Educação Infantil

1.
QPCI89827 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: UNILAVRAS Órgão: Pref. Itambé do Mato Dentro/MG

“Os contatos de uma mãe com seu filho despertam nele as primeiras vivências de prazer. Essas primeiras experiências sensuais de vida e de prazer não são essencialmente biológicas, mas constituirão o acervo psíquico do indivíduo, serão o embrião da vida mental no bebê” (Parâmetros Curriculares Nacionais, v.10.2, BRASIL, 1997, p. 81). A sexualidade de um indivíduo se desenvolve:
2.
QPCI105665 Educação Infantil Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Bagé/RS

Assinale a alternativa que NÃO traz benefícios trazidos pela musicalização infantil.
3.
QPCI107648 Educação Infantil Ano: 2020 Banca: IDCAP Órgão: Pref. Serra/ES

Muitas vezes vista apenas como um ser que ainda não é adulto, ou é um adulto em miniatura,a criança é um ser humano único, completo e, ao mesmo tempo, em crescimento e em desenvolvimento. É um ser humano completo porque tem características necessárias para ser considerado como tal: constituição física, formas de agir, pensar e sentir. (...) No que diz respeito às interações sociais, ressalta-se que a diversidade de parceiros e experiências potencializam o desenvolvimento infantil.(http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol1.pdf) – (p.16)

À Luz dos “Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil”, analise as proposições com V (Verdadeiro) ou F (Falso). Em seguida,marque a alternativa correta.

(__)A criança é um ser em crescimento porque seu corpo está continuamente aumentando empeso e altura; porque estas características estão em permanente transformação.
(__)As mudanças que vão acontecendo no desenvolvimento da criança são qualitativas e quantitativas— o recém-nascido é diferente do bebê que engatinha, que é diferente daquele que já anda, já fala, já tirou as fraldas.
(__)O crescimento e o desenvolvimento da criança pequena ocorrem tanto no plano físico quanto no psicológico, pois um depende do outro.Embora dependente do adulto para sobreviver, acriança é um ser capaz de interagir num meio natural, social e cultural desde bebê.
(__)A partir de seu nascimento, o bebê reage ao entorno, ao mesmo tempo em que provoca reações naqueles que se encontram por perto, marcando a história daquela família. Os elementos de seu entorno que compõem o meio natural (o clima, por exemplo), social (os pais, por exemplo) e cultural (os valores, por exemplo) irão configurar formas de conduta e modificações recíprocas dos envolvidos.
4.
QPCI113930 Educação Infantil Ano: 2020 Banca: AOCP Órgão: Pref. Novo Hamburgo/RS

Na perspectiva da educação inclusiva, deve-se considerar o que for necessário para que todos os alunos possam aprender. Para isso, as escolas devem, em seus espaços,
5.
QPCI131140 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Santa Rosa/RS

De acordo com Bergmann, a sala de aula invertida traz alguns pontos positivos, quais sejam:

  1. Fala a língua dos estudantes.
  2. Intensifica a interação aluno-professor.
  3. Ajuda os alunos com diferentes habilidades a se superarem.

Quais estão corretas?
6.
QPCI182845 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: CETREDE Órgão: Pref. Juazeiro do Norte/CE

As discussões e os estudos sobre a educação na infância perpassam pela compreensão das múltiplas linguagens manifestadas pelas crianças. Desse modo, faz-se necessário observar alguns pontos que permitem ao professor uma melhor aproximação com essa realidade e que norteiam a sua prática em sala de aula. São eles:

  1. A sensibilidade de ouvir e entender as crianças a partir de seu modo próprio de entender a realidade em que vivem.
  2. Momentos de interação em que possamos viver e reviver acriança que existe dentro de nós.
  3. Transformar o nosso mundo em universo adulto para assim compreendermos as nossas crianças.
  4. Entender as diversas formas de expressão das crianças, permitindo que sua capacidade de ver o mundo se amplie cotidianamente.
  5. Despertar nas crianças a compreensão de suas culturas para que reproduzam os padrões de comportamento vigentes.

Assinale a alternativa que indica as afirmativas CORRETAS.
7.
QPCI182859 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: CETREDE Órgão: Pref. Juazeiro do Norte/CE

A aprendizagem da linguagem envolve processos cognitivos tais como pensamento, memória, atenção que são inerentes ao ser humano. Nesse sentido, são muitas as funções da linguagem. Analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa INCORRETA.
8.
QPCI223338 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: OBJETIVA CONCURSOS Órgão: Pref. de Itaberaba

De acordo com PERRENOUD, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(_)
Para organizar e dirigir situações de aprendizagem, é indispensável que o professor domine os saberes, que esteja mais de uma lição à frente dos alunos e que seja capaz de encontrar o essencial, sob múltiplas aparências, em contextos variados.
(_)
O ensino persegue objetivos de maneira mecânica e obsessiva.
(_)
A competência do professor é essencialmente didática, pois trabalha a partir das concepções dos alunos, dialogando com eles, fazendo com que sejam avaliadas para aproximá-las dos conhecimentos científicos a serem ensinados.
9.
QPCI223591 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: Instituto UniFil Órgão: Pref. Cambé/PR

Uma formação pessoal e social é proporcionada pela Educação Infantil à criança por meio da aquisição de habilidades, melhora no desempenho escolar no futuro, promove o lúdico, o ético, a cidadania e os laços afetivos, propiciando à criança resultados efetivos para toda a vida. Nesse sentido, assinale a alternativa que condiz com essa afirmação.
10.
QPCI223599 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: Instituto UniFil Órgão: Pref. Cambé/PR

No tocante ao Plano de Ação Escolar, assinale a alternativa falsa.