Prefeitura de Matão - SP

Notícia:   Vagas para Professor na Prefeitura de Matão - SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO

PROCESSO SELETIVO Nº 01/2010

EDITAL DE ABERTURA

Dr. ADAUTO SCARDOELLI, Prefeito Municipal de Matão, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições, à vista das Leis nº 2.625 e 2.626 de 23/09/97, torna público o Processo Seletivo nº 001/2010, com vistas à contratação temporária de profissionais para atendimento às necessidades de excepcional interesse público do Município de Matão, para o exercício de 2010.

I - Instruções Especiais

1 - A contratação dar-se-á mediante contrato administrativo, regido pela C.L.T., com término determinado, que não poderá exceder os prazos fixados na Legislação Vigente.

2 - A remuneração dos professores contratados nestas circunstâncias será equivalente aos vencimentos dos servidores municipais ocupantes de cargos com funções idênticas conforme previsto nas Leis nº 2.625 e 2626/97.

3 - O portador de deficiência e candidatos afrodescendentes concorrerão em igualdade com os demais inscritos pelas características do presente processo seletivo.

4- Os vencimentos serão por hora-aula, acrescidos de hora-atividade e hora de trabalho pedagógico, e Descanso semanal remunerado, para os profissionais do Magistério, conforme disposto em Legislação Municipal.

II - Das Inscrições

1 - As inscrições estarão abertas no período de 22/02/2010 à 26/02/2010 , das 9:00 às 11:30 horas e das 13:30 às 17:00 na Secretaria Municipal de Educação, sito à Avenida Rincão, nº 598 - Jd. Buscardi (antigo prédio do CEFAM).

2 - Para inscrever-se, o candidato ou o seu procurador, devidamente documentado, deverá comparecer, no período de inscrição, no local indicado no Item 1, para preenchimento do formulário de inscrição, bem como, sob pena de Lei indicar:

a) Ser brasileiro, nato ou naturalizado;

b) Ter a idade mínima de 18 anos, no ato da inscrição;

c) Possuir habilitação para o emprego pretendido ou estiver cursando o último ano;

d) Estar quite com o serviço militar, quando do sexo masculino;

e) Estar quite com a Justiça Eleitoral;

f) Não registrar antecedentes criminais, achando-se em pleno exercício de direitos civis e políticos;

g) Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente edital;

h) O estado civil;

i) O número de dependentes legais, menores de 18 anos;

j) Não serão recebidas inscrições por via postal, fax ou condicional.

3- No ato da inscrição o candidato portador de deficiência, deverá apresentar laudo médico com especificação da deficiência requerendo e especificando as condições especiais para a realização das provas.

4- Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

5- O candidato deverá declarar, no formulário de inscrição que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para a função, além de outros exigidos pela administração e necessários para admissão no serviço público.

III - Das Modalidades e Requisitos Mínimos

Professor Técnico em Processamento de Dados

Remuneração: R$ 7,21 p/hora aula

Escolaridade: Profissional da área de Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Tecnólogo em Processamento de Dados ou formação superior completa e especialização, mestrado ou doutorado, na área de Informática.

Professor III - Português

Remuneração: R$ 7,21 p/hora aula

Escolaridade: Ser portador de Licenciatura Plena em Letras

Professor Educação Especial - Deficiência Mental

Remuneração: R$ 6,52 p/hora aula

Escolaridade: Ser portador de Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitação em Educação Especial na área de Deficiência Mental ou Curso Normal superior, com habilitação na área de Deficiência Mental; ou Ser portador de diploma de Ensino Médio, com habilitação para o MAGISTÉRIO e curso de Especialização em Deficiência Mental.

IV - Da Avaliação Escrita

1 - Os candidatos inscritos serão submetidos à avaliação e realização de prova escrita objetiva, com testes de múltipla escolha com questões voltadas para o conteúdo dos Planos de Ensino, específicos de cada disciplina.

2 - As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, serão compostas de 20 (vinte) questões, cujo conteúdo programático consta no Anexo I.

3 - Cada questão da prova terá valor equivalente a 5,00 (cinco) pontos e será eliminado o candidato que não atingir o mínimo de 30 (trinta) pontos na prova escrita objetiva.

4 - As provas serão aplicadas, nesta cidade, no dia 07 de Março de 2.010, na EM "Adelino Bordignon" , localizado na Avenida Daniel Antonio de Brito, nº 241 - Nova Matão, às 9:00 horas.

5 - Não será admitido na sala de prova o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o início da mesma, razão pela qual é imprescindível que o candidato compareça com antecedência mínima de trinta minutos do horário determinado para a realização da prova. O ingresso na sala só será permitido ao candidato que apresentar cédula de identidade e protocolo de inscrição.

6 - O candidato deverá comparecer ao local designado para a prova, munido de lápis preto, borracha e caneta esferográfica azul ou preta.

7 - Durante a realização da prova, não será permitida qualquer espécie de consulta, nem a utilização de instrumento ou máquina de calcular.

8 - Não será permitida a permanência de pessoas estranhas no local determinado para a realização da prova.

9 - Na aplicação da prova, os "cadernos de prova" deverão ser retidos juntamente com o gabarito utilizado pelo candidato.

10 - A duração da prova será de 02 (duas) horas e será controlado pela Comissão Examinadora durante a aplicação da prova.

11 - Serão designadas por ato do Prefeito Municipal, as pessoas responsáveis pela Comissão Examinadora responsável pelo presente processo seletivo.

V - Da Classificação

1- A classificação será por ordem decrescente da soma obtida na prova escrita objetiva, devendo constar na lista de aprovados apenas os candidatos que obtiveram, no mínimo 30 (trinta) pontos.

2 - A classificação final será publicada pela imprensa local e afixada na Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

3 - Haverá uma lista de classificação por disciplina.

4 - Em caso de igualdade de classificação, terá preferência para a contratação, sucessivamente, o candidato que:

a) Maior idade,

b) Possuir maior numero de dependentes menores de 18 anos;

c) Sorteio.

5 - As informações necessárias para se aplicar o desempate serão exigidas no ato de inscrição.

6- Não haverá em hipótese alguma, segunda chamada, vista ou revisão de provas, podendo o candidato apresentar recurso à Comissão examinadora no prazo de 02 (dois) dias a contar da divulgação da listagem da classificação final, o que será admitido para único efeito de correção de notório erro de fato.

V - Das Vagas

A Secretaria Municipal de Educação disponibilizará vagas, conforme a necessidade da administração, distribuídas de acordo com os cargos/funções previstos neste Edital, com os respectivos requisitos de escolaridade.

VI - Disposições Finais

1 - As irregularidades de informações e/ou documentos, mesmo que verificadas posteriormente à realização do Processo Seletivo, acarretarão a nulidade da inscrição e desclassificação do candidato.

2 - O candidato classificado obriga-se a manter atualizado seu endereço perante o Departamento de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Matão.

3 - A Secretaria Municipal de Educação e Cultura manterá a comissão instituída para o presente processo, durante o período de inscrição, à disposição dos candidatos, para orientação e esclarecimentos de dúvidas que porventura venham a ocorrer.

4 - Caberá ao Sr. Prefeito Municipal a homologação do Processo Seletivo.

5 - A lista geral dos aprovados no presente Processo Seletivo terá validade de até 31/12/2010.

6 - A convocação para admissão dos candidatos habilitados obedecerá a ordem de classificação, sendo que sua aprovação não gera nenhum direito à admissão.

7 - O candidato aprovado no presente Processo Seletivo estará sujeito a trabalhar no período diurno ou noturno ou ainda em regime de compensação especial de horário, conforme o serviço público exigir.

8 - A inscrição do candidato importará em conhecimento e aceitação tácita das condições estabelecidas neste Edital.

9 - Os casos omissos serão resolvidos pela comissão constituída para acompanhamento e avaliação dos candidatos.

Palácio da Independência, aos 18 de Fevereiro de 2.010.

Dr. ADAUTO SCARDOELLI
Prefeito Municipal

EMPREGO:- PROFESSOR TÉCNICO EM PROCESSAMENTO DE DADOS

ESCOLARIDADE: Profissional da área de Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Tecnólogo em Processamento de Dados ou formação superior completa e especialização, mestrado ou doutorado, na área de Informática.

PORTUGUÊS

-* Leitura, compreensão e interpretação de texto;

-* Elementos da comunicação e as funções de linguagem;

-* Análise semântica = valor que a palavra adquire no contexto, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos;

-* Tipos de composição textual; elementos da estrutura narrativa; elementos da estrutura dissertativa; coesão e coerência textual; descrição objetiva e subjetiva;

-* Linguagem denotativa e conotativa; figuras e vícios de linguagem;

-* Variantes lingüísticas; linguagem oral e linguagem escrita; formal e informal; gíria;

-* Sílaba = separação silábica, classificação das palavras quanto ao número de sílaba e sílaba tônica;

-* Acentuação = acento agudo, circunflexo e grave; regras de acentuação; ocorrência da crase; -* Encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo;

-* Ortografia;

-* Pontuação = Empregar corretamente: ponto-final, ponto-e-vírgula, ponto-de-exclamação, ponto-de-interrogação, dois-pontos, reticências, aspas, parênteses, colchete e vírgula;

-* Classes de palavras:

11. Substantivos = tipos de substantivos, flexão dos substantivos em gênero, número e grau;

12. Artigos = definidos e indefinidos;

13. Adjetivos = classificação dos adjetivos, flexão dos adjetivos, adjetivos pátrios e locução adjetiva;

14. Verbos = Flexões do verbo: modo, tempo e número; regulares, irregulares, auxiliares, abundantes e defectivos; forma verbal; vozes do verbo; tipos de verbo;

15. Pronomes = pessoais do caso reto, oblíquo e de tratamento, indefinido, possessivo, demonstrativo, interrogativo, relativo;

16. Numerais = flexão dos numerais e emprego;

17. Preposições;

18. Conjunções;

19. Interjeições;

20. Advérbios. -* Frases: tipos de frase; oração; período simples e composto por coordenação e subordinação;

-* Termos essenciais da oração = sujeito (tipos de sujeito) e predicado (tipos de predicado);

-* Termos integrantes da oração = complementos verbais e complementos nominais;

-* Termos acessórios da oração = aposto; vocativo; adjunto adnominal e adjunto adverbial;

-* Concordância nominal e verbal;

-* Regência nominal e verbal:

-* Colocação pronominal;

-* Estrutura e formação das palavras;

-* Funções das palavras que e se;

BIBLIOGRAFIA

Informática Conceitos Básicos

VELLOSO, Fernando de Castro. Informática : Conceitos Básicos. Ed. Campus, 6ª rd.

Apostila

Conceitos Básicos a Informática

www.apostilando.com/download.php?cod=320&categoria=Outras%20Apostilas

Microsoft Word www.apostilando.com/download.php?cod=431&categoria=Word

Microsoft Excel www.apostilando.com/download.php?cod=2564&categoria=Excel

Microsoft Access www.apostilando.com/download.php?cod=401&categoria=Access

Microsoft Power Point www.apostilando.com/download.php?cod=365&categoria=Power%20Point

StarOffice www.apostilando.com/download.php?cod=90&categoria=Outros%20Pacotes%20Office

Site: http://office.microsoft.com/pt-br/training/FX100565001046.aspx

www.staroffice.org/books.php

Descrição detalhada:

Conhecimentos nos aplicativos office para linux.

No Base banco de dados, conhecimentos intermediário no banco de dados relacional, criação de tabelas, formulários relatórios, macros.

No Calc planilha eletrônica, conhecimento intermediário no aplicativo para cálculos, estrutura, configuração, macros, calculo.

No Writer editor de textos, conhecimento intermediário para configuração, confecção de textos, mala direta, formatação de textos.

No Impress gerador de apresentação, conhecimento intermediário para criação de apresentação, configuração de slide, inserção de novos slides, configuração de impressão.

Conceitos básicos de informática, conhecimento básico em informática, memória, bit, bits e bites, linguagem básica de programação.

Linux, comandos básicos do sistema operacional em uso, pertinentes a maioria das distribuições Linus.

Bibliografia

Informática Conceitos Básicos

VELLOSO, Fernando de Castro. Informática : Conceitos Básicos. Ed. Campus, 6ª rd.

Linux Administração e Suporte.

TIBET, Chuck V. Linux Administração e Suporte. Novatec

Star Office For Linux - A Bíblia.

ARTYMIAK, Jacke; MERLINO, Joe; WRIGHTSON, Kate; StarOffice For Linux - A Biblia; Ed. IDG Books

Apostila

Conceitos Básicos a Informática

www.apostilando.com/download.php?cod=320&categoria=Outras%20Apostilas

StarOffice www.apostilando.com/download.php?cod=90&categoria=Outros%20Pacotes%20Office

Site: http://office.microsoft.com/pt-br/training/FX100565001046.aspx

www.staroffice.org/books.php

www.vivaolinux.com.br/

CARGO:- PROFESSOR III - PORTUGUÊS

ESCOLARIDADE:- Ser portador de Licenciatura Plena em Letras

PROGRAMA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PEDAGÓGICO

Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Secretaria da Educação Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais: 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental; Introdução aos Parâmetros Curriculares. Brasília: MEC/SEF, 98.

Secretaria da Educação Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental; Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 98.

Proposta Curricular 2º Segmento (Educação para Jovens e Adultos).

BORGES, Liana; BRANDÃO, Sérgio V (organizadores) Diálogo de Paulo Freire - Tramandaí: Isis, 2005.

CASTORINA, J. A., FERREIRO, Emília, LERNER, Delia. K OLIVEIRA, MARTA - PIAGET/VIGOSTZKY: Novas Contribuições para Debate - Ática Editora, São Paulo, 1998.

FERREIRO, Emilia - Com Todas as Letras - Ed. Cortez, 2005.

FERREIRO, Emilia & ANA, Teberosky - Psicogênese da Língua Escrita- Porto Alegre: Ed. Artmed- 1999.

HERNÁNDEZ, Fernando - Transgressão e mudança na educação - Os projetos de trabalho - Porto Alegre: Ed. Artmed- 1998.

LUCKESI, C. Cipriano - Avaliação da Aprendizagem Escolar - Estudos e Proposições 11ª ed. São Paulo, Ed. Cortez, 2001.

PERRENOUD, Philippe - Dez Novas Competências para Ensinar - Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.

SOLÉ, Isabel - Estratégias de Leitura - Porto Alegre: Artmed Editora, 1998.

SOARES, Magdal - Letramento - um tema em três gêneros - Autêntica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESPECÍFICO

Práticas de Leitura e Produção de Texto - o texto como unidade de sentido: mecanismos de coesão e fatores de coe­rência; texto e leito: procedimentos de leitura; tipos de atividades de escrita (transcrição, reprodução, paráfrase, resumo, decalque, criação); procedimentos de refacção do texto (acréscimo, eliminação, permutação, substituição); Variação Lingüística, Norma e Ensino da Língua: modalidades, variedades, registros; concepções de gramática: normativa e prescritiva, descritiva, internalizada; diferenças entre padrões do oral e do escrito; norma culta; organização estrutural dos enunciados: propriedades morfológicas (flexão e processos derivacionais) e sintáticas (forma e função dos elemen­tos da estrutura da sentença e dos sintagmas constituintes); conexão entre orações e períodos: coordenação e subordi­nação; léxico: campos lexicais, redes semânticas, arcaísmos, neologismos, estrangeirismos, regionalismos, jargões; gí­rias. Linguagem, Interlocução e Dialogismo: língua e linguagem: função simbólica (representação de mundo) e função comunicativa (interação social, ação lingüística); dimensões da linguagem (Semântica, gramatical e pragmática); discur­so e texto. Literatura Brasileira e Portuguesa: a dimensão estética da linguagem; instâncias de produção e de legitima­ção da produção literária; pactos de leitura: leitor e obra; a literatura e sua história; paradigmas estéticos e movimentos literários; teatro e gênero dramático; romance, novela, conto e gêneros narrativos; poema e gêneros líricos.

BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental - Introdução dos Parâmetros Curriculares. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental - Temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa: MEC/SEF, 1998.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro, Editora Lucerna, 2004.

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo, Editora Cultrix, 1994.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do Discurso na Escola - 4. ed. - São Paulo: Cortez, 2003. - (Coleção aprender e ensinar com textos; v. 5)

GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 23ª edição - Rio de Janeiro, Editora FGV, 2003.

ILARI, Rodolfo. Introdução à Semântica, brincando com a gramática. 4. ed. São Paulo, Contexto, 2003.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa através dos textos. 29. ed. São Paulo, Cultrix, 2004.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6. ed. Porto Alegre, Artmed, 1998.

EMPREGO:- PROFESSOR DE EDUCAÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - DEFICIENTE MENTAL

ESCOLARIDADE:

Ser portador de Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitação em Educação Especial na área de Deficiência Mental ou

Curso Normal superior, com habilitação na área de Deficiência Mental; ou

Ser portador de diploma de Ensino Médio, com habilitação para o MAGISTÉRIO e curso de especialização em Deficiência Mental.

PROGRAMA

PORTUGUÊS:

-* Leitura, compreensão e interpretação de texto;

-* Elementos da comunicação e as funções de linguagem;

-* Análise semântica = valor que a palavra adquire no contexto, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos;

-* Tipos de composição textual; elementos da estrutura narrativa; elementos da estrutura dissertativa; coesão e coerência textual; descrição objetiva e subjetiva;

-* Linguagem denotativa e conotativa; figuras e vícios de linguagem;

-* Variantes lingüísticas; linguagem oral e linguagem escrita; formal e informal; gíria;

-* Sílaba = separação silábica, classificação das palavras quanto ao número de sílaba e sílaba tônica;

-* Acentuação = acento agudo, circunflexo e grave; regras de acentuação; ocorrência da crase;

-* Encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo;

-* Ortografia;

-* Pontuação = Empregar corretamente: ponto-final, ponto-e-vírgula, ponto-de-exclamação, ponto-de-interrogação, dois-pontos, reticências, aspas, parênteses, colchete e vírgula;

-* Análise morfológica;

-* Frases: tipos de frase; oração; período simples e composto por coordenação e subordinação;

-* Termos essenciais da oração = sujeito (tipos de sujeito) e predicado (tipos de predicado);

-* Termos integrantes da oração = complementos verbais e complementos nominais;

-* Termos acessórios da oração = aposto; vocativo; adjunto adnominal e adjunto adverbial;

-* Concordância nominal e verbal;

-* Regência nominal e verbal:

-* Colocação pronominal;

-* Estrutura e formação das palavras;

-* Funções das palavras que e se;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PEDAGÓGICO

Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Secretaria da Educação Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais: 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental; Introdução aos Parâmetros Curriculares. Brasília: MEC/SEF, 98.

Secretaria da Educação Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental; Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 98.

Proposta Curricular º Segmento (Educação para Jovens e Adultos).

BORGES, Liana; BRANDÃO, Sérgio V (organizadores) Diálogo de Paulo Freire - Tramandaí: Isis, 2005.

CASTORINA, J. A., FERREIRO, Emília, LERNER, Delia. K OLIVEIRA, MARTA - PIAGET/VIGOSTZKY: Novas Contribuições para Debate - Ática Editora, São Paulo, 1998.

FERREIRO, Emilia - Com Todas as Letras - Ed. Cortez, 2005.

FERREIRO, Emilia & ANA, Teberosky - Psicogênese da Língua Escrita- Porto Alegre: Ed. Artmed- 1999.

HERNÁNDEZ, Fernando - Transgressão e mudança na educação - Os projetos de trabalho - Porto Alegre: Ed. Artmed- 1998.

LUCKESI, C. Cipriano - Avaliação da Aprendizagem Escolar - Estudos e Proposições 11ª ed. São Paulo, Ed. Cortez, 2001.

PERRENOUD, Philippe - Dez Novas Competências para Ensinar - Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.

SOLÉ, Isabel - Estratégias de Leitura - Porto Alegre: Artmed Editora, 1998.

SOARES, Magdal - Letramento - um tema em três gêneros - Autêntica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESPECÍFICO - A LDBEN e a Educação Especial

Autonomia na escola

Política Nacional de Educação Especial

A tutela constitucional brasileira

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Declaração de Salamanca

Deficiência Mental Prevenção

Educar na diversidade Equiparação de oportunidades

Direito à igualdade A prática educativa Retardo mental e aprendizagem escolar

Educação Inclusiva

A integração dos alunos deficientes

O princípio da integração, da normalização, da legitimidade e da interdependência

Síndrome de Down

As estruturas mentais segundo Piaget

Fases do desenvolvimento cognitivo da criança

Currículos de intervenção precoce

O Educador e a moralidade da criança

Organização e Funcionamento dos Serviços de Educação Especial

BIBLIOGRAFIA:

Livros didáticos de Gramática da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa

Jornais e revistas nacionais

LDBEN - Lei 9.394/96

PCN - MEC (referente à Educação Básica)

ARAÚJO, Luís Alberto David. A Proteção Constitucional das Pessoas Portadoras de Deficiência. Brasília: 1997

BIELER, RB. Ética e Legislação: O Direito das Pessoas Portadoras de Deficiências no Brasil. Rio de Janeiro. Rotary Clube do Rio de Janeiro: 1990

BRASIL - MEC. Educação Especial.

BRASIL - Ministério da Justiça. CORDE - Normas e Recomendações Internacionais na Deficiência. Brasília: 1997

CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Construtivismo - Uma Pedagogia esquecida da escola. Porto Alegre. Ed. Artmed: 2001.

CARVALHO, Rosita Edler. A nova LDB e a Educação Especial. Rio de Janeiro. WVA: 1997

CORDE. Subsídios para planos de ação dos governos federal e estaduais na área de atenção aos portadores de deficiência. Brasília: 1994

JANNUZZI, G. A luta pela Educação do Deficiente Mental no Brasil. Ed. Autores Associados

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. A integração de pessoas com deficiência: Contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memmon - Ed. Científica: 1997

MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação Especial no Brasil: História e Políticas Públicas. São Paulo: Ed. Cortez MEC/CORDE. Programa de Ação Mundial para as pessoas com deficiência. Brasília: 1997

MEC/SEF. PCN - Parâmetros Curriculares Nacional.

MEC/SEF. RCNEI - Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

MEC/Secretaria de Educação Especial. Subsídios para Organização e Funcionamento de Serviços de Educação Especial. Área de Deficiência Mental - Série Diretrizes no 9

MOLL, L. Vygotsky e a Educação. Porto Alegre. Ed. Artes Médicas: 1996.

PUESCHEL, Siegfried M. (org) Síndrome de Down: Guia para Pais e Educadores. São Paulo. Ed. Papirus: 1995

RAMOZZI, Zélia Chiarottino. Psicologia e Epistemologia Genética de Jean Piaget. São Paulo. EPU: 1988.

VINHA, Telma Pileggi. O educador e a Moralidade Infantil - Uma visão construtivista. São Paulo. Mercado das Letras: 2001.

ZABALA, Antoni. A prática educativa - Como ensinar. Porto Alegre. Artemed: 1998.