Prefeitura de Alcantil - PB

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALCANTIL

ESTADO DA PARAÍBA

EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO

CONCURSO PÚBLICO

MANUAL DO CANDIDATO 2010

Notícia:   Prefeitura de Alcantil - PB divulga nova retificação do edital de abertura

O Prefeito Constitucional do Município de Alcantil, Estado da Paraíba, no uso de suas atribuições legais, faz saber a todos quantos o presente Edital virem ou dele tomarem conhecimento que será realizado neste Município, conforme Portaria instituída e tendo em vista o disposto no artigo 37 da Constituição Federal c/c as Leis Municipais, através da Exames & Consultorias Ltda., Concurso Público de provas e de provas e títulos, como também resolve baixar esta Resolução que passa a vigorar como único regulamento deste Concurso Público para o recrutamento e seleção de candidatos aos Cargos de Auxiliar de Serviços Gerais -15 vagas e 5 p/ cadastro de reserva; Motorista - 10 vagas e 4 p/ cadastro de reserva; Operador de Máquinas - 02 vagas e 1 p/ cadastro de reserva; Gari - 06 vagas e 02 p/ cadastro de reserva; Coveiro - 01 vaga; Pedreiro - 01 vaga; Eletricista - 01 vaga; Recepcionista - 06 vagas e 03 p/ cadastro de reserva; Vigilante - 05 vagas e 02 p/ cadastro de reserva; Zelador - 02 vagas e 01 p/ cadastro de reserva; Agente Administrativo - 08 vagas e 04 p/cadastro de reserva; Agente Comunitário de Saúde - 02 vagas e 01 p/ cadastro de reserva; Técnico de Vigilância Ambiental - 02 vagas; Técnico de Vigilância Epidemiológica - 02 vagas; Técnico de Vigilância Sanitária - 02 vagas; Auxiliar de Consultório Odontológico/PSF - 02 vagas; Técnico de Manutenção - 02 vaga e 01 p/ cadastro de reserva; Fiscal de Obras - 01 vaga; Fiscal de Tributos - 01 vaga; Técnico de Enfermagem/PSF - 02 vagas; Técnico de Laboratório - 01 vaga; Técnico de Farmácia - 02 vagas; Técnico Agrícola - 01 vaga; Professor de História - 02 vagas; Professor de Geografia - 02 vagas; Professor de Português - 02 vagas; Professor de Matemática - 02 vagas; Professor de Inglês - 02 vagas e 01 p/ cadastro de reserva; Professor de Educação Física - 01 vaga; Professor de Biologia - 01 vaga; Professor de Pedagogia - 01 vaga; Assistente Social - 01 vaga; Fisioterapeuta - 01 vaga; Bioquímico - 01 vaga; Nutricionista - 01 vaga; Enfermeiro do PSF - 02 vagas; Odontólogo do PSF - 02 vagas; Médico do PSF - 02 vagas; Médico Cardiologista - 01 vaga; Médico Pediatra - 01 vaga; Médico Ginecologista e Obstetra - 01 vaga; Médico Cirurgião Geral - 01 vaga; Supervisor Educacional - 04 vagas e 02 p/ cadastro de reserva; Orientador Educacional - 01 vaga. O presente Processo Seletivo Externo será realizado sob a responsabilidade técnica e operacional da Exames & Consultoria Ltda., conforme o processo licitatório e Contrato Estabelecido.

O Edital nº001/2010 será afixado no quadro de avisos do rol da Prefeitura Municipal a partir da data de publicação deste Aviso, assim como será entregue aos candidatos inscritos quando da efetivação sua inscrição no mencionado concurso público. As inscrições ao Concurso Público ocorrerão no período de 20 de setembro a 15 de outubro de 2010, de segunda a sexta feira. (nos dias úteis). Horário: das 8h às 12h e das 14hh às 17h. Local: Prefeitura Municipal, Avenida São José, s/n. Centro. Alcantil/PB ou pela Internet. O cartão de inscrição será entregue ao candidato no período de 01 a 05 de novembro de 2010, no mesmo local e horário em que se efetuaram as inscrições. A prova será realizada na data provável de 28 de novembro de 2010 em horários e locais a serem comunicados aos candidatos inscritos por meio do cartão de inscrição definitivo, que lhes será entregue na data supracitada e também através de Portaria publicada no quadro de avisos do rol da Prefeitura Municipal e no site da organizadora: www.examesconsultoria.com.

CAPÍTULO I - DOS CARGOS E REQUISITOS

1. O concurso público destina-se ao provimento de vagas no Quadro da Prefeitura Municipal de Alcantil, sob o Regime Jurídico de Trabalho do Servidor Estatutário e tem a relação dos cargos adiante discriminados.

2. A distribuição de quantidade por categorias funcionais e os requisitos mínimos obedecem às seguintes especificações:

CARGO

AMPLA CONCORRÊNCIA

CADASTRO DE RESERVA

REQUISITOS EXIGIDOS

REMUNERAÇÃO

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

15

05

Alfabetizado

510,00

MOTORISTA

10

04

Possuir ensino fundamental completo e carteira de CNH tipo B

510,00

OPERADOR DE MÁQUINAS

02

01

Possuir ensino fundamental completo e carteira de CNH tipo D

800,00

GARI

06

02

Alfabetizado

510,00

COVEIRO

01

-

Alfabetizado

510,00

PEDREIRO

01

-

Alfabetizado

510,00

ELETRICISTA

01

-

Possuir 1ª Fase do ensino fundamental incompleto

510,00

RECEPCIONISTA

06

03

Ensino médio completo

510,00

VIGILANTE

05

02

Alfabetizado

510,00

ZELADOR

02

01

Alfabetizado

510,00

AGENTE ADMINISTRATIVO

08

04

Ensino médio completo

510,00

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

02 (distribuído conforme anexo II)

01 (distribuído conforme anexo II)

Possuir o Ensino Fundamental e a Formação específica representada por Curso Introdutório de formação inicial e continuada, Residir na localidade (comunidade) que atuará como agente e comprovar atividade comunitária ou coletiva na opção de localidade

510,00 + Gratificação

TÉCNICO DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL

02

-

Ensino médio completo

510,00

TÉCNICO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

02

-

Ensino médio completo

510,00

TÉCNICO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

02

 

Ensino médio completo

510,00

AUXILIAR DE CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO / PSF

02

-

Possuir Ensino Médio, Curso Específico

510,00 + Gratificação

TÉCNICO DE MANUTENÇÃO

02

01

Ensino Médio completo

510,00

FISCAL DE OBRAS

01

-

Ensino médio completo

510,00

FISCAL DE TRIBUTOS

01

-

Ensino médio completo

510,00

TÉCNICO DE ENFERMAGEM - PSF

02

-

Possuir Ensino Médio, Curso Específico e inscrição no conselho profissional

510,00+ Gratificação

TÉCNICO DE LABORATÓRIO

01

-

Ensino médio completo e curso específico

510,00

TÉCNICO DE FARMÁCIA

02

-

Possuir Ensino Médio, Curso Específico

510,00

TÉCNICO AGRÍCOLA

01

-

Possuir Ensino Médio, Curso Específico

1.000,00

PROFESSOR DE HISTÓRIA

02

-

Possuir a habilitação específica obtida em curso superior de Licenciatura Plena em História

817,37

PROFESSOR DE GEOGRAFIA

02

-

Possuir a habilitação específica obtida em curso superior de Licenciatura Plena em Geografia

817,37

PROFESSOR DE PORTUGUÊS

02

-

Possuir a habilitação específica obtida em curso superior de Licenciatura Plena em Língua Portuguesa

817,37

PROFESSOR DE MATEMÁTICA

02

-

Possuir a habilitação específica obtida em curso superior de Licenciatura Plena em Matemática

817,37

PROFESSOR DE INGLÊS

02

01

Possuir a habilitação específica obtida em curso superior de Licenciatura Plena em Inglês

817,37

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

01

-

Possuir a habilitação específica obtida em curso superior de Licenciatura Plena em Educação Física

817,37

PROFESSOR DE BIOLOGIA

01

-

Possuir a habilitação específica obtida em curso superior de Licenciatura Plena em Biologia

817,37

PROFESSOR EM PEDAGOGIA

01

-

Licenciatura em Pedagogia

817,37

ASSISTENTE SOCIAL

01

-

Curso Superior em Assistente Social e registro no conselho Profissional

1.200,00

FISIOTERAPEUTA

01

-

Curso Superior em Fisioterapia e registro no conselho Profissional

1.200,00

BIOQUÍMICO

01

-

Curso Superior em Bioquímica ou Biomedicina e registro no conselho Profissional

1.200,00

NUTRICIONISTA

01

-

Curso Superior em Nutrição e registro no conselho Profissional

700,00

ENFERMEIRO/PSF

02

-

Curso Superior em Enfermagem e registro no conselho Profissional

700,00 + Grat. do PSF

ODONTÓLOGO/PSF

02

-

Curso Superior em Odontologia e registro no conselho Profissional

700,00 + Grat. do PSF

MÉDICO/PSF

02

-

Curso Superior em Medicina e registro no conselho Profissional

3.000,00 + Grat. do PSF

MÉDICO CARDIOLOGISTA

01

-

Curso Superior em Medicina com especialização na área e registro no conselho Profissional

2.000,00

MÉDICO PEDIATRA

01

-

Curso Superior em Medicina com especialização na área e registro no conselho Profissional

3.000,00

MÉDICO GINECOLOGISTA E OBSTETRA

01

-

Curso Superior em Medicina com especialização na área e registro no conselho Profissional

3.000,00

MÉDICO CIRURGIÃO GERAL

01

-

Curso Superior em Medicina especialização na área e registro no conselho Profissional

3.000,00

SUPERVISOR EDUCACIONAL

04

02

Possuir Curso Superior em Pedagogia com especialização ou habilitação em Supervisão Escolar

817,37

ORIENTADOR EDUCACIONAL

01

-

Possuir Curso Superior em Pedagogia com especialização ou habilitação em Orientação Educacional

817,37

3. As vagas aos cargos previstos no quadro do item anterior serão distribuídas e oferecidas para Área Urbana e Área Rural. São consideradas da Área Urbana as repartições públicas, autarquias, escolas e outros órgãos da Prefeitura localizados em toda a Cidade de Alcantil, E são consideradas para a Área Rural as localidades fora do perímetro urbano.

4. A comprovação dos requisitos mínimos para investidura no cargo será exigida no ato da posse do candidato.

5. As atribuições dos cargos supracitados obedecem às determinações constitucionais e conforme as Leis Ordinárias vigentes.

5.1. A jornada de trabalho dos servidores públicos municipais é de 40 (quarenta) horas semanais, para os cargos de Auxiliar de Serviços; Motorista; Operador de Máquinas; Gari; Coveiro; Pedreiro; Eletricista; Recepcionista; Vigilante; Zelador; Agente Administrativo; Agente Comunitário de Saúde; Técnico de Vigilância Ambiental; Técnico de Vigilância Epidemiológica; Técnico de Vigilância Sanitária; Auxiliar de Consultório Odontológico/PSF; Técnico de Manutenção; Fiscal de Obras; Fiscal de Tributos; Técnico de Enfermagem/PSF; Técnico de Laboratório; Técnico de Farmácia; Técnico Agrícola, Assistente Social; Enfermeiro; Bioquímico; Nutricionista; Enfermeiro do PSF; Odontólogo do PSF; Médico do PSF, Supervisor Educacional; Orientador Educacional e de 25 (vinte e cinco) horas semanais, para os cargos de Professor de História; Professor de Geografia; Professor de Português; Professor de Matemática; Professor de Inglês; Professor de Educação Física; Professor de Biologia; Professor de Pedagogia e de 20 (vinte) horas semanais, para os cargos de Médico Cardiologista; Médico Pediatra; Médico Ginecologista e Obstetra; Médico Cirurgião Geral e de 30 (trinta) horas para o cargo de Fisioterapeuta.

CAPÍTULO II - DAS INSCRIÇÕES AO CONCURSO PÚBLICO

1. As inscrições poderão ser realizadas sob a forma presencial, conforme item 2 ou através da internet seguindo o item 3.

1.1 Cada candidato poderá inscrever-se para apenas um dos cargos previsto no Concurso.

2. As inscrições: 20 de setembro a 15 de outubro de 2010 de segunda a sexta feira.
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Local: Prefeitura Municipal, s/n, Av. São José, Centro, Alcantil/PB

3. Inscrições via internet:

3.1. Pode ser realizada a inscrição para o Concurso Público via internet, no endereço eletrônico www.examesconsultoria.com, solicitado no mesmo período de inscrições fixado pelo item 2 deste edital.

3.2. DO PROCEDIMENTO PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO VIA INTERNET

3.2.1 O candidato que desejar realizar sua inscrição via Internet poderá acessar o endereço eletrônico www.examesconsultoria.com e após o preenchimento da ficha de inscrição efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário disponível também no site, podendo efetuar o pagamento qualquer agência do Banco do conveniado.

3.2.2 As inscrições efetuadas via internet somente serão aceitas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição, que será feita através do contrato com o Banco conveniado.

3.2.3 O comprovante de inscrição do candidato inscrito via internet estará disponível no endereço eletrônico www.examesconsultoria.com, no mesmo período determinado no edital para a entrega dos cartões, ou seja, de 1 a 5 de novembro do corrente ano, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento. A confirmação da inscrição só se dará mediante impressão deste comprovante de inscrição que deverá ser apresentado no dia da prova.

3.2.4 O candidato inscrito via internet não deverá enviar cópia de documento de identidade, sendo de sua exclusiva responsabilidade a informação dos dados cadastrais no ato de inscrição, sob as penas da lei.

3.2.5 Informações complementares acerca das inscrições via internet estarão disponíveis no endereço eletrônico www.examesconsultoria.com

3.2.6 A Exames & Consultoria Ltda. não se responsabiliza por solicitação de inscrição via internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3.2.7 Os candidatos que optarem por essa forma de inscrição estão cientes do conhecimento e aceitação das normas do edital do concurso e automaticamente se declaram ter as condições e os documentos exigidos pelo edital.

CARGOS

VALOR DAS INSCRIÇÕES EM R$

AUXILIAR DE SERVIÇOS

30,00

MOTORISTA

35,00

OPERADOR DE MÁQUINAS

35,00

GARI

30,00

COVEIRO

30,00

PEDREIRO

30,00

ELETRICISTA

30,00

RECEPCIONISTA

30,00

VIGILANTE

30,00

ZELADOR

30,00

AGENTE ADMINISTRATIVO

35,00

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

35,00

TÉCNICO DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL

35,00

TÉCNICO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

35,00

TÉCNICO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

35,00

AUXILIAR DE CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO / PSF

35,00

TÉCNICO DE MANUTENÇÃO

35,00

FISCAL DE OBRAS

35,00

FISCAL DE TRIBUTOS

35,00

TÉCNICO DE ENFERMAGEM - PSF

35,00

TÉCNICO DE LABORATÓRIO

35,00

TÉCNICO DE FARMÁCIA

35,00

TÉCNICO AGRÍCOLA

35,00

PROFESSOR DE HISTÓRIA

60,00

PROFESSOR DE GEOGRAFIA

60,00

PROFESSOR DE PORTUGUÊS

60,00

PROFESSOR DE MATEMÁTICA

60,00

PROFESSOR DE INGLÊS

60,00

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

60,00

PROFESSOR DE BIOLOGIA

60,00

PROFESSOR EM PEDAGOGIA

60,00

ASSISTENTE SOCIAL

60,00

FISIOTERAPEUTA

60,00

BIOQUÍMICO

60,00

NUTRICIONISTA

60,00

ENFERMEIRO/PSF

60,00

ODONTÓLOGO/PSF

60,00

MÉDICO/PSF

60,00

MÉDICO CARDIOLOGISTA

60,00

MÉDICO PEDIATRA

60,00

MÉDICO GINECOLOGISTA E OBSTETRA

60,00

MÉDICO CIRURGIÃO GERAL

60,00

SUPERVISOR EDUCACIONAL

60,00

ORIENTADOR EDUCACIONAL

60,00

4.1. Para todos os cargos os requisitos mínimos e idade mínima de 18 anos serão comprovados e exigidos na data da posse.

4.2. Os candidatos não poderão pertencer aos quadros da empresa Exames & Consultorias Ltda., responsável pela organização do presente Concurso.

4.3. O cartão de inscrição será entregue ao candidato no período de 1 a 5 de novembro de 2010 (exceto os dias feriados) no mesmo horário e local que se efetuaram as inscrições ou pela internet.

5. É assegurado o direito de inscrição às pessoas portadoras de deficiência, no presente concurso, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, submetendo-se, quando convocadas, a exame oficial, a qual terá decisão terminativa sobre o exercício do cargo.

5.1. Serão reservadas vagas aos deficientes físicos, na proporção de 5% (cinco por cento), a serem oferecidas em obediência à Legislação vigente. Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas, estas serão preenchidas pelos demais candidatos com estreita observância à ordem de classificação. Obedecendo ao seguinte quadro das vagas disponíveis:

CARGOS

N° de vagas para deficientes

AUXILIAR DE SERVIÇOS

1

MOTORISTA

1

OPERADOR DE MÁQUINAS

-

GARI

1

COVEIRO

-

PEDREIRO

-

ELETRICISTA

-

RECEPCIONISTA

1

VIGILANTE

1

ZELADOR

-

AGENTE ADMINISTRATIVO

1

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

-

TÉCNICO DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL

-

TÉCNICO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

-

TÉCNICO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

 

AUXILIAR DE CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO / PSF

-

TÉCNICO DE MANUTENÇÃO

-

FISCAL DE OBRAS

-

FISCAL DE TRIBUTOS

-

TÉCNICO DE ENFERMAGEM - PSF

-

TÉCNICO DE LABORATÓRIO

-

TÉCNICO DE FARMÁCIA

-

TÉCNICO AGRÍCOLA

-

PROFESSOR DE HISTÓRIA

-

PROFESSOR DE GEOGRAFIA

-

PROFESSOR DE PORTUGUÊS

-

PROFESSOR DE MATEMÁTICA

-

PROFESSOR DE INGLÊS

-

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

-

PROFESSOR DE BIOLOGIA

-

PROFESSOR EM PEDAGOGIA

-

ASSISTENTE SOCIAL

-

FISIOTERAPEUTA

-

BIOQUÍMICO

-

NUTRICIONISTA

-

ENFERMEIRO/PSF

-

ODONTÓLOGO/PSF

-

MÉDICO/PSF

-

MÉDICO CARDIOLOGISTA

-

MÉDICO PEDIATRA

-

MÉDICO GINECOLOGISTA E OBSTETRA

-

MÉDICO CIRURGIÃO GERAL

-

SUPERVISOR EDUCACIONAL

1

ORIENTADOR EDUCACIONAL

-

5.2. O portador de deficiência deve requerê-lo por escrito, especificando o teor da deficiência e o cargo para cuja vaga se inscreveu, juntando documento médico que comprove ser portador de deficiência.

5.3. O candidato cego ou amblíope deverá solicitar, por escrito, até o término das inscrições a confecção de prova em Braile ou Ampliada, especificando o teor da deficiência, sob pena de não ter sua prova preparada e impossibilitando de realizá-la.

5.4. Será eliminado da lista dos deficientes o candidato cuja deficiência assinalada no requerimento de inscrição não se constate, no ato de posse, devendo o mesmo constar apenas da lista de classificação geral.

5.5. Logo após a investidura do candidato classificado, a deficiência não poderá ser arguida para justificar o pedido de aposentadoria.

CAPÍTULO III - DAS PROVAS E DA DATA DE REALIZAÇÃO

1. O Concurso Público constará de prova escrita, em forma objetiva, de múltipla escolha com 5 (cinco) alternativas.

1.1. Para os cargos de Auxiliar de Serviços, Gari, Coveiro, Vigilante, Zelador, Pedreiro a prova escrita constará de 30 questões objetivas, valendo 100 (cem) pontos versando sobre as seguintes matérias: português, valendo 40 (quarenta) pontos; matemática e conhecimentos gerais, valendo 30 (trinta) pontos respectivamente, totalizando 100 (cem) pontos,

1.2. Para o cargo de Agente Administrativo, Recepcionista, Técnico de Manutenção a prova escrita constará de 30 questões objetivas, valendo 100 (cem) pontos, versando sobre as seguintes matérias: português, valendo 40 (quarenta) pontos; matemática e conhecimentos gerais, valendo 30 (trinta) pontos cada, totalizando 100 (cem) pontos.

1.3. Para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Vigilância Ambiental, Técnico de Vigilância Epidemiológica,Técnico de Vigilância Sanitária; Auxiliar de Consultório Dentário do PSF, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Técnico de Enfermagem do PSF, Técnico de Laboratório, Técnico de Farmácia, Técnico Agrícola a prova escrita constará de 10 (dez) questões objetivas, versando sobre matéria de português, valendo 30 (trinta) pontos e 20 (vinte) questões objetivas versando sobre a matéria específica, valendo 70 (setenta) pontos.

1.4. Para os cargos de Motorista, Operador de Máquinas e Eletricista, a prova escrita constará de 30 (trinta) questões objetivas, versando sobre a matéria de português de nível de da 1ª fase do Ensino Fundamental com 10 (dez) questões valendo 30 (trinta) pontos e 20 (vinte) questões objetivas versando sobre a matéria específica, valendo 70 (setenta) pontos.

1.4.1. Para os cargos de Motorista, Operador de Máquinas, somente os aprovados serão submetidos à prova prática que constará de avaliação de caráter eliminatório, na quantidade de três (3) vezes mais das vagas oferecidas, que determinará ser o candidato apto ou não apto para o exercício do cargo pretendido, a ser realizada após o resultado da primeira, e a informação do local da prova será divulgada 08 dias antes da data de sua aplicação.

1.5. Para os Cargos de Nível Superior de Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Bioquímico, Nutricionista, Enfermeiro do PSF, Odontólogo do PSF, Médico do PSF, Médico Cardiologista, Médico Pediatra, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Cirurgião a prova escrita constará de 40 (quarenta) questões objetivas, sendo 25 (vinte e cinco) questões objetivas versando sobre a matéria específica, valendo 70 (setenta) pontos e 15 (quinze) questões objetivas, versando sobre matéria de português em nível de Ensino Médio, valendo 30 pontos.

1.6. Para os cargos de Professor de História, Professor de Geografia, Professor de Português, Professor de Matemática, Professor de Inglês, Professor de Educação Física, Professor de Pedagogia, Professor de Biologia, Supervisor Escolar, Orientador Escolar a prova será de provas escritas e títulos. A prova escrita será composta de duas partes: a primeira constará de 20 (vinte) questões objetivas versando sobre Didática, valendo 40 (quarenta) pontos; a segunda constará de 20 (vinte) questões objetivas versando sobre a matéria de disciplina específica, valendo 60 (sessenta) pontos. Para a prova de títulos, serão avaliados os títulos apresentados pelo candidato, obedecendo à pontuação especificada no quadro Anexo II, valendo 20 (vinte) pontos.

2. O resultado parcial das provas escritas para o magistério não garantirá posição definitiva para efeito de classificação, somente após a apuração das provas de títulos é que será dado o resultado final.

2.1. Somente os candidatos aos cargos de Professores, que obtiverem nota superior a 50 pontos e estiverem na quantia de 3 (três) vezes mais das vagas oferecidas, terão seus títulos avaliados para efeito de resultado final, obedecendo à ordem classificatória do resultado parcial (1ª Etapa).

2.2. Para os candidatos aprovados e classificados nos cargos de Professor, a apresentação de conclusão de curso será exigida, quando do ato de nomeação.

2.3. No ato de convocação para o provimento do cargo o candidato que não apresentar o requisito mínimo exigido fica impedido de tomar posse e sua portaria de nomeação será anulada.

3. No ato de convocação para o provimento do cargo o candidato que não apresentar o requisito mínimo exigido fica impedido de tomar posse e sua portaria de nomeação será anulada.

4. Para todos os cargos, os programas para os candidatos inscritos serão divulgados amplamente na data e local destas inscrições. E após a realização das provas escritas, no prazo de 72 (setenta e duas) horas, a Empresa Organizadora do Concurso divulgará os respectivos gabaritos de respostas das provas escritas no site www.examesconsultoria.com

4. A prova será realizada na data provável de 28 de novembro de 2010

4.1 A Prova escrita terá duração de 3( três ) horas.

5. Os candidatos serão cientificados através de publicação dos locais das provas, e através dos cartões definitivos que serão entregue aos candidatos na data prevista do item 4.3 do Capítulo II deste edital. A entrega dos cartões serve para confirmação da inscrição, caso o candidato não compareça no período determinado para a entrega daqueles a Exames & Consultoria Empresa Organizadora não se responsabilizará por inscrições não efetivadas.

5.1. Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e de horário de realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem publicados.

6. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência de quarenta minutos do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica azul ou preta, cartão de inscrição e de documento de identificação original.

6.1. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identificação original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial.

6.2. Não serão aceitos como documento de identidade: certidões de nascimento, título de eleitor, CPF, carteira de estudante, nem documentos ilegíveis e/ou não-identificáveis.

7. Será excluído do Concurso o candidato que:

1. Não comparecer, ou não mandar procurador em seu lugar, no período de inscrição do Concurso.

2. Apresentar-se após o horário estabelecido.

3. Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal, ou antes, de decorrido 30 (trinta) minutos do início das provas.

4. For surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, notas, impressos não permitidos ou calculadora.

5. Estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação.

6. Lançar meios ilícitos para execução das provas.

7. Não devolver integralmente o material recebido.

8. Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

8. Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível, e mais:

a) O candidato deve transcrever com cuidado as respostas das provas objetivas para a folha de respostas de leitura óptica, que será o único documento válido para a correção das provas.

b) O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal, juntamente com a folha de respostas, o seu caderno de questões.

c) O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica.

CAPÍTULO IV - CLASSIFICAÇÃO E APROVAÇÃO

1. A classificação dos candidatos dar-se-á na ordem decrescente das notas obtidas nas provas, calculada na forma estabelecida neste edital.

2. Será considerado classificado o candidato aprovado cujo número representativo de sua classificação for menor ou igual ao número de vagas oferecidas, para o respectivo cargo e com nota igual ou superior a 50 (cinquenta pontos).

3. Do desempate: na hipótese de igualdade de nota, terá preferência, sucessivamente, o candidato:

3.1. Para os cargos de Auxiliar de Serviços, Gari, Coveiro, Vigilante, Zelador, Pedreiro, Agente Administrativo, Recepcionista, Técnico de Manutenção aquele que:

a) com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos da Lei Federal n.º 10.741 de 1º de outubro de 2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;

b) obtiver maior nota na prova de português;

c) obtiver maior nota na prova de matemática;

d) obtiver maior nota na prova de conhecimentos gerais;

e) persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio.

3.2. Para o cargo de Motorista, Operador de Máquina, Eletricista, Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Vigilância Ambiental, Técnico de Vigilância Epidemiológica, Técnico de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Consultório Dentário do PSF, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Técnico de Enfermagem do PSF, Técnico de Laboratório, Técnico de Farmácia, Técnico Agrícola, aquele que:

a) com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos da Lei Federal n.º 10.741 de 1º de outubro de 2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;

b) obtiver maior nota na prova específica ou de conhecimentos específicos;

c) obtiver maior nota na prova de português;

d) persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio.

3.6 Para os cargos de nível superior de Assistente Social, Fisioterapeuta, Bioquímico, Nutricionista, Enfermeiro do PSF, Odontólogo do PSF, Médico do PSF, Médico Cardiologista, Médico Pediatra, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Cirurgião, aquele que:

a) com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos da Lei Federal n.º 10.741 de 1º de outubro de 2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;

b) obtiver maior nota na prova de conhecimentos específicos;

c) obtiver maior nota na prova de português;

d) persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio.

3.4. Para os cargos de PROFESSOR DE NÍVEL SUPERIOR, aquele que:

a) com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos da Lei Federal n.º 10.741 de 1º de outubro de 2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;

b) obtiver maior nota na prova específica;

c) obtiver maior nota na prova didática;

d) obtiver maior nota na prova de títulos;

e) persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio.

CAPÍTULO V- DA ORGANIZAÇÃO

1. A Prefeitura Municipal de Alcantil, através do seu Prefeito Constitucional, contratou a Empresa Exames & Consultoria Ltda. para a execução do Concurso e esta é a responsável pela organização do certame.

CAPÍTULO VI - DOS RECURSOS

1. Será admitida a interposição de recurso pelo candidato que se achar prejudicado na prova escrita do Concurso. Para isso terá um prazo de 48 (quarenta e oito) horas após o encerramento da prova.

2. O recurso somente será conhecido, para efeito de julgamento, quando se fundamentar em "má formulação de questão" e de "impertinência do conteúdo da questão".

3. Será também admitido recurso pelo candidato que se achar prejudicado na divulgação das questões (gabarito) das provas corrigidas (respostas consideradas como certas) e do seu resultado, obedecendo em um prazo de 48 (quarenta e oito reais) horas.

4. Compete a Exames & Consultorias Ltda. julgar, em instância única, administrativa, no prazo de cinco dias úteis do recebimento, os recursos interpostos de acordo com o edital.

4.1. Não será aceito recurso via postal, via fax e/ ou correio eletrônico.

4.2. Recursos inconsistentes e/ou intempestivo serão indeferidos.

4.3. Se do exame de recursos resultar anulação de questão(ões) ou item(ns), de questão, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independente de terem recorrido.

CAPÍTULO VII - DA HOMOLOGAÇÃO

1. Apreciada a regularidade do Concurso, mediante relatório sucinto, a Exames & Consultorias encaminhará ao Prefeito Municipal que homologará e fará publicar no Diário Oficial o seu resultado.

CAPÍTULO VIII - DAS NOMEAÇÕES

1. A nomeação dos candidatos classificados far-se-á por ordem decrescente das notas obtidas, mediante a quantidade das vagas oferecidas, devendo o candidato apresentar os seguintes documentos: a) 02 (duas) fotos 3 x 4; b) xerox de quitação eleitoral; c) certidão negativa fornecida pela Justiça Criminal Estadual e declaração de aptidão física e mental, através de exame médico.

2. As nomeações serão feitas de acordo com as necessidades do Município, mediante decisão administrativa, por meio de Decreto e/ou Portaria.

CAPÍTULO IX - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Será admitida concessão de vista ou revisão de provas, desde que tenha como finalidade o exercício do direito de recurso.

2. A inexatidão das afirmativas e irregularidades de documentos ou outras irregularidades constatadas no decorrer do processo seletivo, ainda que verificados posteriormente, eliminará o candidato do Concurso Público, anulando-se os atos decorrentes da inscrição.

3. A inscrição importa no conhecimento e aceitação das normas do presente edital.

4. O Concurso Público terá validade pelo prazo de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação no Diário Oficial, podendo ser prorrogada a critério da Administração Pública Municipal, obedecendo ao disposto do artigo 37, incisos III e IV, da CF.

5. Não poderá ser fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de aprovação no Concurso, valendo para esse fim o resultado publicado.

6. É de inteira responsabilidade de o candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este concurso público no Diário Oficial do Município e do Estado, quadros de avisos na sede da Prefeitura.

7. A classificação no processo seletivo assegurará a expectativa do direito de ser nomeado dos candidatos aprovados, seguindo a ordem classificatória, ficando a concretização das nomeações condicionada à existência de vagas e a prioridade sobre novos concursados para assumir cargo no serviço público municipal de Alcantil

8. O candidato aprovado deve manter sempre o seu endereço atualizado junto a Secretaria da Administração do Município, a fim de que possa convocá-lo para comparecer quando for para tratar assunto relacionado a sua nomeação.

9. Além dos candidatos aprovados dentro do número de vagas ofertadas neste edital, os demais aprovados no concurso público integrarão lista de classificados que será utilizada em função da necessidade da Prefeitura Municipal de Alcantil, através das Secretarias, enquanto da vigência da validade do presente certame.

10. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Fiscalizadora, juntamente com a empresa Exames & Consultorias Ltda.

Alcantil, em 16 de setembro de 2010.

JOSÉ MILTON RODRIGUES
PREFEITO

P/ Comissão de Supervisão e Fiscalização do Concurso
P/EXAMES & CONSULTORIAS LTDA

ANEXO I - CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

QUADRO PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS PARA PROFESSOR DE NÍVEL SUPERIOR

PONTOS

TÍTULO DE GRADUAÇÃO DIFERENTE DO EXIGIDO PARA O CONCURSO (no máximo de dois cursos).

1

TÍTULO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO (no máximo de dois cursos)

3

TÍTULO DE CURSO DE MESTRADO

5

TÍTULO DE CURSO DE DOUTORADO

6

EFETIVO EXERCÍCIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - no máximo de 6 anos ( 0,5 ponto por ano de efetivo exercício)

0,5

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO - mínimo de 120 h/aulas e máximo de 2 cursos

1

PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO OU ENSINO - máximo de 4 (quatro)artigos

1

PUBLICAÇÃO DE LIVRO - máximo de dois (2) livros

2

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS (seminário, congresso, no máximo de 5 (cinco) participações).

0,5

OBSERVAÇÕES

1. Os títulos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada e será desconsiderado o título que não preencher devidamente os requisitos da comprovação e/ou que não esteja especificado no presente quadro.

2. A comprovação da atividade no magistério far-se-á através de declaração da direção da unidade de exercício do interessado, especificando o período do efetivo exercício. Sob pena de ser desconsiderada a declaração apresentada.

3. Os artigos publicados são considerados quando os mesmos são publicados em revistas e jornais especializados e na área específica da disciplina do candidato. No mínimo com 2 (duas) laudas

4. O(s) livro(s) deve(m) ser comprovado na íntegra através de cópias ou exemplares com ficha catalográfica e registro competente.

5. A nota máxima do exame de títulos não ultrapassará 20 pontos para a somatória no resultado final.

6. Para efeito de classificação no resultado final do concurso, o candidato, mesmo que não obtenha nota na prova de títulos, poderá ser aprovado, desde que a sua nota nas provas escritas não seja inferior a 50 pontos.

ANEXO II

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS PARA O CARGO DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

LOCALIDADE

VAGAS

ÁREA I - Zona urbana (sede)

1 vaga e 1 para cadastro de reserva

ÁREA II - Zona rural (localidade de Cabana, bonitinha e pasta).

1 vaga

PROGRAMAS DOS CARGOS DO CONCURSO

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, GARI, COVEIRO, VIGILANTE, ZELADOR e PEDREIRO: PORTUGUÊS 1 - Alfabeto da Língua Portuguesa: Vogais e Consoantes; 2 - Letras : Minúsculas e Maiúsculas; 3 - Encontros Vocálicos e Consonantal; 4 - Sílabas : Número de Sílabas; 5 -Ortografia oficial; 6 - Verbo; 7. Substantivo; 8. Adjetivos; 9. Antônimo e Sinônimo. 10. Acentuação gráfica; 11. Pontuação MATEMÁTICA: 1 - Conjuntos: Tipos de Conjuntos; Pertence e Não Pertence; 2 - Igual e Diferente; 3 - Operações com Números Naturais: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão; 4 - Sentenças Matemáticas; 5 - Sistema Monetário Brasileiro; 6 - As horas. CONHECIMENTO GERAIS: 1 - Meios de Transporte; 2 - Meios de Comunicação; 3 - O Município; 4. Autoridades e Poderes Públicos ( Federal, estadual e Municipal) e os Serviços Públicos; 5 - Zona Urbana e Zona Rural; 6 - Datas Comemorativas; 7- Meio ambiente. 8. As regiões geográficas do Brasil. 9. Informações sobre o Município de Alcantil.

ELETRICISTA: PORTUGUÊS. 1- Leitura e compreensão de textos, informações de pequenos textos; 2- Estabelecer relações entre sequência de fatos ilustrados; 3- Conhecimento da língua: a) ortografia, b) acentuação gráfica, c) pontuação, d) masculino e feminino, e) antônimo e sinônimo, f) diminutivo e aumentativo. ESPECIFICA: 1. Noções de instalação de motores, dispositivos de partida, dispositivos de proteção, quadros de comando, transformadores, sistemas de iluminação e sistemas de alimentação elétrica. 2. Noções de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos elétricos de baixa tensão: motores, quadros elétricos, disjuntores, reatores, inversores de frequência, chaves de partida suave e sistemas de iluminação. 3. Noções de manutenção preventiva e correta de equipamentos elétricos de média e alta tensão: disjuntores, transformadores, quadros e cubículos elétricos, motores, noções de primeiros socorros, fatores de risco, instalações prediais, segurança do trabalho, dia- a-dia do eletricista.

MOTORISTA e OPERADOR DE MÁQUINAS: PORTUGUÊS: 1- Leitura e compreensão de textos, informações de pequenos textos; 2- Estabelecer relações entre sequência de fatos ilustrados; 3- Conhecimento da língua: a) ortografia, b) acentuação gráfica, c) pontuação, d) masculino e feminino, e) antônimo e sinônimo, f) diminutivo e aumentativo. CONHECIMENTO ESPECÍFICO: Legislação de Trânsito: Novo Código de Trânsito Brasileiro; 1- Normas Gerais de Circulação e Conduta; 2- Do Cidadão; 3- Da educação para o trânsito; 4- Da sinalização de trânsito; 5- Das infrações; 6- Dos crimes de Trânsito; 7- Direção Defensiva; 8- Inspeção e cuidados com as máquinas; 9- Noções de mecânica, 10- Noções de primeiros socorros, 11- Placas, 12- Da habilitação, 13- Dos veículos, 14 - Do sistema Nacional de Trânsito, 15- Resoluções do CONTRAN em vigor.

AGENTE ADMINISTRATIVO, RECEPCIONISTA e TÉCNICO DE MANUTENÇÃO: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Sequências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação linguística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, hiperônimos e hipônimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. MATEMÁTICA: 1-números inteiros; 2-operação com números naturais e fracionais; 3- proporção; 4-regra de três simples; 5-porcentagem; 6-problemas envolvendo as quatro operações (adição, subtração, divisão, multiplicação. CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais, relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como: Ciências, Política, Economia, História e Geografia do Brasil, do Estado da Paraíba e do Município de Alcantil.

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Sequências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação linguística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, hiperônimos e hipônimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. Campanhas relacionadas ao combate as endemias; Saúde da Mulher; Saúde da Criança; Saúde do Adulto; Saúde do Idoso; Doenças sexualmente transmissíveis; O trabalho do Agente Comunitário de Saúde e o Programa de Saúde da Família, Trabalho de prevenção, vacinas.

TÉCNICO DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Sequências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação linguística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, hiperônimos e hipônimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. CONHECIMENTO ESPECÍFICO: Impactos ambientais decorrentes das atividades industriais e agrárias, da extração mineral e dos serviços urbanos. Saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana). Poluição de água, do ar e do solo (monitoramento, sistemas de licenciamento e demais medidas de controle). Poluição do Ar. Poluição por queimadas Poluição Sonora. Poluição do Solo. Poluição Visual. Gestão de recursos hídricos e demais recursos naturais. Licenciamento ambiental. Valorização ambiental. Mudanças climáticas.

TÉCNICO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Sequências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação linguística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, hiperônimos e hipônimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Campanhas relacionadas ao combate as endemias. Saúde da Mulher; Saúde da Criança; Saúde do Adulto; Saúde do Idoso; Doenças sexualmente transmissíveis; O trabalho do Agente Vigilância Epidemiológica. Trabalho de prevenção, vacinas.

TÉCNICO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Sequências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação linguística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, hiperônimos e hipônimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: I - Da proteção do meio ambiente. Higiene das vias e logradouros. Higiene das edificações e terrenos. Dos muros e cercas. Saúde Pública. Uso e segurança das áreas públicas. Preservação da pavimentação. Palanques. Barracas, fiteiros e construções similares. Das feiras livres. Dos meios de publicidade. Extinção dos insetos nocivos. Ordem pública e costumes. Divertimentos públicos. Licenciamento das atividades. Comércio ambulante e funcionamento.

AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO DO PSF: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Sequências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação linguística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, hiperônimos e hipônimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. 1. Documentação Odontológica: prontuário clínico; 2. Isolamento do Campo Operatório; 3. Manipulação e classificação de materiais odontológicos. Revelação e montagem de radiografias intra-orais; 4. Aplicação de métodos preventivos para controle de cárie dental e doenças periodontais; 5. Orientação ao paciente sobre Higiene Bucal; 6. Biossegurança e gerenciamento de resíduos; 7. Conhecimentos Básicos sobre o funcionamento de uma clínica odontológica e dos equipamentos, instrumentais e materiais nela utilizados; 8. Educação em saúde.

FISCAL DE OBRAS: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Sequências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação linguística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, hiperônimos e hipônimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. ESPECÍFICO - I Segurança de trabalho - Da proteção do meio ambiente. Higiene das vias e logradouros. Higiene das edificações e terrenos. Dos muros e cercas.. Uso e segurança das áreas públicas. Preservação da pavimentação. Palanques. Barracas, fiteiros e construções similares. Das feiras livres. Dos meios de publicidade. Ordem pública e costumes. Divertimentos públicos. Licenciamento das atividades. Comércio ambulante e funcionamento. Fiscalização de obras e serviços.

FISCAL DE TRIBUTOS: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Sequências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação linguística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, hiperônimos e hipônimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. ESPECÍFICA: 1 - Tributos Municipais: ISS e IPTU. 1.1 - Taxas: do exercício do Poder de Polícia, 1.2. Contribuição de Melhoria. 2 - Limitações da Competência Tributária. 3. - Das Limitações da Competência Tributária conforme a Constituição Federal: art. 156 e seus incisos. 4 - Do Crédito tributário. 5- Da Fiscalização. 6 - Das infrações e penalidades conforme o Código Tributário. 7- Do Processo Administrativo Fiscal. II- Legislação Tributária do Município.

TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO PSF: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Sequências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação linguística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, hiperônimos e hipônimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação.. CONHECIMENTO ESPECÍFICO: 1. Código de ética e lei do exercício profissional; 2. Processo do trabalho em enfermagem; 3. Registros de enfermagem e ocorrência no serviço: implicações legais e éticas; 4. Biossegurança nas ações de enfermagem: precauções universais, exposição e material biológico, biossegurança no parto, contaminação radioativa; 5. Processamento de artigos hospitalares: limpeza, desinfecção e esterilização; 6. Assistência de enfermagem a pacientes cirúrgicos no pré, trans e pós-operatório; 7. Assistência de enfermagem em obstetrícia, evolução do parto normal e operatório, aborto, toxemia gravídica e puerpério, cuidado com recém-nascido; 8. Aleitamento materno; 9. Assistência de enfermagem à criança: crescimento e desenvolvimento, necessidades nutricionais e doenças prevalentes da infância (desidratação, desnutrição e afecções respiratórias); 10. Assistência de enfermagem nas enfermidades endócrinas e circulatórias: hemorragias, trombose, embolia, choque, isquemia, edema agudo do pulmão, infarto do miocárdio e parada cardiorrespiratória; 11. Assistência de enfermagem em saúde mental; 12. Técnicas de enfermagem: cálculo, preparo e administração de medicamentos e hemoderivados, higiene, transporte, oxigenoterapia, drenagens, monitorização cardíaca, controle hídrico, aspiração de secreção, alimentação enteral e parenteral, sinais vitais; 13. Tratamento e prevenção de feridas; 14. Atendimento em urgência e emergência; 15. Imunização: aplicação, transporte, armazenamento e conservação de vacinas; 16. Vigilância epidemiológica: Políticas de saúde pública - SUS; 17. Ações básicas de saúde coletiva - PSF.

18 TÉCNICO DE LABORATÓRIO: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Sequências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação linguística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, hiperônimos e hipônimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. ESPECÍFICA: 1 - Parasitologia, Exames Parasitológicos de Fezes, Coleta de material fecal, Conservação, Nomenclatura parasitária, Resultado de Exame; Exame direto, a fresco, técnicas de coloração pela hematoxilina férrica; - Métodos de Concentração (fundamentos, indicação e técnica), Método de Hoffman, Pons e Janner, Método de Faust e cols. Ritchie; Baermann-Moraes; Método de Rugai; Método de Grahan, Métodos quantitativos (fundamento e indicação); Método de Katz e cols.; Método de Stoll, Exame Coprológico das Funções Digestivas- a) Coleta de Material, Regime de Prova, Fases do Exame. Exame Parasitológico de Sangue (Coleta de Material, Exame direto a fresco, Técnicas de coloração, Esfregaços e Gota espessa.). Exame parasitológico de urina (Coleta de Material, Exame direto a fresco, Técnica de coloração). Exame Parasitológico de Exudato geniturinário. Exame direto a fresco e Técnicas de coloração.

TÉCNICO DE FARMÁCIA: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Sequências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação linguística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, hiperônimos e hipônimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Preparo de drogas de acordo com fórmulas preestabelecidas ou necessidades urgentes. Acondicionamento e distribuição de medicamentos. Manutenção de estoques. Controle de compras. Princípio ativo dos fármacos: atuação dos fármacos no organismo, indicações e contraindicações Posologia. Efeitos colaterais. Aspectos gerais da farmacologia. Farmácia ambulatorial e hospitalar: dispensação de medicamentos, previsão, estocagem e conservação de medicamentos. Conduta para com o paciente. Farmacologia: noções básicas de farmacologia geral de medicamentos que atuam em vários sistemas, em vários aparelhos e de psicofarmacologia. Noções básicas de farmacotécnica: pesos e medidas. Formas farmacêuticas. Cálculos em farmácia. Nomenclatura de fármacos. Preparo de soluções não-estéreis e estéreis. Portaria SVS/MS 344/98. Lei nº 8080/90 - Sistema Único de Saúde.

TÉCNICO AGRÍCOLA: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Sequências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação linguística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, hiperônimos e hipônimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. ESPECÍFICA: I- Agricultura Geral: 1.Solos: a) manejo e conservação,b) cálculo de fórmula de adubação química., c) acidez e uso de corretivos, d) adubação orgânica e compostagem, e) adubação verde. 2 - Irrigação: a) sistema de irrigação utilizado de acordo com o tipo de solo, b)qualidade da água utilizada; 3- Produção de sementes e mudas: a) essências florestais, b) fruteiras. 4-Instalação de hortas comunitárias; 5-Cuidados com o uso de agrotóxicos; II- Sistema de produção : 1. Para as culturas de feijão( Phaseolus e Vigna), milho, mandioca, cana de açúcar, batata doce, inhame( Dioscoriacea), banana, laranja, limão, maracujá, graviola, alho, cebolinha, coentro, alface e cenoura. 2. Sobre cada cultura será exigido as seguintes áreas de conhecimento: a) exigências climáticas, b) solo, seu preparo e adubação, c) espaçamento e população de plantas, d) irrigação, e) capinas, f) controle de pragas e doenças, g) tutoramento(para maracujá e inhame) h) desbastes( para bananeira), i) colheita, embalagem e armazenamento, j) comercialização.

PROFESSOR DE HISTÓRIA: DIDÁTICA - 1-a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de planos de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação. LDBN, PCN'S. Projeto Político Pedagógico, Projetos no cotidiano da escola ESPECÍFICA: Aspectos metodológicos do ensino da História; A História como conhecimento humano; Formação do aspecto social brasileiro; a apropriação da América pelos Europeus, formação da sociedade brasileira; a organização administrativa, a organização econômica e as formas de trabalho, a sociedade colonial, expansão territorial e das descobertas das minas, influência das ideologias liberais na História do Brasil e movimentos político-sociais no final do século XVIII, transformações ocorridas na Europa no início do século XIX e a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil; Formação do Espaço Social Brasileiro Independente: a colonização da América - sistemas coloniais e Mercantilismo; movimentos de Independência; a organização do Estado brasileiro, movimentos populares e agitações político-sociais nas províncias, mudanças no panorama mundial e transformações socioeconômicas no Brasil, o Brasil do século XX, a Segunda República e a crise mundial, uma experiência democrática no Brasil - Deposição de Vargas e a Era de JK, o golpe de 1964 e a abertura democrática; O Estado nacional brasileiro na América Latina: o Estado brasileiro atual, os Estados nacionais na América Latina (semelhanças e diferenças), a formação dos Estados Nacionais liberais nos séculos XVIII e XIX nas Américas, a modernização dos Estados Republicanos na América Latina e suas manifestações; As novas relações econômicas e políticas - a Globalização e o Mercosul, as manifestações culturais da América Latina - ontem e hoje; a construção do Brasil contemporâneo na ordem internacional: transição do Feudalismo para o Capitalismo, potências europeias e a disputa pelas regiões produtoras de matéria-prima, consolidação do Capitalismo monopolista nos EUA e a crise mundial do liberalismo, os conflitos entre as grandes potências e a consolidação do Capitalismo monopolista no Brasil, governos militares na América e o processo de redemocratização, desenvolvimento brasileiro na atualidade, o Brasil no contexto do mundo atual.

PROFESSOR DE GEOGRAFIA: DIDÁTICA. 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de planos de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação. LDBN, PCN'S. Projeto Político Pedagógico, Projetos no cotidiano da escola. ESPECÍFICA: As relações sociedade natureza no ensino da Geografia. Os Princípios e objetos de estudos da Ciência Geográfica e suas relações com a natureza. Geografia da Antiguidade, da Idade Média, Moderna e Contemporânea. Localização e orientação-fusos horários, mapas/cartas, projeções, escalas e sistemas de informações geográficas. Estruturas geológicas e sua evolução. Estruturas, formas e dinâmicas do relevo, recursos minerais, geomorfologia, clima, solo, hidrografia, vegetação, grandes conjuntos morfoclimáticos no mundo e no Brasil. Mundo contemporâneo- sistemas e blocos econômicos, geopolítica, globalização, revolução tecnológica no mundo e no Brasil. Industrialização-relações de produção, circulação, comércio, turismo, fases da industrialização, divisão internacional do trabalho, produção e fontes de energia no mundo e no Brasil. População-dinâmica, crescimento, características, estrutura, renda, fluxo migratório, relação campo/cidade no mundo e no Brasil. Espaço urbano e o processo de urbanização no mundo e no Brasil. O espaço rural e a produção agrícola no mundo e no Brasil. Organização e evolução político territorial e suas regiões geoeconômicas do Brasil. A questão ambiental, ecossistemas, impactos naturais e urbanos, poluição, movimentos e lutas em defesa do meio ambiente no mundo e no Brasil. Geografia da Paraíba. Atualidades.

PROFESSOR DE PORTUGUÊS: DIDÁTICA. 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, LDBN, Pcns. Projeto Político Pedagógico, Projetos no cotidiano da escola. ESPECÍFICA: Comunicação: Elementos da comunicação, língua e fala; O signo linguístico (significante, significado, denotação, conotação, figuras de linguagem). Funções da linguagem; linguagem oral e linguagem escrita; comunicação de massa - jornais, revistas, rádio e televisão; Publicidade e propaganda, história em quadrinho; linguagem, língua e discurso; Língua e sociedade. Redação: O ato de escrever como uma potencialidade humana; a palavra; o período; o parágrafo (importância, estrutura, tópico frasal); discurso (direto, indireto livre); A construção dos períodos; Descrição, narração e dissertação. Gramática: Ortografia, acentuação gráfica, pontuação, crase estrutura e formação de palavras. Morfossintaxe: classe de palavras; substantivo (tipos, gênero, número e grau); adjetivo (tipo, gênero, número e grau); artigo; numeral; pronome; verbo (flexões, regulares, irregulares, auxiliares); termos integrantes da oração (complementos verbais, complementos nominais, agentes da passiva); termos acessórios da oração (adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto); vocativo; período composto por coordenação e período composto por subordinação; sintaxe de concordância (nominal e verbal); sintaxe de regência (nominal e verbal). Literatura Brasileira: Noções sobre o classicismo, o barroco, o neoclassicismo, o romantismo: filosofia, características - autores: José de Alencar e Castro Alves. Realismo e Naturalismo: filosofia, características - autores: Machado de Assis e Aluísio de Azevedo, Parnasianismo: filosofia, características - autor: Olavo Bilac, Simbolismo: filosofia, características - autor: Cruz e Souza, Modernismo: A semana da arte moderna. 1ª geração: Manuel Bandeira; 2ª geração Carlos Drummond de Andrade e Graciliano Ramos; 3ª geração: João Cabral de Melo Neto. Autores contemporâneos brasileiros: João Ubaldo Ribeiro, Luís Fernando Veríssimo, Daltro Trevisan, Marcelo Paiva, Zélia Gattai.

PROFESSOR DE INGLÊS: DIDÁTICA. 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, LDBN, Pcns. Projeto Político Pedagógico, Projetos no cotidiano da escola. ESPECÍFICA - Verbo To be (presente/passado); Adjetivos possessivos; Pronomes possessivos; Pronomes demostrativos; Pronomes Oblíquos, pronomes interrogativos; Artigos, Uso do How much e How many; grau dos adjetivos(comparativo e superlativo); Posição dos adjetivos; Preposições(in, on, at, by); Formação de advérbios; Tempos verbais (presente simples, passado simples, futuro simples); Passado dos verbos regulares e irregulares; Present Continuous; Futuro Imediato; Plural dos substantivos; Tag Questions; Números Ordinais; Dias da semana; Meses do ano.

PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DIDÁTICA. 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, LDBN, Pcns. Projeto Político Pedagógico, Projetos no cotidiano da escola ESPECÍFICA: Aspectos metodológicos do ensino de matemática; A matemática e seu papel no desenvolvimento do pensamento lógico da criança; Sistema de numeração decimal; Números naturais e inteiros/operações; Números racionais absolutos e relativos - representação fracionária e decimal/operações; Proporcionalidade - razão, escala, proporção, grandezas, diretamente e universalmente proporcionais, regras de três simples e composta; porcentagem; juros; Números reais; Expressões algébricas racionais e polinômios, equações algébricas fracionárias; Equações; Sistemas e inequações do 1º Grau; Equações do 2º Grau; Medidas - comprimento, superfície, capacidade, volume, massa, tempo, ângulos, área, Geometria - noções de reta, semirreta, segmento de reta, polígonos, sólidos geométricos, ângulos, círculo e disco, semelhança, relações métricas no triângulo retângulo, razões trigonométricas no triângulo retângulo, relações métricas no círculo; Noções de probabilidade; Noções de estatística (coleta e organização e construção) média, moda, mediana. Situações, problemas e envolvendo todos os conteúdos.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DIDÁTICA. 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, LDBN, PCN'S. Projeto Político Pedagógico, Projetos no cotidiano da escola. ESPECÍFICA: Conceito, princípios, finalidades e objetivos da educação física escolar, tendências e filosofias subjacentes às concepções de educação física; processo histórico da educação física, o homem e sua corporeidade; metodologia do ensino da educação física escolar; o homem e a motricidade; a cultura corporal e sua expressão nos temas de dança (ritmos e movimentos), ginástica, jogo e esporte; a ludicidade e o jogo; fundamentos metodológicos e princípios do esporte educacional, dos jogos e das expressões ginásticas; indicação para uma transformadora - avaliação da educação física escolar.

PROFESSOR DE BIOLOGIA: DIDÁTICA. 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, LDBN, PCN'S. Projeto Político Pedagógico, Projetos no cotidiano da escola. ESPECÍFICA: Aspectos metodológicos do ensino de Ciências; Matéria e suas propriedades; a evolução da química: Da alquimia a química dos nossos dias: classificação dos elementos e misturas - substâncias e reações químicas - As funções e as leis químicas - A utilização dos elementos químicos e de seus compostos pelos seres vivos; A química no progresso de ciências e da tecnologia-bioquímica; energia: formas, transformação da energia e a qualidade de vida humana, fontes alternativas; Noções de Física: Movimento, força inércia, massa e peso - máquinas - redução do espaço para a realização do trabalho - óptica; constituição do organismo; os principais eventos históricos no estabelecimento da teoria celular; a evolução celular; Aspectos gerais na organização e funcionamento da célula; diferenciação entre células, tecidos e sistemas; estudo dos tecidos; Exigências nutritivas básicas e minerais; Aspectos básicos na organização e fisiologia dos aparelhos: digestório, circulatório, respiratório, excretor, nervoso, endócrino, reprodutor, locomotor, características anatômicas e fisiológicas das glândulas endócrinas; A descoberta do sexo - métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção da AIDS; Sexo na adolescência; Origem, evolução, classificação e características dos seres vivos - ecossistemas, populações e comunidade; Relação Produtor/ Consumidor/ decompositor; Evolução da Astronomia: estudo dos astros, instrumento para pesquisa do Universo; O homem e as viagens espaciais; o planeta terra: a importância para os seres vivos; Fósseis, solo: litosfera, uso, nutrientes do solo e seu aproveitamento; Água: ciclo atmosférico: as funções vitais e naturais, ar e saúde humana. 2 objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, LDBN, PCN'S. Projeto Político Pedagógico, Projetos no cotidiano da escola. ESPECÍFICA: 1. Teoria da aprendizagem; 2. Princípios básicos do Behavorismo e implicações educacionais; 3. Psicologia da Gestalt e implicações na aprendizagem; 4. Epistemiologia genética de Jean Piaget; 5. Perspectiva sócio interacionista de Vigotsky; 6. A teoria da complexidade de Edgar Morin; 7. O fracasso escolar: abordagens atuais; 8. Concepções de avaliação; 9 Funções da avaliação: diagnóstica, formativa e somativa; 10. Técnicas e instrumentos de avaliação; 11. Usos dos resultados da avaliação da aprendizagem no planejamento do ensino; 12. Fundamentos da Educação: 12.1. Relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica; educação e pobreza; educação e cidadania. 12.2. A educação e a diversidade de contextos culturais: pluralismo e diversidade cultural; 13. Desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil. A educação na perspectiva de Paulo Freire; 14. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica. A escola básica como agente socializador: os desafios atuais; 15. O Pedagogo na Escola: 15.1. Concepção e papel do pedagogo na escola; 15.2 Liderança e relações humanas no trabalho: tipos de liderança; mecanismos de participação; formas organizativas facilitadoras da integração grupal; 15.3. Atuação do pedagogo e sua articulação com os demais profissionais da escola na perspectiva da qualidade da educação. O Conselho Escolar: propósitos e funcionamento. 14.4. Gestão escolar e participação da família na vida escolar. 15. Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Pública; 15.1. O processo de planejamento: concepção, dimensões, níveis e importância. O ano letivo e o calendário escolar. O planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino, métodos e técnicas; multimídia educativa e avaliação da aprendizagem; 15.2. A proposta pedagógica da escola: concepção, princípios, eixos norteadores, construção, acompanhamento e avaliação. Os planos de ensino; 15.3. O processo de ensino-aprendizagem: concepções e teorias da aprendizagem. A interação pedagógica na sala de aula: o aluno, o professor, os tempos, os espaços e os conteúdos escolares conceituais, procedimentais e atitudinais. Mapeamento e análise de dificuldades, problemas e potencialidades do cotidiano escolar; 15.4. Comunicação e interação grupal junto aos professores no planejamento, assessoramento, monitoramento e avaliação do processo pedagógico: técnicas e instrumentos. O plano de ação do pedagogo; 16. O Currículo Escolar: 16.1. Currículo e construção do conhecimento. As aprendizagens como foco da ação educativa; 16.2. O currículo como referência para o desenvolvimento do processo pedagógico; a base nacional comum e a parte diversificada; a organização curricular por áreas de conhecimento; interdisciplinaridade e globalização do conhecimento; 16.3. A organização curricular nos cursos de educação profissional técnica de nível médio. Os grandes eixos da formação profissional técnica de nível médio. 16.4. Metodologia de projetos: um caminho entre teoria e prática; 17. Educação Inclusiva: 17.1. Educação inclusiva: fundamentos, conceito, princípios, recursos pedagógicos e a adaptação curricular; 18. Educação e Trabalho: 18.1. A formação profissional técnica de nível médio a partir da Lei nº 9394/1996-LDB; 19. Análise de indicadores sociais e educacionais- o acesso à educação, a permanência no processo educativo e a qualidade dos resultados escolares.

ASSISTENTE SOCIAL: PORTUGUÊS. 1. Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 17. Informações literais e inferências; 18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECÍFICA: 1 - O Processo Histórico da Profissão: Do Conservadorismo ao Serviço Social Alternativo - 1.1. Métodos e Metodologia; 1.2. Relação Teoria/Prática, Sujeito/Objeto; 1.3. Objetivos. 2 - Políticas Públicas e Instituição: Espaço Profissional/Mediação/Práxis. 3-Divisão Social do Trabalho e a Prática Profissional. 4-.Planejamento/Pesquisa-Ação-Qualitativa. 5-Assistência Social e Cidadania. 6- Movimentos Sociais. 7- Previdência Social: Benefícios. 8- Reforma Sanitária: Da 8ª Conferência Nacional de Saúde ao Sistema Único de Saúde. 9. Ética Profissional.

ENFERMEIRO E ENFERMEIRO DO PSF: PORTUGUÊS. 1. Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 17. Informações literais e inferências; 18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECÍFICA. 1. Ética e Legislação Profissional; 2. Administração das Assistências de Enfermagem; 3. Assistência de enfermagem nas doenças infecto-contagiosas; 4. Atuação do enfermeiro no centro cirúrgico e centro de material de esterilização; 5. Assistência de Enfermagem ao cliente com distúrbios gastrointestinais, 2 cardiovasculares, hematológicos, respiratórios, endócrinos e neurológicos; 6. Assistência de enfermagem na Saúde da Mulher; 7. Atuação do enfermeiro na prevenção e controle de infecção hospitalar; 8. Programa Nacional de Imunização (Indicadores de Saúde, Vigilância Sanitária); 9. Enfermagem na Saúde da Criança; 10. Aleitamento Materno; 11. Saúde Mental. 12. PSF.

FISIOTERAPEUTA: PORTUGUÊS. 1.Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 17. Informações literais e inferências; 18.Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECÍFICA: 1. Métodos e técnicas de avaliação, tratamento e procedimentos em fisioterapia; 2. Provas de função muscular; 3. Cinesiologia e Biomecânica; 4. Análise da marcha; 5. Exercícios terapêuticos e treinamento funcional; 6. Indicação, contraindicação, técnicas e efeitos fisiológicos da hidroterapia, massoterapia, mecanoterapia, crioterapia, eletroterapia, termoterapia superficial e profunda; 7. Prescrição e treinamento de órteses e próteses; 8. Anatomia, fisiologia, fisiologia do exercício e fisiopatologia, semiologia e procedimentos fisioterápicos nas áreas: neurológicas e neuropediátricas; 9. Ortopedia e traumatologia; 10. Cardiologia; 11. Pneumologia; 12. Ginecologia e obstetrícia; 13. Geriatria: fisioterapia preventiva, curativa e reabilitadora.

BIOQUÍMICO: PORTUGUÊS. 1. Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 17. Informações literais e inferências; 18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECÍFICA: Esterilização e Desinfetarão; 2. Microbiologia (Conhecimentos dos meios específicos para semeio de bactérias, Entemobactérias: nomenclatura, classificação, isolamento, identificação e patogenia, Stapaycococcus Streptococcus: nomenclatura, caracteres gerais, classificação, potogenia, hemocultura, isolamento e identificação); 3. Parasitologia (Helmintos, protozoários e hematozoários (morfologia, biologia, potogenia e diagnóstico); 4. Urinálise (Exame: físico, químico e microscópico do sedimento, Hematúrias, hemoglobinúrias e proteinúrias, Contagem de Addis, Cálculos Renais); 5. Dosagens Bioquímicas (Métodos, procedimentos técnicos e valores normais); 6. Imunologia (Diagnóstico Laboratorial para: Sífilis, febre reumática, febre tifoide e hepatite (princípio, técnica, preparo de suspensão e valores normais).

NUTRICIONISTA: PORTUGUÊS. 1.Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 17. Informações literais e inferências; 18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECÍFICA: 1. Digestão, absorção e metabolismo dos nutrientes: carboidratos, lipídios e protídios; 2. Métodos para estabelecer os requerimentos dos glicídios, lipídios e protídios; 3. Métodos para estabelecer os requerimentos nutricionais; 4. Requerimentos de energia e proteína; 5. Cálculo do VET; 6. Dose inócua de proteína; 7. Aspectos Gerais de Administração em unidades de alimentação e nutrição; 8. Planejamento de cardápios; 9. Grupo básico de Alimentos; 10. Alimentos; 11. Métodos pré-preparo dos alimentos; 12. Operações a que são submetidos os alimentos pré-preparo, preparo e cocção; 13. Métodos de cocção: tipos, vantagens e desvantagens; 14. Per capita e fator de correção; 15. De origem animal: Composição; 16. Estrutura; 17. Propriedades; 18. Preparações (emprego, princípios); 19. Modificações pela cocção (perdas pela cocção); 20. Alimentos de Origem vegetal: Composição; 21. Métodos de pré-preparo, preparo e cocção; 22. Fatores que interferem no preparo e cocção; 23. Modificações pela cocção (percentual de aumento, percentual de desperdício; percentual de utilização e perdas pela cocção); 24. Vigilância Sanitária dos Alimentos; 25. Histórico; 26. Atribuições dos órgãos críticos de controle no processo de alimentos; 27. Nutrição Materno-infantil; 28. Indicadores de avaliação nutricional do crescimento; 29. Métodos para avaliar o crescimento e desenvolvimento; 30. Distúrbios do crescimento: Importância, conceito e classificação; 31. Toxiinfecção alimentar; 32. Os microrganismos e os alimentos.

ODONTÓLOGO DO PSF: PORTUGUÊS. 1. Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 17. Informações literais e inferências; 18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECÍFICA: 1. Epidemiologia das doenças bucais no Brasil. Índices epidemiológicos específicos em saúde bucal. Aparelho estomatognático: Desenvolvimento da face, cavidade oral e dentes. Diagnóstico, semiologia bucal, exames complementares. Dentição permanente.2. Cariologia: Etiologia, diagnóstico e tratamento da doença carie dentária com ênfase na prevenção da saúde bucal. Fluorterapia - Uso sistêmico e tópico. Aspectos Toxilógicos e clínicos. Flúor 3. Normas de controle de infecção no ambiente de trabalho. Hepatite virais (A,B e C). Imunizações. Técnica da lavagem das mãos. Uso de barreiras protetoras. Conduta frente a acidente de trabalho. Exame clínico e radiográfico; 4. Patologia periodontal, doenças gengivais e periodontal - diagnostico e tratamento. Algias orofaciais, tipo diagnósticos diferentes. Lesões das estruturas dentarias mineralizadas e da polpa. Lesões dos tecidos periodontais.5. Cistos e tumores odontogênicos e não odontogênicos. Lesões mais frequentes da cavidade bucal: Candidíase, Gengivoestomatite- herpética, lesões herpéticas, secundarias, sífilis e Aids;6. Preparo cavitário: Conceitos atuais, materiais usados em dentística, proteção de complexo dentino-polpa. Patologia pulpar e periapical: Características Clínicas;7. Traumatismo dental, Trinca do esmalte, Concussão, subluxação, luxação, deslocamento completo do dente, fratura das coroas e raízes. Terapêutica odontológica-analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e anestésicos de uso local em odontologia; 8. Educação e saúde bucal. Diagnóstico bucal: Patologia dos tecidos moles e duros da cavidade oral, cárie, placa bacteriana e doença periodontal; 9. Técnica de anestesia intraoral. Princípios básicos do atendimento

MÉDICO PSF: PORTUGUÊS. 1. Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 17. Informações literais e inferências; 18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECÍFICA: 1. Código de Ética Médica; 2. Preenchimento da Declaração de óbito; 3. Doenças de Notificação Compulsória; 4. Princípios do Atendimento Clínico anamnese, no diagnóstico e na orientação; 5. Dor Fisiopatologia; 6. Dor Torácica; 7. Dor Abdominal; 8. Cefaleias; Dor Lombar e Cervical; 9. Distúrbios da Regulação Térmica; 10. Calafrios e Febre; 11. Dores Musculares, Espasmos, Cãibras e Fraqueza Muscular; 12. Tosse e Hemoptise; 13. Dispneia e Edema Pulmonar; 14. Edema; 15. Cianose, Hipoxia e Policitemia; 16. Hipertensão Arterial; Síndrome de Choque; 17. Colapso e Morte Cardiovascular Súbita; 18. Insuficiência Cardíaca; 19. Insuficiência Coronária; 20. Bradiarritmias; 21. Taquiarritmias; 22. Cateterismo e Angiografia Cardíaco; 23. Febre Reumática; 24. Endocardite Infecciosa; 25. Miocardiopatias e Miocardites; 26. Infarto Agudo do Miocárdio; 27. Cor Pulmonale; 28. Parada Cardiorrespiratória; 29. Disfasia; 30. Constipação Diarreia e Distúrbios da Função Ano Retal; 31. Aumento e Perda de Peso; 32. Hematêmese Melena; 33. Hepatite Aguda e Crônica; 34. Icterícia e Hepatomegalia; 35. Cirrose; 36. Distensão Abdominal e Ascite; 37. Coledocolitíase; 38. Doenças do Pâncreas; 39. Líquidos e Eletrólitos; 40. Acidose e Alcalose; 41. Anemias; 42. Hemorragia e Trombose; 43. Biologia do Envelhecimento; 44. Problema de Saúde do Idoso; 45. Diagnóstico e Manuseio das Afecções Mais Comuns da Pessoa Idosa; 46. Avaliação e Diagnóstico das Doenças Infecciosas; 47. Diarreia Infecciosa Aguda e Intoxicação Alimentar; 48. Doenças Sexualmente Transmissíveis; 49. Síndrome de Angústia Respiratória do Adulto; 50. Estado de Mal Asmático; 51. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; 52. Tromboembolismo Pulmonar; 53. Insuficiência Renal Aguda; 54. Insuficiência Renal Crônica; 55. Glomerulopatias; 56. Obstrução das Vias Urinárias; 57. Lúpus Eritematoso Sistêmico; 58. Artrite Reumatoide; 59. Vasculites; 60. Doença Articular Degenerativa; 61. Artrite Infecciosa; 62. Distúrbios da Coagulação; 63. Diabetes Mellitus; 64. Doenças da Tireoide; 65. Acidose Lático; 66. Doenças Vasculares Cerebrais; 67. Traumatismo Cranioencefálico e Raquimedular; 68. Viroses do Sistema Nervoso Central: Meningites e Encefalites; 69. Coma; 70. Doenças Ocupacionais; 71. Acidentes do Trabalho; 72. Neoplasias; 73. Moléstias Infecciosas; 74. Carências Nutricionais; 75. Princípios doutrinários e organizativos do SUS: Direito à saúde, Controle social na saúde, Recursos humanos no SUS, Financiamento no SUS, Reforma Sanitária e Modelos Assistenciais de Saúde; 76. Atenção Básica à Saúde: Programa de Saúde da Família como estratégia de reorientação da Atenção Básica à Saúde.

MÉDICO CARDIOLOGISTA: PORTUGUÊS. 1.Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 17. Informações literais e inferências; 18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECÍFICA. 1. Anatomia do Sistema Cardiovascular; 2. Semiologia do aparelho cardiovascular; 3. Métodos propedêuticos de diagnóstico; 4. Febre reumática; 5. Hipertensão arterial; 6. Insuficiência cardíaca; 7. Arritmias cardíacas; 8. Insuficiência coronariana; 9. Miocardiopatias; 10. Endocardites; 11. Cardiopatias congênitas; 12. Dislipidemia; 13. Doenças valvulares; 14. Doenças da aorta; 15. Doenças do pericárdio.

MÉDICO PEDIATRA: PORTUGUÊS. 1.Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 17. Informações literais e inferências; 18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECÍFICA 1. Ações de saúde em pediátria/AIDPI; 2. Anemias e carências; 3. Convulsões na infância; 4. Síndrome nefrótica e nefrítica; 5. Infecção no trato urinário; 6. Desnutrição energético-proteico;7. Síndrome febril; 8. Asma brônquica; 9. doenças linfoproliferativas na infância; 10. Meningites bacterianas; 11. Tuberculose na infância; 12. Hepatites infecciosas; 13. Distúrbios do crescimento; 14. Doenças reumáticas; 15. Dermatoses na infância: piodermites e micoses; 16.Constipação intestinal; 17. Distúrbios hidroeletrolíticos; 18. Doenças exantemáticas; 19. Adolescência; 20. Acidentes e violência na infância. 21. PSF

MÉDICO GINECOLOGISTA E OBSTETRA: PORTUGUÊS. 1. Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 17. Informações literais e inferências; 18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECÍFICA. 1. Anatomia e fisiologia do aparelho genital. 2. Anamnese e exame ginecológico. Exames complementares em Ginecologia. 3. Malformações genitais. 4. Corrimento genital: etiopatogenia, diagnóstico e tratamento. 5. Doenças sexualmente transmissíveis. 6. Doença inflamatória pélvica aguda e tuberculose genital. 7. Dismenorreia primária e secundária. 8. Hemorragia uterina disfuncional. 9. Prolapsos genitais. Incontinência urinária de esforço. 10. Métodos contraceptivos e suas complicações. 11. Climatério descompensado. 12. Patologias benignas do colo uterino. 13. Miomatose uterina. 14. Endometriose: diagnóstico e tratamento. 15. Câncer do colo uterino e do endométrio. 16. Tumores malignos e benignos dos ovários. 17. Lesões benignas e malignas das mamas. 18. Abdome agudo em Ginecologia.

MÉDICO CIRURGIÃO GERAL: PORTUGUÊS. 1. Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 17. Informações literais e inferências;18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. Código de Ética. Politraumatizado: reanimação, avaliação propedêutica, indicação e condutas cirúrgicas nos traumatismos causados por agentes diversos: cervicais, torácicas, abdominais e perineais; Avaliação do risco cirúrgico, pré e pós operatório; Choque: repercussões para os diversos órgãos e sistemas; Alterações Hidroeletrolíticas e do equilíbrio ácido-básico, diagnóstico e tratamento; Suporte nutricional em cirurgia: enteral e parenteral; Queimaduras: abordagem inicial, curativos e reposição volêmica; Abdômen agudo não traumático e sépsis abdominal: diagnóstico e tratamento; Parede abdominal: técnicas de abertura e fechamento; tratamento cirúrgico de hérnias incisionais, inguinais, umbilicais e epipástricas; Hérnia de hiato, úlcerasgastro-duodenais; Gastrites; Afecções bilio-pancreáticas: diagnóstico e tratamento; Megaesôfago e Megacólon: diagnóstico e tratamento; Patologia Cólon-reto-anal: divertículos, neoplasias, hemorroidas, fissuras, abcessos e fístulas; Emergências vasculares: traumáticas e não traumáticas, diagnóstico e tratamento; Urgências urológicas: traumáticas e não traumáticas, diagnóstico e tratamento: Urgências torácicas: traumáticas e não traumáticas, mais frequentes, diagnóstico e tratamento.

SUPERVISOR ESCOLAR: DIDÁTICA. 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, LDBN, PCN'S. Projeto Político Pedagógico, Projetos no cotidiano da escola. ESPECÍFICA: 1 - Histórico e Contextualização da Supervisão Escolar. 2 - Função e Papel do Supervisor Escolar. 3 - Supervisão Escolar e o Trabalho Coletivo.4 - Tendências Pedagógicas.5 - Currículos e Conhecimentos. 6 - Planejamento de Ensino. 7 - Avaliação de Ensino. 8 - Lei de Diretrizes e Bases ( Lei n° 9.394, de 20 de Dezembro de 1996). Contribuições teóricas ao processo de ensino - aprendizagem: B.F.Skinner, Carl Rogers, Jean Piaget, Lev. S. Vygo-Tsky e Paulo Freire. Projeto Político Pedagógico. Projetos e Programas. Conselho de Classe. Conselho Escolar.

ORIENTADOR EDUCACIONAL: DIDÁTICA. 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, LDBN, PCN'S. Projeto Político Pedagógico, Projetos no cotidiano da escola. ESPECÍFICA: 1 - O Estatuto do magistério e o orientador educacional; 2 - Função e Papel Do Orientador Educacional; 3 - Tendências pedagógicas na prática do orientador educacional; 4 - O Trabalho Coletivo Na Escola: A Inserção Do Orientador Educacional No Processo; 5 - A Orientação Educacional a Nível De Ensino Fundamental e Médio De Ensino; 6 - Escola Pública Na Qualidade: Compromisso Do Orientador Educacional; 7 - Orientação Educacional Integrada Ao Currículo; 8 - O Planejamento Da Orientação Educacional; 9 - Legislação Do Ensino.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

EVENTO

DATA

Período de inscrição

20 de setembro a 15 de outubro de 2010 de segunda a sexta feira.
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Local: Av. São José s/n. Centro, Alcantil/PB

Entrega dos cartões de inscrição

De 01 a 05 de novembro de 2010 no mesmo horário e local em que se efetuaram as inscrições e pela internet.

Realização provável das provas escritas

28 de novembro de 2010

Maiores informações no site:
www.examesconsultoria.com

125164

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231