribuições. Sujeitos do processo: o Juiz e as partes. Capacidade e legitimação. Representação, assistência, autorização. Substituição processual. Inércia processual: contumácia e revelia. Processo de conhecimento. Etapas. Tutela antecipada. Sentença: conceito, classificações, estrutura, efeitos. Publicação, intimação, correção e integração da sentença. A coisa julgada. Recursos e ações autônomas. Ação popular. Ação civil pública. Mandado de segurança. O processo cautelar. Noções gerais. Medidas cautelares. Os procedimentos especiais de jurisdição contenciosa e de jurisdição voluntária. Direito Tributário: O Estado e o poder de tributar. Direito tributário: conceito e princípios. Tributo: conceito e espécies. Código Tributário Nacional: Impostos; Taxas; Normas gerais de direito tributário. Obrigação tributária: conceito; espécies; fato gerador (hipótese de incidência); sujeitos ativo e passivo; solidariedade; capacidade tributária; domicílio tributário. Crédito tributário: conceito; natureza; lançamento; revisão, suspensão, extinção e exclusão; prescrição e decadência; repetição do indébito. Sistema Tributário Nacional: princípios gerais. Limitações do poder de tributar. Impostos da União. Impostos dos estados e do Distrito Federal. Impostos dos municípios. Repartição das receitas tributárias. Dívida ativa e certidões negativas. Direito do Trabalho: Contrato de Trabalho: sujeitos, caracterização, modalidades; Duração do Trabalho: jornada do trabalho, dos períodos de descanso, do trabalho noturno; Das Férias Anuais; Das Atividades Insalubres e Perigosas; Da Remuneração e do Salário: salário por unidade de tempo, por unidade de obra, e forma mista (tarefa); Parcelas Integrativas do Salário; Gratificação Natalina; Salário Mínimo; Salário Maternidade; Da Alteração Contratual; Da Suspensão e Interrupção do Contrato; Causas de Dissolução do Contrato de Trabalho; Aviso Prévio, Garantia de Emprego; Fundo de Garantia por Tempo de Serviço; Convenção e Acordo Coletivo de Trabalho; Estabilidade Sindical; Greve.

4. Tecnólogo de Informática

1. Fundamentos de computação: Organização e arquitetura de computadores; Componentes de um computador (hardware e software); Sistemas operacionais; Sistemas de entrada, saída e armazenamento; Barramentos de E/S; Sistemas de numeração e codificação; Aritmética computacional; Características dos principais processadores do mercado; Internet: modelo hipermídia de páginas e elos, World Wide Web, padrões da tecnologia Web, intranets. Noções de programação: Conceitos; Construção de algoritmos; Procedimentos e funções; Estrutura de dados; Programação orientada a objetos; Linguagens de programação (Delphi, Visual Basic, Java, ASP, PHP, HTML, XML); Padrões. Desenvolvimento de aplicações e bancos de dados: Princípios de engenharia de software; Ciclo de vida de um software-produto; Ciclo de desenvolvimento de um software­produto; Modelos de desenvolvimento; RUP; Análise e técnicas de levantamento de requisitos; Técnicas e estratégias de validação; Gerência de projetos de TI: estudo de viabilidade técnica e econômica, análise de risco, métricas para estimativas de prazo e custo; pontos por função, casos de uso; Ferramentas de desenvolvimento de software e ferramentas CASE; Linguagens visuais e orientação por eventos; Projeto de interfaces; Análise e projeto orientados a objetos; UML; Arquitetura de aplicações para o ambiente Internet; Modelagem de dados e projeto lógico para ambiente relacional; Modelo entidades/relacionamentos; Álgebra relacional; Modelo relacional; SQL; Arquitetura cliente-servidor e três camadas; Bancos de dados; Arquitetura OLAP; Conceitos de qualidade de software. Comunicação de dados, redes e conectividade: Evolução dos sistemas de computação; Evolução das arquiteturas; Redes de Computadores. Segurança em redes de computadores: 5.1 Vulnerabilidades e ataques a sistemas computacionais; Processos de definição, implantação e gestão de políticas de segurança e auditoria; Criptografia, protocolos criptográficos, sistemas de criptografia e aplicações; Legislação relativa à segurança dos sistemas de informação. Planejamento de sistemas de informação: Conceitos; Métodos de planejamento; Planejamento estratégico de informação; Integração dos elementos das camadas de planejamento; Identificação de necessidades de informação; Arquitetura de sistemas de informação; Plano de informática; Componentes e priorização. Formalização e controle: Organização e métodos; Gerência de projetos e modelo PMI; Técnicas de entrevista; Técnicas de reunião. Software Livre.

ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO - GRUPO IV

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. Emprego dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Matemática

Conjuntos: noção intuitiva de conjuntos: sua identificação e representação. Conjuntos finitos e infinitos; relação de pertinência e inclusão. União e interseção de conjuntos. Complemento de um conjunto. Números: sistemas de numeração. Numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Propriedades, múltiplos e divisores. Números primos. Fatoração. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; frações ordinárias e decimais. Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Porcentagem. Propriedades. - Medidas: medida de tempo; sistema brasileiro de metrologia: medidas de comprimento, área, volume e massa; sistema monetário brasileiro.

3. Noções de Administração

Princípios fundamentais de administração nos setores público e privado. A teoria da burocracia. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Princípios de administração gerencial setor público. Funções do Administrador. Processo administrativo. Processo decisório e resolução de problemas. Conceitos básicos de planejamento e técnicas para tomada de decisão. Conceitos básicos de organização. Funções organizacionais. Motivação. Comunicação. Liderança. Processo de controle. Indicadores de desempenho: eficiência, eficácia e efetividade. Controles financeiros e orçamentários.

4. Legislação e História do Município de Nilópolis

Lei Orgânica do Município de Nilópolis: Título I. Dos Princípios Fundamentais: Art. 1 ° ao 3°; Título II. Da Organização Municipal. Capítulo I. Da Organização Político-Administrativa: Art. 4° ao 7°. Capítulo II. Da Divisão Administrativa do Município: Art. 8° ao 12°. Título IV. Da Tributação Municipal, da Receita e Despesa e do Orçamento. CAPÍTULO I. Dos Tributos Municipais: Art. 119 a 127. CAPÍTULO II. Da Receita e da Despesa: Art. 128 a 1 35. CAPÍTULO III. Do Orçamento: Art. 1 36 a 147.

História de Nilópolis: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turístico, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história do Município de Nilópolis.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Agente Administrativo

Estrutura e funcionamento da administração pública do município: órgãos, competências. Administração de pessoal, de material e de patrimônio. Atos administrativos de uso mais freqüente: circulares, avisos, portarias, ofícios, despachos, ordens de serviço. Procedimentos administrativos. Noções básicas de Informática: definições de Sistema Operacional. Windows XP Profissional: Word 2003, Excel 2003, Power Point 2003. Software, Hardware, arquivo, ícone e programa. Segurança: Ligar e desligar, ambiente, disquetes, cópia de segurança, vírus e antivírus. Internet: Conceitos básicos, Correio eletrônico, WWW, Ferramentas de navegação. Conhecimentos de redação oficial. Noções Básicas de Organização de arquivos e fichários. Documentos Oficiais: tipos de documentos. Correspondência oficial: conceito, classificação. Recepção e expedição de correspondência em geral. Protocolo: conceito, sistema de protocolo. O uso eficiente do telefone, recebimento e transmissão de mensagens telefônicas. Assuntos atuais sobre o contexto político, esportivo e social no cenário nacional e internacional.

2. Fiscal de Posturas

Noções de direito tributário. Obrigação tributária: fato gerador, incidência, alíquota. Contribuinte. Pagamento. Prescrição. Decadência. Anistia. Isenções. Conhecimentos básicos sobre fiscalização: competência para fiscalizar, ações fiscais, diligências, licenciamento, autorização, autos de infração, multas e outras penalidades, recursos. Finanças municipais: receita, rendas municipais e preços públicos. A estrutura tributária municipal: Competência tributária; impostos; taxas; contribuição de melhoria. Poder de Polícia municipal. Código Tributário de Nilópolis. Código de Posturas do Município de Nilópolis.

3. Guarda Municipal

Estrutura e funcionamento da administração pública do município: órgãos, competências. Administração de pessoal, de material e de patrimônio. Bens públicos: conceito, tipos, controle e preservação do patrimônio público municipal. Lei Orgânica do Município. Título III. Capítulo VII. Dos Bens Municipais: Art. 109 a 118. Título V. Capítulo III: Da Política Urbana: Art 180 a 189. Capítulo IV. Do Transporte: Art. 190 a 1 94. Noções de Direito Penal: Do crime - Art 1 3 a 25; Do concurso de pessoas - Art 29 a 31; Dos crimes contra a pessoa - Art 1 21 a 1 54; Dos crimes contra a Administração Pública - Art 312 a 359. Noções de Direito Constitucional: Princípios fundamentais da Constituição da República - Art 1° ao 4° da CF/88; Da Organização Político-Administrativa - Art 18 e 19 da CF/88; Dos Municípios - Art 29 a 31 da CF/88; Da Segurança Pública - Art 144. Noções de Direitos Humanos e Cidadania: Dos Direitos e Garantias Fundamentais - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Art 5° a 1 3 da CF/88; Lei Federal n° 8.069, 1 3/07/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - Título I - Das Disposições Preliminares - Art 1° ao 6°, Título V - Do Conselho Tutelar - Art 1 31 a 1 37, Título VI - Do Acesso à Justiça - Art.1 72 § único. Código Nacional de Trânsito: Normas de Circulação; Infrações e Penalidades; Sinalização de Trânsito: Placas de Regulamentação, marcas viárias, gestos de sinalização. Normas de Direção defensiva e Primeiros Socorros. Assuntos atuais sobre o contexto político e esportivo no cenário nacional e internacional.

4. Inspetor de Tributos

Competência tributária, limitações da competência tributária, Direito Tributário:: legislação tributária, obrigação tributária, crédito tributário, administração tributária. Espécies Tributárias: Imposto, Taxa, Contribuição de Melhoria, Contribuições Parafiscais. Competência Tributária:: União, Estados e Municípios. Princípios de Direito Tributário. Fato Gerador. Sistema Constitucional Tributário. Repartição e Distribuição das Receitas Tributárias. Imunidade Tributária. Sujeito:: Ativo e Passivo da Obrigação Tributária. Responsabilidade Tributária. Extinção do Crédito Tributário. Exclusão do Crédito Tributário - Isenção e Anistia. Lei tributária. Fato gerador. Base de cálculo. Alíquota. Lançamentos - modalidades: por declaração, de ofício e por homologação, revisão, atualização de valores imobiliários, recursos contra lançamentos. Crédito tributário - exigibilidade, extinção, pagamento, decadência, prescrição, exclusão, anistia, cobrança judicial. Imunidade e isenção - isenções: unilaterais, bilaterais, subjetivas e objetivas. Incidência e não incidência. Bi-tributação e 'BIS IN IDEM". Parafiscalidade e extrafiscalidade. Normas gerais de direito financeiro e tributário. Tributos e outras receitas municipais. Impostos privativos - imposto predial urbano (IPTU): zona urbana - incidência, alíquotas, base de cálculo e contribuintes, imposto sobre transmissão 'inter vivos" de imóveis e de direitos reais (ITBI), imposto sobre serviço de qualquer natureza (ISS), fundo de participação dos municípios (FPM) e outros fundos. Tributos municipais: critérios estruturais; princípios constitucionais; da progressividade; isenções tributárias; do processo administrativo. Autonomia e competência tributária do município. Código Tributário do Município de Nilópolis.

5. Técnico em Informática

Software Básico: Instalação, configuração e utilização dos sistemas operacionais MS-Windows XP Profissional, MS-Windows 2003 Server e Linux. Aplicativos: conhecimentos na ferramenta Microsoft Office Professional 2003 (Word, Excel, PowerPoint e Access). Hardware: Instalação e configuração de dispositivos de hardware: Conceitos básicos; Funcionamento dos componentes e periféricos: Placa MotherBoard, Memoria RAM, Placa de rede, Fax-Modem, Monitor de Vídeo, Drive de CD-ROM, Dispositivos de armazenamento de dados, Teclado e Mouse. Redes de computadores: LAN e WAN: Topologias; Ethernet, FastEthernet ;Equipamentos de rede: switches e roteadores; Cabeamento estruturado; Noções de Segurança em redes. Internet: Noções de serviços Internet & Intranet: Hipertexto, E-mail, meios de segurança, tecnologias de desenvolvimento. TCP/IP; Serviços e protocolos da Internet. Linguagens de programação: Aspectos gerais das linguagens ASP, PHP, Delphi, Java. Ferramentas de desenvolvimento orientadas a objeto. Unidades de entrada e saída, periféricos, equipamentos em rede, vírus, multimídia. Cuidados com equipamentos e programas. Limpeza do ambiente de trabalho. Segurança de dados: Backup, Antivírus. Redação Oficial. Assuntos atuais sobre o contexto político, financeiro e esportivo no cenário nacional e internacional.

6. Técnico em Manutenção de Informática

Noções de Microinformática: Hardware e Software. Componentes do microcomputador e seu funcionamento. Sistema operacional Windows XP e Linux. Noções de rede de computadores. Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) numa perspectiva de inclusão social e digital, buscando integrar conteúdos (inter/mult/trans) disciplinares. Utilização de softwares educacionais; conceitos básicos em editoração eletrônica, sistemas operacionais proprietários e de código-fonte aberto; conceitos em navegação na internet, editoração eletrônica e ambientes gráficos. Hardware: computadores do tipo PC; componentes (identificação, instalação, identificação e correção de falhas); tecnologias atuais; manutenção preventiva e corretiva em impressoras laser, jato de tinta e de impacto; instalação de periféricos diversos. Software: instalação e configuração; conceitos básicos de sistemas operacionais Windows XP e Linux; instalação de aplicativos e dispositivos. Ferramentas de segurança (antivírus, antispyware, antispam, firewall, etc). Redes de computadores: tipos de redes; componentes de uma rede de computadores (Switch, roteador, etc..); configuração de interfaces; conhecimento básico sobre serviços; fundamentos de redes locais; conceitos de protocolo (TCP/IP); estruturação física e cabeamento; meios físicos de transmissão de dados.

7. Técnico em Administração

Administração pública: princípios; poderes; organização; controle. Administração direta e indireta. Entidades de administração indireta. Serviços públicos: classificação, princípios, controle. Atos administrativos: atributos, classificação extinção. Contratos administrativos: características, modalidades, convênios, consórcios. Licitação: princípios, modalidades, procedimentos. Áreas de ação administrativa: pessoal, material, patrimônio. Organização e atribuição: protocolo, arquivo, almoxarifado. Processo administrativo: modalidades; princípios. Redação oficial: modalidades, formas de tratamento, normas de utilização. Município: soberania; autonomia política, administrativa e financeira. Tributos municipais. Orçamento municipal: princípios orçamentários, proposta orçamentária; receita, despesa, fiscalização financeira. Bens municipais: classificação dos bens públicos. Uso dos bens municipais. Noções básicas de Informática: definições de Sistema Operacional, Editor de Textos, Banco de Dados, Planilha Eletrônica, Software, Hardware, arquivo, ícone e programa. Conhecimentos de redação oficial. Noções Básicas de Organização de arquivos e fichários. Documentos Oficiais: tipos de documentos. Correspondência oficial: conceito, classificação. Recepção e expedição de correspondência em geral. Protocolo: conceito, sistema de protocolo. O uso eficiente do telefone, recebimento e transmissão de mensagens telefônicas.

8. Técnico em Contabilidade

Orçamento Público: Conceito, Tipos de Orçamento, Princípios Orçamentários. O orçamento na Constituição de 1 988: Plano Plurianual, Diretrizes orçamentárias, Orçamento Anual - conceito, vigência, processo legislativo e vedações. O ciclo orçamentário. Classificação legal: Receita orçamentária e Despesa orçamentária. Execução orçamentária e financeira: estágios da receita e da despesa, os restos a pagar, as despesas de exercícios anteriores o suprimento de fundos. Controle e Avaliação da Execução Orçamentária: o controle externo, o controle Interno - estrutura, competências e atribuições.- Art. 70 ao 74 , da CF/88. Contabilidade Pública: Conceito, exercício financeiro, regime contábil utilizado. Patrimônio na administração pública: conceito, aspecto qualitativo e aspecto quantitativo, avaliação dos elementos patrimoniais. Sistemas de Escrituração: orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação. Registro de Operações Típicas: Sistemas orçamentário, financeiro e patrimonial. Demonstrativos da Gestão: Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais - Conceito, elaboração, estrutura , interpretação das informações. Relatórios da Lei de responsabilidade Fiscal.

ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO - GRUPO IV

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL

PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Emprego dos pronomes. Emprego das palavras. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Matemática

Conjuntos: noção intuitiva de conjuntos: sua identificação e representação. Conjuntos finitos e infinitos; relação de pertinência e inclusão. União e interseção de conjuntos. Complemento de um conjunto. Números: sistemas de numeração. Numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Medidas: medida de tempo; sistema brasileiro de metrologia: medidas de comprimento. Sistema monetário brasileiro.

3. Noções de Administração

Princípios fundamentais de administração nos setores público e privado. A burocracia. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Princípios de administração gerencial setor público. Funções do Administrador. Processo decisório e resolução de problemas. Conceitos básicos de planejamento. Conceitos básicos de organização. Funções organizacionais. Motivação. Comunicação. Liderança.

4. Legislação e História do Município de Nilópolis

Lei Orgânica do Município de Nilópolis: Título I. Dos Princípios Fundamentais: Art. 1 ° ao 3°; Título II. Da Organização Municipal. Capítulo I. Da Organização Político-Administrativa: Art. 4° ao 7°. Capítulo II. Da Divisão Administrativa do Município: Art. 8° ao 1 2°. História de Nilópolis: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turístico, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história do Município de Nilópolis.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Coveiro

Brasil: regiões, estados e capitais. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Assuntos atuais sobre o contexto político, esportivo e social no cenário nacional. Argamassas: preparação da argamassa, assentamento de parede. Construção de parede de canto em ângulo reto com bloco de concreto; conhecimento sobre argamassa de reboco, chapisco. Noções de assentamento de tijolos, vedações utilizando argamassa. Manuseio de produtos de limpeza e ferramentas de trabalho. Noções de controle de material. Noções básicas de atendimento ao público. Prevenção de acidentes. Limpeza e manutenção de móveis e imóveis. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho.

2. Motorista

Brasil: regiões, estados e capitais. Noções básicas de saúde: higiene; alimentação, prevenção de doenças; primeiros socorros. Assuntos atuais sobre o contexto político, esportivo e social no cenário nacional. Legislação de trânsito - Código Nacional de Trânsito: Normas de Circulação; Infrações e Penalidades; Sinalização de Trânsito: Placas de Regulamentação, marcas viárias, gestos de sinalização. Noções básicas de mecânica e automóvel. Normas de Direção defensiva. Noções de direitos humanos e cidadania: Dos Direitos e Garantias Fundamentais - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Art 5° a 1 3 da CF/88.

3. Auxiliar de Serviços Gerais

Brasil: regiões, estados e capitais. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Assuntos atuais sobre o contexto político, esportivo e social no cenário nacional. Manuseio de produtos de limpeza e ferramentas de trabalho. Noções de controle de material. Noções básicas de atendimento ao público. Prevenção de acidentes. Limpeza e manutenção de móveis e imóveis. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho.

ÁREA DA CULTURA - GRUPO V

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. Emprego dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Noções de Administração

Princípios fundamentais de administração nos setores público e privado. A teoria da burocracia. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Princípios de administração gerencial setor público. Funções do Administrador. Processo administrativo. Processo decisório e resolução de problemas. Conceitos básicos de planejamento e técnicas para tomada de decisão. Conceitos básicos de organização. Funções organizacionais. Motivação. Comunicação. Liderança. Processo de controle. Indicadores de desempenho: eficiência, eficácia e efetividade. Controles financeiros e orçamentários.

3. Matemática

Conjuntos: noção intuitiva de conjuntos: sua identificação e representação. Conjuntos finitos e infinitos; relação de pertinência e inclusão. União e interseção de conjuntos. Complemento de um conjunto. Números: sistemas de numeração. Numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Propriedades, múltiplos e divisores. Números primos. Fatoração. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; frações ordinárias e decimais. Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Porcentagem. Propriedades. - Medidas: medida de tempo; sistema brasileiro de metrologia: medidas de comprimento, área, volume e massa; sistema monetário brasileiro.

4. Legislação e História do Município de Nilópolis

Lei Orgânica do Município de Nilópolis: Título I. Dos Princípios Fundamentais: Art. 1 ° ao 3°; Título II. Da Organização Municipal. Capítulo I. Da Organização Político-Administrativa: Art. 4° ao 7°. Capítulo II. Da Divisão Administrativa do Município: Art. 8° ao 12°. Título V. Capítulo II. Da Educação, da cultura e do Desporto: Art. 1 55 a 1 79. Capítulo V. Da Família, da Criança, do Adolescente e do Idoso: Art. 195 a 197.

História de Nilópolis: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turístico, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história do Município de Nilópolis.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Professor de Canto Lírico

Acústica musical e organologia: geração e propriedades do som; série harmônica; propagação do som, velocidade do som; cordas, tubos e lâminas sonoros; classificação dos instrumentos musicais. Teoria da música: compasso: definição, classificação; regras de grafia; articulação e sinais de repetição; intervalos, elementos de harmonia, escalas - modos eclesiásticos; tonalidade; ornamentos, graus tonais e modais; acordes de 3, 4 e 5 sons; cadências; funções tonais e modais; sistema anglo-americano de representação gráfica utilizado na música popular (cifras). Estética, história da música e análise musical: características estéticomusicais dos diferentes períodos da história da música, por meio da análise musical: antiga, medieval, renascentista, do século XVII ao século XX, Contemporânea; fraseologia musical. Música popular e folclórica: correntes da produção musical popular brasileira; cultura popular e contextos sócio-antropológicos que a geraram. Educação musical: escolas e tendências surgidas neste século; atividades musicais na escola de ensino fundamental e ensino médio; fisiologia da voz. Questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de Educação Musical.

2. Professores de: Canto Popular/ Bateria e Percussão / Piano (Acompanhador e Tecladista) / Sopro (Flauta Transversal, Trombone e Saxofone) / Violão Popular / Violão Clássico

Noções de Ritmo: Pulsação. Métrica. Figuras de valor. Formulas rítmicas. Compasso simples. Compasso composto. Sincopa e contratempo. Quiálteras. Ritmo inicial: tético, atético e anacrúsico. Noções de Melodia: Intervalos melódicos. Frase musical. Tema. Motivo. Desenho. Ponto culminante. Terminações melódicas. Prosódia. Melodia Tonal. Melodia Atonal. Noções de Harmonia: Tonalidades maiores e menores. Graus de escala. Intervalos harmônicos. Tríades maiores e menores. Ciclo das quintas. Elementos Gráficos: Pentagrama. Linhas suplementares. Claves (sol, dó e fá). Sinais de dinâmica. Fermata. Ligaduras. Ponto de aumento. Barra de compasso. Sinais de repetição. Terminologia de andamento. Indicação metronômica. Acidentes. Noções de História da Música: Características básicas dos movimentos Estético-musicais situando-os nos seguintes períodos históricos: Medieval, Barroco, Clássico, Romântico, Moderno e Nacionalismo Brasileiro. As tendências atuais da Música Popular Brasileira e as características dos movimentos Bossa Nova e Tropicalismo.Teoria Musical. Teoria básica. Aspectos rítmicos e melódicos. Tonalidade. Formação de Escalas Maiores e Menores. Modos. Construção de Acordes. Tensões Harmônicas. Campo Harmônico. Funções Harmônicas. Percepção Musical. Ditados rítmicos e melódicos. Identificação de Acordes. Identificação de Escalas. Identificação de Intervalos. Identificação de Timbres. Entoação de Intervalos. Leitura Rítmica. Leitura Melódica. Música popular e folclórica: correntes da produção musical popular brasileira; cultura popular e contextos sócio-antropológicos que a geraram. Educação musical: escolas e tendências surgidas neste século; atividades musicais na escola de ensino fundamental e ensino médio; fisiologia da voz. Questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de Educação Musical.

3. Professor de Dança Clássica (Ballet)

Princípios básicos do Ballet Clássico: a técnica de dança; coreografia e repertório; história e apreciação da dança; anatomia e fisiologia; música; expressão corporal; danças populares e folclóricas; terminologia do ballet. Posições dos braços e mãos: posição dos braços segundo a Royal Academy o Dancing, posições dos braços segundo o sistema Vaganova (russo); posições dos braços no sistema Cecchetti; posições dos braços segundo o sistema francês; Grand Plié. As posições do corpo: Devant, Derrière; À la seconde; Croisé; Effacé; Écarté; Posições dos pés e pernas. Posições criadas por Pierre Beauchamps. Battement Tendue. Passos básicos.

ÁREA DA CULTURA - GRUPO V

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. Emprego dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Matemática

Conjuntos: noção intuitiva de conjuntos: sua identificação e representação. Conjuntos finitos e infinitos; relação de pertinência e inclusão. União e interseção de conjuntos. Complemento de um conjunto. Números: sistemas de numeração. Numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Propriedades, múltiplos e divisores. Números primos. Fatoração. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; frações ordinárias e decimais. Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Porcentagem. Propriedades. - Medidas: medida de tempo; sistema brasileiro de metrologia: medidas de comprimento, área, volume e massa; sistema monetário brasileiro.

3. Noções de Administração

Princípios fundamentais de administração nos setores público e privado. A teoria da burocracia. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Princípios de administração gerencial setor público. Funções do Administrador. Processo administrativo. Processo decisório e resolução de problemas. Conceitos básicos de planejamento e técnicas para tomada de decisão. Conceitos básicos de organização. Funções organizacionais. Motivação. Comunicação. Liderança. Processo de controle. Indicadores de desempenho: eficiência, eficácia e efetividade. Controles financeiros e orçamentários.

4. Legislação e História do Município de Nilópolis

Lei Orgânica do Município de Nilópolis: Título I. Dos Princípios Fundamentais: Art. 1 ° ao 3°; Título II. Da Organização Municipal. Capítulo I. Da Organização Político-Administrativa: Art. 4° ao 7°. Capítulo II. Da Divisão Administrativa do Município: Art. 8° ao 12°. Título V. Capítulo II. Da Educação, da cultura e do Desporto: Art. 1 55 a 1 79. Capítulo V. Da Família, da Criança, do Adolescente e do Idoso: Art. 1 95 a 1 97. História de Nilópolis: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turístico, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história do Município de Nilópolis.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Instrutor de Dança de Salão

Ritmo. Dança. Dança de Salão. Dança aos pares. Sentido dos passos pelos cavalheiros ou damas. Compasso da música. Aquecimento articular. Concentração na música e no ritmo. Respiração e freqüência cardíaca durante as aulas de dança. Objetivos da dança. Alongamento e flexibilidade. Expressões de danças brasileiras. Sintonia entre o casal de dançarinos. Relacionamento pessoal e social. Regras para se obter melhores desempenhos na aprendizagem da dança. Música popular e folclórica: correntes da produção musical popular brasileira; cultura popular e contextos sócio-antropológicos que a geraram. Educação musical: escolas e tendências surgidas neste século; atividades musicais na escola de ensino fundamental e ensino médio. Questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de Educação Musical.

2. Instrutor de Teatro

Conhecimentos das técnicas de construção de personagens. Gêneros dramáticos e história dos gêneros dramáticos. Estilos, obras e usos. Técnicas e métodos de expressão corporal, dramática e plástica. Coreografia. Utilização e introdução de novas tecnologias. Conhecimentos de história da arte e do teatro brasileiro. Arte e conhecimento: interdisciplinaridade no currículo escolar. Conteúdos, métodos e procedimentos escolares em artes visuais, artes cênicas e música. O ensino escolar das linguagens artísticas no Brasil e sua história. Educação artística: escolas e tendências surgidas neste século; atividades artísticas na escola de ensino fundamental e ensino médio. Questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de Educação de artes teatrais.

3. Instrutor de Artes

História da Arte em todas as suas linguagens. Fundamentos e Metodologias no Ensino de Arte. Novas tecnologias no campo da Arte e do Ensino. História do Ensino de Arte. Fundamentos estéticos e artísticos da educação escolar. Arte e conhecimento: interdisciplinaridade no currículo escolar. Conteúdos, métodos e procedimentos escolares em artes plásticas, artes visuais, artes cênicas e música. O ensino escolar das linguagens artísticas no Brasil e sua história. As artes visuais, as artes cênicas, a música e sua história no Brasil e no mundo; principais obras e artistas dos estilos da arte: renascentista, barroco, impressionista, expressionista e da arte brasileira. Avaliação em Arte-educação. O Ensino de Arte e seus processos criativos. Artes plásticas: pintura, escultura e arquitetura. O efeito da luz e sombra na composição do Realismo da pintura. A relação da cultura Indígena com a Sociedade Contemporânea.

ÁREA DA SAÚDE - GRUPO VI

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. Emprego dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Legislação e História do Município de Nilópolis

Lei Orgânica do Município de Nilópolis: Título I. Dos Princípios Fundamentais: Art. 1 ° ao 3°; Título II. Da Organização Municipal. Capítulo I. Da Organização Político-Administrativa: Art. 4° ao 7°. Capítulo II. Da Divisão Administrativa do Município: Art. 8° ao 12°. Título V. Capítulo V. Da Família, da Criança, do Adolescente e do Idoso: Art. 195 a 197. Capítulo VI. Da Previdência e Assistência Social: Art. 198 a 200. Capítulo VII. Da Saúde: Art. 201 a 212. História de Nilópolis: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turístico, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história do Município de Nilópolis.

3. Legislação do Sistema Único de Saúde - SUS

Lei n.° 8.080/1 990 e as suas atualizações. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, e dá outras providências. Lei n.° 8.1 42/1 990 e as suas atualizações. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Norma Operacional Básica do SUS - NOB-SUS 01/96; e Norma Operacional de Assistência à Saúde - NOAS - SUS 2002.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO

1. Psicólogo

Histórico da Psicologia. Métodos da Psicologia. O Binômio Saúde/Doença: A Produção Social da Saúde. A Psicossomática nos dias atuais: origem, conceito; evolução/objetivos. A Psicossomática e a formação do Psicólogo. A relação profissional de saúde: usuários do sistema de saúde. A Psicologia nas Instituições de Saúde: Funções, papéis e atividades do Psicólogo. Objetivos e estratégias da prática psicológica. O Psicólogo e a equipe de saúde: A Importância da visão interdisciplinar. A Personalidade. A sensação e a percepção. A Psicanálise. O Gestalt - Terapia. O Behaviorismo. Os testes psicológicos. Etiologia das Deficiências Mentais. Desordens da Personalidade. Deficiências Mentais. Orientação de Pais. Conhecimentos em Psicomotricidade. Psicoterapia de grupo. Desenvolvimento infantil. Psicoterapia Breve. Orientação Familiar. O processo psicodiagnóstico e seus instrumentos de medidas psicológicas. As teorias psicopatológicas contemporâneas. O normal e psicopatológico: principais organizações psicopatológicas, desenvolvimento da personalidade e a sua relação com os fenômenos psicopatológicos. Distúrbios do desenvolvimento: diagnósticos e tratamento. Psicologia do comportamento organizacional: conceitos básicos de dinâmica de grupo, a personalidade e os fenômenos grupais. Procedimentos de análise do trabalho na descrição e sistematização dos comportamentos requeridos no desempenho dos cargos e funções. Acompanhamento e avaliação de desempenho de pessoal. Dados preliminares sobre psicologia evolutiva. O psicólogo no preparo do paciente com vistas as cirurgias mutiladoras. O psicólogo no acompanhamento do paciente terminal. Ética e legislação do exercício profissional.

2. Médico Anestesiologista

Anestesia geral e venosa. Anestesia em paciente pediátrico. Anestesia em obstetrícia. Anestesia Raquidea. Anestesia e analgésica peridural. Relaxantes musculares (curares). Anestesia com Halogenados. Choque. Hipertensão em anestesia - Hipertermia maligna. Intubação traqueal. Parada cardíaca e reanimação. Monitoração e terapia intensiva. Ventilação artificial. Dor. Emergências. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

3. Médico Cirurgião Geral

Politraumatizado: reanimação, avaliação propedêutica, indicação e condutas cirúrgicas nos traumatismos causados por agentes diversos: cervicais, torácicas, abdominais e perineais; Avaliação do risco cirúrgico, Pré e pós-operatório; Resposta endócrina e metabólica ao trauma; Terapêutica hidroeletrolítica e nutricional do paciente cirúrgico. Hemostasia, sangramento cirúrgico e transfusão; Colapso circulatório e choque; Infecções em cirurgia. Trauma; Queimadura; Cicatrização e cuidados com as feridas; Oncologia; Transplante; Anestesia; Complicações pós-operatórias e seqüelas em cirurgia; Monitoramento fisiológico do paciente cirúrgico; Pele, tecido subcutâneo e anexo cutâneos; Tumores da cabeça e do pescoço. Parede torácica, pleura, pulmão e mediastino; Cardiopatias congênitas; Cardiopatias adquiridas; Afecções dos grandes vasos; Doenças arteriais periféricas; Doenças venosas e linfáticas; Hipertensão cirurgicamente tratável; Cirurgia do aparelho digestivo; Câncer gastrintestinal; Acidentes com animais peçonhentos; Profilaxia antitetânica e anti-rábica; Propedêutica cirúrgica e métodos de imagem em cirurgia. Afecções gênito - urinárias em ambos os sexos. Abdome agudo. Hipertensão portal; Hemorragias digestivas. Obstrução Intestinal - Diagnóstico e tratamento. Úlcera péptica perfurada - Diagnóstico e tratamento. Colecistite aguda - Diagnóstico e tratamento. Apendicite aguda - Diagnóstico e tratamento. Diverticulite do sigmóide - Diagnóstico e tratamento. Câncer gástrico - Diagnóstico e tratamento. Câncer do colo - Diagnóstico e tratamento. Hemorragia digestiva alta - Diagnóstico e tratamento. Hemorragia digestiva baixa - Diagnóstico e tratamento. Pancreatite aguda - Diagnóstico e tratamento. Urgências torácicas traumáticas e não traumáticas mais freqüentes - Diagnósticos e Tratamento. Urgências biológicas traumáticas e não traumáticas - diagnóstico e tratamento. Urgência e Emergência. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

4. Médico Clínico Geral

Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças: Cardiovasculares: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, doença reumática, aneurismas da aorta, insuficiência arterial periférica, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque. Pulmonares: insuficiência respiratória aguda, bronquite aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, troboembolismo pulmonar, pneumopatia intestinal, neoplasias. Sistema digestivo: gastrite e úlcera péptica, colicistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular de cólon, tumores de cólon. Renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido base, nefrolitíase, infecções urinárias, metabólicas e do sistema endócrino: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipotiroidísmo, hipertiroidísmo, doenças da hipófise e da adrenal. Hematológicas: anemias hipocrômicas, macrocíticas, anemia aplásica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão. Reumatológicas: osteoartrose, doença reumatóide juvenil, gota, lúpus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doença do colágeno. Neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias. Psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão. Infecciosas e transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de chagas, esquistossomose, leishmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococcias, estafilococcias, doença menigocócica, infecções por anaeróbicos, toxoplasmose, viroses. Dermatológicas: escabiose, pediculose, dermatofitoses, eczema, dermatite de contato, onicomicoses, infecções bacterianas. Imunológicas: doença do soro, edema angioneurótico, urticária, anafilaxia. Ginecológica: doença inflamatória pélvica, câncer ginecológico, leucorréias, câncer de mama, intercorrências no ciclo gravídico. Intoxicações Exógenas: barbitúricos, entorpecentes. Conhecimento da Legislação e normas clínicas que norteiam as transferências inter-hospitalares. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

5. Médico Neonatologista

Aleitamento materno.Características anatomo-fisiológicas do RN. RN de alto risco. Asfixia neonatal. Afecções respiratórias do RN. Toco traumatismo. Infecções perinarineais. Anomalias congênitas. Interecia do RN e colestase neonatal. Infecção urinária. Infecção Respiratória Aguda - IRA - na infância. Doença diarreica na infância.Imunização. Doenças Metabólicas. Pneumonias. Antibioticoterapia. Alergia e Imunologia. Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento. Verminoses. Doenças da Orelha. Cardiopatias Congênitas. Cardiopatias na Infância. Atenção ao Recém Nato na sala de parto. Tuberculose na infância. Infecções do aparelho genito-urinário e nefropatias. Urgência e emergência. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

6. Médico Obstetra

Patologia benigna e maligna da mama. Hemorragia uterina disfuncional. Patologia cervical. Doenças sexualmente transmissíveis. Infertilidade. Neoplasias malignas do ovário. Urgências em ginecologia Endometriose. Moléstia inflamatória pélvica. Hemorragia uterina disfuncional. Síndrome hemorrágica da primeira metade da gestação. Síndrome hemorrágica da segunda metade da gestação. Intercorrências clínicas na gestação. Intercorrências cirúrgicas na gestação. Assistência pré-natal. Assistência clínica ao parto. Prematuridade. Infecções e viroses na gestação. Anatomia. Embriologia. Períodos da evolução genital. E funções dos órgãos genitais. Mecanismo neuroendócrino do ciclo menstrual. Ciclo menstrual e suas alterações. Propedêutica. Tumores do ovário. Urgências e emergências. Placenta Humana. Sistema Amniótico. Modificações gravídicas locais e gerais. Duração de prenhez. Fatores do parto: bacia obstétrica, contração uterina, feto de termo, nomenclatura obstétrica. Propedêutica obstétrica. Assitencia pré-natal. Parto: determinismo, fenômenos maternos, mecânicos, plásticos e assistência. Avaliação da vitalidade e maturidade fetal. Puepério: fisiologia e assistência. Gestação múltipla. Patologias específicas á gestação: hipermese gravídica e DHEG. Patologias inespecíficas à gestação. Anomalias da evolução da gestação: abortamento, prematuridade, gestação prolongada, óbito fetal. Patologias da placenta, do cordão umbilical e das membranas. Patologias do parto, dequitação e puerpério. Aspectos médicos-legais da Clínica Obstétricas. Imunizações em obstetrícia. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

7. Médico Ortopedista

Afecções ortopédicas comuns na infância. Epifisiólise proximal do fêmur. Poliomielite: fase aguda e crônica. Osteomielite aguda e crônica. Pioartrite. Tuberculose óteo-articular. Paralisia obstétrica. Ortopedia em geral; branquialgias, artrite degenerativa da coluna cervical; síndrome do escaleno anterior e costela cervical. Ombro doloroso. Lombociatalgias: artrite degenerativa da coluna lombo-sacra; hérnia de disco; espondilose. Tumores ósseos benignos e malignos. Fraturas e luxações da coluna cervical, dorsal e lombar. Fratura da pélvis. Fratura do acetábulo. Fratura e luxação dos ossos dos pés. Fratura e luxação dos joelhos. Lesões meniscais e ligamentares. Fratura diafisária do fêmur. Fratura tanstrocanteriana. Fratura do colo do fêmur, do ombro; da clavícula e extremidade superior e diáfise do úmero; da extremidade distal do úmero. Luxação do cotovelo e fratura da cabeça do rádio. Fratura diafisária dos ossos do antebraço. Fratura de Colles e Smith. Luxação do carpo. Fratura do escafóide. Traumatologia da mão: fratura metacarpiana e falangeana. Ferimento da mão. Anatomia do sistema muscular; Anatomia dos vasos e nervos; Anatomia cirúrgica: vias de acesso em cirurgia ortopédica e traumatológica. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

8. Médico Pediatra

Saúde da Criança Brasileira. Alimentação. Desnutrição. Desidratação. Anemias. Diarréia Aguda e Crônica. Neonatologia: exames, diagnósticos e cuidados com o Recém Nascido. Crescimento e Desenvolvimento. Problemas Ortopédicos. Doenças Infecciosas. Parasitoses Intestinais. Morbidade e Mortalidade infantil. Aleitamento materno: aspectos nutricionais, imunológicos, psicoafetivos e socioeconômicos. Imunização: vacinas e contra-indicações. Imunopatologia. Diagnósticos de Neoplasias mais freqüentes. Acidentes mais comuns na infância e prevenção. Afecções mais comuns: infectocontagiosas, cirúrgicas, aparelho digestivo, ortopédicas, aparelho respiratório, aparelho cardiocirculatório, aparelho urinário, endocrinológicas, sistema nervoso central, dermatológicas. Ênfase em Saúde Coletiva. Código de Ética Médica. Urgência e Emergência. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

9. Farmacêutico

Fármacos que agem nos SNA e SNC. Fármacos que atuam sobre os outros sistemas orgânicos (Aparelho Respiratório, Aparelho urinário, Aparelho Digestivo, Sistema Cardiovascular). Antimicrobianos ,Antiinflamatórios, Antineoplásicos. Análises Clínicas: Bioquímica, Parasitologia, Bacteriologia ,Hematologia. Microbiologia dos Alimentos. Logística: técnica de abastecimento da farmácia, ponto de requisição, padrão de estocagem, guarda e conserva em almoxarifado; Rotina da dispensa para pacientes de ambulatório e de atendimento das enfermarias; Rotinas dos medicamentos controlados que causam dependência física e psíquica dentro da farmácia hospitalar; Exames laboratoriais de rotina em berçário, equipamentos e equipe técnica necessária; Esterilização por calor úmido e calor seco, conceito e finalidade; Conceito de dose unitária e individualizada; Conceito de distribuição de medicamentos e do papel do farmacêutico; Política de medicamentos. Leis que regem a criação dos CFF e CRF. Atribuições do Farmacêutico. Controle de Infecção Hospitalar. Portaria dos Medicamentos Controlados. Leis dos Genéricos. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

10. Fisioterapeuta

Anatomia do Sistema Neuro-músculo esquelético, cardiovascular; respiratório. Física aplicada à fisioterapia: mecânica, calor, eletricidade, vibrações de ondas, luz, água. Biofísica aplicada à fisioterapia: ação de agentes físicos sobre o organismo; aplicação dos conhecimentos básicos de biofísica em cinesioterapia, termoterapia, eletroterapia, hidroterapia e fitoterapia Fisioplogia aplicada à fisioterapia: Neuro-fisiologia; fisiologia do exercício físico. Cinesteologia aplicada à fisioterapia: princípios gerais da biomecânica; análises dos movimentos articulados. Fisioterapia geral: Eletroterapia, fitoterapia, termoterapia, hidroterapia, medroterapia, cinesioterapia. Recursos e técnica de utilização. Órtese, prótese e aparelhagem de auxílio, primeiros socorros, conceitos, tipos, técnicas de treinamentos. Ações preventivas junto à comunidade; o papel do profissional inserido na equipe de saúde familiar. Importância do agente comunitário de saúde na otimização da consulta médica. As várias formas de massagens; rítmicos conceitos e objetivos. Distúrbios ortopédicos tais como fraturas e afecções articulares. Distúrbios circulatórios e do coração tais como baixa ou alta pressão. Avanços no tratamento da Hérnia de disco lombar. Ações preventivas junto à comunidade. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

11. Odontólogo

Odontologia Social: caracterização e hierarquização de problemas; Políticas de recursos humanos em odontologia; Educação em saúde bucal; Epidemiologia aplicada à odontologia; Níveis de prevenção e de aplicação. Cariologia: Etiologia da doença cárie; Histopatologia da cárie dental; Diagnóstico da doença cárie; Prevenção e controle da doença cárie. Dentística: princípios de preparo cavitário; Materiais protetores do complexo dentino-pulpar; Materiais restauradores diretos. Cirurgia: Cirurgia oral menor; Princípio de cirurgia odontológica e buco-maxilo facial. Procedimentos em anestesia odontológica; Anestesiologia local e controle da dor; Técnicas de anestesia intra oral. Diagnóstico e tratamento das patologias e infecções odontogênicas; Material e instrumental; Emergências médicas e traumatologia em odontologia. Periodontia: anatomia do periodonto; Etiologia da doença periodontal; Prevenção, controle e tratamento da doença periodontal. Farmacologia: medicação e antibioticoterapia sistêmica; Terapêutica de emergência/urgência em odontologia; Terapêutica medicamentosa na rotina de tratamento das principais infecções bucais e estruturas anexas; Sedação. Biossegurança: técnica de lavagem das mãos, uso de barreiras protetoras, descarte de lixo e material pérfuros cortantes, Hepatites virais (A, B e C); Aids na prática odontológica; Esterilização e desinfecção. Patologia e Diagnóstico Oral: procedimentos no diagnóstico oral; Exames clínicos e exames complexos; Semiologia bucal; Semiologia do câncer bucal; Lesões e condições cancerizáveis. Radiologia: técnicas radiográficas intra e extra-orais; Efeitos biológicos dos raios-X; Interpretações radiográficas. Endodontia: traumas dentários, fratura da coroa, fratura da coroa e raiz, luxação, subluxação, avulsão. Odontopediatria: dentição mista; pulpotomia, pulpectomia; Atendimento à crianças especiais; Psicologia aplicada ao atendimento da criança. Paciente Especial: diagnóstico e tratamento de pacientes portadores de necessidades especiais e pacientes de risco. Ética Odontológica. Oclusão: anatomia funcional; Etiologia e identificação dos distúrbios funcionais do sistema mastigatório. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

12. Médico Endoscopista

Código de Ética. Esôfago: corpos estranhos: diagnóstico, tratamento endoscópico, complicações; Estenoses: diagnóstico, tratamento e complicações; Ingestão de substâncias corrosivas: diagnóstico, complicações, tratamento; Megaesôfago: diagnóstico, tratamento endoscópico e complicações; Tumores de esôfago: diagnóstico, tratamento paliativo, próteses; Estômago: ingestão de substâncias corrosivas; Tumores gástricos: diagnóstico; Hemorragia digestiva: diagnóstico e tratamento; Lesões ulceradas gástricas: conduta e tratamento endoscópico; Duodeno: lesões ulceradas: conduta e tratamento endoscópico. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

13. Médico Angiologista

Vasos que integram o aparelho circulatório. Doenças Vasculares: etiologia, diagnóstico, prevenção e tratamento. Doenças de circulação. Varizes. Flebites. Erisipelas. Úlceras varicosas. Escleroterapia. Microvarizes. Angiografia, visualização radiologia, testes de pletismografia, fotopletismografia e Doppler. Arterite primária da aorta; Trombose venosa; Fenômeno de Reynaud; Êmbolos periféricos; Método de Jobst; Aneurisma da aorta abdominal; Fístula arteriovenosa; Síndrome de claudicação intermitente; Embolia pulmonar; Linfedema obstrutivo secundário do homem; Linfangites. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

14. Médico Cardiologista

Anatomia e fisiologia do aparelho cardiovascular. Semiologia do aparelho cardiovascular. Métodos Diagnósticos: eletrocardiografia. Ecocardiografia, medicina nuclear, hemodinâmica, ressonância magnética, radiologia. Cardiopatias congênitas cianóticas e acianóticas: Diagnóstico e tratamento. Hipertensão arterial. Isquemia miocárdica. Doença reumática. Valvulopatias. Miocardiopatias. Insuficiência cardíaca congestiva. Doença de Chagas. Arritmias cardíacas. Marca-passos artificiais. Endocardite infecciosa, doenças do pericárdio e doenças da aorta. Embolia pulmonar - Hipertensão pulmonar - cor pulmonar - infecções pulmonares. Patologias sistêmicas e aparelho cardiovascular. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

15. Médico Hematologista

Código de Ética. Linfomas (Hodgkin e não Hodgkin); Síndromes mieloproliferativas; Aplasia de medula óssea; Distúrbio da coagulação: doenças de Von Wilerbrand, hemofilia A, hemofilia B; Coagulação intravascular disseminada, trombofilia, inibidores da coagulação: Manuseio do paciente neutropênico febril; Síndromes mielodisplásicas; Transplante de medula óssea; Anemias: fisiopatogenia, diagnóstico diferencial e tratamento; Plaquetopenia: etiologia, diagnóstico diferencial e tratamento; Leucopenia e neutropenia: etiologia, diagnóstico diferencial e tratamento. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

16. Médico Infectologista

Febre. Septicemia. Infecções em pacientes granulocitopênicos. Infecções causadas por microorganismos anaeróbicos. Tétano. Meningite por vírus e bactérias. Abscesso cerebral. Sinusites. Difteria. Tuberculose. Pneumonias bacterianas, viróticas e outras. Empiema pleural e derrames pleurais. Actinomicose e Nocardias e Infecções fúngicas. Endocardite, Pericardite Gastroenterocolites infecciosas e Hepatites por vírus. Doenças sexualmente transmissíveis. Controle de infecções hospitalares. Síndrome da Imunodeficiência adquirida. Cólera. Raiva. Malária. Antibióticos e antivirais. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

17. Médico Radiologista

Física das radiações. Noções de física das radiações; definição e produção dos raios X, ampolas de raio X, propriedades gerais ;Efeitos biológicos das radiações ; Técnicas radiológicas ; Formação de imagem radiográfica; controle de qualidade; Proteção radiológica; Fundamentos da tomografia computadorizada e da ressonância magnética; Contrastes radiológicos. Imagenologia do tórax: Doenças pleuro-pulmonares; Massas Torácicas; Tórax nas emergências; Tórax em pediatria; Alterações intersticiais, alveolares e mistas. Imagenologia do aparelho digestivo: Métodos e patologias mais comuns; Abdômen agudo; Estudo contrastado; Aparelho digestivo em pediatria. Aparelho Urinário: Imagenologia do aparelho urinário; Método; Massas renais; Trauma renal; Estudo contrastado; Aparelho urinário em pediatria; Mastóides. Sistema músculo-esquelétrico: Imagenologia das lesões ósteo-musculo articulares; Doenças inflamatórias; Massas tumoriais; Coluna vertebral; Crânio e face (órbita - seios da face). Primeiros socorros; Choque anafilático. Imagenologia do S.N.C; T.C.E. ; A.V.C. ; S.N.C. em pediatria. Mamografia: Técnicas de posicionamento; Tumores benignos; Tumores malignos. Radiologia intervencionista (Noções básicas, Indicações e análises) / Densitometria óssea (Noções básicas, Indicações e análises). Sistema cardiovascular. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

18. Médico Ultrassonografista

Patologias hepáticas. Tumores hepáticos: primário e metastático; Hepatopatias não tumorais (Esquistossomose hepato­esplênica, Cirrose Hepática); Abscessos hepáticos e hematomas. Ultra-sonografia das vias biliares: Anomalias congênitas; Litíase biliar; Colecistite aguda e crônica. Aspecto ultrassonográfico das coleções e abcessos peritonais. Patologias Pancreáticas: Pancreatites, Tumores. Patologias Renais: Trauma renal; Uropatias obstrutivas; Lesões císticas renais; Nefropatias crônicas; Tumores renais. Massas abdominais na infância. Patologias ginecológicas; Doença inflamatória pélvica; Cistos anexiais; Prenhez ectópica. Abordagem ultrassonográfica da bexiga, próstata e vesículas seminais. Ultrassonografia Obstétrica. Patologias mamárias. Patologias articulares. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

19. Médico Sanitarista

Evolução e determinantes do perfil de morbimortalidade da população brasileira nas últimas décadas. Bio-agentes: infectividade, patogenicidade, dose infectante, poder invasivo e imunogenicidade. Doenças infecciosas e o meio ambiente. Mecanismo de transmissão de doenças: conceitos fundamentais. Doenças não transmissíveis - Epidemiologia das doenças não transmissíveis. Estatística Aplicada à Saúde Coletiva. O Atestado de Óbito, Declaração de Nascidos Vivos. Principais indicadores demográficos. Epidemiologia - Definição, Variáveis epidemiológicas, Mensuração da morbimortalidade: indicadores de saúde. Medidas de risco, Epidemias e endemias: conceitos, diagrama de controle, freqüências máxima e mínima esperadas, aspectos diferenciais das epidemias, Vigilância epidemiológica: conceito, atividades, formas de coleta de informação, avaliação de ações, Vigilância epidemiológica das doenças transmissíveis, Níveis de prevenção. Epidemiologia aplicada à administração e ao planejamento dos serviços de saúde: enfoque de risco, diagnóstico sanitário, estabelecimento de prioridades, avaliação de programas e serviços de saúde. Imunização - Fundamentos básicos. Tipos de agentes imunizantes, O Programa Nacional de Imunização, Estratégias de vacinação, Contra-indicações gerais, Reações adversas, Avaliação de eficácia e cobertura vacinal. Planejamento. Programação e Gestão em Saúde - Aspectos históricos do planejamento em saúde no Brasil, Métodos de planejamento e programação em saúde. Parâmetros gerais para cálculo de recursos. Gestão de recursos humanos, Avaliação e controle de sistemas locais de saúde. Ação programática em saúde - Programas de Saúde: da Criança, da Mulher, do Adolescente, do Idoso, de Hipertensão, de Diabetes, de Saúde Bucal, de DST-AIDS, de Tuberculose, de Hanseníase e da Saúde Mental.

20. Zootecnista

Sanidade Animal (bovinos, suínos, aves, caprinos, ovinos e coelhos): Importância do controle sanitário. Desinfetantes: conceito, importância, tipos, funções, normas e técnicas de uso, preparo de soluções. Procedimentos de limpeza das instalações e equipamentos. Principais enfermidades: seus agentes e suas profilaxias. Produção Agroindustrial:Abate: seleção de animais, técnicas, normas, sanidade, métodos e legislação. Tecnologia de produção do leite e derivados: obtenção higiênica do leite e o seu controle de qualidade, métodos e técnicas, processamento, conservação, armazenamento e legislação. Tecnologia de produção da carne e derivados: controle de qualidade, métodos e técnicas, processamento, conservação, armazenamento e legislação. Fundamentos de higiene, limpeza e sanitização na agroindústria. Legislação Federal sobre fiscalização de produtos destinados à alimentação animal. Inspeção industrial e higiênico-sanitária de produtos destinados à alimentação animal. Métodos de análise e amostragem de produtos destinados à alimentação animal. Análises de resíduos e contaminantes, microbiológicas e físico-químicas de produtos destinados à alimentação animal. Nutrição animal de ruminantes, monogástricos, inclusive de animais de companhia. Princípios éticos e legislação do exercício profissional.

ÁREA DA SAÚDE - GRUPO VII

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. Emprego dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Legislação e História do Município de Nilópolis

Lei Orgânica do Município de Nilópolis: Título I. Dos Princípios Fundamentais: Art. 1 ° ao 3°; Título II. Da Organização Municipal. Capítulo I. Da Organização Político-Administrativa: Art. 4° ao 7°. Capítulo II. Da Divisão Administrativa do Município: Art. 8° ao 12°. Título V. Capítulo VII. Da Saúde: Art. 201 a 212.

História de Nilópolis: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turístico, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história do Município de Nilópolis.

3. Legislação do Sistema Único de Saúde - SUS

Lei n.° 8.080/1 990 e as suas atualizações. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, e dá outras providências. Norma Operacional Básica do SUS - NOB-SUS 01/96; e Norma Operacional de Assistência à Saúde - NOAS - SUS 2002.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Eletricista

Noções de Eletricidade: constituição da matéria; condutores; isolantes; carga elétrica; campos de força elétrica; trabalho; potencial elétrico; diferença de potencial; corrente elétrica; resistores; resistência elétrica em resistividade; condutância; condutividade; energia elétrica em resistores; potência elétrica em resistores; associação de resistores. Noções de Magnetismo: indução; força magnética; campo magnético; solenóide e eletroímãs; ímãs permanentes; materiais magnéticos e não-magnéticos. Noções de Eletromagnetismo: força eletromotriz induzida; princípio de funcionamento de um gerador de corrente contínua. Noções de Circuito de C.A. Monofásico e Trifásico: impedância, corrente, tensão; freqüência, potência; energia; fator de potência; conexão estrela; triângulo. Noções de instrumentos elétricos de medidas: Amperímetro; Voltímetro; Wattímetro; Varímetro; Cosfímetro e Frequencímetro. Montagens elétricas, manutenção corretiva em instalação elétrica. Confecção de instalações elétricas em prédios públicos. Equipamentos e materiais: conhecimento e finalidades. Noções de Segurança do trabalho: equipamentos. Causas e prevenção de acidentes do trabalho.

2. Técnico em Enfermagem

Atuação do Técnico no atendimento à satisfação das necessidades básicas do paciente. Assistência da enfermagem no auxílio ao diagnóstico e tratamento: sinais vitais, coleta de material para exames, administração de medicamentos, curativos, sondagens. Atuação do técnico na assistência ventilatória: drenagem postural, nebulização, oxigenoterapia, aspiração de secreções. Assistência de enfermagem ao paciente em parada cardiorespiratória. Métodos de esterilização. Vacinas (dose, validade, via de administração, doenças previsíveis para imunização). Administração de medicamentos: via oral, parenteral e outras vias. Curativos: material utilizado, tipos de ferimentos. Procedimentos, limpeza, assepsia, desinfecção e esterelização: conceitos, importância, produtos utilizados, procedimentos. Assistência à criança: desidratação, desnutrição, verminoses, doenças transmissíveis. Assistência à mulher: gravidez, parto, pós-parto, amamentação, planejamento familiar. Atuação do Técnico nos Programas de Saúde: pré-natal, puericultura, imunização, hipertensão, diabetes, tuberculose, DST/AIDS, adolescentes, prevenção de câncer cérvico-uterino. Atuação do Técnico no trabalho de parto e cuidados com o recém- nascido. Noções de administração. Trabalho em equipe. Princípios teóricos, metodológicos, éticos/legais e administrativos que fundamentam a prática do exercício profissional. COREN. Lei do exercício profissional.

3. Técnico de Laboratório

Biossegurança no Laboratório Clínico. Gerenciamento de Resíduos: Limpeza, Desinfecção, Esterilização e Anti-sepsia. Utilização, Limpeza e Manutenção de Equipamentos no Laboratório. Utilização, Lavagem e Conservação de Vidraria e Instrumentos Utilizados no Laboratório. Composição do Sangue e Demais Fluídos Biológicos. Coleta, Preparo, Conservação, Transporte, Processamento, Descontaminação e Descarte de Material Biológico. Métodos de Exame Parasitológico de Fezes. Confecção, Fixação e Coloração de Lâminas. Preparo, Utilização, Descontaminação e Descarte de Meios de Cultura. Amostras, Reagentes e Técnicas utilizadas em Imuno-hematologia. Amostras, Reagentes e Técnicas utilizadas em Imunologia. Amostras, Reagentes e Técnicas utilizadas em Hematologia. Amostras, Reagentes e Técnicas utilizadas em Microbiologia. Amostras, Reagentes e Técnicas utilizadas em Bioquímica. Controle de Qualidade Interno e Externo. Noções de administração. Trabalho em equipe. Princípios teóricos, metodológicos, éticos/legais e administrativos que fundamentam a prática do exercício profissional.

4. Técnico em Radiologia

Noções básicas sobre as Radiações. Riscos na Radiologia Diagnóstica. Meios de Proteção. Aparelhos de Raios X. Grades, Cones, Colinadores, Écrans, Intensificadores. Câmara Escura. Revelação manual e automática. Componentes da câmara escura. Filmes: Revelador, fixador e componentes. Membro Superior. Mão - Ossos do carpo - quirodáctilos. Mão - Corpo estranho. Idade Óssea - Punho; Cotovelo - Antebraço: Braço: Ombro: - Omoplata: Articulação acrômio Clavicular: Articulação externo clavicular. Membro Inferior. Pé Antepé: Retro-pé: Pododáctilos; Calcâneo; Pés planos; Articulação tíbio társica (ruturas ligamentares); Perna: Joelho; Rótula: Fêmur, Colo do fêmur. Articulação coxo femural; Bacia: Púbis; Articulação sacro ilíaca. Escanograma, Coluna Vertebral; Coluna Cervical; Coluna Torácica; Coluna Lombo-sacra; Cóccix; Escoliose. Crânio: Radiografias Panorâmicas; Radiografias do crânio no politraumatizado; Sela túrcica. Mastóides; Seios da face. Radiografias simples de abdômen e do tórax. Exames contrastados. Noções de Hemodinâmica. Noções de administração. Trabalho em equipe. Princípios teóricos, metodológicos, éticos/legais e administrativos que fundamentam a prática do exercício profissional.

5. Agente de Saúde Pública

Visitas Domiciliares; Entrevistas; Pesquisas; Coleta de dados; Como proceder em casos de conhecimentos de doenças contagiosas; Quem pode freqüentar creches; Cuidados com a Alimentação; Relacionamento familiar; Normas e Diretrizes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde - P.A.C.S.; Normas e Diretrizes do Programa de Saúde da Família - P.S.F.; Diretrizes Operacionais do P.A.C.S.; Atenção domiciliar; Trabalho em Equipe; Organização da demanda e Organização dos métodos e da rotina de trabalho; Educação permanente; Mortalidade e morbidade; Lei 10.507 de 10/07/2002; Meio ambiente; Estrutura Familiar; Planejamento Local de atividades; Tudo sobre Guia Prático do Programa Saúde da Família - Ministério da Saúde - Governo Federal.

6. Assistente de Gestão

Estrutura e funcionamento da administração pública do município: órgãos, competências. Administração de pessoal, de material e de patrimônio. Atas. Ofícios. Memorandos. Cartas. Certidões. Atestados. Declarações. Procuração. Pareceres. Recebimento e remessa de correspondência oficial. Hierarquia. Impostos e taxas. Conhecimentos básicos em Windows, Outlook, Correio Eletrônico, Internet, Word, Excel e PowerPoint. Requerimento. Circulares. Siglas dos Estados da Federação. Formas de tratamento em correspondências oficiais. Tipos de correspondência. Atendimento ao público. Portarias. Editais. Noções de protocolo e arquivo. Índice onomástico. Assiduidade. Disciplina na execução dos trabalhos. Relações humanas no trabalho. Formas de tratamento. Decretos. Organograma. Fluxograma. Harmonograma. Princípios que regem a Administração Pública. Direitos e Deveres do Funcionário Público. O uso eficiente do telefone, recebimento e transmissão de mensagens telefônicas. Assuntos atuais sobre o contexto político, esportivo e social no cenário nacional e internacional.

ÁREA DA SAÚDE - GRUPO VII

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL

PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Emprego dos pronomes. Emprego das palavras. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Legislação e História do Município de Nilópolis

Lei Orgânica do Município de Nilópolis: Título I. Dos Princípios Fundamentais: Art. 1 ° ao 3°; Título II. Da Organização Municipal. Capítulo I. Da Organização Político-Administrativa: Art. 4° ao 7°. Capítulo II. Da Divisão Administrativa do Município: Art. 8° ao 12°. Título V. Capítulo VII. Da Saúde: Art. 201 a 212. História de Nilópolis: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turístico, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história do Município de Nilópolis.

3. Legislação do Sistema Único de Saúde - SUS

Lei n.° 8.080/1 990 e as suas atualizações. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, e dá outras providências.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Cadastrador

Estrutura e funcionamento da administração pública do município: órgãos, competências. Administração de pessoal, de material e de patrimônio. Brasil: regiões, estados e capitais. Noções básicas sobre saúde, higiene; limpeza de ambientes; alimentação; prevenção de doenças; primeiros socorros. Localização espacial e localização temporal. Relacionamento Interpessoal com a equipe e usuários (acolhimento). Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho. Conhecimentos básicos em Windows, Outlook, Correio Eletrônico, Internet, Word, Excel e PowerPoint. Assuntos atuais sobre o contexto político e esportivo no cenário nacional.

2. Cozinheiro

Métodos de pré-preparo, preparo e conservação dos alimentos. Higiene pessoal e higiene dos alimentos. Fundamentos nutricionais. Dietética básica. Limpeza de louças, copos, garrafas, talheres e outros utensílios de copa, inclusive eletrodomésticos. Uso de materiais adequados para higiene, limpeza e conservação das dependências da copa e outras questões sobre outras tarefas correlatas, no desempenho da função de Cozinheiro(a). Noções de vigilância sanitária e proteção da saúde do consumidor. Localização espacial e localização temporal. Assuntos atuais sobre o contexto político e esportivo no cenário nacional.

3. Maqueiro

Brasil: regiões, estados e capitais. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Assuntos atuais sobre o contexto político, esportivo e social no cenário nacional. Relacionamento Interpessoal com a equipe e usuários (acolhimento). Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho. Segurança e conforto no transporte do paciente. Protocolos de transportes do paciente de acordo com os cuidados requeridos pela situação. Ética profissional. Biossegurança e utilização de equipamentos de proteção individual (EPI).

ÁREA DE SERVIÇOS PÚBLICOS - GRUPO VIII

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Ortografia oficial; emprego das letras, emprego das palavras, acentuação gráfica, emprego da crase. Classe das palavras. Flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos. Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. Emprego dos pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Matemática

Conjuntos: noção intuitiva de conjuntos: sua identificação e representação. Conjuntos finitos e infinitos; relação de pertinência e inclusão. União e interseção de conjuntos. Complemento de um conjunto. Números: sistemas de numeração. Numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Propriedades, múltiplos e divisores. Números primos. Fatoração. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; frações ordinárias e decimais. Operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Porcentagem. Propriedades. - Medidas: medida de tempo; sistema brasileiro de metrologia: medidas de comprimento, área, volume e massa; sistema monetário brasileiro.

3. Noções de Administração

Princípios fundamentais de administração nos setores público e privado. A teoria da burocracia. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Princípios de administração gerencial setor público. Funções do Administrador. Processo administrativo. Processo decisório e resolução de problemas. Conceitos básicos de planejamento e técnicas para tomada de decisão. Conceitos básicos de organização. Funções organizacionais. Motivação. Comunicação. Liderança. Processo de controle. Indicadores de desempenho: eficiência, eficácia e efetividade. Controles financeiros e orçamentários.

4. Legislação e História do Município de Nilópolis

Lei Orgânica do Município de Nilópolis: Título I. Dos Princípios Fundamentais: Art. 1 ° ao 3°; Título II. Da Organização Municipal. Capítulo I. Da Organização Político-Administrativa: Art. 4° ao 7°. Capítulo II. Da Divisão Administrativa do Município: Art. 8° ao 1 2°. História de Nilópolis: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turístico, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história do Município de Nilópolis.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Eletricista

Noções de Eletricidade: constituição da matéria; condutores; isolantes; carga elétrica; campos de força elétrica; trabalho; potencial elétrico; diferença de potencial; corrente elétrica; resistores; resistência elétrica em resistividade; condutância; condutividade; energia elétrica em resistores; potência elétrica em resistores; associação de resistores. Noções de Magnetismo: indução; força magnética; campo magnético; solenóide e eletroímãs; ímãs permanentes; materiais magnéticos e não-magnéticos. Noções de Eletromagnetismo: força eletromotriz induzida; princípio de funcionamento de um gerador de corrente contínua. Noções de Circuito de C.A. Monofásico e Trifásico: impedância, corrente, tensão; freqüência, potência; energia; fator de potência; conexão estrela; triângulo. Noções de instrumentos elétricos de medidas: Amperímetro; Voltímetro; Wattímetro; Varímetro; Cosfímetro e Frequencímetro. Montagens elétricas, manutenção corretiva em instalação elétrica. Confecção de instalações elétricas em prédios públicos. Equipamentos e materiais: conhecimento e finalidades. Noções de Segurança do trabalho: equipamentos. Causas e prevenção de acidentes do trabalho.

2. Mecânico

Conhecimentos básicos de mecânica em veículos automotores: classificação; motor de combustão interna; sistemas de alimentação, distribuição e inflamação; sistema completo de carburação simples e dupla. Processo de injeção eletrônica de combustível. Processo de lubrificação de motores. Refrigeração de motores. Sistema de transmissão. Sistema de freio e de direção. Chassi e carroceria. Sistema de suspensão. Órgãos de rodagem. Sistema elétrico de automóveis. Distribuidor: suas funções e panes mais comuns. Alternador: suas funções, tipos de voltagem. Defeitos mais comuns e como consertá-los. Bateria: amperagem, tipos e funções. Velas. Ignição. Platinado. Condensador. Sistema elétrico da refrigeração de autos. Fusíveis: Amperagem, características e funções. Conhecimentos e utilização adequada das ferramentas. Norma de segurança.

ÁREA DE SERVIÇOS PÚBLICOS - GRUPO VIII

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL

PROVA DE CONHECIMENTOS COMUNS A TODOS OS CARGOS

1. Língua Portuguesa

Compreensão de texto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos. Emprego dos pronomes. Emprego das palavras. Divisão silábica. Pontuação. Abreviaturas e siglas. Coletivos. Aumentativos e diminutivos.

2. Matemática

Conjuntos: noção intuitiva de conjuntos: sua identificação e representação. Conjuntos finitos e infinitos; relação de pertinência e inclusão. União e interseção de conjuntos. Complemento de um conjunto. Números: sistemas de numeração. Numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Medidas: medida de tempo; sistema brasileiro de metrologia: medidas de comprimento. Sistema monetário brasileiro.

3. Noções de Administração

Princípios fundamentais de administração nos setores público e privado. A burocracia. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Princípios de administração gerencial setor público. Funções do Administrador. Processo decisório e resolução de problemas. Conceitos básicos de planejamento. Conceitos básicos de organização. Funções organizacionais. Motivação. Comunicação. Liderança.

4. Legislação e História do Município de Nilópolis

Lei Orgânica do Município de Nilópolis: Título I. Dos Princípios Fundamentais: Art. 1 ° ao 3°; Título II. Da Organização Municipal. Capítulo I. Da Organização Político-Administrativa: Art. 4° ao 7°. Capítulo II. Da Divisão Administrativa do Município: Art. 8° ao 1 2°. História de Nilópolis: aspectos sociais, financeiros, políticos, religiosos, ambientais, turístico, esportivos, culturais, geográficos, regionais e legais que caracterizam e formam a história do Município de Nilópolis.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

1. Auxiliar de Serviços Gerais

Brasil: regiões, estados e capitais. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Assuntos atuais sobre o contexto político, esportivo e social no cenário nacional. Manuseio de produtos de limpeza e ferramentas de trabalho. Noções de controle de material. Noções básicas de atendimento ao público. Prevenção de acidentes. Limpeza e manutenção de móveis e imóveis. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho.

2. Borracheiro

Uso e cuidados com ferramentas, máquinas e equipamentos. Técnicas de borracharia, ferramentas suas utilidades e peças; Concertos de rodas, pneus, avanços tecnológicos,rolamentos de rodas, lavagem e lubrificações de do sistema de rodas; Atualização de tecnologia inerente à profissão de borracheiro; Procedimentos para atender socorros, utilização de guinchos; Noções de segurança no trabalho e prevenção de acidentes; Regras de hierarquias no serviço público municipal; regras de comportamento no ambiente de trabalho; regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho.

3. Motorista (CNH Categorias B e E)

Brasil: regiões, estados e capitais. Noções básicas de saúde: higiene; alimentação, prevenção de doenças; primeiros socorros. Assuntos atuais sobre o contexto político, esportivo e social no cenário nacional. Legislação de trânsito - Código Nacional de Trânsito: Normas de Circulação; Infrações e Penalidades; Sinalização de Trânsito: Placas de Regulamentação, marcas viárias, gestos de sinalização. Noções básicas de mecânica e automóvel. Normas de Direção defensiva. Noções de direitos humanos e cidadania: Dos Direitos e Garantias Fundamentais - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Art 5° a 1 3 da CF/88.

4. Pedreiro

Conhecimentos das ferramentas de trabalho. Conhecimentos da Função. Normas de segurança. Conhecimentos do sistema de metragem linear. Cubicagem. Conhecimentos dos materiais. Concretagem. Preparação de massas. Noções de assentamento de tijolos. Conhecimentos sobre construção de parede de canto em ângulo reto de tijolo de 1/2 vez e 1 vez. Ligação de paredes em ângulo reto e em cruz. Conhecimento sobre divisão, tipo de bloco de concreto e argamassas. Preparação da argamassa, assentamento de parede de bloco de concreto. Conhecimento sobre argamassa de reboco, chapisco e pontos de mestras. Brasil: regiões, estados e capitais. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Assuntos atuais sobre o contexto político, esportivo e social no cenário nacional.

5. Pintor

Conhecimentos das ferramentas. Tipos de tintas e bases. Solventes. Normas de segurança. Desintoxicação. Prática da função. Cores Canalizadas (NBR 6493 de Dez/80). Cores de Segurança (ABNT - NB/76 de 1 959). Direitos e deveres dos servidores públicos. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Assuntos atuais sobre o contexto político, esportivo e social no cenário nacional.

6. Soldador

Máquinas e ferramentas. Tipos de soldas utilizadas. Tipos de materiais utilizados. Equipamentos e Normas de segurança. Direitos e deveres dos servidores públicos. Noções básicas de saúde: higiene, alimentação, prevenção de doenças, primeiros socorros. Assuntos atuais sobre o contexto político, esportivo e social no cenário nacional.

ANEXO III

FORMULÁRIO PARA ENTREGA DE PROVA DE TÍTULOS

NOME CANDIDATO (A):
N° INSCRIÇÃO:
CARGO QUE CONCORRE:
ÀREA:CÓDIGO DO CARGO:

COMPROVANTES ENTREGUES

- PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR GRUPO I - ÁREA DE EDUCAÇÃO - Pontuação Máxima: 20 pontos

FAIXA

Título - em área relacionada às atribuições típicas do cargo pretendido

Quantidade documentos recebidos

Recebido por:

Data

Pontos

Conferido por:

Data

1

Doutorado

 

 

 

 

 

 

2

Mestrado

 

 

 

 

 

 

3

Especialização

 

 

 

 

 

 

4

Curso de extensão

 

 

 

 

 

 

5

Tempo de serviço prestado ao magistério

 

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

 

- PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR GRUPO VI - ÁREA DE SAÚDE - Pontuação Máxima: 20 pontos

FAIXA

Título - em área relacionada às atribuições típicas do cargo pretendido

Quantidade documentos recebidos

Recebido por:

Data

Pontos

Conferido por:

Data

1

Tempo de serviço prestado a iniciativa pública.

 

 

 

 

 

 

2

Pós - Graduação com carga-horária de 360h a 600h.

 

 

 

 

 

 

3

Pós-Graduação com duração superior a 600h

 

 

 

 

 

4

Mestrado

 

 

 

 

 

 

5

Doutorado

 

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

 

ANEXO IV

FORMULÁRIO DE RECURSO

NOME CANDIDATO (A):
N° INSCRIÇÃO:
CARGO QUE CONCORRE:
ÀREA:CÓDIGO DO CARGO:

 

TIPO DE RECURSO

( X )

CONTRA O GABARITO OFICIAL DAS PROVAS OBJETIVAS

Prova de : ________________________

Número da Questão: _______________

Gabarito do IESAP: _______________

Resposta do candidato: ______________

Justificativa do candidato: (se necessário , use o verso)
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________.

DATA: ____/____/_______

94092

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231