UEL - Universidade Estadual de Londrina - PR

Notícia:   Universidade Estadual de Londrina - PR oferece 58 vagas de até R$ 3.859,17

UEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIDADE: REITORIA

PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS

EDITAL Nº 198/2009 - PRORH

I - De conformidade com o que dispõem os Art. 37, II, da Constituição Federal; o Art. 27, II, da Constituição do Estado do Paraná; as Leis Estaduais no 6.174, de 16 de novembro de 1970; no 11.713, de 07 de maio de 1997 e no 14.825, de 12 de setembro de 2005; no 15.944, de 09 de setembro de 2008; os Decretos Estaduais no 2.508, de 20 de janeiro de 2004; no 5.722, de 24 de novembro de 2005; os Arts. 75-83 do Estatuto da Universidade Estadual de Londrina; os Arts. 134-142 do Regimento Geral da Universidade Estadual de Londrina e o contido nas Resoluções do Conselho de Administração - CA, sob no 32, de 25 de abril de 2001 e no 0005, de 27 de fevereiro de 2008 e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE sob no 0078, de 23 de abril de 2009, no 0096, de 28 de maio de 2009, as autorizações governamentais contidas nos processos ns. 8.833.541-4, 9.372.450-2, 9.631.815-4, 9.236.198-5, 9.631.778-6, 9.396.579-5, 9.991.294-4, 7.230.351-2 e 7.552.452-8, a Universidade Estadual de Londrina torna público que estarão abertas as inscrições ao CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO NO CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR, integrante da carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná, para os Centros, Departamentos, áreas/subáreas, e regimes de trabalho, conforme dispõem o presente Edital e seus anexos:

II - DAS INSCRIÇÕES

1. O presente Concurso Público consistirá na realização "de provas e títulos" (CF/Art. 37, II) nos termos deste Edital.

2. As inscrições deverão ser efetuadas no período de 06 a 10 de julho de 2009, pessoalmente ou por intermédio de mandatário (procurador), por meio de instrumento público ou particular com firma reconhecida, com poderes específicos para representar o outorgante no requerimento de inscrição do Concurso configurado neste Edital, inclusive para atendimento das exigências do mesmo e ANEXO I, junto à Pró-Reitoria de Recursos Humanos da Universidade Estadual de Londrina - Campus Universitário - Londrina - Paraná, das 8h30m às 11h e das 14h às 17h. Mais informações poderão ser obtidas nos telefones: (43) 3371-4302 e 3371-4569, Fax: (43) 3371-4302, no site: www.uel.br/prorh ou e-mail: dsdprorh@uel.br

3. As inscrições também poderão ser realizadas por meio de correspondência enviada via SEDEX, mediante o encaminhamento de requerimento firmado pelo próprio candidato ou pelo procurador de acordo com o prescrito no item 2, e da documentação complementar constante neste Edital. A documentação deverá ser postada até o último dia das inscrições (10/07/2009) para o seguinte endereço: PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS - CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES, Caixa Postal 6001, CEP 86051-990, Londrina - PR.

4. No ato da inscrição para o presente Concurso Público, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Requerimento de inscrição fornecido pela UEL e dirigido ao Magnífico Reitor (disponível no site: www.uel.br/prorh), no qual o candidato deverá declarar conhecer e estar de acordo com todas as normas do presente Edital e das que o amparam;

b) Fotocópia do documento oficial de identidade, que comprove ser de nacionalidade brasileira ou, no caso de candidato estrangeiro, fotocópia do visto temporário ou permanente que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil;

c) Fotocópia do diploma ou certificado de conclusão do curso de Graduação e do histórico escolar. Para a nomeação será obrigatório a apresentação do Diploma e histórico escolar;

d) Fotocópia do comprovante de conclusão do curso de Residência Médica e do histórico escolar (quando for o caso);

e) Fotocópia do comprovante de conclusão do curso de Especialização e do histórico escolar (quando for o caso);

f) Fotocópia do diploma do curso de Mestrado, do histórico escolar correspondente e da folha de rosto e do resumo da dissertação de Mestrado, caso seja exigido como requisito o título de Mestre;

O diploma do curso de Mestrado poderá ser substituído por certificado de conclusão acompanhado de declaração, de acordo com o disposto no item 10 deste Edital.

g) Fotocópia do diploma do curso de Doutorado, do histórico escolar correspondente e da folha de rosto e do resumo da tese de Doutorado, caso seja exigido como requisito o título de Doutor;

O diploma do curso de Doutorado poderá ser substituído por certificado de conclusão acompanhado de declaração, de acordo com o disposto no item 10 deste Edital.

h) Fotocópia do comprovante de conclusão dos créditos e do histórico escolar correspondente, caso seja exigido como requisito créditos concluídos do curso de Doutorado, constando que tal curso é reconhecido pela CAPES.

i) Fotocópia dos documentos comprobatórios dos demais requisitos mínimos exigidos para cada vaga (experiência, título de especialista, apresentação de Memorial/Portifólio, registro nos Conselhos Profissionais e outros), previstos no anexo I deste Edital (quando for o caso).

j) Apresentação de 1 (uma) via documentada do curriculum vitae no formato da Plataforma Lattes (encadernada), devidamente comprovado segundo a sequência do Anexo I-A, sendo que não serão pontuados documentos fora da ordem.

k) Comprovante de recolhimento do preço público da inscrição nos termos do item 6 deste Edital.

5. Os documentos exigidos para inscrição constantes no item 4 deverão ser apresentados na parte inicial do curriculum vitae e não necessitam ser fotocópias autenticadas.

6. O valor do PREÇO PÚBLICO será de 10% (dez por cento) do salário básico, referente à classe inicial de professor Auxiliar, Assistente ou Adjunto, de acordo com o requisito mínimo e regime de trabalho estabelecidos no Anexo I, conforme tabela de vencimentos constante no item 89 deste Edital, devendo ser recolhido por meio de boleto bancário, que estará à disposição do candidato no site: www.uel.br/prorh

7. A inscrição será permitida para brasileiros natos ou naturalizados, portugueses que tenham adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e o gozo dos direitos políticos (§ 1º, Art. 12 da Constituição Federal e Decretos Federais ns. 70.391, de 12 de abril de 1972 e 70.436, de 18 de abril de 1972) ou estrangeiros com visto temporário ou permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil e exigir-se-á como título básico, sem dispensa de outros requisitos, que o candidato possua diploma de curso de graduação de duração plena ou de programas de pós-graduação credenciados pela CAPES/MEC que inclua, no todo ou em parte, a área de estudos correspondente ao Departamento interessado, além dos requisitos previstos neste Edital.

8. Para o atendimento do disposto no item 7, o candidato deverá comprovar ter cursado, em nível de graduação ou de pós-graduação, matéria idêntica ou afim, pelo menos no mesmo nível de complexidade da área ou subárea para a qual o Departamento define a vaga.

9. Em se tratando de portador de título de Mestre ou Doutor, de Programas de pós-graduação que tenham validade nacional comprovada pela CAPES/MEC, a exigência será atendida quando a área de conhecimento de sua pós-graduação tiver sido a área ou subárea para a qual o Departamento definiu a vaga.

10. No ato da inscrição, o diploma de programas de pós-graduação de Mestrado ou de Doutorado poderá ser substituído por certificado de conclusão acompanhado de declaração, ambos emitidos pela instituição responsável pelo curso, constando que o curso é reconhecido pela CAPES/MEC e que o candidato cumpriu todos os requisitos para a outorga do grau e o prazo para expedição do diploma.

11. Serão aceitas as inscrições de portadores de diploma de graduação obtido no exterior somente com a devida revalidação no território nacional ou portadores de título de Mestre ou de Doutor obtido ou revalidado no Brasil.

12. Somente serão aceitas inscrições de portadores de títulos de pós-graduação obtidos no exterior mediante apresentação de comprovante de revalidação correspondente expedido por Instituição de Ensino Superior oficial e acompanhado de tradução pública juramentada.

13. A documentação exigida no item 4 deverá ser entregue no ato da inscrição, não podendo ser complementada posteriormente.

14. O candidato firmará termo de compromisso onde declarará, sob as penas da lei, que atende as condições exigidas por este Edital e que possui os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos, por meio de documentos originais, os quais deverão ser apresentados, obrigatoriamente, em caso de nomeação.

15. A inexatidão de declarações ou dados e a irregularidade na documentação verificadas em qualquer etapa da seleção importarão na exclusão automática do candidato, sem prejuízo das sanções penais. Caso a irregularidade seja constatada após a nomeação do candidato, a mesma será apurada em competente processo administrativo nos termos da legislação em vigor, sem prejuízo das outras sanções aplicáveis.

16. Encerrado o prazo de inscrição no Concurso Público, as inscrições, com a respectiva documentação serão apreciadas pela Comissão Especial, constituída por 5 (cinco) docentes integrantes da carreira docente da Universidade, presidida por um de seus membros nomeados pelo Reitor. A Comissão Especial poderá convocar representantes dos Departamentos para auxiliar na análise dos pedidos de inscrição, quando necessário.

17. A Comissão Especial publicará em edital na PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS e no site: www.uel.br/prorh no dia 12 de agosto de 2009 a homologação das inscrições, onde constará data, horário e local da prova escrita, bem como a composição da Banca Examinadora.

18. Das decisões da Comissão Especial caberá recurso ao Reitor no prazo de 5 (cinco) dias, contados da data da publicação da homologação das inscrições, sem efeito suspensivo.

19. Para efeito de composição do curriculum vitae, que deverá ser obrigatoriamente apresentado no formato da Plataforma Lattes, o candidato deverá observar os itens e a sequência constantes no Anexo I-A deste Edital, sendo que não serão pontuados documentos fora da ordem.

20. O curriculum vitae somente poderá ser complementado posteriormente, nos termos do item 21 deste Edital.

21. Na hipótese da prova escrita não ser realizada até 3 (três) meses após o encerramento da inscrição, o candidato poderá complementar formalmente os dados de seu curriculum vitae por meio de documentos comprobatórios de atividades desenvolvidas durante este período, devidamente protocolizados na Divisão de Protocolo e Comunicação do Sistema de Arquivos da UEL, com antecedência de 5 (cinco) dias úteis da data fixada para a prova escrita, exceto o(s) referente(s) ao(s) requisito(s) mínimo(s).

22. Os candidatos de outras localidades deverão postar, via SEDEX, a documentação mencionada no item 21 deste Edital até o 5o (quinto) dia útil anterior à data fixada para a prova escrita.

III - JULGAMENTO DOS CANDIDATOS

23. A seleção dos candidatos cujas inscrições foram homologadas caberá, em cada caso, a uma Banca Examinadora, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, nomeada pelo Reitor, constituída de professores de reconhecida qualificação nos campos de conhecimento compreendidos na seleção e de hierarquia igual ou superior à docência a ser provida.

24. A lista de 10 (dez) nomes de professores indicados para participar da Banca Examinadora foi escolhida e aprovada pelo Departamento ao qual pertence a docência objeto da seleção, em reunião convocada para esse fim e constante do Anexo I-E deste Edital.

25. As Bancas Examinadoras serão constituídas de 5 (cinco) membros, sendo 3 (três) titulares e 2 (dois) suplentes. No mínimo, 1 (um) dos membros titulares deverá ser docente de outra instituição e não ter pertencido ao corpo docente da UEL nos últimos 5 (cinco) anos. Caso ocorra algum imprevisto e o docente de outra instituição não possa comparecer na data marcada para a prova, será convocado um dos membros suplentes, ficando a Banca Examinadora constituída de 3 (três) professores da UEL.

26. Os candidatos inscritos poderão impugnar, justificadamente, qualquer um dos 10 (dez) nomes indicados para a composição da Banca Examinadora (Anexo I-E) até 5 (cinco) dias após o término das inscrições, mediante pedido protocolizado na Divisão de Protocolo e Comunicação do Sistema de Arquivos da UEL.

27. As impugnações serão apreciadas pela Comissão Especial.

28. Idêntico direito será assegurado ao candidato no caso de alteração da composição da Banca, hipótese em que o prazo de 5 (cinco) dias passará a vigorar a partir da data da publicação da respectiva alteração.

29. A composição da Banca Examinadora e o dia de sua instalação para início do Concurso Público serão anunciados aos candidatos inscritos no ato da homologação das inscrições, conforme item 17 deste Edital.

30. As Bancas Examinadoras só poderão instalar-se e decidir com a totalidade de seus membros.

31. O Resultado final do Concurso Público julgado pela Banca Examinadora é irrecorrível, salvo em caso de manifesta irregularidade por inobservância de disposições legais, estatutárias ou regimentais, hipótese em que caberá, no prazo de 5 (cinco) dias, contados da data de publicação do resultado do Concurso, recurso ao CEPE, que poderá anular a decisão recorrida pelo voto de 2/3 (dois terços) de seus membros.

32. O recurso mencionado no item 31 deverá ser protocolizado na Divisão de Protocolo e Comunicação do Sistema de Arquivos da UEL.

IV - DAS PROVAS

33. O Concurso Público constará de:

a) Prova Escrita, com caráter eliminatório;

b) Prova Didática;

c) Arguição sobre o ponto sorteado para a Prova Didática;

d) Análise do curriculum vitae, com caráter classificatório.

34. A Prova Escrita, de caráter eliminatório, simultânea para todos os candidatos à mesma área ou subárea de conhecimento objeto do Concurso, versará sobre ponto sorteado por um dos candidatos no momento da prova, perante a Banca Examinadora, de uma lista de 10 (dez) pontos, e terá a duração de 3 (três) horas, precedidas de 1 (uma) hora para consulta de material impresso ou manuscrito na sala de realização da prova.

35. O candidato deverá apresentar o original do seu documento oficial de identidade com foto no início da realização de todas as provas e no ato do sorteio do ponto para a prova didática, sob pena de ser desclassificado.

36. A Prova Escrita terá seu início com o sorteio do ponto, não sendo mais admitido o ingresso de nenhum candidato no local da prova, independentemente de quaisquer motivos porventura alegados.

37. A consulta de material impresso ou manuscrito será efetuada logo após o sorteio do ponto e na sala de realização da prova, sendo vedada a utilização das anotações da consulta ou de qualquer material durante a prova escrita.

38. A lista de 10 (dez) pontos de cada área/subárea objeto deste Concurso para as provas foi elaborada por uma Comissão de 3 (três) professores do Departamento interessado, integrantes da carreira docente e consta do Anexo I-D deste Edital.

39. A data da prova escrita será informada no ato da homologação da inscrição, conforme item 17 deste Edital.

40. O ponto sorteado na Prova Escrita será automaticamente excluído da Prova Didática e da Arguição.

41. A Prova Escrita será avaliada pela Banca Examinadora no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas após a sua conclusão, de acordo com os seguintes critérios.

I. Apresentação (introdução - desenvolvimento - conclusão);

II. Conteúdo (mínimos - organização - clareza de idéias);

III. Linguagem (clareza - propriedade - correção).

42. A Banca Examinadora fará constar em ata os conteúdos mínimos adotados como critério de avaliação citado no item 41 - II.

43. Caberá a cada um dos membros da Banca Examinadora atribuir a sua nota, na escala de 0 (zero) a 10 (dez) e a nota final será a média aritmética das mesmas, com uma casa decimal, utilizando-se a seguinte regra: quando o segundo número subsequente à vírgula for de 0 (zero) a 4 (quatro), permanece o primeiro número subsequente à vírgula; quando o segundo número subsequente à vírgula for de 5 (cinco) a 9 (nove), o primeiro número subsequente à vírgula será acrescido de uma unidade.

44. Os critérios de avaliação e as notas serão publicados em edital específico na PRORH e no sítio oficial do concurso (www.uel.br/prorh).

45. O candidato que não obtiver a nota final mínima 7,0 (sete) na Prova Escrita será eliminado, ficando impedido de prestar as demais provas.

46. O resultado da avaliação da prova escrita será publicado por meio de Edital a ser afixado junto à Sala Central Organizadora do Concurso, localizada na Pró-Reitoria de Recursos Humanos-PRORH/Reitoria - sala 14.

47. No Edital de publicação do resultado da prova escrita, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos-PRORH fará constar as datas, horários e locais das provas didáticas para os candidatos classificados na prova escrita, bem como os conteúdos mínimos adotados como critério de avaliação citado no item 41 - II.

48. A cópia da prova escrita ficará à disposição do candidato junto à sala Central Organizadora do Concurso, sendo permitida a cada candidato a obtenção de fotocópia de sua prova.

49. Contra o resultado da Prova Escrita caberá pedido de reconsideração, devidamente fundamentado, dentro do prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a contar da publicação da nota final, devendo a Banca Examinadora analisá-lo nas 24 (vinte e quatro) horas seguintes, lavrar ata circunstanciada de sua decisão e publicá-la na Sala Central Organizadora do Concurso, só cabendo recurso dessa decisão nos termos do item 31 deste Edital.

50. O pedido de reconsideração da Prova Escrita deverá ser protocolizado na Central Organizadora do Concurso na Pró-Reitoria de Recursos Humanos-PRORH/Reitoria - sala 14.

51. O gabarito para Análise de Curriculum Vitae bem como o roteiro de itens para a avaliação das Provas Didática e de Arguição constam dos Anexos I-A e I-B deste Edital.

52. A Prova Didática será pública, com o objetivo de apurar a capacidade de planejamento de aula, de comunicação e de síntese do candidato, bem como seu conhecimento da matéria e constará de aula proferida, em nível de graduação, no tempo mínimo de 40 (quarenta) e no máximo de 60 (sessenta) minutos, sobre o ponto que será sorteado pelo candidato na sala Central Organizadora do Concurso, localizada na Pró-Reitoria de Recursos Humanos­PRORH/Reitoria - sala 14, com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência, da lista de pontos mencionada no item 38, excluído o sorteado para a Prova Escrita.

53. O não comparecimento do candidato, por qualquer motivo, para o sorteio do ponto para a Prova Didática e de Arguição, até a hora marcada para o início da realização da prova Didática, implicará em sua desclassificação automática e irrecorrível no presente Concurso.

54. Ao iniciar a Prova Didática, o candidato deverá apresentar à Banca Examinadora o plano de aula e poderá utilizar os recursos didáticos autorizados pela Banca Examinadora e disponíveis no Centro de Estudos.

55. A avaliação da Prova Didática será efetuada pela Banca Examinadora respectiva, cabendo a cada um de seus membros atribuir a sua nota, na escala de 0 (zero) a 10 (dez).

56. A nota final da Prova Didática será calculada com base na média aritmética das notas atribuídas pelos membros da Banca Examinadora, na escala de 0 (zero) a 10 (dez), com uma casa decimal, utilizando-se a seguinte regra: quando o segundo número subsequente à vírgula for de 0 (zero) a 4 (quatro), permanece o primeiro número subsequente à vírgula; quando o segundo número subsequente à vírgula for de 5 (cinco) a 9 (nove), o primeiro número subsequente à vírgula será acrescido de uma unidade.

57. A Arguição será pública, em nível de graduação, sobre o mesmo ponto sorteado para a Prova Didática.

58. A Arguição terá a duração máxima de 60 (sessenta) minutos e cada membro da Banca Examinadora arguirá o candidato sobre o ponto sorteado para a Prova Didática, cabendo a cada um de seus membros atribuir a sua nota, na escala de 0 (zero) a 10 (dez).

59. A nota final da Prova de Arguição será calculada com base na média aritmética das notas atribuídas pelos membros da Banca Examinadora, na escala de 0 (zero) a 10 (dez), com uma casa decimal, utilizando-se a seguinte regra: quando o segundo número subsequente à vírgula for de 0 (zero) a 4 (quatro), permanece o primeiro número subsequente à vírgula; quando o segundo número subsequente à vírgula for de 5 (cinco) a 9 (nove), o primeiro número subsequente à vírgula será acrescido de uma unidade.

60. A média das provas escrita, didática e arguição será calculada, obedecendo-se a seguinte ponderação:

I.

Prova Escrita

X

3

II.

Prova Didática

X

3

III.

Arguição

X

2

O somatório dos resultados será dividido por 8 (oito), com uma casa decimal, utilizando-se a seguinte regra: quando o segundo número subsequente à vírgula for de 0 (zero) a 4 (quatro), permanece o primeiro número subsequente à vírgula; quando o segundo número subsequente à vírgula for de 5 (cinco) a 9 (nove), o primeiro número subsequente à vírgula será acrescido de uma unidade.

61. Será considerado aprovado pela respectiva Banca Examinadora o candidato que obtiver média mínima 7,0 (sete).

62. A análise do curriculum vitae dos candidatos será realizada pela Banca Examinadora, em sessão reservada, observados os itens constantes do Anexo I-A deste Edital e terá caráter classificatório.

63. A Banca Examinadora poderá solicitar esclarecimentos sobre o curriculum vitae dos candidatos, logo após a Arguição.

64. A Banca Examinadora analisará os curricula vitae de todos os candidatos aprovados e atribuirá a pontuação correspondente na ficha de apuração dos resultados, utilizando o gabarito de avaliação constante no Anexo I-A deste Edital.

65. A nota final da análise de curriculum vitae de cada candidato será calculada tomando por base a pontuação obtida no gabarito anexo ao presente Edital (Anexo I-A), de tal forma que à maior pontuação será atribuída nota 10,0 (dez) e aos demais candidatos da área/subárea será computada nota, aplicando-se regra de três simples, devendo a nota final conter somente uma casa decimal, utilizando-se a seguinte regra: quando o segundo número subsequente à vírgula for de 0 (zero) a 4 (quatro) permanece o primeiro número subsequente à vírgula; quando o segundo número subsequente à vírgula for de 5 (cinco) a 9 (nove), o primeiro número subsequente à vírgula será acrescido de uma unidade.

66. A classificação final será obtida por meio da média aritmética simples da nota do curriculum vitae com a média das demais provas calculadas com base no item 60 deste edital.

67. O resultado final de cada área/subárea será publicado, por ordem de classificação, no Diário Oficial Executivo do Estado do Paraná - Suplemento de Concursos Públicos Estaduais (www.imprensaoficial.pr.gov.br), na Pró-Reitoria de Recursos Humanos e no site: www.uel.br/prorh e encaminhado à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência - SEAP para devida homologação.

68. Contra o resultado final poderão ser interpostos recursos nos termos do item 31 deste Edital.

V - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

69. As normas regulamentadoras do presente Concurso serão publicadas no Diário Oficial Executivo do Estado do Paraná - Suplemento de Concursos Públicos Estaduais (www.imprensaoficial.pr.gov.br), na Pró-Reitoria de Recursos Humanos - PRORH e no site: www.uel.br/prorh

70. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este Concurso Público na Pró-Reitoria de Recursos Humanos - PRORH, no Diário Oficial Executivo do Estado do Paraná - Suplemento de Concursos Públicos Estaduais (www.imprensaoficial.pr.gov.br) ou no site: www.uel.br/prorh

71. No caso do candidato ter sua inscrição deferida para mais de uma área/subárea e coincidir das provas serem marcadas para a mesma data, o candidato deverá, por sua livre opção, escolher a área/subárea em que deseja participar.

72. Em relação aos Portadores de Necessidades Especiais, quando for o caso, serão aplicadas as Leis Estaduais no 13.456, de 11 de janeiro de 2002 e no 15.139, de 31 de maio de 2006 e o Decreto Estadual no 2.508, de 20 de janeiro de 2004.

73. Em relação aos afro-descendentes, quando for o caso, será aplicada a Lei Estadual no 14.274, de 24 de dezembro de 2003.

74. A aprovação no Concurso Público não gera, para o candidato, direito à nomeação.

75. Antes de efetuar o pagamento do valor referente à inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Concurso Público estabelecido pelo presente Edital, não sendo devida a devolução do preço público pago, que não será restituído em nenhuma hipótese.

76. A nomeação dos aprovados será processada observando-se rigorosamente a ordem de classificação dentre as vagas ofertadas.

77. É de responsabilidade do candidato, durante todo o prazo de realização e validade do Concurso Público, manter atualizado o seu endereço junto à Pró-Reitoria de Recursos Humanos - PRORH.

78. O candidato convocado para nomeação poderá, caso não tenha interesse na vaga, pedir reclassificação no Concurso Público por uma única vez, passando a ser o último classificado.

79. Surgindo novas vagas durante o período de validade do presente Concurso Público, devidamente aprovadas pelo Conselho de Administração - CA, na mesma área/subárea em regime de 20 ou 40 horas semanais conforme necessidade da Instituição, os candidatos aprovados poderão ser convocados, observada a ordem de classificação e demais exigências normativas.

80. Havendo empate, terá preferência o candidato com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos na data de publicação do edital de resultado final, na forma do disposto no parágrafo único, do artigo 27, da Lei no 10.741, de 01/10/2003, e, persistindo o empate, serão utilizados, sucessivamente, os seguintes critérios:

I. maior nota na Prova Escrita;

II. maior nota na análise do curriculum vitae;

III. maior nota da Prova Didática;

IV. maior idade.

81. No ato da assinatura do Termo de Exercício o nomeado firmará declaração de que não acumula cargo, emprego ou função pública; na hipótese de acúmulo legal, contemplado no Art. 37, XVI e XVII, da Constituição Federal e Art. 27, XVI e XVII, da Constituição do Estado do Paraná, o nomeado firmará declaração de acúmulo legal de cargo, emprego ou função pública, à qual anexará certidão dos horários de suas atividades emitida pela entidade a que sirva.

82. Para sua nomeação, quando convocado, o candidato deverá apresentar cópia dos seguintes documentos:

a) 1 (uma) via do curriculum vitae devidamente atualizado e assinado, no formato da Plataforma Lattes;

b) Diploma(s) de graduação e o(s) histórico(s) escolar(es);

c) Certificado(s) de conclusão de curso(s) de pós-graduação Lato Sensu e o(s) histórico(s) escolar(es);

d) Diploma(s) de curso(s) pós-graduação Stricto Sensu e o(s) histórico(s) escolar(es);

d.1) O Diploma de pós-graduação Stricto Sensu poderá ser substituído por certificado, atestado ou ata de defesa, acompanhado de declaração onde conste que o título foi devidamente homologado, faltando apenas expedição e registro do Diploma.

e) Resultado do exame pré-funcional, devidamente homologado pela Divisão de Medicina e Saúde Ocupacional - DIMS da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência - SEAP, devendo dele constar que está apto para ser nomeado. (Esse documento será encaminhado pelo SEBEC/SESMT - Serviço de Bem Estar à Comunidade/Divisão de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho diretamente à Pró-Reitoria de Recursos Humanos - PRORH);

f) Declaração de bens e valores que compõem o seu patrimônio privado ou declaração de Imposto de Renda;

g) Declaração de horário de trabalho, caso possua outro contrato de trabalho, emitida pela Empresa ou Instituição, constando o dia da semana e o horário de trabalho;

h) Habilitação profissional, expedida por Conselhos, Órgãos ou Instituições competentes, sempre que for o caso;

i) Cédula de Identidade expedida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná;

j) Título de eleitor com o comprovante de votação da última eleição, exceto para o candidato estrangeiro;

k) Cartão de Identificação do contribuinte (CIC/CPF);

l) Cartão do PIS/PASEP e, no caso de pessoa não cadastrada anteriormente, extrato do PIS/PASEP recolhido junto à Caixa Econômica Federal;

m) Comprovante de quitação com o serviço militar - Certificado de Reservista (para o sexo masculino), exceto para o candidato estrangeiro;

n) Certidão de casamento, quando for o caso;

o) Certidão de nascimento dos filhos menores de 21 (vinte e um) anos (dependentes), maiores de 21 (vinte anos) dependentes ou maiores de 21 (vinte e um) anos (dependentes) considerados civilmente incapazes, juntamente com a caderneta de vacinação dos filhos menores de 5 (cinco) anos;

p) 1 (uma) foto 3x4 recente;

q) Comprovante oficial de abertura de conta corrente junto à Caixa Econômica Federal, contendo a agência e o número da conta;

r) Para os candidatos estrangeiros será obrigatório, além dos documentos acima, a apresentação dos seguintes documentos:

- Carteira de identidade de estrangeiro com visto permanente ou visto temporário, observado o disposto no item 81 deste Edital;

- Quando naturalizado, documento que originou a naturalização.

83. Para os documentos solicitados no item 82 deste Edital, o convocado deverá apresentar fotocópias juntamente com os originais para autenticação junto à Pró-Reitoria de Recursos Humanos - PRORH, ou fotocópias autenticadas em cartório.

84. O candidato estrangeiro que for nomeado, se ainda portador de visto temporário, para tomar posse deverá apresentar prova de ter requerido junto ao Ministério da Justiça a transformação do visto temporário para visto permanente, sujeitando-se às consequências legais que o indeferimento da transformação causar à sua condição de servidor público.

85. Ainda, para a nomeação, o candidato que, no ato da inscrição, tenha apresentado declaração de conclusão de curso de pós-graduação na qual conste a necessidade de homologação do aproveitamento para a outorga do título, deverá apresentar prova da obtenção do título exigido como requisito mínimo, por meio de diploma ou de certificado emitido pela Instituição de origem. A não apresentação deste documento no prazo estipulado no Edital de Convocação excluirá automaticamente o candidato do Concurso Público.

86. Não será permitida a nomeação de candidatos que tenham sido demitidos de cargo ou emprego público, nos últimos 5 (cinco) anos, a contar da data da demissão; assim, pois, no ato da posse o candidato aprovado deverá firmar declaração de que não incorre em tal hipótese, sob pena de invalidação do ato de sua nomeação.

87. O candidato será lotado no Departamento e Centro de Estudos de acordo com a área/subárea ofertada no Concurso Público, devendo ministrar todas as disciplinas ofertadas e indicadas pelo Departamento, não havendo vínculo ao direito de ministrar uma disciplina específica.

88. Para efeito de enquadramento na carreira docente, quando da admissão aos quadros da Universidade Estadual de Londrina, será observada a titulação máxima do candidato classificado, sendo na classe de Professor Adjunto o título de Doutor; na de Professor Assistente o título de Mestre e na de Professor Auxiliar, nível B, o concluinte do Curso de Especialização, que tenha funcionado de conformidade com as prescrições da Resolução CNE/CES no 1, de 03 de abril de 2001, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que "Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação".

89. O vencimento mensal referente ao regime de 40 horas semanais correspondente ao mês de maio de 2009 é de:

Classe

Titulação

Nível

Salário Básico

Incentivo de mérito

Vencimentos

Professor Adjunto

Doutorado

AD-A

R$ 2.205,24

R$ 1.653,93

R$ 3.859,17

Professor Assistente

Mestrado

AS-A

R$ 1.754,88

R$ 789,70

R$ 2.544,58

Professor Auxiliar

Especialização

AX-B

R$ 1.525,98

R$ 305,20

R$ 1.831,18

Poderá, ainda, ser concedido aos professores de qualquer classe o regime de TIDE (Tempo Integral e Dedicação Exclusiva), com acréscimo de 55% sobre o valor total dos vencimentos da tabela acima se atendidas as exigências normativas.

90. O horário das atividades do professor nomeado será de acordo com o regime de trabalho e com as necessidades do Departamento respectivo, podendo ser no período matutino, e/ou vespertino, e/ou noturno, incluindo sábados, domingos e feriados.

91. O período de validade do Concurso Público será de 2 (dois) anos, contados a partir da data da publicação no Diário Oficial Executivo do Estado do Paraná - Suplemento de Concursos Públicos Estaduais - da homologação do resultado final feita pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência do Estado do Paraná, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

92. Os candidatos não aprovados, ou que tiveram suas inscrições indeferidas, poderão retirar as fotocópias dos documentos apresentados para inscrição, até 120 (cento e vinte) dias após o encerramento do Concurso, observando-se os prazos para recurso. Os candidatos aprovados e não convocados poderão retirá-las até 30 (trinta) dias após a data de vencimento do prazo de validade do Concurso. Decorridos os prazos ora citados os documentos serão incinerados.

93. Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE.

ANEXO I DO EDITAL Nº. 198/2009

CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

Área/subárea: HISTÓRIA/METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em História;

- Doutorado em História ou Educação;

- Produção acadêmica na área de Ensino de História (dissertação, tese, livros, capítulos de livros, artigos); e

- 01 (um) ano de experiência em regência no Ensino Fundamental e/ou Médio.

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL

Área/subárea: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/METODOLOGIA DO ENSINO EM CIÊNCIAS E ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Licenciatura em Ciências Biológicas;

- Mestrado em Ensino de Ciências;

- Créditos de Doutorado em Educação no Ensino de Ciências; e

- 03 (três) anos de experiência no Magistério da Educação Básica.

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS PATOLÓGICAS

Área: IMUNOLOGIA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Ciências Biológicas ou áreas da Saúde Humana;

- Doutorado em Imunologia ou áreas afins.

Área: PARASITOLOGIA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Biomedicina, Farmácia, Medicina ou Biologia;

- Doutorado na área de Parasitologia ou áreas afins com tese em parasitas de interesse médico.

DEPARTAMENTO DE HISTOLOGIA

Área/subárea: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/HISTOLOGIA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação nas áreas de Ciências Biológicas ou Ciências da Saúde;

- Doutorado nas áreas de Ciências Biológicas ou Ciências da Saúde;

- 01 (um) ano de experiência como docente em Histologia.

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E PSICANÁLISE

Área/subárea: PSICOLOGIA/FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA

Número de vagas: 2 (duas) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Psicologia com formação de Psicólogo;

- Mestrado em Psicologia com dissertação na área de Avaliação Psicológica.

DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA

Área: BACTERIOLOGIA MÉDICA HUMANA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Ciências Biológicas ou áreas afins;

- Doutorado em Ciências ou áreas afins.

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

Área: MATEMÁTICA

Número de vagas: 2 (duas) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Matemática ou Matemática Aplicada;

- Mestrado em Matemática ou Matemática Aplicada.

Área: MATEMÁTICA APLICADA

Número de vagas: 2 (duas) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Matemática ou Matemática Aplicada;

- Mestrado em Matemática ou Matemática Aplicada.

DEPARTAMENTO DE FÍSICA

Área/subárea: FÍSICA/ENSINO DE FÍSICA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Física; e

- Doutorado em Ensino de Ciências ou Educação.

Área/subárea: FÍSICA/FÍSICA DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES E TEORIAS DE CAMPOS

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Doutorado em Física; e

- Comprovação de trabalhos em Física das Partículas Elementares ou Teorias de Campos nos últimos 05 (cinco) anos.

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

Área/subárea: QUÍMICA/QUÍMICA ANALÍTICA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Química; e

- Doutorado na subárea de Química Analítica.

DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS

Área/subárea: GEOCIÊNCIAS/TOPOGRAFIA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Engenharia de Agrimensura ou Engenharia Cartográfica ou Graduação em que o currículo contemple uma disciplina com conteúdos de Topografia;

- Doutorado em Engenharia ou áreas afins; e

- 02 (dois) anos de docência em disciplina de conteúdos topográficos no Ensino Superior.

Área/subárea: GEOGRAFIA/ENSINO

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Licenciatura em Geografia;

- Doutorado com tese em temática em Ensino de Geografia;

- 02 (dois) anos de docência no Ensino Básico; e

- 01 (um) ano de docência no Ensino Superior.

Área/subárea: GEOGRAFIA HUMANA/URBANA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Geografia;

- Doutorado na área de Geografia; e

- 02 (dois) anos de experiência na docência.

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

Área/subárea: ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO DE PROJETOS

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Administração; e

- Doutorado em Administração ou em Engenharia da Produção.

Área/subárea: ADMINISTRAÇÃO/MARKETING E ESTRATÉGIA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Mestrado em Administração; e

- Doutorado em Administração.

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

Área/subárea: SERVIÇO SOCIAL/FUNDAMENTOS DE SERVIÇO SOCIAL

Número de vagas: 2 (duas) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Serviço Social;

- Doutorado em Serviço Social ou áreas afins;

- 03 (três) anos de atuação efetiva como Assistente Social na área de Gestão e/ou execução de Políticas Sociais/Serviço Social; e - Registro no Conselho Regional de Serviço Social.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA

Área/subárea: MEDICINA/CLÍNICA MÉDICA E SEMIOLOGIA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 20 horas semanais

Requisito mínimo: - Residência Médica em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica ou Medicina de Família, com duração mínima de 02 (dois) anos, reconhecida pelo MEC.

Área/subárea: MEDICINA/DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

Número de vagas: 2 (duas) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Residência Médica em Doenças Infecciosas e Parasitárias ou Residência Médica em Infectologia, com duração de 03 (três) anos, reconhecida pelo Conselho Nacional de Residência Médica/MEC.

Área/subárea: MEDICINA/ENDOCRINOLOGIA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Residência Médica em Endocrinologia;

- Título de Especialista em Endocrinologia reconhecido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia; e

- Doutorado.

Área/subárea: MEDICINA/GASTROENTEROLOGIA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 20 horas semanais

Requisito mínimo: - Residência Médica em Gastroenterologia reconhecida pelo Conselho Nacional de Residência Médica/MEC; e

- Capacitação comprovada em Endoscopia Digestiva Alta e Colonoscopia com carga horária mínima de 800 horas.

Área/subárea: MEDICINA/NEFROLOGIA

Número de vagas: 2 (duas) Regime de Trabalho: 20 horas semanais

Requisito mínimo: - Residência Médica em Clínica Médica reconhecida pelo MEC;

- Residência Médica em Nefrologia reconhecida pela Sociedade Brasileira de Nefrologia; e

- Doutorado.

Área/subárea: MEDICINA/PSIQUIATRIA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 20 horas semanais

Requisito mínimo: - Título de Especialista em Psiquiatria reconhecido pela Associação Brasileira de Psiquiatria; e

- Mestrado.

Área/subárea: MEDICINA/REUMATOLOGIA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 20 horas semanais

Requisito mínimo: - Residência Médica em Reumatologia com duração mínima de 02 (dois) anos.

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA CIRÚRGICA

Área/subárea: MEDICINA/CIRURGIA TORÁCICA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Medicina;

- Especialização em Cirurgia Torácica e/ou Título de Especialista em Cirurgia Torácica.

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

Área/subárea: ENFERMAGEM/ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Enfermagem;

- Mestrado Acadêmico em Enfermagem;

- 02 (dois) anos de experiência profissional como Enfermeiro em Unidade de Terapia Intensiva de Adultos;

- 02 (dois) anos de experiência docente no Ensino Superior na área de Enfermagem; e

- Registro no Conselho Regional de Enfermagem.

DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA

Área/subárea: ODONTOLOGIA/CLÍNICA INTEGRADA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 20 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Odontologia;

- Doutorado em Clínica Integrada, Prótese Dentária ou Dentística; e

- 02 (dois) anos de experiência como docente em Ensino Superior em Clínica Integrada.

DEPARTAMENTO DE MEDICINA ORAL E ODONTOLOGIA INFANTIL

Área/subárea: ODONTOLOGIA/ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA - 40 HORAS

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Odontologia;

- Doutorado em Saúde Coletiva com área de concentração em Epidemiologia;

- 02 (dois) anos de experiência como docente no Ensino Superior com atuação em currículo integrado; e

- 01 (um) ano de experiência na condução de Estudos

Epidemiológicos.

Área/subárea: ODONTOLOGIA/ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA - 20 HORAS

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 20 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Odontologia;

- Doutorado em Saúde Coletiva;

- 02 (dois) anos de experiência como docente no Ensino Superior em currículo integrado; e

- 01 (um) ano de experiência em Unidades Básicas de Saúde.

Área/subárea: ODONTOLOGIA/ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA/ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL ODONTOLÓGICA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 20 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Odontologia;

- Mestrado em Saúde Coletiva ou áreas afins;

- 03 (três) anos de experiência como docente na disciplina de Orientação Profissional no Ensino Superior em currículo integrado.

DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA E CIRURGIA PEDIÁTRICA

Área/subárea: MEDICINA/PEDIATRIA/ENFERMARIA DE PEDIATRIA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Medicina;

- Residência Médica em Pediatria ou Título de Especialista em Pediatria; e

- Experiência em Nefrologia Pediátrica.

Área/subárea: MEDICINA/PEDIATRIA/PEDIATRIA GERAL

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Medicina; e

- Residência Médica em Pediatria ou Título de Especialista em Pediatria.

Área/subárea: MEDICINA/PEDIATRIA/PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA E/OU ALERGIA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 20 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Medicina;

- Residência Médica em Pediatria ou Título de Especialista em Pediatria; e

- Experiência em Pneumologia Pediátrica e/ou Alergia.

DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Área/subárea: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA/GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 20 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Medicina;

- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia reconhecida pelo MEC;

- Mestrado em Ginecologia e Obstetrícia;

- Experiência ou formação em vídeo cirurgia de alta complexidade na área médica em Ginecologia e Obstetrícia; e

- Registro no Conselho Regional de Medicina.

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Área/subárea: DIDÁTICA/DIDÁTICA GERAL

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Pedagogia;

- Mestrado em Educação;

- Doutorado em Educação; e

- 02 (dois) anos de experiência como docente.

Área: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Pedagogia ou História;

- Mestrado em Educação; e

- Doutorado em Educação.

Área: POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Pedagogia;

- Mestrado em Educação;

- Doutorado em Educação; e

- 02 (dois) anos de experiência na Gestão da Educação formal ou não-formal.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

Área/subárea: TEORIA DA COMUNICAÇÃO/COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA E CULTURA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Comunicação Social; e

- Doutorado em Comunicação ou áreas afins. ou

- Graduação em Comunicação Social ou áreas afins; e - Doutorado em Comunicação. ou

- Graduação em Comunicação Social ou áreas afins; - Mestrado em Comunicação; e

- Doutorado em Comunicação ou áreas afins.

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Área/subárea: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS/CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO/ARQUIVOLOGIA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Arquivologia; e

- Doutorado em qualquer área do conhecimento.

DEPARTAMENTO DE ARTE VISUAL

Área/subárea: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - ARTE VISUAL/EXPRESSÃO BIDIMENSIONAL - DESENHO E PINTURA

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas ou Artes Visuais ou Graduação em Artes Plásticas, Arquitetura ou Design Gráfico;

- Mestrado em Artes ou Mestrado na área de Humanas desde que a dissertação esteja vinculada à subárea de Desenho e Pintura; e - Apresentação de Memorial/Portifólio conforme modelo anexo.

Área/subárea: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - ARTE VISUAL/EXPRESSÃO TRIDIMENSIONAL

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas ou Artes Visuais ou Graduação em Artes Plásticas, Arquitetura ou Design Gráfico;

- Mestrado em Artes ou Mestrado na área de Humanas desde que a dissertação esteja vinculada à subárea de Expressão Tridimensional; e

- Apresentação de Memorial/Portifólio conforme modelo anexo.

Área/subárea: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - ARTE VISUAL/MÍDIAS TECNOLÓGICAS

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas ou Artes Visuais ou Graduação em Artes Plásticas, Arquitetura ou Design Gráfico;

- Mestrado em Artes ou Mestrado na área de Humanas desde que a dissertação esteja vinculada à subárea de Mídias Tecnológicas; - Experiência em Ensino de Arte; e

- Apresentação de Memorial/Portifólio conforme Anexo I-C.

DEPARTAMENTO DE DESIGN

Área/subárea: DESIGN/SINALIZAÇÃO/DESIGN DE SUPERFÍCIE

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Design ou Desenho Industrial com Habilitação em
Programação Visual ou Projeto de Produto;

- Mestrado em Design ou áreas afins;

- 01 (um) ano na docência do Ensino Superior; e

- Experiência em Desenho Técnico Digital.

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

Área/subárea: EQUINOCULTURA/CONSERVAÇÃO DE FORRAGENS/ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Zootecnia ou áreas afins; e

- Doutorado em Zootecnia ou áreas afins.

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Área/subárea: PROJETO/DESENHO PROJETIVO E REPRESENTAÇÃO

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Arquitetura e Urbanismo;

- Mestrado em Arquitetura e Urbanismo; e

- 03 (três) anos de experiência didática no Ensino Superior.

Área/subárea: URBANISMO/PLANEJAMENTO URBANO

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Arquitetura e Urbanismo; e

- Doutorado em Arquitetura e Urbanismo.

DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Área/subárea: ENGENHARIA CIVIL/ESTRADAS

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Engenharia Civil; e

- Mestrado em Estradas ou áreas afins.

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Área/subárea: ENGENHARIA ELÉTRICA/SISTEMAS ELETRÔNICOS E ELÉTRICOS

Número de vagas: 2 (duas) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Engenharia Elétrica; e

- Doutorado em Engenharia Elétrica ou áreas afins.

CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Área/subárea: EDUCAÇÃO FÍSICA/ASPECTOS SÓCIO-CULTURAIS DO MOVIMENTO HUMANO

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Educação Física, Esporte ou Ciências da Atividade Física;

- Mestrado em Educação Física; e

- Matrícula em Programa de Doutorado com créditos concluídos.

Área/subárea: EDUCAÇÃO FÍSICA/ESTUDOS E INTERVENÇÃO EM ENVELHECIMENTO

Número de vagas: 1 (uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisito mínimo: - Graduação em Educação Física, Esporte ou Ciências da Atividade Física;

- Mestrado em Educação Física; e

- Matrícula em Programa de Doutorado com créditos concluídos.

ANEXO I-A - DO EDITAL Nº. 198/2009 - PRORH

GABARITO PARA AVALIAÇÃO DE CURRICULUM VITAE

DADOS GERAIS
1 FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO - máximo de 40 pontos
1.1 Pós-doutorado40
1.2 Doutorado
1.2.1 Matriculado com exame de qualificação realizado
1.2.2 Matriculado com créditos concluídos
30 25 20
1.3 Mestrado
1.3.1 Matriculado com exame de qualificação realizado
1.3.2 Matriculado com créditos concluídos
15 13 11
1.4 Especialização na área ou em Educação10
1.5 Curso de graduação (específico ou correlato)05
Será pontuada exclusivamente a formação / titulação maior e apenas uma vez
2 ATUAÇÃO PROFISSIONAL (nos últimos cinco anos)
2.1 Tempo de magistério na área - máximo de 15 pontos
2.1.1 Na graduação
2.1.2 Na pós-graduação lato sensu
2.1.3 Na pós-graduação stricto sensu
3 pontos por ano por nível
2.2. Exercício do magistério na Educação Básica na área - máximo de 5 pontos1 ponto por ano
2.3 Participação em colegiado e coordenação - máximo de 5 pontos
2.3.1 Coordenação de curso ou colegiado na área (graduação e/ou pós-graduação)
2.3.2 Participação em Conselhos Superiores
2 pontos por mandato 1 ponto por mandato
2.4 Estágio na área (após conclusão da graduação), com o mínimo de 180 horas - máximo de 1 ponto1 ponto
2.5 Participação em atividades administrativas na especialidade - máximo de 1 ponto1 ponto
3 PRÊMIOS E TÍTULOS - máximo 3 pontos
3.1 Prêmios, distinções e láureas outorgados por entidades científicas ou acadêmicas por trabalhos ou atividades na área (não serão pontuadas homenagens como nome de turma, patrono ou paraninfo)1 ponto por premiação
4 PROJETOS na área (nos últimos cinco anos, pontuar cada ocorrência) - máximo 10 pontos
4.1 Coordenação de projetos de pesquisa, ensino ou extensão aprovados e financiados por agências ou órgãos governamentais de fomento.5 pontos por projeto
4.2 Participação em projetos de pesquisa, ensino ou extensão aprovados e financiados por agências ou órgãos governamentais de fomento.2 pontos por projeto
5 PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA
5.1 Artigos Publicados na área (nos últimos cinco anos, ocorrência)
5.1.1 - Qualis A1
pontuar cada 10
5.1.2 - Qualis A209
5.1.3 - Qualis B107
5.1.4 - Qualis B206
5.1.5 - Qualis B305
5.1.6 - Qualis B404
5.1.7 - Qualis B503
5.1.8 - Qualis C01
5.2 Livros e Capítulos na área (com ISBN) - máximo 20 pontos
5.2.1 Livros editados (autor)
5.2.2 Tradutor de livros
10
5
5.2.3 Autor de capítulos5
5.3 Trabalhos em Eventos na área (nos últimos cinco anos, pontuar cada ocorrência) - máximo 20 pontos
5.3.1 Publicação de texto completo em anais de eventos nacionais ou internacionais (número de páginas igual ou maior a três)
5.3.2 Publicação de resumos em anais de eventos nacionais ou internacionais
1
0,5
5.4 Produção Artística/Cultural na área (nos últimos cinco anos, pontuar cada
ocorrência)
5.4.1 Produção de material audiovisual: softwares, CD's, vídeos, DVD's, cd-rom, portfólio.1
5.4.2 Montagem, curadoria, organização de eventos, direção de espetáculos (musicais, teatrais, dança e artes visuais)1
5.4.3 Atuação como intérprete em espetáculos (teatrais, musicais, dança, visuais e performances artísticas em geral)1
5.4.4 Autoria de obras artísticas (composição musical, teatral, visual, audiovisual)1
5.4.5 Apresentação de obras artísticas (de autoria) em eventos nacionais (concertos, festivais, exposições, encontros)1
5.4.6 Apresentação de obras artísticas (de autoria) em eventos internacionais (concertos, festivais, exposições, encontros)2
5.4.7 Partituras editadas1
5.5 Produção Técnica na área (nos últimos cinco anos, pontuar cada ocorrência)
5.5.1 Softwares, patentes e produtos definidos pela Banca Examinadora.8
5.6 Demais Tipos de Produção Técnica na área (nos últimos cinco anos, pontuar cada ocorrência) - máximo 10 pontos
5.6.1 Cursos não curriculares ministrados na especialidade, acima de 40 horas0,5
5.6.2 Conferências e palestras proferidas em eventos acadêmicos nacionais ou internacionais1
5.6.3 Organização e coordenação de eventos (congressos, simpósios e similares)2
6 ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS (nos últimos cinco anos)
6.1 Orientação de aluno graduação (TCC, iniciação científica, monografia) - máximo 5 pontos
6.2 Orientação de especialização - máximo 10 pontos
6.3 Orientação de mestrado (pontuar cada ocorrência)
6.4 Orientação de doutorado (pontuar cada ocorrência)
1
2
5
10
7 PARTICIPAÇÃO EM BANCA DE COMISSÕES JULGADORAS (nos
últimos cinco anos, pontuar cada ocorrência)
7.1 Mestrado
7.2 Doutorado
0,8
1,0
7.3 Participação em bancas examinadoras de concurso público no magistério superior0,2
8 PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS (nos últimos cinco anos, pontuar cada ocorrência) - máximo 2 pontos
8.1 (congressos, simpósios, etc.)01

MÉTODO DE CÁLCULO DA NOTA FINAL DA ANÁLISE DO CURRICULUM VITAE

1 A banca examinadora analisará os curricula vitae de todos os candidatos de determinada área/subárea e atribuirá, para cada candidato, a pontuação correspondente na ficha de apuração dos resultados, utilizando o gabarito de avaliação.

2 Verifica-se a pontuação do curriculum vitae, de tal forma que à maior pontuação será atribuída nota 10,0 (dez). Aos demais candidatos será computada nota aplicando-se regra de três simples.

Universidade Estadual de Londrina
Pró-Reitoria de Recursos Humanos
Ficha de Apuração dos Resultados da Avaliação do Curriculum Vitae
Centro:
Departamento:
Área/Subárea:
Candidato(a):
ItemPontuação ObtidaPontuação máxima possívelItemPontuação ObtidaPontuação máxima possível
SubitemN° pontosSubitemN° pontos
1 - Formação Acadêmica/ Titulação1.1 405 - Produção Bibliográfica5.2.1 20
1.2 5.2.2 
1.2.1 5.2.3 
1.2.2 5.3.1 20
1.3 5.3.2 
1.3.1 5.4.1 Últimos 5 anos
1.3.2 5.4.2 
1.4 5.4.3 
1.5 5.4.4 
2 - Atuação Profissional (Últimos 5 anos)2.1 Últimos 5 anos5.4.5 
2.1.1 5.4.6 
2.1.2 5.4.7 
2.1.3 5.5.1 Últimos 5 anos
2.2 5.6.1 10
2.3 
2.3.1 5.6.2 
2.3.2 5.6.3 
2.4 6 - Orientações Concluídas6.1 Últimos 5 anos
2.5 6.2 
3 - Prêmios e Títulos3.1 36.3 
4 - Projetos (Últimos 5 anos)4.1 106.4 
4.2 7 - Participação em Banca de Comissões Julgadoras7.1 Últimos 5 anos
5 - Produção Bibliográfica5.1.1 Últimos 5 anos7.2 
5.1.2 7.3 
5.1.3 8 - Participação em Eventos Científicos8.1 2
5.1.4 SOMA DOS PONTOS: XXXXXX
5.1.5 
5.1.6 
5.1.7 
5.1.8 
BANCA EXAMINADORA
 

 

 

 

 

 

Data: ___/ ___/ ___

 

ANEXO I-B - DO EDITAL Nº. 198/2009 - PRORH

SUGESTÃO PARA AVALIAÇÃO DA PROVA DIDÁTICA
ASPECTOS PASSÍVEIS DE OBSERVAÇÃO
I - PLANEJAMENTO (ATÉ 1,0)
1. Determinação dos objetivos da aula
2. Listagem do conteúdo programático
3. Indicação dos procedimentos didáticos
4. Indicação dos recursos auxiliares
5. Apresentação dos recursos de avaliação
6. Bibliografia
II - DESENVOLVIMENTO (ATÉ 9,0)
7. Comunicação dos objetivos a) quanto ao conteúdo
8. Domínio do conteúdo a) quanto à apresentação da aula
9. Adequação aos objetivos
10. Relevância dos itens selecionados
11. Organização sequencial
12. Atualidade das informações
13. Clareza e objetividade
14. Ilustração com exemplos
15. Uso adequado dos recursos auxiliares
16. Conclusão: revisão, aplicações, etc.
17. Adequação à duração prevista

 

SUGESTÃO PARA AVALIAÇÃO DA ARGUIÇÃO
ELEMENTOS A SEREM OBSERVADOS
A) Princípios da área, leis gerais, etc., enfocados na explanação do assunto;
B) Interdependência do assunto com a área
C) Problemas relacionados ao conhecimento, referentes ao assunto: C.1) de ordem técnica/laboratorial/de investigação;
C .2) de informação/comunicação/divulgação.
D) Atualidade do conteúdo do assunto apresentado;
E) Informações advindas de outras áreas, utilizadas na explanação (pluridisciplinaridade)

ANEXO I-C DO EDITAL Nº. 198/2009 - PRORH

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE MEMORIAL PORTIFÓLIO PARA CANDIDATOS DAS ÁREAS/SUBÁREAS DO DEPARTAMENTO DE ARTE VISUAL

Áreas/subáreas:

- Educação Artística - Arte Visual/Expressão Bidimensional - Desenho e Pintura;
- Educação Artística - Arte Visual/Expressão Tridimensional; e
- Educação Artística - Arte Visual/Mídias Tecnológicas

Levando em consideração que um dos indicadores de grande importância para a avaliação de candidatos a professores no Departamento de Arte Visual é a comprovação de um fazer poético em diferentes linguagens artísticas, demonstrando os domínios, habilidades e competências, na especialidade e no campo da expressão no qual será avaliado, indicamos alguns itens que serão considerados como critério para inscrição e pontuação nos concursos públicos, além dos demais requisitos exigidos.

Elementos para constituição de portifólio para avaliação
ItemTítuloDescrição
01ApresentaçãoTexto autoral que apresente a descrição sumária da produção pessoal indicando as proposições poéticas que desenvolve e suas motivações.
02DocumentaçãoDossiê documental com fotografias impressas (com, pelo menos, seis fotos em cada uma das poéticas desenvolvidas), no caso de arte visual; Inclusão de Compact Disc em DVD, no caso de poéticas vídeo gráficas, digitais ou de instalações.
03Exposições Individuais e coletivasRelação das mostras individuais e coletivas, acompanhadas de textos sucintos e explicativos das proposições desenvolvidas, data e local de cada uma delas.
04Mostras institucionaisParticipação de exposições em Museus, Salões ou mostras institucionais com descrição do caráter institucional e das proposições apresentadas e eventuais premiações ou menções honrosas neles obtidas. data e local.
05Complementação (se necessário)Outros dados que o candidato considere importante citar, abordar ou apresentar como integrantes de sua produção, devidamente comprovado no formato da Plataforma Lattes.

ANEXO I-D DO EDITAL Nº. 198/2009 - PRORH LISTA DE PONTOS PARA AS PROVAS

PROVAS EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO

CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

ÁREA/SUBÁREA: HISTÓRIA/METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA

01DEBATES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NA VIRADA DO SÉCULO XX AO XXI.
02O ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL NO SÉCULO XIX.
03LIVRO DIDÁTICO E ENSINO DE HISTÓRIA.
04CURRÍCULOS, TEORIA E ENSINO DE HISTÓRIA.
05HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA.
06TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA.
07PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E ENSINO DE HISTÓRIA.
08CONHECIMENTO HISTÓRICO, MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA.
09LINGUAGENS E ENSINO DE HISTÓRIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO.
10O PROFESSOR PESQUISADOR EM HISTÓRIA E SEU FAZER.

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL

ÁREA/SUBÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/METODOLOGIA DO ENSINO EM CIÊNCIAS E ESTÁGIO SUPERVISIONADO

01CONTEÚDOS ESCOLARES E O ENSINO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS.
02OBJETIVOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.
03PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS.
04AS MODALIDADES DIDÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
05O PROFESSOR COMO CONSTRUTOR DO CONHECIMENTO SOBRE O ENSINO.
06OS MODELOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS.
07AS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
08O PAPEL DA DISCIPLINA METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS.
09O PAPEL DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS.
10AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE.

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS PATOLÓGICAS

ÁREA: IMUNOLOGIA

01SISTEMA LINFÓIDE.
02ANTÍGENOS.
03IMUNOGLOBULINAS.
04SISTEMA COMPLEMENTO.
05INTERAÇÃO ANTÍGENO-ANTICORPO "IN VITRO".
06COMPLEXO DE HISTOCOMPATIBILIDADE PRINCIPAL.
07RESPOSTA IMUNE HUMORAL.
08RESPOSTA IMUNE CELULAR.
09HIPERSENSIBILIDADE TIPO I.
10HIPERSENSIBILIDADE TIPO II.

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS PATOLÓGICAS

ÁREA: PARASITOLOGIA

01IMUNOPATOGENIA DA ESQUISTOSSOMOSE MANSONI.
02ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DA DOENÇA DE CHAGAS.
03ESTRONGILOIDÍASE EM IMUNOSSUPRIMIDOS.
04RELAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIRO.
05EPIDEMIOLOGIA E PATOGENIA DA MALÁRIA.
06EPIDEMIOLOGIA E DIAGNÓSTICO DA TOXOPLASMOSE.
07PARASITOSES EMERGENTES.
08ARTRÓPODES DE INTERESSE MÉDICO.
09GEO-HELMINTÍASES.
10IMUNOPATOLOGIA E EPIDEMIOLOGIA DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA.

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DEPARTAMENTO DE HISTOLOGIA

ÁREA/SUBÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/HISTOLOGIA

01SISTEMA TEGUMENTAR: PELE.
02SISTEMA URINÁRIO: RIM.
03FÍGADO.
04PULMÃO: PORÇÃO CONDUTORA E RESPIRATÓRIA.
05OLHO.
06NEURÔNIO E CÉLULAS DA GLIA.
07SISTEMA DIGESTÓRIO: INTESTINOS.
08SISTEMA ENDÓCRINO: HIPÓFISE.
09SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO: TESTÍCULO E VIAS.
10SISTEMA REPRODUTOR FEMININO: OVÁRIO.

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E PSICANÁLISE

ÁREA/SUBÁREA: PSICOLOGIA/FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA

01FUNDAMENTOS, MÉTODOS, TÉCNICAS E PROCESSOS ATUAIS EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA.
02CONSTRUÇÃO, ADAPTAÇÃO E USO DE INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM DIFERENTES CONTEXTOS.
03AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PSICO-EDUCACIONAL: PROBLEMAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
04AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO E DO TRABALHO: HISTÓRICO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
05AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA APLICADA AO CONTEXTO CLÍNICO: PRINCIPAIS ASPECTOS E IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO TERAPÊUTICO.
06NEUROPSICOLOGIA E PSICOMETRIA: QUESTÕES RELATIVAS AO DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTOS E IMPLICAÇÕES PRÁTICAS NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL.
07HISTÓRIA, FUNDAMENTOS E CLASSIFICAÇÃO DAS TÉCNICAS PROJETIVAS, ASPECTOS METODOLÓGICOS E ESTUDOS ATUAIS SOBRE A PRECISÃO E VALIDADE DAS MESMAS.
08AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E AS TÉCNICAS PROJETIVAS. OS PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS TÉCNICOS E METODOLÓGICOS QUE EMBASAM AS TÉCNICAS PROJETIVAS.
09TÉCNICAS PROJETIVAS. A RELEVÂNCIA DO CONCEITO DE VALIDADE CLÍNICA PARA A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA COM INSTRUMENTOS PROJETIVOS.
10AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E AS TÉCNICAS PROJETIVAS. O MÉTODO IDIOGRÁFICO COMO UMA DAS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DAS TÉCNICAS PROJETIVAS.

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA

ÁREA: BACTERIOLOGIA MÉDICA HUMANA

01AVANÇOS RECENTES NA CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE BACTÉRIAS EMERGENTES.
02BASES MOLECULARES DA RESISTÊNCIA BACTERIANA AOS ANTIMICROBIANOS.
03EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR NA PREVENÇÃO DE INFECÇÃO HOSPITALAR.
04CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE FATORES DE VIRULÊNCIA DE BACTÉRIAS DE INTERESSE MÉDICO.
05CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA E MOLECULAR DE BGN (BACILOS GRAM NEGATIVOS).
06CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA E MOLECULAR DE CGP (COCOS GRAM POSITIVOS).
07ESTUDO DE ANTÍGENOS BACTERIANOS POR MÉTODOS MOLECULARES.
08BASES MOLECULARES DA RECOMBINAÇÃO GÊNICA EM BACTÉRIAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE.
09APLICAÇÃO DE TÉCNICAS MOLECULARES NOS ESTUDOS TAXONÔMICOS DE BACTÉRIAS DE INTERESSE MÉDICO.
10BIOTECNOLOGIA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS ANTIBACTERIANAS.

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

ÁREA: MATEMÁTICA

01O TEOREMA DO RESÍDUO E APLICAÇÕES.
02O TEOREMA DA FUNÇÃO IMPLÍCITA E APLICAÇÕES.
03FORMA CANÔNICA DE JORDAN.
04SÉRIES DE FOURIER E APLICAÇÕES.
05ESPAÇOS COMPACTOS E CONEXOS.
06ESPAÇOS DE BANACH E DE HILBERT.
07SUPERFÍCIES REGULARES.
08FUNÇÕES ANALÍTICAS E O TEOREMA DE CAUCHY.
09DIFERENCIABILIDADE DE FUNÇÕES VETORIAIS DE VÁRIAS VARIÁVEIS.
10FUNÇÕES INTEGRÁVEIS E CARACTERIZAÇÃO.

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

ÁREA: MATEMÁTICA APLICADA

01TEOREMA DO PONTO FIXO E APLICAÇÕES.
02MÉTODOS NUMÉRICOS PARA DETERMINAR ZEROS DE FUNÇÕES REAIS.
03MÉTODOS DIRETOS E ITERATIVOS PARA RESOLUÇÃO DE SISTEMAS LINEARES.
04TÉCNICAS PARA APROXIMAÇÃO DE FUNÇÕES REAIS.
05INTEGRAÇÃO NUMÉRICA.
06MÉTODOS NUMÉRICOS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE VALOR INICIAL.
07MÉTODOS NUMÉRICOS PARA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS.
08FATORAÇÃO QR E APLICAÇÕES.
09DECOMPOSIÇÃO EM VALORES SINGULARES E APLICAÇÕES.
10MÉTODOS NUMÉRICOS PARA DETERMINAR AUTO-VALORES E AUTO-VETORES.

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE FÍSICA

ÁREA/SUBÁREA: FÍSICA/ENSINO DE FÍSICA

01CONSERVAÇÃO DA ENERGIA.
02GRAVITAÇÃO.
03PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DA TERMODINÂMICA.
04TEORIA CINÉTICA DOS GASES.
05FLUÍDOS.
06LEIS DE GAUSS, AMPARE E FARADAY.
07FENÔMENOS DE INTERFERÊNCIA ÓPTICA.
08TRANSFORMAÇÕES DE LORENTZ.
09EFEITO FOTOELÉTRICO.
10DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA.

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE FÍSICA

ÁREA/SUBÁREA: FÍSICA/FÍSICA DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES E TEORIAS DE CAMPOS

01SIMETRIAS E LEIS DE CONSERVAÇÃO NA MECÂNICA CLÁSSICA.
02MOMENTO ANGULAR EM MECÂNICA QUÂNTICA.
03POSTULADOS DA MECÂNICA QUÂNTICA.
04TEORIA DE PERTURBAÇÃO INDEPENDENTE DO TEMPO.
05EQUAÇÕES DE MAXWELL.
06RELATIVIDADE E ELETROMAGNETISMO.
07SPIN E ESTATÍSTICA.
08SIMETRIAS NA MECÂNICA QUÂNTICA.
09POTENCIAIS TERMODINÂMICOS.
10DESCRIÇÃO QUÂNTICA DA INTERAÇÃO DE PARTÍCULAS CARREGADAS COM O CAMPO ELETROMAGNÉTICO.

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

ÁREA/SUBÁREA: QUÍMICA/QUÍMICA ANALÍTICA

01QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA: ANÁLISE POR VIA ÚMIDA; ANÁLISE SISTEMÁTICA DE CÁTIONS E ÂNIONS.
02EQUILÍBRIO QUÍMICO: ÁCIDO-BASE; PRECIPITAÇÃO; COMPLEXAÇÃO E ÓXIDO-REDUÇÃO. EQUILÍBRIOS QUÍMICOS COMPLEXOS.
03QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA CLÁSSICA: ANÁLISE GRAVIMÉTRICA E ANÁLISE VOLUMÉTRICA - TITULOMETRIA.
04ESPECTROMETRIA MOLECULAR: TÉCNICAS, CONCEITOS, FUNDAMENTOS, INSTRUMENTAÇÃO E APLICAÇÕES DA ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO E DA LUMINESCÊNCIA MOLECULAR.
05ESPECTROMETRIA ATÔMICA: TÉCNICAS, CONCEITOS, FUNDAMENTOS, INSTRUMENTAÇÃO E APLICAÇÕES DA ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO, EMISSÃO E DE FLUORESCÊNCIA ATÔMICA.
06MÉTODOS POTENCIOMÉTRICOS: TÉCNICAS, CONCEITOS, FUNDAMENTOS, INSTRUMENTAÇÃO E APLICAÇÕES.
07MÉTODOS VOLTAMÉTRICOS: TÉCNICAS, CONCEITOS, FUNDAMENTOS, INSTRUMENTAÇÃO E APLICAÇÕES.
08CROMATOGRAFIA GASOSA: TÉCNICAS, CONCEITOS, FUNDAMENTOS, INSTRUMENTAÇÃO E APLICAÇÕES.
09CROMATOGRAFIA LÍQUIDA: TÉCNICAS, CONCEITOS, FUNDAMENTOS, INSTRUMENTAÇÃO E APLICAÇÕES.
10ERROS ALEATÓRIOS E TRATAMENTO ESTATÍSTICO EM ANÁLISES QUÍMICAS.

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS

ÁREA/SUBÁREA: GEOCIÊNCIAS/TOPOGRAFIA

01DECLINAÇÃO MAGNÉTICA, ÂNGULOS E INCLINAÇÕES.
02GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS: PROCEDIMENTOS E LEGISLAÇÃO.
03MEDIÇÕES DE DISTÂNCIAS E SUAS CORREÇÕES.
04NIVELAMENTO TRIGONOMÉTRICO PARA LANCES CURTOS E PARA LANCES LONGOS.
05NIVELAMENTO GEOMÉTRICO - VISADAS IGUAIS E EXTREMAS.
06NIVELAMENTO TAQUEOMÉTRICO.
07COMPENSAÇÃO DE POLIGONAIS E CÁLCULO DE ÁREAS.
08A CURVATURA DA TERRA NA DISTÂNCIA E ALTIMETRIA.
09MÉTODOS DE POSICIONAMENTO COM GPS PARA LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO.
10ESTRUTURA DO SINAL GPS E OS POSSÍVEIS ERROS E CORREÇÕES NA MEDIÇÃO DE POSICIONAMENTO.

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS

ÁREA/SUBÁREA: GEOGRAFIA/ENSINO

01CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS E SUA ABORDAGEM EM PERSPECTIVA DE ESCALA: DO GLOBAL AO LOCAL.
02O TRABALHO COM CONCEITOS GEOGRÁFICOS NO ENSINO.
03ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS ENVOLVIDOS NA APRENDIZAGEM DOS SABERES GEOGRÁFICOS.
04O LIVRO DIDÁTICO E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS.
05LINGUAGENS PARA A ABORDAGEM DAS DIFERENTES GEOGRAFICIDADES.
06POSSIBILIDADES DE PESQUISA COMO FUNDAMENTO DA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA.
07A CONTRIBUIÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO PARA A COMPREENSÃO DAS TERRITORIALIDADES CONTEMPORÂNEAS.
08FUNDAMENTOS TEÓRICOS E TENDÊNCIAS DO ENSINO DE GEOGRAFIA.
09A EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA E SUA CORRELAÇÃO COM O ENSINO DE GEOGRAFIA.
10A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E SUA ATUAÇÃO NO CONTEXTO DE UMA SOCIEDADE DESIGUAL.

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS

ÁREA/SUBÁREA: GEOGRAFIA HUMANA/URBANA

01PERSPECTIVAS TEÓRICAS DA ANÁLISE DO URBANO NA CONTEMPORÂNEO IDADE.
02DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E PROBLEMAS URBANOS NO BRASIL.
03CONTRIBUIÇÃO DO ESTATUTO DA CIDADE NO PLANEJAMENTO URBANO BRASILEIRO.
04PLANO DIRETOR: CONCEPÇÕES TEÓRICAS E AVANÇOS À ANÁLISE NO BRASIL.
05PERSPECTIVAS ANALÍTICAS DAS REGIÕES METROPOLITANAS E GESTÃO DO TERRITÓRIO.
06URBANIZAÇÃO, METROPOLIZAÇÃO E REGIÕES METROPOLITANAS NO BRASIL.
07A URBANIZAÇÃO, A CIDADE E O URBANO NO BRASIL.
08PLANEJAMENTO URBANO E PROBLEMÁTICA AMBIENTAL.
09PLANEJAMENTO URBANO NO BRASIL.
10REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E URBANIZAÇÃO BRASILEIRA.

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

ÁREA/SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO DE PROJETOS

01VISÃO GERAL DAS FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PROJETOS.
02GESTÃO FINANCEIRA EM PROJETOS.
03AVALIAÇÃO DE VIABILIDADE DE PROJETOS.
04ANÁLISE SISTÊMICA APLICADA AOS PROJETOS.
05ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EQUIPES DE PROJETOS.
06GESTÃO DO RISCO - TÉCNICAS DE IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE RISCOS EM PROJETOS.
07PLANEJAMENTO, ESTRUTURAÇÃO E CONTROLE DE PROJETOS.
08GESTÃO DE PROJETOS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE MUDANÇA.
09PROCESSOS E TÉCNICAS DE ESTIMATIVA DOS CUSTOS EM PROJETOS.
10ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS PARA ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS.

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

ÁREA/SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO/MARKETING E ESTRATÉGIA

01MARKETING E VALOR PARA O CLIENTE.
02DIVERSIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO.
03DECISÕES DE PROJETO DE CANAL.
04RIVALIDADE E DINÂMICA COMPETITIVAS.
05SIM - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING: CONCEITO, IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE PRÁTICA.
06O AMBIENTE EXTERNO: METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO E CENÁRIOS ESTRATÉGICOS.
07COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: TEORIA E PRÁTICA.
08ESTRATÉGIAS EMPREENDEDORAS.
09PROJETO DE OFERTA AO MERCADO INTERNACIONAL: DESAFIOS, BARREIRAS E OPORTUNIDADES.
10CADEIA DE VALOR E MATRIZ DE PORTER: TEORIA E PRÁTICA.

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

ÁREA/SUBÁREA: SERVIÇO SOCIAL/FUNDAMENTOS DE SERVIÇO SOCIAL

01O SERVIÇO SOCIAL FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO.
02ASPECTOS ÉTICO-POLÍTICO-PROFISSIONAIS E A QUESTÃO DA DIVERSIDADE SÓCIO-CULTURAL.
03POLÍTICA SOCIAL:DA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA AOS DIAS ATUAIS.
04O PROCESSO INVESTIGATIVO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO SERVIÇO SOCIAL.
05O DEBATE SOBRE O PROCESSO DE TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL.
06A DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA NO SERVIÇO SOCIAL.
07A CONSTRUÇÃO TEÓRICA-METODOLÓGICA NA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL.
08O PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E AS ATUAIS DIRETRIZES CURRICULARES.
09INTERSETORIALIDADE DAS POLÍTICAS SOCIAIS E O TRABALHO EM REDE.
10GESTÃO DE SERVIÇOS SOCIAIS E O SERVIÇO SOCIAL.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/CLÍNICA MÉDICA E SEMIOLOGIA

01SÍNDROME METABÓLICA: ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO.
02OBESIDADE: ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO.
03PERDA DE PESO NÃO INTENCIONAL: ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS, DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL E TRATAMENTO.
04HIPERTENSÃO ARTERIAL: ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO.
05DISPNÉIA CRÔNICA: FISIOPATOLOGIA, DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL E TRATAMENTO.
06ICTERÍCIA: FISIOPATOLOGIA, DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL E TRATAMENTO.
07ANEMIAS NUTRICIONAIS: ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO.
08ASCITE: FISIOPATOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO.
09DOR LOMBAR: ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO.
10EDEMA: FISIOPATOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

01SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA ADQUIRIDA (AIDS): ASPECTOS GERAIS.
02HEPATITE POR VÍRUS (FORMA CRÔNICA): ASPECTOS GERAIS.
03NOÇÕES BÁSICAS DE INFECÇÕES HOSPITALARES.
04MENINGITES PURULENTAS.
05ESTAFILOCOCCIAS: ASPECTOS GERAIS.
06ESTREPTOCOCCIAS: ASPECTOS GERAIS.
07DENGUE.
08TÉTANO.
09MALÁRIA.
10SEPSE: ASPECTOS GERAIS.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/ENDOCRINOLOGIA

01DIABETES MELLITUS TIPO 1.
02DIABETES MELLITUS TIPO 2.
03DISLIPIDEMIA.
04HIPOTIROIDISMO NO ADULTO.
05TIREOTOXICOSE.
06NEOPLASIAS DE TIREÓIDE.
07ADENOMAS HIPOFISÁRIOS: ACROMEGALIA E PROLACTINOMAS.
08HIPERCORTISOLISMO.
09HIPOPITUITARISMO.
10INSUFICIÊNCIA DE CORTEX ADRENAL.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/GASTROENTEROLOGIA

01DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS.
02PANCREATITE AGUDA.
03PANCREATITE CRÔNICA.
04CIRROSE HEPÁTICA.
05ÚLCERA PÉPTICA.
06DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO.
07NEOPLASIA GÁSTRICA.
08HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA.
09DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DAS ICTERÍCIAS.
10SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/NEFROLOGIA

01FISIOLOGIA RENAL.
02METABOLISMO DE ÁGUA E SÓDIO.
03METABOLISMO DE POTÁSSIO.
04DISTÚRBIO ÁCIDO BÁSICO NA INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA E CRÔNICA.
05GLOMERULOPATIAS: DIAGNÓSTICO SINDRÔMICO, FISIOPATOLOGIA, PRINCIPAIS ETIOLOGIAS E TRATAMENTO.
06INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA: EPIDEMIOLOGIA, PRINCIPAIS CAUSAS, DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL E TRATAMENTO.
07INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA: EPIDEMIOLOGIA, ETIOLOGIAS, FISIOPATOLOGIA E TRATAMENTO.
08LITÍASE RENAL: PRINCIPAIS ETIOLOGIAS, INVESTIGAÇÃO E TRATAMENTO.
09MÉTODOS DIALÍTICOS NA INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA.
10TRANSPLANTE RENAL: SELEÇÃO DE DOADORES, PREPARO DO RECEPTOR E ESQUEMA DE IMUSSUPRESSÃO.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/PSIQUIATRIA

01ESQUIZOFRENIA.
02TRANSTORNO DEPRESSIVO UNIPOLAR.
03TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR
04TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO.
05TRANSTORNO DE PÂNICO.
06TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA.
07TRANSTORNOS ALIMENTARES.
08DEPEDÊNCIA DO ÁLCOOL.
09DEPENDÊNCIA DE NICOTINA.
10TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/REUMATOLOGIA

01FIBROMIALGIA.
02DOENÇA REUMATÓIDE.
03FEBRE REUMÁTICA.
04ARTRITES CRÔNICAS DA INFÂNCIA.
05GOTA.
06LUPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO.
07DERMATOPOLIMIOSITE.
08ESPONDILITE ANCILOSANTE.
09ARTROSE.
10OSTEOPOROSE.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA CIRÚRGICA

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/CIRURGIA TORÁCICA

01BRONQUIECTASIA - ESTADO ATUAL.
02ABSCESSO DE PULMÃO.
03TUBERCULOSE - ESTADO ATUAL DO TRATAMENTO CIRÚRGICO.
04NÓDULO PULMONAR SOLITÁRIO - VISÃO DO CIRURGIÃO.
05CÂNCER DE PULMÃO - A IMPORTÂNCIA DO ESTADIAMENTO.
06HIPERIDROSE - A IMPORTÂNCIA DA CIRURGIA.
07TRAUMA DE TÓRAX - ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS E TERAPÊUTICOS.
08CONDUTA CIRÚRGICA NAS DOENÇAS DE PLEURA.
09HEMOPTISE.
10MÉTODOS DIAGNÓSTICOS DAS DOENÇAS PULMONARES.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

ÁREA/SUBÁREA: ENFERMAGEM/ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA

01SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO DE PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.
02ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM PARADA CÁRDIO­RESPIRATÓRIA.
03INSTRUMENTOS BÁSICOS DE ENFERMAGEM E SUA RELAÇÃO COM A METODOLOGIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.
04ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À PACIENTES COM SEPSIS.
05CUIDADOS PALIATIVOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.
06BIOSSEGURANÇA E CONTROLE DE INFECÇÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.
07ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM DESEQUILÍBRIO ÁCIDO-BÁSICO.
08ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO INTERNADO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.
09A PSICODINÂMICA DO TRABALHO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.
10APLICAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA

ÁREA/SUBÁREA: ODONTOLOGIA/CLÍNICA INTEGRADA

01PRINCÍPIOS BIOMECÂNICOS APLICADOS AOS PREPAROS DE FINALIDADE PROTÉTICA.
02INTERRELAÇÃO PERIODONTIA/DENTÍSTICA E PRÓTESE DENTAL.
03RESTAURAÇÕES EM AMÁLGAMA DE PRATA PARA CAVIDADES EXTENSAS.
04DIAGNÓSTICO, PLANEJAMENTO E TRATAMENTO DAS NECESSIDADES ODONTOLÓGICAS EM CLÍNICA INTEGRADA.
05DOR ODONTOGÊNICA E SEMIOLOGIA ENDODÔNTICA.
06TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA SISTÊMICA EM ENDODONTIA.
07RESTAURAÇÃO DE DENTES TRATADOS ENDODONTICAMENTE.
08PROTEÇÃO DO COMPLEXO DENTINA-POLPA.
09TÉCNICA DE RESTAURAÇÃO CLASSE III, IV E V EM RESINA COMPOSTA.
10ANÁLISE FUNCIONAL DA OCLUSÃO DA DENTIÇÃO PERMANENTE.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE MEDICINA ORAL E ODONTOLOGIA INFANTIL

ÁREA/SUBÁREA: ODONTOLOGIA/ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA - 40 HORAS

01POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: DO DESENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS À CONSTRUÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
02EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE BUCAL.
03PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CÁRIE DENTÁRIA, FLUOROSE DENTÁRIA, CÂNCER BUCAL E DOENÇA PERIODONTAL NO BRASIL E NO MUNDO.
04INFORMAÇÕES EPIDEMIOLÓGICAS: COLETA DE DADOS E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO.
05INFORMAÇÕES EPIDEMIOLÓGICAS: GEOPROCESSAMENTO.
06PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO EM SAÚDE BUCAL.
07PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL NOS DOIS PRIMEIROS ANOS DE VIDA.
08FLÚOR: MECANISMOS DE AÇÃO.
09PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL E A PREVENÇÃO DAS DOENÇAS BUCAIS.
10A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DA GRADUAÇÃO E OS SERVIÇOS DE SAÚDE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE MEDICINA ORAL E ODONTOLOGIA INFANTIL

ÁREA/SUBÁREA: ODONTOLOGIA/ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA - 20 HORAS

01PLANEJAMENTO DE SERVIÇOS EM SAÚDE BUCAL COLETIVA.
02IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS.
03PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL E A PREVENÇÃO DAS DOENÇAS BUCAIS.
04EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL.
05PREVENÇÃO DA CÁRIE DENTAL.
06PREVENÇÃO DA DOENÇA PERIODONTAL.
07PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL.
08FLÚOR: MECANISMO DE AÇÃO.
09ORGANIZAÇÃO E FINANCIAMENTO DA SAÚDE NO BRASIL.
10A ODONTOLOGIA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE MEDICINA ORAL E ODONTOLOGIA INFANTIL

ÁREA/SUBÁREA: ODONTOLOGIA/ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA/ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL ODONTOLÓGICA

01ERGONOMIA APLICADA NA ODONTOLOGIA.
02RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO ODONTOLÓGICO.
03EQUIPAMENTOS ODONTOLÓGICOS.
04POSTURAS E POSIÇÕES DE TRABALHO DO CD E ACD.
05BIOSSEGURANÇA EM ODONTOLOGIA.
06RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA.
07PLANO DE TRATAMENTO ODONTOLÓGICO MULTIDISCIPLINAR.
08GESTÃO FINANCEIRA EM ODONTOLOGIA.
09DOENÇAS PROFISSIONAIS ODONTOLÓGICAS.
10PSICOLOGIA APLICADA AO PLANEJAMENTO DO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA E CIRURGIA PEDIÁTRICA

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/PEDIATRIA/ENFERMARIA DE PEDIATRIA

01ANEMIAS CARENCIAIS.
02INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA.
03SÍNDROME NEFRÓTICO PRIMÁRIO - LESÕES GLOMERULARES MÍNIMAS.
04INFECÇÃO URINÁRIA.
05SÍNDROME NEFRÓTICO PRIMÁRIO - ESCLEROSE SEGMENTAR E FOCAL.
06HIDRONEFROSE NEONATAL.
07SÍNDROME HEMOLÍTICO-URÊMICO.
08PNEUMONIA AGUDA.
09REFLUXO GASTRO-ESOFÁGICO.
10DESIDRATAÇÃO/HIDRATAÇÃO.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA E CIRURGIA PEDIÁTRICA

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/PEDIATRIA/PEDIATRIA GERAL

01ANEMIAS CARENCIAIS.
02OBESIDADE.
03CEFALÉIA NA INFÂNCIA.
04INFECÇÃO URINÁRIA.
05ASMA NA INFÂNCIA.
06DOR ABDOMINAL RECORRENTE.
07CRESCIMENTO NORMAL.
08DESENVOLVIMENTO NORMAL.
09IMUNIZAÇÃO.
10ALIMENTAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DE VIDA.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA E CIRURGIA PEDIÁTRICA

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/PEDIATRIA/PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA E/OU ALERGIA

01ASMA.
02PNEUMONIA AGUDA.
03TUBERCULOSE.
04PNEUMOPATIAS CRÔNICAS.
05DISPLASIA BRONCOPULMONAR.
06ANEMIAS CARENCIAIS.
07CRESCIMENTO NORMAL.
08DESENVOLVIMENTO NORMAL.
09IMUNIZAÇÃO.
10ALIMENTAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DE VIDA.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

ÁREA/SUBÁREA: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA/GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

01TRATAMENTO CIRÚRGICO DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO.
02DIABETE GESTACIONAL.
03TRATAMENTO DE ENDOMETRIOSE VIA VÍDEO LAPARASCOPIA.
04TRATAMENTO CIRÚRGICO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO.
05ENDOMETRIOSE - DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO CONVENCIONAL.
06HEMORRAGIAS DO TERCEIRO TRIMESTRE DE GRAVIDEZ.
07DOENÇA INFLAMATÓRIA PÉLVICA (DIP).
08ECLÂMPSIA.
09AMENORRÉIAS.
10HISTERECTOMIA VAGINAL SEM PROLAPSO.

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

ÁREA/SUBÁREA: DIDÁTICA/DIDÁTICA GERAL

01PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS.
02TRABALHO PEDAGÓGICO DOCENTE: DIFERENTES PERSPECTIVAS E SEUS PRESSUPOSTOS.
03DIDÁTICA: OBJETO DE ESTUDO E A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DE SUA CONSTITUIÇÃO.
04DIDÁTICA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL.
05PLANEJAMENTO DE ENSINO. ABORDAGENS E SEUS ELEMENTOS.
06OBJETIVOS DE ENSINO E SUA ARTICULAÇÃO COM OUTROS COMPONENTES DO PLANEJAMENTO.
07METODOLOGIA DE ENSINO: PRESSUPOSTOS E APLICAÇÕES.
08CONHECIMENTO E CONTEÚDO DE ENSINO COMO ELEMENTOS ENVOLVIDOS NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA.
09AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA ESCOLAR.
10A SALA DE AULA: ESPAÇO DA TEORIA E DA PRÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

ÁREA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

01A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COMO DISCIPLINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PEDAGOGOS.
02HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE PESQUISA: TEORIAS E MÉTODOS.
03HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES.
04HISTÓRIA DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS CONTEÚDOS ESCOLARES.
05A EDUCAÇÃO ENTRE A IDADE MÉDIA PARA A MODERNIDADE.
06O SÉCULO XIX COMO MOMENTO DECISIVO NA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA MODERNA.
07EDUCAÇÃO NO BRASIL: SÉCULOS XVI-XVIII - ESTADO, SOCIEDADE E IGREJA.
08ANTECEDENTES E CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: SÉCULOS XVIII-XX.
09HISTÓRIA DA ESCOLA BRASILEIRA NO SÉCULO XX.
10PESQUISA E ENSINO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

ÁREA: POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

01PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: PRESSUPOSTOS POLÍTICO-ECONÔMICO-SOCIAL E FILOSÓFICOS NA MODERNIDADE.
02AS IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.
03PRINCIPAIS TENDÊNCIAS CURRICULARES NO SÉCULO XX.
04A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO-FORMAL.
05DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL AO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: ASPECTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E AS PROPOSTAS CONTRA-HEGEMÔNICAS.
06A GESTÃO ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: DA REFLEXÃO DA PRÁTICA À PROPOSTA DE SUPERAÇÃO NO COTIDIANO.
07AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA DÉCADA DE 90 NO SÉCULO XX.
08ASPECTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
09REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO: OS NOVOS FORMATOS DO ENSINO PARA A FORMAÇÃO HUMANA.
10A GESTÃO ESCOLAR E OS PROCESSOS FORMATIVOS DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE PARTICIPAÇÃO.

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

ÁREA/SUBÁREA: TEORIA DA COMUNICAÇÃO/COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA E CULTURA

01O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO COMO OBJETO DOS ESTUDOS CULTURAIS.
02A COMUNICAÇÃO NO TERCEIRO SETOR.
03A GLOBALIZAÇÃO E OS DESAFIOS DA CULTURA POPULAR.
04A POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO NOS/DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
05CULTURA E COMUNICAÇÃO NO HORIZONTE DA PÓS-MODERNIDADE.
06A CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE PARA O CAMPO DA COMUNICAÇÃO.
07OS CONCEITOS DE PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA PARA A COMPREENSÃO DA COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA.
08CULTURA POLÍTICA, MÍDIA E CONTEMPORANEIDADE.
09FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA.
10A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DA COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO.

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

ÁREA/SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS/CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO/ARQUIVOLOGIA

01O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ARQUIVÍSTICA.
02A ATUAÇÃO DO ARQUIVISTA DIANTE DAS NOVAS DEMANDAS SOCIAIS.
03A GESTÃO DA INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA EM MEIO ELETRÔNICO.
04O GERENCIAMENTO ARQUIVÍSTICO DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS.
05A ÉTICA E A RESPONSABILIDADE SOCIAL DO ARQUIVISTA.
06O PAPEL DA DIPLOMÁTICA NA ARQUIVÍSTICA CONTEMPORÂNEA.
07A ANÁLISE DOCUMENTÁRIA NA REPRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO INFORMACIONAL ARQUIVÍSTICO.
08CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS.
09GESTÃO DE DOCUMENTOS OU GESTÃO DOCUMENTAL.
10GESTÃO DE ARQUIVOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES

DEPARTAMENTO DE ARTE VISUAL

ÁREA/SUBÁREA: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - ARTE VISUAL/EXPRESSÃO BIDIMENSIONAL - DESENHO E PINTURA

01RELAÇÕES ENTRE A "ANATOMIA INTERNA" DE ISMAEL NERY E O CORPO FRAGMENTADO NO SURREALISMO.
02A PROBLEMÁTICA DA LUZ: UMA RELAÇÃO ENTRE VERMEER E OS IMPRESSIONISTAS.
03REFLEXÃO SOBRE O CARÁTER MONSTRUOSO DO HOMEM EM GOYA E BACON.
04LINHA QUE SE FAZ DESENHO, DESENHO QUE SE FAZ ESCRITURA, ESCRITURA QUE SE DESFAZ EM LINHA: MIRA SCHENDEL E HENRI MICHAUX.
05MARCO GIANNOTTI E HÉLIO OITICICA: O PROBLEMA DA COR E DOS LIMITES DO OBJETO EM RELAÇÃO AO ESPAÇO CIRCUNDANTE.
06A LINHA RISCA O PAPEL; O RISCO QUE RECORTA O SUPORTE; PAPEL RECORTADO SOBRE PAPEL; O PEDAÇO DE COR DESENHADO À TESOURA. MATISSE E PICASSO: CONFRONTOS E CONFLUÊNCIAS.
07HISTÓRIA E ESQUECIMENTO NA POÉTICA DE ANSELM KIEFER.
08A POÉTICA DE PAULO PASTA: O TEMPO E O FAZER.
09O DESENHO DE REGINA SILVEIRA NO CAMPO EXPANDIDO DE MEIOS E SUPORTE.
10O BIDIMENSIONAL ROMPENDO SEUS LIMITES.

OBS.: PARA ESTA ÁREA/SUBÁREA O DEPARTAMENTO APRESENTA SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA NAS PÁGINAS Nº. 69 E 70.

Sugestão de bibliografia somente para a área/subárea: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - ARTE VISUAL/EXPRESSÃO BIDIMENSIONAL - DESENHO E PINTURA

ARCHER, M. Arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2001. BATTCOCK, G. (org.). A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 1986. BAUDELAIRE, Charles. Escritos sobre arte. São Paulo: Edusp / Imaginário, 1991. BENTO, Antonio. Ismael Nery. São Paulo: Gráficos Brunner, 1973. BOIS, Yve-Alain. Matisse e Picasso. São Paulo: Melhoramentos, 1999. BRADLEY, Fiona. Surrealismo. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. BRITO, R. Neoconcretismo, vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. São Paulo: Cosac & Naify, 1999. CHÉNIEUX-GENDRON, J. O surrealismo. São Paulo: Martins Fontes, 1992. CHIARELLI, Tadeu. Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos, 2002. -__ . Paulo Pasta. São Paulo: Cosac & Naify. 2006. COCCHIARALE, F. e GEIGER, A. B. Abstracionismo geométrico e informal: a vanguarda brasileira nos anos cinquenta. Rio de Janeiro: Funarte, 1987. COLI, Jorge. "Bom dia, senhor Courbet!". In: NOVAES, A. (org.) Ética. São Paulo: Cia das Letras, 1992. -__ . "Consciência e heroísmo no mundo moderno". In: NOVAES, A. (org.) Poetas que pensaram o mundo. São Paulo: Cia. das Letras, 2005. -__ . "Manet: o enigma do olhar". In: NOVAES, Adauto (org.). O Olhar. São Paulo, Cia. das Letras, 1989. -__ . "O sono da razão produz monstros". In: NOVAES, Adauto (org.) A Crise da Razão. São Paulo: Companhia das Letras; Brasília, DF: Ministério da Cultura; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Arte, 1996. COTTINGTON, David. Cubismo. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. DANTO, A. C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006. DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: Lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. DERDYK, Edith (org.). Disegno. Desenho. Desígnio. São Paulo: SENAC São Paulo, 2007. DIAS, Geraldo Souza. Mira Schendel: do espiritual à corporeidade. São Paulo: Cosac & Naify, 2009. ECO, Umberto (org.). A História da Beleza. Rio de Janeiro / São Paulo: Record, 2007. -__ (org.) A História da Feiúra. Rio de Janeiro/ São Paulo: Record, 2007. EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. Rio de Janeiro: Ediouro, 1994. FAVARETTO, Celso. A invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: Edusp, 1992. FER, Briony et al. Realismo, Racionalismo, Surrealismo. São Paulo, Cosac & Naify, 1998. FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecilia (org.). Escritos de Artistas - anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. FRASCINA, Francis et al. Modernidade e Modernismo: a pintura francesa no século XIX. São Paulo, Cosac & Naify, 1998. FREIRE, C. Poéticas do processo: arte conceitual no museu. São Paulo: Iluminuras, 1999. GOMBRICH, Ernst H. Arte e Ilusão - um Estudo da Psicologia da Representação Pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1990. GOODING, Mel. Arte Abstrata. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. GUINSBURG, Jacob (org.). Romantismo. São Paulo, Perspectiva, 4ª ed., 2005. GULLAR, Ferreira. Etapas da Arte Contemporânea - Do cubismo ao neoconcretismo. São Paulo: Nobel, 1985. HARRISON, Charles et al. Primitivismo, Cubismo, Abstração. São Paulo, Cosac & Naify, 1998. HEARTNEY, Eleanor. Pós-Modernismo. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. KRAUSS, Rosalind. Os Papéis de Picasso. São Paulo: Iluminuras, 2006. -__ . Passages. Paris: Macula. 1997. LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A Pintura: Textos Essenciais, vol.4: O Belo. São Paulo: 34, 2004. -__ . A Pintura: Textos Essenciais, vol.6: A Figura Humana. São Paulo: 34, 2004. LIMA, Lucia de Meira. O Palace Hotel: um espaço de vanguarda no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Paço Imperial; MinC IPHAN, Aeroplano Editora, 2001. MARQUES, Maria Eduarda. Mira Schendel. São Paulo: Cosac & Naify, 2009. MATISSE, Henri. Escritos e reflexões sobre arte (considerações recolhidas por Régine Pernoud, Le courrier de l´Unesco.) Portugal: Ulisséia, vol. VI, no 10, out. 1953. MENDES, Murilo. Recordações de Ismael Nery. São Paulo: Edusp, 1995. MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível. São Paulo: Iluminuras, 2002. NAVES, Rodrigo. A forma difícil. São Paulo Ática, 1996. OSTROWER, Fayga. A Grandeza Humana. São Paulo: Campus, 2003. -__ . Goya - Artista Revolucionário e Humanista. São Paulo: Imaginário, 1997. PEIXOTO, Nelson Brissac (org.). Marco Giannotti. São Paulo: Cosac & Naify, 2007. PÉREZ-ORANAS, Luiz et al. Tangled alphabets: León Ferrari and Mira Schendel. São Paulo! Nova Iorque: Cosac & Naify ! MoMA NY, 2009. PICON, G. 1863: le naissance de l'art moderne. Paris: Galimard, 1996. REWALD, J. História do Impressionismo. São Paulo: Martins Fontes, 1991. SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado - processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 2003. SALZSTEIN, Sônia. No vazio do mundo: Mira Schendel. São Paulo: Marca D'água, 1996. SCHAPIRO, M. A arte moderna: séculos XIX e XX - ensaios escolhidos. São Paulo: Edusp, 1996. -__ . Impressionismo: reflexões e percepções. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. SLIVE, Seymour. Pintura Holandesa: 1600-1800. São Paulo: Cosac & Naify, 1998. SOUZA, Gilda de Mello e. Vanguarda e nacionalismo na década de 20. In: O Baile das Quatro Artes: exercício de leitura. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1980. STAROBINSKI, J. 1789: Os emblemas da razão. São Paulo: Cia das Letras, 1988. SYLVESTER, David. Sobre Arte Moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2007. TASSINARI, A. O espaço moderno. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. VALÉRY, Paul. Degas Dança Desenho. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. VIEIRA, Lucia Gouvêa. Salão de 31: marco da revelação da arte moderna em nível nacional. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1984. WOOD, Paul et al. Modernismo em Disputa: a arte desde os anos quarenta. São Paulo, Cosac & Naify, 1998. WOOD, Paul. Arte Conceitual. São Paulo, Cosac & Naify. 2002. ZÍLIO, Carlos. O centro na margem: algumas anotações sobre a cor na arte brasileira. Gávea, Rio de Janeiro, no. 10, mar. 1993.

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES DEPARTAMENTO DE ARTE VISUAL

ÁREA/SUBÁREA: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - ARTE VISUAL/EXPRESSÃO TRIDIMENSIONAL

01A PRODUÇÃO TRIDIMENSIONAL CONTEMPORÂNEA E AS RELAÇÕES INTRÍNSECAS COM O TEMPO E O ESPAÇO.
02O DIÁLOGO ENTRE MATERIALIDADE E VIRTUALIDADE NA PRODUÇÃO TRIDIMENSIONAL CONTEMPORÂNEA.
03A PRODUÇÃO TRIDIMENSIONAL E AS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO COM O LUGAR, COM A ARQUITETURA E COM O ESPAÇO URBANO.
04A EXPRESSÃO TRIDIMENSIONAL E SEUS DESDOBRAMENTOS NA SALA DE AULA.
05A EDUCAÇÃO BÁSICA E A ESCULTURA: COMO DESENVOLVER PROPOSTAS DE TRABALHO NO ENSINO MÉDIO?
06O ESPAÇO EM MAX BILL E AMÍLCAR DE CASTRO.
07O ESPAÇO CONCRETO E O ESPAÇO NEOCONCRETO NAS ARTES PLÁSTICAS.
08A PRODUÇÃO TRIDIMENSIONAL CONTEMPORÂNEA EM CERÂMICA.
09ARTE PÚBLICA E PAISAGEM URBANA.
10OS MATERIAIS TRADICIONAIS E AS POÉTICAS TRIDIMENSIONAIS CONTEMPORÂNEAS.

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES

DEPARTAMENTO DE ARTE VISUAL

ÁREA/SUBÁREA: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - ARTE VISUAL/MÍDIAS TECNOLÓGICAS

01EXPRESSÃO E CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA. PERCURSOS DE CRIAÇÃO.
02FOTOGRAFIA ANALÓGICA E FOTOGRAFIA DIGITAL. MEIOS, PROCESSOS E LINGUAGEM.
03A FOTOGRAFIA COMO SUPORTE PARA PESQUISAS E REFLEXÕES NO CAMPO DAS ARTES VISUAIS.
04A FOTOGRAFIA CONSTRUÍDA E HIBRIDISMO: PRODUÇÃO DE NOVAS EXPRESSÕES CONTEMPORÂNEAS.
05A PRODUÇÃO ARTÍSTICA A PARTIR DOS RECURSOS TÉCNICOS E PLÁSTICOS.
06POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS NO CAMPO DAS ARTES A PARTIR DA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA E DAS TECNOLOGIAS.
07A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS AUTORAIS UTILIZANDO A FOTOGRAFIA E OS MEIOS TECNOLÓGICOS COMO LINGUAGEM.
08O VISÍVEL E O INVISÍVEL NA FOTOGRAFIA, CONSTRUÇÕES E SEUS CAMPOS DE RELAÇÕES.
09AS TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS E O PENSAMENTO ARTÍSTICO.
10A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA E SUA RELAÇÃO COM OUTRAS LINGUAGENS TECNOLÓGICAS NO CAMPO DAS ARTES VISUAIS.

OBS.: PARA ESTA ÁREA/SUBÁREA O DEPARTAMENTO APRESENTA SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA NA PÁGINA Nº 73.

Sugestão de bibliografia somente para a área/subárea: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - ARTE VISUAL/MÍDIAS TECNOLÓGICAS

BARTHES, Roland. A Câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. BAVCAR, Evgen. Nápoles, cidade-sol. In: SOUSA, Edson L. A.; TESSLER, Elida; SLAVUTZKY, Abrão (Org.). A Invenção da vida: arte e psicanálise. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2001. -__. Uma câmera escura atrás de outra câmera escura. In: SOUSA, Edson L. A.; TESSLER, Elida; SLAVUTZKY, Abrão (Org.). A invenção da vida: arte e psicanálise. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2001. BRAUNE, Fernando. O surrealismo e a estética fotográfica. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000. CANONGIA, Ligia. Quase cinema: cinema de artista no Brasil, 1970/80. Rio de Janeiro: Edições FUNARTE, 1981. (Caderno de Textos, Arte Brasileira Contemporânea). DOMINGUES, Diana (Org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Ed. da UNESP, 1997. GARCIA, Wilton (Org). Corpo e subjetividade: estudos contemporâneos. São Paulo: Factash, 2006. HERKENHOFF, Paulo. A trajetória: da fotografia acadêmica ao projeto construtivo. In: OITICICA FILHO, José. A Ruptura da fotografia nos anos 50. Rio de Janeiro: Edição Funarte, 1983. Catálogo de Exposição. KOZLOFF, Max. A subjetividade, a fotografia e suas múltiplas leituras. In: COLÓQUIO LATINO-AMERICANO DE FOTOGRAFIA, 2., 1987, Rio de Janeiro. Feito na América Latina. Trad. de Alencar Guimarães Lima e Maria Aparecida Roncato. Rio de Janeiro: Funarte, 1987. 195 p. LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2004. LEMOS, André; BERGER, Christa; BARBOSA, Marialva (Org.). Narrativas midiáticas contemporâneas. Porto Alegre: Sulina, 2006. MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997. -__ . Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996. MAGALHÃES, Ângela; PEREGRINO, Nádia Fonseca. Fotografia no Brasil: um olhar das origens ao contemporâneo. Rio de Janeiro: Funarte, 2004. MERLEAU-PONTY, Maurice. A prosa do mundo. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. MESQUITA, Ivo; SANT'ANNA, Margarida; CINTRÃO, Rejane (Coord.). Fotografias no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: MAM, 2002. MONFORTE, Luiz Guimarães. Fotografia pensante. São Paulo: SENAC, 1997. OITICICA FILHO, José. A Ruptura da fotografia nos anos 50. Rio de Janeiro: Edição Funarte, 1983. Catálogo de Exposição.

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES DEPARTAMENTO DE DESIGN

ÁREA/SUBÁREA: DESIGN/SINALIZAÇÃO/DESIGN DE SUPERFÍCIE

01DESIGN DE SUPERFÍCIE - CONCEITOS, CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES.
02A MODULAÇÃO NO DESIGN DE SUPERFÍCIE.
03SUPORTES E PROCESSOS DE PRODUÇÃO APLICADOS AO DESIGN DE SUPERFÍCIE.
04LEGIBILIDADE E LEITURABILIDADE NA SINALIZAÇÃO.
05DESENHO TÉCNICO APLICADO À SINALIZAÇÃO UTILIZANDO AUTOCAD.
06REPRESENTAÇÃO BIDIMENSIONAL SEGUNDO AS NORMAS DA ABNT.
07A REPRESENTAÇÃO BIDIMENSIONAL DIGITAL NO 10 E 30 DIEDRO.
08SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES VERBAL E NÃO VERBAL PARA O SISTEMA DE SINALIZAÇÃO.
09SINALIZAÇÃO: CONCEITO, CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES.
10MATERIAIS E PROCESSOS DE IMPRESSÃO PARA SISTEMAS DE SINALIZAÇÃO.

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

ÁREA/SUBÁREA: EQUINOCULTURA/CONSERVAÇÃO DE FORRAGENS/ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO

01PRODUÇÃO DE ALIMENTOS VOLUMOSOS PARA EQUÍDEOS.
02NUTRIÇÃO DO CAVALO ATLETA.
03ADITIVOS PARA PRODUÇÃO DE SILAGENS.
04PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS E DE CO-PRODUTOS DA AGRICULTURA PARA SUA CONSERVAÇÃO.
05PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE SILAGEM DE GRÃOS ÚMIDOS.
06CONTROLE DE PERDAS NO PROCESSO DE FENAÇÃO.
07UTILIZAÇÃO DE NITROGÊNIO-NÃO-PROTÉICO NA ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS DE CORTE.
08AVALIAÇÃO DE CO-DERIVADOS DA AGROINDÚSTRIA NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL.
09LIPÍDEOS NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES.
10SUPLEMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS A PASTO DURANTE O PERÍODO CHUVOSO.

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ÁREA/SUBÁREA: PROJETO/DESENHO PROJETIVO E REPRESENTAÇÃO

01TEORIA E PRÁTICA: CROQUIS E DESENHOS DE OBSERVAÇÃO.
02TEORIA E PRÁTICA: PROJEÇÕES ORTOGONAIS EM ARQUITETURA E URBANISMO.
03TEORIA E PRÁTICA: PERSPECTIVAS NO PLANO.
04TEORIA E PRÁTICA: REPRESENTAÇÃO URBANA E PAISAGÍSTICA.
05TEORIA E PRÁTICA: REPRESENTAÇÃO DIGITAL APLICADA À ARQUITETURA E URBANISMO (BI/TRIDIMENSIONAL).
06TEORIA E PRÁTICA: MAQUETES.
07TEORIA E PRÁTICA: TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE MODELOS EM SOFTWARES ESPECÍFICOS.
08TEORIA E PRÁTICA: REPRESENTAÇÃO DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO ARQUITETÔNICO E URBANO.
09TEORIA E PRÁTICA: REPRESENTAÇÃO DE DETALHES EM PROJETOS.
10PROGRAMAÇÃO VISUAL EM ARQUITETURA. LAY-OUT.

OBS.: PARA ESTA ÁREA/SUBÁREA O DEPARTAMENTO APRESENTA SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA NAS PÁGINAS Nº 77 E 78.

Sugestão de bibliografia somente para a área/subárea: PROJETO/DESENHO PROJETIVO E REPRESENTAÇÃO

AZEREDO, H. A. O edifício até a sua cobertura, 2ª Ed. Revisada, São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2000. CHING, Francis D. K. Dibujo y proyecto. Naucalpan: Gustavo Gili, 1999. CHING, F. Manual de Dibujo Arquitectônico. São Paulo: Ed. Gustavo Gilli, 1997. COSTA, Antonio Ferreira. Detalhando a Arquitetura I-II-III-IV-V-VI-VII-VIII. DAGOSTINO, Frank R. Desenho Arquitetônico Contemporâneo. São Paulo: Hemus Editora, 1980. DETAILS IN ARCHITECTURE. Images Publishing Group. Melbourne: Pty Ltd., 2000. Vols 1 e 2. DOYLE, Michael E. Desenho a cores. Trad. Renate Shinke, 2ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2000. EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. Rio de Janeiro: Ediaouro, 2000. FUKUNAGA, Fumiaki. Step by Step: Architetural Rendering. Tokyo: Graphic- Sha. GOUVÊA, Irajá. Sketchup. Tupã: Edição FACCAT, 2008. GUIMARÃES NETO, Euclides. Desenho 2 de Arquiteto. Belo Horizonte: 2007. KEMMERICH, Carl. Detalhes Gráficos para Arquitectos. México: Ed. Gustavo Gili. 1981. KNOLL, Wolfgang. Maquetas de Arquitectura. México: Gustavo Gili, 1995. LLEN, Gerald, OLIVER, Richard. Arte e Proceso del Dibujo Arquitectónico, Barcelona: Ed. Gustavo Gili S.A., 1982. METZGER, Phil. A perspectiva sem dificuldade. Colônia: Taschen, 1997. MILLS, Criss B. Projetando com Maquetes. Porto Alegre: Bookman, 2007. MONTENEGRO, Gildo. Desenho Arquitetônico. 4º ed. São Paulo: Ed. Edgard Blücher Ltda., 2001. MONTENEGRO, Gildo. A Perspectiva dos Profissionais. 9º ed. São Paulo: Ed. Edgard Blücher Ltda., 1983. MONTENEGRO, Gildo A. Ventilação e coberturas: Estudo teórico, Histórico e descontraído. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 1984. NEUFERT, Peter, NEFF, Ludwig. Casa, Apartamento, Jardim. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 1999. NEUFERT, E. A Arte de Projetar em Arquitetura. Ed. G.G. do Brasil, 1978. Normas Brasileiras ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): NBR 6492 - Representação de Projetos de Arquitetura; NBR 9077 - Saída de emergência em edificações; NBR 9050 - Acessibilidade a edificações; NBR 10647 - Desenho Técnico; NBR 10068/87 - Folha de desenho - leiaute e dimensões; NBR 10582 - Apresentação da folha para desenho técnico; NBR 8196 - Emprego de escalas; NBR 8403/84 - Aplicação de linhas em desenhos - Tipos de linhas - Larguras das linhas; NBR 8402/94 - Execução de Caractere para Escrita em Desenho Técnico; NBR 10126/87 - Cotagem em Desenho Técnico. OBERG, L. Desenho Arquitetônico. São Paulo: Ao livro técnico, 1978. OLES, Paul Stevenson. La Ilustracion Arquitectônica. Barcelona: Ed. Gustavo Gilli, 1981. PALAORO, Miguel Jorge. Dominando o Básico DataCAD em 40 horas. Porto Alegre: DATACAD BRASIL Ltda, 2005. PALAORO, Miguel Jorge. Guia de Referência DataCAD. Porto Alegre: DATACAD BRASIL Ltda, 2005. PALAORO, Miguel Jorge. Modelagem em 3D p/ Maquete Eletrônica com DataCAD. Porto Alegre: DATACAD BRASIL Ltda, 2006. SESSA, F. Franco; V. M. Martins, P. R. DESARQ, desenho arquitetônico - Vol. 1, 2 e 3. G. G. Ed.Técnica e Livraria Biônica, Porto Alegre, São Paulo, 1984. SCHAARWACHTER. Georg. Perspectiva para Arquitectos. México: Ed. Gustavo Gili, 1996. YANES, Delgado Magali; DOMÍNGUEZ, Ernest Redondo. Lê Dessin d'Architecture à main levée. Barcelone: Editions Parramón S.A., 2004. YEE, Rendow, Architectural Drawing a Visual Compendium of Types and Methods. USA: John Wiley & sons, INC, 1997.

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ÁREA/SUBÁREA: URBANISMO/PLANEJAMENTO URBANO

01PROCESSO DE PRODUÇÃO E APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO URBANO.
02CONCEITUAÇÃO DE PLANEJAMENTO URBANO E DESENHO URBANO.
03ESPAÇO URBANO COMO CAMPO DISCIPLINAR.
04LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO URBANO.
05TEORIAS DE PLANEJAMENTO URBANO.
06INTERVENÇÕES URBANAS CONTEMPORÂNEAS NO BRASIL.
07ASPECTOS TEÓRICOS DO ZONEAMENTO DO USO DO SOLO URBANO.
08O PLANO DIRETOR NO BRASIL.
09EUROPA E BRASIL: A TRANSMUTAÇÃO DO PENSAMENTO URBANÍSTICO.
10O ESTATUTO DA CIDADE E A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL.

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO

DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

ÁREA/SUBÁREA: ENGENHARIA CIVIL/ESTRADAS

01DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS RÍGIDOS.
02PROJETO GEOMÉTRICO HORIZONTAL.
03PROJETO GEOMÉTRICO VERTICAL.
04PROJETO DE TERRAPLENAGEM EM ESTRADAS.
05DRENAGEM DO PAVIMENTO.
06ESTUDO DE TRÁFEGO.
07ESTUDO DOS SOLOS E DOS AGREGADOS.
08MATERIAIS BETUMINOSOS.
09DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS.
10RESTAURAÇÃO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS.

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

ÁREA/SUBÁREA: ENGENHARIA ELÉTRICA/SISTEMAS ELETRÔNICOS E ELÉTRICOS

01ANÁLISE DE CIRCUITOS EM CORRENTE CONTÍNUA E ALTERNADA.
02TRANSFORMADA DE LAPLACE E APLICAÇÕES.
03REPRESENTAÇÃO DE SINAIS EM BANDA PASSANTE.
04TRANSISTORES.
05AMPLIFICADORES OPERACIONAIS.
06AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL.
07ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA.
08CIRCUITOS DIGITAIS COMBINATÓRIOS E SEQUENCIAIS.
09MÁQUINAS ELÉTRICAS.
10ELETROMAGNETISMO.

CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ÁREA/SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA/ASPECTOS SÓCIO-CULTURAIS DO MOVIMENTO HUMANO

01EDUCAÇÃO FÍSICA E SEU SENTIDO AO LONGO DA HISTÓRIA.
02LAZER, TEMPO E SUBJETIVIDADE.
03CAMPO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: TRABALHO, PROFISSÃO E FATORES INTERVENIENTES.
04LAZER E AS NOVAS TECNOLOGIAS.
05LAZER E AS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO.
06POLÍTICAS PÚBLICAS EM ESPORTE E LAZER.
07ANÁLISE DE PRÁTICAS DE ATIVIDADES MOTORAS ESPECÍFICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM NOSSA CULTURA.
08CAMPOS DE INTERVENÇÃO E SERVIÇOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES E CRÍTICAS.
09GLOBALIZAÇÃO E O MUNDO DO TRABALHO: A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER DIANTE DESSE CENÁRIO.
10INTERVENÇÃO PROFISSIONAL NO CAMPO DO LAZER: FORMAÇÃO DE IDENTIDADE INDIVIDUAL E COLETIVA.

CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ÁREA/SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA/ESTUDOS E INTERVENÇÃO EM ENVELHECIMENTO

01EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERVENÇÃO PROFISSIONAL EM ENVELHECIMENTO.
02EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA E ENVELHECIMENTO.
03ENVELHECIMENTO POPULACIONAL: EPIDEMIOLOGIA, PROGRAMAS E POLÍTICAS PÚBLICAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA.
04PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA VOLTADOS AO APERFEIÇOAMENTO E MANUTENÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DO IDOSO.
05PRESCRIÇÃO E ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA INDIVIDUALIZADA E EM ACADEMIAS PARA IDOSOS.
06PRESCRIÇÃO E ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, ASSOCIAÇÕES DE BAIRRO E ATIVIDADES INFORMAIS PARA IDOSOS.
07EDUCAÇÃO FÍSICA E ENVELHECIMENTO: PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE HABILIDADES MOTORAS.
08DETERMINANTES DA INATIVIDADE FÍSICA ENTRE IDOSOS.
09PROCESSOS E MECANISMOS RELACIONADOS ÀS FUNÇÕES COGNITIVAS E MOTORAS ENVOLVIDOS NO ENVELHECIMENTO.
10ALTERAÇÕES MORFOFISIOLÓGICAS DO ENVELHECIMENTO E IMPLICAÇÕES PARA SISTEMATIZAÇÃO DE PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA.

ANEXO I-E DO EDITAL Nº. 198/2009 - PRORH

PROFESSORES INDICADOS PARA COMPOSIÇÃO DAS BANCAS EXAMINADORAS

CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

ÁREA/SUBÁREA: HISTÓRIA/METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA

1. REGINA CÉLIA ALEGRO - DOUTORADO - UEL

2. MARIA DE FÁTIMA DA CUNHA - DOUTORADO - UEL

3. MARLENE ROSA CAINELLI - DOUTORADO - UEL

4. CRISTIANO GUSTAVO BIAZZO SIMON - DOUTORADO - UEL

5. ANA HELOISA MOLINA - DOUTORADO - UEL

6. JÚNIA SALES PEREIRA - DOUTORADO - UFMG

7. GENI ROSA DUARTE - DOUTORADO - UNIOESTE

8. LUIS FERNANDO CERRI - DOUTORADO - UEPG

9. SELVA GUIMARÃES FONSECA - DOUTORADO - UFU

10. ANA MARIA MONTEIRO - DOUTORADO - UFRJ

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL

ÁREA/SUBÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/METODOLOGIA DO ENSINO EM CIÊNCIAS E ESTÁGIO SUPERVISIONADO

1. ALVARO LORENCINI JUNIOR - DOUTORADO - UEL

2. VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA - DOUTORADO - UEL

3. WAGNER JOSÉ MARTINS PAIVA - DOUTORADO - UEL

4. LUCIA GIULIANO CAETANO - DOUTORADO - UEL

5. CARLOS EDUARDO LABURU - DOUTORADO - UEL

6. MARIA JÚLIA CORAZZA - DOUTORADO - UEM

7. ANA LÚCIA OLIVO ROSAS MOREIRA - DOUTORADO - UEM

8. LENICE HELOÍSA DE ARRUDA SILVA - DOUTORADO - UFGD

9. NILCÉIA APARECIDA MACIEL PINHEIRO - DOUTORADO - UTFPR

10. FERNANDO BASTOS - DOUTORADO - UNESP

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS PATOLÓGICAS

ÁREA: IMUNOLOGIA

1. EIKO NAKAGAWA ITANO - DOUTORADO - UEL

2. PHILENO PINGE FILHO - DOUTORADO - UEL

3. MARIO AUGUSTO ONO - DOUTORADO - UEL

4. MARIA ANGÉLICA EHARA WATANABE - DOUTORADO - UEL

5. EMERSON JOSÉ VENANCIO - DOUTORADO - UEL

6. ZOILO PIRES DE CAMARGO - DOUTORADO - UNIFESP

7. JULIO CESAR VOLTARELLI - DOUTORADO - USP

8. SUELI DONIZETE BORELLI - DOUTORADO - UEM

9. FERNANDO LUIZ DE LUCCA - DOUTORADO - USP

10. LEONILDA MARIA BARBOSA DOS SANTOS - DOUTORADO - UNICAMP

ÁREA: PARASITOLOGIA

1. IVETE CONCHON COSTA - DOUTORADO - UEL

2. REGINA MITSUKA BREGANÓ - DOUTORADO - UEL

3. EMERSON JOSÉ VENANCIO - DOUTORADO - UEL

4. JACINTA SANCHEZ PELAYO - DOUTORADO - UEL

5. IONICE FELIPE - DOUTORADO - UEL

6. ANA LUCIA FALAVIGNA GUILHERME - DOUTORADO - UEM

7. SILVANA MARQUES DE ARAUJO - DOUTORADO - UEM

8. AMÁLIA VERÔNICA MENDES DA SILVA - DOUTORADO - FUMEC

9. MARIA APARECIDA GOMES - DOUTORADO - UFMG

10. CARLOS GRAEFF-TEIXEIRA - DOUTORADO - PUC/RS

DEPARTAMENTO DE HISTOLOGIA

ÁREA/SUBÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/HISTOLOGIA

1. ANA CLÁUDIA SWARÇA - DOUTORADO - UEL

2. FERNANDA PACHECO LASSANCE - DOUTORADO - UEL

3. JÚLIO DE MELLO NETO - DOUTORADO - UEL

4. SHEILA MICHELE LEVY - DOUTORADO - UEL

5. SOLANGE DE PAULA RAMOS - DOUTORADO - UEL

6. TELMA MARIA TENORIO ZORN - DOUTORADO - USP

7. MAELI DAL PAI SILVA - DOUTORADO - UNESP

8. PATRICIA ALINE BOER - DOUTORADO - UNESP

9. ADRIANNE CHRISTINE PALANCH - DOUTORADO - UNICAMP

10. DANIELA CARVALHO DOS SANTOS - DOUTORADO - UNESP

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E PSICANÁLISE

ÁREA/SUBÁREA: PSICOLOGIA/FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA

1. MEYRE EIRAS DE BARROS PINTO - DOUTORADO - UEL

2. MAGDA SOLANGE VANZO PESTUN - DOUTORADO - UEL

3. ROSEMARIE ELIZABETH SCHIMIDT ALMEIDA - DOUTORADO - UEL

4. ACACIA APARECIDA ANGELI DOS SANTOS - DOUTORADO - UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

5. CLAUDIO GARCIA CAPITÃO- DOUTORADO - UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

6. SOLANGE MUGLIA WECHSLER - DOUTORADO - PUC/CAMPINAS

7. ANNA ELISA DE VILLEMOR-AMARAL - DOUTORADO - UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

8. RICARDO PRIMI - DOUTORADO - UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

9. ALESSANDRA GOTUZO SEABRA - DOUTORADO - UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

10. MÔNICA GOBITTA - DOUTORADO - PUC/CAMPINAS

DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA

ÁREA: BACTERIOLOGIA MÉDICA HUMANA

1. GALDINO ANDRADE FILHO - DOUTORADO - UEL

2. MARCIA REGINA ECHES PERUGINI - DOUTORADO - UEL

3. MARCIA CRISTINA FURLANETO - DOUTORADO - UEL

4. RENATA KATSUKO TAKAYAMA KOBAYASHI - DOUTORADO - UEL

5. LUCIANO APARECIDO PANAGIO - DOUTORADO - UEL

6. WALDIR PEREIRA ELIAS JUNIOR - DOUTORADO - INSTITUTO BUTANTAN

7. MARIA CRISTINA BRONHARO TOGNIM - DOUTORADO - UEM

8. JOÃO BEDENDO - DOUTORADO - UEM

9. MARCELO BROCCHI - DOUTORADO - UNICAMP

10. LOURDES BOTELHO GARCIA - DOUTORADO - UEM

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

ÁREA: MATEMÁTICA

1. LUCI HARUE FATORI - DOUTORADO - UEL

2. ANA LUCIA DA SILVA - DOUTORADO - UEL

3. NARESH KUMAR SHARMA - DOUTORADO - UEL

4. OLIVIO AUGUSTO WEBER - DOUTORADO - UEL

5. ANGELA MARTA PEREIRA DAS DORES SAVIOLI - DOUTORADO - UEL

6. HIGIDIO PORTILLO OQUENDO - DOUTORADO - UFPR

7. JAIME EDILBERTO MUNOZ RIVERA - DOUTORADO - LNCC

8. MARCELO ESCUDEIRO HERNANDES - DOUTORADO - UEM

9. ROSALI BRUSAMARELLO - DOUTORADO - UEM

10. VALDIR ANTONIO MENEGATTO - DOUTORADO - USP

ÁREA: MATEMÁTICA APLICADA

1. NEYVA MARIA LOPES ROMEIRO - DOUTORADO - UEL

2. MARCOS EDUARDO RIBEIRO DO VALLE MESQUITA - DOUTORADO - UEL

3. NELSON FERNANDO INFORZATO - DOUTORADO - UEL

4. TÚLIO OLIVEIRA DE CARVALHO - DOUTORADO - UEL

5. RICARDO CEZAR FERREIRA - DOUTORADO - UEL

6. MARCOS NEREU ARENALES - DOUTORADO - USP

7. CELSO CARNIERI - DOUTORADO - UFPR

8. JOÃO ROBERTO GERÔNIMO - DOUTORADO - UEM

9. JOSE MARIO MARTINEZ PEREZ - DOUTORADO - UNICAMP

10. MA TO FU - DOUTORADO - USP

DEPARTAMENTO DE FÍSICA

ÁREA/SUBÁREA: FÍSICA/ENSINO DE FÍSICA

1. CARLOS EDUARDO LABURU - DOUTORADO - UEL

2. IRINÉA DE LOURDES BATISTA - DOUTORADO - UEL

3. SERGIO DE MELLO ARRUDA - DOUTORADO - UEL

4. HIROMI IWAMOTO - DOUTORADO - UEL

5. ALEXANDRE URBANO - DOUTORADO - UEL

6. FERNANDO LANG DA SILVEIRA - DOUTORADO - UFRGS

7. OLIVAL FREIRE JUNIOR - DOUTORADO - UFBA

8. MARCELO ALVES BARROS - DOUTORADO - USP

9. JESUINA LOPES DE ALMEIDA PACCA - DOUTORADO - USP

10. JOSÉ ANDRE PERES ANGOTTI - DOUTORADO - UFSC

ÁREA/SUBÁREA: FÍSICA/FÍSICA DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES E TEORIAS DE CAMPOS

1. ANDREY BYTSENKO - DOUTORADO - UEL

2. MARIO GOTO - DOUTORADO - UEL

3. ANTONIO BRAZ DE PÁDUA - DOUTORADO - UEL

4. SANTOSH SHELLY SHARMA - DOUTORADO - UEL

5. VERÍSSIMO MANOEL DE AQUINO - DOUTORADO - UEL

6. RONALD CINTRA SHELLARD - DOUTORADO - CBPF

7. MARIA EMÍLIA XAVIER GUIMARÃES - DOUTORADO - UFF

8. CAROLA DOBRIGKEIT CHINELLATO - DOUTORADO - UNICAMP

9. JOSE ABDALLA HELAYËL - NETO - DOUTORADO - CBPF

10. DMITRI MAXIMOVITCH GUITMAN - DOUTORADO - USP

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

ÁREA/SUBÁREA: QUÍMICA/QUÍMICA ANALÍTICA

1. IEDA SPACINO SCARMINIO - DOUTORADO - UEL

2. JOÃO CARLOS ALVES - DOUTORADO - UEL

3. ILZA LOBO - DOUTORADO - UEL

4. CARLOS ALBERTO PAULINETTI DA CAMARA - DOUTORADO - UEL

5. MARIA CRISTINA SOLCI - DOUTORADO - UEL

6. CELIO PASQUINI - DOUTORADO - UNICAMP

7. MARIA ENCARNACION VAZQUEZ SUAREZ IHA - DOUTORADO - USP

8. CLÁUDIO CELESTINO DE OLIVEIRA - DOUTORADO - UEM

9. IVANO GEBHARDT ROLF GUTZ - DOUTORADO - USP

10. RENATO ZANELLA - DOUTORADO - UFSM

DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS

ÁREA/SUBÁREA: GEOCIÊNCIAS/TOPOGRAFIA

1. FERNANDA LEITE RIBEIRO - DOUTORADO - UEL

2. OSVALDO COELHO PEREIRA NETO - DOUTORADO - UEL

3. ANDRÉ CELLIGOI - DOUTORADO - UEL

4. ANGELO SPOLADORE - DOUTORADO - UEL

5. PEDRO RODOLFO SIQUEIRA VENDRAME - DOUTORADO - UEL

6. LUIZ GILBERTO BERTOTTI - DOUTORADO - UNICENTRO

7. SERGIO CAMPOS - DOUTORADO - UNESP

8. PAULO DE OLIVEIRA CAMARGO - DOUTORADO - UNESP

9. PEDRO LUÍS FAGGION - DOUTORADO - UFPR

10. JOAO FRANCISCO GALERA MONICO - DOUTORADO - UNESP

ÁREA/SUBÁREA: GEOGRAFIA/ENSINO

1. ELIANE TOMIASI PAULINO - DOUTORADO - UEL

2. DEISE FABIANA ELY - DOUTORADO - UEL

3. ELOIZA CRISTIANE TORRES - DOUTORADO - UEL

4. ROSELY SAMPAIO ARCHELA - DOUTORADO - UEL

5. IDENI TEREZINHA ANTONELLO - DOUTORADO - UEL

6. SONIA MARIA VANZELLA CASTELLAR - DOUTORADO - USP

7. HELENA COPETTI CALLAI - DOUTORADO - UNIJUI

8. LANA DE SOUZA CAVALCANTI - DOUTORADO - UFG

9. NÍDIA NACIB PONTUSCHKA - DOUTORADO - USP

10. ROSEMEIRE APARECIDA DE ALMEIDA - DOUTORADO - UFMS

ÁREA/SUBÁREA: GEOGRAFIA HUMANA/URBANA

1. TANIA MARIA FRESCA - DOUTORADO - UEL

2. FÁBIO CESAR ALVES DA CUNHA - DOUTORADO - UEL

3. CLAUDIO ROBERTO BRAGUETO - DOUTORADO - UEL

4. IDENI TEREZINHA ANTONELLO - DOUTORADO - UEL

5. ELIANE TOM IASI PAULINO - DOUTORADO - UEL

6. MARIA ADELIA APARECIDA DE SOUZA - DOUTORADO - USP

7. CESAR MIRANDA MENDES - DOUTORADO - UEM

8. JOSELI MARIA SILVA - DOUTORADO - UEPG

9. MARIA ENCARNAÇÃO BELTRÃO SPOSITO - DOUTORADO - UNESP

10. MAURICIO DE ALMEIDA ABREU - DOUTORADO - UFRJ

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

ÁREA/SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO DE PROJETOS

1. PAULO DA COSTA LOPES - DOUTORADO - UEL

2. LUIZ ANTONIO FELIX - DOUTORADO - UEL

3. MÁRIO NEI PACAGNAN - DOUTORADO - UEL

4. LUÍS MIGUEL LUZIO DOS SANTOS - DOUTORADO - UEL

5. BENILSON BORINELLI - DOUTORADO - UEL

6. ROBERTO WAGNER DA SILVA RODRIGUES - DOUTORADO - CEFETCE

7. LUZIELE MARIA DE SOUZA TAPAJÓS - DOUTORADO - UFSC

8. JOSÉ PAULO DE SOUZA - DOUTORADO - UEM

9. ROQUE RABECHINI JUNIOR - DOUTORADO - UNINOVE

10. ELISA YOSHIE ICHIKAWA - DOUTORADO - UEM

ÁREA/SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO/MARKETING E ESTRATÉGIA

1. LUIZ ANTONIO FELIX - DOUTORADO - UEL

2. MÁRIO NEI PACAGNAN - DOUTORADO - UEL

3. LUÍS MIGUEL LUZIO DOS SANTOS - DOUTORADO - UEL

4. BENILSON BORINELLI - DOUTORADO - UEL

5. PAULO DA COSTA LOPES - DOUTORADO - UEL

6. ANDRÉ LUIZ MARANHÃO DE SOUZA LEÃO - DOUTORADO - UFPE

7. FRANCISCO GIOVANNI DAVID VIEIRA - DOUTORADO - UEM

8. ELISA YOSHIE ICHIKAWA - DOUTORADO - UEM

9. JOSÉ PAULO DE SOUZA - DOUTORADO - UEM

10. ALEXANDRE LUZZI LAS CASAS - DOUTORADO - PUC/SP

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

ÁREA/SUBÁREA: SERVIÇO SOCIAL/FUNDAMENTOS DE SERVIÇO SOCIAL

1. CASSIA MARIA CARLOTO - DOUTORADO - UEL

2. CLAUDIA NEVES DA SILVA - DOUTORADO - UEL

3. DIONE LOLIS - DOUTORADO - UEL

4. OLEGNA DE SOUZA GUEDES - DOUTORADO - UEL

5. JOLINDA DE MORAES ALVES - DOUTORADO - UEL

6. MARIA ROSÂNGELA BATISTONI - DOUTORADO - UFJF

7. HÉLDER BOSKA DE MORAES SARMENTO - DOUTORADO - UFSC

8. MARIA LÚCIA MARTINELLI - DOUTORADO - PUC/SP

9. VERA MARIA RIBEIRO NOGUEIRA - DOUTORADO - UFSC

10. ROSANGELA DIAS OLIVEIRA DA PAZ - DOUTORADO - PUC/SP

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/CLÍNICA MÉDICA E SEMIOLOGIA

1. ISAIAS DICHI - DOUTORADO - UEL

2. WALDIR EDUARDO GARCIA - DOUTORADO - UEL

3. JANE BANDEIRA DICHI - DOUTORADO - UEL

4. ANA MARIA BONAMETTI - DOUTORADO - UEL

5. ROSE MEIRE ALBUQUERQUE PONTES - DOUTORADO - UEL

6. LUÍS CARLOS GIAROLA - DOUTORADO - UNESP

7. PAULO CÂMARA MARQUES PEREIRA - DOUTORADO - UNESP

8. EDUARDO FERRIOLLI - DOUTORADO - USP

9. LUIS ALBERTO BATISTA PERES - DOUTORADO - UNIOESTE

10. MARCO ANTONIO ARAUJO DA ROCHA LOURES MESTRADO - UEM

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

1. ANA MARIA BONAMETTI - DOUTORADO - UEL

2. EDNA MARIA VISSOCI REICHE - DOUTORADO - UEL

3. WALDIR EDUARDO GARCIA - DOUTORADO - UEL

4. JANE BANDEIRA DICHI - DOUTORADO - UEL

5. ISAIAS DICHI - DOUTORADO - UEL

6. MARCOS VINICIUS DA SILVA - DOUTORADO - PUC/SP

7. MARTA HELOÍSA LOPES - DOUTORADO - USP

8. MARIA APARECIDA BASILE - DOUTORADO - USP

9. PAULO CÂMARA MARQUES PEREIRA - DOUTORADO - UNESP

10. ANNA SARA SHAFFERMAN LEVIN - DOUTORADO - USP

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/ENDOCRINOLOGIA

1. ALEXANDRE JOSÉ FARIA CARRILHO - DOUTORADO - UEL

2. CINTIA MAGALHÃES CARVALHO GRION - DOUTORADO - UEL

3. LUCIENNE TIBERY QUEIROZ CARDOSO - DOUTORADO - UEL

4. MARCOS APARECIDO SARRIA CABRERA - DOUTORADO - UEL

5. OLAVO FRANCO FERREIRA FILHO - DOUTORADO - UEL

6. MIRIAN HIDECO TAKAHASHI ALBUQUERQUE - DOUTORADO - UEM

7. EDNA REGINA NAKANDAKARE - DOUTORADO - USP

8. EDER CARLOS ROCHA QUINTÃO - LIVRE DOCÊNCIA - USP

9. ROBERTO ZONATO ESTEVES - DOUTORADO - UEM

10. SÉRGIO SEIJI YAMADA - DOUTORADO - UEM

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/GASTROENTEROLOGIA

1. ROSE MEIRE ALBUQUERQUE PONTES - DOUTORADO - UEL

2. LUCILENE ROSA E SILVA WESTMORE - DOUTORADO - UEL

3. CLAUDIO CLEMENTINO CAMACHO BIAZIN - DOUTORADO - UEL

4. WALDIR EDUARDO GARCIA - DOUTORADO - UEL

5. ALEXANDRE JOSÉ FARIA CARRILHO - DOUTORADO - UEL

6. MARIA APARECIDA MESQUITA - DOUTORADO - UNICAMP

7. ROBERTO OLIVEIRA DANTAS - DOUTORADO - USP

8. MIGUEL ÂNGELO NOBRE E SOUZA - DOUTORADO - UFC

9. LORETE MARIA DA SILVA KOTZE - DOUTORADO - PUC/PR

10. RICARDO BRANDT DE OLIVEIRA - DOUTORADO - USP

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/NEFROLOGIA

1. PEDRO ALEJANDRO GORDAN - DOUTORADO - UEL

2. AREUZA CELIA DE ANDRADE VIANNA - DOUTORADO - UEL

3. WALDIR EDUARDO GARCIA - DOUTORADO - UEL

4. VINICIUS DAHER ALVARES DELFINO - DOUTORADO - UEL

5. CINTIA MAGALHÃES CARVALHO GRION - DOUTORADO - UEL

6. LUIS ALBERTO BATISTA PERES - DOUTORADO - UNIOESTE

7. ROBERTO PECOITS-FILHO - DOUTORADO - PUC/PR

8. SÉRGIO SEIJI YAMADA - DOUTORADO - UEM

9. MAURÍCIO CARVALHO - DOUTORADO - UFPR

10. RICARDO OYAMA - DOUTORADO - UEM

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/PSIQUIATRIA

1. SANDRA ODEBRECHT VARGAS NUNES - DOUTORADO - UEL

2. MARCOS LIBONI - DOUTORADO - UEL

3. OLAVO FRANCO FERREIRA FILHO - DOUTORADO - UEL

4. ROSE MEIRE ALBUQUERQUE PONTES - DOUTORADO - UEL

5. ISAIAS DICHI - DOUTORADO - UEL

6. RODRIGO AFFONSECA BRESSAN - DOUTORADO - UNIFESP

7. JOSÉ ALEXANDRE DE SOUZA CRIPPA - DOUTORADO - USP

8. HELIO ELKIS - DOUTORADO - USP

9. SERGIO LUÍS BLAY - DOUTORADO - UNIFESP

10. GISELE RICHTER MINHOTO - DOUTORADO - PUC/PR

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/REUMATOLOGIA

1. LUIZ CARLOS LÚCIO CARVALHO MESTRADO - UEL

2. MARGARIDA DE FATIMA FERNANDES CARVALHO - DOUTORADO - UEL

3. RACHID TUMA NETO - MESTRADO - UEL

4. CECILIA LISETE ALMENDRA - MESTRADO - UEL

5. JOSE VICENTE GARCIA VELOZ - MESTRADO - UEL

6. SEBASTIÃO CEZAR RADO -MINSKI - DOUTORADO - UFPR

7. ACIR RACHID FILHO - DOUTORADO - UFPR

8. PAULO ROBERTO DONADIO - MESTRADO - UEM

9. DAVID CEZAR TITTON - MESTRADO - UFPR

10. MARCO ANTONIO ARAUJO DA ROCHA LOURES - MESTRADO - UEM

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA CIRÚRGICA

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/CIRURGIA TORÁCICA

1. JOÃO CARLOS THOMSON - DOUTORADO - UEL

2. OLAVO FRANCO FERREIRA FILHO - DOUTORADO - UEL

3. FRANCISCO GREGORI JUNIOR - DOUTORADO - UEL

4. JOSE CARLOS LACERDA DE SOUZA - MESTRADO - UEL

5. CLAUDIO CLEMENTINO CAMACHO BIAZIN - DOUTORADO - UEL

6. CÉSAR ORLANDO PERALTA BANDEIRA - DOUTORADO - UEM

7. JOÃO ALÉSSIO JULIANO PERFEITO - DOUTORADO - UNESP

8. MARLOS DE SOUZA COELHO - DOUTORADO - UFPR

9. JOSÉ RIBAS MILANEZ DE CAMPOS - DOUTORADO - USP

10. ANTONIO JOSÉ MARIA CATANEO - DOUTORADO - UNESP

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

ÁREA/SUBÁREA: ENFERMAGEM/ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA

1. ELEINE APARECIDA PENHA MARTINS NONINO - DOUTORADO - UEL

2. MARIA DO CARMO FERNANDEZ LOURENÇO HADDAD - DOUTORADO - UEL

3. MARLI TEREZINHA OLIVEIRA VANNUCHI - DOUTORADO - UEL

4. ELMA MATHIAS DESSUNTI - DOUTORADO - UEL

5. MARA LUCIA GARANHANI - DOUTORADO - UEL

6. DAMARES TOMASIN BIAZIN - DOUTORADO - UNIFIL

7. HELIANE MOURA FERREIRA - DOUTORADO - UNIFIL

8. JORSELI ANGELA HENRIQUES COIMBRA - DOUTORADO - UEM

9. ANA PAULA VILCINSKI OLIVA - DOUTORADO - UEM

10. JUSSARA SIMONE LENZI PUPULIM - DOUTORADO - UEM

DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADO

ÁREA/SUBÁREA: ODONTOLOGIA/CLÍNICA INTEGRADA

1. RICARDO SHIBAYAMA - DOUTORADO - UEL

2. JOSÉ AUGUSTO PINHEIRO SPERANDIO - DOUTORADO - UEL

3. MÁRCIO GRAMA HOEPPNER - DOUTORADO - UEL

4. CARLOS ALBERTO SPIRONELLI RAMOS - DOUTORADO - UEL

5. MARCOS FROSSARD - DOUTORADO - UEL

6. DOUGLAS GIORDANI NEGREIROS CORTEZ - DOUTORADO - UNOPAR

7. RENATA CORRÊA PASCOTTO - DOUTORADO - UEM

8. DENISE PEDRINI - DOUTORADO - UNESP

9. OSCAR FERNANDO MUÑOZ CHÁVEZ - DOUTORADO - UNESP

10. WILSON ROBERTO POI - DOUTORADO - UNESP

DEPARTAMENTO DE MEDICINA ORAL E ODONTOLOGIA INFANTIL

ÁREA/SUBÁREA: ODONTOLOGIA/ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA - 40 HORAS

1. MARIA CELESTE MORITA - DOUTORADO - UEL

2. ELISA EMI TANAKA CARLOTO - DOUTORADO - UEL

3. WANDA TEREZINHA GARBELINI FROSSARD - DOUTORADO - UEL

4. CASSIA CILENE DEZAN GARBELINI - DOUTORADO - UEL

5. LUIZ SERGIO CARREIRO - DOUTORADO - UEL

6. MARIA ERCÍ LIA DE ARAÚJO LIVRE DOCÊNCIA USP

7. LÉO KRIGER MESTRADO - PUC/PR

8. LEILA CESÁRIO PEREIRA PINTO - DOUTORADO - UNOPAR

9. ANA ISABEL FONSECA SCAVUZZI - DOUTORADO - UNIME

10. ANGELO GIUSEPPE RONCALLI DA COSTA OLIVEIRA- DOUTORADO - UFRN

ÁREA/SUBÁREA: ODONTOLOGIA/ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA - 20 HORAS

1. MARIA CELESTE MORITA - DOUTORADO - UEL

2. ELISA EMI TANAKA CARLOTO - DOUTORADO - UEL

3. WANDA TEREZINHA GARBELINI FROSSARD - DOUTORADO - UEL

4. CASSIA CILENE DEZAN GARBELINI - DOUTORADO - UEL

5. LUIZ SERGIO CARREIRO - DOUTORADO - UEL

6. MARIA ERCÍ LIA DE ARAÚJO LIVRE DOCÊNCIA USP

7. LÉO KRIGER MESTRADO - PUC/PR

8. LEILA CESÁRIO PEREIRA PINTO - DOUTORADO - UNOPAR

9. ANA ISABEL FONSECA SCAVUZZI - DOUTORADO - UNIME

10. ANGELO GIUSEPPE RONCALLI DA COSTA OLIVEIRA - DOUTORADO - UFRN

ÁREA/SUBÁREA: ODONTOLOGIA/ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA/ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL ODONTOLÓGICA

1. MARIA CELESTE MORITA - DOUTORADO - UEL

2. ELISA EMI TANAKA CARLOTO - DOUTORADO - UEL

3. WANDA TEREZINHA GARBELINI FROSSARD - DOUTORADO - UEL

4. CASSIA CILENE DEZAN GARBELINI - DOUTORADO - UEL

5. LUIZ SERGIO CARREIRO - DOUTORADO - UEL

6. MARIA ERCÍ LIA DE ARAÚJO - LIVRE DOCÊNCIA - USP

7. LÉO KRIGER - MESTRADO - PUC/PR

8. LEILA CESÁRIO PEREIRA PINTO - DOUTORADO - UNOPAR

9. ANA ISABEL FONSECA SCAVUZZI - DOUTORADO - UNIME

10. ANGELO GIUSEPPE RONCALLI DA COSTA OLIVEIRA - DOUTORADO - UFRN

DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA E CIRURGIA PEDIÁTRICA

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/PEDIATRIA/ENFERMARIA DE PEDIATRIA

1. SOLANGE FARAH RAMOS DE MELLO - MESTRADO - UEL

2. LUIZ FERNANDO FONTOURA BOPP - MESTRADO - UEL

3. LUIZA KAZUKO MORIYA - MESTRADO - UEL

4. ANA BERENICE RIBEIRO DE CARVALHO - DOUTORADO - UEL

5. MARGARIDA DE FATIMA FERNANDES CARVALHO - DOUTORADO - UEL

6. JOSÉ CARLOS AMADOR - DOUTORADO - UEM

7. ANA MARIA SILVEIRA MACHADO DE MORAES - DOUTORADO - UEM

8. ROSA RESEGUE FERREIRA DA SILVA - DOUTORADO - UNIFESP

9. ANA CECÍLIA SILVEIRA LINS SUCUPIRA - DOUTORADO - USP

10. VERA HERMINA KALIKA KOCH - DOUTORADO - USP

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/PEDIATRIA/PEDIATRIA GERAL

1. GERSON ZANETTA DE LIMA - MESTRADO - UEL

2. MARGARIDA DE FATIMA FERNANDES CARVALHO - DOUTORADO - UEL

3. ANA BERENICE RIBEIRO DE CARVALHO - DOUTORADO - UEL

4. SOLANGE FARAH RAMOS DE MELLO - MESTRADO - UEL

5. LUIZA KAZUKO MORIYA - MESTRADO - UEL

6. JOSÉ CARLOS AMADOR - DOUTORADO - UEM

7. ANA MARIA SILVEIRA MACHADO DE MORAES - DOUTORADO - UEM

8. ROSA RESEGUE FERREIRA DA SILVA - DOUTORADO - UNIFESP

9. ANA CECÍLIA SILVEIRA LINS SUCUPIRA - DOUTORADO - USP

10. VERA HERMINA KALIKA KOCH - DOUTORADO - USP

ÁREA/SUBÁREA: MEDICINA/PEDIATRIA/PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA E/OU ALERGIA

1. ANA BERENICE RIBEIRO DE CARVALHO - DOUTORADO - UEL

2. GERSON ZANETTA DE LIMA MESTRADO - UEL

3. MARGARIDA DE FATIMA FERNANDES CARVALHO- DOUTORADO - UEL

4. SOLANGE FARAH RAMOS DE MELLO MESTRADO - UEL

5. LUIZ FERNANDO FONTOURA BOPP MESTRADO - UEL

6. JOSÉ CARLOS AMADOR - DOUTORADO - UEM

7. ANA MARIA SILVEIRA MACHADO DE MORAES - DOUTORADO - UEM

8. ROSA RESEGUE FERREIRA DA SILVA - DOUTORADO - UNIFESP

9. ANA CECÍLIA SILVEIRA LINS SUCUPIRA - DOUTORADO - USP

10. VERA HERMINA KALIKA KOCH - DOUTORADO - USP

DEPARTAMENTO DE GINECOLOGA E OBSTETRÍCIA

ÁREA/SUBÁREA: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA/GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

1. ANTONIO CARLOS VALEZI - DOUTORADO - UEL

2. CARLOS ROBERTO DE RESENDE MIRANDA - DOUTORADO - UEL

3. OCTACÍLIO FIGUEIREDO NETTO - DOUTORADO - UEL

4. PAULO ROBERTO CLEMENTINO MOREIRA - DOUTORADO - UEL

5. INACIO TERUO INOUE MESTRADO - UEL

6. ROSIRES PEREIRA ANDRADE - DOUTORADO - UFPR

7. ROGÉRIO BONASSI MACHADO - DOUTORADO - UNIFESP

8. SERGIO CAMARGO - DOUTORADO - UFRGS

9. LUIZ SÉRGIO FETTBACK MESTRADO - UNIOESTE

10. CASSIANA ROSA GALVÃO GIRIBELA - DOUTORADO - USP

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

ÁREA/SUBÁREA: DIDÁTICA/DIDÁTICA GERAL

1. NADIA APARECIDA DE SOUZA - DOUTORADO - UEL

2. LUCINEA APARECIDA DE REZENDE - DOUTORADO - UEL

3. NEUSI APARECIDA NAVAS BERBEL - DOUTORADO - UEL

4. MAURA MARIA MORITA VASCONCELLOS - DOUTORADO - UEL

5. CLAUDIA CHUEIRE DE OLIVEIRA - DOUTORADO - UEL

6. JOÃO LUIZ GASPARIN - DOUTORADO - UEM

7. REGINA LÚCIA GIFFONI LUZ DE BRITO - DOUTORADO - PUC/SP

8. SONIA MARIA VIEIRA NEGRÃO - DOUTORADO - UEM

9. PURA LUCIA OLIVER MARTINS - DOUTORADO - PUC/PR

10. MARILDA APARECIDA BEHRENS - DOUTORADO - PUC/PR

ÁREA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

1. MARIA LUIZA MACEDO ABBUD - DOUTORADO - UEL

2. MARCOS JORGE - DOUTORADO - UEL

3. MAGDA MADALENA TUMA - DOUTORADO - UEL

4. ELIANE CLEIDE DA SILVA CZERNISZ - DOUTORADO - UEL

5. MARLENE ROSA CAINELLI - DOUTORADO - UEL

6. BRUNO BONTEMPI JÚNIOR - DOUTORADO - USP

7. ANALETE REGINA SCHELBAUER - DOUTORADO - UEM

8. ESTER BUFFA - DOUTORADO - UNINOVE

9. LEONOR MARIA TANURI - DOUTORADO - UNESP

10. MARIA LUCIA SPEDO HILSDORF - DOUTORADO - USP

ÁREA: POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

1. ELIANE CLEIDE DA SILVA CZERNISZ - DOUTORADO - UEL

2. ADREANA DULCINA PLATT - DOUTORADO - UEL

3. CLAUDIA CHUEIRE DE OLIVEIRA - DOUTORADO - UEL

4. MARIA LUIZA MACEDO ABBUD - DOUTORADO - UEL

5. ROSANGELA APARECIDA VOLPATO - DOUTORADO - UEL

6. TAIS MOURA TAVARES - DOUTORADO - UFPR

7. EDAGUIMAR ORQUIZAS VIRIATO - DOUTORADO - UNIOESTE

8. ANDRÉA BARBOSA GOUVEIA - DOUTORADO - UFPR

9. ÂNGELO RICARDO DE SOUZA - DOUTORADO - UFPR

10. ROSE MERI TROJAN - DOUTORADO - UFPR

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

ÁREA/SUBÁREA: TEORIA DA COMUNICAÇÃO/COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA E CULTURA

1. ROZINALDO ANTONIO MIANI - DOUTORADO - UEL

2. ALBERTO CARLOS AUGUSTO KLEIN - DOUTORADO - UEL

3. DIRCE VASCONCELLOS LOPES - DOUTORADO - UEL

4. MIGUEL LUIZ CONTANI - DOUTORADO - UEL

5. REGIANE REGINA RIBEIRO - DOUTORADO - UEL

6. BRUNO FUSER - DOUTORADO - UFJF

7. LUZIA MITSUE YAMASHITA DELIBERADO -R - DOUTORADO - UEL

8. CARLY BATISTA DE AGUIAR - DOUTORADO - UEL

9. CICILIA MARIA KROHLING PERUZZO - DOUTORADO - METODISTA

10. MARIA JOSÉ BALDESSAR - DOUTORADO - UFSC

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

ÁREA/SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS/CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO/ARQUIVOLOGIA

1. ROSANE SUELY ALVARES LUNARDELLI - DOUTORADO - UEL

2. NÁDINA APARECIDA MORENO - DOUTORADO - UEL

3. LINETE BARTALO - DOUTORADO - UEL

4. OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JUNIOR - DOUTORADO - UEL

5. MARIA INES TOMAEL - DOUTORADO - UEL

6. ANA CÉLIA RODRIGUES - DOUTORADO - UNESP

7. RENATO TARCISO BARBOSA DE SOUSA - DOUTORADO - UNB

8. GEORGETE MEDLEG RODRIGUES - DOUTORADO - UNB

9. TELMA CAMPANHA DE CARVALHO MADIO - DOUTORADO - UNESP

10. HELOÍSA LIBERALLI BELLOTTO - DOUTORADO - USP

11. DEPARTAMENTO DE ARTE VISUAL

ÁREA/SUBÁREA: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA-ARTE VISUAL/EXPRESSÃO BIDIMENSIONAL - DESENHO E PINTURA

1. MARCOS RODRIGUES AULICINO - DOUTORADO - UEL

2. MARTA DANTAS DA SILVA - DOUTORADO - UEL

3. JARDEL DIAS CAVALCANTI - DOUTORADO - UEL

4. MARIA FERNANDA VILELA DE MAGALHÃES - DOUTORADO - UEL

5. RONALDO ALEXANDRE DE OLIVEIRA - DOUTORADO - UEL

6. LUIZ CLAUDIO MUBARAC - DOUTORADO - USP

7. MARCO BUTI - DOUTORADO - USP

8. LYGIA ARCURI ELUF - DOUTORADO - UNICAMP

9. ANA ANGÉLICA MEDEIROS ALBANO - DOUTORADO - UNICAMP

10. ELIDA TESSLER - DOUTORADO - UFRGS

ÁREA/SUBÁREA: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA-ARTE VISUAL/EXPRESSÃO TRIDIMENSIONAL

1. RONALDO ALEXANDRE DE OLIVEIRA - DOUTORADO - UEL

2. JARDEL DIAS CAVALCANTI - DOUTORADO - UEL

3. MARIA IRENE PELLEGRINO DE OLIVEIRA SOUZA - DOUTORADO - UEL

4. MARCOS RODRIGUES AULICINO - DOUTORADO - UEL

5. MARTA DANTAS DA SILVA - DOUTORADO - UEL

6. HÉLIO FERVENZA - DOUTORADO - UFRGS

7. RICARDO ROCHA BASBAUM - DOUTORADO - UERJ

8. ANA MARIA DA SILVA ARAÚJO TAVARES - DOUTORADO - USP

9. SHIRLEY PAES LEME PAIVA ARANTES - DOUTORADO - FACULDADE SANTA MARCELINA

10. ELIDA TESSLER - DOUTORADO - UFRGS

ÁREA/SUBÁREA: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA-ARTE VISUAL/MÍDIAS TECNOLÓGICAS

1. MARIA IRENE PELLEGRINO DE OLIVEIRA SOUZA - DOUTORADO - UEL

2. MARIA FERNANDA VILELA DE MAGALHÃES - DOUTORADO - UEL

3. RONALDO ALEXANDRE DE OLIVEIRA - DOUTORADO - UEL

4. JARDEL DIAS CAVALCANTI - DOUTORADO - UEL

5. MARCOS RODRIGUES AULICINO - DOUTORADO - UEL

6. MILTON TERUMITSU SOGABE - DOUTORADO - UNESP

7. MONICA BAPTISTA SAMPAIO TAVARES - DOUTORADO - USP

8. SUZETE VENTURELLI - DOUTORADO - UNB

9. MARIA CRISTINA VILLANOVA BIAZUS - DOUTORADO - UFRGS

10. RICARDO ROCHA BASBAUM - DOUTORADO - UERJ

DEPARTAMENTO DE DESIGN

ÁREA/SUBÁREA: DESIGN/SINALIZAÇÃO/DESIGN DE SUPERFÍCIE

1. ROSANE FONSECA DE FREITAS MARTINS - DOUTORADO - UEL

2. CRISTIANE AFFONSO DE ALMEIDA ZERBETTO - DOUTORADO - UEL

3. ANA PAULA PERFETTO DEMARCHI - MESTRADO - UEL

4. VANESSA TAVARES DE OLIVEIRA BARROS - MESTRADO - UEL

5. ANA LUISA BOAVISTA LUSTOSA CAVALCANTE - MESTRADO - UEL

6. EUGENIO ANDRÉS DÍAZ MERINO - DOUTORADO - UFSC

7. FRANCISCO ANTONIO PEREIRA FIALHO - DOUTORADO - UFSC

8. ANTONIO MARTINIANO FONTOURA - DOUTORADO - PUC/PR

9. MILTON LUIZ HORN VIEIRA - DOUTORADO - UFSC

10. JOSÉ CARLOS PLÁCIDO DA SILVA - LIVRE DOCÊNCIA - UNESP

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

ÁREA/SUBÁREA: EQUINOCULTURA/CONSERVAÇÃO DE FORRAGENS/ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO

1. LEANDRO DAS DORES FERREIRA DA SILVA - DOUTORADO - UEL

2. MARCO AURÉLIO ALVES DE FREITAS BARBOSA - DOUTORADO - UEL

3. EDSON LUIS DE AZAMBUJA RIBEIRO - DOUTORADO - UEL

4. ALEXANDRE OBA - DOUTORADO - UEL

5. JOÃO WAINE PINHEIRO - DOUTORADO - UEL

6. ULYSSES CECATO - DOUTORADO - UEM

7. CLÓVES CABREIRA JOBIM - DOUTORADO - UEM

8. CARLOS EDUARDO FURTADO - DOUTORADO - UEM

9. GERALDO TADEU DOS SANTOS - DOUTORADO - UEM

10. JANE MARIA BERTOCCO EZEQUIEL - DOUTORADO - UNESP

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ÁREA/SUBÁREA: PROJETO/DESENHO PROJETIVO E REPRESENTAÇÃO

1. KLEBER FERRAZ MONTEIRO - DOUTORADO - UEL

2. PAULO MARCOS MOTTOS BARNABÉ - DOUTORADO - UEL

3. MARIA LUIZA FAVA GRASSIOTTO - DOUTORADO - UEL

4. MANFREIDE HENRIQUE MARTINEZ - DOUTORADO - UEL

5. ANTONIO CARLOS ZANI - DOUTORADO - UEL

6. RENATO LEÃO REGO - DOUTORADO - UEM

7. PAULO JULIO VALENTINO BRUNA LIVRE DOCÊNCIA USP

8. LEONARDO TOSSIAKI OBA - DOUTORADO - PUC/PR

9. LUCIO GOMES MACHADO - DOUTORADO - USP

10. LUÍS SALVADOR GNOATO - DOUTORADO - PUC/PR

ÁREA/SUBÁREA: URBANISMO/PLANEJAMENTO URBANO

1. NESTOR RAZENTE - DOUTORADO - UEL

2. JOSÉ LUIZ FARACO - DOUTORADO - UEL

3. JURANDIR GUATASSARA BOEIRA - DOUTORADO - UEL

4. HUMBERTO TETSUYA YAMAKI - DOUTORADO - UEL

5. MILENA KANASHIRO - DOUTORADO - UEL

6. MARIA DAS GRAÇAS FERREIRA - DOUTORADO - UFMG

7. CARLOS HARDT - DOUTORADO - PUC/PR

8. GISLENE DE FÁTIMA PEREIRA - DOUTORADO - UFPR

9. MARLY NAMUR - DOUTORADO - USP

10. MARIA LUIZA MARQUES DIAS - DOUTORADO - UFPR

DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

ÁREA/SUBÁREA: ENGENHARIA CIVIL/ESTRADAS

1. CARLOS JOSÉ MARQUES DA COSTA BRANCO - DOUTORADO - UEL

2. RAQUEL SOUZA TEIXEIRA - DOUTORADO - UEL

3. MARIO CESAR STAMM JUNIOR - DOUTORADO - UEL

4. ARON LOPES PETRUCCI - DOUTORADO - UEL

5. BERENICE MARTINS TORALLES CARBONARI - DOUTORADO - UEL

6. JOSÉ KYINHA YSHIBA - DOUTORADO - UEM

7. ALEXANDRE BENETTI PARREIRA - DOUTORADO - USP

8. MANUEL HENRIQUE ALBA SÓRIA - DOUTORADO - USP

9. ANTONIO BELINCANTA - DOUTORADO - UEM

10. NELCI HELENA MAIA GUTIERREZ - DOUTORADO - UEM

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

ÁREA/SUBÁREA ENGENHARIA ELÉTRICA/SISTEMAS ELETRÔNICOS E ELÉTRICOS

1. TAUFIK ABRÃO - DOUTORADO - UEL

2. MARCELO CARVALHO TOSIN - DOUTORADO - UEL

3. CARLOS HENRIQUE GONÇALVES TREVISO - DOUTORADO - UEL

4. JOSÉ CARLOS PIZOLATO JUNIOR - DOUTORADO - UEL

5. LEONIMER FLÁVIO DE MELO - DOUTORADO - UEL

6. LUIS ANTONIO AGUIRRE - DOUTORADO - UFMG

7. JOÃO BATISTA VIEIRA JUNIOR - DOUTORADO - UFU

8. PAUL JEAN ETIENNE JESZENSKY LIVRE DOCÊNCIA USP

9. VITOR HELOIZ NASCIMENTO LIVRE DOCÊNCIA USP

10. CARLOS ALBERTO DOS REIS - DOUTORADO - UNICAMP

CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ÁREA/SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA/ASPECTOS SÓCIO-CULTURAIS DO MOVIMENTO HUMANO

1. JEANE BARCELOS SORIANO - DOUTORADO - UEL

2. ANGELA PEREIRA TEIXEIRA VICTORIA PALMA - DOUTORADO - UEL

3. JOSÉ AUGUSTO VICTORIA PALMA - DOUTORADO - UEL

4. ANTONIO GERALDO MAGALHÃES GOMES PIRES - DOUTORADO - UEL

5. ANA MARIA PEREIRA - DOUTORADO - UEL

6. LARISSA MICHELLE LARA - DOUTORADO - UEM

7. IEDA PARRA BARBOSA RINALDI - DOUTORADO - UEM

8. AMAURI APARECIDO BÁSSOLI DE OLIVEIRA - DOUTORADO - UEM

9. JUAREZ VIEIRA DO NASCIMENTO - DOUTORADO - UFSC

10. RITA DE CÁSSIA GARCIA VERENGUER - DOUTORADO - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

ÁREA/SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA/ESTUDOS E INTERVENÇÃO EM ENVELHECIMENTO

1. FELIPE FOSSATI REICHERT - DOUTORADO - UEL

2. JEANE BARCELOS SORIANO - DOUTORADO - UEL

3. INARA MARQUES - DOUTORADO - UEL

4. FÁBIO YUZO NAKAMURA - DOUTORADO - UEL

5. EDILSON SERPELONI CYRINO - DOUTORADO - UEL

6. PAULO DE TARSO VERAS FARINATTI - DOUTORADO - UERJ

7. SEBASTIÃO GOBBI - DOUTORADO - UNESP

8. LILIAN TERESA BUCKEN GOBBI - DOUTORADO - UNESP

9. SUELY SANTOS - DOUTORADO - USP

10. SANDRA MARCELA MAHECHA MATSUDO - DOUTORADO - CELAFISCS

Londrina, 01 de junho de 2009.

Prof. Dr. Wilmar Sachetin Marçal
Reitor

Prof. Fábio Cézar Martins
Pró-Reitor de Recursos Humanos