Educação Infantil

1.
QPCI78990 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Campo Bom/RS

Refletir sobre a avaliação da aprendizagem, normalmente, conduz aos resultados obtidos pelo aluno. Zabala (2010), quando faz algumas considerações sobre o assunto, NÃO afirma que:
2.
QPCI79890 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: IDHTEC Órgão: Pref. Macaparana/PE

A Psicogênese da Língua Escrita, de base construtivista, discute como a criança constrói diferentes hipóteses sobre o sistema de escrita. Uma criança ao tentar escrever as palavras abaixo, está no nível:

T O (gato)
C L O (cavalo)
O O T A (borboleta)
3.
QPCI95646 Educação Infantil Ano: 2018 Banca: UNOESC Órgão: Pref. Erval Velho/SC

A LDB n. 9394/96 traz em seu Art. 29 que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Consta no Art. 30, ainda, que a educação infantil será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade, sendo as pré-escolas para crianças de quatro e cinco anos. Já o Art. 31 diz que a educação infantil será organizada de acordo com algumas regras comuns (Redação apresentada pela Lei n. 12.796, de 2013). Assim, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:

  1. Atendimento à criança de, no mínimo, quatro horas diárias para o turno parcial e de sete horas para a jornada integral (incluído pela Lei n. 12.796, de 2013).
  2. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
  3. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores éticos e morais.
  4. Carga horária mínima anual de 800 horas, distribuída por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional (incluído pela Lei n. 12.796, de 2013).
  5. Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental (incluído pela Lei n. 12.796, de 2013).
4.
QPCI107841 Educação Infantil Ano: 2020 Banca: IDCAP Órgão: Pref. Serra/ES

Nos primeiros anos de iniciação escolar, a escrita compartilhada representa saber para que serve a escrita e como ser capaz de começar a praticá-la. Para construir esse conhecimento, a indicação é levar à sala de aula situações reais de uso da língua, para que as crianças tenham bons motivos para escrever.Analise as informações seguintes:

  1. Ainda que as crianças não estejam plenamente apropriadas do sistema de escrita alfabética, o professor pode adotar estratégias.
  2. Um dos pontos estratégicos é simplesmente deixar que os alunos escrevam, de acordo com suas possibilidades, ainda que de maneira não convencional.
  3. Inicialmente, o professor também pode servir como escriba para a turma e, em salas em que algumas crianças já escrevem convencionalmente, elas podem servir de escriba para os colegas.

Está(ão) em conformidade com contexto enunciado.
5.
QPCI110653 Educação Infantil Ano: 2020 Banca: GUALIMP Órgão: Pref. Quissamã/RJ

São diretrizes do Plano Nacional de Educação, EXCETO:
6.
QPCI116969 Educação Infantil Ano: 2020 Banca: UNESPAR Órgão: Pref. Arapongas/PR

O processo de ensino pode ser entendido como o conjunto de atividades organizadas, visando alcançar determinados resultados (domínio de conhecimentos e desenvolvimento das capacidades cognitivas), tendo como ponto de partida o nível atual de conhecimentos, experiências e de desenvolvimento mental dos alunos. Consideremos algumas características desse processo:

  1. O ensino é um processo, ou seja, caracteriza-se pelo desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades intelectuais dos alunos em direção ao domínio dos conhecimentos e habilidades, e sua aplicação.
  2. O processo de ensino visa alcançar determinados resultados em termos de domínio de conhecimentos, habilidades, hábitos, atitudes, convicções e de desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos alunos.
  3. O ensino tem um caráter bilateral em virtude de que combina a atividade do professor (ensinar) com a atividade do aluno (aprender). O processo de ensino faz interagir dois momentos indissociáveis: a transmissão e a assimilação passiva de conhecimentos e habilidades.
Estão CORRETAS:
7.
QPCI144564 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Faxinal do Soturno/RS

A organização da rotina orienta as crianças no tempo e no espaço, e também o trabalho do professor que, por meio da mediação das atividades propostas, avaliava a aplicação do que foi planejado e traduzido em seu plano de ensino. O professor deve, a partir das observações realizadas, promover, EXCETO:
8.
QPCI202032 Educação Infantil Ano: 2019 Banca: INSTITUTO CONSULPLAN Órgão: Pref. Pitangueiras/SP

O espaço na instituição de Educação Infantil deve propiciar condições para que as crianças possam usufrui-lo em benefício do seu desenvolvimento e aprendizagem.(RCNEI – Volume 1.)

Considerando a versatilidade do espaço na Educação Infantil, é INCORRETO afirmar que:
9.
QPCI223769 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: Instituto UniFil Órgão: Pref. Cambé/PR

De acordo com art. 1º, da Lei nº 11.494/2007, o FUNDEB é um fundo de natureza
10.
QPCI226379 Educação Infantil Ano: 2021 Banca: MSCONCURSOS Órgão: Pref. Fátima do Sul/MS

Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso aos itens e indique a alternativa correspondente.

( )A Meta 20, ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% (sete por cento) do Produto Interno Bruto - PIB do País no 5o(quinto) ano de vigência desta Lei e, no mínimo, o equivalente a 10% (dez por cento) do PIB ao final do decênio, tem como uma das Estratégias desenvolver, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, estudos e acompanhamento regular dos investimentos e custos por aluno da educação básica e superior pública, em todas as suas etapas e modalidades.
( )A Meta 19, estabelece condições, no prazo de 2 (dois) anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto, estabelece como Estratégia, dentre outras, incentivar os Estados, o Distrito Federal e os Municípios a constituírem Fóruns Permanentes de Educação, com o intuito de coordenar as conferências municipais, estaduais e distrital bem como efetuar o acompanhamento da execução deste PNE e dos seus planos de educação.
( )A Meta 18, fixa no prazo de 2 (dois) anos, a existência de planos de Carreira para os (as) profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o plano de Carreira dos (as)profissionais da educação básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido em lei federal, nos termos do inciso VIII, do art. 206 da Constituição, cita estimular a participação e a consulta de profissionais da educação, alunos (as) e seus familiares na formulação dos projetos político pedagógicos, currículos escolares, planos de gestão escolar e regimentos escolares, assegurando a participação dos pais na avaliação de docentes e gestores escolares, como uma das suas estratégias.