Prefeitura de São Gotardo - MG

Notícia:   Vagas na Prefeitura de São Gotardo - MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GOTARDO

ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2007

De ordem da Exmo. Prefeito Municipal de São Guardo/MG, Sr. Paulo Uejo, a Secretaria Municipal de Administração torna público que estarão abertas inscrições ao Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargos vagos de seu Quadro de Pessoal, e para fins de criação de cadastro de reserva, nos termos da legislação pertinente e das normas estabelecidas neste Edital.

1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. Os cargos, escolaridades, vagas, valor de inscrição, vencimentos e carga horária, são os constantes do Anexo I, deste Edital.

2 - DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

2.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português na forma da Lei.

2.2. Ter, na data de encerramento das inscrições, 18 (dezoito) anos completos.

2.3. Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital.

3 - DAS CONDIÇÕES PARA POSSE

3.1. Estar em dia com as obrigações eleitorais;

3.2. Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino;

3.3. Estar em gozo dos direitos políticos;

3.4. Não ter sido demitido por justa causa por órgão público da administração direta ou indireta a nível municipal, estadual e federal;

3.5. Não registrar antecedentes criminais, encontrando-se no pleno gozo de seus direitos civis e políticos;

3.6 Não ter sido condenado por prática de ato de improbidade administrativa ou que tenha causado dano ao erário.

3.7. Não estar incompatibilizado para nova investidura em cargo público nos termos do disposto no art 137, da Lei Federal nº 8.112/90.

4 - DAS INSCRIÇÕES

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 09/07/2007 a 13/07/2007

Horário: 09:00 às 18:00 hs.

Local: Escola Municipal Professor Balena, à Rua Pinheiro Machado, nº 250, no Centro de São Guardo.

4.1 Documentação exigida: O candidato deverá apresentar no ato da solicitação da inscrição, pessoalmente, ou através de procuração específica, os seguintes documentos:

a) Comprovante de recolhimento da importância referente à inscrição do cargo pretendido.

b) Original e cópia da cédula de identidade ou de documento equivalente, de valor legal. No caso de inscrição por procuração, o procurador também deverá apresentar original e cópia de seu documento.

4.1.2. Após apresentação da documentação exigida, o candidato deverá assinar documento (o próprio formulário de inscrição), no qual declare atender às condições exigidas para a inscrição e submeter-se às normas expressas neste Edital.

4.2.3 O Edital e o Manual do Candidato estarão disponíveis nas páginas dos endereços eletrônicos www.magnusauditores.com.br. e www.saogotardo.mg.gov.br

4.2. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscreverem no presente concurso, desde que as deficiências de que são portadoras sejam compatíveis com as atribuições do cargo e declarado no ato da inscrição.

4.3. A declaração falsa ou inexata dos dados constantes na ficha de inscrição, bem como a apresentação de documentos ou informações falsas ou inexatas, determinarão o cancelamento da inscrição e anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época.

4.4. O preenchimento dos dados constantes na ficha de inscrição é de total responsabilidade do candidato ou de seu procurador.

4.5. Outras informações:

a) O pagamento da importância relativa à inscrição poderá ser efetuado com dinheiro ou cheque do próprio candidato no local de inscrição, sendo considerada nula a inscrição se o cheque for devolvido por qualquer motivo. Não sendo aceito depósito em caixa rápido;

b) Só o pagamento da inscrição não significa que o candidato esteja inscrito;

c) O valor da inscrição, uma vez pago, não será devolvido, sob hipótese alguma, salvo no caso de não realização do Concurso, por culpa ou omissão exclusiva da Administração;

d) Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória ou condicional;

e) Não serão recebidas inscrições ou títulos por via postal, fax, condicional e/ou extemporânea;

f) Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta;

g) O candidato poderá se inscrever em apenas um cargo.

5 - DAS PROVAS

5.1 O processo seletivo constará de Provas Objetivas de Múltipla Escolha, Redação, Prova Prática e Prova de Títulos.

5.2 As Provas Objetivas de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório, serão aplicadas para todos os cargos e terão duração máxima de 3 (três) horas, a exceção dos cargos que farão redação, que terão um acréscimo de 30 (trinta) minutos.

5.3 O conjunto das Provas Objetivas de Múltipla Escolha será composto de 40 (quarenta) questões, com 04 (quatro) opções de respostas cada, valorizado de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo 2,5 (dois e meio) o valor de cada Questão, a exceção dos cargos que farão prova de Aptidão, que será composta por 20 (vinte) questões, com 04 (quatro) opções de resposta cada, valorizado de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo 05 (cinco) pontos o valor de cada questão.

5.4 Será aprovado o candidato que totalizar o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos distribuídos no conjunto das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

5.5 O programa de prova para as questões de múltipla escolha é o constante do Anexo II deste Edital, sendo disponibilizado, ainda, no endereço eletrônico www.magnusauditores.com.br e www.saogotardo.mg.gov.br

5.6 A Redação, de caráter classificatório, será aplicada para os candidatos aos cargos de PROFESSOR, AGENTE ADMINISTRATIVO (REDAÇÃO OFICIAL) E ASSISTENTE EDUCACIONAL contendo no mínimo 20 (vinte) linhas, em letra legível, a respeito de tema específico a ser fornecido no ato da prova e será valorizada em até 20 (vinte) pontos.

5.6.1 Os critérios de correção e correspondente pontuação da redação, serão os seguintes:

a) Pertinência ao tema proposto..........................................................................................até 3 pts

b) Coerência de idéias.........................................................................................................até 3 pts

c) Fluência e encadeamento de idéias...................................................................................até 3 pts

d) Capacidade de argumentação e boa informatividade.........................................................até 3 pts

e) Organização coerente e adequada de parágrafos..............................................................até 3 pts

f) Correção lingüística (morfossintaxe, pontuação, ortografia e acentuação)...........................até 5 pts

5.6.2 Só serão corrigidas as redações dos candidatos que alcançarem aprovação nas Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

5.6.3 À Redação que não estiver devidamente identificada, que não apresentar o mínimo de 20 (vinte) linhas ou que não tenha um título, será dada a pontuação 0 (zero).

5.7 As Provas Práticas, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas para os candidatos aos cargos de AGENTE ADMINISTRATIVO, ASSISTENTE ADMINISTRATIVO E AUXILIAR DE SECRETARIA ESCOLAR, sendo prova de digitação, que constará de conhecimentos de informática com análise dos seguintes conteúdos: Windows, Word, Excel e Internet Explorer, com duração máxima de 10 (dez) minutos,.

5.7.1 Os critérios de correção e correspondente pontuação serão os seguintes:

WINDOWS - 10 PONTOSPONTOS
Utilização de teclas de atalho, acesso de arquivos e pastasAté 6 pontos
Utilização dos aplicativos corretosAté 4 pontos
TOTAL10 PONTOS
WORD - 30 PONTOSPONTOS
Acesso ao WordAté 2 pontos
DigitaçãoAté 8 pontos
OrtografiaAté 5 pontos
PontuaçãoAté 5 pontos
EstéticaAté 5 pontos
ImpressãoAté 3 pontos
Saída do WordAté 2 pontos
TOTAL30 PONTOS
EXCEL - 30 PONTOSPONTOS
Acesso ao ExcelAté 2 pontos
Conteúdo da digitação da planilhaAté 8 pontos
Configurações e Formatações das célulasAté 10 pontos
Montagem e inserção correta do gráficoAté 5 pontos
ImpressãoAté 3 pontos
Saída do ExcelAté 2 pontos
TOTAL30 PONTOS
INTERNET - 30 PONTOSPONTOS
Acesso ao Internet ExplorerAté 2 pontos
Acesso ao linkAté 6 pontos
Responder perguntasAté 20 pontos
Saída do Internet ExplorerAté 2 pontos
TOTAL30 PONTOS
TOTAL GERAL100 PONTOS

5.7.2 A Prova Prática, de caráter classificatório e eliminatório, será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50 (cinqüenta) pontos.

5.7.3 Serão convocados para as Provas Práticas somente os primeiros colocados de cada cargo em número equivalente a 5 (cinco) vezes o número de vagas oferecidas.

5.7.4 Os candidatos a que se referem o item 9.12 (portador de deficiência) deste Edital, se aprovados nas Provas Objetivas de Múltipla Escolha, mesmo sem serem convocados, deverão prestar as Provas Práticas.

5.8 A Prova de Títulos, de caráter classificatório, será valorizada em até 10 (dez) pontos e obedecerá o critério de pontuação estabelecido a seguir:

5.8.1 Ao candidato que estiver prestando ou tenha prestado serviço à Administração Pública Municipal de São Guardo em qualquer época, será atribuído 0,5 (meio) ponto por cada ano de serviço prestado, até o limite de 5 (cinco) pontos.

5.8.1.1 Será considerado como um ano de serviço prestado, o período igual ou superior a 180 (cento e oitenta) dias ininterruptos.

5.8.1.2 Os títulos referentes a tempo de serviço deverão ser apresentados em atestado ou declaração em folha timbrada com assinatura do responsável pelo órgão ao qual o candidato tenha prestado serviço.

5.8.2 Curso

a) Cursos de aperfeiçoamento e treinamento, de curta duração, relacionados ao cargo pretendido pelo candidato, contra apresentação de certificado ou diploma em cópia autenticada, emitido por empresa idônea, contendo carga horária mínima de 8 (oito) horas.....................................................................................................0,5 (meio) ponto, totalizando, no máximo, 3 (três) pontos.

b) Curso de pós-graduação, com carga horária igual ou superior a 360 horas................................... 02(dois) pontos.

c) Curso de mestrado............................................................................................................................03(três) pontos.

d) Curso de doutorado..........................................................................................................................05 (cinco) pontos.

5.8.2.1 Os títulos referentes a cursos serão valorizados até o limite de 5 (cinco) pontos e deverão corresponder ao cargo a que o candidato esteja inscrito.

5.8.2.2 Os títulos referentes a cursos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada do diploma ou certificado expedido por instituição de ensino reconhecida oficialmente. Não serão aceitos atestados ou declarações que não estiverem acompanhados do respectivo histórico.

5.8.3 Os documentos referentes à Prova de Títulos (tempo de serviço ou cursos), deverão ser protocolados pelos candidatos aprovados, nos 2 (dois) dias úteis após o dia da divulgação do resultado das provas eliminatórias, em envelope contendo externamente em sua face frontal, os seguintes dados: CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GOTARDO - Edital nº 01/2007, O NOME DO CANDIDATO, NÚMERO DE INSCRIÇÃO E O CARGO PLEITEADO, no Protocolo da Prefeitura Municipal de São Gotardo, à rua Professora Maria Coeli Franco, 13, São Gotardo, no horário de expediente. Em casos de candidatos inscritos para mais de um cargo, estes deverão apresentar um envelope para cada cargo que esteja inscrito.

5.8.4 Não serão aceitos títulos entregues fora do prazo estabelecido, ou via fax, Correspondência ou Internet.

5.8.5 A pontuação por tempo de serviço e cursos só será computada aos candidatos aprovados nas provas eliminatórias.

5.8.6 A avaliação dos títulos apresentados será feita pela Comissão de Concurso Público da Prefeitura Municipal de São Gotardo.

6 - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.1 As Provas Objetivas de Múltipla Escolha serão realizadas no Município de São Gotardo, no dia ­05/08/2007.

6.2 As Provas Práticas, somente para os candidatos aprovados nas provas Objetivas de Múltipla Escolha e convocados conforme o item 5.7.3, serão realizadas no Município de São Gotardo, no dia 19/08/2007.

6.2.1 Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de São Gotardo e disponíveis nos sites: www.magnusauditores.com.br e www.saogotardo.mg.gov.br a partir dos dias 01/08/2007 e 15/08/2007, planilhas contendo locais e horários de realização das provas objetivas e práticas, respectivamente.

6.2.2 A identificação correta dos locais de aplicação das Provas e o comparecimento no horário determinado serão de inteira responsabilidade do candidato, observando o item 6.2.1 deste Edital. Em hipótese alguma serão realizadas provas fora do local, data e horário determinados.

6.3 O ingresso nos locais de provas só será permitido dentro do horário estabelecido e ao candidato que apresentar o comprovante de Inscrição, juntamente com a Cédula Oficial de Identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Certificado de Reservista ou Carteira do Conselho Regional, correspondente à sua atividade profissional ou Carteira de Motorista (CNH modelo novo com foto). Como o documento não ficará retido, será exigida a apresentação do original, não sendo aceito cópias, ainda que autenticadas.

6.4 Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada ou repetição de prova, importando a ausência ou retardamento do candidato em sua exclusão do Concurso Público, seja qual for o motivo alegado.

6.5 Em nenhuma hipótese haverá aplicação de provas fora dos locais e horários preestabelecidos.

6.6 O candidato deverá comparecer ao local designado, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munido de caneta tipo esferográfica azul ou preta.

6.7 Não será permitido o uso de máquina calculadora, computador portátil, relógio digital do tipo Data Bank, aparelhos de celulares ou com quaisquer outros equipamentos eletrônicos ou capazes de transmitir dados.

6.8. O candidato portador de deficiência que necessitar de provas em condições especiais e/ou tempo adicional, deverá informar no ato da inscrição, através de requerimento juntamente com parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.

6.9. A candidata que tiver a necessidade de amamentar no dia da prova, deverá levar um acompanhante que ficará com a guarda da criança em local reservado e diferente do local de prova da candidata. A amamentação se dará nos momentos que se fizerem necessários, não tendo a candidata neste momento a companhia do acompanhante, além de não ser dado nenhum tipo de compensação em relação ao tempo de prova perdido com a amamentação. A não presença de um acompanhante impossibilitará a candidata de realizar a prova.

6.10. As condições especiais solicitadas pelo candidato para o dia da prova serão analisadas e atendidas, segundo critérios de viabilidade e razoabilidade.

6.11 O candidato deverá transcrever suas respostas na Folha de Respostas, com caneta esferográfica azul ou preta.

6.12 Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

6.13 Será excluído do concurso o candidato que:

a) Se apresentar após o horário estabelecido;

b) Não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado;

c) Não apresentar documento de identidade;

d) Durante a realização das provas for colhido em flagrante comunicação com outro candidato ou com pessoas estranhas, oralmente, por escrito, ou através de equipamentos eletrônicos, ou ainda que venha a tumultuar a sua realização;

e) Ausentar-se do recinto da prova, a não ser momentaneamente, em casos especiais e desde que na companhia de um fiscal.

f) Usar de incorreções ou descortesia para com os coordenadores ou fiscais de provas, auxiliares e autoridades presentes;

6.14 Não haverá revisão de provas.

6.15 O candidato, ao terminar a prova, deverá entregar ao fiscal o sua Folha de Respostas, exceto os que fizerem prova de Aptidão, que deverão devolver seu caderno de provas, para correção.

6.16 Serão consideradas, exclusivamente, as respostas marcadas na Folha de Respostas, não sendo atribuído ponto a questão que contenha mais de uma resposta assinalada, emenda, rasura ou não marcada.

7- DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO FINAL E DESEMPATE

7.1 Será eliminado o candidato que não alcançar o mínimo exigido de 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos das provas Objetivas de Múltipla Escolha ou Prática, esta quando houver.

7.2 A classificação final dos candidatos será feita pela soma dos pontos obtidos nas provas Objetivas de Múltipla Escolha, Redação, Prática e de Títulos.

7.3 Apurado o total de pontos, na hipótese de empate entre os candidatos, será dada preferência, para efeito de classificação, sucessivamente, ao candidato que for o mais idoso.

8 - DOS RECURSOS

8.1 Caberá recurso, em única e última instância, à Comissão de Concurso Público da Prefeitura Municipal de São Gotardo:

8.2 Contra questão da prova Objetiva de Múltipla Escolha, nos dois primeiros dias úteis seguintes ao da divulgação do gabarito oficial, desde que demonstrado erro material, divulgação esta que ocorrerá no 1º dia útil após a realização das provas.

8.3 Contra os resultados, nos dois primeiros dias úteis seguintes ao da divulgação, desde que demonstrado erro material;

8.4 Serão rejeitados liminarmente os recursos que não estiverem redigidos em termos próprios ou não fundamentados, ou ainda aqueles a que se der entrada fora dos prazos preestabelecidos.

8.5 Os recursos deverão ser protocolados na Prefeitura Municipal de São Gotardo, no horário de expediente, e encaminhados à Comissão Municipal de Concurso Público.

8.6 Após o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões, porventura anuladas, serão atribuídos a todos os candidatos, indistintamente, que não obtiveram os pontos na correção inicial.

9 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 O candidato aprovado e nomeado submeter-se-á ao Estatuto dos Servidores Públicos Municipais e ao Plano de Cargos e Salários do Município de São Gotardo.

9.2 O local de trabalho será em qualquer unidade da Administração Municipal de São Gotardo ou outros locais por força de convênios.

9.3 A carga horária máxima de trabalho será de 44 horas semanais, observada a especificidade do cargo e o local de lotação.

9.4 A Comissão de Concurso Público terá a responsabilidade de acompanhar a realização do Concurso, receber os recursos, encaminhando-os à Magnus Auditores e Consultores Associados que fará estudo, fornecendo parecer.

9.5 O prazo de validade do presente concurso é de 02 (dois) anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 (dois) anos.

9.6 Ao entrar em exercício, o servidor ficará sujeito a estágio probatório, de três anos, durante o qual sua eficiência e capacidade serão objetos de avaliação para o desempenho do cargo.

9.7 A aprovação no Concurso não assegura direito à nomeação, mas esta, quando ocorrer, obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos e seu prazo de validade.

9.8 A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do Concurso Público, tais como se acham estabelecidas neste Edital.

9.9 A Prefeitura Municipal de São Gotardo e a Magnus Auditores e Consultores Associados não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes a este Concurso Público.

9.10 O candidato deverá manter junto ao Setor de Pessoal da Prefeitura Municipal de São Gotardo, durante o prazo de validade do Concurso, seu endereço atualizado, visando eventuais convocações, não lhe cabendo qualquer reclamação caso não seja possível a sua convocação por falta da citada atualização.

9.11 Toda informação referente à realização do Concurso será fornecida pela Prefeitura Municipal de São Gotardo, através da Comissão de Concurso Público.

9.12 Ficam reservados 5% (cinco por cento) das vagas de cada cargo, desprezadas as frações inferiores a 0,5 (meio), na forma do Anexo I deste Edital, para pessoas portadoras de deficiência, em cumprimento às normas legais, desde que compatível com o exercício do cargo e declarada no ato da inscrição. O candidato que não declarar ser deficiente no ato de sua inscrição não poderá declarar posteriormente.

9.12.1 Os candidatos deverão declarar, em requerimento próprio (o próprio formulário de inscrição), serem portadores de deficiência, especificando-a no ato da inscrição, juntamente com laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como a provável causa da deficiência.

9.12.2 Os portadores de deficiência, quando de sua posse, serão submetidos a exame médico, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não, e o grau de deficiência que não o incapacite para o exercício do cargo.

9.12.3 O candidato deverá solicitar, no ato de sua inscrição, caso necessite, condições especiais para realização das provas, em campo especificado na ficha de inscrição.

9.12.4 É considerado portador de deficiência aquele que se enquadrar nas condições especificadas no artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/99.

9.12.5 Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a deficientes, estas serão preenchidas pelos demais concursados, com a estrita observância da ordem de classificação.

9.13 O candidato aprovado, quando nomeado, deverá apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos, para efeito de posse no cargo:

a) Fotocópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento;

b) Fotocópia autenticada da certidão de nascimento dos filhos, se tiver;

c) Fotocópia autenticada do CPF;

d) Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade;

e) Cartão de Cadastramento no PIS/PASEP (se tiver);

f) Laudo médico favorável, fornecido pelo Serviço de Medicina da Prefeitura Municipal de São Gotardo.

g) 02 (duas) fotografias 3x4;

h) Fotocópia autenticada do Título de Eleitor com o comprovante de votação na última eleição;

i) Fotocópia autenticada do Certificado de Reservista, se do sexo masculino;

j) Fotocópia autenticada do comprovante de capacitação legal para o exercício do cargo, bem como registro no órgão competente, quando cabível;

k) Declaração de não acumulação de cargos públicos, exceto nos casos previstos em lei;

l) Declaração de bens e valores componentes do patrimônio individual;

m) Certidão de inteiro teor quanto à existência de antecedentes criminais e condenação por dano ao erário em ações de improbidade administrativa, ação civil pública, ação popular e assemelhadas.

9.14 Decorridos 180 (cento e oitenta) dias da homologação do Concurso Público, e não se caracterizando óbice administrativo, legal ou judicial, é facultada a incineração das provas e demais registros escritos, mantendo-se, entretanto, pelo período de validade do concurso público, os registros eletrônicos a ele referentes.

9.15 Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Comissão de Concurso Público da Prefeitura Municipal de São Gotardo, ouvida a Magnus Auditores e Consultores Associados, empresa responsável pela execução do Concurso.

9.16 Caberá ao Prefeito Municipal a homologação do resultado final.

9.17 Todas as informações referentes ao concurso e os resultados serão publicadas no mural da Prefeitura de São Gotardo e disponibilizadas no site da Magnus (www.magnusauditores.com.br).

São Gotardo/MG, 27 de junho de 2007.

__________________________________
Paulo Uejo

Prefeito Municipal
ANEXO I

CARGO

Nº DE VAGAS

VAGAS PARA PPD*

SALÁRIO MENSAL

VALOR INSCRIÇÃO.

CARGA HORÁRIA SEMANAL

DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS CARGOS

ESCOLARIDADE E PRÉ-REQUISITOS

TIPO DE PROVA E NÚMERO DE QUESTÕES

Agente Administrativo

19

01

550,00

27,00

30

Executar serviços a nível de ensino médio nas áreas de contabilidade, financeira, de pessoal, de custos, produção. Executar outras atividades correlatas.

Ensino Médio

L. Portuguesa 15

C. Gerais 10

C. Básicos de Inf. 05

C. Específicos 10

Prática

Redação

Agente de Saúde

09

01

380,00

19,00

40

Realizar cadastramento de famílias expostas a situações de risco; atuar como agente da dengue identificar áreas de risco; orientar famílias para utilização adequada dos serviços de saúde; etc. Executar outras atividades correlatas.

Ensino Fundamental

L. Portuguesa 15

Saúde Pública 10

C. Gerais 15

Almoxarife

02

-

550,00

27,00

30

Conferir entrada e saída de materiais e ainda: controlar estoques; executar serviços de digitação, cadastrando fichas de requisição de materiais, fazendo relatório de balanço anual, fazendo inventário de estoque; assinar e controlar requisições; conferir notas fiscais; solicitar compras de materiais requisitados por cada setor; executar outras atividades correlatas.

Ensino Médio

 

L. Portuguesa 15

C. Gerais 10

C. Básicos de Inf. 15

 

Analista Clínico

01

-

1.100,00

55,00

30

Controlar e dispensar produtos na área farmacêutica bem como orientar, supervisionar, realizar exames clínicos laboratoriais. Executar outras atividades correlatas.

Curso Superior em Bioquímica ou Biomedicina com registro no órgão competente

 

L. Portuguesa 10

C. Gerais 10

SUS/Saúde Pública 05

C. Específicos 15

 

Arquivista

01

-

550,00

27,00

30

Organizar os sistemas de arquivos de documentos, de modo a possibilitar sua consulta. Executar outras atividades correlatas.

Ensino Médio Incompleto

L. Portuguesa 15

C. Básicos de Inf. 10

C. Gerais 15

Assistente Administrativo

29

02

450,00

22,00

30

Prestar serviços administrativos, direcionados ao setor público, que necessitam de conhecimentos estruturais da função, e ainda: executar serviços de digitação, possuir habilidade datilográfica e de computação; protocolizar, organizar e arquivar documentos; efetuar levantamentos, anotações, cálculos e registros relativos à sua área de atuação; digitar ofícios, circulares, memorandos, boletins, relatórios relativos à sua área de atuação; proceder escrituração, certidão, atas, atestados, procurações, dentre outros; possuir conhecimento de técnicas de redação, matemática e português; atender ao público; preencher guias, requisições e requerimentos; executar outras atividades correlatas.

Ensino Fundamental Incompleto

L. Portuguesa 15

C. Gerais 10

C. Básicos de Inf. 05

C. Específicos 10

Prática

Assistente Educacional

06

-

550,00

27,00

30

Atender crianças das creches e escolas municipais; desenvolver, conforme a idade, o projeto pedagógico definido pela Instituição; desenvolver a auto-estima e segurança emocional da criança; etc. executar outras atividades correlatas.

Ensino Médio ou Magistério

L. Portuguesa 15

Matemática 10

C. Gerais 15

Redação

Assistente Social

02

-

1.100,00

55,00

30

Prestar serviços no âmbito social a indivíduos e grupos, identificando e analisando seus problemas e necessidades materiais, financeiras e psicossociais para prevenir ou eliminar desajustes, promover a integração dos servidores municipais e da comunidade. Elaborar e acompanhar a implementação de projetos sociais. executar outras atividades correlatas.

curso superior em Serviço Social com registro no órgão competente

L. Portuguesa 15

C. Gerais 05

SUS/Saúde Pública 05

C. Específicos 15

 

Auxiliar de Consultório Dentário

04

-

450,00

22,00

40

Auxiliar o cirurgião-dentista no atendimento a pacientes em consultórios, clínicas, ambulatórios odontológicos ou outras unidades da Prefeitura que possuam o serviço de odontologia, bem como executar tarefas administrativas. executar outras atividades correlatas.

Ensino Fundamental

L. Portuguesa 15

C. Gerais 10

C. Específicos 15

ANEXO I (continuação)

CARGO

Nº DE VAGAS

VAGAS PARA PPD*

SALÁRIO MENSAL

VALOR INSCRIÇÃO

CARGA HORÁRIA SEMANAL

DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS CARGOS

ESCOLARIDADE E PRÉ-REQUISITOS

TIPO DE PROVA E NÚMERO DE QUESTÕES

Auxiliar de Laboratório

02

-

450,00

22,00

40

Auxiliar o profissional Analista Clínico nas diversas atividades do laboratório. executar outras atividades correlatas.

Ensino Fundamental

L. Portuguesa 15

C. Gerais 10

C. Específicos 15

Auxiliar de Secretaria Escolar

09

-

450,00

22,00

30

Responder perante a Direção Escolar pelo expediente e serviços gerais da Escola e ainda: organizar o arquivo de modo a assegurar a preservação dos documentos escolares e atender prontamente a qualquer pedido ou esclarecimento de interessados ou da Direção da Escola; redigir e fazer expedir toda a correspondência da Escola, submetendo-a à assinatura do Diretor ou seu substituto legal; escriturar livros, fichas e demais documentos escolares; atender ao público; executar outras atividades correlatas.

Ensino Médio Incompleto

L. Portuguesa 15

C. Básicos de Inf. 10

C. Gerais 15

Prática

Auxiliar de Serviços Gerais

37

 

02

380,00

19,00

40

executar a limpeza dos prédios municipais; preparar e servir café, lanche ou similar nos diversos setores da Administração; auxiliar em pequenos consertos e mudanças de móveis, bem como carregar e descarregar veículos, quando solicitado; manter organizados e conservados os materiais e ferramentas de trabalho; apresentar noções de serviços de atendimento ao público; protocolizar e arquivar documentos; proceder o atendimento de ligações telefônicas; receber e remeter correspondências; preparar e distribuir a merenda nas unidades escolares; auxiliar na limpeza da cantina e dos utensílios empregados; executar outras atividades correlatas.

Ensino Fundamental Incompleto

Aptidão 20

Bibliotecário

01

-

1.100,00

55,00

40

Organizar, dirigir e executar serviços de seleção, classificação, registros, guarda e conservação de documentos, livros, mapas e publicações pertencentes ao acervo bibliográfico municipal. executar outras atividades correlatas.

curso superior em Biblioteconomia e registro no órgão competente

L. Portuguesa 15

C. Gerais 10

C. Específicos 15

Biólogo

01

-

1.100,00

55,00

30

Formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada, nos vários setores da Biologia ou a ela ligados, bem como os que se relacionem à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente e da saúde, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos e ainda: realizar perícias e emitir e assinar laudos técnicos e pareceres de acordo com o projeto desenvolvido; realizar estudos e Pesquisas relacionadas com a investigação científica ligada à Biologia Sanitária, Saúda Pública, Epidemiologia de doenças transmissíveis, Controle de vetores e técnicas de saneamento básico; atuar na conservação, preservação, erradicação, manejo e melhoramento de organismos e do meio ambiente e saúde pública; organizar, coordenar e participar de equipes multidiciplinares na pesquisa e no uso dos recursos naturais renováveis elaborando e executando projetos que visem a fiscalizaçao, conservação e preservação do meio ambiente, bem como da sáúde atuando nos diversos segmentos (Hospitais, Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Controle de Zoonoses etc.) realizar outras atividades correlatas.

curso superior em Ciências Biológicas e registro no órgão competente.

L. Portuguesa 15

C. Gerais 05

SUS/Saúde Pública 05

C. Específicos 15

Contador

01

-

1.100,00

55,00

30

Atividades Relacionadas À Contabilidade Pública

Curso superior em Ciências Contábeis, ou equivalente, com registro no órgão competente

L. Portuguesa 15

C. Gerais 10

C. Específicos 15

ANEXO I (continuação)

CARGO

Nº DE VAGAS

VAGAS PARA PPD*

SALÁRIO MENSAL

VALOR INSCRIÇÃO

CARGA HORÁRIA SEMANAL

DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS CARGOS

ESCOLARIDADE E PRÉ-REQUISITOS

TIPO DE PROVA E NÚMERO DE QUESTÕES

Coveiro

01

-

380,00

19,00

40

Execução dos serviços de sepultamento, exumação de cadáveres, limpeza e conservação de jazidos. executar outras atividades correlatas.

Ensino Fundamental Incompleto

Aptidão 20

Dentista

03

-

1.100,00

55,00

30

Promover atendimento individual a paciente e ainda: executar trabalhos de prevenção de doenças relacionadas à saúde bucal; executar levantamento epidemiológico de problemas de saúde bucal; etc. executar outras atividades correlatas.

curso superior em Odontologia com registro no órgão competente

L. Portuguesa 15

C. Gerais 05

SUS/Saúde Pública 05

C. Específicos 15

Enfermeiro

04

-

1.100,00

55,00

30

Planejar, orientar, supervisionar e executar serviços de enfermagem na área de higiene, medicina e doenças profissionais, empregando processo de rotina e/ou específicos, para possibilitar a proteção e a recuperação da saúde individual e coletiva. prestar serviços em unidades de enfermagem, escolas, creches, postos de saúde, etc. executar outras atividades correlatas.

curso superior em Enfermagem com registro no órgão competente.

L. Portuguesa 15

C. Gerais 05

SUS/Saúde Pública 05

C. Específicos 15

Farmacêutico

01

-

1.100,00

55,00

30

Executar tarefas relacionadas com a composição de medicamentos, parasitologia básica, hematologia básica, toxicológicas e clínicas bem como efetuar fiscalização nas farmácias, laboratórios, postos e distribuidoras de medicamento, e, ainda: responder pela farmácia básica do Município; realizar análises especializadas, imunológicas, toxicológicas, bromatológicas, bioquímicas, homeopatas, microbiológicas, e outras; produzir ou manipular medicamentos, medindo, pesando e misturando os insumos farmacêuticos, utilizando instrumentos especiais e fórmulas químicas; controlar medicamentos especiais, anotando sua venda em formulário separado, em cumprimento às disposições legais; manter o controle de balanço trimestral e anual de psicotrópicos, entorpecentes e demais medicamentos das farmácias, drogarias e distribuidoras de medicamentos; executar análise clínica de sangue, urina, fezes e saliva, conforme técnica específica, auxiliando o diagnóstico de doenças; aviar receitas; aplicar injeções; executar outras atividades correlatas.

curso superior em Farmácia com registro no órgão competente

L. Portuguesa 15

C. Gerais 05

SUS/Saúde Pública 05

C. Específicos 15

Fiscal de Obras

01

-

550,00

27,00

40

Fiscalizar e acompanhar a execução de obras em vias e logradouros públicos, no que se refere a alvenaria, serviços de pavimentação, drenagem, escavação de valas, restauração de passeio, meio-fios, esgoto e limpeza de canais, observando a qualidade do material e as especificações dos serviços; fiscalizar e acompanhar a construção e restauração de imóveis públicos e demais obras de pequeno porte; fiscalizar a execução de construção de edificações, observando a qualidade do material empregado e as especificações dos serviços, etc. executar outras atividades correlatas.

Ensino Médio

L. Portuguesa 15

C. Gerais 10

Legislação 15

Fiscal de Serviços e Posturas

01

-

550,00

27,00

40

Fiscalizar a obediência às posturas municipais referentes à instalação e funcionamento de teatros, cinemas, circos, farmácias, hospitais, colégios, bailes públicos, festejos carnavalescos e eventos especiais; inspecionar licenças e funcionamento de feiras livres, mercados e comércio ambulante em geral; fiscalizar a localização e funcionamento de todas as atividades comerciais, inclusive bancas de jornais, quiosques, barracas, traillers, estátuas, relógios e fontes,etc.

Ensino Médio

L. Portuguesa 15

C. Gerais 10

Legislação 15


ANEXO I (continuação)

CARGO



D
E

V
A
G
A
S

VAGAS PARA PPD*

SALÁRIO MENSAL

VALOR INSCRIÇÃO

CARGA HORÁRIA SEMANAL

DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS CARGOS

ESCOLARIDADE E PRÉ-REQUISITOS

TIPO DE PROVA E NÚMERO DE QUESTÕES

Fiscal Sanitário e Ambiental

04

-

550,00

27,00

40

Inspeção de ambientes e estabelecimentos de alimentação publica, verificando o cumprimento das normas de higiene sanitária contidas na legislação em vigor, e de atividades em geral, objetivando a proteção ao meio ambiente.

Ensino Médio

L. Portuguesa 15

C. Gerais 10

Legislação 15

Fiscal Tributário

02

-

1.100,00

55,00

40

Efetuar diligência e levantamentos fiscais para instrução e processos, papeletas e orientação de contribuintes; auxiliar na realização de estudos sobre a política de arrecadação, lançamento e cobrança de tributos, visando a difusão da legislação em vigor; examinar cadastros, registros, documentos fiscais e outras fontes, identificando contribuintes omissos, lucros não declarados e outras irregularidades; lavrar autos de infração, termos de fiscalização, termos de apreensão de livros e documentos fiscais,etc.

Curso Superior Administração, Contabilidade, Economia ou Direito

L. Portuguesa 10

Contabilidade 10

Legislação 10

Direito Tributário 10

Fisiote-rapeuta

04

-

1.100,00

55,00

30

Promover atendimento individual a pacientes e, ainda: realizar atendimentos domiciliares em pacientes portadores de enfermidades crônicas e/ou degenerativas, pacientes acamados ou impossibilitados; prestar atendimento pediátrico a pacientes portadores de doenças neurológicas com retardo no DNPM (desenvolvimento neuropsicomotor); realizar técnicas de relaxamento, prevenção e analgesia para diminuição e/ou alívio da dor, nas diversas patologias, etc.

Curso superior em Fisioterapia com registro no órgão competente

L. Portuguesa 15

C. Gerais 05

SUS/Saúde Pública 05

C. Específicos 15

Fonoau-diólogo

01

-

1.100,00

55,00

30

Identificar problemas ou deficiências ligadas à comunicação oral, empregando técnicas próprias de avaliação e fazendo o treinamento fonético, auditivo, de dicção, impostação da voz e outros, para possibilitar o aperfeiçoamento e/ou reabilitação da fala.

Curso superior em Fonoaudiologia, com registro no órgão competente

L. Portuguesa 15

C. Gerais 05

SUS/Saúde Pública 05

C. Específicos 15

Médico

03

-

4.400,00

120,00

40

Prestar assistência médica no âmbito municipal visando preservar ou recuperar a saúde pública.

Curso superior em Medicina com registro no órgão competente

L. Portuguesa 15

C. Gerais 05

SUS/Saúde Pública 05

C. Específicos 15

Médico Veterinário

01

-

1.100,00

55,00

30

Realizar tratamento clínico e cirúrgico de pequenos e grandes animais, orientar a população quanto à prevenção e combate de moléstias infecto-contagiosas e parasitárias de animais, através da difusão e aplicação de métodos profiláticos e terapêuticos.

Curso superior em Medicina Veterinária com registro no órgão competente

L. Portuguesa 15

C. Gerais 05

SUS/Saúde Pública 05

C. Específicos 15

Nutricio-nista

01

-

1.100,00

55,00

30

Prestar atendimento no Hospital, nas Escolas, Creches, e ainda: dominar questões de nutrição e saúde; proceder avaliação e educação nutricional; apresentar noções de rendimento escolar relacionado com a nutrição; diagnosticar deficiência nutritiva; apresentar programas de nutrição em saúde pública; elaborar dietas e cardápios alimentares; atentar para normas de higiene e segurança; executar outras atividades correlatas.

Curso superior em Nutrição com registro no órgão competente

L. Portuguesa 15

C. Gerais 05

SUS/Saúde Pública 05

C. Específicos 15

Professor

90

05

670,00 (+ 30% de gratificação de incentivo à docência)

33,00

24

Regência de classe de educação infantil, no ensino fundamental, de 1ª à 4ª série.

Ensino médio modalidade Normal, Pedagogia ou Normal Superior

L. Portuguesa 10

Matemática 05

C. Didáticos 05

Legislação 05

C. Específicos 15

Redação

Professor de Educ. Física

04

-

670,00

33,00

24

Promover a prática de ginástica, outros exercícios físicos e jogos em geral, ensinando os princípios e regras técnicas, para possibilitar o desenvolvimento harmônico do corpo e a manutenção das boas condições físicas e mentais.

curso superior em Educação Física e registro no órgão competente

L. Portuguesa 15

C. Didáticos 10

C. Específicos 15

ANEXO I (continuação)

CARGO

Nº DE VAGAS

VAGAS PARA PPD*

SALÁRIO MENSAL

VALOR INSCRIÇÃO

CARGA HORÁRIA SEMANAL

DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS CARGOS

ESCOLARIDADE E PRÉ-REQUISITOS

TIPO DE PROVA E NÚMERO DE QUESTÕES

Psicólogo

02

-

1.100,00

55,00

30

Coordenar, orientar e executar tarefas especializadas referentes ao estudo do comportamento humano e a dinâmica da personalidade com vistas à orientação psico-pedagógica, ocupacional, clínica e ao ajustamento individual e, ainda, na função clínica.

curso superior em Psicologia com registro no órgão competente

L. Portuguesa 15

C. Gerais 05

SUS/Saúde Pública 05

C. Específicos 15

Supervisor Pedagógico

06

-

1.100,00

55,00

24

Viabilizar a política educacional da Secretaria Municipal de Educação, visando um melhor fluxo de informações; favorecer o intercâmbio e o aprimoramento das relações intra e extra escolares; propor melhoria das relações interpessoais nas escolas, promovendo a colaboração, a solidariedade, o respeito mútuo e o respeito às diferenças dentro dos princípios éticos universais; fortalecer a participação da comunidade, acompanhando e assistindo programas de integração, etc.

habilitação específica em supervisão pedagógica

L. Portuguesa 15

C. Gerais 10

C. Específicos 15

Técnico Agrícola

01

-

550,00

27,00

40

Executar trabalhos técnicos relativos a programação, assistência técnica e controle dos trabalhos agropecuários da região; trabalhar na produção e nutrição na suinocultura, avinocultura, caprinocultura, apicultura, psicultura, bovinocultura de corte e leiteira.

Curso Técnico na Área

L. Portuguesa 15

C. Gerais 10

C. Específicos 15

Técnico em Enfermagem

14

01

550,00

27,00

12/36

Noções de anatomia, fisiologia e microbiologia. Imunização, vacinas (rede de frio, validade, via de administração, esquema do Ministério da Saúde).

Curso Técnico na Área

L. Portuguesa 15

C. Gerais 05

SUS/Saúde Pública 05

C. Específicos 15

Técnico em Higiene Dental

02

-

550,00

27,00

40

Colaborar nos programas de treinamento a atendentes de consultório dentário; participar de atividades educativas de saúde bucal; educar e orientar pacientes ou grupos de pacientes sobre prevenção e tratamento das doenças bucais; atuar diretamente na cavidade bucal, promovendo a restauração dos doentes previamente preparados pelo cirurgião-dentista, etc.

Curso Técnico na Área

L. Portuguesa 15

C. Gerais 05

SUS/Saúde Pública 05

C. Específicos 15

Técnico em Informática

02

-

550,00

27,00

30

Atualizar e realizar manutenção de softwares e dos equipamentos de informática; instalar e reinstalar equipamentos de informática e softwares adquiridos pela Prefeitura.

Curso Técnico na Área

L. Portuguesa 15

C. Gerais 10

C. Específicos 15

Técnico em Radiologia

02

-

550,00

27,00

24

Receber e interpretar a "Receita" ou "Requisição de Exames"; fazer o cadastramento dos pacientes, e o registro de número do prontuário do mesmo na chapa; fazer anamenese com o paciente; preparar os pacientes para exames, usando a técnica conveniente para cada caso, etc.

Curso Técnico na Área

L. Portuguesa 15

C. Gerais 05

SUS/Saúde Pública 05

C. Específicos 15

Vigia

08

-

450,00

22,00

40

Execução de serviços de vigilância e zeladoria em prédios e logradouros públicos; fiscalizar a entrada e saída as pessoas nos edifícios municipais, procurando identificá-las, para vedar a entrada às pessoas suspeitas ou encaminhar as demais ao destino solicitado; executar serviços que não dependem de especialização, para a manutenção das dependências da Prefeitura; executar os serviços de vigilância em prédios e logradouros públicos municipais, protegendo-os contra a ação de estranhos; providenciar a varrição de superfícies diversas; executar outras tarefas correlatas.

Ensino Fundamental Incompleto

Aptidão 20

TOTAL

294

-

*PPD - Pessoas Portadoras de Deficiência.

ANEXO II

PROGRAMA DE PROVAS OBJETIVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA CARGOS ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO I

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, COVEIRO, VIGIA.

TESTE DE APTIDÃO: Associação de idéias a partir de imagens propostas.

CARGO ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO II

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO.

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de Texto; Alfabeto; Sílaba; Encontro Vocálico; Encontro Consonantal; Sílaba Tônica; Substantivo, Coletivo, Acentuação; Sinônimos e Antônimos; Frase, Tipos de Frase; Artigo; Substantivo Próprio e Comum; Gênero, Número e Grau do Substantivo; Adjetivo; Pronomes; Verbos, Tempos do Verbo; Frase e oração; Sujeito e Predicado, advérbio.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 1ª a 4ª série.

Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Ambiental, Esportiva, Artística e Social do Brasil.

*História, dados geográficos e atualidades do Município de São Gotardo. (Fonte: - História de São Gotardo do autor José Gonçalves Ferreira; - São Gotardo... Sua gente, sua evolução do autor José Pessoa) e outras fontes.

Obs.: *As questões referentes ao Município de São Gotardo e região, terão prioridade.

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA: I - Conceitos básicos de operação de microcomputadores. II - Conceitos básicos de operação com arquivos em ambiente de rede Windows. III - Noções básicas de operação de microcomputadores e periféricos em rede local. IV - Conhecimento de interface gráfica padrão Windows. V - Conceitos básicos para utilização dos softwares do pacote Microsoft Office, tais como: processador de texto, planilha eletrônica e aplicativo para apresentação. VI - Conhecimento básico de consulta pela Internet e recebimento e envio de mensagens eletrônicas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Constituição Federal art. 37 até 41. Lei nº 8.666/93 (atualizada).

CARGO DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO I

AGENTE DE SAÚDE.

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de Texto; Alfabeto; Sílaba; Encontro Vocálico; Encontro Consonantal; Dígrafos; Sílaba Tônica; Emprego das letras maiúsculas e minúsculas; Emprego do hífen; Substantivo, Coletivo, Acentuação; Sinônimos e Antônimos; Frase, Tipos de Frase; Artigo; Substantivo Próprio e Comum; Gênero, Número e Grau do Substantivo; Adjetivo; Pronomes; Verbos, Tempos do Verbo; Frase e oração; Sujeito e Predicado, advérbio; Emprego dos sinais de pontuação; regência verbal e nominal. NOÇÕES DE SAÚDE PÚBLICA: Organização dos serviços de saúde no Brasil; Organização e princípios do SUS; Modelo Assistencial e Financiamento; Planejamento e programação local de saúde; Política Nacional de Humanização. Sistema Único de Saúde - Princípios, Diretrizes e Controle Social; Política Nacional de Atenção Básica no SUS. A reforma Sanitária no Brasil.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 5ª a 8ª série.

Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil.

*História, dados geográficos e atualidades do Município de São Gotardo. (Fonte: - História de São Gotardo do autor José Gonçalves Ferreira; - São Gotardo... Sua gente, sua evolução do autor José Pessoa) e outras fontes.

Obs.: *As questões referentes ao Município de São Gotardo e região, terão prioridade.

CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO II

AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO, AUXILIAR DE LABORATÓRIO.

LÍNGUA PORTUGUESA: TEXTO: Interpretação de texto informativo ou literário. FONÉTICA: fonema e letra; classificação dos fonemas (vogais, semivogais e consoantes); encontros vocálicos; encontros consonantais; dígrafos; sílabas; tonicidade das sílabas. ORTOGRAFIA: Emprego das letras maiúsculas e minúsculas; acentuação gráfica; representação das unidades de medida; emprego do hífen. MORFOLOGIA: Famílias de palavras; afixos; processos de formação de palavras; reconhecimento, emprego, flexões e classificações das classes gramaticais. SINTAXE: A estrutura da oração (classificação e emprego dos termos); a estrutura do período composto (classificação e emprego das orações); emprego dos sinais de pontuação; regência verbal e nominal; a ocorrência da crase, concordância verbal e nominal.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 5ª a 8ª série.

Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil.

*História, dados geográficos e atualidades do Município de São Gotardo. (Fonte: - História de São Gotardo do autor José Gonçalves Ferreira; - São Gotardo... Sua gente, sua evolução do autor José Pessoa) e outras fontes.

Obs.: *As questões referentes ao Município de São Gotardo e região, terão prioridade.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO: Amálgama, Resina composta (tipo Adaptic), Resina Fotopolimerizável, Curativo, Forramento, Profilaxia e aplicação tópica de flúor, Exodontia (instrumental e material necessário). Esterilização: meios, material utilizado, aparelhos utilizados; Revelação de radiografias: material utilizado, revelação, fixação, secagem; Indumentária completa.

AUXILIAR DE LABORATÓRIO: Procedimentos para limpeza e/ou designação de utensílios e instalações de laboratório; Lavagem e secagem de vidraria e materiais em geral; Reconhecimento e manuseio de vidraria; Pesagem e medidas (massa e volume); Limpeza e conservação de aparelhos; Métodos e técnicas de esterilização; Conhecimento e manuseio amostras biológica: sangue total, soro, plasma sangüíneo e urina; Noções sobre procedimentos básicos para a coleta de materiais para exame (sangue, urina e fezes); Noções básicas sobre coloração (Gram, Gyema, etc.) e montagem de lâminas; Conhecimento geral de medidas de segurança e primeiros socorros.

CARGOS DE ENSINO MÉDIO INCOMPLETO

ARQUIVISTA, AUXILIAR DE SECRETARIA ESCOLAR.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA: I - Conceitos básicos de operação de microcomputadores. II - Conceitos básicos de operação com arquivos em ambiente de rede Windows. III - Noções básicas de operação de microcomputadores e periféricos em rede local. IV - Conhecimento de interface gráfica padrão Windows. V - Conceitos básicos para utilização dos softwares do pacote Microsoft Office, tais como: processador de texto, planilha eletrônica e aplicativo para apresentação. VI - Conhecimento básico de consulta pela Internet e recebimento e envio de mensagens eletrônicas.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências do 1º grau completo.

Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil.

História, dados geográficos e atualidades do Município de São Gotardo.

Testes de raciocínio lógico.

Conhecimentos básicos de informática e Internet.

*História, dados geográficos e atualidades do Município de São Gotardo. (Fonte: - História de São Gotardo do autor José Gonçalves Ferreira; - São Gotardo... Sua gente, sua evolução do autor José Pessoa) e outras fontes.

Obs.: *As questões referentes ao Município de São Gotardo e região, terão prioridade.

CARGOS DE ENSINO MÉDIO COMPLETO I

ALMOXARIFE.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 1º e 2º grau. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico.

*História, dados geográficos e atualidades do Município de São Gotardo. (Fonte: - História de São Gotardo do autor José Gonçalves Ferreira; - São Gotardo... Sua gente, sua evolução do autor José Pessoa) e outras fontes.

Obs.: *As questões referentes ao Município de São Gotardo e região, terão prioridade.

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA: I - Conceitos básicos de operação de microcomputadores. II - Conceitos básicos de operação com arquivos em ambiente de rede Windows. III - Noções básicas de operação de microcomputadores e periféricos em rede local. IV - Conhecimento de interface gráfica padrão Windows. V - Conceitos básicos para utilização dos softwares do pacote Microsoft Office, tais como: processador de texto, planilha eletrônica e aplicativo para apresentação. VI - Conhecimento básico de consulta pela Internet e recebimento e envio de mensagens eletrônicas.

CARGOS DE ENSINO MÉDIO COMPLETO II

AGENTE ADMINISTRATIVO.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 1º e 2º grau. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico.

*História, dados geográficos e atualidades do Município de São Gotardo. (Fonte: - História de São Gotardo do autor José Gonçalves Ferreira; - São Gotardo... Sua gente, sua evolução do autor José Pessoa) e outras fontes.

Obs.: *As questões referentes ao Município de São Gotardo e região, terão prioridade.

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA: I - Conceitos básicos de operação de microcomputadores. II - Conceitos básicos de operação com arquivos em ambiente de rede Windows. III - Noções básicas de operação de microcomputadores e periféricos em rede local. IV - Conhecimento de interface gráfica padrão Windows. V - Conceitos básicos para utilização dos softwares do pacote Microsoft Office, tais como: processador de texto, planilha eletrônica e aplicativo para apresentação. VI - Conhecimento básico de consulta pela Internet e recebimento e envio de mensagens eletrônicas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Constituição Federal art. 37 até 41 e arts. 145 a 169. Lei nº 8.666/93 (atualizada).

CARGOS DE ENSINO MÉDIO COMPLETO III

FISCAL DE OBRAS, FISCAL DE SERVIÇOS E POSTURAS, FISCAL SANITÁRIO E AMBIENTAL, TÉCNICO AGRÍCOLA, TÉCNICO EM INFORMÁTICA.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 1º e 2º grau. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico. Conhecimentos básicos de informática e Internet.

*História, dados geográficos e atualidades do Município de São Gotardo. (Fonte: - História de São Gotardo do autor José Gonçalves Ferreira; - São Gotardo... Sua gente, sua evolução do autor José Pessoa) e outras fontes.

Obs.: *As questões referentes ao Município de São Gotardo e região, terão prioridade.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

FISCAL DE OBRAS: Código de Obras Municipais - Lei Municipal nº 210/1956.

FISCAL DE SERVIÇOS E POSTURAS: Lei n.º 1394, de 02 de Julho de 1999, institui o Código de Posturas do Município de São Gotardo.

FISCAL SANITÁRIO E AMBIENTAL: Código Sanitário - Lei Municipal nº 1404/1999. Lei n.º 1717, de 1º de março de 2007, que altera o §6º do artigo 118, da lei municipal nº 1699/2006, que dispõe sobre a criação do SIM - Serviço de Inspeção Municipal do Município de São Gotardo e dá outras providências. Lei Federal nº 9.795/99 (atualizada), que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.

TÉCNICO AGRÍCOLA: CULTURAS (Algodão, Arroz, Feijão, Soja, Café, Cana de açúcar e Mandioca) - Amostragem de solo, correção de solo, Escolha de cultivares, Tratamento de sementes, Plantio (Época, espaçamento, densidade), Produção de mudas (Local construção viveiro, controle de pragas e doenças, aclimatação de mudas), Adubação - (níveis de fertilidade do solo; relações básicas de nutrientes; recomendações baseadas em análise de solo, adubação orgânica), Tratos culturais, Tipos de Cultivos, Uso de herbicidas, Aplicação de defensivos, Cultivo do café (Poda, Decote, Recepa, Esqueletamento, Desbrota, Arruação e esparramação), Pragas e Doenças de importância econômica, Colheita, Classificação, armazenamento, comercialização. OLERICULTURA: Escolha do terreno, Preparo do solo (aração, gradagem, coleta de amostra de solo, sementeiras e canteiros), Preparo de mudas, Plantio (espécie, variedade, épocas, ciclo, espaçamento, densidade), Adubação (orgânica e química), calagem, transplante, Tratos culturais, Tratamento fitossanitário, desbaste, herbicida, Colheita e Beneficiamento - Classificação, acondicionamento. CONSERVAÇÃO DE SOLOS: Técnicas de conservação de solos. DEFESA SANITÁRIA VEGETAL: Conhecimentos gerais sobre a preservação ecológica, defensivos biológicos e químicos. ÁREA PECUÁRIA: BOVINOCULTURA DE LEITE E CORTE - Conhecimentos gerais sobre: Alimentos e alimentação; Melhoramento genético, Sanidade animal e Manejo geral. SUINOCULTURA: Conhecimentos gerais sobre: Melhoramento genético e reprodução, Principais doenças - tratamento e controle, Alimentos e alimentação, Instalações e equipamentos, Controle e planejamento da produção. PISCICULTURA: Conhecimentos gerais sobre: Construção de viveiros para piscicultura; construção de pequenas barragens; fertilização, adubação de viveiros para piscicultura. AVICULTURA DE CORTE: Conhecimentos gerais sobre: Instalações; alimentação; manejo e sanidade. APICULTURA: Conhecimentos gerais sobre: Manejo apícola.

TÉCNICO EM INFORMÁTICA: Conhecimentos gerais sobre sistemas operacionais, incluindo de rede, tais como nas bases: Windows, Netware e Unix. Conhecimentos sobre configuração e navegação nestes citados sistemas operacionais a nível de usuário e administrador. Conhecimentos sobre utilização e funções dos aplicativos que compõe o pacote Microsoft Office. Conhecimentos gerais de rede - instalação, configuração, periféricos, equipamentos de rede, cabeamento e procedimentos de segurança lógica e física. Conhecimento de Internet - configuração, protocolos, ferramentas e aplicativos de navegação, serviços da Internet e suas variações, tais como: intranet e extranet.

CARGOS DE ENSINO MÉDIO COMPLETO IV

TÉCNICO EM ENFERMAGEM, TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL, TÉCNICO EM RADIOLOGIA.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 1º e 2º grau. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico. Conhecimentos básicos de informática e Internet.

*História, dados geográficos e atualidades do Município de São Gotardo. (Fonte: - História de São Gotardo do autor José Gonçalves Ferreira; - São Gotardo... Sua gente, sua evolução do autor José Pessoa) e outras fontes.

Obs.: *As questões referentes ao Município de São Gotardo e região, terão prioridade.

SUS - Constituição Federal/88: Capítulo da Saúde. Organização dos serviços de saúde no Brasil - Sistema Único de Saúde: antecedentes, históricos, princípios e diretrizes, controle social, financiamento, legislação e normatização complementar do SUS. Planejamento e programação local de saúde, distritos sanitários.

SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

TÉCNICO EM ENFERMAGEM: 1 - Noções de anatomia e fisiologia. 2 - Fundamentos de Enfermagem: técnicas básicas. 3 - Noções de organização da assistência e cuidados de enfermagem à mulher, a criança, adolescente, ao adulto, ao idoso e saúde mental. 4 - Cuidados de Enfermagem na prevenção e controle de doenças infecto-contagiosas, sexualmente transmissíveis e de doenças crônicas e degenerativas. 5 - Enfermagem de urgência e emergência: primeiros socorros. 6 - Executar Técnicas de Enfermagem: tais como sinais vitais, sondagens, higienização, procedimentos e técnicas pre-hospitalares, administração de medicamentos, administração de dietas, coleta de material para exame, oxigenoterapia, nebulização, procedimento pós-morte, cuidados com traqueostomia, cuidados com drenagem torácicas e ostomias; 7 - Cuidados de Enfermagem no tratamento de feridas e prevenção de lesões cutâneas. 8 - Central de Material Esterelizado: Métodos e procedimentos específicos de Limpeza, desinfecção e esterilização; 9 - Enfermagem Médico-cirúrgica: Assistência de enfermagem em Doenças Transmissíveis - defesa do organismo, conceito e tipo de imunidade, noções de vacinação, vacinas e rede de frio. 10 - Assistência de enfermagem em distúrbios crônico-degenerativos: respiratórios, cardiovasculares, gastrointestinais, músculo-esquelético. 11 - Atuação de enfermagem em Centro Cirúrgico de Central de Material. 12 - Enfermagem Materno-Infantil e Pediatria: Atendimento de enfermagem à saúde materno-infantil e pediatria: pré-natal, parto e puerpério e período neonatal. 13 - Programas Nacionais de Saúde: Imunização-PNI, Tuberculose, Hanseníase, DST`s e AIDS, Diabetes. 14 - Deontologia de Enfermagem: Lei do exercício profissional, Trabalho em equipe. 15 - Políticas de saúde: noções sobre o Sistema Único de Saúde - SUS, Políticas institucionais de Humanização da Assistência. 16 - Prontuário e Registro de enfermagem. 17 - Resíduos de Saúde.

TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL: 1 - Higiene Dentária: doença periodontal; medidas de prevenção e controle das doenças bucais (cárie e doença periodontal). 2 - Odontologia Social: processo saúde/doença; epidemiologia em saúde bucal; políticas de saúde; organização e planejamento de serviços de saúde. 3 - Materiais, equipamentos e instrumental: funcionamento, conservação e manutenção do equipamento; materiais odontológicos; instrumental odontológico; ergonomia. 4 - Fundamentos de Enfermagem: medidas de biossegurança em odontologia; primeiros socorros; anatomia bucal e dental. 5- Técnicas Auxiliares de Odontologia: radiologia dentária; técnicas de restaurações plásticas e de proteção do processo dentina-polpa; técnicas de laboratório em prótese dental; teste de vitalidade pulpar.

TÉCNICO EM RADIOLOGIA: Física das Radiações Ionizantes e não-ionizantes. Proteção Radiológica. Anatomia Humana. Anatomia Radiológica. Terminologia Radiográfica. Equipamentos radiográficos. Constituição e Funcionamento dos Aparelhos de Raios X. Princípios Básicos de Formação da Imagem. Constituição dos Tubos Formadores de Raios X. Contrastes Radiológicos. Princípios de Posicionamento. Posicionamento Radiológico. Filmes Radiográficos. Processamento Radiográfico (automático e manual). Fatores que influem na formação das imagens radiográficas. Os efeitos biológicos e os riscos associados aos Raios X . Radioproteção. Técnicas e Procedimentos Radiológicos. Unidade de dose e dosimetria. Noções básicas de procedimentos Angiográficos, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. Humanização. Legislação e Ética. História da Radiologia. Técnicas Radiográficas Odontológicas. Anatomia Radiográfica das principais incidências odontológicas. Erros nas radiografias. Garantia de qualidade.

CARGO ENSINO MÉDIO OU MAGISTÉRIO

ASSISTENTE EDUCACIONAL.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

MATEMÁTICA: Sistema de medida, Sistema métrico decimal, unidade de comprimento, unidades usuais de tempo, Razões, Proporções, Grandezas direta e inversamente proporcionais, Regra de três simples e composta, Porcentagem, Juros, Conjuntos Numéricos, MDC e MMC, Equações e inequações de 1º grau, Sistema de equações, Produtos Notáveis, Fatoração, Razões trigonométricas no triângulo retângulo.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 1º e 2º grau. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico. Conhecimentos básicos de informática e Internet.

*História, dados geográficos e atualidades do Município de São Gotardo. (Fonte: - História de São Gotardo do autor José Gonçalves Ferreira; - São Gotardo... Sua gente, sua evolução do autor José Pessoa) e outras fontes.

Obs.: *As questões referentes ao Município de São Gotardo e região, terão prioridade.

CARGO DE ENSINO MÉDIO MODALIDADE NORMAL, PEDAGOGIA OU NORMAL SUPERIOR

PROFESSOR.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

MATEMÁTICA: Sistema de medida, Sistema métrico decimal, unidade de comprimento, unidades usuais de tempo, Razões, Proporções, Grandezas direta e inversamente proporcionais, Regra de três simples e composta, Porcentagem, Juros, Conjuntos Numéricos, MDC e MMC, Equações e inequações de 1º grau, Sistema de equações, Produtos Notáveis, Fatoração, Razões trigonométricas no triângulo retângulo.

CONHECIMENTOS DIDÁTICOS: Ética no Trabalho Docente; Gestão Escolar Participativa; Educação Inclusiva; A Construção do Conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade; Concepções de Educação e Escola; Avaliação; Visão Interdisciplinar e Transversal do Conhecimento; Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, conceitos e concepções; Currículo, tempos e espaços escolares; Projeto Político Pedagógico: fundamentos, planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem; Organização da Escola centrada no processo de desenvolvimento do educando; Função social da Escola e compromisso social do Educador; Concepções de aprendizagem, correntes teóricas e as práticas pedagógicas na organização curricular.

LEGISLAÇÃO: Fundamentos legais da Educação:

- Constituição Federal de 1988 - capítulo da Educação (atualizada)

- Lei nº 9.394/96 (LDBEN) (atualizada)

- Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF (atualizada)

- Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8069/90 (atualizada)

- Lei 10.172 /01, que aprova o Plano Nacional Educação.(atualizada)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Fundamentos filosóficos, psicológicos, sociológicos e históricos da educação: Concepções filosóficas da educação; Relação entre educação, sociedade e cultura; A escola como instituição social; Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem; Psicologia da Educação;

Fundamentos didático-metodológicos da Educação: Tendências pedagógicas na prática escolar; Planejamento, metodologia e avaliação do processo ensino/aprendizagem; Projeto Político Pedagógico; Escola Cidadã.

Orientações metodológicas - alfabetização, leitura e escrita - a criança, o número e os jogos - visão transversal e interdisciplinar do conhecimento.

Ensino e aprendizagem de questões sociais; Linguagem na escola; História da Educação; Pedagogia da inclusão; A relação professor/aluno; Conhecimento sobre ciclos de formação; Estrutura e funcionamento do ensino de 1º grau; Reorganização do Ensino; Democratização do ensino; Avaliação; Planejamento Participativo.

Fundamentos legais da Educação: Constituição Federal de 1988 (Atualizada): Título VIII, Capítulo III, Seção I - Da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96); Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica; Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90); Lei 10.172/2001 - Plano Nacional de Educação.

CARGO DE NÍVEL SUPERIOR I

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

CONHECIMENTOS DIDÁTICOS: Ética no Trabalho Docente; Gestão Escolar Participativa; Educação Inclusiva; A Construção do Conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade; Concepções de Educação e Escola; Avaliação; Visão Interdisciplinar e Transversal do Conhecimento; Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, conceitos e concepções; Currículo, tempos e espaços escolares; Projeto Político Pedagógico: fundamentos, planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem; Organização da Escola centrada no processo de desenvolvimento do educando; Função social da Escola e compromisso social do Educador; Concepções de aprendizagem, correntes teóricas e as práticas pedagógicas na organização curricular.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Educação Física no contexto da Educação; Educação Física, esporte e sociedade; História da Educação Física no Brasil; Função social da Educação Física; Papel do professor de Educação Física; Metodologia do ensino da Educação Física; Educação Física e lazer; Corporeidade; Aprendizagem motora; Fisiologia do exercício; Teoria do treinamento esportivo; Psicologia da aprendizagem; Psicologia do esporte; Avaliação em Educação Física. Critérios de seleção e organização de conteúdos. Objetivos gerais da área Educação Física. Esportes: Atletismo. Esportes coletivos: futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, handebol. Esportes com bastões. Técnicas e táticas. Regras e penalidades. Organização de eventos esportivos. Jogos: Jogos pré-desportivos. Brincadeiras da cultura popular. Lutas: Judô, Capoeira. Atividades Rítmicas e Expressivas: Danças: danças populares brasileiras; danças populares urbanas; danças modernas, contemporâneas e jazz; danças e coreografias associadas a manifestações culturais. Percepção corporal e espaço-temporal. Ginásticas de preparação e aperfeiçoamento para a dança; de preparação e aperfeiçoamento para os esportes, jogos e lutas; ginástica olímpica e rítmica desportiva. Primeiros socorros no esporte.

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR II

ANALISTA CLÍNICO, ASSISTENTE SOCIAL, BIÓLOGO, DENTISTA, ENFERMEIRO, FARMACÊUTICO, FISIOTERAPEUTA, FONOAUDIÓLOGO, MÉDICO, MÉDICO VETERINÁRIO, NUTRICIONISTA, PSICÓLOGO.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 1º e 2º grau. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico. Conhecimentos básicos de informática e Internet.

*História, dados geográficos e atualidades do Município de São Gotardo. (Fonte: - História de São Gotardo do autor José Gonçalves Ferreira; - São Gotardo... Sua gente, sua evolução do autor José Pessoa) e outras fontes.

Obs.: *As questões referentes ao Município de São Gotardo e região, terão prioridade.

SUS - Constituição Federal/88: Capítulo da Saúde. Organização dos serviços de saúde no Brasil - Sistema Único de Saúde: antecedentes, históricos, princípios e diretrizes, controle social, financiamento, legislação e normatização complementar do SUS. Planejamento e programação local de saúde, distritos sanitários.

SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

ANALISTA CLÍNICO: PARASITOLOGIA CLÍNICA: Patogenia, sintomatologia, epidemiologia, profilaxia e diagnóstico das parasitoses humanas; Fundamento das técnicas utilizadas no diagnóstico das parasitoses humanas; MICROBIOLOGIA CLÍNICA: Enterobacteriaceae, Mycobacteriacea e Streptococaceae: patologia, profilaxia e diagnóstico laboratorial; Meios de cultura para bacteriologia: generalidades, métodos de coloração; BIOQUÍMICA CLÍNICA: Causas de variação nas determinações laboratoriais: a preparação do paciente. Variações e erros devidos à amostra biológica; Fotometria em Bioquímica Clínica: conceito, tipos, leis de fotometria, aplicação nas análises clínicas, transmitência, absorbância, curva e fator de calibração; Técnicas, fundamentos químicos e interpretação clínica das dosagens de: glicose, hemoglobina glicolisada, uréia, ácido úrico, creatinina, colesterol e frações, triglicérides, proteínas totais e albumina, bilirrubina total, direta e indireta. Fosfatases: ácida e alcalina, amilase, creatinofosfoquinse, desidrogenase lática. Transminases: glutânico-oxalacética e glutânico-pirúvico. Urinálise: fundamentos químicos, interpretação das análises; HEMATOLOGIA CLÍNICA: Interpretação clínica de eritrograma e hemograma: valores de referência. Índices hematimátricos. Hematoscopia normal e patológica. Alterações qualitativas e quantitativas; Anemias; Leucoses: Alterações no sangue periférico; Imuno-hematologia: exames laboratoriais para classificação sangüínea e doenças auto-imunes; Coagulação e hemostasia: diagnóstico laboratorial das doenças vasculares, plaquetárias e das principais coagulopatias; Coleta e métodos de coloração para exames hematológicos; IMUNOLOGIA CLÍNICA: Diagnóstico imunológico das infecções bacterianas (salmonelose, brucelose, sífilis); Diagnóstico imunológico das infecções virais: mononucleose infecciosa, hepatites, rubéola, AIDS, rotavírus, citomegalovírus; Imunofluoerescência para Toxoplasmose e Doenças de Chagas.

ASSISTENTE SOCIAL: 1- Ética em Serviço Social. 2 - Lei de Regulamentação da Profissão. Lei 8662, de 7.06.1993. Lei Orgânica da Saúde . 3 - Leis 8080, de 19.09.1990 e 8142, de 28.12.1990. 4 - Lei Orgânica da Assistência Social - Lei nº 8742/93. 5 - Serviço Social e Políticas Sociais Públicas e Privadas. 6 - O Serviço Social e a Seguridade Social. 7 - O Serviço Social - Assistência e Cidadania. 8 - Elaboração de Programas e Serviços Sociais. Gestão Pública e Ética no Trabalho. 9 - Possibilidades e Limites da Prática do Serviço Social em Empresas. 10 - A contribuição do Serviço Social no contexto de uma empresa estatal: o Serviço Social e as áreas de Administração de RH. 11 - Relações de Trabalho, Qualidade de Vida e Saúde do Trabalhador. 12 - Fundamentos Históricos, Teórico-Metodológicos e Pressupostos Éticos da Prática Profissional. 13 - A Pesquisa e a Prática Profissional. 14 - A questão da instrumentalidade na profissão. 15 - A relação Empresa/Empregado/Família/Comunidade e o desenvolvimento da sociabilidade humana. 16 - Prevenção e Reabilitação de Doenças. 17 - O alcoolismo nas empresas. 18 - Controle social na saúde: Conselhos de Saúde, movimentos sociais, estratégias de organização da sociedade civil, terceiro setor. 19 - Distrito Sanitário, territorialização. 20 - Epidemiologia e planejamento de ações de saúde. 21 - Programa de Saúde da Família. 22 - A Reforma Psiquiátrica no Brasil.

BIÓLOGO: Vida e saúde: noções de Microbiologia e de Parasitologia; doenças de alta incidência e surtos epidemiológicos causadas por vírus, bactérias, protozoários e helmintos; higiene e saúde; doenças sexualmente transmissíveis; condições de saúde do brasileiro; Ecologia, biodiversidade e saúde; ações antrópicas e poluição ambiental. Biologia celular e Genética: Citologia, estrutura da célula (membranas, transporte através de membranas); citoplasma e núcleo; síntese de macromoléculas, função e diferenciação celular; noções de imunologia (anticorpos, vacinação, imunização); noções de Genética e reprodução humana; divisão celular: cromossomas, código genético, genoma; ácidos nucléicos, hereditariedade e Leis de Mendel; Embriologia, fisiologia e anatomia dos aparelhos reprodutores feminino e masculino; métodos anticoncepcionais, métodos de inseminação. Clonagem e células-tronco. Anatomia, Histologia e Fisiologia Humanas: Histologia dos tecidos epitelial, conjuntivo, muscular, nervoso, glandular e secretor; funções vitais (nutrição e digestão, respiração, circulação, excreção, funções do sistema endócrino e do sistema nervoso (central e periférico, componentes sensoriais e motores); Anatomia dos órgãos e sistemas. Bioquímica e Farmacologia: Química celular: substâncias orgânicas, enzimas, bioquímica da célula, vitaminas (doenças carenciais); metabolismo energético; doenças do metabolismo; doenças do príon; noções de farmacologia e terapêutica. Entologia. Epidemiologia e Controle de Zoonoses (leptospirose, raiva, leishmaniose (visceral e cutânea), esquistossomose, dengue, febre amarela, malária, febre maculosa, toxoplasmose, doença de chagas, hantavirose; Biologia e controle de roedores, vetores, artrópodes, animais peçonhentos e reservatórios.

DENTISTA: 1. Cariologia. 2. Doenças da polpa e dos tecidos periapicais. 3. Distúrbios do desenvolvimento das estruturas bucais e parabucais. 4. Tumores benignos e malignos da cavidade bucal. 5. Tumores das glândulas salivares. 6.Cistos e tumores de origem odontogênica. 7. Alterações regressivas dos dentes. 8. Infecções bacterianas, virais e micóticas. 9. Disseminação das infecções bucais. 10. Lesões físicas e químicas da cavidade bucal. 11. Manifestações bucais das doenças metabólicas. 12. Doenças do periodonto. 13. Doenças dos nervos e músculos. 14. Anestesiologia local e controle da dor. 15. Técnicas de anestesia regional e local. 16. Anatomia das regiões da cabeça e pescoço. 17. Soluções anestésicas. 18. Emergências no consultório. 19. Flúor. 20. Adesão aos tecidos dentários. 21. Radiologia. 22. Oclusão. 23. Periodontia aplicada à dentística. 24. Restaurações diretas e indiretas em dentes posteriores com resinas compostas. 25. Restaurações diretas em dentes anteriores com resinas compostas. 26. Lesões não-cariosas. 27. Restaurações adesivas diretas. 28. Facetas diretas com resinas compostas. 29. Restaurações cerâmicas do tipo Inlay/Onlay. 30. Facetas de porcelana. 31. Restaurações de dentes tratados endodonticamente. 32. Restaurações em dentes fraturados. 33. Materiais odontológicos. 34. Biocompatibilidade dos materiais dentários. 35. Materiais de moldagem. 36. Gesso. 37. Resinas para restauração. 38. Amálgama dental. 39. Cimentos odontológicos. 40. Cerâmicas odontológicas. 41. Materiais de acabamento e polimento. 42. Diagnóstico e plano de tratamento em clínica odontológica infantil. 43. Dor em Odontopediatria. 44. Tratamento nas lesões cariosas em dentes decíduos. 45. Terapia endodôntica em dentes decíduos. 46. Desenvolvimento da oclusão. 47. Cirurgia bucal pediátrica. 48. Traumatismo em dentes anteriores. 49. Selantes de fóssulas e fissuras. 50. Doenças infecciosas de preocupação especial na Odontologia. 51. Avaliação do paciente e proteção pessoal. 52. Princípios de esterilização e desinfecção. 53. AIDS e a prática odontológica. 54. Controle da infecção cruzada na prática odontológica.

ENFERMEIRO: 1. Sistema Único de Saúde -SUS: princípios, diretrizes e articulação com serviços de saúde; 2. Trabalho Gerencial em Enfermagem: planejamento e a tomada de decisão como instrumentos do processo de trabalho gerencial do enfermeiro; funções administrativas e o trabalho em enfermagem; organização e direção do serviço de enfermagem; supervisão e liderança em enfermagem; educação continuada: treinamento e desenvolvimento; avaliação de desempenho profissional. 3. Fundamentos da epidemiologia, prevenção e controle da infecção na prática assistencial: epidemiologia aplicada à prevenção e controle das infecções; biossegurança; ações educativas no controle das infecções. 4. Atuação do enfermeiro no processamento de materiais na central de material e esterilização: atuação do Enfermeiro visando o rompimento do ciclo de transmissão de Infecções no preparo, manuseio e distribuição de materiais; Central de Material Esterilizado (CME), estrutura e funções; métodos atuais de controle dos processos de esterilização; legislação específica no processamento de materiais por diferentes métodos. 5. As dimensões do cuidar: assistir, educar, pesquisar e administrar. 6. Sistematização da assistência de Enfermagem: o processo de enfermagem. 7. Atuação do Enfermeiro em Primeiros Socorros: convulsão, tontura e síncope; parada cárdio respiratória cerebral (pcrc) e reanimação; avaliação da vítima acidentada; queimaduras; intoxicações; traumatismos. 8. Atuação do enfermeiro na Saúde do Adulto e do idoso: doenças crônicas degenerativas; doenças cardiovasculares cerebrais; doenças respiratórias. 9. Assistência de enfermagem à saúde da mulher: câncer cérvico-uterino, mama; DSTs e parasitárias; violência doméstica e familiar. 10. Atuação do enfermeiro na saúde da criança e do adolescente: situação de Saúde da Criança no Brasil; aleitamento materno; desmame e alimentação da criança e do adolescente; crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente; atenção integrada às doenças prevalentes na infância. 11. Relações humanas no trabalho e implicações éticas: comunicação terapêutica; comunicação entre equipes; trabalho em equipe. 12. Condições de trabalho em Enfermagem: o trabalhador e o ambiente de trabalho; riscos inerentes e evitáveis; medidas preventivas.

FARMACÊUTICO: 1. Assistência Farmacêutica: Gestão da Assistência Farmacêutica Municipal; Ciclo da Assistência Farmacêutica: seleção de medicamentos; programação de medicamentos; aquisição de medicamentos; armazenamento de medicamentos; distribuição de medicamentos; dispensação de medicamentos; Política Nacional de Medicamentos. Política de Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde. 2. Farmacotécnica: Formas farmacêuticas sólidas, líquidas, semi-sólidas e parenterais: conceito, importância, aspectos biofarmacêuticos, acondicionamento. 3. Farmacologia e Farmacoterapia: farmacocinética; farmacologia do sistema nervoso central, autônomo e periférico; farmacologia e farmacoterapia na hipertensão; farmacologia e farmacoterapia na síndrome metabólica; anticoncepção hormonal; farmacologia e farmacoterapia no diabetes; farmacologia e farmacoterapia na tuberculose, hanseníase, leishmaniose e Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS); farmacologia e farmacoterapia nas doenças infecciosas agudas em atenção primária; farmacologia e farmacoterapia na asma; princípios da farmacoterapia no idoso; princípios da farmacoterapia na criança; reações adversas a medicamentos; interações medicamentosas. 4. Adesão à terapia medicamentosa.5. Atenção farmacêutica. 6. Uso racional de medicamentos. 7. Ética farmacêutica. 8. Legislação sanitária: Regulamento de Medicamentos Genéricos; Portaria no 344, de 12 de maio de 1998, e suas atualizações; Lei no 5.991, de 17 de dezembro de 1973.

FISIOTERAPEUTA: 1. Conceitos de Anatomia, Fisiologia, Biomecânica, Cinesiologia E Cinesiopatologia. 2. Avaliação e tratamento em Fisioterapia Respiratória ambulatorial e hospitalar, Fisioterapia em Ortopedia, Traumatologia e esportes, Fisioterapia em Geriatria, Fisioterapia em Neurologia adulto e neuropediatria e fisioterapia em pediatria.

FONOAUDIÓLOGO: 1. Audiologia: anatomia e fisiologia da audição; audiologia clínica e imitanciometria; prótese auditiva e reabilitação do deficiente auditivo; otoneurologia; potenciais evocados auditivos. 2. Voz: anatomia e fisiologia laríngea; avaliação e tratamento das disfonias; avaliação e tratamento fonoaudiológico dos pacientes submetidos à cirurgia de cabeça e pescoço. 3. Motricidade orofacial: anatomia e fisiologia do sistema estomatognático; avaliação e tratamento dos distúrbios da motricidade orofacial; avaliação e tratamento dos distúrbios da fala - desvios fonético e fonológico. 4. Linguagem: desenvolvimento cognitivo; bases neurológicas do desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem; alterações do desenvolvimento de linguagem - princípios, avaliação e tratamento; avaliação e tratamento dos distúrbios da linguagem oral e escrita. 5. Fonoaudiologia e Saúde Pública - O trabalho da Fonoaudiologia na Saúde Mental.

MÉDICO: 1. Princípios da assistência preventiva à saúde. O exame de saúde preventivo. 2. Cuidados com a dieta. A atividade física. O tabagismo e abuso do álcool. 3. Princípios de terapia farmacológica. 4. Radiologia do coração. Princípios de eletrocardiograma. 5. Conduta na insuficiência cardíaca. 6. Abordagem clínica das arritmias cardíacas supraventriculares. 7. Hipertensão arterial sistêmica. 8. Abordagem clínica da cardiopatia isquêmica. 9. Asma brônquica. 10. Pneumonias comunitárias. 11. Cálculos renais. Uropatia obstrutiva. 12. Cistite e pielonefrite. 13. Gastrite. Úlcera péptica. 14. Distúrbios gastrintestinais funcionais: síndrome do cólon irritável. 15. Dispepsia sem úlcera e dor torácica não-cardíaca. 16. Abordagem do paciente com diarréia. Doença intestinal inflamatória. 17. Neoplasias do estômago e do intestino grosso. 18. Pancreatite. 19. Hepatites virais. 20. Cirrose hepática. 21. Doença da vesícula biliar e dos ductos biliares. 22. Abordagem das anemias. 23. Leucopenia e leucocitose. 24. Abordagem do paciente com linfadenopatia e esplenomegalia. 25. Abordagem do paciente com sangramento e trombose. 26. Prevenção de câncer. Marcadores tumorais. Síndromes paraneoplásicas. 27. Avaliação nutricional. Obesidade. Dislipidemia. 28. Diabetes melitus. 29. Hipoglicemia. 30. Hipo e hipertireoidismo. 31. Rinite alérgica. Anafilaxia. Alergia a picadas de insetos. Alergia medicamentosa. 32. Reações adversas às drogas e aos alimentos. 33. Artrite reumatóide. 34. Gota e metabolismo do ácido úrico. 35. O ombro doloroso. Espondiloartropatias. Dorsalgia e cervicoalgias. Doenças do disco intervertebral. 36. Abordagem clínica do paciente febril. 37. Tuberculose. 38. Doenças sexualmente transmissíveis. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. 39. Gripe e resfriado. 40. Abordagem clínica das orofaringites agudas. 41. Princípios da prevenção vacinal. 42. Parasitoses intestinais. 43. Princípios da antibioticoterapia. 44. Síncope e cefaléias. 45. Acidentes com animais peçonhentos. 46. Interpretação dos distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-básicos.

MÉDICO VETERINÁRIO: Clínica Geral: Doenças da Reprodução; Parasitologia; Viroses; Dermatologia; Nutrição Animal; Salmonelose e Colibacilose; Controle Zoonoses - aspectos epidemiológicos e normativos: Cisticercose, Tuberculose, Raiva, Leishmaniose, Leptospirose, Brucelose e Aftosa; Procedimentos em vigilância sanitária, infrações e sanções relacionadas à legislação sanitária no âmbito federal e estadual; Programas brasileiros de controle e erradicação de zoonoses; Controle e combate de vetores e animais peçonhentos; Controle de agravos originados por vetores: Chagas, Dengue e Febre Amarela; Elaboração e realização de Campanha da Raiva e Educação para saúde pública ligada a zoonose, Serviço de desratização; Gerenciamento de CCZ (Centro de controle de zoonoses) e controle populacional de cães e gatos.

NUTRICIONISTA:1.Nutrição normal: carboidratos, proteínas e lipídios: classificação, funções, digestão absorção, metabolismo e necessidades nutricionais; enzimas e hormônios: funções e metabolismo. vitaminas e minerais: macro e micronutrientes. água, fibras: funções, fontes alimentares e necessidades nutricionais; nutrição e atividade física. aspectos fisiológicos e nutricionais nos diferentes ciclos da vida: gestação, aleitamento materno, lactação, infância, adolescência, fase adulta e terceira idade; alimentos funcionais. 2. Bromatologia, tecnologia de alimentos e controle sanitário: estudo bromatológico dos alimentos: leite e derivados, carnes, pescados, ovos, cereais, leguminosas, gorduras, hortaliças, frutas e bebidas; propriedades físico-químicas dos alimentos; condições higiênico-sanitárias e manipulações de alimentos; conservação de alimentos; uso de aditivos em alimentos; transmissão de doenças pelos alimentos; intoxicações e infecções alimentares; Avaliação de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). 3. Técnica dietética: conceito, classificação e características dos alimentos; preparo de alimentos: processos e métodos de cocção; a pirâmide alimentar; planejamento de cardápios; técnica dietética e dietoterapia. 4. Administração de unidades de alimentação e nutrição: características e atividades do serviço de nutrição; planejamento, organização, coordenação e controle. 5. Nutrição em saúde pública: aspectos epidemiológicos em carências nutricionais: desnutrição energético-protéica, hipovitaminose a, anemia ferropriva, cárie dental, bócio endêmico, indicadores, intervenções; saúde materno-infantil; infecção pelo hiv na gestação e infância; educação alimentar-nutricional; Vigilância nutricional; Alimentação equilibrada na promoção da saúde. 6. Nutrição clínica: nutrição em condições clínicas específicas: doenças carenciais, doenças metabólicas, doenças cardiovasculares, obesidade e magreza, hipertensão, diabetes mellitus, hepatopatias, nefropatias, distúrbios do trato digestório, câncer, AIDS, pré e pós-operatórios; indicadores e diagnósticos do estado nutricional; avaliação nutricional; recomendações e necessidades de nutrientes; aconselhamento nutricional; suporte nutricional; terapia nutricional enteral e parenteral.

PSICÓLOGO: Teorias e técnicas psicoterápicas e teorias e técnicas psicoterápicas de fundamentação psicanalítica (infância, adolescência, idade adulta e velhice). O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas (infância e adolescência). Modelos de psicoterapia. Aplicações clínicas das psicoterapias. Avaliação, métodos e técnicas psicoterápicas. Manejo clínico das técnicas psicoterápicas. Conhecimentos gerais e específicos dos conceitos clínicos e terapêuticos fundamentais na psiquiatria e na saúde mental. Modelos de Psicologia do Desenvolvimento, Psicanalítico, Piagetiano, Aprendizagem Social. Cidadania, classes populares e doença mental. Política de saúde mental no Brasil: visão histórica; Medicina, psiquiatria, doença mental; Epidemiologia social das desordens mentais; Considerações sobre terapêuticas ambulatoriais em saúde mental; Perspectivas da psiquiatria pós-asilar no Brasil; Saúde mental e trabalho;

A história da Loucura: o modelo hospitalar e o conceito de doença mental; As Reformas Psiquiátricas; Legislação em Saúde Mental; Nosologia, Nosografia e psicopatologia: a clinica da Saúde Mental. Articulação entre clínica e reabilitação psicossocial. Projeto Terapêutico. Multidisciplinariedade. Noções básicas de psicanálise e suas interfaces com a saúde mental; Psicologia e Educação.

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR III

BIBLIOTECÁRIO, CONTADOR, SUPERVISOR PEDAGÓGICO.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 1º e 2º grau. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico. Conhecimentos básicos de informática e Internet.

*História, dados geográficos e atualidades do Município de São Gotardo. (Fonte: - História de São Gotardo do autor José Gonçalves Ferreira; - São Gotardo... Sua gente, sua evolução do autor José Pessoa) e outras fontes.

Obs.: *As questões referentes ao Município de São Gotardo e região, terão prioridade.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

BIBLIOTECÁRIO: Administração de sistemas de informação: Princípios e políticas de seleção; Procedimentos e recursos para aquisição; Avaliação e desenvolvimento de coleções; Planejamento de unidades de informação; Gestão de unidades de informação; Avaliação de serviços e de unidades; Estudos de usuários; Processamento da informação: Normalização: Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) da área de documentação; Catalogação: Princípios; Código de Catalogação Anglo-americano (2. Ed.); Classificação: Princípios; Sistemas de classificação; Indexação e recuperação da informação: Princípios; Medidas de avaliação; Métodos de Indexação; Linguagens verbais de indexação; Recursos e serviços de informação: Controle bibliográfico; Fontes de informação; Referência e disseminação da informação; Treinamento de usuários; Sistemas e redes de informação.

CONTADOR: Contabilidade Pública: Conceitos gerais; Campo de aplicação. Regimes contábeis. Técnicas de registro e de lançamentos contábeis. Plano de Contas. Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial. Demonstração das Variações Patrimoniais. Orçamento Público: Conceitos gerais; Processo de Planejamento. Ciclo Orçamentário. Orçamento por Programas. Receita Pública: Conceito; Classificação; Estágios; Escrituração Contábil. Dívida Ativa. Despesa Pública: Conceito; Classificação; estágios, escrituração contábil. Restos a Pagar: Conceitos; Sistemática; Implicações após a Lei de Responsabilidade Fiscal. Dívida Pública: Conceitos; Sistemáticas; Implicações após a Lei de Responsabilidade Fiscal. Regime de Adiantamento: Conceito; Finalidades; Controle dos Adiantamentos. Patrimônio Público: Conceito; Bens, direitos e obrigações das Entidades Públicas. Variações Patrimoniais. Variações Ativas e Passivas. Créditos Adicionais: Conceito; Classificação; Autorização e Abertura; Vigência; Indicação e Especificação de recursos. Controle Interno: Conceitos; Objetivos; Implantação do Sistema de Controle Interno e metodologias existentes. Prestação de Contas: Demonstrativos exigidos e seu preenchimento; Prazos. Licitações: Modalidades; Conceitos Gerais; Limites; Processos e Procedimentos Licitatórios. Legislação Federal correlata, Instruções do Tribunal de Contas do Estado e da União, Portarias do Tesouro Nacional e Lei de Responsabilidade Fiscal.

SUPERVISOR PEDAGÓGICO: Reflexão crítica sobre a Supervisão Pedagógica. Relação entre Supervisor Pedagógico X Professores. A postura ética na ação educacional do profissional de Supervisão Escolar. Fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem. A integração do trabalho do supervisor escolar com os demais profissionais envolvidos no sistema: a participação do profissional no aperfeiçoamento das equipes escolares. As concepções de aprendizagem e as práticas pedagógicas. Organização e orientação do processo ensino-aprendizagem. Desenvolvimento e aprendizagem: as contribuições de Piaget e de Vygotsky. Planejamento como instrumento da praxis pedagógica: níveis de planejamento. Plano de ensino-aprendizagem: estrutura, seleção, criação, organização dos conteúdos e da metodologia. Relação professor aluno. Os grupos sociais na escola: integração, controle e disciplina. Projeto Educativo: conceito e metodologia de elaboração. Avaliação escolar: finalidade, avaliação x concepção de educação. A didática em diferentes correntes pedagógicas. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96). O professor como sujeito histórico de transformação. A construção do conhecimento x postura do professor. Princípios e fundamentos dos parâmetros curriculares nacionais: objetivos gerais do ensino fundamental, avaliação e orientações didáticas. Gestão democrática da escola como fator de melhoria da qualidade de ensino. A elaboração do currículo e as concepções curriculares. Ética profissional. A democratização da escola: autonomia, autogestão, participação e cidadania. Política Educacional Brasileira para a Educação Básica. A Legislação Federal e os PCNs. Currículo como construção sócio-histórica. Planejamento, execução e avaliação das ações na escola. Acompanhamento do trabalho pedagógico e da avaliação dos alunos. O Cotidiano Escolar: o educador, o educando e suas relações. Direito à educação constituído na legislação brasileira.

CARGO DE NÍVEL SUPERIOR IV

FISCAL TRIBUTÁRIO.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

CONTABILIDADE: Conceitos, Balanço Patrimonial, Lançamentos Contábeis, Livros Fiscais e Contábeis, Plano de Conta, Pessoa Física, Pessoa Jurídica.

LEGISLAÇÃO: Lei nº 1369, de 17 de Dezembro de 1998, Institui o Código Tributário do Município de São Gotardo. Lei Complementar n.º 34, de 21 de dezembro de 2006, que altera a redação dos artigos 120 e 156 do código tributário municipal e dá outras providências. Lei Complementar nº 36, de 22 de dezembro de 2006, que dispõe sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, e dá outras providências. Constituição Federal de 1988, do art. 37 ao art. 41 e do art. 145 ao 169.

DIREITO TRIBUTÁRIO: Sistema Tributário Nacional. Princípios constitucionais que limitam o poder de tributar. Competência Tributária da União. Competência Tributária dos Estados e do Distrito Federal. Competência Tributária dos Municípios. Receitas Públicas -Tributos. Legislação Tributária. Obrigação Tributária. Crédito Tributário.