UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR

Notícia:   UTFPR abre vagas para Professores Adjuntos e Substitutos em dois Campi

UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

EDITAL Nº 025/2014 - CPCP - PB - ABERTURA

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PROVIMENTO DE CARGO DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO FEDERAL - CLASSE A - DENOMINAÇÃO ADJUNTO A.

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante a autorização expedida pelos Ministros do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Educação contida no Decreto 7.485, de 18 de maio de 2011, publicado no DOU de 19 subsequente, torna público que, no período de 08 de abril de 2014 a 04 de maio de 2014, estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos, destinado ao provimento de 06 (seis) cargos do Grupo Magistério, categoria funcional de Professor do Magistério Federal - Classe A - Denominação Adjunto A, para atender a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, nas Áreas/Subáreas especificadas no Anexo I, nos termos do presente Edital.

1. DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

1.1 A investidura do candidato no cargo está condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de nacionalidade estrangeira, apresentar comprovante de permanência definitiva no Brasil;

b) estar em gozo dos direitos políticos;

c) estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

d) ser portador de diplomas de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação e de pós-graduação de curso credenciado pela CAPES exigidos para o cargo que irá concorrer, conforme Anexo I, com validade nacional;

e) possuir aptidão física e mental para o exercício das funções do cargo;

f) possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos;

g) não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente, na forma da lei;

h) não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, parágrafo único, da Lei nº 8.112/90;

i) não receber proventos de aposentadoria ou exercer cargo/emprego público que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal.

1.2 Os títulos de pós-graduação obtidos no exterior deverão, obrigatoriamente, estar revalidados no Brasil.

1.3 Os documentos comprobatórios dos requisitos fixados nos subitens precedentes deverão ser apresentados após a aprovação do candidato, por ocasião da convocação para assumir o cargo.

1.4 Além dos documentos comprobatórios citados no subitem anterior, o candidato, quando convocado para assumir o cargo, deverá apresentar todos os documentos constantes na página da UTFPR, no link www.utfpr.edu.br/servidores/formsRH/nomeacao-1, inclusive o Termo de Ciência do FUNPRESP - Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal, devidamente assinado.

1.5 A comprovação dos requisitos se dará somente com a apresentação do documento original e cópia simples, ou mediante cópia autenticada em cartório.

1.6 Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar que, no ato da investidura no cargo, satisfazia os requisitos constantes dos subitens 1.1 e 1.2.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, das 08 (oito) horas do dia 08 de abril de 2014 às 20 (vinte) horas do dia 04 de maio de 2014.

2.2 Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União), e pagá-la exclusivamente no Banco do Brasil, impreterivelmente até o dia 05 de maio de 2014.

2.3 Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Concurso Público, pois a taxa, uma vez paga, só será restituída em caso de revogação ou anulação plena do Concurso.

2.3.1 Caso o candidato não tenha acesso à Internet, poderá efetuar a inscrição no período de 08/04/2014 a 04/05/2014, nos dias úteis, no horário das 8 (oito) horas às 19 (dezenove) horas e 30 (trinta) minutos, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH) da UTFPR, sita na Via do Conhecimento, Km 01, Pato Branco - PR.

2.4 A UTFPR não se responsabiliza por solicitações de inscrições não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

2.5 Caso ocorram problemas técnicos no servidor da Internet que atende a UTFPR, no último dia das inscrições, o prazo será prorrogado até as 17 dezessete) horas do dia 05/05/2014.

2.6 A UTFPR reserva-se o direito de anular as inscrições realizadas com dados incompletos, incorretos, ausentes ou inidôneos no formulário de inscrição, bem como os pagamentos da taxa de concursos (GRU) que tenham sido efetuados fora do prazo especificado no subitem 2.2, ou ainda, em que os dados sejam digitados incorretamente pelo candidato ou pelo agente bancário.

2.7 A partir do dia 13/05/2014, o candidato deverá consultar, na página de Internet do concurso, em www.utfpr.edu.br/concursos, no link Consultar Inscrição, se foi confirmado o pagamento de sua inscrição, bem como o ensalamento (local das provas). A UTFPR - Campus Pato Branco - disponibilizará, no mesmo período e no endereço citado no subitem 2.2.1, atendimento para os candidatos que tenham dificuldade de acesso à Internet.

2.8 É vedada a inscrição condicional ou por correspondência.

2.9 A inscrição implica em compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar as condições estabelecidas para a realização do Concurso, dentre elas as constantes do presente Edital.

2.10 O candidato que necessitar de condições especiais para realização da prova deverá informá-las no formulário de inscrição online, para que a Comissão Organizadora possa verificar sua pertinência. Caso não o faça no momento da inscrição, perderá o direito de exigir tais condições no dia da prova.

2.10.1 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova deverá solicitar atendimento especial no formulário de inscrição e levar um acompanhante, o qual ficará em sala reservada e será o responsável pela guarda da criança.

2.11 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que, na forma do Decreto nº 6.593, de 02.10.2008, estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CADÚNICO - e for membro de família de baixa renda.

2.12 O candidato interessado em solicitar a isenção de pagamento de taxa deverá fazê-lo no período improrrogável de 08 (oito) horas do dia 08 de abril de 2014 as 20 (vinte) horas do dia 20 de abril de 2014, procedendo da seguinte forma:

a) preencher todos os campos obrigatórios no formulário de inscrição;

b) marcar a opção Sim no campo referente à isenção da taxa de inscrição do formulário de inscrição;

c) inserir o Número de Identificação Social (NIS) no campo indicado no formulário;

d) conferir os dados e imprimir o boleto gerado no momento da inscrição, guardando-o como comprovante de inscrição, nele observando o respectivo código de acesso e o número do protocolo de inscrição para uso futuro.

2.13 Serão desconsiderados os pedidos de isenção, na forma do item anterior, quando:

a) o campo NIS tenha sido deixado vazio no formulário de inscrição;

b) o NIS indicado seja inválido ou inexistente;

c) o NIS não seja correspondente ao nome e CPF do candidato que solicita a inscrição;

d) preencher corretamente o número do NIS, porém deixar de assinalar a opção SIM no campo referente a isenção da taxa de inscrição;

e) a inscrição tiver sido feita fora do prazo estabelecido no item 2.12.

2.14 A Comissão Permanente de Concurso Público não receberá pedidos de correção, alteração ou inserção de dados após a efetivação do pedido de inscrição. Caso necessite, o candidato deverá inutilizar a GRU e código de acesso e fazer uma nova inscrição, observado o prazo disposto no subitem 2.12.

2.15 A simples solicitação não garante ao interessado a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

2.16 Após o encerramento do prazo estabelecido no item 2.12, a Comissão Permanente de Concurso Público analisará as solicitações de isenção que se enquadrem nos termos dos subitens anteriores, submetendo os dados ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que, com base nas informações cadastradas pelo candidato no cadÚnico, indicará se o candidato preenche ou não os requisitos para a concessão da isenção da taxa de inscrição.

2.17 Os pedidos de isenção deferidos e indeferidos pelo MDS serão divulgados no dia 25/04/2014, até às 18h, no endereço eletrônico do concurso (www.utfpr.edu.br/concursos), onde constará o número da inscrição dos candidatos requerentes, classificados em uma lista de pedidos deferidos e outra de indeferidos.

2.18 Não haverá recurso contra o indeferimento da solicitação de isenção da taxa de inscrição.

2.19 O candidato cuja solicitação tiver sido indeferida poderá efetivar sua inscrição no concurso até o dia 04/05/2014, efetuando o pagamento da taxa conforme o previsto no item 2.2.

2.20 Não caberá recurso contra o indeferimento do pedido de isenção.

3. DAS VAGAS RESERVADAS ÁS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

3.1 As pessoas com deficiência, amparadas pelo Art. 37, inciso VIII, da Constituição Federal, e pelo art. 5º, § 2º, da Lei nº 8.112, de 11.12.90, poderão, nos termos do presente edital, concorrer a 1 (uma) vaga, correspondente a 5% do total de vagas arredondamento para o primeiro número inteiro subsequente) aprovadas para o magistério, de acordo com o disposto no Decreto nº 3.298, de 20.12.99.

3.2 O candidato que desejar concorrer à vaga definida no subitem anterior deverá, no ato da inscrição, declarar-se pessoa com deficiência e, posteriormente, se convocado após a aprovação, deverá submeter-se à perícia médica oficial promovida por equipe multiprofissional de responsabilidade da UTFPR, na forma da lei, que procederá às exigências previstas na legislação vigente.

3.2.1 A perícia se destina a verificar a existência da deficiência conforme declarado pelo candidato no momento da sua inscrição e a compatibilidade da deficiência com o exercício das atribuições do cargo, conforme legislação específica, sendo independente dos exames médicos relacionados no item 12.

3.3 O candidato deverá comparecer à perícia munido de laudo médico atestando a espécie, o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), conforme especificado no Decreto nº 3.298, de 20.12.99 e suas alterações, bem como a causa provável da deficiência.

3.4 A não observância do disposto nos subitens anteriores acarretará a perda do direito ao pleito da vaga reservada ao candidato em tal condição.

3.5 As pessoas com deficiência participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos.

3.6 O candidato que, no ato da inscrição, declarar-se como pessoa com deficiência, se classificado no Concurso Público, figurará em lista específica e também na listagem de classificação geral.

3.7 Caso a perícia conclua negativamente quanto a tal compatibilidade, o candidato não será considerado apto à nomeação, na condição de deficiente.

3.8 A vaga definida no subitem 3.1 que não for provida por falta de candidatos, por reprovação no concurso ou na perícia médica, será preenchida pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação.

3.9 No caso de haver aprovados na vaga preferencial em maior quantidade que o número de vagas, a preferência de nomeação será para aquele que obtiver a maior média, independentemente da Área/Subárea do concurso na qual houve a classificação.

3.10 O candidato aprovado dentro das vagas preferenciais terá precedência sobre os candidatos aprovados na ampla concorrência.

4. DAS PROVAS

4.1 O Concurso constará das seguintes provas:

a) Escrita, com leitura pública;

b) De Desempenho Didático;

c) De Títulos.

4.2 As Provas Escrita, com leitura pública e de Desempenho Didático terão caráter eliminatório, sendo que a de Títulos terá caráter classificatório.

4.3 Em todas as atividades programadas para o Concurso, os candidatos deverão apresentar-se com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munidos de documento oficial de identidade e comprovante de inscrição.

4.3.1 A ausência do candidato a qualquer prova ou etapa eliminatória do concurso implicará a sua exclusão do certame.

4.4 Não será permitida a entrada do candidato no local das provas, após o horário estabelecido.

4.5 Não haverá, sob qualquer justificativa, segunda chamada para as provas.

4.6 Caso o candidato tenha feito mais de uma inscrição, ele deverá no momento da prova, optar somente por uma única Área/Subárea.

5. DA PROVA ESCRITA

5.1 A Prova Escrita será dissertativa, sobre tema a ser sorteado dentre os tópicos que compõem o programa, que está disponível no Anexo II deste edital.

5.1.1 A Prova Escrita avaliará o candidato quanto à:

a) Capacidade analítica e crítica do tema, com pontuação até 30 pontos;

b) Complexidade e acuidade dos conteúdos desenvolvidos, com pontuação até 25 pontos;

c) Articulação e contextualização dos conteúdos desenvolvidos, com pontuação até 20 pontos;

d) Clareza no desenvolvimento das idéias e conceitos, com pontuação até 15 pontos;

e) Forma (uso correto da língua portuguesa e/ou língua inglesa), com pontuação até 10 pontos.

5.1.2 Nos casos de fuga ao tema ou ausência de texto, o candidato receberá nota zero na prova escrita.

5.2 A prova escrita será realizada no dia 16/05/2014, às 09 horas, com sorteio do ponto às 08 (oito) horas, no local constante do ensalamento a ser divulgado conforme o item 2.7.

5.3 A presença do candidato ao sorteio do ponto é facultativa, contudo recomendamos que o candidato chegue com 15 (quinze) minutos de antecedência ao horário da prova.

5.4 Após o sorteio do ponto, o candidato terá uma hora livre para consulta bibliográfica; transcorrido esse prazo, terá início a prova, com duração máxima de 03 (três) horas.

5.5 Na Prova Escrita, o candidato deverá portar caneta esferográfica tinta azul, tonalidade escura, ou preta, ponta média, e outros materiais previstos pela Banca Examinadora que constem do programa da Área/Subárea, se for o caso.

5.6 Durante as provas, não será permitido consulta a livros, revistas, folhetos e anotações, bem como o uso de calculadora, computadores ou outros instrumentos, exceto se previstos pela Banca Examinadora, no respectivo programa.

6. DA LEITURA PÚBLICA DA PROVA ESCRITA

6.1 A leitura pública da Prova Escrita ocorrerá no mesmo dia da prova previsto no subitem 5.2, às 15 horas, seguindo a ordem alfabética de candidatos, em local a ser divulgado no ensalamento da Prova Escrita, conforme subitem 2.7.

6.2 O comparecimento na leitura da Prova Escrita é de presença obrigatória, devendo cada candidato ler a sua própria prova para a Banca Examinadora e demais presentes. Entretanto, a permanência na leitura da prova dos demais candidatos é facultativa.

7. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

7.1 Para a Prova de Desempenho Didático estarão convocados todos os candidatos inscritos para o Concurso Público que realizarem a Prova Escrita, bem como a leitura pública da mesma, em ordem alfabética.

7.2 A Prova de Desempenho Didático consistirá em uma aula perante a Banca Examinadora de, no máximo, 50 (cinquenta) minutos, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente.

7.3 O tema para a Prova de Desempenho Didático (PDD) será sorteado dentre os pontos constantes do programa da respectiva Área/ Subárea, disponível no anexo II deste edital.

7.4 O Sorteio do Ponto acontecerá com 24 horas de antecedência à Prova de Desempenho Didático, às 8h30min do dia 17/05/2014, nos locais definidos no subitem 2.7, sendo o número do ponto sorteado único para todos os candidatos, respeitando-se a área/subárea escolhida, a ser publicado no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br/concursos.

7.5 A Prova de Desempenho Didático será realizada às 8h30min do dia 18/05/2014, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Pato Branco, sita na Via do Conhecimento, Km 01, nos locais indicados no ensalamento publicado conforme o item 2.7.

7.6 Os recursos didáticos de que o candidato pretenda fazer uso durante a prova - com exceção de quadro, giz ou pincel e projetor multimídia, deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

7.7 Ao se apresentarem para o Sorteio do Ponto para a Prova de Desempenho Didático nos locais e horários estabelecidos, os candidatos deverão entregar à Banca Examinadora 01 (uma) via do Currículo Lattes atualizado, contendo cópias dos diplomas de graduação e pós-graduação e 01 (uma) via do Memorial Descritivo em que conste a comprovação a que alude o subitem 8.2;

7.8 Ao se apresentarem para a Prova de Desempenho Didático nos locais e horários estabelecidos, os candidatos deverão entregar à Banca Examinadora um Plano de Aula em três vias idênticas, contendo:

a. Identificação do tema;

b. Identificação dos pré-requisitos;

c. Objetivos;

d. Desenvolvimento do tema;

e. Metodologia de avaliação;

f. Bibliografia.

7.8 O Memorial Descritivo deve apresentar os documentos comprobatórios a que alude o item 9.3 em ordem de apresentação, ser encadernado e com todas as páginas numeradas, apresentando os aspectos significativos de sua trajetória pessoal e profissional de modo analítico e crítico.

7.9 O candidato poderá ser argüido pela Banca Examinadora sobre o seu Memorial Descritivo, em seguida à Prova de Desempenho Didático.

7.10 A Prova de Desempenho Didático ocorrerá em sessão pública e haverá gravação de voz.

8 DA PROVA DE TÍTULOS

8.1 Para efeito da Prova de Títulos serão consideradas pontuações de acordo com o requisito mínimo para o cargo, conforme Anexo I.

8.2 Para efeito da Prova de Títulos, somente serão considerados:

a) Publicação de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos técnico-científicos, trabalhos completos em eventos científicos nacionais e internacionais e patentes registradas e concedidas, na área a que concorre.

b) Relação dos projetos em que o candidato aparece como coordenador ou colaborador, financiados por órgãos públicos como, por exemplo, CNPq, CAPES, FINEP, etc., com cópia das cartas de aprovação, bem como do comprovante de conclusão, se for o caso; orientação de dissertação de mestrado e de tese de doutorado, anexando cópia da capa, do resumo e da página que contém a assinatura da banca examinadora; participação em bancas examinadoras de dissertação de mestrado, de tese de doutorado e de concurso público; comprovante de tempo de exercício de magistério no ensino superior; comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área do concurso.

9 DA AVALIAÇÃO

9.1 Para cada Área/Subárea, será constituída uma Banca Examinadora, encarregada da elaboração, aplicação e avaliação das provas, composta de um mínimo de 03 (três) membros designados pelo Reitor da UTFPR.

9.2 As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

9.3 Na avaliação dos títulos, serão atribuídos os seguintes valores:

a) publicação de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos técnico-científicos, trabalhos completos em eventos científicos nacionais e internacionais e patentes registradas e concedidas, na área a que concorre, até o limite de 80 pontos:

1. livro: 6 pontos por livro;

2. capítulo de livro: 4 pontos por capítulo;

3. trabalhos em periódicos listados no Qualis da área do concurso a que concorre:

Qualis A1: 15 pontos por trabalho;

Qualis A2: 12 pontos por trabalho;

Qualis B1: 10 pontos por trabalho;

Qualis B2: 6 pontos por trabalho;

Qualis B3: 4 pontos por trabalho;

4. trabalhos em periódicos não listados no diretório Qualis:

JCR acima de 2: 15 pontos por trabalho;

JCR de 1 até 1,99: 12 pontos por trabalho;

JCR de 0,3 até 0,99: 10 pontos por trabalho;

5. trabalhos completos, até o limite de 10 pontos:

em eventos científicos internacionais: 2 pontos por trabalho;

em eventos científicos nacionais: 1 ponto por trabalho;

6. patentes concedidas: 15 pontos por patente;

7. patentes devidamente registradas: 10 pontos por patente;

b) relação dos projetos em que o candidato aparece como coordenador ou colaborador, financiados por órgãos públicos como, por exemplo, CNPq, CAPES, FINEP, etc., com cópia das cartas de aprovação, bem como do comprovante de conclusão, se for o caso; orientação de dissertação de mestrado e de tese de doutorado, anexando cópia da capa, do resumo e da página que contém a assinatura da banca examinadora; participação em bancas examinadoras de dissertação de mestrado, de tese de doutorado e de concurso público; comprovante de tempo de exercício de magistério no ensino superior; comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área do concurso, até o limite de 20 pontos:

1. Projetos financiados como coordenador: 10 pontos por projeto;

2. Projetos financiados como participante: 6 pontos por projeto;

3. orientação: 3 pontos por orientando de mestrado;

4. co-orientação: 1 ponto por orientando de mestrado;

5. orientação: 5 pontos por orientando de doutorado;

6. co-orientação: 2 pontos por orientando de doutorado.

7. Participação, até o limite de 10 pontos, em banca examinadora de:

concurso público: 1 ponto por banca,

mestrado: 1 ponto por banca,

doutorado: 2 pontos por banca

8. Comprovante de tempo de exercício de magistério superior: 3 pontos por ano, até o limite de 15 pontos.

9. Comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área a que concorre: 3 pontos por ano, até o limite de 15 pontos.

9.4 Para fins de pontuação de que trata o subitem 9.3, alínea "a" item "5", somente serão considerados os trabalhos produzidos nos últimos 10 anos, a contar de 2005.

10 DA APROVAÇÃO

10.1 Serão considerados aprovados os candidatos cuja média aritmética entre as notas das Provas Escrita e de Desempenho Didático seja igual ou superior a 60 (sessenta) e que a nota em cada uma dessas provas não seja inferior a 50 (cinquenta) pontos.

11 DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

11.1 Para obtenção da classificação final dos candidatos aprovados, utilizar-se-á a média ponderada, atribuindo-se peso 3 (três) à Prova Escrita, peso 4 (quatro) à Prova de Desempenho Didático, e peso 3 (três) à Prova de Títulos.

11.2 Em caso de empate entre dois ou mais candidatos terão preferência àquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da Lei nº 10.741/2003.

11.3 Persistindo o empate, ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem:

a. Obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;

b. Obtiver maior número de pontos na Prova Escrita;

c. Obtiver maior número de pontos na Prova de Títulos;

d. For o mais idoso.

12 DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

12.1 O resultado do Concurso será divulgado pela Comissão Permanente de Concurso Público em Edital afixado na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, Campus Pato Branco da UTFPR e disponibilizado no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br/concursos até as 18h do dia 20/05/2014.

12.2 O candidato poderá obter vista de Prova Escrita, das pontuações obtidas na prova de Desempenho Didático e na apreciação de títulos, mediante solicitação do mesmo, por escrito, após a divulgação do resultado do concurso.

12.2.1 O prazo para solicitação de vista da Prova Escrita será concomitante ao prazo destinado à interposição de recurso conforme estabelecido no subitem 12.3, mediante requerimento formal.

12.3 Será admitido recurso, devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem examinados, mediante requerimento dirigido à Comissão Permanente de Concurso Público da UTFPR e protocolizado na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH) da UTFPR - Campus Pato Branco, sito na Via do Conhecimento, Km 01 - Pato Branco - Paraná, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a partir da publicação do resultado final.

12.4 Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico.

12.5 Os recursos serão apreciados pela Comissão Permanente de Concurso Público e decididos pelo Reitor no prazo de 4 (quatro) dias úteis. O resultado estará à disposição dos interessados na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH) da UTFPR - Campus Pato Branco.

12.6 O resultado do Concurso Público, uma vez homologado pelo Reitor, será publicado através de Edital no Diário Oficial da União, que se constituirá no único documento capaz de comprovar a habilitação do candidato.

13 DO PROVIMENTO DOS CARGOS E DO APROVEITAMENTO DOS CANDIDATOS HABILITADOS

13.1 O provimento do cargo dar-se-á no nível inicial da Classe A - Denominação Adjunto A, Nível 1, da carreira do Magistério Federal, de que tratam a Lei 12.772/2012, no regime de trabalho de Tempo Integral - Dedicação Exclusiva, com remuneração correspondente e definida em Lei, no Regime Jurídico de que trata a Lei nº 8.112/90.

13.1.1 São atividades das Carreiras e Cargos Isolados do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal aquelas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão e as inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria instituição, além daquelas previstas em legislação específica (Art. 2º, caput, da Lei 12.772/12).

13.2 Os candidatos habilitados serão nomeados rigorosamente de acordo com a classificação obtida, consideradas as vagas existentes ou que venham a existir na carreira do Magistério Federal, de que trata a Lei 12.772/12, na área do Concurso e/ou em outras correlatas, do Quadro de Pessoal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco, devendo ministrar aulas em todos os níveis de ensino da UTFPR.

13.2.1 Além da Área/Subárea para a qual foi nomeado, o candidato deverá, eventualmente, assumir aulas de Área/Subárea correlata, desde que possua qualificação para isso.

13.3 A classificação do candidato não assegurará o direito ao seu ingresso automático no cargo para o qual se habilitou, mas apenas a expectativa de nele ser investido. A UTFPR reserva-se o direito de chamar os habilitados na medida das necessidades da Administração.

13.4 O provimento do cargo fica condicionado à apresentação de todos os documentos originais comprobatórios dos requisitos relacionados nos subitens 1.1 e 1.2, bem como a obtenção de atestado favorável em exame de aptidão física e mental, de caráter eliminatório.

13.5 A aptidão física e mental para o cargo será avaliada com base em:

I - Exames

a. hemograma completo;

b. glicemia;

c. urina tipo 1 (EAS);

d. creatinina;

e. colesterol total e triglicérides (lipidograma);

f. AST (TGO);

g. ALT (TGP);

h. citologia oncótica - papanicolau (mulheres);

i. PSA (homens acima de 50 anos);

j. mamografia (mulheres acima de 50 anos);

k. raios X de tórax PA e perfil;

l. pesquisa de sangue oculto nas fezes - método imunocromatográfico (homens e mulheres, acima de 50 anos);

m. eletrocardiograma.

II - Atestados

a. cardiológico (levar eletrocardiograma);

b. oftalmológico;

c. psiquiátrico;

d. psicológico.

13.6 Os atestados indicados no item II, alíneas "a", "b" e "c" do subitem anterior deverão ser emitidos por médicos das respectivas especialidades, em consulta com profissional de escolha do candidato habilitado e deverão estar em conformidade com os formulários específicos obtidos no link www.utfpr.edu.br/servidores/formsRH/exames.

13.7 O atestado psicológico, indicado no item II, alínea "d" do subitem 13.5, deverá ser emitido após avaliação psicológica realizada por profissional indicado pela UTFPR.

13.7.1 A avaliação psicológica consistirá na realização de entrevista individual, visando identificar se o candidato apresenta fatores impeditivos para o exercício do cargo.

13.7.1.1 São fatores impeditivos ao exercício do cargo as alterações patológicas em uma ou mais das seguintes funções psíquicas elementares: consciência, atenção, orientação, sensopercepção, afetividade, memória, pensamento.

13.7.2 Nos casos em que o psicólogo julgar necessária avaliação mais aprofundada, poderão ser utilizados outros instrumentos de avaliação psicológica.

13.8 Os atestados citados no subitem 13.5, II deverão ter como resultado a expressão "apto" ou "inapto" para o exercício do cargo objeto de aprovação no concurso público.

13.9 Os exames e atestados descritos no subitem 13.5, I e II, deverão ser apresentados ao clínico indicado pela UTFPR em data a ser especificada pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos de cada Campus.

13.10 Não serão aceitos pedidos de remoção ou redistribuição e nem de alteração do regime de trabalho no período de três anos após o início do exercício, salvo por interesse da Administração.

13.11 A inexatidão das afirmativas ou irregularidades de documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminarão o candidato do Concurso, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

13.12 Após o provimento das vagas, objeto deste Edital, as listas de candidatos remanescentes aprovados neste certame poderão ser utilizadas para eventuais nomeações, para posse e exercício, nos diversos Campus da UTFPR ou por outras Instituições Federais de Ensino.

13.13 Candidatos remanescentes, aprovados em certames realizados por outros Campus da UTFPR, poderão ser nomeados em vagas a serem providas em outro município, onde exista Campus da UTFPR.

13.14 A UTFPR poderá fazer aproveitamento de candidatos aprovados em certames realizados por outras Instituições Federais de Ensino.

14 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1 O Concurso terá validade de 01 (um) ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante ato próprio da autoridade competente.

14.2 A convocação dos candidatos habilitados para se manifestarem, em prazo determinado, sobre a aceitação ou não do cargo, será feita através de correspondência registrada, não se responsabilizando a UTFPR pela mudança de endereço sem comunicação prévia, por escrito, por parte do candidato.

14.3 O candidato convocado terá 03 (três) dias úteis para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 03 (três) dias úteis para apresentar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos a documentação exigida para a sua nomeação.

14.4 O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para esse fim facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do Concurso.

14.5 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Permanente de Concurso Público.

Curitiba, 28 de março de 2014.

Adelaide Strapasson
Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público

De Acordo:

Carlos Eduardo Cantarelli
Reitor

ANEXO I

Área/ Subárea

VG

CH

T

Requisitos

Elétrica/Automação.

01

DE

T/N

Graduação em Engenharia da Área Elétrica, com Doutorado na Área Elétrica.

Elétrica/Eletrônica.

01

DE

M/T

Graduação em Engenharia da Área Elétrica , com Doutorado em Engenharia Elétrica ou em áreas afins.

Mecânica/Fenômenos de Transporte.

01

DE

T/N

Graduação em Engenharia Mecânica, com Doutorado em Engenharia Mecânica ou em áreas afins.

Mecânica/Processos de Fabricação/Fundição, Conformação e Soldagem.

01

DE

T/N

Graduação em Engenharia Mecânica, com Doutorado em Engenharia Mecânica ou em áreas afins.

Mecânica/Vibrações/Projetos Mecânicos.

01

D E

T/N

Graduação em Engenharia Mecânica, com Doutorado em Engenharia ou em áreas afins.

Engenharia/Cinética, Reatores e Catálise.

01

DE

M/T

Graduação em Engenharia Química ou em Bioquímica ou em Bioprocessos ou em Materiais, todos com Doutorado na área de Engenharia ou na Subárea.

VG - nº. de vagas; CH - carga horária; T: turno M: manhã; T: Tarde; N: Noite DE - Dedicação Exclusiva

REMUNERAÇÃO

Titulação

Dedicação Exclusiva (*)

Vencimento Básico

RT -Retribuição por Titulação

Total

Doutorado

3.804,29

4.540,35

8.344,64

* O regime de Dedicação Exclusiva impede o exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada.

TAXA DE INSCRIÇÃO - R$ 209,00

Anexo II

Área/Subárea: Elétrica/Automação
Cargo: Professor do Magistério Superior
Campus: Pato Branco

PROGRAMA

O ponto sorteado para a Prova Escrita será eliminado quando do sorteio para a Prova de Desempenho Didático.

1. Sistemas a Eventos Discretos: Conceitos, classificação, propriedades, exemplos;

2. Redes de Petri: Conceitos, propriedades, classificação, aplicação em automação industrial;

3. Teoria de Linguagens e Autômatos (Máquinas de estado): Conceitos, propriedades, autômatos com saída (Mealy e Moore), aplicação em automação industrial;

4. Lógica Combinacional: Sinais analógicos e digitais, sistemas de numeração, operações lógicas e álgebra booleana;

5. Hardware de Controladores Lógicos Programáveis (CLP): Principio de funcionamento, interface entrada/saída;

6. Software em Controladores Lógicos Programáveis (CLP): Norma IEC61131-3;

7. Redes Industriais de comunicação: fundamentos, classificações e aspectos de implementação;

8. Sistemas de supervisão e aquisição de dados(SCADA): funcionalidades, aplicações e aspectos de implementação.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para consulta.

BARATELLA, A. Lugli; DIAS SANTOS, Max mauro. Sistemas Fieldbus para Automação Industrial - DeviceNET, CANopen, SDS e Ethernet. 1. ed. São Paulo, SP: Érica, 2009. 2496 p. ISBN 8536502495.

CARDOSO, Janette; VALETTE, Robert. Redes de Petri. Florianópolis, SC: Ed. da UFSC, 1997. 212p. (Didatica) ISBN 8532800955

CASSANDRAS, Christos G. Discrete event systems: modeling and performance analysis. Boston: Irwin; 1993. xix, 790 p. : ISBN 0-256-11212-6.

CASSANDRAS, Christos G.; LAFORTUNE, Stéphane. Introduction to discrete event systems. 2nd ed. New York, US: Springer, 2008. xxiii, 769 p. ISBN 9780387333328.

LUGLI, Alexandre Baratella; SANTOS, Max Mauro Dias. Redes industriais para automação industrial: AS-I, PROFIBUS e PROFINET. 1. ed. São Paulo: Érica, 2010. 174 p. ISBN 9788536503288.

MORAES, Cícero Couto de; CASTRUCCI, Plínio. Engenharia de automação industrial. Rio de Janeiro: LTC, c2001. 295 p. ISBN 85-216-1269-9.

NATALE, Ferdinando. Automação industrial. 10. ed. São Paulo: Érica, 2008. 252 p. ISBN 9788571947078.

PRUDENTE, Francesco. Automação indústrial: PLC : teoria e aplicações : curso básico. Rio de Janeiro: LTC, 2007. 262 p. ISBN 978852161575.

SILVEIRA, Paulo Rogério da; SANTOS, Winderson Eugenio dos. Automação e controle discreto. 9. ed. São Paulo, SP: Érica, 2009. 235 p. ISBN 9788571945913.

Área/Subárea: Elétrica/Eletrônica
Cargo: Professor do Magistério Superior
Campus: Pato Branco

PROGRAMA

O ponto sorteado para a Prova Escrita será eliminado quando do sorteio para a Prova de Desempenho Didático.

1. Diodo semicondutor: estrutura, aplicações e diodos especiais;

2. Transistor bipolar de junção (TBJ) e de efeito de campo (FET): polarização e aplicações;

3. Uso de MOSFET e IGBT como chave: operação e circuito de acionamento;

4. Modelo híbrido equivalente do transistor bipolar de junção;

5. Transistor bipolar de junção: análise de pequenos sinais e resposta em frequência;

6. Amplificadores operacionais e aplicações;

7. Amplificadores de potência: classes A, B, AB e D e suas características;

8. Reguladores lineares de tensão com transistor: configuração série, paralela e principais características;

9. Reguladores chaveados: conversor abaixador (buck), elevador (boost) e abaixador/elevador (buck-boost).

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para consulta.

AHMED, Ashfaq. Eletrônica de potência, São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2000/2006.

BARBI, Ivo. Eletrônica de potência: projetos de fontes chaveadas, Florianópolis: Ed. do Autor, 2001.

BOYLESTAD, Robert & NASHELSKY, Louis. Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos, Rio de Janeiro: Editora Prentice-Hall do Brasil Ltda.

MALVINO, Albert Paul. Eletrônica, São Paulo, McGraw-Hill do Brasil, 1987. Vol. 1 e 2.

MILMAN, Jacob. Eletrônica: Dispositivos e Circuitos, São Paulo, Editora McGraw-Hill do Brasil.

MOHAN, Ned; UNDELAND, Tore M; ROBBINS, William P. Power electronics: converters, applications, and design, New York: John Wiley, 1995.

MORRIS, A. S. Measurement & Instrumentation Principles, Oxford, Butterworth-Heinemann, 2001.

PERTENCE JUNIOR, Antônio. Amplificadores operacionais e filtros ativos: teoria, projetos, aplicações e laboratório, São Paulo: Ed. McGraw-Hill, 1988.

Área/Subárea: Mecânica/Fenômenos de Transporte
Cargo: Professor do Magistério Superior
Campus: Pato Branco

PROGRAMA

O ponto sorteado para a Prova Escrita será eliminado quando do sorteio para a Prova de Desempenho Didático.

1. Equação básica da estática dos fluidos;

2. Força hidrostática sobre superfícies submersas;

3. Teorema de transporte de Reynolds;

4. Equação de Navier-Stokes;

5. Perda de carga - o fator de atrito;

6. Função de corrente e potencial de velocidade para escoamento bidimensional, irrotacional e incompressível: Equação de Laplace;

7. Segunda Lei da Termodinâmica e Entropia;

8. Análise Exergética;

9. Convecção natural;

10. Transferência de calor em escoamento externo cruzado em matrizes tubulares.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para consulta.

- FOX, R.W.; MCDONALD, A.T.; PRITCHARD, P.J. Introdução à Mecânica dos Fluidos. 6ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

- MUNSON, B.R.; YOUNG, D.F.; OKIISHI, T.H. Fundamentos de Mecânica dos Fluidos. 4ª ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.

- WHITE, F.M. Mecânica dos Fluidos. 4ª ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2002.

- KUNDU, P.K. Fluid Mechanics. 3ª ed. Boston: Elsevier, 2004.

- Sonntag, R. E., Borgnakke, C., Van Wylen, G. J., Fundamentals of Thermodynamics. 6th Edition, Wiley, 2002.

- Moran, M.J., Shapiro, H. N., Fundamentals of Engineering Thermodynamics. 6th Edition, Wiley, 2007.

- INCROPERA, F. P.; DEWITT D. P. Fundamentos de Transferencia de Calor e Massa. 6ª ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2008.

- Çengel Y.A.. Transferência de calor e massa: uma abordagem prática. 3ª ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.

Área/Subárea: Mecânica/Processos de Fabricação/Fundição, Conformação e Soldagem.
Cargo: Professor do Magistério Superior
Campus: Pato Branco

PROGRAMA

O ponto sorteado para a Prova Escrita será eliminado quando do sorteio para a Prova de Desempenho Didático.

1) Solidificação: nucleação, mecanismos de crescimento, curvas de resfriamento, fração crítica de sólido, estrutura bruta de fusão e defeitos de solidificação.

2) Processos de fundição de metais: classificação dos processos de fundição, processos de molde colapsável e processos de molde permanente.

3) Tecnologia de fundição: considerações sobre forma do componente para o processo de fundição, projeto de sistemas de alimentação (canais e massalotes) e projeto de ferramental (modelo e caixa de macho).

4) Mecânica da conformação metálica: elasticidade, plasticidade, deformação, tensões e ensaios de conformabilidade.

5) Processos de conformação mecânica de metais: classificação dos processos de conformação mecânica, processos de laminação, forjamento e estampagem.

6) Processos de soldagem de metais: classificação dos processos de soldagem, processo de soldagem por: Eletrodo Revestido (SMAW), M/G1MAG (GMAW), T/G (GTAW), Oxi - combustível (OFW) e processos de Brasagem.

7) Metalurgia da Soldagem: ciclo térmico, energia de soldagem, zona fundida, zona termicamente afetada (ZTA), pré-aquecimento e pós-aquecimento, soldagem aço inox e diagrama de Schaeffler.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para consulta.

BEELEY, P. Foundry Technology. Oxford: Butterworth-Heinemann, 2001.

GARC/A, A. Solidificação - Fundamentos e aplicações. 2 ed. Campinas:Editora Unicamp, 2007

HELMAN, Horacio; CETL/N, Paulo Roberto. Fundamentos da conformação mecânica dos metais. 2. ed. São Paulo: Artliber, 2005. 260 p.

KALPAKJ/AN, S.; SCHM/D, S. R. Manufacturing Engineering and Technology. 6. ed. New York: Prentice Hall, 2009.

MARQUES, Paulo Villlani; MODENES/, Paulo José; BRACARENSE, Alexandre Queiroz. Soldagem: Fundamentos e Tecnologia. Minas Gerais: UFMG, 2005.

RAV/, B. Metal Casting: Computer-aided Design and Analysis. New Delhi: Prentice-Hall of /ndia, 2005.

WA/NER, Emílio: Soldagem, Processos e Manufatura, ed. Edgard Blucher, 2004.

Área/Subárea: Mecânica/Vibrações/Projetos Mecânicos
Cargo: Professor do Magistério Superior
Campus: Pato Branco

PROGRAMA

O ponto sorteado para a Prova Escrita será eliminado quando do sorteio para a Prova de Desempenho Didático.

1. Vibrações livres e forçadas em sistemas com um grau de liberdade;

2. Vibrações amortecidas e não amortecidas em sistemas com um grau de liberdade;

3. Vibrações de sistemas com vários graus de liberdade;

4. Manutenção Preditiva por análise de vibrações;

5. Balanceamento de Sistemas Rotativos;

6. Análise de falha por fadiga;

7. Dimensionamento de eixos;

8. Mancais de rolamento e deslizamento (seleção de mancais, características construtivas, aplicações, noções de manutenção preditiva, cálculo de vida);

9. Projeto e desenvolvimento de produtos (PDP).

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para consulta.

ALMEIDA, Márcio Tadeu de. Vibrações Mecânicas para Engenheiros. 2ª es. São Paulo, Edgard Blucher, 1990.

ARATO JR, A. Manutenção Preditiva usando Análise de Vibrações. 1ª Edição, Editora Manole, 2004.

INMAN, D. Engeneering Vibration. Upper Side River: Prentice-Hall, Inc., 1996 .

MAGRAB, E. B.; BALACHANDRAN, B. Vibrações Mecânicas. São Paulo: CENGAGE, 2011.

NORTON, Robert L. Projeto de Máquinas: uma abordagem integrada. 2ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

RAO, S.S., Mechanical Vibrations. Fourth edition. Prentice Hall, 2003.

RAO, S.S., Vibration of Continuos Systems. John Wiley & Sons, Inc. Hoboken (NJ), EUA, 2007.

ROZENFELD, H., FORCELLINI F.A., AMARAL, D.C., TOLEDO, J.C., SILVA, S.L., ALLIPRANDINI, D.H., SCALICE R.K. Gestão de Desenvolvimento de Produtos. São Paulo, Saraiva, 2006.

SHIGLEY, Joseph Edward; MISCHKE, Charles R.; BUDYNAS, Richard G. Projeto de engenharia mecânica. 7ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

SHIGLEY, Joseph Edward; UICKER JR., John Joseph. Theory of machines and mechanisms. 2ª ed. New York: McGraw-Hill, 1995.

SOTELO Jr, José; FRANÇA, Luiz Novaes Ferreira. Introdução às Vibrações Mecânicas. São Paulo, Edgard Blucher, 2006.

Área/Subárea: Engenharia/Cinética, Reatores e Catálise
Cargo: Professor do Magistério Superior
Campus: Pato Branco

PROGRAMA PROVA ESCRITA

1. Estequiometria de Reações Químicas e Leis de velocidade.

2. Mecanismos e Caminhos de Reações, Biorreações e Biorreatores.

3. Catálise e Reatores Catalíticos.

4. Projetos de Reatores Ideais Não Isotérmicos em Estado Estacionário.

PROGRAMA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

1. Balanço Mássico e Molar;

2. Projeto de Reatores Químicos Ideais Isotérmicos Contínuos e Descontínuos para Reações Homogêneas

3. Preparação de Catalisadores: Precipitação, Impregnação e Sol-gel.

4. Técnicas de Caracterização de Catalisadores.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para consulta.

1. FOGLER, H. Scott. Elementos de engenharia das reações químicas. 4. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, c2009. 853 p.

2. LEVENSPIEL, Octave. Engenharia das reações químicas. São Paulo: E. Blücher, 2000. xvii, 563 p.

3. HIMMELBLAU, David Mautner; RIGGS, James L. Engenharia química: princípios e cálculos. 7. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2006. xx, 846 p.

4. SCHMAL, Martin. Cinética e reatores aplicação na engenharia química: teoria e exercícios. Rio de Janeiro: Synergia, 2010. 572 p.

5. CIOLA, R., Fundamentos da Catálise, Ed. Moderna: São Paulo, 1981.

6. GATES, B., Catalytic Chemistry, Wiley: Nova Iorque, 1992.

7. SCHMAL M., Catálise Heterogênea, Synergia Editora: Rio de Janeiro, 2012.

8. HILL, C. G. An introduction to Chemical Engineering Kinetics& Reactor Design,1977.

9. FROMENT G. F; BISCHOFF, K. B. Chemical Reactor Analysis and Design, 2nd Edition, John Wiley and Sons, 1990.

10. THOMAS, J. M.; TOMAS W. J. Principles and Practice of Heterogeneous Catalysis, 1ª edição, 1996.

11. SATTERFIELD, C. Nº Heterogeneous Catalysis in Industrial Practice, Mcgraw-Hill, 2ª edição, 1991.