Prefeitura de Santa Carmem - MT

Notícia:   Vagas para Agente Comunitário de Saúde na Prefeitura de Santa Carmem - MT

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CARMEM

ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO, PLANEJAMENTO E FINANÇAS

EDITAL 001/2012 PROCESSO SELETIVO PUBLICO

O Prefeito de Santa Carmem - MT, Srº. ALESSANDRO NICOLI, por meio da Comissão de Avaliação do Processo Seletivo Público, nomeada pela Portaria nº 42/2012, considerando a área descoberta da Estratégia Saúde da Família para suprir as vagas para AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, torna publico a todos os interessados que estarão abertas as inscrições para preenchimento do referido cargo através do PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N.º001/2012, PARA ADMISSÃO DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE PARA AS ÁREAS 08 e 09, conforme regras estabelecidas neste edital e na emenda Constitucional n.º 51 que dispõe sobre a contratação de Agentes Comunitários de Saúde.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 A Comissão de avaliação do Processo é integrada por 5 (cinco) membros, nomeados por ato do Prefeito Municipal de Santa Carmem - MT pela Portaria nº 42/2012 de 01 de março de 2012.

1.2 Regime Jurídico de Trabalho: Estatutário, no termo da legislação do município de Santa Carmem - MT (Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Santa Carmem, instituído pela Lei Municipal nº 159, de 10 de maio de 2002).

1.3 Regime Geral de Previdência Social - RGPS.

1.4 Não será cobrado qualquer valor a titulo de taxa de inscrição.

2. REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO

2.1 Este Processo Seletivo Público está aberto a todos que satisfazem as exigências das leis em vigor, podendo participar do processo seletivo público o candidato que preencher os seguintes requisitos.

2.2 Ser brasileiro (nato ou naturalizado) comprovando com apresentação de documento oficial, ou português em gozo dos direitos políticos comprovados por certificação fornecida pelo Ministério da justiça (decreto n.º70.436 de 18/04/72).

2.3 Ter na data da inscrição idade mínima de 18(dezoito) anos completos.

2.4 Residir na área de atuação por no mínimo 1 (um) ano comprovando o mesmo.

2.5 Preencher a ficha de inscrição original que se encontra a disposição na Secretaria Municipal de Saúde de Santa Carmem - MT.

2.6 Apresentar no ato da inscrição Cédula de Identidade, CPF e Comprovante de Endereço original e cópia, na qual deverá conciliar com a micro área na qual estaria concorrendo a vaga.

3. No ato da POSSE apresentar

a) Documentos Originais e Cópia RG - CPF - Título de Eleitor - Certidão de Nascimento dos filhos - Certidão de Casamento 01 foto 3X4.

b) Prova de estar quite com as obrigações eleitorais em seu original e cópia.

c) Prova de estar em dia com as obrigações militares, no caso de ser sexo masculino original e cópia.

d) Apresentar comprovante de exame de saúde físico e mental.

e) Apresentar certidões negativas da justiça Estadual e Federal (civil e criminal), através dos sites www.tjmt.jus.br e www.trf1.jus.br

f) Apresentar Carteira de Trabalho.

g) Apresentar atestado de residência ou documento que comprove residir na área que pretende atuar.

h) Declaração de Bens.

i) Declaração de não acúmulo ilegal de cargo, emprego ou função pública.

j) Declaração que responde ou não a inquérito policial e a processo administrativo disciplinar.

k) Conta no Banco.

l) Comprovante de escolaridade original e cópia.

4. INSTRUÇÕES E PROGRAMAS

4.1 Realização das provas:

4.2 A prova será realizada no dia 01/04/2012 (Domingo), na Escola Municipal Selvino Damian Preve, localizada na Rua Tamandaré, nº 649, no período matutino realização da prova objetiva com inicio ás 08:00 horas(objetiva), e no período vespertino o teste psicológico com início as 13:30 horas.

4.3 O candidato deverá comparecer ao local das provas com o mínimo de 30(trinta) minutos de antecedência, trazendo seu comprovante de inscrição juntamente com a carteira de Identidade e caneta azul ou preta.

4.4 Conteúdo das provas: Conhecimento Básico em Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Específicos.

4.5 Entrevista psicológica.

4.6 Publicação de resultados: No dia 04/04/2012, no Quadro Mural da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Saúde e ESF e sites www.santacarmem.mt.gov.br e jornaloficial@amm.org.br

5. LOCAL DE TRABALHO, NÚMERO DE VAGAS, CARGA HORÁRIA, REMUNERAÇÃO

5.1 O local para exercício das atividades do contratado selecionado será nas microàreas descritas a seguir e mapa no anexo I.

5.2 O número de vagas é o constante da tabela abaixo:

CARGO/FUNÇÃO

REQUISITOS

NÚMERO DE VAGAS

PROVA

VENCIMENTO INICIAL

CARGA HORÁRIA

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Ensino Médio Completo

02

Objetiva/entrevista psicológica

923,28

40 horas/ semanal

6. DAS VAGAS

AS VAGAS ESTÃO ASSIM DISPOSTAS

URBANAS

Numero de Vagas

Área

Limitações

01

09

Rua Tiradentes, Avenida Santos Dumont, Rua Floriano Peixoto, Avenida Duque de Caxias, Rua Tuiuti, Avenida do Comércio, Rua Tamandaré, Avenida Alvorada, Residencial Viver Bem.

01

08

Rua Tiradentes, Avenida Getulio Vargas, Rua Princesa Isabel, Rua Padre Anchieta, Rua Castro Alves, Rua Raposo Tavares, Rua Quintino Bocaiuva, Rua Tuiuti, Avenida do Comércio, Rua Tamandaré e Avenida Alvorada

6.1 Não haverá disponibilidade para portadores de deficiência, devido ao oferecimento de vaga estar limitada a duas.

7. DAS INSCRIÇÕES

7.1 As inscrições serão realizadas no período de 19 de março de 2012 ao dia 23 de março de 2012, no Centro Municipal de Saúde, situado na Rua Raposo Tavares nº 696, das 07h00min as 11h00min horas e das 13h00min as 17h00min horas.

7.2 As inscrições poderão ser feitas por procuração, com firma reconhecida, devidamente acompanhada de fotocópia da identidade e do CPF do candidato e do procurador.

8. DA REALIZAÇÃO ENTRE O PROCESSO SELETIVO PÚBLICO

8.1 A prova objetiva será realizada na seguinte data:

Data: 01/04/2012
Local: Escola Municipal Selvino Damian Preve, situada na Rua Tamandaré nº 649.
Horário: 08:00 horas as 12:00 horas

8.2 A prova objetiva analisará os conhecimentos elementares do candidato das disciplinas abaixo e terão a seguinte distribuição de pontuação:

Disciplina

Questões

Peso

Pontuação

-língua portuguesa

10

1

10

-matemática

10

1

10

-conhecimento específico

10

1

10

TOTAL

30

8.3 A entrevista psicológica será realizada no dia 01 de abril de 2012 com inicio às 13h30min na Escola Municipal Selvino Damian Preve, situada na Rua Tamandaré nº 649.

8.4 A entrevista psicológica será realizada na ordem de chegada dos candidatos e terá caráter eliminatório.

8.5 O candidato chamado para a realização da entrevista psicológica que não se encontrar no local previsto no item 8.3 será considerado desclassificado.

9. DA SELEÇÃO

9.1 Será classificado o candidato que obtiver o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de acertos na somatória das notas da prova objetiva.

9.2 Quando na apuração final dos pontos ocorrer empate, o critério para desempate dos candidatos será:

a) O número de pontos na Prova de Conhecimento Específico.

b) O número de pontos na prova de Língua Portuguesa.

c) A idade, dando-se Preferência para o candidato mais velho.

d) A classificação dos candidatos dar-se á, em rigorosa ordem decrescente do total de pontos por microárea.

e) O resultado final será divulgado através de edital publicado no quadro da prefeitura municipal, Sec. de Saúde e Unidade de Saúde Local, sendo os candidatos aprovados convocados para apresentação da documentação exigida e posterior posse.

f) Data da publicação do resultado esta previsto para 04 de abril de 2012.

10. PREVISÃO DO CRONOGRAMA DE EVENTOS

EVENTO

DATA

Publicação do Edital de Abertura

15/03/2012

Período de Inscrição

19/03/2012 a 23/03/2012

Homologação das Inscrições

27/03/2012

Aplicação da Prova Objetiva e psicológica

01/04/2012

Divulgação do resultado

04/04/2012

Homologação do Resultado do Processo Seletivo

09/04/2012

11. SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES PERTINENTES AO CARGO

11.1 CARGO : AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE.

Compreende o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal.Coletar e analisar, juntamente com a equipe de saúde, dados sócio-sanitários da comunidade a ser atendida pelos programas específicos de saúde, consultando e compilando registros de instituições da comunidade (Cartórios, serviços de saúde e outras que prestam assistência sócio-sanitária), realizando pesquisas junto à população ou às instituições, entrevistas e observações, para possibilitar a diagnose e prognose da situação de saúde da comunidade, o conhecimento dos fatores que a estão fragilizando e os recursos disponíveis para as ações de saúde;Elaborar, juntamente com a equipe de saúde, normas técnicas e administrativas dos serviços, consultando documentos de outras entidades, para organizar programas em bases cientifica;Estabelecer, juntamente com a equipe de saúde, os programas para uma coletividade, elaborando um plano escrito com base nas prioridades, tempo, produção e custo, para atender as necessidades da população, dentro dos recursos disponíveis;Planejar e desenvolver atividades específicas de assistência à indivíduos, famílias e outros grupos da comunidade, realizando visitas domiciliares, testes de imunidade, vacinação e investigações, para possibilitar a promoção e proteção da saúde de grupos prioritários e o aumento da cobertura dos programas;Realizar programas educativos para grupos da comunidade, ministrando cursos e palestras para motivar o desenvolvimento de atitudes e hábitos sadios na comunidade;Criar, juntamente com educadores de saúde pública e assistentes sociais, grupos na comunidade, para conscientizar a população e incentivá-la a cooperar na solução de seus próprios problemas;Colaborar na área de estágio profissional, supervisionando e avaliando rendimentos, para formar e informar profissionais que atuam na área dos ACS.

12. PROPOSTA DE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Língua portuguesa: interpretação de texto. Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares.

Emprego de pronomes. Preposições e conjunções. Concordância verbal e nominal.

Crase. Regência.

Noções de matemática: Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação de 1º grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico. Resolução de situações problema.

Conhecimentos específicos para Agente de Comunitário de Saúde:

a) Processo saúde-doença e seus determinantes/condicionantes.

b) Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde e a Lei Orgânica da Saúde;

c) Conhecimentos geográficos da área/região/município de atuação.

d) Cadastramento familiar e territorial: finalidade e instrumentos.

e) Interpretação demográfica.

f) Conceito de territorialização, micro-área e área de abrangência.

g) Indicadores epidemiológicos.

h) Técnicas de levantamento das condições de vida e de saúde/doenças da População.

i) Critérios operacionais para definição de prioridades: indicadores socioeconômicos, culturais e epidemiológicos.

j) Conceitos de eficácia, eficiência e efetividade em saúde coletiva.

k) Estratégia de avaliação em saúde: conceitos, tipos, instrumentos e técnicas.

l) Conceitos e critérios de qualidade da atenção à saúde: acessibilidade, humanização do cuidado, satisfação do usuário e do trabalhador, equidade, outros.

m) Sistema de informação em saúde.

n) Condições de risco social: violência, desemprego, infância desprotegida, processo,

migratórios, analfabetismo, ausência ou insuficiência de infra-estrutura básica, outros.

o) Promoção da saúde: conceitos e estratégias.

Principais problemas de saúde da população e recursos existentes para o enfrentamento dos problemas.

p) Intersetorialidade: conceito e dinâmica político-administrativa do município.

q) Informação, educação e comunicação: conceitos, diferenças e interdependência.

r) Formas de aprender e ensinar em educação popular.

s) Cultura popular e sua relação com os processos educativos.

t) Participação e mobilização social: conceitos, fatores facilitadores e/ou dificultadores da ação coletiva de base popular.

u) Lideranças: conceitos, tipos e processos de constituição de lideres populares.

v) Pessoas portadoras de necessidades especiais; abordagem, medidas facilitadoras de inclusão social e direito legais.

w) Saúde da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.

x) Estatuto da criança e do adolescente e do idoso.

y) Noções de ética e cidadania.

13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1 Fazendo-se necessário, farão divulgar normas complementares ao presente Edital e avisos oficiais, mediante publicação e ampla divulgação, sendo de competência do candidato o acompanhamento da divulgação de tais publicações.

13.2 O resultado final do presente Processo Seletivo Público será homologado pelo Prefeito Municipal de Santa Carmem - MT.

13.3 Os casos omissos serão resolvidos por comissão a ser constituído para a devida analise do caso específico.

13.4 O prazo recursal para a impugnação do presente edital, e do resultado final e de 24 (vinte e quatro) horas após a publicação do edital e do resultado, respectivamente.

13.5 O prazo de validade do Processo Seletivo Público será de até dois anos, contados a partir data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período a critério do Prefeito Municipal de Santa Carmem - MT .

13.6 O resultado final do Processo Seletivo Público será homologado pelo Prefeito Municipal de Santa Carmem -MT e publicado no Quadro de Mural da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Saúde e ESF e sites www.santacarmem.mt.gov.br e jornaloficial@amm.org.br.

Publica-se, Registra-se, Cumpra-se

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE SANTA CARMEM

ESTADO DE MATO GROSSO,

EM 15 DE MARÇO DE 2012.

MILENE COELHO
Presidente da Comissão do Concurso Público

ALESSANDRO NICOLI
Prefeito Municipal