UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR

Notícia:   UTFPR abre 14 vagas com remuneração de até R$ 7.333,67 para Professores

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO - CPCP

CAMPUS GUARAPUAVA

EDITAL Nº 136/2011 - CPCP - GP

Rua Presidente Zacarias de Góes, 875, Bloco M, 4º Andar da Unicentro - Bairro Santa Cruz - Guarapuava- PR www.utfpr.edu.br/guarapuava

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PROVIMENTO DE CARGO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, NA CATEGORIA FUNCIONAL DE PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR - CLASSE ASSISTENTE

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante a autorização expedida pelos Ministros do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Educação contida na Portaria Normativa MPOG nº 124, de 15/03/2010, publicada no DOU de 16 de março subseqüente e Portaria MEC nº 327, de 19 de março de 2010, publicada no DOU de 22 de março subseqüente, torno público que, no período de 18/12/2011 a 17/01/2012, estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos, destinado ao provimento de 14 (quatorze) cargos da Carreira do Magistério Superior, categoria funcional de Professor do Magistério Superior, "Classe Assistente", para atender a UTFPR, Campus Guarapuava, na Área/Subárea especificadas no Anexo I, nos termos do presente Edital.

1 DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

1.1 A investidura do candidato no cargo está condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de nacionalidade estrangeira, apresentar comprovante de permanência definitiva no Brasil;

b) estar em gozo dos direitos políticos;

c) estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

d) ser portador de diploma de graduação reconhecido pelo MEC e de pós-graduação de curso credenciado pela CAPES exigidos para o cargo que irá concorrer, conforme Anexo I, com validade nacional;

e) possuir aptidão física e mental para o exercício das funções do cargo;

f) possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos;

g) não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, parágrafo único, da Lei nº 8.112/90;

h) não receber proventos de aposentadoria ou exercer cargo/emprego público que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal.

1.2 Os títulos de pós-graduação obtidos no exterior deverão, obrigatoriamente, estar revalidados no Brasil.

1.3 Os documentos comprobatórios dos requisitos fixados nos subitens precedentes deverão ser apresentados após a aprovação do candidato, por ocasião da convocação para assumir o cargo.

1.4 Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar que, no ato da investidura no cargo, satisfazia os requisitos constantes dos subitens 1.1 e 1.2.

2 DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, das 08 (oito) horas do dia 18/12/2011 às 20 (vinte) horas do dia 17/01/2012. Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto bancário, efetuando o pagamento em qualquer agência bancária, impreterivelmente até o dia 18/01/2012.

2.2 Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Concurso Público, pois a taxa, uma vez paga, só será restituída em caso de revogação ou anulação plena do Concurso.

2.2.1 Caso o candidato não tenha acesso à Internet, poderá efetuar a inscrição no período de 18/12/2011 a 17/01/2012, nos dias úteis, no horário das 14 (quatorze) horas às 17 (dezessete) horas, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Guarapuava, sita na Rua Presidente Zacarias de Góes, 875 - Bloco M, 4º andar da UNICENTRO - Guarapuava - PR.

2.3 Caso ocorram problemas técnicos no servidor da Internet que atende a UTFPR, no último dia das inscrições, o prazo será prorrogado até às 15 (quinze) horas do dia 18/01/2012. A UTFPR não se responsabiliza por solicitações de inscrições não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

2.4 A partir do dia 23/01/2012 o candidato deverá consultar, via Internet, se foi confirmado o pagamento de sua inscrição. A UTFPR - Campus Guarapuava - disponibilizará, no mesmo período e no endereço citado no subitem 2.2.1, atendimento para os candidatos que tenham dificuldade de acesso à Internet.

2.5 É vedada a inscrição condicional ou por correspondência.

2.6 A inscrição implica em compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar as condições estabelecidas para a realização do Concurso, dentre elas as constantes do presente Edital.

2.7 As pessoas com deficiência, amparadas pelo Art. 37, inciso VIII, da Constituição Federal e pelo art. 5º, § 2º, da Lei nº 8.112, de 11.12.90, poderão, nos termos do presente edital, concorrer a 1 (uma) vaga, correspondente a 5% do total de vagas (arredondamento para o primeiro número inteiro subsequente) aprovadas para o magistério, de acordo com o disposto no Decreto nº 3.298, de 20.12.99.

2.7.1 O candidato que desejar concorrer à vaga definida no subitem anterior deverá, no ato da inscrição, declarar-se pessoa com deficiência e, posteriormente, se convocado após a aprovação, deverá submeter-se à perícia médica oficial promovida por equipe multiprofissional de responsabilidade da UTFPR, na forma da lei, que procederá às exigências previstas na legislação vigente.

2.7.2 O candidato deverá comparecer à perícia munido de laudo médico atestando a espécie, o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), conforme especificado no Decreto nº 3.298/99 e suas alterações, bem como à causa provável da deficiência.

2.7.3 A não-observância do disposto nos subitens anteriores acarretará a perda do direito ao pleito da vaga reservada ao candidato em tal condição.

2.7.4 As pessoas com deficiência participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos.

2.7.5 O candidato que, no ato da inscrição, declarar-se como pessoa com deficiência, se classificado no Concurso Público, figurará em lista específica e, caso obtenha classificação necessária, figurará também na listagem de classificação geral.

2.7.6 Os candidatos de que trata o subitem anterior que tiverem a deficiência reconhecida nos termos do subitem 2.7 serão submetidos, no curso do exame de saúde, à perícia específica, destinada a verificar a compatibilidade da deficiência com o exercício das atribuições de magistério.

2.7.7 Caso a perícia conclua negativamente quanto a tal compatibilidade, o habilitado não será considerado apto à nomeação, na condição de deficiente.

2.7.8 A vaga definida no subitem 2.7 que não for provida por falta de candidatos, por reprovação no concurso ou na perícia médica, será preenchida pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação.

2.7.9 No caso de haver aprovados na vaga preferencial em maior quantidade que o número de vagas, a preferência de nomeação será para aquele que obtiver a maior média dentro da categoria funcional, independentemente da área/subárea do concurso na qual houve a classificação.

2.8 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que, na forma do Decreto nº 6.593, de 02.10.2008, estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CADÚNICO - e for membro de família de baixa renda.

2.9 A isenção deverá ser solicitada mediante:

a) Requerimento do candidato contendo o nome completo; a indicação do Número de Identificação Social - NIS, atribuído no CADÚNICO; data de nascimento; gênero; número do RG com data de emissão; CPF; nome completo da mãe;

b) Apresentação do boleto gerado no momento da inscrição via Internet; e

c) Declaração de que é membro de família de baixa renda.

2.9.1 A declaração, de próprio punho, deverá ser firmada sob as penas da lei.

2.9.2 Considera-se família de baixa renda:

a) aquela com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo; ou:

b) a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos.

2.9.3 Considera-se renda familiar mensal a soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros da família.

2.9.4 Considera-se renda familiar per capita a razão entre a renda mensal e o total dos indivíduos na família.

2.9.5 O candidato interessado em solicitar a isenção de pagamento de taxa deverá preencher a ficha de inscrição disponível no endereço eletrônico do concurso, anexar o requerimento contendo a indicação do Número de Identificação Social - NIS - e declaração de que é membro de família de baixa renda, e entregá-los, pessoalmente ou por procurador, no endereço constante no subitem 2.2.1, no período de 18/12/2011 a 19/12/2011.

2.9.6 A simples entrega da documentação não garante ao interessado a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

2.9.7 Após a entrega da documentação, não serão aceitos acréscimos ou alterações das informações prestadas.

2.9.8 O candidato é responsável pela veracidade de suas informações e pela autenticidade da documentação apresentada, respondendo civil e criminalmente pelo teor das afirmativas.

2.9.9 Os pedidos de isenção serão analisados pela Comissão Permanente de Concurso Público, com base nas informações do Sistema de Isenção de Taxa de Concurso - SISTAC - do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

2.9.10 Os pedidos de isenção deferidos e indeferidos serão divulgados até o dia 03/01/2012, no endereço eletrônico do Concurso.

2.9.11 Não haverá recurso contra o indeferimento da solicitação de isenção da taxa de inscrição.

2.9.12 O candidato cuja solicitação tiver sido indeferida poderá efetivar sua inscrição no concurso, no período de 03/01/2012 a 17/01/2012, efetuando o pagamento até dia 18/01/2012.

2.9.13 O candidato que não tiver seu pedido de isenção deferido e que não efetuar o pagamento da taxa de inscrição na forma e no prazo estabelecido no item anterior estará automaticamente excluído do concurso.

2.10 No ato da inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, optar somente por uma única Área/Subárea.

3 DAS PROVAS

3.1 O Concurso constará das seguintes provas:

a) Escrita;

b) de Desempenho Didático;

c) de Títulos.

3.2 As Provas Escrita e de Desempenho Didático terão caráter eliminatório, sendo que a de Títulos terá caráter classificatório e serão realizadas na Unicentro - Campus Santa Cruz, sita a Rua Presidente Zacarias de Góes, 875, Santa Cruz, Guarapuava-PR.

3.3 Em todas as atividades programadas para o Concurso, os candidatos deverão apresentar-se com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munidos de documento oficial de identidade, comprovante de inscrição, caneta esferográfica tinta azul, tonalidade escura, ou preta, ponta média, e outros materiais previstos pela Banca Examinadora e constantes do programa da Área/Subárea, se for o caso.

3.3.1 A ausência do candidato a qualquer etapa eliminatória do concurso implicará a sua exclusão do certame.

3.4 Não será permitida a entrada do candidato no local das provas, após o horário estabelecido.

3.5 Durante as provas, não será permitido consulta a livros, revistas, folhetos e anotações, bem como o uso de calculadora, celulares, computadores ou outros instrumentos, exceto se previstos pela Banca Examinadora, no respectivo programa.

3.6 Não haverá, sob qualquer justificativa, segunda chamada para as provas.

4 DA PROVA ESCRITA

4.1 A Prova Escrita será dissertativa, sobre tema a ser sorteado dentre os tópicos que compõem o Programa, que estará disponível no Anexo II deste Edital.

4.1.1. A Prova Escrita avaliará o candidato quanto à:

a) capacidade analítica e crítica do tema, com pontuação até 30 pontos;

b) complexidade e acuidade dos conteúdos desenvolvidos, com pontuação até 25 pontos;

c) articulação e contextualização dos conteúdos desenvolvidos, com pontuação até 20 pontos;

d) clareza no desenvolvimento das ideias e conceitos, com pontuação até 15 pontos;

e) forma (uso correto da Língua Portuguesa), com pontuação até 10 pontos.

4.1.2. Nos casos de fuga ao tema ou ausência de texto, o candidato receberá nota zero na prova escrita.

4.2 A prova escrita será realizada no dia 29/01/2012, às 9 (nove) horas, com sorteio do ponto às 8 (oito) horas, no local constante do ensalamento a ser divulgado conforme o item 2.4.

4.3 Após o sorteio do ponto, o candidato terá uma hora livre para consulta bibliográfica; transcorrido esse prazo, terá início a prova, com duração máxima de 03 (três) horas.

4.4 O candidato deverá se identificar apenas na Ficha de Identificação, constante na Folha de Rosto da Prova Escrita. Em havendo quaisquer outras marcas no caderno de Provas, isto implicará na sua eliminação do Concurso Público.

4.5 Serão considerados aprovados na Prova Escrita os candidatos que obtiverem nota mínima igual a 50 (cinquenta) pontos, sendo o resultado divulgado em ordem alfabética.

5 DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

5.1 Para a Prova de Desempenho Didático serão convocados os candidatos na quantidade prevista no Anexo I, desde que tenham obtido nota mínima exigida para a aprovação na Prova Escrita, previsto no subitem 4.5, em ordem alfabética.

5.2 Todos os candidatos que obtiveram a mesma nota do último classificado na Prova Escrita serão também convocados para realizar a Prova de Desempenho Didático.

5.3 A Prova de Desempenho Didático consistirá em uma aula perante a Banca Examinadora de, no máximo, 30 (trinta) minutos, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente. O tema será sorteado dentre os pontos constantes do programa.

5.4 A prova de Desempenho Didático será realizada no dia 07/02/2012, sendo que o local e horário serão divulgados juntamente com o resultado da prova escrita, e o ponto será sorteado com 24 horas de antecedência, sendo único para todos os candidatos da respectiva área/subárea.

5.4.1 A presença do candidato no sorteio do ponto é facultativa e o ponto sorteado poderá ser verificado no site www.utfpr.edu.br/guarapuava.

5.5 Os recursos didáticos de que o candidato pretenda fazer uso durante a prova, com exceção de quadro, giz, caneta e projetor multimídia, deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

5.6 Os candidatos, ao se apresentarem para a Prova de Desempenho Didático, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar à Banca Examinadora 01 (uma) via do "Curriculum Vitae", padrão Lattes, em que conste a comprovação a que alude o subitem 6.1 e cópia dos diplomas de graduação e pós-graduação e; um Plano de Aula em três vias idênticas, contendo:

a) Identificação do tema;

d) Desenvolvimento do tema;

b) Identificação dos pré-requisitos;

e) Metodologia de avaliação;

c) Objetivos;

f) Bibliografia

5.7 A prova de desempenho didático ocorrerá em sessão pública e haverá gravação em meio eletrônico de voz.

6 DA PROVA DE TÍTULOS

6.1 Para efeito da Prova de Títulos, somente serão considerados:

a) Grau de Doutor ou Título de Livre Docente;

b) Publicação de livros, trabalhos ou artigos em anais de congressos e em revistas técnicas de circulação nacional e/ou internacional, bem como referências bibliográficas e citações em livros, trabalhos ou artigos na área a que o candidato irá concorrer;

c) Relação dos projetos em que o candidato aparece como coordenador ou colaborador, financiados por órgãos públicos como, por exemplo: CNPq, CAPES, FINEP, etc., com cópias das cartas de aprovação, bem como do comprovante de conclusão, se for o caso;

d) Patentes, orientação de dissertação de mestrado e de tese de doutorado, anexando cópia da capa, do resumo e da página que contém a assinatura da banca examinadora;

e) Participação em bancas examinadoras de dissertação de mestrado e de tese de doutorado;

f) Comprovante de tempo de exercício de magistério no ensino médio/técnico ou superior;

g) Comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área do Concurso.

7 DA AVALIAÇÃO

7.1 Para cada Área/Subárea, será constituída uma Banca Examinadora, encarregada da elaboração, aplicação e avaliação das provas, composta de um mínimo de 03 (três) membros designados pelo Reitor da UTFPR.

7.2 As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

7.3 Na avaliação dos títulos, serão atribuídos os seguintes valores:

a) Grau de Doutor ou Livre Docente - 50 (cinquenta) pontos.

b) Publicação de livros, trabalhos ou artigos em Anais de congressos e em revistas técnicas de circulação nacional e/ou internacional, na área a que concorre, e patentes, até o limite de 15 pontos:

1. Livro: 6 (seis) pontos por livro;

2. Editor ou organizador de livro publicado: 4 (quatro) pontos por livro;

3. Tradução de livro: 4 (quatro) pontos por livro;

4. Capítulo de livro: 2 (dois) pontos por capítulo;

5. Tradução de capítulo de livro: 2(dois)pontos por capítulo;

6. Trabalhos em periódicos: 2(dois) pontos por trabalho;

7. Publicação em sítio eletrônico especializado com ISSN: 1(um) ponto por publicação;

8. Trabalhos completos em congressos internacionais: 1 ponto por trabalho;

9. Trabalhos completos em congressos nacionais: 0,6 ponto por trabalho;

10. Trabalhos resumidos em congressos internacionais: 0,4 ponto por trabalho;

11. Trabalhos resumidos em congressos nacionais: 0,2 ponto por trabalho;

c) Relação dos projetos em que o candidato aparece como coordenador ou colaborador, financiados por órgãos públicos: 01 ponto por projeto até o limite de 5 pontos.

d) Patentes devidamente registradas, orientação, co-orientação de dissertações e teses, até o limite de 10 pontos:

1. Patente: 2,5 pontos cada;

2. Orientação: 1 ponto por orientando de mestrado;

3. Co-orientação: 0,5 ponto por orientando de mestrado;

4. Orientação: 2 pontos por orientando de doutorado;

5. Co-orientação: 1 ponto por orientando de doutorado;

f) Participação em bancas examinadoras: 1 ponto por banca, até o limite de 5 pontos;

g) Comprovante de tempo de exercício de magistério: 1 ponto por ano, até o limite de 10 pontos.

h) Comprovante de tempo de experiência profissional, exceto magistério, na área a que concorre: 1 ponto por ano, até o limite de 5 pontos.

7.4 Para fins de pontuação de que trata o subitem 7.3, alínea "c", itens 6 a 11, somente serão considerados os trabalhos produzidos nos últimos 05 anos, a contar de 2007.

7.5 O candidato poderá ser arguido pela Banca Examinadora sobre o seu Memorial Descritivo, em seguida à prova de desempenho didático.

8 DA APROVAÇÃO

8.1 Serão considerados aprovados os candidatos cuja média aritmética entre as notas da Prova Escrita e de Desempenho Didático seja igual ou superior a 60 (sessenta) e que a nota em cada uma dessas provas não seja inferior a 50 (cinquenta) pontos.

9 DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

9.1 Para obtenção da classificação final dos candidatos aprovados, utilizar-se-á a média ponderada, atribuindo-se peso 3 (três) à Prova Escrita, peso 4 (quatro) à Prova de Desempenho Didático, e peso 3 (três) à Prova de Títulos.

9.2 Em caso de empate entre dois ou mais candidatos terão preferência àquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da Lei nº 10.741/2003. Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem:

1º) obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;

2º) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita;

3º) obtiver maior número de pontos na Prova de Títulos;

4º) for o mais idoso.

10 DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

10.1 O resultado de cada etapa e o resultado final do Concurso será divulgado pela Comissão Permanente de Concurso Público, em Edital afixado na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, Campus Guarapuava da UTFPR sito à Rua Presidente Zacarias de Góes, 875 - Bairro Santa Cruz - Unicentro - Bloco M - 4º Andar - Guarapuava-PR, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a partir da publicação do resultado e disponibilizado pela Internet no endereço eletrônico do concurso em www.utfpr.edu.br.

10.2 Não haverá vista de prova, nem caberá pedido de revisão.

10.3 Será admitido recurso, devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem examinados, mediante requerimento dirigido à Comissão Permanente de Concurso Público desta Instituição e protocolado na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos do Campus Guarapuava da UTFPR, sita sito à Rua Presidente Zacarias de Góes, 875- Bairro Santa Cruz-Unicentro- Bloco M- 4º Andar -Guarapuava- PR, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a partir da publicação do resultado final.

10.4 Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico.

10.5 Os recursos serão apreciados pela Comissão Permanente de Concurso Público e decididos pelo Reitor no prazo 07 (sete) dias úteis. O resultado estará à disposição dos interessados na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - Campus Guarapuava.

10.6 O resultado do Concurso Público, uma vez homologado pelo Reitor, será publicado no Diário Oficial da União, através de Edital constando a relação dos candidatos aprovados no certame, de acordo com a ordem decrescente de classificação, constituindo-se o único documento capaz de comprovar a habilitação do candidato.

11 DO PROVIMENTO DOS CARGOS E DO APROVEITAMENTO DOS CANDIDATOS HABILITADOS

11.1 O provimento do cargo dar-se-á no nível inicial da Classe Assistente, da carreira do Magistério Superior, no regime de trabalho previsto no anexo I, com a remuneração correspondente e definida em Lei, no Regime Jurídico de que trata a Lei nº 8.112/90 ou em outro que venha a substituí-lo.

11.1.1 São atribuições gerais do cargo a docência e a participação nas atividades de graduação, pesquisa, extensão, assistência e administração da UTFPR.

11.2 Os candidatos habilitados serão nomeados rigorosamente de acordo com a classificação obtida, considerada a vaga existente ou outras que venham a existir na carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei 7.596/87 e suas ulteriores modificações, na área do Concurso e/ou em outras correlatas, do Quadro de Pessoal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Guarapuava, devendo ministrar aulas em todos os níveis de ensino da UTFPR.

11.2.1 Além da Área/Subárea para a qual foi nomeado, o candidato deverá, eventualmente, assumir aulas de Área/Subárea correlata, desde que possua qualificação para isso.

11.3 A classificação do candidato não assegurará o direito ao seu ingresso automático no cargo para o qual se habilitou, mas apenas a expectativa de nele ser investido. A UTFPR reserva-se o direito de chamar os habilitados na medida das necessidades da Administração.

11.4 O candidato habilitado que lograr classificação e for convocado para assumir o cargo somente será nomeado se for considerado apto no exame médico.

11.5 O provimento do cargo fica condicionado à apresentação de todos os documentos originais comprobatórios dos requisitos relacionados nos subitens 1.1 e 1.2.

11.6 No período de três anos, após o início do exercício, não serão aceitos pedidos de remoção ou redistribuição e nem de alteração do regime de trabalho, salvo nos casos de estrito interesse da Administração.

11.7 A inexatidão das afirmativas ou irregularidades de documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminarão o candidato do Concurso, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

12 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1 O Concurso terá validade de 01 (um) ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante ato próprio da autoridade competente.

12.2 A convocação dos candidatos habilitados para se manifestarem, em prazo determinado, sobre a aceitação ou não do cargo, será feita através de correspondência registrada, não se responsabilizando a UTFPR pela mudança de endereço sem comunicação prévia, por escrito, por parte do candidato.

12.3 O candidato convocado terá 03 (três) dias úteis para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 03 (três) dias úteis para apresentar ao Departamento de Recursos Humanos a documentação exigida para a sua nomeação.

12.4 O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para esse fim facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do Concurso.

12.5 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Permanente de Concurso Público.

Curitiba, 1º de dezembro de 2011.

Adelaide Strapasson
PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

De acordo:

Carlos Eduardo Cantarelli
REITOR

ANEXO I

Área/Subárea

VG

CH

T

PDD

Requisitos

Computação/Engenharia de Software e Análise Orientada a Objetos

01

DE

T/N

06

Graduado na área da Computação com Mestrado em Computação.

Computação/Programação para Internet e Dispositivos Móveis

02

DE

T/N

10

Graduado na área de Computação com Mestrado em Computação.

Computação/Projeto de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

01

DE

T/N

06

Graduado na área de Computação, com Mestrado em Computação.

Matemática/Álgebra Linear e Cálculo Avançado

02

DE

M/T

10

Graduado em Matemática ou Estatística, com Mestrado em Matemática Pura ou Aplicada ou em Física ou em Engenharia Elétrica ou em Engenharia Mecânica ou em Métodos Numéricos ou em Estatística ou em Ciência da Computação.

Mecânica / Fenômenos de Transporte

01

DE

M/T

06

Graduado na área de Mecânica, com Mestrado na área Mecânica ou áreas afins.

Mecânica/Engenharia de Materiais e Metalúrgica

02

DE

M/T

10

Graduado na área de Mecânica ou em Engenharia de Materiais, com Mestrado na área Mecânica, ou de Materiais.

Mecânica/Mecânica dos Sólidos e Dinâmica

02

DE

M/T

10

Graduado na área de Mecânica, com Mestrado na área Mecânica ou em áreas afins.

Mecânica/Vibrações e Mecanismos

01

DE

M/T

06

Graduado na área de Mecânica, com Mestrado em Engenharia Mecânica ou em áreas afins.

Química/Química Geral

01

DE

M/T

06

Graduado em Engenharia Química ou em Química, com Mestrado em Química ou em áreas afins.

Sociologia

01

DE

T/N

06

Graduado em Ciências Sociais, com Mestrado em Ciências Sociais ou em Historia.

Legenda: VG - nº. de vagas; CH - carga horária; T: turno (M: manhã; T: Tarde; N: Noite); PDD - nº de candidatos classificados para a Prova de Desempenho Didático

REMUNERAÇÃO

TitulaçãoDedicação Exclusiva (DE) *
Vencimento BásicoGEMAS(1)RT(2)Total
Mestrado2.001,861.056,831.592,904.651,59
Doutorado2.318,711.098,083.916,887.333,67
(1)GEMAS = Gratificação Específica do Magistério Superior
(2) RT = Retribuição por Titulação

* O regime de trabalho de Dedicação Exclusiva impede o exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada.

TAXA DE INSCRIÇÃO - R$ 116,00

ANEXO II

Área/Subárea: Matemática/Álgebra Linear e Cálculo Avançado

Cargo: Professor de Magistério Superior - Classe Assistente

Campus: Guarapuava

PROGRAMA

1. Espaços vetoriais: Espaços vetoriais; subespaços; base; dimensão.

2. Transformações lineares: Transformações lineares; núcleo; imagem; posto.

3. Produto interno: Espaços com produto interno; espaços com produto hermitiano; ortogonalidade; processo de Gram-Schmidt; complemento ortogonal; projeção ortogonal; operador adjunto.

4. Formas canônicas: Autovalores; autovetores; diagonalização; diagonalização de operadores autoadjuntos; forma racional; forma canônica de Jordan.

5. Sequências e séries de números reais: Convergência de sequências e séries; sequências monótonas; limite superior e inferior de sequências.

6. Sequências e séries de funções reais: Convergência pontual e convergência uniforme; séries de potências; funções analíticas.

7. Topologia no Rn: Produtos internos; normas; conjuntos abertos, fechados, conexos, compactos; teorema de Bolzano-Weierstrass.

8. Limite e continuidade de funções reais de n variáveis: Funções contínuas em compactos, conexos; continuidade uniforme.

9. Diferenciação no Rn: Derivada de funções de uma variável; derivadas parciais de funções reais de n variáveis; derivadas direcionais; diferenciabilidade; desigualdade do valor médio; teoremas da Função Inversa e Função Implícita.

10. Integração no Rn: Funções integráveis; teorema de Fubini; mudança de variáveis. O programa é o mesmo para a Prova Escrita e para Prova de Desempenho Didático (PDD). O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da PDD.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

APOSTOL, Tom M.. Calculus: cálculo con funciones de varias variables y álgebra lineal, con aplicaciones a las ecuaciones diferenciales y a las probabilidades. Vol. 1 e 2. 2.ed. Barcelona: Reverté, 1973.

HOFFMAN, Kenneth; KUNZE, Ray Alden. Álgebra linear. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC- Livros Técnicos e Científicos, 1979. 514 p.

KAPLAN, Wilfred. Cálculo avançado. Vol. 1 e 2. São Paulo: E. Blücher, Ed. da USP, 1972. 2 v.

LIMA, Elon Lages. Álgebra linear. 7. ed. Rio de Janeiro: IMPA, c2006. 357 p. (Matemática universitária) ISBN 85-244-0089-7

LIMA, Elon Lages. Curso de análise. Vol. 1 e 2. 9. ed. Brasília: Instituto de Matemática Pura e Aplicada, 2006.

LIMA, Elon Lages. Espaços métricos. 3. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 1977. 299 p.

MARSDEN, J. e.. Elementary classical analysis. San Francisco: W. H. Freeman and company. Second Edition), 1993.

RUDIN, Walter. Princípios de análise matemática. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1971. 296 p.

STRANG, Gilbert. Linear algebra and its applications. 3rd ed. San Diego: Harcourt Jovanovich, c1988. 505 p.

SPIVAK, M. Calculus on manifolds. New York: W. A. Benjamin Inc., 1971.

Área/Subárea: Mecânica/Mecânica dos Sólidos e Dinâmica Cargo:

Professor de Magistério Superior - Classe Assistente

Campus: Guarapuava

PROGRAMA

1. Cinemática do ponto material;

2. Cinética do ponto material;

3. Cinemática e Cinética dos corpos rígidos;

4. Dinâmica dos corpos rígidos: Trabalho e energia;

5. Dinâmica dos corpos rígidos: Força, massa e aceleração;

6. Impulso e quantidade de movimento;

7. Esforços longitudinais e transversais (Tração, compressão, cisalhamento e torção);

8. Propriedades mecânicas dos materiais;

9. Dimensionamento de vigas e Eixos;

10.Análise de tensões e deformações;

11.Fadiga e confiabilidade estrutural;

12.Flambagem.

O programa é o mesmo para a Prova Escrita e para Prova de Desempenho Didático. O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da PDD.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

BEER, Ferdinand Pierre; JOHNSTON JR., E. Russell. Resistência dos materiais. 3. ed. São Paulo, SP: Makron, c1995.

BEER, Ferdinand Pierre et al. Mecânica vetorial para engenheiros. Vol. 1 e 2. 7. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

BORESI, Arthur P.; SCHMIDT, Richard J. Dinâmica. São Paulo, SP: Pioneira Thomson Learning, 2003.

FONSECA, Adhemar. Curso de mecânica. Rio de Janeiro: LTC- Livros Técnicos e Científicos, 1977.

GERE, James M. Mecânica dos materiais. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

HIBBELER, R. C. Mecânica para engenharia: Dinâmica. 10. ed. São Paulo, SP: Prentice Hall, 2005.

HIBBELER, R. C. Resistência dos materiais. 5. ed. São Paulo, SP: Prentice Hall, 2004.

MARTINS, Nelson; PAULI, Ronald Ulysses; MAUAD, Farid C. Dinâmica. Sao Paulo: E.P.U., 1979.

MELCONIAN, Sarkis. Mecânica técnica e resistência dos materiais. 12. ed. rev. São Paulo: Érica, 2001.

MERIAM, J. L.; KRAIGE, L. G. (Autor). Mecânica para engenharia Dinâmica. 6. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009.

SANTOS, Ilmar Ferreira. Dinâmica de sistemas mecânicos: modelagem, simulação, visualização, verificação. São Paulo: Makron, 2001

SHAMES, Irving Herman. Dinâmica: mecânica para engenharia : volume 2. 4. ed. São Paulo, SP: Prentice Hall, 2003

SHIGLEY, J. E., MISCHKE, C. R., BUDYNAS, R. G., Projeto de engenharia mecânica. Porto Alegre: Bookman, 2008.

PROVENZA, Francesco; SOUZA, Hiran Rodrigues de. Cinemática, estática, dinâmica. São Paulo: F. Provenza, 1993

POPOV, Egor Paul, Introdução à mecânica dos sólidos. São Paulo: E. Blücher, 1978.

TENENBAUM, R. A., Dinâmica Aplicada - 3ª Edição. Editora Manole. 2006.

TIMOSHENKO, S., Mecânica dos sólidos. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

ANEXO II

PROGRAMA

1. Estrutura dos Materiais

2. Defeitos em Materiais

3. Diagramas de Fases

4. Propriedades Mecânicas dos Materiais

5. Propriedades Elétricas dos Materiais

6. Propriedades Óticas e Magnéticas dos Materiais

7. Propriedades Térmicas dos Materiais

8. Seleção de Materiais

9. Materiais Compósitos

10. Degradação de Materiais O programa é o mesmo para a Prova Escrita e para Prova de Desempenho Didático. O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da PDD.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

CALLISTER, W. D. Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução, Jr., editora LTC, 1995

PADILHA, A . F. Materiais de Engenharia - Microestrutura e Propriedades, editora Hemus, 1997

MEYERS, M. A. & CHAWLA, K. K. Mechanical Behavior of Materials - editora Prentice hall,1999

SMITH, W. F. "Princípios de Ciência e Engenharia dos Materiais" 3a Edição, editora McGraw Hill

ASKELAND, D. R. "The Science and Engineering of Materials" 3rd Edition, Editora PWS Publishing Company

SHACKELFORD, J. F. "Introduction to Materials Science for Engineers" 3rd Edition, editora Prentice Hall.

HIGGINS, R. A. "Propriedades e Estruturas dos Materiais em Engenharia", editora Difel. ASHBY, M.F. Materias Selection in Mechanical Design, 3ª. Ed., Elsevier

ASHBY, M.F. Engenharia de Materiais - Uma Introdução a Propriedades, Aplicações e Projeto, Vol.

I, Editora Campus.

ASHBY, M.F. Engenharia de Materiais - Uma Introdução a Propriedades, Aplicações e Projeto, Vol. II, Editora Campus.

Área/Subárea: Mecânica/Fenômenos de Transporte

Cargo: Professor de Magistério Superior - Classe Assistente

Campus: Guarapuava

PROGRAMA

1. Estática dos fluidos.

2. Leis básicas de conservação na forma integral e diferencial para volume de controle.

3. Escoamento viscoso incompressível interno e externo.

4. Introdução ao escoamento compressível.

5. Primeira lei da termodinâmica.

6. Segunda lei da termodinâmica.

7. Transferência de calor por condução.

8. Transferência de calor por convecção.

9. Transferência de calor por radiação.

O programa é o mesmo para a Prova Escrita e para Prova de Desempenho Didático. O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da PDD.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

FOX, R.; McDONALD, A.T. Introdução à Mecânica dos Fluídos. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

ÇENGEL, Y.; CIMBALA, J. M. Mecânica dos Fluidos: Fundamentos e Aplicações. McGraw-Hill, 2008.

WHITE, F. Mecânica dos Fluidos. 6 ed. Bookman, 2010.

MORAN, M.; SHAPIRO, H. Princípios de Termodinâmica para Engenharia. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

ÇENGEL, Y.; BOLES, M. Termodinâmica. 5 ed. McGraw-Hill, 2007.

INCROPERA, F.; DEWITT, D.; BERGMAN, T.; LAVINE, A.; Fundamentos de Transferência de Calor e de Massa. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

ÇENGEL, Y. Transferência de Calor e Massa. 3ª ed. McGraw-Hill, 2008.

KREITH, M.; BOHN, M. Princípios de Transferência de Calor. Cengage Learning, 2003.

Área/Subárea: Mecânica/Vibrações e Mecanismos

Cargo: Professor de Magistério Superior - Classe Assistente

Campus: Guarapuava

PROGRAMA

1. Modelos matemáticos para análise de vibrações; graus de liberdade.

2. Dinâmica estrutural em sistemas discretos e em sistemas contínuos.

3. Freqüências naturais, ressonância e velocidades críticas de eixos.

4. Vibrações livres não amortecidas e amortecidas.

5. Vibrações forçadas.

6. Manutenção Preditiva por análise de vibrações.

7. Mecanismos articulados e Cames.

8. Vibrações livres e forçadas em sistemas com um grau de liberdade.

9. Vibrações de sistemas com vários graus de liberdade.

10. Modelagem e simulação de sistemas mecânicos.

O programa é o mesmo para a Prova Escrita e para Prova de Desempenho Didático. O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da PDD.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

ALMEIDA, Marcio Tadeu de. Vibrações Mecânicas para Engenheiros - 2ª ed. São Paulo, Edgard Blücher, 1990.

FAIRES, Virgil Moring. Elementos orgânicos de máquinas. Rio de Janeiro 2. ed. Ao Livro Técnico, 1971.

GERE, J. M. Mecânica dos Materiais, São Paulo: CENGAGE, 2003.

LEE, K. Principles of CAD/CAM/CAE Systems , Addison Wesley, 1999.

MAGRAB, E. B.; BALACHANDRAN, B. Vibrações Mecânicas, São Paulo: CENGAGE, 2011.

MABIE, H.H.; OCVIRK, F.W. Mecanismo e Dinâmica das Máquinas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1980.

POPOV, Egor Paul. Introdução à mecânica dos sólidos. São Paulo: Edgard Blücher, 1990.

PRODONOFF, Victor. Vibrações Mecânicas: Simulação e Análise. Rio de Janeiro, Maity 1990.

RAO, S.S. Mechanical Vibrations, Fourth edition. Prentice Hall, 2003.

SHAMES, Irving Herman. Introdução à mecânica dos sólidos. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 1983.

SHIGLEY, Joseph Edward; UICKER JR., John Joseph. Theory of machines and mechanisms - 2nd ed. New York: McGraw-Hill, 1995.Comissão Permanente de Concurso Público - CPCP Página 27 de 34

SHIGLEY, J.E. Cinemática dos Mecanismos. São Paulo. Edgard Blücher, 1970.

SHIGLEY, Joseph Edward; MISCHKE, Charles R.; BUDYNAS, Richard G. Projeto de engenharia mecânica - 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

SOTELO Jr, José; FRANÇA, Luiz Novaes Ferreira. Introdução às Vibrações Mecânicas. São Paulo, Edgard Blücher, 2006.

TIMOSHENKO, Stephen; GERE, James M. Mecânica dos sólidos. Rio de Janeiro.LTC, c1994-1998.

UNCKER Jr, John Joseph; PENNOCK, G. R.; SHIGLEY, Joseph Edward. Theory of machines and mechanisms - 3rd ed. New York: Oxford University Press, 2003.

Área/Subárea: Química/Química Geral

Cargo: Professor de Magistério Superior - Classe Assistente

Campus: Guarapuava

PROGRAMA

1. Estrutura Atômica e Tabela Periódica;

2. Propriedades, Características e Classificação de Compostos Inorgânicos;

3. Reações Químicas e Estequiometria.

4. Soluções e Propriedades Coligativas.

5. Eletroquímica.

6. Termoquímica.

7. Cinética Química

8. Equilíbrio Químico.

9. Química Orgânica (funções, propriedades, isomeria e mecanismos de reação).

10. Química Analítica (qualitativa e quantitativa).

11. Química Instrumental.

O programa é o mesmo para a Prova Escrita e para Prova de Desempenho Didático. O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da PDD.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

ATKINS, Peter; PAULA, Julio de. Físico-química. 7.ed. vol.1. Rio de Janeiro: LTC- Livros técnicos e Científicos Editora S.A, 2002.

BALL, David W. (1962). Físico-química. vol.1. São Paulo: Pioneira Thomson Learnning, 2005.

ASTELLAN, Gilberto. Fundamentos de físico-química. 1.ed. 1986. reimpressão 2003. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

CROCKFORD, H. D. e SAMUEL, B. Knight. Fundamentos de físico-química.tradução por Horácio Macedo, Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A .,1977.

LEVENSPIEL, O. Engenharia das reações química. São Paulo: Edgard Blücher, 1994.

MORITA, Tókio; ASSUNPÇÃO, Rosely Mª. Viegas. Manual de soluções, reagentes e solventes: padronização - preparação - purificação. 2.ed. 7ª reimpressão. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 1990.

RUSSEL, John Blair. Química geral. 2.ed. vol.1. São Paulo: Makron Books, 1994.

RUSSEL, John Blair. Química geral. 2.ed.vol.2. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 1994.

SHEREVE, R.N., BRINK JR., J.A. Indústria de processos químicos. 4a ed., Rio de Janeiro: Guanabara, 1997.

SOLOMONS, Graham; FRYHLE, Craig. Química orgânica. 7ed. Vol.2. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

SOLOMONS, T. W.Graham; FRYHLE, Craig . Química orgânica. 8.ed.vol.1. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

USBERCO, João; SALVADOR, Egard. Química. 11.ed. volumes 1, 2 e 3. São Paulo: SARAIVA, 2005.

VOGEL, Arthur Israel. Química analítica qualitativa. 5.ed. São Paulo: Mestre Jou, 1981.

VOGEL, A.I. Química analítica quantitativa. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1981.

Rua Presidente Zacarias de Góes, 875, Bloco M, 4ºAndar da Unicentro - Bairro Santa Cruz - Guarapuava- PR

Área/Subárea: Sociologia

Cargo: Professor de Magistério Superior - Classe Assistente

Campus: Guarapuava

PROGRAMA

1. Valores da Sociedade.

2. Instituições Sociais.

3. O Homem, o Espaço Produtivo.

4. Organização da Produção.

5. As correntes teóricas do pensamento sociológico.

6. Tecnologia e Humanismo.

7. Sociologia de empresas.

8. Responsabilidade Social - Empresarial.

9. Sociedade industrial e formação de classes.

10. Desigualdade social e Movimentos sociais.

O programa é o mesmo para a Prova Escrita e para Prova de Desempenho Didático. O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da PDD.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

ANTUNES, Ricardo L. C. Adeus ao trabalho: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

BRANDÃO, Antonio Carlos; DUARTE, Milton Fernandes (Autor). Movimentos culturais de juventude. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2008.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001. 617 p.

CHARON, Joel M.. Sociologia. São Paulo: Saraiva, 2000.

DIMENSTEIN, Gilberto. Aprendiz do futuro: cidadania hoje a amanhã. 9. ed. São Paulo: Ática, 2003.

ELIAS, Norbert. Introdução à sociologia. Lisboa, PO: Edições 70, 2005.

FORACCHI, Marialice M.; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

LIMA, Frederico O. A sociedade digital: o impacto da tecnologia na sociedade, na cultura, na educação e nas organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.

LOURENÇO, Alex Guimarães et al. Responsabilidade social das empresas: a contribuição das Universidades. Volume 2. São Paulo: Peirópolis, c2003.

MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, César. Empreendedorismo social: a transição para a sociedade sustentável. Rio de janeiro: Qualitymark, 2002.

OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à sociologia: livro do professor. 24.ed. São Paulo: Ática, 2002.

ROSA, Luiz Pinguelli. Tecnociências e humanidades: novos paradigmas, velhas questões. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2005.

Área/Subárea: Computação/Projeto de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

Cargo: Professor de Magistério Superior - Classe Assistente

Campus: Guarapuava

PROGRAMA

1. Tipos de redes, meios de comunicação, equipamentos para redes locais e distribuídas, topologias, métodos de acesso ao meio, codificação e tratamento de erros.

2. Modelo OSI/ISO e TCP/IP.

3. Roteamento: algoritmos e protocolos de roteamento de redes de computadores.

4. Gerência de redes de computadores.

5. Segurança em redes de computadores: Criptografia; Algoritmos de chave simétrica e pública; Segurança da Informação; Assinatura Digital; Autenticação do usuário; Gerenciamento de Chaves.

6. Metodologia para Projeto de Redes de Computadores: Cabeamento estruturado. Análise de Requisitos, Projeto lógico, Projeto Físico. Documentação de um projeto de rede.

7. Comunicação (elementos básicos de comunicação, comunicação cliente-servidor, comunicação em grupo, chamada remota de procedimento - RMI) e Sincronização em Sistemas Distribuídos (relógios lógicos, relógios físicos, sincronização de relógios, exclusão mútua, algoritmos de eleição).

8. Transações e controle de concorrência em Sistemas Distribuídos.

9. Tolerância a falhas e segurança em Sistemas Distribuídos.

10. Instalação e configuração de servidores: Proxy, DNS, WINS, Firewall, Serviços de Diretório (LDAP), NFS.

O programa é o mesmo para a Prova Escrita e para Prova de Desempenho Didático. O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da PDD.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

COULOURIS, George; DOLLIMORE, Jean; KINDBERG, Tim. Sistemas Distribuídos: Conceitos e Projeto. 4ª. Ed. Bookman, 2007.

DANTAS, Mario. Tecnologias de Redes de Comunicação e Computadores. Axcel Books, 2002.

COMER, Douglas. Interligação em Rede com TCP/IP. 5a. Ed. Campus, 2006.

COMER, Douglas. Redes de Computadores e Internet: abrange transmissão de dados, ligações inter-redes, web e aplicações. 4ª. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

FOROUZAN Behrouz. Comunicação de Dados e Redes de Computadores. 3ª. Ed. Bookman, 2006.

KUROSE, James F.; ROSS, Keith W.. Redes de computadores e a internet: uma abordagem top­down. São Paulo: Pearson Addison-Wesley, 2010.

LAGES, N. A. de C.; NOGUEIRA, J. M. S. Introdução aos Sistemas Distribuídos. 1ª. Ed. Campinas: Papirus, 1986.

SOUSA, Lindenberg Barros De. Projetos e Implementação de Redes. São Paulo: Érica. 2007.

STALLINGS, William. Redes e Sistemas de Comunicação de Dados. Campus, 2005 .

TANENBAUM, Andrew S. VAN STEEN, Maarten. Sistemas Distribuídos: Princípios e Paradigmas. Prentice Hall Brasil, 2007.

TANENBAUM, Andrew S. WETHERALL, David J. Redes de Computadores. 5 ed. Campus, 2003.

TORRES, Gabriel. Redes de Computadores - Versão Revisada e Atualizada. Nova Terra, 2009.

Área/Subárea: Computação/Programação para Internet e Dispositivos Móveis

Cargo: Professor de Magistério Superior - Classe Assistente

Campus: Guarapuava

PROGRAMA

1. WebDesing: HTML, CSS, DHTML, XHTML, ferramentas para desenvolvimento de sites, usabilidade de sites, melhores práticas para design, padrões W3C, Web 2.0.

2. Plataforma Java: aspectos da linguagem, implementação de sistemas desktop, implementação de sistemas Web, conexão com banco de dados, comunicação em rede, coleções (collections), gabaritos (templates), implementação dos conceitos de orientação a objetos em Java.

3. Linguagens de marcação e linguagens e tecnologias de script: XML, estrutura, navegação em arquivos XML, linguagens de esquema, busca e manipulação de dados XML usando a linguagem de programação Java, Javascript e Ajax, com aplicações e exemplos.

4. Padrões de projetos para web: conceitos, categoria de padrões, aplicações e suas implementações em linguagem Java.

5. Arquitetura orientada a serviços (SOA): características, conceitos de serviços web, protocolos, serviços de busca, segurança, com aplicações e exemplos na linguagem de programação Java.

6. Linguagens para programação cliente/servidor: servlet e JSP, aspectos da linguagem com aplicações e exemplos.

7. Linguagem de programação PHP: características, tipos de dados, operadores e expressões, instruções (atribuição, seleção, repetição), funções básicas. Integração com Banco de Dados. Cookies e Sessões. Frameworks para desenvolvimento WEB. Noções básicas de segurança em PHP.

8. Frameworks de desenvolvimento Java para Internet: Struts, JSF, utilização de hibernate/JPA para acesso a dados.

9. Interfaces ricas para web: conceitos, tecnologias, utilização de ferramentas para desenvolvimento, integração da camada de apresentação com aplicações Java.

10. Tecnologias para o desenvolvimento de aplicativos para plataforma móvel: Características da plataforma móvel. Ambientes de desenvolvimento: Android e Java ME. Emuladores e simuladores para a plataforma móvel. Componentes visuais.

11. Técnicas de persistência e conectividade em dispositivos móveis: Persistência de dados baseadas em registros e arquivos. Frameworks para pesquisa e manipulação dos dados armazenados. Conectividade usando Bluetooth. Acesso a rede da operadora usando os protocolos http e serviços web.

O programa é o mesmo para a Prova Escrita e para Prova de Desempenho Didático. O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da PDD.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

BASHAM, Bryan; SIERRA, Kathy; BATES, Bert. Use a cabeça!: Servlets & JSP. Rio de Janeiro: Alta Books, 2005.

DEITEL, Harvey M. et al. XML, como programar. Porto Alegre: Bookman, 2003.

DEITEL, Paul; DEITEL, Harvey. Java como programar. 8ª ed. Pearson Education, 2010.

FREEMAN, Elisabeth; FREEMAN, Eric. Use a cabeça! HTML com CSS e XHTML. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2008.

FREEMAN, Eric; FREEMAN, Elisabeth. Use a Cabeça! Padrões de Projetos. 2ª. Ed. Alta Books, 2009.

GONÇALVES, Edson. Desenvolvendo aplicações web com JSP, Servlets, Javaserver faces, Hibernate, EJB 3 persistence e AJAX. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna, 2007.

HENDRICKS, Mack (Et al.) Profissional Java Web Services. Rio de Janeiro: Alta Books, 2002.

LECHETA, Ricardo R. Google Android: aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo, SP: Novatec, c2010.

LEE, Valentino; SCHNEIDER, Heather; SCHELL, Robbie. Aplicações móveis: arquitetura, projeto e desenvolvimento. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005.

MCLAUGHLIN, Brett. Use a cabeça! Ajax. Rio de Janeiro: Alta Books, 2006.

MORRISON, Michael. Use a cabeça!: JavaScript. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2008.

MUCHOW, John W. Core J2ME: tecnologia & MIDP. São Paulo: Makron Books, c2004.

NIEDERAUER, Juliano. Web Interativa com Ajax e PHP. São Paulo: Novatec, 2007.

RAY, Erik T.. Aprendendo XML. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

SANTOS, Rui Rossi dos. Java na Web: programando sites dinâmicos. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2007.

TAPPER, Jeff. et all. Adobe flex 3 treinamento direto da fonte. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009.

WATRALL, Ethan; SIARTO, Jeff. Use a cabeça! Web design. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009.

WELLING, Luke; THOMSON, Laura. PHP e MySQL: desenvolvimento Web. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

Área/Subárea: Computação/Engenharia de Software e Análise Orientada a Objetos

Cargo: Professor de Magistério Superior - Classe Assistente

Campus: Guarapuava

PROGRAMA

1. Processo de software.

2. Engenharia de requisitos; Reengenharia.

3. Análise e projeto de software orientado a objetos; Linguagem e Modelagem Unificada (Unified Modeling Language) e diagramas na versão 2.0.

4. Arquitetura de software.

5. Testes de software.

6. Análise de Riscos.

7. Padrões de Projeto.

8. Qualidade de Software.

9. Estimativas e métricas de software.

10. Gerência de projetos de software.

O programa é o mesmo para a Prova Escrita e para Prova de Desempenho Didático. O ponto sorteado para a Prova Escrita será excluído para o sorteio da PDD.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

ALBIN, Stephen T. The art of software architecture: desing methods and techniques. John Wiley & Sons, 2003.

BASS, L.; CLEMENTS, P.; KAZMAN, R. Software architecture in practice. New York : Addison Wesley, 2003. 560p.

BEZERRA, Eduardo. Princípios de análise e projeto de sistemas com UML. 2. ed. rev. atual. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2007.

BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James; JACOBSON, Ivar. UML: guia do usuário. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

COUTO, Ana Brasil. CMMI: integração dos modelos de capacitação e maturidade de sistemas. São Paulo: Ciência Moderna, 2007.

FIORINI, Soeli T.; STAA, Arndt Von; BAPTISTA, Renan Martins. Engenharia de software com CMM. Rio de Janeiro: Brasport, 1998.

FREEMAN, E.; FREEMAN, E.; SIERRA, K.; BATES, B. Use a cabeça! : Padrões de Projetos. Tradução: Andreza Gonçalves, Marcelo Soares, Pedro César de Conti. 1ª ed. Rio de Janeiro, Alta Books, 2005. 496p.

GAMMA, E. et al. Design patterns: elements of reusable object-oriented software. Reading: Addison­Wesley, 1994. 424p.

LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

MENDES, A. Arquitetura de software: desenvolvimento orientado a arquitetura. Rio de Janeiro: Campus, 2002. 212p.

NITHURN, Cândida. Qualidade e Teste de Software. Visual Books, 2011.

PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de software: fundamentos, métodos e padrões. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software. São Paulo, SP: Makron Books, 2007.

REZENDE, Denis Alcides. Engenharia de software e sistemas de informação. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

ROCHA, Ana Regina Cavalcanti da; MALDONADO, José Carlos; WEBER, Kival Chaves (Org.).

Qualidade de Software: teoria e prática. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

VAZQUEZ, Carlos Eduardo; SIMÕES, Guilherme Siqueira; ALBERT, Renato Machado. Análise de pontos de função: medição, estimativas e gerenciamento de projetos de software. 8ª. ed. São Paulo: Érica, 2008.

SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. 8. ed. São Paulo: Pearson Addison-Wesley, 2007.

WAZLAWICK, Raul Sidnei. Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objeto. 2ª. ed. Campus, 2011.

WEST, Michael. Real process improvement using the CMMI. Boca Raton, FL.; London: Auerbach, 2004.