Prefeitura de Rio das Pedras - SP

Notícia:   Vagas para Profissionais da Educação na Prefeitura de Rio das Pedras - SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DAS PEDRAS

ESTADO DE SÃO PAULO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2010

EDITAL Nº 005 - PROCESSO Nº 435/2010

CNPJ: 44.826.840/0001-83
Secretaria Municipal de Administração
Rua Dr. Mario Tavares n. 436 - CEP 13390-000 - Cx. Postal: 33 - Rio das Pedras - Fones (19) 3493.9490 - Fax (19) 3493.9499
www.riodaspedras.sp.gov.br

A PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DAS PEDRAS, por meio da Secretaria Municipal de Administração e dos Recursos Humanos, faz saber que realizará o Processo Seletivo Simplificado, para formação de cadastro reserva de Professores em Caráter Temporário, na forma do Artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal e Lei Municipal n.º 2441 de 03 de janeiro de 2008, para ocuparem os empregos que vagarem no período de validade deste processo seletivo. A Realização do Processo Seletivo ficará sob a responsabilidade da empresa Carlos Kiomotu Makiyama Serviços EPP.

I - DOS EMPREGOS E DAS VAGAS

1. O Regime de contratação será pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

2. Os empregos, área de atuação, jornada de trabalho semanal, vencimentos, pré-requisitos para preenchimento e taxa de inscrição estão estabelecidos nos quadros I, II e III que segue:

2.1 QUADRO I

EMPREGO (Caráter Temporário)

ÁREA DE ATUAÇÃO

JORNADA DE TRABALHO SEMANAL

VENCIMENTO POR HORA/AULA

PRÉ-REQUISITOS

TAXA DE INSCRIÇÃO

Professor de Educação Básica I

1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e Educação Infantil

Hora/Aula

R$ 6,24

− Nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, admitida, como formação mínima para exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras series do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal

R$ 20,00 (Vinte Reais)

2.2 QUADRO II

EMPREGO (Caráter Temporário)

ÁREA DE ATUAÇÃO

JORNADA DE TRABALHO SEMANAL

VENCIMENTO POR HORA/AULA

PRÉ-REQUISITOS

TAXA DE INSCRIÇÃO

Professor de Educação Básica II

Arte, ensino fundamental(séries iniciais e finais), regular ou EJA.

Hora/Aula

R$ 7,21

− Licenciatura Plena em Educação Artística

R$ 20,00 (Vinte Reais)

Matemática, nas series finais do ensino fundamental, regular ou EJA.

− Licenciatura Plena em Matemática

Geografia, nas series finais do ensino fundamental, regular ou EJA.

− Licenciatura Plena em Geografia

Língua Portuguesa , nas series finais do ensino fundamental, regular ou EJA.

− Licenciatura Plena em Língua Portuguesa

Historia, nas series finais do ensino fundamental, regular ou EJA.

− Licenciatura Plena em Historia

Ciências, nas series finais do ensino fundamental, regular ou EJA.

− Licenciatura Plena em Ciências

Inglês, nas series finais do ensino fundamental, regular ou EJA.

− Licenciatura Plena em Inglês

(Educação Física, nas series iniciais e finais), regular ou EJA.− Licenciatura Plena em Educação Física
Educação Especial− Formação em nível superior, em curso de licenciatura plena ou outra graduação, correspondentes a áreas especificas do currículo, com formação pedagógica, nos termos da legislação vigente.

2.3 QUADRO III

EMPREGO (Caráter Temporário)

ÁREA DE ATUAÇÃO/COMPONENTES CURRICULARES

JORNADA DE TRABALHO SEMANAL

VENCIMENTO POR HORA/AULA

PRÉ-REQUISITOS

TAXA DE INSCRIÇÃO

Professor Profissionalizante

Língua Portuguesa/Leitura e Produção de Texto Técnico

Hora/Aula

R$ 7,21

Formação em nível superior, graduação correspondente a área profissional especifica que irá atuar, nos termos das Diretrizes Curriculares para o Ensino Profissionalizante.

R$ 20,00 ( Vinte reais)

Matemática/Estatística Aplicada á Gestão e Matemática Comercial Financeira.

Informática/Informática Aplicada á Gestão.

Administração/Economia e Mercado, Organização Técnica e Comercial.

Ciências Contábeis/Contabilidade Comercial, Geral, Industrial e Agrícola, Bancária, Pública e Estrutura e Análise de Balanço.

Ciências Jurídicas/ Direito e Legislação, Direito Comercial e Tributário.

3. Os vencimentos por hora/aula mencionados nos QUADROS I, II E III deste capítulo referem-se ao mês de Janeiro /2010, respectivos as jornadas descritas.

4. A jornada de trabalho a ser cumprida estará sujeita à prestação da carga horária mencionada no quadro anterior, em turnos diurno ou noturno, podendo incidir em sábado, domingo e feriado, conforme o emprego, no âmbito da Prefeitura Municipal de Rio das Pedras, de acordo com as necessidades e conveniências administrativas.

5. A coordenação, organização e aplicação do Processo Seletivo ficarão sob responsabilidade da empresa Carlos Kiyomitu Makiyama Serviços EPP, com a supervisão da Comissão Especial do Processo Seletivo.

II - DAS INSCRIÇÕES

1. As inscrições deverão ser efetuadas pela internet no endereço www.riodaspedras.sp.gov.br e www.makiyama.com.br no período definido no cronograma do Anexo I deste Edital.

1.1 Não será permitida inscrição pelos correios, fac-símile, condicional ou fora do prazo estabelecido.

2. É requisitos para inscrição, o candidato:

2.1 possuir, até a data da posse, os requisitos exigidos para o cargo pretendido;

2.2 ter, até a data da posse, 18 anos completos;

2.3 ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou cidadão português a quem foi concedida igualdade nas condições previstas no artigo 12, inciso II, § 1.º, da Constituição Federal de 1988;

2.4 quando do sexo masculino, estar quite junto ao Serviço Militar, até a data da contratação;

2.5 estar em dia com as obrigações eleitorais;

2.6 não registrar antecedentes criminais;

2.7 não ter sido demitido ou exonerado do serviço público (federal, estadual ou municipal) em conseqüência de processo administrativo (justa causa ou a bem do serviço público);

2.8 ter capacidade física e mental para o exercício das atribuições do emprego, comprovadas em avaliação médica e psicológica, por ocasião do exame médico admissional;

3. Para inscrever-se pela internet, o candidato deverá:

3.1 acessar o site www.riodaspedras.sp.gov.br ou www.makiyama.com.br durante o período de inscrição, constante no Anexo I deste Edital;

3.2 localizar, no site, o "link" correlato ao Processo Seletivo da Cidade de Rio das Pedras-SP;

3.3 ler totalmente o edital e preencher total e corretamente a ficha de inscrição;

3.4 imprimir o boleto bancário;

3.5 efetuar o pagamento da inscrição, em qualquer agência da rede bancária, observado o valor descrito no item 3 deste Capítulo, até a data-limite para encerramento das inscrições.

3.5.1 Para o pagamento da taxa de inscrição somente poderá ser utilizado o boleto bancário gerado na inscrição até a data-limite do encerramento das inscrições. Atenção para o horário bancário.

3.6 Às 16h00min horas do último dia de inscrição, constante no Anexo I deste edital, a ficha de inscrição e a área para impressão da 2ª via do boleto não estarão mais disponibilizadas.

4. O candidato será responsável por qualquer erro e/ou omissão, bem como pelas informações prestadas na ficha de inscrição.

5. O candidato que fizer qualquer declaração falsa, inexata ou, ainda, que não possa satisfazer todas as condições estabelecidas neste Edital, terá sua inscrição cancelada e, em conseqüência, anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que aprovado nas provas e que o fato seja constatado posteriormente.

Efetuada a inscrição, não será permitida alteração ou troca do emprego apontado na ficha de inscrição.

6. No ato de inscrição, não serão solicitados os documentos comprobatórios do estabelecido no item 2 deste Capítulo, sendo obrigatória a sua comprovação quando da contratação.

7. O candidato portador de necessidades especiais deverá especificar, na ficha de inscrição, o tipo de deficiência de que é portador.

7.1 O candidato deverá, ainda, protocolar até o último dia da inscrição que consta no Anexo I deste Edital, pessoalmente no Paço Municipal de Rio das Pedras, Setor de Protocolo, a seguinte documentação:

7.1.1 requerimento com a qualificação completa do candidato, bem como especificação do Processo Seletivo para o qual está inscrito, o cargo para o qual está concorrendo e a necessidade ou não de condições especiais para a realização da prova;

7.1.2 laudo médico que ateste a espécie e o grau ou o nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência;

7.1.3 o candidato que não atender o solicitado no subitem 8.1 deste capitulo, não será considerado portador de necessidades especiais, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação, bem como não terá sua prova especial preparada, seja qual for o motivo alegado.

7.2 Os candidatos portadores de necessidades especiais serão convocados pela Prefeitura Municipal de Rio das Pedras, para perícia médica, com finalidade de avaliação da compatibilidade das atribuições do cargo com a deficiência declarada.

7.3 Será excluído do Processo Seletivo o candidato que tiver deficiência considerada incompatível com as atribuições do cargo, bem como aquelas conceituadas pela medicina especializada, de acordo com os padrões mundialmente estabelecidos e legislação aplicável à espécie, e que constituam inferioridade que implique em grau acentuado de dificuldade para integração social.

7.3.1 Não serão considerados como deficiência os distúrbios passíveis de correção.

7.4 Após o ingresso do candidato portador de necessidades especiais, a mesma não poderá ser argüida para justificar a concessão de readaptação do emprego, e de aposentadoria por invalidez.

III - DAS PROVAS E PONTUAÇÕES

1. A aplicação e correção das provas ficarão sob responsabilidade da empresa Carlos Kiyomitu Makiyama Serviços EPP, que aplicará os critérios definidos neste Edital.

2. Os tipos de provas para cada emprego, disciplinas, itens, valor unitário dos itens da Prova Objetiva e cálculo da nota final são os estabelecidos nas tabelas que seguem:

Emprego

Disciplinas

Itens

Valor unitário dos itens

Cálculo da Nota Final

Professor de Educação Básica I

Língua Portuguesa

05

4,00

NF= PO
Onde:
NF = Nota Final
PO = Nota da Prova Objetiva

Matemática

05

4,00

Conhecimentos Básicos

10

3,00

Conhecimentos Específicos

10

3,00

Pontuação Máxima da Prova Objetiva

100,00

 

Emprego

Disciplinas

Itens

Valor unitário dos itens

Cálculo da Nota Final

Professor de Educação Básica II

Língua Portuguesa

05

4,00

NF= PO
Onde:
NF = Nota Final
PO = Nota da Prova Objetiva

Matemática

05

4,00

Conhecimentos Específicos203,00
Pontuação Máxima da Prova Objetiva 100,00

 

Emprego

Disciplinas

Itens

Valor unitário dos itens

Cálculo da Nota Final

Professor Profissionalizante

Língua Portuguesa

05

4,00

NF= PO
Onde:
NF = Nota Final
PO = Nota da Prova Objetiva

Matemática

05

4 ,00

Conhecimentos Específicos

20

3,00

Pontuação Máxima da Prova Objetiva

100,00

IV - DA PROVA OBJETIVA

1. A Prova Objetiva será composta de questões de múltipla escolha, com 04 (quatro) alternativas cada uma, que versarão sobre o conteúdo programático estabelecido no Anexo II deste Edital.

V - DA PRESTAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

1. A Prova Objetiva será realizada na cidade de Rio das Pedras, na data definida no cronograma do Anexo I deste Edital.

2. Caso haja impossibilidade de aplicação na cidade de Rio das Pedras, a empresa Carlos Kiyomitu Makiyama Serviços EPP poderá aplicar a prova em municípios vizinhos.

3. A confirmação da data e as informações sobre horário e local para a realização da prova serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, no Jornal "A Tribuna de Rio das Pedras" e nos sites www.riodaspedras.sp.gov.br, www.makiyama.com.br.

4. Só será permitida a participação na prova na respectiva data, horário e no local constante no Edital de Convocação.

5. A empresa Carlos Kiyomitu Makiyama Serviços EPP poderá encaminhar e-mail de Convocação para os candidatos que cadastrarem o e­mail na ficha de inscrição.

5.1 Esta Convocação não tem caráter oficial, pois é meramente informativa, devendo o candidato acompanhar pelo Jornal "A Tribuna de Rio das Pedras" e nos sites www.riodaspedras.sp.gov.br, www.makiyama.com.br.

5.1.1 A empresa Carlos Kiyomitu Makiyama Serviços EPP não se responsabiliza por e-mail não recebidos e e-mail bloqueado por sistema anti-spam.

6. Eventualmente, se, por qualquer motivo, o nome do candidato não constar do Edital de Convocação, mas for apresentado o respectivo comprovante de pagamento, efetuado nos moldes previstos neste Edital, o mesmo poderá participar deste Processo Seletivo, devendo preencher formulário específico.

6.1 A inclusão de que trata este item 6 será realizada de forma condicional, sujeita a posterior verificação da regularidade da referida inscrição.

6.2 Constatada a irregularidade da inscrição, a inclusão do candidato será automaticamente cancelada, sem direito a reclamação, independentemente de qualquer formalidade, considerados nulos todos os atos dela decorrentes.

7. O Candidato deverá comparecer ao local designado para a prova, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munido de:

7.1 comprovante de inscrição;

7.2 caneta de tinta azul ou preta, lápis preto n.° 2 e borracha macia;

7.3 original de um dos seguintes documentos de identificação (dentro do prazo de validade, conforme o caso): Cédula de Identidade (RG) ou Carteira de Órgão ou Conselho de Classe ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou Certificado Militar ou Carteira Nacional de Habilitação expedida nos termos da Lei Federal n.° 9.503/97 ou Passaporte.

8. Somente será admitido na sala de prova o candidato que apresentar um dos documentos discriminados no item 7.3 deste capítulo, desde que permita, com clareza, a sua identificação.

9. Não será aceito protocolo ou cópia dos documentos citados, ainda que autenticada, ou qualquer outro documento diferente dos anteriormente definidos, inclusive carteira funcional de ordem pública ou privada.

10. Não será admitido na sala de prova o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o seu início.

11. Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato, nem aplicação da prova fora do local, data e horários pré-estabelecidos.

12. Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que, durante a realização da prova, for surpreendido comunicando-se com outro candidato ou com terceiros, verbalmente, por escrito ou por qualquer outro meio de comunicação.

13. Durante a prova, não serão permitidas consultas bibliográficas de qualquer espécie, bem como utilização de máquina calculadora, agenda eletrônica ou similares, telefone celular, BIP e walkman.

14. O candidato somente poderá retirar-se do local de aplicação da prova depois de transcorrida 01 (uma) hora e 30 (trinta) minutos do início da prova.

15. O candidato não poderá ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento de um fiscal.

16. O candidato que, eventualmente, necessitar alterar algum dado, ou fizer alguma reclamação ou sugestão deverá procurar a sala de coordenação no local em que estiver prestando a prova.

17. Não haverá prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova em virtude de afastamento, por qualquer motivo, de candidato da sala de prova.

18. Em hipótese alguma, haverá vistas ou revisão da prova.

19. No ato da realização da Prova Objetiva, o candidato receberá o Caderno de Questões e a Folha de Respostas.

20. O candidato deverá transcrever as respostas para a Folha Definitiva de Respostas, com caneta de tinta azul ou preta, bem como assinar no campo apropriado.

21. A Folha de Respostas, cujo preenchimento é de responsabilidade do candidato, é o único documento válido para a correção eletrônica e deverá ser entregue no final ao fiscal de sala, juntamente com o Caderno de Questões.

22. Não será computada questão com emenda ou rasura, ainda que legível, nem questão não respondida ou que contenha mais de uma resposta, mesmo que uma delas esteja correta.

23. Não deverá ser feita nenhuma marca fora do campo reservado às respostas ou à assinatura, pois qualquer marca poderá ser lida pelas leitoras ópticas, prejudicando o desempenho do candidato.

24. Em hipótese alguma haverá substituição da Folha de Respostas por erro do candidato.

25. A pontuação relativa à(s) questão (ões) eventualmente anulada(s) será atribuída a todos os candidatos presentes à prova.

26. Em hipótese de haver publicação de alternativa errada no gabarito a banca se reserva no direito de proceder à retificação do gabarito além de publicar a justificativa.

27. Será excluído do Processo Seletivo o candidato que:

a) apresentar-se após o horário estabelecido;

b) não comparecer à prova, conforme convocação oficial, seja qual for o motivo alegado;

c) não apresentar o documento de identidade conforme previsto no item 7.3 deste Capítulo;

d) ausentar-se da sala ou local de prova sem o acompanhamento de um fiscal;

e) for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando calculadora, livros, notas ou impressos não permitidos;

f) estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação;

g) lançar mão de meios ilícitos para executar a prova;

h) fizer anotação de informações relativas às suas respostas em qualquer material que não o fornecido pela empresa Carlos Kiyomitu Makiyama Serviços EPP;

i) não devolver ao fiscal a Folha Definitiva de Respostas, o Caderno de Questões ou qualquer outro material de aplicação da prova;

j) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

k) agir com incorreção ou descortesia para com qualquer membro da equipe encarregada da prova.

VI - DO JULGAMENTO DA PROVA OBJETIVA

1. Não serão publicadas as notas individuais por disciplina da Prova Objetiva.

1.1 Caso o candidato deseje tomar conhecimento da sua pontuação fracionada de cada disciplina da Prova Objetiva deverá acessar o site www.riodaspedras.sp.gov.br ou www.makiyama.com.br, com o seu CPF acessar as suas pontuações.

VII - A PONTUAÇÃO FINAL

1. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente do total de pontos.

2. O cálculo de pontuação final encontra-se no Capítulo III - DAS PROVAS E PONTUAÇÕES deste Edital.

VIII - CLASSIFICAÇÃO FINAL

2. Os candidatos aprovados serão classificados por ordem classificatória da pontuação final e, será publicada no Jornal "A Tribuna de Rio das Pedras" e nos sites www.riodaspedras.sp.gov.br e www.makiyama.com.br.

2.1 Não ocorrendo inscrição no Processo Seletivo ou aprovação de candidatos portadores de necessidades especiais, será elaborada somente a Lista de Classificação Final Geral.

2.2 O percentual de vagas reservado aos portadores de necessidades especiais será revertido para aproveitamento de candidatos da Lista de Classificação Final Geral, se não houver inscrição, aprovação ou ainda se o número de aprovados portadores de necessidades especiais não atingir o limite a eles reservado, nos termos do artigo 37, inciso VIII, da Constituição Federal, Decreto Federal nº 3.298/99 de 20/12/1999, com alteração dada pelo Decreto Federal nº 5.296/04 de 02/12/2004.

IX - DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

1. Em caso de igualdade da pontuação na prova objetiva, serão aplicados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate ao candidato:

1.1 com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos da Lei Federal nº 10.741/2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;

1.2 obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos;

1.3 obtiver maior número de acertos nas questões de Língua Portuguesa;

1.4 for mais idoso dentre os candidatos com idade inferior a 60(sessenta) anos.

X - DOS RECURSOS

1. O prazo para interposição de recurso será de 02 (dois) dias úteis contados da data da publicação do ato que deu origem.

2. Admitir-se-á um único recurso por candidato e de forma individualizada.

3. O recurso deverá ser protocolado, na Prefeitura Municipal de Rio das Pedras - SP, Setor de Protocolo, com as seguintes especificações:

- nome do candidato;

- número de inscrição;

- número do documento de identidade;

- emprego para o qual se inscreveu;

- a fundamentação ou o embasamento, com as devidas razões do recurso;

- a questão objeto de controvérsia, de forma individualizada.

4. O recurso deverá estar digitado ou datilografado e assinado, não sendo aceito recurso interposto por fac-símile (fax), telex, internet, telegrama ou outro meio não especificado neste Edital.

5. Os recursos recebidos serão encaminhados à empresa Carlos Kiyomitu Makiyama Serviços EPP para análise e manifestação a propósito do argüido, após o que serão devolvidos à Comissão Especial, constituída pela Prefeitura Municipal de Rio das Pedras para decisão, respeitado o prazo máximo de 30 (trinta) dias.

6. A resposta ao recurso interposto será objeto de publicação no Jornal "A Tribuna de Rio das Pedras" e nos sites www.riodaspedras.sp.gov.br e www.makiyama.com.br,

7. No caso de provimento de recurso interposto dentro das especificações, poderá, eventualmente, alterar a nota/classificação inicial obtida pelo candidato para uma nota/classificação superior ou inferior ou ainda poderá ocorrer à desclassificação do candidato que não obtiver nota mínima exigida para habilitação.

8. Será indeferido o recurso interposto fora da forma e dos prazos estipulados neste Edital.

9. Não haverá, em hipótese alguma, vistas ou revisão das provas.

XI - DA CONTRATAÇÃO

1. O contrato será regido pelo Regime CLT.

2. Por ocasião da contratação, deverão ser apresentados os seguintes documentos:

- 01 foto 3x4;

- Carteira de Identidade (cópia reprográfica);

- Cadastro de Pessoa Física (cópia reprográfica);

- PIS/PASEP (cópia reprográfica);

- Título de Eleitor e comprovante de haver votado na última eleição - 2 turnos, conforme o caso (cópia reprográfica);

- Certificado de Reservista (cópia reprográfica);

- Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, se for casado, ou de Casamento com Averbação, se for separado judicialmente (cópia reprográfica);

- Carteira de Vacinação de filhos menores de 05 anos;

- Certidão de Nascimento dos filhos menores de 21 anos e dos maiores de 21 e menores de 24 anos que estejam cursando universidade e dos filhos deficientes de qualquer idade (cópia reprográfica);

- Certidão de Antecedentes Criminais expedida pela Secretaria de Segurança Pública ;

- Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso (cópia autenticada);

- Registro no respectivo Conselho Regional de Classe do Estado de São Paulo;

- Outros documentos que a Prefeitura Municipal de Rio das Pedras julgar necessário.

3. Para efeito de sua contratação, fica o candidato sujeito à aprovação em exame médico admissional segundo a natureza e especificidade do emprego, respectiva área de atuação e à apresentação, no prazo legal, dos documentos que lhe foram exigidos.

4. As convocações para provimento das vagas será feita na Secretaria Municipal de Educação e, poderá ser feita por meio de publicação, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

XII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. A Prefeitura Municipal de Rio das Pedras - SP, reserva-se o direito de proceder às contratações em número que atenda ao interesse e às necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária e dos empregos que vagarem, conforme descrito nos quadros I,II e III, deste Edital, durante o período de validade do Processo Seletivo.

1.1 A aprovação e a classificação definitiva geram para o candidato apenas a expectativa de direito à contratação.

2. A inscrição do candidato implicará a completa ciência das normas e condições estabelecidas neste Edital e nas normas legais pertinentes, sobre as quais não poderá alegar desconhecimento.

3. A inexatidão e/ou irregularidades nos documentos, mesmo que verificadas a qualquer tempo, em especial por ocasião da contratação, acarretarão a nulidade da inscrição com todas as suas decorrências, sem prejuízo das demais medidas de ordem administrativa, cível ou criminal.

4. O prazo de validade deste Processo Seletivo será até 31 de dezembro de 2.010.

5. Caberá ao Prefeito Municipal a homologação dos resultados deste Processo Seletivo.

6. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais atualizações ou retificações, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em Edital ou Aviso a ser publicado no Jornal "A Tribuna de Rio das Pedras" e nos sites www.riodaspedras.sp.gov.br e www.makiyama.com.br.

7. As informações sobre o presente Processo Seletivo, até a publicação da classificação final, serão prestadas pela empresa Carlos Kiyomitu Makiyama Serviços EPP, por meio do DISQUE Carlos Kiyomitu Makiyama Serviços - telefone 011- 4198-7951, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas - e na Internet, no site www.riodaspedras.sp.gov.br e www.makiyama.com.br, sendo que após a competente homologação serão de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Rio das Pedras - SP.

8. Em caso de alteração de algum dado cadastral, até a emissão da classificação final, o candidato deverá requerer a atualização à empresa Carlos Kiyomitu Makiyama Serviços EPP, após o que e durante o prazo de validade deste Certame junto à Prefeitura Municipal de Rio das Pedras - SP, Setor de Protocolo, no horário das 8:00h às 17:00h.

9. A Prefeitura Municipal de Rio das Pedras - SP e a empresa Carlos Kiyomitu Makiyama Serviços EPP, se eximem das despesas com viagens e estadas dos candidatos para comparecimento em quaisquer das fases deste Processo Seletivo.

10. Todas as convocações, avisos e resultados oficiais, referentes a este Processo Seletivo, serão publicados no Jornal "A Tribuna de Rio das Pedras" e nos sites www.riodaspedras.sp.gov.br e www.makiyama.com.br e, sendo de inteira responsabilidade do candidato o seu acompanhamento, sobre os quais não poderá alegar desconhecimento.

11. O candidato deverá manter atualizado seu endereço, e-mail e telefone, desde a inscrição até a publicação da classificação definitiva, na empresa Carlos Kiyomitu Makiyama Serviços EPP, e após a homologação na Secretaria Municipal de Administração e dos Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Rio das Pedras - SP, para futuras convocações.

12. A Prefeitura Municipal de Rio das Pedras - SP e a empresa Carlos Kiyomitu Makiyama Serviços EPP, não se responsabilizam por eventuais prejuízos ao candidato decorrentes de:

a) endereço não atualizado;

b) endereço de difícil acesso;

c) correspondência devolvida pela ECT por razões diversas de fornecimento e/ou endereço errado do candidato;

d) correspondência recebida por terceiros.

13. O candidato que recusar o provimento do cargo deverá manifestar sua desistência por escrito, sendo excluído tacitamente do Processo Seletivo.

14. Os questionamentos relativos a casos omissos ou duvidosos serão julgados pela Comissão Especial da Prefeitura Municipal de Rio das Pedras - SP.

15. Decorridos 120 (cento e vinte) dias da homologação e não caracterizando qualquer óbice, é facultada a incineração da prova e demais registros escritos, mantendo-se, porém, pelo prazo de validade do Processo Seletivo, os registros eletrônicos.

16. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disserem respeito, ou até a data da convocação dos candidatos para a prova correspondente, circunstância que será mencionada em Edital ou aviso a ser publicado no Mural de Avisos da Prefeitura e nos sites www.riodaspedras.sp.gov.br e www.makiyama.com.br.

17. Sem prejuízo das sanções criminais cabíveis, a qualquer tempo, a Prefeitura Municipal de Rio das Pedras - SP, poderá anular a inscrição, prova(s) ou nomeação do candidato, desde que sejam verificadas falsidades de declaração ou irregularidade nos Certames.

18. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Especial do Processo Seletivo.

Para que não se alegue ignorância, faz baixar o presente Edital que será afixado no mural do Paço Municipal e publicado no Jornal "A Tribuna de Rio das Pedras".

Rio das Pedras, 25 de Janeiro de 2.010.

MARCOS BUZETTO
Prefeito Municipal

ANEXO I - CRONOGRAMA - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 001/2010

EVENTO

PERÍODO/DATA

Publicação do Edital

26/01/2010

Período de Recebimento das Inscrições

Das 10h do dia 26/01/2010 as 16h do dia 05 de Fevereiro de 2010

Data de Publicação das Listas dos Candidatos Inscritos: Lista Geral e Lista de Candidatos inscritos como pessoas portadoras de necessidades especiais no Jornal "A Tribuna de Rio das Pedras" e nos sites www.riodaspedras.sp.gov.br e www.makiyama.com.br

09 de Fevereiro de 2010

(Listagem Preliminar).

Datas de Recursos contras as Inscrições deferidas e indeferidas

10 e 11 de Fevereiro de 2010

Publicação das Inscrições Deferidas - Listagem definitiva.
Divulgação dos Locais de Prova.

16 de Fevereiro de 2010

Data de Realização das Provas Objetivas.

20 de Fevereiro de 2010 (Sábado)

Das 09h as 12h - PEB I, PROFISSIONALIZANTE, PEB II (INGLÊS, MATEMÁTICA E HISTÓRIA).

Das 14h as 17h - PEB II (LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIA, GEOGRAFIA, ARTE, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL)

Data de Divulgação dos Gabaritos, nos sites www.riodaspedras.sp.gov.br e www.makiyama.com.br e no Jornal "A Tribuna de Rio das Pedras

23/02/2010

Datas reservadas para interposição de recurso referente aos gabaritos.

24 e 25 de Fevereiro de 2010

Data de Publicação da Lista de Classificação Preliminar, inclusive Julgamento de Recurso (Jornal "A Tribuna de Rio das Pedras e no nos sites www.riodaspedras.sp.gov.br e www.makiyama.com.br )

02 de Março de 2010

Data para interposição de recursos contra a Listagem Preliminar

03 e 04 de Março de 2010

Data de Publicação do Resultado Final, inclusive Julgamento de Recurso e Homologação

09 de Março de 2010

ANEXO II - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

EMPREGO

PEB I - ED. INFANTIL - ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS E FINAIS

MATEMÁTICA

Sistema Decimal, Operações com números naturais, Situações Problemas, Números Fracionários, Equivalências, Proporcionalidades, Regra de Três, Operação Inversa.

Sistema Métrico; Geometria Plana.

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e Interpretação de Texto, Vocabulário, ortografia e noções gramaticais, morfologia. - Regra ortográfica atual.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

- Ferreiro, Emilia e Teberosky, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

- Ferreiro, Emilia. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo, 1996 - BRASIL.Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.Brasília: MEC/SEF, 1998

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 1ª a 4ª série.Brasília:SEF/MEC, 1997.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares / Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. - Brasília: MEC / SEF/SEESP, 1998. 62 p.

Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Ministério da Educação.

Secretaria de Educação Básica. Departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006 (disponível www.oei.es/quipu/brasil/ensino_fundamental_9anos.pdf)

ZABALZA, Miguel Angel ARTMED

SMOLE, Katia Cristina Stocco ARTMED

ZABALZA, Miguel Angel. Qualidade Em Educação Infantil . Editora ARTMED, 1998.

HORN , Maria das Graças Souza. Sabores, Cores, Aromas, Sons A organização dos espaços na Educação Infantil. Editora ARTMED, 2003.

Escola Leitura e Produção de textos. Editora: ARTMED, 1995

SMOLE, Katia Cristina Stocco. Ler, Escrever e Resolver Problemas Habilidades Básicas para Aprender Matemática. Editora ARTMED 2001

SOARES, Magda (2003) Letramento: um tema em três gêneros . Belo Horizonte: Autêntica. Pacote Office

. Toda bibliografia citada é apenas sugestão de leitura, podendo a banca utilizar livros ou textos que considerar adequada para a estruturação da prova, sempre respeitando o conteúdo programático.

CONHECIMENTOS BÁSICOS E INSTITUCIONAL

CONHECIMENTOS BÁSICOS - Lei Federal n.º 9394/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Art. 1° a 38, Art.58 a 67. Professor de Educação Infantil, Ensino Fundamental Séries Iniciais e Finais

AQUINO, J.G. (org): Série Na escola: Indisciplina na Escola: alternativas teóricas e práticas. Editora Summus.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2. ed. São Paulo : Paz e Terra, 1997.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré- escola à universidade. 14ª ed. Porto Alegre: Mediação, 1998.

LA TAILLE, Y. de; Dantas, H e Oliveira, M.K. de. Piaget, Vygotsky, Wallon: "Teorias psicogenéticas em discussão", São Paulo. Editora Summus, 1994.

PERRENOUD, Phillipe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. Cap. 1 a 5.

RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.

STAINBACK, Suzan.Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. Capítulo 1 Pág. 21 a 24, Capítulo 8 páginas 142 a 199, Capítulo 13 páginas 233 a 239, Capítulo 14 páginas 240 a 251.

VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

· Toda bibliografia citada é apenas sugestão de leitura, podendo a banca utilizar livros ou textos que considerar adequada para a estruturação da prova, sempre respeitando o conteúdo programático.

 

LÍNGUA PORTUGUESA : CONTEÚDO COMUM A TODOS OS CARGOS DE PEB-II E PROFISSIONALIZANTES
01.Interpretação de Texto
MATEMÁTICA : CONTEÚDO COMUM A TODOS OS CARGOS DE PEB-II E PROFISSIONALIZANTES

1. Raciocínio Lógico;

2. Razão e proporção;

3. Noções de estatística

4. Porcentagem

5. Probabilidade;

6. Regra de 3 simples e composta.

 

EMPREGO

PEB-II CIÊNCIAS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Conceitos de Biologia. v 1,2 e 3. São Paulo: Moderna, 2002.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 135p.

GROSSO, Alexandre Brandão. Eureka! Práticas de Ciências para o Ensino Fundamental. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MATEUS, Alfredo Luis. Química na cabeça - Experiências espetaculares para você fazer em casa ou na escola. 2ª reimp.Belo Horizonte: UFMG, 2003.

WEISSMANN, H. (org.). A didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998.

OBRA COLETIVA. Ed. Resp. CRUZ, José Luiz Carvalho. Projeto Araribá: Ciências - 4 Volumes / Ensino Fundamental. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2006.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Ciências - Ensino Fundamental Ciclo II. Coord. FINI, Maria Inês. São Paulo: SEE, 2008.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. SARESP - Matrizes de referência para a avaliação. São Paulo: SEE, 2008.

Pacote Office

· Toda bibliografia citada é apenas sugestão de leitura, podendo a banca utilizar livros ou textos que considerar adequada para a estruturação da prova, sempre respeitando o conteúdo programático.

 

EMPREGO

PEB II ED. ARTÍSTICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo : Perspectiva, 1994.

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo : Cortez, 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental; Arte. Brasília : MEC/SEF, 1998. v. 7

. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte - Ensino fundamental. Brasília : SEF/MEC, 1997. v. 6

CALABRESE, Omar. A linguagem da arte. Rio de Janeiro : Globo, 2002.

COURTNEY, Richard. Jogo, teatro e pensamento: as bases intelectuais do teatro na educação. 2. ed. São Paulo : Perspectiva, 2001.

FERRAZ, M. Heloísa C.; FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do ensino da arte. São Paulo : Cortez, 1993.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre : Artes Médicas Sul, 2000.

IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre : Artmed, 2003.

JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. São Paulo : Scipione, 1990.

KOUDELA, Ingrid D. Jogos teatrais. 4. ed. São Paulo : Perspectiva, 2001.

MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. São Paulo : Cortez, 2003.

MARTINS, Mírian Celeste; GUERRA, M. Terezinha Telles; PICOSQUE, G. Didática do ensino de arte: a língua do mundo; poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo : FTD, 1998.

PIMENTEL, Lúcia Gouveia (Org.). Som, gesto, forma e cor: dimensões da arte e seu ensino. Belo Horizonte : C/Arte, 1996. p. 7- 61.

SCHAFFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo : Unesp, 1991.

STRICKLAND, Carol. Arte comentada: da pré-história ao pós-moderno. Tradução de Ângela Lobo de Andrade. Rio de Janeiro ; Ediouro, 1999.

Pacote Office

· Toda bibliografia citada é apenas sugestão de leitura, podendo a banca utilizar livros ou textos que considerar adequada para a estruturação da prova, sempre respeitando o conteúdo programático.

 

EMPREGO

PEB-II EDUCAÇÃO FÍSICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 1ª a 4ª série. Brasília: SEF/MEC, 1997. v.7.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física. 3º e 4º ciclos do ensino fundamental. Brasília: SEF/MEC, 1998.

BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Santos: Projeto Cooperação, 2001.

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil - a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1991.

CORREIA, Walter Roberto. Planejamento participativo e o ensino de Educação Física no 2° grau. In: Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, supl. 2, 1996. p.43-48.

DAÓLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus,1995.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: questões e reflexões. Capítulos 1, 2 e 4. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

FERRAZ, Osvaldo Luiz. O desenvolvimento da noção de regras do jogo de futebol. In: Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, 11 (1), jan/jun, 1997. p. 27-39.

FREIRE, João Batista, SCAGLIA, Alcides J. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2003.

GUEDES, Dartagnam Pinto. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolar. In: Revista Motriz. Rio Claro, SP, v. 5, n° 1, junho, 1999.

MATTOS, M. G. e NEIRA, M. G. A construção do conhecimento. In: Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte Editora, 2000. p. 29-41.

NANNI, Dionísia. Dança Educação - pré-escola à universidade. 4.ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.

NEVES, Iara C. B. (et alii). Educação Física: Ler e escrever também com o corpo em movimento. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 3.ed. Porto Alegre: Ed. Universidade / UFRGS, 2000. p. 45-62.

PALMA, Alexandre. Atividade física, processo saúde-doença e condições sócio-econômicas: uma revisão da literatura. In: Revista Paulista de Educação Física, 14 (1), jan, 2000. p. 97-106.

TANI, Go (et alii). Educação Física escolar: Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU / EDUSP, 1988.

Pacote Office

· Toda bibliografia citada é apenas sugestão de leitura, podendo a banca utilizar livros ou textos que considerar adequada para a estruturação da prova, sempre respeitando o conteúdo programático.

 

EMPREGO

PEB II_GEOGRAFIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

AB`Saber, Aziz. Os Domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo : Ateliê Editorial, 2003.

ALMEIDA, Rosângela Doin. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo : Contexto, 2001.

ANDRADE, Manuel C. Caminhos e descaminhos da geografia. Campinas : Papirus, 1989.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental; geografia. Brasília : MEC/SEF, 1998. v. 5.

CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org). Novos Caminhos da geografia. São Paulo : Contexto, 1999.

CASTELLAR, Sonia M. Vanzella. Alfabetização em geografia. Espaços da Escola, Ijuí: Unijuí, v.10, n. 37, p. 29-46, 2000.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia: escola e construção de conhecimentos. Campinas : Papirus, 1998.

HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 2004.

LENCIONI, Sandra. Região e geografia. São Paulo : EDUSP, 1999.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. São Paulo : Annablume, 2006.

RIBEIRO, Wagner Costa. Mudanças climáticas, realismo e multilateralismo. Terra Livre, São Paulo : AGB, n.18, p. 75-84, 2002.

ROSS, Jurandyr L. Sanches (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo : EDUSP, 1996.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo; razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2002.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001

VESENTINI, José William. Novas geopolíticas. São Paulo : Contexto, 2000.

VESENTINI, José William (Org.). Ensino de geografia no século XXI. São Paulo : Papirus, 2005.

Pacote Office

· Toda bibliografia citada é apenas sugestão de leitura, podendo a banca utilizar livros ou textos que considerar adequada para a estruturação da prova, sempre respeitando o conteúdo programático.

 

EMPREGO

PEB-II HISTORIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998.

ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1998, ANDERSON, Perry. Passagens da Antigüidade ao Feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1998.

FAUTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2006.

BAGNO, Marcos. Pesquisa na Escola: O que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2008.

BRASIL. SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. História. Brasília: MEC/SEF, 1998.

HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções - 1789 - 1748. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX- 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SILVA, Aracy Lopes da & GRUPIONI, Luís Donisete Benzi (org.). A temática indígena na escola.

Novos subsídios para professores de 1° e 2° graus. Brasília: MEC, MARI, UNESCO, 1995.

SIMAM, Lana Mara de Castro & Fonseca, Thais Nívia de Lima e (orgs.). Inaugurando a História e construindo a nação. Discursos e imagens no ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

MUNANGA, Kabengele. O negro no Brasil hoje. São Paulo: Global, 2006.

Pacote Office

· Toda bibliografia citada é apenas sugestão de leitura, podendo a banca utilizar livros ou textos que considerar adequada para a estruturação da prova, sempre respeitando o conteúdo programático.

 

EMPREGO

PEB-II INGLÊS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental: ciclo II: Língua Inglesa / Secretaria Municipal de Educação - São Paulo: SME / DOT, 2007.

Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II: caderno de orientação didática de inglês / Secretaria Municipal de Educação - São Paulo: SME / DOT, 2006.

Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a disciplina de Língua Estrangeira Moderna (LEM) - Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio

SOUZA, Adriana Grade Fiori. Leitura em Língua Inglesa - Uma Abordagem Instrumental, Disal, 2005.

MURPHY, Raymond, Essential Grammar in Use, Cambridge University, 2004.

Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998.

Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CORACINI, M.J.R.F. Diversidade e semelhanças em aulas de leitura. In M.J.R.J. Coracini (org.) O Jogo Discursivo na Aula de Leitura. Língua Materna e Língua Estrangeira. (pp.51-65). São Paulo: Pontes, 1995.

FIGUEIREDO, C. A. Lingüística Aplicada - aspectos da Leitura e do Ensino de Línguas. In: Célia Assunção Figueiredo; Osvaldo Freitas de Jesus (orgs.), Lingüística in Focus, v.3, Uberlândia: EDUFU, 2005.

Pacote Office

· Toda bibliografia citada é apenas sugestão de leitura, podendo a banca utilizar livros ou textos que considerar adequada para a estruturação da prova, sempre respeitando o conteúdo programático.

 

EMPREGO

PEB-II LINGUA PORTUGUESA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Brasil, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF. Volume Língua Portuguesa, 1998.

Carneiro, Agostinho. Redação em construção. São Paulo: Moderna, 2001.

Chiappini L. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1997.

Fiorin, J.L. e Savioli, F.P. Lições de textos. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1996.

Geraldi, João Wanderley. O texto em sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.

Kaufman, A.M e Rodrigues, M.E. Escola. Leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

Kleiman. A. Leitura e intertextualidade. São Paulo: Artes Médicas, 1999.

Koch, Ingedore G.V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1997.

Koch, I.L. Travaglia, Luis Carlos. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1989.

Lajolo, M. A Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988.

Bakhtin, Mikhail Mjkhailovitch, Estética da criação verbal.São Paulo, Editora Martins Fontes, 1997

CUNHA, Celso. Gramática do Português contemporâneo. L&PM Pocket | Lexikon

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P., MACHADO, A. R. , BEZERRA, M. A. (Orgs.) Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna.

Pacote Office

· Toda bibliografia citada é apenas sugestão de leitura, podendo a banca utilizar livros ou textos que considerar adequada para a estruturação da prova, sempre respeitando o conteúdo programático.

 

EMPREGO

PEB-II MATEMATICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

ALVES, Sérgio. Ladrilhando o plano com quadriláteros. Revista do Professor de Matemática, São Paulo : Sociedade Brasileira de Matemática, n. 51,p. 7-9, 2003.

BOYER, Carl. História da matemática. 2. ed. São Paulo : Edgard Blucher, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental; matemática. Brasília : MEC/ SEF, 1998. v. 3.

D´AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. 12. ed. São Paulo: Papirus, 2005.

ENZENSBERGER, Hans Magnus. O diabo dos números: um livro de cabeceira para todos aqueles que têm medo de matemática. São Paulo : Companhia das Letras, 1997.

IEZZI, Gelson et al. Coleção fundamentos de matemática elementar. São Paulo : Atual. 11 v.

IFRAH, Georges. Os números: a história de uma grande invenção. São Paulo : Globo, 1989.

KRULIK, Stephen; REYS, Robert E. (Orgs.). A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo : Atual, 1997.

PARRA, Cecília e SAIZ, Irma. Didática da Matemática- Reflexões psicopedagógicas.Porto Alegre. Artmed

ROSA, Ernesto. Didática da matemática. 11. ed. São Paulo : Ática, 2001. Cap. 1, 2 e 3.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas.

Experiências matemáticas. São Paulo : SE/CENP, 1994. 4 v.

SMOLE, Kátia Stoco; DINIZ, Maria Ignez - organizadoras. Ler, escrever e resolver problemas.Porto Alegre, Artmed:2001

Pacote Office

· Toda bibliografia citada é apenas sugestão de leitura, podendo a banca utilizar livros ou textos que considerar adequada para a estruturação da prova, sempre respeitando o conteúdo programático.

 

EMPREGO

PEB-II _EDUCAÇÃO ESPECIAL

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Lei 9394/96 (LDB); Diretrizes Curriculares Nacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais; Tendências Pedagógicas: Projeto Pedagógico Tradicional, Projeto Pedagógico Escola Nova, Projeto Pedagógico Tecnicista, Projeto Pedagógico Progressista; Concepções da teoria sócio-construtivista; Didática e Conhecimento; Planejamento Escolar (Elaboração de planos de ensino, de projetos); Contribuições da Psicologia para o processo de ensino aprendiz na Educação; Avaliação Escolar (concepções, funções, instrumentos).

Fundamentos e princípios da educação inclusiva; Legislação: Constituição, LDB e Convenção da Guatemala;

Atendimento educacional especializado e a educação inclusiva.

1. Conceitos fundamentais em Educação Especial;

2. Educação Especial no contexto da educação brasileira;

3. Educação Especial/Educação Inclusiva: direito à diversidade;

4. Estigma e identidade social do deficiente;

5. Ensino do indivíduo especial: métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos;

6.Ações integradoras: salas de recursos / oficina pedagógica;

7.Ação junto às famílias de pessoas portadoras de deficiência, ações integradoras;

8.Libras.

· Toda bibliografia citada é apenas sugestão de leitura, podendo a banca utilizar livros ou textos que considerar adequada para a estruturação da prova, sempre respeitando o conteúdo programático.

 

EMPREGOPROFESSOR PROFISSIONALIZANTE
ÁREA DE ATUAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA/LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS1. Redação técnica, cientifica e literária;

2. Revisão gramatical. A gramática e suas alterações de acordo com as novas regras da língua portuguesa;

3. Noções sobre texto;

4. Cartas comerciais, relatórios administrativos, circular, memorando, ata, atestado, regulamento e estatuto.

5. Convocação, aviso, bilhete, ordem de serviço, Oficio, procuração, requerimento, declaração, edital e recibo.

6. Descrição;

7. Narração comercial;

8. Dissertação;

9. Texto expositivo e argumentativo;

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

MEDEIROS, João Bosco. Português Instrumental: Para cursos de Contabilidade, Economia e Administração, São Paulo - Atlas

ZIBERKNOP, Lúcia Scliar e MARTINS, Dileta Silveira. Português Instrumental. São Paulo: Atlas.

BARBOSA, Severino Antonio M. Redação. Campinas, Papirus.

ASPARY, Adalberto. Português nas Comunicações Administrativas

MARQUES. Ana Maria et al. Português Instrumental para a área de Ciências Contábeis. São Paulo: Atlas.

NADOLKIS, Hêndricas. Comunicação Redacional Atualização. São Paulo: IBEP.

PINTO, Elisa Guimarães. A articulação do texto. São Paulo, Atica.

SERAFINI, Maria Teresa. Como escrever textos. São Paulo, Globo.

SOARES, Magda e CAMPOS, Edson Nascimento. Técnica de Redação, Rio de Janeiro. Livro Técnico.

VANOYE, Francis. Usos da linguagem. São Paulo, Martins Fontes.

. Toda bibliografia citada é apenas sugestão de leitura, podendo a banca utilizar livros ou textos que considerar adequada para a estruturação da prova, sempre respeitando o conteúdo programático.

 

EMPREGO

PROFESSOR PROFISSIONALIZANTE
ÁREA DE ATUAÇÃO : MATEMÁTICA/ESTATÍSTICA APLICADA Á GESTÃO E MATEMÁTICA COMERCIAL

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Funções e suas aplicações;

2 - Limites e suas aplicações;

3 - Derivadas e suas aplicações;

4 -Integral e suas aplicações;

5 - Medidas de tendência central;

6 - medidas de dispersão;

7 - Probabilidades;

8 - Variável aleatória discreta unidimensional e bidimensional;

9 - Juros Compostos;

10 - Amortização de empréstimos.

REFERÊNCIAS

1- SILVA, Ermes Medeiros da et al. Matemática para os cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis - vol. 1 e 2. São Paulo: Atlas, 1996.

2- GIOVANNI, R. José - Matemática, Editora FTD S/A.

3- BONJORNO, R. José - Matemática, Editora FTD S/A.

4- LEITHOLD, Luís - O Cálculo com geometria analítica, Editora Harlra Ltda.

5- NUNEM, Joulis - Cálculo, Editora Guabanara.

6- ESTATÍSTICA para os cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis 1e 2. Ermes Medeiros da Silva ... et al. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1992

7- BRUNI, Adriano Leal. Estatística aplicada à gestão empresarial. São Paulo; Atlas, 2007.

8- CLARK, Jeffrey; DOWNING, Douglas. Estatística Aplicada. 2° ed. São Paulo: Saraiva,2005.

9- BUSSAB, Wilton O; MORETTIN, Pedro A. Estatística Básica. 5° ed. São Paulo:Saraiva, 2005.

10-MILONE, Giuseppe. Estatística Geral e Aplicada. São Paulo: Thomson Learning, 2005.

11-Hazzan, Sumuel e Pompeo, Jose Nicolau. Matemática Financeira 6 ed. São Paulo. Saraiva. 2007.

12-Castelo branco, Anísio Costa. Matemática Financeira aplicada. 2ed. São Paulo. Cengage Learning, 2008.

· Toda bibliografia citada é apenas sugestão de leitura, podendo a banca utilizar livros ou textos que considerar adequada para a estruturação da prova, sempre respeitando o conteúdo programático.

 

EMPREGO

PROFESSOR PROFISSIONALIZANTE
ÁREA DE ATUAÇÃO: INFORMÁTICA/INFORMÁTICA APLICADA A GESTÃO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Composição dos sistemas informáticos (hard e software)

2. Taxonomia dos sistemas informáticos

3. Linguagens de programação e arquitetura de programação

4. Workflows, etc.

5. Modelização do negócio

6. Sistemas de comunicação

7. Aplicações informáticas ao negócio

8. Ciclo sistêmico e funções sistêmicas

9. Telecomunicações e internet; redes de comunicação

10. Informática aplicada à gestão

11. Organização, Gestão e Informação.

12. Tecnologias da Informação e Comunicação.

13. Bases de Dados.

14. Arquitetura da Informação.

15. Análise de aplicações.

16. Informática Aplicada à Gestão

Bibliografia Sugerida

· Andrade, A. Sistemas Informáticos - conceitos essenciais. UCP, 1996.

· Laudon, Kenneth C. e Laudon, Jane P. Management Information System - Managing the

· Digital Firm. Seventh Edition. Upper Saddle River,New Jersey: Prentice-Hall, 2002.

· Schultheis, Robert e Summer, Mary. Management Information Systems: tha manager´s view. McGraw-Hill, 1998.

· Senn, James A. Information in business, Prentice-Hall, 1995.

· Wright, G. Manual Prático do Computador.Presença, 1991.

· Wyzalek, John (Editor). Enterprise Systems/Integration. Auerbach Publications (CRC ress),2000.

· Anupindi, Ravi et al. Managing Business Process Flows.

· Prentice-Hall, 1999.

· Daniels, N. Caroline. Estratégias Empresariais e Tecnologias da Informação. Caminho, 1997.

· Senn, James A. Analysis and Design of Information/ Systems. Second Edition. McGraw-Hill, 1989

· Toda bibliografia citada é apenas sugestão de leitura, podendo a banca utilizar livros ou textos que considerar adequada para a estruturação da prova, sempre respeitando o conteúdo programático.

 

EMPREGO

PROFESSOR PROFISSIONALIZANTE
ÁREA DE ATUAÇÃO: ADMINISTRAÇÃO/ECONOMIA E MERCADO, ORGANIZAÇÃO TÉCNICA E COMERCIAL

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

001- Abordagem Clássica da Administração

· Administração Científica

· Teoria Clássica da Administração

· Obras de Taylor e Fayol

· O Fordismo

· Apreciação crítica

002 - Abordagem Humanística da Administração: origem e principais contribuições

· Teoria das Relações Humanas.

· Decorrências da Teoria das Relações Humanas,

· Trabalhos de Elton Mayo,

· Experiência de Hawtorne,

· Apreciação Crítica da abordagem.

003- Abordagem Estruturalista da Administração.

· Teoria Burocrática: origem e características básicas

· Max Weber e a burocracia

· Teoria Estruturalista: origem e características básicas

· Principais teóricos

· Apreciação Crítica da abordagem.

004- Abordagem Neoclássica da Administração.

· Teoria Neoclássica: origem e características básicas

· A administração por objetivos

· Principais teóricos

· Apreciação Crítica da abordagem.

005- Abordagem Comportamental da Administração.

· Teoria Behaviorista: origem e características básicas

· O D.O. e o processo de mudança.

· Principais teóricos

· Apreciação crítica

006- Abordagem Sistêmica da Administração.

· Teoria Sistêmica: origem e características básicas

· Principais teóricos

· Apreciação crítica

007- Abordagem Contingencial da Administração.

· Teoria Contigencial: origem e características básicas

· Principais teóricos

· Apreciação crítica

 

EMPREGO

PROFESSOR PROFISSIONALIZANTE
ÁREA DE ATUAÇÃO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS/CONTABILIDADE COMERCIAL, GERAL, INDUSTRIAL E AGRÍCOLA BANCÁRIA, PÚBLICA E ESTRUTURA E ANÁLISE DE BALANÇO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONTABILIDADE

1) Conceito e campo de aplicação

2) Patrimônio: conceito e componentes

3) Patrimônio Líquido

4) Ativo Passivo

5) Variações Patrimoniais

6) Receitas e Despesas

7) Alterações dos Elementos Patrimoniais

8) Fatos Contábeis

9) Contas: conceito e teoria

10) Plano de Contas: Modelo de Plano de Contas e suas Funções

11) Débito e Crédito das Contas

12) Registro das Contas: Fórmulas de Lançamentos

13) Escrituração

14) A Conta "T" (Razonete)

15) Balancete de Verificação

16) A Conta Mercadorias

17) Regimes Contábeis: de Caixa e Competência

18) Folha de Pagamento (Contabilização)

19) Operações Bancárias

20) Depreciações: Como calcular a Depreciação e Encargo Proporcionais

21) Correção Monetária do Balanço

22) Devedores Duvidosos

23) Balanço Patrimonial

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

1) Balanço Patrimonial

2) Demonstração do Resultado do Exercício

3) Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados

4) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

5) Demonstrações das Origens e Aplicações de Recursos

6) Análise de Balanços: Horizontal e Vertical, Por Quocientes

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MARION, J.C. Contabilidade empresarial. São Paulo: Atlas, 1998-2002.

MATARAZZO, Dante C. Análise financeira de balanços. 4a. ed. São Paulo: Atlas, 1997-98.

RIBEIRO, O. M. Estrutura e análise de balanço. São Paulo: Saraiva, 1999-2001.

_______. Contabilidade básica fácil. São Paulo: Saraiva, 1999-2002.

COMPLEMENTAR

FRANCO, Hilário. Contabilidade geral. São Paulo: Atlas, 1997

MARION, j.c. Contabilidade básica. São Paulo: Atlas, 1998-2001.

RIBEIRO, O. M. Contabilidade geral fácil. São Paulo: Saraiva, 1999

· Toda bibliografia citada é apenas sugestão de leitura, podendo a banca utilizar livros ou textos que considerar adequada para a estruturação da prova, sempre respeitando o conteúdo programático.

 

EMPREGO

PROFESSOR PROFISSIONALIZANTE
ÁREA DE ATUAÇÃO: CIÊNCIAS JURÍDICAS/DIREITO E LEGISLAÇÃO, DIREITO COMERCIAL E TRIBUTÁRIO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

01-Direito Público e Direito Privado. Conceito de Direito Administrativo; Fontes do Direito Administrativo. Interpretação do Direito Administrativo; Administração Pública; Poderes Administrativos; Atos Administrativos; Contratos Administrativos e Licitação; Serviços Públicos; Servidores Públicos; Improbidade Administrativa; Responsabilidade Civil da Administração; Controle da Administração; Regime Jurídico Único dos Servidores.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA - DIREITO ADMINISTRATIVO

· DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. Atlas S.A.

· JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à Lei de Licitações e contratos administrativos: de acordo com a emenda constitucional nº 19, de 4 de junho de 1998, e com a Lei Federal nº 9648, de 27 de maio de 1998. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Dialética, 1998. 671 p.

· MEIRELLES, Helly Lopes. Direito Municipal Brasileiro. Malheiros Editores.

· MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. Malheiros Editores.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - DIREITO CONSTITUCIONAL

Dos princípios fundamentais; Dos direitos e garantias fundamentais; Da tributação e do orçamento; Da ordem econômica e financeira; Da ordem social; Das disposições constitucionais gerais e transitórias; Lei de

Responsabilidade Fiscal.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA - DIREITO CONSTITUCIONAL

· BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. - Com as Emendas Constitucionais.

· MARTINS, Ives Gandra da Silva et al. Comentários à Lei de Responsabilidade Fiscal. São Paulo: Saraiva.

· FILHO, Manoel Gonçalves Ferreira. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - DIREITO TRIBUTÁRIO

Sistema Tributário Nacional; Normas Gerais; Obrigação Tributária.

· Toda bibliografia citada é apenas sugestão de leitura, podendo a banca utilizar livros ou textos que considerar adequada para a estruturação da prova, sempre respeitando o conteúdo programático.