Prefeitura de Capão do Cipó - RS

Notícia:   Vagas para todos os níveis em Capão do Cipó - RS

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPÃO DO CIPÓ

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2011

A Prefeitura Municipal de CAPÃO DO CIPÓ - RS, faz saber que realizará Concurso Público de Provas e Títulos, para preenchimento de vagas no Serviço Público Municipal , observado o disposto na Legislação Municipal e Federal, regulamentado pelo Decreto N.011/2007 na forma determinada neste Edital. O Concurso Público será realizado pela empresa Click Soluções Técnicas, Administrativas e Pedagógicas LTDA, inscrita no CNPJ 09.151.415.0001-30.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. Os cargos, vagas, vencimentos, valores de inscrições, carga horária, descrição resumida dos cargos, escolaridades, são os constantes do Anexo I. Os programas das provas objetivas constam do Anexo II, deste Edital.

2. DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

2.1. Ser brasileiro nato, naturalizado ou cidadão português, na formada Lei.

2.2. Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital.

3. DAS CONDIÇÕES PARA A POSSE

3.1. Estar em dia com as obrigações eleitorais.

3.2. Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino.

3.3. Ter, na data da posse, 18 (dezoito) anos completos.

3.4. Estar em gozo dos direitos políticos.

3.5. Possuir a habilitação exigida para o cargo pretendido.

3.6. Gozar de boa saúde física e mental .

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 As Inscrições serão realizadas de forma presencial na Sede da Prefeitura de Capão do Cipó -RS.

4.1.1. Local: Centro Administrativo Municipal - Setor Administrativo, sito a Rua Catarino Garcia dos Santos, n.50 - Capão do Cipó - RS.

4.1.2. Período: 15/08/2011 a 31/08/2011

4.1.3. Horário: 8h30m a 11 h3Om e 13h30m as 16h30m.

4.2. O Edital estará disponível nas páginas dos endereços eletrônicos www.clicksolucoesinteligentes.com.br e www.capaodocipo.rs.gov.br.

4.3.1. Não será aceita inscrição por via postal, internet ou assemelhada, condicional ou extemporânea, assim como não será aceito o recolhimento da taxa de inscrição por via eletrônica ou depósito em caixa de atendimento automático (Deposito em Envelope) ou por qualquer meio que não se possa comprovar o crédito por autenticação mecânica efetuada pelas instituições bancárias. e na Prefeitura Municipal de Capão do Cipó à disposição dos interessados.

4.3. O recolhimento da taxa de inscrição será efetivado em favor da Prefeitura Municipal de Capão do Cipó através de depósito bancário ou pagamento de taxa no setor financeiro da Prefeitura Municipal.

4.3.1. Não será aceita inscrição por via postal, internei ou assemelhada, condicional ou extemporânea, assim como não será aceito o recolhi mento da taxa de inscrição por via eletrônica ou depósito em caixa de atendimento automático (Deposito em Envelope) ou por qualquer meio que não se possa comprovar o crédito por autenticação mecânica efetuada pelas instituições bancárias.

4.3.2. O recolhimento da taxa de inscrição em desacordo com os termos deste Edital ensejará o impedimento da inscrição, sem a devolução do respectivo valor.

4.4. Documentação exigida: O candidato deverá apresentar no ato da solicitação da inscrição, pessoal mente, ou através de procuração específica, os seguintes documentos:

a) Comprovante de Pagamento do valor da inscrição do cargo especifico, nas condições do item 4.1.4 deste Edital;

b) Original e fotocópia da cédula de identidade ou de documento equivalente, de valor legal. No caso de inscrição por procuração, esta deverá ser acompanhada também de documento original de documento do procurador.

c) Laudo médico de deficiência do candidato, quando cabível.

4.5. Após apresentação da documentação exigida, o candidato/procurador deverá assinar documento (ficha de inscrição), no local da inscrição, no qual declare atender às condições exigidas para a inscrição e submeter-se às normas expressas neste Edital.

4.6. Às pessoas com deficiência, é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, num percentual de 10% (dez por cento) das vagas para cada cargo, do total das vagas oferecidas, com de acordo com o artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal e Lei Municipal.

4.6.1. O candidato ao inscrever-se nesta condição, deverá escolher o cargo a que concorre e marcar a opção "Pessoas com Deficiência", bem como deverá entregar no ato da inscrição os seguintes documentos:

a) laudo médico (original ou cópia legível autenticada) emitido há menos de um ano atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como da provável causa da deficiência

b) requerimento, solicitando vaga especial , constando o tipo de deficiência e a necessidade de condição ou prova especial, se for o caso (conforme modelo Anexo III deste Edital). O pedido de condição ou prova especial, formalizado por escrito à empresa executora, será examinado para verificação das possibilidades operacionais de atendimento, obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.

4.6.2. Caso o candidato não encaminhe o laudo médico e o respectivo requerimento, até o prazo determinado, não será considerado como pessoas com deficiência para concorrer às vagas reservadas, não tendo direito à vaga especial, bem como à prova especial, seja qual for o motivo alegado, mesmo que tenha assinalado tal opção na Ficha de Inscrição.

4.6.3. Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção si mpl es do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

4.6.4. Os candidatos inscritos nessa condição participarão do concurso público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere às provas aplicadas, ao conteúdo das mesmas, à avaliação, aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos, resguardadas as condições especiais previstas na legislação própria

4.6.5. Caso necessitem de condições especiais para fazer as provas, os candidatos deverão declarar, em requerimento próprio (o próprio formulário de inscrição) serem portadores de deficiência, especificando-a no ato da inscrição, juntamente com laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como a provável causa da deficiência

4.7. A declaração falsa ou inexata dos dados constantes na ficha de inscrição, bem como a apresentação de documentos ou informações falsas ou inexatas, determinará o cancelamento da inscrição e anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época, sem prejuízo da adoção das medidas judiciais cabíveis, assegurado o direito de recurso junto à Comissão do Concurso Público, que será decidido em 48(quarenta e oito) horas, em conformidade com o princípio da ampla defesa e do contraditório.

4.8. Outras informações:

a) Só o pagamento da inscrição não significa que o candidato esteja inscrito;

b) O valor da inscrição, uma vez pago, não será devolvido, sob hipótese alguma, salvo no caso de não realização do Concurso, situação em que o candidato poderá requerer a restituição junto à Administração Municipal, após confirmação definitiva da sua não realização, corrigido monetariamente, a partir da data do pagamento da inscrição, em prazos e datas a serem divulgados à época A devolução ocorrerá em até 30 (trinta) dias da sua solicitação por meio de depósito bancário ou cheque administrativo.

c) Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta;

d) O candidato poderá se inscrever em mais de um cargo.

4.9. Na inscrição : Para o Cargo de Agente Comunitário de Saúde, comprovação de residência, poderá ser feita através de conta de luz, água, telefone em nome do candidato ou declaração devidamente registrada em cartório. O candidato ao Cargo de Agente Comunitário de Saúde deverá assinalar na ficha de inscrição a opção pela micro área onde reside.

5. DAS PROVAS

O Concurso Público constará de Provas Objetivas de Múltipla Escolha, Prova de Títulos ou Prova Prática conforme especificação abaixo:

a) Somente Prova Escrita será realizada para os cargos de Arquiteto, Monitor PI M , Contador, Nutricionista, Engenheiro Civil, Médico Pediatra, Médico Clínico Geral, Assistente Social, Veterinário, Secretário de Escola, Fiscal Ambiental, Atendente Consultório Dentário, Agente Administrativo, Técnico em Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combates a Endemias, Monitor de Escola Operário, Mecânico e Motorista

b) Prova Escrita e Prova de Títulos para os cargos de Professor de História, Professor de Geografia, Professor Língua Estrangeira/Espanhol, Professor de Artes, Professor de Matemática, Professor Séries Iniciais.

c) Prova Escrita e Prova Prática para Operador de Máquinas.

d) Para efeitos de classificação final, serão considerados os seguintes valores e pesos: Funções com Prova Escrita e Prova Títulos - NF = (PE * 0,75) + (PT * 0,25)

Funções com Prova escrita e Prova Prática - NF = (PE * 0,75) + (PP * 0,25)

Funções somente com Prova Escrita - NF = PE

N F - Nota Final

PE - Prova Escrita

PT - Prova de Títulos

PP - Prova Prática

5.1. As Provas Objetivas de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas para todos os cargos e terão duração máxima de 04 (quatro) horas.

5.1.1. A prova escrita será atribuído um valor de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

5.1.2. O conjunto das Provas Objetivas de Múltipla Escolha será composto de 50 (cinquenta) questões, com 04 (quatro) opções de respostas cada, sendo 2,0 (dois) o valor de cada questão, assim distribuídas:

a) 10 questões de Língua Portuguesa;

b) 10 questões de M atemática;

c) 10 questões de Conheci mentos Gerais e Atual idades;

d) 15 questões de Conheci mentos Específicos de cada Função.

e) 05 questões de Legislação Municipal.

5.1.3. Será aprovado o candidato que totalizar o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos do conjunto das Prova Objetivas de Múltipla Escolha

5.1.4. Os conteúdos Programáticos para as questões de múltipla escolha esta no Anexo II deste Edital.

5.2. A Prova de Títulos, de caráter classificatório, somente para os aprovados nas provas objetivas, será valorizada de O (zero) a 100 (cem) pontos, com peso final de 25%.

5.2.1. Os títulos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada do diploma ou certificado, expedido por Instituição de Ensino ou aperfeiçoamento de Recursos Humanos reconhecida oficial mente e entregues no ato da inscrição pelo candidato ou pelo seu procurador.

5.2.2. O candidato, no ato da entrega, preencherá e assinará formulário próprio, declarando os títulos entregues, seu nome e o cargo pretendido.

5.2.3. Os títulos considerados neste concurso, suas pontuações, o limite máximo por categoria e a forma de comprovação, não poderão ser cumulativos, sendo computado apenas o título maior e serão assim computados:

5.2.3.1. Para cargos de Professor (Educação) e demais Cargos de Nível Superior:

a) Especialização de Pós Graduação na formação Específica- 50 pontos

b) Mestrado na formação específica- 70 pontos

c) Doutorado ou pós Doutorado-100 pontos

5.2.4. A avaliação dos títulos apresentados será feita pela Comissão Municipal de Concurso e não poderá ultrapassar a 25% no Computo Geral conforme o Art. 32 do Decreto N. 011/2007.

5.3 Prova Prática para o Cargo de Operador de Máquinas, onde deverão utilizar os equipamentos para os quais se inscreveram.

5.3.1. Serão avaliados 05 critérios que demonstre conheci mento e habilidades de manejo dos equipamentos, em ficha específica conforme especificação abaixo:

Critérios avaliados na Prova Prática

Postura corporal e equilíbrio emocional durante execução das tarefas

Correto manuseio da máquina e/ou equipamento
Disciplina, persistência e capacidade de concentração
Qualidade da execução das tarefas
Demonstração que conhece as atividades do cargo ao qual se inscreveu

6. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.1. As Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha serão realizadas no município de Capão do Cipó.

DATA: 25/09/2011

LOCAL: Escola Municipal Júlio Biasi ( Ginásio da Escola Municipal Júlio Biasi) , localizada na Rua Claudino Medeiros do Nascimento, s/n,Bairro- Centro em Capão Cipó - RS

OBS: Poderá haver alteração nos locais de provas, de acordo com o número de inscritos no certame. HORÁRIOS:

a. MANHÃ 8h ás 12hs: Para os Cargos de Arquiteto, Monitor Pim, Fiscal Ambiental, Contador, Nutricionista, Eng. Civil, Médico Pediatra, Médico Clínico Geral, Assistente Social, Veterinário, Secretário de Escola, Operador de Máquinas, Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Consultório Dentário,Mecânico,Técnico em Enfermagem.

b. TARDE das 13h30m ás 17h30m: Para os Cargos de Motorista, Agente Administrativo, Professor História, Professor Geografia, Professor Língua Estrangeira/Espanhol, Professor Artes, Professor de Matemática, Professor Séries Iniciais, Monitor de Escola, Agente e Combate as Endemias, Operário.

6.1.1 As Provas Práticas serão realizadas no município de Capão do Cipó, para o Cargo de Operador de Máquinas dia:

DATA: 23/10/2011

LOCAL: Pátio da Escola Júlio Biasi Endereço: Rua Claudino Medeiros do Nascimento, s/n

HORÁRIO: 08:30hs

6.1.2. Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Capão do Cipó e disponíveis nos sites: www.clicksolucoesinteligentes.com.br, www.capaodocipo.rs.gov.br a partir do dia 15 de agosto, planilha contendo locais e horários de realização das provas objetivas.

6.2. O ingresso na sala ou locais de provas só será permitido dentro do horário estabelecido e ao candidato que apresentar o Comprovante de Inscrição, juntamente com o documento de Identidade apresentado no ato da inscrição. Como o documento não ficará retido, será exigida a apresentação do original, não sendo aceito cópias, ainda que autenticadas.

6.3. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada ou repetição de prova, importando a ausência ou retardamento do candidato em sua exclusão do Concurso Público, seja qual for o motivo alegado.

6.4. Em nenhuma hipótese haverá aplicação de provas fora dos locais e horários preestabelecidos.,

6.5. O candidato deverá comparecer ao local designado, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munido de lápis, borracha e caneta tipo esferográfica azul ou preta.

6.6. Não será permitido ao candidato portar máquina calculadora, computador portátil, relógio digital do tipo Data Bank, aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos ou capazes de transmitir dados.

6.6.1. O candidato que ingressar no local de prova com os equipamentos citados no item 6.6. deverá deixá-los desligados sobre a mesa do fiscal de provas.

6.6.2. Será de inteira responsabilidade do candidato eventual extravio ou dano causado aos aparelhos deixados sobre a mesa do fiscal de provas, sendo que nem o município, nem a empresa organizadora do concurso responsabilizar-se-ão por qualquer prejuízo sofrido pelo candidato.

6.7. O candidato portador de deficiência que necessitar de provas em condições especiais deverá informar no ato da inscrição, através de requerimento juntamente com parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.

6.8. O candidato deverá transcrever suas respostas, no cartão de respostas, com caneta esferográfica azul ou preta.

6.9. Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

6.10. Será excluído do concurso o candidato que:

a) Se apresentar após o horário estabelecido;

b) Não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado;

c) Não apresentar o Cartão de Inscrição e/ou documento de identidade exigido;

d) Durante a realização das provas for colhido em flagrante comunicação com outro candidato ou com pessoas estranhas, oralmente, por escrito, ou através de equipamentos eletrônicos, ou ainda que venha a tumultuar a sua realização;

e) Ausentar-se do recinto da prova, a não ser momentaneamente, em casos especiais e desde que na companhia do fiscal de prova.

f) Usar de incorreções ou descortesia para com os coordenadores ou fiscais de provas, auxiliares e autoridades presentes.

6.11. O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal o cartão de respostas devidamente assinado,juntamente com o caderno de questões, para arquivamento no Município, a fim de auditorias futuras.

6.12 Ao final da prova escrita, os três últimos candidatos deverão permanecer no recinto, a fim de acompanhar os fiscais até a coordenação para o lacre dos envelopes, sendo liberados quando concluído.

6.13 Na aplicação da prova, com utilização de equipamentos de elevado valor, pertencentes ou sob a responsabilidade do Município ou da entidade que realiza o certame, poderá ser procedida, a critério da Banca de aplicação, a imediata exclusão do candidato que demonstre não possuir a necessária capacidade no seu manejo, sem risco de danificá-los.

6.14. Haverá um tempo máximo para a realização de cada item/quesito da prova, que será fixado pela comissão de provas, considerando a dificuldade e demais aspectos necessários para o desempenho satisfatório dos testes, por parte dos candidatos.

6.15. O candidato, ao terminar a prova prática, deverá se retirar do local de aplicação da prova afim de não prejudicar o andamento do processo avaliatório bem como não intervir psicologicamente na aval i ação do próximo candidato.

6.16. Todos os candidatos deverão apresentar-se com trinta minutos de antecedência, em trajes apropriados para o teste, portando cédula de identidade e documento de inscrição.

7. DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO FINAL E DESEMPATE

7.1. Será eliminado o candidato que não alcançar o mínimo exigido de 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos das provas Objetivas de Múltipla Escolha ou Prática, esta quando houver.

7.2. A classificação final dos candidatos será feita pela soma dos pontos obtidos nas provas Objetivas de Múltipla Escolha, de Títulos e Prova Prática quando houver e será divulgada em duas listas, uma contendo a classificação geral de todos candidatos aprovados e a outra somente a classificação dos candidatos portadores de deficiência

7.3. Apurado o total de pontos, na hipótese de empate entre os candidatos, será dada preferência, para efeito de classificação, sucessivamente ao candidato que:

a) Se idoso, amparado pela Lei nº 10.741/03 - Estatuto do Idoso, ao de idade mais avançada

b) Quando não idoso, obtiver maior número de pontos na Prova de Língua Portuguesa;

c) Quando não idoso, obtiver maior número de pontos na Prova Específica;

d) Quando não idoso, obtiver maior número de pontos na Prova Prática

8. DOS RECURSOS

8.1. Caberá recurso, em única e última instância, à Comissão de Concurso Público:

8.2. Após o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões, porventura anuladas, seja em virtude de recurso administrativo, seja por decisão judicial, serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido ou entrado em juízo.

8.3. Será admitido recurso quanto:

a) Ao indeferimento/não processamento de inscrição;

b) À formulação das questões, respectivos quesitos e gabarito das mesmas;

c) Aos resultados parciais e finais do Concurso Público.

8.4. Todos os recursos, deverão ser interpostos até 3 (três) dias úteis, a contar da divulgação por edital, de cada evento.

8.5. Os recursos que forem apresentados deverão obedecer rigorosamente os preceitos que seguem e serão dirigidos à CLICK SOLUÇÕES INTELIGENTES, empresa designada para realização do concurso.

8.6 Os mesmos deverão ser protocolados junto à Prefeitura Municipal, no prazo marcado por Edital, na forma de requerimento, conforme modelo Anexo II deste Edital e deverão conter os seguintes elementos:

a) Nome do Candidato;

b) Concurso de referência - Órgão/Município;

c) Cargo ao qual concorre;

d) Circunstanciada exposição a respeito das questões, pontos ou títulos, para as quais, em face às normas do certame, contidas no Edital, da natureza do cargo a ser provido ou do critério adotado, deveria ser atribuído maior grau ou número de pontos;

e) Razões do pedido de revisão, bem como o total dos pontos pleiteados.

8.7. Os recursos que forem apresentados deverão obedecer rigorosamente os preceitos que seguem e serão dirigidos à CLICK SOLUÇÕES INTELIGENTES , empresa designada para realização do concurso.

8.8 Não se conhecerão os recursos que não contenham os dados acima e os fundamentos do pedido, inclusive os pedidos de simples revisão da prova ou nota.

8.9. Serão desconsiderados os recursos interpostos fora do prazo, enviados por via postal, fax ou meio eletrônico (e-mail) ou em desacordo com este Edital.

8.10. Em caso de haver questões que possam vir a ser anuladas por decisão da Comissão Executora do Concurso, as mesmas serão consideradas como respondidas corretamente por todos candidatos, independente de terem recorrido.

8.11. Se houver alguma alteração de gabarito oficial, por força de impugnações, as provas serão corrigidas de acordo com a alteração.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. O candidato aprovado e nomeado será regido pelo Estatuto dos Servidores Municipais de Capão do Cipó - RS

9.2. A Comissão Municipal de Concurso Público terá a responsabilidade de acompanhar a realização do concurso, receber cópias dos recursos, encaminhando-os Click Soluções Técnicas, Administrativas e Pedagógicas LTDA, que fará estudo, fornecendo parecer.

9.3. O prazo de validade do presente concurso é de 02 (dois) anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 (dois) anos.

9.4. Ao entrar em exercício, o servidor ficará sujeito a estágio probatório, durante o qual sua eficiência e capacidade serão objetos de avaliação para o desempenho do cargo.

9.5. O candidato aprovado dentro do limite de vagas previstas, durante o prazo de validade do certame, tem direito subjetivo a nomeação para o cargo a que concorreu e foi habilitado.

9.6. A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do concurso público, tais como se acham estabelecidas neste Edital.

9.7. A Prefeitura Municipal de Capão do Cipó e a Click Soluções Técnicas, Administrativas e Pedagógicas LTDA, não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes a este concurso.

9.8. O candidato deverá manter junto ao Setor de Pessoal da Prefeitura Municipal, durante o prazo de validade do concurso, seu endereço atualizado, visando eventuais convocações.

9.9. Toda informação referente à realização do concurso será fornecida pela Prefeitura Municipal, através da Comissão Municipal de Concurso Público.

9.10. Ficam reservadas 10% (dez) das vagas oferecidas neste Edital, desprezadas as frações, na forma do Anexo I deste Edital, para pessoas portadoras de deficiência, em cumprimento às normas legais, desde que compatível com o exercício do cargo e declarada no ato da inscrição. O candidato que não declarar ser deficiente no ato de sua inscrição não poderá declarar posteriormente.

9.10.1. Os candidatos deverão declarar, em requerimento próprio (o próprio formulário de inscrição), serem portadores de deficiência, especificando-a no ato da inscrição, juntamente com laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como a provável causa da deficiência

9.10.2. Os portadores de deficiência, quando de sua posse, serão submetidos a exame médico a fim de comprovar a qualificação do candidato como deficiente ou não, e o grau de deficiência que não o incapacite para o exercício do cargo, assegurado o direito de recurso junto à Prefeitura Municipal, no prazo de dois dias úteis a partir do primeiro dia útil subseqüente à divulgação do resultado do exame.

9.10.3. O candidato deverá solicitar, no ato de sua inscrição, caso necessite, condições especiais para realização das provas, em campo especificado na ficha de inscrição.

9.10.4. É considerado portador de deficiência aquele que se enquadrar nas condições especificadas no artigo 42 do Decreto Federal nº 3.298/99.

9.10.5. A 12 (primeira) nomeação de candidato classificado portador de deficiência deverá ocorrer quando da nomeação da 202 (vigésima) vaga de cada cargo. As demais nomeações ocorrerão na 402 (quadragésima) vaga, 602 (sexagésima) vaga e assim por diante

9.11. O candidato aprovado, quando nomeado, deverá apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos, para efeito de posse no cargo:

a) Fotocópia autenticada da certidão de nasci mento ou casamento;

b) Fotocópia autenticada da certidão de nasci mento dos filhos (se tiver) ;

c) Fotocópia autenticada do CPF;

d) Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade;

e) Cartão de Cadastramento no PIS/PASEP (se tiver);

f) Laudo médico favorável, fornecido pelo Serviço de Medicina Municipal;

g) 02 (duas) fotos 3x4;

h) Fotocópia autenticada do Título de Eleitor com o comprovante de votação na última eleição;

i) Fotocópia autenticada do Certificado de Reservista, sedo sexo masculino;

j) Fotocópia autenticada do comprovante de capacitação legal para o exercício do cargo, bem como registro no órgão competente, quando cabível;

k) Certidão Negativa de antecedentes criminais, ou outra forma de comprovação de sua idoneidade, ou ainda, apresentação de esclareci mentos e provas, quando houver registro de antecedentes criminais.

9.12. Não se dará a contratação, em hipótese alguma, de candidatos com documentação incompleta

9.13. Não haverá segunda convocação para o candidato que não comparecer nos prazos estabelecidos na legislação dos servi dores públicos, para a contratação e o exercício do cargo para o qual tenha sido aprovado.

9.14 divulgação oficial do inteiro teor deste Edital e seus anexos I, II e III e os demais editais, relativos às etapa deste Concurso Público dar-se-á com a afixação no Painel de Publicações do Município e/ou seus extratos serão publicados no Jornal "Expresso Ilustrado de Santiago", também em caráter meramente informativo na internei, pelos sites www.clicksolucoesinteligentes.com.br e www.capaodocipo.rs.gov.br.

9.14.1 Fazem parte deste Edital os seguintes anexos:

a. ANEXO I - QUADRO DE VAGAS - ESCOLARIDADE - VENCIMENTOS - VALOR INSCRIÇÕES E ZONEAMENTO PARA AGENTE COM UNITÁRIO DA SAÚDE.

b. ANEXO II - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA AS PROVAS ESCRITAS

c. ANEXO III - CRONOGRAMA DO CONCURSO PÚBLICO.

d. ANEXO IV - FORMULÁRIO PARA RECURSOS

9.15. Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Comissão Municipal de Concurso Público e Click Soluções Técnicas, Administrativas e Pedagógicas LTDA, empresa responsável pela execução do Concurso.

9.16. Caberá ao Sr. Prefeito Municipal a homologação do resultado final.

9.17. Todas as informações referentes ao concurso serão afixadas no quadro de publicação oficial dos atos da Prefeitura Municipal de Capão do Cipó, bem como, no endereço eletrônico: www.clicksolucoesinteligentes.com.br e www.capaodocipo.rs.gov.br.

Capão do Cipó, 29 de julho de 2011.

Osvaldo Froner
Prefeito Municipal

ANEXO I

QUADRO DE VAGAS -ESCOLARIDADE - VENCIMENTOS-VALOR INSCRIÇÃO

FUNÇÃO

N. VAGA

VAGA DEFIC

C.H

ESCOLARIDADE

VENCIMENTO R$

VALOR INSCRIÇÃO

1. Arquiteto

01

-

20h

Superior completo de Arquitetura e Urbanismo com registro no Conselho de sua Categoria

1.774,70

R$ 100,00

2. Monitor PIM

01

-

40h

Superior Completo na Área de Educação, Saúde ou Serviço Social com registro no Conselho de sua Categoria

1.998,00

R$ 100,00

3. Contador

CR

-

40h

Superior completo e Ciências Contábeis e registro no Conselho de sua respectiva categoria

3.489,36

R$ 100,00

4. Nutricionista

01

-

20h

Superior completo em Nutrição com registro no Conselho de sua respectiva categoria

1.774,70

R$ 100,00

5. Engenheiro Civil

CR

-

20h

Superior completo em Engenharia Civil e registro no Conselho de sua respectiva categoria

1.744,70

R$ 100,00

6. Médico/ Pediatra

01

-

10h

Superior completo em Medicina/Pediatria com registro no Conselho de sua respectiva categoria

1.918,45

R$ 100,00

7.Médico/ Clínico Geral

01

-

10h

Superior completo em Medicina/Clinico Geral com registro no Conselho de sua respectiva categoria

1.918,45

R$ 100,00

8. Assistente Social

CR

-

20h

Superior completo em Assistência Social com registro no Conselho de sua respectiva categoria

1.774,70

R$ 100,00

9. Veterinário

CR

-

20h

Superior completo em Medicina Veterinária com registro no Conselho de sua respectiva categoria

1.774,70

R$ 100,00

10. Professor de História

*CR

-

20h

Superior Plena completo em História com registro no MEC

993,76

R$ 100,00

11. Professor de Geografia

CR

-

20h

Superior Plena completo em Geografia com registro no MEC

993,76

R$ 100,00

12. Professor Língua Estrangeira EspanholCR-20hSuperior Plena completo em Língua Estrangeira/Espanhol com registro no MEC993,76R$ 100,00
13. Professor ArtesCR-20hSuperior Plena completo em Artes com registro no MEC993,76R$ 100,00
14. Professor de MatemáticaCR-20hSuperior Plena completo em Matemática com registro no MEC993,76R$ 100,00
15. Professor Séries (anos) iniciaisCR-20hSuperior Plena completo em Pedagogia ou Normal Superior - séries iniciais com registro no MEC993,76R$ 100,00
16. Secretário(a) De EscolaCR-40hEnsino Médio Completo1.207,89R$ 80,00
17. Fiscal AmbientalCR-40hEnsino Médio Completo1.207,89R$ 80,00
18. Atendente de Consultório Dentário01-40hEnsino Médio Completo Habilitação legal para o exercício da profissão. Registro no CFO e inscrição no CRO.1.207,89R$ 80,00
19. Agente AdministrativoCR-40hEnsino Médio Completo1.207,89R$ 80,00
20. Técnico em EnfermagemCR-40hCurso Técnico de Enfermagem completo devidamente registrado no Órgão Competente1.744,70R$ 80,00
21. Agente Comunitário de Saúde

*ler observação das Microáreas.

CR-40hEnsino Fundamental Completo e haver concluído com aproveitamento o Curso de Qualificação Básica para Formação de Agente Comunitário de Saúde. Residir na micro área da comunidade onde atuar.739,16R$ 60,00
22. Agente de Combates a Endemias.01-40hEnsino Fundamental Incompleto, a partir do 3º. Ano das series iniciais e haver concluído com aproveitamento o curso introdutório de formação inicial e continuada739,16R$ 60,00
23.OperárioCR-40hEnsino Fundamental Completo, a partir do 3º. Ano das series iniciais.605,63R$ 60,00
24. Monitor de escolaCR-40hEnsino Fundamental Incompleto, a partir do 3º. Ano das series iniciais.605,63R$ 60,00
25. MecânicoCR-40hEnsino Fundamental Incompleto, a partir do 4º. Ano das series iniciais.939,42R$ 60,00
26. MotoristaCR-40hEnsino Fundamental Incompleto, a partir do 5º. Ano das series finais - Carteira de Habilitação "D1.073,67R$ 60,00
27. Operador de MáquinasCR-40hEnsino Fundamental Incompleto, a partir do 5º. Ano das series finais."Carteira de Habilitação "C"1.073,67R$ 60,00

* CR - CADASTRO RESERVA

CONTINUAÇÃO ANEXO I

*DAS MICRO ÁREAS E LOCALIZAÇÃO PARA O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

MICRO ÁREA 1 - Localidade denominada Carovia metade da direita - R. M acedo, batalha, areieiros, tiburcio e passo do valo.

MICRO ÁREA 2 - Capão do Cipó, lado esquerdo, Rincão dos Palharini , Mamoneiros, Carovilado direito e parte passo da areia

MICRO ÁREA 3 - Localidade Denominada Rincão dos Vargas, Palmeiros, Santa Bárbara, Pinheirinho, Tunas e Areias.

MICRO ÁREA 4 - Localidade Denominada, Progresso, Inhacapetum e Areias.

MICRO ÁREA 5 - Localidade Denominada Assentamento Santa Rita, 14 de julho, Sepé Tiaraju, parte do Progresso e Entre Rios.

MICRO ÁREA 6 - Localidade Denominada Entre Rios e Capão do Cipó.

MICRO ÁREA 7 - Assentamento Nova Esperança, Parte do Capão do Cipó, Areias e Tunas.

ANEXO II

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

FUNÇÕES: ARQUITETO, MONITOR PIM, ASSISTENTE SOCIAL, ENGENHEIRO CIVIL, PROFESSORES, MÉDICO PEDIATRA, MÉDICO VETERINÁRIO, NUTRICIONISTA, MÉDICO CLÍNICO GERAL, MONITOR PIM E CONTADOR.

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão de textos - Textos não literários de diversos tipos Textos literários de autores brasileiros: crônica, conto, novela, romance, poema, teatro. Literatura - A literatura brasileira: das origens aos nossos dias. Conhecimento lingüístico - Morfossintaxe: - O nome e seus determinantes. - O verbo. - As palavras de relação - Estrutura do período, da oração e da frase - Concordância nominal e verbal - Regência nominal e verbal - Colocação pronominal - Estrutura do parágrafo - Ortografia, acentuação e pontuação. Estilística: Denotação e conotação. Figuras de linguagem: figuras de palavras, figuras de sintaxe e figuras de pensamento.

MATEMÁTICA:

- Conjunto dos números reais- Variação de grandezas. Função polinominal do 1º grau. Função polinominal do 2° grau. Função modular. Função Exponencial. Função logarítmica Funções trigonométricas. - Sistemas lineares. Matrizes. Determinantes. Estudo dos sistemas lineares. Polinômios. Equações polinomiais. Números Complexos. - Poliedros. Corpos Redondos. Planos Paralelismo. Perpendicularismo. Projeções. Distâncias. Ângulos. Triângulos. Polígonos. Circunferência Construções geométricas elementares. Isometrias (reflexões em retas, translações, e rotações) e homotetias. Congruência e semelhança - Sistema de coordenadas cartesianas. Coordenadas polares. Distâncias entre dois pontos. Ponto médio de um segmento. Alinhamento de três pontos. Coeficiente angular de uma reta

CONHECIMENTOS GERAIS/ATUALIDADES:

História e Geografia do Brasil , História e Geografia de Rio Grande do Sul , História e Geografia de Capão do Cipó, Aspectos econômicos, políticos e sociais do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Capão do Cipó, Atualidades do Brasil e do Mundo. Esportes, Turismo, Lazer. Economia Mundial, Nacional, Estadual e Municipal.

LEGISLAÇÃO MUNICIPAL

LEI n° 074 /2002 - Estatuto dos servidores Públicos Municipais de Capão do Cipó - RS

LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE CAPÃO DO CIPÓ/2001.- RS.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

ARQUITETO: Projeto de arquitetura; Métodos e técnicas de desenho e projeto; Programação de necessidades físicas das atividades; Estudos de viabilidade técnico-financeira; Informática aplicada á arquitetura; Controle ambiental das edificações (térmico, rústico e luminoso); Projetos complementares: especificações de materiais e serviços e dimensionamento básico; Estrutura; Fundações; Instalação elétrica e hidro-sanitária; Elevadores; Ventilação/exaustão; Ar condicionado; Telefonia; Prevenção contra incêndio; Programação, controle e fiscalização de obra; Orçamento e composição de custos, levantamento de quantitativos, planejamento e controle físico - financeiro; Acompanhamento e aplicação de recursos (medições, emissão de faturas e controle de materiais); Acompanhamento de obras; Construção e organização de canteiro de obras; Execução de fundações, estruturas em concreto, madeira, alvenaria e aço; Coberturas e impermeabilização; Esquadrias; Pisos e revestimentos; Legislação e perícia; Licitação e contratos; Análise de contratos para execução de obras; Vistoria e elaborações de laudos e pareceres; Normas técnicas, legislação profissionais; Legislação ambiental e urbanista; Projeto e urbanismo; Métodos e técnicas de desenho e projeto urbano; Noções de sistema cartográfico e de geoprocessamento; Dimensionamento e programação dos equipamentos públicos e comunitários; Sistema viários (hierarquização, dimensionamento e geometria); Sistema de infra-estrutura de parcelamentos urbanos: energia, pavimentação e saneamento ambiental (drenagem, abasteci mento, coleta e tratamento de esgotos, coleta e destilação de resíduos sólidos); Planejamento urbano; Uso do solo; Gestão urbana e instrumentos de gestão (planos diretores, análise de impactos ambientais urbanos, licenciamento ambiental, instrumentos econômicos e administrativos); Aspectos sociais e econômicos do planejamento urbano; Sustentabilidade urbana (Agenda Habitat e Agenda 21); Noções de aval i ação de imóveis urbanos; AutoCAD .

MONITOR PIM: Lei nº8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente. Constituição Federal (Art. 37 ao Art. 41). Emenda Constitucional 19. Lei Orgânica do Município de capão do Cipó - RS: Capítulos - da Saúde e do Saneamento Básico. Lei Federal nº8.080/90 - Lei Orgânica da Saúde. Lei Federal 8.142/90 -. Cadernos de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Conhecimentos inerentes ao programa PIM . Primeira Infância: I novação em políticas públicas. Cadernos de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Conhecimentos inerentes aos programas CRAS e CREAS. Decreto nº6307/2007. Política Nacional de Assistência Social ; Estatuto do Idoso.

ASSISTENTE SOCIAL: Ética em Serviço Social. Lei de Regulamentação da Profissão. Lei 8662, de 7.06.1993. Lei Orgânica da Assistência Social - Lei n° 8742/93. Serviço Social e Políticas Sociais Públicas e Privadas. O Serviço Social e a Seguridade Social. O Serviço Social - Assistênci a e Cidadania Elaboração de Programas e Serviços Sociais. Gestão Pública e Ética no Trabalho. Possibilidades e Limites da Prática do Serviço Social em Empresas A contribuição do Serviço Social no contexto de uma empresa estatal: o Serviço Social e as áreas de Administração de RH. Relações de Trabalho, Qualidade de Vida e Saúde do Trabalhador. Fundamentos Históricos, Teórico-Metodológicos e Pressupostos Éticos da Prática Profissional. A Pesquisa e a Prática Profissional. A questão da instrumental idade na profissão. A relação Empresa/Empregado/Família/Comunidade e o desenvolvimento da sociabilidade humana Prevenção e Reabilitação de Doenças. O alcoolismo nas empresas. Controle social na saúde: Conselhos de Saúde, movimentos sociais, estratégias de organização da sociedade civil, terceiro setor. Distrito Sanitário, territorialização. Epidemiologia e planejamento de ações de saúde. Programa de Saúde da Família A Reforma Psiquiátrica no Brasil. A consolidação da LOAS e seus pressupostos teóricos. O novo reordenamento da Assistência Social/SUAS. A política social brasileira e os programas sociais de transferência de renda na contemporaneidade: Bolsa família, PET I , Agente Jovem, Casada Família etc.

ENGENHEIRO CIVIL: Projeto e Execução de Obras Civis: locação de obra; sondagens; instalações provisórias; canteiro de obras; depósito e armazenamento de materiais; fundações profundas; fundações superficiais; escavações; escoramento; movimento de terras; elementos estruturais; estruturas em concreto armado; estruturas especiais; alvenaria estrutural; formas; armação; concreto; argamassas; alvenarias; esquadrias; ferragens; revestimentos; coberturas; pisos e pavimentações; rodapés, soleiras e peitoris; impermeabilização; pintura; equipamentos e ferramentas. Materiais de Construção Civil: aglomerantes: gesso, cal, cimento Portland; agregados; argamassa; concreto; dosagem; tecnologia do concreto; aço; madeira; materiais cerâmicos; vidros; tintas e vernizes; ensaios e controles tecnológicos Mecânica dos Solos: origem e formação dos solos; índices físicos; caracterização de solos; propriedades dos solos arenosos e argilosos; pressões nos solos; prospecção geotécnica; permeabilidade dos solos; compactação dos solos; terra; estrutura de arrimo; estabilidade de taludes; estabilidade das fundações superficiais e estabilidade das fundações profundas. Resistência dos Materiais: tensões normais e tangenciais: deformações; teoria da elasticidade; análise de tensões; tensões principais; equilíbrio de tensões; compatibilidade de deformações; relações tensão x deformação - Lei de Hooke; Círculo de Mohr; tração e compressão; flexão simples; flexão composta; torção; cisai hamento e flambagem. Análise Estrutural: esforços seccionais - esforço normal, esforço cortante e momento fletor; relação entre esforços; apoios e vínculos; diagramas de esforços; estudo das estruturas isostáticas (vigas simples, vigas gerber, quadros). Dimensionamento do Concreto Armado: características mecânicas e reológicas do concreto; tipos de aços para concreto armado; fabricação do aço; características mecânicas do aço; concreto armado - fundamentos; estados limites; aderência; ancoragem e emendas em barras de armação; detalhamento de armação em concreto armado. Instalações Prediais: instai ações elétricas; instalações hidráulicas; instalações de esgoto; instalações de telefone e instalações especiais. Estruturas de Aço. Estruturas de Madeira Noções da Lei 8.666/93 e suas alterações no que se refere a obras e serviços de engenharia 11- Topografia: conceitos fundamentais; levantamentos planimétricos e altimétricos; medições de ângulos e distâncias; escalas; instrumentos topográficos; cálculo de áreas e volumes; representações (desenho topográfico); nivelamento; curvas de nível. Engenharia de custos: planejamento de obras; cronogramas; orçamentos (levantamento de quantidades, custos unitários, diretos e indiretos, planilhas); análise de custos; acompanhamento e controle de custos e serviços; medições de serviços Segurança e higiene no trabalho: segurança na construção civil; proteção coletiva e individual; ergonomia; riscos ambientais (químicos, físicos, biológicos, mecânicos); riscos em eletricidade, em transporte e em movimentação de materiais. Representação e interpretação de projetos: arquitetura; instalações; fundações; estruturas.

MÉDICO PEDIATRA: Aspectos gerais da anamnese. Aspectos gerais do exame clínico e da interpretação dos exames laboratoriais na criança e no adolescente. Crescimento e desenvolvimento. Imunização e vacinas. Problemas especiais de saúde que afetam o adolescente. Necessidades nutricionais da criança e do adolescente. Desnutrição e obesidade. Deficiências e excessos de vitaminas e de sais minerais. Distúrbios hidroeletrolíticos. A criança criticamente enferma Bases das desordens genéticas. Principais defeitos metabólicos. Recém nascido normal, Recém-nascido prematuro e o recém-nascido de baixo peso. Principais problemas que acometem o recém-nascido. Distúrbios imunológicos, infecciosos e alérgicos na criança e no adolescente. Doenças osteoarticulares, reumáticas e neuromusculares na criança e no adolescente. Sistema digestivo e as doenças que acometem a criança e o adolescente. Sistema respiratório e as doenças que acometem a criança e o adolescente. Sistema cardiovascular e as doenças que acometem a criança e o adolescente. Sistema renal e as doenças que acometem a criança e o adolescente. Sistema nervoso e as doenças que acometem a criança e o adolescente. Doenças que acometem os olhos, os ouvidos e o nariz da criança e do adolescente. Principais doenças dermatológicas que acometem a criança e o adolescente. Doenças oncológicas e hematológicas que acometem a criança e o adolescente. Intoxicações, envenenamentos e ridentes por animais peçonhentos.

MÉDICO CLINICO GERAL: Doenças de Notificação Compulsória, Prevenção, Diagnóstico e Tratamento. Programa de Controle de Infecção Hospitalar. Código de Ética Profissional. Cuidados preventivos de saúde: princípios de avaliação e tratamento, Principais patologias do recém-nascido, principais doenças infectos contagiosas da infância, Principais doenças cirúrgicas da infância; Doenças cardiovasculares; Doenças respiratórias; Doenças renais; Doenças gastrointestinais; Doenças hepáticas, da vesícula e vias biliares; Doenças hematológicas; Doenças metabólicas; Doenças nutricionais; Doenças endócrinas; Doenças do sistema ósseo; Doenças do sistema imune; Doenças músculo esqueléticas e do tecido conjuntivo; DST/AIDS - Medidas Preventivas e Diagnóstico Diferencial; Doenças parasitárias; Doenças neurológicas; Doenças de pele-tumorais; Urgências e Emergências, Epidemiologia e Saúde; Medicina Ambulatorial ; Planejamento Familiar: Métodos Contraceptivos, Aleitamento Materno; Saúde da Mulher; Saúde da Criança; Saúde Mental ; Saúde do Idoso; Diabete e Hipertensão; Alcoolismo e Tabagismo; Saúde do Trabalhador; Saúde Ocupacional e Ambiental ; Acidentes por animais Peçonhentos. Papel do médico no Programa Saúde da Família Organização dos serviços de saúde no Brasil : Sistema Único de Saúde - princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde. Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: situação atual, medidas e controle de tratamento; Planejamento e programação local de saúde; Distritos sanitários e enfoque estratégico. Sistema Único de Saúde. Educação em Saúde. Lei Federal n° 8.080 e 8.142/90.

MÉDICO VETERINÁRIO: Clínica Geral : Doenças da Reprodução; Parasitologia; Viroses; Dermatologia; Nutrição Animal ; Salmonelose e Colibatilose; Controle Zoonoses - aspectos epidemiológicos e normativos: Cisticercose, Tuberculose, Raiva, Leishmaniose, Leptospirose, Brucelose e Aftosa; Procedi mentos em vigilância sanitária, infrações e sanções relacionadas à legislação sanitária no âmbito federal e estadual; Programas brasileiros de controle e erradicação de zoonoses; Controle e combate de vetores e animais peçonhentos; Controle de agravos originados por vetores: Chagas, Dengue e Febre Amarela; Elaboração e realização de Campanha da Raiva e Educação para saúde pública ligada a zoonose, Serviço de desratização; Gerenciamento de CCZ (Centro de controle de zoonoses) e controle populacional de cães e gatos.

NUTRICIONISTA: Nutrição normal: carboidratos, proteínas e lipídios: classificação, funções, digestão absorção, metabolismo e necessidades nutricionais; enzimas e hormônios: funções e metabolismo. vitaminas e minerais: macro e micronutrientes. água, fibras: funções, fontes alimentares e necessidades nutricionais; nutrição e atividade física. aspectos fisiológicos e nutricionais nos diferentes ciclos da vida: gestação, aleitamento materno, lactação, infância, adolescência, fase adulta e terceira idade; alimentos funcionais. Bromatologia, tecnologia de alimentos e controle sanitário: estudo bromatológico dos alimentos: leite e derivados, carnes, pescados, ovos, cereais, leguminosas, gorduras, hortaliças, frutas e bebidas; propriedades físico-químicas dos alimentos; condições higiênico-sanitárias e manipulações de alimentos; conservação de alimentos; uso de aditivos em alimentos; transmissão de doenças pelos alimentos; intoxicações e infecções alimentares; Avaliação de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Técnica dietética: conceito, classificação e características dos alimentos; preparo de alimentos: processos e métodos de cocção; a pirâmide alimentar; planejamento de cardápios; técnica dietética e dietoterapia. Administração de unidades de alimentação e nutrição: características e atividades do serviço de nutrição; planejamento, organização, coordenação e controle. Nutrição em saúde pública: aspectos epidemiológicos em carências nutricionais: desnutrição energéticoprotéica, hipovitaminose A, anemia ferropriva, cárie dental, bócio endêmico, indicadores, intervenções; saúde maternoinfantil; infecção pelo 11W na gestação e infância; educação alimentar-nutricional; Vigilância nutricional; Alimentação equilibrada na promoção da saúde. Nutrição clínica. nutrição em condições clínicas específicas: doenças carenciais, doenças metabólicas, doenças cardiovasculares, obesidade e magreza, hipertensão, diabetes mellitus, hepatopatias, nefropatias, distúrbios do trato digestório, câncer, AIDS, pré e pós-operatórios; indicadores e diagnósticos do estado nutricional; avaliação nutricional; recomendações e necessidades de nutrientes; aconselhamento nutricional; suporte nutricional; terapia nutricional enteral e parenteral.

CONTADOR: A Escrituração Contábil: As contas, as partidas simples e as partidas dobradas. As variações patrimoniais. Os livros contábeis. As contas de receitas, despesas e custos. As contas de compensação. A equação patrimonial básica. O regime de caixa e o de competência. Os lançamentos e suas retificações. Os registros contábeis na constituição de entidades. Os tipos de entidades. A constituição do capital. A subscrição e a integralização do capital, no caso de sociedades anônimas. A realização de capital com bens e direitos. As despesas de constituição. Os registros das operações típicas de uma empresa. Compras e vendas. Movimentação de estoques. Custo com pessoal, serviços de terceiros, prêmios de seguros, tributos, amortizações, depreciações e exaustões. Operações financeiras, de empréstimos e de descontos. Lançamentos de destinação do resultado. Medidas preliminares à elaboração de balanços. O balancete de verificação. As conciliações e retificações de saldos de contas. As provisões e os deferimentos. O inventário de mercadorias e de materiais. Os créditos de liquidação duvidosa A avaliação dos ativos e passivos. A aval i ação e a escrituração pelo custo de aquisição. A correção monetária As reavaliações. A aval i ação de investimentos pelo método de equivalência patrimonial. As empresas coligadas e controladas. A elaboração das demonstrações contábeis. O Balanço Patrimonial e as suas notas explicativas. A apuração do resultado e a Demonstração do Resultado do Exercício. A Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados. A Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido. A Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos. A Demonstração de Fluxo de Caixa A consolidação de balanços. Os registros contábeis na reestruturação de empresas. Características principais das incorporações, fusões e cisões de empresas . Os registros contábeis correspondentes. TEORIA DA CONTABILIDADE: a) A Contabilidade. Conceito e objetivos. Os diversos ramos aplicados da Contabilidade. Os profissionais e os usuários. Evolução histórica da Contabilidade. b) Os Princípios Fundamentais de Contabilidade. Os Princípios Fundamentais de Contabilidade como essência das doutrinas contábeis aceitas e base das Normas Brasileiras de Contabilidade. Conteúdo da Resolução CFC n° 750/93, que dispõe sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade e Resoluções CFC nos 774/94 e 900/01, que aprovam o Apêndice à primeira resolução e possíveis alterações e inclusões até sessenta dias antes da realização do Exame. c) Norma Brasileiras de Contabilidade. Resoluções pertinentes do CFC. Estrutura - O sistema de Normas Brasileiras de Contabilidade. As Normas Técnicas, as Profissionais e as suas respectivas Interpretações Técnicas. Possíveis alterações ocorridas ou inclusões até sessenta dias antes da realização do Exame. Orçamento Empresarial: Aspectos Gerais do Processo Orçamentário; Orçamento Operacional; Orçamento de Investimentos; Orçamento de Caixa; Demonstrações Contábeis Projetadas; Análise do Orçamento Integrado. Matemática Financeira: Porcentagem; Juros Simples; Descontos Simples; Juros Compostos; Descontos Compostos; Estudo de Taxas; Inflação; Equivalência de Capitais. CONTABILIDADE PÚBLICA: a) Conceito, objeto e regime. b) Campo de aplicação. c) Legislação básica (Lei n° 4.320/64). d) Receita e Despesa pública: conceito, classificação econômica e estágios. e) Receitas e Despesas Orçamentárias e Extra-Orçamentárias: interferências passivas e mutações ativas. f) Plano de contas da administração: conceito, estruturas e contas do ativo, passivo, despesa, receita, resultado e compensação. g) Tabela de Eventos: conceito, estrutura e fundamentos lógicos. h) Balanço financeiro, patrimonial, orçamentário e demonstrativo das variações de acordo com a Lei nº4.320/64 e alterações. i) Lei Complementar n° 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF). 10 Manuais de Elaboração dos Anexos de Metas Fiscais e Riscos Fiscais, Relatório de Gestão Fiscal, Relatório Resumido de Execução Orçamentária j) Manual de Procedimentos das Receitas e Despesas Públicas. k) Contabilização da Execução Orçamentária e Financeira Descentralizada I) Procedimentos Contábeis para o FUNDEB. m) Planejamento orçamentário: LDO, LOA, PPA.

PROFESSOR/ARTES - Artes Visuais: Elementos Compositivos da Linguagem Visual: Ponto, Linha, Plano Superfície, Forma, Textura, Perspectiva, Cor, Espaços Cheios Vazios. História da A rte Brasileira; Audiovisuais: fotografia e cinema Artes Cênicas - Teatro. Música - História da música História da música popular brasileira Folclore do Rio Grande do Sul e Nacional. Diversidade cultural no ensino de artes. A importância do ver, fazer e pensar o processo artístico na educação escolar.

PROFESSOR/HISTÓRIA - A Pré-História; As sociedades da Antiguidade; A sociedade Medieval; As transformações econômicas, políticas e sociais da Baixa Idade Média; A Expansão Marítima e o processo de colonização da América; Reforma Protestante; Renascimento Cultural; O Iluminismo; A Revolução Industrial; A Revolução Francesa, Conflitos Mundiais do Século XX; A Escravidão e a Resistência Negra No Brasil; Economia e Sociedade do Brasil Colônia; O Processo de Independência do Brasil; As Lutas Internas Do Primeiro Império; As Questões Internas e as Lutas Externas no Segundo Império; A República Velha; A República Nova; Os Governos Militares; A Redemocratização; A História de Rio Grande do Sul; A História de Capão do Cipó; O Brasil e O Mundo Contemporâneo: A Globalização, O Conflito no Oriente Médio, O Terrorismo, Os Problemas do Meio-Ambiente.

PROFESSOR/GEOGRAFIA: UNIVERSO, SISTEMA SOLAR E PLANETA TERRA: Elementos de Astronomia: formação do Universo; classificação dos astros; planeta Terra (características e movimentos). Orientação: formas de orientação; pontos de orientação; coordenadas geográficas; cartografia Formação e Constituição da Terra: estrutura interna; crosta terrestre; rochas; solo; formas de relevo; agentes modificadores do relevo (forças internas e forças externas); relevo submarino. Águas: oceanos e mares; correntes marinhas; águas continentais. Atmosfera e Clima: camadas da atmosfera; composição do ar; tempo e clima; tipos climáticos. Formações Vegetais: climas e paisagens vegetais; formações arbóreas; formações campestres; formações desérticas; formações de alagadiços. Demografia: características da população mundial; população absoluta e relativa; estrutura etária; população e atividades econômicas; movimentos populacionais; urbanização. Recursos Naturais: recursos renováveis e não-renováveis; agricultura e sistemas agrícolas; pecuária (criação extensiva e intensiva, tipos de gado); fontes de energia; indústria (tipos, distribuição, efeitos na organização do espaço); comércio; transportes; comunicações. GEOGRAFIA DO BRASIL - Organização do Espaço Brasileiro: formação do território; o Brasil na América do Sul; elementos naturais; sociedade e economia (subdesenvolvimento, industrialização, urbanização). População Brasileira: elementos formadores; migrações; concentrações populacionais. Região Norte: aspectos naturais; ocupação; população; atividades econômicas; transportes. Região Centro-Oeste: aspectos naturais; ocupação; população; atividades econômicas; transportes. Região Nordeste: aspectos naturais; ocupação; população; atividades econômicas; transportes. Região Sudeste: aspectos naturais; ocupação; população; atividades econômicas; transportes. Região Sul: aspectos naturais; ocupação; população; atividades econômicas; transportes. GEOGRAFIA DOS CONTINENTES: formação do Espaço Mundial: evolução do capitalismo; características dos países desenvolvidos e dos países subdesenvolvidos; divisão internacional do trabalho. b) América: localização; origem dos primeiros habitantes; tipos de colonização; população e urbanização; aspectos físicos (unidades de relevo, águas continentais, tipos climáticos, paisagens vegetais); blocos regionais de integração. América Anglo-Saxônica: Estados Unidos (território, população, atividades econômicas); Canadá (território, população, atividades econômicas). América Latina: México (território, população, atividades econômicas); América Central (divisão, países, população, atividades econômicas); Guiarias (países, população, atividades econômicas); América Andina (países, população, atividades econômicas); América Platina (países, população, atividades econômicas). Europa: quadro político-econômico atual; União Européia; aspectos físicos (relevo, hidrografia, clima, vegetação) ; sociedade (população, composição étnica, urbanização); economia (agropecuária, recursos minerais, indústria, comércio, transportes); países; Rússia (formação e desagregação da URSS, aspectos naturais, populacionais e econômicos) . Ásia: aspectos físicos (relevo, hidrografia, clima, vegetação) ; sociedade (população, composição étnica, religiosa, urbanização); Japão (aspectos naturais, populacionais e econômicos); China (aspectos históricos, naturais, populacionais e econômicos); "tigres" asiáticos; Mundo Indiano (aspectos históricos, naturais, populacionais e econômicos); Oriente Médio (aspectos históricos, naturais, populacionais, econômicos, conflitos). África: aspectos físicos (relevo, hidrografia, clima, vegetação) ; colonialismo e descolonização; sociedade (população, composição étnica, religiosa, urbanização, conflitos). Oceania: aspectos físicos (relevo, hidrografia, clima, vegetação); colonização, povoamento e descolonização; sociedade (população, composição étnica, urbanização). Regiões Polares: Ártico (aspectos físicos, populacionais e econômicos); Antártida (aspectos físicos, potencial econômico). Currículos por competências e habilidades e avaliação escolar.

PROFESSOR/MATEMÁTICA - A história da Matemática Razão e Proporção. Média aritmética e ponderada Regra de três simples e composta, porcentagens e juros simples. Campos Numéricos: o sistema de numeração, números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais (identificação, propriedades e operações), números decimais, potência de 10, cálculo com radicais. Campos algébricos: expressões algébricas, polinômios, produtos notáveis, fracionárias do 1º grau. Campos Geométricos: sistemas de medidas (comprimento, área, capacidades e massa). Ângulos: operações, ângulos complementares e suplementares opostos pelo vértice. Teorema de Tales. Teorema de Pitágoras. Trigonometria Razões trigonométricas. Polígonos convexos (triângulos e quadriláteros). Relações métricas no triângulo. Relações métricas de um triângulo qualquer. Circunferência Tratamento de informação. Temas Transversais.

PROFESSOR/SÉRIES INICIAIS - História da Educação, Psicologia Geral e do Desenvolvi mento, Língua Brasileira de Sinais - Libras, Sociologia Geral e da Educação, Educação Especial, Filosofia Geral e da Educação, Didática e a Formação do Professor, Temas Transversais, Psicomotricidade, Currículo: Teoria e Prática, Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento, Pensadores: Vigotski , Piaget, Wallon, Paulo Freire e Luckesi .

PROFESSOR/LÍNGUA ESTRANGEIRA-ESPANHOL - Compreensão de textos contemporâneos escritos, de nível intermediário, que abordem aspectos funcionais, culturais, literários e científicos Conhecimentos lingüísticos: Determinantes do nome: artigos (definidos e contrações, indefinidos), possessivos, demonstrativos, numerais, indefinidos, relativos, interrogativos, exclamativos. Substantivos: gênero, número, grau. Adjetivos: gênero, número, grau. Pronomes: pessoais (sujeitos e complementos), possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos, interrogativos e exclamativos. Verbos: auxiliares, regulares, irregulares (de irregularidade comum e própria), impessoais e pronominais, forma passiva, perífrases verbais. Advérbios e locuções adverbiais. - Preposições e locuções prepositivas. Conjunções: coordenativas e subordinativas. Acentuação. Sinônimos e Antônimos. Divergências entre o português e o espanhol: heterográficos, heteroprosódicos (heterofônicos ou heterotônicos), heterogenéricos, heterossemânticos, biléxicos Oração e seus elementos. Período simples e período composto: coordenação e subordinação.

PROGRAMAS PARA OS CARGOS DE NÍVEL TÉCNICO. FUNÇÕES: TÉCNICO EM ENFERMAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão de texto literário ou informativo. Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia

MATEMÁTICA: Conjuntos; Conjuntos numéricos; Funções; Relações; Função polinominal do 12 e 22 grau; Função modular; Função exponencial; Função logarítima; Progressões aritméticas e geométricas; Matrizes; Determinantes; Sistemas Lineares; Análise combinatória; Binômio de Newton; Conjuntos de números complexos; Polinômios; Trigonometria - Aplicação no triangulo retângulo, Funções circulares, Relações e identidades trigonométricas, Transformações trigonométricas; Equações trigonométricas; Inequação trigonométricas; Relações de triângulos quaisquer.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 1º e 2º grau. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Estado do Rio Grande do Sul, do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico (comum e quantitativo). Conhecimentos básicos de informática e Internet.

LEGISLAÇÃO MUNICIPAL

LEI n° 074 /2002 - Estatuto dos servidores Públicos Municipais de Capão do Cipó - RS

LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE CAPÃO DO CIPÓ/2001.- RS.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

TÉCNICO EM ENFERMAGEM: Procedimentos básicos da enfermagem. Técnicas, Tipos de Curativos, Administração de Medicamentos (diluição, dosagem, vias e efeitos colaterais). Medidas de controle das doenças transmissíveis; doenças transmissíveis não imunizáveis e parasitárias. Doenças sexualmente transmissíveis. Doenças transmissíveis imunizáveis. Imunização: Conceito, tipos, principais vacinas e soros utilizados (indicação, contra indicações, doses, vias de administração, efeitos colaterais), conservação de vacinas e soros (cadeia de frio). Esterilização: conceito, método de esterilização. Assistência de enfermagem à mulher no pré-natal. Assistência de enfermagem à criança: No controle das doenças diarréicas, no controle das infecções respiratórias agudas, no controle das verminoses. Assistência de enfermagem ao adulto. Conceito, causas, sinais e sintomas, tratamento e assistência de enfermagem das patologias: hipertensão arterial, pneumonias, hemorragia digestiva, diabetes mellitus, acidente vascular cerebral, traumatismos (distenção, entorços e fraturas). Primeiros Socorros. A inserção dos Serviços de enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS). Código de Ética e Lei do Exercício Profissional. Funcionamento os sistemas: locomotor, pele e anexos, cardiovascular, linfático, respiratório, nervoso, sensorial, endócrino, urinário e órgãos genitais. Agentes infecciosos e ectoparasitos (vírus, bactérias, fungos, protozoários e artrópodes). Doenças transmissíveis pelos agentes infecciosos e ectoparasitos. Saneamento básico. Promoção da saúde e modelos de vigilância. Estratégia de Saúde da Família. Atuação nos programas do Ministério da Saúde. Educação em saúde. Conceito e tipo de imunidade. Programa de imunização. Doenças de notificação compulsória. Noções básicas sobre administração de fármacos: efeitos colaterais e assistência de enfermagem. Procedimentos técnicos de enfermagem. Assistência integral de enfermagem à saúde: da criança e do adolescente, da mulher, do adulto, do idoso e mental. Assistência ao indivíduo, família e comunidade com transtornos: agudos, crônicos degenerativos, mentais, infecciosos e contagiosos. Assistência de enfermagem no pré, trans e operatório. Assistência de enfermagem em urgência e emergência. Biossegurança: conceito, normas de prevenção e controle de infecção. Classificação de artigos e superfícies hospitalares aplicando conhecimentos de desinfecção, limpeza, preparo e esterilização de material. Noções de administração e organização dos serviços de saúde e de enfermagem.

PROGRAMAS PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

FUNÇÕES: SECRETARIO DE ESCOLA, FISCAL AMBIENTAL, AGENTE ADMINISTRATIVO E ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO.

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão de texto literário ou informativo. Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia

MATEMÁTICA: Conjuntos; Conjuntos numéricos; Funções; Relações; Função polinominal do 12 e 22 grau; Função modular; Função exponencial; Função logarítima; Progressões aritméticas e geométricas; Matrizes; Determinantes; Sistemas Lineares; Análise combinatória; Binômio de Newton; Conjuntos de números complexos; Polinômios; Trigonometria - Aplicação no triangulo retângulo, Funções circulares, Relações e identidades trigonométricas, Transformações trigonométricas; Equações trigonométricas; Inequação trigonométricas; Relações de triângulos quaisquer.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 1° e 2º grau. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Estado do Rio Grande do Sul, do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico (comum e quantitativo). Conhecimentos básicos de informática e Internet.

LEGISLAÇÃO MUNICIPAL

LEI n° 074 /2002 - Estatuto dos servidores Públicos Municipais de Capão do Cipó - RS

LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE CAPÃO DO CIPÓ/2001.- RS.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

SECRETÁRIO DE ESCOLA: Comunicação Oral e Escrita: atendimento ao público, relações humanas, comunicação, comunicações organizacionais, eficácia nas comunicações administrativas, correspondência oficial - documentos e/ou modelos utilizados, mensagens eletrônicas, atendi mento telefônico, formulários, cartas comerciais, serviços da empresa brasileira de telégrafos, fraseologia adequada, redação oficial, abreviações, formas de tratamento. Documentação e Arquivo: pesquisa, documentação, arquivo, sistemas e métodos de arquivamento. Cronograma de atividades do serviço de secretaria Serviço de pessoal, conceito, competência, atribuições. Ergonomia: postura e movimento, fatores ambientais, organização e higiene do/no local de trabalho, informação e operação. Noções de informática.

FISCAL AMBIENTAL: Legislação ambiental federal, estadual e municipal. Identificação e atribuições dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais responsáveis pelo licenciamento, aspectos e impactos ambientais. Áreas de competência dos órgãos ambientais federais, estaduais e municipais. Auditoria ambiental: conceito, técnicas e práticas. Conceitos da Ciência da Conservação: conservação ambiental, preservação ambiental, poluição ambiental, biodiversidade, bioma, ecossistemas brasileiros, tipos de espécies biológicas. Fragmentação de habitates.

ATENDENTE CONSULTÓRIO DENTÁRIO: . Conhecimentos básicos da função de Auxiliar de Saúde Bucal; Processamento de radiografias; Orientação para a saúde bucal; Acolhimento e preparo de paciente para o atendimento; Noções da rotina de um consultório dentário; Noções de arquivos específicos da odontologia: fichas de pacientes, radiografias, documentações; Esterilização de materiais; Limpeza e desinfecção do meio de trabalho; Conhecimento de todos os instrumentos utilizados nas práticas odontológicas; Materiais dentários: indicação, proporção e manipulação; Preparo de bandeja; Medidas de proteção individual; Noções de microbiologia e parasitologia;Doenças transmissíveis na prática odontológica; Biossegurança, ergonomia e controle de infecção no consultório; Normas de desinfecção e esterilização; Noções de ergonomia aplicados à odontologia.

AGENTE ADMINISTRATIVO: Técnicas de redação oficial: Ofícios, projetos de lei, leis, decretos, portarias, memorandos, conforme Manual de Redação Oficial da Presidência da Republica; Conhecimentos básicos sobre tributos municipais: tipos de impostos, taxas e contribuições, Fato gerador, lançamento, cobrança, fiscalização e arrecadação; Divida Ativa Tributária; Noções gerais sobre licitações e contratos administrativos: Lei 8666/93 e alterações; Noções básicas sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal; Noções básicas sobre administração de recursos humanos; conhecimentos gerais de informática.

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: O corpo humano: células, tecidos, órgãos, sistema; o organismo. Fatores influentes no crescimento e desenvolvimento do corpo humano. A sexualidade humana e as doenças sexualmente transmissíveis. Educação sexual. Educação alimentar: os alimentos e a saúde. Aleitamento materno. Os dentes. Educação para a saúde: O conceito de saúde. História natural das doenças. Inter-relações homem-ambiente-agente patogênico (parasitos, vírus e outros causadores de doenças humanas). Doenças transmissíveis e infecciosas mais comuns. Higiene e profilaxia. Prevenção de doenças e promoção da saúde. Orientações e combate a doenças contemporâneas. Legislação Constituição Federal de 1988 - Da Seguridade Social - Artigos 194 a 204. Lei Federal n° 8.080/90 - Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Lei Federal n° 8.142/90 - Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Lei Federal n° 1.350/06 - Conversão da MPv n° 297, de 2006 Regulamenta o § 5° do art. 198 da Constituição, dispõe sobre o aproveitamento de pessoal amparado pelo parágrafo único do art. 2° da Emenda Constitucional no 51, de 14 de fevereiro de 2006, e dá outras providências.

AGENTE DE COMBATE AS ENDEMIAS: Educação ambiental/ecologia: O ser humano e o seu ambiente. Água potável e contaminação da água. Epidemia, endemia e pandemia. Controle das zoonoses e vetores. Saúde e saneamento. Lixo: coleta seletiva, separação, reciclagem, destino e prevenção. Educação para a saúde: O conceito de saúde. História natural das doenças. Interrelações homem-ambiente-agente patogênico (parasitos, vírus e outros causadores de doenças humanas). Doenças transmissíveis e infecciosas mais comuns. Higiene e profilaxia. Prevenção de doenças e promoção da saúde. Orientações e combate a doenças contemporâneas. Vigilância à Saúde. Vigilância Sanitária. Vigilância Epidemiológica. Legislação Constituição Federal de 1988 - Da Seguridade Social - Artigos 194 a 204. Lei Federal n° 8.080/90 - Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Lei Federal n° 11.350/06 - Conversão da MPv n° 297, de 2006 regulamenta o § 5o do art. 198 da Constituição, dispõe sobre o aproveitamento de pessoal amparado pelo parágrafo único do art. 2º da Emenda Constitucional no 51, de 14 de fevereiro de 2006, e dá outras providências.

PROGRAMAS DAS PROVAS DOS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO E INCOMPLETO

FUNÇÕES: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, AGENTE DE COMBATES A ENDEMIAS, OPERÁRIO, MONITOR DE ESCOLA, MECÂNICO, MOTORISTA E OPERADOR DE MÁQUINA.

LÍNGUA PORTUGUESA: TEXTO: Interpretação de texto informativo ou literário. FONÉTICA: fonema e letra; classificação dos fonemas (vogais, semivogais e consoantes); encontros vocálicos; encontros consonantais; dígrafos; sílabas; tonicidade das sílabas. ORTOGRAFIA: Emprego das letras maiúsculas e minúsculas; acentuação gráfica; emprego do hífen. MORFOLOGIA: Famílias de palavras; afixos; processos de formação de palavras; reconhecimento, emprego, flexões e classificações das classes gramaticais. SINTAXE: emprego dos sinais de pontuação; regência verbal e nominal ; a ocorrência da crase, concordância verbal e nominal .

MATEMÁTICA: Sistema de medida, Sistema métrico decimal, unidade de comprimento, unidades usuais de tempo, Razões, Proporções, Grandezas direta e inversamente proporcionais, Regra de três simples e composta, Porcentagem, Juros, Conjuntos Numéricos, MDC e MMC, Equações e inequações de 1º grau, Sistema de equações, Produtos Notáveis, Fatoração, Razões trigonométricas no triângulo retângulo.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia, Estudos Sociais e Ciências de 1ª a 8ª série. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul. Noções de Limpeza e Higiene, Noções de Saúde, Noções de Mecânica, Legislação de Trânsito, Cuidados como Patrimônio Público.

LEGISLAÇÃO MUNICIPAL

LEI n° 074 /2002 - Estatuto dos servidores Públicos Municipais de Capão do Cipó - RS

LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE CAPÃO DO CIPÓ/2001.- RS.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

OPERÁRIO: Princípios fundamentais para o bom atendimento. Relações humanas no trabalho. Conservação dos instrumentos de trabalho. Higiene, limpeza. Prevenção de acidentes no trabalho. Equipamentos de segurança. Cuidados com a saúde, qualidade de vida e higiene. Postura profissional e apresentação pessoal. Atendimento ao público. Serviços auxiliares de limpeza, revisão de peças e lubrificação de máquinas, noções de pequenos concertos. Conservação do mobiliário e material de trabalho. Lei Orgânica do Município. Destinação do lixo, reciclagem. Cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Preservação ambiental. Educação ambiental.

MONITOR DE ESCOLA: Lei Federal n° 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Estatuto da Criança e do Adolescente. Constituição Federal(Da Ordem Social). FUNDEB. Estrutura da Educação Infantil e fundamental.Currículo da Pré-Escola. Alfabetização na Pré-Escola. Avaliação na Pré-Escola. Recreação. Prática e atividades pedagógicas. Métodos e técnicas na Educação Infantil. Tendências pedagógicas. Psicomotricidade. Papel do professor na alfabetização. Educação Infantil no mundo atual. Atualidades.

MECÂNICO: Princípios de funcionamento do motor (ciclo OTTO) Apresentação dos sistemas de alimentação, arrefecimento, ignição, lubrificantes, elétrico, suspensão, freios, direção e transmissão. Principais componentes e suas funções. Manutenção preventiva. Remoção e instalação da correia dentada. Regulagem de válvulas; Regulagem de marcha lenta, ponto de ignição; Substituição de pastilhas de freio Desmontagem / montagem e regulagem das lonas de freio. Regulagem do pedal de embreagem e substituição da correia do alternador. Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.

MOTORISTA: Legislação de Trânsito: Código de Trânsito Brasileiro: Sinalização, classificação de veículos, infrações de trânsito e penalidades; regras de gerais de circulação e conduta Direção defensiva; Primeiros Socorros; Proteção ao Meio Ambiente; Noções de mecânica de Máquinas pesadas, Controle quilometragem/combustíveis/ lubrificantes. Conservação e limpeza do veículo.

OPERADOR DE MÁQUINAS: Direção Defensiva. Primeiros Socorros. Cargas Perigosas. Placas de Sinalização. Equipamentos obrigatórios. Código de Trânsito Brasileiro. Manutenção e reparos no veículo. Avarias sistema de aquecimento, freios, combustão, eletricidade. Controle quilometragem/combustíveis/ lubrificantes. Conservação e limpeza do veículo. Condições adversas. Segurança. Instrumentos e Controle. Procedimento de operações. Verificações diárias. Manutenção periódica. Ajustes. Diagnóstico de falhas. Engrenagens. Simbologia. Lei Orgânica do Município. Destinação do lixo, reciclagem. Cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Preservação ambiental. Educação ambiental. Aquecimento global. Atmosfera. Poluição. Legislação de Trânsito: Código de Trânsito Brasileiro: Sinalização, classificação de veículos, infrações de trânsito e penalidades; regras de gerais de circulação e conduta Direção defensiva; Primeiros Socorros; Proteção ao Meio Ambiente; Noções de mecânica de Máquinas pesadas.

ANEXO III

CRONOGRAMA CONCURSO PÚBLICO N°

DATA

ATO

29/07/2011

Publicação do Edital de Abertura de Inscrições

01/08, 02/08 e 03/08/2011

Prazo para impugnações do Edital de Abertura de Inscrições

05/08/2011

Publicação das decisões acerca das impugnações ao Edital de Abertura de Inscrições

15/08/2011 a 31/08/2011

Período de Inscrições

02/09/2011

Avaliação dos candidatos portadores de necessidades especiais

09/09/2011

Publicação do rol de inscritos

12/09, 13/09 e 14/09/2011

Prazo para recurso do não deferimento dos pedidos de inscrição

16/09/2011

Homologação das Inscrições

25/09/2011

Realização da Prova Escrita

26/09/2011

Divulgação do Gabarito da Prova Escrita

27/09, 28/09 e 29/09/2011

Prazo para recursos da formulação das questões e da discordância com o gabarito da prova escrita

07/10/2011

Publicação do Gabarito Definitivo e da lista de classificados que realizarão as provas práticas e de títulos

14/10/2011

Publicação da agenda da prova prática

23/10/2011

Realização da prova prática

23/10/2011

Apresentação dos títulos

24/10, 25/10 e 26/10/2011

Prazo para recursos da prova prática

28/10/2011

Publicação das notas finais, das provas escrita, prática e títulos, com a respectiva classificação dos aprovados

01/11, 02/11 e 03/11/2011

Prazo de recursos da classificação final

11/11/2011

Homologação do resultado final

ANEXO IV

FORMULÁRIO PARA RECURSOS DO CONCURSO PÚBLICO N.

Nome do Candidato: _______________________________________________________________

Número de Inscrição: __________ /Cargo:______________________________________________

CPF: ___________________ /RG:__________________ /Data Nasc:______ /_______ /_________

CONTRA:

( ) Indeferimento da Inscrição;

( ) Prova Escrita (N° da Questão);

( ) Gabarito;

( ) Prova Prática;

( ) Prova de Títulos.

( ) Outro ______________________

JUSTIFICATIVA:
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________