UFPI - Universidade Federal do Piauí - PI

Notícia:   Vagas na Universidade Federal do Piauí - PI

UFPI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

EDITAL Nº 01 /2008-DRH

O Reitor da Universidade Federal do Piauí no uso de suas atribuições legais e, mediante autorização constante da Portaria n.º 450/2007 do Ministro de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão e Portaria nº 1.264/2007 do Ministro de Estado da Educação de 27.12.2007, publicadas no Diário Oficial da União em 28.12.2007, torna pública a abertura de inscrições ao Concurso Público de provas, destinado a selecionar candidatos para provimento das vagas de cargos na categoria funcional de Técnico-Administrativos em Educação - Lei nº 11.091/2005 de 12/01/2005, publicada no Diário Oficial da União de 13/01/2005-PCCTAE. A lotação será nos campi Ministro Reis Velloso na cidade de Parnaíba, Senador Helvídio Nunes de Barros na cidade de Picos e Profª. Cinobelina Elvas na cidade de Bom Jesus, todos no Estado do Piauí, conforme especificados no subitem 1.1 deste Edital, de acordo com a Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990, publicada no Diário Oficial da União de 12/12/1990 e com a Portaria nº 450/2002, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão de 07/11/2002, observadas as disposições legais aplicáveis à espécie e as normas contidas neste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 Os cargos, níveis de classificação/ capacitação e padrão de vencimento requisito/escolaridade, local de trabalho/ vagas, remuneração e taxa de inscrição, estão estabelecidos no quadro a seguir:

CÓDIGO/CARGO

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO / NÍVEL DE CAPACITAÇÃO / PADRÃO DE VENCIMENTO

*REQUISITO / ESCOLARIDADE

Local de Trabalho/Nº Vagas

REMUNERAÇÃO **

TAXA
R$

CAMPUS PROFª CINOBELINA ELVAS BOM JESUS-PI

CAMPUS MINISTRO REIS VELOSO- PARNAIBA-PI

CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS PICOS-PI

01

ASSISTENTE SOCIAL

 

E -I - 1

Curso Superior em Serviço Social e registro no Conselho Competente.

-

01

01

1. 483,90

37,00

02

BIBLIOTECÁRIO / DOCUMENTALISTA

Curso superior em Biblioteconomia ou Ciências da Informação e registro no conselho competente.

01

-

-

03

BIÓLOGO

Curso Superior em Ciências Biológicas e registro no Conselho competente.

-

01

-

04

BIOMÉDICO

05

ENGENHEIRO CIVIL

Curso Superior em Biomedicina e registro no Conselho competente.

-

01

-

06

FISIOTERAPEUTA

Curso superior de Engenharia Civil e registro no Conselho competente.

-

01

-

Curso Superior em Fisioterapia e registro no Conselho competente.

-

01

-

07

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

D - I -1

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo + experiência de 12 meses

01

08

08

1. 253,09

31,00

08

TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA

Química

*** Ensino Médio profissionalizante na área de Química ou Ensino Médio completo + curso Técnico de Laboratório na área Química

03

01

01

09

10

Biologia

*** Ensino Médio profissionalizante na área de Biologia ou Ensino Médio completo + curso Técnico de Laboratório na área Biologia

01

-

03

Análises Clínicas

***Ensino Médio profissionalizante na área de Análises Clínicas ou Ensino Médio completo + curso Técnico de Laboratório na área de Análises Clínicas ou Patologia Clínica.

-

01

03

11

TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

12

TÉCNICO DE TECNOLOGIA
DA INFORMAÇÃO

***Ensino médio profissionalizante ou Ensino Médio completo + curso Técnico em Agropecuária .

02

01

-

*** Ensino Médio profissionalizante ou Ensino Médio completo + curso técnico em Eletrônica com ênfase em sistemas computacionais.

-

01

01

* Os documentos comprobatórios referentes ao requisito/escolaridade serão exigidos somente para investidura no cargo. .

** Remuneração: vencimento básico, acrescido de Vantagem Pecuniária Individual-AT Lei nº 10.698/03 ( valores referentes ao mês de janeiro de 2008 ) O servidor fará jus ao Auxilio Alimentação e demais vantagens previstas na Legislação.

*** Os cursos indicados no requisito/escolaridade devem ser reconhecidos pelo MEC, e os candidatos classificados para nomeação deverão comprovar, quando o cargo assim o exigir, o registro no conselho competente.

Jornada de trabalho: 30 ( trinta) horas semanais para o cargo de Fisioterapeuta e 40 (quarenta) horas semanais para os demais cargos.

1.2 O candidato concorrerá à vaga do cargo/Campus para o qual se inscreveu. 1.3 Os códigos dos locais de trabalho estão discriminados no quadro a seguir:

CÓDIGO

LOCAL DE TRABALHO

20

Campus Profª. Cinobelina Elvas - Bom Jesus - Pi

30

Campus Ministro Reis Veloso - Parnaíba - Pi

40

Campus Senador Helvídio Nunes de Barros - Picos - Pi

2. DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

2.1 A investidura no cargo está condicionada ao atendimento das seguintes condições:

a) ter sido aprovado e classificado no concurso, dentro das vagas oferecidas neste Edital;

b) ter nacionalidade brasileira e no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal;

c) estar em gozo dos direitos políticos;

d) estar quite com as obrigações eleitorais;

e) estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

f) ter idade mínima de 18 anos na data de posse;

g) comprovar o requisito exigido subitem 1.1. deste Edital para exercício do cargo, bem como registro no Conselho competente quando o cargo assim o exigir;

h) apresentar atestado de sanidade física e mental;

i) apresentar declaração de acumulação lícita de cargo público;

j) apresentar declaração de bens e valores patrimoniais;

k) apresentar os documentos que se fizerem necessários por ocasião da posse.

2.2 Antes de efetuar a inscrição o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Concurso e investidura no cargo. A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados no item 2 e seus subitens, bem como o não atendimento ao que determina o item 14.2, impedirá a posse do candidato.

2.3 Para o cargo de Assistente em Administração, a experiência de trabalho deve ser comprovada através de:

· Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS;

· Se realizado na área pública declaração/ certidão do tempo de serviço que informe o período (com início e fim se for o caso);

· No caso de serviços prestados, contrato da prestação de serviços (com início e fim se for o caso).

3. DA INSCRIÇÃO

3.1 As inscrições serão realizadas no período de 23.01 a 15.02.2008 (dias úteis), no horário das 08: 30 às 11:30 h e de 14: 30 às 17:30 h, nas cidades de:

- Teresina-Pi: Pátio da Diretoria de Recursos Humanos da UFPI - SG - 07- ENGATE - Bairro Ininga Teresina-Pi.

- Parnaíba-Pi: Campus Ministro João Paulo dos Reis Veloso - Av. São Sebastião nº. 2819 - Bairro Reis Veloso - Parnaíba-Pi.

- Picos-Pi: Campus Universitário Senador Helvídio Nunes de Barros - Rua Francisco Frota s/n Bairro do Junco - Picos-Pi.

- Bom Jesus-Pi: Campus Universitário Profª Cinobelina Elvas - Planalto Horizonte - Bairro Cibrazen Bom Jesus-Pi.

- Floriano-Pi: Campus Amílcar Ferreira Sobral - Av. Getúlio Vargas nº. 201 - Bairro Meladão. 3.2 Para efetivar a inscrição o candidato apresentará:

a) comprovante da taxa de Inscrição (Boleto Bancário), o qual se encontra disponibilizado na Internet no endereço eletrônico www.ufpi.br/concurso. A referida taxa poderá ser paga nos terminais de auto-atendimento do Banco do Brasil, via internet no endereço eletrônico www.bb.com.br e nos correspondentes bancários do Banco do Brasil (Banco Popular) nos endereços especificados no Anexo III.

b) ficha de inscrição (fornecida no local de inscrição) preenchida sem emendas, rasuras ou omissões, e assinada pelo candidato;

c) fotocópia legível de qualquer um dos seguintes documentos: cédula oficial de Identidade Civil, Militar ou Profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo com foto).

3.2.1 Os candidatos portadores de deficiência deverão apresentar, ainda, a documentação especificada no item 4.4.

3.3 Não haverá isenção da taxa de inscrição.

3.4 Não será aceito em nenhuma hipótese, pedidos para alteração de cargo/Local de trabalho ou restituição do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado, salvo em caso de cancelamento do concurso por conveniência da administração.

3.5 No caso de devolução, por qualquer motivo, de cheque utilizado para o pagamento da taxa de inscrição, esta será anulada.

3.6 Não será aceitas inscrições por via postal, fac-símile, via Internet, condicional e/ou extemporâneas, ou por qualquer outra via não especificada neste Edital. Admitir-se-á, contudo, inscrição por procuração, sendo apresentado o instrumento de mandato, público ou particular, fotocópia legível do documento de identidade do procurador e do candidato, constantes no subitem 3.2, que ficarão em poder da Universidade.

3.6.1 Deverá ser apresentada uma procuração para cada candidato, que ficará retida.

3.6.2 Na procuração particular não há necessidade de reconhecimento de firma.

3.6.3 Ao servidor público federal é proibido atuar no caso de inscrições, como procurador intermediário conforme disposto no inciso XI, do art. 117, da lei nº 8.1 12/90.

3.7 As informações prestadas na ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato e/ou do seu procurador. A Universidade dispõe do direito de excluir do concurso o candidato, cuja ficha for preenchida com dados incorretos, incompletos ou se constatar, posteriormente, que os mesmos são inverídicos.

4. DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS

4.1 Serão reservadas às pessoas portadoras de deficiências, em caso de aprovação, 5% (cinco) por cento do exato número de vagas determinadas para cada cargo/campus neste Edital, exceto para os cargos que tenham somente uma vaga, desde que, a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições do cargo para o qual concorre. Haverá reserva de vaga para os cargos de:

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO/

Campus Ministro Reis Veloso - Parnaíba-Pi - 01 vaga

Campus Senador Helvídio Nunes de Barros - Picos-Pi - 01 vaga

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/

Área de Biologia - Campus Senador Helvídio Nunes de Barros - Picos-Pi - 01 vaga

Área de Análises Clínicas - Campus Senador Helvídio Nunes de Barros - Picos-Pi - 01 vaga

Área de Química - Campus Profª Cinobilina Elvas - Bom Jesus-Pi - 01 vaga

TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA/

Campus Profª Cinobilina Elvas - Bom Jesus -Pi - 01 vaga

4.1.1 Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas aos portadores de deficiência, estas serão preenchidas pelos demais concursados, com a estrita observância da ordem classificatória.

4.2 Consideram-se pessoas portadoras de deficiência, aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no art. 4º do Decreto 3.298/99, de 20/12/1999.

4.2.1 De acordo com o referido Decreto, o candidato, portador de deficiência, deverá identificá-la na ficha de inscrição.

4.3 As pessoas portadoras de deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto 3.298/99, particularmente em seu Artigo n.º 40, participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, horário, local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os candidatos.

4.3.1 A solicitação de condições especiais será atendida, segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

4.4 Os candidatos portadores de deficiência deverão apresentar, no ato da inscrição:

a) Laudo Médico original atestando a especificidade, grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código da Classificação Internacional de Doenças - CID;

b) Solicitação do acompanhamento para realizar prova com monitor ou a confecção da prova ampliada, para os portadores de deficiência (cegos ou amblíopes);

c) Solicitação de tempo adicional para realização da prova, com justificativa de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência, para os candidatos cuja deficiência comprovadamente assim o exigir.

4.4.1 O cumprimento da alínea "a" é indispensável e determinará a não inclusão do candidato como portador de deficiência;

4.4.2 O não atendimento da alínea "b" desobrigará a organização do concurso da confecção de prova ampliada para cegos ou amblíopes.

4.4.3 O não atendimento da alínea "c" cancelará a concessão de tempo adicional.

4.5 O candidato portador de deficiência que, no ato da inscrição, não declarar esta condição, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

4.6 A classificação dos candidatos optantes pela reserva de vaga aos portadores de deficiência dar-se-á no exato número de vagas da reserva, constando na lista geral de classificação do cargo/campus para o qual optou a concorrer, e em lista específica para deficientes.

4.7 A Universidade designará Comissão Multiprofissional de que trata o art. 43 do Decreto nº 3.298 de 20/12/1999.

5. DA DESCRIÇÃO SUMÁRIA DOS CARGOS:

ASSISTENTE SOCIAL: Prestar serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação e outras); desempenhar tarefas administrativas e articular recursos financeiros disponíveis. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

BIBLIOTECÁRIO / DOCUMENTALISTA: Disponibilizar informação; gerenciar unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação; tratar tecnicamente e desenvolver recursos informacionais; disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; desenvolver estudos e pesquisas; promover difusão cultural; desenvolver ações educativas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

BIÓLOGO: Estudar seres vivos, desenvolver pesquisas na área de biologia, biologia molecular, biotecnologia, biologia ambiental e epidemiologia e inventariar biodiversidade; organizar coleções biológicas; manejar recursos naturais; desenvolver atividades de educação ambiental; realizar diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais, além de análises clínicas, citológicas, citogênicas e patológicas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

BIOMÉDICO: Atuar em equipes de saúde, a nível tecnológico e nas atividades complementares de diagnósticos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ENGENHEIRO CIVIL: Desenvolver projetos de engenharia; executar obras; planejar, coordenar a operação e a manutenção, orçar, e avaliar a contratação de serviços; dos mesmos; controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar normas e documentação técnica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

FISIOTERAPEUTA: Atender pacientes para prevenção, habilitação e reabilitação, utilizando protocolos e procedimentos específicos de fisioterapia; habilitar pacientes; realizar diagnósticos específicos; analisar condições dos pacientes; desenvolver programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO: Dar suporte administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; executar serviços nas áreas de escritório. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA: Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registro de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA: Prestar assistência e consultoria técnicas, orientando diretamente produtores sobre produção agropecuária, comercialização e procedimentos de biosseguridade; executar projetos agropecuários em suas diversas etapas; planejar atividades agropecuárias; promover organização, extensão e capacitação rural; fiscalizar produção agropecuária; desenvolver tecnologias adaptadas à produção agropecuária. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações; selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

6. DAS PROVAS

6.1 Para todos os cargos, o concurso constará de prova escrita objetiva de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório, com valor igual a 100 (cem) pontos.

6.2 O conteúdo programático comum para todos os cargos e o específico de cada cargo constam no Anexo I deste Edital.

6. A área de conhecimento, número de questões por área e total, e o valor de cada prova estão especificado no quadro a seguir:

CARGOS

ÁREA DE CONHECIMENTO / Nº QUESTÕES

VALOR (pontos)

COMUM A TODOS OS CARGOS

ESPECÍFICO DO CARGO

TOTAL DE QUESTÕES DA PROVA

Língua Portuguesa

Noções de Informática

MATEMÁTICA

Assistente Social

10

10

-

30

50

100

Bibliotecário / Documentalista

10

10

-

30

Biólogo

10

10

-

30

Biomédico

10

10

-

30

Engenheiro/ Civil

10

10

-

30

Fisioterapeuta

10

10

-

30

Assistente em Administração

10

10

-

30

Técnico de Laboratório / Área

10

10

-

30

Técnico em Agropecuária

10

10

-

30

Técnico de Tecnologia da Informação

10

-

10

30

6.4 Será eliminado do Concurso o candidato que não atingir o mínimo de 50% (cinqüenta) por cento das questões de uma mesma área de conhecimento do cargo.

7. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

7.1 As provas serão aplicadas na cidade de Teresina-Pi, em local, data e horário previstos no Cronograma de Execução deste Edital - Anexo II. A relação dos candidatos por local e sala de aplicação das provas será afixada no Quadro de Avisos da Diretoria de Recursos Humanos - DRH - SG-07 - ENGATE - Campus Ministro Petrônio Portela - Ininga - Teresina-Piauí, nos Campi de Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Floriano e divulgado na Internet no endereço eletrônico www.ufpi.br/concurso e nos jornais locais. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

7.2 O candidato comparecerá ao local determinado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de:

a) caneta esferográfica (tinta preta ou azul escuro);

b) comprovante de inscrição;

c) documento original de Identidade Civil, Militar, Profissional ou Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou ainda, Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo com foto), apresentado no ato da inscrição.

7.2.1 Sem o documento original de identificação o candidato não fará prova.

7.2.2 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, o documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.

7.2.3 A identificação especial será exigida, também, do candidato cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia e/ou à assinatura do portador.

7.2.4 Não serão aceitos como documentos de identidade certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteira de motorista (modelo antigo), carteira de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.

7.2.5 Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo de documento.

7.3 Não será admitido à sala de provas o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o início da prova.

7.3.1 O candidato que se retirar do ambiente de prova, não poderá retornar em hipótese alguma.

7.4 No dia da realização das provas, será proibido ao candidato, o ingresso nas salas de realização das provas e/ou permanecer no local das provas conduzindo máquina calculadora (inclusive em relógio) ou similar, agenda eletrônica, notebook, palmtop, gravador, máquina fotográfica, telefone celular, BIP, Walkman, gravador, qualquer outro receptor de mensagem, portando armas ou relógio. Durante a realização das provas objetivas não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, bem como o uso de óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como: chapéu, boné, gorro, etc. O descumprimento da presente instrução implicará na eliminação do candidato, constituindo tentativa de fraude.

7.4.1 A Universidade não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem por danos neles causados.

7.5 As provas escritas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, com duração de 03 (três) horas, incluindo o tempo necessário ao preenchimento do cartão resposta, serão do tipo múltipla escolha, com uma única resposta correta.

7.6 Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do concurso o candidato que durante a realização das provas:

a) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução das provas;

b) utilizar-se de livros, máquinas de calcular e/ou equipamento similar, dicionário, notas e/ou impressos que não forem expressamente permitidos e/ou que se comunicar com outro candidato;

c) for surpreendido portando qualquer dos equipamentos ou similar, discriminados no subitem 7.4;

d) faltar com o devido respeito com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes e com os candidatos;

e) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;

f) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal e/ou portando cartão resposta;

g) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

h) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do concurso.

7.7 Quando, após as provas, for constado por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por investigação policial, ter o candidato utilizado processos ilícitos, sua prova será anulada e ele será automaticamente eliminado do concurso.

7.8 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para aplicação das provas em razão de afastamento de candidatos da sala de prova.

7.9 No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação da provas e/ou pelas autoridades presentes informações referentes ao conteúdo das provas e/ou a critérios de avaliação/classificação.

7.10 Somente será permitido ao candidato entregar o seu caderno de questões/prova após 01 (uma) hora do início da prova. Transcorrido esse tempo, o candidato devolverá o caderno e cartão resposta ao fiscal de sala e deverá retirar-se do local.

7.11 As respostas serão transcritas para o CARTÃO RESPOSTA, que é o único documento válido para a correção eletrônica através de leitura óptica.

7.12 O preenchimento do CARTÃO RESPOSTA será de inteira responsabilidade do candidato, que procederá de acordo com as instruções nele contidas.

7.13 Na correção do CARTÃO RESPOSTA será atribuída nota 0 (zero) às questões não assinaladas, questões que contiverem mais de uma alternativa marcada, emenda ou rasura, ainda que legível.

7.14 Ao terminar a prova escrita objetiva de conhecimentos gerais e específicos, o candidato obrigatoriamente entregará ao fiscal da sala o CARTÃO RESPOSTA, devidamente assinado.

7.15 Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada para as provas escritas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, nem substituição do CARTÃO RESPOSTA por erro do candidato, seja qual for o motivo alegado.

7.16 O não-comparecimento no local, horário e data determinados para realização das provas implicará a eliminação automática do candidato.

7.17 O candidato só poderá retirar-se do local de realização das provas, levando o caderno de questões/prova, no decurso dos últimos 30 (trinta) minutos anteriores ao horário previsto para o término das mesmas.

7.18 O gabarito oficial das provas escritas objetivas de conhecimentos gerais e específicos será divulgado na data constante no Cronograma de Execução do Concurso, Anexo II deste Edital.

7.19 Não serão aplicadas provas em local, em data ou em horário diferentes dos predeterminados no Cronograma de Execução do concurso.

7.20 Em hipótese alguma haverá vista ou revisão de provas, facultada, no entanto, a interposição de recursos na forma do item 8, e seus subitens deste Edital

7. Qualquer alteração no Cronograma de Execução do Concurso - Anexo II será divulgado no Diário Oficial da União, na UFPI/DRH e na Internet.

8. DO RECURSO

8.1. Admitir-se-á um único recurso para cada candidato, relativo à divulgação do Gabarito das provas escritas objetivas de conhecimentos gerais e específicos. O recurso deverá ser devidamente fundamentado, e dirigido à Comissão Organizadora do Concurso, entregue sob protocolo, nos Campi de cada cidade onde foram realizadas as inscrições e na Divisão de Protocolo da UFPI - SG-07 em Teresina - Pi, na data prevista no cronograma de execução do concurso, que serão encaminhados à Comissão Organizadora do Concurso.

8.2. No requerimento do recurso, cada questão deverá ser indicada, individualmente, por área de conhecimento e fundamentada com lógica e consistência seus argumentos. O recurso não poderá ser assinado, rubricado e nem conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que o identifique, sob pena de ser preliminarmente indeferido. A identificação do candidato deve ser feita somente no formulário de recurso que será disponibilizado na Internet no endereço eletrônico www.ufpi.br/concurso, nos campi onde realizaram as inscrições e na Divisão de Protocolo Geral da UFPI, em Teresina-Pi.

8.2.1 Será desconsiderado o recurso da prova objetiva em que o candidato de alguma forma se identificar.

8.3. Os recursos somente serão admitidos se interpostos no prazo determinado no Cronograma de Execução do Concurso, Anexo II deste Edital. Não será aceito, em nenhuma hipótese, pedido de revisão do julgamento dos recursos ou recurso interposto fora do prazo determinado no cronograma de execução Anexo II deste Edital.

8.4. Recursos inconsistentes e extemporâneos serão indeferidos preliminarmente.

8.5 Os recursos serão analisados pela Comissão Elaboradora das provas escritas objetivas, que dará decisão determinativa sobre os mesmos, constituindo-se em única e última instância.

8.6 Na prova escrita objetiva, o(s) ponto(s) relativo(s) à(s) questão (ões) eventualmente anulada(s) serão atribuído(s) a todos os candidatos.

8.7 Não caberá recurso contra o resultado final do Concurso.

9. DOS CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

9.1 Será considerado aprovado e classificado no Concurso, o candidato que, cumulativamente, atender às seguintes exigências:

a) ter obtido, no mínimo, 60% (sessenta por cento) do total de pontos da prova escrita objetiva de conhecimentos gerais e específicos, obedecido o percentual mínimo exigido para cada área determinado no subitem 6.4.

b) ter sido classificado até 02 (duas) vezes o número de vagas determinado para cada cargo/campus no subitem 1.1 deste Edital.

10. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

10.1 A Classificação final dos candidatos para cada cargo dar-se-á em ordem decrescente do total de pontos da prova escrita objetiva de conhecimentos gerais e específicos (obedecido o percentual mínimo exigido para cada área), em lista de classificação, até o limite de 02 (duas) vezes o número de vagas determinado para cada cargo/Campus neste Edital, conforme artigo 13 da Portaria nº 450/2002 - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, DOU 07/11/2002.

10.2 Ocorrendo igualdade de pontos no Resultado Final, o desempate para fins de classificação, será em prol do candidato que, sucessivamente:

a) Para os cargos de Assistente Social, Bibliotecário/ Documentalista, Biólogo, Biomédico, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Assistente em Administração, Técnico de Laboratório/Química/Biologia/Análises Clínicas e Técnico em Agropecuária.

· obtiver idade igual ou superior a 60 anos (artigo 27 § único Lei nº 10.741 de 01/10/2003);

· obtiver o maior número de pontos na área de Conhecimentos Específicos;

· obtiver o maior número de pontos na área de Língua Portuguesa;

· obtiver o maior número de pontos em noções de Informática

· persistindo o empate terá preferência o candidato que tenha mais idade.(quando se tratar de candidatos com data,mês e ano de nascimento iguais, para o critério de desempate será considerado a hora do nascimento).

b) Para o cargo Técnico de Tecnologia da Informação :

· obtiver idade igual ou superior a 60 anos (artigo 27 § único Lei nº 10.741 de 0 1/10/2003);

· obtiver o maior número de pontos na área de Conhecimentos Específicos;

· obtiver o maior número de pontos na área de Língua Portuguesa;

· obtiver o maior número de pontos em noções de Matemática.

· persistindo o empate terá preferência o candidato que tenha mais idade.(quando se tratar de candidatos com data,mês e ano de nascimento iguais, para o critério de desempate será considerado a hora do nascimento).

11. DO RESULTADO FINAL E DA HOMOLOGAÇÃO

O Resultado Final do Concurso será encaminhado pela Comissão ao Magnífico Reitor, para homologação e publicação no Diário Oficial da União.

12. DO PRAZO DE VALIDADE

12.1 O prazo de validade do Concurso Público será de um ano, contado da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado Final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, por igual período, conforme artigo 12 da Portaria 450/2002-Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicado no D.O.U. de 07/11/2002.

12.2 O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, durante o período de validade do Concurso, poderá autorizar a nomeação de candidatos classificados e não convocados até o limite de 50% (cinqüenta por cento) a mais do quantitativo original de vagas determinadas para cada cargo/campus, no Edital, conforme artigo 14 da Portaria 450/2002-Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicado no D.O.U de 07/11/2002.

12.3 Ocorrendo a autorização citada no subitem anterior, serão publicados no Diário Oficial da União os atos de nomeação dos candidatos classificados, obedecida rigorosamente a ordem de classificação.

13. DA NOMEAÇÃO

13.1 A nomeação dos candidatos classificados fica condicionada à comprovação dos requisitos para investidura nos cargos especificados no subitem 2.1 deste Edital.

13.2 O candidato classificado no concurso será nomeado de acordo com a estrita ordem de classificação no limite do exato número de vagas oferecidas para cada cargo/campus no presente Edital.

13.3 Havendo desistência de candidatos convocados para a nomeação, a Universidade procederá, durante o prazo de validade do concurso, a tantas convocações quantas forem necessárias para o provimento das vagas determinadas para cada cargo/campus neste Edital, seguindo rigorosamente a ordem de classificação estabelecida no Edital de homologação, conforme Portaria nº 450/2002-Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicado no DOU de 07/11/2002.

14. DA POSSE E EXERCÍCIO

14.1 A posse e o exercício dos candidatos nomeados, serão de acordo com o que determina a Lei n.º 8.112/90.

14.2 Além dos requisitos já estabelecidos no item 2 deste Edital, o candidato aprovado e classificado, deverá atender ao que se segue para ser empossado no cargo.

14.2.1 Estar quite com os cofres públicos;

14.2.2 Não ter sofrido, no exercício da função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no Art. 137 da Lei nº 8.112/90.

14.3 Ao entrar em exercício, o servidor ficará sujeito ao Estágio Probatório.

15. DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

15.1 A falta de comprovação de qualquer requisito para investidura no cargo, prática de falsidade ideológica, procedimento indisciplinar ou descortês para com os membros da Comissão, coordenadores, auxiliares e autoridades presentes, durante a realização das provas e do processo do concurso, acarretará o cancelamento da inscrição do candidato, sua eliminação do Concurso e anulação de todos os atos com respeito a ele praticados, ainda que já tenha sido publicado o Edital de homologação do resultado final do concurso, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis à falsidade da declaração.

15.2 Não será fornecido ao candidato qualquer documento ou certidão comprobatória de classificação no
Concurso, valendo para este fim, o Edital de Homologação publicado no Diário Oficial da União.

15.3 A inscrição do candidato implicará no conhecimento das presentes normas e no compromisso tácito de aceitar as condições do Concurso, tais como se acham estabelecidas no presente Edital e seus Anexos, em relação as quais não poderá alegar desconhecimento.

15.4 A aprovação e classificação final no concurso geram para o candidato apenas a expectativa de direito à nomeação no limite do exato número de vagas determinada para cada cargo/campus no presente Edital. A concretização deste ato fica condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração, da disponibilidade orçamentária, da rigorosa ordem de classificação, do prazo de validade do Concurso e da apresentação da documentação exigida em lei para investidura no cargo.

15.5 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais, etapas estabelecidas no Cronograma de Execução Anexo II, referentes a este Concurso Público no Diário Oficial da União, os quais também serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.ufpi.br/concurso.

15.6 Será entregue ao candidato, no ato da inscrição, o comprovante de inscrição e um exemplar deste Edital.

15.7 A candidata que tiver necessidade de amamentar, durante a realização das provas, deverá levar um acompanhante que ficará em sala reservada e será responsável pela guarda da criança. Não haverá compensação do tempo de amamentação no tempo de duração da prova.

15.8 Serão publicados no Diário Oficial da União, somente os resultados dos candidatos que lograram classificação no Concurso até 02 (duas) vezes o número de vagas determinado para cada cargo/campus neste Edital.

15.9 Os casos omissos serão resolvidos, em primeira instância, pela Comissão do Concurso ouvida a Procuradoria Jurídica da UFPI.

Teresina(PI), 17 de janeiro de 2008

Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior
Reitor da Universidade Federal do Piauí

ANEXO - I
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

COMUM PARA OS CARGOS DE: ASSISTENTE SOCIAL / BIBLIOTECÁRIO-DOCUMENTALISTA/ BIÓLOGO/ BIOMÉDICO/ ENGENHEIRO CIVIL E FISIOTERAPEUTA.

LÍNGUA PORTUGUESA: O texto - leitura e compreensão. Conceitos de texto. Texto e contexto situacional. Coesão textual: mecanismos gramaticais e lexicais de articulação do texto. Coerência Textual. Informatividade. Intertextualidade. Pressupostos e implícitos. Inferências. Tipos de texto: descrição, narração e dissertação. Argumentação e persuasão. Gêneros textuais. Linguagem: variação lingüística e norma culta. Linguagem oral e escrita. Estilística: Denotação e conotação. Linguagem figurada (figuras de palavra, figuras de sintaxe e figuras de pensamento) Semântica: a significação das palavras. Sinonímia e paráfrase; contradição e antonímia; hiponímia e hiperonímia; contradição e antonímia; homonímia e paronímia. Ambigüidade (lexical e estrutural) e polissemia. Morfossintaxe: classificação das palavras; flexão e emprego. Processos de formação de palavras. A frase; a oração e o período. A estrutura sintática do período simples: termos da oração. O período composto e classificação das orações coordenadas e subordinadas. Orações justapostas e paralelismo sintático. Relações de sentido no interior do período. Sintaxe de concordância e regência verbal e nominal. Emprego da Crase. Ortografia (emprego de letras e acentuação gráfica) Pontuação.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Sistema Operacional (Microsoft Windows). Sistemas de arquivos, cópias e movimentação de arquivos. Painel de controle. Instalação e remoção de aplicativos e de dispositivos. Dispositivos de armazenamento de dados e arquivos. Windows Explorer. Edição de textos (Microsoft Word). Abertura, edição, cópia, inserção de textos, figuras e arquivos, salvamento e impressão de arquivos Word. Criação e manuseio de tabelas. Numeração de páginas. Substituição de palavras. Formatação e correção léxica e sintática de textos. Planilha eletrônica (Microsoft Excel). Criação e importação de planilhas. Cópias, mesclagem e formatação de células. Ordenação de dados. Uso de funções pré-definidas do Excel. Gráficos de dados. Criação de tabelas dinâmicas. Segurança de dados. Cópias de segurança de dados. Proteção de arquivos. Criação de senhas. Vírus por computador. Internet. Navegação na rede. Sites de busca. Noções de segurança na Internet. Spams, boatos e invasões pela Internet.. Sites seguros Transferência de arquivos pela Internet. Correio eletrônico.

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

CONHECIMENTO ESPECIFICO: Gênese e trajetória do Serviço Social no Brasil; A questão social, suas expressões na conjuntura brasileira e o projeto ético-político do Serviço Social; Seguridade Social: Assistência Social, Previdência Social, Saúde e Legislação Específica; Políticas Sociais e gestão de programas e projetos sociais; Instrumentalidade no trabalho do Assistente Social; Elaboração de laudos e pareceres sociais; Regulamentação Específica do Serviço Social; A prática da pesquisa social no processo de intervenção profissional.

CARGO: BIBLIOTECÁRIO DOCUMENTALISTA

CONHECIMENTO ESPECÍFICO: Legislação e ética profissional. Organização e Administração de Bibliotecas. Formação e desenvolvimento de coleções. Código de catalogação anglo-americano (AACR2). Normas da ABNT. Teoria e prática de classificação Decimal de Dewey (CDD). Classificação Decimal Universal (CDU). Serviços de Referência, Informação, Disseminação e Linguagem Documentária. Uso de tecnologias em unidades de informação (Internet, bases de dados eletrônicos e bibliotecas virtuais). Conservação e preservação de documentos.

CARGO: BIÓLOGO

CONHECIMENTO ESPECÍFICO: Geral: Método científico; Desenho de experimento; Noções de avaliação ambiental; Noções de legislação ambiental. Taxonomia, Zoologia e Botânica: Teorias da taxonomia; Classificação dos seres vivos; Morfologia funcional dos animais e vegetais; Uso das técnicas moleculares como ferramenta de classificação dos seres vivos. Ecologia: Funcionamento dos ecossistemas; Nicho ecológico e redes tróficas; Dinâmica de populações e seus métodos de amostragem; Ecologia de comunidades; Biogeografia; Comportamento animal. A via dos elementos no ecossistema. A biodiversidade e suas causas. A vida e o ambiente físico: Água; Características físicas e químicas; os problemas e estratégias da vida na água; a qualidade da água e a saúde; as fontes de poluição; espécies bioindicadoras. Ar; o papel do ar na vida; características físicas; a qualidade do ar e a saúde; as fontes de poluição. Evolução: A moderna teoria evolutiva; Origem e manutenção da variabilidade genética; Mudanças nas freqüências gênicas pela ação dos agentes evolutivos; Processos de especiação. O Homem: Suas origens, aspectos gerais da evolução biológica e cultural. A saúde: métodos de combate às doenças; mecanismo de transmissão, patologia, medidas preventivas e controle de zoonoses - dengue, febre amarela, teníase, cesticercose, leptospirose, raiva, taxoplasmose, leishemaniose, (visceral e cutânea), febre tifóide, difteria, cólera, febre maculosa, hantaviroses, doença de chagas, malária, controle de roedores, reservatórios e animais peçonhentos. O homem e a tecnologia: desenvolvimento econômico e ecologia global; extinção e conservação.

CARGO: BIOMÉDICO

CONHECIMENTO ESPECÍFICO: Controle de qualidade: interno e externo; Coleta, esfregaço e coloração em hematologia; Morfologia de hemácias e leucócitos; Contagem manual em câmara de hemácias e leucócitos; Dosagem de hemoglobina e determinação de hematócrito; Índices hematimétricos e contagem diferencial; Dosagem automatizada de hemácias, leucócitos e plaquetas; Coagulação, tempo de coagulação e tempo de sangramento; Coagulação, tempo de protombina e tempo de tromboplastina parcial ativada; Contagem de reticulócitos e velocidade de hemossedimentação; Princípios básicos: fluorometria, espectrofotometria, turbidimetria, nefelometria, absorção atômica, eletroforese e imunoeletroforese; Dosagens de carbohidratos, lipídeos, proteínas e aminoácidos; Eletrólitos e equilíbrio ácido básico; Avaliação da função hepática; Avaliação da função renal; Enzimas cardíacas; Gasometria arterial e venosa; Urinálise: princípios, prática e interpretação; Dosagens dos íons inorgânicos: cálcio, fósforo, sódio, potássio, magnésio, ferro, cobre e zinco. Parasitoscopia das fezes: método direto e de concentração; Meios de culturas: classificação e utilização dos mais utilizados em laboratório de análises clínicas; Esterilização em laboratório de análises clínicas; Coleta e transporte de amostras clínicas para o exame microbiológico; Classificação morfológica das bactérias; Princípios da coloração de Gram e Ziehl Neelsen; Processamento das amostras para cultura de bactérias aeróbias; Processamento das amostras para cultura de micobactérias; Processamento das amostras para cultura de fungos; Teste de sensibilidade aos antimicrobianos: disco difusão, macro e microdiluição, E test; Diagnóstico laboratorial da malária, da doença de Chagas e da leishmaniose; Diagnóstico laboratorial da toxoplasmose, mononucleose, citomegalovírus, rubéola, herpes, dengue, AIDS, febre tifóide, tuberculose, hanseníase e hepatites virais; Marcadores de hepatite; Dosagens hormonais: princípios, prática e interpretação dos resultados; Espermograma; Marcadores tumorais: PSA, CEA, CA 125, CA 15.3 e alfa-fetoproteínas.

CARGO: ENGENHEIRO CIVIL

CONHECIMENTO ESPECÍFICO: TOPOGRAFIA: Leitura e interpretação de plantas, mapas e cartas, planimetria e altimétria, cálculo de volumes GEOTECNIA: MECÂNICA DOS SOLOS: Morfologia, caracterização física, compactação, compressibilidade, adensamento, hidráulica dos solos, estabilidade de taludes e barragens. FUNDAÇÕES: Tipologia, capacidade de carga, estabilidade das fundações superficiais e profundas. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO: ARGAMASSAS: Agregados, aglomerantes, traços, argamassas industrializadas; CONCRETOS: Insumos, dosagens, controle, aditivos, mistura, lançamento, adensamento, cura, controle tecnológico; ALVENARIAS: Caracterização, funções, materiais, blocos cerâmicos, areia/cimento, solo/cimento e rochosos; REVESTIMENTOS: Cerâmicos, com argamassas, gesso, rochosos, melamínicos; rejuntamentos; juntas; MADEIRA: Características físicas, tipos conforme a função na construção civil, compensados e aglomerados. METAIS: Aço: categorias, fabricação, características mecânicas, estruturas; ferro: tubos e perfis industriais, galvanizados; alumínio; INSTALAÇÕES: Tubos, conexões, aparelhos, louças, metais, fios e cabos, dutos, quadros, proteções; controle de qualidade; IMPERMEABILIZANTES: Emulsão, manta, juntas, argamassas; TINTA: à base de água, látex, esmalte sintético, acrílica, massa PVA, acrílica, óleo, vernizes; MÉTODOS CONSTRUTIVOS: ESTUDOS PRELIMINARES: Levantamento topográfico, anteprojetos, projetos, interferências de projetos, equipamentos; SERVIÇOS INICIAIS: Canteiro de obras, locação,sondagem, instalações provisórias; INFRA-ESTRUTURA: Escavações, escavações, escoramentos, fundações diretas e profundas ESTRUTURA: Alvenaria com função estrutural, metálicas, de madeira, de concreto armado, sistemas de formas, confecção, montagem, escoramentos, desforma, armações, preparo e montagem, concreto: preparo, transporte, lançamento, adensamento, controle tecnológico; pre-moldados;

REVESTIMENTO: Técnicas construtivas de revestimentos com: argamassas, gesso, cerâmicos, madeira, vinílicos, carpetes, rochosos, granilite; juntas de dilatação, contrapiso, regularização de base, pré-moldados, paralelepípedo, rejuntamentos; COBERTURA: Estrutura de suporte, telhamento, rufos; DIVERSOS: Instalações prediais, Impermeabilizações, Esquadrias, Pintura. ESTRUTURAS: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS: Tração, compressão, flexão, cisalhamento, torção, flambagem; ANÁLISE ESTRUTURAL: Cálculo de esforços; apoios e vínculos, estruturas isostáticas, hiperestáticas e hipoestáticas, morfologia das estruturas, carregamentos, idealização de estrutura; CONCRETO ARMADO: Materiais, normas da ABNT, dimensionamento, detalhamento, controle de fissuração, aderência, ancoragem; PLANEJAMENTO E CONTROLE DA OBRA: ESTUDO DE VIABILIDADE: Análise de possibilidades do terreno; Análise sintética; Análise técnica. ORÇAMENTOS: Quantitativos, composições do custo unitário de serviços, planilha orçamentária, Bonificação e Despesas Indiretas; CUB; CRONOGRAMAS: Físico e financeiro de execução, interdependência de serviços, cronograma de aquisição de insumos; APROPRIAÇÕES: Dimensionamento de pessoal, medições, análise dos resultados das medições, faturas; CONTROLE DE QUALIDADE: de materiais, serviços, controle dos desperdícios; GESTÃO DE CONVÊNIOS E CONTRATOS - Lei nº. 8.666 / 1993; Equilíbrio econômico financeiro; índices da atualização de preços PERÍCIA TÉCNICA: Patologias das construções, laudos INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: Baixa Tensão: Dimensionamento e representações gráficas SANEAMENTO BÁSICO: (Instalações Hidro-sanitárias e meio ambiente) ABASTECIMENTO DE ÁGUA: Demanda e consumo, sistemas de abastecimento, princípios de tratamento de água, projeto e dimensionamento de instalações prediais; ESGOTAMENTO SANITÁRIO: Sistemas estáticos de disposição de esgotos, rede coletora, princípios de tratamento de esgoto, projeto e dimensionamento de instalações prediais; DRENAGEM PLUVIAL: Estimativa de contribuições, galerias e canais, projeto e dimensionamento de instalações prediais; RESÍDUOS SÓLIDOS: Classificação, estimativa de contribuições, caracterização, coleta, princípios de compostagem, disposição final, aterros sanitários e controlados. HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO: Legislação, PCMAT, equipamentos de proteção, armazenamento de materiais inflamáveis, voláteis e químicos, prevenção contra incêndio, NR1 8. Noções de autoCAD.

CARGO: FISIOTERAPEUTA

CONHECIMENTO ESPECÍFICO: Fisioterapia Aplicada a Neurologia: Neuroanatomia e Neurofisiologia; Avaliação Fisioterapêutica; Afecções Neurológicas e Neuromusculares; Acidente Vascular Cerebral; TraumatismoCranioencefálico; Lesão Raquimedular; Lesões de Nervos Periféricos; Esclerose Múltipla; Esclerose Lateral Amiotrófica; Síndrome Piramidais e Extrapiramidais; Polineuropatias; Doenças do Neurônio Motor Inferior; Distúrbios Neuromusculares; Recursos e Condutas Fisioterapêuticas. Recursos Mecânicos, Térmicos, Elétricos e Cinesioterapêuticos. Fisioterapia Aplicada a Pneumologia: Anatomia e Fisiologia do Sistema Pulmonar; Avaliação Fisioterapêutica; Infecções Pulmonares; DPOC; SARA; Recursos e Condutas Fisioterapêuticas. Fisioterapia Aplicada a Geriatria: Anatomia e Fisiologia do Envelhecimento; Propedêutica do Idoso; Aspectos Reumatológicos do Envelhecimento; Doenças Inflamatórias do Tecido Conjuntivo; Úlceras de Pressão; Recursos e Condutas Fisioterapêuticas. Fisioterapia Aplicada a Traumatologia e Ortopedia; Exame e Avaliação; Técnicas Manuais; Mobilizações Ñeurodinâmicos, Diagnóstico Diferencial; Alterações e Lesões Traumaticas e Ortopédicas da Extremidade Superior, Inferior, Pelves e Coluna. Tipos e Análise da Marcha; Recursos e Condutas Fisioterapêuticas. Fisioterapia Aplicada a Cardiologia: Anatomia e Fisiologia do Sistema Cardiovascular; Semiologia; Cardiopatias; Válvulopatias; Insuficiência Cardíaca; Doença Arterial Coronariana; Recursos e Condutas Fisioterapêuticas. Fisioterapia Aplicada a Pediatria e Neonatologia: Crescimento e Desenvolvimento Pulmonar; Controle da Respiração do RN; Desenvolvimento Neuropsicomotor; Reanimação Neonatal e Pediátrica; Asfixia Perinatal; Encefalopatia Crônica Não Evolutiva na Infância (ECNE); Anomalias, Síndromes e Malformações Congênitas; Distúrbios Respiratórios; Icterícia Neonatal; Avaliação Fisioterapêutica; Condutas e Técnicas Fisioterapêuticas. Fisioterapia Aplicada a Ginecologia e Obstetrícia: Anatomia e Fisiologia da Gravidez; Mudanças Físicas e Fisiológicas da Gestação, Parto e Puerpério; Dor Pélvica Aguda e Crônica; Distúrbios Urinários; Gravidez na Adolescência; Doenças na Gravidez de Alto Risco: Gestantes com Doenças Cardíacas; Hipertensão Específica e Induzida pela Gravidez; Gestantes com Doenças Respiratórias; Gestantes com Doenças Neurológicas; Avaliação Fisioterapêutica; Condutas e Recursos e Técnicas Fisioterapêuticas. Assistência Ventilatória em UTI Adulto: Tipos e Modalidades Ventilatórias; Desmame e Extubação; Monitorização em UTI; Ventilação Não-Invasiva no Adulto; Ventilação Invasiva no Adulto; Recursos Fisioterapêuticos em UTI Adulto. Legislação da Fisioterapia e Ética Profissional: Princípios e Normas que regem o Exercício Profissional do Fisioterapeuta.

COMUM AOS CARGOS DE: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO/ TÉCNICO DE LABORATÓRIO-ÁREA/ TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA E TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.

LÍNGUA PORTUGUESA: O Texto: leitura e compreensão. Conceitos de texto. Coesão-mecanismos gramaticais e lexicais de articulação do texto. Coerência textual. Informatividade. Intertextualidade. Tipos de texto: narrativo, descritivo e dissertativo. A Argumentação. Gêneros textuais. Linguagem: variação e norma. Linguagem Figurada. (figuras de palavra figuras de sintaxe e figuras de pensamento). Semântica: Sinônimos, antônimos, homônimos homógrafos e homófonos e parônimos. Ambigüidade. Morfossintaxe: classes de palavras: identificação, flexão e emprego. Uniformidade de tratamento. Processos de formação de palavras. Frase. Oração e Período. Orações coordenadas e subordinadas. Termos da oração. Vocativo e aposto. Concordância e regência nominal e verbal. Ortografia (emprego de letras e acentuação gráfica). Pontuação (emprego da vírgula)

COMUM AOS CARGOS DE: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO/ TÉCNICO DE LABORATÓRIO - ÁREA E TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Dispositivos de hardware: Gabinete e monitor. Mouse e teclado. Impressoras matriciais, a jato de tinta e laser. Scanners. Estabilizadores e nobreaks Dispositivos magnéticos e óticos de armazenamento de dados e arquivos. Memória primária e secundária. Sistema Operacional (Microsoft Windows). Sistemas de arquivos, cópias, movimentação e re-nomeação de arquivos. Windows Explorer. Edição de textos (Microsoft Word). Abertura, edição, inserção de textos e de figuras, salvamento e impressão de arquivos. Inserção de tabelas. Planilha eletrônica (Microsoft Excel). Criação e importação de planilhas e de dados. Cópias e formatação de células. Ordenação de dados. Uso de funções pré-definidas do Excel. Gráficos de dados. Segurança de dados. Cópias de segurança de dados. Internet. Navegação na rede. Windows Microsoft Explorer. Sites de busca. Noções de segurança na Internet. Spams, boatos e invasões pela Internet. Sites e senhas seguras. Vírus por computador Transferência de arquivos pela Internet. Correio eletrônico.

SOMENTE PARA O CARGO DE TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MATEMÁTICA: Raciocínio lógico; Sistemas de numeração; Operações aritméticas em diversas bases; Conjuntos numéricos: operações fundamentais, radiciação, potenciação, proporção, percentagem, juros simples, juros compostos e descontos simples. Função: polinomial do primeiro, polinomial do segundo grau, função modular, exponencial e logarítmica. Sistema métrico decimal: unidades de comprimento, unidades de área, áreas planas, unidades de volume e de capacidade, volumes dos principais sólidos geométricos.

CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

CONHECIMENTO ESPECÍFICO: Conhecimentos Básicos em Administração: características básicas das organizações, natureza, finalidade, evolução, níveis e departamentalização. Funções do processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle. Motivação e Liderança. Conhecimentos básicos em Administração Financeira e Orçamentária. Conhecimentos básicos em Administração de Materiais e logística. Organização, sistemas e métodos: análise administrativa, processos empresariais, gráficos de processamento, layout. Administração de Recursos Humanos: recrutamento, seleção e admissão; treinamento e desenvolvimento; remuneração, incentivos e benefícios. Relações Humanas no Trabalho. Elaboração de documentos oficiais. Noções de elaboração de projetos. Relações Humanas no Trabalho.

CARGO: TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ QUÍMICA

CONHECIMENTO ESPECÍFICO: Laboratório - 1. Misturas: homogêneas e heterogêneas - propriedades gerais, conceitos de substâncias, misturas e métodos de separação. 2. Ligações Químicas - compostos iônicos e moleculares. 3. Funções químicas inorgânicas - nomenclatura e formulação, propriedades físicas e químicas dos ácidos, bases, sais e óxidos. 4. Reações Químicas - tipos de reações químicas e cálculos estequiométricos. O uso das leis químicas no balanceamento das equações químicas e no cálculo de rendimento de reação. Grandezas químicas: massa atômica, massa molecular, número de Avogadro, mol, massa molar. Determinação de fórmulas. 5. Soluções - Conceito de solução, tipos de soluções, solubilidade das substâncias; formas de expressar a concentração de solução; diluição e análise volumétrica. 6. Termoquímica - calores de reação (entalpia); reações endotérmicas e exotérmicas. Energia de ligação e a Lei de Hess. 7. Cinética química - Velocidade das reações, fatores que influem na velocidade de uma reação química; energia de ativação e complexo ativado. 8. Equilíbrio químico - constantes de equilíbrio; fatores que deslocam o equilíbrio. Equilíbrio homogêneo e heterogêneo. pH e pOH; indicadores ácido-base; hidrólise de sais; solução tampão. 9. Eletroquímica - reações de oxidação e redução; série de reatividade dos metais e os potenciais de redução; pilha eletroquímica; eletrólise aquosa; leis da eletrólise; noções básicas de corrosão e proteção metálica. 10. Química orgânica - classificação do átomo de carbono; classificação das cadeias carbônicas; funções orgânicas; nomenclatura e propriedades físicas e químicas dos compostos de carbono. 11. Normas de segurança no laboratório. 12. Técnicas de manuseio de materiais e equipamentos utilizados num laboratório. 13. Utilização de utensílios e vidrarias na montagem de experimentos. 14. Purificação de solventes.

CARGO: TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ BIOLOGIA

CONHECIMENTO ESPECÍFICO: 1. REGRAS DE SEGURANÇA DE LABORATÓRIO. 2. MATERIAIS DE LABORATÓRIO: identificação de vidraria, equipamentos e demais utensílios. Normas para conservação de equipamentos, lavagem e esterilização de vidraria. Limpeza e higiene do laboratório. 3. MICROSCOPIA: uso da lupa. Uso do microscópio óptico composto. Sistema óptico e sistema mecânico. Mecanismo de formação da imagem. Regras para obtenção de uma boa focalização. Cuidados com o aparelho. Limpeza e conservação. 4. CITOQUÍMICA: Métodos e preparação de lâminas para microscopia: preparação supravital (com célula viva). Preparação com célula fixada e preparação em corte histológico. Princípio de reação corante-substrato. Tipos de corantes usuais. Corantes ácidos, corantes básicos e suas finalidades. Coloração indicada para DNA, cromossomos, núcleo e citoplasma. Técnica de esmagamento. Técnica de esfregaço (sêmen e sangue) técnica de cultura de linfócitos. 5. USO E FUNCIONAMENTO DE EQUIPAMENTOS NO LABORATÓRIO: centrifugação de materiais, esterilização de substâncias. Uso do PHmentro. Pesagem de substâncias sólidas em balança comum e analítica. Obtenção de água destilada e desionizada. Conservação de materiais em geladeira e freezer. Uso do banho-maria e de estufa de cultura. 6. PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES E REAGENTES: princípios fundamentais para o preparo de soluções e reagentes. Conceito de PH. Solução tampão. Preparo de corantes. 7. ZOOLOGIA: Coleta de animais. Conservação de animais. Dissecação e taxidermia de animais. 8. BOTÂNICA: Coleta. Secagem. Armazenamento e montagem de plantas (exsicata). Manejo de herbário.

CARGO: TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ ANÁLISES CLÍNICAS

CONHECIMENTO ESPECIFICO: Biossegurança no Laboratório Clínico; Gerenciamento de Resíduos; Limpeza, Desinfecção, Esterilização e Anti-sepsia; Utilização, Limpeza e Manutenção de Equipamentos no Laboratório; Utilização, Lavagem e Conservação de Vidraria e Instrumentos Utilizados no Laboratório; Composição do Sangue e Demais Fluidos Biológicos; Coleta, Preparo, Conservação, Transporte, Processamento, Descontaminação e Descarte de Material Biológico; Métodos de Exame Parasitológico de Fezes; Confecção, Fixação e Coloração de Lâminas; Preparo, Utilização, Descontaminação e Descarte de Meios de Cultura; Amostras, Reagentes e Técnicas utilizadas em Imuno-hematologia; Amostras, Reagentes e Técnicas utilizadas em Imunologia; Amostras, Reagentes e Técnicas utilizadas em Hematologia; Amostras, Reagentes e Técnicas utilizadas em Microbiologia; Amostras, Reagentes e Técnicas utilizadas em Bioquímica; Controle de Qualidade Interno e Externo.

CARGO: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

CONHECIMENTO ESPECÍFICO: Conhecimentos básicos sobre a estrutura da agropecuária local, regional e estadual. Técnicas e legislação inerentes à preservação e à recuperação do meio ambiente. Solos: textura, estrutura, composição, coleta de amostras, uso e conservação. Conhecimentos básicos de Fertilização: adubação em geral, tipos e classificação de fertilizantes e corretivos. Conhecimentos básicos irrigação e drenagem. Conhecimentos básicos de fitotecnia: grandes culturas anuais; grandes culturas perenes; olericultura; fruticultura; silvicultura e pastagens. Conhecimentos básicos de mecanização agrícola: máquinas e implementos agrícolas. Noções de fitossanidade: identificação das principais pragas agrícolas; manejo de pragas; legislação específica e uso correto de agrotóxicos. Conhecimentos básicos sobre Zootecnia: bovinocultura; avicultura; ovinocultura; caprinocultura e piscultura. Noções sobre: sanidade animal, higiene e de segurança individual e coletiva; construções rurais; primeiros socorros; produção orgânica. Manejo e utilização de dejetos animais na agropecuária.

CARGO: TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CONHECIMENTO ESPECÍFICO: Redes. Noções básicas de redes. Protocolos TCP/IP e OSPF. Configuração de roteadores e switches. Funcionamento básico dos equipamentos de rede. Endereçamento IP. Máscaras e sub-redes. Noções de monitoramento e gestão de tráfego em redes. Internet. Noções básicas de padrões Internet. Operação dos serviços DHCP, WINS, DNS, FTP. Servidores WEB e VPN. Operações em ambiente Windows e Linux para servidores e serviços Internet. Operação de servidores proxy. Correio eletrônico e gateways. Navegação na rede. Sites de busca. Noções de segurança na Internet. Spams, boatos e tentativas de ataques pela Internet. Sites seguros. Sistemas operacionais. Administração de ambientes Windows 2000/2003 Server e Linux. Operação de Active Directory. Noções básicas de conectividade a Bancos de Dados. Softwares aplicativos e plataformas operacionais (sistemas operacionais, antivírus, diretórios, servidores de arquivos, sistemas de impressão, distribuição de programas em redes locais. Programação para WEB. Projeto de programação visual para sites e sistemas WEB. Conceitos básicos das linguagens HTML, Java Script e PHP. Planejamento e estrutura. Produção de páginas. Manutenção e atualização. Arquitetura de computadores. Conhecimentos fundamentais sobre o processamento de dados. Organização e arquitetura de computadores. Memória virtual. Memória cache. Características físicas dos principais periféricos e dispositivos. Barramentos síncronos e assíncronos. Compilação e interpretação de programas. Linguagens de programação. Paradigmas de linguagens de programação. Tipos de dados. Equivalência de tipos Regras de escopos estático e dinâmico. Conceitos de programação estruturada.. Subprogramas. .Passagem de parâmetros. Tipos abstratos de dados. Programação orientada a objetos. Banco de dados. Conceitos básicos. Abordagem relacional. Propriedades do modelo relacional. Modelagem Entidade-relacionamento. Transformação do modelo conceitual para o relacional. Bancos de Dados Orientado a Objetos. Bancos de Dados distribuídos. A linguagem SQL. Banco de Dados SQL e Oracle. Visões. Normalização. Integridade. Concorrência. Controle de acesso. Ferramentas de Banco de Dados.

ANEXO II

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

ETAPAS

DATA / HORÁRIO

LOCAL

INSCRIÇÕES

23.01 a 15.02.2008 (dias úteis)

08:30 às 11:30 h

14:30 às 17:30 h

Teresina-Pi: Pátio da Diretoria de Recursos Humanos da UFPI - SG - 07 - ENGATE, Bairro Ininga - Teresina - Pi.

Parnaíba-Pi: Campus Ministro João Paulo dos Reis Veloso- Av. São Sebastião nº 2819 - Bairro Reis Veloso - Parnaiba-Pi.

Picos-Pi: Campus Universitário Senador Helvídio Nunes de Barros - Rua Cícero Eduardo s/n Bairro do Junco- Picos -Pi

Bom Jesus-Pi: Campus Universitário Profª Cinobelina Elvas - Planalto Horizonte- Bairro Cibrazen - Bom Jesus-Pi.

Floriano-Pi Campus Amílcar Ferreira Sobral - Av. Getúlio Vargas nº 201 - Bairro Meladão.

DIVULGAÇÃO DO LOCAL DE APLICAÇÃO DAS PROVAS ESCRITAS OBJETIVAS

03.03.2008

Nos Campi onde foram realizadas as inscrições, na UFPI/ - SG-07 - Campus da Ininga em Teresina e no endereço eletrônico www.ufpi.br/concurso

APLICAÇÃO DA PROVA ESCRITA OBJETIVA

09.03.2008

Em Teresina-Pi, conforme divulgado dia 03.03.2008

DIVULGAÇÃO DO GABARITO DA PROVAS ESCRITAS OBJETIVAS

10.03.2008

Nos Campi onde foram realizadas as inscrições, na UFPI/ - SG-07 - Campus da Ininga em Teresina e no endereço eletrônico www.ufpi.br/concurso

PRAZO PARA RECURSO DO GABARITO DAS PROVAS ESCRITAS OBJETIVAS

11 e 12.03.2008

08:30 às 11:30 h

14:30 às 17:30 h

No setor de protocolo dos Campi de Bom Jesus, Parnaíba, Picos, Floriano e em Teresina na Divisão de Protocolo da UFPI- SG-07 - Campus da Ininga em Teresina

RESULTADO DA PROVA ESCRITA OBJETIVA, APÓS RECURSO DO GABARITO (somente para os candidatos que atingiram o mínimo de 60% da prova escrita objetiva)

31.03.2008

Nos Campi onde foram realizadas as inscrições, na UFPI/ - SG-07 - Campus da Ininga em Teresina e no endereço eletrônico www.ufpi.br/concurso

RESULTADO FINAL

04.04.2008

Nos Campi onde foram realizadas as inscrições, na UFPI/ - SG-07 - Campus da Ininga em Teresina e no endereço eletrônico www.ufpi.br/concurso.

Obs: Qualquer alteração no Cronograma será divulgada no Diário Oficial da União, UFPI/DRH, Imprensa local e

Internet.

ANEXO III

CORRESPONDENTES BANCÁRIOS (BANCO POPULAR) PARA PAGAMENTO DO BOLETO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

TERESINA - PI

TODOS OS SUPERMECADOS DA REDE PÃO DE AÇÚCAR OU COMERCIAL CARVALHO

BOM JESUS - PI

LUPEL PAPELARIA AV. GETÚLIO VARGAS nº 246-CENTRO

FARMÁCIA SANTA LUZIA PÇA 7 DE SETEMBRO nº 174-B-CENTRO

AÇOUGUE VALERIA RUA HELVECIO PINHEIRO nº 82-SÃO PEDRO

FARMÁCIA SANTA LUZIA AV. GETÚLIO VARGAS nº 527 CENTRO

PARNAÍBA - PI

DROGALENA II RUA CARAMURU nº 2484 - PIAUI

DROGARIA SOS VIDA AV. DR. JOÃO SILVA FH nº 2270 BAIRRO PIAUÍ

TUDO DE BANCO RUA PROFESSOR DARCY ARAÚJO nº 750-SALA -02-CENTRO

BRAULINO PEÇAS E SERVIÇOS RUA MARQUES DO HERVAL nº 361 A-CENTRO

FARMÁCIA RODOVIÁRIA RUA OSCAR CLARK nº 668-NOSSA SENHORA DO CARMO

RÉGIS MOTO RUA CARAMURU, nº 349 SÃO FRANCISCO DA GUARITA

CERTEPA RUA RIACHUELO nº 646 CENTRO

MACAVI PRAÇA CORONEL JONAS nº 946/970 CENTRO

PICOS-PI

PARNAVIDA AV. GETÚLIO VARGAS nº 557,CENTRO

A C CONSTRUÇÕES AV. DEP. RAIMUNDO DE SÁ URTIGA nº 270 CENTRO

SUPERMERCADO DULAR AV. PIAUÍ nº 246 CENTRO

FLORIANO-PI

DROGAMINAS AV. BUCAR NETO nº 702 CENTRO

TUDO DE BANCO RUA DEFALA ATTEM nº 508 - SALA 5 CENTRO