Fundação Parque Tecnológico Itaipu-Brasil - PR

Notícia:   Vaga de Analista de Suporte para a Fundação Parque Tecnológico Itaipu - PR

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL

EDITAL Nº 58/2008

A FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL torna público que serão recebidas as inscrições para o Processo Seletivo nº. 92/2008 sob contratação em regime CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) com Contrato por Tempo Indeterminado, para preenchimento do cargo de Analista de Suporte, desempenhando a função de Administrador de Banco de Dados, conforme regras estabelecidas neste Edital.

1. LOCAL DE TRABALHO, NÚMERO DE VAGA, CARGA HORÁRIA, HORÁRIO DE TRABALHO E REMUNERAÇÃO:

1.1 O local para exercício das atividades será na sede da Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil, localizada na cidade de Foz do Iguaçu, na Av. Tancredo Neves, 6731, PTI.

1.2. A vaga será preenchida, a critério da FPTI, levando-se em conta a descrição dos perfis dos candidatos, consideradas as etapas classificatórias do Processo Seletivo Simplificado.

1.3 A quantidade de vaga será de 01 (uma), contratação imediata.

1.4 A carga horária será de 44 h/semanais. O horário de trabalho será de Segunda a Sexta - das 08h00 às 12h00 e 14h00 às 18h00 e Sábado das 08h00 às 12h00.

1.5 A Remuneração será:

· Salário Base - R$ 2.861,30;

· Vale Alimentação - R$ 241,00;

· Plano de Saúde;

· Vale Transporte;

· Seguro de Vida.

2. REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO:

· Graduação - Bacharelado ou Pós-Graduação: Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Informática, Engenharia de Produção de Software, Processamento de Dados, Computação, Ciências em Informática, Análise de Sistemas, Engenharia de Informação, Engenharia de Processamento de Dados, Engenharia de Software, Matemática Computacional e outras Engenharias afins;

· Conhecimentos básicos na língua portuguesa, matemática e inglês técnico;

· Conceitos de Software Livre e Licenças GNU / GPL;

· Conceitos Genéricos: Algoritmos e Estruturas de Dados;

· Orientação a Objetos: Conceitos, UML, RUP/Eclipse;

· Engenharia de Software: Ciclos de vida de sistemas e Gerência de Projetos, Métricas

· Modelo de Implementação: Cliente / Servidor, WEB, Web Services, Struts;

· Bancos de Dados: PostgreSQL: Conceitos, SQL, Administração de dados, Administração de Bancos de Dados, SQL Avançado, Backup e Recovery, Otimização e Performance; Datawarehouse, Data Minning, BI;

· Conceitos: Java, Hibernate, PHP;

· Conhecimento sobre melhoria de processos de software (CMMI, MPS-BR, XP);

· Especificação e gerência de requisitos;

· Desejável PMP: Conceitos de Gerenciamento de Integração, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Risco e Aquisições;

· Experiência consolidada em administração de dados e bancos de dados.

· Habilidades: capacidade de comunicação e de troca de informações entre membros da equipe, fidelidade em seus compromissos,assimilação e aprendizado, iniciativa, liderança, capacidade para assumir riscos, capacidade de articulação, persistência, compreensão de problemas complexos, capacidade de planejar e conduzir os trabalhos.

3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

· Acompanhar o desenvolvimento de projetos de sistemas, integrar bases de dados de sistemas diversos, encontradas nos diversos programas e projetos em desenvolvimento na FPTI, com ênfase em sistemas baseados em software livre e SGBD livre, com ênfase em PostgreSQL;

· Auxiliar na preparação do escopo de projetos, desenvolvendo a arquitetura conceitual e funcional;

· Auxiliar na especificação detalhada das aplicações, na definição de métodos e no dimensionamento dos recursos de bancos de dados necessários para o desenvolvimento de aplicações, de datawarehouse, de mineração de dados (data minning), de Business Intelligence, dentre outras;

· Elaborar e montar toda a documentação técnica referente a administração de dados, bancos de dados, dicionários de dados e os manuais técnicos, eventualmente ministrar treinamento teórico e prático;

· Especificar requisitos e condições para a contratação de aplicativos e serviços de desenvolvimento, sob o ponto de vista de administração de bancos de dados;

· Instalar, operar, manter, otimizar, realizar backup e recovery de bancos e bases de dados nos servidores da FPTI;

· Acompanhar os usuários na utilização dos sistemas desenvolvidos;

· Orientar a elaboração e administra projetos em desenvolvimento por analista e estagiários.

4. INSCRIÇÕES:

4.1 Para se inscrever no processo seletivo, os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição que encontra-se no site: www.pti.org.br, no link Processo Seletivo, item PROCESSO SELETIVO 92/2008. A inscrição deverá ser enviada para o e-mail: curriculo@pti.org.br.

4.2 É de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas na Ficha de Inscrição. O candidato que prestar qualquer declaração falsa, não preenchê-la de forma correta e completa ou não satisfazer a todas as condições enumeradas anteriormente, terá cancelada sua inscrição e serão anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que classificado nas provas, exames e avaliações.

4.3 A inscrição no Processo Seletivo implica pleno conhecimento e aceitação das condições estabelecidas neste Edital, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento ou discordância.

4.4 Período de inscrições: 12 de dezembro de 2008 a 04 de janeiro de 2009.

4.5 O local e horário de realização das provas e entrevista será divulgado, em data oportuna, no site do PTI: www.pti.org.br. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

5. SELEÇÃO:

5.1 Seleção dos candidatos ocorrerá mediante a realização das seguintes etapas eliminatórias e classificatórias:

- 1ª Etapa: Análise Curricular

- 2ª Etapa: Prova de Competência - Prática - 3ª Etapa: Avaliação Psicológica

- 4ª Etapa: Entrevista

5.2. Na Análise Curricular o candidato deverá apresentar, comprovação dos requisitos (conforme item 2) detalhando as atividades desenvolvidas. O currículo será analisado por uma banca examinadora composta por profissionais da área de Recursos Humanos da Fundação PTI. Será considerado habilitado para a realização da segunda etapa o candidato que preencher os requisitos solicitados.

5.3. A prova de Competência consiste em um exame de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de prova que poderá contemplar questões objetivas, discursivas ou mistas, e pode ser composta por uma Redação, questões da Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Conhecimento Específico

5.4. A Avaliação Psicológica conceitua-se como sendo processo técnico, que utiliza de métodos, técnicas e instrumentos que permitem identificar fatores psicológicos cognitivos e/ou de personalidade do candidato, objetivando o prognóstico da qualidade do desempenho das atividades relativas à função a ser desenvolvida. O resultado da Avaliação Psicológica será expresso pela seguinte forma:

a) Apto (a): significa que o candidato apresentou perfil psicológico pessoal compatível com o perfil psicológico profissional, descrito no presente Edital. Os candidatos considerados apto (a) na avaliação psicológica serão classificados para participar da "4ª Etapa: Entrevista";

b) Inapto (a): significa que o candidato não apresentou perfil psicológico pessoal compatível com o perfil psicológico profissional, descrito no presente Edital. O candidato considerado inapto (a) ao cargo na avaliação psicológica estará automaticamente eliminado do presente processo seletivo.

5.5. A Entrevista será realizada por uma banca composta por profissionais da área gestora, Recursos Humanos e outras que a Fundação PTI julgar necessárias. O objetivo é levantar e checar maiores informações a respeito do participante, identificar a capacidade de comunicação e adequação do candidato ao cargo.

5.6 O não comparecimento em qualquer uma das etapas, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará na sua eliminação do Processo Seletivo.

6. DAS NORMAS E DOS PROCEDIMENTOS RELATIVOS À CONTINUIDADE DO PROCESSO SELETIVO

6.1 É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

6.2 Para realização da prova, os candidatos deverão providenciar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis ou lapiseira e borracha, além de apresentar documento oficial de identidade.

6.3 São documentos oficiais de identidade: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe que por Lei Federal tenham validade como documento de identidade (como, por exemplo, as do CREA e da OAB); Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira Nacional de Habilitação para dirigir veículo (com fotografia), na forma da Lei nº 9.053/97.

6.4. Os documentos para ingresso na sala de prova, referidos nos itens 6.2 e 6.3, devem estar válidos e em perfeitas condições físicas, de modo a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

7. DA CONTRATAÇÃO

7.1 O candidato classificado no Processo Seletivo será convocado, através do site www.pti.org.br e contato telefónico e este deverá apresentar todas a documentação que comprove os requisitos, do item 2 e os exigidos pela área de Recursos Humanos da Fundação PTI.

7.2 O candidato convocado deverá realizar Exame Médico, em data a ser estabelecida e conforme a necessidade e a conveniência da Fundação PTI.

7.3 O não atendimento ao disposto no item anterior ou a reprovação no exame médico acarretará a perda do direito à vaga.

7.4 O Exame Médico informará se o candidato é APTO ou INAPTO para exercer o cargo/função, em conformidade com a Norma Regulamentadora n.º 7-PCMSO, do Ministério do Trabalho e Emprego.

7.5 O candidato que não atender à convocação no prazo fixado, ou que deixar de apresentar a documentação exigida, terá a sua contratação preterida.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS:

8.1. O processo seletivo será conduzido pela área de Recursos Humanos da Fundação PTI.

8.2. A Fundação PTI poderá, a qualquer momento, divulgar normas complementares ao presente Edital, cancelamentos e avisos oficiais, estas publicadas e divulgadas, sendo de competência do candidato o acompanhamento da divulgação de tais publicações no site www.pti.org.br.

8.3. Os casos omissos serão resolvidos pela FPTI-BR.

8.4. Eventuais esclarecimentos quanto a qualquer Etapa do Processo Seletivo deverá se dar antes da próxima etapa a ser realizada.

8.5. É competente o Foro da Comarca de Foz do Iguaçu, para dirimir quaisquer dúvidas oriundas do presente Edital, renunciando as partes a qualquer outro que tenham ou venham a ter, por mais privilegiado que seja.

Foz do Iguaçu, 12 de dezembro de 2008.