UFT - Universidade Federal do Tocantins - TO

Notícia:   Universidade Federal no Tocantins - UFT abre vagas de Professor Tutor Bolsista

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UFT - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CENTRO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO

EDITAL N° 05 DE 12 DE JULHO DE 2010

SELEÇÃO PÚBLICA DE TUTORES PRESENCIAIS E À DISTÂNCIA BOLSISTA DA UAB/MEC

A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT e o CTE - Centro de Tecnologias Educacionais tornam público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de PROFESSORES TUTORES BOLSISTAS do Programa Universidade Aberta do Brasil - UAB, para os cursos de Física, Química e Biologia, somente para vagas existentes ou que vierem vagar no período compreendido entre o 2° semestre de 2010 e 1° semestre de 2011, na modalidade EaD da Universidade Federal do Tocantins de acordo com as seguintes normas:

I- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O concurso público, regido por esse edital, destina-se ao provimento de tutores, conforme quadro constante no item VII - Quadro de vagas deste edital, bem como para a formação de cadastro de reserva, visando ao preenchimento dos cargos que vierem a vagar ou forem criados e alocados durante o prazo de validade deste edital.

1.2 O concurso será regido por este edital, executado pelo CTE conforme o cronograma de atividades abaixo:

Data

Atividade

12/07/2010

Publicação do Edital de abertura.

15/07/2010 a 27/07/2010

Período de inscrições.

02/08/2010

Divulgação na página do CTE www.cte.uft.edu.br, do local e horário da prova de arguição.

04 a 06/08/10

Prova de arguição.

11/08/2010

Resultado provisório.

12/08/2010

Dia para interposição de recursos.

18/08/2010

Resultado final.

20/08/2010

Início do curso de Formação de Tutores para a Educação à distância (para os aprovados).

II- DO CARGO

2.1 Cargo: Professor tutor presencial

2.1.1 Resumo das Atividades:

a) Tutoria em cursos acadêmicos de nível superior a distância, exercida nos polos de apoio presencial ao aluno;

b) Acompanhar os alunos presencialmente no polo de apoio presencial;

c) Acompanhar o desenvolvimento teórico-metodológico do curso;

d) Orientar os alunos nas questões teórico-metodológicas do curso;

e) Acompanhar os encontros presenciais e as práticas pedagógicas realizados nos polos.

2.2 Cargo: Professor tutor a distância

2.2.1 Resumo das Atividades:

a) Tutoria em cursos acadêmicos de nível superior a distância;

b) Acompanhar o desenvolvimento teórico-metodológico do curso;

c) Acompanhar as atividades didático-pedagógicas do curso;

d) Auxiliar na correção e dar retorno aos alunos nas orientações a distância;

e) Atender e orientar os alunos nas questões teórico-metodológicas do curso;

f) Orientar os encontros presenciais e as práticas pedagógicas a serem realizados nos polos;

g) Articular ações pedagógicas, como práticas avaliativas presenciais e a distância, aulas práticas, estágio supervisionado, entre outras, juntamente com o professor de disciplina.

2.3 Regime de Trabalho: 20 horas semanais.

2.3.1 Período de atuação: a tutoria para curso de formação inicial em nível superior terá vigência de 12 meses, podendo ser renovada por igual período a cada início de semestre letivo.

2.4 Remuneração: O valor da Bolsa-Tutoria presencial e tutoria a distância será de R$ 765,00 (Setecentos e sessenta e cinco reais) mensais, pagas por meio de bolsas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

III- DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO

3.1 Ser brasileiro nato ou naturalizado;

3.2 Possuir formação na área conforme o item VII;

3.3 Ter disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades de tutoria, acompanhando e monitorando os alunos diariamente;

3.4 Ter habilidade e conhecimento para usar computadores em atividades educacionais através de internet (correio-eletrônico, web, fórum, bate-papo, plataformas de ensino-aprendizagem dentre outros);

3.5 Estar vinculados a um dos programas referidos no caput do art. 1° da Lei n° 11.273/2006, ter formação em nível superior e experiência mínima de 1 (um) no magistério do ensino básico ou superior, ou ter formação pós graduada, ou estar vinculado a programa de pós graduação.

3.6 Conforme Art.1° § 3° da Lei 11.273 é vedada a acumulação de mais de uma bolsa de estudo ou pesquisa nos programas de que trata esta Lei.

IV- DA INSCRIÇÃO

4.1 As inscrições devem ser feitas mediante entrega de ficha de inscrição, conforme modelo que se encontra no endereço www.cte.uft.edu.br, preenchida e assinada, acompanhada do Currículo e de cópias dos documentos para análise do Currículo listados no item 6.2.1 deste Edital, no período definido no item 1, no horário de 9h às 12h e das 14h30 às 17h de segunda a sexta, (exceto nos dias em que houver feriado) no setor de EaD dos seguintes locais, conforme o curso:

a) Curso de Física: Palmas: Av. NS 15 ALCNO 14 - Campus de Palmas/CTE.

Candidatos de outras localidades poderão se inscrever enviando a documentação necessária por sedex, para o seguinte endereço:

CTE- SELEÇÃO PÚBLICA DE TUTORES PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA BOLSISTA DA UAB/MEC
CURSO de FÍSICA
Qd 109 Norte, Av.: NS 15, ALCNO 14, Caixa Postal 114 - Centro
Cep: 77.001-0090 - Palmas-TO.

b) Curso de Química: Gurupi: Rua Badejós, chácaras 69 e 72 Lt.07 Zona Rural.

Candidatos de outras localidades poderão se inscrever enviando a documentação necessária por sedex, para o seguinte endereço:

POLO UAB-GURUPI - SELEÇÃO PÚBLICA DE TUTORES PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA BOLSISTA DA UAB/MEC
CURSO DE QUÍMICA
Rua Badejós, s/n, Jd.Sevilha, Caixa Postal 66,
CEP 77402-970 - Gurupi-TO

c) Curso de Biologia: Araguaína: R: Humberto de Campos, 508, B. São João. Candidatos de outras localidades poderão se inscrever enviando a documentação necessária por sedex, para o seguinte endereço:

POLO UAB-ARAGUAÍNA - SELEÇÃO PÚBLICA DE TUTORES PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA BOLSISTA DA UAB/MEC
CURSO DE BIOLOGIA
R: Humberto de Campos, 508, B. São João
CEP:77824-834 - Araguaína-TO

V- DA SELEÇÃO

5.1 A seleção será efetuada por uma Banca Avaliadora a ser designada pelo CTE e constará de duas etapas:

a) Prova de Arguição: Será realizada no período definido no item 1 e o horário e local será marcado pelo CTE e disponibilizado na página www.cte.uft.edu.br e fixado no mural do Campus;

b) Análise de Currículo.

VI- DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

6.1 Da Prova de Arguição

6.1.1. A prova de arguição destina-se a avaliar as habilidades e competências para atividade no ensino à distância e uso de informática. Observando os seguintes itens:

a) Capacidade de articulação dos conhecimentos específicos da área de atuação;

b) Conhecimentos básicos de informática;

c) Conhecimentos básicos na área de educação a distância;

d) Compreensão do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula.

6.1.2. A nota final da prova de arguição será a média aritmética das notas individuais atribuídas pelos membros da Banca Avaliadora para cada um dos subitens disposto no item 6.1.1.

6.1.3 O candidato convocado para a prova e que não comparecer no dia, horário e local definido será excluído do Processo Seletivo. Será considerada uma tolerância máxima de 10 minutos de atraso em relação ao horário definido e publicado para início da prova do candidato, sendo o mesmo automaticamente desclassificado após este período de tolerância.

6.1.4 Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 6,0 pontos na prova de arguição.

QUADRO I: Avaliação da prova de arguição

ItensPontuação máxima
a) Capacidade de articulação dos conhecimentos específicos da área de atuação.2,5

b) Conhecimentos básicos de informática (correio-eletrônico, web, fórum, bate-papo etc).

2,5

c) Conhecimentos básicos na área de educação à distância.

2,5

d) Compreensão do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula.2,5
Total10

6.2 Da análise de Currículo:

6.2.1 Os títulos só serão aceitos quando se relacionarem com a área específica do curso ao qual se inscreveu como tutor. Serão avaliados em conformidade com o quadro de atribuição de pontos do Quadro II, a ser aplicado pela Banca Avaliadora.

Quadro II: Pontuação.

DISCRIMINAÇÃO

Pontuação por Unidade

Quantidade Máxima

Valor Máximo

Atividades Didáticas

Atuação como docente/tutor na educação a distância

0,20 /semestre

6 semestres

1,2

Atuação como docente

0,10 /semestre

6 semestres

0,6

Cursos

Doutorado

1,0 ponto

1

1,0

Mestrado

0,75 ponto

1

0,75

Especialização (Carga horária mínima de 360 horas)

0,5 cada

2

1,0

Graduação na área do Curso

1,0 ponto

1

1,0

Graduação na área afim do Curso

0,5 ponto

1

0,5

Participação em eventos nos últimos 3 anos

Como Palestrante, conferencista

0,20 por atividade

4

0,8

Como ouvinte

0,05 por atividade

5

0,25

Participação em projetos de iniciação científica e de extensão universitária.

0,20 por atividade

4

0,8

Publicações

Artigo em revista indexada (últimos cinco anos)

0,5 por publicação

3

1,5

Outras publicações científicas não indexadas (últimos cinco anos)

0,20 por publicação

3

0,60

Total máximo de pontos

10,00

6.2.1.1. A nota do Currículo será a soma dos pontos atribuídos a cada item apresentado pelo candidato, em conformidade com o Quadro II.

6.3 A nota final será calculada pela média ponderada entre as notas obtidas na prova de arguição e análise de Currículo.

6.3.1 Cálculo da nota final, fórmula:

NF = (0,60 x NA) + (0,40 x NT)

onde, NA : nota final obtida na prova de arguição; NT: nota final obtida na avaliação de títulos;

6.4. Os candidatos serão classificados de acordo com a ordem decrescente da nota final obtida.

6.4.1 Em caso de empate entre candidatos, terá preferência o candidato de idade mais elevada, de acordo com o Parágrafo único do art. 27 da Lei n° 10.741/03 (Estatuto do Idoso).

6.4.2 Persistindo o empate, terá preferência o candidato que obtiver:

a) Maior nota na prova de arguição;

b) Mais experiência (comprovada) em educação à distância;

c) Maior nota de Avaliação de Títulos do quadro II.

6.5 O resultado final será publicado no endereço eletrônico www.cte.uft.edu.br, conforme o cronograma do item 1, constará de uma relação com o Polo de atuação, nome do candidato, nota da prova de arguição, nota do Currículo, nota final e a classificação final.

VII- DAS VAGAS

7.1 CURSO DE FÍSICA: 01 vagas. Tutor Presencial* + Cadastro de Reserva (CR)

Código

Polo

N° de vagas

Formação mínima exigida

F002

Cristalândia

CR**

Graduação em Física ou áreas afins

F003

Ananás

01 Tutor Presencial + CR

Graduação em Física ou áreas afins

F004

Palmas

CR

Graduação em Física ou áreas afins

Para verificar as áreas afins do Curso de Física clique aqui.

* O tutor presencial deverá residir no município em que se encontra o polo.
** CR = Cadastro de Reserva

7.1.1 CURSO DE FÍSICA: Cadastro de Reserva ( CR)

Código

Polo

N° de vagas

Formação mínima exigida

FDIS 001

*

CR

Graduação em Química, Biologia ou Ciências

FDIS 002

*

CR

Graduação em Física

* Os tutores à distância deverão ter disponibilidade para atuar, no mínimo 10 horas semanais, junto a Coordenação do Curso na cidade de Palmas - Tocantins. Caso haja deslocamento do tutor do local onde reside para o Campus de Palmas, esse deslocamento será feito sem ajuda de custo por parte da UFT.

7.2 CURSO DE QUÍMICA: Cadastro de reserva ( CR)

Código

Polo

N° de vagas

Formação mínima exigida

Q001

Gurupi

CR

Graduação em Química ou áreas afins

Q002

Cristalândia

CR

Graduação em Química ou áreas afins

Q003

Porto Nacional

CR

Graduação em Química ou áreas afins

Para verificar as áreas afins do Curso de Química clique aqui.

* O tutor presencial deverá residir no município em que se encontra o polo.

7.2.1 CURSO DE QUÍMICA: Cadastro de reserva (CR)

Código

Polo

N° de vagas

Formação mínima exigida

QDIS 001

*

CR

Graduação em Química

QDIS 002

*

CR

Graduação em Física

QDIS 003

*

CR

Graduação em Matemática

QDIS 004

*

CR

Graduação em Pedagogia

QDIS 005

*

CR

Graduação em Biologia

* Os tutores à distância deverão ter disponibilidade de para atuar no mínimo 10 horas semanais, junto a Coordenação do Curso na cidade de Gurupi - Tocantins. Caso haja deslocamento do tutor do local onde reside para o Campus de Gurupi, esse deslocamento será feito sem ajuda de custo por parte da UFT.

* Os tutores à distância deverão ter disponibilidade para atuar, no mínimo 10 horas semanais, junto a Coordenação do Curso na cidade de Palmas - Tocantins. Caso haja deslocamento do tutor do local onde reside para o Campus de Palmas, esse deslocamento será feito sem ajuda de custo por parte da UFT.

7.3 CURSO DE BIOLOGIA: Cadastro de reserva (CR)

Código

Polo

N° vagas

Formação mínima exigida

B001

Ananás

CR

Graduação em Biologia ou áreas afins

B002

Arraias

CR

Graduação em Biologia ou áreas afins

B003

Cristalândia

CR

Graduação em Biologia ou áreas afins

B004

Porto Nacional

CR

Graduação em Biologia ou áreas afins

*Para verificar as áreas afins do Curso de Biologia clique aqui.

** O tutor presencial deverá residir no município em que se encontra o pólo, pois não há previsão de gastos com deslocamento..

7.3.1 CURSO DE Biologia: Cadastro de Reserva (CR)

Código

Polo

N° vagas

Formação mínima exigida

B001

Ananás

CR

Graduação em Biologia ou áreas afins

B002

Arraias

CR

Graduação em Biologia ou áreas afins

B003

Cristalândia

CR

Graduação em Biologia ou áreas afins

B004

Porto Nacional

CR

Graduação em Biologia ou áreas afins

* Os tutores à distância deverão ter disponibilidade para atuar, no mínimo 10 horas semanais, junto a Coordenação do Curso. Caso haja deslocamento do tutor do local onde reside para atuar junto a Coordenação do Curso, esse deslocamento será feito sem ajuda de custo por parte da UFT.

Este processo de seleção terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual tempo.

VIII- DOS RECURSOS

8.1 O candidato que desejar interpor recurso contra o resultado disporá poderá fazê-lo na data indicada no item 1.

8.2 O recurso deverá ser digitado e entregue no Polo onde o candidato fez a inscrição, contendo a argumentação e justificativa de forma coerente e consistente.

8.3 O julgamento da Banca é irrecorrível, salvo em caso de inobservância das normas contidas neste Edital e das disposições legais.

IX- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 O CTE poderá, a qualquer momento, para garantir a transparência e legitimidade deste processo, proceder a normas e editais complementares.

9.2 O processo seletivo será válido por 1 (um) ano a contar da data da publicação do Edital de divulgação dos resultados, prorrogável por igual período a critério da Instituição.

9.3 A inscrição implica o conhecimento e aceitação do Regulamento contido neste Edital.

9.4. A constatação de quaisquer irregularidades na documentação implicará na desclassificação do candidato, a qualquer tempo, sem prejuízo das medidas legais cabíveis.

9.5 Caso o coordenador de tutoria ou tutor necessite se desligar do curso deverá comunicar por escrito, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, à coordenação do curso, que analisará o pedido de desligamento.

9.6 Em caso de abandono da coordenação de tutoria ou tutores, caracterizado pela ausência de 3 dias no ambiente e/ou presencial, sem justificativa, o tutor será advertido e em caso de reincidência o desligamento será automático, não havendo pagamento de bolsa referente ao mês do desligamento

9.7 Os casos omissos e situações não previstas no presente Edital serão avaliados e resolvidos pela UFT/CTE.

Palmas, 12 de julho de 2010.

X- ANEXO I

OBJETOS DE AVALIAÇÃO PARA TUTORIA PRESENCIAL

OBJETOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS PARA VAGAS DO CURSO DE FÍSICA

1 - Ensino de Física

I - O método científico no ensino de física. Concepções da ciência e suas implicações na formação do professor de física.

II - Diretrizes e os parâmetros curriculares nacionais voltados para o ensino de física.

OBJETOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS PARA VAGAS DO CURSO DE QUÍMICA

2 - Ensino de Química

I - O método científico no ensino de química. Concepções da ciência e suas implicações na formação do professor de química.

II - Diretrizes e os parâmetros curriculares nacionais voltados para o ensino de química.

OBJETOS DE AVALIAÇÃO BÁSICOS PARA VAGAS DOS CURSOS DE FÍSICA E QUÍMICA

3 - Legislação de Educação à distância e o Sistema Universidade Aberta do Brasil

I - Decreto n° 5.622, de 19 de dezembro de 2005.

II - Decreto n° 5.800, de 08 de junho de 2006.

III - Portaria MEC n° 4.361, de 29 de dezembro de 2004.

IV - Lei n° 11.237, de 06 de fevereiro de 2006.

V - Lei n° 11.502, de 11 de junho de 2007

VI - Informações básicas sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil: o que é, como funciona, estrutura administrativa, ações realizadas e outras informações obtidas na página eletrônica: (www.uab.capes.gov.br).

4 - Tendências Pedagógicas no Ensino à distância

I - Ensino e aprendizagem no ensino à distância.

II - Ensino e as novas tecnologias educacionais

III -Aprendizagem significativa na educação à distância

5 - Conhecimentos Básicos de Informática

I - Familiaridade na utilização de computadores e recursos de conectividade tais como: internet, e-mail, fórum, chats, dentre outros.

II - Domínio na operacionalização de ferramentas computacionais básicas tais como: processadores de texto; planilhadores, geradores de apresentação e banco de dados.

OBJETOS DE AVALIAÇÃO PARA TUTORIA À DISTÂNCIA

OBJETOS DE AVALIAÇÃO BÁSICOS PARA VAGAS DOS CURSOS DE FÍSICA E QUÍMICA

1 - Legislação de Educação à distância e o Sistema Universidade Aberta do Brasil

I - Decreto n° 5.622, de 19 de dezembro de 2005.

II - Decreto n° 5.800, de 08 de junho de 2006.

III - Portaria MEC n° 4.361, de 29 de dezembro de 2004.

IV - Lei n° 11.237, de 06 de fevereiro de 2006.

V - Lei n° 11.502, de 11 de junho de 2007

VI - Informações básicas sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil: o que é, como funciona, estrutura administrativa, ações realizadas e outras informações obtidas na página eletrônica: (www.uab.capes.gov.br).

2 - Tendências Pedagógicas no Ensino à distância

I - Ensino e Aprendizagem no Ensino à distância.

II - Ensino e as novas tecnologias educacionais

III -Aprendizagem significativa na educação à distância

3 - Conhecimentos Básicos de Informática

I - Familiaridade na utilização de computadores e recursos de conectividade tais como: internet, e-mail, fórum, chats, dentre outros.

II - Domínio na operacionalização de ferramentas computacionais básicas tais como: processadores de texto; planilhadores, geradores de apresentação e banco de dados.

OBJETOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS PARA VAGAS DOS CÓDIGOS:

FDIS 001, QDIS 001 e QDIS005 (Graduação em Química, Biologia ou Ciências)

4 - Conhecimentos em Química, Biologia e Ciências

História das Ciências contemporânea; Pesquisa em resolução de problemas em ciências; Atividades interdisciplinares no ensino de ciências. Propriedades periódicas dos elementos e Ligações químicas; Soluções: Classificação, unidades de concentração e reações; Poluição e contaminação: conceitos, causas e efeitos; Principais problemas ambientais mundiais. O ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica: tendências e perspectivas.

OBJETOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS PARA VAGAS DOS CÓDIGOS: FDIS 002 e QDIS 002

(Graduação em Física)

5 - Conhecimentos em Física

Vetores; Cinemática Dinâmica da partícula, trabalho e energia; Colisões cinemáticas da rotação e dinâmica da rotação; Oscilação e gravitação; Termodinâmica; Ondas mecânicas e acústica. Eletromagnetismo.

OBJETOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS PARA VAGAS DOS CÓDIGOS:

FDIS 003 e QDIS 003 (Graduação em Matemática)

6 - Conhecimentos em Matemática

Informática Aplicada ao Ensino da Matemática; Estatística na formação do Professor; Geometria Analítica: elementos conceituais e métodos de ensino; Geometria euclidiana: elementos conceituais e métodos de ensino. Estatística descritiva; Probabilidade; Análise de variância; Limites: Limite de Funções, Derivadas: Regra de Cadeia, Derivada de Funções Algébricas, Trigonométricas, Diferenciação Implícita. Aplicação da Derivada; Antidiferenciação. Integral definida. Teorema Fundamental do Cálculo. A Integral Indefinida; Técnicas de Integração; Aplicações da Integral Definida.

OBJETOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS PARA VAGAS DOS CÓDIGOS:

FDIS 004 e QDIS 004 (Graduação em Pedagogia)

7 - Conhecimentos em Pedagogia

A Política Educacional no Contexto Histórico; O Sistema de Ensino no Brasil. Concepções de Educação e Filosofia e sua relação com a construção do conhecimento; Principais correntes filosóficas problematizadoras da concepção do Homem; Funções da Filosofia da Educação; Educação e Sociologia; A Sociologia no quadro educacional da atualidade; LDB e PCN. Construção histórica do pensamento pedagógico; Correntes pedagógicas contemporâneas; Educação popular.

OBJETOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS PARA VAGAS DE TUTORIA

CURSO DE BIOLOGIA

1 - Ensino de Biologia

I - O método científico no ensino de biologia. Concepções da ciência e suas implicações na formação do professor de biologia.

II - Diretrizes e os parâmetros curriculares nacionais voltados para o ensino de biologia.

OBJETOS DE AVALIAÇÃO BÁSICOS PARA VAGAS DE TUTORIA DO CURSO BIOLOGIA

2 - Legislação de Educação à distância e o Sistema Universidade Aberta do Brasil

I - Decreto n° 5.622, de 19 de dezembro de 2005.

II - Decreto n° 5.800, de 08 de junho de 2006.

III - Portaria MEC n° 4.361, de 29 de dezembro de 2004.

IV - Lei n° 11.273, de 06 de fevereiro de 2006.

V - Lei n° 11.502, de 11 de junho de 2007

VI - Informações básicas sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil: o que é, como funciona, estrutura administrativa, ações realizadas e outras informações obtidas na página eletrônica: (www.uab.capes.gov.br).

3 - Tendências Pedagógicas no Ensino à distância

I - Ensino e Aprendizagem no Ensino à distância.

II - Ensino e as novas tecnologias educacionais

III -Aprendizagem Significativa na Educação à distância

4 - Conhecimentos Básicos de Informática

I - Familiaridade na utilização de computadores e recursos de conectividade tais como: internet, e-mail, fórum, chats, dentre outros.

II - Domínio na operacionalização de ferramentas computacionais básicas tais como: processadores de texto; planilhadores, geradores de apresentação e banco de dados.