UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR

Notícia:   UTFPR abre 10 vagas para Professores Substitutos no campus de Pato Branco

UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

ESTADO DO PARANÁ

EDITAL 006/2014-PS-PB-ABERTURA

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante Decreto nº 7485, de 18 de maio de 2011, publicado no DOU de 19 de maio de 2011, Portaria Interministerial nº 253, de 26/07/2011, publicada no DOU de 27 subsequente, c/c Portaria MEC nº 1.034, de 27/07/2011, publicada no DOU de 28 subsequente, torno público que nos dias 10 a 12 de junho de 2014, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para preenchimento de 10 (dez) vagas para Professor Substituto, conforme carreiras e áreas especificadas no Anexo I, nos termos do presente Edital.

1. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

1.1 Não ser docente vinculado à carreira do magistério federal de que trata a Lei nº 12.772/2012.

1.2 Atender aos requisitos do Anexo I.

1.3 Nos termos da Lei nº 8.745/93, fica impedido de assumir o candidato que já tenha tido vínculo com a Administração, sob a égide da Lei nº 8.745/93, nos últimos 24 meses.

1.4 Não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente conforme Lei nº 8.112/90.

1.5 No caso de acumulação de cargos, possuir carga horária compatível com a proposta no Anexo I.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, das 08h00 do dia 10 de junho de 2014 às 20h00 do dia 12 de junho de 2014.

2.1.1 Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para o acesso, no horário das 7h30min às 19h30min, nos dias úteis, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos do Campus Pato Branco, sita na Via do Conhecimento, Km 01, Pato Branco - PR.

2.1.2 Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser paga exclusivamente no Banco do Brasil, até o dia 13/06/2014.

2.2 A inscrição somente será confirmada após a informação, pelo banco, do pagamento da taxa de inscrição.

2.3 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CADÚNICO - e for membro de família de baixa renda, devendo requerer a isenção na forma do Decreto nº 6.593, de 02/10/2008.

2.4 O candidato interessado em solicitar a isenção de pagamento de taxa deverá fazê-lo no período improrrogável das 8h do dia 10 de junho de 2014 às 20h do dia 10 de junho de 2014.

2.5 Os pedidos de isenção deferidos e indeferidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) serão divulgados no dia 11/06/2014, até as 18 (dezoito) horas, no endereço eletrônico do concurso (www.utfpr.edu.br/concursos).

2.6 O candidato cuja solicitação de isenção tiver sido indeferida poderá efetivar sua inscrição no processo seletivo efetuando o pagamento da taxa conforme o previsto no item 2.1.2.

2.7 Não caberá recurso contra o indeferimento do pedido de isenção.

3. DA PROVA ESCRITA

3.1 A Prova Escrita será dissertativa, sobre tema a ser sorteado dentre os tópicos que compõem o programa disponível no Anexo II.

3.2 A Prova Escrita será realizada no dia 22/06/2014, às 09h (nove horas), com sorteio do ponto às 08 (oito horas), na Via do Conhecimento, Km 01, Pato Branco - PR, no Bloco B, Sala de Treinamento. Após o sorteio do ponto, o candidato terá uma hora livre para consulta bibliográfica; transcorrido esse prazo, terá início a prova, com duração máxima de 02 (duas) horas e 30 (trinta) minutos.

3.3 Para realização da Prova Escrita será obrigatória a apresentação do comprovante de pagamento da inscrição, a Guia de Recolhimento da União - GRU, bem como um documento oficial de identidade.

3.4 A presença do candidato ao sorteio do ponto é facultativa, contudo recomendamos que o candidato chegue com 15 (quinze) minutos de antecedência ao horário da prova.

3.5 Serão considerados aprovados na Prova Escrita os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.

3.6 Os candidatos não convocados para a Prova de Desempenho Didático, em conformidade com o Anexo I, estarão automaticamente excluídos do Processo Seletivo.

4. DO SORTEIO DE PONTO PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

4.1 A data, o horário e o local de realização do sorteio de ponto para a Prova de Desempenho Didático, serão divulgados no Edital de Resultado da Prova Escrita.

5. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

5.1 A data, o horário e o local de realização da Prova de Desempenho Didático serão divulgados no Edital de Resultado da Prova Escrita.

5.2 Para a Prova de Desempenho Didático serão convocados os candidatos na quantidade prevista no Anexo I, assim como aqueles que obtiverem a mesma nota do último classificado na Prova Escrita.

5.3 A Prova de Desempenho Didático consistirá em uma aula, de no máximo 30 minutos, perante a Banca Examinadora, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente.

5.4 O tema da Prova de Desempenho Didático será único para todos os candidatos de cada área, extraído do programa da respectiva Área de Conhecimento que compõe o Anexo II do presente Edital e será sorteado com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência.

5.4.1 A presença do candidato ao sorteio de ponto é facultativa.

5.4.2 Os pontos sorteados serão divulgados no endereço www.utfpr.edu.br.

5.5 A ordem para apresentação dos candidatos nessa prova será correspondente à ordem alfabética dos candidatos aprovados na Prova Escrita.

5.6 Os recursos didáticos de que os candidatos pretendam fazer uso durante a prova, com exceção de quadro, giz e projetor multimídia, deverão ser por eles mesmos providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

5.7 Os candidatos, ao se apresentarem para a Prova de Desempenho Didático, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar à Banca Examinadora, uma via do Currículo Lattes atualizado - com cópias simples dos diplomas de graduação e pós-graduação - e um plano de aula, em três vias idênticas, contendo:

a) identificação do tema;

b) desenvolvimento do tema;

c) lista de exercícios (se couber);

d) identificação dos pré-requisitos;

e) modo de avaliar o aprendizado;

f) objetivos instrucionais;

g) bibliografia.

6. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

6.1 Todas as provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

6.2 Os candidatos serão classificados em função da pontuação nas Provas Escrita e de Desempenho Didático, por meio do cálculo de Média Aritmética Simples.

7. DA APROVAÇÃO

7.1 Serão considerados aprovados os candidatos cuja Média Aritmética Simples entre as Provas Escrita e de Desempenho Didático, seja igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos e que a nota em cada uma das provas não seja inferior a 50 (cinquenta) pontos.

7.2 Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência aquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do Art.27 da Lei nº 10.741/2003.

7.3 Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência, para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem:

a) obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;

b) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita;

c) for mais idoso.

8. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1 O resultado da Prova Escrita será publicado em Edital, no local das inscrições de que trata o subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, até às 18 horas do dia 23/06/2014.

8.2 O resultado final será publicado em Edital, no endereço constante do subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, às 18 horas do dia 27/06/2014.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para o seu ingresso facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do processo seletivo.

9.2 Os candidatos aprovados serão contratados para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, na forma do inciso IV do art. 2º da Lei nº 8.745/93, como Docente da Carreira de Magistério Federal Substituto, conforme consta do Anexo I, respeitada a classificação obtida, constituindo-se também em cadastro reserva.

9.2.1 As atividades serão desenvolvidas no Campus Pato Branco da UTFPR.

9.3 Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes se o candidato não comprovar, no ato da contratação, que satisfaz os requisitos constantes no Anexo I e no item 1 deste edital.

9.4 O candidato, quando for convocado, terá 24 horas para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 02 (dois) dias úteis para apresentar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos a documentação exigida para a sua contratação.

9.5 O presente Processo Seletivo terá validade pelo período de 01 (um) ano.

9.6 Os casos omissos serão resolvidos pela Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público.

Curitiba, 09 de junho de 2014.

Adelaide Strapasson
Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público

De acordo:

Carlos Eduardo Cantarelli
Reitor

ANEXO I

PROFESSOR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR - SUBSTITUTO

Área/Subárea

VG

NC

CH

T

Requisitos

Informática/Algoritmos

01

06

40

T/N

Graduação na área de Computação, com Pós-Graduação na área.

Informática/Programação

01

06

20

N

Graduação na área de Computação, com Pós-Graduação na área.

Física/Física Geral

01

06

40

T/N

Graduação em Física, com Pós-graduação em Física ou em áreas afins.

Mecânica/Mecânica Aplicada, Materiais, Fabricação e Energia.

01

06

40

T/N

Graduação em Engenharia Mecânica ou em Engenharia de Materiais ou em áreas afins, preferencialmente com Pós-Graduação.

Matemática/Cálculo Diferencial e Integral I, Geometria Analítica e Álgebra Linear.

02

10

40

T/N

Graduação em Matemática, preferencialmente com Pós-Graduação.

Química/Tecnologia de Alimentos de Origem Vegetal e Tecnologia de Alimentos

01

06

40

M/T

Graduação em Engenharia de Alimentos ou em Química de Alimentos ou em Química Industrial ou em Engenharia Química ou Tecnólogo em Alimentos ou em Química Industrial ou em Controle de Processos Químicos ou em áreas afins, todos com Pós-Graduação.

* QUANDO NÃO ESPECIFICADA, A PÓS-GRADUAÇÃO MÍNIMA DEVE SER EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO.

Legenda:

VG: nº de vagas

NC: nº de candidatos convocados para a Prova de Desempenho Didático

CH: Carga horária

T: Turno (M = manhã, T = tarde, N = noite)

REMUNERAÇÃO - PROFESSOR SUPERIOR SUBSTITUTO

Titulação

Tempo Parcial (20h)

 Valor da taxa de inscrição

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Total

R$ 76,00

Especialização

1.966,67

152,35

2.119,02

Mestrado

1.966,67

428,07

2.394,74

Doutorado

1.966,67

785,93

2.752,60

REMUNERAÇÃO - PROFESSOR SUPERIOR SUBSTITUTO

Titulação

Tempo Integral (40h)

 

Valor da taxa de inscrição

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Total

Graduação

2.764,45

-

2.764,45

R$ 76,00

Especialização

2.764,45

253,13

3.017,58

Mestrado

2.764,45

835,05

3.599,50

Doutorado

2.764,45

1.934,76

4.699,21

PROFESSOR DA CARREIRA DO ENSINO BÁSICO TÉCNICO E TECNOLÓGICO -SUBSTITUTO

Área/Subárea

VG

NC

CH

T

Requisitos

Elétrica/Acionamentos e Máquinas Elétricas.

01

06

40

T/N

Graduação na área Elétrica, com Pós-Graduação.

Elétrica/Automação e Sistemas Digitais.

01

06

40

T/N

Graduação na área Elétrica ou áreas afins, com Pós-Graduação na área Elétrica.

Geologia/Fundamentos Jurídicos

01

06

40

M/T

Graduação em Engenharia ou em Arquitetura, com Pós-Graduação.

* QUANDO NÃO ESPECIFICADA, A PÓS-GRADUAÇÃO MÍNIMA DEVE SER EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO.

Legenda:

VG: nº de vagas

NC: nº de candidatos convocados para a Prova de Desempenho Didático

CH: Carga horária

T: Turno (M = manhã, T = tarde, N = noite)

REMUNERAÇÃO - PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO TÉCNICO E TECNOLÓGICO SUBSTITUTO

Titulação

Tempo Integral (40h)

 Valor da taxa de inscrição

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Total

R$ 76,00

Graduação

2.764,45

-

2.764,45

Especialização

2.764,45

253,13

3.017,58

Mestrado

2.764,45

835,05

3.599,50

Doutorado

2.764,45

1.934,76

4.699,21

ANEXO II

NÍVEL DE ENSINO: Superior
ÁREA: Informática/Algoritmos
CAMPUS: Pato Branco

PROGRAMA

O ponto sorteado para a Prova Escrita será eliminado quando do sorteio para a Prova de Desempenho Didático.

1. Tipos de dados: primitivos e construídos.

2. Estrutura de dados homogêneas e heterogêneas.

3. Pilhas e Filas.

4. Listas Lineares.

5. Funções. Passagem de parâmetros por valor e por referência.

6. Recursividade.

7. Pesquisa de dados em memória primária.

8. Algoritmos de ordenação em memória primária.

9. Alocação dinâmica de memória.

10. Arquivos.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contém os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para estudo e consulta.

CORMEN, Thomas H.; LEISERSON, Charles Eric; RIVEST, Ronald L.;STEIN, Clifford. Algoritmos : teoria e prática. tradução de Vandenberg D. de Souza. Rio de Janeiro : Campus, 2002.

FORBELLONE, André L. V.; ESBERSPÄCHER, Henri F. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. São Paulo: Makron Books, 1993.

SCHILDT, Herbert. C Completo e Total. 3ª Edição. São Paulo: Makron Books, 1997.

SILVA, Osmar Quirino da. Estrutura de dados e algoritmos usando C: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro, RJ : Ciência Moderna, 2007.

TENEMBAUM, A. ; LANGSAM, Y. Estruturas de dados usando C. São Paulo: Makron, 1995.

ZIVIANI, Nivio. Projeto de Algoritmos: com implementações em Pascal e C. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo. São Paulo: CENGAGE Learning, 2011.

NÍVEL DE ENSINO: Superior
ÁREA: Informática/Programação
CAMPUS: Pato Branco

PROGRAMA

O ponto sorteado para a Prova Escrita será eliminado quando do sorteio para a Prova de Desempenho Didático.

1. Fundamentos de Orientação a Objetos em Java: Classes, Objetos, Atributos, Métodos, Herança, Polimorfismo, Classes Abstratas e Interfaces, Coleções, Tratamento de exceções, Arquivo texto e binário em Java.

2. Programação Java para Web: Estruturas fundamentais de Servlets. Estruturas fundamentais de JSP. Diretivas JSP. Controle de sessões HTTP em JSP. Acesso a HTTP request e response headers. Utilização de JSPs com JAVABeans, JSTL.

3. Desenvolvimento em camadas com Java: Desenvolvimento utilizando MVC (Model-View­Controller). MVC Model 1 e MVC Model 2. Utilização de Sigleton (Factory para conexão com banco de dados).

4. Padrões de projetos em Java: Benefícios dos padrões de projeto (design patterns). Elementos e tipos de padrões de projeto. Aplicação prática de padrões de projeto em Java.

5. Segurança em Java: Recomendações, Boas Práticas e Modelos de Segurança; Security Manager e Security Policy.

6. Criptografia e Certificados Digitais em Java: Exemplos de frameworks Java que permitem o desenvolvimento com estas funcionalidades.

7. Segurança em Java EE: Segurança para Web, EJB, Autenticação e Autorização com SSL; Java Authentication and Authorization Service (JAAS).

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contém os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para estudo e consulta.

BOND, M. Aprenda J2EE: com EJB, JSP, Servlets, JNDI, JDBC e XML. São Paulo: Pearson Makron Books, 2005.

DEITEL, H. M. DEITEL, P. J. Java: como programar. 10ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

FREEMAN, E.; FREEMAN, E., Use a cabeça! padrões de projetos, 2ªed., Altabooks, 2007.

GAMMA, E.; HELM, R.; JOHNSON, R.; VLISSIDES, J. Padrões de projeto: soluções reutilizáveis de software orientado a objeto. Porto Alegre Bookman. 2000.

GONÇALVES, E. Desenvolvendo aplicações Web com NetBeans IDE 6. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna, 2008.

SIERRA, K. BATES, B. Use a cabeça!: Java. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2007.

STALLINGS, W. Criptografia e segurança de redes: princípios e práticas. 4. ed. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2008.

TAYLOR, A. BUEGE, B. LAYMAN, R. Segurança contra Hackers J2EE e Java. Futura, 2003.

NÍVEL DE ENSINO: Superior
ÁREA: Física/Física Geral
CAMPUS: Pato Branco

PROGRAMA

O ponto sorteado para a Prova Escrita será eliminado quando do sorteio para a Prova de Desempenho Didático.

1. Movimento em Duas e Três Dimensões.

2. Leis de Newton.

3. Conservação da Energia e Momento.

4. Dinâmica das Rotações.

5. Fluidos.

6. Oscilações e Ondas.

7. Leis da Termodinâmica.

8. Teoria Cinética dos Gases.

9. Eletrodinâmica.

10. Campo Magnético.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contém os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para estudo e consulta.

HALLIDAY, D; RESNICK, R; WALKER, J. Fundamentos de Física, Vol I, II, III e IV. 8ª Edição. Ed. LTC, 2009.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica. Volumes I, II, III e IV. 4ª Edição. Ed. Edgard Blucher, 2002.

SEARS e ZEMANSKI, Física, vol: I,II, III e IV. Livros Técnicos e científicos. Editora S. A. - Rio de Janeiro, 1999.

TIPLER, P.A., Física, vol.(s): I, II, III e IV, 4ª Edição, Livros Técnicos e Científicos. Editora S.A.- Rio de Janeiro, 2000.

NÍVEL DE ENSINO: Superior
ÁREA: Mecânica/Mecânica Aplicada, Materiais, Fabricação e Energia
CAMPUS: Pato Branco

PROGRAMA

O ponto sorteado para a Prova Escrita será eliminado quando do sorteio para a Prova de Desempenho Didático.

1. Estática: equilíbrio dos corpos rígidos;

2. Processos de conformação mecânica de metais: classificação dos processos de conformação mecânica. Processos de conformação: laminação, forjamento e estampagem;

3. Resistência dos materiais: tração, compressão, flexão e flambagem;

4. Distribuição de vapor e ar comprimido;

5. Metodologia do desenvolvimento de produtos.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contém os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para estudo e consulta.

BEER, F. P., Resistência dos materiais. São Paulo: Makron, 1995.

CALLISTER, W.D. Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução. 5. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2002.

COLPAERT, H. Metalografia dos Produtos Siderúrgicos Comuns. 3. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1974.

FIALHO, A. B. Automacão Pneumática. 2 ed. São Paulo - Editora Érica

GARCIA, A.; SPIM, J. A.; DOS SANTOS, C. A. Ensaios dos Materiais. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2000.

GERE, James M. Mecânica dos materiais. São Paulo: Cengage Learning, 2009. xv, 698 p.

GHIZZE, A. Manual Técnico de Tubulacão Industrial. Editora Ibrasa.

HIBBELER, R. C. Resistência dos materiais. 5. ed. São Paulo, SP: Prentice Hall, 2004. xi, 670 p.

HIBBELER, R.C. Estática: Mecânica vetorial para engenharia. 10. ed. São Paulo, SP: Prentice Hall, 2005.

MACINTYRE A. J. Instalações Hidráulicas Prediais e Industriais. 3.ed. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 1996.

NÍVEL DE ENSINO: Superior
ÁREA: Matemática/Cálculo Diferencial e Integral I, Geometria Analítica e Álgebra Linear.
CAMPUS: Pato Branco

PROGRAMA

O ponto sorteado para a Prova Escrita será eliminado quando do sorteio para a Prova de Desempenho Didático.

8. Limite de funções reais de uma variável real;

9. Derivadas de funções reais de uma variável real;

10. Integrais de funções reais de uma variável real;

11. Espaços Vetoriais;

12. Transformações Lineares;

13. Autovalores e Autovetores;

14. Aplicação de Vetores no Plano e o Espaço;

15. Cônicas e Quádricas.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contém os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para estudo e consulta.

ANTON, H., BIVENS, I. e DAVIS, S. Cálculo. vol. 1. 8. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. 680p.

BOLDRINI, J. L. Álgebra Linear. São Paulo: 3. ed. Harbra,1986. 441p.

FLEMMING, D.; GONÇALVES, M. Cálculo A. São Paulo: Prentice Hall, 2007. ix. 617.

LAY, D.C. Álgebra Linear e suas Aplicações. 2.ed . Rio de Janeiro: Editora LTC, 1999. xv.470p.

LEITHOLD, L. O Cálculo com Geometria Analítica. Vol.1. 3. ed. São Paulo: Harbra, 1994. 684p.

LIPSCHUTZ, S. Álgebra Linear: Teoria e Problemas. 3. ed. São Paulo: Markon,1994. xxii, 647 p.

STEINBRUCH, A e WINTERLE, P. Geometria Analítica. 2. ed. São Paulo: Pearson Markon Books,1987. x, 583p.

SWOKOWSKI, E. W. Cálculo com Geometria Analítica. 2. ed. São Paulo: Makron,1994. 2 v.

THOMAS, G. B. Cálculo. 10ª ed. São Paulo: Person, 2002. 2 v.

WINTERLE, P. Vetores e Geometria Analítica. São Paulo: Makron Books, 2000. xiv, 232p.

NÍVEL DE ENSINO: Superior
ÁREA: Química/Tecnologia de Alimentos de Origem Vegetal e Tecnologia de Alimentos
CAMPUS: Pato Branco

PROGRAMA

O ponto sorteado para a Prova Escrita será eliminado quando do sorteio para a Prova de Desempenho Didático.

1 - Estrutura, fisiologia e transformações bioquímicas na pós-colheita / Composição de frutas e hortaliças;

2 - Etapas de pré-processamento de frutas e hortaliças / Processamento mínimo de vegetais;

3 -Conservação de alimentos (noções de qualidade; controle de matéria-prima; microbiologia; Boas Práticas de Fabricação; métodos de conservação; perdas de qualidade durante o processamento de alimentos);

4 - Processamento de geleias e doces em massa;

5 - Processamento de compotas de frutas e conservas vegetais;

6 - Psicrometria e higroscopia / Processamento de frutas desidratadas / Processamento de frutas cristalizadas;

7 - Tecnologia de polpas, néctares e sucos de frutas e hortaliças;

8 - Tecnologia de fabricação de açúcar;

9 - Processamento de óleos e gorduras vegetais.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contém os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para estudo e consulta.

CHEFTEL, J.C.; CHEFTEL, H. Introdución a la bioquímica de los alimentos. vol. 01 e 02. Zaragoza: Acribia, 1983.

CHITARRA, M.I.F.; CHITARRA, E.B. Pós-colheita de frutas e hortaliças, fisiologia e manuseio. Lavras: Editora UFLA, 2ª ed., 2005.

CUNHA BAYMA, A. Tecnologia do açúcar, da matéria prima à evaporação. Rio de Janeiro: IAA, 1974. 291 p.

DAMODARAN, S.; PARKIN, K. L.; FENNEMA, O.R. Química de alimentos Ed. Artmed, 4ªed., 2010, 900p.

GAVA, A. J. Tecnologia de Alimentos Princípios e Aplicações. Editora: Nobel 2008, 512p

MOREIRA, A. S. et al. Coletânea de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (I - Estrutura, fisiologia e composição química de frutas e hortaliças; II - Segurança e qualidade de frutas e hortaliças; III - Frutas e hortaliças minimamente processadas e refrigeradas; IV - Tecnologia de polpas e sucos de frutas e hortaliças; V - Frutas e hortaliças em conserva; VI - Frutas e hortaliças fermentadas e congeladas; VII - Geléias, doces cremosos e em massa; VIII - Frutas e hortaliças osmoticamente desidratadas e saturadas; IX - Secagem de frutas e hortaliças; X - Análise sensorial; XI -Microbiologia de frutas e hortaliças; XII .Análises físico-químicas de frutas e hortaliças) 12 volumes. UFPEL, 2012.

MORETTI, C. Manual de Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças 1ª ed, Editora: Embrapa, 2007, 527p.

MORETTO, E.; FETT, R.; GONZAGA, L.; KUSKOSK, E.M. Introdução à Ciência de Alimentos 1ª ed. Editora da UFSC, 2003, 237p.

MAIA, G. A.; SOUZA, P. H. M.; LIMA, A. S. Processamento de suco de frutas tropicais 1ª ed. Editora UFC, 2007, 320p.

OETTNER, M.; REGITANO-DÁRCE, M. A. B.; SPOTO, M. H. F. Fundamentos de Ciência e Tecnologia de Alimentos 1ª ed. Editora: Manole, 2006, 632p.

ORDÓÑEZ J. A. et al.Tecnologia de Alimentos - Componentes dos alimentos e processos vol 1 Artmed 2004, 294p.

POTTER, N.N. La ciência de los alimentos. México: Centro Regional de Ayuda Técnica, 1968. 468p.

SENAI-DN Guia para implantação de boas praticas de fabricação (BPF) e do sistema APPCC. Rio de Janeiro, 2002, 151 p.

STUMPF, C.E.E. Manual de bioquímica. Brasília: MEC, 1973. 89 p.

NÍVEL DE ENSINO: Básico, Técnico e Tecnológico
ÁREA: Elétrica/Acionamentos e Máquinas Elétricas
CAMPUS: Pato Branco

PROGRAMA

O ponto sorteado para a Prova Escrita será eliminado quando do sorteio para a Prova de Desempenho Didático.

1. Motor de indução trifásico com rotor tipo gaiola de esquilo: princípio de funcionamento, características construtivas, característica conjugado x rotação, e aplicações;

2. Circuito equivalente do motor de indução. Análise do circuito equivalente;

3. Motor de corrente contínua convencional: características construtivas, tipos e suas características de operação;

4. Máquina CC brushless: princípio de funcionamento. Características construtivas e aplicações;

5. Rendimento do transformador a partir dos ensaios a vazio e de curto-circuito, rendimento máximo;

6. Transformador ideal: funcionamento a vazio e com carga, diagramas fasoriais;

7. Chaves de partida a plena tensão para acionamentos de motores de indução trifásicos;

8. Chaves de partida estrela-triângulo e partida suave para acionamentos de motores de indução trifásicos.

Observação: será permitido para a resolução da prova o uso de material de desenho e calculadora científica não programável.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contém os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para estudo e consulta.

FITZGERALD, A. E.; KINGSLEY, Jr. C; UMANS, S. D. Máquinas Elétricas, São Paulo: 6 ed., Bookman, 2006.

FRANCHI, Claiton Moro, Acionamentos elétricos, 2ª edição. SP, Ed. Érica, 2007.

KOSOW, Irving. Máquinas Elétricas e Transformadores, 15 ed., Ed Globo, 2005.

MAMEDE Filho, João. Instalações elétricas industriais. 8ª edição. RJ, Ed. LTC, 2010.

MARTIGNONI, Alfonso. Máquinas de corrente alternada, Ed. Globo, SP, 7ª edição, 2005.

MARTIGNONI, Alfonso. Máquinas elétricas de corrente contínua. 5ª edição. RJ, Globo, 1987.

VENKATARATNAM, K. Special Electrical Machines. Boca Raton, FL: CRC Press, 2009.

NÍVEL DE ENSINO: Básico, Técnico e Tecnológico
ÁREA: Elétrica/Automação e Sistemas Digitais
CAMPUS: Pato Branco

PROGRAMA

O ponto sorteado para a Prova Escrita será eliminado quando do sorteio para a Prova de Desempenho Didático.

1. Lógica combinacional e sequencial.

2. Conversores A/D e D/A.

3. Memórias semicondutoras.

4. Arquitetura e Organização de Computadores.

5. Sensores e Transdutores Industriais.

6. Programação para Automação Industrial.

7. Controladores Lógicos Programáveis.

8. Sistemas Supervisórios para Automação Industrial.

Observação: Não será permitido o uso de calculadoras de qualquer tipo.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contém os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para estudo e consulta.

BIGNEL, James; DONOVAN, Robert; Eletrônica Digital. São Paulo, Cengage Learning, 2009.

HENNESSY, John L.; PATTERSON, David A. Arquitetura de computadores: uma abordagem quantitativa. 4ª ed. Rio De Janeiro: Elsevier, 2008.

LOURENÇO, Antônio Carlos et al. Circuitos digitais. São Paulo: Ed. Érica, 1996.

MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em linguagem c: curso completo/Módulo 1. São Paulo: Ed. Makron Books, 1990.

MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em linguagem c: curso completo/Módulo 2. São Paulo: Ed. Makron Books, 1990.

MORAES, C. C.; CASTRUCCI, P.L. Engenharia de automação industrial. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

PEDRONI, Volnei, Eletrônica digital moderna com VHDL. Rio de Janeiro, Elsevier, 2010.

POLONSKII, Mikhail M. Introdução à Robótica e Mecatrônica. São Paulo: Ed. Educs, 1996.

SILVEIRA, P. R. ; SANTOS, W.E. Automação e controle discreto. 4 ed. São Paulo: Erica, 2002.

STALLINGS, W. Arquitetura e organização de computadores. 8. Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2010.

TANENBAUM, A. S. Organização estruturada de computadores. 5 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

TOCCI, Ronald J.; WIDMER, Neal S.; MOSS, Gregory L. Sistemas digitais: princípios e aplicações. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

TAUB, Herbert. Circuitos digitais e microprocessadores. São Paulo: Ed. Makron Books, 1984.

WERNECK, Marcelo. Transdutores e interfaces. São Paulo: Ed. LTC, 1996.

NÍVEL DE ENSINO: Básico, Técnico e Tecnológico
ÁREA: Geologia/Fundamentos Jurídicos
CAMPUS: Pato Branco

PROGRAMA

O ponto sorteado para a Prova Escrita será eliminado quando do sorteio para a Prova de Desempenho Didático.

1) Estrutura da Terra;

2) Tectônica de placas;

3) Minerais;

4) Rochas;

5) Formação dos solos;

6) Geologia aplicada ao planejamento urbano e regional;

7) Conselho Regional de Engenharia - CREA;

8) Ética Profissional na Engenharia Civil;

9) Responsabilidade decorrente da Construção;

10) Licitações.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contém os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para estudo e consulta.

TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. de; FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.

CHIOSSI, N.J. Geologia Aplicada à Engenharia. São Paulo: Grêmio Politécnico, 1983.

FIKER, José. Manual prático de direito das construções. 2. ed. rev. atual. São Paulo: Universitária de Direito, 2004. 133 p.

CADERNOS DO CREA-PR. Série de fascículos sobre ética, responsabilidade, legislação, valorização e exercício das profissões da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia no Paraná. Números 1, 2, 7, 8, 2007.