UFCG - Universidade Federal de Campina Grande - PB

Notícia:   Universidade Federal de Campina Grande - PB oferece 5 vagas para Professores

UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR

EDITAL Nº 17, 17 DE OUTUBRO DE 2008

O Diretor pro tempore do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Campus de Pombal, no uso de suas atribuições e considerando o disposto no Decreto Nº 4.175, de 27 de março de 2002, da Presidência da República: na Lei 11.612, de 17 de dezembro de 2007 e nas Portarias nº 450, do Ministério do Planejamento e nº 1.263, do Ministério da Educação, de 27 de dezembro de 2007 torna público, para conhecimento dos interessados, a abertura de inscrições para concurso público de provas e títulos destinado a selecionar candidatos para o provimento de 05 (cinco) vagas na carreira do Magistério Superior, pertencente ao Quadro de Pessoal desta Universidade.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 A seleção externa será regida pela Resolução Nº 07/2007, de 02 de outubro de 2007, da Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande e pelas normas contidas neste Edital, observadas as disposições legais aplicáveis à espécie.

1.2 A retribuição do pessoal docente compreende o vencimento ou salário fixado em lei para cada nível, os incentivos funcionais e demais vantagens previstas em lei.

1.3 O Processo seletivo compreenderá as 03 fases seguintes: prova escrita, prova didática, ambas de caráter eliminatório, e exame de títulos.

a) Participarão da prova escrita os candidatos cujas inscrições forem homologadas;

b) Participarão da prova didática os candidatos que obtiverem, pelo menos, 70 pontos na prova escrita;

c) Participarão das demais fases os candidatos que obtiverem, pelo menos, 70 pontos na prova didática.

1.4 As provas para professor adjunto serão divididas em dois blocos.

2. DO CARGO

2.1 Denominação, classe e nível de ingresso: Professor Adjunto, Padrão I

2.2 Remuneração Inicial: Professor Adjunto - R$ 6.497,15

2.3 Jornada de trabalho: quarenta horas semanais de trabalho, em regime de dedicação exclusiva.

3. DAS CONDIÇÕES E REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO E INVESTIDURA NO CARGO

3.1 Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira com situação regular no país;

3.2 Estar em gozo dos direitos políticos;

3.3 Estar quite com as obrigações eleitorais;

3.4 Estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

3.5 Apresentar declaração de não acumulação de cargo ou emprego público (De acordo com o § 3º do Art. 118 da Lei Nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e da Lei Nº 9.527, de 10 de dezembro de 1997, considera-se acumulação proibida a percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remunerações forem acumuláveis na atividade);

3.6 Apresentar declaração de bens e valores patrimoniais.

§ 1º Os documentos comprobatórios relacionados no item 3 serão exigidos de todos os candidatos no ato da inscrição, exceto os discriminados nos subitens "3.5" e "3.6", que deverão ser apresentados apenas pelos candidatos convocados para nomeação.

§ 2º Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no concurso.

§ 3º A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados no item 3 impedirá a posse do candidato.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 As inscrições serão realizadas no período de 20 a 31 de outubro de 2008, para a classe de Professor Adjunto (Doutor), Padrão I.

4.2 Somente serão aceitas inscrições para Professor Adjunto de candidatos portadores de, no mínimo, o título de Doutor, reconhecido ou revalidado, expedido por instituição de ensino superior nacional ou estrangeira.

4.3 O horário de atendimento será das 7 às 11h e das 13 às 17h, de segunda a sexta-feira, na Secretaria da Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos, do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Campus de Pombal, Rua. Cel. João Leite, 517 - Centro, Pombal -PB (CEP: 58840-000). Fone: (83) 3431-2376.

4.4 O candidato apresentará no ato da inscrição:

a) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 75,00 (setenta e cinco reais). Para tanto, o candidato deve acessar o endereço eletrônico: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp e preencher a GRU - Guia de Recolhimento da União, colocando o código da unidade favorecida 158195; gestão 15281, código do recolhimento 28883-7, vencimento 31/10/2008 para o caso de professor Adjuntoe, inserir o número do CPF e o nome do candidato, além do valor da taxa, concluindo com a emissão da GRU para pagamento exclusivamente no Banco do Brasil;

b) Requerimento de inscrição assinado pelo candidato ou seu procurador devidamente habilitado, dirigido ao Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica;

c) Fotocópia legível e autenticada do diploma de Doutor ou certificado de conclusão, expedida pela Instituição em que o candidato cursou o doutorado, acompanhado do diploma de mestre ou graduado, se concorrente à vaga de Professor Adjunto;

d) Fotocópia legível e autenticada do título de eleitor e do comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;

e) Fotocópia legível e autenticada do comprovante de quitação com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino);

f) Fotocópia legível e autenticada do passaporte, com visto, de acordo com as normas do Serviço Nacional de Imigração (para estrangeiros);

g) Fotocópia legível e autenticada da Carteira de Identidade e do CPF;

h) Curriculum Vitae em 3 (três) cópias, uma delas acompanhada de documentação comprobatória dos títulos;

i) Declaração de que tem conhecimento e aceita condições e normas estabelecidas neste Edital, sobre as quais não poderá alegar desconhecimento, e na Resolução Nº 07/2007, de 02 de outubro de 2007, da Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira do Conselho Universitário da UFCG, disponíveis na Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos e na Internet (www.ufcg.edu.br).

4.5 Todas as cópias de documentos comprobatórios deverão estar devidamente autenticadas, podendo, para os casos de inscrição realizada presencialmente, a autenticação ser realizada por servidor designado pela Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica, que o fará mediante a apresentação dos originais, à vista do candidato ou seu procurador, além de listar material não textual.

4.6 Após o ato de inscrição, nos termos do subitem 4.5, o candidato ou seu procurador receberá, sem prejuízo de outras instruções eventualmente exaradas, os seguintes documentos:

a) Cópia da Resolução citada na letra "j" do subitem 4.5;

b) Programa do concurso;

c) Calendário das provas;

d) Tabela contendo prazos que nortearão o concurso, conforme Anexo deste Edital;

e) Relação nominal dos membros da comissão examinadora e seus suplentes, com respectiva titulação acadêmica.

4.7 Os documentos apresentados, conforme as exigências do subitem 4.5, ficarão em poder da Unidade Acadêmica, não cabendo devolução.

4.8 O procurador do candidato deverá apresentar original da Procuração e respectiva cópia autenticada do instrumento, ficando esta em poder da Unidade Acadêmica.

4.10 O valor da inscrição, uma vez pago, não será restituído, em hipótese alguma.

4.11 A inscrição poderá ser feita também por via postal, através de carta registrada ou Sedex, com Aviso de Recepção (AR), encaminhado à Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos, com data de postagem dentro do prazo de inscrição estabelecido neste Edital.

4.12 O candidato que utilizar a alternativa do subitem 4.11 para inscrição deverá anexar o comprovante original de depósito bancário no valor da taxa de inscrição, como especificado na alínea "a" do subitem 4.5,

4.13 Em anexo, quadro contendo os prazos regulamentares do Concurso para Professor Adjunto, Padrão I e Professor Assistente, Padrão I, respectivamente.

4.14 Não será permitido inscrição condicional, nem admitido complementação documental fora do prazo de inscrição, salvo se a Comissão Examinadora, em caso de dúvida, exigir do candidato documentos que comprovem a veracidade ou autenticidade de peças processuais entregues no ato da inscrição.

5. DAS ÁREAS E VAGAS DOS CONCURSOS

5.1 As áreas de conhecimento objeto dos concursos e vagas respectivas estão especificadas na tabela abaixo:

Unidade Acadêmica

Área de Conhecimento Objeto do Concurso

Titulação Acadêmica Mínima Exigida para a Classe de Professor Adjunto, Padrão I

Regime de trabalho

Número de Vagas

Agronomia e Tecnologia de Alimentos

Botânica

Graduado em Agronomia ou Ciências Biológicas, com Doutorado em Botânica, Ciências Biológicas ou Agronomia na área objeto do concurso

T- 40 com Dedicação Exclusiva

01

Agronomia e Tecnologia de Alimentos

Engenharia Rural

Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal ou Agronomia com doutorado em Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal ou Agronomia

T- 40 com Dedicação Exclusiva

01

Agronomia e Tecnologia de Alimentos

Fitotecnia

Graduado em Agronomia com Doutorado em Agronomia na área objeto do concurso

T- 40 com Dedicação Exclusiva

01

Agronomia e Tecnologia de Alimentos

Microbiologia Geral

Graduado em Agronomia ou Biologia, com Doutorado em Microbiologia, Proteção de Plantas, Fitopatologia, Biotecnologia Microbiana, ou Ecologia de Microrganismos

T- 40 com Dedicação Exclusiva

01

Agronomia e Tecnologia de Alimentos

Administração

Graduado em Administração ou Economia com Doutorado em Administração, Economia, Engenharia de Produção ou Recursos Naturais

T- 40 com Dedicação Exclusiva

01

6. DAS PROVAS

6.1 Local: Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus de Pombal

6.2 Período:

De 8 a 10 de dezembro de 2008, para professor Adjunto, provas nas seguintes áreas de conhecimento:

· Botânica

· Microbiologia Geral

· Administração

· Fitotecnia

· Engenharia Rural

6.3 A prova escrita consistirá em dissertação no âmbito dos temas constantes do programa e terá duração de 04 horas.

6.4 A prova didática consistirá em aula teórica sobre tema constante do programa e terá duração de 50 minutos. Após o término, a Comissão Examinadora terá, se julgar necessário, até 15 (quinze) minutos para argüir o candidato acerca do tema objeto da prova. A chamada para realização das provas obedecerá a ordem do sorteio.

6.5 O Exame de Títulos constará da apreciação dos documentos comprobatórios apresentados pelos candidatos, no ato da inscrição e serão pontuados pela Comissão Examinadora em conjunto, segundo a Tabela de Pontos anexa à Resolução nº. 07/2007 de 02 de outubro de 2007.

7. DA NOMEAÇÃO, POSSE E EXERCÍCIO

7.1 A nomeação dos candidatos fica condicionada à comprovação dos requisitos para a investidura nos cargos especificados no item 3 deste Edital.

7.2 A posse dos candidatos nomeados dar-se-á pela assinatura do Termo de Posse e ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicação do ato de provimento no Diário Oficial da União.

7.3 Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo especificado no item anterior.

7.4 O docente terá 15 (quinze) dias contados da data da posse para entrar em exercício, sendo passível de exoneração aquele que não obedecer a esse prazo.

7.5 Os nomeados e empossados exercerão a docência na UFCG, no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, com sede no Município de Pombal, em regime de trabalho de dedicação exclusiva.

7.6 Os nomeados assumem o compromisso de fixar residência no Município de Pombal.

7.7 Regime Jurídico do cargo a ser provido: os nomeados serão regidos pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 O candidato amblíope ou cego deverá solicitar, por escrito, à Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica, até o último dia de inscrição, a confecção da prova especial ampliada (especificando o tipo de grau para a ampliação) ou o acompanhamento por monitor.

8.2 O candidato que não fizer a solicitação prevista no item anterior, no prazo mencionado e seja qual for o motivo alegado, não terá a prova preparada, ficando impossibilitado de a ela se submeter e, portanto, excluído do concurso.

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 O período destinado à realização de todas as etapas do concurso público previsto neste Edital será de 60 (sessenta) dias, no máximo, a contar do término do prazo das inscrições.

9.2 Sendo necessário o adiamento do concurso por motivos relevantes, a Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica divulgará novo calendário para o certame com antecedência mínima de 05 (cinco) dias da primeira prova.

9.3 Somente se submeterão às provas os candidatos cujas inscrições tiverem sido deferidas.

9.4 Todas as etapas do concurso público previsto neste Edital serão realizadas no Campus de Pombal.

7.1 Os resultados de cada etapa dos concursos serão afixados na Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos, Campus de Pombal, Rua Coronel João Leite, 517 - Centro, Pombal - PB (CEP 58.840-000).

9.5 O concurso objeto deste Edital terá validade de 01 ano, contado a partir da publicação da homologação do concurso pelo Diário Oficial da União, sendo possível renovação por igual período, nos termos do Decreto Nº 4.175, de 27 de março de 2002.

9.6 Não será fornecido ao candidato qualquer documento ou certidão como comprovante de classificação no concurso, valendo para este fim o Edital de Homologação publicado no Diário Oficial da União.

9.7 A aprovação no concurso assegurará apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do concurso.

9.8 É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar, pelo Diário Oficial da União, a publicação dos atos e editais referentes ao concurso previstos neste Edital, bem como outras informações que poderão ser divulgadas pela Unidade Acadêmica.

9.9 Após a homologação do resultado do concurso, pelo Conselho Administrativo do Centro, poderá haver recurso com efeito suspensivo, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, à Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira do Conselho Universitário da UFCG.

9.10 Os casos omissos serão resolvidos pelas Comissões Examinadoras do concurso.

Martinho Queiroga Salgado
Diretor pro tempore do CCTA

ANEXO 1 DO EDITAL Nº 17, DE 17 OUTUBRO DE 2008

PRAZOS REGULAMENTARES DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ADJUNTO

ETAPAS

SETOR RESPONSÁVEL

PERÍODO

DAS INSCRIÇÕES

Inscrição de Candidatos

CCTA

20 a 31 de outubro de 2008

Verificação de aceitabilidade das Inscrições

Coordenação Administrativa da Unidade Agronomia e Tecnologia de Alimentos

Até 05 (cinco) dias após encerramento da etapa acima

Interposição de Recurso contra Indeferimento de Inscrição

CONSAD/CCTA

Até 05 (cinco) dias após ciência da etapa acima

Homologação dos Pedidos de Inscrição e Julgamento de Recursos

CONSAD/CCTA

Até 05 (cinco) dias após entrada do Processo na Secretaria do Centro

Interposição de Recurso contra decisão do CONSAD/CCTA sobre os Pedidos de Inscrição e Julgamento de Recursos

Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira

Até 05 (cinco) dias após ciência do resultado da etapa acima

DA COMISSÃO EXAMINADORA

Argüição de impedimento de Membros da Comissão Examinadora

CONSAD/CCTA

Até 05 (cinco) dias após o último dia do período das inscrições

Interposição de Recurso contra decisão do CONSAD/CCTA sobre Pedidos de Argüição de Impedimento

Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira

Até 05 (cinco) dias após ciência do resultado da etapa acima

DO CONCURSO

Realização do Concurso

Comissão Examinadora

8 a 10 de dezembro de 2008

Relatório Conclusivo dos Resultados do Concurso

Comissão Examinadora

Até 02 (dois) dias após o término da etapa acima

Apreciação e Encaminhamento ao CONSAD/CCTA do Relatório Conclusivo do Concurso

Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos

Até 08 (oito) dias após o recebimento do Relatório

Homologação do Resultado do Concurso

CONSAD/CCTA

Até 05 (cinco) dias após o recebimento do Relatório

Interposição de Recurso Contra o Resultado Final do Concurso

Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira

Até 05 (cinco) dias após a divulgação e conhecimento da decisão acima

ANEXO 2 DO EDITAL Nº 17, DE 17 DE OUTUBRO DE 2008

CALENDÁRIO DE PROVAS PARA PROFESSOR ADJUNTO

Áreas de Conhecimento

· Botânica

· Administração

· Fitotecnia

· Engenharia Rural

Data e Horário

Local

Prova escrita

8 de dezembro de 2008
às 8h

Central de aulas

Sorteio de ponto para a prova didática

9 de dezembro de 2008
às 8h

Central de aulas

Prova didática

10 de dezembro de 2008
A partir das 8h

Central de aulas

* A Comissão Examinadora poderá adiar o sorteio de ponto para a prova didática, caso o número de participantes da prova escrita demandar um prazo maior para a correção desta.

Concurso Público de Provas e Títulos para a carreira do Magistério Superior

classe: ADJUNTO

regime de trabalho: Dedicação Exclusiva

ÁREA DE CONHECIMENTO OBJETO DO CONCURSO: BOTÂNICA

TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA: Graduado em Agronomia ou Ciências Biológicas, com Doutorado em Botânica, Ciências Biológicas ou Agronomia na área objeto do concurso

NÚMERO DE VAGAS: 01

COMISSÃO EXAMINADORA

Dr. Kilson Pinheiro Lopes

Universidade Federal de Campina Grande

Presidente

Dra. Maria das Graças Veloso Marinho

Universidade Federal de Campina Grande

Titular

Dr. Leonardo Pessoa Félix

Universidade Federal da Paraíba

Titular

Dra. Patrícia Lígia Dantas de Morais

Universidade Federal de Campina Grande

Suplente

Dr. Antonio Lucineudo de Oliveira Freire

Universidade Federal de Campina Grande

Suplente

Dra. Edilma Pereira Gonçalves

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Suplente

PROGRAMA

1 - Morfologia e anatomia da raiz

2 - Morfologia e anatomia do caule

3 - Morfologia da flor

4 - Morfologia e anatomia de frutos e sementes

5 - Tecidos vegetais

6 - Sistemas de classificação de plantas

7 - Nomenclatura botânica

8 - Morfotaxonomia das famílias Mimosaceae, Fabaceae e Caesalpinaceae

9 - Caracterização, posição sistemática, importância econômica de monocotiledôneas: Poaceae, Cyperaceae e Bromeliaceae

10 - Técnicas de herborização e manutenção de herbários

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

APPEZZATO-DA-GLORIA, B.; CARMELLO-GUERREIRO, S. M. Anatomia vegetal, UFV, 2ª Ed. 2003. 483p.

BARROSO, G. M.; PEIXOTO, A. L.; COSTA, C. G.; ICHASO, C. L. F.; GUIMARÃES, E. F. & LIMA, H. C. 1984. Sistemática de Angiospermas do Brasil. 2o Vol.. UFV ed., Viçosa. 377p

BARROSO, G. M.; PEIXOTO, A. L.; COSTA, C. G.; ICHASO, C. L. F.; GUIMARÃES, E. F. & LIMA, H. C. 1986. Sistemática de Angiospermas do Brasil. 3o Vol.. UFV ed., Viçosa. 326p

BARROSO, G. M.; ICHASO, C. L. F.; COSTA, C. G. & PEIXOTO, A. L.; 2002. Sistemática de Angiospermas do Brasil. 1o Vol. 2a Ed., UFV ed., Viçosa. 309p

CUTTER, E. G, Anatomia vegetal parta II: órgãos. São Paulo: ROCA, 2ª Ed. 1987, 336p.

CUTTER, E.G., Anatomia vegetal parte I: células e tecidos. São Paulo: ROCA, 2a Ed. 1986, 304p.

MARCOS FILHO, J. Fisiologia de sementes de plantas cultivadas. Piracicaba: FEALQ. 2005, 495p.

SOUZA, L.A. DE. 2003. Morfologia e Anatomia Vegetal: célula, tecidos, órgãos e plântula. Editora UEPG, Ponta Grossa. 258p.

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

CLASSE: ADJUNTO

REGIME DE TRABALHO: DEDICAÇÃO EXCLUSIVA

ÁREA DE CONHECIMENTO OBJETO DO CONCURSO: ADMINISTRAÇÃO

TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA: Graduado em Administração ou Economia com Doutorado em Administração, Economia, Engenharia de Produção ou Recursos Naturais

NÚMERO DE VAGAS: 01 COMISSÃO EXAMINADORA

Dra. Lúcia Santana de Freitas

Universidade Federal de Campina Grande

Presidente

Dr. Egídio Luiz Furlanetto

Universidade Federal de Campina Grande

Titular

Dra. Rita de Cássia de Faria Pereira

Universidade Federal da Paraíba

Titular

Dr. Gesinaldo Ataíde Cândido

Universidade Federal de Campina Grande

Suplente

Dr. Elmano Pontes Cavalcanti

Universidade Federal de Campina Grande

Suplente

Dr. Carlo Gabriel de Faria Pereira

Universidade Federal da Paraíba

Suplente

PROGRAMA

1 - Conceitos gerais, evolução e apresentação do sistema agribusiness

2 - Competitividade e globalização no agribusiness.

3 - Organização industrial no agribusiness.

4 - Abordagem clássica e humanística da administração

5 - Abordagem sistêmica e contingencial da administração

6 - Tendências contemporâneas na gestão de empresas

7 - Economia das organizações.

8 - A nova economia institucional.

9 - Competitividade, padrões de concorrência e fatores determinantes.

10 - Gestão agroindustrial.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BATALHA, M.O. Gestão Agroindustrial. Vol I e II. Editora Atlas: São Paulo, 2001

BATEMAN, T.S., SNELL, S. A. Administração, construindo vantagem competitiva. São Paulo. Atlas, 1998.

CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro, Campus, 1999.

COUTINHO, L. & FERRAZ, J.C. Estudo da Competitividade da Indústria Brasileira, Editora-Papirus-Unicamp: Campinas, 1994.

DAFT, R. L. Organizações: teoria e projetos. São Paulo: Thomson Pioneira, 2000.

FARINA, E.M.M Q.; AZEVEDO, P.F. & SAES, M.S.M. Competitividade: Mercado, Estado e Organizações. Editora Singular: São Paulo, 1996.

FERRAZ, J.C.; KUPFER, D. & HAGUENAUER, L. Made In Brazil: desafios competitivos para a indústria. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997.

MOTTA, F. C. P., VASCONCELOS, L. F. G Teoria geral da administração. São Paulo. Pioneira, Thomson Learning, 2002.

Zylbergsztajn, D. & Neves, M. F.(Org). Economia & gestão dos negócios agroalimentares. São Paulo, Pioneira, 2000.

Concurso Público de Provas e Títulos para a carreira do Magistério Superior

Classse: ADJUNTO

regime de trabalho: Dedicação exclusiva

ÁREA DE CONHECIMENTO OBJETO DO CONCURSO: FITOTECNIA

TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA: Graduado em Agronomia com Doutorado em Agronomia, Fitotecnia, Produção Vegetal ou Agricultura

NÚMERO DE VAGAS: 01

Comissão Examinadora

Dra. Caciana Cavalcanti Costa

Universidade Federal de Campina Grande

Presidente

Dr. Anielson dos Santos Souza

Universidade Federal de Campina Grande

Titular

Dr. Renato Innecco

Universidade Federal do Ceará

Titular

Dr. Roberto Cleiton Fernandes Queiroga

Universidade Federal de Campina Grande

Suplente

Dra. Raunira da Costa Araújo

Universidade Federal da Paraíba

Suplente

Dr. Lauter Silva Souto

Universidade Federal de Campina Grande

Suplente

PROGRAMA

1. Importância sócio-econômica das plantas ornamentais;

2. Paisagismo e suas aplicações;

3. Técnicas de propagação de plantas ornamentais;

4. Planejamento e implantação de jardins;

5. Floricultura tropical: tecnologia de produção de helicônicas, alpínias, bastão do imperador, antúrios e gengibre ornamental;

6. Aspectos fisiológicos na pós-colheita de flores e plantas ornamentais;

7. Aspectos técnicos do cultivo de plantas aromáticas;

8. Importância das plantas medicinais e sua utilização;

9. Cultivo e Processamento de plantas medicinais;

10. Biossíntese de princípios ativos de plantas medicinais.

BIBLIOGRAFIA

ALBUQUERQUE, J. M. Plantas medicinais de uso popular. Brasília: ABES/MEC, 1989. 100p.

BARBOSA, J. G.; LOPES, L. C. Propagação de plantas ornamentais. Viçosa: UFV, 2007. 183 p. il.

DEMATTÊ, M. E. S. P. Princípios de Paisagismo. Jaboticabal: Funep, 1999. 101p.

KÄMPF, A.N. Produção comercial de plantas ornamentais. Guaíba: Agropecuária, 2000. 254p.

LAMOS, A. da M. Floricultura Tropical: técnicas de cultivo. Recife: SEBRAE-PE, 2001. 88p. il.

LIRA FILHO, J. A. de; PAIVA, H. N. de; GONÇALVES, W. Paisagismo: princípios básicos. Viçosa: Aprenda Fácil, 2001. 163 p. il.

LORENZI, H. Plantas Ornamentais do Brasil. São Paulo: Plantarum, 2001. 1088p. il.

LORENZI, H.; MATOS, F. J. A. Plantas Medicinais no Brasil: Nativas e Exóticas. Nova Odessa - SP: Plantarum, 2002. 544 p. il.

MARTINS, E. R.; CASTRO, D. M.; CASTELLANI, D. C.; DIAS, J. E. Plantas medicinais. Viçosa: UFV. 1994.

MATOS, F. J. A. Plantas medicinais: guia de seleção e emprego de plantas medicinais do Nordeste do Brasil. Fortaleza: IOCE, 1989.

PASQUAL, M. Propagação de plantas ornamentais. Lavras: UFLA-FAEP, 2002. 80p.

PAIVA, P. D. de O. Paisagismo. Lavras: UFLA, 2003. 128p. il. (Textos Acadêmicos).

TOMBOLATO, A. F. C. Cultivo Comercial de Plantas Ornamentais. Campinas: Instituto agronômico, 2004. 211p.

UPNMOOR, I. Cultivo de plantas ornamentais. Guaíba: Agropecuária, 2003. 61p. il.

Concurso Público de Provas e Títulos para a carreira do Magistério Superior

classe: ADJUNTO

regime de trabalho: Dedicação Exclusiva

ÁREA DE CONHECIMENTO OBJETO DO CONCURSO: ENGENHARIA RURAL

TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA: Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal ou Agronomia com Doutorado em Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal ou Agronomia

NÚMERO DE VAGAS: 01

COMISSÃO EXAMINADORA

Dr. Manoel Moisés Ferreira Queiroz

Universidade Federal de Campina Grande

Presidente

Dr. Antonio Amador de Sousa

Universidade Federal de Campina Grande

Titular

Dr. Joaquim Odilon Pereira

Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Titular

Dr. João Miguel

Universidade Federal de Campina Grande

Suplente

Dra. Joédla Rodrigues de Lima

Universidade Federal de Campina Grande

Suplente

Dr. Maurício Javier de Léon

Universidade Federal da Paraíba

Suplente

PROGRAMA

1. Máquinas para preparo periódico e cultivos do solo - métodos e equipamentos

2. Desempenho operacional de máquinas agrícolas

3. Máquinas semeadoras, plantio e transplantio - métodos e equipamentos

4. Motores de combustão interna - princípio de funcionamento

5. Levantamento topográfico plani-altimétrico

6. Sistematização de terreno

7. Sistema de posicionamento global

8. Fundamentos de fotogrametria

9. Fotogrametria digital

10. Fotointerpretação

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDERSON, P. S.; VERSTAPPEN, H.T. Fundamentos para fotointerpretação Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira de Cartografia. 1982. 136p.

ASSAD, E.D.; SANO, E.E. Sistema de informações geográficas: aplicações na agricultura Brasília, EMBRAPA, 1998. 434p.

CARVER, A. J. Fotografia aérea para planejadores de uso da terra 2ª impr. Brasília, Departamento de Serviços Técnicos Agrícolas e de Extensão Rural (MA). 1985

LOCH, C. A. A interpretação de imagens aéreas: noções básicas e algumas aplicações nos campos profissionais Florianópolis, Editora da UFSC. 1984. 82 pp.

LOCH, C. A. Noções básicas para a interpretação de imagens aéreas, bem como algumas de suas aplicações nos campos profissionais. Florianópolis, Editora da UFSC, 1993.

LOCH, C.; LAPOLLI, E. M. Elementos básicos da fotogrametria e sua utilização prática Florianópolis, Editora da UFSC. 1985. 86 pp.

MARCHETTI, D. A. B.; GARCIA, G. J. Princípios de fotogrametria e fotointerpretação São Paulo, Nobel. 1977. 257 pp.

NOVO, E.M.L.M.; PONZONI, F.J. Introdução ao Sensoriamento Remoto São José dos Campos, Inpe, 2001. 68p.

PAREDES, E. A. Introdução à fotogrametria Vol. I e II, Maringá, CNPq/CONCITEC. (1987).

STRANDBERG, C. H. Manual de fotografia aérea Barcelona, Ediciones Omega, 1975, 268 p.

BERALDO, P. & SOARES, Sergio Monteiro. GPS - Introdução e Aplicações Práticas. Brasília: Luana, 1995. 148p.

GARCIA, G. J. & PIEDADE, D. C. R. Topografia aplicada às ciências agrárias. 5ª ed. São Paulo: Nobel, 1989.

ESPARTEL, I. Curso de Topografia. 8ª ed. Rio de Janeiro: Globo, 1982.

PARADA, M. de Oliveira. Elementos de Topografia. 2ª ed. São Paulo: Nagy & Filhos ltda, 1981.

PINTO, Luiz Edmundo Kruschewky. Curso de Topografia. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1989. 323p.

MIALHE, L. G. Manual de Mecanização Agrícola. São Paulo : Ceres, 1974. Vol I e II.

MIALHE, L.G. Máquinas Motoras na Agricultura. Vol. 1 e 2. EPU/EDUSP. São Paulo. 1980.

SAAD, O. Seleção de equipamentos agrícolas. São Paulo: Nobel, 1983.

SILVEIRA, J. F. S. & MACINTIRE, A. J. Curso de Mecânica Aplicada às Máquinas. 4ª ed. 1968.

BERETTA, C. C. Tração Animal na Agricultura. Nobel

Concurso Público de Provas e Títulos para a carreira do Magistério Superior

classe: ADJUNTO

regime de trabalho: Dedicação Exclusiva

ÁREA DE CONHECIMENTO OBJETO DO CONCURSO: MICROBIOLOGIA GERAL

TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA: Graduado em Agronomia ou Biologia, com Doutorado em Microbiologia, Proteção de Plantas, Fitopatologia, Biotecnologia Microbiana, ou Ecologia de Microrganismos

NÚMERO DE VAGAS: 01

COMISSÃO EXAMINADORA

Dra. Márcia Michelle de Queiroz Ambrósio

Universidade federal de Campina Grande

Presidente

Dra. Alfredina Santos Araújo

Universidade federal de Campina Grande

Titular

Dra. Norma Suely Sobral da Silveira

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Titular

Dr. Diércules Rodrigues dos Santos

Universidade federal de Campina Grande

Suplente

Dra. Adriana Silva Lima

Universidade federal de Campina Grande

Suplente

Dr. Patrício Borges Maracajá

Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Suplente

PROGRAMA

1- Classificação dos microrganismos.

2- Estrutura, morfologia e replicação de vírus.

3- Estrutura celular, morfologia e reprodução das bactérias

4- Estrutura celular, somática e reprodução dos fungos

5- Metabolismo e crescimento microbiano

6- Mecanismos de infecção dos microrganismos

7- Variabilidade genética dos microrganismos

8- Ecologia Microbiana

9- Métodos de quantificação de microrganismos

10- Métodos laboratoriais em microbiologia.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BLACK, J.G. Microbiologia: fundamentos e perspectiva. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. 829p.

HARLEY J.P.; PRESCOTT, L.M. Laboratory exercises in microbiology. 5. ed. New York: McGraw−Hill, 2002. 466p.

Moat, A.G.; Foster, J.W.; Spector, M.P. Microbial physiology. 4. ed. New York: Wiley-Liss, 2002. 714p.

PELCZAR Jr., M.J.; CHAN, E.C.S.; KRIEG, N.R. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2. ed. vol. 1 e 2,. 1996.

PRESCOTT, L.M.; HARLEY J.P.; KLEIN, W. Microbiology. 5. ed. New York: McGraw−Hill, 2002. 1.147p.

STROHL, W.A.; ROUSE, H.; FISHER, B.D. Microbiologia Ilustrada. Rio de Janeiro: Artmed, 2004. 531p.

TORTORA, G.J.; FUNKE, B.R.; CASE, C.L. Microbiologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Artmed, 2005. 894p.

TRABULSI, L. R..; ALTERTHUM, F.; GOMPERTZ, O. F.; CANDEIAS, J. A. N. Microbiologia. 4. ed. Rio de Janeiro; Atheneu, 2004. 718p.

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

Sr. Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Profo Kilson Pinheiro Lopes,

__________________________________________________, residente à rua ___________________________________, nº _____, bairro ________________________, na cidade de __________________________, CEP: ______________ fone: ________________, vem requerer, a Vossa Senhoria, inscrição no Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, Padrão I, da Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, da Universidade Federal de Campina Grande, para concorrer a uma vaga na área _________________________, de acordo com o Edital Nº 17, de 17 de outubro de 2008, publicado no Diário Oficial da União em 20 de outubro de 2008 e disponível no endereço www.ufcg.edu.br.

Nestes Termos,

Pede Deferimento.

Pombal, ____ de ____________________ de 2008.

_________________________________________

Procurador: _______________________________________________________________________________

RG Nº ________________________________________ Fone para contato: ___________________________

Endereço: ________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________

Declaração de Conhecimento e Aceitação das Normas do Concurso

Eu, __________________________________________________, brasileiro (a), RG Nº ____________________, CIC Nº _____________________, DECLARO, para os devidos fins de Direito, que tenho pleno conhecimento e aceito as normas e instruções do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, Padrão I, da unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, da Universidade Federal de Campina Grande, no qual me inscrevi para concorrer a uma vaga na área _________________________________________, conforme o Edital Nº 17, de 17 de outubro de 2008, publicado no Diário Oficial da União em 20 de outubro de 2008, disponível no endereço www.ufcg.edu.br.

Pombal, ____ de ___________________ de 2008.

________________________________________