UFPEL - Universidade Federal de Pelotas - RS

Notícia:   Universidade Federal de Pelotas - RS abre 5 vagas de até R$ 7.333,67

UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

REITORIA / CENTRO ESPECIALIZADO EM SELEÇÃO

EDITAL CES Nº 97, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2010

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, por meio do Centro Especializado em Seleção, torna público o presente Edital de Abertura de Inscrição para provimento de cargo de docente, da carreira do Magistério Superior, conforme Portaria Normativa Interministerial nº 22, de 30/04/2007, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 02/05/2007, alterada pela Portaria Normativa Interministerial nº 8, de 26/08/2008, publicada no DOU de 27/08/2008, ambas dos Ministérios da Educação e do Planejamento, Orçamento e Gestão, mediante CONCURSO PÚBLICO que será realizado de acordo com as normas vigentes: Decreto nº 6944, de 21/08/2009, Portaria MEC nº 1134, de 02/12/2009 e Lei nº 8.112 de 11/12/1990, conforme os dados que seguem.

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições para o concurso estarão abertas pelo prazo de vinte e cinco (25) dias, contado a partir da data de publicação deste Edital no Diário Oficial da União, para as classes de Professor Adjunto, nível 1, e de Professor Assistente, nível 1, a portadores do título de Doutor e de Mestre, respectivamente.

1.2. Período das inscrições: 29 de novembro a 23 dezembro de 2010.

1.3. As inscrições serão recebidas no Centro Especializado em Seleção (CES) localizado na Rua Gonçalves Chaves, 3126, Pelotas - RS - Fone: (53) 3222-4060, no horário das 8h30min às 11h30min, de segunda a sexta-feira.

1.3.1. A taxa de inscrição deverá ser recolhida no Banco do Brasil S.A., através de GUIA DE RECOLHIMENTO ÚNICO (GRU), que poderá ser gerada através do portal da UFPel (www.ufpel.edu.br) e para o seu preenchimento devem ser utilizados os seguintes números: UG 154047, Gestão 15264 e Código do recolhimento 28883-7. Os valores das taxas são os seguintes:

a) R$ 160,00 - Concurso para Professor Adjunto com Dedicação Exclusiva;

b) R$ 70,00 - Concurso para Professor Assistente com regime de 40 horas semanais.

1.3.2. Poderão requerer isenção da taxa de inscrição, os candidatos que se enquadrem nas disposições do Decreto nº 6593, de 02/10/2008, disponível no site http://ces.ufpel.edu.br, no link concursos docentes. Para tanto, deverão preencher o formulário Anexo IV e entregá-lo no Centro Especializado em Seleção - CES (Rua Gonçalves Chaves, 3126 - Centro - Pelotas - RS), no período de 29 de novembro a 03 de dezembro de 2010, no horário das 8h30min às 11h30min. O CES responderá ao requerimento até o dia 17 de dezembro de 2010, no próprio pedido formalizado pelo candidato.

1.3.3. A taxa de inscrição, uma vez paga, não será restituída em hipótese alguma.

1.4. No ato da inscrição, o candidato apresentará, além de satisfazer outras exigências legais, estatutárias e regimentais, cópia autenticada dos documentos a seguir relacionados ou cópias simples acompanhadas dos respectivos originais:

a) Titulação exigida conforme Anexo I, expedida por instituição de ensino superior nacional reconhecida ou por instituição estrangeira, a qual deverá estar revalidada na data da posse no cargo;

b) Prova de quitação com o serviço militar, para brasileiros;

c) Título de eleitor e prova de quitação com as obrigações eleitorais, para brasileiros;

d) Passaporte atualizado, com visto para estrangeiros; no momento da posse o passaporte deverá ser reapresentado, segundo as normas do Conselho Nacional de Imigração e com visto permanente.

e) Uma (1) fotografia 3x4cm;

f) Cédula de identidade;

g) Recibo de pagamento da taxa de inscrição;

h) Curriculum Lattes atualizado. Não serão aceitos volumes encadernados ou com espiral, apenas o currículo simplificado, sem os documentos comprobatórios.

1.4.1. Para a inscrição, o candidato não necessitará entregar o comprovante da titulação exigida, conforme parágrafo único do art. 19 do Decreto nº 6944/2009.

1.4.2. Os documentos comprobatórios do Curriculum Lattes - cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais - serão entregues à Comissão Examinadora, impreterivelmente, até o início do sorteio do ponto para a Prova Didática, conforme disposto nas Resoluções nºs 04, de 18/8/2004, e 17, de 22/12/2003, do COCEPE.

1.4.3. A inscrição poderá ser feita pessoalmente ou por procurador legalmente habilitado ou por via postal (SEDEX), desde que a data de postagem esteja dentro do período de inscrições e que a entrega no destino (CES) aconteça até o dia 30 de dezembro de 2010.

1.4.3.1. A inscrição por via postal, exclusivamente por SEDEX, deverá ser remetida para o endereço: CENTRO ESPECIALIZADO EM SELEÇÃO DA UFPEL - Rua Gonçalves Chaves nº 3126 - Pelotas - RS - CEP 96015-560.

1.4.3.2. A inscrição via SEDEX, se efetuada, será por conta e risco do candidato, não se responsabilizando a UFPEL por extravios ou outras ocorrências que impeçam a efetiva inscrição do candidato.

1.4.4. Além dos itens listados no subitem 1.4, o candidato deverá entregar a Ficha de Inscrição (Anexo III), em duas (2) vias, preenchida e assinada.

1.5. É vedada a inscrição condicional, via fax e/ou extemporâneas.

1.6. A inscrição implica o conhecimento e a concordância, por parte do candidato, das condições estabelecidas para a realização dos concursos, fixadas nas Normas de Concurso para Professor Adjunto - Regimento da UFPEL e Resoluções / COCEPE nºs 14/2003 (prova Didática e Escrita) e 04/2004 (prova de Títulos) - e para Professor Assistente - Regimento da UFPEL e Resoluções / COCEPE nºs 14/2003 (prova Didática e Escrita) e 17/2003 (prova de Títulos), as quais passam a fazer parte integrante deste Edital e estão disponíveis no site http://ces.ufpel.edu.br, no link Concursos Docentes.

2. DAS PROVAS

2.1. Nos termos do Decreto nº 6944 (art. 19, XIV), de 21/8/2009, a data provável de início das provas é 24 de janeiro de 2011.

2.2. O candidato será notificado, sobre a data de realização do concurso, através de correspondência registrada, enviada para o endereço informado na ficha de inscrição.

2.3. A Prova Didática será realizada em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação.

2.4. Os programas das áreas em concurso constam do Anexo II deste Edital.

3. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

3.1. Os pedidos de inscrição serão apreciados pelo Conselho Departamental da Unidade e, uma vez aceitos, deverão ser homologados pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE).

3.2. A homologação das inscrições será publicada no site http://ces.ufpel.edu.br, no link concursos docentes e no Diário Oficial da União (DOU).

4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

4.1. A UFPEL divulgará, através do Diário Oficial da União, em Edital, a relação dos candidatos classificados de acordo com a homologação dos resultados pelo COCEPE, conforme disciplina o art. 16 (Anexo II) do Decreto nº 6944/2009.

4.1.1. Os candidatos não classificados no número máximo de aprovados de que trata o Anexo II do Decreto nº 6944/2009, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente reprovados no concurso público.

4.1.2. Nenhum dos candidatos empatados na última classificação de aprovados será considerado reprovado, nos termos do art. 16 do Decreto supracitado.

5. DOS RECURSOS

5.1. Serão admitidos recursos relacionados ao processo de homologação das inscrições e/ou resultado final do concurso, no prazo de até dois (2) dias úteis a partir da publicação no Diário Oficial da União dos respectivos editais.

5.2. Os pedidos de recursos deverão ser dirigidos ao COCEPE, através de requerimento devidamente fundamentado, que indique com precisão os itens objeto do pedido.

5.3. Esse requerimento deverá ser entregue exclusivamente no endereço Praça 7 de Julho, 180 - Centro - Pelotas, no horário das 8h às 12h. Não serão aceitos os recursos interpostos fora do prazo, enviados por via postal, via fax ou meio eletrônico (e-mail), ou em desacordo com este edital, sob pena de serem preliminarmente indeferidos.

6. DO PROVIMENTO DAS VAGAS

6.1. A nomeação na classe de Professor Adjunto, Nível 1, e na classe de Professor Assistente, nível 1, com a remuneração abaixo especificada, será feita no Regime Jurídico Único, após a publicação dos resultados finais no Diário Oficial da União.

6.1.1. Ao servidor caberá, ainda, o auxílio alimentação no valor de R$ 304,00 (trezentos e quatro reais).

Classe/Reg. Trab

Venc. Básico

Retribuição por Titulação

Grat. Esp. do Magist. Superior

Total

Prof. Adjunto/DE

R$ 2.318,71

R$ 3.916,88

R$ 1.098,08

R$ 7.333,67

Prof. Assistente/DE

R$ 2.001,86

R$ 1.592,90

R$ 1.056,83

R$ 4.651,59

Prof. Assistente/40h

R$ 1.291,52

R$ 706,37

R$ 1.018,63

R$ 3.016,52

6.2. A posse no cargo, de acordo com o artigo 14 da Lei 8.112/90, ficará condicionada à aprovação em inspeção médica a ser realizada pelo Serviço Médico Pericial da UFPEL e ao atendimento das condições constitucionais e legais.

6.3. Ao pessoal do magistério superior são peculiares as seguintes atribuições:

a) as pertinentes a pesquisa, ensino e extensão que, desenvolvidas de forma simultânea e indissociável, visem à aprendizagem, à produção do conhecimento, à ampliação e à transmissão do saber e da cultura, e

b) as relacionadas ao exercício de direção, assessoramento, chefia e coordenação na própria Universidade, além de outras previstas na legislação vigente e determinadas pela administração superior.

6.3.1. Ao assumir o cargo, será exigida disponibilidade de horário, compatível com as necessidades do curso ou programa e do regime de trabalho para o qual fez concurso, podendo a jornada semanal ser cumprida nos turnos diurno e noturno.

6.3.2. O docente submetido ao regime de Dedicação Exclusiva (DE) fica obrigado a prestar 40 horas semanais de trabalho, em dois turnos diários completos, e estará impedido de exercer outra atividade remunerada pública ou privada.

7. DA VALIDADE DO CONCURSO

O concurso será válido por um (1) ano a contar da data de publicação do Edital de divulgação dos resultados no Diário Oficial da União, prorrogável por igual período.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. A Universidade enviará correspondência registrada a cada candidato, quando se fizer necessário, e considerará notificado/avisado o candidato a partir da postagem de correspondência (com Aviso de Recebimento - AR).

8.1.1. Na eventualidade de ser concedido prazo ao candidato, o início da contagem será a partir do recebimento pela UFPEL do AR da empresa de Correios, independentemente do sucesso ou frustração da localização efetiva do destinatário.

8.1.2. O candidato é o único responsável pela atualização do registro de seu endereço na UFPEL - o que deve ser feito por escrito -, bem como pela disponibilidade de nesse endereço receber correspondências.

8.2. Maiores informações pelo fone: (53) 3222-4060 ou e-mail: ces@ufpel.edu.br.

8.3. O inteiro teor deste Edital estará disponível no site http://ces.ufpel.edu.br, no link Concursos Docentes.

Prof. Cláudio Manoel da Cunha Duarte
Diretor Executivo do CES

Prof. Antônio César Gonçalves Borges
Reitor

ANEXO I - Áreas em Concurso

Unidade/ Processo

Área/ Vagas/ Regime de Trabalho

Titulação Exigida

Tipos de Provas

Professor Assistente

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

Proc. 23110. 008675/ 2010-35

Tecnologia da Informação / 1 vaga / Dedicação Exclusiva

Curso de Graduação em Sistemas de Informação OU Análise de Sistemas e Mestrado na área de Ciências Sociais Aplicadas.

Escrita, Didática e Títulos

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

Proc. 23110. 008506/ 2010-03

Planejamento e Meio Ambiente / 1 vaga / Dedicação Exclusiva

Curso de Graduação em Ciências Sociais Aplicadas e Mestrado na Área de Ciências Sociais Aplicadas, com dissertação na área de Políticas Públicas.

Escrita, Didática e Títulos

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

Proc. 23110. 008512/ 2010-52

Ciências Ambientais / 1 vaga / Dedicação Exclusiva

Curso de Graduação em Engenharia Química OU Engenharia Ambiental OU Engenharia Sanitária OU Engenharia Agronômica OU Engenharia Civil OU Bacharelado em Biologia OU Bacharelado em Geografia OU Curso Superior em Gestão Ambiental OU Curso Superior em Controle Ambiental e Mestrado e Dissertação na área objeto do concurso.

Escrita, Didática e Títulos

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

Proc. 23110. 008507/ 2010-40

Gestão e Legislação (Ambiental e Transportes)/ 1 vaga / 40 horas semanais

Título de Mestre na área do concurso e inscrição na OAB.

Escrita, Didática e Títulos

Professor Adjunto

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

Proc. 23110. 008674/ 2010-91

Logística e Transportes / 1 vaga / Dedicação Exclusiva

Curso de Graduação em Engenharia OU Administração OU Contabilidade OU Economia e Doutorado cuja TESE seja na área do concurso.

Escrita Didática e Títulos

ANEXO II - Programas

Área de Conhecimento: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Programa:

1. Ética

2. A interação entre pessoas e organizações.

3. Elaboração e administração de projetos.

4. Metodologia de Projetos.

5. O indivíduo na organização.

6. Introdução à informática

7. Sistemas de Informação.

8. Administração de Sistemas de Informação.

9. Exclusão e Inclusão social.

10. Educação do Futuro.

Bibliografia

SROUR, Robert Henry. Ética empresarial - Posturas responsáveis nos negócios, na política e nas relações pessoais. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

MASIEIRO, Paulo César. Ética em Computação. São Paulo: Universidade de São Paulo, 200

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. Edição Compacta. 7. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Administração de Projetos: Como transformar ideias em resultados. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

CHANLAT, Jean-François (org.). O indivíduo na organização: dimensões esquecidas, v. 1. São Paulo: Atlas, 1996.

CHANLAT, Jean-François (org.). O indivíduo na organização: dimensões esquecidas, v. 2. São Paulo: Atlas, 1996.

CHANLAT, Jean-François (org.). O indivíduo na organização: dimensões esquecidas, v. 3. São Paulo: Atlas, 1996.

VELLOSO, F. C. Informática: conceitos básicos. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

BATISTA, Emerson de O. Sistemas de Informação: o uso consciente para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2004.

O'BRIEN, James A. Sistemas de Informação. São Paulo: Saraiva, 2002.

LAUDON, Kenneth C. e LAUDON, Jane P. Sistemas de Informação: com internet. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

EIN-DOR, Phillip. Administração de Sistemas de Informação. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

KLIKSBERG, Bernardo e SEN, Amartya. As pessoas em primeiro lugar - a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

LÜCK, Heloísa. Metodologia de Projetos: Uma ferramenta de planejamento e gestão. 7. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

Área de Conhecimento: PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE

Programa:

1. Educação e Saúde Ambiental.

2. Cidadania e Desenvolvimento.

3. Desenvolvimento de Meio Ambiente.

4. Gestão Pública e Desenvolvimento.

5. Gestão de Projetos.

6. Sociedade, Desenvolvimento e Políticas Públicas.

7. Estado: conceito e evolução do estado moderno.

8. Sociedade, Território e Redes Sociais.

9. Planejamento Estratégico.

10. Política Ambiental Brasileira.

Área de Conhecimento: CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Programa:

1. Química Ambiental.

2. Meio Ambiente e desenvolvimento.

3. Cidadania, Ética e Responsabilidade Sócio Ambiental.

4. Estudo Impacto Ambiental/Relatório Impacto Ambiental.

5. Sistemas de Tratamento de Água e Esgoto

6. Gestão Ambiental.

7. Biotecnologia Ambiental.

8. Legislação Ambiental Brasileira.

9. Educação Ambiental no processo de gestão.

10. Reciclagem de resíduos orgânicos.

Área de Conhecimento: GESTÃO E LEGISLAÇÃO (AMBIENTAL E TRANSPORTES)

Programa:

1. Fundamentação Legal e Princípios do Direito.

2. Lei, Sociologia e Direito.

3. Gestão e Legislação Ambiental.

4. Logística e Infraestrutura em transportes.

5. Princípios e normas jurídicas.

6. Histórico da legislação e da realidade da educação de trânsito.

7. Sistema Nacional de Trânsito.

8. Código de Trânsito Brasileiro.

9. Introdução ao Direito Ambiental Brasileiro.

10. Políticas Públicas e sustentabilidade.

Área de Conhecimento: LOGÍSTICA E TRANSPORTES

Programa:

1. Engenharia de Tráfego

2. Educação para o Trânsito

3. Administração Estratégica de Compras

4. Administração de estoques: planejamento, dimensionamento, controle e gestão

5. Distribuição física e transporte: fundamentos e estratégias

6. Logística Empresarial: organização, planejamento e tecnologia e sistema de informação

7. Gestão da cadeia de suprimentos: custos, processos e estratégias

8. Logística Reversa: objetivos, estratégias e desafios

9. Administração do Trânsito

10. Marketing e Comunicação Visual no Trânsito

ANEXO III

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL/CES Nº 97/2010

FICHA DE INSCRIÇÃO Nº

Doc. Identidade nº ____________________________________ CPF ________________________________

NOME:_________________________________________________________________________________

FILIAÇÃO: Pai -__________________________________________________________________________

Mãe -___________________________________________________________________________________

Data de Nascimento:________________________________ Estado Civil:______________________________

Naturalidade:______________________________________ Nacionalidade:____________________________

Endereço:____________________________________________________________ Nº _________________

Complemento:______________________________ Bairro:_________________________________________

Cidade:__________________________________________ Estado: __________ CEP:___________________

Telefone:_________________________________________ Celular: _________________________________

E-mail: __________________________________________________________________________________

Candidato ao cargo de ______________________________________________________________________

Área:____________________________________________________________________________________

Processo UFPel nº 23110._______________ /2010-______

Observação: Tendo em vista que a UFPEL notificará os candidatos através de via postal, solicitamos a atenção ao preencher os campos referentes ao endereço.

Data: _____ de _____________ de 2010.

___________________
Assinatura do Candidato

ANEXO IV - REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

Ao

Centro Especializado em Seleção da Universidade Federal de Pelotas

Senhor Diretor

Eu, ______________________________________, Carteira de Identidade nº ______________________, CPF nº _________________, solicito, nos termos do Decreto nº 6593, de 02/10/2008, isenção da taxa de inscrição do Concurso Público para o Magistério Superior (Edital / CES nº 97/2010).

Para tanto, declaro estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com o Número de Identificação Social - NIS __________________________, no município de __________________________ e que atendo a condição estabelecida no inciso II do caput do art. 1º do Decreto acima referido (família de baixa renda).

Declaro estar ciente de que as informações que estou prestando são de minha inteira responsabilidade. No caso de declaração falsa, declaro estar ciente de que estarei sujeito às sanções previstas em lei.

Pelotas, _____ de __________________ de 2010.

___________________
Assinatura do Candidato

OBS.: Anexar cópias do RG, CPF e do Cartão Cidadão.