UFG - Universidade Federal de Goiás - GO

Notícia:   Vagas para Professor na Universidade Federal de Goiás - GO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO Nº 06/2008

PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DE 16/01/2008, SEÇÃO 3, PÁGINA 28

O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, no exercício da Reitoria, usando de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições para o concurso público para provimento de cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior, de que trata o Decreto nº. 94.664, de 23/07/1987, considerando ainda o disposto no Decreto nº. 4.175, de 27/03/2002, publicado no D.O.U. de 28/03/2002, na Portaria nº. 450 de 06/11/2002, publicada no D.O.U. de 07/11/2002, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na Portaria nº. 450 de 27/12/2007, publicada no D.O.U. de 28/12/2007, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e na Portaria n°. 1.263 de 27/12/2007, publicada no D.O.U. de 28/12/2007, do Ministério da Educação e na Resolução Conjunta CONSUNI/CEPEC-UFG n°. 01/2007, de 07/12/2007 e as disposições deste Edital.

1 - O concurso público objeto deste Edital destina-se ao provimento de cargo de Professor Classe Adjunto e Professor Classe Assistente da Carreira do Magistério Superior, para exercício de suas atividades na UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.

1.1 - O número de vagas, a classe, o regime de trabalho, o local de atuação, área do concurso, formação exigida para o cargo, o período de inscrições, remuneração mensal, Unidade Responsável pelo concurso, encontram-se especificados no Anexo I, que faz parte integrante deste Edital para todos os fins de direito.

1.2- As normas complementares, as quais fazem parte integrante deste Edital, para todos os fins de direito, conforme o artigo terceiro e demais disposições da Resolução Conjunta CONSUNI/CEPEC­UFG n° 01/2007, encontram-se disponíveis no sítio da UFG (www.ufg.br)

1.3 - As provas de cada concurso serão realizadas no endereço constante no Anexo I deste Edital.

2- O Professor submetido ao regime de trabalho de Dedicação Exclusiva fica obrigado a prestar 40 horas semanais de trabalho em dois turnos diários completos, bem como impedido de exercer outra atividade remunerada pública ou privada.

2.1-Os turnos de atividades da UFG são: matutino, vespertino e noturno, definidos pela Unidade Acadêmica em qualquer momento em que vigorar o vínculo entre o candidato nomeado e a UFG.

2.2- O local de atuação especificado no anexo I, poderá ser alterado, em caráter temporário ou definitivo, considerado o interesse da UFG, aprovado pelo Conselho Diretor da Unidade Acadêmica.

3- As inscrições serão feitas pelo sítio da UFG (www.ufg.br).

3.1- A UFG não se responsabilizará por solicitação de inscrição não efetivada por motivos de ordem técnica, falhas na comunicação, congestionamento de linhas de comunicação ou outros fatores de ordem técnica, alheios à UFG, que venham impossibilitar a transferência dos dados ou por falhas de impressão dos documentos relacionados nos itens 4.1.8 e 4.1.8.1.

3.2- É de inteira responsabilidade do candidato ficar informado da regularidade de sua inscrição via internet (www.ufg.br).

4- A Unidade Acadêmica responsável pelo concurso disponibilizará no sítio da UFG na Internet (www.ufg.br), com pelo menos dez dias de antecedência, a data, horário e local da instalação do concurso.

4.1- O candidato deverá entregar na Instalação do Concurso a seguinte documentação:

4.1.1- Diploma de Graduação, Mestre, Doutor ou de Livre-Docente, reconhecido pelo Sistema Nacional de Pós-graduação conforme a exigência para posse no cargo, e demais documentos que comprovem que o candidato atende a formação exigida para a inscrição do concurso;

4.1.1.1- Para atender o item anterior poderá ser apresentado documento provisório de possibilidade de cumprimento da titulação exigida;

4.1.1.1.1- O deferimento da inscrição não dá o direito ao candidato de ser nomeado para o cargo, se aprovado, devendo no prazo máximo fixado para a posse apresentar o comprovante válido da titulação exigida;

4.1.2- Cópia do documento de identidade;

4.1.3- Duas fotos 3x4 recentes;

4.1.4- Curriculum Vitae atualizado, apresentado na Plataforma Lattes (modelo CNPq) com documentos comprobatórios ou suas fotocópias;

4.1.5- O material comprobatório do item 4.1.4 deve ser entregue ordenado, segmentado e numerado de acordo com a ordem constante no Curriculum Vitae apresentado pelo candidato;

4.1.6- O Memorial, no caso dos candidatos à Classe Professor Adjunto.

4.1.7- No caso de dúvida da autenticidade de alguma cópia de documento apresentado, o original deste poderá ser exigido pela banca examinadora do concurso;

4.1.8- A Ficha de Inscrição e o Termo de Compromisso de concordância, obtidos no sítio da UFG, com todas as normas e critérios definidos para este concurso público, preenchidos e assinados pelo candidato;

4.1.8.1- Valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00 (cento e dez reais) para Classe Adjunto, Nível 1, em regime de Dedicação Exclusiva e de R$ 72,00 (setenta e dois reais) para a Classe Assistente, Nível 1, em regime de Dedicação Exclusiva e deve ser recolhida através de GRU, obtida através do sítio da UFG (www.ufg.br) no ato de inscrição ao concurso.

4.1.8.2- O pagamento da GRU deverá ser efetivado no Banco do Brasil, dentro de suas condições de funcionamento e normas, até a data prevista para encerramento das inscrições.

4.1.8.3- A taxa de inscrição não será devolvida em hipótese alguma.

4.2- Após a homologação do resultado do concurso, a documentação entregue pelos candidatos ficará disponível para devolução pelo prazo de trinta dias.

4.2.1 - Findo este prazo, e não sendo a documentação retirada, a mesma será destinada para o que a Unidade Acadêmica responsável pelo concurso julgar pertinente.

5- As provas para os concursos são:

5.1- para a Classe de Professor Adjunto:

5.1.1- escrita ou teórico-prática, com peso quatro;

5.1.2- didática, com peso três;

5.1.3- defesa de Memorial, com peso três;

5.1.4- de títulos.

5.2- para a Classe de Professor Assistente:

5.2.1 - escrita ou teórico-prática;

5.2.2- didática;

5.2.3- de títulos.

6- O arquivo da Resolução Conjunta CONSUNI/CEPEC-UFG n° 01/2007 encontra-se no sítio da UFG (www.ufg.br).

7- Os candidatos aprovados serão nomeados sob o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas, previsto na Lei nº. 8.112, de 11/1 2/1 990.

8- Do recurso

8.1- Poderá ser formalizado recurso ao Conselho Diretor da Unidade Acadêmica diretamente responsável pelo concurso nas quarenta e oito horas após a proclamação do resultado.

8.2- Os recursos porventura interpostos deverão ser julgados pelo Conselho Diretor da Unidade diretamente interessada em até cinco dias após o término do prazo estabelecido.

9- Da nomeação e posse

9.1- O candidato aprovado e classificado no concurso público, na forma estabelecida neste Edital, será nomeado, obedecida a ordem de classificação, mediante portaria expedida pelo Reitor, publicada no Diário Oficial da União;

10- Para ser empossado, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos:

10.1.1- Ser brasileiro nato ou estrangeiro, com visto permanente;

10.1.2- Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;

10.1.3- Estar em dia com as obrigações eleitorais;

10.1.4- Estar quite com as obrigações militares, no caso de candidatos do sexo masculino;

10.1.5- Possuir a formação exigida para o concurso e demais exigências de habilitação para o exercício do cargo.

10.2- O candidato aprovado deverá apresentar, no momento da posse, os documentos constantes do Anexo II, parte integrante do presente Edital.

10.3- Outras exigências previstas em lei poderão ser solicitadas.

10.4- Somente poderá ser empossado o candidato aprovado que for julgado apto para o cargo, física e mentalmente, pela Junta Médica da UFG.

11- O candidato nomeado será convocado para a posse, que deverá ocorrer no prazo improrrogável de trinta dias contados da publicação do ato de nomeação no Diário Oficial da União.

11.1- O candidato que não tomar posse no prazo estipulado terá o seu ato de nomeação tornado sem efeito.

12- A nomeação dos candidatos ocorrerá dentro do número de vagas fixadas no Anexo I deste Edital, ressalvada a hipótese de ampliação do número de vagas e autorização para provimento pelos órgãos competentes.

13- Os Concursos terão validade de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um ano, contada a partir da data de publicação da homologação.

14- O provimento dos cargos objeto deste Edital será realizado de acordo com a legislação em vigor.

15- Os Concursos serão supervisionados pelo Departamento do Pessoal e Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos da UFG.

Goiânia, 15 de janeiro de 2008.

Prof. Benedito Ferreira Marques

ANEXO I

(continua)

N
Ú
M
E
R
O

D
O

P
R
O
C
E
S
S
O

V
A
G
A
S

T
I
T
U
L
A
Ç
Ã
O

R
E
G
I
M
E

D
E

T
R
A
B
A
L
H
O

L
O
C
A
L

D
E

A
T
U
A
Ç
Ã
O

ÁREA DO CONCURSO

FORMAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO

REMUNERAÇÃO MENSAL

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

UNIDADE ACADÊMICA RESPONSÁVEL

23070. 000740 / 2008-83

01

Adjunto

DE

J
a
t
a
í

Fitopatologia

Graduação em Agronomia com Mestrado e Doutorado em Fitopatologia

R$ 5.549,52 (cinco mil, quinhentos e quarenta e nove reais e cinqüenta e dois centavos)

17 DE JANEIRO À 11 DE FEVEREIRO DE 2008

CAMPUS DE JATAÍ/UFG

Endereço de realização do concurso: Rua Riachuelo nº 1530 Setor Samuel Graham Cep: 75804-020 caixa Postal 03

Campus Jataí - Jataí - GO

Telefone: (64) 3632- 0000

Fax: (64) 3632-0002

Horário de atendimento ao público externo: de 8:00 ás 11:00 e 13:00 17:00

23070. 000758 / 2008-85

01

Adjunto

DE

J
a
t
a
í

Genética Humana, Genética Molecular e Citogenética Clínica

Graduação em Biomedicina, ou Ciências Biológicas, ou Enfermagem ou Medicina com Mestrado ou Doutorado em Genética ou áreas afins.

R$ 5.549,52 (cinco mil, quinhentos e quarenta e nove reais e cinqüenta e dois centavos)

23070. 000755 / 2008-41

01

Adjunto

DE

J
a
t
a
í

Imunologia Médica - Subárea: Biossegurança e ou Bioética

Graduação em Biomedicina, ou Ciências Biológicas, ou Enfermagem ou Medicina e Doutorado em Imunologia

R$ 5.549,52 (cinco mil, quinhentos e quarenta e nove reais e cinqüenta e dois centavos)

23070. 000757 / 2008-31

01

Assistente

DE

J
a
t
a
í

Didática e Prática de Ensino de Ciências e Biologia

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas com Mestrado em Educação ou áreas afins.

R$ 3.626,08 (três mil, seiscentos e vinte e seis reais e oito centavos)

23070. 000756 / 2008-96

01

Adjunto

DE

J
a
t
a
í

Citologia, Histologia e Embriologia

Graduação em Ciências Biológicas ou Biomedicina com Doutorado em Biologia Celular ou Biologia Celular e Estrutural ou Morfologia ou áreas afins.

R$ 5.549,52 (cinco mil, quinhentos e quarenta e nove reais e cinqüenta e dois centavos)

23070. 000741 / 2008-28

02

Assistente

DE

J
a
t
a
í

Algoritmo, Estrutura de Dados, Análise de Algoritmo, Programação Orientada a Objeto, Sistemas Distribuídos e Desenvolvimento Multi‑Camadas.

Graduação em Ciências da Computação (Bacharel), Mestrado em Informática ou Engenharia da Computação.

R$ 3.626,08 (três mil, seiscentos e vinte e seis reais e oito centavos)

23070. 000743 / 2008-17

01

Assistente

DE

J
a
t
a
í

Anatomia Humana e Saúde

Graduação em Enfermagem ou áreas afins com mestrado em morfologia ou áreas da sa&de

R$ 3.626,08 (três mil, seiscentos e vinte e seis reais e oito centavos)

23070. 000745 / 2008-14

01

Assistente

DE

J
a
t
a
í

Ensino de Física

Graduação em Física (Bacharel ou Licenciado) e Mestrado em Ensino de Física

R$ 3.626,08 (três mil, seiscentos e vinte e seis reais e oito centavos)

23070. 000746 / 2008-51

01

Adjunto

DE

J
a
t
a
í

Física Computacional e Estatística

Graduação em Física (Bacharel) e Doutorado em Física

R$ 5.549,52 (cinco mil, quinhentos e quarenta e nove reais e cinqüenta e dois centavos)

17 DE JANEIRO À 11 DE FEVEREIRO DE 2008

CAMPUS DE JATAÍ/UFG

Endereço de realização do concurso: Rua Riachuelo nº 1530 Setor Samuel Graham Cep: 75804-020 caixa Postal 03

Campus Jataí - Jataí - GO

Telefone: (64) 3632- 0000

Fax: (64) 3632-0002

Horário de atendimento ao público externo: de 8:00 ás 11:00 e 13:00 17:00

23070. 000748 / 2008-40

01

Assistente

DE

J
a
t
a
í

Prática de Ensino de História

Mestrado em História

R$ 3.626,08 (três mil, seiscentos e vinte e seis reais e oito centavos)

23070. 000749 / 2008-94

01

Assistente

DE

J
a
t
a
í

Latim

Licenciatura em Letras Português e Mestrado em Lingüística

R$ 3.626,08 (três mil, seiscentos e vinte e seis reais e oito centavos)

23070. 000750 / 2008-19

01

Assistente

DE

J
a
t
a
í

Língua Inglesa

Graduado em Letras Inglês ou áreas afins (Mestrado em Lingüística Aplicada)

R$ 3.626,08 (três mil, seiscentos e vinte e seis reais e oito centavos)

23070. 000751 / 2008-63

01

Adjunto

DE

J
a
t
a
í

Matemática

Graduação em Matemática (Bacharel ou Licenciado), Mestrado em Matemática e Doutorado em Matemática.

R$ 5.549,52 (cinco mil, quinhentos e quarenta e nove reais e cinqüenta e dois centavos)

23070. 000754 / 2008-05

01

Adjunto

DE

J
a
t
a
í

Educação Matemática

Graduação em Matemática (Bacharel ou Licenciado), Mestre em Matemática, Educação ou Educação Matemática e Doutor em Educação Matemática.

R$ 5.549,52 (cinco mil, quinhentos e quarenta e nove reais e cinqüenta e dois centavos)

23070. 000760 / 2008-54

01

Adjunto

DE

J
a
t
a
í

Histologia Veterinária

Graduação em Medicina Veterinária com Doutorado em Ciências ou Morfologia.

R$ 5.549,52 (cinco mil, quinhentos e quarenta e nove reais e cinqüenta e dois centavos)

23070. 000772 / 2008-89

01

Adjunto

DE

J
a
t
a
í

Gestão, Políticas Educacionais e Trabalho Pedagógico

Doutorado em Educação

R$ 5.549,52 (cinco mil, quinhentos e quarenta e nove reais e cinqüenta e dois centavos)

23070. 000771 / 2008-34

01

Adjunto

DE

J
a
t
a
í

Didática e Formação de Professores, Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental

Doutorado em Educação

R$ 5.549,52 (cinco mil, quinhentos e quarenta e nove reais e cinqüenta e dois centavos)

17 DE JANEIRO À 11 DE FEVEREIRO DE 2008

CAMPUS DE JATAÍ/UFG

Endereço de

realização do

concurso: Rua Riachuelo nº 1530 Setor Samuel Graham Cep: 75804-020 caixa Postal 03

Campus Jataí - Jataí - GO

Telefone: (64) 3632- 0000

Fax: (64) 3632-0002

Horário de atendimento ao

público externo: de

8 :00 ás 11:00 e 13 :00 17:00

23070. 000761 / 2008-07

01

Assistente

DE

J
a
t
a
í

Psicanálise

Mestrado em Psicologia

R$ 3.626,08 (três mil, seiscentos e vinte e seis reais e oito centavos)

23070. 000762 / 2008-43

01

Assistente

DE

J
a
t
a
í

Análise Experimental do Comportamento

Mestrado em Psicologia

R$ 3.626,08 (três mil, seiscentos e vinte e seis reais e oito centavos)

23070. 000763 / 2008-98

01

Adjunto

DE

J
a
t
a
í

Química Analítica

Graduação em Química - Doutorado na área de Química Analítica

R$ 5.549,52 (cinco mil, quinhentos e quarenta e nove reais e cinqüenta e dois centavos)

23070. 000764 / 2008-32

01

Assistente

DE

J
a
t
a
í

Ensino em Química

Licenciatura em Química - Mestrado em Ensino de Química

R$ 3.626,08 (três mil, seiscentos e vinte e seis reais e oito centavos)

23070. 000765 / 2008-87

01

Adjunto

DE

J
a
t
a
í

Melhoramento Genético Animal

Graduação em Zootecnia, ou Agronomia ou Medicina Veterinária

Doutorado em Produção Animal com área de Concentração em Melhoramento Genético Animal ou Doutorado em Melhoramento Genético Animal

R$ 5.549,52 (cinco mil, quinhentos e quarenta e nove reais e cinqüenta e dois centavos)

23070. 000769 / 2008-65

01

Adjunto

DE

J
a
t
a
í

Nutrição e Produção de Não Ruminantes

Graduação em Zootecnia ou Agronomia ou Medicina Veterinária, Doutorado em Nutrição ou Produção Animal

R$ 5.549,52 (cinco mil, quinhentos e quarenta e nove reais e cinqüenta e dois centavos)

NORMAS COMPLEMENTARES PARA CONCURSO PÚBLICO DO MAGISTÉRIO SUPERIOR PARA OS CURSOS DE AGRONOMIA, BIOMEDICINA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO, ENFERMAGEM, FÍSICA, HISTÓRIA, LETRAS, MATEMÁTICA, MEDICINA VETERINÁRIA, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA, QUÍMICA E ZOOTECNIA.

O CONSELHO DIRETOR DO CAMPUS JATAÍ DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS faz saber aos interessados que encontram-se abertas as inscrições ao Concurso Público de Provas e Títulos para Professores Assistente e Adjunto, de que trata o Edital nº 06/2008/UFG, cujo extrato foi publicado no Diário Oficial da União de 16/01/2008, seção 3, página 28, de acordo com a Resolução Conjunta CONSUNI/CEPEC Nº 01/2007, observadas as seguintes normas complementares e condições do edital:

I - DO CONCURSO

a) Área: Fitopatologia

Titulação: Graduação em Agronomia com Mestrado e Doutorado em Fitopatologia

Nº de vagas: 01 (uma vaga)

Regime de trabalho: DE

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

b) Área: Genética Humana, Genética molecular e Citogenética Clinica

Titulação: Graduação em Biomedicina, ou Ciências Biológicas, ou Enfermagem ou Medicina com Mestrado ou Doutorado em Genética ou áreas afins.

Nº de vagas: 01 (uma vaga)

Regime de trabalho: DE

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

c) Área: Imunologia Médica - Subárea: Bioética e Biossegurança

Titulação: Graduação em Biomedicina, ou Ciências Biológicas, ou Enfermagem ou Medicina e Doutorado em Imunologia

Nº de vagas: 01 (uma vaga)

Regime de trabalho: DE

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

d) Área: Citologia, Histologia e Embriologia

Titulação: Graduação em Ciências Biológicas ou Biomedicina com Doutorado em Biologia Celular ou Biologia Celular e Estrutural ou Morfologia ou áreas afins.

Nº de vagas: 01 (uma vaga)

Regime de trabalho: DE

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

e) Área: Didática e Prática de Ensino em Ciências e Biologia

Titulação: Licenciatura Plena em Ciências Biológicas com Mestrado em Educação ou áreas afins.

Nº de vagas: 01 (uma vaga)

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

f) Área: Algoritmo, Estrutura de Dados, Análise de Algoritmo, Programação Orientada a Objeto, Sistemas Distribuídos e Desenvolvimento Multi-Camadas.

Titulação: Graduação em Ciências da Computação (Bacharel), Mestrado em Informática ou Engenharia da Computação.

Nº de vagas: 02(duas vagas)

Regime de trabalho: DE

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

g) Área: Anatomia Humana e Saúde

Titulação: Graduação em Enfermagem ou áreas afins com mestrado em morfologia ou áreas da saúde

Nº de vagas: 01 (uma vaga)

Regime de trabalho: DE

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

h) Área: Física Computacional e Estatística

Titulação: Graduação em Física (Bacharel) e Doutorado em Física

Nº de vagas: 01 (uma vaga)

Regime de trabalho: DE

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

i) Área: Ensino de Física

Titulação: Graduação em Física (Bacharel ou Licenciado) e Mestrado em Ensino de Física

Nº de vagas: 01 (uma vaga)

Regime de trabalho: DE

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

j) Área: Prática do Ensino de História

Titulação: Mestrado em História

Nº de vagas: 01 (uma vaga)

Regime de trabalho: DE

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

l) Área: Língua Inglesa

Titulação: Graduado em Letras Inglês ou áreas afins (Mestrado em Lingüística Aplicada)

Nº de vagas: 01 (uma vaga)

Regime de trabalho: DE

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

m) Área: Latim

Titulação: Licenciatura em Letras Português e Mestrado em Lingüística

Nº de vagas: 01 (uma vaga)

Regime de trabalho: DE

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

n) Área: Educação Matemática

Titulação: Graduação em Matemática (Bacharel ou Licenciado), Mestre em Matemática, Educação ou Educação Matemática e Doutor em Educação Matemática.

Nº de vagas: 01 (uma vaga)

Regime de trabalho: DE

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

o)Área: Matemática

Titulação: Graduação em Matemática (Bacharel ou Licenciado), Mestrado em Matemática e Doutorado em Matemática.

N] de vagas: 01 (uma vaga)

Regime de trabalho: DE

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

p) Área: Histologia Veterinária

Titulação: Graduação em Medicina Veterinária com Doutorado em Ciências ou Morfologia.

Nº de vagas: 01 (uma vaga)

Regime de trabalho: DE

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

q) Área: Gestão, Políticas Educacionais e Trabalho Pedagógico

Titulação: Doutorado em Educação

Nº de vagas: 01 (uma vaga)

Regime de trabalho: DE

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

r) Área: Didática e Formação de Professores, Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental Titulação: Doutorado em Educação

Nº de vagas: 01 (uma vaga) Regime de trabalho: DE

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

s) Área: Psicanálise

Titulação: Mestrado em Psicologia

Nº de vagas: 01 (uma vaga)

Regime de trabalho: DE

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

t) Área: Análise Experimental do Comportamento

Titulação: Mestrado em Psicologia

Nº de vagas: 01 (uma vaga)

Regime de trabalho: DE

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

u)Área: Química Analítica

Titulação: Graduação em Química - Doutorado na área de Química Analítica

Nº de vagas: 01 (uma vaga)

Regime de trabalho: DE

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

v)Área: Ensino em Química

Titulação: Licenciatura em Química - Mestrado em Ensino de Química

Nº de vagas: 01 (uma vaga)

Regime de trabalho: DE

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

x) Área: Melhoramento Genético Animal

Titulação: Graduação em Zootecnia, ou Agronomia ou Medicina Veterinária, Doutorado em Produção Animal com área de Concentração em Melhoramento Genético Animal ou Doutorado em Melhoramento Genético Animal

Nº de vagas: 01 (uma vaga)

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

z) Área: Nutrição e Produção de Não Ruminantes

Titulação: Graduação em Zootecnia ou Agronomia ou Medicina Veterinária, Doutorado em Nutrição ou Produção Animal

Nº de vagas: 01 (uma vaga)

Regime de trabalho: DE

Contratação: A partir da data de publicação da portaria de nomeação no DOU.

II- DA INSCRIÇÃO

Pelo sítio da UFG na Internet (www.ufg.br), por meio de preenchimento de formulário eletrônico e emissão de guia de recolhimento única (GRU), a ser paga dentro do período de inscrição.

III - NORMAS COMPLEMENTARES DO CONCURSO:

Considerando-se o que dispõe o Art. 3° da Resolução Conjunta CONSUNI/CEPEC nO 01/2007, O CONSELHO DIRETOR DO CAMPUS JATAÍ/UFG estabelece para este concurso que:

a) No que se refere aos artigos Art. 17 e 18, inciso I: prova escrita.

b) Segue a lista de pontos sobre os conteúdos exigidos nas diferentes áreas:

ÁREA DE AGRONOMIA Área I: Fitopatologia

1) Ciclo das relações patógeno-hospedeiro;

2) Classificação de doenças;

3) Princípios gerais de controle;

4) Mecanismos de ataque do patógeno e mecanismos de defesa do hospedeiro;

5) Procariotos fitopatogênicos;

6) Virologia Agrícola;

7) Nematologia Agrícola;

8) Fungos Fitopatogênicos;

9) Epidemiologia;

10) Resistência de Plantas a doenças.

BIBLIOGRAFIA

AGRIOS,G. Plant Disease 5º ed. 2005 Academic Prep.

Manual de Fitopatologia: Princípios e conceitos, 3ª ed. 1995.

Bergamim Filho, A.; Kemati, H.; Amorim, L. Manual de Fitopatologia: Doenças das Plantas Cultivadas 4º ed. 2005.

Kemati, H.; Amorim, L.; Rezende, J.A.M.; Bergamim Filho, A.; Camargo. L.E.A. Revisão Anual de Patologia de Plantas.

ÁREA DE BIOMEDICINA

Área I: Genética Humana, Genética molecular e Citogenética Clinica

1) Mitose e Meiose;

2) Alterações cromossôm icas numéricas;

3) Alterações cromossômicas estruturais;

4) Cromossomos sexuais e determinação genética do sexo;

5) Replicação do DNA;

6) Alelismo múltiplo- genética de grupo sangüíneo ABO;

7) Aplicação de marcadores moleculares em genética;

8) Controle da expansão gênica em procariotos;

9) Terapia Gênica Humana e aconselhamento genético

10) Projeto genoma humano

BIBLIOGRAFIA

ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. Porto Alegre: Artes Médicas,2004.

BEIGUELMAN, B. Citogenética humana. 1a ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 1982.

GUERRA, M. Introdução à citogenética geral. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A , 1988.

GRIFFITHS, A. J. F. et al.Introdução à genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

HOFFEE, P. A. Genética médica molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

JORGE, L. B.; CAREY, J. C.; WHITE, R. L. Genética médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

STRACHAN, T.; READ, A. P. Genética molecular humana. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

THOMPSON, M. W.; MCINNES, R. R.; WILLARD, H. F. Thompson & Thompson: Genética médica. Rio de Janeiro: Atheneu, 199

VOGEL, F.; MOTULSKY, A. G. Genética humana: problemas e abordagens. 3ª ed. Editora Guanabara Koogan S.A , 2000. 684 p.

ZAHA, A. et al. Biologia molecular básica. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1996.

Área II: Imunologia Médica - Subárea: Bioética e Biossegurança

1) Normas de Biossegurança em laboratório;

2) Manipulação animal: ética, bem estar e legislação;

3) Ética em Pesquisa;

4) Bioética e direitos humanos;

5) Imunoglobulinas

6) Processamento e apresentação de antígenos

7) Reações antígeno-anticorpo;

8) Regulação da resposta imune

9) Imunopatologias

10) Reações diagnósticas utilizando métodos imunológicos

BIBLIOGRAFIA

ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H.; POBER, J. S. Imunologia celular e molecular. São Paulo: Revinter, 1999.

AMATO NETO, V. Imunizações. São Paulo: Sarvier, 1991.

ANTUNES, L. J. Imunologia médica. São Paulo: Atheneu, 1992.

BENJAMIN, E. Imunologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

BELLINO,F.;CANABARRO, N.S. Fundamentos da bioética: aspectos antropológicos, ontológicos e morais. Bauru: Edusc, 1997.

CLOTET, J. Bioética: uma aproximação. Porto Alegre: EDPUCRS, 2003.

GAUDERER, C. Direitos do paciente: cidadania e saúde. 7.ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.

HIRATA, M. H., MANCINI FILHO, J. Manual de Biossegurança. São Paulo: Manole, 2001.

JANEWAY, C. A. Imunobiologia: o sistema imune na saúde e na doença. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

PEAKMAN, M.; VERGANI, D. Imunologia básica e clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

PEGORARO, O A. Ética e bioética. Petrópolis: Vozes, 2002.

ROITT, I. M.; BROSTOFF, J.; MALE, D. K. Imunologia. São Paulo: Manole, 2002.

SHARON. Imunologia Básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

TERR, A. I., STITES, D. P., PARSLOW, T. G. Imunologia Médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

TEIXEIRA, Pedro, VALLE, Silvio. Biossegurança. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1996.

VARELLA, M. D.; FONTES, E.; ROCHA, F. A. N. G. da. Biossegurança e biodiversidade: contexto científico e regulamentar. Belo Horizonte: Del Rey, 1999.

ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Área I: Citologia, Histologia e Embriologia

1) Membrana Plasmática;

2) Citoesqueleto e Movimentos celulares;

3) Núcleo;

4) Gametogênese e Fertilização;

5) Clivagem e Primeira semana do desenvolvimento embrionário;

6) Tecido Muscular;

7) Tecido Nervoso;

8) Tecido Ósseo;

9) Sistema digestório pós-diafragmático;

10) Glândulas endócrinas;

BIBLIOGRAFIA

Catala, M. Embriologia: desenvolvimento humano inicial. 1a Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

Gartner, L. P.; Hiatt, J. L. Atlas de colorido de histologia. 4a Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007

Hib, J. Embriologia Médica.8a Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

Junqueira, L. C. U; Carneiro, J. Histologia básica - texto e atlas. 10a Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

Junqueira, L. C. U.; Junqueira, L. M. M. S. Técnicas básicas de citologia e histologia. São Paulo: Livraria Editora Santos, 1983.

Kierszenbaum, A. L. Histologia e Biologia Celular - uma introdução à patologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

Lillie, R. D.; Fullmer, H. M. Histopathologic technic and practical histochemistry. 4a Ed. New York: Mcgraw- Hill, 1976.

Maia, V. Técnica histológica. 2a Ed. São Paulo: Atheneu, 1979.

Michalany, J. Técnicas histológicas em anatomia patológica: com instruções para o cirurgião, enfermeira e citotécnico. São Paulo: EPU, 1980.

Moore, K. L.; Persaud, T. V. N. Embriologia Básica. 6a Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

Área II: Didática e Prática de Ensino em Ciências e Biologia

1) Utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação no ensino de Ciências e de Biologia;

2) O livro didático e o ensino de Ciências e de Biologia;

3) Tendências no Ensino de Ciências e de biologia no Brasil;

4) Teorias sócio-históricas na organização da educação em ciências;

5) Modalidades e Métodos de Ensino utilizados no ensino de ciências e de Biologia;

6) Avaliação no ensino de ciências e de Biologia;

7) Educação Ambiental na Proposta Pedagógica e formação de professores;

8) Planejamento escolar: instrumento de ação educativa;

9) Interdisciplinaridade e a construção do conhecimento do aluno de ciências e de Biologia;

10) Prática de Ensino e Estágio Supervisionado;

BIBLIOGRAFIA

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394. Brasília: 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológia/MEC. 1999.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental/MEC. 1998.

CANDAU, V. M. (org.) Didática, currículo e saberes escolares. (ENDIPE). Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

DELIZOICOV, D.e ANGOTTI, J. A. Metodologia do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1990.

FAZENDA, I. (Org). Práticas Interdisciplinares na Escola. 4ª Edição. São Paulo: Cortez, 1997.

GRUN. M. Ético e Educação Ambiental: a conexão necessária. Campinhas SP: Papirus. 1996.

KRASILCHIK, M Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Harba, 1995.

LOPES,A. C. e MACEDO, E. Disciplina e integração curricular: História e Política. Rio de Janeiro: DPA, 2002.

NARDI, R. (org.) Questões atuais no Ensino de Ciências. São Paulo: Escritas, 1999.

OLIVEIRA, R.J. A Escola e o Ensino de Ciências. São Leopoldo/RS: UNISINOS, 2000.

PARECERES nº 09, 21 e 28 de 2001. Diretrizes Curriculares para a formação de professores da Educação básica. Brasília: Conselho Nacional de Educação/MEC. 2001.

PICONEZ, S. C. B. (coord.) A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. Campinas/SP: Papirus.1991.

ÁREA DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

Área I: Algoritmo, Estrutura de Dados, Análise de Algoritmo, Programação Orientada a Objeto, Sistemas Distribuídos e Desenvolvimento Multi-Camadas

1) Algoritmo e programação: Linguagem Java.

2) Algoritmo e programação: Desenvolvimento em 3 camadas.

3) Algoritmo e programação: Alocação dinâmica de memória e ponteiros em linguagem C.

4) Estrutura de dados: pilhas, filas, árvores binária.

5) Estrutura de dados: métodos de busca e ordenação.

6) Programação orientada a objetos.

7) Programação concorrente: threads e sincronização.

8) Paradigmas de programação

9) Programação distribuída.

10) Teoria da computação: análise e complexidade de algoritmos

BIBLIOGRAFIA

DEITEL, H. M. Java - Como Programar, 6a Edição, Pearson/Prentice Hall. 2005.

BOND, Martin, HAYWOOD, Dan., LAW, Debbie, ET AL. Aprenda J2EE: com EJB, JSP, Servlets, JNDI, JDBC e XML, Makron Books. 2003.

FLEURY, M., STARK, S., RICHARDS, N., ET AL, JBoss 4.0: Guia Oficial, Alta Books. 2006.

INSCORE, J., CATTELL, R. J2EE - Java 2 Enterprise Edition na Prática, Campus. 2001.

HICKSON, Rosângela. Aprenda a Programar em C, C++ e C#, Campus/Elsevier. 2005.

DEITEL, H. M., C++ Como Programar, 5ª Edição, Pearson/Prenticel Hall

DEITEL, Harvey M., Como Programar em C, LTC. 1999.

CORMEN, T. H., LEISERSON, C. E., RIVEST, R. L., STEIN, C. Algoritmos: Teoria e Prática, 1a Edição, Campus. 2002.

ZIVIANI, N. Projeto de Algoritmos com Implementações em Java e C++, Thomson Learning. 2006.

LAFORE, R. Estruturas de Dados e Algoritmos em Java, Ciência Moderna. 2005.

SILVA, Osmar Q. Estrutura de Dados e Algoritmos Usando C, Ciência Moderna. 2007.

ÁREA DE ENFERMAGEM

Área I: Anatomia Humana e Saúde

1) Sistema Nervoso Periférico

2) Sistema digestório

3) Sistema Muscular

4) Sistema Esquelético

5) Sistema Genital Masculino

6) Sistema Circulatório

7) Políticas de saúde

8) Modelos em saúde coletiva

9) Ética e Legislação no trabalho e na saúde

10) Noções de saneamento básico e saúde pública

BIBLIOGRAFIA

TORTORA , G. J. 2002. Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. Editora Guanabara Koogan, 9ª edição.

MOORE, K. L.; DALLEY, A. F. 2001. Anatomia Orientada para Clínica. Editora Guanabara Koogan, 4a edição.

SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana. Editora Guanabara Koogan, 22ª edição. Vol I e II

GRAAFF, Van de. 2003. Anatomia humana. Editora Manole, 6ª edição.

BRITTO, E. R. de. Introdução a biologia sanitária. Rio de Janeiro: ABES, 1994.

COHN, A.; ELIAS, P. E. M. Saúde no Brasil: políticas e organização de serviços. São Paulo: Cortez, 1996.

RATELLE, S. Medicina preventiva e saúde pública. São Paulo: Manole, 2000.

SCLIAR, M.; SOUZA, M. H. S.; PAMPLONA, M. A. T. Saúde pública. São Paulo: Scipione, 2002.

SILVA, M. G. C. da. Saúde pública: auto - avaliação e revisão. São Paulo: Atheneu, 1997.

SOERENSEN, B. Manual de saúde pública. São Paulo: Arte e Ciência, 2000

ÁREA DE FÍSICA

Área I: Física Computacional e Estatística

Prova Didática e Escrita

1) Princípios de conservação da mecânica clássica

2) Formulação lagrangiana da mecânica clássica

3) Mecânica Estatística: Princípio de Boltzmann e distribuição de Maxwell-Boltzmann

4) Leis da termodinâmica

5) Calores específicos de um gás ideal

6) Equações de Maxwell

7) Bases experimentais da teoria da relatividade especial e postulados

8) Equação de Schrödinger: interpretação e aplicações

9) Oscilador harmônico quântico unidimensional

10) Átomo de Hidrogênio não Relativístico

BIBLIOGRAFIA

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física. Volumes1, 2, 3 e 4, 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; KRANE, Kenneth S. Física. Volumes 1, 2, 3 e 4, 5.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004.

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de Física básica. Volumes 1, 2, 3 e 4, 4. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2002.

SEARS, Francis; ZEMANSKY, Marck W.; YOUNG, Hugh D. Física. Volumes 1, 2, 3 e 4. Rio de Janeiro: LTC, 1983.

TIPLER, Paul A. Física para cientistas e engenheiros. Volumes 1, 2 e 3, 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

EISBERG,R. and RESNICK, R. Física Quântica, Rio de Janeiro: Ed. Campus Ltda, 1986.

SYMON, K. R. Mechanics. 3. ed. Addison-Wesley, 1971.

TIPPLER, P.A. & LLEWELLYN, R.A. Física Moderna. 3. ed. LTC, 2003.

REITZ, J.R., Millford, F.J., and CHRISTY, R.W. Fundamentos da Teoria Eletromagnética. 1. ed. Campus, 1982.

MARION, J.B. and THORNTON, S.T. Classical Dynamics. 5. ed. Thomsom, 2004.

CALLEN, H.B. Thermodynamics and an Introduction to Thermostatistics. 2. ed. Edison Wiley, 1985.

SALINAS, S.R.A. Introdução à Física Estatística. 2. ed. Edusp, 1999.

Área II: Ensino de Física

Prova Didática

1) Princípios de conservação da mecânica clássica;

2) Mecânica clássica: Dinâmica de corpos rígidos;

3) Mecânica de fluidos;

4) Óptica clássica e fenômenos de interferência;

5) A segunda lei da termodinâmica e o conceito da irreversibilidade;

6) Equações de Maxwell em meios lineares;

7) Interação da radiação com a matéria;

BIBLIOGRAFIA

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física. Volumes 1, 2, 3 e 4, 7ª . ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; KRANE, Kenneth S. Física. Volumes 1, 2, 3 e 4, 5.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004.

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de Física básica. Volumes 1, 2, 3 e 4, 4. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2002.

SEARS, Francis; ZEMANSKY, Marck W.; YOUNG, Hugh D. Física. Volumes 1, 2, 3 e 4. 10ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

TIPLER, Paul A. Física para cientistas e engenheiros. Volumes 1, 2 e 3, 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

EISBERG,R. and R.RESNICK: Física Quântica, Rio de Janeiro: Ed. Campus Ltda, 1986.

SYMON, K. R. Mechanics. 3. ed. Addison-Wesley, 1971.

TIPPLER, P.A. & LLEWELLYN, R.A. Física Moderna. 3. ed. LTC, 2003.

Prova Escrita

1) Teorias de ensino e aprendizagem;

2) A prática de ensino e a instrumentação na formação docente e o papel do estágio supervisionado;

3) O livro e outros materiais didáticos no ensino de Física e de Ciências;

4) O ensino de Ciências e Física em documentos oficiais (LDB, PCN, etc.)

5) Princípios metodológicos do Ensino de Física.

6) Diretrizes Curriculares para a formação do professor de Física

7) A experimentação no ensino de Física e de Ciências

8) História, Filosofia da Ciência e suas relações com o ensino de Física e de Ciências; 9) Tendências atuais na pesquisa em Ensino de Física e de Ciências e seus reflexos na Prática de Ensino.

BIBLIOGRAFIA

CARVALHO, A. M. P. de & GIL-PÉREZ, D. Formação de Professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 1993.

CHALMRS, A. F. O que é Ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.

DOLL JR, W. E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

FEYERABEND, P. Contra o Método. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.

HEINECH, R. O ensino de Física na escola e a formação de professores: reflexões e

alternativas. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 226-241, ago. 1999.

KINCHELOE, J. L. A Formação do Professor como Compromisso Político. Mapeando o Pós-Moderno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

KUHN, T. S. Das estruturas das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1970.

MARQUES, A. F. A educação escolar e o resgate da identidade cultural das classes populares. Ciência & Educação, UNESP - BAURU, v.6, n.1, julho de 2000.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa subversiva. Actas do III Encontro Internacional sobre aprendizagem significativa. Peniche, Pt, p.33-45, 15 de setembro de 2000.

MOREIRA, M. A. & AXT, R. Tópicos em Ensino de Ciências. Porto Alegre: Sagra, 1991.

ÁREA DE HISTÓRIA

Área I: Prática de Ensino de História

1) Histórias do ensino de história.

2) História local e ensino de história.

3) História oral e memória no ensino de história.

4) O livro didático e o ensino de história.

5) As linguagens no ensino de história.

6) Os conceitos e concepções no ensino de história.

7) As Propostas curriculares para o ensino de História.

8) Os PCNs de História.

9) A Pratica de Ensino no Curso de História

10) A formação do Professor de História

BIBLIOGRAFIA

AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 1996.

BALDISSERA, José Alberto. O Livro Didático de História: uma visão crítica. Porto Alegre: Evangraf, 1994.

BITTENCOURT, Circe. O saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 1997.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas: 2003.

FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História & Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

KARNAL, Leandro. (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2004.

NAPOLITANO, M. Como usar a TV na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

NUNES, Silma do Carmo. Concepções de mundo no ensino de História. Campinas: Papirus, 1996.

PROENÇA, Maria Cândida. Didática da História. Lisboa, 1992.

SHIMIDT, Maria Auxiliadora e CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Spione, 2004.

ÁREA DE LETRAS Área I: Língua Inglesa

Prova Escrita

1) Language assessment

2) Beliefs about language teaching and learning

3) Error correction

4) Imagined communities in the field of language teaching/learning 5) Vocabulary acquisition

Prova Didática

1) Focus on Speaking

2) Listening stages

3) Metaphors in English

4) A reading lesson

5) Writing in English

BIBLIOGRAFIA

BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Lingüística Aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004.

ESKEY, D. Reading and the teaching of L2 reading. TESOL Journal, v. 11, n. 1, p. 5-9, 2002.

FIGUEIREDO, F. J. Q. Semeando a interação: a revisão dialógica de textos escritos em língua estrangeira. Goiânia: Editora UFG, 2005.

GRABE, W.; KAPLAN, R. Towards a theory o! writing. Theory and practice o! writing. Harlow, Essex: Addison-Wesley, 1996.

KANNO, Y; NORTON, B. Imagined communities and educational possibilities: introduction. Journal o! Language, Identity and Education, v. 2, n. 4, p. 241-249, 2003.

KRAMSCH, C. Context and culture in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993, p. 70-104.

UR, P. Teaching Listening Comprehension. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

Área II: Latim

Prova Escrita (Prova Prática De Tradução)

1) Virgílio

2) Fedro

3) César

4) Eutrópio

5) Cícero

Prova Didática

1) Morfossintaxe dos casos

2) Formas Nominais do Verbo

3) Morfossintaxe dos adjetivos

4) Adjuntos Adverbiais

5) Tempo e aspecto verbal

BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, N. M. de. Gramática Latina. São Paulo: Saraiva, 1983.

COMBA, J. Programa de Latim: Introdução à Língua Latina. 11ª. Ed. São Paulo: Salesiana Dom Bosco, 1995. v.1.

COMBA, J. Programa de Latim: Introdução aos Clássicos. 5ª. Ed. São Paulo: Salesiana Dom Bosco, 1990, v. 2.

FURLAN, Oswaldo Antônio. Língua e Literatura Latina e sua derivação portuguesa. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

GARCIA, J. M. Introdução à teoria e prática do latim. Brasília: UNB, 2000.

GARCIA, J. M. Língua latina: a teoria sintática na prática dos textos. Brasília: UNB, 1997.

ÁREA DE MATEMÁTICA

Área I: Educação Matemática

1) As transformações da sociedade e as tendências pedagógicas no ensino de Matemática.

2) O ensino da Matemática e as teorias cognitivistas do desenvolvimento e da aprendizagem.

3) A prática pedagógica e materiais instrucionais no ensino da Matemática: o jogo, materiais estruturados, o ensino de conceitos, a resolução de problemas, uso de calculadoras, computador e multimídia.

4) A avaliação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.

5) Formação inicial e continuada do professor de Matemática.

6) Relações entre História da Matemática e Educação Matemática.

7) Educação a Distância: desafios, possibilidades, pontos positivos e pontos negativos.

8) Interdisciplinaridade e Educação Matemática: cotidiano escolar, ação interdisciplinar e aprendizagem da matemática.

9) Etnomatemática: aspectos culturais e sociais da Educação Matemática.

10) O papel da matemática na formação da cidadania.

BIBLIOGRAFIA

ALBALA-BERTRAND, Luis (org.). Cidadania e Educação: Rumo a uma prática significativa. Campinas: Papirus; Brasília: UNESCO, 1999.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distancia. Campinas: Autores Associados, 1999.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Formação de Professores? Bauru: EDUSC, 2003.

BORBA, Marcelo C. et. Al. Educação a Distância online. Col. Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

CARRAHER, Terezinha Nunes, et al. Na vida dez, na escola zero. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

CARRAHER, Terezinha Nunes. O método Clínico: usando os exames de Piaget. São Paulo: Cortez, 1989.

COLL, César et. al. O Construtivismo na Sala de Aula. Trd. SCLILLING, Cláudia. Série Fundamentos. São Paulo: Ática, 1996.

CORTELA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. Col. Prospectiva 5. 5. ed. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2001.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da Teoria à Prática. Col. Perspectivas em Educação Matemática. 4. ed. Campinas: Papirus Editora, 1998. [1. ed. em 1996]

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação para a sociedade em transição. Campinas: Papirus, 1999. D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática. São Paulo: Ática, 1990.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Col. Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.

DAVID, Maria Manuela M. S. Formação matemática do professor: Licenciatura e prática docente escolar. Col. Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

DIENES, Zoltan P. As seis etapas do processo de aprendizagem em matemática. São Paulo: Paulo, Herder,1972.

EVES, Howard. Introdução à histórica da Matemática. Trad. Hygino H. Domingues. 2. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.

FASHEH, Munir. Matemática cultura e poder. Zetetiké, V.6, n.9. CEMPEM, FE/UNICAMP. Campinas: Editora Unicamp, 1998.

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino de matemática no Brasil. In: Zetetiké. Campinas. Ano 3, n.4, 1995.

FOSSA, John A. Facetas do Diamante: ensaios sobre educação Matemática e História da Matemática. Rio Claro: Editora da Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 16. ed., Col. Leitura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. [1. ed. em 1996]

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 39ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. [1. ed. em 1970]

GRACIAS, Telma S.; BORBA, Marcelo C. Calculadoras gráficas e funções quadráticas. Revista de Educação Matemática. n. 4. Portugal: 1998, p. 27-32.

GUSMÃO, Neusa M. Mendes de (Org.). Diversidade, Cultura e Educação: olhares cruzados. São Paulo: Biruta, 2003.

KAMII, Constance, et al. Reinventando a Matemática. Campinas: Papirus, 1991.

KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1996.

KAMII, Constance; Joseph, LINDA, Leslie. Aritmética: Novas Perspectivas. Campinas, Papirus, 1995.

KENSKI, Vani M. O professor, a escola e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994.

KNIJNIK, Gelsa. Exclusão e Resistência: Educação Matemática e Legitimidade Cultural. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? São Paulo: Cortez, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Col. Formação de Professores. São Paulo: Cortez, 1994.

LINS, Rômulo C.; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXI. Cole. Perspectivas em Educação Matemática. Campinas: Papirus, 1997.

LUCKESI, Cipriano c. Avaliação da aprendizagem Escolar. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

LUCKESI, Cipriano c. Filosofia da Educação. Série Formação do Professor. São Paulo: Cortez, 1994.

MACHADO, Nilson José. Educação e Cidadania. 4. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 1997.

MACHADO, Nilson José. Matemática e Realidade, São Paulo: Cortez, 1991.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. Col. Temas Básicos de Educação e Ensino. São Paulo: E.P.U., 1986.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson, 2007.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora EPU, 1999.

MOREIRA, Marco Antonio., Ensino e Aprendizagem: Enfoques teóricos. São Paulo: Editora Moraes, 1985.

MOYSÉS, Lúcia. Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. Campinas: Papirus, 1997.

PARRA, Cecília; SAIZ, Irmã (orgs.). Didática da Matemática: Reflexões Psicológicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens entre duas lógicas. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido. Didática e Formação de Professores. São Paulo: Cortez, 1997.

POLYA, Georges. A arte de resolver problemas. São Paulo: Interciências, 1995.

professores de matemática, 1995.

REALI, Aline Maria de Mederios Rodrigues e MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoleti (orgs.) Formação de professores: Tendências Atuais. São Carlos: Editora UFSCar, 1996.

REGO, Tereza Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico cultural. São Paulo: Vozes, 1997.

RIBEIRO, José Pedro Machado; DOMITE, Maria do Carmo Santos; FERREIRA, Rogério (Orgs). Etnomatemática: papel valor e significado. São Paulo: Zouk, 2004.

SA, Antônio Júlio César. A aprendizagem da matemática e o jogo. Lisboa, Associação de

VEIGA, Ilma Passos A. (org). Técnicas de ensino: por que não? Col. Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. Campinas: Papirus, 1991.

Área II: Matemática

1) Teorema da Decomposição Primária para Operadores Lineares. Teorema Fundamental do Cálculo. Curvas Planas e no Espaço. Espaços Métricos Completos. Aplicações.

2) Teoremas de Cauchy e de Sylow. Forma de Jordan. Teorema da Integral de Cauchy. Teorema de Gauss-Bonnet. Aplicações.

3) Extensões Galoisianas e Teorema Fundamental da Teoria de Galois. Propriedades de Funções Analíticas: Resíduos e Pólos. Superfícies Mínimas e Regradas. Aplicações.

4) Ações de Grupos e Teoremas de Sylow. Forma de Jordan. Fórmula de Taylor: Máximos e Mínimos. Teorema de Hopf-Rinow. Aplicações.

5) Anéis Euclidianos. Teorema Espectral: Diagonalização de Operadores Auto-Adjuntos. Diferenciabilidade de Funções de Várias Variáveis. Superfícies Regulares. Espaços Métricos Compactos. Aplicações.

6) Três Teoremas de Correspondência: Grupos, Anéis e Corpos. Teorema da Função Implícita. Primeira e Segunda Forma Fundamental. Espaços Separáveis. Aplicações.

7) Equação de Classe: Teoremas de Cauchy e Sylow. Teorema de Green. Superfícies Regulares. Aplicações.

8) Ações de Grupos e Teoremas de Sylow. Teorema de Existência e Unicidade para Equações Diferenciais Ordinárias. Teorema Egregium de Gauss e Teorema Fundamental das Superfícies. Aplicações.

9) Teorema Espectral: Diagonalização de Operadores Auto-Adjuntos. Integrais Múltiplas e Teorema de Mudança de Variáveis. Linhas de Curvatura, Linhas Assintóticas e Geodésicas. Espaços Métricos Compactos. Aplicações.

10) Extensões Galoisianas e Teorema Fundamental da Teoria de Galois. Sistemas de Equações Diferenciais Ordinárias. Primeira e Segunda Forma Fundamental. Topologia do Espaço Euclidiano. Aplicações.

BIBLIOGRAFIA

Hungerford, Thomas W., Springer Verlag, Álgebra, 8th edition, May 1997.

Herstein ,I.N., John wiley & Sons, Topics in Álgebra ,2nd edition, June 1975.

Lang , Serge, Springer Verlag, Algebra, 3rd Revision edition, January 2002.

Rotman, Joseph, Springer Verlag, An Introduction to the Theory of Groups, November, 1991.

Sotomayor J., Lições de Equações Diferenciais Ordinárias, Projeto Euclides, 1979.

Lima, Elon L., Análise, vol.2, Projeto Euclides, Rio de Janeiro, 1981.

Lima, Elon L., Espaços Métricos, Projeto Euclides, Rio de Janeiro, 1977.

Do Carmo, Manfredo P., Differential Geometry of Curves and Surfaces, Prentice Hall, New Jersey, 1976.

Araújo, Paulo V., Geometria Diferencial, Projeto Euclides, Rio de Janeiro, 1998.

LINS NETO, Alcides, Funções de uma variável complexa. 2.ed. Rio de Janeiro, IMPA, 2005.

Hirsh-Smale, Differential Equations, Dynamical Systems and Linear Algebra, cademic Press. Lima, Elon L., Análise no Espaço Rn, CMU, Rio de Janeiro, 2002.

ÁREA DE MEDICINA VETERINÁRIA Área I: Histologia Veterinária

1) Tecido Epitelial de Revestimento

2) Tecido Epitelial Glandular

3) Tecido Conjuntivo

4) Tecido Muscular

5) Tecido Cartilaginoso

6) Sangue

7) Sistema Respiratório

8) Sistema Reprodutor Masculino Dos Animais Domésticos

9) Sistema Imunitário e órgãos linfáticos

10) Sistema Digestivo de Ruminantes

BIBLIOGRAFIA

BACHA Jr, W.J.; BACHA, L.M. Atlas colorido de histologia veterinária. 2. ed. São Paulo: Roca, 2003. 472 p.

BANKS, W.J. Histologia veterinária aplicada. Barueri: Manole, 1998. 658p.

SAMUELSON, D.A. Tratado de histologia veterinária. São Paulo: Elsevier, 2007. 544p.

ÁREA DE PEDAGOGIA

Área I: Gestão, Políticas Educacionais e Trabalho Pedagógico

1) A regulamentação do sistema educacional e da educação básica.

2) O Financiamento da Educação Pública.

3) L.D.B.: limites e possibilidades.

4) FUNDEF / FUNDEB - avanços e retrocessos.

5) A educação no contexto da globalização das políticas neoliberais.

6) A relação Estado e políticas educacionais.

7) Políticas, estrutura e organização da educação escolar no Brasil.

8) A gestão escolar democrática nas políticas educacionais: concepções de gestão e organização da escola.

9) A escola no capitalismo: organização, gestão dos processos educativos, o trabalho docente.

10) A escola como cultura organizacional: o projeto político-pedagógico coletivo e o trabalho do professor.

BIBLIOGRAFIA

ALBORNOZ. Suzana. O que é trabalho. 6a. ed., São Paulo: Brasiliense, 1998. Coleção Primeiros Passos.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho - ensaios sobre as metamorfoses do mundo do trabalho. 6a. ed., São Paulo: Cortez, 1999.

_______ . Os sentidos do trabalho - ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2a . ed., São Paulo: Boitempo, 2000.

FERREIRA, Naura C. (org.) Gestão democrática da educação; atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2001.

FERRETI, Celso J., SILVA JR, João dos Reis e OLIVEIRA, Maria Rita N. S. Trabalho, formação e currículo - para onde vai a escola? São Paulo: Xamã, 1999.

LIBÂNEO, J. C., OLIVEIRA, J. F de, TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. Coleção Docência em formação.

. Organização e gestão da escola - teoria e prática. 3a. ed., Goiânia: Alternativa, 2001.

NÓVOA, Antonio (coord.). As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

OLIVEIRA, Dalila Andrade (org.). Gestão democrática da educação - desafios contemporâneos. Petrópolis: Vozes, 1997.

OLIVEIRA, Carlos Roberto de. História do trabalho. 4a. ed., São Paulo: Ática, 1998. Série Princípios.

PARO, Vitor H. Administração escolar - introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1988.

_______ . Por dentro da escola pública. São Paulo: Xamã, 1996.

VEIGA, Ilma P. e Resende, Lúcia M. Gonçalves (orgs.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998.

_______ e FONSECA, Marília (orgs.). As dimensões do projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2001.

CURY, Carlos R. Jamil. LDB - Lei de Diretrizes e Bases da educação. (Lei 9.394/96). 4 ed. - Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

_____ . Legislação educacional brasileira. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

DOURADO Luiz F. , PARO, V. H (orgs.) Políticas públicas e Educação Básica. São Paulo: Xamã, 2001.

LIBÂNEO, José C., OLIVEIRA, João F., TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

LIMA, Licínio C. A escola como organização educativa. São Paulo: Cortez, 2001.

OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Organização do ensino no Brasil - níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB. São Paulo: Xamã, 2002.

TOSCHI, Mirza Seabra, FALEIRO, Marlene de Oliveira L. A LDB do Estado de Goiás (Lei 26/98): análises e perspectivas. Goiânia: Alternativa, 2001.

Área II: Didática e Formação de Professores, Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental

1) Implicações das concepções de linguagem para o ensino da Língua Portuguesa, nos anos iniciais do Ensino Fundamental

2) Concepção de texto e seu papel na sala de aula.

3) Conceito de Literatura infantil, sua importância, e como trabalhá-la em sala de aula.

4) A lingüística e sua importância no ensino de Lingua Portuguesa

5) Leitura e produção de textos, conceitos e o trabalho em sala de aula

6) Análise e reflexão sobre a Língua e o trabalho realizado em sala de aula

7) A didática e a prática de ensino na formação docente - relação teoria e prática

8) A relação professor aluno como resultado do processo ensino-aprendizagem.

9) As transformações na sociedade contemporânea: impactos e perspectivas no campo da educação.

10) Os desafios da formação e da profissionalização do professor da educação básica.

BIBLIOGRAFIA

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec,1992.

GERALDI, Wanderlei. O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste,1985.

GIL NETO, Antônio. A produção de textos na escola. São Paulo: Loyola, 1998.

LYONS, John. Linguagem e lingüística. Rio de Janeiro: Guanabara,1981.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingüística geral. São Paulo: cultrix,1974.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global,1994.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec,1992.

GERALDI, Wanderlei (org.). Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez,1998.

ILARI, Rodolfo. Lingüística e o ensino da língua portuguesa. São Paulo: Martins Fontes,1992.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura à leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1989.

MARINHO, Marlene e SILVA, Ceris Ribas da (orgs.). Leituras do professor. São Paulo: Mercado Aberto, ALB, 1998.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. O que é lingüística. São Paulo: Brasiliense, 1986.

PROUST, Marcel. Sobre a leitura. Campinas: Pontes,2001.

CANDAU, Vera Maria. (org.) A didática em questão. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 21 reimpressão. São Paulo: Cortez, 2002

OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales (org.) Didática: ruptura, compromisso e pesquisa. 4ª ed. Campinas: Papirus, 2003.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro. O estágio nas disciplinas especificas e a contribuição da didática. In: ____.Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.p.145-160

TURRA, Clódia Maria Godoy et al. Planejamento de ensino e avaliação. 11 ed. POA: editora Sagra Luzzatto, S/D

VEIGA, Ilma Passos de Alencastro Veiga (org) Didática: o ensino e suas relações. 8º ed. Campinas: Papirus, 2004.

____ . A prática pedagógica do professor de didática. 6ºed. Campinas: Papirus, 2001

ANDRE, Marli Eliza D. A . Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRE, Marli Eliza D. A (org.) O papel da pesquisa na formação e na prática doas professores. Campinas: Papirus, 2001. p.55-69

CANDAU, Vera Maria. Reinventar a escola. 3ªed.Petrópolis: Vozes, 2000.

____. (org.) Ensinar e aprender: sujeitos, saberes, e pesquisa. 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

FAZENDA, Ivani (org.) Didática e interdisciplinaridade. 8 ed. Campinas: Papirus, 2003.

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Didática e teorias educacionais. Rio de Janeiro: DP&A,2002.

HENGEMÜHLE, Adelar. Gestão de ensino e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes,2004.

MORANDI, Franc. Modelos e métodos em pedagogia. Trad. Maria Leonor Loureiro. Bauru: EDUSC, 2002.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa,Portugal:EDUCA, 2002

SOUZA, Márcia Medeiros de. Utilizando a linguagem cinematográfica para compreender o cotidiano escolar. In: ALVES, Nilda (org.) A invenção da escola a cada dia. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p.35-47

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a pratica educativa. 15ºed. São Paulo: Paz e terra, 2000.

ÁREA DE PSICOLOGIA Área I: Psicanálise

1) Antecedentes teóricos, epistemológicos e históricos da psicanálise freudiana.

2) A metapsicologia freudiana: a construção do conceito de pulsão.

3) Teoria psicanalítica da cultura.

4) Fundamentos da clínica psicanalítica freudiana: teoria e técnica.

5) Fundamentos teóricos para uma psicologia do desenvolvimento na abordagem psicanalítica.

6) A especificidade do objeto e do método psicanalítico.

7) Os referenciais identificatórios e a constituição do sujeito.

8) A descoberta dos processos inconscientes: natureza e evolução do método de investigação.

9) A cientificidade da psicanálise.

10) A psicanálise de hoje: sua fecundidade como método de leitura de fenômenos clínicos, sociais e culturais.

BIBLIOGRAFIA

BIRMAN, J (org). Percursos da história da psicanálise. Rio de Janeiro: Taurus, 1988.

FREUD, S. Obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1987.

GARCIA-ROZA, Luiz A. Freud e o inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.

JONES, E. A vida e a obra de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1989. (Vol.1, 2, 3)

MEZAN, Renato. Freud: A trama dos conceitos. São Paulo: Perspectiva, 1988.

MEZAN, Renato. Freud: Pensador da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1990.

ROUDINESCO, Elizabeth. Por que a Psicanálise? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

Área II: Análise Experimental do Comportamento

1) Desenvolvimento histórico, metodológico e conceitual das teorias comportamentalistas.

2) Behaviorismo metodológico e behaviorismo radical.

3) Behaviorismo radical e comportamentos privados: uma discussão teórico-metodológico.

4) Psicoterapia comportamental.

5) A eficácia das técnicas de auto-controle.

6) Comportamento verbal.

7) Agências controladoras: religião e educação.

8) Desenvolvimentos recentes do behaviorismo: implicações teóricas, metodológicas e práticas (sociais e culturais)

9) A teoria da aprendizagem social: modelação e seus subprocessos.

10) Dualismo mente-corpo, determinação do comportamento e eventos internos nas teorias comprotamentalistas.

BIBLIOGRAFIA

BANACO, R.A. (Org.) Sobre o Comportamento e Cognição. Santo André: ARBytes, 1987.

BAUM, W.M. Compreender o Behaviorismo: ciência, comportamento e cultura. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

CULBERTSON, S. & PERROTT-BOREN, M.C. Princípios do Comportamento, São Paulo: HUCITEC, 1978.

FIGUEIREDO, Luis Cláudio. Matrizes do Pensamento Psicológico. Petrópolis: Vozes, 2002. ______ . Revisitando as Psicologias. Petrópolis: Vozes,1996.

JOHNSON, H.H. e SOLSO, R.L. Uma Introdução ao Planejamento Experimental em Psicologia: estudo de caso. São Paulo: EPU, 1975.

SKINNER, B.F. Sobre o behaviorismo. São Paulo: EDUSP/HUCITEC, 1983.

______ . Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes, 1981.

______ . Questões Recentes na Análise Comportamental. 3ª ed. São Paulo: Papirus, 2002.

ÁREA DE QUÍMICA

Área I: Química Analítica

1) Equilíbrio químico em solução aquosa; (produto de solubilidade, ácidos-bases, pH)

2) Análise sistemática de cátions e ânions.

3) Métodos clássicos de análise quantitativa; (gravimetria e volumetrias de Neutralização, precipitação, oxidorredução, com plexação)

4) Métodos eletroquímicos de análise; (potenciometria, coulumetria, métodos voltamétricos e polarográficos)

5) Métodos de análise espectroquímica; (espectros de absorção e emissão)

6) Métodos de separação.

7) Técnicas de preparo de amostras.

8) Automação de sistemas analíticos.

9) Análise por injeção de fluxo.

10) Quimiometria.

BIBLIOGRAFIA

Baccan, N., et. Al., Introdução a semimicro-análise quantitativa, Ed Unicamp.

Vaistman, D. S., Bittencourt, O. A., Ensaios químicos qualitativos, Ed Interciência, 1995.

Vogel, A. I. Química Analítica Qualitativa Editora Mestre ju 5 edição, 1981.

Baccan, N., et. al., Química analítica quantitativa elementar, Edgard Blucher, 2001.

Vogel, A. I. Química Analítica Quantitativa. Guanabara Dois, 1987.

Skoog, W. H. al. Fundamentos da Química Analítica. Editora Thomson. 1 edição - 2005.

Skoog, D. A.; Leary, J. J. - Principles of Instrumental Analysis - 4th. ed., Fort Worth - Philadelphia, Saunders (1992).

Deming, Y.; Michotte, L. K. "Chemometrics: a textbook. Elsevier Science; 1st repr. 1990 edition (February 1, 1988).

Área II: Ensino de Química

1) O Ensino de Química e de Ciências nos níveis Fundamental e Médio no Brasil: objetivos, problemas e

2) perspectivas.

3) Formação inicial e continuada de professores de Química: realidades e perspectivas.

4) A abordagem epistemológica das ciências e sua importância na formação do professor.

5) O papel das teorias de aprendizagem no ensino de Química e de Ciências.

6) O papel do livro didático no ensino de Química e de Ciências.

7) A Química como construção histórico-cultural: implicações desta concepção para o ensino.

8) Análise crítica de currículos, programas e materiais de ensino de Química.

9) A reforma curricular em curso e suas implicações no ensino médio e na formação de professores de Química e Ciências.

10) A pesquisa na formação inicial e continuada de professores de Química - a questão do professor pesquisador.

11) A relação CTS (Ciência-Tecnologia e Sociedade) no ensino de Química e de Ciências.

BIBLIOGRAFIA

Revistas Química Nova na Escola.

Textos da Sessão de Educação da Revista Química Nova.

LDB, DCN, PCN.

CHALMERS, A. F. O que é a ciência afinal? São Paulo: Ed. Brasiliense, 1993.

COLL, C. E EDWARDS, D., (org). Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula. Aproximações ao estudo do discurso educacional. Porto Alegre: Artimed, 1998.

FRIGOTTO, G. e CIAVATTA, M., Ensino Médio - ciência, cultura e trabalho. Brasília: MEC, 2004.

GERARLDI, C. M. G., FIORENTINI. D., PEREIRA, E. M. de A. Cartografia do trabalho docente. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2000.

MALDANER, O. A., A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. Professores/pesquisadores. Ijuí: Unijuí, 2000.

NÓVOA, A. (org). Os professores e sua formação.Lisboa - Portugal: Publicações Dom Quixote, 1997.

NÓVOA, A. (org). Vida de professores. Porto - Portugal: Editora Porto, 1995.

SACRISTÁN, J. G., O currículo - uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SACRISTÁN, J. G e PÉREZ GÓMEZ, A. I., Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed,1 998.

SANTOMÉ, J. T., Globalização e interdisciploinariedade. O currículo integrado. Porto alegre: Artmed,1 998.

ÁREA DE ZOOTECNIA

Área I: Melhoramento Genético Animal

1) Interação genótipo-ambiente

2) Modos de ação gênica

3) Herdabilidade e repetibilidade

4) Seleção aplicada à bovinocultura leiteira

5) Melhoramento genético aplicado à piscicultura

6) Grau de parentesco e endogamia

7) Heterose e cruzamentos

8) Melhoramento genético aplicado à bovinocultura de corte

9) Melhoramento genético aplicado à avicultura

10) Melhoramento genético aplicado à suinocultura

BIBLIOGRAFIA

BOURBON, R. M. Understanding animal breeding. 1997.

FALCONER, D. S. Introduction to quantitative genetics. New York: Ronald Press, 1996. 365p. GAMA, L. T. Melhoramento genético animal.

GIANONNI, M. A.; GIANONNI, M. L. Genética e melhoramento dos rebanhos nos trópicos. São Paulo: Nobel, 1983. 463p.

HAMMOND, K. et al. Animal breeding the modern approach. 1999.

KINGHORN, B.; VAN DER WERF, J.; RYAN, M. Melhoramento animal: uso de novas tecnologias. Piracicaba: FEALQ, 2006. 367p.

PEREIRA, J. C. C. Melhoramento genético aplicado à produção animal. Belo Horizonte: FEP/MVZ, 1999. 493p.

VAN VLECK, L. D. Selection index and introduction mixed model methods. Boca Raton: CRC Press, 1993. 481p.

WILLIS, M. B. Dalton´s introduction of practical animal breeding.

Área II: Nutrição e Produção de Não Ruminantes

1) Digestão, absorção de lipídeos em não ruminantes

2) Proteína ideal para aves e suínos

3) Metabolismo de carboidratos em não ruminantes

4) Métodos de avaliação de alimentos para não ruminantes

5) Metabolismo de vitaminas em não ruminantes

6) Metabolismo de minerais em não ruminantes

7) Manejo nutricional e exigências nutricionais de cães

8) Manejo nutricional de matrizes pesadas em aves

9) Manejo nutricional de reprodutores suínos

10) Manejo nutricional de peixes

BIBLIOGRAFIA

COLE, D. J. A.; HARESIGN, W. Recent developments in pig nutrition. London: Butterworths, 1985. 321p.

COLE, D. J. A.; HARESIGN, W. Recent developments in poultry nutrition. London: Butterworths, 1989. 344p.

D'MELLO, J. P. F. Amino acids in farm animal nutrition. Wallingford: CAB International, 1994. 411p.

FACTA Fisiologia da digestão e absorção das aves. Campinas: Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas, 1994. 1 75p.

SLABÃO, N. Vitaminas - seu metabolismo no homem e nos animais domésticos. São Paulo: Livraria Nobel, 1978. 201p.

LEESON, S.; SUMMERS, J. D. Commercial poultry nutrition. Guelph:University Books, 1991 .283p.

LEESON, S., SUMMERS, J. D. Scott´s nutrition of the chicken. Guelph: University Books, 2001. 601p.

LEWIS, A. J.; SOUTHERN, L. L. Swine nutrition. 2. ed. Washington, DC: CRC-Press, 2001. 1009p.

MACARI, M.; FURLAN, R. L.; GONZALES, E. Fisiologia aviária aplicada a frangos de corte. Jaboticabal: FUNEP 1994. 296p.

MAYNARD, L. A.; LOOSLI, J. K.; HINTZ, H. F.; WARNER, R. G. Nutrição animal. 3.ed. Rio de Janeiro: Livraria Freitas Bastos, 1984. 736p.

LOVELL, T. Nutrition and feeding of fish. New York, NY: Van Nostrand Reinhold, 1988. 260p.

McDOWELL, L. R. Vitamins in animal nutrition - comparative aspects to human nutrition. London: Academic Press, INC, 1989. 486p.

MILLER, E. R.; ULLREY, D. E.; LEWIS, A. J. Swine nutrition. London: Butterworth-Heinemann, 1991. 673p.

MURRAY, R. K.; GRANNER, D. K.; MAYES, P. A.; RODWERLL, V. W. Harper: bioquímica. 6.ed. São Paulo: Atheneu, 1990. 705p.

NATIONAL ACADEMIC OF SCIENCE. Mineral tolerance of domestic animals. Washington: National Academy Press, 1980. 577p.

NATIONAL RESEARCH COUNCIUL. Nutrient requirements of poultry. 9.ed. rev. Washington: National Academy Press, 1994. 1 55p.

NATIONAL RESEARCH COUNCIUL. Nutrient requirements of swine. 10.ed.rev. Washington: National Academy Press, 1998. 212p.

NUNES, I. J. Nutrição animal básica. Belo Horizonte: Ilto José Nunes, 1995. 334p.

ROSTAGNO, H. S. et al. Tabelas brasileiras para aves e suínos. Composição de alimentos e exigências nutricionais. 2.ed. Viçosa: Imprensa Universitária/UFV, 2005. 186p.

UNDERWOOD, E. J.; SUTTLE, N. F. The mineral nutrition of livestock. 3.ed. Wallingford: CAB Pub., 1999. 612p.

WINFREE, R. A. Nutrition and feeding of tropical fish. IN: GRATZEK, J. B. (Ed). Aquariology: the science of fish health management. NJ P: Tetra Press, Morris Plains, 1992. p.197-206.

c) Os sorteios de pontos das provas escritas terão antecedência de vinte e quatro (24) horas.

d) Não será permitida a consulta bibliográfica na prova escrita ou teórico-prática.

e) Para a atribuição de pontos na prova de títulos, o Conselho Diretor do Campus Jataí /UFG aprovou atribuir, às atividades desenvolvidas e comprovadas pelo candidato, nos últimos 05 (cinco) anos, a pontuação de acordo com a tabela anexa à resolução CONSUNI/CEPEC n° 01/2007. Os pesos para o cálculo da nota de títulos (atendendo o inciso VI do Art. 25 da resolução CONSUNI/CEPEC n° 01/2007) são os seguintes:

Atividades

Peso

I - Ensino

4

II- Produção Intelectual

2

III - Pesquisa e Extensão

1

IV - Qualificação

1

V - Administrativas e de Representação

2

f) O Curriculum Vitae deverá ser apresentado no modelo da Plataforma Lattes (modelo CNPq).

IV - DISPOSIÇÕES FINAIS

O Conselho Diretor do Campus Jataí/UFG é a instância recursal máxima em relação a esse concurso.

Jataí, 16 de janeiro de 2008.

Profª. Drª. Silvia Correa Santos

Diretora do Campus Jataí da UFG

ANEXO II

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA ADMISSÃO - PROFESSOR

- CERTIDÃO DE NASCIMENTO (OU CASAMENTO) - uma cópia

- CERTIFICADO DE RESERVISTA - uma cópia

- TÍTULO DE ELEITOR - uma cópia

- COMPROVANTE DE QUE VOTOU E/OU JUSTIFICOU VOTO NA ÚLTIMA ELEIÇÃO -uma cópia

- CARTEIRA DE IDENTIDADE - duas cópias

- C.P.F. - duas cópias

- CARTÃO DO PIS/PASEP - trazer o mais antigo

- DIPLOMA DE GRADUAÇÃO CONFORME EXIGIDO NO EDITAL (original e cópia)

- COMPROVANTE VÁLIDO DA TITULAÇÃO EXIGIDA NO EDITAL, ACOMPANHADO DO HISTÓRICO ESCOLAR.

- CURRICULUM VITAE - na Plataforma Lattes

- 02 (duas) FOTOGRAFIAS 3X4 - Recentes e iguais

- N.º DE CONTA BANCÁRIA - Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Banco Real

- CERTIDÃO DE NASCIMENTO DOS DEPENDENTES (duas cópias)

- PASSAPORTE ATUALIZADO COM VISTO DE PERMANENCIA QUE PERMITA O EXERCICIO DE ATIVIDADE LABORATIVA NO BRASIL, PARA ESTRANGEIROS

- COMPROVANTE DE ENDEREÇO

- APRESENTAR NA JUNTA MÉDICA OFICIAL DA UFG, O RESULTADO DOS

SEGUINTES EXAMES, PARA FINS DE OBTENÇÃO DO ATESTADO MÉDICO: FONE: (62) 3209 6227

1) Hemograma completo - 2) Glicemia de Jejum - 3) Colesterol e Triglicerídeos - 4) HBSAg - 5) Anti HCV - 6) E.A.S. - 7) Citologia Onco-parasitária - COP (para mulheres) - 8) PSA (para homens acima de 40 anos) - 9)ECG (para idade acima de 30 anos) - 10) Atestado de Sanidade Mental (com psiquiatra).

**** TODOS ESSES EXAMES CORRERÃO POR CONTA DO CANDIDATO E PODERÃO SER FEITOS EM QUALQUER LABORATÓRIO DO PAÍS.

DOCUMENTOS QUE SERÃO PREENCHIDOS NO MOMENTO DA ENTREGA DOS DEMAIS, EM NOSSOS FORMULÁRIOS PRÓPRIOS:

- DECLARAÇÃO DE ACUMULAÇÃO DE CARGOS

- DECLARAÇÃO DE BENS

- FICHAS DE VALE TRANSPORTE

- DECLARAÇÃO DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA

Esclarecemos que o candidato deverá dirigir-se à Seção de Cadastro do DP (térreo do Prédio da Reitoria) e entregar toda a documentação acima (inclusive o atestado da Junta Médica), documentação esta imprescindível para a posse.