Inst. Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP - SP

Notícia:   USP abre vaga para Professor na área de Geofísica com salário de 13,6 mil

INST. ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL ATAC-IAG/019/2014

ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS VISANDO O PROVIMENTO DE UM CARGO DE PROFESSOR TITULAR NO DEPARTAMENTO DE GEOFÍSICA DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

O Diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação na 252ª sessão ordinária, realizada em 19/03/2014, estarão abertas pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, no período de 25/04/2014 a 21/10/2014, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 09h às 12h e das 14h às 16h, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para provimento de 1 (um) cargo de Professor Titular, em RDIDP (Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa), referência MS-6, cargo e claro de nº 266892, no Departamento de Geofísica, com salário de R$ 13.653,62 (treze mil, seiscentos e cinquenta e três reais e sessenta e dois centavos), valor referente à maio de 2013, para a área de conhecimento "Geofísica", com base nas disciplinas AGG0115 "Introdução à Geofísica I", AGG0116 "Introdução à Geofísica II", AGG5722 "Introdução à Tectônica Global" e AGG5727 "Introdução aos Métodos Geofísicos de Exploração", nos termos do artigo 125, parágrafo 1º, do Regimento Geral da USP, e o respectivo programa que segue.

O concurso será regido pelo disposto no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade de São Paulo e no Regimento do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo.

1. As inscrições serão efetuadas na Assistência Técnica Acadêmica, localizada na Rua do Matão, 1226, sala 304, Cidade Universitária, pessoalmente ou através de procurador (procuração simples), devendo o candidato apresentar requerimento dirigido ao Diretor do Instituto contendo o número do edital e os dados pessoais (endereço, telefone e endereço eletrônico), disponível em www.iag.usp.br/concursos-para-docentes, e deverá estar acompanhado dos seguintes documentos:

I) memorial circunstanciado, em dez cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação dos seus méritos. Por memorial circunstanciado entende-se a apresentação de análise reflexiva sobre a formação acadêmica, as experiências pessoais de estudo, trabalhos, pesquisas, publicações e outras informações pertinentes à vida acadêmica e profissional, indicando motivações e significados. A documentação comprobatória referente às informações contidas no memorial deverá ser entregue em uma única via, devidamente acondicionada em pastas ou caixas, no ato da inscrição;

II) prova de que é portador do título de Livre-Docente outorgado pela USP ou por ela reconhecido (cópia simples);

III) prova de quitação com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino (cópia simples);

IV) título de eleitor e documento que comprove sua situação eleitoral regular (cópia simples);

V) documento de identidade, no caso de candidato estrangeiro, RNE ou passaporte e visto, comprovando sua situação regular no país (cópia simples);

Parágrafo 1º - Os docentes em exercício na Universidade de São Paulo serão dispensados das exigências referidas nos itens III e IV supra. Os estrangeiros ficam também dispensados daquelas exigências. Parágrafo 2º - Caso o candidato não satisfaça a exigência do item II supra, e desde que não pertença a nenhuma categoria docente da Universidade de São Paulo, poderá requerer sua inscrição como especialista de reconhecido valor, nos termos do art. 80, § 1º do Estatuto da USP, o que dependerá da aprovação de dois terços dos membros da Congregação.

2. As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se a decisão em edital.

Parágrafo único - O concurso deverá realizar-se no prazo de trinta a cento e oitenta dias, após a publicação da aprovação das inscrições.

3. As provas constarão de:

I) julgamento dos títulos (peso 6);

II) prova pública oral de erudição (peso 1);

III) prova pública de arguição (peso 3).

4. As notas das provas do concurso poderão variar de zero a dez, com aproximação até a primeira casa decimal.

5. O julgamento dos títulos, expresso mediante nota global, deverá refletir o mérito do candidato como resultado da apreciação do conjunto e regularidade de suas atividades, compreendendo:

I) produção científica, literária, filosófica ou artística;

II) atividade didática universitária;

III) atividades profissionais, ou outras, quando for o caso;

IV) atividade de formação e orientação de discípulos;

V) atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;

VI) diplomas e dignidades universitárias. Parágrafo único - No julgamento dos títulos deverão prevalecer as atividades desempenhadas nos cinco anos anteriores à inscrição.

6. Cada examinador, após a análise dos títulos e da documentação comprobatória apresentada pelos candidatos, dará as notas, encerrando-as em envelope individual.

Parágrafo único - Cada examinador elaborará parecer escrito circunstanciado sobre os títulos de cada candidato.

7. A prova pública oral de erudição constará de exposição sobre tema de livre escolha do candidato que deverá ser submetido à Comissão Julgadora, por escrito, no momento da instalação dos trabalhos do concurso e deverá estar inserido no seguinte programa: AGG0115 "INTRODUÇÃO À GEOFÍSICA I" Visão Geral da Geofísica como ciência e como profissão. Métodos geofísicos e propriedades físicas da Terra. Sismicidade mundial e noções de Tectônica de Placas: deriva continental e expansão do fundo oceânico. Ondas sísmicas e a estrutura interna da Terra: crosta, manto e núcleo; litosfera e astenosfera; tipos de ondas sísmicas, magnitude e intensidade sísmicas. Forma da Terra e o campo de gravidade terrestre: noções de medidas gravimétricas e cálculo de anomalias; aplicações da gravimetria; isostasia. Campo geomagnético: origem, características espaciais, variações temporais; aplicações na magnetometria e paleomagnetismo. Radioatividade natural: distribuição de elementos radioativos; conceitos de geocronologia.

AGG0116 "INTRODUÇÃO À GEOFÍSICA II"Tópicos teóricos, experimentais e de interpretação de dados nos seguintes métodos geofísicos: eletrorresistividade (sondagens elétricas), sísmica (refração), magnetometria, gravimetria, eletromagnético de baixa e alta frequência (caminhamento eletromagnético e radar de penetração no solo), gamaespectrometria e perfilagem de poços. Práticas de campo e de laboratório simulando problemas exploratórios e de caracterização de terrenos.

AGG5722 "INTRODUÇÃO À TECTÔNICA GLOBAL"

Estrutura e composição química da Terra. Forma e dimensões da Terra. O campo de gravidade terrestre. Processos dinâmicos internos. Teoria de tectônica de placas. Campo magnético da Terra. Deslocamento das placas litosféricas. Propagação de ondas elásticas no interior da Terra. velocidades sísmicas e estrutura da Terra. Sismicidade mundial. Litosfera oceânica e continental.

AGG5727 "INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS GEOFÍSICOS DE EXPLORAÇÃO"

1) Métodos Elétricos: propriedades elétricas da rochas, resistividade elétricas dos materiais superficiais; características dos campos elétricos estacionários; potencial elétrico em meios homogêneos e estratificados, efeito de heterogeneidades do meio; procedimentos de aquisição de dados; métodos: potencial espontâneo e polarização induzida; medições em poços; interpretação de sondagens elétricas e de polarização induzida.

2) Métodos Eletromagnéticos (MT e GPR): campos eletromagnéticos naturais; fundamentos teóricos dos métodos MT e GPR; aquisição; processamento; modelagem e interpretação de dados; exemplos de aplicações e casos históricos; trabalho de campo de GPR.

3) Métodos Sísmicos: noções sobre propagação de ondas sísmicas; método sísmico de refração: aquisição, interpretação e aplicações; método sísmico de reflexão: técnicas CMP e de afastamento ótimo: geometria de aquisição e processamento convencional; determinação de parâmetros para investigações rasas e profundas e aplicações; fatores que afetam a amplitude e fase da forma de onda do sinal refletido; fatores que afetam a velocidade propagação das ondas sísmicas.

4) Métodos Potenciais: características dos campos potenciais; densidade e magnetização dos materiais geológicos; medição e processamento de campos potenciais; transformação de campos potenciais; interpretação e modelagem de dados potenciais; levantamentos aerotransportados.

Parágrafo 1º - Compete à comissão julgadora decidir se o tema escolhido pelo candidato é pertinente ao programa.

Parágrafo 2º - O candidato, em sua exposição, não poderá exceder a sessenta minutos.

Parágrafo 3º - Ao final da apresentação, cada membro da comissão julgadora poderá solicitar esclarecimentos ao candidato, não podendo o tempo máximo, entre perguntas e respostas, superar sessenta minutos.

Parágrafo 4º - Cada examinador, após o término da prova de erudição de todos os candidatos dará a nota, encerrando-a em envelope individual.

8. A prova pública de arguição destina-se à avaliação da qualificação do candidato e versará sobre o conteúdo do memorial e sobre os planos de atividade futura do candidato.

9. Ao término da apreciação das provas, cada examinador atribuirá a cada candidato nota final, que será a média ponderada das notas por ele conferidas.

Parágrafo único - Cada examinador fará a classificação segundo as notas finais por ele conferidas e indicará o candidato para preenchimento do cargo em concurso.

10. Findo o julgamento, a comissão julgadora elaborará relatório circunstanciado, justificando as indicações feitas.

Parágrafo único - Poderão ser acrescentados ao relatório da comissão julgadora relatórios individuais de seus membros.

11. O resultado do concurso será imediatamente proclamado pela comissão julgadora, em sessão pública.

Parágrafo 1º - Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem, da maioria dos examinadores, nota final mínima sete. Parágrafo 2º - Será proposto para nomeação o candidato que obtiver o maior número de indicações da comissão julgadora.

Parágrafo 3º - O empate nas indicações será decidido pela Congregação ao apreciar os relatórios da comissão julgadora, prevalecendo, sucessivamente, a média geral obtida, o maior título universitário e o maior tempo de serviço docente na USP.

12. O relatório da comissão julgadora deverá ser apreciado pela Congregação, para fins de homologação, após exame formal, no prazo máximo de sessenta dias.

Parágrafo 1º - A decisão da Congregação e o relatório da comissão julgadora deverão ser publicados no prazo de cinco dias úteis. Parágrafo 2º - O Instituto encaminhará ao Reitor a proposta de nomeação do candidato indicado, nos vinte dias subsequentes à homologação do concurso.

13. O ingresso do candidato indicado no RDIDP é condicionado à aprovação da CERT (Comissão Especial de Regimes de Trabalho), na forma da Resolução nº 3.533/89 e demais disposições regimentais aplicáveis.

14. Para contratação, deverá o candidato ser considerado apto em exame médico pré­admissional realizado pelo Departamento de Perícias Médicas do Estado de São Paulo (DPME).

Parágrafo único: Ao candidato estrangeiro, aprovado no concurso e indicado para o preenchimento do cargo e claro, será permitida a posse apenas se apresentar visto temporário ou permanente que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

15. São exigências para o desempenho da função: não ter sido demitido ou exonerado do serviço público em consequência de processo administrativo (por justa causa ou a bem do serviço público) e não ocupar emprego ou função pública, ressalvados os acumuláveis previstos no art. 37, inciso XVI, da Constituição Federal e no Decreto Estadual nº 41.915/1997.

16. O concurso terá validade imediata, exaurindo-se com a nomeação do candidato aprovado.

17. Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao concurso, poderão ser obtidas junto à Assistência Técnica Acadêmica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, no endereço acima indicado, ou através do site www.iag.usp.br/concursos-para-docentes.