UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR

Notícia:   UTFPR abre vagas para Professores em Pato Branco

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

ESTADO DO PARANÁ

CONCURSO PÚBLICO

EDITAL Nº 061/2014 - CPCP - PB - ABERTURA

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PROVIMENTO DE CARGO DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO FEDERAL - CLASSE A - DENOMINAÇÃO ADJUNTO A.

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante o contido no Decreto nº 7485, de 18 de maio de 2011, publicado no DOU de 19 subsequente, torno público que, no período de 04 de outubro a 28 de outubro de 2014, estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos, destinado ao provimento de 04 (quatro) cargos da Carreira do Magistério Federal, categoria funcional de Professor do Magistério Superior, Classe A, denominações Adjunto A, para atender o Campus Pato Branco, nas Áreas/Subáreas especificadas no Anexo I, nos termos do presente Edital.

1. DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

1.1 A investidura do candidato no cargo está condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de nacionalidade estrangeira, apresentar comprovante de permanência definitiva no Brasil;

b) Estar em gozo dos direitos políticos;

c) Estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

d) Ser portador de diplomas de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação e de pós-graduação de curso credenciado pela CAPES exigidos para o cargo que irá concorrer, conforme Anexo I, com validade nacional;

e) Possuir aptidão física e mental para o exercício das funções do cargo;

f) Possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos;

g) Não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente, na forma da lei;

h) Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, parágrafo único, da Lei nº 8.112/90;

i) Não receber proventos de aposentadoria ou exercer cargo/emprego público que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal.

1.2 Os títulos de pós-graduação obtidos no exterior deverão, obrigatoriamente, estar revalidados no Brasil.

1.3 Os documentos comprobatórios dos requisitos fixados nos subitens precedentes deverão ser apresentados após a aprovação do candidato, por ocasião da convocação para assumir o cargo.

1.4 Além dos documentos comprobatórios citados no subitem anterior, o candidato, quando convocado para assumir o cargo, deverá apresentar todos os documentos constantes na página da UTFPR, no link www.utfpr.edu.br/servidores/formsRH/nomeacao-1, inclusive o Termo de Ciência do FUNPRESP - Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal, devidamente assinado.

1.5 A comprovação dos requisitos se dará somente com a apresentação do documento original e cópia simples, ou mediante cópia autenticada em cartório.

1.6 Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar que, no ato da investidura no cargo, satisfazia os requisitos constantes dos subitens 1.1 e 1.2.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, das 08 (oito) horas do dia 04 de outubro de 2014 às 20 (vinte) horas do dia 28 de outubro de 2014.

2.2 Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União), e pagá-la em qualquer Banco, até o dia 29 de outubro de 2014.

2.3 Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Concurso Público, pois a taxa, uma vez paga, só será restituída em caso de revogação ou anulação plena do Concurso.

2.3.1 Caso o candidato não tenha acesso à Internet, poderá efetuar a inscrição no período de 04/10/2014 a 28/10/2014, nos dias úteis, no horário das 8 (oito) horas às 19 (dezenove) horas e 30 (trinta) minutos, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH) da UTFPR, sita na Via do Conhecimento, Km 01, Pato Branco - PR.

2.4 A UTFPR não se responsabiliza por solicitações de inscrições não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

2.5 Caso ocorram problemas técnicos no servidor da Internet que atende a UTFPR, no último dia das inscrições, o prazo será prorrogado até as 17 dezessete) horas do dia 29/10/2014.

2.6 A UTFPR reserva-se o direito de anular as inscrições realizadas com dados incompletos, incorretos, ausentes ou inidôneos no formulário de inscrição, bem como os pagamentos da taxa de concursos (GRU) que tenham sido efetuados fora do prazo especificado no subitem 2.2

2.7 A partir das dezoito horas do dia 04/11/2014 o candidato deverá consultar sua inscrição, o ensalamento e o endereço dos locais de prova, na página do concurso em www.utfpr.edu.br/concursos.

2.8 É vedada a inscrição condicional ou por correspondência.

2.9 A inscrição implica em compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar as condições estabelecidas para a realização do Concurso, dentre elas as constantes do presente Edital.

2.10 O candidato que necessitar de condições especiais para realização da prova deverá informá-las no formulário de inscrição online, para que a Comissão Organizadora possa verificar sua pertinência. Caso não o faça no momento da inscrição, perderá o direito de exigir tais condições no dia da prova.A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova deverá solicitar atendimento especial no formulário de inscrição e levar um acompanhante, o qual ficará em sala reservada e será o responsável pela guarda da criança.

2.11 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova deverá solicitar atendimento especial no formulário de inscrição e levar um acompanhante, o qual ficará em sala reservada e será o responsável pela guarda da criança.

2.12 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que, na forma do Decreto nº 6.593, de 02.10.2008, estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CADÚNICO - e for membro de família de baixa renda.

2.13 O candidato interessado em solicitar a isenção de pagamento de taxa deverá fazê-lo no período improrrogável de 08 (oito) horas do dia 04 de outubro de 2014 ás 20 (vinte) horas do dia 20 de outubro de 2014, procedendo da seguinte forma:

a) Preencher todos os campos obrigatórios no formulário de inscrição;

b) Marcar a opção Sim no campo referente à isenção da taxa de inscrição do formulário de inscrição;

c) Inserir o Número de Identificação Social (NIS) no campo indicado no formulário;

d) Conferir os dados e imprimir o boleto gerado no momento da inscrição, guardando-o como comprovante de inscrição, nele observando o respectivo código de acesso e o número do protocolo de inscrição para uso futuro.

2.14 Serão desconsiderados os pedidos de isenção, na forma do item anterior, quando:

a) o campo NIS tenha sido deixado vazio no formulário de inscrição;

b) o NIS indicado seja inválido ou inexistente;

c) o NIS não seja correspondente ao nome e CPF do candidato que solicita a inscrição;

d) preencher corretamente o número do NIS, porém deixar de assinalar a opção SIM no campo referente a isenção da taxa de inscrição;

e) a inscrição tiver sido feita fora do prazo estabelecido no item 2.13.

2.15 A Comissão Permanente de Concurso Público não receberá pedidos de correção, alteração ou inserção de dados após a efetivação do pedido de inscrição. Caso necessite, o candidato deverá inutilizar a GRU e código de acesso e fazer uma nova inscrição, observado o prazo disposto no subitem 2.13.

2.16 A simples solicitação não garante ao interessado a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

2.17 Após o encerramento do prazo estabelecido no item 2.13, a Comissão Permanente de Concurso Público analisará as solicitações de isenção que se enquadrem nos termos dos subitens anteriores, submetendo os dados ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que, com base nas informações cadastradas pelo candidato no cadÚnico, indicará se o candidato preenche ou não os requisitos para a concessão da isenção da taxa de inscrição.

2.18 Os pedidos de isenção deferidos e indeferidos pelo MDS serão divulgados no dia 24/10/2014, até às 18h, no endereço eletrônico do concurso (www.utfpr.edu.br/concursos), onde constará o número da inscrição dos candidatos requerentes, classificados em uma lista de pedidos deferidos e outra de indeferidos.

2.19 O candidato cuja solicitação tiver sido indeferida poderá efetivar sua inscrição no concurso até o dia 28/10/2014, efetuando o pagamento da taxa conforme o previsto no item 2.2.

2.20 Não caberá recurso contra o indeferimento do pedido de isenção.

3. DAS VAGAS RESERVADAS ÁS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

3.1 Para efeitos deste Edital de Concurso Público não se aplica a reserva de vagas aos candidatos com deficiência, de que trata o art. 37, inciso VIII, da Constituição Federal, art. 5º, § 2º da Lei 8.112/90, art. 37, § 1º do Decreto nº 3.298, de 20/12/99 e Decreto 5.296, de 02/12/2004, tendo em vista que o presente edital oferece menos que 5(cinco) vagas.

4. DAS VAGAS DESTINADAS ÀS PESSOAS NEGRAS

4.1 As pessoas negras, na forma da Lei nº 12.990, de 09/11/2014, poderão, nos termos do presente edital, concorrer a 1 (uma) vaga dentre as previstas no Anexo I, correspondente a 20% do total de vagas por cargo, com arredondamento para o primeiro número inteiro subsequente, em caso de fração igual ou maior que 0,5 (cinco décimos) e arredondamento para o primeiro número inteiro imediatamente inferior, em caso de fração menor que 0,5 (cinco décimos).

4.2 Poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição do concurso público, conforme o quesito cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

4.3 Na hipótese de constatação de declaração falsa, o candidato será eliminado do concurso e, se houver sido nomeado, ficará sujeito à anulação de sua admissão ao serviço ou emprego público, após procedimento administrativo em que lhe sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa, sem prejuízos de outras sanções cabíveis.

4.4 O candidato que, no ato da inscrição, declarar-se como pessoa negra, se classificado no Concurso Público, figurará em lista específica e também na listagem de classificação geral.

4.5 As vagas definidas no subitem 4.1. que não forem providas por falta de candidatos, por reprovação no concurso, será preenchida pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação.

4.6 No caso de haver candidato aprovado para as vagas preferenciais em maior quantidade que o número de vagas preferenciais publicadas neste edital, a preferência de nomeação será daquele que obtiver a maior média final, observados os critérios de desempate que constam do subitem 12.3 deste Edital.

4.7 O candidato aprovado dentro das vagas preferenciais terá precedência sobre os candidatos aprovados na ampla concorrência.

5. DAS PROVAS

5.1 O Concurso constará das seguintes provas:

a) Escrita, de caráter classificatório e eliminatório, com leitura pública;

b) De Desempenho Didático, de caráter classificatório e eliminatório;

c) De Títulos, de caráter classificatório

5.2 Em todas as atividades programadas para o Concurso, os candidatos deverão apresentar-se com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munidos de documento oficial de identidade e comprovante de inscrição.

5.2.1 A ausência do candidato a qualquer prova ou etapa eliminatória do concurso implicará a sua exclusão do certame.

5.3 Não será permitida a entrada do candidato no local das provas, após o horário estabelecido.

5.4 Não haverá, sob qualquer justificativa, segunda chamada para as provas.

5.5 Caso o candidato tenha feito mais de uma inscrição, ele deverá no momento da prova, optar somente por uma única Área/Subárea.

6. DA PROVA ESCRITA

6.1 A Prova Escrita será dissertativa, sobre tema a ser sorteado dentre os tópicos que compõem o programa, que está disponível no Anexo II deste edital.

6.1.1 A Prova Escrita avaliará o candidato quanto à:

d) Capacidade analítica e crítica do tema, com pontuação até 30 pontos;

e) Complexidade e acuidade dos conteúdos desenvolvidos, com pontuação até 25 pontos;

f) Articulação e contextualização dos conteúdos desenvolvidos, com pontuação até 20 pontos;

g) Clareza no desenvolvimento das ideias e conceitos, com pontuação até 15 pontos;

h) Forma (uso correto da língua portuguesa e/ou língua inglesa), com pontuação até 10 pontos.

6.1.2 Nos casos de fuga ao tema ou ausência de texto, o candidato receberá nota zero na prova escrita.

6.2 A prova escrita será realizada no dia 07/11/2014, às 09 horas, com sorteio do ponto às 08 (oito) horas, no local constante do ensalamento a ser divulgado conforme o item 2.7.

6.3 A presença do candidato ao sorteio do ponto é facultativa, contudo recomendamos que o candidato chegue com 15 (quinze) minutos de antecedência ao horário da prova.

6.4 Após o sorteio do ponto, o candidato terá uma hora livre para consulta bibliográfica; transcorrido esse prazo, terá início a prova, com duração máxima de 03 (três) horas.

6.5 Na Prova Escrita, o candidato deverá portar caneta esferográfica tinta azul, tonalidade escura, ou preta, ponta média, e outros materiais previstos pela Banca Examinadora que constem do programa da Área/Subárea, se for o caso.

6.6 Durante as provas, não será permitido consulta a livros, revistas, folhetos e anotações, bem como o uso de calculadora, computadores ou outros instrumentos, exceto se previstos pela Banca Examinadora, no respectivo programa.

7. DA LEITURA PÚBLICA DA PROVA ESCRITA

7.1 A leitura pública da Prova Escrita ocorrerá no mesmo dia da prova previsto no subitem 6.2, às 15 horas, seguindo a ordem alfabética de candidatos, em local a ser divulgado no ensalamento da Prova Escrita, conforme subitem 2.7.

7.2 O comparecimento na leitura da Prova Escrita é de presença obrigatória, devendo cada candidato ler a sua própria prova para a Banca Examinadora e demais presentes. Entretanto, a permanência na leitura da prova dos demais candidatos é facultativa.

8. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

8.1 Para a Prova de Desempenho Didático estarão convocados todos os candidatos inscritos para o Concurso Público que realizarem a Prova Escrita, bem como a leitura pública da mesma, em ordem alfabética.

8.2 A Prova de Desempenho Didático consistirá em uma aula perante a Banca Examinadora de, no máximo, 50 (cinquenta) minutos, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente.

8.3 O tema para a Prova de Desempenho Didático (PDD) será sorteado dentre os pontos constantes do programa da respectiva Área/ Subárea, disponível no anexo II deste edital.

8.4 O Sorteio do Ponto acontecerá com 24 horas de antecedência à Prova de Desempenho Didático, às 8h30min do dia 08/11/2014, nos locais definidos no subitem 2.7.

8.5 A Prova de Desempenho Didático será realizada às 8h30min do dia 09/11/2014, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Pato Branco, sita na Via do Conhecimento, Km 01, nos locais indicados no ensalamento publicado conforme o item 2.7.

8.6 Os recursos didáticos de que os candidatos pretendam fazer uso durante a prova - com exceção de quadro, giz ou pincel e projetor multimídia, deverão ser por eles mesmos providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

8.7 Ao se apresentarem para o Sorteio do Ponto para a Prova de Desempenho Didático nos locais e horários estabelecidos, os candidatos deverão entregar à Banca Examinadora 01 (uma) via do Currículo Lattes atualizado, contendo cópias dos diplomas de graduação e pós-graduação e 01 (uma) via do Memorial Descritivo em que conste a comprovação a que alude o subitem 9.2;

8.8 Ao se apresentarem para a Prova de Desempenho Didático nos locais e horários estabelecidos, os candidatos deverão entregar à Banca Examinadora um Plano de Aula em três vias idênticas, contendo:

a. Identificação do tema;

b. Identificação dos pré-requisitos;

c. Objetivos;

d. Desenvolvimento do tema;

e. Metodologia de avaliação;

f. Bibliografia.

8.9 O Memorial Descritivo deve apresentar os documentos comprobatórios a que alude o item 10.3 em ordem de apresentação, ser encadernado e com todas as páginas numeradas, apresentando os aspectos significativos de sua trajetória pessoal e profissional de modo analítico e crítico.

8.10 O candidato poderá ser arguido pela Banca Examinadora sobre o seu Memorial Descritivo, em seguida à Prova de Desempenho Didático.

8.11 A Prova de Desempenho Didático ocorrerá em sessão pública e haverá gravação de voz.

9 DA PROVA DE TÍTULOS

9.1 Para efeito da Prova de Títulos serão consideradas pontuações de acordo com o requisito mínimo para o cargo, conforme Anexo I.

9.2 Para efeito da Prova de Títulos, somente serão considerados:

a) Publicação de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos técnico-científicos, trabalhos completos em eventos científicos nacionais e internacionais e patentes registradas e concedidas, na área a que concorre.

b) Relação dos projetos em que o candidato aparece como coordenador ou colaborador, financiados por órgãos públicos como, por exemplo, CNPq, CAPES, FINEP, etc., com cópia das cartas de aprovação, bem como do comprovante de conclusão, se for o caso; orientação de dissertação de mestrado e de tese de doutorado, anexando cópia da capa, do resumo e da página que contém a assinatura da banca examinadora; participação em bancas examinadoras de dissertação de mestrado, de tese de doutorado e de concurso público; comprovante de tempo de exercício de magistério no ensino superior; comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área do concurso.

10 DA AVALIAÇÃO

10.1 Para cada Área/Subárea, será constituída uma Banca Examinadora, encarregada da elaboração, aplicação e avaliação das provas, composta de um mínimo de 03 (três) membros designados pelo Reitor da UTFPR.

10.2 As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

10.3 Na avaliação dos títulos, serão atribuídos os seguintes valores:

a) publicação de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos técnico-científicos, trabalhos completos em eventos científicos nacionais e internacionais e patentes registradas e concedidas, na área a que concorre, até o limite de 80 pontos:

1. livro: 6 pontos por livro;
2. capítulo de livro: 4 pontos por capítulo;
3. trabalhos em periódicos listados no Qualis da área do concurso a que concorre:
Qualis A1: 15 pontos por trabalho;
Qualis A2: 12 pontos por trabalho;
Qualis B1: 10 pontos por trabalho;
Qualis B2: 6 pontos por trabalho;
Qualis B3: 4 pontos por trabalho;
4. trabalhos em periódicos não listados no diretório Qualis:
JCR acima de 2: 15 pontos por trabalho;
JCR de 1 até 1,99: 12 pontos por trabalho;
JCR de 0,3 até 0,99: 10 pontos por trabalho;
5. trabalhos completos, até o limite de 10 pontos: em eventos científicos internacionais: 2 pontos por trabalho; em eventos científicos nacionais: 1 ponto por trabalho;
6. patentes concedidas: 15 pontos por patente;
7. patentes devidamente registradas: 10 pontos por patente;

b) relação dos projetos em que o candidato aparece como coordenador ou colaborador, financiados por órgãos públicos como, por exemplo, CNPq, CAPES, FINEP, etc., com cópia das cartas de aprovação, bem como do comprovante de conclusão, se for o caso; orientação de dissertação de mestrado e de tese de doutorado, anexando cópia da capa, do resumo e da página que contém a assinatura da banca examinadora; participação em bancas examinadoras de dissertação de mestrado, de tese de doutorado e de concurso público; comprovante de tempo de exercício de magistério no ensino superior; comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área do concurso, até o limite de 20 pontos:

1. Projetos financiados como coordenador: 10 pontos por projeto;
2. Projetos financiados como participante: 6 pontos por projeto;
3. orientação: 3 pontos por orientando de mestrado;
4. co-orientação: 1 ponto por orientando de mestrado;
5. orientação: 5 pontos por orientando de doutorado;
6. co-orientação: 2 pontos por orientando de doutorado.
7. Participação, até o limite de 10 pontos, em banca examinadora de: concurso público: 1 ponto por banca, mestrado: 1 ponto por banca, doutorado: 2 pontos por banca
8. Comprovante de tempo de exercício de magistério superior: 3 pontos por ano, até o limite de 15 pontos.
9. Comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área a que concorre: 3 pontos por ano, até o limite de 15 pontos.

10.4 Para fins de pontuação de que trata o subitem 10.3, alínea "a" item "5", somente serão considerados os trabalhos produzidos nos últimos 10 anos, a contar de 2005.

11 DA APROVAÇÃO

11.1 Serão considerados aprovados os candidatos cuja média aritmética entre as notas das Provas Escrita e de Desempenho Didático seja igual ou superior a 60 (sessenta) e que a nota em cada uma dessas provas não seja inferior a 50 (cinquenta) pontos.

12 DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

12.1 Para obtenção da classificação final dos candidatos aprovados, utilizar-se-á a média ponderada, atribuindo-se peso 3 (três) à Prova Escrita, peso 4 (quatro) à Prova de Desempenho Didático, e peso 3 (três) à Prova de Títulos.

12.2 Em caso de empate entre dois ou mais candidatos terão preferência àquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da Lei nº 10.741/2003.

12.3 Persistindo o empate, ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem:

a. Obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;

b. Obtiver maior número de pontos na Prova Escrita;

c. Obtiver maior número de pontos na Prova de Títulos;

d. For o mais idoso.

13 DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

13.1 O resultado do Concurso será divulgado pela Comissão Permanente de Concurso Público em Edital afixado na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, Campus Pato Branco da UTFPR e disponibilizado no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br/concursos até as 18h do dia 11/11/2014.

13.2 O candidato poderá obter vista de Prova Escrita, das pontuações obtidas na prova de Desempenho Didático e na apreciação de títulos, mediante solicitação, por escrito, após a divulgação do resultado do concurso.

13.2.1 O prazo para solicitação de vista da Prova Escrita será concomitante ao prazo destinado à interposição de recurso conforme estabelecido no subitem 13.3, mediante requerimento formal.

13.3 Será admitido recurso, devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem examinados, mediante requerimento dirigido à Comissão Permanente de Concurso Público da UTFPR e protocolizado na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH) da UTFPR - Campus Pato Branco, sito na Via do Conhecimento, Km 01 - Pato Branco - Paraná, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a partir da publicação do resultado final.

13.4 Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico.

13.5 Os recursos serão apreciados pela Comissão Permanente de Concurso Público e decididos pelo Reitor no prazo de 4(quatro) dias úteis. O resultado estará à disposição dos interessados na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH) da UTFPR - Campus Pato Branco.

13.6 O resultado do Concurso Público, uma vez homologado pelo Reitor, será publicado através de Edital no Diário Oficial da União, que se constituirá no único documento capaz de comprovar a habilitação do candidato.

14. DO PROVIMENTO DOS CARGOS E DO APROVEITAMENTO DOS CANDIDATOS HABILITADOS

14.1 O provimento do cargo dar-se-á no nível inicial da Classe A - Denominação Adjunto A, Nível 1, da Carreira do Magistério Federal, de que tratam a Lei 12.772/2012, no regime de trabalho de Tempo Integral - Dedicação Exclusiva, com remuneração correspondente e definida em Lei, no Regime Jurídico de que trata a Lei nº 8.112/90.

14.1.1 São atividades das Carreiras e Cargos Isolados do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal aquelas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão e as inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria instituição, além daquelas previstas em legislação específica (Art. 2º, caput, da Lei 12.772/12).

14.2 Os candidatos habilitados serão nomeados rigorosamente de acordo com a classificação obtida, consideradas as vagas existentes ou que venham a existir na carreira do Magistério Federal, de que trata a Lei 12.772/12, na área do Concurso e/ou em outras correlatas, do Quadro de Pessoal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco, devendo ministrar aulas em todos os níveis de ensino da UTFPR.

14.2.1 Além da Área/Subárea para a qual foi nomeado, o candidato deverá, eventualmente, assumir aulas de Área/Subárea correlata, desde que possua qualificação para isso.

14.3 A classificação do candidato não assegurará o direito ao seu ingresso automático no cargo para o qual se habilitou, mas apenas a expectativa de nele ser investido. A UTFPR reserva-se o direito de chamar os habilitados na medida das necessidades da Administração.

14.4 O provimento do cargo fica condicionado à apresentação de todos os documentos originais comprobatórios dos requisitos relacionados nos subitens 1.1 e 1.2, bem como a obtenção de atestado favorável em exame de aptidão física e mental, de caráter eliminatório.

14.5 A aptidão física e mental para o cargo será avaliada com base em:

I - Exames

a. hemograma completo;

b. glicemia;

c. urina tipo 1 (EAS);

d. creatinina;

e. colesterol total e triglicérides (lipidograma);

f. AST (TGO);

g. ALT (TGP);

h. citologia oncótica - papanicolau (mulheres);

i. PSA (homens acima de 50 anos);

j. mamografia (mulheres acima de 50 anos);

k. raios X de tórax PA e perfil;

l. pesquisa de sangue oculto nas fezes - método imunocromatográfico (homens e mulheres, acima de 50 anos);

m. eletrocardiograma.

II - Atestados

a. cardiológico (levar eletrocardiograma);

b. oftalmológico;

c. psiquiátrico;

d. psicológico.

14.6 Os atestados indicados no item II, alíneas "a", "b" e "c" do subitem anterior deverão ser emitidos por médicos das respectivas especialidades, em consulta com profissional de escolha do candidato habilitado e deverão estar em conformidade com os formulários específicos obtidos no link www.utfpr.edu.br/servidores/formsRH/exames.

14.7 O atestado psicológico, indicado no item II, alínea "d" do subitem 14.5, deverá ser emitido após avaliação psicológica realizada por profissional indicado pela UTFPR.

14.7.1 A avaliação psicológica consistirá na realização de entrevista individual, visando identificar se o candidato apresenta fatores impeditivos para o exercício do cargo.

14.7.1.1 São fatores impeditivos ao exercício do cargo as alterações patológicas em uma ou mais das seguintes funções psíquicas elementares: consciência, atenção, orientação, sensopercepção, afetividade, memória, pensamento.

14.7.2 Nos casos em que o psicólogo julgar necessária avaliação mais aprofundada, poderão ser utilizados outros instrumentos de avaliação psicológica.

14.8 Os atestados citados no subitem 14.5, II deverão ter como resultado a expressão "apto" ou "inapto" para o exercício do cargo objeto de aprovação no concurso público.

14.9 Os exames e atestados descritos no subitem 14.5, I e II, deverão ser apresentados ao clínico indicado pela UTFPR em data a ser especificada pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos de cada Campus.

14.10 Não serão aceitos pedidos de remoção ou redistribuição e nem de alteração do regime de trabalho no período de três anos após o início do exercício, salvo por interesse da Administração.

14.11 A inexatidão das afirmativas ou irregularidades de documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminarão o candidato do Concurso, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

14.12 Após o provimento das vagas, objeto deste Edital, as listas de candidatos remanescentes aprovados neste certame poderão ser utilizadas para eventuais nomeações, para posse e exercício, nos diversos Campus da UTFPR ou por outras Instituições Federais de Ensino.

14.13 Candidatos remanescentes, aprovados em certames realizados por outros Campus da UTFPR, poderão ser nomeados em vagas a serem providas em outro município, onde exista Campus da UTFPR.

14.14 A UTFPR poderá fazer aproveitamento de candidatos aprovados em certames realizados por outras Instituições Federais de Ensino.

15 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

15.1 O Concurso terá validade de 01 (um) ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante ato próprio da autoridade competente.

15.2 A convocação dos candidatos habilitados para se manifestarem, em prazo determinado, sobre a aceitação ou não do cargo, será feita através de correspondência registrada, não se responsabilizando a UTFPR pela mudança de endereço sem comunicação prévia, por escrito, por parte do candidato.

15.3 O candidato convocado terá 03 (três) dias úteis para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 03 (três) dias úteis para apresentar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos a documentação exigida para a sua nomeação.

15.4 O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para esse fim facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do Concurso.

15.5 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Permanente de Concurso Público.

Curitiba, 26 de setembro de 2014.
Adelaide Strapasson
Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público

De Acordo:
Carlos Eduardo Cantarelli
Reitor

ANEXO I AO EDITAL Nº 061/2014- CPCP - PB - Abertura

Área/ Subárea

VG

CH

T

Requisitos

Elétrica/Circuitos e Instalações Elétricas.

01

DE

T/N

Graduação em Engenharia da Área Elétrica, com Doutorado na Área Elétrica.

Língua Inglesa.

01

DE

M/T/N

Graduação em Língua Inglesa ou em Letras com Habilitação em Inglês ou em Letras com Habilitação em Português/Inglês, todos com Doutorado em Letras ou em áreas afins.

Matemática/Análise.

01

DE

T/N

Graduação em Matemática, com Doutorado em Matemática/Análise.

Matemática/Probabilidade e Estatística

01

DE

T/N

Graduação em Matemática ou em Estatística, com Doutorado em Matemática ou em Estatística.

VG - nº. de vagas; CH - carga horária; T: turno M: manhã; T: Tarde; N: Noite DE - Dedicação Exclusiva

REMUNERAÇÃO

Titulação

Dedicação Exclusiva (*)

Vencimento Básico

RT -Retribuição por Titulação

Total

Doutorado

3.804,29

4.540,35

8.344,64

* O regime de Dedicação Exclusiva impede o exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada.

TAXA DE INSCRIÇÃO - R$ 209,00

Anexo II ao Edital Nº 061/2014 - CPCP - PB - Abertura

Área/Subárea: Elétrica/Circuitos e Instalações Elétricas
Cargo: Professor do Magistério Superior
Campus: Pato Branco

PROGRAMA

PONTOS PARA A PROVA ESCRITA

1 Teoremas e métodos para análise de circuitos em CC;

2 Circuitos transitórios de segunda ordem;

3 Potência elétrica CA e correção do fator de potência;

4 Circuitos elétricos trifásicos;

5 Circuitos acoplados magneticamente;

6 Quadripolos.

PONTOS PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

1. Instalações elétricas prediais de baixa tensão;

2. Componentes de instalações elétricas industriais;

3. Condutores elétricos;

4. Sistemas de aterramento;

5. Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas;

6. Componentes de instalação em alta tensão.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA A PROVA ESCRITA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para consulta.

ALEXANDER, Charles K.; SADIKU, Matthew N.O. Fundamentos de circuitos elétricos. 3 ed. São Paulo: Mc Graw Hill, 2008.

BOYLESTAD, Robert L. Introdução à análise de circuitos. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

EDMINISTER, Joseph A. Circuitos elétricos: resumo da teoria, 350 problemas resolvidos, 493 problemas propostos. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1991.

HAYT JUNIOR, William Hart; KEMMERLY, Jack E. Análise de circuitos em engenharia. São Paulo: McGraw-Hill, c1973.

IRWIN, J. David. Análise básica de circuitos para engenharia. 7. ed. Rio de Janeiro, RJ: Livros Técnicos e Científicos, 2003

JOHNSON, David E.; HILBURN, John L.; JOHNSON, Johnny R. Fundamentos de análise de circuitos elétricos. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1994.

O'MALLEY, John R. Análise de circuitos. São Paulo: McGraw-Hill, c1983

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para consulta.

COTRIM, A.A.M.B. Instalações elétricas. 4 ed. São Paulo. Prentice Hall. 2003.

CREDER, Hélio. Instalações elétricas. 13 ed. Rio de Janeiro. LTC. 2000.

HEDMAN, D.E. Teoria das linhas de transmissão. 2 ed. Santa Maria, Editora da UFSM, 1983.

KINDERMANN, Geraldo; CAMPAGNOLO, Jorge Mário. Aterramento elétrico. 4 ed. Porto Alegre. Sagra Luzzatto. 1998.

MAMEDE FILHO, João. Instalações elétricas industriais. 6 ed. Rio de Janeiro. Livros técnicos científicos editora. 1997.

MAMEDE FILHO, João. Manual de equipamentos elétricos, Vol. 1. Rio de Janeiro. LTC, 1994.

MAMEDE FILHO, João. Manual de equipamentos elétricos, Vol. 2. Rio de Janeiro. LTC, 1994.

NISKIER, Júlio; NACINTYRE, A.J. Instalações elétricas. 4 ed. Rio de Janeiro. LTC. 2000.

Área/Subárea: Letras/Língua Inglesa
Cargo: Professor do Magistério Superior
Campus: Pato Branco

PROGRAMA

O ponto sorteado para a Prova Escrita será eliminado quando do sorteio para a Prova de Desempenho Didático.

1. Reading, writing and oral communication in English language teaching and learning.

2. Teaching language structure (grammar, vocabulary, pronunciation).

3. Exploring phonetics and phonology of the English language.

4. Literature and intercultural aspects in English language teaching.

5. New technologies in the process of teaching English language.

6. English language and teaching in the contemporary world.

7. English teacher education in a reflexive perspective.

8. Genre studies and teaching.

9. English language for specific purpose in higher education.

Obs.: tanto a Prova Escrita quanto a Prova de Desempenho Didático deverão ser realizadas em Língua Inglesa.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para consulta.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem 8ª Ed. Tradução de Michel Lahud e Yara F. Vieira. São Paulo: Hucitec, 1997.

________. Estética da Criação Verbal. Tradução de Maria Ermantina Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BAZERMAN, C. Escrita, gênero e interação social. Tradução J. C. Hoffnagel; A. P. Dionísio. São Paulo: Cortez, 2007.

________. Speech acts, genres, and activity systems: How texts organize activity and people. In C. Bazerman; P. Prior (Eds.), What writing does and how it does it: An introduction to analyzing texts and textual practices (pp. 309-339). Mahwah, New Jersey: Erlbaum, 2004.

BELLEI, S. L. P. Hipertexto e Literatura. Porto Alegre: ediPUCRS, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental, língua estrangeira. Brasília, MEC/SEF, 1998. 120 p.

________. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/ Secretaria de Educação Básica. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 1999. 364 p. (Orientações curriculares para o ensino médio, volume 1).

BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. New Jersey: Prentice Hall, 1994.

BURGESS, J.; SPENCER, S. Phonology and pronunciation in integrated language teaching and teacher education. System, v. 28, nº 2, p.191- 215, jun, 2000.

CARRELL, P.L.; DEVINE, J.; ESKEY, D. E. Interactive Approaches to Second Language Reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

CELCE-MURCIA, M.; OLSTAIN, E. Discourse and context in language teaching: a guide for language teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

________; BRINTON, D.; GOODWIN, J. M. Teaching pronunciation. New York: Cambridge University Press, 1996.

CORBETT, J. An intercultural approach to English language teaching. Clevedon: Multicultural Matters, 2003.

COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2005.

CRYSTAL, D. English as a global language. Cambridge : Cambridge University Press. 1997.

CRISTOVÃO, V. L. L. Modelos didáticos de gêneros: uma abordagem para o ensino de língua estrangeira. Londrina: EDUEL, 2007.

________; NASCIMENTO, E.L. Gêneros textuais e ensino: contribuições do interacionismo sócio-

discursivo. In A. M. Karwoski, B. Gaydeczka & K. S. Brito (Orgs.).Gêneros textuais: reflexões e ensino. União da Vitória: Kaygangue, 2005, pp.34-60.

DEWEY, J. Experiencing and thinking. In J. Dewey. Democracy and education: an introduction to the philosophy of education. New York: The Free Press, 1916.

DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.) Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

DOLZ, J. & SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

FÁVERO, L. L.; KOCH, I. V. Linguística textual: introdução. São Paulo:Cortez, 2000.

GIMENEZ, T. Reflective teaching and teacher education contributions from teacher training. Linguagem & Ensino, 1999. vol. 2, no.2, pp. 129-143.

________. Tornando-se professores de inglês: experiências de formação inicial em curso de letras. In M. H.Vieira Abrahão (Ed.). Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. Pontes, 2004, pp. 153-169.

HEBERLE, V. Observing EFL classrooms in primary or secondary schools: a research task in applied linguistics. Ilha do Desterro, G. Gil e D. P. Dutra (Orgs.) Florianópolis: Ed da UFSC, 2001. no 41, pp 93-117.

HOUSE, J. English as a lingua franca: A Threat to multilingualism? [S. L.]: Journal of Sociolinguisitcs, 2003.

JENKINS, J. The Phonology of English as an International Language. Oxford: Oxford University Press, 2000.

JENKINS, J. "Which pronunciation norms and models for English as an International Language?' ELT Journal, 52/2:119-126, 1998.

KACHRU, B., KACHRU, Y., & Nelson, C. L. The handbook of World Englishes. Oxford, England: Blackwell. 2006.

KRAMSCH, C. Context and Culture in Language Teaching. Oxford: OUP, 1993.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial. 2008.

NATION, P. ; COADY, J. Vocabulary and Reading. In R. Carter & M. McCarthy (Eds.). Vocabulary and Language Teaching. 1987.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira Moderna para o Educação Básica. Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Superintendência da Educação, Curitiba/PR, 2006.

RAJAGOPALAN, K. The language issue in Brazil: When local knowledge clashes with expert knowledge. In S. Canagarajah (Ed.), Reclaiming the local in language policy and practice (pp. 99-122). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2005.

SERRANI, S. (Org.). Letramento, discurso e trabalho docente: uma homenagem a Ângela Kleiman. Vinhedo: Horizonte, 2010. v. 1, p. 148-156.

SILVEIRA, R. The influence of pronunciation instruction on the perceptionand the production of English word-final consonants. Tese de doutoramento. Universidade Federal de Santa Catarina. 2004.

SCHÖN, D.The reflective practitioner. London: Temple Smith, 1983.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação, 1999. no.11, pp. 5-16, May/Jun/Jul/Ago.

UNDERHILL, A. Sounds foundations: learning and teaching pronunciation. 3rd ed. Oxford: Macmillan Publishers Limited, 2005.

VYGOTSKY, L. S. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

VYGOTSKY, L. S. Thought and language. Cambridge: MIT Press, 1986.

Área/Subárea: Matemática/Análise
Cargo: Professor do Magistério Superior
Campus: Pato Branco

PROGRAMA

O ponto sorteado para a Prova Escrita será eliminado quando do sorteio para a Prova de Desempenho Didático.

1 Sequências e Séries de Funções;

2 Funções de Várias Variáveis: Limite e Continuidade, Derivadas Parciais, Derivadas Direcionais, Gradiente e Multiplicadores de Lagrange;

3 Integrais Múltiplas;

4 Equações Diferenciais Ordinárias: Classificações e Teoremas de Existência e Unicidade de Soluções para Equações de Primeira Ordem;

5 Equações Diferenciais Ordinárias de Primeira Ordem: Métodos e Técnicas de Soluções;

6 Equações Diferenciais Ordinárias de Segunda Ordem: Métodos e Técnicas de Soluções;

7 Teoremas de Green, Stokes e Gauss em R^2 e R^3;

8 Teoria Integral de Cauchy, para integrais complexas;

9 Singularidades e Teoria do Resíduo para Integrais Complexas e Aplicações em Integrais Reais.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para consulta.

ÁVILA, Geraldo. Variáveis complexas e aplicações, Rio de Janeiro: LTC.

BOYCE, William E.; DIPRIMA, Richard C. Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno, Rio de Janeiro : LTC.

GUIDORIZZI, Hamilton L. Um Curso de Cálculo Volume 3 e Volume 4, Rio de Janeiro : LTC.

LIMA, Elon L. Curso de Análise: Vol. 1, Rio de Janeiro : Instituto de Matemática Pura e Aplicada. LIMA, Elon L. Curso de Análise: Vol. 2, Rio de Janeiro: Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

SOARES, Marcio G. Cálculo em uma variável complexa, Rio de Janeiro: Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

SOTOMAYOR, Jorge. Lições de Equações de Diferenciais Rio de Janeiro: Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

Área/Subárea: Matemática/Probabilidade e Estatística
Cargo: Professor do Magistério Superior
Campus: Pato Branco

PROGRAMA

O ponto sorteado para a Prova Escrita será eliminado quando do sorteio para a Prova de Desempenho Didático.

1. Probabilidades: Axiomas e propriedades das probabilidades; lei dos grandes números; teorema de limite central;

2. Variáveis aleatórias: Continuas; discretas;

3. Inferência Estatística: Estimação de parâmetros; testes de hipóteses;

4. Modelos lineares: Regressão linear simples; múltipla;

5. Controle estatístico de processos (CEP);

6. Estatística Experimental: Tipos de experimentos.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para consulta.

ANTÔNIO, F. B.; EUGENIO, K. E; LUIZ CESAR, R. C. Controle Estatístico de Qualidade.

BICKEL, P. J.; KJELL, A. D. Mathematical statistics: basic ideas and selected topics. Oakland: Holden_Day Inc., 1977.

DRAPER, Nº R.; SMITH, H. Applied Regression Analysis. 3 ed. New York: John Wiley & Sons, 1998.

MAGALHÃES, M. Nº Probabilidade e variáveis aleatórias. 2 ed. São Paulo: EDUSP, 2006.

JAMES, B. R. Probabilidade: um curso em nível intermediário. 3 ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2006.

MONTGOMERY, D. C. Design and analysis of experiments. 7 ed. Nova York: John Wiley & Sons Inc, 2011.

MONTGOMERY, D. C.; PECK EA, VINING, GG. Introduction to linear regression analysis. New York: John Wiley & Sons, 3rd ed., 2003.

MONTGOMERY, D. C.; RUNGER, GEORGE C. Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros. 2o. ed. Rio de Janeiro. LTC,2003.

MOOD, A. M.; GRAYBILL, F. A.; BOES, D. C. Introduction to the theory of statistics. 3 ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 1974.

NETER J; WASSERMAN W; KUTNER MH. Applied linear statistical models. Illinois: Richard D. Irwin, Inc., 3rd ed., 1990.