Prefeitura de Aparecida - SP

Notícia:   Vagas para área da Educação em Aparecida - SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE APARECIDA

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL Nº 01/2011

Estância Turístico Religiosa
Rua Prof. José Borges Ribeiro, 167 - Aparecida/SP
CEP: 12.570-000 Tel.: (12) 3104.4000

Processo seletivo para preenchimento, em caráter temporário, de funções docentes e administrativas da Rede Municipal de Ensino.

A Prefeitura Municipal de Aparecida, conforme legislação vigente, torna pública a abertura das inscrições e estabelece normas referentes ao Processo Seletivo de Provas e Títulos para admissão temporária de:

A. Faxineiro;

B. Auxiliar de Serviço Escolar (merendeira)

C. Inspetor de alunos;

D. Escriturário;

E. Monitor de transporte;

F. Monitor de música;

G. Monitor de artesanato;

H. Monitor Educacional (creche);

I. Professor de Pré-escola - educação infantil;

J. Professor P-I - ensino fundamental séries iniciais;

K. Professor P-III - ensino fundamental séries finais nas áreas de:

Língua Portuguesa, Matemática, Geometria, Ciências, Educação Artística, Educação Física, História, Geografia, Inglês e Espanhol;

L. Professor III - Técnico em Administração (para o curso técnico)

M. Professor III - Informática (para o curso técnico)

N. Professor III - Direito e Legislação (para o curso técnico)

O. Professor III - Contabilidade (para o curso técnico)

P. Professor III - Psicologia (para o curso técnico)

Q. Professor III - Turismo (para o curso técnico)

Todo o processo reger-se-á em conformidade com as instruções especiais constante deste edital:

Quadro de Funções, Carga Horária, Remuneração e Valor das Inscrições

Exigência: Ensino Fundamental Incompleto:

CargoCarga HoráriaRemuneraçãoValor Inscrição
Faxineiro40 h/sR$ 701,25R$ 25,00
Auxiliar de Serviço Escolar (merendeira)40 h/sR$ 701,25R$ 25,00

Exigência: Ensino Fundamental Completo:

CargoCarga HoráriaRemuneraçãoValor Inscrição
Inspetor de Alunos40 h/sR$ 725,33R$ 25,00

Exigência: Ensino Médio Completo:

Cargo

Carga Horária

Remuneração

Valor Inscrição

Escriturário

40 h/s

R$ 768,49

R$ 35,00

Monitor de Transporte

40 h/s

R$ 725,33

R$ 35,00

Monitor de Música

40 h/s

R$ 725,33

R$ 35,00

Monitor de Artesanato

40 h/s

R$ 725,33

R$ 35,00

Exigência: Ensino Superior Completo (pedagogia ou normal superior e demais licenciaturas afins) ou ainda Estudante nas mesmas áreas:

Cargo

Carga Horária

Remuneração

Valor Inscrição

Monitor Educacional (Creche) **

40 h/s

R$ 1.222,15

R$ 35,00

Professor Substituto ***

*

R$ 11,00 hora aula

R$ 35,00

Professor de pré-escola - educação infantil **

*

R$ 11,00 hora aula

R$ 35,00

Professor I - ensino fundamental séries iniciais **

*

R$ 11,00 hora aula

R$ 35,00

Professor III - ensino fundamental séries finais (língua portuguesa, matemática, geometria, ciências, educação artística, educação física, história, geografia, inglês e espanhol) **

*

R$ 12,00 hora aula

R$ 35,00

* A carga horária dependerá da jornada do professor licenciado ou afastado, cuja vaga ficará disponível.

** No caso de estudantes, os mesmos deverão estar cursando o 2º ano ou mais da faculdade, e serão classificados em lista diferente dos habilitados na área , sendo chamados somente após o final da lista dos habilitados.

*** O professor substituto terá a função exclusiva de substituir as eventuais faltas ao trabalho dos titulares de cargo e/ou função de monitores educacionais, P-I e P-III ( todas as disciplinas).

Exigência: Ensino Superior Completo na área:

Cargo

Carga Horária

Remuneração

Valor Inscrição

Professor III em:

Informática

Técnico em administração

Direito

Contabilidade

Turismo

Psicologia

*

R$ 12,00 hora aula

R$ 35,00

* A carga horária dependerá da jornada do professor licenciado ou afastado, cuja vaga ficará disponível.

I. Das Disposições Preliminares

1. O processo seletivo destina-se ao preenchimento de funções de docentes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

2. É de exclusiva responsabilidade do candidato o conhecimento integral dos termos destas instruções.

3. O candidato selecionado será admitido, em caráter temporário, respeitada a ordem de classificação obtida neste processo de seleção.

4. O processo seletivo, para todos os efeitos, tem validade de um ano a partir da data de sua homologação, não podendo ser prorrogado.

5. O candidato aprovado será admitido conforme as eventuais necessidades do Poder Público Municipal.

6. A aprovação confere ao candidato o direito à preferência na admissão conforme sua classificação.

7. O candidato aprovado que declinar das classes e/ou aulas disponíveis oferecidas fica impossibilitado de ocorrer a novas atribuições até que a lista dos classificados seja totalmente percorrida.

8. Os vencimentos corresponderão ao nível inicial da tabela de vencimentos.

9. A admissão em caráter temporário está amparada pelo art. 175, inciso III da Lei Municipal 2541/93, e o contrato será regido sob as normas da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas.

10. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet através do site www.neteduc.com.br ou pelo site da Prefeitura Municipal de Aparecida (www.aparecida.sp.gov.br).

II. Das Inscrições

2.1 Ao se inscrever o candidato aceita de forma irrestrita as condições contidas neste Edital, que constitui as normas que regem o Processo Seletivo, não podendo delas alegar desconhecimento.

2.2 As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, do dia 01/12/2011 à 14/12/2011, sendo o dia 14/12/2011 o último dia para recolhimento da taxa de inscrição, respeitando o horário da rede bancária.

2.3 O Município de Aparecida não se responsabiliza por solicitações de inscrições via internet não recebidas e/ou não confirmadas, decorrentes de problemas técnicos em microcomputadores, falhas de comunicação ou outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

2.4 A partir do primeiro dia útil após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato poderá conferir a regularidade do registro de dados de sua inscrição, no site www.neteduc.com.br, sendo que o candidato cujo nome não conste na lista oficial divulgada, terá que solicitar a confirmação via internet no próprio site. No dia 15/12/2011, no site www.neteduc.com.br, estarão todas as inscrições confirmadas e efetivadas.

2.5 O candidato que fizer qualquer declaração falsa, inexata, ou ainda, que não possa satisfazer todas as condições estabelecidas neste Edital, terá sua inscrição cancelada e, em consequência, serão anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo tendo sido aprovado na prova.

2.6 Em hipótese alguma haverá a devolução da taxa de inscrição, mesmo que por desistência ou erro do candidato.

2.7 O(a) candidato(a) poderá se inscrever para mais de uma função desde que não choquem os horários das provas, não sendo permitido inscrições do mesmo candidato para duas provas no mesmo horário.

III. Das Provas

1. O Processo Seletivo constará das seguintes provas:

FAXINEIRO

Exigência: Ensino Fundamental Incompleto.

Provas: 30 (trinta) questões, de múltipla escolha, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de matemática, 10 questões de conhecimentos específicos na área de faxina.

AUXILIAR DE SERVIÇO ESCOLAR (merendeira)

Exigência: Ensino Fundamental Incompleto.

Provas: 30 (trinta) questões, de múltipla escolha, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de matemática, 10 questões de conhecimentos específicos na área de merenda.

INSPETOR DE ALUNOS

Exigência: Ensino Fundamental Completo.

Provas: 30 (trinta) questões, de múltipla escolha, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de matemática, 10 questões de conhecimentos específicos na área pedagógica e legislação (ECA).

ESCRITURÁRIO

Exigência: Ensino Médio Completo + noções de informática.

Provas: 30 (trinta) questões, de múltipla escolha, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de matemática, 10 questões de conhecimentos específicos na área pedagógica, legislação (ECA) e informática.

MONITOR DE TRANSPORTE, MONITOR DE MÚSICA E MONITOR DE ARTESANATO Exigência: Ensino Médio Completo.

Provas: 30 (trinta) questões, de múltipla escolha, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de matemática, 10 questões de conhecimentos específicos na área pedagógica e legislação (ECA).

MONITOR EDUCACIONAL (CRECHE)

Exigência: Ensino Superior Completo em Pedagogia ou Normal Superior ou ainda Estudante de Graduação em Pedagogia.

Provas: 30 (trinta) questões, de múltipla escolha, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de matemática, 10 questões de conhecimentos específicos na área pedagógica e legislação (vide anexo I).

PROFESSOR SUBSTITUTO

Exigência: Ensino Superior Completo em Pedagogia ou Normal Superior ou ainda Estudante de Graduação em Pedagogia.

Provas: 30 (trinta) questões, de múltipla escolha, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de matemática, 10 questões de conhecimentos específicos na área pedagógica e legislação (vide anexo I).

PROFESSOR de PRÉ-ESCOLA - EDUCAÇÃO INFANTIL

Exigência: Ensino Superior Completo em Pedagogia ou Normal Superior ou ainda Estudante de Graduação em Pedagogia.

Provas: 30 (trinta) questões, de múltipla escolha, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de matemática, 10 questões de conhecimentos específicos na área pedagógica e legislação (vide anexo I).

PROFESSOR P-I ENSINO FUNDAMENTAL - séries iniciais

Exigência: Ensino Superior Completo em Pedagogia ou Normal Superior ou ainda Estudante de Graduação em Pedagogia.

Provas: 30 (trinta) questões, de múltipla escolha, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de matemática, 10 questões de conhecimentos específicos na área pedagógica e legislação (vide anexo I).

PROFESSOR P-III ENSINO FUNDAMENTAL - séries finais (Língua Portuguesa, Matemática, Geometria, Ciências, Educação Artística, Educação Física, História, Geografia, Inglês e Espanhol.

Exigência: Licenciatura Plena na área.

Provas: 30 (trinta) questões, de múltipla escolha, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de matemática, 10 questões de conhecimentos específicos na área pedagógica e legislação (vide anexo I).

PROFESSOR III em: (Informática, Técnico em Administração, Direito, Contabilidade, Turismo e Psicologia). Exigência: Ensino Superior na área.

Provas: 30 (trinta) questões, de múltipla escolha, sendo 10 questões sobre Informática, 10 questões sobre Administração e 10 questões sobre legislação e área pedagógica. (vide anexo I).

2. As provas terão caráter classificatório e serão realizadas no dia 17 de dezembro de 2011 (sábado).

3. Os locais e horários para a realização das provas serão divulgados no site www.neteduc.com.br e na Secretaria Municipal da Educação e Cultura no dia 15/12/2011 (quinta feira).

4. O tempo de duração das provas será de 2 horas.

5. Os candidatos poderão inscrever-se para mais uma prova desde que às mesmas não sejam no mesmo horário.

6. O resultado das provas e títulos será publicado, às 00hs do dia 23/12/2011, no site www.neteduc.com.br, e às 07 hs na Sede da Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Aparecida.

III. Da prestação das Provas

1. O candidato deverá se fazer presente no local de prova, ao menos, quinze minutos antes de seu início.

2. O não comparecimento do candidato à prova implicará na sua eliminação, por desistência, do Processo Seletivo.

3. Não haverá segunda chamada ou repetição de prova, ou ainda devolução do valor da inscrição seja por qualquer motivo.

4. A apresentação de legível Documento Oficial de Identidade, pelo candidato, é obrigatória para a realização das provas.

5. Não será permitida a presença em sala de provas do candidato que não estiver presente antes do horário de seu inicio.

6. A folha de respostas, deverá-ser assinalada com caneta esferográfica preta ou azul.

7. Na folha de resposta, as questões não-assinaladas, contendo mais de uma alternativa assinalada ou rasurada, serão consideradas ERRADAS.

8. Ao término da prova, o candidato deverá entregar, ao fiscal de sala, a folha de respostas, e o caderno de questões.

9. Não será concedida vista prova sob qualquer alegação.

10. Será excluído do concurso o candidato que:

a. apresentar-se após o horário estabelecido;

b. não apresentar o documento de identidade exigido;

c. ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento de um fiscal;

d. for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou fazendo uso de material não permitido;

e. lançar mão de meios ilícitos para a realização das provas;

f. perturbar, por qualquer motivo, a ordem dos trabalhos.

11. É proibido atender celular ou utilizar-se de equipamento eletrônico durante a prova.

IV. Dos Títulos

1. São considerados títulos somente os cursos reconhecidos no campo de atuação em que estiver inscrito o candidato.

2. Para efeito de pontuação, atribui-se:

a. 3 (três) pontos para doutorado;

b. 2 (dois) pontos para mestrado;

c. 1 (um) ponto para pós graduação modalidade especialização de, no mínimo, 360 horas;

3. Os pontos atribuídos aos títulos de especialização, mestre e doutor não serão considerados cumulativamente.

4. As cópias das titulações (xérox) deverão ser entregues no dia da prova, antes do início das mesmas, ao professor responsável na própria sala, e em envelope lacrado contendo a identificação:

Nome do candidato / RG
Cargo pretendido

V. Da Classificação dos Candidatos

1. O candidato será classificado após a realização da prova escrita.

2. A classificação final resultará da soma dos pontos obtida na prova com títulos.

3. Os classificados constarão de lista ordenada decrescentemente em função do resultado final.

4. São critérios para desempate na classificação.

a. Maior idade;

b. Maior número de filhos.

VI. Da Divulgação dos Resultados

A divulgação do resultado de provas e títulos será dada no dia 23 de dezembro de 2011 às 00hs , no site www.neteduc.com.br.

VII. Dos Recursos

1. Para a interposição de recurso, fica estabelecido o dia 23/12/2011 das 09hs às 16hs na sede da Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Aparecida.

2. Os recursos deverão ser dirigidos à Secretaria Municipal da Educação e Cultura contendo nome do candidato, cargo pretendido, endereço e fundamentação do pedido.

3. O recurso poderá versar sobre formulação das questões, opção considerada correta na prova objetiva e resultado final do processo seletivo.

4. Recurso interposto fora do prazo, ou sem qualquer dos dados solicitados no item 3, não será apreciado.

5. Na hipótese de anulação de alguma questão, esta será considerada acerto para todos os candidatos presentes.

VIII. Do Cronograma

Publicação do Edital:01/12/2011.
Período das inscrições:01/12//2011 à 14/12/2011. (Pelo site: www.neteduc.com.br).
Comprovante de inscrição:15/12/2011. (Pelo site: www.neteduc.com.br).
Divulgação dos locais das provas:15/12 2011. (Pelo site: www.neteduc.com.br).
Realização das provas:17/12/2011 (sábado).
Entrega dos Títulos17/12/2011, antes do início das provas na própria sala de aula.
Publicação dos resultados parciais:23/12/2011. (Pelo site: www.neteduc.com.br).
Recebimento dos Recursos:23/12/2011. (na Secretaria da Educação e Cultura de Aparecida)
Julgamento e publicação final:24/12/2011. (Pelo site: www.neteduc.com.br).

IX. Disposições Finais

Para o profissional que por incompatibilidade de horário ou qualquer outro motivo não assumir a vaga oferecida no prazo de 48 (quarenta e oito) horas da convocação, perderá o direito à vaga.

1. Os candidatos aprovados no processo seletivo serão chamados para o desempenho de suas atribuições de acordo com a ordem de classificação e necessidades da Secretaria requisitante.

2. Após o prazo de 48 (quarenta e oito) horas, o candidato que não comparecer dará direito à Diretoria de Recursos Humanos de convocar o próximo classificado.

3. Os candidatos selecionados deverão apresentar os seguintes documentos no ato da admissão:

uma foto 3x4, recente;

Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS com cópia das páginas da foto e verso;

Comprovante de cadastramento no PIS/PASEP (uma cópia);

Certidão de casamento; se solteiro (a), Certidão de nascimento (uma cópia); Certidão de nascimento dos filhos, dependentes legais (uma cópia);

Declaração de matricula para filhos cursando Nível Superior, entre 21 e 24 anos; Caderneta de vacinação (cartão da criança) para os menores de 7 anos (uma cópia);

Atestado de freqüência à escola para os maiores de 7 e menores de 14 anos (uma cópia);

Certificado de reservista ou prova de alistamento no Serviço Militar (uma cópia) Cadastro de Pessoa Física do Ministério da Fazenda - CPF (uma cópia):

Cédula de Identidade- RG (uma cópia);

Título de eleitor, com último comprovante de votação (uma cópia);

Comprovante de residência, ex.: conta luz, telefone, etc. (uma cópia);

Comprovante de escolaridade - CONFORME EXIGIDO PARA O CARGO (uma cópia autenticada);

Certificado de curso específico - ensino superior - CONFORME EXIGIDO PARA O CARGO (uma cópia autenticada);

4. Não poderão participar do processo seletivo candidatos não habilitados para a função.

5. Os candidatos selecionados, quando convocados, serão submetidos a Inspeção Médica Oficial e só poderão ser contratados aqueles que forem julgados aptos física e mentalmente para o exercício da função.

6. O candidato que vier a ser contratado celebrará termo de contrato temporário regido pelas normas contidas na Consolidação das Leis Trabalhistas e na da Lei Municipal vigente.

7. O Processo Seletivo terá validade de 12 meses, improrrogáveis, contado a partir da data de publicação do resultado.

8. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

9. O planejamento e a execução deste processo seletivo ficarão sob responsabilidade da empresa especializada contratada pela Prefeitura Municipal de Aparecida.

10. Os casos omissos do presente edital serão resolvidos pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Aparecida.

11. As inscrições para o Processo Seletivo podem ser feitas através do site www.neteduc.com.br no período de 01/12/2011 à 14/12/2011.

Aparecida, 01 de dezembro de 2011.

Antonio Márcio de Siqueira
Prefeito Municipal

ANEXO I

Conteúdo Bibliográfico

Faxineiro, Auxiliar de Serviço Escolar (merendeira) Requisito: Ensino Fundamental Incompleto.

Língua Portuguesa

Fonema; Sílaba; Ortografia; substantivo, adjetivo, preposição, numeral; Acentuação; Concordância nominal; Concordância Verbal; Sinais de Pontuação; Uso da Crase; Colocação dos pronomes nas frases; Termos Essenciais da Oração; Análise e Interpretação de Textos, respectivos ao Ensino Fundamental.

Matemática

Conjunto de números: naturais, inteiros, problemas, Porcentagem; Regras de três simples; Sistema de medidas: comprimento, massa, capacidade, tempo, volume; Sistema Monetário Nacional (Real); Equações: 1° graus; Fração; Geometria Plana, respectivos ao Ensino Fundamental incompleto.

Conhecimentos Específicos de cada função

Inspetor de Alunos

Requisito: Ensino Fundamental Completo.

Língua Portuguesa

Interpretação de texto, Fonema; Sílaba; Ortografia; substantivo, adjetivo, preposição, numeral; Acentuação; Concordância nominal; Concordância Verbal; Sinais de Pontuação; Uso da Crase; Colocação dos pronomes nas frases; Termos Essenciais da Oração; Análise e Interpretação de Textos, respectivos ao Ensino Fundamental.

Matemática

Conjunto de números: naturais, inteiros, problemas, Porcentagem; Regras de três simples; Sistema de medidas: comprimento, massa, capacidade, tempo, volume; Sistema Monetário Nacional (Real); Equações: 1° graus; Fração; Geometria Plana, respectivos ao Ensino Fundamental completo.

Conhecimentos Específicos de cada função

Escriturário

Requisito: Ensino Médio Completo e Conhecimentos de Informática.

Língua Portuguesa

Interpretação de texto, ortografia, acentuação gráfica, pontuação, crase, classe de palavras, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, sentido próprio e figurado da palavra, termos integrantes da oração, entre outros, respectivos ao Ensino Médio.

Matemática

Operações com números reais, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum, razão e proporção, porcentagem, regra de três, média aritmética, juros simples e composto, sistema de equações do 1° e 2° graus, relação entre grandezas, tabelas e gráficos, sistema de medidas, noções de geometria e raciocínio lógico para a resolução de problemas, respectivos ao Ensino Médio.

Conhecimentos Específicos do cargo

Informática

Conceito de sistemas operacionais, windows, pacote microsoft office, acesso à internet, conceito de tecnologia relacionadas ao correios eletrônico e hospedagem de sites, MSN, internet explorer e outlook express.

Referências Bibliográficas dos Conhecimentos Específicos

BORLAND, Russell. Word 2003: guia autorizado Microsoft. São Paulo: Makron Books, 2006

BRAGA, Willian. Office - Tutorial: passo a passo. Rio de Janeiro: Alta Books, 2005.

COWART, Robert. Dominando o Windows: a bíblia. São Paulo: Makron Books, 2004

JACOBSON, Reed. Microsoft Excel avançado. São Paulo: Makron Books, 2006

SANTANA FILHO, Ozeas Viera. Introdução à Internet. São Paulo: SENAC, 2001

SHELL, Ned. Aprenda em 24 horas Internet. Rio de Janeiro: Campus, 2008

TANENBAUM, A. S. Organização estruturada de computadores. RJ: Prentice Hall do Brasil, 2010.

WEBER, Raul Fernando. Arquitetura de computadores pessoais multimídia. Porto Alegre: Instituto de Informática da UFRGS, 1995.

Legislação ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente

Monitor de Transporte, Monitor de Música, Monitor de Artesanato

Requisito: Ensino Médio Completo.

Língua Portuguesa

Interpretação de texto, ortografia, acentuação gráfica, pontuação, crase, classe de palavras, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, sentido próprio e figurado da palavra, termos integrantes da oração, entre outros, respectivos ao Ensino Médio.

Matemática

Operações com números reais, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum, razão e proporção, porcentagem, regra de três, média aritmética, juros simples e composto, sistema de equações do 1° e 2° graus, relação entre grandezas, tabelas e gráficos, sistema de medidas, noções de geometria e raciocínio lógico para a resolução de problemas, respectivos ao Ensino Médio.

Conhecimentos Específicos

Legislação

LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.

ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.

Processos de ensino e aprendizagem, relações entre educação, escola e sociedade e PCN da Educação Infantil.

Monitor Educacional (Creche)

Requisito: NORMAL SUPERIOR OU LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA.

Para professor substituto pode-se admitir aluno da graduação que esteja, no mínimo, no segundo ano da faculdade, e o mesmo será classificado em lista própria diferente do profissional habilitado.

Língua Portuguesa

Interpretação de texto, ortografia, acentuação gráfica, pontuação, crase, classe de palavras, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, sentido próprio e figurado da palavra, termos integrantes da oração, entre outros.

Matemática

Operações com números reais, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum, razão e proporção, porcentagem, regra de três, média aritmética, juros simples e composto, sistema de equações do 1° e 2° graus, relação entre grandezas, tabelas e gráficos, sistema de medidas, noções de geometria e raciocínio lógico para a resolução de problemas.

Legislação

LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, processos de ensino e aprendizagem, relações entre educação, escola e sociedade e PCN da Educação Infantil.

Conhecimentos Específicos e Pedagógicos

Conhecimentos básicos de primeiros socorros, noções de recreação, noções de esportes, lazer, noções de higiene pessoal com crianças de 0 à 5 anos, noções de como alimentar crianças, aptidão e habilidades para lidar com crianças.

Referências Bibliográficas dos Conhecimentos Pedagógicos

- Parâmetros Curriculares Nacionais e legislações vigentes, Constituição Federal/88 - Arts. 5°, 37 ao 41,

205 ao 214, 227 ao 229, Lei Federal n.° 11.494/07 - Fundeb e Resolução CNE/CEB n° 02/98 - Institui as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental. - A criança e o número - Constance Kamii - Editora Papirus;

- Avaliação Mediadora - Jussara Hoffmann - Editora Mediação;

- A Psicologia da Criança - Jean Piaget e B. Inhelder - Editora Bertrand Brasil S.A. Rio de Janeiro;

- Ferreiro, Emília; Teberosky. Psicogênese da língua escrita. Artmed, 1999; - Manual da Educação Infantil de 0 à 3 anos. Artmed - 1998;

- O Educador e a Moralidade Infantil - Uma visão construtivista - Telma Pileggi Vinha - Mercado de Letras Edições e Livraria Ltda - Campinas - SP;

- Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Infantil - Publicação do MEC - 1998;

- Pensamento Pedagógico Brasileiro - Moacir Gadotti;

- Piaget - O diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio - Maria da Glória Seber.

Educação de Pré-escola - Educação Infantil

Requisito: NORMAL SUPERIOR OU LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA.

Para professor substituto pode-se admitir aluno da graduação que esteja, no mínimo, no segundo ano da faculdade, e o mesmo será classificado em lista própria diferente do profissional habilitado. Língua Portuguesa Interpretação de texto, ortografia, acentuação gráfica, pontuação, crase, classe de palavras, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, sentido próprio e figurado da palavra, termos integrantes da oração, entre outros.

Matemática

Operações com números reais, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum, razão e proporção, porcentagem, regra de três, média aritmética, juros simples e composto, sistema de equações do 1° e 2° graus, relação entre grandezas, tabelas e gráficos, sistema de medidas, noções de geometria e raciocínio lógico para a resolução de problemas.

Legislação

LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, processos de ensino e aprendizagem, relações entre educação, escola e sociedade e PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais e legislações vigentes, Constituição Federal/88- Arts. 5°, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229, Lei Federal n.° 11.494/07 - Fundeb e Resolução CNE/CEB n° 02/98 - Institui as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental.

Conhecimentos Pedagógicos

Reflexões sobre alfabetização, concepções de linguagem e escrita, pensamento e linguagem, teorias sobre o desenvolvimento da linguagem, a formação e o desenvolvimento dos conceitos científicos na infância, interação social e moralidade, origem da escrita e apropriação pela criança, as relações entre ensino e aprendizagem em sala de aula, a metodologia nas áreas do conhecimento, a importância dos jogos na educação, a língua escrita numa perspectiva interacionista, a leitura infantil e a produção de textos, planejamento e propostas pedagógicas, reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da liberdade, ação educativa e violência, o diálogo como minimizador da violência, avaliação da aprendizagem, temas transversais em educação, a construção do conhecimento na escola e planejamento de projetos didáticos.

Referências Bibliográficas dos Conhecimentos Pedagógicos

- Uma Nova Metodologia de Educação Pré-Escolar - Orly Zucatto Mantovani de Assis - Editora Artes Médicas;

- Piaget para a educação pré-escolar - Constance Kamii Rheta Devries - Editora Artes Médicas;

- Atividades na Pré-Escola - Idalina Ladeira Ferreira; Sarah P. Souza Caldas, Editora Saraiva;

- Pré-Escola: Uma Nova Fronteira Educacional - Paulo Nathanael Pereira de Souza, Editora - Livraria Pioneira São Paulo;

- Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas Fundação para o livro Escolar;

- Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil - Publicação do MEC - 1998;

- Prática Psicomotora na Pré -Escola - Vera Miranda Gomes, Editora Ática;

- Pré Escola, tempo de educar - Maria Lucia Thiessen, Ana Rosa Beal, Editora Ática;

- Plano Escolar - caminho para a autonomia - Akiko Oyafuso e Eny Maia - Extra Publishing Comf. Ltda;

- Por que Planejar? Como Planejar? - Maximiliano Menegolla e Ilza Martins Sant'Anna - Editora Vozes;

- Piaget. Vygotsky. Wallon - teorias Psicogenéticas em discussão - Yves De La Taille - Summus Editorial Ltda;

- Piaget - O diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio - Maria da Glória Seber.

- Psicologia na Educação - Davis, Claudia - Editora Cortez;

- Uma Escola para o povo - Nidelcoff, Maria Tereza - Editora Brasiliense;

- Temas Transversais e Educação - Maria Dolors Busquets e outros - Editora Ática;

- A importância do ato de Ler - Paulo Freire - Editora Cortez;

- Reflexões sobre alfabetização - Emília Ferreiro - Editora Cortez;

Professor P-I (Ensino Fundamental do 1° ao 5° ano)

Requisito: NORMAL SUPERIOR OU LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA.

Para professor substituto pode-se admitir aluno da graduação que esteja, no mínimo, no segundo ano da faculdade, e o mesmo será classificado em lista própria diferente do profissional habilitado.

Língua Portuguesa

Interpretação de texto, ortografia, acentuação gráfica, pontuação, crase, classe de palavras, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, sentido próprio e figurado da palavra, termos integrantes da oração, entre outros.

Matemática

Operações com números reais, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum, razão e proporção, porcentagem, regra de três, média aritmética, juros simples e composto, sistema de equações do 1° e 2° graus, relação entre grandezas, tabelas e gráficos, sistema de medidas, noções de geometria e raciocínio lógico para a resolução de problemas.

Legislação

LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, processos de ensino e aprendizagem, relações entre educação, escola e sociedade e PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais e legislações vigentes, Constituição Federal/88- Arts. 5°, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229, Lei Federal n.° 11.494/07 - Fundeb e Resolução CNE/CEB n° 02/98 - Institui as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental.

Conhecimentos Pedagógicos

Reflexões sobre alfabetização, concepções de linguagem e escrita, pensamento e linguagem, teorias sobre o desenvolvimento da linguagem, a formação e o desenvolvimento dos conceitos científicos na infância, interação social e moralidade, origem da escrita e apropriação pela criança, as relações entre ensino e aprendizagem em sala de aula, a metodologia nas áreas do conhecimento, a importância dos jogos na educação, a língua escrita numa perspectiva interacionista, a leitura infantil e a produção de textos, planejamento e propostas pedagógicas, reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da liberdade, ação educativa e violência, o diálogo como minimizador da violência, avaliação da aprendizagem, temas transversais em educação, a construção do conhecimento na escola e planejamento de projetos didáticos.

Referências Bibliográficas dos Conhecimentos Pedagógicos

- Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas Fundação para o livro Escolar;

- Plano Escolar - caminho para a autonomia - Akiko Oyafuso e Eny Maia - Extra Publishing Comf. Ltda;

- Por que Planejar? Como Planejar? - Maximiliano Menegolla e Ilza Martins Sant'Anna - Editora Vozes;

- Piaget. Vygotsky. Wallon - teorias Psicogenéticas em discussão - Yves De La Taille - Summus Editorial Ltda;

- Avaliação na Pré -escola - Jussara Hoffmann - Editora Mediação;

- Jogos em Grupo na Educação Infantil - Constance Kamii e outros;

- Conversando sobre Educação em Valores Humanos - Marilu Martinelli - Editora Peirópolis;

- Pensamento Pedagógico Brasileiro - Moacir Gadotti;

- Aprendizagem da Linguagem Escrita - Liliana Tolchinsky Landsmann;

- Piaget - O diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio - Maria da Glória Seber.

- Psicologia na Educação - Davis, Claudia - Editora Cortez;

- Uma Escola para o povo - Nidelcoff, Maria Tereza - Editora Brasiliense;

- Temas Transversais e Educação - Maria Dolors Busquets e outros - Editora Ática;

- A importância do ato de Ler - Paulo Freire - Editora Cortez;

- Reflexões sobre alfabetização - Emília Ferreiro - Editora Cortez;

- Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental - Publicação do MEC - 1998;

Professor III - (Ensino Fundamental do 6° ao 9° ano)

Requisito: LICENCIATURA PLENA Na ÁREA.

Para professor substituto pode-se admitir aluno da graduação na área que esteja, no mínimo, no segundo ano da faculdade, e o mesmo será classificado em lista própria diferente do profissional habilitado.

Legislação: (comum para todas as áreas)

LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, processos de ensino e aprendizagem, relações entre educação, escola e sociedade e PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais e legislações vigentes, Constituição Federal/88- Arts. 5°, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229, Lei Federal n.° 11.494/07 - Fundeb e Resolução CNE/CEB n° 02/98 - Institui as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental.

Conteúdo Comum:

Conhecimentos pedagógicos: (comum para todas as áreas)

Concepção de ensino e aprendizagem, Currículo e o Ensino Fundamental, Didática, a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem e a importância da avaliação, Metodologia e Prática do Ensino, a construção do conhecimento e suas implicações na prática docente, o uso dos instrumentos de comunicação na prática de ensino e saberes necessários à prática educativa.

Referências Bibliográficas dos Conhecimentos Pedagógicos

- Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas Fundação para o livro Escolar;

- Plano Escolar - caminho para a autonomia - Akiko Oyafuso e Eny Maia - Esxtra Publishing Comf. Ltda;

- Por que Planejar? Como Planejar? - Maximiliano Menegolla e Ilza Martins Sant'Anna - Editora Vozes;

- Piaget. Vygotsky. Wallon - teorias Psicogenéticas em discussão - Yves De La Taille - Summus Editorial Ltda;

- Conversando sobre Educação em Valores Humanos - Marilu Martinelli - Editora Peirópolis;

- Pensamento Pedagógico Brasileiro - Moacir Gadotti;

- Aprendizagem da Linguagem Escrita - Liliana Tolchinsky Landsmann;

- Piaget - O diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio - Maria da Glória Seber.

- Psicologia na Educação - Davis, Claudia - Editora Cortez;

- Temas Transversais e Educação - Maria Dolors Busquets e outros - Editora Ática;

- A formação social da mente - L. Vygotsky - Editora Martins Fontes - SP;

- Educação como prática da Liberdade - Paulo Freire - Editora Paz e Terra S/A;

- Construtivismo de Piaget a Emília Ferreiro - Maria da Graça Azenha - Editora Ática;

- Violência e Educação - Regis de Morais - Papirus Editora - (Cap. 1, 2, 3 e 4);

- Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento - César Coll Salvador - Editora Artes Médicas Sul Ltda - Porto Alegre - RS;

- Pensamento e Linguagem - L. S. Vygotsky - Livraria Martins Fontes Editora Ltda - São Paulo - SP;

- Escola - leitura e produção de textos - Ana Maria Kaufman e Maria Elena Rodríguez - Editora Artes Médicas Sul Ltda - Porto Alegre - RS;

- Os sete saberes necessários à Educação do Futuro - Edgar Morin - Editora Cortez - São Paulo - SP;

- A Organização do Currículo por projetos de trabalho - Fernando Hernandez Montserrat Ventura - Editora Artes Médicas - (Cap. 5, 6 e 7);

- Repensando a Didática - Antonia Osima Lopes, Ilma Passos Alencastro Veiga e outros - Papirus Editora;

- A criança na fase inicial da escrita - a alfabetização como processo discursivo - Ana Luiza Bustamante Smolka - Editora Cortez.

Conhecimentos Específicos de cada Área:

Professor P-III - Língua Portuguesa

Ortografia, acentuação, classes, análise sintática, concordância nominal e verbal, regência verbal e nominal, pronomes, pontuação, crase, formação das palavras, análise e interpretação de texto, uso do hífen e divisão silábica.

Professor P-III - Inglês

Leitura e compreensão de texto em inglês, vocabulário geral, gramática, adjetivos e pronomes, verbos, formas afirmativas, negativas e interrogativas, tempos verbais, preposições, advérbios e numerais.

Professor P-III - Espanhol

Leitura e compreensão de texto em espanhol, vocabulário geral, gramática, adjetivos e pronomes, verbos, formas afirmativas, negativas e interrogativas, tempos verbais, preposições, advérbios e numerais.

Professor P-III - Matemática / Geometria

Sistema de numeração decimal, números naturais, divisibilidade, cálculo literal, proporção, regra de três, estatística, teoremas principais, progressão aritmética e geométrica, matemática financeira, juros, função exponencial, relação entre grandezas, tabelas e gráficos, sistema de medidas, geometria plana e espacial e raciocínio lógico para a resolução de problemas.

Professor P-III - História

Brasil colonial, pacto colonial, agricultura, mineração, Brasil independente: 1º Reinado, 2º Reinado, Regência, Brasil Republicano, queda do Império, revolução de 30, Estado Novo, Governos militares, História Antiga, História Clássica, Feudalismo, Renascimento, Reformas religiosas, Revolução Industrial, Revolução Francesa, Independência do Brasil e das Américas, Brasil Colônia, as tensões sociais, industrialização, urbanização e revoluções.

Professor P-III - Geografia

Aspectos físicos do território brasileiro, aproveitamento econômico, meio ambiente, desequilíbrios ambientais, espaço geográfico, dinâmica populacional, a nova ordem mundial e a globalização, as transformações no leste europeu, os grandes blocos internacionais de poder, interações entre sociedade e natureza, a população brasileira, atividades industriais, agricultura, pecuária e extrativismo mineral, fontes de energia, Tratados de livre comércio, NAFTA, Comunidade Européia e desmembramentos de países.

Professor P-III - Ciências

Água, ar, solo, seres vivos, ecologia, biologia, esquema corporal, reprodução humana, saúde, tabagismo, alcoolismo, toxicomanias, doenças transmissíveis, estrutura corpuscular, coleta seletiva de lixo, efeito estufa, Terra e Universo, natureza e saúde, ecossistema, processos de separação de elementos, biodiversidade e organismos.

Professor P-III - Educação Artística

A história da arte geral, a história da arte no Brasil, educação musical na escola, o teatro, o jogo dramático teatral, harmonia das cores, geometria, projeções geométricas, elementos básicos das composições artísticas, o ensino da educação artística, metodologia do ensino da arte, o desenvolvimento expressivo e suas relações com o desenvolvimento biológico, afetivo, cognitivo e sócio cultural do ser humano.

Professor P-III - Educação Física

Biodinâmica e comportamento da atividade física, abordagens da educação física escolar, motricidade humana, corporeidade, cineantropometria, crescimento e desenvolvimento corporal, primeiros socorros, organização de eventos, regras dos jogos esportivos, atividade física, condicionamento e performance.

Professor III EM: (para Ensino Técnico)

Informática, Técnico em Administração, Direito, Contabilidade, Turismo e Psicologia. Requisito: BACHARELADO, LICENCIATURA OU TECNÓLOGO NAS ÁREAS DE: INFORMÁTICA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE, TURISMO, GESTÃO, DIREITO OU ADMINISTRAÇÃO.

Prova: 30 questões, sendo 10 de informática, 10 de administração e 10 de conhecimentos pedagógicos e Legislação Educacional

Conhecimentos pedagógicos: (comum a todos os candidatos)

Concepção de ensino e aprendizagem, Currículo e o Ensino Técnico, Didática, a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem e a importância da avaliação, Metodologia e Prática do Ensino, a construção do conhecimento e suas implicações na prática docente, o uso dos instrumentos de comunicação na prática de ensino e saberes necessários à prática educativa.

Referências Bibliográficas dos Conhecimentos Pedagógicos

- Freire, Paulo. Pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra 1970;

- Luckesi, C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo; Editora Cortez, 2006;

- Pimenta, Selma, G.A. A Construção do Projeto Pedagógico na Escola. Idéias n° 8. 1.990, p 17-24;

- Catálogo de Cursos Técnicos: Publicação do MEC - 2008;

- Whitaker, F.F. Planejamento - Sim e Não. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002;

- Brasil. Ministério da Educação - Secretaria de Educação Especial. O acesso de Alunos com deficiência às escolas. Brasília. Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, 2004.

Legislação: (comum a todos os candidatos)

LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.

ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.

Processos de ensino e aprendizagem, relações entre educação, escola e sociedade.

PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais e legislações vigentes.

Constituição Federal/88 - Arts. 5°, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229 e Lei Federal n.° 11.494/07 Fundeb

Administração

O papel do administrador, administração estratégica, marketing e administração de marketing, canais de distribuição, finanças de empresas, sociedades por ações, mercados financeiros, modelos financeiros da empresa e Planejamento a Longo Prazo, rotinas administrativas, seleção de pessoal, encargos sociais, teoria da motivação, liderança e processo decisório.

Informática

Organização e arquitetura de computadores, componentes de um computador (hardware e software), sistemas de entrada, saída e armazenamento, Sistemas de numeração e codificação, sistemas operacionais, Funções, estrutura e gerência de Recursos, MS Windows e Linux, segurança da Informação, backup, desenvolvimento de software, conceitos de Análise, projeto e programação estruturada, linguagem de consulta - SQL, algoritmos e estruturas de dados, redes de comunicação, topologias de redes de computadores. Arquitetura e protocolos de redes de comunicação