FUNEC - Fund. Mun. de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - SP

Notícia:   Vagas na Fundação Mun. de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - SP

FUNEC - FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE SANTA FÉ DO SUL

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 001/2010

ALTERADO PELAS RETIFICAÇÕES I E II

A FUNEC - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul, Estado de São Paulo, torna público na forma prevista no artigo 37 da Constituição Federal a abertura de inscrições ao PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS, para o preenchimento de vagas das funções abaixo especificadas, eventuais substituições e as que vagarem dentro do prazo de validade previsto no presente Edital, providos pelo Regime Estatutário Decreto n.º 2169 de 21 de agosto de 2003. O Processo Seletivo será regido pelas instruções especiais constantes do presente instrumento elaborado de conformidade com os ditames da Legislação Federal e Municipal vigentes e pertinentes.

1. Curso - Função - Carga Horária - Referência - Vagas - Vencimentos -Taxa Inscrição - Requisitos

Cursos

Funções

C/H

Ref.

Vagas

Venc.
(R$)

Taxa de Insc. (R$)

Requisitos Mínimos

Análise e Desenvolvimento de Sistema

Professor Substituto

Jornada Reduzida de Trabalho Docente

6A - Anexo H

02

20,17

75,00

Graduação na área de Informática e Portador da Titulação mínima de Especialista ou Graduação em Matemática e Portador de Titulação mínima de Especialista na área de Informática

Ciências Biológicas

Professor Substituto

Jornada Reduzida de Trabalho Docente

6A - Anexo H

03

20,17

75,00

Graduação em Biologia e Portador da Titulação mínima de Especialista

Direito

Professor Substituto

Jornada Reduzida de Trabalho Docente

6A - Anexo H

06

20,17

75,00

Bacharelado em Direito e Portador da Titulação mínima de Especialista

Pedagogia

Professor Substituto

Jornada Reduzida de Trabalho Docente

6A - Anexo H

02

20,17

75,00

Licenciatura Plena em qualquer área da Educação e Portador da Titulação mínima de Especialista em Libras

Letras

Professor Substituto

Jornada Reduzida de Trabalho Docente

6A -Anexo H

02

20,17

75,00

Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa e Portador de Titulação mínima de Especialista

Matemática

Professor Substituto

Jornada Reduzida de Trabalho Docente

6A - Anexo H

06

20,17

75,00

Licenciatura Plena em Matemática ou Física e Portador de Titulação mínima de Especialista

Nutrição

Professor Substituto

Jornada Reduzida de Trabalho Docente

6A - Anexo H

03

20,17

75,00

Graduação em Nutrição e Portador de Titulação mínima de Especialista

Produção Sucroalcooleira

Professor Substituto

Jornada Reduzida de Trabalho Docente

6A - Anexo H

04

20,17

75,00

Graduação em Agronomia, Química, Bioquímica ou Biologia e Portador de Titulação mínima de Especialista

Serviço Social

Professor Substituto

Jornada Reduzida de Trabalho Docente

6A - Anexo H

02

20,17

75,00

Bacharelado em Serviço Social e Portador de Titulação mínima de Especialista

Técnico em Enfermagem

Professor Substituto

Jornada Reduzida de Trabalho Docente

2A - Anexo H

05

11,33

55,00

Bacharelado em Enfermagem e Portador de Titulação mínima de Especialista

1.1 O Professor Substituto deverá substituir o Professor Titular Universitário, detentor de cargo efetivo nos casos de licença ou afastamento de suas funções por qualquer motivo, ou por outro motivo de urgência que torne impossível o exercício da função através de professores efetivos e nos casos de alteração de grade curricular.

1.1.1 O Professor Substituto ficará aguardando a sua convocação, durante o exercício de 2010, quando ocorrer a hipótese acima mencionada.

1.1.2 A aprovação dos candidatos para atuarem em determinado curso, não obsta sua atuação em outros cursos existentes ou que forem criados pela FUNEC, desde que haja correlação das disciplinas existentes no curso para qual o candidato obteve aprovação, com aquela existente em outro curso e de interesse público da instituição de ensino.

1.1.3 O Processo Seletivo terá vigência e validade para o exercício de 2010, podendo ser prorrogado por mais 01 (um) ano, a critério da administração.

1.1.4 A carga horária mínima é a estabelecida na Jornada Reduzida de Trabalho Docente, que é de 02 (duas) horas semanais.

1.1.5 A atribuição da carga horária será feita conforme as necessidades da administração, respeitando-se, contudo, a ordem de classificação.

1.1.6 Remuneração será o equivalente ao Professor Titular Universitário I.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1- As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br 13 a 22 de fevereiro de 2010, respeitando para fins de recolhimento da taxa o horário bancário, devendo para tanto o interessado proceder da seguinte forma:

- Acesse o site www.consesp.com.br e clique sobre inscrições abertas.

- Em seguida clique sobre a função se inscrever, preencha todos os campos corretamente, clique em AVANÇAR e posteriormente FINALIZAR.

- A CONSESP não se responsabiliza por erros de dados no preenchimento de ficha de inscrição, sendo a mesma de inteira e total responsabilidade do candidato.

- Na sequência gere o boleto bancário, imprima-o e recolha o valor correspondente em qualquer banco ou instituição financeira autorizada.

- O recolhimento do boleto deverá ser feito até a data correspondente ao último dia de inscrição, respeitando-se para tanto o horário da rede bancária ou instituição financeira autorizada e os autos atendimentos, inclusive bankline, considerando-se para tal o horário de Brasília, sob pena de não ser processada e recebida.

- Para gerar o comprovante de inscrição (após o pagamento) clique em inscrições abertas "consulte os dados de sua inscrição" ou após o encerramento das inscrições clique em concursos em andamento "consulte os dados de sua inscrição" e digite o número ou nome do candidato.

- Aqueles que declararem na "inscrição on-line" ser Portadores de Necessidades Especiais-* deverão encaminhar via Sedex o respectivo LAUDO MÉDICO constando o CID, bem como pedido de condição especial para a prova, caso necessite, até o último dia de inscrição na via original ou cópia reprográfica autenticada, para CONSESP, sita a Rua Maceió, 68 - Bairro Metrópole - CEP 17900-000 - Dracena - SP, acompanhado do respectivo Laudo Médico e explicitação do CID.

2.1.1 - O pagamento por agendamento somente será aceito se comprovado sua efetivação dentro do prazo previsto para inscrição.

2.1.2 - A inscrição paga por meio de cheque somente será considerada após a respectiva compensação.

2.1.3 - No valor da inscrição já está inclusa a despesa bancária.

2.1.4 - Quarenta e oito horas após o pagamento, conferir no site www.consesp.com.br se os dados da inscrição efetuada pela internet foram recebidos e a importância do valor da inscrição paga. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com a CONSESP (18) 3822-6464, para verificar o ocorrido.

2.1.5 - A CONSESP não se responsabiliza por solicitação de inscrição via internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. O descumprimento das instruções para inscrição via internet implicará na não efetivação da mesma.

2.2 - São condições para inscrição:

2.2.1 - Ser brasileiro ou estrangeiro nos termos da Emenda Constitucional n.º 19/98 e não registrar antecedentes criminais, com sentença penal condenatória transitada em julgado que impeça legalmente o exercício de função pública.

2.2.2 - Ter até a data da contratação idade mínima de 18 anos; gozar de boa saúde física e mental; estar no gozo dos direitos políticos e civis e, se do sexo masculino, estar quite com o serviço militar.

2.2.3 - Estar ciente que se aprovado, quando da convocação deverá comprovar que preenche todos os requisitos exigidos para a função, constantes do presente Edital, sob pena de perda do direito à vaga.

2.2.4 - Não ter sido demitido por ato de improbidade ou exonerado "a bem do serviço público", mediante decisão transitada em julgado em qualquer esfera governamental.

2.2.5 - Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alteração de funções, seja qual for o motivo alegado.

2.3 - Se aprovado e contratado, o candidato, por ocasião da contratação, deverá apresentar, além dos documentos constantes no presente Edital, os seguintes: Título Eleitoral e comprovante de ter votado nas últimas eleições ou procedido à justificação na forma da lei, Quitação com o Serviço Militar, C.P.F., Prova de Escolaridade e Habilitação Legal, duas fotos 3X4, declaração de não ocupar função pública e remunerada, exceto os acúmulos permitidos pela Lei, atestados de antecedentes criminais e demais necessários que lhe forem solicitados, sob pena de perda do direito à vaga.

3. DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS - PNE

3.1 - As pessoas PNE que pretendem fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal e pela Lei Nº 7.853/89 é assegurado o direito de inscrição para as funções em Processo Seletivo, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

3.1.1 - Em obediência ao disposto art. 37, § 1º e 2º do Decreto 3.298 de 20/12/99 que regulamenta a Lei 7853/89, ser-lhes-á reservado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas existentes para cada função, individualmente, das que vierem a surgir ou que forem criadas no prazo de validade do presente Processo Seletivo.

3.1.2 - Não havendo candidatos aprovados para as vagas reservadas a PNE, estas serão preenchidas pelos demais concursados, com estrita observância da ordem classificatória.

3.1.3 - Consideram-se pessoas PNE aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no art. 4º do Decreto Federal Nº 3.298/99.

3.1.4 - As pessoas PNE, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal Nº 3.298/99, particularmente em seu art. 40, participarão do Processo Seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação das provas, e a nota mínima exigida para todos os demais candidatos. Os benefícios previstos no artigo 40, §§ 1º e 2º, deverão ser requeridos por escrito, durante o período das inscrições, através de ficha de inscrição especial.

3.1.5 - O candidato deverá encaminhar via Sedex ou carta com aviso de recebimento para a CONSESP, sita a Rua Maceió, 68 - Bairro Metrópole - CEP 17900-000 - Dracena - SP, até o último dia de inscrição, na via original ou cópia reprográfica autenticada:

a) Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar previsão de adaptação de prova.

b) Indicar o município para o qual se inscreveu

c) Solicitação de prova especial, se necessário.

d) A não solicitação de prova especial eximirá a empresa de qualquer providência.

3.1.6 - Serão indeferidas as inscrições na condição especial de PNE, dos candidatos que não encaminharem dentro do prazo e forma prevista no presente Edital o respectivo laudo médico.

3.1.7 - Aos deficientes visuais (cegos), serão oferecidas provas no sistema Braile e suas respostas deverão ser transcritas também em Braile. Os referidos candidatos deverão levar para esse fim, no dia da aplicação da prova, reglete e punção, podendo ainda, utilizar-se de soroban. Aos deficientes visuais (amblíopes) serão oferecidas provas ampliadas, com tamanho e letra correspondente a corpo 24.

3.1.8 - Os candidatos que não atenderem aos dispositivos mencionados no presente Edital serão considerados como não PNE e não terão prova especial preparada, sejam quais forem os motivos alegados.

3.1.9 - O candidato PNE que não realizar a inscrição conforme instruções constantes neste Edital, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

3.1.10 - A publicação do resultado final do Processo Seletivo será feita em duas listas, contendo a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos PNE, e a segunda somente a pontuação destes últimos.

3.1.11 - Ao ser convocado para investidura na função pública, o candidato deverá se submeter a exame médico oficial ou credenciado pela Faculdade, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não, e o grau de deficiência capacitante para o exercício da função. Será eliminado da lista de PNE o candidato cuja deficiência assinalada na Ficha de Inscrição não se constate, devendo o mesmo constar apenas na lista de classificação geral.

3.1.12 - Após o ingresso do candidato portador de necessidades especiais, esta não poderá ser arguida para justificar a concessão de readaptação da função e de aposentadoria por invalidez.

4. DAS PROVAS E DOS PRINCÍPIOS

4.1 - O Processo Seletivo será de provas com valoração de títulos.

4.1.1 - A duração da prova será de 3h (três horas), já incluído o tempo para preenchimento da folha de respostas.

4.1.2 - O candidato deverá comparecer ao local designado, com antecedência mínima de 1 (uma) hora, munido de UM DOS SEGUINTES DOCUMENTOS NO ORIGINAL:

- Cédula de Identidade - RG;

- Carteira de Órgão ou Conselho de Classe;

- Carteira de Trabalho e Previdência Social;

- Certificado Militar;

- Carteira Nacional de Habilitação, emitida de acordo com a Lei 9.503/97 (com foto);

- Passaporte.

4.1.3 - As provas objetivas (escritas) desenvolver-se-ão em forma de testes, através de questões de múltipla escolha, na forma estabelecida no presente Edital.

4.1.4 - Em caso de anulação de questões, por duplicidade de respostas, falta de alternativa correta ou qualquer outro motivo, estas serão consideradas corretas para todos os candidatos e, os pontos correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos que não os obtiveram, independente de recurso.

4.1.5 - Durante as provas não serão permitidas: consultas bibliográficas de qualquer espécie; utilização de máquina calculadora, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, "WALKMAN" ou qualquer material que não seja o estritamente necessário para a realização das provas. Os aparelhos "celulares" deverão ser desligados e deixados sobre a mesa do fiscal de sala até o término da prova.

4.1.6 - Após adentrar a sala de provas e assinar a lista de presença, o candidato não poderá, sob qualquer pretexto, ausentar-se sem autorização do Fiscal de Sala, podendo sair somente acompanhado do Volante, designado pela Comissão do Processo Seletivo.

4.1.7 - O candidato só poderá retirar-se do local de aplicação das provas, após 1 hora do horário previsto para o início das mesmas e constante do presente Edital, devendo entregar ao Fiscal da Sala o caderno de questões e respectiva folha de respostas. Não serão computadas questões não respondidas, que contenham rasuras, que tenham sido respondidas a lápis, ou que contenham mais de uma alternativa assinalada.

4.1.8 - Por razões de segurança e direitos autorais, a CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda., não fornecerá exemplares do caderno de questões a candidatos ou a instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento do Processo Seletivo.

5. DA COMPOSIÇÃO DAS PROVAS E NÚMERO DE QUESTÕES

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DIREITO, LETRAS, MATEMÁTICA, NUTRIÇÃO, PEDAGOGIA, PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRA, SERVIÇO SOCIAL, TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Conhecimentos Específicos

Língua Portuguesa

Informática

20

10

10

5.1 - A classificação final obedecerá à ordem decrescente de notas ou média.

6. DOS TÍTULOS

6.1 - Serão considerados os seguintes Títulos:

ESPECIFICAÇÃO DOS TÍTULOS

VALOR

Doutorado concluído.

20 (vinte) pontos - máximo um título

Mestrado concluído.

15 (quinze) pontos - máximo um título

Pós-Graduação latu sensu com carga horária igual ou superior a 360 (trezentos e sessenta horas) entendendo-se por concluído o cumprimento da carga horária e entrega e aprovação monografia

10 (dez) pontos - máximo um título

6.2 - Serão pontuados como títulos, Certificado/Declaração em papel timbrado da instituição, contendo assinatura e identificação do responsável e a respectiva carga horária, que ateste sobre a conclusão do curso.

6.3 - A soma total dos títulos não poderá ultrapassar "20 (vinte) pontos".

6.4 - Sobre a nota obtida pelos candidatos serão somados os pontos referentes aos títulos, para classificação final.

6.5 - Os pontos serão contados apenas para efeito de "classificação" e não de "aprovação".

6.6 - Os candidatos deverão apresentar na data das provas até 30 (trinta minutos) após o encerramento das mesmas, em salas especialmente designadas, cópia reprográfica autenticada de eventuais títulos que possuam, conforme item 6.1 do presente Edital. Não serão considerados os títulos apresentados, por qualquer forma, fora do dia e horário acima determinados e estes deverão ser apresentados e entregues em envelope identificado com nome, função e número de inscrição do candidato, conforme modelo abaixo, que após conferência será fechado, emitindo-se comprovante de recebimento.

Processo Seletivo: FUNEC Faculdade Integrada de Santa Fé do Sul
Função:
Nome do Candidato:
Inscrição:
RG:

6.7 - Não serão aceitos protocolos de documentos referentes a títulos. As cópias reprográficas deverão ser autenticadas ou acompanhadas do original, para serem autenticadas pelo receptor e vistadas pelo candidato.

6.8 - Não haverá segunda chamada para entrega dos títulos, qualquer que seja o motivo de impedimento do candidato que não os apresentou no dia e horário determinado.

6.9 - Em que pese os títulos serem apresentados na data das provas, os pontos somente serão contados se o candidato obtiver a nota mínima para aprovação na prova objetiva.

6.10 - Os títulos entregues serão inutilizados após decorrido o prazo de 365 dias corridos, contado da data da homologação do Processo Seletivo.

7. DAS NORMAS

7.1 - LOCAL - DIA - HORÁRIO - As provas serão realizadas no dia 07 de março de 2010, as 8 horas, no CAMPUS II da FUNEC, sita a Av. Mangará, nº 477, Bairro Jardim Mangará, Santa Fé do Sul - SP.

7.2 - Será disponibilizado no site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 (três) dias, o cartão de convocação. Essa comunicação não tem caráter oficial, e sim apenas informativo.

7.3 - COMPORTAMENTO - As provas serão individuais, não sendo tolerada a comunicação com outro candidato, nem utilização de livros, notas, impressos, celulares, calculadoras e similares. Reserva-se à Comissão Examinadora do Processo Seletivo e aos Fiscais, o direito de excluir da excluir da prova e eliminar do restante das provas o candidato cujo comportamento for considerado inadequado, bem como, tomar medidas saneadoras e restabelecer critérios outros para resguardar a execução individual e correta da provas.

7.4 - Em caso de necessidade de amamentação durante a realização das provas, a candidata deverá levar um acompanhante, que terá local reservado para esse fim e que será responsável pela guarda da criança.

7.5 - Não haverá sob qualquer pretexto ou motivo, segunda chamada para a realização das provas e os candidatos deverão comparecer, no mínimo 1 (uma) hora antes do horário marcado para o início das provas, após o que os portões serão fechados não sendo permitido a entrada de candidatos retardatários.

7.6 - É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este Processo Seletivo, os quais serão afixados também nos quadros de aviso da Faculdade, devendo ainda manter atualizado seu endereço.

8. DAS MATÉRIAS

8.1 - As matérias constantes das provas a que se submeterão os candidatos são as seguintes:

Língua Portuguesa: FONOLOGIA: Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos; O Alfabeto português; Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos; Acentuação tônica; Acentuação gráfica; Os acentos; Aspectos genéricos das regras de acentuação; As regras básicas; As regras especiais; MORFOLOGIA: Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares; Classes de palavras. SINTAXE: Concordância Verbal e Nominal; Regência Verbal e Nominal; Colocação dos pronomes oblíquos e átonos; uso da próclise, uso da ênclise; funções e emprego do "que" e "se"; Estudo dos períodos: oração coordenada e oração subordinada. PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen; O uso da Crase; Emprego dos Sinais de Pontuação;

Noções Básicas de Informática: Noções sobre Sistemas Operacionais (Windows e Linux); Conhecimentos de Teclado; Conhecimentos sobre: Word, Excel e Power Point; Internet; Uso do correio eletrônico (Outlook).

Conhecimentos Específicos:

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA Sistemas Operacionais; Windows 95/98/2000/NT; Noções de Hardware: instalação, uso e conceitos; Noções de Rede: Windows NT, Windows; Cuidados com equipamentos e programas; Limpeza do ambiente de trabalho; Segurança de dados: Backup, Antivírus Lógica de Programação: construção de algoritmos (tipos de dados, variáveis e constantes, comandos de atribuição, avaliação de expressões, comandos de entrada e saída, funções pré-definidas, estruturas de controle, passagem de parâmetros, recursividade, programação estruturada); estrutura de dados: tipos abstratos de dados, vetores e matrizes, conceitos de listas, pilhas, filas e árvores, métodos de busca, inserção e ordenação; Princípios de Engenharia de Software: Conceitos de modelagem de dados orientada a objetos (classes, herança, polimorfismo, objeto, construtores), Conceitos de bancos de dados relacionais, diagramas entidades-relacionamentos; metodologias de desenvolvimento de sistemas, processo unificado, conceitos de UML; arquitetura de aplicações para o ambiente Internet; Conceitos de Arquitetura em múltiplas camadas. Linguagens de programação: Programação em Microsoft Visual Studio 2008 e PHP; Conhecimentos dos SGBD's SqlServer e MySQL, Linguagem SQL; 5. Conhecimentos de HTML, XML , Javascript e CSS. arquitetura e funcionamento, características de componentes de hardware (placas, memórias, barramentos, discos rígidos), dispositivos de entrada e saída, instalação e configuração de periféricos, instalação, configuração e manutenção de microcomputadores e impressoras. Sistemas Operacionais Windows XP e Linux Ubuntu, instalação e configuração de suítes de escritório (MS-Office, Open Office), instalação e configuração de browser's (Internet Explorer e Mozilla Firefox). Noções de redes de computadores: Topologias lógicas e físicas, protocolos TCP/IP, DNS, TELNET, FTP e HTTP, serviços (DHCP, WINS, DNS), administração de contas de usuários, fundamentos de rede locais (cabeamento, comunicação, placas de redes, modens, hubs, switches, roteadores).

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EVOLUÇÃO: Histórico do processo evolutivo. Neo-darwinismo, Teorema de Hardy Weinberg: mutação; seleção natural e migração. Especiação. Padrões e processos macroevolutivos. Variação genética em populações. Evolução Humana. PALEONTOLOGIA: Conceitos fundamentais em Paleontologia e suas aplicações na Biologia e na Geologia. Origem e evolução (macroevolução) da vida na Terra. Fósseis como indicadores paleoambientais e geocronológicos. Tafonomia. A explosão Cambriana. Eventos de extinção em massa. A vida nas Eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica.

DIREITO PSICOLOGIA FORENSE: Definição, origem e desenvolvimento da Psicologia Jurídica no Brasil. Relação entre Psicologia e Direito. Responsabilização e reparação. Temas específicos de Psicologia nos tribunais. Estudo da personalidade com potencial criminógeno. Aspectos gerais e psicológicos. Psicologia Investigativa. Avaliação Forense da Personalidade criminal. Deficiência na dinâmica psico-afetiva familiar. Condutopia. Sociopatia. Personalidade anti-social. Loucura e Crime. Assassinatos Seriais. Simuladores de Loucura. TEORIA GERAL DO PROCESSO: Sociedade e tutela jurídica. O processo e o Direito Processual. Denominação, posição enciclopédica e divisão do direito processual. Princípios Gerais do Direito Processual. Tutela Constitucional do processo. Evolução histórica do direito processual brasileiro. Jurisdição: conceito e princípios fundamentais. Espécies e Limites da Jurisdição. Jurisdição voluntária. Poder judiciário: funções, estruturas e órgãos. Independência do poder judiciário e suas garantias. Organização judiciária: conceito, conteúdo, competência legislativa. O Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça. Organização da justiça da União. Serviços auxiliares da justiça. Ministério Público. O advogado. Competência: conceito, espécies e critérios determinativos. Ação: natureza jurídica. Classificação das ações. Exceção: a defesa do réu. Natureza jurídica do processo. Processo e relação jurídica. Procedimento. Sujeitos do processo. Processo de conhecimento, execução e cautelar. Formas processuais. Atos processuais: conceito e classificação. Vícios dos atos processuais. Prova: conceito e discriminação. Ônus e valoração. DIREITO PROCESSUAL PENAL I: Introdução ao processo penal. Aplicação e interpretação das normas processuais penal. Inquérito policial. Ação penal e ação civil ex delito. Jurisdição e competência. Questões e processos incidentes. Provas. Sujeitos da relação processual. Prisão. Liberdade provisória. Prova. DIREITO PROCESSUAL PENAL II: Teoria Geral da Prova - Sujeitos processuais - Fatos e atos processuais - Procedimentos em geral -- Procedimento do Júri - Juizados Especiais - Transação em matéria penal - Sentença - Coisa julgada - Recursos - Nulidades. PRÁTICA FORENSE PENAL E CIVIL: Trabalhos simulados orientados de Prática Jurídica Civil, Penal e Trabalhista. Trabalhos com processos vivos e extintos. Elaboração da petição inicial, elaboração da inicial na pluralidade de partes e na intervenção de terceiro. Casos de emenda e indeferimento da inicial Elaboração da resposta do réu, noções da defesa indireta quanto ao processo- exceções. Da obrigação de alegar toda a matéria de defesa na contestação, da defesa direta quanto ao processo, das preliminares, da defesa do mérito. Da instrução do processo, das provas, da sentença e das razões da nulidade da sentença.

LETRAS LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA: Fonema e Sílaba; Ortografia; Acentuação. MORFOLOGIA: Estrutura das Palavras; Formação das Palavras; Classificação e Flexão das Palavras; Classe de Palavras. SINTAXE: Frase, Oração, Período; Termos Essenciais da Oração; Termos Integrantes da Oração; Termos Acessórios da Oração; Período; Sinais de Pontuação; As Palavras "Que" e "Se"; Sintaxe de Concordância; Sintaxe de Regência; Sintaxe de Colocação; Crase; Problemas Gerais da Língua Culta; Significação das Palavras. ESTILÍSTICA: Figuras de Linguagem. REDAÇÃO: Tipos de Composição: Descrição, Narração, Dissertação; Tipos de Discurso; Análise e Interpretação de Textos; As qualidades e defeitos de um texto. LITERATURA: Literatura Portuguesa e Brasileira. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Língua Portuguesa). LÍNGUA INGLESA: Texto - Reading and Comprehension; General Vocabulary; Grammar; Greetings; Wh - questions (What?, Who?, Where?, etc.); How much / many?; Possessive Adjectives and Pronouns; Personal Pronouns; Objective Pronouns; Reflexive Pronouns; Demonstrative Pronouns; Indefinite / Definite Pronouns; Interrogative Pronouns; Relative Pronouns; Verb Tenses; Regular and Irregular Verbs; Affirmative / Negative / Interrogative Forms; Simple Present Tense; Simple Past Tense; Simple Future; Present / Past Continuous; Present / Past Perfect Tenses; Conditional; going to - Future; Modal Auxiliary Verbs; Genitive Case; Degree of Adjectives; Saying Time; Prepositions; Plural of nouns; Adverbs; Numerals; Quantitatives; Verb to be - Present tense; Articles; Colors; Fruit; Vegetables; Family relationship; Animals; Party; Occupations; Transportation Means; Toys; School Materials; Same & Different; Parts of the body; Parts of the house; Meals.

MATEMÁTICA 1 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA I: Matrizes, determinantes e Sistemas Lineares e suas aplicações. FUNÇÕES REAIS: Noção de Função; Proporcionalidade e funções potência. Funções polinomiais. Funções trigonométricas. Funções exponenciais. Funções logarítmicas e suas aplicações. CÁLCULO NUMÉRICO: Zeros de Funções. Sistemas de Equações Lineares. Inversão de Matrizes. Ajuste de Curvas. Interpolação. Integração Numérica. ÁLGEBRA E ÁLGEBRA LINEAR: Proposições, Conectivos, Operações com proposições, Proposições Compostas, Iniciação as demonstrações, Elementos da Teoria dos Conjuntos, Resolução de Problemas utilizando conjuntos, Conjuntos especiais. Números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Conjuntos enumeráveis e não enumeráveis. Congruências lineares. Relações binárias: relações de equivalência; relações de ordem; operações; Aplicações: definição, domínio, imagem, núcleo, injetividade, sobrejetividade e bijetividade; Números inteiros: algoritmo de Euclides; congruências lineares. Espaços Vetoriais. Transformações lineares. FÍSICA GERAL E PRÁTICA DE ENSINO EM FÍSICA: Movimentos Retilíneos e Circulares, Queda livre, Vetores, Lançamento Vertical e Oblíquo Leis de Newton, Estatística e dinâmica da partícula, trabalho e energia, formas alternativas de energia, Conservação de energia, momento linear e sua conservação, colisões, momento angular da partícula e de sistema de partícula, rotação de corpos rígidos. BIOFÍSICA: Conceito atual de biofísica, divisão e áreas de estudo e sua importância no ensino médico; Microestrutura da água, propriedades macroscópicas, soluções, suspensão, difusão, osmose; Processo de síntese proteica, estrutura e função das membranas biológicas, transporte, bioeletrogênese, biofísica da transmissão sináptica, e da transdução celular; Física das radiações, metodologia dos radioisótopos, interação das radiações com a matéria, aplicações de radiosótopos em biologia e em medicina, leis fundamentais da Radiologia, efeitos biológicos das radiações ionizantes e não ionizantes, restauração celular, Detectores de Radiação, substâncias radioprotetoras, higiene das radiações; Técnicas biofísicas de análise - (centrifugação, cromatografia, eletroforese, osmose, diálise, pHmetria e fotocolorimetria; Biofísica da visão, biofísica da audição, biofísica da circulação, biofísica da respiração e biofísica renal, Biomecânica - vetores, leis de Newton, torque C.G., condições de equilíbrio, noções de Hidrostática, princípios de Pascal e de Arquimedes; Fundamentos e áreas de aplicação, medidas elétricas e osciloscópio, aplicações das correntes elétricas em medicina, instrumentação básica em medicina, biomateriais, transdutores, análise de sinais biológicos, laser, campos elétricos e magnético e ultra sons.

NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO NORMAL: Conceito de alimentação e nutrição. Pirâmide Alimentar e seus grupos de alimentos. Leis de alimentação. Cálculo das necessidades calóricas basais e adicionais para adulto normal. Cálculo de dietas normais. Nutrientes: definição, propriedades, função, digestão, absorção, metabolismo, fontes alimentares. Particularização da dieta normal para os diferentes grupos etários: alimentação do lactente (0 a 1 ano), do infante (1 a 2 anos), do pré-escolar (2 a 7 anos), do escolar (7 a 12 anos) e do adolescente (12 a 18 anos). Dioterapia: Conceito, finalidade, importância da prescrição dietética, modificação da dieta normal, dietas hospitalares, cuidado nutricional no paciente enfermo: distúrbios do trato gastrointestinal, desnutrição, transtornos alimentares (anorexia, bulimia, comer compulsivo), diabetes, dislipidemias, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, obesidade (tratamento cirúrgico da obesidade e consequências nutricionais), nefropatias agudas e crônicas, litíases e gota, queimadura, traumatismo, pré e pós-operatório, erros inatos do metabolismo, alergias alimentares, doenças neoplásticas, AIDS e doenças do sistema nervoso, suporte nutricional, nutrição enteral e parenteral. Nutrição no Esporte: Fisiologia e bioquímica do exercício, metabolismo do atleta - bases fisiológicas e bioquímicas, nutrição aplicada no esportista: avaliação, necessidade, recomendações nutricionais e composição corporal, prescrição dietética, recursos ergogênicos e farmacológicos de endurance e força - suplementação nutricional. Nutrição em Geriatria: Conceitos em geriatria e gerontologia, envelhecimento da população brasileira, políticas de saúde voltadas ao grupo dos idosos, fatores sócio-econômicos e psicológicos que afetam o estado nutricional do idoso. O processo de envelhecimento e as mudanças fisiológicas ocorridas no envelhecimento, recomendações nutricionais e prescrições dietéticas. Educação Nutricional I e II: Educação nutricional como instrumento da prática do profissional nutricionista, utilização de métodos de ensino-aprendizagem, reflexão e análise dos determinantes do comportamento alimentar e suas características sócio culturais como contexto do processo educativo, diferenciação do conhecimento tradicional e do conhecimento científico como saberes incorporados nas práticas alimentares, discussão de como a educação nutricional se insere nos diferentes campos de atuação. Fisiopatologia da Nutrição: Metabolismo intermediário, resposta metabólica ao estado alimentado, jejum e estresse orgânico, etiologia das doenças nutricionais: alteração na ingestão de alimentos, aumento de perdas e desordens no metabolismo dos nutrientes, mecanismos fisiopatológicos das doenças nutricionais que ocorrem no meio hospitalar. Ética Profissional. Legislação (Portaria CVS 6/99, RDC Nº 216, RDC Nº 275). PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1.010 DE 8 DE MAIO DE 2006. O Projeto de Lei (PLC 00081/2006) Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN).

PEDAGOGIA Noções básicas de LIBRAS com vistas a uma comunicação funcional entre ouvintes e surdos no âmbito escolar (Irá ministrar aulas para alunos de Libras, interpretar os conteúdos de todas as disciplinas (como Matemática, Física e outras do currículo básico) da Língua Portuguesa para Língua Brasileira de Sinais e vice-versa, com imparcialidade).

PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRA Produção de Cana-de-açúcar: Sistemas de colheita e transporte da matéria-prima; Otimização do suprimento e transporte de cana-de-açúcar; Importância da qualidade d matéria-prima para a indústria sucroalcooleira; Gestão Ambiental e manejo de áreas degradadas; Produção de açúcar, álcool e energia: Dimensionamento da produção de açúcar e álcool; Recepção, preparo e extração do caldo da cana-de-açúcar; Tecnologias de produção de açúcar; Processos para tratamento, evaporação e concentração do caldo; Cozimento, cristalização, centrifugação, secagem e produção de açúcar; Armazenamento de açúcar; tecnologias de produção de álcool; Controle e engenharia da fermentação na produção de etanol; Processos de destilação na produção de etanol; Novas tecnologias para a produção de etanol; Armazenamento de álcool; Balanço térmico de uma unidade sucroalcooleira; Co-geração de energia elétrica; Economia do setor Sucroalcooleiro: Evolução do setor sucroalcooleiro no Brasil e sua importância econômica; relação entre os agentes da cadeia sucroalcooleira; relações de trabalho no setor sucroalcooleiro; Economia e gestão do agronegócio; Cooperativismo e associativismo; Mercado de açúcar; Mercado de álcool; Mercado de energia; Introdução ao mercado futuro e de opções.

SERVIÇO SOCIAL GESTÃO SOCIAL I - Resgate das matrizes teórico-filosóficas relacionando-as com a gestão social. Elementos constitutivos da Gestão Social: estudo de análise estrutural, conjuntural e situacional; organização dos processos de trabalho. Planejamento social: bases teóricas e conceituais. Conceituação e elaboração de Programas e Projetos Sociais. GESTÃO SOCIAL II - Conceituação, implementação e execução das políticas setoriais, priorizando a saúde e assistência social; atenção a criança/adolescente, idoso, portadores de necessidades especiais. Organização e conceituação de controle social e participação popular. Gestão de Recursos Humanos: implementação de programa de formação continuada e qualificação profissional, valorização do quadro de pessoal, pesquisa de diagnóstico institucional, técnicas de seleção de pessoas, gestão participativa. Gesta de programas e ações em ONG´s e Entidades Beneficentes de Assistência Social.

TÉCNICO DE ENFERMAGEM (Enfermagem) Técnicas básicas de enfermagem; infecção hospitalar; ordem e limpeza na unidade; sinais vitais; movimentação e transporte de paciente; higiene corporal; posições e restrições de movimentos; colheita de material para exames; controle hídrico; dietas básicas e especiais; administração de medicamentos; cateterismo vesical masculino e feminino; lavagem gástrica; sondagem gástrica; curativo; enfermagem em clínica médica; enfermagem em clínica cirúrgica; enfermagem obstétrica; enfermagem pediátrica; ética profissional; lei que regulamenta o exercício da profissão; socorros de urgência; vacinação; aleitamento materno; doenças infecciosas e parasitárias.

9. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

9.1 - Na classificação final entre candidatos com igual número de pontos, serão fatores de preferência os seguintes:

a - idade igual ou superior a 60 anos, nos termos da Lei Federal 10.741/2003, entre si e frente aos demais, dando-se preferência ao de idade mais elevada, considerando-se, caso necessário, o horário de nascimento.

b - maior idade, considerando-se, caso necessário, o horário de nascimento.

9.1.1 - Persistindo o empate entre os candidatos, depois de aplicados todos os critérios acima, o desempate se dará através de sorteio.

9.1.2 - O sorteio será realizado ordenando-se as inscrições dos candidatos empatados, de acordo com o seu número de inscrição, de forma crescente ou decrescente, conforme o resultado do primeiro prêmio da extração da Loteria Federal do sorteio imediatamente anterior ao dia de aplicação da Prova Objetiva, conforme os seguintes critérios:

a) se a soma dos algarismos do número sorteado no primeiro prêmio da Loteria Federal for par, a ordem será a crescente;

b) se a soma dos algarismos da Loteria Federal for ímpar, a ordem será a decrescente.

10. DA FORMA DE JULGAMENTO DA PROVA OBJETIVA

10.1 - A prova objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos e terá caráter eliminatório e classificatório.

10.1.1 - A nota da prova objetiva será obtida com aplicação da fórmula abaixo:

NPO = (NAP.100) / TQP

ONDE:

NPO = Nota da prova objetiva

NAP = Número de acertos na prova

TQP = Total de questões da prova

10.1.2 - Será considerado aprovado na prova objetiva o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.

10.1.3 - O candidato que não auferir a nota mínima de 50 (cinquenta) pontos será excluído do Processo Seletivo.

11. DO RESULTADO FINAL

11.1 - O resultado final será a nota obtida com o número de pontos auferidos na prova, acrescido dos pontos auferidos com títulos.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 - A inscrição implica na aceitação por parte do candidato de todos os princípios, normas e condições do Processo Seletivo, estabelecidas no presente Edital e na legislação municipal e federal pertinente.

12.2 - A inexatidão das afirmativas, a não apresentação ou a irregularidade de documentos, ainda que verificados posteriormente, eliminará o candidato do Processo Seletivo, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis à falsidade da declaração.

12.3 - A CONSESP, bem como o órgão realizador do presente certame não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes ao Processo Seletivo.

12.4 - Considerando que convivemos com dupla ortografia pelo prazo de 3 (três) anos de transição, serão aceitas como corretas as duas normas ortográficas.

12.5 - Caberá recurso à CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda., no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados da data da divulgação oficial do resultado de classificação em jornal com circulação local, excluído-se o dia da publicação para efeito de contagem do prazo, mediante requerimento a ser protocolado no setor competente da Faculdade, que deverá conter o nome do candidato, RG, número de inscrição, cargo para o qual se inscreveu e as razões recursais.

12.6 - Não serão aceitos recursos encaminhados via postal, via fax e/ou por via eletrônica, devendo ser digitado ou datilografado e estar embasado em argumentação lógica e consistente. Em caso de constatação de questões da prova, o candidato deverá se pautar em literatura conceituada e argumentação plausível.

12.7 - Recursos não fundamentados ou interpostos fora do prazo serão indeferidos sem julgamento de mérito. A Comissão examinadora constitui última instância na esfera administrativa para conhecer de recursos, não cabendo recurso adicional pelo mesmo motivo.

12.8 - Decorrido o prazo de 180 (cento e oitenta) dias da homologação do Processo Seletivo, as folhas de respostas serão digitalizadas e após, incineradas, e mantidas em arquivo eletrônico pelo prazo de 5 (cinco) anos.

12.9 - O candidato obriga-se a manter atualizado seu endereço para correspondência, junto ao órgão realizador, após o resultado final.

12.10 - A validade do presente Processo Seletivo será até dia 31 de dezembro de 2010, podendo ser prorrogado por mais 01 (um) ano, a critério da Administração.

12.11 - A convocação para admissão dos candidatos habilitados obedecerá rigorosamente à ordem de classificação, não gerando o fato de aprovação, direito à contratação. Apesar das vagas existentes, os aprovados serão chamados conforme as necessidades locais, a critério da Administração.

12.11.1- Para efeito de admissão, fica o candidato convocado sujeito a aprovação em exame de saúde, elaborado por médicos especialmente designados pela Faculdade e apresentação de documentos legais que lhe forem exigidos.

12.12 - Nos termos do artigo 37, § 10º, da Constituição Federal, acrescido pela Emenda Constitucional nº 20, de 04/06/98, é vedada a percepção simultânea de salários com proventos de aposentadoria, salvo nas hipóteses de acumulação remunerada, expressamente previstos pela Lei Maior.

12.13 - Ficam impedidos de participarem do certame aqueles que possuam com qualquer dos sócios da CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda., a relação de parentesco disciplinada nos artigos 1591 a 1595 do Novo Código Civil. Constatado o parentesco a tempo o candidato terá sua inscrição indeferida, e se verificado posteriormente à homologação o candidato será eliminado do certame, sem prejuízo das medidas administrativas e judiciais cabível.

12.13.1 Não obstante as penalidades cabíveis, a Comissão Organizadora do certame, poderá, a qualquer tempo, anular a inscrição, a prova ou a admissão do candidato, desde que verificadas falsidades de declaração ou irregularidades na prova.

12.14 - Todos os casos, problemas ou questões que surgirem e que não tenham sido expressamente previstos no presente Edital e Lei Orgânica Municipal serão resolvidos em comum pela Prefeitura através de Comissão Fiscalizadora especialmente constituída pela Portaria nº 036, de 10 de fevereiro de 2010 e CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda. Através de Comissão Organizadora especialmente constituída pelo Decreto nº 037, de 10 de fevereiro de 2010.

12.15 - A Homologação do Processo Seletivo poderá ser efetuada por função, individualmente, ou pelo conjunto de funções constantes do presente Edital, a critério da Administração.

12.16 - A inexatidão das informações ou a constatação, mesmo posterior, de irregularidade em documentos ou nas provas, eliminarão o candidato do Processo Seletivo.

12.17 - Os vencimentos constantes do presente Edital são referentes ao da data do presente Edital.

REGISTRE-SE. PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.

Santa Fé do Sul - SP, 10 de fevereiro de 2010.

Dirceu dos Reis
Presidente