Estatuto da Criança e do Adolescente

1.
QPCI77162 Estatuto da Criança e do Adolescente
Ano:2019 Banca:COMPERVE/UFRN Órgão:Pref. Parnamirim/RN

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Em relação ao direito à vida e à saúde, constantes no ECA, analise as afirmativas abaixo.

  1. A atenção odontológica terá função curativa quando prestada à criança no segundo ano de vida.
  2. Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na segunda infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco ao desenvolvimento físico.
  3. Os serviços de unidades de terapia intensiva neonatal deverão dispor de banco deleite humano ou unidade de coleta de leite humano.
  4. A vacinação das crianças, nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias, é obrigatória.
Estão corretas as afirmativas
2.
QPCI148838 Estatuto da Criança e do Adolescente
Ano:2019 Banca:CEBRASPE Órgão:DP - DF

Maurício, com treze anos de idade, foi atendido em hospital público. Depois de realizados os exames clínicos e a entrevista pessoal com o adolescente, o médico que o atendeu comunicou ao conselho tutelar local a suspeita de que Maurício havia sido vítima de castigo físico praticado pelos próprios pais. O conselho tutelar averiguou o caso e concluiu que os pais de Maurício haviam lesionado os braços do garoto, mediante emprego de pedaço de madeira, em razão de ele ter se recusado a ir à escola. Com base nisso, o conselho tutelar aplicou aos pais uma advertência e os encaminhou para tratamento psicológico. Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/1990).

O conselho tutelar extrapolou suas atribuições ao ter aplicado advertência diretamente aos pais de Maurício, uma vez que essa medida constitui verdadeira reserva jurisdicional.
3.
QPCI148845 Estatuto da Criança e do Adolescente
Ano:2019 Banca:CEBRASPE Órgão:DP - DF

André, com dezessete anos de idade, foi apreendido pela prática de ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas. Depois de ter sido conduzido à delegacia de polícia especializada, o adolescente foi apresentado ao Ministério Público. O promotor de justiça que o entrevistou ofereceu-lhe remissão cumulada com medida socioeducativa de semiliberdade.O magistrado indeferiu a remissão ministerial, sob o fundamento de que a aplicação de medida socioeducativa ao adolescente por ato infracional é de competência exclusiva do juiz, e abriu vista ao Ministério Público para que apresentasse representação contra André no prazo de 24 horas. Diante da negativa de homologação judicial e do retorno dos autos, o promotor ofereceu representação contra André e o magistrado manteve a internação provisória, designou audiência de apresentação e determinou a citação do adolescente. Na sentença, o magistrado determinou a internação, fundamentando que a conduta do adolescente era grave, embora não houvesse qualquer outra anotação em sua folha de passagem.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os seguintes itens,de acordo com a legislação pertinente e a jurisprudência dos tribunais superiores.

Eventual recurso contra a sentença proferida pelo magistrado deverá adotar o sistema recursal do Código de Process Civil, com as adaptações previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.
4.
QPCI199256 Estatuto da Criança e do Adolescente
Ano:2019 Banca:VUNESP Órgão:Pref. Suzano/SP

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI),de abrangência nacional e caráter intersetorial, integra a Política Nacional de Assistência Social, sendo desenvolvido de forma articulada pelos entes federados, com a participação da sociedade civil. De acordo com oart. 24-C da Lei Orgânica da Assistência Social, o PETI deve contribuir para a retirada de crianças e adolescentes em situação de trabalho, tendo suas ações voltadas para transferências de renda, atuação com famílias e, para as crianças e adolescentes, a oferta de
5.
QPCI204880 Estatuto da Criança e do Adolescente
Ano:2019 Banca:CESPE Órgão:SLU-DF

Acerca de políticas, diretrizes, ações e desafios na área da família, da criança e do adolescente, julgue os itens subsecutivos.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho(OIT), particularmente as atividades de produção e tráfico de entorpecentes praticadas por crianças e adolescentes integram a lista das piores formas de trabalho infantil.
6.
QPCI239908 Estatuto da Criança e do Adolescente
Ano:2021 Banca:IBADE Órgão:ISE/AC

Tendo em vista a Lei 12.594/2012 sobre o SINASE – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, é certo que a mencionada lei descreve regras sobre planos, políticas e programas específicos de atendimento ao adolescente em conflito com a lei. Assim, é correto afirmar que, a princípio, a composição da equipe técnica do programa de atendimento deverá ser interdisciplinar, compreendendo, no mínimo, de acordo com as normas de referência, profissionais das áreas de:
7.
QPCI242982 Estatuto da Criança e do Adolescente
Ano:2021 Banca:IBADE Órgão:ISE/AC

Quanto aos direitos fundamentais das crianças e adolescentes, previstos na Lei 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é correto afirmar que acriança e o adolescente têm direito a, EXCETO:
8.
QPCI245674 Estatuto da Criança e do Adolescente
Ano:2021 Banca:IBADE Órgão:ISE/AC

O menor pode trabalhar com a idade de:
9.
QPCI269941 Estatuto da Criança e do Adolescente
Ano:2021 Banca:IBADE Órgão:ISE/AC

Considere os Direitos e Garantias Fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, particularmente no tocante aos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Assim, é certo que a lei não excluirá da apreciação do:
10.
QPCI269952 Estatuto da Criança e do Adolescente
Ano:2021 Banca:IBADE Órgão:ISE/AC

O tratamento do usuário ou dependente de drogas deverá ser ordenado em uma rede de atenção à saúde, com prioridade para as modalidades de tratamento ambulatorial, incluindo excepcionalmente formas de internação em unidades de saúde e hospitais gerais nos termos de normas dispostas pela União e articuladas com os serviços de assistência social. Dentre as formas de internação, podemos citar: